To see the other types of publications on this topic, follow the link: Manuaise escolares.

Journal articles on the topic 'Manuaise escolares'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Manuaise escolares.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Rosa, Maristela Da, and Gladys Mary Ghizoni Teive. "MANUAIS DIDÁTICOS COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO: ARTEFATOS DA CULTURA MATERIAL ESCOLAR." Roteiro 41, no. 2 (2016): 407. http://dx.doi.org/10.18593/r.v41i2.9859.

Full text
Abstract:
<p><strong>Resumo</strong>:<strong> </strong>Neste artigo objetivou-se cogitar o potencial do estudo histórico da cultura material escolar. Entre os artefatos escolares, tomaram-se os manuais didáticos – objetos indiciários que materializam concepções pedagógicas, saberes e práticas – como exemplares de uma cultura escolar. Na primeira parte aborda-se a cultura material escolar como um conjunto de documentos/fontes que contribuem para o desnudamento da “caixa preta” da escola e a necessidade de salvaguardá-los como exemplares do patrimônio histórico-educativo; na
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barros, Marina, Rui Trindade, and Clara Vasconcelos. "Educação para desenvolvimento sustentável: interrogações incontornáveis." REVISTA INTERSABERES 18 (August 26, 2023): e023do1010. http://dx.doi.org/10.22169/revint.v18.e023do1010.

Full text
Abstract:
Neste texto reflete-se sobre as iniciativas relacionadas com a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), a partir da análise de atividades propostas nos dois manuais escolares disponíveis no mercado livreiro português. Tendo por referência o conjunto de pressupostos e tensões concetuais relacionado com a EDS, verifica-se, num dos manuais, que as atividades propostas tendem a ser identificadas com atividades de Educação Ambiental, enquanto, do ponto das dinâmicas pedagógicas analisadas, se constata, nos dois manuais, que as suas atividades tendem a configurar-se ou como iniciativas de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Araujo, José Carlos Souza. "Manuais Pedagógicos em Comparação: Cours Pratique de Pédagogie, de Daligault (1851), e Compêndio de Pedagogia, de B. J. M. Cordeiro (1874)." Cadernos de História da Educação 17, no. 1 (2018): 101. http://dx.doi.org/10.14393/che-v17n1-2018-7.

Full text
Abstract:
O objeto dessa investigação é de caráter comparativo, e envolve dois manuais pedagógicos, destinados à formação docente, que vieram a público no Brasil na segunda metade do século XIX, um de origem francesa, e o outro brasileira. Serão privilegiadas as concepções de Educação, ângulo teórico da Pedagogia, neles presentes. Seus autores são, pela ordem, Jean-Baptiste Daligault e Braulio Jayme Muniz Cordeiro. Tais manuais serão enfocados como expressões singulares da Pedagogia da Essência, através da vertente humanista cristã, mas encontram-se assentados em relações culturais, políticas, religiosa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Azevedo, Crislane Barbosa. "Manuais didáticos no início do século XX em Sergipe: cultura material escolar dos grupos escolares." História (São Paulo) 30, no. 2 (2011): 100–125. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-90742011000200006.

Full text
Abstract:
Ao investigar a cultura escolar dos grupos escolares sergipanos, questionou-se acerca da presença de manuais didáticos nestas instituições no início do século XX e suas características. Assim, com base em pesquisa bibliográfica e documental desenvolvidas sob a perspectiva da História Cultural, objetivou-se identificar quais manuais didáticos integraram a cultura dos grupos escolares, analisar a materialidade dos documentos e identificar aspectos característicos da cultura escolar do período, por meio da análise do conteúdo dos textos dos manuais escolares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rodrigues Junior, Osvaldo. "A história entre a escola “tradicional” e a escola “nova”: os manuais de didática da CADES / The history between the "tradicional" school and the "new” school: CADES’ textbooks." Revista de História e Historiografia da Educação 2, no. 6 (2019): 130. http://dx.doi.org/10.5380/rhhe.v2i6.60995.

Full text
Abstract:
Os manuais de didática são fontes privilegiadas para a história das disciplinas escolares. De acordo com Chervel (1990), esses manuais fazem parte de uma farta literatura educacional, que permite analisar as finalidades e objetivos das disciplinares escolares. No Brasil, o Estado sempre desempenhou um papel importante nas políticas de produção, avaliação, publicação, aquisição e distribuição de textos didáticos. Na década de 1950 foi criada a Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES), com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino secundário por meio
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Teive, Gladys Mary Ghizoni, and Gabriela Ossenbach-Sauter. "CONTEXTOS DE RECEPÇÃO E INTERPRETAÇÃO DOS MANUAIS ESCOLARES: CAMINHOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA A INVESTIGAÇÃO SOBRE OS MANUAIS ESCOLARES NA PERSPECTIVA DA CULTURA ESCOLAR." História da Educação 20, no. 50 (2016): 25–28. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/62430.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Vieira, Cleber Santos. "Civismo, República e manuais escolares." Revista Brasileira de História 32, no. 63 (2012): 325–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-01882012000100015.

Full text
Abstract:
O artigo analisa aspectos do civismo no alvorecer da República brasileira, com ênfase na pesquisa sobre dois livros escolares: História do Brasil ensinada pela biografia de seus heróis, de Silvio Romero (1890); e A História de São Paulo pela biografia de seus nomes mais notáveis (1895), publicado por Tancredo Amaral. Por um lado, trata-se de apresentar nuances da Historia Magistra Vitae presentes nestes objetos da cultura material. Por outro, de destacar em que medida suas histórias foram pontuadas por divergências em torno da questão educação ou instrução cívica pela afirmação de um civismo d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vieira, da Silva Mariza. "Manuais escolares e saberes linguísticos." Boletín de la Sociedad Española de Historiografía Lingüística 11 (December 17, 2017): 209–24. https://doi.org/10.5281/zenodo.3541991.

Full text
Abstract:
The objective of this article is to discuss the way in which the discourses about language knowledge transfer are constructed in textbooks, to deal with the crisis in Portuguese language teaching and school failure, from the second half of the 20th Century on, having as theoretical and methodological references the History of Linguistic Ideas and Discourse Analysis. It was observed, in this process of didatization of linguistic knowledge, the predominance of a pragmatism centered on the uses of language, under the aegis of the theory of communication, to the detriment of knowledge about the la
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mathias, Carmen Vieira, and Claudemir De Quadros. "Escolarização da aritmética e produção de manuais escolares no Rio Grande do Sul no início do século 20." Cadernos de História da Educação 17, no. 2 (2018): 399. http://dx.doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-8.

Full text
Abstract:
Por meio deste texto propõe-se a perceber como definições legais repercutiram na escolarização da Aritmética e na produção de manuais escolares no Rio Grande do Sul no início do século 20. Para tanto, dedica-se atenção ao que foi estabelecido no decreto n. 239, de 5 de junho de 1899, por meio do qual se aprovaram os programas do ensino elementar e complementar para o Estado do Rio Grande do Sul, e a sua relação com um manual didático para o ensino de Aritmética publicado em São Leopoldo/RS, por Luís Schuler em 1904. Em termos gerais, percebeu-se que os conteúdos abordados no livro guardam estr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dias, Augusta, and José Alberto Precioso. "Prevenção do consumo de álcool em manuais escolares de Ciências Naturais portugueses." Revista Portuguesa de Educação 27, no. 2 (2014): 135. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.6255.

Full text
Abstract:
O consumo de álcool é um problema grave, muito prevalente e em crescimento entre adolescentes escolarizados. Por este motivo, a prevenção do consumo de álcool deve ser realizada na escola. Os manuais escolares são um recurso a ser usado nos processos preventivos. A presente investigação tem como objetivo analisar as abordagens ao tema do consumo de álcool propostas pelos manuais escolares portugueses de CiênciasNaturais para o 9.º ano de escolaridade. Neste sentido, procedeu-se à análise de conteúdo de sete manuais escolares existentes em Portugal para o ano letivo de 2008/2009, que estarão em
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Rocha, Heloísa Helena Pimenta. "MANUAIS ESCOLARES PARA UM ENSINO PRÁTICO." História da Educação 20, no. 50 (2016): 95–118. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/62476.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo indaga sobre o lugar dos manuais escolares no ensino das noções de higiene nas escolas primárias paulistas, ensino que, segundo as orientações e os programas aprovados nas primeiras décadas do século 20, deveria conferir primazia à dimensão prática. Para tanto, toma como fontes manuais escolares que abordam temáticas ligadas a higiene e saúde, em suas articulações com os programas de ensino e com fotografias que põem em cena aspectos das aulas de puericultura nos grupos escolares. A análise proposta visa a capturar, para além dos enunciados presentes nos manuais e dos modos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Ferreira, Pedro Lucas Viana, Miguel Chaquiam, and Marcos Fabrício Ferreira Pereira. "Manuais de geometria que circulavam no Pará (1890-1920)." Brazilian Journal of Development 9, no. 9 (2023): 25727–47. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n9-010.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo caracterizar manuais escolares de geometria que circulavam no Pará entre os anos de 1890 e 1920 de modo a responder quais a ideias pedagógicas podem ser identificadas nos manuais escolares de geometria que circulavam no Pará, nos primeiros anos da república? Para isso foram analisados 3 manuais escolares de geometria identificando a abordagem dos conceitos, os exemplos e problemas, a linguagem e notação, o sequenciamento do currículo e as atualizações e revisões. As correlações realizadas entre os três manuais nos permitiram afirmar que, mesmo de autores, anos e r
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Pavei Peruch Rosso, Graziela. "MANUAIS ESCOLARES: CONTRIBUTO PARA UMA ANÁLISE." Revista Linhas 16, no. 30 (2015): 307–13. http://dx.doi.org/10.5965/1984723816302015307.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Grespan, Fernanda Plaza, Aline de Novaes Conceição, and Rosane Michelli de Castro. "Manuais das Escolas Normais como fonte de pesquisa histórica." REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA 14, no. 34 (2022): 582–98. http://dx.doi.org/10.58422/repesq.2022.e1214.

Full text
Abstract:
Neste texto, são destacados os manuais escolares, artefato da cultura escolar, com o objetivo de analisar os manuais escolares que circularam nas Escolas Normais entre 1940 e 1970. A metodologia utilizada é a abordagem histórica centrada em pesquisa bibliográfica e documental no período de 1940 a 1970, privilegiando-se os manuais escolares das Escolas Normais. O recorte temporal se deve a época de expansão ao funcionamento das Escolas Normais do Brasil. Os resultados do estudo apresentado neste texto apontam que os pressupostos teóricos enfatizam a importância dos manuais escolares como fonte
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Inácio Filho, Geraldo. "Princípios de composição: descripções, narrações, cartas etc. por Guilherme do Prado (1895)." Cadernos de História da Educação 17, no. 1 (2018): 85. http://dx.doi.org/10.14393/che-v17n1-2018-6.

Full text
Abstract:
Os manuais escolares são utilizados no Brasil, para uso de professores e alunos desde fins do século XIX e, no decorrer do século XX firmaram-se como objetos ou utensílios da cultura escolar. Este artigo analisa um manual escolar produzido no Brasil em 1895 – Princípios de Composição por Guilherme do Prado. A investigação centra-se nas prescrições para o ensino da redação/composição na escola e procura ressaltar como o autor assimilou conhecimentos que contribuíram para fazer da composição/redação um saber escolarizado.Palavras-chave: Manual escolar. Redação. Cultura escolar; História da Educa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Fonseca, Dora Maria Ramos. "Políticas de igualdade de género: uma reflexão a partir de um estudo sobre manuais escolares." Revista Exitus 8, no. 1 (2017): 112. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n1id392.

Full text
Abstract:
O estudo, de natureza exploratória, que apresentamos neste trabalho incidiu sobre quatro manuais escolares da disciplina de Estudo do Meio, destinados ao primeiro ano de escolaridade do ensino básico, pertencentes a editoras distintas. Procurámos perceber as representações de género privilegiando a técnica da análise da imagem presente nos manuais escolares quer numa abordagem quantitativa, quer numa abordagem qualitativa. Para análise das imagens foram tidas em conta categorias definidas a priori. O estudo revelou a transmissão de modelos estereotipados de mulheres e de homens sendo-lhes atri
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Teive, Gladys Mary Ghizoni. "RECEPÇÃO DE MANUAIS ESCOLARES: UM ESTUDO A PARTIR DOS COMUNICADOS E ATAS DAS REUNIÕES PEDAGÓGICAS DO GRUPO ESCOLAR GUSTAVO RICHARD (1946-1952)." História da Educação 20, no. 50 (2016): 49–68. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/62431.

Full text
Abstract:
Resumo Seguindo as novas tendências em investigação manualística este artigo tem como foco a recepção de manuais escolares prescritos pelo Departamento de Educação de Santa Catarina para subsidiar os estudos sobre a Escola Nova nas reuniões pedagógicas dos grupos escolares. Assim, privilegiam-se duas fontes complementares aos manuais: os comunicados apresentados pelas professoras nas reuniões pedagógicas do Grupo Escolar Gustavo Richard e as atas das mesmas. Tais fontes possibilitaram perceber quais problemas eram enfrentados pelas mestras, quais manuais foram selecionados para auxiliá-las a r
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Santos, Márcia Regina. "Traços cívicos. Perspectivas sobre manuais escolares no Brasil da década de 1970 = Huellas Cívicas. Perspectivas sobre manuales escolares en Brasil en la década 1970." Historia y Memoria de la Educación, no. 6 (March 31, 2017): 59. http://dx.doi.org/10.5944/hme.6.2017.17143.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Maia, Eduardo José Pereira. "Geografia e manuais escolares no século XIX." Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II 5, no. 9 (2020): 7. http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v5i9.2518.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Cigales, Marcelo, and Amurabi Oliveira. "Aspectos metodológicos na análise de manuais escolares." Revista Brasileira de História da Educação 20, no. 1 (2019): e099. http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e099.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta uma metodologia de análise de manuais escolares sob uma perspectiva relacional, a partir da sociologia de Pierre Bourdieu. Primeiramente, discutimos as diferentes nomenclaturas sobre o manual escolar, abordando o desenvolvimento do campo de pesquisa denominado manualística, para então destacarmos três elementos metodológicos: a) os manuais escolares respondem a exigências externas, pois são produtos pedagógicos projetados por diferentes agentes do campo educacional que possuem distintas representações do mundo social; b) possuem uma lógica interna, pois fazem parte da cultur
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Soares, Célia, and Jorge Correia Jesuíno. "Memória social e representações sobre o descobrimento do Brasil: análise do manuais portugueses de história." PSICOLOGIA 17, no. 2 (2014): 321. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v17i2.451.

Full text
Abstract:
As representações das memórias da sociedade portuguesa, e da própria história, circulam e são transmitidas no campo das comunicações sociais, mas também são difundidas, e (re)legitimadas, através das temáticas que compõem os curricula escolares. O objectivo deste estudo foi analisar os conteúdos dos manuais de história do ensino básico e complementar, enquanto instrumento privilegiados na construção e actualização das representações sobre a história da descoberta do Brasil, nos grupos sociais mais jovens. Foram selecionados dois manuais, em três níveis escolares, e o material escolhido foi sub
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Duarte, Josué, and Marta Barreira. "Manuais Escolares do Primeiro Ciclo no Estado Novo: Representações Culturais, Visuais e Mensagens Ideológicas." Revista Lusófona de Estudos Culturais 12, no. 1 (2025): e025005. https://doi.org/10.21814/rlec.6368.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa as representações culturais presentes nos manuais escolares do ensino primário durante o regime do Estado Novo em Portugal. Explora como a educação foi utilizada como instrumento ideológico para incutir valores sociais e reforçar a governação autoritária da época. Através da análise do conteúdo e da estrutura dos manuais escolares, o estudo identifica temas-chave como o nacionalismo, a disciplina moral e a promoção de papéis tradicionais. A investigação adota uma abordagem qualitativa e histórica, focando-se na relação entre educação e propaganda, para desvendar os mecanism
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Moleiro, Maria José, Maria Helena Damião, and Maria Isabel Ferraz Festas. "Contextualising learning: representation in the school textbooks of Milieu Studies." Revista Estudos do Século XX, no. 14 (2014): 359–77. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8622_14_18.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Serrano, Clara Isabel. "School textbooks: "the bridge and the door" to life and culture." Revista Estudos do Século XX, no. 8 (2008): 247–59. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8622_8_16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Bodart, Cristiano Das Neves, and Ewerton Diego De Souza. "Os manuais de Sociologia Educacional nos anos de 1940: contexto de produção, autores, estruturas didáticas e perspectivas teóricas." Em Tese 16, no. 1 (2019): 40–67. http://dx.doi.org/10.5007/1806-5023.2019v16n1p40.

Full text
Abstract:
No presente artigo são realizadas análises de conteúdos de três manuais de Sociologia Educacional publicados na década de 1940 no Brasil. Buscou-se, observando também seu contexto de produção, compreender: i) o público alvo; ii) estruturas dos manuais; iii) preocupações didáticas; iv) conteúdos e; v) base epistemológica. Foi identificado que embora suas estruturas e conteúdos se aproximem, suas bases teóricas se distanciam, passando por perspectivas científicas americanas, francesas e brasileiras, além de influências da Sociologia Católica. Os textos escolares analisados podem ser classificado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Cunha, Maria Teresa Santos. "Das mãos do autor aos olhos do leitor. Um estudo sobre livros escolares: A Série de Leitura Graduada Pedrinho de Lourenço Filho (1950/1970)." História (São Paulo) 30, no. 2 (2011): 81–99. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-90742011000200005.

Full text
Abstract:
Objeto importante da cultura escolar os manuais escolares se firmam como elemento material para uso de professores e alunos e como representação de todo um modo de conceber e praticar o ensino. Os manuais escolares aqui problematizados para investigação circularam a partir da década de 1950 até a década de 1970, com o nome de Série de Leitura Graduada Pedrinho - de autoria do Professor Manuel Bergström Lourenço Filho (1897-1970) e foram amplamente utilizados em Santa Catarina e no Brasil como livros de leitura. Este trabalho pretende examinar, nesta coleção de manuais escolares, personagens le
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Forero, Leonardo Cárdenas. "Los Manuales Escolares en el Preescolar." Infancias Imágenes 20, no. 2 (2021): 244–54. http://dx.doi.org/10.14483/16579089.15965.

Full text
Abstract:
Situado en el método arqueo-genealógico y en la perspectiva de la gubernamentalidad foucaultiana, este artículo de reflexión cualitativa busca determinar cómo los Manuales Escolares en el Preescolar (MANESP) se constituyen en un espacio de enunciación del modo en que operan el poder, el saber escolar y la subjetividad en la educación preescolar. Con este ejercicio investigativo, se procura enriquecer el campo relacionado con la historia de los MANESP, un territorio que se viene consolidando como escenario de exploración investigativa, educativa y pedagógica. Para ello, se excavan en los textos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Zapata Muriel, Fernando A. "Análisis de algunos manuales escolares lasallistas." Revista Lasallista de Investigación 15, no. 1 (2018): 29–45. http://dx.doi.org/10.22507/rli.v15n1a3.

Full text
Abstract:
La educación impartida por los lasallistas en Colombia tenía por objeto formar hombres, ilustrados, con conciencia religiosa, moral, responsable y cívica; por ello, catecismo, urbanidad, cortesía, unidad familiar y dominio de sí se favorecen a través de los manuales lasallistas producidos en Colombia entre los años 1943 y 1988 en el área de pedagogía. Introducción: Los manuales escolares son un tipo particular de obra escrita destinada a la enseñanza-aprendizaje. En la Contemporaneidad, son elementos cardinales de la cultura escolar. La investigación aborda una serie de manuales de pedagogía,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Gleyse, Jacques, and Carmen Lúcia Soares. "Os manuais escolares franceses de educação física, de higiene e de moral seriam sexistas? (1880-2004)." Educação & Sociedade 29, no. 102 (2008): 137–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302008000100008.

Full text
Abstract:
Este artigo situa-se como um estudo panorâmico sobre as relações de gênero e a co-educação no âmbito da Educação Física na França ao longo do século XX. Em seu desenvolvimento são privilegiados três domínios discursivos orientados em direção ao mesmo objeto: os manuais de higiene, os manuais de moral e, finalmente, os manuais e textos oficiais no domínio da educação física e do esporte. Nesta pesquisa pode-se constatar que os manuais escolares que tratam do exercício físico não apenas são sexistas, mas servem também para ensinar as diferentes modalidades de sexismo através do domínio específic
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Cigales, Marcelo Pinheiro, and Ana Maria Badanelli Rubio. "Dossiê 1: Questões metodológicas em manualística." Revista Brasileira de História da Educação 20, no. 1 (2019): e096. http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v20.2019.e096.

Full text
Abstract:
Os manuais escolares ou livros de textos se constituem como uma fonte relevante para a investigação histórico-educativa desde que a historiografia da educação pôs seu foco na cultura escolar, processo que recorre, sobretudo, as últimas três décadas. O livro escolar, desde então, tem sido considerado um dispositivo fundamental para a transmissão de saberes e para a organização das práticas escolares. Tendo isso por base, este dossiê pretende refletir sobre algumas questões metodológicas ao redor da manualística, um campo de pesquisa que tem produzido ao redor de si um corpus extenso de pesquisa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Araujo, José Carlos Souza, and Geraldo Inácio Filho. "Apresentação." Cadernos de História da Educação 17, no. 1 (2018): 3. http://dx.doi.org/10.14393/che-v17n1-2018-1.

Full text
Abstract:
Manuais escolares, mediações tecnológico-pedagógicas da Escola ModernaSchool textbooks, technological-pedagogical mediations of Modern SchoolManuales escolares, mediaciones tecnológico-pedagógicas de la Escuela ModernaManuali scolastici, mediazioni pedagogico-tecnologiche dela Scuola Moderna
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Costa, Rafaela Paiva. "O mural do tempo: manuais escolares em Portugal." História da Educação 19, no. 46 (2015): 261–66. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/49736.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Rodríguez Rodríguez, Jesús, and Denébola Álvarez Seoane. "A investigação sobre manuais escolares e materiais curriculares." Revista Lusófona de Educação, no. 36 (June 1, 2017): 9–24. http://dx.doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle36.01.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Pérez Ortiz, Guadalupe, and Concepción Jiménez Fernández. "Los manuales escolares y su influencia religiosa: una descripción bibliográfica." Investigación Bibliotecológica: archivonomía, bibliotecología e información 38, no. 100 (2024): 141–61. http://dx.doi.org/10.22201/iibi.24488321xe.2024.100.58905.

Full text
Abstract:
El estudio de los manuales escolares ha experimentado un enorme crecimiento durante las últimas décadas. La descripción bibliográfica sobre manuales escolares relativos al ámbito religioso nos ofrece una línea de trabajo novedosa en la que son muy escasos los estudios existentes hasta la fecha. En este sentido, el artículo realiza una descripción bibliográfica de publicaciones que abordan el análisis de los manuales escolares en el ámbito religioso. En total, se ha accedido a una muestra de 31 publicaciones. Los resultados exponen los temas más tratados, las religiones más proclives a su desar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Antunes, Maria P. Lobo, and Cecília Galvão. "Manuais escolares de Ciências Naturais de 8º ano em Portugal e estrutura conceptual do PISA 2006." Revista Portuguesa de Educação 28, no. 1 (2015): 139. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.7047.

Full text
Abstract:
Este artigo incide na análise das atividades de aprendizagem e avaliação formativa da unidade curricular "Gestão Sustentável dos Recursos" (GSR) em manuais escolares de Ciências Naturais do 8º ano. Tem o objetivo de verificar qual a sintonia entre o modelo de desenvolvimento de competências proposto nos manuais e o promovido pela avaliação em literacia científica do PISA 2006.Assente numa investigação de caráter qualitativo, o fundamento teórico acorda com a estrutura conceptual do PISA 2006. Os manuais foram selecionados segundo o critério "manual mais adotado num distrito". Os resultados rev
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Auwel, Fatima, and Jacques Gleyse. "Educação sexual." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 1, no. 22 (2022): e13892. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2022.13892.

Full text
Abstract:
O artigo proposto compreende uma análise comparativa de programas de leituras dos manuais escolares de ciências em escolas que ofertam o ensino médio profissionalizante e naquelas que ofertam apenas a formação geral no ensino médio. Estes programas de leitura são complementados por uma revista de literatura geral sobre a questão do ensino da educação sexual na escola desde 1973 até os dias atuais. Mostraremos, a partir de análises quali-quatitativas de conteúdos textuais e ilustrações presentes nos manuais escolares, como a questão da educação sexual se tornou um problema médico, político, soc
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Encarnación, Pedrero-García, Olga Moreno-Fernández, and Pilar Moreno-Crespo. "Educación para la diversidad cultural y la interculturalidad en el contexto escolar español." Revista de Ciencias Sociales 23, no. 2 (2018): 11–26. http://dx.doi.org/10.31876/rcs.v23i2.24949.

Full text
Abstract:
El reto de las escuelas del siglo XXI es ser inclusivas, haciendo visible la diversidad y la interculturalidad. Los manuales de texto, como soporte del aprendizaje en las aulas escolares, deben ser un reflejo de la realidad social. Por ello, el objetivo de este trabajo es analizar las imágenes que aparecen en los manuales escolares del primer curso de educación primaria (6 años) en la asignatura de conocimiento del medio natural, social y cultural para conocer el tratamiento que se le da a la diversidad y a la interculturalidad. Se realiza un estudio descriptivo que utiliza el análisis de cont
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Almeida, Jémerson Quirino de. "Textos escolares no Brasil: clássicos, compêndios e manuais didáticos." Revista HISTEDBR On-line 17, no. 71 (2017): 397. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649868.

Full text
Abstract:
Resenha do livro organizado pelo Gilberto Luiz Alves, intitulado "Textos escolares no Brasil: clássicos, compêndios e manuais didáticos" publicado em 2015 pela editora Autores Associados, contando com 185 páginas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Silva, Maria Célia Leme da. "Práticas de desenho e saberes geométricos nos manuais escolares do século XIX." Pro-Posições 29, no. 2 (2018): 352–69. http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0070.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo analisa as diferentes práticas de desenho no processo de escolarização de saberes geométricos presentes nos manuais escolares do século XIX e discute as diferenças entre os manuais traduzidos e a produção brasileira. A pergunta que norteia a análise é: como as práticas de desenho participam do processo de escolarização dos saberes geométricos? Os manuais revelam a presença de duas abordagens distintas para a escolarização de saberes geométricos: o desenho à mão livre e o desenho geométrico, com instrumentos. Apesar de as traduções de manuais estrangeiros propagarem marcas do mé
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Cabecinhas, Rosa, and Sara Laisse. ""Quem Quer Ser Apagada?" Imagens de Mulheres em Manuais de História no Ensino em Contexto Moçambicano." Vista, no. 8 (November 3, 2021): e021010. http://dx.doi.org/10.21814/vista.3517.

Full text
Abstract:
Neste artigo iremos discutir a forma como as mulheres são representadas nos manuais de história em vigor no segundo ciclo do ensino secundário geral em Moçambique: qual o lugar das mulheres nos manuais na história de Moçambique? Quais as mulheres com nome, com rosto ou com voz nos manuais escolares? Como é descrita a sua agência histórica? Para responder a estas questões realizámos uma análise sincrónica, multimodal e comparativa da forma como as mulheres são representadas nos manuais de história da 11.ª e da 12.ª classes. A análise efetuada demonstra profundas assimetrias nas representações d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Jorge, Noémia. "A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugal: dos programas curriculares aos manuais escolares." Veredas - Revista de Estudos Linguísticos 26, no. 1 (2022): 78–95. http://dx.doi.org/10.34019/1982-2243.2022.v26.37928.

Full text
Abstract:
Pretende-se analisar neste artigo a forma com a compreensão de textos e de géneros orais (com enfoque na reportagem) é atualmente didatizada no ensino secundário português, através do confronto entre documentos curriculares e manuais escolares (10.º ano de escolaridade). Seguindo os pressupostos teórico-metodológicos do interacionismo socio-discursivo (noções de texto e de género de texto; modelo de análise textual), a análise permitirá concluir que, embora os documentos curriculares concebam os textos orais numa lógica de elevada “complexidade crescente”, nos manuais escolares, os textos/géne
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Noronha, Olinda Maria. "Contribuição para a história e a historiografia da educação brasileira: os manuais escolares das bibliotecas públicas municipais de Campinas – SP (1889-1970)." Revista HISTEDBR On-line 10, no. 39 (2012): 42. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639717.

Full text
Abstract:
O presente estudo é resultado de uma pesquisa financiada pela FAPESP que teve como o objetivo realizar um inventário dos manuais escolares existentes nas bibliotecas públicas municipais da cidade de Campinas/SP. Insere-se na Linha de Pesquisa do Histedbr que trata do “Levantamento e Catalogação de novas fontes sobre a História da Educação Brasileira”. A pesquisa tem como referência metodológica o pressuposto de que as fontes documentais expressam idéias, que por sua vez, são manifestações das relações materiais de existência e do modo como estas relações são constituídas e organizadas historic
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Galvão, Dulce Maria Pereira Garcia, and Isília Aparecida Silva. "Abordagem da amamentação nos primeiros anos do ensino fundamental." Revista da Escola de Enfermagem da USP 47, no. 2 (2013): 477–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342013000200029.

Full text
Abstract:
Para analisar os currículos e os livros escolares adotados nos primeiros cinco anos do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências quanto à presença ou não de termos relacionados à prática da amamentação, realizamos um estudo descritivo analisando o currículo e 16 manuais de 25 escolas públicas de três municípios do interior paulista, de setembro/2010 a fevereiro/2011. Definimos previamente alguns conceitos considerados imprescindíveis para ensinar e explicar à criança noções de amamentação. Verificamos que nenhum bloco temático do currículo aborda explicitamente a temática amamentação. Nove
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Guadalupe, Pérez Ortiz, and María Jiménez Fernández Concepción. "Los manuales escolares y su influencia religiosa: una descripción bibliográfica." Investigación Bibliotecológica: archivonomía, bibliotecología e información 38, no. 100, julio-septiembre (2024): 141–61. https://doi.org/10.22201/iibi.24488321xe.2024.100.58905.

Full text
Abstract:
El estudio de los manuales escolares ha experimentado un enorme crecimiento durante las últimas décadas. La descripción bibliográfica sobre manuales escolares relativosal ámbito religioso nos ofrece una línea de trabajo novedosa en la que son muy escasos los estudios existentes hasta la fecha. En este sentido, el artículo realiza una descripción bibliográfica de publicaciones que abordan el análisis de los manuales escolares en el ámbito religioso. En total, se ha accedido a una mues
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Bermudez, Gonzalo Miguel Angel, Ana Lía De Longhi, and Valentín Gavidia. "La enseñanza monumentalista y utilitarista de las causas de la biodiversidad y de las estrategias para su conservación: un estudio sobre la transposición didáctica de los manuales de la Educación Secundaria española." Ciência & Educação (Bauru) 21, no. 3 (2015): 673–91. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150030010.

Full text
Abstract:
Resumen:Este trabajo estudia la presencia y complejidad en el tratamiento de las causas de la biodiversidad y de las razones para su conservación que realizan manuales escolares de la Educación Secundaria de España. Para ello, se determinó el ámbito conceptual y axiológico que define la comunidad de expertos, se examinó el tratamiento propuesto en el currículo español y se analizaron 50 manuales escolares (27 de la Educación Secundaria Obligatoria –ESO – y 30 del Bachillerato). Los resultados mostraron que el proceso de transposición didáctica vuelve monumentalista la enseñanza de la biodivers
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Calado, Sílvia, and Isabel Pestana Neves. "Currículo e manuais escolares em contexto de flexibilidade curricular. Estudo de processos de recontextualização." Revista Portuguesa de Educação 25, no. 1 (2013): 53. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.3016.

Full text
Abstract:
O estudo centra-se na mensagem de dois manuais escolares de Ciências Naturais do 3º CEB e na caracterização dos processos de recontextualização que ocorrem na mensagem do currículo aquando da elaboração daqueles, tendo em conta características pedagógicas específicas. O estudo apresenta fundamentos epistemológicos, psicológicos e sociológicos, constituindo o modelo do discurso pedagógico de Bernstein a principal estrutura conceptual da investigação. Seguiu-se uma metodologia mista, mantendo-se uma dialéctica entre o teórico e o empírico. Os resultados mostram que a mensagem dos manuais veicula
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Leite, Laurinda, Luís Dourado, Sofia Morgado, et al. "Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise." Educar em Revista, no. 44 (June 2012): 127–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40602012000200009.

Full text
Abstract:
Questões são enunciados que requerem uma resposta refletida e que desempenham diversas funções educativas, incluindo o despoletar novas aprendizagens. Neste caso, o seu uso enquadra-se na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP, do inglês, Problem-Based Learning, PBL), que coloca o aluno no centro dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo-lhe um papel ativo na aprendizagem de novo conhecimento. Atendendo à influência que os manuais exercem nas práticas de ensino, a questão que se coloca é a de saber em que medida as questões incluídas nos manuais escolares de Ciências pod
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Marín Liébana, Pablo, and Ana María Botella Nicolás. "Análisis del repertorio musical en los manuales escolares." Revista Electrónica Complutense de Investigación en Educación Musical - RECIEM 18 (April 6, 2021): 15–25. http://dx.doi.org/10.5209/reciem.64607.

Full text
Abstract:
Una de las concreciones de la pedagogía crítica en la educación musical es la utilización de un repertorio que incorpore las preferencias del alumnado. En este estudio se aborda la presencia de dicho repertorio en los manuales escolares más utilizados en la actualidad. Para ello, se ha accedido a 15 libros de texto, analizando 985 piezas distintas. Las variables empleadas han sido el período histórico o género musical, el estilo dentro del repertorio de la música popular urbana, la antigüedad del autor y la tipología de propuesta didáctica asociada. Los resultados indican que la música popular
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Rodríguez, Jesús Rodríguez, and Margarida Delgado Paiva. "Dificuldades de aprendizagem nos manuais e materiais didáticos em Portugal." Educação e Pesquisa 43, no. 3 (2017): 765–84. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201707154684.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo apresenta os resultados mais relevantes obtidos a partir de um estudo realizado no Departamento de Didática e Planeamento Escolar da Universidade de Santiago de Compostela com a finalidade de determinar se os manuais escolares do primeiro ciclo do ensino básico utilizados nas escolas portuguesas apresentam propostas e recursos adequados para os alunos com dificuldades de aprendizagem. A metodologia do estudo consistiu numa análise de conteúdo. Para esse efeito, foi elaborado como instrumento de avaliação uma guia para identificar as estratégias e os recursos contidos dentro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Kulesza, Wojciech Andrzej. "História da pedagogia no Brasil: a contribuição das pesquisas centradas em manuais de ensino." Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 95, no. 240 (2014): 328–45. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-66812014000200005.

Full text
Abstract:
Analisa três linhas de pesquisa, desenvolvidas neste século, focadas em manuais de pedagogia em circulação no Brasil. Após descrever seus instrumentos de pesquisa, é discutida a consistência de seus resultados, particularmente no que se refere às classificações dos manuais elaboradas pelas pesquisas. A partir dos tipos de manuais definidos por essas pesquisas, procura-se avaliar as possibilidades futuras desses programas de pesquisa, especialmente no que tange à ampliação de seus recortes temporais e espaciais. Do ponto de vista da história da pedagogia, argumenta-se sobre a maior potencialida
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!