Academic literature on the topic 'Mapeamento de processos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Mapeamento de processos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Mapeamento de processos"

1

Paines, André De Toledo, Ana Paula da Costa Mayer, Gabriella Lisbôa Helbert, Jéssica Schmidt, Mariane Rodrigues Volz de Aguiar, and Daniel Arruda Coronel. "Mapeamento de processos: um estudo de caso na central de aquisições de uma instituição federal de ensino superior." Revista Brasileira de Administração Científica 10, no. 1 (2019): 43–56. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-684x.2019.001.0004.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi identificar, descrever e mapear o processo de compras e contratações realizados por meio da Central de Aquisições da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para a realização deste, primeiramente, fez-se uma pesquisa sobre as metodologias utilizadas no mapeamento de processos, definindo-se assim a mais adequada e adaptando-a para a realidade do objeto de estudo. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com os servidores responsáveis pela execução do processo a fim de obter uma descrição detalhada das tarefas desempenhadas durante o mesmo. Estes dados foram transcritos para uma tabela, onde foi possível identificar todos os participantes ativos no processo, além das atribuições de cada um. Para o mapeamento dos processos, utilizou-se o Bizagi Modeler, uma ferramenta freeware de gestão de processos que permite a criação de diversos tipos de diagramas. O resultado gerou grande contribuição no setor, na forma da documentação e registro dos processos, além da metodologia simplificada, que pode ser utilizada em futuros mapeamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bonfatti Júnior, Eraldo Antonio, Elaine Cristina Lengowski, and Aderbal Ludka Júnior. "MAPEAMENTO DO PROCESSO PRODUTIVO DE ERVA-MATE." Revista Internacional de Ciências 8, no. 1 (2018): 82–98. http://dx.doi.org/10.12957/ric.2018.32500.

Full text
Abstract:
A erva-mate é uma espécie florestal característica da região sul do Brasil que proporciona renda aos produtores rurais, sendo o principal produto florestal não madeireiro daquela região. Com a competitividade do mercado o mapeamento de processo produtivo surge como uma estratégia avançada para que as empresas possam enxergar as suas falhas a fim de encontrar as soluções na busca por melhor produtividade e maior rentabilidade financeira. Diante disso, esse trabalho propõe avaliar o processo produtivo de uma ervateria de pequeno porte localizada na Região do Contestado, norte do estado de Santa Catarina. Para isso o levantamento de dados contou com observação, visitas à industria e consulta aos responsáveis técnicos pela produção. Dentre as técnicas disponíveis para o mapeamento foram utilizados a análise SIPOC, o mapa de processo e o posicionamento dos processos na planta da indústria. A análise SIPOC e o mapeamento de processos como ferramentas gerenciais possibilitaram a visualização dos processos em diferentes escalas, mostrando a complexidade do processo produtivo de erva-mate padrão uruguaio em relação à erva-mate destinada para o mercado interno, o relacionamento entre as atividades e as dimensões e cruzamentos de fluxo dentro da indústria, sendo esse o principal gargalo na produção da erva-mate padrão uruguaio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lobato, Kelly Carla Dias, and Josiane Palma Lima. "Caracterização e avaliação de processos de seleção de resíduos sólidos urbanos por meio da técnica de mapeamento." Engenharia Sanitaria e Ambiental 15, no. 4 (2010): 347–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522010000400007.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta os resultados da aplicação da técnica de mapeamento para a caracterização e avaliação dos processos de seleção de resíduos sólidos urbanos (RSU) desenvolvidos nas instalações de uma associação de catadores de materiais recicláveis. O trabalho utiliza métodos qualitativos por meio da pesquisa bibliográfica e estudo de caso. O levantamento de dados contou com observação, entrevista e questionário. Dentre as técnicas disponíveis para o mapeamento, foram utilizados o SIPOC, o mapa de processo e o mapofluxograma. O mapeamento de processos como ferramenta gerencial possibilitou a visualização dos processos em diferentes escalas, o relacionamento entre as atividades e o cruzamento de fluxo (transporte) dentro do galpão, sendo esse um dos principais gargalos de produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Wernke, Débora, and Júlio Teixeira. "Gestão Visual: mapeando experiências a partir de blueprints de serviço no cenário remoto." Modapalavra e-periódico 14, no. 31 (2020): 116–42. http://dx.doi.org/10.5965/1982615x14312021116.

Full text
Abstract:
A Gestão Visual aliada às ferramentas de Design de Serviços mostra-se como uma boa estratégia para a implementação do mapeamento de processos em cenários remotos. O objetivo geral do presente estudo foi apresentar seus conceitos e implementar o service blueprint como uma ferramenta facilitadora para o mapeamento de experiências dos processos da área de Recursos Humanos. Visando proporcionar a melhor interação e prática das ações, foi realizada a pesquisa-ação na empresa Jungle Devs, participando então do mapeamento de toda a jornada do processo de seleção de novos candidatos. A Gestão Visual por meio da ferramenta service blueprint mostrou-se necessária ao alinhamento do time nessa modalidade, além de facilitar o entendimento do processo aos demais colaboradores da empresa. Assim, a implementação do service blueprint como ferramenta visual foi desdobrada à demais processos, e de outras áreas, para que se atingisse a maturidade dos mesmos frente a expansão da empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Prestes, Uilson Diego Gomes, Rogério Royer, and Ariane Ferreira Porto Rosa. "MAPEAMENTO DE PROCESSOS E ANÁLISE DE BENCHMARKING PARA EXPEDIÇÃO DE DIPLOMAS NA COORDENAÇÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)." SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis 24, no. 1 (2020): 73–85. http://dx.doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v24n1-9478.

Full text
Abstract:
A gestão por processos vem sendo apontada como uma trajetória que as organizações devem seguir para tornarem-se eficazes. Processos bem documentados permitem que seus conteúdos sejam transmitidos facilmente para qualquer pessoa que precise entendê-los. No mapeamento de processos, conseguimos definir nitidamente as falhas de um processo, possibilitando maior facilidade em instituir a melhoria contínua, identificar os gargalos, determinar os responsáveis pelas etapas, atividade, processo, estimar os recursos necessários, e realizar os ajustes quando necessário. Uma vez documentados, os processos podem ser avaliados quanto a sua adequação aos propósitos da organização. Logo, entender, documentar e melhorar os seus processos de negócio são as atividades a que as organizações se lançam na busca da eficácia. Desta maneira, o estudo deste trabalho tem como propósito o mapeamento e análise de benchmarking do processo de expedição e registro de diplomas da coordenação de registros acadêmicos (CRA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), identificando, a partir deste mapeamento, os processos críticos, auxiliando na identificação de melhorias dos mesmos, servindo de suporte para a Instituição na busca por uma melhor performance. Desta forma, este trabalho apresenta, primeiramente, uma breve revisão teórica sobre alguns conceitos e definições relevantes para esta pesquisa, como: (i) Processos e Operações; (ii) Mapeamento de Processos; (iii) Fluxograma; e (iv) Benchmarking. A metodologia utilizada se classifica como sendo uma pesquisa exploratória, sendo o Estudo de Caso a modalidade de pesquisa escolhida. Os resultados do Estudo de Caso são apresentados conforme as quatro etapas da metodologia proposta, apresentando-se o (1º) estudo de identificação do estado atual do processo, (2º) a identificação da demanda atual, (3º) a análise de possíveis melhorias no processo, (4º) a elaboração de um plano de ação com propostas de melhorias. Na conclusão deste trabalho, observa-se que os objetivos principais delimitados foram atingidos, e a metodologia proporcionou a identificação de pontos fortes e fracos do processo de expedição e registros de diplomas da Universidade Federal de Pelotas. Uma nova proposta para o processo é descrita, assim como um conjunto de ações é apresentado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nakagima, Thiago Akira, and Antonio Carlos Estender. "A Influência do Mapeamento de Processos no Desempenho da Empresa." Revista de Ciências Gerenciais 23, no. 37 (2019): 71. http://dx.doi.org/10.17921/1415-6571.2019v23n37p71-77.

Full text
Abstract:
O presente artigo se propõe a compreender as percepções dos stakeholders sobre processos para a aplicação prática do mapeamento de processos e visa também solucionar problemas específicos, no caso, de erros que ocorrem nos processos gerenciais e operacionais dentro da empresa, sendo estes problemas responsáveis pelos conflitos e falta de comunicação entre as partes. Tem como objetivo verificar os problemas nos setores de produção e gerenciamento dando um desempenho com mais eficiência e eficácia no ramo de oficina de carros e também identificar processos a serem corrigidos. O trabalho foi realizado por meio de estudo de caso único, em uma empresa do setor de manutenção de carros e produção de peças (oficina), onde foram realizadas 25 entrevistas de natureza qualitativa e exploratória, sendo a coleta de dados efetuada por meio de questionários destinados aos stakeholders. Observou-se que os principais resultados foram encontrados diante de entrevistas destinadas a funcionários que trabalham na empresa, verificando tudo que ocorre no presente momento e as possíveis melhorias que podem acontecer ao abordar um mapeamento de cada processo. Diante do exposto, as implicações mais relevantes foram que esta ferramenta é de suma importância para que as empresas tenham uma organização maior, separando cada processo em seu âmbito, possibilitando que consigam ter uma visão global de tudo que está situado na empresa.Palavras-chave: Analisar. Organização. Identificar. Produtividade.Abstract The purpose of this article is to understand the stakeholders’ perceptions about management processes of process mapping practical application and to solve specific problems, like errors that occur during management and operational processes within the company, being these problems responsible for the conflicts and lack of communication between the parties. Our objective is to verify the problems in the production and management sectors in order to create a more efficient and effective performance in a car mechanical workshop and identify processes to be improved. The work was carried out through a case study in a company of car mechanical workshop sector, where 25 interviews of qualitative and exploratory nature were performed and the data collection was done through questionnaires intended for stakeholders. We observed that the main results found in interviews with employees who work in the company, checking how everything happens now and the possible improvements that can be done when mapping of each process. Based on this, the most relevant implications were the paramount importance of this tool for companies to achieve organization, separating each process within its scope, allowing them to get an overall view of everything that is situated in the company.Keywords: Analyze. Organization. Identify. Productivity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dos Santos, Marieli Ferreira, Roberta Rodrigues Faoro, Juliana Matte, et al. "Mapeamento de processos de uma empresa de laticínios." Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti 9, no. 15 (2019): 84–104. http://dx.doi.org/10.18815/sh.2019v9n15.360.

Full text
Abstract:
Para o êxito na melhoria dos processos produtivos, é relevante realizar o mapeamento e os ajustes através do redesenho de processos. Nesta perspectiva, a tecnologia da informação é aliada. Os mapas de processos mostram os eventos que produzem um resultado final, tornando-se uma ferramenta de planejamento e gestão que descreve visualmente o fluxo de trabalho. Dessa forma, o objetivo do estudo foi analisar e propor melhorias nos processos produtivos de uma empresa gaúcha do ramo de laticínios. Um diagnóstico empresarial foi realizado e os dados foram obtidos por meio de informações disponibilizadas pela empresa participante deste estudo. Os resultados sugerem pontos de melhoria com o auxílio da tecnologia da informação que objetivam a redução de desperdícios, do uso de recursos e de ociosidade, ao passo que eleva a confiabilidade dos dados necessários à gestão e estimulam maior agilidade nos processos que, por fim, otimizam o tempo produtivo.Para o êxito na melhoria dos processos produtivos, é relevante realizar o mapeamento e os ajustes através do redesenho de processos. Nesta perspectiva, a tecnologia da informação é aliada. Os mapas de processos mostram os eventos que produzem um resultado final, tornando-se uma ferramenta de planejamento e gestão que descreve visualmente o fluxo de trabalho. Dessa forma, o objetivo do estudo foi analisar e propor melhorias nos processos produtivos de uma empresa gaúcha do ramo de laticínios. Um diagnóstico empresarial foi realizado e os dados foram obtidos por meio de informações disponibilizadas pela empresa participante deste estudo. Os resultados sugerem pontos de melhoria com o auxílio da tecnologia da informação que objetivam a redução de desperdícios, do uso de recursos e de ociosidade, ao passo que eleva a confiabilidade dos dados necessários à gestão e estimulam maior agilidade nos processos que, por fim, otimizam o tempo produtivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barros de Albuquerque, Anna Cynthia, and Luciana Peixoto Santa Rita. "Gestão por processos em organizações públicas: mapeamento dos processos administrativos do Departamento de Registro e Controle Acadêmico da UFAL." Ciência da Informação em Revista 6, no. 2 (2019): 120. http://dx.doi.org/10.28998/cirev.2019v6n2h.

Full text
Abstract:
<p>A gestão por processos é sinônimo de agilidade, flexibilidade e capacidade de resposta. A ferramenta básica e primordial para a execução da gestão por processos é o mapeamento. Nesse contexto, o principal objetivo deste trabalho foi elaborar o mapeamento dos processos do Departamento de Registro e Controle Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas (DRCA/UFAL). Por meio de abordagem qualitativa, o estudo de caso utilizou-se de diversas fontes de evidências, como: documentação, entrevistas estruturadas e observação direta e participante. Foram identificados e mapeados 44 (quarenta e quatro) processos. Diante da validação realizada, três processos foram analisados, desenvolvendo-se uma proposta de melhoria comum aos três processos e o redesenho deles. Por fim, elaborou-se um manual de processos e rotinas para o DRCA/UFAL. Apesar de considerar que não é uma medida única, nem definitiva, acredita-se que, com a divulgação e a utilização do mapeamento dos processos através do manual, será dado um grande passo para o DRCA melhorar o desempenho de suas atividades, viabilizando a satisfação de seus usuários.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Guimarães, Munique Gonçalves, Grace Ferreira Ghesti, and Mario Manoel Gonçalves Costa. "Mapeamento Prospectivo dos Processos Termoquímicos que Utilizam Biomassa." Cadernos de Prospecção 13, no. 5 (2020): 1412. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v13i5.33111.

Full text
Abstract:
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify;">Uma forma de tratamento de resíduos oriundos de biomassa é o seu uso na geração de energia. Das tecnologias de conversão, a combustão é amplamente comercializada, sendo responsável pelo maior número de depósitos de patentes em âmbito mundial. A liquefação, a pirólise e a gaseificação são mais robustas, porém já amplamente utilizadas em países desenvolvidos. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo prospectivo sobre processos termoquímicos, com o uso de biomassa, sob duas perspectivas: indicadores tecnológicos baseados em documentos patentários e indicadores científicos baseados em artigos científicos indexados, utilizando-se o programa de computador Orbit Intelligence, da Questel, e a plataforma de artigos científicos <span style="mso-bidi-font-style: italic;">Web of Science</span>. Com base nos resultados, e no cenário mundial relacionado a questões ambientais e energéticas, as tecnologias de conversão termoquímicas são viáveis e podem contribuir com os conceitos de química verde, economia circular e sustentabilidade, uma vez que estão dominadas e há grandes empresas comercializando sistemas que se adequam às características das mais diferentes biomassas.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

De Miranda, Silvânia Vieira. "A gestão da informação e a modelagem de processos." Revista do Serviço Público 61, no. 1 (2014): 97–112. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v61i1.39.

Full text
Abstract:
O estudo trata da gestão da informação, utilizando a abordagem de níveis de maturidade como forma de obter melhorias na governança corporativa de uma organização do setor público. A gestão da informação é entendida como processo, e o mapeamento de processos é tratado como primeiro passo para gerar oportunidades de melhoria. Uma proposta de formato para modelar e descrever os processos de gestão da informação é apresentada, e um caso prático de mapeamento baseado na proposta é descrito. O mapeamento foi realizado em uma organização pública, em uma unidade organizacional responsável por gerir grande parte das informações corporativas da organização. Algumas fases do trabalho já foram cumpridas, e as fases seguintes fazem parte de um cronograma em andamento. Os resultados práticos observados indicam que a metodologia proposta pode ser interessante para atingir, paulatinamente, maiores níveis de conhecimento sobre como gerenciar adequadamente a informação.Palavras-chaves: Gestão da informação, governança corporativa, modelagem de processos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Mapeamento de processos"

1

Souza, Daniele Goncalves de. "Metodologia de mapeamento para gestão de processos." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2014. http://hdl.handle.net/10183/139426.

Full text
Abstract:
Com o aumento da competição, provocado pela globalização da economia, as organizações estão em uma luta contínua pela sua sobrevivência no mercado. Essa sobrevivência passa obrigatoriamente pela organização de sua gestão, em busca de tornar-se mais competitiva. Um dos pontos principais que fazem as empresas mais competitivas é a gestão de seus processos e o alinhamento deles com seus objetivos estratégicos. A eficiência das empresas está ligada diretamente à eficiência de seus processos, de forma que seu aperfeiçoamento é um dos objetivos fundamentais para qualquer empresa, sendo o tema central deste trabalho. Inicialmente é apresentada uma série de conceitos que demonstram a importância da gestão de processos, detalhando algumas das ferramentas de desenho e notações utilizadas. A seguir, são apresentadas algumas das principais metodologias utilizadas atualmente para o mapeamento de processos, e um quadro comparativo dessas metodologias é elaborado e analisado, verificando-se as principais etapas de cada metodologia e seu principal objetivo. Posteriormente, é feita a proposição de uma nova metodologia de mapeamento de processos, que tem como princípio a implantação de melhorias na medida em que elas são detectadas durante o mapeamento, fazendo com que as empresas obtenham resultados mais rápidos. A metodologia proposta difere fundamentalmente das metodologias usuais pelo fato destas só implementarem as melhorias depois de realizado todo o processo de mapeamento, o que torna a obtenção de resultados muito demorada.<br>With the increase of competition, caused by the economy globalization, the organizations are in a continuous struggle for their survival in the market. This survival necessarily passes by the organization of its management, aiming to become more competitive. One of the main points that make the companies more competitive is the management of their processes and their alignment with their strategic goals. The efficiency of the companies is directly connected to the efficiency of their processes, so that its improvement is one of the fundamental goals for any company, that being the central theme of this paper. Initially, a series of concepts that show the importance of the process management is introduced, detailing some of the drawing tools and used notations. Following, some of the main methodologies currently used for the process mapping are presented, and a comparative table of theses methodologies is elaborated and analyzed, verifying the main steps of each one and their main goal. Subsequently, the proposition of a new methodology for process mapping is made, whose principle is the implantation of improvement as they are detected during the mapping, leading the companies to obtain faster results. The proposed methodology essentially differs from the usual methodologies because these ones just implement the improvements after all the mapping process is made, which takes a long time for the achievement of results.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Shigunov, Felipe. "Mapeamento de processos na Coperve/UFSC." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172574.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2016.<br>Made available in DSpace on 2017-01-24T03:18:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 343251.pdf: 1524718 bytes, checksum: 7069e1101c404386fae5fd751e1a970c (MD5) Previous issue date: 2016<br>Com o constante surgimento de estudos que visam melhorar e tornar mais eficiente o serviço público, pesquisas estas que propõem "novas" teorias, técnicas e práticas de gestão, sendo que uma dessas técnicas amplamente difundida no meio empresarial e que começa a ser aplicada no setor público é a gestão de processos, a qual é uma técnica eficiente para identificar a origem de desperdícios nas organizações. Com o intuito de contribuir com essa questão, esta pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender como a metodologia de gestão de processos BPM pode auxiliar nas atividades da COPERVE/UFSC, pautadas na melhoria contínua dos serviços públicos prestados. Os procedimentos metodológicos utilizados nesta pesquisa foram de natureza aplicada, descritiva quanto aos objetivos, de abordagem qualitativa, e embasada na pesquisa bibliográfica, documental, pesquisa de levantamento e de campo. A coleta de dados foi feita em junho de 2016, a partir da realização de entrevistas semiestruturada e aplicação de questionário estruturado junto aos atores envolvidos nas tomadas de decisões da COPERVE/UFSC. Como resultado chegou-se a algumas recomendações para o macro processo de concursos públicos realizados pelo setor e de como a implantação de uma metodologia de gestão de processos na COPERVE/UFSC pode vir a contribuir ainda mais para a melhoria dos serviços públicos ofertados. Algumas sugestões no macro processo envolvem a troca de responsabilidades de determinadas tarefas, propostas estas embasadas pela recomendação de que os analistas de TI devem somente desenvolver os sistemas e não serem os usuários dos sistemas, outra observação destina-se à eliminação de pontos onde poderia ocorrer falha na comunicação entre os agentes envolvidos nas tarefas, por fim se sugeriu a criação de um relatório técnico, documento este que indicaria explicitamente o final do processo.<br><br>Abstract : With the steady rise of studies that aim to improve and make more efficient public service, proposing "new" theories, techniques and management practices, specifically one of these techniques widespread in the business environment that has begun to be applied in the public sector is the management processes, which is an efficient technique to identify the source of waste in organizations. In order to contribute to this question, this research was conducted to understand how the BPM process management methodology can assist in the activities of COPERVE / UFSC, guided by the continuous improvement of public service. The methodology used in this study was applied research, descriptive of objectives, qualitative approach, and grounded in the literature, documentary, survey and field data. The data collection was carried out in June 2016, from interviews and questionnaire with the actors involved in decision making of COPERVE / UFSC. As a result, this study showed improvements recommendations on macro process of public admission undertaken by the University and how the implementation of a process management methodology in COPERVE / UFSC may contribute to the improvement of public services offered. Some suggestions in the macro process involves the exchange of tasks responsibilities, these proposals are based in the recommendation that IT analysts must develop systems and are not users of the systems, other hint intended to eliminate points where there could be miscommunication between the agents involved in the tasks, another suggestion is to be made a technical report, a document that would indicate the end of the process.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Campos, Judite Maria Lopes Gomes Jorge. "Mapeamento de processos de recursos humanos." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2011. http://hdl.handle.net/10773/3677.

Full text
Abstract:
Mestrado em Administração e Gestão Pública<br>Este projecto pretende ser um instrumento de trabalho, disponível para todos os que trabalhem na área de recursos humanos, especialmente nos departamentos intermédios de saúde. Com este projecto procura-se, através de um manual de procedimentos e mapeamento de processos, auxiliar na compreensão dos processos e fluxos de trabalho, os que não estão familiarizados com esta área, ou, mesmo os que tendo dúvidas sobre os procedimentos a adoptar, as pretendam resolver duma forma rápida e acessível. Na verdade, numa época de mudança e de cessação da actividade de muitos profissionais, procura-se neste projecto transformar o conhecimento tácito dos trabalhadores que possuam uma vasta experiência em processos de Recursos Humanos, em conhecimento explícito, disponibilizando-o a todos os que dele necessitem no futuro. O projecto exposto permitirá, através da formalização do conhecimento, até aqui na posse dos colaboradores, pela sua descrição e representação gráfica dos fluxos de trabalho, não só, transformar o conhecimento implícito em explícito, como, ainda, compreender os processos de trabalho, as relações com os clientes, a forma como se transmite o conhecimento, garantir a eficácia e eficiência dos serviços, procurando a qualidade, a identificação de oportunidades de melhoria, com vista à melhoria contínua dos processos. Através da realização das reuniões de “Focus Group” para análise e validação dos processos, constatámos que os profissionais intervenientes se apropriaram, também, do conhecimento exposto, o que de algum modo, nos leva a extrapolar a conclusão que a sua utilização no dia a dia poderá trazer vantagens para os trabalhadores da área de Recursos Humanos do Agrupamento em causa ou de outros. Este será sempre um processo em construção, pois podem ser acrescentados ao manual novos processos, ou reformular os existentes adaptando-os a nova legislação, ou incrementando melhorias no mesmo. Este instrumento de trabalho constitui, ele próprio, um instrumento de mudança que permite disponibilizar o conhecimento de uma forma estruturada a todos, e um contributo para as práticas de gestão, enquanto normalizador das actividades, permitindo um processo contínuo de revisão. Poderá, ainda servir de base a um processo de certificação de qualidade dos serviços.<br>This project aims to be a working tool, available to those working in the area of human resources, especially in intermediate health departments. With this project it is searched, by means of a manual of procedures and processes mapping, to assist in the understanding of processes and workflows, those who are unfamiliar with this area, or even those who may have doubts about the procedures to be adopted, and wish to solve them in a quick and accessible way. Indeed, in a time of change and cessation of activity of many professionals, this project seeks to transform the tacit knowledge of workers who possess extensive experience in Human Resources processes, on explicit knowledge, making it available to all of those who might need it in the future. The project will set out, through the formalization of knowledge until now held by employees, by its description and graphical representation of workflows, not only, to transform implicit knowledge into explicit as also to understand the work processes, relationships with customers, how to convey knowledge, to ensure effective and efficient services, looking for quality, identifying opportunities for improvement, with a view to continuous improvement process. Through the implementation of meetings of "Focus Group" for analysis and validation processes, we verified that professional actors have appropriated also of the knowledge above, which somehow leads us to extrapolate the conclusion that their use on the day-to-day can bring benefits to the workers in the area of Human Resources from the Group in question or to others. This will always be an ongoing process, because they can be added to the manual new processes, or reformulate existing ones adapting them to the new legislation, or making improvements to it. This working tool is itself an instrument of change that can deliver the knowledge in a structured way to all, and a contribution to management practices, while normalizing the activities, allowing a continuous process of review. It may also be the basis for a certification process for service quality.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Redondo, Patrícia Vagos. "Mapeamento de processos em centros de saúde." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1826.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lima, João Miguel Baptista. "Como o mapeamento de processos melhora a gestão organizacional." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/6267.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial<br>Este trabalho final de mestrado apresenta o estudo da aplicação do mapeamento de processos numa pequena empresa portuguesa prestadora de serviços. Uma aprofundada revisão da literatura precedeu o estudo de um caso prático numa empresa com as características acima referida. A análise dos resultados obtidos neste estudo permitiu avaliar o impacto do mapeamento e da gestão de processos na gestão organizacional, no entanto todo o estudo está limitado à empresa observada. Possibilitou também observar se a melhoria nos processos, após o seu mapeamento, se devia ao aumento do conhecimento do processo, das interdependências e das necessidades por parte de todos os envolvidos ou à redução da variabilidade do processo.<br>This master’s final work presents a study of the application of process mapping in a small portuguese company servisse provider. A literature review preceded the case study of a company with the characteristics described above. The analysis of the results obtained in this study allowed the evaluation of the impact of the process management and mapping on the organizational management, however this paper is limited to the observed company. It also allowed to observe if the process improvement, after its mapping, was due to the increased awareness of the process, the interdependencies and needs of everyone involved or because the process variability was reduced.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Junior, Cesar Valentim de Oliveira Carvalho. "Neuroaccounting: mapeamento cognitivo cerebral em julgamentos de continuidade operacional." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-03092012-192210/.

Full text
Abstract:
O objetivo principal desse estudo é explicar a extensão em que os padrões de mapeamento cerebral acompanham os padrões comportamentais de julgamentos de auditores e contadores, quando da avaliação de evidências para decisões de continuidade operacional. Para isso, foi adaptado o protocolo comportamental do Asare (1989), bem como foi utilizado o método desenvolvido pelo laboratório EINA, para coleta de dados por meio de eletroencefalograma (EEG) e elaboração do mapeamento cognitivo cerebral. Adicionalmente, visando o enriquecimento da discussão científica acerca da contabilidade, destacam-se as hipóteses formuladas por Basu e Waymire (2006), Dickhaut (2009) e Dickhaut et al. (2010), utilizando bases biológicas (cerebrais) para predizer a evolução das normas contábeis. O planejamento dessa pesquisa exploratória contemplou a investigação do relacionamento entre a teoria de atualização de crenças (HOGARTH; EINHORN, 1992) e as bases neurocientíficas, para uma amostra composta por 25 indivíduos (12 auditores e 13 contadores). Como resultado, auditores e contadores apresentaram julgamentos similares, quanto à continuidade operacional da companhia, sobretudo ao demonstrarem maior sensibilidade aos blocos de evidências negativas (HOGARTH; EINHORN, 1992). Apesar dos julgamentos similares, os resultados apresentaram padrões de processamento cerebral divergentes entre os grupos, ensejando que raciocínios distintos foram utilizados para chegar às estimativas de continuidade. Durante o processo decisório, os auditores apresentaram padrões de processamento cerebral homogêneos, enquanto os contadores evidenciaram a ocorrência de conflitos e maior esforço cognitivo (ROCHA; ROCHA, 2011). Para os dois grupos, observa-se a ocorrência de maximização (minimização) dos julgamentos em áreas cerebrais associadas à identificação das necessidades e motivações atreladas ao relacionamento do indivíduo com o seu grupo social. Essa premissa foi reforçada pela inexistência de diferenças significativas entre os mapas de regressão de auditores e contadores, levando à interpretação dos achados dos grupos como um comportamento cerebral homogêneo (DICKHAUT et al., 2010; ROCHA; ROCHA, 2011; SINGER, 2009).<br>The main purpose of this research is to investigate the extent to which auditors and accountants\' brain mapping patterns follow the behavioral patterns in the sequential assessment of evidences when making judgments about going concern opinion. The behavioral protocol used by Asare (1989) was adapted and the method developed by EINA laboratory was used for data collection (electroencephalogram - EEG) and construction of the cognitive brain mapping. In addition, the hypotheses formulated by Basu & Waymire (2006), Dickhaut (2009) and Dickhaut et al. (2010) were retrieved to enrich the scientific accounting discussion, using biological (brain) basis to predict the accounting standards evolution. This exploratory research was designed to investigate the relationship between belief-adjustment theory (HOGARTH; EINHORN, 1992) and the underpinnings of neurosciences used to test the behavioral and physiological hypotheses. The sample consisted of 25 participants (12 auditors and 13 accountants). Findings showed that auditors and accountants had similar going concern judgments, especially because they were more sensitive to negative evidences (HOGARTH; EINHORN, 1992). Notwithstanding similar judgments, results showed distinct patterns of brain processing indicating different reasoning to estimate the going concern probability. During the decision process, auditors had homogeneous patterns of brain processing, while patterns from accountants indicated the occurrence of conflicts and greater cognitive effort (ROCHA; ROCHA, 2011). Furthermore, findings showed maximization (minimization) of judgments in brain areas associated with the identification of needs and motivations linked to the individual\'s relationship with the related social group. This assumption was reinforced by the absence of significant differences between the regression brain maps of auditors and accountants, showing homogeneous brain behavior (DICKHAUT et al., 2010; ROCHA; ROCHA, 2011; SINGER, 2009).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cossolini, Emeraldo Battagin. "Mapeamento e redesenho de processos em uma empresa de telecomunicações." [s.n.], 2004. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/264274.

Full text
Abstract:
Orientador: Olivio Novaski<br>Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia mecanica<br>Made available in DSpace on 2018-08-04T05:27:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cossolini_EmeraldoBattagin_M.pdf: 6782970 bytes, checksum: 2f0553147592074ff52f0af64747aaf6 (MD5) Previous issue date: 2004<br>Resumo: A gestão por processos tem se demonstrado como um método eficiente para gestão da organização, tendo se apresentado como elemento fundamental dos prêmios de Qualidade FNPQ - Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade, EFQM- European Foundation for Quality Management, e outros. Na versão 2000 o modelo normativo ISO9001 estabeleceu que a gestão por processos deve ser adotada como base para otimização da gestão e a melhoria contínua das organizações. A implementação da gestão por processos confere às áreas envolvidas, a visão sistêmica da organização, interfaces claramente identificadas, e suficiência de dados e informações suprindo as necessidades da cadeia de relacionamentos internos e externos Complementada pela introdução de elementos de controle, indicadores de desempenho de processos, e monitoramento constante dos mesmos, solidifica-se como um modelo forte para geração de subsídios necessários para análises críticas as ações de melhoria contínua. É razoável afirmar, que os processos organizacionais ora definidos sejam os mais adequados, ou ainda, sejam perenes na organização. Seja por questões de mercado, pelas mudanças internas, ou ainda fatores impostos por outros elementos externos, o redesenho dos processos, é necessário, e de vital importância. Esta necessidade de redesenho deve ser identificada no "momento crítico", e deve ser iniciada de um modo ordenado e inteligente, de forma tal, a conferir um incremento substancial no desempenho com relação ao processo atual. O trabalho apresentado nesta dissertação foi desenvolvido em uma organização que atua no competitivo ambiente de telecomunicações, sendo constituído de três etapas: i) mapeamento dos processos organizacionais, ii) adequação dos processos identificados ao modelo normativo ISO900 1, e iii) o redesenho do processo chave do negócio (desenvolvimento de produtos e serviços) , o qual foi iniciado por uma forte necessidade interna. o trabalho foi intensamente suportado pelo uso de ferramentas de Tecnologia de informação (TI), por um forte embasamento teórico, por programas de treinamento que permearam grande parte da organização e pela participação efetiva de uma equipe adequadamente treinada e preparada. Gestores internos ainda, participaram de cada etapa identificando os problemas e propondo soluções. Esta participação foi delineada por um método de trabalho ordenado por uma gestão central, responsável principal pelo projeto como um todo<br>Abstract: The process management is efficient method to respond a organization's needs, and is a very important support for a Quality Prizes accomplishment. The process approach implementation confers to the involved areas, the complete vision of he organization, interfaces c1early identified, and sufficiency data and information, supplying the requirements of internal and external relationships. Complemented by, control elements, metrics of process performance, and constant accuracy monitoring, it makes a solid and strong model, giving a necessary subsidies for critical analysis, and corrective /preventive actions to all organizational issues. It is reasonable to affirm, that nor always, that the defined organizations process are totally adjusted, or still, they are perennial in the organization. Either by a market questions, the internal changes, or still, by other external elements, the redesigns of this processes, is necessary, and represent a vital importance. This redesign must be identified at the "critical moment", and initiate by a intelligent way, conferring to it, a substantial increment in performance in relation a current process The work presented in this job developed in an telecommunication organization, being consisting of three stages: i) mapping of the organizational processes, ii) adequacy of the processes identified to normative model ISO9001, and iii) redesign of the key process (products and services development), whose was started by a strong internal necessity. The work was intensely supported by the use of tools of Information Technology (IT), for a strong theoretical basement, by training programs (covering a relevant part of organization), and by adequately trained and prepared team. Managers had participated of each stage, identifying the problems and considering solutions. This participation was delineated by a method sponsored by a central management area<br>Mestrado<br>Planejamento e Gestão Estrategica da Manufatura<br>Mestre Profissional em Engenharia Mecanica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Villela, Cristiane da Silva Santos. "Mapeamento de processos como ferramenta de reestruturação e aprendizado organizacional." Florianópolis, SC, 2000. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78638.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção<br>Made available in DSpace on 2012-10-17T17:15:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 171890.pdf: 1098794 bytes, checksum: ff32f042e61ba6eff42e68a2d3823d38 (MD5)<br>As organizações investem anualmente montantes significativos dos seus recursos em reestruturação para manterem-se flexíveis e inovadoras em ambientes competitivos e turbulentos. Baseando-se nesta observação, a atual bibliografia da área empresarial tem apresentado um interesse acentuado sobre a mudança organizacional, e vem desenvolvendo e aprimorando abordagens e metodologias destinadas ao realinhamento estratégico entre sua estrutura, objetivos e processos. Desse modo, a bibliografia em questão torna complexa a escolha de um conjunto de técnicas e ferramentas adequados às necessidades e características de cada caso. Este trabalho tem por objetivo geral analisar a aplicação de um conjunto de técnicas e ferramentas adequadas à reestruturação dos processos de uma organização prestadora de serviços da região da Grande Florianópolis. A natureza intangível da prestação de serviços, a realização do trabalho através de equipes de projeto e a importância estratégica da sua rede de relações, tornam crítico o papel do mapeamento dos processos desta organização para a correta elaboração da proposta de reestruturação. Utilizando o roteiro de análise de processos proposto pela Teoria da Coordenação e a Pesquisa-Ação como metodologia de pesquisa, este trabalho fica caracterizado como uma pesquisa de intervenção requisitada pela organização, sendo desenvolvida em conjunto com os seus membros de acordo com as percepções de necessidades e problemas específicos. Desta forma, o aprendizado organizacional é estimulado pelo espírito interrogativo-crítico da metodologia e pelo uso das ferramentas selecionadas, tornando os membros da organização mais conscientes sobre a realidade do trabalho organizacional e conseqüências de suas escolhas estratégicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Rogel Garcia de. "Um framework para mapeamento entre objetos e processos de negócios." Universidade Federal de Minas Gerais, 2013. http://hdl.handle.net/1843/ESBF-97GQVW.

Full text
Abstract:
Information systems increasingly rely on business process models, notations, and engines to represent and execute complex business rules. However, the integration between information system components and current Business Process Management Systems (BPMS) is usually based on low-level programming interfaces that expose accidental complexities typical from business process implementations. To tackle this problem, we report in this master dissertation the design and implementation of a mapping framework -- called NextFlow -- that provides a binding between high-level business concepts and object-oriented abstractions for communication with BPMS. We also evaluate the use of NextFlow in a small-scale but representative information system, including a comparison with a second implementation of this system solely based on the standard programming interface supported by jBPM, a well-known BPMS.<br>Sistemas de informação cada vez mais dependem de modelos, notações e gerenciadores de processos para representar e executar regras de negócio. Entretanto, a integração entre os componentes de sistemas de informação e os atuais Sistemas Gerenciadores de Processos de Negócio (BPMS) é geralmente baseada em interfaces de programação de baixo nível que expõem diversas complexidades acidentais, típicas de implementações de processos de negócio. Para tratar esse problema, esta dissertação de mestrado descreve o projeto e implementação de um framework de mapeamento, chamado NextFlow, que disponibiliza regras para associação entre conceitos de alto nível de processos e abstrações típicas de sistemas orientados a objetos. Nesta dissertação também descreve-se uma avaliação de uso do framework NextFlow em um pequeno sistema de informação, incluindo uma comparação com uma segunda implementação que utiliza diretamente as interfaces de programação providas pelo sistema jBPM, um BPMS bastante conhecida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Miguel Monteiro da. "Mapeamento de processos e reestruturação de armazéns na Sistecaut, LDA." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2017. http://hdl.handle.net/10773/23195.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial<br>O setor logístico de uma empresa, visto como um conjunto de processos e recursos que garantem os fluxos de bens, serviços e informação, tendo em conta as exigências dos clientes, com eficiência, eficácia, custos adequados e respeitando a legislação, é fundamental para o sucesso de uma empresa. As organizações com um setor logístico devidamente desenvolvido conseguem efetuar as suas operações com menores custos, oferecer serviços adequados às exigências dos seus clientes, evitar desperdícios, reduzir stocks, antecipar medidas de prevenção e mitigar riscos e falhas do sistema. Uma empresa só consegue alcançar níveis de excelência nos seus negócios se as suas competências logísticas também forem excelentes. O presente projeto surge da necessidade de controlar ativos fixos tangíveis da organização, estruturar processos do setor logístico e implementar melhorias nos armazéns da empresa Sistecaut Lda. O objetivo final é ter uma empresa com um desempenho mais eficiente corrigindo as não conformidades do seu setor logístico. Analisaram-se os fluxos de material e de informação e identificaram-se os problemas a resolver e as situações a melhorar, nomeadamente a necessidade de a direção da empresa controlar as matérias-primas em stock e emitir, de forma rápida e fácil, um reporte contabilístico do valor deste ativo fixo. Apresentaram-se soluções e implementaram-se ações de melhoria para a resolução dos problemas identificados, as quais passaram pela estruturação e normalização das tarefas dos recursos humanos e das “não conformidades” e pela organização e criação de procedimentos de funcionamento do armazém. Todas estas ações foram conseguidas com uma boa capacidade de comunicação com todos os colaboradores da empresa, dos quais se obteve todo o apoio e colaboração. A implementação de procedimentos foi bem-sucedida devido ao apoio e intervenção de todos os colaboradores nos processos. Pode dizer-se que, de uma maneira geral, a produtividade e eficiência do sistema em análise aumentaram.<br>The logistics sector of a company seen as a set of processes and resources that guarantees the flows of goods, services and related information, from origin to destination, taking into account the requirements of the clients, with efficiency, effectiveness, adequate costs and respected the legislation is critical to a company's success. Organizations with a properly developed logistics sector are able to carry out all their operations at lower costs, offer services tailored to their customers' requirements, avoid waste, replace stocks, anticipate risk prevention and mitigation measures, failures and interruptions. A company can only achieve levels of excellence in its business if its logistics skills are also excellent. This project arises from the need to control the organization's tangible fixed assets, structure processes in the logistics sector and implement improvements in the warehouses of Sistecaut Lda. The main goal is to have a company with a more efficient performance and, at the same time, to analyze and correct nonconformities in its logistics sector. Material and information flows were analyzed and the problems to be solved and the situations to be improved were identified, namely the need for the company's management to control the raw materials in stock and to issue a quick and easy accounting report of the value of this fixed asset. Solutions were presented and improvement actions were implemented to solve the identified problems, which went through the structuring and normalization of all nonconformities and routines of human resources and the creation, organization, and definition of procedures for the warehouse. All these actions were achieved with a good communication capacity with all employees of the company, from which all support and collaboration was obtained. The implementation of procedures was successful due to the support and intervention of all employees involved in the processes. Globally, the productivity and efficiency of the system under analysis have increased.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Mapeamento de processos"

1

Melo, André Cristiano Silva, Denilson Ricardo de Lucena Nunes, and Vitor William Batista Martins. Logística na Amazônia, pesquisa e práticas no Estado do Pará: supply chain management. Editora da Universidade do Estado do Pará-Eduepa, 2022. http://dx.doi.org/10.31792/978-65-88106-33-4.

Full text
Abstract:
Este segundo volume da série Logística na Amazônia cobre uma vasta extensão de temas que incluem elementos a partir de uma perspectiva mais geral e estratégica como sustentabilidade, logística reversa; aspectos táticos como gestão de riscos, e mapeamento de processos e componentes logísticos até aspectos mais operacionais, além de projetos ligados à infraestrutura, particularmente aquela que faz uso de hidrovias. Para além dos aspectos teóricos, o livro é rico em tratar de situações realistas com exemplos de diferentes setores industriais, tais como: mineração, geração de energia, indústria têxtil, indústria agropecuária e indústria alimentícia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

QUOOS, J. H. A Geografia física na escola: sobre processos, dinâmicas e mapeamentos. Edited by T. T. RODRIGUES. Dictio Brasil, 2021. http://dx.doi.org/10.35417/978-65-86953-24-4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Souza, Gustavo Henrique Silva de. Administração e empreendedorismo: temas emergentes e aplicações contemporânea. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.aet474.1121-0.

Full text
Abstract:
Nos dias atuais, a administração (de empresas ou pública) tem assimilado conceitos e características de natureza empreendedora, que levam a mudanças de paradigmas dentro da própria área do conhecimento. Nesse limiar, a administração e o empreendedorismo se tornaram indissociáveis não apenas a nível acadêmico, mas na prática gerencial cotidiana. Com efeito, esse cenário chama a atenção dos pesquisadores e, cada vez mais, estudos são desenvolvidos com o foco em novas aplicações do conhecimento gerencial. É pensando nessa indissociabilidade, que este livro surge. Organizado em duas partes, o livro traz 15 capítulos que abordam temas extremamente atuais e emergentes que partem, ora de uma compreensão macro, ora de uma compreensão micro dos fenômenos que impactam diretamente as organizações, passando por temas, como: perfil empreendedor, liderança, pandemia, gestão estratégica, gestão de serviços, gestão de pessoas, gestão pública. A esse respeito, as implicações da pandemia da COVID-19 para as organizações e o mercado também ganham espaço contundente nesta obra, frente a uma série de rápidas mudanças que tornaram a gestão significativamente desafiadora neste ambiente complexo e instável. A obra foi concebida para ser utilizada, principalmente, por estudantes, professores, pesquisadores das subáreas ligadas às Ciências Sociais Aplicadas, mais enfaticamente a Administração. Apesar disso, empresários e gestores perceberão que podem se beneficiar de modo contundente desta obra, uma vez que são trazidas temáticas das mais diferentes ordens e cujo dimensionamento está na aplicabilidade prática da gestão empreendedora. Na primeira parte, “Discussões em Empreendedorismo”, abordam-se questões relacionadas conceitualmente e empiricamente ao empreendedorismo e à inovação, compreendendo o contexto empresarial e mercadológico em 7 capítulos. O Capítulo 1, “Barreiras e Facilitadores ao Empreendedorismo: Aspectos Teóricos e Instrumentação”, apresenta uma medida psicométrica inédita que mapeia a capacidade de desenvolvimento empreendedor individual a partir da identificação das principais barreiras (inibidores) e facilitadores (incentivadores). A ferramenta demonstra aplicabilidade para a realização de novas pesquisas e também fornece um mapeamento fidedigno do perfil empreendedor, considerando variáveis comportamentais e contextuais. O Capítulo 2, “Aversión Al Riesgo de Fracasar al Emprender un Negocio en México: Un Acercamiento con algunos Factores Educativos” (em tradução livre, Aversão ao Risco de Fracassar ao abrir um Negócio no México: Uma abordagem com alguns Fatores Educacionais), traz um estudo desenvolvido no México que relaciona a baixa escolaridade, a falta de acesso à educação e, consequentemente, a dificuldade de inserção no mercado de trabalho como condicionantes para a intenção de empreender. Trazendo dados demográficos e socioeconômicos, o estudo contribui com uma discussão extremamente pertinente para a compreensão do empreendedorismo por necessidade e seu impacto direto no desenvolvimento produtivo local – um cenário muito semelhante ao contexto brasileiro. O Capítulo 3, “A Importância da Gestão em Tempos de Crises: Uma Reflexão sobre a Pandemia da Covid-19”, trata de uma temática emergente e, por meio de uma interessante revisão de literatura, destaca práticas e ações a nível gerencial que impactam diretamente a vida nas organizações no momento pandêmico. Nos Capítulos 4 e 5, “Financiamento para Inovação: Pontos Positivos e Negativos do Crowdfunding” e “Financiamento da Inovação por Meio do Crowdfunding: Fatores de Sucesso”, descrevem os principais pontos (positivos e negativos) da prática de financiamentos coletivos ou crowdfunding, por meio de uma análise focada na inovação tecnológica. Os capítulos trazem contribuições principalmente para micro e pequenas empresas que atuam com inovação e necessitam superar dificuldades de acesso a recursos financeiros. No Capítulo 6, “Empresas Familiares: Gestão e Características Empreendedoras em Tempos de Pandemia da COVID-19”, tem-se um levantamento com gestores de empresas familiares, em que são discutidas as relações gerenciais e sociais com implicação direta no cotidiano organizacional, com um enfoque direto neste tipo de organização. Além disso, é um estudo extremamente atual, pois traz uma contextualização sobre os desafios e impactos da Pandemia da COVID-19 no mundo empresarial. O Capítulo 7, “A Liderança Feminina nas Organizações de Trabalho: Desafios e Construções Sociais”, traz uma importante discussão sobre a igualdade de gênero e os desafios que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho e no mundo empresarial. Por meio de uma pesquisa empírica, o capítulo aponta para uma profunda reflexão sobre o enfrentamento à desigualdade que envolve, de maneira coletiva, diversas áreas do conhecimento, instâncias e organizações sociais e educacionais. Fechando a primeira parte do Livro, o Capítulo 8, “Emergencia de Nuevos Modelos de Gestión Estrategica” (em tradução livre, Surgimento de Novos Modelos de Gestão Estratégica), embarca em uma análise teórica visando responder à seguinte questão: quais novas perspectivas e modelos de gestão estratégica estão surgindo para dar suporte ao desenvolvimento das empresas na atualidade? Dentro dessa perspectiva, tem-se um estudo que discute e reflete sobre o dinamismo e a complexidade dos ambientes social, econômico, tecnológico e natural, compreendendo a influência destes ambientes nas formas de gestão e de empreendedorismo. Na segunda parte, “Processos Gerenciais e Administrativas em Foco”, este livro aborda questões relacionadas às técnicas e ferramentas gerenciais e administrativas que se aplicam às organizações privadas e públicas, compreendendo variadas áreas do ambiente organizacional em 8 capítulos. No Capítulo 8, “Abordagem de Servicescape: Análise e Influência da Experiência do Consumidor em um Ambiente de Serviço”, analisa-se a influência da servicescape (ambiente físico onde acontece o serviço) na experiência do consumidor no processo de aquisição do serviço. Por meio de um estudo bibliométrico, o capítulo aprofunda sobre o servicescape e sobre o experienscape, levando em consideração também o que tem sido produzido academicamente na temática. O Capítulo 9, “A Importância do Treinamento como Estratégia de Potencialização do Desempenho dos Colaboradores nas Organizações”, faz uma breve análise sobre Treinamento, Desenvolvimento &amp; Educação (TD&amp;E), identificando os fatores que tornam esse processo tão relevante para as organizações, especialmente como estratégia de potencialização do desempenho dos colaboradores. Trazendo alguns conceitos gerais sobre a temática, o capítulo traça uma relação entre o processo de treinamento a nível de gestão de pessoas e o aumento da produtividade e a redução de custos. O Capítulo 11, “Cultura Organizacional: Uma Revisão Narrativa acerca das Tipologias e Influências na Gestão”, analisa os eventuais impactos que a cultura organizacional perfaz na gestão das organizações. Compreendendo as diversas tipologias culturais existentes, o capítulo oferece uma visão da gestão da cultura organizacional em prol da eficiência e do aumento da produtividade. No Capítulo 12, intitulado “Aplicação da Teoria das Filas em uma Hamburgueria: Um Estudo de Caso”, descreve uma pesquisa empírica realizada em um restaurante, do tipo hamburgueria, abordando-se a concepção do sistema de filas. O capítulo traz resultados interessantes para a compreensão dos fatores que envolve a gestão de filas dentro um ramo de negócio em extrema expansão no Brasil, que é o mercado de hambúrgueres e lanches. A partir deste momento, o livro se foca em estudos relacionados à gestão pública, trazendo 3 estudos que, individualmente, abordam a administração a nível municipal, estadual e federal. No Capítulo 13, “A Maturidade da Gestão do Conhecimento na SEAPI – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (RS)”, tem-se um estudo que analisa como a gestão do conhecimento está inserida no ambiente organizacional de uma secretaria de estado, fazendo um paralelo teórico-empírico com o nível de maturidade gerencial. Este capítulo contribui especialmente para o mapeamento da maturidade em gestão do conhecimento em organizações públicas, apresentando ferramentas e técnicas para este tipo de análise. No Capítulo 14, intitulado “Avaliação dos Processos Gerenciais da Prefeitura de Luis Gomes/RN à Luz do Modelo de Excelência em Gestão Pública”, abordam-se os processos administrativos e de prestação de serviços de uma prefeitura. Neste capítulo, é utilizado um modelo padrão de análise baseado em excelência, cuja principal contribuição está em propor pontos de correção nos processos gerenciais cotidianos e ações estratégicas a serem realizadas para a melhoria da prestação de serviços aos cidadãos. Dando continuidade aos estudos relacionados à gestão pública, tem-se, por fim, o Capítulo 15, “Pregão Eletrônico nas Aquisições Públicas Federais: Economia e Impactos a Luz da Normativa 03/2011”, que trata do impacto causado na economia creditada ao uso do Pregão Eletrônico, após a implementação da Instrução Normativa nº 3/2011 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Nesse sentido, o capítulo traz uma análise sobre a teoria dos leilões e a dinâmica do Pregão Eletrônico, à luz das demandas e necessidades da administração pública federal. Cabe ressaltar que este livro é fruto do esforço de cooperação desenvolvido por pesquisadores de diversas Instituições nacionais e estrangeiras, em que cada estudo apresentado perfaz uma particular contribuição para a área do conhecimento. E embora não se pretenda responder a todas as questões relacionadas à Administração e ao Empreendedorismo, esta obra traz algumas reflexões e discussões atuais que podem, de algum modo, contribuir positivamente com o avanço do conhecimento e incrementar a literatura na área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

de Oliveira, Hudson do Vale. Organizações públicas, privadas e da sociedade civil: gestão, inovação e responsabilidade social. Pantanal Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.46420/9786588319222.

Full text
Abstract:
A sociedade muda constantemente e, em função dessas mudanças, as organizações precisam se readaptar para atender as demandas emergentes e urgentes que surgem de forma muito dinâmica. Em tempos de pandemia, essa necessidade de adaptação foi amplificada, uma vez que essas organizações estão diante de cenários cada vez mais incertos, promovendo novos fluxos e exigindo novas formas de governança. Neste sentido, a obra “Organizações Públicas, Privadas e da Sociedade Civil: Gestão, Inovação e Responsabilidade Social”, constituída de quatro capítulos, traz algumas reflexões que perpassem a gestão e a inovação em/de organizações públicas em diálogo com instituições privadas e da sociedade civil, inclusive considerando o contexto de pandemia. No primeiro capítulo, “Das organizações públicas à pluralidade das organizações privadas: reformas administrativas e a busca por eficiência nos serviços de extensão rural”, os autores buscam fazer o mapeamento das reformas nos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e, partir deste mapeamento, refletem sobre o direcionamento desses serviços, buscando compreender que efeitos essas mudanças trazem para a eficiência e a inovação desses serviços. Ainda na perspectiva de inovação, e também de gestão, o segundo capítulo, “Emendas Parlamentares Participativas como Prática de Inovação no Setor Público: O Caso da Câmara de Vereadores de Florianópolis – SC”, aborda uma análise acerca da experiência da participação da sociedade civil no processo da gestão pública por intermédio da implementação de emendas parlamentares participativas, em Florianópolis, Santa Catarina. Com o título “Indicadores de transparência, gestão e resultados das instituições como instrumento de controle: uma comparação entre indicadores oficiais”, o terceiro capítulo busca comparar indicadores de transparência e de resultados, por meio de órgãos oficiais, com foco em reflexões sobre a perspectiva de dar continuidade às discussões sobre governança eletrônica. O quarto capítulo, “Governança no enfrentamento da pandemia: Que caminho seguir quando as orientações são divergentes?”, trata-se de um ensaio teórico e traz reflexões sobre o contexto de crise sanitária, buscando contribuir para o debate acerca do enfrentamento da pandemia, identificando algumas divergências nas orientações divulgadas acerca deste enfrentamento e refletindo sobre o impacto dessas divergências na potencialização da crise. Esta obra, por meio dos capítulos resumidamente apresentados, tem como propósito convidálo, não só a leitura, mas também ao debate e às reflexões acerca das organizações, sejam elas públicas, privadas ou da sociedade civil, isoladamente ou de forma conjunta, nos mais diferentes contextos e considerando, inclusive, as diversas nuances que perpassam a gestão, a inovação e a responsabilidade social dessas organizações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, André Pedro, Luís Saraiva Silva, and Nuno Mendonça. A UC e a Transferência de Conhecimento e Tecnologia no contexto histórico. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2021. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-2152-4.

Full text
Abstract:
Como pilar estruturante de uma universidade de referência, a inovação centra-se numa ação eficiente e eficaz de transferência de conhecimento e tecnologia para a sociedade. A Universidade de Coimbra, enquanto alma mater, é uma proponente na Gestão da Inovação e Empreendedorismo. A cultura de inovação e empreendedorismo é nutrida por uma visão transversal a todas as áreas, dado que a inovação não é somente a criatividade. A gestão da inovação é um processo de mapeamento de oportunidades que apresenta resultados com vista na criação de valor. Apesar do papel determinante da liderança para transformar a cultura de inovação de uma instituição, todavia, a estrutura orgânica tradicional da UC, como um todo, é ciclicamente convidada a participar neste desafio. Este desafio incorpora um apelo a uma aproximação ao princípio interdisciplinar, dado que é urgente a aproximação de princípios éticos, morais e ecológicos ao tecido empresarial. Assim como o empreendedorismo pode ser trabalhado em benefício da Sociedade, em inovação, o clima é colaborativo, de confiança e, sobretudo, de liberdade. Aos Saberes conduzidos pelo pipeline do Gabinete de Apoio às Transferências Saber (GATS), Divisão de Inovação e Transferências do Saber (DITS) e, atualmente UC Business, acrescentam-se as práticas e bens imateriais, incomensuráveis e intangíveis, das soft skills dos gestores de projeto. Alavancar a capacidade empreendedora e inovadora da comunidade UC, tem sido, é e será o principal estímulo à valorização da própria Universidade para além das fronteiras da região. A afirmação da UC como pilar de um sector económico emergente, que ajude a revitalizar Coimbra e o País é o desafio que nos move, baseado em experiência de décadas e com potencial que sabemos ir atingir.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ziviani, Adley Camargo, Antônio Carlos Barreto, Cláudio Márcio de Castro, Daniel Pena Pereira, Renato Farias do Valle Júnior, and Vera Lúcia Abdala. Acta Ciências Ambientais do IFTM. Editora Amplla, 2022. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.aca955.1122-0.

Full text
Abstract:
O Brasil, atualmente, é o quinto país mais populoso do mundo, atrás apenas de China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. O número de habitantes do Brasil é reflexo de um acelerado processo de crescimento que ocorreu, principalmente, no século XX, como resultado dos elevados índices de natalidade e imigração no país. Por volta dos anos de 1940, com o desenvolvimento de vacinas e tratamentos mais eficazes para as doenças, houve um significativo aumento da qualidade e da expectativa de vida das pessoas. Da ampliação do processo de urbanização e de ocupação desordenada do solo observada nas últimas décadas resultou o aumento do consumo de recursos naturais e de produtos industrializados. Essa mudança no perfil de consumo acarretou em diversos problemas ambientais tais como: maior geração de resíduos sólidos, degradação dos ecossistemas e aquecimento global. A aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, através da lei 12.305/2010, qualificou e deu novos rumos ao debate acerca de tais problemas. A operacionalização do conceito de responsabilidade compartilhada levou à percepção de que a sociedade, como um todo, deve ser considerada responsável pela gestão ambientalmente correta de seus resíduos sólidos. Em 2011, iniciou-se o processo de elaboração do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, através do qual os governos federal, estadual e municipal passam a ser responsáveis pela elaboração e implementação de planos de gestão de resíduos sólidos, identificando os tipos de resíduos gerados e apresentando formas de gestão e de gerenciamento específicas. Os desafios inerentes a esse novo modelo de gestão, por sua vez, exigem daqueles que desenvolvem a ciência, a apresentação de análises e soluções. É precisamente esse o contexto de inserção do livro Acta Ciências Ambientais do IFTM: reunião de Trabalhos de Conclusão de Curso realizados no Curso de PósGraduação lato sensu em Geoprocessamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberaba, no ano de 2021. Este livro dá espaço a estudos de verificação, através de geotecnologias, de locais ambientalmente adequados à implementação de aterros sanitários e análises temporais de uso e ocupação do solo com o auxílio de mapeamento digital em diferentes cidades que vão desde a Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba até o extremo oeste baiano. Os organizadores do livro, assim como os autores dos capítulos, esperam que estes trabalhos possam contribuir para a construção de novas reflexões e pesquisas orientadas à sustentabilidade ambiental. Desejamos a todos uma boa leitura!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Tópicos em Gestão da Produção – Volume 5. Editora Poisson, 2017.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Mapeamento de processos"

1

Santos, Josane Karine Odovane dos, and Andreia Antunes da Luz. "Mapeamento do processo de compras, armazenamento e distribuição do setor de móveis em uma empresa varejista de pequeno porte da região sudeste do Paraná." In Administração Contemporânea, 4th ed. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20215-6-p07-16.

Full text
Abstract:
O processo de compra, armazenamento e distribuição envolve atividades, as quais podem ser padronizadas por meio de metodologias de mapeamento de processos, que possibilitam melhorias e qualidade na gestão do processo. O fluxograma aliado ao Procedimento Operacional Padrão são ferramentas importantes aos gestores para estabelecer o fluxo normal dos setores, auxilia a minimizar erros e maximizar a qualidade dos produtos. Dentro deste contexto, o problema de pesquisa buscou responder como otimizar os setores de compras, armazenamento e distribuição de uma empresa varejista de móveis através do mapeamento do processo. A metodologia adotada foi exploratória, bibliográfica, documental e estudo de campo. Em relação à abordagem do problema, classificou-se como qualitativa e a técnica para análise de dados foi a entrevista. A pesquisa de campo foi em uma empresa varejista do setor de móveis da região sudeste do Paraná. Algumas das fragilidades estão relacionadas à armazenagem, como oportunidades de compra que geram excessos e falta de controle do prazo médio que podem comprometer a qualidade dos produtos e satisfação do cliente. Foram elaboradas sugestões de melhoria por meio das ferramentas de mapeamento, que contém a descrição do fluxo preciso das atividades: o fluxograma e o procedimento operacional padrão
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Alves, Guilherme Krause, Luciane Stallivieri, and Rogério da Silva Nunes. "AVALIAÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INDICADORES E MAPEAMENTO DE PROCESSOS." In Avaliação, Políticas e Expansão da Educação Brasileira 4. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.61019100710.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

DAMASCENO, NAIARA DANTAS, Alfredo Fernandes de Jesus, Larissa Lima dos Santos, and Patrizia Allegro Ribeiro. "Mapeamento de Processos da Unidade de Centro Cirúrgico de um Hospital Universitário." In Ciências da Saúde: uma abordagem pluralista. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200802550.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mamprim, Caroline da Silva Couto, Leonardo de Azevedo Gaspar, and Francisco Rodrigues Lima Junior. "Mapeamento e Melhoria dos Processos de Gestão de um Programa de Pós-Graduação." In Engenharia de Produção: inovação, produção e sustentabilidade 2. AYA Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.47573/aya.88580.2.12.6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Goncalves, Raquel Valente De Oliveira. "A LEI DE SARBANES-OXLEY COMO NOVA MOTIVAÇÃO PARA MAPEAMENTO DE PROCESSOS NAS ORGANIZAÇÕES:." In Engenharia de Produção: Tecnologia e Inovação no Setor Produtivo. Editora Científica Digital, 2020. http://dx.doi.org/10.37885/200901566.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cerqueira, Arthur Costa, Idel Cristiana Bigliardi Milani, and Angélica Aparecida Liandro Pinheiro. "MAPEAMENTO DAS ESTRUTURAS DE DEFESA LITORÂNEA E MITIGAÇÃO DE PROCESSOS EROSIVOS EM PERNAMBUCO - BRASIL." In Recursos Hídricos: gestão, planejamento e técnicas em pesquisa. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210705484.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pereira Junior, Errol Fernando Zepka, Luiz Alexandre Souza Coimbra, Livia Castro D`avila, et al. "MAPEAMENTO DE PROCESSOS E FALHAS NO FLUXO DE SERVIÇOS: ESTUDO NO SETOR DE CONSTRUÇÃO DAS PLATAFORMAS PETROLEIRAS." In Engenharia de Produção: Planejamento e Controle da Produção em Foco - Volume 2. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210304029.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lana, Naijara Klafke Dalla, Rodrigo Corrêa Pontes, Iago Turba Costa, and Valmir Vieira. "Aplicação de geotecnologias para análise e mapeamento de processos erosivos na microbacia do Arroio Sarandi, Santa Maria, RS." In Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento. INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS - UNICAMP, 2017. http://dx.doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2208.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Machado, Paulo Sérgio Damasceno, Thiago Alves Almeida, Guilherme Silva Gouvêa, et al. "MAPEAMENTO E PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS EM UMA EMPRESA DE FUNDIÇÃO DE COBRE NA REGIÃO CENTRO-OESTE DE MG." In Engenharia de Produção: alicerce da competitividade. Editora Conhecimento Livre, 2021. http://dx.doi.org/10.37423/211004949.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ferreira Soares, Fabíola, Sonia Maria Meneghetti Coelho, and Teresa da Silva Rosa. "Estratégias para o enfrentamento de riscos com vistas à sustentabilidade urbana em Vila Velha (ES, Brasil): memórias imagéticas urbanas e ações da macrodrenagem do ator estatal." In Estudos Cindínicos. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2020. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-54942-7-9_8_5.

Full text
Abstract:
O estudo compreende a sustentabilidade urbana em Vila Velha (ES, Brasil) com base no conjunto de ações e saberes da memória local em busca pelas análises das estratégias do ator estatal para o enfrentamento de riscos. Assim, considerando o papel dos diferentes atores sociais nos processos de tomada de decisão em ambiente urbano, a pesquisa buscou analisar o plano da macrodrenagem para as áreas de riscos no município, tendo como cenário as inundações recorrentes em Vila Velha-ES. Conclui-se dos estudos, que a macrodrenagem urbana não se mostra suficiente para o escoamento superficial da água das chuvas intensas, e a construção da rede de drenagem do ator estatal, ainda é insuficiente. Faz sentido, portanto, compreender a problemática ambiental urbana no município com base na memória local concomitante ao desenvolvimento do espaço territorial. A Prefeitura Municipal de Vila Velha - PMVV como responsável (ou não) para a mitigação de riscos de desastres a eventos de inundação pode melhorar o mapeamento de seus planos de ação, com relação aos eventos extremos de pluviosidade que vêm se agravando na região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Mapeamento de processos"

1

Menezes, C. C. N., C. P. Almeida, J. C. N. Silva, and R. Bortoli. "MAPEAMENTO TECNOLÓGICO DE PROCESSOS GAMEFICADOS." In 6th International Symposium on Technological Innovation. Universidade Federal do Sergipe, 2015. http://dx.doi.org/10.7198/s2318-3403201500030025.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Avelar, Cíntia, Pedro Penna, and Henrique Freitas. "Algoritmo Kmeans para Mapeamento Estático de Processos em Redes-em-Chip." In XV Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2014. http://dx.doi.org/10.5753/wscad.2014.15012.

Full text
Abstract:
Desempenho é um ponto crucial em arquiteturas many-core com networks-on-chip. Uma das alternativas para alcanç á-lo consiste em mapear processos nos núcleos de processamento de forma a minimizar o custo de comunicação global entre processos. Nesse contexto, esse trabalho propõe o algoritmo Kmeans como uma estratégia alternativa às heurísticas BRD e Guloso. Para determinados padrões de comunicação, os resultados de simulação apontaram que o Kmeans conduz a melhores mapeamentos que as outras estratégias, sendo portanto uma boa opção para o mapeamento de processos em arquiteturas many-core com networks-on-chip.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Karasawa, Rita Tiemi Matsubara, Adriana Garutti Teixeira, Nara Sbrissa Rossi, Cláudia Aparecida Reis da Silva, and Neide dos Santos Furlan. "Mapeamento de processos do Instituto de Geociências." In Simpósio de Profissionais da UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/sinteses.v0i7.11575.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

RESENDE, CARLOS HENRIQUE LOPES, SANDRA ELAINE MAINARDES DAS NEVES, and FRANCISCO RODRIGUES LIMA JUNIOR. "MAPEAMENTO DOS PROCESSOS DA CASA DO ESTUDANTE LUTERANO UNIVERSITÁRIO." In ENEGEP 2019 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2019 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2019. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2019_tn_sto_000_1634_36855.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

BELÉM, MARIA JÚLIA XAVIER, EVERTON DIAS DE OLIVEIRA, MAYRA OLIVEIRA RAMOS, and MILTON VIEIRA JUNIOR. "Mapeamento de Processos e Sustentabilidade: Uma Revisão da Literatura." In ENEGEP 2020 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2020 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2020. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2020_tn_sto_350_1797_40380.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Viana Ruiz, Phelipe, Patrícia Stella Pucharelli Fontanini, ARIOVALDO DENIS GRANJA, and Marina Sangoi de Oliveira Ilha. "UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA: INDUSTRIALIZAÇÃO, LEAN E SIMULAÇÃO NA CONSTRUÇÃO." In 1° Workshop De Tecnologia De Processos E Sistemas Construtivos. Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/tecsic-2017-72108.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos Souza, Felipe, Ivan Ferro, Adla Oliveira, and Patrícia Stella Pucharelli Fontanini. "MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA SOBRE O PANORAMA HISTÓRICO DA PRÉ-FABRICAÇÃO DE CONCRETO." In 1° Workshop De Tecnologia De Processos E Sistemas Construtivos. Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/tecsic-2017-72105.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Karine Chan, Deborah, Phelipe Viana Ruiz, Marcela Pires, and Patrícia Stella Pucharelli Fontanini. "GESTÃO E PRODUÇÃO DO SISTEMA LIGHT STEEL FRAME: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA." In 1° Workshop De Tecnologia De Processos E Sistemas Construtivos. Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/tecsic-2017-72106.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Nascimento, Fabrício Alves do. "MAPEAMENTO DE PROCESSOS EM UMA EMPRESA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS OFFHORE." In XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. Editora Blucher, 2020. http://dx.doi.org/10.5151/spolm2019-116.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Azevedo, Thaís Cristina C. S., Ana Luisa Alves Teixeira, Luiz Felipe Roris R. S. do Carmo, and Luiza Fiorencio. "MAPEAMENTO DE PROCESSOS: FUNDAMENTOS, FERRAMENTAS E CASO EM UMA OPERAÇÃO LOGÍSTICA." In XVIII Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. Editora Edgard Blücher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/marine-spolm2015-139733.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography