To see the other types of publications on this topic, follow the link: Manutenção centrada na fiabilidade.

Journal articles on the topic 'Manutenção centrada na fiabilidade'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 47 journal articles for your research on the topic 'Manutenção centrada na fiabilidade.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Cerveira, Diego Santos, and Miguel Afonso Sellitto. "Manutenção centrada em confiabilidade (MCC): análise quantitativa de um forno elétrico a indução." Revista Produção Online 15, no. 2 (June 15, 2015): 405. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v15i2.1615.

Full text
Abstract:
<p><span>O objetivo deste artigo é definir uma estratégia de manutenção para um forno elétrico a indução, instalado em uma fundição de aços especiais. O método de pesquisa foi a modelagem quantitativa. O método proposto é baseado na metodologia da Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC), aplicada a equipamento industrial. Análises quantitativas de confiabilidade, mantenabilidade e disponibilidade foram usadas como ferramentas de apoio à definição da estratégia de manutenção do equipamento. Para a pesquisa, foram coletados dados históricos de tempo até o reparo (TTR) e tempo entre falhas (TBF) do equipamento em estudo. Com o auxílio do <em>software </em>ProConf 2000, foram identificadas e modeladas as distribuições mais adequadas para esses tempos: lognormal (TTR) e Weibull (TBF). Com os valores obtidos foi possível calcular a disponibilidade do equipamento, <em>Av</em> = 98,18%, e o fator de forma</span><span> <em>g</em> </span><span>= 1 d</span><span>a distribuição de Weibull. Foi possível posicionar o equipamento na curva da banheira, na fase de maturidade e definir a melhor estratégia de manutenção para este caso, a preditiva. Por fim, discutiu-se a estratégia adotada atualmente pela empresa e apresentaram-se sugestões de desenvolvimento para esta estratégia.</span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Diedrich, Adriano, and Miguel Afonso Sellitto. "Manutenção Centrada em Confiabilidade: estudo de caso na indústria de bebidas." Produção em Foco 4, no. 1 (June 25, 2014): 133–55. http://dx.doi.org/10.14521/p2237-5163.2014.0005.0006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Corrêa, Rodrigo Fernandes, and Acires Dias. "Modelagem matemática para otimização de periodicidade nos planos de manutenção preventiva." Gestão & Produção 23, no. 2 (June 2016): 267–78. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x2001-15.

Full text
Abstract:
Resumo Propõe-se, com este trabalho, apresentar o desenvolvimento de um modelo de otimização de periodicidade dos planos de manutenção preventiva de ativos industriais por meio do estudo da vida útil dos sistemas, fundamentado pelo uso, tempo, condição, custos. A modelagem matemática utilizada foi implementada computacionalmente por meio do MATLAB. O objetivo do modelo é proporcionar maior confiabilidade às instalações, alinhadas ao resultado financeiro do negócio. A linha de pesquisa está integrada ao processo de gerenciamento de manutenção centrada em confiabilidade (MCC).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Elias Tadeu da, Claudio Luis Piratelli, and Jorge Alberto Achcar. "Estudo da manutenção de equipamentos de uma usina de etanol sob a metodologia MCC (manutençâo centrada na confiabilidade)." Revista Produção Online 20, no. 4 (December 21, 2020): 1331–53. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v20i4.4130.

Full text
Abstract:
A manutenção e a sua gestão possuem uma importância substancial na busca de vantagem competitiva para as empresas. Por isso, a análise de confiabilidade de seus equipamentos é parte fundamental para a definição da estratégia de manutenção mais adequada. O objetivo deste estudo é avaliar por meio da metodologia MCC (Manutenção Centrada na Confiabilidade) a curva do ciclo de vida de uma usina de cana de açúcar localizada na região central do Estado de São Paulo e desta forma responder se a atual estratégia é a mais adequada para o gerenciamento da sua manutenção. O método de pesquisa utilizado foi baseado na modelagem estatística aplicada aos tempos entre falhas (TBF) e aos tempos de reparo (TTR) de todos os equipamentos industriais que paralisam a operação da moenda, ou seja, a interrupção na linha de produção. Estes tempos foram modelados por uma distribuição de probabilidade de Weibull e os resultados mostram que dentre as estratégias utilizadas pela usina, o uso intensivo da manutenção preventiva sem um critério definido para vários tipos de manutenção (emergencial, preventiva, corretiva e preditiva) durante a safra não é adequado. Como a análise estatística identificou, historicamente estes equipamentos se encontram na fase de mortalidade infantil do ciclo de vida útil, portanto sugere-se eliminar a causa raiz das falhas utilizando estratégias mais apropriadas e recomendadas pela literatura como as manutenções corretivas e emergenciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Paulo, R. M. Miranda, and L. Quintino. "Proposta de uma metodologia para avaliação de defeitos de soldadura na manutenção de equipamentos sob pressão." Soldagem & Inspeção 16, no. 2 (June 2011): 177–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-92242011000200010.

Full text
Abstract:
A utilização de técnicas avançadas de controlo não destrutivo como o Time of Flight Detection (ToFD) e o Phased Array para inspeção em manutenção de reservatórios de pressão permite a caracterização de numerosos defeitos não detectados durante a construção, como defeitos planares, cuja detecção por radiografia depende da sua orientação. Estas técnicas têm conduzido a um aumento substancial da fiabilidade dos equipamentos, uma vez que a detecção de defeitos num estágio inicial de desenvolvimento permite planear as intervenções, reduzir paragens e tempos não produtivos. Os defeitos de fabrico são identificados nas inspeções de manutenção pelo fato das técnicas usadas serem mais precisas e as áreas inspecionadas maiores do que as requeridas após construção. Alguns defeitos são facilmente classificados como tendo origem no fabrico e construção, mas outros não conseguem distinguir-se dos provocados pelas condições de serviço. Neste sentido, a decisão importante a tomar é a de avaliar se a evolução do defeito é possível de ocorrer, baseada no conhecimento das condições de serviço, do material, da dimensão e localização do defeito. Este artigo pretende fazer uma proposta de metodologia de avaliação de defeitos baseada num conjunto substancial de casos industriais de modo a apoiar o pessoal técnico nas fases de decisão em manutenção, inspeção e reparação de defeitos em juntas soldadas em reservatórios de pressão de processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Duarte, Antônio Marcos Paiva, Gilberto Vargas Arenas Miranda, and Márcio Zamboti Fortes. "Manutenção centrada em confiabilidade (MCC): pesquisa ação de implantação em uma fábrica de pneumáticos." Ciência & Engenharia 22, no. 1 (April 3, 2017): 79–85. http://dx.doi.org/10.14393/19834071.2013.21011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mendes, Angélica Alebrant, and José Luis Duarte Ribeiro. "Um estudo do suporte quantitativo necessário para a operacionalização da MCC." Production 21, no. 4 (June 17, 2011): 583–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132011005000032.

Full text
Abstract:
Este artigo investiga o suporte quantitativo necessário à operacionalização da manutenção centrada em confiabilidade (MCC). Inicialmente, foram identificadas na literatura dez atividades consideradas essenciais para a operacionalização da MCC e os métodos quantitativos que podem dar suporte a essa metodologia. A seguir, foram realizadas entrevistas em empresas manufatureiras a fim de verificar a utilização dos métodos descritos na literatura e identificar outros métodos usados. Como resultado, foi elaborado um quadro que associa as atividades essenciais da MCC aos métodos quantitativos, juntamente com uma breve descrição das contribuições de cada método. Entre os métodos quantitativos identificados, destaque para o uso de distribuições de probabilidade, que suporta várias atividades da MCC. Os métodos de engenharia econômica e a simulação de Monte Carlo também merecem destaque, pois permitem análises mais sofisticadas associadas a custo e desempenho de ençãsistemas produtivos sujeitos à manutenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Campos, Luciana Aparecida de, and Roque Antônio de Moura. "APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE, COMO METODOLOGIA NA MANUFATURA SUBSTRATIVA DE USINAGEM EM CILINDROS." CIMATech 1, no. 6 (December 4, 2019): 115–25. http://dx.doi.org/10.37619/issn2447-5378.v1i6.230.115-125.

Full text
Abstract:
A falta de confiabilidade em máquinas e equipamentos, nas atividades produtivas, causam falhas que comprometem a disponibilidade do equipamento, reduzindo assim a competitividade de tal forma que afetem os negócios da organização. Este trabalho propõe a utilização da ferramenta módulo de falhas e seus efeitos aplicando na manutenção centrada na confiabilidade, respeitando o histórico do equipamento, suas peculiaridades e condições de uso. O método, além de vasta pesquisa literária, contará com a análise, levantamento e histórico necessários para adoção de uma disponibilidade confiável na aplicação de análise de falhas integrado à um torno computadorizado visando reduzir as ocorrências das falhas. O resultado além, do conhecimento disponível, contribuirá com uma abordagem mais abrangente possível e detalhada, embasada em uma vasta revisão bibliográfica detalhada que culminará com análise crítica. Nesse viés conclui-se que utilizando a metodologia de pesquisa-ação, reduziu as falhas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Carvalho, Alex Luis de, and Nilton Luiz Menegon. "A pertinência dos documentos prescritos nas atividades dos profissionais de manutenção industrial: o caso de uma indústria automobilística." Gestão & Produção 21, no. 1 (March 2014): 143–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2014000100010.

Full text
Abstract:
Um grande número de trabalhos de manutenção é descrito em procedimentos escritos precisos. Tais procedimentos dizem respeito a um determinado tipo de equipamento/máquina. Nos procedimentos de manutenção, as reparações dos equipamentos são descritas dentro de um padrão de estabilidade e normalidade onde todas as operações ocorrem de acordo com o esperado, como se fossem feitas na oficina, como equipamentos isolados. Mas na realidade, as reparações ocorrem em ambientes complexos. Frequentemente, as regras descritas nos procedimentos devem ser adaptadas, ou por vezes desrespeitadas, para permitir o reparo em condições reais. Este artigo é o resultado de pesquisa realizada em uma área de manutenção de máquinas de uma indústria automobilística, objetivando compreender a pertinência das prescrições para a realização das intervenções de manutenção, sejam elas corretivas ou preventivas. Baseada nos pressupostos metodológicos da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), centrada na distinção entre trabalho prescrito e trabalho real e entrevistas em autoconfrontação, a atividade efetivamente realizada foi confrontada com a prescrição, evidenciando diversas fontes de variabilidade, constrangimentos e imprevistos que são geridas pelos profissionais durante o curso da ação, mobilizando suas competências, baseadas na experiência e saber acumulado, bem como estratégias de antecipação para o controle das situações e modos operatórios nem sempre conscientes, o que garante "de fato" o compromisso eficaz entre produção e segurança. Os resultados do estudo indicam que essas prescrições, ainda que elaboradas com a participação efetiva dos profissionais, são ineficientes para o trabalho vivo. Os constrangimentos manifestos no trabalho real decorrem da própria lógica da atividade viva, abismo inevitável entre o prescrito e o real.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lisboa, Armando de Melo. "Economia política aristotélica: cuidando da casa, cuidando do comum." Logeion: Filosofia da Informação 4, no. 1 (October 10, 2017): 36–72. http://dx.doi.org/10.21728/logeion.2017v4n1.p36-72.

Full text
Abstract:
A sociedade não se iniciou com a civilização grega, porém fundamentou a civilização ocidental. Pretende-se fazer uma reflexão sobre as questões econômicas do mundo antigo, quando Aristóteles anteviu crescente inserção mercantilista na sociedade e tratará a polis com uma grande autonomia humana. A sociedade grega clássica está centrada na cidade-estado, a polis, a qual era, para os gregos, o estágio final e completo da vida social, a única forma possível de existência civilizada. O conceito aristotélico de economia como ação/política do “cuidar”, como a ciência que busca o melhor uso das riquezas destinadas a manutenção e aperfeiçoamento da vida social, auxilia o mundo moderno à construção de um pensamento econômico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Araujo, Luiz Alberto David, and Carlos Eduardo Pianovski Ruzyk. "A perícia multidisciplinar no processo de curatela e o aparente conflito entre o Estatuto da Pessoa com Deficiência e o código de processo civil: reflexões metodológicas à luz da teoria geral do direito." Revista de Direitos e Garantias Fundamentais 18, no. 1 (June 14, 2017): 227. http://dx.doi.org/10.18759/rdgf.v18i1.867.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa a questão sobre a manutenção ou não da vigência do artigo 1771 do Código Civil, na redação instituída pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, diante do advento do Código de Processo Civil de 2015. A doutrina majoritária tem sustentado a revogação da norma do Código Civil, ante a vigência posterior do CPC em relação ao EPD. O que se sustenta no artigo é que, diversamente da compreensão majoritária, uma interpretação teleológica e centrada no status constitucional da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência deve conduzir a conclusão de que a redação do artigo 1771 instituída pelo EPD se mantém vigente, mesmo após o advento do CPC 2015.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Santos, Marcos Andrade Alves dos, Jarles Lopes de Medeiros, Antoniele Silvana De Melo Souza, Antoniel Dos Santos Gomes Filho, José Edicarlos Araújo, and Juliana Alice Costa Freire. "Sustentabilidade: Uma Questão Paradigmática / Sustainability: A Paradigmatic Issue." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, no. 45 (May 30, 2019): 70–81. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1691.

Full text
Abstract:
Estudos recentes sobre desequilíbrios ambientais têm confirmado a vulnerabilidade dos ecossistemas à ação humana. Esta pesquisa objetiva refletir sobre as dimensões paradigmáticas da sustentabilidade na agenda contemporânea através de uma pesquisa bibliográfica. A grave crise da Natureza Viva possui raízes no modelo de pensamento linear cartesiano. Encontramos nos teóricos a defesa em favor da manutenção da complexidade da Natureza, assim como o cultivo de valores humanos associados ao cuidado. Os autores configuram argumentos que quando reunidos fornecem a compreensão que isto se dá através da transformação do modelo de pensamento para uma concepção que, centrada na complexidade, conceda à humanidade a possibilidade de se compreender como participante de um sistema complexo: A Natureza Viva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Garcia, Simone Domingues, Maria do Carmo Lourenço Haddad, Mara Solange Gomes Dellaroza, Daniele Bernardi da Costa, and Juranda Maia de Miranda. "Gestão de material médico-hospitalar e o processo de trabalho em um hospital público." Revista Brasileira de Enfermagem 65, no. 2 (April 2012): 339–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672012000200021.

Full text
Abstract:
Estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa. Objetivou-se identificar a percepção sobre a gestão de material médico-hospitalar no processo de trabalho de profissionais em hospital público de média complexidade. As informações foram levantadas utilizando a questão norteadora: como a gestão de materiais influencia o seu processo de trabalho? A análise dos relatos permitiu identificar cinco categorias denominadas: ausência de autonomia na escolha dos materiais, falta de manutenção de equipamentos, burocracia no processo de compra, falta de qualidade e ausência de envolvimento dos profissionais na gestão de materiais. Concluiu-se que a gestão de materiais é centrada na direção de enfermagem, necessitando de maior participação dos outros profissionais na escolha dos materiais em uso, para reduzir as fragilidades encontradas nesse processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Bedin, Gilmar Antonio, and Aline Michele Pedron Leves. "A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS E SEU PAPEL NA MANUTENÇÃO DA PAZ: UMA ANÁLISE SOBRE SUAS POTENCIALIDADES POLÍTICAS." Revista Direitos Humanos e Democracia 7, no. 14 (December 23, 2019): 215–31. http://dx.doi.org/10.21527/2317-5389.2019.14.215-231.

Full text
Abstract:
O retorno à história da civilização demonstra que esta sempre foi permeada por inúmeros conflitos, paradoxos e incoerências, como também por conquistas e significativos progressos. Isso significa que a sociedade internacional foi palco de profundas transformações que a tornaram mais complexa e menos centrada na figura dos Estados soberanos. Notadamente, a partir da Segunda Guerra Mundial, a manutenção da paz e da segurança internacional emergiram enquanto necessidades vitais. Assim sendo, com o fenômeno da globalização e o surgimento de novos atores internacionais, verificou-se o deslocamento do velho sistema anárquico Westfaliano para um conjunto internacional de arranjos bifurcados, assentado em uma sociedade multicêntrica e interdependente. Daí, portanto, o presente artigo objetiva analisar, por meio do método hipotético-dedutivo e da técnica de pesquisa bibliográfica, o papel desempenhado pela ONU no que diz respeito a sua missão fundamental para o estabelecimento de uma comunidade de paz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Ferretti, Fátima, Rosane Paula Nierotka, and Márcia Regina da Silva. "Concepção de saúde segundo relato de idosos residentes em ambiente urbano." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 15, no. 37 (May 13, 2011): 565–72. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832011005000014.

Full text
Abstract:
A saúde é um fenômeno que difere de acordo com os aspectos biológicos, culturais, ambientais, sociais e históricos e o modo como cada ser humano viveu sua vida. Este estudo teve como objetivo conhecer a concepção de saúde de idosos residentes em ambiente urbano. Trata-se de pesquisa descritiva com uma amostra de 17 idosos. Na coleta optou-se por uma entrevista semiestruturada. A análise dos dados mostrou que a concepção de saúde está centrada na manutenção da independência, no apoio da família e no sentir-se responsável pelo modo de viver a vida. Perceber-se como ator do processo de viver e envelhecer demonstra que o idoso assume sua corresponsabilização pela saúde vivida hoje, evidenciando uma mudança de comportamento social e político, da passividade para a participação ativa no processo de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Arturi, Carlos Schmidt. "O REGIME DEMOCRÁTICO NO BRASIL: NOTAS PARA UMA AGENDA DE PESQUISA." Revista Debates 5, no. 1 (June 30, 2011): 163. http://dx.doi.org/10.22456/1982-5269.20401.

Full text
Abstract:
O trabalho apresenta uma série de notas para uma agenda de pesquisa sobre a consolidação da democracia no Brasil, orientada pelas seguintes questões: o regime democrático em que vivemos tem sua consolidação ameaçada pelo descrédito institucional atual sobre sua representação, funcionamento e desempenho? Corremos o risco de perpetuação, ou mesmo agravamento, das condições de uma democracia política pouco eficaz em garantir os direitos civis da maioria da população? Estes dilemas dizem respeito a variáveis sociais, institucionais e culturais básicas para a legitimação do regime democrático-representativo. A análise foi centrada nos constrangimentos atuais ao regime democrático que encontram suas raízes no processo de transição e na tradição política do país, onde se destacam a grande desigualdade social ainda vigente e a violência crescente, que provocam graves efeitos políticos, tais como o encolhimento da comunidade política e a dificuldade de manutenção do Estado de Direito democrático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Baggenstoss, Grazielly Alessandra. "A subjetividade jurídica e o pacto heterocisnormativo." Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES 9, no. 2 (July 23, 2021): 105. http://dx.doi.org/10.18316/redes.v9i2.6867.

Full text
Abstract:
O Direito, como um discurso do Estado, traz em si o enviesamento do discurso liberal do projeto de humanidade formado pela modernidade, primando pela universalidade. Contudo, a configuração discursiva atual do Direito brasileiro também traz os aspectos materiais do contexto de sua origem: centrada na figura do homem, branco, burguês. Ao ocultar os aspectos materiais de sua genealogia, oculta, também, a pluriversalidade das pessoas. Assim, a partir do exame de como se forma a subjetividade jurídica, revela-se a racialização e o sistema sexo-gênero ocultado pelo discurso jurídico e entende-se como suas estruturas corroboram para a manutenção de exclusões no meio social. Para compreender tais mecanismos, a presente pesquisa, caracterizada como bibliográfica narrativa, de abordagem qualitativa e caráter descritivo-explicativo, pretende apresentar como o Direito produz o sujeito mulher a partir da subjetividade jurídica caracterizada pela heterocisnormatividade e fortalecida pelo pacto heterocisnormativo, categoria que se propõe nesta pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Ferreira, Marilise, and Luciane Najar Smeha. "A experiência de ser mãe de um filho com autismo no contexto da monoparentalidade." Psicologia em Revista 24, no. 2 (December 21, 2018): 462–81. http://dx.doi.org/10.5752/p.1678-9563.2018v24n2p462-481.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou conhecer a experiência de ser mãe de um filho com autismo no contexto da monoparetalidade. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual participaram quatro mães de filhos com Transtorno do Espectro Autista. Utilizou-se entrevista semiestruturada e, posteriormente, os dados foram submetidos à análise textual qualitativa. Os resultados revelaram que os sentimentos e desafios são semelhantes aos de mães de filhos com autismo que não vivem no contexto monoparental. Acredita-se que a diferença possa estar na intensidade, isto é, na monoparentalidade, as dificuldades podem ser agravadas pela ausência de um companheiro. Sobre a possibilidade de um novo relacionamento afetivo, quando há, mesmo que remota, não está centrada na necessidade de auxilio nos cuidados com o filho, mas no apoio emocional. Entre os fatores que contribuem para a manutenção da monoparentalidade, destacam-se a priorização do papel materno, a adolescência do filho, além de, uma rede de apoio restrita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Ramos, Fabiana Pinheiro, and Helerina Aparecida Novo. "Mídia, violência e alteridade: um estudo de caso." Estudos de Psicologia (Natal) 8, no. 3 (December 2003): 491–97. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2003000300016.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho é discutir algumas representações que circularam na mídia impressa a respeito do caso de um seqüestro de ônibus que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, em junho do ano 2000. O seqüestro foi transmitido ao vivo pela TV e teve um desfecho trágico, tendo recebido ampla cobertura nos meios de comunicação. Foram analisadas duas matérias de revistas semanais de circulação nacional e setenta matérias de um jornal de grande circulação em São Paulo e no resto do país. A discussão é centrada na figura do agente da violência - o criminoso, a partir da perspectiva da produção da alteridade. Os resultados apontam que a mídia, na maioria das vezes, contribui para a mitificação do fenômeno da violência e para a manutenção da concepção de que a violência é um problema individual de alguém que não sabe lidar com suas emoções e dificuldades, e que merece, portanto, ser excluído do convívio social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Machado, Luis Rodrigo, Pedro Txai Brancher, Raul Cavedon Nunes, and Bruno Kern Duarte. "Elementos da Modernização Naval Chinesa: a Política de Defesa e a Doutrina Naval sob a Luz de seus desafios Estratégicos." Conjuntura Austral 7, no. 33-34 (February 15, 2016): 75. http://dx.doi.org/10.22456/2178-8839.59300.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo avaliar a Política de Defesa e a doutrina naval da República Popular da China à luz de seus desafios estratégicos. Com este intuito foram discutidos: os desafios estratégicos chineses em seu entorno regional a partir da importância das Linhas Marítimas de Comunicação e da suposta formação do “Cordão de Pérolas”; a adoção por parte da China da doutrina da Defesa Ativa e sua relação com as capacidades de Antiacesso e Negação de Área; e por fim,a modernização naval chinesa, centrada nos mísseis e suas plataformas de entrega para a realização das tarefas de A2/AD e a efetivação da Defesa Ativa.Concluiu-se então, que a modernização militar naval da China visa responder aos objetivos doutrinários de preparação da Defesa Ativa e A2/AD, bem como à a manutenção do desenvolvimento econômico e das Políticas Externa e de Defesa chinesa sem, entretanto, possuir capacidade de projeção de poder além de sua região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Carvalho, Jéssyca Tomaz de, and Adriano Rodrigues de Oliveira. "O AGRONEGÓCIO NO BRASIL: O DISCURSO DA FRAÇÃO DE CLASSE REINANTE / Agribusiness in Brazil: the prevailing discourse of class fraction / L'agrobusiness au Brésil: le discours d'une fraction de la classe dirigeante." REVISTA NERA, no. 58 (May 4, 2021): 28–55. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v0i58.8082.

Full text
Abstract:
O modelo econômico hegemônico pautado na commoditização do Brasil tem submetido os povos do campo e das florestas a processos de expropriação e violência. Diante da apropriação dos bens comuns, da concentração de terras e da químico-dependência, torna-se fundante desvelar a construção ideológico-conceitual do agronegócio centrada nos indicadores econômicos que se ancora na manutenção de subsídios propiciados por um Estado burguês, facilitador da subsunção da renda da terra e da vida pelas corporações de commodities. Analisamos as estratégias político-discursivas, empreendidas pelo agronegócio, demonstrando as características hegemônicas e a unidade de discurso como campo conceitual de persuasão-convencimento da sociedade. Por fim, demonstramos as estratégias em marcha, no Governo Bolsonaro, para viabilizar a apropriação dos territórios bloqueados ao processo de acumulação ampliada do capital via agronegócio e mineração. Como citar este artigo: CARVALHO, Jéssyca Tomaz de; OLIVEIRA, Adriano Rodrigues de. O agronegócio no Brasil: o discurso da fração de classe reinante. Revista NERA, v. 24, n. 58, p. 28-55, mai.-ago., 2021.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Bertolino, Joselane Ramos Magalhães, and Carlos Alexandre De Bortolo. "MOBILIDADE URBANA E ACESSIBILIDADE: PROCESSOS E REFLEXÕES NA CIDADE DE MONTES CLAROS-MG." Geoingá: Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE/UEM) 12, no. 2 (November 24, 2020): 117–35. http://dx.doi.org/10.4025/geoinga.v12i2.53200.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo refletir a mobilidade urbana na vertente das calçadas como espaços de uso público a partir de uma análise de determinados locais na cidade de Montes Claros-MG. A metodologia empregada encontra-se centrada em pesquisa bibliográfica com ênfase em acessibilidade e mobilidade urbana, especialmente na leitura da NBR 9050/2004 que define parâmetros e critérios relacionados à construção de calçadas, além do Plano Diretor de Montes Claros e da Lei Nº 3.745, de 05 de junho de 2007, que trata da construção e manutenção das calçadas do município. Buscando enfatizar sobre as barreiras que impossibilitam a livre circulação dos pedestres, também foi realizada uma observação de algumas calçadas na cidade, que a partir do registro fotográfico, pode-se perceber que muitos espaços não obedecem às normas e critérios municipais e federais no que se refere a uma calçada corretamente construída. Mobilidade urbana adentra no uso coerente dos espaços de uso público, fato que permite à população circular de forma livre e segura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Sousa, Célia, Miguel Santos, and Daniela Cruz. "NOTA TÉCNICA Controlo de afluências indevidas na Águas de Barcelos." Águas e Resíduos, no. 9 (December 2020): 41–45. http://dx.doi.org/10.22181/aer.2020.0904.

Full text
Abstract:
As afluências indevidas às redes de drenagem de águas residuais têm impactes ambientais, económicos e sociais muito relevantes. Com a consciencialização da dimensão deste problema, a Águas de Barcelos elaborou um Plano de Controlo de Afluências Indevidas 2018-2023 que tem como principais objetivos: i) diminuir os custos diretos das afluências indevidas; ii) diminuir os custos indiretos relacionados com horas de bombagem, custos de energia e custos de manutenção associados à entrada de caudais indevidos; iii) diminuir o risco de incumprimento da legislação nacional e o risco de contaminação dos meios recetores por ocorrência de descargas excedentes e; iv) aumentar a fiabilidade e resiliência da infraestrutura ao longo dos anos. A implementação deste plano permitiu em 2018 a deteção de 451 ligações pluviais ilícitas à rede de drenagem de saneamento, 220 ligações ilícitas de saneamento, 169 infiltrações em infraestruturas e um ilícito industrial com uma descarga mensal de cerca de 10 000 m3 de efluente industrial não faturado. The rainfall-derived infiltration and inflow (RDII) on wastewater drainage systems present relevant environmental, economic and social impacts. With the heightened awareness of the problem, the Águas de Barcelos developed a Rainfall-Derived Infiltration and Inflow Control Plan 2018-2023 with main objectives: i) reduce RDII direct costs; ii) reduce indirect costs with pumping hours, energy and maintenance costs, related to RDII input; iii) reduce the risk of non-compliance with legal requirements and the risk of contamination of the receiving environment by the occurrence of overflows and; iv) increase the infrastructure reliability and resilience over the years. The implementation of this plan enabled, in 2018, the detection of 451 illicit stormwater connections to the wastewater drainage system, 220 illicit domestic wastewater connections, 169 inflows and an illicit industrial connection with 10 000 m3 monthly average discharge.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Hasselmann, Janaína Gonçalves, Roberta Barros Meira, and Maria Luiza Schwarz. "“TURILA KOTA NDUNJE JA KOTA JAVULA”." Sankofa (São Paulo) 11, no. 21 (September 24, 2018): 51–72. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2018.150530.

Full text
Abstract:
Escrever a história dos saberes e das memórias que envolvem o candomblé angola é condensar o patrimônio, reunindo o natural e o cultural em uma narrativa ímpar que investe, acima de tudo, na transmissão e na recepção de conhecimentos produzidos por uma experiência de séculos. Assim, o trabalho compõe-se principalmente da análise de sentidos, que, por sua vez, são possíveis de acionamento por meio de saberes tradicionais. Uma parte da discussão está centrada no reconhecimento dos saberes como técnicas que envolvem processos de ensino-aprendizagem. Igualmente, busca-se trazer para o centro da discussão a formação de uma identidade. Nesse sentido, considera-se que os saberes são dotados de referências culturais e se situam em uma cosmovisão. Procura-se trazer a lume um pouco dessa pedagogia dos saberes tradicionais, constituintes da identidade religiosa do candomblé angola, detalhando um estudo de caso realizado em uma comunidade de terreiro, o Nzo Nkise Nzazi, situado no município de Araquari (SC). Mediante as narrativas orais dos agentes que mobilizam determinados saberes para a manutenção de seu sistema de crenças, tenta-se apontar uma reflexão a despeito dos diferentes saberes e seus modos de percepção dos mundos físico e espiritual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Silva, Amanda Batista da, Maria Jaíne Lima Dantas, Othon Luís Souza de Lucena, Francisco Patricio Andrade Júnior, Elaine Cristina Da Silva Ferreira Rabelo, Júlia Beatriz Pereira de Souza, and Camila De Albuquerque Montenegro. "Farmácia universitária – uma intersecção entre ensino-serviço-comunidade." Revista Educação em Saúde 9, no. 1 (June 24, 2021): 30–41. http://dx.doi.org/10.37951/2358-9868.2021v9i1.p30-41.

Full text
Abstract:
Objetivo: O objetivo desse estudo foi demonstrar a importância da Farmácia Universitária para a formação acadêmica, assim como para a comunidade, com uma visão centrada no paciente e permitindo uma aproximação desse futuro profissional ao âmbito comunitário. Métodos: Para tanto, realizou-se uma conferência dos equipamentos existentes na Farmácia Escola para viabilizar a oferta dos serviços clínicos, foram elaborados materiais como prontuários para atendimento, além dos algoritmos de decisão clínica. O estudo em questão foi realizado de janeiro a julho de 2019. Resultados: Como estratégia de marketing dos serviços ofertados na Farmácia Universitária, realizou-se uma campanha que abrangeu a produção de banners e panfletos informativos sobre a hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e as dislipidemias, para serem distribuídos para a população acadêmica e contou com a contribuição de estudantes das disciplinas de Atenção e Consultório Farmacêutico na realização dos procedimentos em saúde. Conclusões: Conclui-se que os serviços clínicos farmacêuticos foram publicizados para que a população acadêmica, a priori, busque a Farmácia Universitária que tem a finalidade de promoção, recuperação, proteção e manutenção da saúde por meio do cuidado farmacêutico, aproximando dos estudantes a futura realidade profissional, tornando possível integralizar ensino-serviço-comunidade e transformar a formação acadêmica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Pereira de Oliveira, Millena Rebeca, Luan José Queiroz de Lima, Carla Rayanne Santos Dutra, Maria Eduarda Dos Santos, Maria Eduarda Santos Silva, Ester Pereira Silva, and Diego Augusto Lopes Oliveira. "Ações de enfermagem na atenção ao portador de feridas na atenção básica em saúde." Nursing (São Paulo) 24, no. 275 (April 9, 2021): 5544–55. http://dx.doi.org/10.36489/nursing.2021v24i275p5544-5555.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever as ações do enfermeiro no atendimento ao portador de feridas na atenção básica em saúde. Metodologia: Revisão integrativa da literatura estruturada em seis etapas que buscou responder a questão norteadora: “Quais as ações desenvolvidas pelo enfermeiro no cuidado ao portador de feridas na atenção básica em saúde?” a partir da busca de artigos de livre acesso nas bases de dados publicados no intervalo dos últimos 10 anos (2009-2019), baseado em critérios de elegibilidade estabelecidos e a partir do nível de evidência das publicações. Resultados: Os estudos incluídos para análise apontam a atuação do enfermeiro centrada na garantia e manutenção de espaço físico em conformidade com as normas sanitárias, na educação em saúde como ação de promoção da autonomia e autocuidado e na observação dos aspectos sociais e culturais do usuário no contexto da melhoria da cicatrização das lesões. Conclusões: Entende-se como necessária a inserção deste profissional enquanto participante ativo da assistência para desenvolvimento de ações embasadas no conhecimento científico e a possibilidade da redução do tempo de tratamento do usuário e na redução dos custos da assistência junto ao sistema de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Mamed, Letícia Helena. "Trabalho, migração e gênero." Tematicas 25, no. 49 (December 30, 2017): 139–76. http://dx.doi.org/10.20396/tematicas.v25i49/50.11132.

Full text
Abstract:
O artigo objetiva discutir a recente imigração haitiana para o Brasil a partir da experiência feminina, visando à construção de uma análise centrada em agentes frequentemente silenciados e invisibilizados, para quem o significado do projeto migratório reforça uma perspectiva laboral e familiar, englobando tanto os membros que permanecem na terra natal quanto os que partem em busca de alternativas. Acompanhando seus pais ou companheiros, mas também de maneira independente ou como chefes de família, manifestam aspirações básicas de trabalhar, obter renda suficiente para sua manutenção no Brasil e da família no Haiti. A abordagem do percurso feminino nesse processo, sob a perspectiva crítica da Sociologia do Trabalho, é construída em diálogo com a etnografia multisituada de itinerários de haitianos que residem e trabalham na região Sul do Brasil, conectados à cadeia agroindustrial da carne. Em vista da modernização dependente do capitalismo em uma sociedade de base escravista, a haitiana, como imigrante, mulher e negra, socialmente vulnerável, enfrenta um mercado de trabalho desigual e segregado, em termos ocupacionais e salariais, segundo o gênero, a raça e a origem, que a direciona ao polo dos trabalhos mais precários e explorados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Fernandes, Alexandre De Oliveira. "Em narrativas amadianas, Exu: a boca que tudo come." Revista Criação & Crítica, no. 18 (June 30, 2017): 20. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i18p20-37.

Full text
Abstract:
O presente artigo reconhece o ebó/sacrifício como sistema de restituição do poder das energias míticas do Culto aos orixás e, quem come primeiro é Exu, “a boca que tudo come”. Sabe-se que toda a dinâmica do sistema Nagô está centrada em torno do ebó, a oferenda ritual dedicada aos orixás. Nas casas de Culto, o sacrifício é sempre material: alimentos, bebidas, animais, minerais, plantas, por meio do que, evoca-se uma relação interpessoal e litúrgica, dinâmica e viva que movimenta o corpo e os níveis da personalidade dos adeptos. O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida. Faltar com o ebó é incorrer em grave penalidade que interrompe o movimento (do axé), deprecia os laços entre deuses e humanos, permitindo o declínio da energia vital. Quem cobra a falta é Exu, parceiro do escritor baiano Jorge Amado. O “imortal” representou seu compadre das encruzilhadas em diversos de seus textos, nos quais, brinca, faz estripulias e se alimenta. A Exu, como se sabe, saúda-se: Laroyê!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Reis, Janaína Martins dos, and Luciano Pereira Zille. "Empreendedorismo Cultural e Economia Criativa: A Companhia de Teatro “Grupo Galpão”." Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas 9, no. 2 (March 3, 2020): 97. http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v9i2.1576.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar e descrever o empreendedorismo cultural no contexto da economia criativa, na percepção do Grupo Galpão, sediado na cidade de Belo Horizonte-MG.Metodologia: Pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa por meio de estudo de caso. A unidade de análise foi o empreendedorismo cultural e a unidade de observação o Grupo de Teatro Galpão. A coleta dos dados foi por meio de entrevista semiestruturada e a análise pela técnica de análise de conteúdo categorial.Resultados: O grupo revelou amplo conhecimento sobre o tema, cujos principais desafios são a dificuldade de planejamento dos eventos em médio e longo prazos e a dificuldade de gerar receita exclusivamente pelo público participante. Identificou-se que a criação e manutenção do Centro Cultural tem contribuído com vários projetos de acesso à cultura de interesse da sociedade, nos quais a Lei Rouanet vem tendo papel relevante.Contribuições teóricas: Ampliação do conhecimento dos estudos relacionados ao empreendedorismo cultural, enfatizando a economia criativa, cujas pesquisas estão caminhando no sentido de alcançarem solidez do ponto de vista científico.Relevância/originalidade: Contempla principalmente os contextos acadêmico e social, no sentido de ampliar os estudos direcionados ao empreendedorismo cultural. A sua originalidade está centrada na pesquisa de uma companhia de teatro de destaque no Brasil, focando o empreendedorismo cultural na dimensão da economia criativa. Contribuições sociais/gestão: Fomenta o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária em relação ao espírito empreendedor, por meio da disseminação cultural, com foco nos princípios da economia criativa e da gestão empreendedora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Villela, Marcela Cristina Elias, and Elaine De Azevedo. "Controle de si e cuidado de si: uma reflexão sobre a ciência da nutrição." DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde 16 (April 27, 2021): e47183. http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2021.47183.

Full text
Abstract:
Introdução: a Ciência da Nutrição funda-se sob o paradigma médico cartesiano, baseado na visão biologicista, intervencionista e centrada no especialista. O nutricionista, em sua prática clínica atua de modo prescritivo, punitivo e, configura-se como maneiras de controlar o paciente. Percebe-se atualmente, outras formas de abordar o paciente, da relação entre especialistas e leigos e de praticar a Nutrição Clínica que interessam a esse estudo. Objetivo: esse artigo promoveu uma reflexão crítica de práticas atuais na nutrição clínica. Método: estudo conceitual realizado a partir de uma revisão bibliográfica com autores das áreas da Nutrição e Ciências Humanas e Sociais, com foco na teoria de Michel Foucault, em especial, nos seus conceitos de controle de si e cuidado de si. Resultados: os autores mobilizados alertam para uma crise nas abordagens prescritivas, intensificando a falta de adesão dos interagentes e resultados ineficazes. Entretanto, a atuação do Nutricionista tende a ter maior relevância, visto que as doenças crônicas não transmissíveis ligadas à alimentação aumentam vertiginosamente. Nesse cenário, há diversos fatores que contribuem para a manutenção dessa crise como: a mídia, a cultura da dieta, o sistema agroalimentar e as políticas que atuam como mecanismos de poder e controle. Conclusão: Existem modelos alternativos ao paradigma hegemônico que estabelecem uma relação baseada no cuidado e se fundamentam em princípios como: autonomia, respeito às individualidades e subjetividades e ao papel ativo do interagente, ao profissional cabe ser o facilitador do processo. É imprescindível o desenvolvimento de habilidades e competências humanas não contempladas nos cursos de graduação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Oliveira Pinho, Judith Rafaelle, Ivonice Siqueira de Sá, Christiana Leal Salgado, Paola Trindade Garcia, and Ana Emília Figueiredo de Oliveira. "Perfil dos egressos e da produção dos Trabalhos de Conclusão de Curso de uma especialização em saúde mental." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 13 (August 13, 2021): e04. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v13.1120.

Full text
Abstract:
O estudo teve como objetivo analisar o perfil dos egressos e a produção dos trabalhos de conclusão de curso de um curso de especialização em saúde mental na modalidade Educação à Distância ofertado pela UNA-SUS/UFMA. Foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter quantitativo e qualitativo cujas fontes de dados foram os trabalhos de conclusão de curso da especialização, as fichas de matrícula e o banco de histórico de vínculo do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde de todos os egressos do curso de especialização em saúde mental da UNA-SUS/UFMA. A coleta de dados aconteceu de agosto de 2018 a maio de 2019, de forma retrospectiva e prospectiva. As análises quantitativa e qualitativa foram realizadas através dos softwares Stata® 14 e Open EVOC®, respectivamente. A maioria dos egressos eram mulheres (77,82%), graduados em enfermagem (50,58%), atuavam na área de saúde mental, porém não tinham formação prévia na área. Identificou-se alta rotatividade de locais de trabalho comparando os anos de 2011 e 2019 e que muitos profissionais estão fora do mercado de trabalho. Os descritores dos TCC que compõem o núcleo central da análise qualitativa foram: transtorno mental (frequência: 16,08% / ordem: 1,65), saúde mental (frequência: 15,43% / ordem: 1,83) e depressão (frequência: 5,45% / ordem: 1,19), refletindo os principais contextos vivenciados no trabalho dos discentes. Ofertas de educação permanente como o curso de especialização em saúde mental são estratégias importantes para a promoção e manutenção do cuidado em saúde mental norteado pelo princípio da integralidade, da humanização e do respeito ao sujeito na sua singularidade, ao mesmo tempo, rompe os resquícios da psiquiatria clássica centrada na doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Walter, Tatiana, Liandra Peres Caldasso, Jéssica Fischer, and Ivanilda Foster Almeida. "Por uma racionalidade ambiental: reflexões acerca dos regramentos propostos para pesca da tainha no estuário da Lagoa dos Patos/RS." Ambiente & Educação 23, no. 1 (July 11, 2018): 31–53. http://dx.doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.7415.

Full text
Abstract:
As reflexões aqui expostas versam sobre a contribuição do Estado, apoiado no discurso científico, em regulações ambientais que têm como premissa uma visão dicotômica entre sociedade e ambiente. Ao não reconhecerem outras racionalidades na relação com o ambiente, as normativas nada mais são do que mecanismos promotores de conflitos ambientais. Nossa análise tem como suporte as normativas em vigor com vistas à gestão da tainha no sudeste e sul do Brasil, em especial, no estuário da Lagoa dos Patos/RS. Verificamos que as proposições se dão em uma perspectiva biologicista e estado-centrada que, ao mesmo tempo em que, inviabilizam a manutenção dos modos de vida dos pescadores(as) artesanais desta região, dão sustentação a uma pesca industrial destinada ao mercado externo. For an environmental rationality: reflections about the proposed rules for fishing for mullet in the estuary of Lagoa dos Patos / RS The reflections presented here discuss the contribution of the Statein environmental regulations, supported by the scientific discourse predominantly of fisheries biology, that have as premise a dichotomous vision between society and environment. By not recognizing other rationalities in relation to the environment, the regulations are nothing more than mechanisms that promote environmental conflicts. Our analysis is based on current regulations for the management of mullet fisheries in the southeast and south of Brazil, especially in the estuary of Patos Lagoon/RS. We have verified that the propositions take place in a biologicist and state-centered perspective that, at the same time, make it impossible to maintain the livelihoods of the artisanal fishers of this region, and give support to an industrial fishing destined to the external market. Key-words: artisanal fisheries, environmental conflicts, fisheries management, mullet, Patos Lagoon / RS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Martins, Rafaela Correa do Couto, Adriana dos Santos Oliveira, Isabela Camile Fornazari Souza, João Victor Camargo Caldeira, Rayanne Souza Donato, Liliane Patricia Plentz, and Priscila Balderrama. "Educação interprofissional no contexto da pandemia." Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar 9, Supl.1 (December 1, 2020): 53–54. http://dx.doi.org/10.24302/sma.v9isupl.1.3426.

Full text
Abstract:
Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/ Interprofissionalidade (PET-SI) contribui para a formação generalista e humanizada¹. A educação interprofissional (EIP) visa melhorar a prática colaborativa e a qualidade da atenção à saúde². A pandemia da COVID-19 impôs novos desafios ao programa e ao desenvolvimento da EIP. Objetivo: Descrever o uso de ferramentas tecnológicas em atividades remotas para o desenvolvimento da EIP pelo PET-SI. Metodologia: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem, farmácia e medicina do PET-SI Três Lagoas-MS. A aplicação da EIP deu-se pela discussão simulada de caso clínico, de maneira remota, para a construção de um projeto terapêutico singular, na atenção básica, ressaltando-se as competências comuns, específicas e colaborativas. A plataforma utilizada foi o Google Meet. A atividade foi proposta em uma reunião do PET-SI, como alternativa ao cenário que impede atividades presenciais. Resultados: A escolha do tema foi pautada por uma vivência anterior dos acadêmicos. Simulou-se o caso clínico de uma mulher, 28 anos, solteira, nuligesta, sexualmente ativa, sangramento vaginal inespecífico, auto-medicada com anticoncepcional oral. Exame físico geral sem alterações, colo uterino centralizado, sangramento ativo. Passou pelo acolhimento com o enfermeiro e foi encaminhada à consulta médica. A colpocitologia oncótica foi realizada por ambos profissionais. Ao médico, coube a prescrição terapêutica. Na consulta de enfermagem, foi esclarecida sobre métodos contraceptivos disponíveis. A atenção farmacêutica norteou-se pela discussão da medicação. Sugeriu-se visita domiciliar pelo enfermeiro e farmacêutico para posterior reavaliação. Os alunos foram instigados a fomentar o protagonismo da paciente, como na atenção centrada na pessoa. Sobre os desafios dessa atividade, evidenciaram-se problemas de conexão, internet e pouco domínio da ferramenta tecnológica pelos profissionais. Na simulação utiliza-se um cenário ideal, que dificilmente ocorreria, pois é incomum no processo de trabalho da Unidade Básica de Saúde (UBS) a disponibilidade de profissionais para atendimento conjunto. O mesmo ocorre com acadêmicos, devido a polarização de grades curriculares e falta de suporte para flexibilizá-la³. Como avanços, percebe-se que a estratégia utilizada é uma alternativa viável e que auxilia na manutenção da EIP. Ademais, contribui para refletir sobre lacunas no processo de trabalho da UBS, para uma prática colaborativa e um cuidado integral. Conclusões: A EIP preconiza o desenvolvimento de habilidades que fomentam o trabalho colaborativo para qualificar a atenção. São evidentes as dificuldades para sua efetivação, porém, as ações do PET-SI auxiliam no enfrentamento desses desafios. A simulação e discussão remota de casos clínicos, com o uso de ferramentas tecnológicas, são uma alternativa factível para a conjuntura atual. Palavras-chave: Educação Interprofissional. Aprendizado Colaborativo. Assistência Integral à Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

De Santana, Maria da Conceição Carneiro Pessoa, and Rosana Aparecida Salvador. "Interprofissionalismo nas Residências Multiprofissionais em Saúde: análise na região nordeste do Brasil." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 8, no. 3 (September 19, 2018): 45–46. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.609.

Full text
Abstract:
O interprofissionalismo abrange a comunicação entre as diferentes profissões, bem como a integração do cuidado especializado com cuidado holístico, opondo-se ao reducionismo e à fragmentação da visão de uma profissão isolada (Freeth, 2007). A Educação Interprofissional e as práticas colaborativas que acontecem dentro de um contexto de aprendizagens compartilhadas são temas que vêm sendo amplamente discutidos em nível global (Frenk et al., 2010), enfatizando a importância da reformulação do modelo de formação profissional na saúde (Peduzzi, 2013). Dentre as propostas que favorecem o treinamento conjunto, no âmbito das aprendizagens compartilhadas, a Residência Multiprofissional é considerada um tema relevante de estudo no que se refere aos novos padrões de formação, por ser uma ação estratégica para transformar a organização dos serviços, o processo de formação, as práticas de saúde e as práticas pedagógicas (Brasil, 2006). Devido à escassez de estudos que correlacionaram temáticas como interprofissionlismo e Residência Multiprofissional em Saúde (RMS), especialmente quanto à consideração dos princípios desse estilo de educação e à percepção dos integrantes dos programas, surgiu o interesse de investigar o interprofissionalismo, por entender que os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Região Nordeste do Brasil são ofertados em contextos desafiadores, com necessidade de superação de problemas de saúde pública, mediante recursos considerados limitados. Acredita-se que a formação pode qualificar o profissional para uma assistência de efetiva resolubilidade e transformadora da realidade local.O estudo teve como objetivos analisar o interprofissionalismo nas Residências Multiprofissionais em Saúde da Região Nordeste do Brasil; mapear os princípios da Educação Interprofissional contido nos Projetos Pedagógicos dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde do Nordeste do Brasil; analisar a percepção dos integrantes desses Programas sobre a aprendizagem compartilhada, a formação para trabalho em equipe e o desenvolvimento de competências para as práticas colaborativas; e identificar potencialidades, fragilidades e sugestões para o aprimoramento do interprofissionalismo nas Residências Multiprofissionais em Saúde com vistas à integralidade do cuidado. A pesquisa de cunho exploratório, transversal, descritivo- analítica, com abordagem quali-quanti foi desenvolvida no cenário dos Programas de RMS em nove estados da Região Nordeste do Brasil. Inicialmente, realizou-se a análise documental de Projetos Pedagógicos (PP) dos Programas, caracterizados como fonte primária de dados, a partir de um protocolo de termos rastreadores construído para esta finalidade. Do universo de 42 Programas de RMS, 13 PP (30,9%) foram localizados e/ou disponibilizados pelos coordenadores e analisados. Posteriormente, foi aplicada uma escala atitudinal tipo Likert, com espaço aberto para registro de contribuições espontâneas. Os dados foram coletados junto a 237 residentes matriculados no segundo ano da RMS e 129 docentes integrantes do Núcleo Docente Assistencial Estruturante dos 42 Programas, sendo: 66 preceptores, 44 tutores e 19 coordenadores. Uma planilha eletrônica MS-Excel, em sua versão do MS- Office 2010, foi utilizada para a organização dos dados e o pacote estatístico IBM SPSS (Statistical Package for Social Sciences) em sua versão 23.0, para a análise dos dados. Os recursos estatísticos utilizados foram Teste de Correlação Linear (r) e gráficos de barras. Da transcrição das respostas da questão aberta, analisaram-se as contribuições e sugestões com o referencial da análise temática. Realizou-se um diálogo entre os dados quali-quanti, vislumbrando consonâncias ou dissonâncias para aprofundamento e reflexões do objeto em estudo. A pesquisa foi aprovada pelo CEP-UNIFESP, Parecer No 1.094.027 de 03/06/2015.A análise dos PP apontou que os princípios do interprofissionalismo estão parcialmente contemplados nos documentos e evidenciou-se um cenário heterogêneo em relação a esses princípios. Apesar da não identificação de alguns termos rastreadores nos PP, constatou-se que os Programas de RMS do Nordeste do Brasil se constituem em espaço potente para o interprofissionalismo. Em relação à escala atitudinal, constatou-se predomínio das respostas no intervalo das médias entre três e quatro, o que indicou a concordância em relação aos aspectos investigados e o preparo dos residentes e docentes. A percepção dos participantes sobre o preparo para o interprofissionalismo nas RMS do Nordeste do Brasil foi classificada em zona de conforto e indicação de providências de manutenção. A análise temática apontou que, para que o interprofissionalismo ocorra no processo de formação e para alcançar a integralidade do cuidado, demanda-se maior efetividade e harmonia na integração entre residentes, preceptores e tutores preconizadas no preparo intencional dos profissionais de saúde, na perspectiva do interprofissionalismo. Conclui-se que a análise dos PP de programas de RMS do Nordeste brasileiro possibilitou um aprofundamento no discurso político- pedagógico desta proposta formativa. A metodologia utilizada no estudo favoreceu a identificação de iniciativas de interprofissionalidade nos cenários das RMS, sendo esses considerados parcialmente favoráveis aos princípios da EIP. Ressalta-se que, nesta pesquisa, foi possível conhecer o currículo planejado e disponível nos PP. Sugere-se a realização de outras investigações que utilizem diferentes metodologias de pesquisa que permita explorar outros tipos de currículo, como o oculto e o currículo real. Existem desafios relacionados aos processos de implantação e implementação do interprofissionalismo nos programas estudados. Todavia, as percepções dos participantes foram positivas, com classificação de conforto e indicação de providência de manutenção, sobre aprendizagem compartilhada, formação para trabalho em equipe e desenvolvimento de competências para práticas colaborativas. A análise temática apontou que, para que o interprofissionalismo ocorra no processo de formação proposto pelos Programas de RMS, é necessário que, intencionalmente, sejam organizados ambientes de compartilhamento de aprendizagens proporcionada pelo respeito, diálogo aberto, definição de papéis e responsabilidades e, em especial, o preparo dosque estão envolvidos para a atenção à saúde centrada na pessoa sob cuidado para alcançar a integralidade do cuidado. Além da relevância científica, destaca-se a relevância social da pesquisa, especialmente no âmbito da gestão, com reais possibilidades dos resultados serem utilizados como respaldo teórico para embasar reflexões relacionadas ao atual cenário da Região Nordeste do Brasil. Este estudo revelou o interprofissionalismo como um possível promotor do desenvolvimento de competências para a prática colaborativa nos PRMS. Dessa forma, no contexto das RMS do Nordeste do Brasil, a colaboração interprofissional ocorrerá como um movimento efetivo que deslocará o formato multiprofissional para o interprofissional, assim como a condição de trabalho estruturado em torno da simples divisão do trabalho para a colaboração (Agreli et al., 2016), que contempla o planejamento de ações que serão executadas para alcançar objetivos com vantagens tanto para os profissionais quanto para os usuários dos serviços de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Francisco, Arlindo, Hugo Miguel Sousa, and Teresa Alexandra F. M. Pinto Nogueira. "Técnicas de Manutenção em Linhas de Transmissão de Energia." Neutro à Terra, no. 5 (June 9, 2010). http://dx.doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i5.312.

Full text
Abstract:
A manutenção das linhas de transporte e distribuição de energia eléctrica é um serviço fundamental prestado pelas empresas de transporte e distribuição. A aplicação de técnicas eficientes na actividade de manutenção das linhas, define a qualidade de serviço prestado pelas empresas. Indicadores como o tempo e número de intervenções para restabelecer as condições normais de funcionamento, são reveladores da qualidade de serviço prestado por essas empresas que, no caso de incumprimento das regras estabelecidas no Regulamento da Qualidade de Serviço, podem implicar em elevados prejuízos. A disponibilidade de informação apropriada ao pessoal técnico torna‐se essencial e contribui para uma maior eficácia dos serviços de manutenção, tanto ao nível da manutenção correctiva como na manutenção preventiva. Este trabalho descreve a aplicação de duas técnicas modernas na manutenção das linhas eléctricas que, além de incrementarem a segurança e a fiabilidade do sistema eléctrico, garantem uma melhoria dos dados quantitativos fornecidos às equipas de manutenção .
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Benini, Lucas, and Alexandre Santos. "Utilização da manutenção centrada em confiabilidade (MCC) em embaladora à vácuo de alimentos." Journal of Engineering and Exact Sciences 7, no. 2 (April 6, 2021). http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl7iss2pp12021-01-14e.

Full text
Abstract:
A manutenção centrada na confiabilidade (MCC) trata-se de uma abordagem que tem foco na prevenção de falhas, cujas consequências geram problemas de maior gravidade. Esse método tem sido empregado na gestão da manutenção em diversos setores industriais. No setor alimentício, as embaladoras a vácuo têm um papel de extrema importância no processo produtivo, pois garantem a selagem e conservação dos produtos. Na empresa avaliada, as embaladoras a vácuo apresentam acentuado histórico de falhas, revelando que a atual metodologia de manutenção não atende as condições esperadas para estes equipamentos. O objetivo deste trabalho é aplicar a metodologia de manutenção centrada na confiabilidade em embaladoras a vácuo de uma empresa do setor alimentício, visando melhorar os índices de confiabilidade, disponibilidade e custos. Para tanto, os passos metodológicos seguiram o seguinte desdobramento: (i) seleção do sistema e coleta de informações, (ii) análise dos modos e efeitos de falha (iii) seleção de funções significantes (iv) avaliação de atividades aplicáveis (v) avaliação de efetividade das atividades. A aplicação da manutenção centrada na confiabilidade permitiu aplicar melhorias em exploração da função da máquina, uso do histórico do setor, conhecimento das falhas e aumentou o índice de confiabilidade e disponibilidade. Os custos de manutenção foram diminuídos em torno de 55%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

De Menezes, Giglliara Segantini, Maiquel Moreira Nunes Santos, and Gisele De Lorena Diniz Chaves. "O PILAR MANUTENÇÃO PLANEJADA DA MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL (TPM): APLICAÇÃO DA MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE (RCM)." Revista Gestão Industrial 11, no. 4 (December 17, 2015). http://dx.doi.org/10.3895/gi.v11n4.3004.

Full text
Abstract:
<p><em>A confiabilidade de equipamentos ou de sistemas é uma das principais preocupações na gestão da manutenção. Ela proporciona maior disponibilidade e vida útil dos equipamentos, que se traduz em ganhos financeiros para a organização, principalmente quando o equipamento é considerado um gargalo ou um recurso com capacidade restrita (CCRs). Este trabalho trata da aplicação da Manutenção Centrada em Confiabilidade (RCM) como forma de encontrar a melhor estratégia de manutenção do pilar “manutenção planejada” da Manutenção Produtiva Total (TPM). O estudo de caso foi feito nas prensas de fardos de celulose das linhas de enfardamento da Suzano Papel e Celulose (SPC). Atualmente a prensa é um CCR, ou seja, tem capacidade superior à necessária, mas que em função das variabilidades que ocorrem nos sistemas produtivos, podem conjunturalmente apresentar restrições de capacidade. Devido aos elevados números de chamados de manutenção, que demandam grandes tempos de parada de linha, a empresa tem tido perdas de produção. Para encontrar a melhor estratégia de manutenção para as prensas, sua confiabilidade foi obtida com o auxílio do Software Reliasoft Weibull ++, identificando que as prensas se encontram no estágio de falhas aleatórias, da curva da banheira. Para os seus componentes críticos, que são as válvulas e bomba M3, levantou-se os tempos médio para falhas (MTBF) e seus tempos médio para reparo (MTTR), para então estabelecer orientações para elaboração do plano de manutenção da prensa tendo como base as atividades da gestão TPM.</em></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Guimarães, Leonardo Miranda, Cássio Ferreira Nogueira, and Margarete Diniz Brás da Silva. "MANUTENÇÃO INDUSTRIAL: IMPLEMENTAÇÃO DA MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL (TPM)." e-xacta 5, no. 1 (July 30, 2012). http://dx.doi.org/10.18674/exacta.v5i1.735.

Full text
Abstract:
<p align = "justify">O presente trabalho consiste na criação de uma metodologia de análise de falha de um equipamento destinado à fabricação de componentes empregados na montagem de máquinas de solda de uma indústria da área de soldagem. Essa metodologia é uma das exigências de um programa de gestão de equipamentos e processos produtivos, adotado pela empresa, chamado TPM (Total Preventive Maintenance ou Manutenção Produtiva Total). O TPM tem várias áreas de atuação, destacam-se: o meio ambiente, operação de equipamentos e manutenção. Cada uma das áreas desse programa de gestão possui uma ferramenta específica chamada de pilar. O cerne desse trabalho é o pilar de MP (Manutenção Profissional) do TPM. Nesse pilar está incluído o levantamento de falhas crônicas referentes a um equipamento, o estudo das reais causas dessas falhas, a identificação de pontos de melhoria no equipamento e a criação de um plano de manutenção otimizado para o equipamento estudado. Para realizar o desenvolvimento dessa metodologia foram utilizadas técnicas de RCM (Reliability Centered Maintenance ou Manutenção Centrada na Confiabilidade), estudos de FMEA (Failure Mode and Effect Analysis ou Modo de Falha e análise do efeito) e ciclos de gestão PDCA (Plan, Do, Check and Act ou Planejar, Realizar, Verificar e Agir). Com o resultado desse trabalho foi alcançado um plano, onde se tem o menor custo de realização de manutenção preventiva e a identificação das causas raízes das principais falhas do equipamento.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Gonçalves, Nelson. "Energia em Qualquer Situação." Neutro à Terra, no. 15 (June 12, 2017). http://dx.doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i15.432.

Full text
Abstract:
O modelo de sociedade em que vivemos depende em grande medida de uma fonte de energia elétrica ininterrupta, estável e capaz. Tanto no sector industrial, comercial como residencial, a contínua disponibilidade de energia tem um papel de extrema importância na segurança e conforto das pessoas.Assim, e nos momentos de interrupção da alimentação de energia pela rede de distribuição principal, quer por motivos de falha, manutenção ou outros, um grupo eletrogéneo de emergência apresenta-se, muitas das vezes, como a solução para o problema. Torna-se portanto vital o correto dimensionamento e instalação do equipamento de forma a garantir a longevidade do mesmo, bem como a fiabilidade e estabilidade desta fonte de energia.Iremos abordar neste artigo, de forma muito sucinta, quais os principais critérios que deverão ser tomados em conta no dimensionamento de um grupo eletrogéneo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Rodrigues, Maurício. "Análise da Estratégia de Manutenção em um Sistema de Picagem de Madeiras Utilizando a Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC)." Produto & Produção 19, no. 3 (September 5, 2019). http://dx.doi.org/10.22456/1983-8026.90791.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Medeiros, Cintia Rodrigues de O., and Jacquelaine Florindo Borges. "“ABRAM-SE ÀS MULHERES TODAS AS PORTAS!”: CONVERSAS EM BLOGS DE MULHERES EM CARREIRA DE TI." Revista Administração em Diálogo - RAD 16, no. 1 (June 26, 2015). http://dx.doi.org/10.20946/rad.v16i1.9314.

Full text
Abstract:
A emergência da nova economia, centrada, principalmente, nas tecnologias de informação (TI), causou impacto na sociedade em geral e no ambiente de trabalho, em particular. Neste artigo, analisamos se os sentidos produzidos nas relações de gênero entre os profissionais de TI implicam em transformação ou manutenção dos estereótipos femininos e masculinos presentes em modelos convencionais de organização. Para tanto, nós analisamos conversas em blogs que têm como foco “mulheres na carreira de TI”. Como resultados, mostramos os sentidos de gênero que reproduzem os estereótipos do trabalho feminino e masculino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Viana, Herbert Ricardo Garcia, Adeliane Marques, Samir Birani, Salomão Sena, and Gilberto Hirokazu Nobumasa. "Manutenção centrada em confiabilidade: aplicação em motoredutores de transportadores de correias em uma refinaria de alumina." Revista Gestão Industrial 14, no. 2 (May 24, 2018). http://dx.doi.org/10.3895/gi.v14n2.7090.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma aplicação do estudo de Confiabilidade através da análise de dados e geração das curvas R(t), F(t), f(t) e λ(t), contemplando seu uso na base operacional da área de filtragem de hidrato de uma refinaria de alumina. Nele, busca-se dimensionar o grau de confiabilidade dos motoredutores do modelo KA87/T AM132S/M, utilizados no acionamento dos transportadores de correia do sistema de filtragem de hidrato. O estudo de confiabilidade dos motoredutores KA87/T AM132S/M das correias transportadoras foi realizado através do software ProConf 2000. Através dos testes de aderência, percebe-se que a distribuição de Weibull descreve satifatoriamente a amostra de dados acerca as falhas do motoredutor, com valores de χ2 com nivel de seignificancia de 60,82%, e com teste análitico de Kolmogorov-Smirnov (K-S) de 30%. Obtém-se um tempo médio até o reparo ou MTTF (do inglês Mean Time to Failure) do motoredutor de 648,98 horas. Os valores de t10 e t50 que consistem nos limites de tempos em que 10% e 50% dos reparos ocorreram, ficaram em 31,71 horas e 352,58 horas, respectivamente. Para um intervalo de confiança de 95%, o tempo médio até o reparo (MTTF) compreende valores entre 356,15 a 867,04 horas, foi verificado também que a taxa de falhas corresponde a curva da banheira, e que as principais falhas têm como origem o sistema de vedação do eixo de entrada do motoredutor, ao final indica-se a aplicação da Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC) para os equipamentos críticos da planta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Akamine, Mariana De Barros Casagranda, and Camila Amaro de Souza. "Aplicabilidade do desenho universal em instalações sanitárias." Multitemas, March 30, 2021, 133–51. http://dx.doi.org/10.20435/multi.v25i61.2739.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma breve contextualização histórica das instalações sanitárias, a partir das principais obras que tratam do assunto, com foco na sua evolução, e associá-las à aplicabilidade do desenho universal, demonstrando a importância delas na otimização dos espaços e na inclusão social. A pesquisa de referência bibliográfica foi desenvolvida com base em material publicado em livros, revistas, jornais e redes eletrônicas, para produzir uma análise descritiva sobre o tema proposto, pois se acredita que os projetos de instalações sanitárias hoje já solucionaram questões como higiene, execução e manutenção, materiais de acabamento e revestimento e até mesmo questões energéticas, que, por sua vez, estão sendo cada vez mais exploradas neste ambiente tão dinâmico. Os novos projetos, de maneira geral, tendem a buscar, neste momento, mais versatilidade, integração e respeito à diversidade, estimular e viabilizar a independência, de maneira a construir uma sociedade centrada no indivíduo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Carvalho, Aline Priscila Rego de, Taciana Mirella Batista dos Santos, and Francisca Márcia Pereira Linhares. "PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO A MULHERES MASTECTOMIZADAS." Cogitare Enfermagem 17, no. 3 (September 30, 2012). http://dx.doi.org/10.5380/ce.v17i3.29290.

Full text
Abstract:
Este estudo descritivo e exploratório teve como objetivo elaborar plano de cuidados de enfermagem à mulheres mastectomizadas na promoção do autocuidado, tendo por base a análise dos discursos daquelas que foram submetidas à cirurgia de mastectomia entre janeiro e agosto de 2009. A pesquisa foi fundamentada na Teoria de Orem, a qual norteia a assistência de enfermagem em qualquer estágio da vida do paciente, seja na manutenção do bem estar, recuperação da saúde, prevenção de doença ou reabilitação. Dos discursos emergiram as categorias temáticas Ações educativas centradas no autocuidado, Assistência centrada nas necessidades da mulher mastectomizada e na escuta ativa envolvendo a rede de apoio social, e Reuniões grupais: estratégia facilitadora ao enfrentamento pessoal. Essas permearam as orientações e a forma de fornecê-las para a promoção do autocuidado no pós-operatório. No estudo pudemos perceber a limitação do conhecimento das mulheres acerca dos cuidados a serem tomados no perioperatório de mastectomia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Jacondino, William Duarte, Ana Lucia Da Silva Nascimento, André Becker Nunes, and Humberto Conrado. "ANÁLISE SINÓTICA DO MÊS DE ABRIL DE 2018 NA REGIÃO SUL DO BRASIL: EPISÓDIO DE CALOR EXTREMO." Revista Brasileira de Climatologia 25 (August 13, 2019). http://dx.doi.org/10.5380/abclima.v25i0.60992.

Full text
Abstract:
O mês de abril de 2018 foi noticiado o terceiro mês de abril mais quente da história desde que os registros globais de temperatura começaram em várias regiões dos Hemisférios Norte e Sul segundo órgãos oficiais nacionais e internacionais de meteorologia. O presente estudo tem como objetivo analisar as características atmosféricas de grande escala que causaram episódios prolongados de calor durante o mês em questão na região sul do Brasil. Os episódios de calor foram identificados com base nas temperaturas máximas e mínimas médias mensais que superaram o percentil 90 da série climatológica mensal de abril em 21 estações do INMET distribuídas na região de estudo. Para o estudo sinótico foram utilizados dados mensais de reanálises do MERRA-2 entre abril/1981 a abril/2018. Os resultados indicam que as altas temperaturas que predominaram durante o abril de 2018 na região de estudo estiveram associadas a uma configuração de bloqueio que se estabeleceu em decorrência da justaposição simultânea de uma formação em nível superior composta por uma crista estacionária centrada sobre a América do Sul com um anticiclone atípico persistente em baixos níveis atuando sobre o Oceano Atlântico no sul do País. O transporte efetivo de umidade específica nos baixos níveis realizado pelo Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul foi um fator importante para a manutenção das altas temperaturas, especialmente durante o período noturno uma vez que o vapor d’água em excesso nesta parte da camada atmosférica retém mais radiação de onda longa e manteve as temperaturas mínimas mais elevadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Gurgel, Paulo. "Topografias Psi e Cartografias Pedagógicas: Psicologia, Pedagogia e História." Revista entreideias: educação, cultura e sociedade 8, no. 7 (February 10, 2007). http://dx.doi.org/10.9771/2317-1219rf.v8i7.2795.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa as relações entre psicologia e educação sob uma perspectiva histórico-crítica. Em primeiro lugar, ele analisa os limites de uma história das idéias centrada exclusivamente nas contribuições teóricas de psicólogos educacionais para a construção de práticas psicopedagógicas no cotidiano da escola. Fazendo uso do pensamento de Michel Foucault, tenta-se compreender as íntimas relações estabelecidas entre psicologia e pedagogia através da intricada rede de relações entre saber e poder que se materializa na escola, instituição social chave para instauração e manutenção das regras do contrato social que regem as sociedades liberais do ocidente a partir da segunda metade do século XIX. Então, propõe-se que a história da psicologia da educação só pode ser escrita a partir do pressuposto de que a Psicologia é uma poderosa tecnologia de produção do sujeito-aluno no coração da escola – a instituição social, por excelência, responsável pela produção de sujeitos autogovernados. <br> <br> <B>Palavras-chave</B>: Psicologia, Educação, História, Escola e Subjetivação. <br> <br> <br> <B>Abstract</B>: This article aims to analyse the close relations between psychology and education under a historical and critical perspective. Firstly, it analyses the limits of a history of ideas certered exclusively in the theoretical contributions of educational psychologists to the construction of psychopedagogical practices in the everyday school life. Departing from Michel Foucault’s contributions to a history of education and psychology, it tries to understand the very close relations betweeen knowledge and power materialized in the school, a key social institution to instalation and maintainance of the governing social contract of the western liberal societies from the second half of the 19th century onwards. Then, it proposes that a history of educational psychology can only be written if one assumes the perspective that psychology itself is a very powerful tecnology used to assemble the student as a subject in the very heart of the school scene – an institution itself designed to produce self-governed subjects. <br> <br> <B>Key words</B>: Paychology, Education, History, schooling and subjectivation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

De Oliveira, Wagner Ivan Fonsêca. "VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO DOS INDICADORES OBSERVÁVEIS DA QUALIDADE DO CUIDADO NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS." Revista Baiana de Saúde Pública 40, no. 4 (December 2, 2017). http://dx.doi.org/10.22278/2318-2660.2016.v40.n4.a2507.

Full text
Abstract:
As Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) são uma importante alternativa de cuidado em todo mundo, porém o Brasil ainda não dispõe de instrumento válido para monitorar a qualidade dessas instituições. Nos Estados Unidos, utiliza-se o Observable Indicators of Nursing Home Care Quality Instrument (IOQ) o qual avalia a qualidade do cuidado nas ILPIs por meio de 30 indicadores de estrutura (2 dimensões) e processo (5 dimensões) relacionados à dimensão da qualidade da atenção centrada na pessoa. Objetivou-se, neste estudo, adaptar transculturalmente o IOQ para avaliar a qualidade do cuidado das ILPIs no contexto brasileiro. Realizou-se a equivalência conceitual e de itens para avaliar a pertinência e viabilidade do IOQ à realidade nacional por meio do Índice de Validade do Conteúdo (IVC) junto a um comitê de especialistas formado por dez participantes e diretamente envolvidos com o objeto de estudo. Em seguida, cumpriu-se a equivalência operacional, idiomática e a semântica concomitantemente. Esta constituiu-se em cinco fases: (1) duas traduções e (2) respectivas retraduções; (3) apreciação formal referente ao significado referencial e geral; (4) revisão por um segundo comitê de especialistas; (5) aplicação do pré-teste em três ILPIs por pares de diferentes entes sociais: profissionais de saúde, reguladores da vigilância sanitária e potenciais consumidores. Avaliou-se a equivalência de mensuração empregando o teste de alfa de Cronbach para verificar a consistência interna do instrumento. Para mensurar a concordância entre os pares de avaliadores, utilizou-se o Índice de Concordância Geral (ICG) e o coeficiente Kappa. Estimou-se o cumprimento pontual e Intervalo de Confiança 95% dos indicadores, dimensões e construto total. O IVC apresentou resultados elevados tanto para relevância (95,3%) quanto para viabilidade (94,3%) ao contexto brasileiro. Quanto ao significado referencial, observou-se similaridade, variando entre 90-100% para a primeira retradução e 70-100% para a segunda. Com relação ao significado geral, a versão 1 foi melhor avaliada, recebendo classificação “inalterado” em 80% dos itens, enquanto a versão 2 apresentou apenas 47%. No pré-teste, o IOQ mostrou-se compreensível e de fácil aplicação. Obteve-se um alfa de Cronbach elevado (0,93), ICG satisfatório (75%) e concordância substancial por meio do coeficiente Kappa (0,65) entre os pares de avaliadores: profissionais de saúde, reguladores da Subcoordenadoria da Vigilância Sanitária (Suvisa) e potenciais consumidores. É possível assumir a equivalência operacional realizada, uma vez que se preservou o layout do instrumento original na versão brasileira, por meio da manutenção das características no modo de aplicação, opções de respostas, número de itens, enunciados e pontuações. O desempenho das ILPIs obteve média aproximada de 87 pontos, apresentando uma variação de 55 a 111, considerando uma escala de 30 a 150. Piores resultados estiveram relacionados ao processo (média=2,85), enquanto a estrutura obteve uma média de 3,75, considerando uma escala de 1 a 5. A menor pontuação foi alusiva à dimensão referente à prestação de cuidados (média=2). Identificou-se o IOQ como sendo válido e confiável no contexto brasileiro. Sugere-se o uso para avaliar e monitorar a qualidade do cuidado nas ILPIs por profissionais de saúde, reguladores e potenciais consumidores e evidenciar oportunidades de melhoria. Palavras-chave: Comparação transcultural. Indicadores de qualidade. Instituição de Longa Permanência para Idosos. Confiabilidade e validade. Qualidade dos cuidados de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography