Academic literature on the topic 'Manufatures'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Manufatures.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Manufatures"

1

Silva, Sergio Evangelista, Flávio César Faria Fernandes, and Edemilson Nogueira. "Geração de valor no contexto da estratégia de manufatura: uma análise em manufaturas calçadistas." Revista Produção Online 15, no. 1 (February 13, 2015): 163. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v15i1.1739.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Arruda, José Jobson Andrade de. "O algodão brasileiro na época da revolução industrial." América Latina en la Historia Económica 23, no. 2 (May 2, 2016): 167. http://dx.doi.org/10.18232/alhe.v23i2.712.

Full text
Abstract:
Há pouca discordância entre os especialistas sobre o papel do algodão no contexto da revolução industrial em sua escala europeia. Tergiversam apenas sobre o grau de importância desta matéria-prima estratégica no lançamento da industrialização, considerando-se que a dinâmica dessa indústria tornou-se referência vital na determinação da taxa de aceleração do ramo têxtil e de seu impacto sobre os demais setores da indústria, que nos permite identificar este setor como revolucionário. A manufatura de algodão foi de grande importância não apenas para a Inglaterra, mas também para outros países continentais como França e Portugal nos quais, no princípio do século XIX, o dinamismo das manufaturas têxteis intensificou-se, despertando o interesse público e privado em alçá-las do nível de manufaturas pré-industriais ao patamar de estruturas produtivas modernas, configurando-se um contexto histórico singular que denominamos a época da revolução industrial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Contador, José Celso. "Células de manufatura." Production 5, no. 1 (June 1995): 45–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65131995000100003.

Full text
Abstract:
Todos que pensam sobre célula de manufatura entendem-na como algo semelhante à organização celular tipicamente implantada pela Toyota, ou seja, por produto. Nós, entretanto, identificamos quatro tipos de célula de manufatura: por produto com predominância da máquina, por produto com predominância do homem, por processo e por posição fixa do produto. A célula de manufatura por processo, por apresentar três grandes vantagens - proporcionar significativo aumento na produtividade do homem, não requerer operários multifuncionais e ser facilmente implantada -, é a mais recomendável para o atual estágio da indústria brasileira de manufatura
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Hasegawa, Haroldo Lhou, Délvio Venanzi, and Orlando Roque Da Silva. "Implementação da Manufatura Enxuta." Revista Gestão & Sustentabilidade 1, no. 1 (February 14, 2019): 41–58. http://dx.doi.org/10.36661/2596-142x.2019v1i1.8512.

Full text
Abstract:
O presente artigo visou mostrar alguns fatores, que podem levar as empresas a terem sucesso ou fracasso na tentativa do uso da manufatura enxuta pela realização de um estudo de múltiplos casos onde nove empresas forma divididas em dois grupos. O primeiro composto por cinco empresas de grande porte pertencentes ao setor metal mecânico e o segundo quatro empresas de médio porte pertencentes ao setor de autopeças. Todas as empresas estudadas estão situadas na de Campinas e Sorocaba no estado de São Paulo. Os dados foram coletados de forma qualitativa utilizando-se de uma pesquisa exploratória entre os períodos de janeiro de 2013 a setembro de 2015.Os resultados obtidos mostram que os casos bem-sucedidos de implantação da manufatura enxuta resultam em ganhos significativos a fim de maximização das operações e permitir um alinhamento com os enfoques estratégicos. Por outro lado, as empresas que falharam na implementação da manufatura enxuta, permite criar a hipótese de que a mudança cultural nas empresas brasileiras ainda é uma barreira a ser vencida e que vícios e processos pouco eficientes não permitem estas empresas a mudarem conceitos a fim de agregar maior valor aos seus processo e produtos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mota, Luciana Guerra Santos. "As manufaturas de fumo do Recôncavo Baiano." Labor e Engenho 5, no. 4 (December 21, 2011): 19–33. http://dx.doi.org/10.20396/lobore.v5i4.8634446.

Full text
Abstract:
O fumo se fez presente no Recôncavo Baiano desde o século XVII, quando se deu o início do seu aproveitamento enquanto mercadoria. A implantação das manufaturas de fumo durante o século XIX foi de grande importância no desenvolvimento sócio-econômico da região. A partir da década de 1930 ocorreu um período de decadência e fechamento da maioria das fábricas, tendo como conseqüência o abandono, destruição e alteração das antigas fábricas e armazéns. O que poderia somar para o desenvolvimento sócio-econômico e cultural de uma região está sendo perdido. A atribuição de exemplares de manufaturas de fumo enquanto patrimônio cultural chamaria a atenção para o desenvolvimento de políticas em prol da sua preservação. Para compreender se estas podem ser consideradas enquanto tal é preciso entender o significado do que seria patrimônio cultural e como se dá a sua formação e a escolha dos bens que farão parte desse seleto grupo. Mesmo assim, ainda não seria possível chegar a uma conclusão, devido à falta de pesquisas relacionadas sobre o assunto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Corrêa, Carlos Alberto, and Henrique Luiz Corrêa. "O processo de formação de estratégias de manufatura em empresas brasileiras de médio e pequeno porte." Revista de Administração Contemporânea 15, no. 3 (June 2011): 454–75. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552011000300006.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa é uma investigação exploratória, com o objetivo de melhor entender os processos de formação da estratégia de manufatura nas empresas brasileiras de médio e pequeno porte. Desenvolve-se uma matriz para o auxílio da tipificação e análise dos processos de formação de estratégias de manufatura, com uma dimensão representando o sentido predominante do processo (top-down ou bottom-up) e a outra, a consideração ou não da existência de trade-offs entre critérios de desempenho no processo de formação das estratégias de manufatura. Essa matriz é então aplicada na análise em profundidade de quatro estudos de caso de empresas brasileiras de médio porte. Conclusões são tiradas sobre como as empresas pesquisadas formam suas estratégias de operação em termos de (a) definição de prioridades competitivas; (b) estabelecimento de objetivos de desempenho para a manufatura; (c) priorização de programas de melhoramentos da manufatura; e (d) definição dos indicadores de eficácia da manufatura. É também proposta, entre outras, hipótese de existência de correlação entre os processos bottom-up de formação das estratégias e a contribuição da manufatura na competitividade da empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pires, Silvio R. I., and Oswaldo L. Agostinho. "Estratégias competitivas e prioridades competitivas da manufatura: um estudo exploratório." Production 4, no. 1 (June 1994): 23–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65131994000100002.

Full text
Abstract:
No processo de redescoberta da Manufatura presenciado nos últimos anos, vários têm sido os trabalhos publicados clamando pela necessidade de se tratar a mesma sempre sob uma ótica estratégica dentro das empresas. Sob este contexto, este trabalho relata sobre o conceito de Estratégia da Manufatura e sobre a estrutura lógica de uma modelo de integração das atividades de Planejamento e Controle da Produção a uma Estratégia da Manufatura, proposto pelos autores. A proposta principal do artigo é apresentar alguns dados de uma pesquisa de campo realizada em 12 empresas representativas operando no estado de São Paulo, no tocante às suas Estratégias Competitivas e Prioridades Competitivas da Manufatura. Os dados mostram principalmente que o conceito de Estratégia da Manufatura, tal como está aqui formalizado, era praticamente desconhecido pelas empresas, havendo muito pouca integração da Manufatura com as Unidades de Negócios as quais ela pertencia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

De Oliveira e Aguiar, Alexandre, and Fabiola Aparecida Vizentim. "MANUFATURA REVERSA DE REFRIGERADORES10.5773/rgsa.v5i2.420." Revista de Gestão Social e Ambiental 5, no. 2 (February 27, 2012): 139. http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v5i2.420.

Full text
Abstract:
Este artigo discute a questão da destinação de refrigeradores no final do seu ciclo de vida,. O objetivo desse estudo foi estudar as dificuldades, os procedimentos e as necessidades tecnológicas dos equipamentos envolvidos no processo de manufatura reversa de refrigeradores. Adotou-se uma abordagem exploratória qualitativa para esta investigação. Os resultados mostram que a manufatura reversa de refrigeradores é um processo que necessita de um aporte tecnológico que considere não só a máxima recuperação das matérias-primas, mas também a máxima captura do gás clorofluorcarboneto (CFC) e seus substitutos presentes nesses equipamentos. A manufatura reversa de refrigeradores não traz retornos financeiros suficientes para equilibrar os custos. Ela não pode ser vista apenas sob a ótica financeira, mas sim como uma solução ambiental para minimizar a exaustão de recursos naturais por evitar que materiais nobres vão para aterros, e para minimizar a poluição. A eliminação da lacuna existente na regulamentação brasileira sobre a destinação de equipamentos de refrigeração deve levar em conta a disponibilidade de tecnologias para manufatura reversa ambientalmente segura de refrigeradores e a necessidade de custeio desse processo pelos agentes envolvidos em toda a cadeia de suprimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Porto, Arthur José Vieira, Mariella Consoni Florenzano Souza, Carlos Alberto Ravelli, and Antonio Batocchio. "Manufatura Virtual: conceituação e desafios." Gestão & Produção 9, no. 3 (December 2002): 297–312. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2002000300007.

Full text
Abstract:
A Manufatura Virtual é uma nova proposta que está sendo utilizada por algumas empresas para revolucionar seus processos, visando introduzir no mercado produtos superiores, mais rapidamente e a um menor custo. A estratégia é criar um ambiente integrado, composto de diversos sistemas e ferramentas de software, com a finalidade de gerar um novo método de desenvolvimento de produto. Este artigo tem por objetivo apresentar o conceito de Manufatura Virtual, bem como os paradigmas envolvidos em sua definição, as aplicações potenciais e os benefícios esperados. Apresenta também os sistemas de suporte às atividades de Manufatura Virtual e uma análise dos desafios técnicos e socioculturais para sua implementação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Tessarin, Milene Simone, Paulo César Morceiro, and Joaquim José Martins Guilhoto. "Diversificação produtiva da manufatura brasileira." Economia e Sociedade 30, no. 2 (July 2021): 351–70. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3533.2021v30n2art03.

Full text
Abstract:
Resumo Este estudo fez uma análise exploratória da diversificação produtiva brasileira com informações oficiais inéditas de plantas multiprodutos obtidas da Pesquisa Industrial Anual do IBGE. O estudo é inovador por apresentar dados diretos de produção de plantas multiprodutos e elaborar um parâmetro para comparação entre os setores diversificados e não diversificados. Outro diferencial refere-se ao elevado nível de desagregação setorial, que inclui cerca de 100 setores da manufatura. Os resultados apontam que a parcela dos setores com empresas que diversificam a produção é pequena, contudo, é representativo em termos de receita líquida de vendas e valor da produção. Os indicadores econômicos da parcela diversificada mostraram-se mais significantes e se ampliam conforme o nível de diversificação aumenta. Constatou-se que setores de baixa e média-baixa tecnologia tendem a diversificar mais para setores próximos (intra-indústria) enquanto alta e média-alta tecnologia diversificam tanto para setores intra como inter-indústria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Manufatures"

1

Serdoz, Marcio Luis. "Vantagem competitiva em manufaturas com a utilização de radiofrequência: um estudo de caso em uma manufatura terceirizada." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2007. http://hdl.handle.net/10438/5572.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:20:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 98574.pdf: 926098 bytes, checksum: 7798c268a0e25319504e0e09fc9a3f01 (MD5) Previous issue date: 2007-12-04T00:00:00Z
Este trabalho analisa como a utilização da tecnologia de identificação por radiofreqüência pode influenciar no gerenciamento de fornecedores de manufaturas terceirizadas e no aumento de vantagens competitivas nas operações de manufatura. A partir da revisão bibliográfica, determinou-se um primeiro escopo do gerenciamento de fornecedores relacionado a dois processos, que foram o Controle de Qualidade e a Melhoria da Qualidade, e mostrado também restrições à aplicação pela grande abrangência do escopo desse gerenciamento. Um segundo escopo do estudo foi delimitado em relação a competitividade em manufatura, com as vantagens relacionadas a qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custo. A análise do gerenciamento de fornecedores e das vantagens competitivas em manufatura foi realizada por meio de entrevistas com membros da organização cliente ou compradora dos processos terceirizados e com membros da organização prestadora de serviço, além de acesso a documentos da empresa cliente sobre o assunto tratado no estudo. O escopo de referência se mostrou adequado ao estudo e possibilitou que essa dissertação atingisse o objetivo desse estudo de caso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Berti, Rodrigo de Mattos. "Implantação de um MES (sistema de execução de manufatura) em um ambiente de manufatura enxuta." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94201.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2010
Made available in DSpace on 2012-10-25T07:32:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 289688.pdf: 1714483 bytes, checksum: 20446d8f267a8e19cb4e7b2575c78739 (MD5)
Os princípios e as práticas das organizações Lean são reconhecidas no mundo inteiro como a maneira mais eficaz de construir e sustentar a melhoria contínua das empresas, tendo em vista que o mercado global tem exigido das empresas uma eficácia maior e sempre crescente em tudo o que fazem. Melhorar a produtividade, reduzir custos e oferecer produtos de qualidade são fatores vitais para toda e qualquer empresa do mundo. Como a produção em massa está obsoleta no alcance destes objetivos foi necessária uma melhor forma de organizar e gerenciar os relacionamentos com clientes, cadeia de fornecedores, desenvolvimento de produtos e operações de produção, uma abordagem na qual a Toyota foi pioneira após a segunda Guerra Mundial. Essa abordagem é chamada de Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing), e trata-se de uma forma de fazer cada vez mais com cada vez menos. Para alcançar os resultados esperados de produtividade e qualidade desejados com a implantação de um Sistema Enxuto de Produção é essencial a existência de um sistema que meça os indicadores do chão de fábrica, tais como OEE (Overall Equipment ffectiveness), tempos de ciclo das máquinas, índice de manutenção, tempos de troca, índice de refugo, produtividade de linhas de montagem, etc e que o mesmo seja a comprovação das melhorias alcançadas e retro-alimente as novas melhorias. Os sistemas que fornecem informações em tempo-real do chão de fábrica são chamados de MES (Manufacturing Execution System). Eles já são amplamente utilizados em fábricas de produção contínua, como indústrias químicas, alimentícias, energéticas, etc, porém, quando falamos de indústrias de produção discreta, especialmente linhas de montagem, os MES são pouco desenvolvidos epouco utilizados. Neste trabalho foi especificado e implementado um sistema MES em linhas de montagem de refrigeradores, voltado à redução de desperdícios utilizando conceitos da Manufatura enxuta. Dentre os ganhos resultantes da implementação do sistema MES, o principal foi o aumento da produtividade. Outros ganhos foram a rastreabilidade de produtos, a confiabilidade dos dados gerados e a adoção do MES como sistema oficial de gestão de linhas de montagem. Trabalhos de melhoria, como projetos de metodologia 6-sigma, passaram a utilizar o MES como fonte de dados e comprovação de ganhos.
The principles and practices of Lean organizations are recognized worldwide as the most effective way to build and sustain continuous improvement of companies, considering that the global market has demanded greater and growing efficiency of enterprises in everything they do. Improve productivity, reduce costs and provide quality products are vital factors for any company in the world. As mass production is outdated in reaching these goals, it was necessary a better way to organize and manage customer relationships, supply chain, product development and production operations, an approach in which Toyota has pioneered after the World War II. This approach is called Lean Manufacturing and this is one way of doing more with less. To achieve the expected results of productivity and quality desired by the implementation of a Lean Production System is essential to the existence of a system to measure the key performance indicators of the shop floor, such as OEE (Overall Equipment Effectiveness), cycle times of machines, maintenance index, changeover times, scrap rate, productivity of assembly lines, etc. and that it is proof of the improvements achieved and back-feed the new improvements. The systems which provide real-time shop floor information are called MES (Manufacturing Execution System). They are already widely used in continuous production plants, such as chemical, food, energy, etc. However, when we speak of discrete manufacturing industries, especially assembly lines, the MES are underdeveloped and underutilized. In this research was specified and implemented a MES system in assembly lines of refrigerators, aimed at reducing waste by using concepts of Lean Manufacturing. Among the gains resulting from the implementation of the MES system, the principal was the increase in productivity. Other gains were the traceability of products, the reliability of data generated and the adoption of MES as the official system of management of assembly lines. Improvement projects, such as 6-Sigma methodology bega0n to use the MES as a data source and proof of earnings.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Albuquerque, Thiago Pimenta de. "Manufatura enxuta: dificuldades identificadas para implantação em indústrias de manufatura." Universidade Federal da Bahia, 2008. http://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/thiago_pimenta_de_albuquerque.pdf.

Full text
Abstract:
p. 1 - 95
Submitted by Santiago Fabio (fabio.ssantiago@hotmail.com) on 2013-01-23T20:06:34Z No. of bitstreams: 1 444444.pdf: 784927 bytes, checksum: 945705eeb73074da237dd946160bcef8 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-01-23T20:06:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 444444.pdf: 784927 bytes, checksum: 945705eeb73074da237dd946160bcef8 (MD5) Previous issue date: 2008
A busca contínua por aumento de produtividade nos processos de manufatura das organizações fomenta o desenvolvimento de sistemas de gestão cada vez mais inovadores e eficientes. O sistema desenvolvido a partir da segunda metade do século XX pela fábrica de automóveis Toyota, no Japão, deu origem a um conjunto de princípios e práticas para gestão da produção hoje conhecido como Manufatura Enxuta. Essa nova abordagem de gestão da manufatura representa um novo paradigma produtivo que, por conta de sua comprovada eficiência nas organizações que o implantaram, seduz diversas outras ávidas por alcançar níveis de qualidade e atendimento ao cliente como os níveis alcançados pelas empresas enxutas. Ocorre que existem algumas dificuldades inerentes à adoção e implantação dos princípios da Manufatura Enxuta. O presente trabalho tem o objetivo de identificar quais são as dificuldades encontradas pelas organizações no processo de implantação dos conceitos relacionados à Manufatura Enxuta e por que eles ocorrem.
Salvador
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Glauco Garcia Martins Pereira da. "Implantando a manufatura enxuta." Florianópolis, SC, 2009. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93389.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2009.
Made available in DSpace on 2012-10-24T21:22:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 265975.pdf: 3382316 bytes, checksum: 23d5e60dbd115f18df83426785862df5 (MD5)
O nível de competitividade industrial tem imposto ao mercado novos padrões, gerando uma série de desafios para as empresas, como a necessidade de novas abordagens, novos princípios, novos paradigmas para gestão dos sistemas de produção. Dentre estas abordagens, conhecidas e estudadas, se destaca a Manufatura Enxuta (ME), composta por um conjunto de recomendações, princípios e práticas que as empresas industriais devem seguir com o intuito de se tornarem mais enxutas e ágeis. Para auxiliar no processo de implantação existe uma farta bibliografia que relata os conceitos, princípios, ferramentas e aplicações práticas pontuais, sem, no entanto, descrever de uma maneira substancial como fazê-lo de forma que seja realmente internalizada no dia a dia das pessoas. A implantação da cultura Enxuta nas empresas não é tarefa fácil e envolve mudanças significantes na maneira convencional de trabalho para todos os colaboradores em todos os níveis da organização. Este trabalho busca preencher esta lacuna e sugere um modelo estruturado para a implantação da ME em empresas envolvendo a todos os níveis das organizações (estratégico, tático e operacional) em três diferentes aspectos: Aprendizado, Implantação e Motivação. Para isto o modelo foi dividido em três etapas seqüenciais, que representam cada nível organizacional, cada etapa é formada por cinco passos referentes ao ciclo PDCA, sugerindo uma organização sistemática para a implantação e para a melhoria contínua. O trabalho apresenta uma aplicação prática do modelo proposto nas três etapas sugeridas, e também os resultados obtidos com sua aplicação enfatizando assim sua aplicabilidade e eficácia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Salles, José Antonio Arantes. "Gestão estratégica da manufatura." reponame:Repositório Institucional do FGV, 1998. http://hdl.handle.net/10438/4457.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:08:10Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 1998-03-30T00:00:00Z
This work aims to contribute to the manufacturing strategy field trough the development of a conceptual franework. It consists of a manufacturing strategy management system based on an identification process of novel performance measures related to the business units and company strategy. In order to achieve such a contribution, it has been conducted an exploratory study of competitive strategy in companies within the machine tools sector. The study was not only carried out to characterise the company strategies but also to analyse the convergence between them and the performance measures currently adopted by the companies. The empirical approach also contributed to the fomulation of the proposed model as well as to the appraisal ofits potential ofuse.
Visa contribuir para a área de estratégia de manufatura através do desenvolvimento de um arcabouço conceitual que se constitui num sistema de gestão estratégica da manufatura, embasado num processo de identificação de novas medidas de desempenho associadas às estratégias corporativa e da unidade de negócio. Para tanto foi realizada uma pesquisa exploratória sobre a estratégia competitiva das empresas no segmento de máquinas-ferramenta, tanto para caracterizar suas estratégias quanto para analisar a convergência entre estas e as medidas de desempenho que elas atualmente adotam. A pesquisa empírica contribuiu ainda para a formulação do modelo de gestão proposto e para uma avaliação do seu potencial de utilização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vieira, Ricardo Caruso. "Manufatura avançada: a influência da estratégia da manufatura e da percepção de affordances." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-14122017-161441/.

Full text
Abstract:
O termo Indústria 4.0 tornou-se, nos últimos anos, frequente nas discussões relativas à indústria. Sua origem é o programa alemão Industrie 4.0, que buscou fortalecer a competitividade do parque industrial do país aplicando novas tecnologias da informação e comunicação, à manufatura. Iniciativas semelhantes também foram criadas em outros países, como a americana Industrial Internet ofThings. No Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) conduzem programas de incentivo à pesquisa, sob o nome de Manufatura Avançada. Conceitos como cadeias de suprimentos integradas e Cyber-PhysicalProduction Systems (CPPS), aliados a aplicações de tecnologias como Internet ofThings e inteligência artificial, são comuns a todas essas iniciativas, com expectativas de grandes ganhos em flexibilidade da produção, em qualidade e em eficiência. A relação entre adoção tecnológica e impactos em negócio, porém, é apontada como indireta e complexa, pelos pesquisadores de gestão de sistemas de informação e gestão de operações. A literatura da gestão de operações aponta que, para o esperado impacto em desempenho, as tecnologias adotadas devem estar alinhadas com as prioridades competitivas e com o modelo de produção da companhia. Dessa forma, não são viáveis recomendações genéricas de adoção de sistemas que não levem em conta o segmento de atuação e o mercado atendido pela empresa. Outro fator importante é a aplicação de tecnologias que tenham surgido fora do ambiente industrial e não sejam familiares às equipes de tecnologia desse ambiente. Artefatos tecnológicos, quanto utilizados em diferentes contextos, apresentam capacidades diferentes. Da sociologia da tecnologia, o termo affordance determina a possibilidade de ação de um agente quando em contato com um determinado objeto. Uma ferramenta tecnológica pode permitir a seu usuário uma gama de diferentes ações, dependentes de seus objetivos e conhecimentos. Uma régua de cálculo, por exemplo, permite a realização de uma série de operações matemáticas a um utilizador que conheça seus mecanismos, mas tem pouca utilidade a usuários sem conhecimentos prévios sobre seu funcionamento. No contexto da manufatura avançada, a percepção dos affordances das novas tecnologias, para modelar suas aplicações, exigirá novos conhecimentos, hoje detidos por diferentes equipes da companhia. Com base nas teorias de affordances e de estratégia de operações este trabalho utilizou um framework como ponto inicial para a realização de estudos de caso, em cinco projetos, em três empresas brasileiras de grande porte. Para que o impacto de diferentes estratégias de manufatura nas tecnologias adotadas pudesse ser estudado, foram selecionadas empresas de segmentos distintos, representativos do parque brasileiro: açúcar e álcool, montagem de eletrônicos e bebidas. A disponibilidade de amplo conhecimento tecnológico se mostrou uma preocupação central dos gestores que buscam a implantação de projetos de Manufatura Avançada; sua ausência é muitas vezes vista como uma barreira para a adoção de recursos como sistemas com inteligência artificial. Nos casos estudados, alguns dos projetos só foram viabilizados com a formação de equipes muldisciplinares, capazes de lidar com combinações inovadoras de tecnologias de sistemas de informação e automação industrial ou agrícola. Esse resultado é condizente com a teoria de affordances que posiciona o conhecimento do usuário como central para a percepção das oportunidades de adoção de novas tecnologias. deaffordances. Empresas com diferentes prioridades estratégicas decidiram pela adoção de sistemas com diferentes características, demostrando que a Manufatura Avançada não pode ser vista como um conjunto único e rígido de abordagens. Projetos em atividades com maior pressão por redução de custos apresentaram grande ênfase na integração vertical, ao passo que a procura por maior flexibilidade leva à busca de recursos para integração horizontal. Novas tecnologias se mostraram capazes, ou demonstraram possuir affordances, não só para habilitar novas funcionalidades, mas para proporcionar recursos a custos expressivamente menores que suas predecessoras. Foram observados exemplos onde tecnologias de menor custo permitiram a expansão de projetos implantados parcialmente no passado ou, ainda, a implantação de projetos em áreas com características que os tornavam anteriormente financeiramente inviáveis. Em razão desses resultados, o framework proposto sofreu revisão passando a incluir a adoção de novas tecnologias por questões relacionadas a custo e à formação de equipes muldisciplinares. Esse novo framework é apresentado como a contribuição final deste trabalho, que se espera possa servir der base para futuras investigações sobre o tema.
Industry 4.0 has become a very common term in recent discussions about the industry. It was originated in the Industrie 4.0 German program, which aims to strengthen their national industrial park competitiveness using new information and communication technologies to the manufacturing. Similar initiatives were created in different countries, such as the American Industrial Internet of Things. The Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) andtheEmpresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) are conducting in Braziltechnologyresearch incentive program, withthenameManufatura Avançada (Smart Manufacturing). In all these initiatives, concepts like integrated supply chains and Cyber-Physical Production Systems (CPPS), can be found with the same expectations of great improvements in productions flexibility, quality, and efficiency. The information systems management and operations management researchers say that the relationship between technology adoption and business impacts indirect and complex. The operations management literature shows that the adopted technologies have to be aligned with the competitive priorities and the company production model to generate the expected impact. Thereby generic system adoption recommendations are not possible, only taking account the company segment and its attended market. The application of technologies that have emerged outside the industrial environment and are not familiar with the technology teams of that environment is another important factor. If the utilization context of the technological artifact changes, their capabilities became different. The term affordance, in the technology sociology, is an agent action possibility when in when in contact with a given object. A technological tool can allow its users a range of different actions, depending on their goals and knowledge. A slide rule, for example, allows a series of mathematical operations to be performed by a user who knows their mechanisms, but has little use for users without prior knowledge of their operation. In the ManufaturaAvançada context, the technologies affordance perception, that shapes their applications, will require new knowledge, present in different departments today. Based on the affordance and operations strategy theories, this work applies a framework as a starting point for case studies conduction in five projects in three large Brazilian companies. In order to study the impact of different manufacturing strategies on technology adoption, were selected companies from different market segments that represent well the Brazilian industry: sugar and ethanol, electronics assembly, and beverages. The availability of extensive technological knowledge has been proven to be a central concern of managers seeking the implementation of Advanced Manufacturing projects. Its absence is often seen as a barrier to the adoption of features such as artificial intelligence systems. In the studied cases, some of the projects were only made possible by the formation of multidisciplinary teams capable of dealing with innovative combinations of information systems technologies and industrial or agricultural automation. This result is consistent with the theory of affordances where the user knowledge is central to the perception of the opportunities of adoption of new technologies. Companies with different strategic priorities decided to adopt systems with different characteristics, demonstrating that ManufaturaAvançadacan not be seen as a single and rigid set of approaches. Projects, in high pressure for cost reduction activities, have a great emphasis on vertical integration, while searching for greater flexibility leads to horizontal integration. New technologies have proved capable, or demonstrated to have affordances, not only to enable new features, but to provide features at significantly lower costs than their predecessors. Examples were observed where lower cost technologies allowed the expansion of partially implemented projects or the implementation of projects in areas with characteristics that made them previously financially infeasible Due to these results, the proposed framework underwent revision, including the adoption of new technologies due to costs and the formation of multidisciplinary teams. This new framework is presented as the final contribution of this work, which is expected to serve as the basis for future research on the subject.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Passos, Carlos Alberto dos Santos. "Simulação de sistemas da manufatura." [s.n.], 1986. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/259360.

Full text
Abstract:
Orientador: Jose Eduardo Ribeiro Cury
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica
Made available in DSpace on 2018-07-16T03:15:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Passos_CarlosAlbertodosSantos_M.pdf: 4732370 bytes, checksum: ed5ea7a5ca2d2dfa11baad44def5d2fe (MD5) Previous issue date: 1986
Resumo: Neste trabalho foi desenvolvida uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento de sistemas de transporte aplicados a sistemas de manufatura. Essa ferramenta foi desenvolvida a partir de um simulador baseado no modelo de rede de Petrl (PSI) desenvolvido no LAAS - Toulouse. A ferramenta proposta utiliza o núcleo de simulação do PSI, substituindo seus módulos de entrada, cuja linguagem é baseada no modelo de rede de Petri (RP), por módulos que contam uma linguagem interativa de alto-nível. Esses módulos fazem com que a interface entre o usuário e o simulador seja bastante amigável, permitindo que usuários não especialistas em programação e em redes de Petri possam utilizar a ferramenta. As saídas que no PSI eram fornecidas baseadas no modelo de Rede de Petri, são fornecidas na ferramenta desenvolvida também em uma linguagem de alto-nível, bem como as interfaces com o núcleo de simulação que permitem observar a evolução da mesma
Abstract: In this work a simulator of transportation system, applied in manufacturing systems was developed. This package is based on a Petrl net based simulator (PSI) developed In LAAS - Toulouse. The proposed package uses a simulat ion nucleus of PSI. The interfaces of this package were substituted by others, that use friendly language5, 50 that the user doesn't need to have knowledge of programming nor Petri nets
Mestrado
Mestre em Engenharia Elétrica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Colafemina, João Paulo. "Manufatura de microelementos ópticos difrativos." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18146/tde-15092011-172640/.

Full text
Abstract:
Os elementos ópticos difrativos representam um mercado em franco crescimento, da ordem de bilhões de dólares. Seu uso ostensivo está nos microeletrônicos, sistemas de iluminação, telecomunicações, equipamentos de segurança e outros. Por isso, esta tese teve como objetivo realizar investigação pública profunda no assunto. Insertos de cobre eletrolítico foram usados por proporcionar excelente acabamento superficial quando usinados com ferramenta de diamante monocristalino obtendo valores de Ra = 10,2 nm, Rq = 13,56 e Rt = 363,06 µm e para o aço inoxidável polido os resultados foram de Ra = 7,02 nm, Rq = 9,05 nm e Rt = 225,19 nm. As réplicas foram construídas em PMMA - DH ECL P com transmitância da luz avaliada em aproximadamente 90% em todo o espectro visível e infravermelho. Foram produzidos sete tipos de microelementos ópticos difrativos, baseados na geometria de Fresnel e nos arranjos de microlentes esféricas. Foi necessário desenvolver o código computacional denominado LF2010 para auxiliar a construção do projeto das microlentes anesféricas de Fresnel e calcular sua modulação de fase. Quatro processos determinísticos na fabricação dos µEODs foram usados: torneamento de ultraprecisão com ferramenta de diamante, microforjamento, microfresamento e a combinação dos dois últimos. O método estocástico de polimento foi usado para gerar acabamento óptico e compará-lo ao torneamento com SPDT. As análises metrológicas qualitativas e dimensionais foram conduzidas com o uso do MEV e da perfilometria óptica. No torneamento de ultraprecisão com ferramenta de diamante foi comprovada a presença do fenômeno conhecido como \"stick slip\" nos degraus da zona de Fresnel, corrigidos alterando-se o projeto. Para os arranjos de empacotamento completo os valores da rugosidade foram mais elevados em função da interatividade das lentes adjacentes do conjunto com \'fi\' = 100%, chegando até mesmo a causar microfraturas na estrutura das microlentes. Após sucessivos processos de calibragem, foram manufaturadas as réplicas pelas técnicas de termomoldagem e moldagem por injeção. Os resultados de replicação das microlentes mostraram que a razão de aspecto e a relação superfície/volume influenciaram significativamente na fidelidade de replicação das microlentes, sendo constatado que as lentes de Fresnel com altura variável possuem maior volume em relação às de altura constante e, consequentemente, melhor fidelidade na replicação. Na termomoldagem, as variações nas dimensões das cristas foram de nanômetros e a fidelidade no processo foi de aproximadamente 100% para todas as zonas de Fresnel. Nesta técnica, porém, os tempos de ciclos são até 40 vezes maiores que os da moldagem por injeção. As investigações paraxiais de FTM para a microlente de Fresnel com altura variável convexa foram de 85,2 % para 25 lp/mm, 67,5% para 50 lp/mm e 71,2% para 75 lp/mm. A simulação por elementos finitos foi usada para auxiliar nos estudos conferindo a sensibilidade do método de cálculo numérico do simulador nas escalas macroscópicas e microscópicas. No final, investigado o desgaste da aresta de corte da ferramenta, verificou-se o desgaste de flanco e a formação da APC, constituída de partículas do cavaco de cobre com formação lamelar. Conclui-se que é possível reproduzir diversos tipos de µEODs com métodos de produção em massa da moldagem por injeção tomando-se cuidado com as variáveis do processo, geometria da peça e propriedades físicas e químicas do material a ser replicado.
Diffractive optical elements represent a fast growing market, in order of billions dollars. Its use is employed in microelectronics, illumination systems, telecommunications, security devices, and others. For this reason, this thesis aimed to make depth public research in the subject. Electrolytic copper inserts were used for providing excellent surface finish when machined with monocrystalline diamond tool getting values of Ra = 10,2 nm, Rq = 13,56 e Rt = 363,06 µm, for the polished stainless steel the results were Ra = 7,02 nm, Rq = 9,05 nm e Rt = 225,19 nm. The replicas were built in PMMA - DH ECL P with light transmittance approximately 90% for visible and infrared spectrum. Seven types of diffractive optical microelements were produced, based in Fresnel geometry and spherical microlens array. For this, it was necessary to develop the computer code called LF2010 to support the construction design of aspheric Fresnel microlenses and calculate its phase transformation function. Four deterministic manufacturing processes of µDOEs were used: ultraprecision diamond turning, microforging, micromilling and the combination of the two last. Stochastic method of polishing was used to obtain mirror surface roughness and compare to SPDT. The qualitative analysis and dimensional metrology were conducted using MEV and optical profiling system respectively. In ultraprecision diamond turning has proved the presence of the phenomenon known as stick slip on the steps of Fresnel zone that was corrected by changing the design. For complete packaging arrays the roughness values were higher due the interaction of adjacent lenses of set with \'fi\' = 100% have even cause microfractures in the structure of microlenses. After successive calibration procedures in the manufacture of copper inserts, replicas were fabricated by techniques of hot emboss and injection molding. The results of microlenses replication showed that the aspect ratio and surface/volume ratio affected the fidelity replication of microlenses, and had been noted that the Fresnel lenses with variable height have higher volume in relation to constant height and consequently better fidelity in replication. Hot emboss process show little variations in the dimensions of the crests, in order of few nanometers, resulting a fidelity approximately 100% for all zones of Fresnel, however the cycle\'s technique are up to 40 times higher than injection molding. The paraxial FTM analysis shows 85,2% for 25 lp/mm, 67,5% for 50 lp/mm and 71,2% for 75 lp/mm to convex Fresnel microlens with variable height. Finite element analysis was used to aid in the studies giving the sensitivity of numerical method adopted in terms of macroscale and microscale. In the end, the wear of edge cutting tool was investigated and found wear flank and formation of built up edge that was made up of chip particles of copper, witch were formed continuously with segmented structure lamellar. Hence, after numerous studies and analysis we can conclude that it is possible to construct µDOEs by means of mass production methods of injection molding taking care of process variables, part geometry and physical and chemical properties of material being replicated.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Guelbert, Marcelo. "GEM - Gestão Estratégica da Manufatura." Florianópolis, SC, 2008. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91356.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
Made available in DSpace on 2012-10-23T21:53:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 252766.pdf: 1599706 bytes, checksum: f0ca77ae285298fb4df7b95a53b15912 (MD5)
A evolução tecnológica, a qualidade exigida pelo cliente e o aumento da concorrência são algumas das variáveis que pressionam as empresas à reavaliarem seus processos envolvendo a manufatura em busca de produtividade, competitividade e lucratividade. Apesar dos objetivos semelhantes a todas as organizações, os meios de alcançá-los não são unânimes, pelo contrário, muitas são as perspectivas e idéias que surgem na indústria de manufatura para adaptar a produção aos novos tempos. As empresas configuradas como de médio porte encontram barreiras nessa perspectiva de adaptação da produção. Em meio ao universo de estratégias e ferramentas, destinadas a auxiliar no processo de gestão da manufatura disponíveis na literatura, o questionamento está na definição dos critérios de escolha daquelas a serem implementadas na organização. Motivado por este cenário, a razão do presente estudo é pesquisar, definir e propor a integração de ferramentas utilizadas na produção para as empresas consideradas de médio porte. Este estudo pretende, ainda, proporcionar ao segmento de empresa estudado conhecimento das técnicas utilizadas na indústria de manufatura além de orientação na aplicabilidade das ferramentas: Balanced Scorecard (BSC), Total Productive Maintenance (TPM), Treinamento e Desenvolvimento, Kaizen, Sistema de Informação, Lean Manufacturing, 5 S's (housekeeping), Padronização de Atividades e Equipes Semi-Autônomas de Alta Performance. A revisão bibliográfica evidencia a escassez de literatura a respeito do funcionamento estratégico e integrado do conjunto das ferramentas utilizadas em processos produtivos. A pesquisa de campo, realizada em empresa de médio porte, contribui para o entendimento do funcionamento e integração das ferramentas discutidas, cuja contribuição é a formatação de uma proposta de Gestão Estratégica da Manufatura (GEM). Este estudo, portanto, busca suprir uma lacuna encontrada na bibliografia relacionada a implementação integrada da estratégia de manufatura em empresas de porte médio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Viali, Lori. "Simulação aplicada a manufatura flexivel." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1991. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157664.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnologico
Made available in DSpace on 2016-01-08T16:56:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 84625.pdf: 4144627 bytes, checksum: 779f2f986b75f6baf138ffb800bb8294 (MD5) Previous issue date: 1991
Os sistemas flexíveis de manufatura resultam do desejo de alcançar a produtividade da produção de massa com a agilidade da fabricação por encomenda. Em virtude do grau de automação, da flexibilidade, do número elevado de diferentes produtos fabricados em pequenos lotes, estes sistemas apresentam uma complexidade maior do que os tradicionais. A obtenção da eficiência produtiva destes sistemas envolve otimizar um grande número de variáveis decisórias e solucionar uma problemática variada que vai de problemas de longo prazo, como os de projeto, médio prazo, representado pelo planejamento, curto prazo, identificado pelos problemas de programação e, ainda, por problemas de curtíssimo prazo, relacionados com o controle em tempo-real do sistema. A complexidade destes sistemas fez da simulação senão a única ferramenta para sua análise, pelo menos, a mais importante. Com o barateamento dos custos de hardware e a crescente aceitação da simulação como técnica da solução de problemas, o número de recursos de software relacionados aos SFM cresceu muito além do que qualquer um seria capaz de acompanhar. O propósito deste trabalho é descrever estes sistemas, sua origem, vantagens e problemática, classificando e analisando os instrumentos de software disponíveis possibilitando, desta forma, decisões melhores e mais rápidas por parte de quem pretenda faser uso da simulação para estudá-los.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Manufatures"

1

Canada, Statistics. Destination of shipments of manufacturers. Ottawa: Minister of Supply and Services Canada, 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Busse, Meghan R. $1000 cash back: Asymmetric information in auto manufaturer promotions. Cambridge, MA: National Bureau of Economic Research, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Filho, José Delazaro. Gestão da qualidade no Brasil: Setor manufatura. [São Paulo, Brazil]: Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas, Núcleo de Pesquisas e Publicações, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Slooten, Harry Jan van der. Avaliação das espécies madeireiras da Amazônia selecionadas para a manufatura de instrumentos musicais. [Manaus]: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, Centro de Pesquisa de Produtos Florestais ; [Brasília], 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Harry Jan van der Slooten. Avaliação das espécies madeireiras da Amazônia selecionadas para a manufatura de instrumentos musicais. Manaus, Amazonas: Ministério da Ciência e Tecnologia, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Csillag, João Mário. Utilização da teoria das restrições no ambiente de manufatura em empresas no Brasil. [São Paulo, Brazil]: Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas, Núcleo de Pesquisas e Publicações, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bruce, Williams, ed. Lean for dummies. Hoboken, N.J: Wiley, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sayer, Natalie. Lean For Dummies. New York: John Wiley & Sons, Ltd., 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Luis, Camarinha-Matos, Afsarmanesh Hamideh, Erbe Heinz-H, Institute of Electrical and Electronic Engineers., and International Federation for Information Processing., eds. Advances in networked enterprises: Virtual organizations, balanced automation, and systems integration : IFIP TC5/WG5.3 Fourth IFIP/IEEE International Conference on Information Technology for Balanced Automation Systems in Manufacture and Transportation, September 27-29, 2000, Berlin, Germany. Boston, MA: Kluwer Academic, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Agostinho, Oswaldo Luiz. Sistemas de manufatura. Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos, 2018. http://dx.doi.org/10.11606/9788580230703.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Manufatures"

1

Gonçalves, Júlia Estefane, Lisley Panfilo Santos, Marcelo Franca Alves Júnior, and Roberto Guzman Sanchez. "Inovações na manufatura aditiva." In Gestão da Produção em Foco - Volume 38. Editora Poisson, 2019. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-205-7.cap.10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Filho, José de Freitas Borges, and Marcos Lajovic Carneiro. "MANUFATURA DE PEÇAS METÁLICAS UTILIZANDO METAL-CLAY ATRAVÉS DE IMPRESSÃO 3D." In Coleção Gênesis: ciência e tecnologia, 221–29. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2019. http://dx.doi.org/10.18224/genesis.v1.2019.221-229.

Full text
Abstract:
Neste trabalho serão apresentados brevemente os conceitos de sinterização e impressão 3D, bem como detalhes da produção de metal-clay, baseado nos testes realizados, objetivando a obtenção de bons parâmetros para utilização do material para a impressão 3D de metal. Também serão apresentados os resultados obtidos juntamente de peculiaridades do material e discutidos o potencial de manufatura do material juntamente dos problemas enfrentados e possíveis melhorias para trabalhos futuros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vilar, Débora da Silva, Milson dos Santos Barbosa, Isabelle Maria Duarte Gonzaga, Aline Resende Dória, Lays Ismerim Oliveira, and Luiz Fernando Romanholo Ferreira. "BIOPROSPECÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA MANUFATURA DE BIODIESEL." In Impactos das Tecnologias nas Engenharias 3, 70–84. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9301915038.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vendramini, Matheus Phelipe, and Alexandre Tadeu Simon. "SERVITIZAÇÃO E INDÚSTRIA 4.0 NA MANUFATURA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA." In Engenharia de Produção: What's Your Plan?, 41–52. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5311912044.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

ROSALINO GOMES, MARINA, and JENNIFER PRESTES AULER. "BIOLOGIA MÃO NA MASSA (DE MODELAR): PROPOSTA E AVALIAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE SÍNTESE DE PROTEÍNAS." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.132.

Full text
Abstract:
O PRESENTE RELATO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE TEMA “SÍNTESE DE PROTEÍNAS” QUE UTILIZA COMO BASE UM MODELO DIDÁTICO REALIZADO COM MATERIAIS CONCRETOS PARA SIMULAR ESTE PROCESSO. SEU USO FOI ESSENCIAL UMA VEZ QUE, EM SE TRATANDO DE UM CONTEÚDO ABSTRATO, DEVIDO A SEU CARÁTER MICROSCÓPICO, É DE DIFÍCIL COMPREENSÃO. A ATIVIDADE FOI REALIZADA COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE (EM) DE MODO A COMPLEMENTAR AS AULAS EXPOSITIVAS ANTERIORES. NESTE ESTUDO, AVALIA-SE A EFETIVIDADE DESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DEVIDO À BOA RECEPÇÃO DOS ALUNOS, À OBSERVAÇÃO DAS AUTORAS, À DIVERSIDADE DE INTERAÇÕES OCORRIDAS EM SALA DE AULA E À AVALIAÇÃO FORMATIVA REALIZADA. ALÉM DISSO, SÃO ELENCADAS QUESTÕES QUE PODERIAM DIFICULTAR SUA APLICAÇÃO TAIS COMO TEMPO DE MANUFATURA E CUSTO QUE, EMBORA BAIXO, PODE ESTAR ACIMA DO ORÇAMENTO DE ALGUMAS ESCOLAS. POR FIM, RESSALTA-SE A POSSIBILIDADE DE USAR ESSA SEQUÊNCIA DE FORMA INVESTIGATIVA, ESTIMULANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Miranda, Juliana, Vania Teofilo, and Fabio Campos. "REFLEXÕES SOBRE A MANUFATURA ADITIVA NA PRODUÇÃO E CONSUMO DE MODA." In Na Estante da Moda 2, 324–30. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.36119210931.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Marques, Vinícius de Paulo, Wanderley Ferreira de Amorim Júnior, and Júlio Mannuel Tavares Diniz. "Desenvolvimento de um heliógrafo do tipo Campbell-Stokes por Manufatura Aditiva." In Semiárido Brasileiro – Volume 5. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-86127-03-4.cap.23.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rocha, Ana Emidia Sousa, and Luiz Maurício Barretto Alfaya. "DO CORAÇÃO DA TERRA: MANUFATURA DE TINTAS ARTESANAIS COM TERRAS JUAZEIRENSES." In Contradições e Desafios na Educação Brasileira, 151–64. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.73619010615.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gottschall, Carine Ramos de Almeida, João Erivando Soares Marques, Cleia Santos Libarino, and José Alberto Diaz Amado. "Sistema de Manufatura Inteligente para seleção de mangas utilizando Deep Learning." In Na era da Automação – Volume 1. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-86127-20-1.cap.07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Souza, Luis Francisco de, Ronaldo Carlos Rohloff, Rodrigo Azevedo Zoppei, Evandro Medeiros Marques, Jorge Okumura, and Carlos Antonio Vinotti. "IMPLANTAÇÃO DA MANUFATURA ENXUTA CASE APLICADO À INDÚSTRIA DO SEGMENTO ELETRÔNICO:." In Engenharia de Produção: Indústria 4.0 - Conceitos e Impactos, 107–19. Editora Científica Digital, 2020. http://dx.doi.org/10.37885/200600512.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Manufatures"

1

BARBOSA, FÁBIO ANTONIO, DANIEL RENÉ TASÉ VELÁZQUEZ, ANDRÉ LUÍS HELLENO, and MILTON VIEIRA JUNIOR. "VANTAGENS E DESAFIOS DA MANUFATURA HÃ?BRIDA - INTEGRANDO MANUFATURA ADITIVA E SUBTRATIVA." In ENEGEP 2019 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2019 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2019. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2019_tn_wpg_290_1638_38258.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, Jack de, Mariana Francisco, Natiele de Araújo, Rodrigo Mociaro, Daniel Suyama, and Bruna Justo. "AVG’s aplicados à manufatura avançada." In Congresso de Iniciação Científica UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/revpibic2720193019.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Tessarina, Milene Simone, Paulo César Morceiroa, and Joaquim J. M. Guilhotob. "Diversificação produtiva da manufatura brasileira." In IV Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/iv-enei-2019-3.3-025.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lajarin, Sérgio Fernando, Lucas Fischer, and Neri Volpato. "PROJETO PARA MANUFATURA ADITIVA: REVISÃO." In 11th Brazilian Congress on Manufacturing Engineering. ABCM, 2021. http://dx.doi.org/10.26678/abcm.cobef2021.cob21-0251.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Posada, Angy, Efrain Rodriguez, and Alberto Alvares. "UM MODELO FUNCIONAL DE ATIVIDADES DE APLICAÇÃO PARA MANUFATURA ADITIVA E SUBTRATIVA (MANUFATURA HIBRIDA)." In COBEF 2019. ABCM, 2019. http://dx.doi.org/10.26678/abcm.cobef2019.cof2019-0331.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Coelho Silva, Pedro, Rafael Souza Santandrea, Marcos Vinício Antônio Xavier, and Lincoln Cardoso Brandão. "MANUFATURA ADITIVA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA." In IX CONGRESSO DE ENGENHARIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SãO JOãO DEL-REI. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/coen-2019-115402.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Crocco, Fábio. "Manufatura avançada e transformações no mundo do trabalho: reestruturação, expectativas e medos." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.2102.

Full text
Abstract:
Denominada de Quarta Revolução Industrial, as potencialidades das novas tecnologias que a define alimentam a pretensão de industriais, empreendedores e pesquisadores da inovação tecnológica de materializar a fábrica automática. Este anseio vem se difundindo a partir da definição do conceito Indústria 4.0 em 2011 na Alemanha, do desenvolvimento da Manufatura Avançada nos Estados Unidos e de incrementos tecnológicos similares em outros países. Uma transformação desta magnitude no sistema produtivo implica em mudanças profundas na forma com que pensamos e atuamos no trabalho e na sociedade, pois as forças e processos produtivos são realidades sociais e históricas complexas permeadas por interesses e dinâmicas contraditórias. Portanto, este trabalho visa debater fundamentos da nova reestruturação produtiva, expectativas positivas almejadas pelo capital e medos despertados pelas transformações laborais relacionadas à implantação da manufatura avançada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rocha Junior, João Dehon, Joseane Azevedo, Adilson Oliveira, ERIC RAMALHO FERREIRA DE CARVALHO, MARCOS VINICYUS OLIVEIRA, Gutembergy Diniz, erijanio Silva, and Rafael Leandro Fernandes Melo. "ANÁLISE DE CUSTOS PARA PROCESSO DE MANUFATURA DE PEÇAS MECÂNICAS ATRAVÉS DA MANUFATURA ASSISTIDA POR COMPUTADOR." In X Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. ABCM, 2018. http://dx.doi.org/10.26678/abcm.conem2018.con18-1217.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rocha dos Santos, Fábio Ricardo, Rafael Da Silva Mendonça, Renan Landau Paiva Medeiros, and André Luiz Duarte Cavalcante. "Descrição de um processo de manufatura utilizando arquitetura baseada em Sistema Multiagentes." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1492.

Full text
Abstract:
Um problema comum em sistemas de manufatura modernos é a recorrente necessidade de configuração das linhas montagem em função da mudança do produto, especialmente devido à chamada "costumização em massa". O desafio, portanto, é a rápida reconfiguração para permitir a produção de vários produtos customizados. Para isso, diversos paradigmas para a manufatura têm sido propostos, e, entre eles, estão os que trazem o conceito de sistemas evolutivos (EPS/EAS), os quais são capazes de inserir auto-organização no ambiente industrial. O presente trabalho é um estudo sobre uma arquitetura multiagente baseada no paradigma de Sistemas Evolutivos de Produção (EPS), a qual desenvolve o conceito de agente cyber-físico, permitindo a possibilidade de estudo de auto-organização e emergência. A arquitetura é denominada EPSCore e é utilizada como base para o estudo e descrição do sistema proposto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

SOUZA, Hemani Alves Furfuro de, Andressa Carmo Pena MARTINEZ, and Túlio Márcio de Salles TIBÚRCIO. "POTENCIALIDADES DA MANUFATURA ADITIVA PARA CONSTRUÇÃO CIVIL." In VI SIMPOSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUIDO. PPGAU/FAUeD/UFU, 2019. http://dx.doi.org/10.14393/sbqp19068.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Manufatures"

1

Busse, Meghan, Florian Zettelmeyer, and Jorge Silva-Risso. $1000 Cash Back: Asymmetric Information in Auto Manufaturer Promotions. Cambridge, MA: National Bureau of Economic Research, November 2004. http://dx.doi.org/10.3386/w10887.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography