To see the other types of publications on this topic, follow the link: Manufatures.

Journal articles on the topic 'Manufatures'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Manufatures.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Silva, Sergio Evangelista, Flávio César Faria Fernandes, and Edemilson Nogueira. "Geração de valor no contexto da estratégia de manufatura: uma análise em manufaturas calçadistas." Revista Produção Online 15, no. 1 (February 13, 2015): 163. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v15i1.1739.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Arruda, José Jobson Andrade de. "O algodão brasileiro na época da revolução industrial." América Latina en la Historia Económica 23, no. 2 (May 2, 2016): 167. http://dx.doi.org/10.18232/alhe.v23i2.712.

Full text
Abstract:
Há pouca discordância entre os especialistas sobre o papel do algodão no contexto da revolução industrial em sua escala europeia. Tergiversam apenas sobre o grau de importância desta matéria-prima estratégica no lançamento da industrialização, considerando-se que a dinâmica dessa indústria tornou-se referência vital na determinação da taxa de aceleração do ramo têxtil e de seu impacto sobre os demais setores da indústria, que nos permite identificar este setor como revolucionário. A manufatura de algodão foi de grande importância não apenas para a Inglaterra, mas também para outros países continentais como França e Portugal nos quais, no princípio do século XIX, o dinamismo das manufaturas têxteis intensificou-se, despertando o interesse público e privado em alçá-las do nível de manufaturas pré-industriais ao patamar de estruturas produtivas modernas, configurando-se um contexto histórico singular que denominamos a época da revolução industrial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Contador, José Celso. "Células de manufatura." Production 5, no. 1 (June 1995): 45–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65131995000100003.

Full text
Abstract:
Todos que pensam sobre célula de manufatura entendem-na como algo semelhante à organização celular tipicamente implantada pela Toyota, ou seja, por produto. Nós, entretanto, identificamos quatro tipos de célula de manufatura: por produto com predominância da máquina, por produto com predominância do homem, por processo e por posição fixa do produto. A célula de manufatura por processo, por apresentar três grandes vantagens - proporcionar significativo aumento na produtividade do homem, não requerer operários multifuncionais e ser facilmente implantada -, é a mais recomendável para o atual estágio da indústria brasileira de manufatura
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Hasegawa, Haroldo Lhou, Délvio Venanzi, and Orlando Roque Da Silva. "Implementação da Manufatura Enxuta." Revista Gestão & Sustentabilidade 1, no. 1 (February 14, 2019): 41–58. http://dx.doi.org/10.36661/2596-142x.2019v1i1.8512.

Full text
Abstract:
O presente artigo visou mostrar alguns fatores, que podem levar as empresas a terem sucesso ou fracasso na tentativa do uso da manufatura enxuta pela realização de um estudo de múltiplos casos onde nove empresas forma divididas em dois grupos. O primeiro composto por cinco empresas de grande porte pertencentes ao setor metal mecânico e o segundo quatro empresas de médio porte pertencentes ao setor de autopeças. Todas as empresas estudadas estão situadas na de Campinas e Sorocaba no estado de São Paulo. Os dados foram coletados de forma qualitativa utilizando-se de uma pesquisa exploratória entre os períodos de janeiro de 2013 a setembro de 2015.Os resultados obtidos mostram que os casos bem-sucedidos de implantação da manufatura enxuta resultam em ganhos significativos a fim de maximização das operações e permitir um alinhamento com os enfoques estratégicos. Por outro lado, as empresas que falharam na implementação da manufatura enxuta, permite criar a hipótese de que a mudança cultural nas empresas brasileiras ainda é uma barreira a ser vencida e que vícios e processos pouco eficientes não permitem estas empresas a mudarem conceitos a fim de agregar maior valor aos seus processo e produtos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mota, Luciana Guerra Santos. "As manufaturas de fumo do Recôncavo Baiano." Labor e Engenho 5, no. 4 (December 21, 2011): 19–33. http://dx.doi.org/10.20396/lobore.v5i4.8634446.

Full text
Abstract:
O fumo se fez presente no Recôncavo Baiano desde o século XVII, quando se deu o início do seu aproveitamento enquanto mercadoria. A implantação das manufaturas de fumo durante o século XIX foi de grande importância no desenvolvimento sócio-econômico da região. A partir da década de 1930 ocorreu um período de decadência e fechamento da maioria das fábricas, tendo como conseqüência o abandono, destruição e alteração das antigas fábricas e armazéns. O que poderia somar para o desenvolvimento sócio-econômico e cultural de uma região está sendo perdido. A atribuição de exemplares de manufaturas de fumo enquanto patrimônio cultural chamaria a atenção para o desenvolvimento de políticas em prol da sua preservação. Para compreender se estas podem ser consideradas enquanto tal é preciso entender o significado do que seria patrimônio cultural e como se dá a sua formação e a escolha dos bens que farão parte desse seleto grupo. Mesmo assim, ainda não seria possível chegar a uma conclusão, devido à falta de pesquisas relacionadas sobre o assunto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Corrêa, Carlos Alberto, and Henrique Luiz Corrêa. "O processo de formação de estratégias de manufatura em empresas brasileiras de médio e pequeno porte." Revista de Administração Contemporânea 15, no. 3 (June 2011): 454–75. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552011000300006.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa é uma investigação exploratória, com o objetivo de melhor entender os processos de formação da estratégia de manufatura nas empresas brasileiras de médio e pequeno porte. Desenvolve-se uma matriz para o auxílio da tipificação e análise dos processos de formação de estratégias de manufatura, com uma dimensão representando o sentido predominante do processo (top-down ou bottom-up) e a outra, a consideração ou não da existência de trade-offs entre critérios de desempenho no processo de formação das estratégias de manufatura. Essa matriz é então aplicada na análise em profundidade de quatro estudos de caso de empresas brasileiras de médio porte. Conclusões são tiradas sobre como as empresas pesquisadas formam suas estratégias de operação em termos de (a) definição de prioridades competitivas; (b) estabelecimento de objetivos de desempenho para a manufatura; (c) priorização de programas de melhoramentos da manufatura; e (d) definição dos indicadores de eficácia da manufatura. É também proposta, entre outras, hipótese de existência de correlação entre os processos bottom-up de formação das estratégias e a contribuição da manufatura na competitividade da empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pires, Silvio R. I., and Oswaldo L. Agostinho. "Estratégias competitivas e prioridades competitivas da manufatura: um estudo exploratório." Production 4, no. 1 (June 1994): 23–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65131994000100002.

Full text
Abstract:
No processo de redescoberta da Manufatura presenciado nos últimos anos, vários têm sido os trabalhos publicados clamando pela necessidade de se tratar a mesma sempre sob uma ótica estratégica dentro das empresas. Sob este contexto, este trabalho relata sobre o conceito de Estratégia da Manufatura e sobre a estrutura lógica de uma modelo de integração das atividades de Planejamento e Controle da Produção a uma Estratégia da Manufatura, proposto pelos autores. A proposta principal do artigo é apresentar alguns dados de uma pesquisa de campo realizada em 12 empresas representativas operando no estado de São Paulo, no tocante às suas Estratégias Competitivas e Prioridades Competitivas da Manufatura. Os dados mostram principalmente que o conceito de Estratégia da Manufatura, tal como está aqui formalizado, era praticamente desconhecido pelas empresas, havendo muito pouca integração da Manufatura com as Unidades de Negócios as quais ela pertencia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

De Oliveira e Aguiar, Alexandre, and Fabiola Aparecida Vizentim. "MANUFATURA REVERSA DE REFRIGERADORES10.5773/rgsa.v5i2.420." Revista de Gestão Social e Ambiental 5, no. 2 (February 27, 2012): 139. http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v5i2.420.

Full text
Abstract:
Este artigo discute a questão da destinação de refrigeradores no final do seu ciclo de vida,. O objetivo desse estudo foi estudar as dificuldades, os procedimentos e as necessidades tecnológicas dos equipamentos envolvidos no processo de manufatura reversa de refrigeradores. Adotou-se uma abordagem exploratória qualitativa para esta investigação. Os resultados mostram que a manufatura reversa de refrigeradores é um processo que necessita de um aporte tecnológico que considere não só a máxima recuperação das matérias-primas, mas também a máxima captura do gás clorofluorcarboneto (CFC) e seus substitutos presentes nesses equipamentos. A manufatura reversa de refrigeradores não traz retornos financeiros suficientes para equilibrar os custos. Ela não pode ser vista apenas sob a ótica financeira, mas sim como uma solução ambiental para minimizar a exaustão de recursos naturais por evitar que materiais nobres vão para aterros, e para minimizar a poluição. A eliminação da lacuna existente na regulamentação brasileira sobre a destinação de equipamentos de refrigeração deve levar em conta a disponibilidade de tecnologias para manufatura reversa ambientalmente segura de refrigeradores e a necessidade de custeio desse processo pelos agentes envolvidos em toda a cadeia de suprimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Porto, Arthur José Vieira, Mariella Consoni Florenzano Souza, Carlos Alberto Ravelli, and Antonio Batocchio. "Manufatura Virtual: conceituação e desafios." Gestão & Produção 9, no. 3 (December 2002): 297–312. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2002000300007.

Full text
Abstract:
A Manufatura Virtual é uma nova proposta que está sendo utilizada por algumas empresas para revolucionar seus processos, visando introduzir no mercado produtos superiores, mais rapidamente e a um menor custo. A estratégia é criar um ambiente integrado, composto de diversos sistemas e ferramentas de software, com a finalidade de gerar um novo método de desenvolvimento de produto. Este artigo tem por objetivo apresentar o conceito de Manufatura Virtual, bem como os paradigmas envolvidos em sua definição, as aplicações potenciais e os benefícios esperados. Apresenta também os sistemas de suporte às atividades de Manufatura Virtual e uma análise dos desafios técnicos e socioculturais para sua implementação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Tessarin, Milene Simone, Paulo César Morceiro, and Joaquim José Martins Guilhoto. "Diversificação produtiva da manufatura brasileira." Economia e Sociedade 30, no. 2 (July 2021): 351–70. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3533.2021v30n2art03.

Full text
Abstract:
Resumo Este estudo fez uma análise exploratória da diversificação produtiva brasileira com informações oficiais inéditas de plantas multiprodutos obtidas da Pesquisa Industrial Anual do IBGE. O estudo é inovador por apresentar dados diretos de produção de plantas multiprodutos e elaborar um parâmetro para comparação entre os setores diversificados e não diversificados. Outro diferencial refere-se ao elevado nível de desagregação setorial, que inclui cerca de 100 setores da manufatura. Os resultados apontam que a parcela dos setores com empresas que diversificam a produção é pequena, contudo, é representativo em termos de receita líquida de vendas e valor da produção. Os indicadores econômicos da parcela diversificada mostraram-se mais significantes e se ampliam conforme o nível de diversificação aumenta. Constatou-se que setores de baixa e média-baixa tecnologia tendem a diversificar mais para setores próximos (intra-indústria) enquanto alta e média-alta tecnologia diversificam tanto para setores intra como inter-indústria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Fernandes, Flavio Cesar F. "A função de controle nos sistemas integrados de manufatura." Production 1, no. 1 (June 1991): 7–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65131991000100001.

Full text
Abstract:
Faz-se uma proposição de vários conceitos atinentes ao gerenciamento da produção, muitos dos quais são válidos também para os Sistemas de Manufatura Convencional, mas que estão aqui colocados dentro do contexto dos Sistemas Integrados de Manufatura (SIMs), que são os sistemas desenvolvidos sob a filosofia de fabricação CIM ('Computer Integrated Manufacturing = Manufatura Integrada por Computador). Mostra-se que a integração depende basicamente da função controle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Canciglieri Junior, Osiris, and Robert I. M. Young. "Estrutura de informação como suporte em múltiplas vistas do produto num projeto orientado para a manufatura." Production 16, no. 2 (August 2006): 354–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132006000200014.

Full text
Abstract:
Atualmente, as atividades de projeto devem ser muito bem orquestradas e integradas, proporcionando a evolução da filosofia da Engenharia Concorrente, onde decisões sobre diferentes aspectos relacionados ao ciclo de vida do produto devem ser consideradas simultaneamente. Porém, quando todo o projeto orientado para a manufatura é considerado, existem muitos aspectos que devem ser endereçados. Isso conduz à necessidade de sistemas de informações que sejam capazes de auxiliar múltiplas vistas do produto, onde cada vista provê a representação apropriada para auxiliar pelo menos uma perspectiva da manufatura. Essa pesquisa investigou o potencial do sistema baseado no Modelo do Produto para representar múltiplas vistas no Projeto orientado para a manufatura de produtos plásticos injetáveis e explorou em particular a vista da moldabilidade, do projeto do molde (cavidade) e da manufatura do molde (cavidade). A abordagem explorou estruturas de informações particulares para auxiliar cada aplicativo do Projeto Orientado para a Manufatura e um Modelo de Produto experimental foi implementado, utilizando um banco de dados orientado ao objeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Gadelha, Felipe Crisóstomo, Jéssyca Almeida Bessa, Lorena Braga Moura, Darlan Almeida Barroso, José Wally Mendonça Menezes, and Auzuir Ripardo De Alexandria. "ALTERAÇÃO DE UM LAYOUT FUNCIONAL PARA LAYOUT CELULAR MOTIVADO PELOS FUNDAMENTOS DA MANUFATURA ENXUTA: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE TRANSFORMADORES." HOLOS 6 (December 11, 2015): 156. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.1556.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta o estudo de uma alteração de layout, de funcional para celular, motivado pelos fundamentos da manufatura enxuta. Tendo como objetivo verificar os benefícios de se utilizar a manufatura celular com fluxo enxuto (contínuo), apresenta como metodologia um estudo de caso, pós-fato, em uma indústria de transformadores, onde a mudança foi realizada. Para fundamentar o estudo, apresenta revisão dos temas: Sistema de Manufatura Enxuta e layout industrial, para, em seguida, trazer os dados apresentados por esta indústria, ainda em um arranjo físico funcional, antes da alteração, e, em seguida, nas células de manufatura com um fluxo enxuto, após a alteração, e realizar uma comparação entre ambos. Os resultados obtidos desta comparação apresentam ganhos como aumento de produção, em 20%, e produtividade, em 56%, redução de lead time, em 67%, mão de obra direta, em 30%, tempo de processamento, em 20%, e área fabril, em 24%, dentre outros, evidenciando os benefícios que a utilização de um layout celular e Manufatura Enxuta proporcionam.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Fernandes, Flavio Cesar Faria, Eduardo Gracia, Fábio Molina da Silva, and Moacir Godinho Filho. "Proposta de um método para atingir a manufatura responsiva na indústria de calçados: implantação e avaliação por meio de uma pesquisa-ação." Gestão & Produção 19, no. 3 (2012): 509–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2012000300006.

Full text
Abstract:
Várias estratégias (Manufatura em Massa Atual, Manufatura Enxuta, Manufatura Responsiva, Customização em Massa, Manufatura Ágil,...) propõem-se a auxiliar as empresas na gestão da manufatura. O foco deste artigo é a Manufatura Responsiva (MR). O contexto em que se aplica a MR é a alta variedade de produtos feitos sob encomenda tendo como um fator crítico de sucesso o tempo de resposta (diferença entre a data em que o cliente recebe o atendimento de seu pedido e a data em que o cliente faz o pedido) que deve ser o menor possível, porém sem deteriorar os níveis de produtividade e qualidade. No Brasil, a MR é pouco conhecida e não utilizada de maneira formal. O objetivo deste estudo é propor e avaliar, por meio de uma pesquisa-ação, uma sistemática para atingir a MR em fábricas de calçados. Para a grande maioria dos fabricantes de calçados, a redução do tempo de resposta representa um importante trunfo competitivo. Dentre os resultados obtidos da implantação do método proposto na empresa Kidy, destacam-se: redução substancial do tempo de resposta, reduções de custos produtivos e de mão de obra, aumento nas quantidades de pedidos atendidos dentro dos prazos e diminuição dos índices de retrabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Motta, Fernando Cláudio Prestes. "Organização nascente, pré-capitalismo e manufatura." Revista de Administração de Empresas 26, no. 4 (December 1986): 19–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75901986000400002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Facchin, Tiago, and Miguel Afonso Sellitto. "Medição do inventário em processo e tempo de atravessamento em manufatura por modelagem em redes de Petri e diagrama de resultados." Gestão & Produção 15, no. 2 (August 2008): 307–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2008000200008.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um método para a medição de inventário em processo e tempo de atravessamento em um sistema de manufatura. O método consiste em modelar a manufatura por redes de Petri, simular o modelo em computador, alimentando-o com a situação de carga inicial dos processos e com um plano de produção, obtendo os momentos simulados de conclusão de cada ordem do plano. Após este procedimento, com o uso do diagrama de resultados e da fórmula do funil, calcula-se o valor médio simulado de inventário em processo que o plano produzirá na manufatura. Ao fim, faz-se uma discussão na qual explora-se como os resultados do método podem ser úteis em decisões de gestão, envolvendo o inventário admitido, pulmões e restrições da manufatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Venanzi, Delvio, Haroldo Lhou Hasegawa, and Orlando Roque da Silva. "Multiple Study of Case Involving Implementation of Lean Manufacturing." Revista Gestão da Produção Operações e Sistema 11, no. 1 (March 1, 2018): 69–88. http://dx.doi.org/10.15675/gepros.v13i1.1997.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Regattieri, Rafael Alvim, and Carlos Roberto Regattieri. "IDENTIFICAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS CONCEITOS DA MANUFATURA CLASSE MUNDIAL (WCM) PARA IMPLANTAÇÃO COM FOCO NA MANUFATURA." Revista Interface Tecnológica 15, no. 1 (July 12, 2018): 12. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v15i1.313.

Full text
Abstract:
O presente artigo traz a descrição do um trabalho feito junto à uma indústria de implementos agrícolas para a identificação da percepção de seus colaboradores sobre as principais ferramentas usadas durante a implantação da Manufatura Classe Mundial (World Class Manufacturing – WCM). A metodologia utilizada para a captura de dados foi a aplicação de questionário para um público selecionado pela própria diretoria da fábrica. Foram obtidas respostas sobre as percepções, entendimento e aplicação das ferramentas no dia a dia dos colaboradores da fábrica. Os resultados mostram os pontos fortes e fracos sobre o conhecimento e aplicação, denotando inclusive pontos da cultura da empresa. Os resultados serão usados pelo time de gestão de pessoas para direcionar os treinamentos adequados, com a finalidade de ajudar a implantação da WCM e das suas ferramentas de maneira mais rápida e assertiva no chão de fábrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Queiroz, Max H. de, and José E. R. Cury. "Controle supervisório modular de sistemas de manufatura." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 13, no. 2 (August 2002): 123–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592002000200004.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe uma metodologia para a síntese de supervisores ótimos para sistemas automatizados de manufatura. A metodologia se baseia na abordagem de controle supervisório modular local, uma extensão da Teoria de Controle Supervisório que tem o objetivo de evitar a explosão de estados na modelagem e na síntese de supervisores. A modelagem considera que os sistemas de manufatura sejam formados por diversos subsistemas concorrentes que devem ser sincronizados de forma a atender a uma série de especificações. O processo de síntese explora a modularidade das especificações, bem como a estrutura descentralizada natural de sistemas de manufatura, para gerar supervisores minimamente restritivos e de tamanhos reduzidos. A metodologia proposta é aplicada a um exemplo hipotético de sistema integrado de manufatura. Os resultados obtidos mostram considerável redução da complexidade computacional e do tamanho dos supervisores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Schindler, Helmut. "Plumas como enfeites da moda." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 8, suppl (2001): 1089–108. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702001000500016.

Full text
Abstract:
O texto aborda a presença da plumária na moda feminina do século XIX. No Brasil, houve produção de enfeites com penas, que não provinha dos índios. Havia manufaturas que forneciam mercadorias para as lojas da capital. Com base nos relatos de viajantes que passaram pelo Brasil no século XIX, e no material depositado no Museu Estatal de Etnologia de Munique, o autor enfatiza as manufaturas existentes no Brasil e a captura indiscriminada de determinadas espécies de aves para atender a demanda da sociedade da época. Desde o século passado, as aves de penas mais bonitas passam a rarear, o que começa a ser acompanhado pela preocupação com o controle da caça.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Sellitto, Miguel Afonso, and Cláudio Walter. "Medição e controle do tempo de atravessamento em um sistema de manufatura." Gestão & Produção 15, no. 1 (April 2008): 135–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2008000100012.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um método para a medição do tempo de atravessamento e do inventário em processo em manufatura. A medição foi usada em processo de controle organizacional de manufatura, cuja variável controlada foi o tempo de atravessamento de ordens. Tal controle pode ser útil em estratégias de manufatura em que a competição é baseada no uso do tempo, a TBC (time-based competition). Apresentou-se o método de medição, que inclui elementos da teoria das filas, e considerações para a simplificação de arranjos produtivos de manufatura. Para testar e refinar o método, estudou-se um caso em manufatura calçadista. Foram coletados dados de remessas e obtido, por análise estatística e simulação computacional, o comportamento da variável aleatória tempo de atravessamento de remessas. Como a medição foi inferior ao objetivo de desempenho, partiu-se para o controle, fazendo um diagnóstico que apontou efeitos indesejáveis observados que foram endereçados por ações corretivas implementadas. Para verificar a eficácia das ações, nova coleta foi feita. Desta vez, o objetivo de desempenho das entregas foi atendido, fechando um ciclo de controle. Os resultados foram discutidos, chegando-se a conclusões e alternativas de continuidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Machado, Jairo, and Nilson Luiz Maziero. "APLICAÇÃO DO MÉTODO MFD PARA PROJETO DE PRODUTO MODULAR COM ENFOQUE NA MANUFATURA E MONTAGEM." Revista CIATEC-UPF 6, no. 2 (November 30, 2014): 1. http://dx.doi.org/10.5335/ciatec.v2i1.3704.

Full text
Abstract:
Este trabalho aborda a aplicação metodologia de projeto de produtos modulares MFD (Modular Function Deployment – Desdobramento da Função Modular) no desenvolvimento de novos produtos com enfoque na manufatura e montagem. Inicia com uma análise e a avaliação do método MFD e de suas ferramentas de projeto do ponto de vista da manufatura e da montagem, com o objetivo de verificar quais as diretrizes de modularização que podem contribuir na definição do produto/módulo com relação à manufaturabilidade e montabilidade. Nestas diretrizes consideram-se os aspectos de desmontagem, manutenção, capacidade de atualização, reutilização, entre outros, de forma a garantir que a manufatura e a montagem sejam consideradas, desde o início do projeto, nas decisões referentes à modularização. As diretrizes de modularização definidas vão refletir nos processos de fabricação e de montagem, fornecendo subsídios para desenvolver conceitos de projeto de produtos modulares visando à manufatura e montagem. Uma análise com referência ao uso do dendograma no planejamento da modularização de um produto com relação ao planejamento da manufatura e montagem serve como base para apresentar os possíveis módulos. Finalmente é apresentado um estudo de caso aplicando a metodologia MFD em um rachador de lenha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Costa Neto, Ermes Ferreira, Pedro Manuel González Del Foyo, and André Murilo De Almeida Pinto. "Abordagem Sistemática para Projeto de Sistemas de Manufatura Flexível baseada em Técnicas Formais." Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada 4, no. 3 (May 6, 2019): 40–51. http://dx.doi.org/10.25286/repa.v4i3.993.

Full text
Abstract:
Atualmente, as empresas de manufatura precisam de mais flexibilidade para permanecer competitivas no mercado. Novas técnicas para projetar e implementar sistemas de manufatura flexível em menos tempo são pontos cruciais para aumentar a produtividade em tais indústrias. O objetivo deste artigo é apresentar uma abordagem sistemática por meio do uso de diversas técnicas formais, a fim de automatizar processos de fabricação de forma rápida, evitando a migração de erros entre as fases do projeto. A chave para alcançar esse desempenho é usar formalismo equivalente em todas as fases do projeto, incluindo verificação e implementação. A abordagem foi aplicada à automação de uma célula de manufatura robotizada, tipo de sistema de manufatura flexível, e os resultados mostram que ela pode ser útil em aplicações reais da indústria, reduzindo o custo e diminuindo o tempo de desenvolvimento no processo de projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Severiano Filho, Cosmo. "Medição do desempenho de três linhas de fabricação instaladas em ambientes de manufatura avançada utilizando o modelo SAPROV." Gestão & Produção 5, no. 3 (December 1998): 239–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x1998000300006.

Full text
Abstract:
A avaliação do desempenho constitui matéria de relevante interesse para as organizações que têm implantado novas tecnologias de produção e de gestão. Este artigo avalia o desempenho em termos de produtividade, flexibilidade e qualidade de três linhas de produção, instaladas em ambientes avançados de manufatura, utilizando a metodologia do sistema SAPROV - Sistema de Avaliação da Produtividade Vetorial. A pesquisa realizada para teste e validação da metodologia SAPROV permitiu o processamento da avaliação por quatro procedimentos básicos: (1) determinação dos critérios de valor da manufatura; (2) determinação dos padrões referenciais de desempenho para cada critério de valor; (3) auditoria para avaliação do desempenho dos critérios de valor adotados na manufatura; e (4) aplicação dos indicadores para avaliação técnica e econômica do desempenho da manufatura. Neste sentido, o artigo analisa o procedimento de avaliação realizado, discutindo os resultados obtidos em cada uma das linhas, de modo a comprovar a legitimação do modelo SAPROV.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Mota, Luciana Guerra Santos, and Lis Figueiredo Souza Venancio Lopes Machado. "Manufaturas de tabaco: definição de uma tipologia arquitetônica e suas influências." Labor e Engenho 11, no. 1 (March 31, 2017): 48. http://dx.doi.org/10.20396/labore.v11i1.8648212.

Full text
Abstract:
O texto mostra o resultado de uma investigação acerca das tipologias arquitetônicas das manufaturas de fumo, visando estabelecer relações entre os edifícios analisados. O trabalho incorpora um levantamento de antigas fábricas de tabaco nacionais e internacionais encontrados, envolvendo dados históricos e físicos dos edifícios, como demolições, intervenções, restaurações, entre outros aspectos à que as antigas construções foram submetidas. Os dados foram obtidos através de artigos, livros e internet. A partir da organização dos dados em fichas, foi possível fazer comparações entre os edifícios estudados, retratando assim as principais características e influências da tipologia internacional às manufaturas de tabaco do Brasil. O resultado final aqui apresentado visa dar subsídios às futuras intervenções em edifícios da mesma tipologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Giordano, Caio Mezzeti, Eduardo De Senzi Zancul, and Vinícius Picanço Rodrigues. "Análise dos custos da produção por manufatura aditiva em comparação a métodos convencionais." Revista Produção Online 16, no. 2 (June 15, 2016): 499. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v16i2.1963.

Full text
Abstract:
A manufatura aditiva tem sido apontada como a tecnologia capaz de revolucionar os processos produtivos das empresas e de alterar as estratégias de produção atualmente empregadas. No entanto, hoje a manufatura aditiva ainda é essencialmente utilizada na produção de protótipos, em que se requer alta flexibilidade e baixos custos de ferramental específico. A tendência é que a manufatura aditiva passe a ser gradativamente utilizada como parte dos processos produtivos de produtos finais à medida que atinja maiores níveis de qualidade, tais como precisão dimensional, acabamento e tolerâncias, além de menores custos de produção, aproximando-se mais daqueles existentes na produção em larga escala. Neste cenário, este artigo visa analisar e comparar custos de produção para uma peça padrão produzida por meio de manufatura aditiva e por métodos convencionais de produção, analisando a viabilidade de implementação da tecnologia como parte essencial dos processos produtivos de empresas. A pesquisa proporciona também o estabelecimento de um padrão – peça padrão, suas características de projeto e volumes típicos de produção – a partir da qual análises periódicas possam ser realizadas ao longo dos próximos anos para avaliação de custos, com o aumento da escala e a consolidação da aprendizagem na produção dos equipamentos de manufatura aditiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Picanço Rodrigues, Vinícius, Eduardo de Senzi Zancul, Cauê Gonçalves Mançanares, Caio Mezzeti Giordano, and Mario Sergio Salerno. "Additive manufacturing: state-of-the-art and application framework." Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas 12, no. 4 (July 1, 2017): 1–34. http://dx.doi.org/10.15675/gepros.v12i3.1657.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Dalcol, Paulo R. T., and Marcio Zukin. "Flexibilidade de manufatura na indústria eletroeletrônica: percepção gerencial e aplicação." Gestão & Produção 5, no. 1 (April 1998): 18–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x1998000100002.

Full text
Abstract:
As empresas estão crescentemente percebendo a flexibilidade como uma estratégia para alcançar vantagem competitiva na manufatura. Este artigo visa fornecer conhecimentos recentes de como empresas da indústria eletroeletrônica estão lidando com a questão da flexibilidade. São apresentados e analisados alguns dos resultados mais relevantes da investigação empírica dos autores sobre manufatura de resposta rápida em 16 empresas líderes em 5 estados brasileiros, incluindo multinacionais. A pesquisa examina a percepção gerencial da importância das estratégias de flexibilidade. Ela também explora como essas empresas estão utilizando industrialmente conceitos e técnicas que melhoram a flexibilidade de manufatura da firma, em termos de freqüência de mudança e variedade de produtos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Beltrão, Gabriel. "Manufatura açucareira colonial: constituição, desenvolvimento e particularidade." Latitude 5, no. 1 (August 5, 2013): 133–58. http://dx.doi.org/10.28998/2179-5428.20110106.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Lira, Ana Claudia de Queiroz, Maria de Lourdes Barreto Gomes, and Vladyr Yuri Soares de Lima Cavalcanti. "Modelo de alinhamento estratégico de produção – MAP: contribuição teórica para a área de estratégia de produção." Production 25, no. 2 (February 13, 2015): 416–27. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6513.069911.

Full text
Abstract:
O fio condutor de investigação desse trabalho parte dos estudos sobre as abordagens de conteúdo e de processo de formulação de estratégias de produção e da constatação de que a avaliação do desempenho competitivo de produção de uma determinada unidade produtiva, bem como a força estratégica de sua função de produção vai além do entendimento sobre a ligação entre prioridades competitivas e áreas de decisão de produção. Dessa forma, foi proposto o modelo de alinhamento estratégico de produção – MAP, que explora essa avaliação de desempenho em quatro níveis de análise inter-relacionados: nível 1 – posições competitivas da empresa e da manufatura; nível 2 – posição competitiva de manufatura e paradigma estratégico de gestão de manufatura; nível 3 – paradigma estratégico de gestão de manufatura e estratégia de produção; nível 4 – prioridades competitivas e rede de valor de operações. A partir de uma discussão teórica envolvida em cada nível de análise do modelo, é possível afirmar que o modelo proposto se constitui em um arcabouço teórico importante de orientação, avaliação e análise da importância estratégica da função de produção nas empresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Rohde, Leonardo Rosa, and Denis Borenstein. "Representação em espaço de estados para a flexibilidade de roteamento." Gestão & Produção 11, no. 2 (August 2004): 251–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2004000200011.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve uma representação em espaço de estados para a flexibilidade de roteamento em sistemas de manufatura. A flexibilidade de roteamento é representada em três níveis de detalhamento, como segue: (i) grafo de precedências; (ii) grafo de transição de estados para a flexibilidade de seqüência; e (iii) grafo de transição de estados para a flexibilidade de roteamento. A terceira representação é a mais completa, sendo capaz de enumerar todas as possíveis rotas de uma peça no sistema de manufatura. Neste artigo ainda, será abordada a relação entre a representatividade e complexidade computacional para cada representação, auxiliando o processo de seleção do nível de representação mais adequado a um determinado contexto. A versatilidade desta representação permite que esta seja facilmente vinculada a outras ferramentas de análise e apoio, para o controle e projeto de sistemas flexíveis de manufatura, permitindo que estes sejam devidamente avaliados, compreendidos e mensurados. Por fim, a eficácia da representação é demonstrada por meio de sua aplicação em problemas de roteamento e mensuração da flexibilidade em sistemas de manufatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Sellitto, Miguel Afonso, Miriam Borchardt, and Giancarlo Medeiros Pereira. "Medição de tempo de atravessamento e inventário em processo em manufatura controlada por ordens de fabricação." Production 18, no. 3 (December 2008): 493–507. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132008000300007.

Full text
Abstract:
Este artigo trata da aplicação de um método para medição do tempo de atravessamento e do inventário em processo em operações de manufatura controladas por ordens de fabricação. Revisam-se os conceitos de tempo de atravessamento, inventário e filas em manufatura e apresenta-se o método proposto. Coletaram-se as datas de início e término e as quantidades fabricadas em cem ordens de fabricação de um fabricante de máquinas. O método foi aplicado e os resultados permitiram análises sobre a gestão do prazo e da confiabilidade de entrega e da fila na manufatura. Tais critérios podem ser importantes quando a competição no negócio também considera a rapidez e a confiabilidade nas entregas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Fernandes, Flávio César F., and Creusa Sayuri Tahara. "Um sistema de controle da produção para a manufatura celular parte I: sistema de apoio à decisão para a elaboração do programa mestre de produção." Gestão & Produção 3, no. 2 (August 1996): 135–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x1996000200002.

Full text
Abstract:
Este artigo e mais o artigo Parte II (Emissão de Ordens e Programação de Operações) fazem parte de um trabalho que visa integrar todas as atividades de programação da produção dentro do contexto de um Sistema de Controle da Produção, concebido para operar na manufatura celular semi-repetitiva. Para deixarmos claro o que entendemos por manufatura celular semi-repetitiva fazemos uma classificação dos sistemas de produção e uma taxonomia da manufatura celular. O sistema proposto foi concebido e implementado computacionalmente em 3 módulos (nível de produto final, de componentes e de operações). O primeiro é tratado neste artigo (Parte I), enquanto que outros dois módulos são tratados no outro artigo (Parte II).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Trindade, Áthila Rocha, and Luiz Satoru Ochi. "Um algoritmo evolutivo híbrido para a formação de células de manufatura em sistemas de produção." Pesquisa Operacional 26, no. 2 (August 2006): 255–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-74382006000200005.

Full text
Abstract:
O Problema de Formação de Células de Manufatura (PFCM) é uma questão central para um projeto de geração de células de produção em sistemas de manufatura. Este problema é basicamente descrito por um conjunto de partes de produtos e máquinas. O objetivo é o de construir clusters ou células de manufatura associando produtos com agrupamentos de máquinas. Este trabalho apresenta um novo algoritmo evolutivo híbrido para a solução do PFCM. São mostrados resultados computacionais do algoritmo proposto para um conjunto de instâncias disponíveis na literatura. Das 36 instâncias analisadas, o algoritmo proposto encontrou uma solução superior aos existentes em 8 casos e em 26 instâncias encontrou a mesma melhor solução da literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Gonçales Filho, Manoel, Fernando Celso de Campos, and Maria Rita Pontes Assumpção. "Revisão sistemática da literatura com análise bibliométrica sobre estratégia e Manufatura Enxuta em segmentos da indústria." Gestão & Produção 23, no. 2 (May 31, 2016): 408–18. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x1683-14.

Full text
Abstract:
Resumo O processo produtivo das indústrias cada vez mais ganha importante participação na construção de benefícios competitivos às empresas. Considerando a importância da Estratégia de Produção alinhada às operações como prioridade para a conquista de resultados positivos, uma reflexão teórica por meio de pesquisa exploratória e bibliográfica busca analisar a Manufatura Enxuta como uma Estratégia viável às operações, e uma segunda etapa objetiva a identificação da Estratégia de Produção Enxuta adotada pelas empresas nos vários segmentos de atuação. A problemática está em identificar e, possivelmente, afirmar que a Manufatura Enxuta aborda e pode ser o modelo viável para a realização da Estratégia no processo de manufatura para as organizações e para as usinas de açúcar e etanol do segmento sucroenergético.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Marin, Joice Ariane, André Luís Helleno, and Alexandre Tadeu Simon. "Sistema Milk-Run para o abastecimento interno de células de manufatura: Um estudo de caso no setor de autopeças." Revista de Ciência & Tecnologia 20, no. 39 (June 29, 2017): 59. http://dx.doi.org/10.15600/2238-1252/rct.v20n39p59-72.

Full text
Abstract:
O Sistema Milk-run é uma ferramenta da logística que pode ser utilizado tanto para o abastecimento externo da matéria-prima nas fábricas, como para o abastecimento interno nas células de manufatura. Este artigo apresenta as vantagens da utilização do sistema Milk-run no ambiente interno, ou seja, dentro das plantas fabris, para o abastecimento das células de manufatura. Além do levantamento bibliográfico sobre os benefícios e os requisitos necessários para implementação do sistema, foi realizado um estudo de caso em uma empresa do setor de autopeças; no qual a célula de manufatura foi otimizada por meio de 3 cenários. Concluiu-se que os cenários otimizados por meio de uso do Milk-run apresentaram muitos benefícios como redução de estoque em processo e aumento de produtividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Cardoso dos Santos Durão, Luiz Fernando, Marly Monteiro Carvalho, and Eduardo de Senzi Zancul. "Industrie 4.0: Network Formation on a Distributed Manufacturing Project." Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas 12, no. 4 (July 1, 2017): 131–52. http://dx.doi.org/10.15675/gepros.v12i3.1695.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Calia, Rogério Cerávolo, and Fábio Müller Guerrini. "Estrutura organizacional para a difusão da produção mais limpa: uma contribuição da metodologia seis sigma na constituição de redes intra-organizacionais." Gestão & Produção 13, no. 3 (December 2006): 531–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2006000300014.

Full text
Abstract:
A "Produção Mais Limpa" é uma metodologia criada para aumentar a sustentabilidade ambiental das manufaturas. Devido a sua importância para o desenvolvimento sustentável, a Produção Mais Limpa foi amplamente promovida pela Organização das Nações Unidas e por diversas redes de organizações visando à difusão desta metodologia. No entanto, após mais de dez anos de atuação, estas redes para a difusão da Produção Mais Limpa têm se confrontado com significativas e recorrentes barreiras organizacionais que limitam seu desempenho. Utilizando-se do referencial teórico de "organizações em rede" no contexto da inovação, este artigo se baseia num aprofundado estudo de caso sobre uma estrutura organizacional em rede dentro de uma empresa multinacional que opera dezenas de manufaturas em diversos países. Esta empresa triplicou o desempenho ambiental em toneladas de poluição prevenidas e multiplicou em oito vezes o número de projetos de Produção Mais Limpa bem sucedidos, após ter implementado uma estrutura organizacional em rede para aumentar sua capacidade de gerenciar projetos para a melhoria de processos. Para explicar os motivos de tal aumento de desempenho ambiental, o artigo utiliza a metodologia de modelagem organizacional Enterprise Knowledge Development (EKD) para descrever as interações entre os objetivos, regras e processos do Programa de Produção Mais Limpa desta corporação, assim como as suas estruturas de relacionamento entre os atores que viabilizaram a integração das competências necessárias para a geração de uma maior capacidade de inovação ambientalmente sustentável nas manufaturas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Abrão, Júlia Souza, and Viviane Dos Guimarães Alvim Nunes. "DESIGN DE PROJETOS COMPLEXOS: IMPLICAÇÕES AMBIENTAIS NO USO DAS MANUFATURAS SUBTRATIVAS." MIX Sustentável 5, no. 5 (December 6, 2019): 123–34. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2019.v5.n5.123-134.

Full text
Abstract:
A revolução ocorrida nos processos de fabricação, que se tornaram digitais com máquinas controladas por parâmetros computacionais, contribuiu para o surgimento dos softwares de modelagem, nos quais a criação se tornou quase irrestrita e muito mais complexa. Com isso, a relação entre design e produção foi reconfigurada, possibilitando ao designer o controle de todo o processo, desde a criação até a fabricação dos objetos. Ao mesmo tempo, a Fabricação Digital (FD) também trouxe consigo muitos desafios a serem superados, principalmente aqueles relacionados ao meio ambiente. Especialmente no caso da produção das máquinas fresadoras de comando numérico computadorizado (CNC), o alto volume de resíduos resultante de projetos com alta complexidade formal, sem possibilidade de reutilização, é motivo de preocupação. Este artigo, parte de uma pesquisa de mestrado em andamento, busca discutir as relações entre projeto e produção de objetos de pequena e média complexidade, especificamente aqueles relacionados aos processos de fabricação subtrativa, ou seja, de fresadoras CNC. A metodologia adotada nesse trabalho baseia-se na revisão de literatura, cujos referenciais teóricos preliminares estão associados a três temas: Fabricação Digital; Design e processos de fabricação; Sustentabilidade. Os resultados iniciais apontam para a desarticulação entre as diretrizes projetuais orientadas ao design sustentável, as geometrias complexas e os processos de fabricação digital, democratizados a partir da disseminação do acesso às tecnologias. Além disso, observa-se a necessidade de atualização nos conteúdos curriculares em disciplinas de projeto que respondam às novas demandas tecnológicas, tendo em mente aos limites ambientais do planeta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Sellitto, Miguel Afonso, and Cláudio Walter. "Medição e pré-controle do desempenho de um plano de ações estratégicas em manufatura." Gestão & Produção 12, no. 3 (December 2005): 443–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2005000300013.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é apresentar um método para a medição e o pré-controle de um plano de ações estratégicas em manufatura. Uma premissa de pesquisa é que o método possa modificar as medições com a mesma rapidez com que o ambiente competitivo se modifica, permitindo que a execução do plano estratégico se mantenha alinhada com os objetivos estratégicos de manufatura. Para testar e refinar o método, foi desenvolvido um estudo de caso em uma manufatura de ferramentas mecânicas. Foi recuperada a estratégia incremental de manufatura, composta por seis objetivos e um plano formado por quinze cursos de ação, e aplicado um método multicriterial para a definição de indicadores e de sua importância relativa. Partindo do desempenho atual medido pelos indicadores, o método mensura o potencial de cada ação em contribuir para o atingimento dos objetivos. Segue-se uma avaliação das lacunas entre o objetivo de desempenho, o desempenho atual e o desempenho esperado das ações. Avalia-se finalmente, em função dos potenciais de melhoria de desempenho de cada ação e das restrições de investimento, a priorização das ações. Resultam possibilidades de alterações na estratégia, que aumentam o valor pré-alimentado de desempenho, caracterizando a ação de pré-controle da estratégia. Uma parte dos resultados foi discutida, chegando-se a alternativas de continuidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Comin, Dionei Roberto, and Antonio Jose Santos. "APLICAÇÃO DO CONCEITO DE VSM EM UMA EMPRESA DO SETOR DE MÁQUINAS INDUSTRIAIS PARA PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS." Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção 8, no. 13 (July 8, 2020): 187. http://dx.doi.org/10.5380/relainep.v8i13.74043.

Full text
Abstract:
Atualmente empresas tem buscado cada vez mais métodos e ferramentas para auxiliar a enxergar os desperdícios e agir para eliminá-los. O sistema Toyota de Produção apresenta várias ferramentas de gestão que visam auxiliar a melhoria do sistema produtivo, uma delas é o Value Stream Mapping (VSM), ou Mapeamento de Fluxo de valor (MFV), com foco na eliminação dos desperdícios, otimização do fluxo de processos e informações na manufatura, por meio da construção de um mapa do cenário atual e perspectiva de um cenário futuro. Esse trabalho apresenta o VSM como uma ferramenta que auxilia na implantação dos princípios da produção enxuta nas operações de manufatura em uma empresa do setor de máquinas industriais customizadas para processamento de alimentos. No caso em questão a empresa produz equipamentos customizados, onde cada equipamento tem suas características construtivas próprias, apresentando variabilidade no tempo de produção de cada um. O VSM auxiliou a identificar os desperdícios e problemas na manufatura, demonstrando uma projeção futura de ganhos, onde os resultados preliminares já demonstram o potencial de melhoria para o processo atual de manufatura. Dentre os resultados mais relevantes, destacam-se a redução de ordens em processo, eliminação de gargalos, estoques intermediários e otimização do processo produtivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Hoffmann, Nicholas, Lucas Vinicius Reis, and Liane Mahlmann Kipper. "Cientometria dos sistemas de produção lean manufacturing e cleaner production: um olhar nos periódicos da ABEPRO." Revista Produção Online 18, no. 1 (March 15, 2018): 329–49. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v18i1.2796.

Full text
Abstract:
A cientometria é o estudo da produção científica por meio de análise quantitativa com o objetivo de verificar a produtividade de publicações referentes às diferentes áreas do conhecimento de diversos países, instituições e pesquisadores. Este estudo analisou a luz da cientometria, a evolução dos sistemas de produção: Manufatura Enxuta e Produção mais Limpa, no campo científico ao longo dos anos, a fim de esquematizar e esclarecer qual é o estado da arte na publicação de artigos desses assuntos no cenário brasileiro. Iniciou pelo levantamento do número de artigos relacionados aos assuntos nos três periódicos que constam no site da ABEPRO e publicações do ENEGEP. As pesquisas buscam a elaboração de uma análise quantitativa sobre a Manufatura Enxuta e Produção mais Limpa, levando em conta os índices dos periódicos como: título, autor, assunto, resumo e texto completo. Dos resultados encontrados destaca-se que as publicações sobre Manufatura Enxuta e Produção mais Limpa estão em crescimento no cenário nacional, porém há uma grande lacuna em relação à utilização dos sistemas de produção em conjunto. É preciso avançar nas pesquisas sobre Manufatura Enxuta e Produção mais Limpa e suas interações para que o conhecimento sobre estes sistemas de produção seja difundido no país e permita um crescimento da produção enxuta e de produção mais limpa e sem desperdícios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Proença, Adriano. "Manufatura integrada por computador e organização do trabalho." Production 1, no. 2 (December 1991): 97–106. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65131991000200004.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo analisar a economia da fábrica automatizada para, a partir daí, delinear um modelo coerente de organização do trabalho. A questão é situada sob o enfoque estratégico, e destaca-se a necessidade de um novo método de projeto da organização do trabalho para essas fábricas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Moraes Neto, Benedito Rodrigues de. "Maquinaria, taylorismo e fordismo: a reinvenção da manufatura." Revista de Administração de Empresas 26, no. 4 (December 1986): 31–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75901986000400003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Batista, Alfredo. "Processos de trabalho: da manufatura à maquinaria moderna." Serviço Social & Sociedade, no. 118 (June 2014): 209–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-66282014000200002.

Full text
Abstract:
Apresentar o movimento da categoria trabalho no interior dos processos de trabalho estruturados e efetivados desde o artesanato até a maquinaria moderna. Nesses processos ocorreram rupturas e continuidades na esfera da organização do trabalho, bem como nas instâncias da revolução científica e tecnológica. Os resultados manifestados nas relações cotidianas, durante os processos de trabalho, entre os homens e a natureza contribuíram para criar campos de possibilidades de objetificações que afastaram os homens das barreiras naturais. No entanto, as experiências vivenciadas pelos trabalhadores ampliaram o universo individual e coletivo de reificação em seus diferentes níveis de sociabilidade, dificultando e impedindo-os de viverem e estruturarem uma vida plena de sentido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Pordeus, Eliacy Cavalcanti Lélis. "Alinhamento estratégico em um sistema flexível de manufatura." Exacta 4, esp (March 18, 2008): 69–72. http://dx.doi.org/10.5585/exacta.v4iesp.731.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Tonidandel, Flavio, and Márcio Rillo. "Planejamento de ações para automação inteligente da manufatura." Gestão & Produção 9, no. 3 (December 2002): 345–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2002000300009.

Full text
Abstract:
Este artigo investiga o uso do sistema FAR-OFF na área da Automação da Manufatura. O sistema FAR-OFF possui característica similar aos sistemas de planejamento baseado em busca heurística, os quais têm apresentado excelentes resultados nos últimos anos na área de planejamento. Entretanto, em vez de ser um sistema generativo, o FAR-OFF é um sistema de planejamento baseado em casos que garante estabilidade para solucionar problemas em tempo aceitável. Os resultados apresentados pelo sistema no domínio de logística mostram que este é um sistema promissor para automação inteligente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Georges, Marcos Ricardo Rosa. "Modelo de gestão da manufatura para competição global." Revista de Empreendedorismo, Negócios e Inovação 2, no. 1 (June 10, 2018): 67–75. http://dx.doi.org/10.36942/reni.v2i1.200.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um modelo de gerenciamento que busca orientar a tomada de decisões no âmbito da adoção de novas tecnologias e métodos de gestão de forma a contribuir significativamente para a obtenção de uma capacidade de competição perene que conduza as organizações ao estado da competitividade empresarial. Este modelo de gestão da manufatura para a competição global parte da percepção dos padrões globais de competitividade exigidos para um mercado a ser explorado, identificando claramente qual o fator de diferenciação que cria uma vantagem competitiva e, a partir de uma compreensão sistêmica do funcionamento do sistema de manufatura, desenvolve-se um quadro comparativo que auxilia a escolha de quais métodos e tecnologias são mais relevantes para a criação e manutenção desta vantagem competitiva geradora do fator de diferenciação desta empresa em relação ao mercado, conduzindo-a então, ao estado da competitividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Paiva, Ely Laureano, Andrew Beheregarai Finger, and Rafael Teixeira. "Novas tecnologias e desempenho operacional: um estudo internacional comparativo." Revista de Administração de Empresas 54, no. 2 (April 2014): 126–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-759020140202.

Full text
Abstract:
Este estudo investiga a influência da antecipação de novas tecnologias sobre o desempenho em empresas de manufatura. Complementarmente, foi realizada uma análise comparativa entre plantas industriais localizadas em outros países e no Brasil. Para testar essas questões, foram coletados dados de 337 empresas em 11 países, incluindo o Brasil. Aspectos-chave na gestão de operações, como estratégia de manufatura, integração funcional, gestão da cadeia de suprimentos e parceria com fornecedores, foram considerados relevantes para antecipação de novas tecnologias por empresas. Os resultados sugerem que estratégia de manufatura, integração funcional e parceria com fornecedores são importantes para a antecipação de novas tecnologias por empresas localizadas em outros países, enquanto apenas a integração funcional é importante para as empresas brasileiras. Por fim, existem evidências que sugerem um impacto positivo entre antecipação de novas tecnologias e desempenho operacional, tanto para as empresas internacionais como para as empresas brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Cruz, Valcir de Jesus Sousa da, and Luiz Fernando Paulillo. "Governanças híbridas complementares aos contratos de manufatura: um estudo de caso." Gestão & Produção 23, no. 4 (December 12, 2016): 842–52. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x3363-16.

Full text
Abstract:
Resumo: Este trabalho tem por objetivo mostrar as formas de governança complementares aos contratos de uma empresa dona de marcas (OEM) utilizando os princípios teóricos da Nova Economia Institucional para o desenvolvimento dos modos de governança híbrida. Foi realizado um estudo de caso, sendo entrevistados os gerentes das áreas de desenvolvimento de produtos, suprimentos e manufatura para medir suas percepções a respeito da utilização de mecanismos complementares aos contratos para a coordenação dos fornecedores de serviço de manufatura eletrônica (EMS). Verificou-se que, devido aos investimentos em especificidades de ativos de propriedade intelectual e de marca, assim como às incertezas relacionadas ao ambiente de negócio, os contratos se mostraram insuficientes para governar as transações. As análises realizadas permitiram mostrar que as transações de fornecimento de manufatura eletrônica são coordenadas por mecanismos complementares aos contratos, através de um modelo de governança híbrida formado por confiança, mutualismo e liderança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography