To see the other types of publications on this topic, follow the link: Mapeamento de sensibilidade ambiental.

Journal articles on the topic 'Mapeamento de sensibilidade ambiental'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Mapeamento de sensibilidade ambiental.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Medeiros Sperb, Rafael, Sandra Espíndola, and Vítor Alberto de Souza. "MAPEAMENTO DE SENSIBILIDADE AMBIENTAL EM MICROBACIAS." SUSTENTARE 2, no. 2 (2018): 163–82. http://dx.doi.org/10.5892/st.v2i2.5123.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

RIBEIRO, Daniela Ferreira, Cenira Maria LUPINACCI, and Paulina Setti RIEDEL. "SENSORIAMENTO REMOTO NA AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS GEOMORFOLÓGICAS PARA A IDENTIFICAÇÃO DA SENSIBILIDADE AMBIENTAL A DERRAMES DE ÓLEO: BAIXO CURSO DO RIO PIRACICABA – SP." Geosciences = Geociências 37, no. 3 (September 27, 2018): 583–96. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v37i3.11821.

Full text
Abstract:
As Cartas de Sensibilidade Ambiental a Derrames de Óleo constituem-se em ferramentas para o planejamento de contingência e avaliação de danos causados por óleo, sendo amplamente utilizadas nos ambientes costeiros, entretanto apresentam lacunas para os ambientes fluviais. O principal objetivo deste trabalho é contribuir com a avaliação da sensibilidade ambiental ao óleo dos ambientes fluviais, através da identificação e mapeamento das feições geomorfológicas de origem fluvial, realizada por meio da interpretação visual em imagens orbitais. As feições foram analisadas quanto à sua sensibilidade considerando parâmetros definidos por bibliografias internacionais que utilizam critérios como grau de exposição, permeabilidade e aspectos relacionados à dinâmica fluvial, com ênfase ao potencial acumulativo ou erosivo. A área de estudo apresenta um alto índice de sensibilidade das feições geomorfológicas a derrames de óleo, devido à presença, em grande parte de sua extensão, de depósitos aluviais, diques marginais e terraços fluviais. Destaca-se ainda a presença de diversos canais fluviais afluentes do canal principal, com baixa energia, o que também configura um alto índice de sensibilidade. As regiões que apresentam os menores índices são representadas pelas áreas próximas às regiões urbanas, marcadas por margens construídas, com a presença de paredões concretados e pela presença de soleira fluvial. A caracterização geomorfológica, por meio de imagens de sensoriamento remoto, permite uma análise expedita, o que é relevante num país de dimensões continentais como o Brasil e pode ser detalhada por trabalhos de campo, em regiões de maior complexidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pinheiro, Ana Beatriz, and André Luiz Carvalho da Silva. "Análise da sensibilidade ambiental do litoral de Paraty (Estado do Rio Janerio, Brasil) a potenciais derramamentos de óleo." Revista Geográfica de América Central 1, no. 66 (January 1, 2021): 157–88. http://dx.doi.org/10.15359/rgac.66-1.6.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetiva compreender o grau de sensibilidade ambiental do litoral de Paraty a potenciais eventos de derramamento de óleo e as consequências destes para os ecossistemas da região. Foram realizados 6 trabalhos de campo para a caracterização morfológica e sedimentar de seis praias de Paraty e mapeamento dos ambientes costeiros para a aplicação do Índice de Sensibilidade do Litoral (ISL) a eventos de derramamento de óleo. Como resultado, foram encontrados os seguintes ISL à poluição por óleo: ISL 1 e 2, atribuído aos costões rochosos de baixa a alta declividade respectivamente, localizados nas enseadas e ilhas; ISL 4, para as praias de Taquari, Prainha e São Gonçalinho; ISL 5, para as praias de Jabaquara (setor sul), Barra de Corumbê e São Gonçalo; ISL 6, para os depósitos de tálus e enrocamentos; ISL 10, correspondente as áreas de manguezais. O estudo da sensibilidade ambiental aponta para níveis distintos de vulnerabilidade deste litoral. A poluição por óleo em Paraty, tende a causar sérios danos aos diversos ecossistemas costeiros e marinhos, assim como às atividades turísticas e pesqueiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Barros Junior, Wilmar Wan-de-Rey de, and José Augusto Ferreira da Silva. "Mapeamento de Sensibilidade Ambiental ao Desenvolvimento: estudo de caso na Região Hidrográfica VIII – RJ." Revista Brasileira de Geografia Física 11, no. 2 (2018): 585–600. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v11.2.p585-600.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Marques, Vanessa Caetano, and João Luiz Nicolodi. "Análise da sedimentologia como subsídio à avaliação da sensibilidade ambiental a óleo da Bacia Sedimentar de Pelotas-RS/SC, Brasil." Geography Department University of Sao Paulo 41 (April 28, 2021): e170285. http://dx.doi.org/10.11606/eissn.2236-2878.rdg.2021.170285.

Full text
Abstract:
As atividades da indústria petrolífera se distribuem por todo o território brasileiro, ocasionando impactos ao longo de sua zona costeira, ao passo que neste cenário coexistem demandas econômicas e socioambientais do país. De modo a gerir os riscos e danos que tais atividades podem acarretar aos ambientes marinhos e costeiros, o governo brasileiro, por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), deu início, ainda em 2002, ao mapeamento da sensibilidade ambiental a derramamentos de óleo das bacias sedimentares marítimas brasileiras. O presente trabalho se insere neste contexto através do Projeto Cartas SAO – Bacia de Pelotas, tendo como objetivo apresentar os resultados do estudo granulométrico de praias oceânicas, lagunares e estuarinas da porção brasileira da bacia sedimentar de Pelotas, bem como discutir lacunas presentes no método oficial de classificação da sensibilidade ambiental de tais ambientes. A metodologia adotada neste trabalho obteve os parâmetros granulométricos de amostras sedimentares coletadas nas faces das praias que, em conjunto com referências sobre a hidrodinâmica da área e permeabilidade de praias, possibilitou a discussão da representatividade do método oficial para praias que compõem a planície costeira em questão. Os resultados apresentaram algumas lacunas no Índice de Sensibilidade do Litoral (ISL), relacionadas à variação dos parâmetros granulométricos analisados, uma vez que o mesmo não considera a dinâmica da distribuição espacial das partículas sedimentares dentro de um mesmo pacote, fator fundamental para a definição da permeabilidade das praias, além de interpretar de maneira teórica a permeabilidade atribuída a estes pacotes sedimentares. Tais discrepâncias podem confundir a tomada de decisão em ações de resposta a acidentes com óleo, deixando vulneráveis os ambientes e as comunidades que neles residem e que através deles sobrevivem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Andrade, Milena Marília Nogueira de, Pedro Walfir Martins e. Souza-Filho, and Claudio Fabian Szlafsztein. "Sensibilidade Ambiental a Derramamento de Óleo e Mapeamento de Unidades de Paisagem na Região Portuária do Maranhão." Revista de Gestão Costeira Integrada 18, no. 2 (November 2018): 73–84. http://dx.doi.org/10.5894/rgci-n65.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Braga, Cynthia, Ricardo A. de A. Ximenes, Maria de Fátima P. Militão de Albuquerque, Wayner V. de Souza, Janaína Miranda, Fábio Brayner, Luis Alves, Lânia da Silva, and Inês Dourado. "Avaliação de indicador sócio-ambiental utilizado no rastreamento de áreas de transmissão de filariose linfática em espaços urbanos." Cadernos de Saúde Pública 17, no. 5 (October 2001): 1211–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2001000500021.

Full text
Abstract:
O conceito de espaço socialmente organizado, subsidiado por novas técnicas de análise, mapeamento e espacialização da ocorrência de eventos, tem orientado desenvolvimentos metodológicos inovadores no campo das intervenções de saúde pública. Este estudo teve por objetivo avaliar a utilização de um indicador sócio-ambiental, construído através da metodologia de aplicação de escores, na estratificação do Município de Olinda, Pernambuco, em áreas com diferentes riscos de transmissão da filariose bancroftiana. Procedeu-se ao mapeamento das áreas, localização dos domicílios amostrados e identificação de todos os moradores com idade entre 5 e 65 anos para realização do inquérito parasitológico. Dentre as 3.232 pessoas examinadas, 42 foram positivas, obtendo-se prevalência de microfilaremia de 1,3%. A análise estatística global da distribuição dos casos mostrou evidências de agregação espacial. Nos dois estratos de mais alto risco de transmissão residiam 85,7% dos positivos. A alta sensibilidade do indicador proposto justifica a sua utilização para o planejamento e execução de intervenções ao predizer o local de ocorrência da maioria dos casos de filariose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Marinho, Chayonn, and João Luiz Nicolodi. "Integração de parâmetros geomorfológicos e biológicos no desenvolvimento do Índice Integrado de Sensibilidade do Litoral (IISL) (Integration of geomorphological and biological parameters to develop a Coastal Integrated Sensitivity Index (CISI))." Revista Brasileira de Geografia Física 12, no. 4 (November 11, 2019): 1509. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v12.4.p1509-1524.

Full text
Abstract:
No contexto da indústria petrolífera e suas relações com os ecossistemas enquadram-se os instrumentos de políticas públicas, desenvolvidos a fim de prevenir e minimizar os efeitos de acidentes com óleo e derivados, como as Cartas de Sensibilidade Ambiental ao Derramamento de Óleo (Cartas SAO). Dentre as principais informações contidas nas Cartas SAO está o Índice de Sensibilidade do Litoral (ISL). Este índice mede a sensibilidade dos diferentes ambientes costeiros ao contato com óleo de acordo com as características geomorfológicas da região: exposição às forçantes hidrodinâmicas, tipo de substrato e declividade do litoral. Nesse estudo foi desenvolvida uma metodologia específica que integrou dados geomorfológicos e biológicos no desenvolvimento de um Índice Integrado de Sensibilidade do Litoral (IISL). Tal metodologia desenvolveu previamente dois índices distintos, o Índice Geomorfológico de Sensibilidade (IG) e o Índice Biológico de Sensibilidade (IB), os quais tiveram suas variáveis bem definidas permitindo a integração para desenvolvimento do IISL. Três regiões da Bacia de Pelotas, sul do Brasil, foram escolhidas para a aplicação dessa metodologia. Os resultados indicaram alteração nos valores de sensibilidade ao óleo em seis trechos de linha de costa analisados, apurando o mapeamento destas áreas. Assim, o presente estudo buscou apresentar elementos que venham subsidiar o aprimoramento metodológico de mapeamento de sensibilidade ao óleo no país, contribuindo na gestão de incidentes e no gerenciamento costeiro. A B S T R A C TIn the context of oil industry and its relations with ecosystems the instruments of public policy are framed, which are developed to prevent and minimize the effects accidents involving oil and its derivatives, such as the Environmental Sensibility to Oil (ESO charts). The main information in the ESO charts is the Coastal Integrated Sensitivity Index (CISI), which measures the sensitivity of different coastal environments to contact with oil according to geomorphological characteristics, such as exposure to hydrodynamic forces, substrate type and coastal slope. The concept of sensibility used for the characterization of the coastline does not include in its methodological scope biological information, therefore, a new specific methodology was developed, which integrated geomorphological and biological data to develop a Coastal Integrated Sensitivity Index (CISI). This methodology previously developed two different indexes, the Geomorphological Sensitivity Index (GSI) and Biological Sensitivity Index (BSI), which had their well-defined variables allowing the integration of CISI. Three regions of the Pelotas Basin, south of Brazil, were chosen to test this methodology. The results indicated a change in sensibility values in six coastline segments analyzed, improving the mapping of these áreas. This way, the present study effectively contributed to upgrade the methodology for mapping the sensibility to oil spills, also contributing on the management of accidents involving oil and on coastal management.Keyword: Oil spill, ESO charts, coastal sensitivity, biological and geomorphological data.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Joelia Natália Bezerra da, Jéssica Laís Bezerra da Silva, Antonio Marcos dos Santos, Aldenice Correia da Silva, and Josiclêda Domiciano Galvíncio. "Índice de vegetação como subsídio na identificação de áreas com potenciais a desertificação." Journal of Environmental Analysis and Progress 2, no. 4 (August 15, 2017): 358–67. http://dx.doi.org/10.24221/jeap.2.4.2017.1469.358-367.

Full text
Abstract:
A desertificação é um problema ambiental que afeta centenas de hectares de terras localizadas nas regiões secas de várias partes do planeta. Para identificação das áreas em processo de desertificação vários mecanismos vêm sendo empregados, entre eles o sensoriamento remoto. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é identificar as áreas com potenciais à desertificação nos municípios de Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande, Pernambuco, através do SAVI (Soil Ajusted Vegetation Index). Para isto, foram empregadas duas imagens obtidas pelos satélites Landsat 5 e Landsat 8 referente aos anos de 2005 e 2015, respectivamente. Os resultados indicam que os dois municípios apresentam áreas com diferentes potenciais à desertificação, principalmente, as correlacionadas à caatinga esparsa e as regiões com solo exposto. Áreas que oscilaram entre queda e aumento de espaços ocupados entre os dois anos devido à sensibilidade do índice aos eventos pluviométricos que modificaram a estrutura da cobertura vegetal. Neste contexto, o SAVI mostrou-se eficiente na identificação das áreas com diferentes potencias a desertificação na área de estudo, porém, deve ser empregado com auxílio de outro método de mapeamento, visto que, os reflexos das chuvas na vegetação podem comprometer o processo de identificação das áreas de risco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rodrigues, Frederico Do Nascimento, and Eustógio Wanderley Correia Dantas. "Resorts no nordeste brasileiro: da inserção ao discurso empresarial verde no Porto das Dunas, Aquiraz, CE." Geosaberes 8, no. 15 (August 8, 2017): 2. http://dx.doi.org/10.26895/geosaberes.v8i15.548.

Full text
Abstract:
O artigo faz análise do turismo litorâneo em Porto das Dunas, Aquiraz, município da Região Metropolitana de Fortaleza/CE. O objetivo é discutir a inserção dos resorts e apresentar ações eco-sustentáveis. Realizou-se estudo bibliográfico, atividades de campo e mapeamentos. As ações eco-sustentáveis iniciam-se não por uma tomada de consciência ambiental, mas por uma racionalidade econômica, seguida da sensibilidade ambiental. Os resorts adotam o discurso verde, todo lixo é reaproveitado, restos de boias aquáticas transformadas em sandálias pela empresa Melissa, garrafas PET transformados em materiais hidráulicos, restos de alimentos viram adubo, efluentes são tratados e reutilizados. Cria-se um discurso sustentável que é o marketing turístico do século XXI, no entanto, amenizam-se os impactos. As empresas passam por fase de transmutação deixam de ser potenciais poluidoras e tornam-se “amigas do verde”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Sá, Iêdo Bezerra, Tony Jarbas Ferreira Cunha, Tatiana Ayako Taura, and Marcos Antônio Drumond. "Mapeamento da desertificação da Região de Desenvolvimento Sertão do São Francisco com base na cobertura vegetal e nas classes de solos (Desertification mapping of “Sertão” San Francisco Development Region based on the vegetation and the soil classes)." Revista Brasileira de Geografia Física 8 (December 3, 2015): 510. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v8.0.p510-524.

Full text
Abstract:
Na região Semiárida do Estado de Pernambuco existe grande diversidade na paisagem natural, onde a vegetação, os solos e o clima geram uma multiplicidade de situações que concorrem para formação de diferentes ecossistemas e habitats com grande potencial ecológico e ambiental. Nesta região, a vegetação é caracterizada por diferentes fisionomias, variando de áreas com formações arbustivas, com cobertura do solo muito escassa e quase ausente, a formações arbóreas com níveis de cobertura bastante densas. De modo análogo, nesta região ocorre uma grande variedade de solos, que por suas características, manejo e situação no relevo podem potencializar os processos erosivos, determinantes no desencadeamento da desertificação. Considerando as interrelações destas duas variáveis ambientais, este trabalho tem o objetivo de realizar um diagnóstico das áreas susceptíveis à desertificação da Região de Desenvolvimento Sertão do São Francisco - RDSF, tendo como base o cruzamento das informações da cobertura vegetal natural e das classes de solos. Para tanto, foram utilizados o recorte do mapeamento da cobertura vegetal e uso do solo e o recorte do mapeamento de solos da RDSF. Foram estabelecidos critérios para susceptibilidade da cobertura vegetal, assim como para as classes de solos presentes na área. Executou-se a intersecção destas duas bases de informação para o perfil da sensibilidade à desertificação. Os resultados mostram que a RDSF tem os seguintes valores das áreas em processos de desertificação: 1,77% na classe ausente ou fraca; 74,74% na classe moderada; 0,35% na classe acentuada e 23,14% na classe severa. Deste modo, observa-se que aproximadamente 98% da RDSF encontram-se na situação de sensibilidade à desertificação em que predominam as classes de Moderada a Severa. In the semiarid region of the state of Pernambuco there are plenty of biophysics where vegetation, climate, soils, and the various faces and the relationships and processes that take place among them generate the formation of different ecosystems and habitats with great potential ecological and environmental. There are a range of vegetation types, ranging from shrubby coverage areas up to very sparse and mostly absent vegetation areas, which demonstrated high desertification process occurring. Similarly, a variety of soils that is in the region along with vegetation makes this a region of great variation from the viewpoint of environmental supply. This article deals with the realization of a diagnosis of environmental sensitivity to desertification of São Francisco Development Region seeking spatialize the different situations in which the environment fulfills a greater or lesser extent, its role as provider of environmental services. For this, we used the cutting mapping of existing vegetation and soil mapping of the state and the established criteria, as well as edaphic vegetation cover, featuring the susceptibility to degradation and performed the intersection of these two bases of information to profile the sensitivity to desertification. The results show that São Francisco Development Region has the following values of areas undergoing desertification: 1.77% in weak class; 74.74% in the moderate class; 0.35% in sharp class, and 23.14% in severe class. Keywords: desertification, São Francisco, Semi-arid region, soils.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Rodrigues, Sílvio Carlos. "Environmental changes in Savannah's Area. Analysis o f causes and Use o f Soil to Relief. The case o f Araguari River Hydrographical Basin, MG." GEOUSP: Espaço e Tempo (Online), no. 12 (December 6, 2002): 105. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2002.123775.

Full text
Abstract:
Este trabalho é resultado de nossas pesquisas sobre as principais características geomorfológicas da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari e permite uma análise sobre as mudanças ambientais derivadas da atividade humana sobre o relevo. Esta região que era naturalmente ocupada por cerrado sofreu grande alteração nos últimos 40 anos especialmente em função da introdução da agricultura. É apresentado um sumário das características geomorfológicas da região feitas a partir do mapeamento geomorfológico e da correlação com os atributos geológicos e pedológicos e trabalhos de campo. Os resultados são apresentados em duas partes. A primeira refere-se aos atributos da paisagem regional apresentando informação sobre a inter-relação entre estruturas e unidades geomorfológicas, bem como os materiais superficiais e processos. Na segunda parte apresenta-se uma avaliação geral sobre a atuação humana sobre a paisagem e os reflexos sobre o relevo, em especial os diversos tipos de erosão, mudanças nos canais fluviais e problemas urbanos. Estes tipos de processos foram divididos entre aqueles que ocorrem nas áreas urbanas e rurais, mostrando as diferenças de sensibilidade entre estes sistemas. Ao final são apresentadas nossas principais linhas de pesquisa atuais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Giannini, Mariangela, Hamilton Almeida Rollo, and Francisco Humberto de Abreu Maffei. "O papel do mapeamento dúplex no diagnóstico da trombose venosa profunda assintomática dos membros inferiores." Jornal Vascular Brasileiro 4, no. 3 (September 2005): 290–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1677-54492005000300012.

Full text
Abstract:
O diagnóstico da trombose venosa profunda sintomática está bem estabelecido com o uso do mapeamento dúplex, que apresenta sensibilidade de 100% e especificidade de 98%, para trombose venosa profunda proximal, e sensibilidade de 94% e especificidade de 75%, para distal. Na trombose venosa profunda recente e assintomática, o diagnóstico com o mapeamento dúplex ainda não está bem estabelecido, mostrando uma queda na acurácia desse método diagnóstico. Essa queda é devida ao fato de o trombo recente não ser oclusivo, apresentar a mesma ecogenicidade do sangue e uma consistência diminuída, prejudicando o teste da compressibilidade, que é o mais sensível para diagnóstico da trombose venosa profunda. Nesta revisão, serão revistos artigos publicados que avaliaram a acurácia do mapeamento dúplex no diagnóstico da trombose venosa profunda assintomática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Passos, Luisa Sapienza, and Gilda Collet Bruna. "CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL LEED: MAPEAMENTO EM SÃO PAULO." MIX Sustentável 5, no. 3 (August 4, 2019): 41–54. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2019.v5.n3.41-54.

Full text
Abstract:
O presente estudo pretende problematizar a questão da sustentabilidade com um olhar direcionado às certificações ambientais na arquitetura, que se introduzem no mercado como um atestado e comprovante de uma postura ambientalmente correta. A certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) aparece como destaque no Brasil e a tipologia de edifícios corporativos é a de maior número dentre todas as categorias. O objetivo do estudo é compreender os critérios dessa certificação e a sua relevância dentro da organização urbana na cidade de São Paulo, para isso foram levantados todos os seus requisitos de pontuação, e todos os edifícios certificados, que por sua vez foram mapeados um a um para a compreensão da distribuição dessas edificações certificadas nos principais eixos urbanos corporativos de São Paulo: Avenida Paulista, Avenida Faria Lima, Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini e Avenida Nações Unidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Rabahie, Gilberto Narchi, Daniel Reis Waisberg, Lourdes Conceição Martins, Mariane Martins Manso, Newton Eiji Kitamura, and Jaques Waisberg. "Estudo comparativo entre os achados do exame físico, do mapeamento com eco-color Doppler e da exploração cirúrgica na recidiva das varizes de membros inferiores a partir da junção safeno-femoral." Jornal Vascular Brasileiro 10, no. 3 (September 2011): 198–204. http://dx.doi.org/10.1590/s1677-54492011000300003.

Full text
Abstract:
CONTEXTO: A recidiva de varizes em membros inferiores é complicação frequente da safenectomia e sua incidência atinge até 80% dos casos. OBJETIVO: Avaliar a sensibilidade do exame físico e do mapeamento com eco-color Doppler no diagnóstico da insuficiência do coto da veia safena magna, em doentes previamente operados, comparando-os com os achados da exploração operatória da junção safeno-femoral. MÉTODOS: Foram estudados prospectivamente 30 doentes envolvendo 37 membros submetidos previamente à safenectomia magna para tratamento de varizes e que foram reoperados por recidiva de varizes na região inguinal ou em face anterossuperior da coxa. Todos os doentes foram submetidos ao mapeamento com eco-color Doppler. Os dados foram comparados com os achados da exploração da crossa da veia safena magna na reoperação. RESULTADOS: A sensibilidade do mapeamento com eco-color Doppler para a presença de insuficiência do coto da veia safena magna foi de 70,3% (26 concordâncias dentre os 37 membros) e resultados falsos negativos ocorreram em 29,7% (11) membros avaliados (p=0,03). A sensibilidade do achado de varizes na região inguinal e na face anteromedial da coxa com a presença de insuficiência do coto da veia safena magna foi de 100% (37 concordâncias dentre os 37 membros) e não houve resultados falsos negativos. CONCLUSÕES: No doente já submetido à safenectomia magna, a presença no exame físico de varizes recidivadas em região inguinal e na face anteromedial da coxa é sugestivo de insuficiência do coto da veia safena magna, devendo-se realizar o mapeamento com eco color Doppler para o adequado planejamento da reexploração da crossa da veia safena magna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Pato, Claudia, Lais Mourão Sá, and Vera Lessa Catalão. "Mapeamento de tendências na produção acadêmica sobre Educação Ambiental." Educação em Revista 25, no. 3 (December 2009): 213–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-46982009000300011.

Full text
Abstract:
Este trabalho procurou configurar o cenário das pesquisas apresentadas na área de Educação Ambiental - EA nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - Anped, no período de 2003 a 2007, a partir da solicitação do grupo de EA da Anped (GT-22). Buscou-se, com isso, elucidar as tendências temáticas, teóricas e metodológicas na produção acadêmica sobre EA e compreender a diversidade que constitui esse campo de investigação e de ação pedagógica. Foram considerados 66 trabalhos apresentados nas cinco reuniões analisadas. Os resultados foram articulados considerando-se: evolução da temática; linha temporal associada à diversificação temática, teórica e metodológica; localização espacial; e articulação entre as áreas ambiental, de educação e de EA. Observa-se concentração da produção no eixo sul-sudeste do Brasil, predominância da abordagem socioambiental e de uma visão crítica da EA ao longo dos anos e ênfase na educação formal e no método qualitativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Poletto, Carolina. "Sensibilidade ambiental das ilhas costeiras de Ubatuba, SP, Brasil." Ambiente e Agua - An Interdisciplinary Journal of Applied Science 3, no. 2 (August 31, 2008): 106–21. http://dx.doi.org/10.4136/ambi-agua.56.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Silva Júnior, Valdecir Barbosa da, Maria Tatiane Alves da Silva, and Jorgiana de Oliveira Mangueira. "Mapeamento ambiental como ferramenta de localização de riscos à saúde." Revista Em Extensão 18, no. 1 (September 18, 2019): 122–33. http://dx.doi.org/10.14393/ree-v18n12019-44249.

Full text
Abstract:
Este texto apresenta o relato de experiência sobre o mapeamento ambiental em saúde vinculado ao projeto de extensão “Interface entre Meio Ambiente e a Rede de Atenção Básica à Saúde” que foi desenvolvido entre os meses de abril e dezembro de 2017. Para o desenvolvimento do projeto foi selecionado o Bairro Maués do município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco, que apresentava vários problemas ambientais. Os riscos à saúde, decorrentes do meio ambiente, foram localizados e fotografados a partir das visitas ao território. Esses dados foram a base para o mapeamento ambiental do território, utilizando-se a ferramenta Google Earth. Foram identificados problemas ambientais, como esgotos sem saneamento, acúmulo de resíduos sólidos, terrenos baldios, matadouro clandestino e moradias inadequadas, apenas nas áreas periféricas do bairro. Os riscos estão intimamente relacionados à ocorrência de diversas doenças infecciosas e parasitárias. A identificação clara desses problemas foi possível devido à utilização da ferramenta de mapeamento, demonstrando a importância dessa técnica na análise dos problemas ambientais e de saúde e na tomada de decisão, a fim de melhorar a qualidade de vida da população do território.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Varandas, Maria José. "Da Percepção Estética da Natureza à Acção – Uma Pedagogia Ambiental." Kairos. Journal of Philosophy & Science 21, no. 1 (June 1, 2019): 96–115. http://dx.doi.org/10.2478/kjps-2019-0005.

Full text
Abstract:
ResumoAfirmando que a problemática ambiental impõe um novo paradigma ético que realize a unidade das faculdades (sensibilidade, entendimento e razão prática) na unidade da acção, este artigo defende uma pedagogia centrada no estímulo da sensibilidade ao belo natural em articulação com o sentimento moral, como via privilegiada de enfrentamento da crise ecológica contemporânea. Na transição para uma dimensão inclusiva e planetária do conceito de cidadania, em tanto que expressão de um agir responsável e comprometido no colectivo em que é, a educação ambiental impõe-se como protagonista fundamental na formação de cidadãos capazes de pensar e agir ambientalmente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Guimarães, Luiz Fernando Vaz, Ismail Barra Nova de Melo, and Ivan Fortunato. "PERCEPÇÃO AMBIENTAL E PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA: O CASO DO INSTITUTO BIOLÓGICO." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7, no. 2 (April 27, 2018): 613. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e22018613-627.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta os resultados da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental, da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba/SP. Trata-se de um estudo que teve por objetivo diagnosticar a percepção ambiental dos funcionários e analisar as ações efetuadas no Instituto Biológico (IB). Nos limites deste artigo, trazemos os resultados referentes ao mapeamento da percepção ambiental, realizado por meio de questionário e entrevistas com 210 funcionários. Os resultados desta pesquisa apontam que a comunidade do IB está consciente e interessada em participar, ativamente, da gestão ambiental do Instituto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Guimarães, Luiz Fernando Vaz, Ismail Barra Nova de Melo, and Ivan Fortunato. "PERCEPÇÃO AMBIENTAL E PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA: O CASO DO INSTITUTO BIOLÓGICO." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7, no. 3 (October 3, 2018): 741. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e32018741-754.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta os resultados da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental, da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba/SP. Trata-se de um estudo que teve por objetivo diagnosticar a percepção ambiental dos funcionários e analisar as ações efetuadas no Instituto Biológico (IB). Nos limites deste artigo, trazemos os resultados referentes ao mapeamento da percepção ambiental, realizado por meio de questionário e entrevistas com 210 funcionários. Os resultados desta pesquisa apontam que a comunidade do IB está consciente e interessada em participar, ativamente, da gestão ambiental do Instituto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Ota, Celina Hiromi Tamaki, and Cristiane Mansur de Moraes Souza. "A Plataforma Ambiental e Projeto Anel de Emprego de Londrina(PR) (The Platform Environmental and Employment Project Ring of Londrina (PR))." Revista Brasileira de Geografia Física 4, no. 1 (July 19, 2011): 146. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v4i1.232687.

Full text
Abstract:
O tema deste artigo é planejamento ambiental urbano recente de Londrina (PR). A pergunta central é: como a sensibilidade ambiental urbana pode servir de restrição para instalação do projeto anel do emprego? O objetivo principal do artigo é, pois, discutir como a plataforma ambiental foi elaborada para permitir a localização do projeto anel do emprego. Ademais são objetivos também: 1. Elaborar o mapa de sensibilidade ambiental da micro-bacia hidrográfica do ribeirão Lindóia, Londrina (PR), para localizar as áreas homogêneas como forma de respeitar os seus limites ambientais. Para demonstrá-lo, dividimos o artigo em quatro seções: numa primeira seção a introdução contextualiza sócio-ambientalmente a área de estudo e apresenta uma revisão de literatura; na segunda em materiais e métodos explica-se como a plataforma ambiental foi elaborada a partir da análise da sensibilidade ambiental e apresenta-se o núcleo temático água e microbacias e o núcleo temático solo e geomorfologia; a terceira parte mostra a definição do sitio do projeto anel do emprego. Na quarta seção escrevemos a conclusão.Palavras - chave: sensibilidade ambiental urbana, plataforma ambiental, Londrina. The Platform Environmental and Employment Project Ring of Londrina (PR) ABSTRACTThe subject of this article is recent urban environmental planning of Londrina (PR). The main question is: how urban environmental issues may define the site for the a ring road project “anel do emprego” ? Anel do Emprego is a ring road design created to provide employment opportunities to a specific area, by alloying a land use zone different than the current master plan.The main purpose of the article is, therefore, to demonstrate how the environmental plan was elaborated to define the site of the job ring project “anel do emprego”. The methodology was made to elaborate the urban vulnerability of the hydrographic basin of Lindóia River to locate with classes of high and low urban vulnerability. The theoretical focus lay on the emphasis of an urban planning to be thought by an integrated skeen. In order to demonstrate it, we divide the article in 4 sections: the first one is about the geographically of the area and the landmark theoretician basis; the second is methods and material which explains how the environmental plan was made, area the analysis of the Londóia River; the third part is about the definition of the site for the ring-job project and on the fourth section we write the final considerations.Keywords: urban environmental issues; environmental plan; vulnerability.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Silveira-Martins, Elvis, and Carlos Ricardo Rossetto. "Mapeamento da produção científica sobre incerteza ambiental em bases internacionais." Revista de Administração da UFSM 11, no. 1 (June 4, 2018): 78. http://dx.doi.org/10.5902/1983465914357.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é mapear a produção científica sobre o tema incerteza ambiental nas bases de dados internacionais ProQuest e EBSCO, fornecendo resultados sobre o assunto, bem como as características dos trabalhos científicos já publicados. O método utilizado foi a bibliometria, sendo investigados 97 artigos de um universo de 1.194. Os trabalhos analisados compreenderam o período de 1975 a 2010. Os resultados sugerem que: a) durante o período analisado, diversas redes sociais de pesquisadores e instituições se formaram para estudar esse tema; b) o trabalho de Ducan (1972), embora tenham se passado quase quatro décadas da sua publicação, continua influenciando a formulação de variáveis para a mensuração da incerteza ambiental; e c) a pesquisa sobre incerteza ambiental recebeu, no decorrer dos anos, outras terminologias e metodologias. Observou-se que os estudos foram aplicados nos mais diversos segmentos empresariais, sempre objetivando minimizar as turbulências ambientais e com isso maximizar os resultados organizacionais. Esta pesquisa revelou, ainda, que a forma para a sua mensuração não pode ser normatizada, visto que cada segmento se depara com um ambiente diferente e com variáveis diversas (clientes, fornecedores, concorrentes, sociedade, política, ações governamentais, entre outras).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Strieder, Roque, and Araceli Girardi. "Biologia do amar: pistas para recriar sensibilidade humana e ambiental." Revista Espaço Pedagógico 26, no. 1 (December 13, 2018): 282–300. http://dx.doi.org/10.5335/rep.v26i1.7213.

Full text
Abstract:
O contexto das crises, econômica, de recursos naturais e existenciais são reflexos de crises em âmbito cultural e também de crise no universo das experiências formativas. Crises que evidenciam o desencanto do ser humano, a sensação de vazio interior, o distanciamento interrelacional, ansiedade e angústia traduzidas em estresse e enfermidades somáticas. Como alternativa a esse cenário intranquilo e ameaçador nosso objetivo é propor uma possibilidade formativa a ser desenvolvida em escolas, como ações pedagógicas e formativas no âmbito da biologia do amar em consonância com a ternura. A investigação, com base em referenciais teóricos, tem como fonte principal as contribuições de Maturana e Yáñez (2009) e Fernández (2010). Para os autores muitos são os aspectos que desencadeiam as crises existenciais do Homo sapiens demens e, nesse sentido, a educação torna-se referência fundamental como possibilitadora de experiências formativas estratégicas e despertadoras do emocionar do amar e da ternura como perspectivas humanizadoras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

José Nogueira de Sousa, Marcos. "GEOMORFOLOGIA E PLANEJAMENTO AMBIENTAL." Revista de Geografia 35, no. 4 (September 18, 2018): 380. http://dx.doi.org/10.51359/2238-6211.2018.238237.

Full text
Abstract:
O trabalho tem o objetivo de demonstrar a aplicabilidade da geomorfologia para o planejamento ambiental. Parte-se de um conceito de geomorfologia por objetivos, apontando-se as relações interdisciplinares. Enfatiza-se o conceito tripartite da geomorfologia (AB’ SABER, 1969) a serviço de pesquisas sobre o Quaternário, com as devidas adaptações. Considera a compartimentação topográfica e as formas de relevo de cada compartimento. Analisa a estrutura superficial da paisagem e contempla as questões subordinadas às condições morfogenéticas e aos processos morfodinâmicos atuais. Focaliza os procedimentos operacionais em trabalhos geomorfológicos e dá-se ênfase às bases para o planejamento ambiental, a saber: aplicações indiretas; avaliação prática das formas de relevo; estruturação e mapeamento de áreas de riscos; avaliação ecodinâmica do ambiente; planos de manejo; barramentos de rios e políticas de ordenamento territorial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Mendonça, Amanda Furtado de, Thiara Messias de Almeida Teixeira, Olavo Amancio de Oliveira, and Amom Chrystian de Oliveira Teixeira. "MAPEAMENTO DA VULNERABILIDADE AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO BANDEIRINHA EM FORMOSA-GO." Geoambiente On-line, no. 36 (April 23, 2020): 19–42. http://dx.doi.org/10.5216/revgeoamb.vi36.59567.

Full text
Abstract:
A Bacia Hidrográfica do Córrego Bandeirinha possui aproximadamente 180 km² e apresenta importância estratégica para o município de Formosa-GO. A pesquisa elaborou o mapa de vulnerabilidade ambiental da referia bacia a partir das geotecnologias, considerando a análise sistêmica e os estudos integrados da paisagem. Para isso, utilizou-se dados do meio físico disponibilizados em formato shapefile pelo Sistema Estadual de Geoinformação de Goiás (SIEG) e dados extraídos de uma imagem SRTM. A bacia apresenta um quadro ambiental diversificado que influenciou em diversos níveis de vulnerabilidade ambiental. Constatou-se que 87,15% da área possui uma vulnerabilidade ambiental bem expressiva, onde 57,61% compreendem a vulnerabilidade média e 29,54% representa um índice de vulnerabilidade alta, sendo que essas áreas sofrem diretamente a ação antrópica, possuem maiores declividades e seus solos são mais rasos e mais susceptíveis aos processos erosivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

SILVA, Iracema Reimão, and José Rodrigues De SOUZA FILHO. "Sensibilidade ambiental de praias: um exemplo de análise para a península de Maraú, sul do estado da Bahia, Brasil." Pesquisas em Geociências 38, no. 2 (August 31, 2011): 147. http://dx.doi.org/10.22456/1807-9806.26380.

Full text
Abstract:
A Península de Maraú, localizada no litoral sul do estado da Bahia, apresenta reconhecida vocação turística e vem apresentando, pontualmente, índices elevados de crescimento e ocupação. Adicionalmente, a Península de Maraú é parte da Área de Influência do Segmento Offshore de Petróleo, envolvendo a exploração e produção de hidrocarbonetos em águas rasas. Este artigo pretende avaliar a sensibilidade ambiental aos derrames de óleo e à erosão das suas praias, com foco nas duas principais atividades econômicas (Turismo e Produção de Petróleo) que vislumbram crescimento elevado para os próximos anos. A sensibilidade das praias à erosão foi estabelecida a partir da tendência atual de comportamento da linha de costa, sendo consideradas com sensibilidade à erosão i) muito alta, nas praias de Barra Grande, Taipus de Fora, Cassange, Saquaíra, Arandi, Algodões, Aibim; ii) alta, na porção praia de Piracanga, próximo à desembocadura do Rio de Contas; e iii) média, nas praias de Três Coqueiros, Ponta do Mutá, Bombaça e Humberto. As praias da Península de Maraú foram classificadas em relação à sua sensibilidade para derrames de óleo de acordo com a metodologia desenvolvida pelo U. S. National Oceanic and Atmospheric Administration-NOAA. Utilizando esta classificação, de acordo com as principais características observadas nas praias, as praias de Bombaça, Cassange, Arandi e Humberto foram consideradas com sensibilidade média e as demais com sensibilidade muito alta a derrames de óleo, especialmente devido à presença de ecossistemas sensíveis, como os recifes de corais e manguezais adjacentes à costa. A maior parte das praias da Península são pouco urbanizadas e apresentam uma sensibilidade alta a muito alta à erosão e muito alta a derrames de óleo. As praias das vilas de Saquaíra e Algodões, potenciais vetores de crescimento na região, apresentam nível de urbanização médio, sensibilidade muito alta à erosão e derrames de óleo. É essencial a implementação de políticas preventivas associadas à gestão deste litoral, a fim de minimizar conflitos sociais e ambientais que, em geral, resultam em poluição, aceleração do processo erosivo e insatisfação das comunidades locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Silva, Tatiana Acácio da, Miqueias Lima Duarte, Larissa Carvalho Gato, and Manuel Enrique Gamero Guandique. "Mapeamento da fragilidade ambiental na bacia hidrográfica do rio Candeias, RO." Journal of Environmental Analysis and Progress 5, no. 1 (February 4, 2020): 058–68. http://dx.doi.org/10.24221/jeap.5.1.2020.2702.058-068.

Full text
Abstract:
O conhecimento da fragilidade ambiental de uma área constitui-se como um excelente instrumento no planejamento das ações sobre o meio ambiente, identificando os pontos vulneráveis que merecem atenção, e as áreas com potencial de ocupação, podendo subsidiar o ordenamento de forma adequada em uma área. O estudo avaliou a fragilidade ambiental da bacia hidrográfica do rio Candeias - RO, a partir da associação entre atributos naturais (declividade, pedológica e erosividade) e ação antrópica (uso e ocupação do solo), para isso, foram utilizados dados de sensoriamento remoto e técnicas de SIG para construção das classes de fragilidade. Os resultados indicam que mais de 60% da área da bacia possui fragilidade ambiental considerada média, tanto potencial quanto emergente. A comparação entre a fragilidade potencial e emergente possibilitou observar a importância do uso do solo de forma adequada, uma vez que a adoção de práticas agrícolas adequadas contribuiu para a redução da fragilidade potencial na área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Koury, Mauro Guilherme Pinheiro. "O luto no Brasil no final do século XX." Caderno CRH 27, no. 72 (December 2014): 593–612. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-49792014000300010.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo contribuir para a compreensão das mudanças comportamentais da população brasileira urbana frente ao fenômeno do luto e da perda. É resultado de um grande mapeamento do comportamento do homem brasileiro, de segmentos médios urbanos, e das mudanças experienciadas na sua sensibilidade, no decorrer da segunda metade da última década do século XX, tendo o processo de luto e da perda como mote analítico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Santos, Lizza Adrielle Nascimento, Paulo Sérgio de Rezende Nascimento, and Glauber Vinicius Pinto de Barros. "Processamento analítico hierárquico no mapeamento da fragilidade ambiental à erosão do solo." Revista Brasileira de Geomática 8, no. 4 (October 28, 2020): 275. http://dx.doi.org/10.3895/rbgeo.v8n4.12635.

Full text
Abstract:
Para análise espacial da vulnerabilidade à erosão do solo, as geotecnologias maximizam o tempo e minimizam os custos, dentre as quais se destacam o sensoriamento remoto e o geoprocessamento. O objetivo do presente estudo foi aplicar a análise multicriterial para determinar a fragilidade ambiental potencial e emergente e obter um diagnóstico para a tomada de decisão frente aos processos erosivos da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba no estado de Sergipe. O principal procedimento técnico empregado foi o Processo Analítico Hierárquico (AHP), cujos critérios utilizados para a avaliação das fragilidades potencial e emergente foram: dissecação do relevo, precipitação, hipsometria, declividade e uso e cobertura do solo. Os resultados obtidos possibilitaram concluir que 13,44%, 71,45% e 15,11% da área de estudo apresentaram baixa, média e alta fragilidade ambiental emergente à erosão, respectivamente. A baixa fragilidade ambiental encontra-se em pequenas áreas esparsas compostas por florestas, mangues, praias e dunas e a média estende-se por toda a bacia. A alta fragilidade ambiental concentra-se na porção centro-norte das regiões semiárida e agreste em decorrência da conversão da vegetação natural em atividades agropecuárias. O produto cartográfico gerado retratou a gravidade decorrente da acentuada interferência humana quanto aos processos erosivos na área de estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Tiago, Elsa, Rute Rodrigues, and Ricardo Ramos. "Desafios e importância da Educação Ambiental no sistema de ensino em Portugal." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 16, no. 4 (August 1, 2021): 49–59. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11587.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo analisar temas que abordem a importância da Educação Ambiental, nas escolas, hoje, diante dos problemas do mundo contemporâneo. Há um consenso em torno da importância da Educação Ambiental na comunidade escolar, que requer uma formação ambiental para os cidadãos e também uma formação que melhor capacite os profissionais vinculados à educação. Por vezes, o modelo atual de Educação Ambiental parece ser deficiente e não satisfaz as atuais necessidades de formação, seja pela falta de professores qualificados e pela capacidade de articular o conjunto de conhecimentos, atitudes e sensibilidade ambiental nas disciplinas existentes. Este artigo procura discutir os desafios da Educação Ambiental como tema transversal na realidade portuguesa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Nucci, João Carlos, Simone Valaski, Laura Freire Estêvez, and Emerson Luis Tonetti. "USO DA TERRA E QUALIDADE AMBIENTAL URBANA: UMA PROPOSTA DE LEGENDA PARA MAPEAMENTO." GEOgraphia 21, no. 46 (September 30, 2019): 73. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2019.v21i46.a14390.

Full text
Abstract:
Resumo: A paisagem urbana apresenta uma variedade de estruturas e dinâmicas fortemente determinadas pelo uso e pela cobertura da terra, constituintes fundamentais na definição da qualidade ambiental urbana. O ordenamento do uso da terra, nas zonas urbanas, é fornecido principalmente pelas leis municipais de uso e ocupação do solo, que apresentam alto grau de complexidade dificultando a participação popular nas decisões de planejamento. O trabalho apresenta uma proposta de hierarquização dos usos da terra conforme suas potencialidades em aumentar ou diminuir a qualidade ambiental. Foram utilizadas revisão de bibliografia e legislação de zoneamento urbano como subsídios para as inferências sobre a qualidade ambiental relacionada a cada uso da terra. As centenas de diferentes usos da terra, identificados nas leis de zoneamento urbano, foram organizados na forma de uma legenda, para mapeamento em escala do lote, constituída por 15 níveis de qualidade ambiental, conforme as características de uso e de porte do estabelecimento. A legenda proposta fornece importante subsídio para o mapeamento da qualidade ambiental urbana e para a participação popular no planejamento, já que simplifica o tratamento complexo encontrado na legislação de zoneamento urbano.Palavras-chave: Planejamento da Paisagem. Ecologia Urbana. Classificação dos usos da terra. LAND USAGE AND URBAN ENVIRONMENTAL QUALITY: A PROPOSAL FOR A MAPPING KEY.Abstract: Urban landscapes feature a variety of structures and dynamics strongly determined by the land use and coverage, fundamental components of the urban environmental quality definition. The disposition of land use in urban areas is established, mainly, by Municipal Laws on the land use and occupation, which present a high degree of complexity, making difficult the people’s participation in the planning decisions. This work brings forward a proposal for the creation of a hierarchy for the land uses, based on its potential to increase or decrease the environmental quality. We did a bibliography and urban zoning legislation review as a subsidy for the inferences about the environmental quality related to each land use. The hundreds of land uses identified in the urban zoning legislation were organized under the format of a “key” for a scaled mapping of the plot, distributed through 15 environmental quality levels, depending on the usage characteristics and size of the establishment. The proposed “key” gives an important subsidy to the mapping of the urban environmental quality and the people’s participation in the planning, since it simplifies the complexity of the approach found in the urban zoning legislation.Keywords: Landscape Planning. Urban Ecology. Land Use Classification. USO DE LA TIERRA Y CALIDAD AMBIENTAL URBANA: UNA PROPUESTA DE LEYENDA DE MAPEORsumem: El paisaje urbano presenta una variedad de estructuras y dinámicas fuertemente determinadas por el uso y la cobertura del suelo, componentes fundamentales en la definición de la calidad ambiental urbana. La planificación del uso del suelo en las zonas urbanas se realiza principalmente por las leyes municipales de uso y ocupación del suelo, que son muy complejas y dificultan la participación popular en las decisiones de planificación. El documento presenta una propuesta de jerarquización de los usos de la tierra de acuerdo con su potencial para aumentar o disminuir la calidad ambiental. La revisión bibliográfica y la legislación de zonificación urbana se utilizaron para respaldar las inferencias sobre la calidad ambiental relacionada con cada uso de la tierra. Los cientos de diferentes usos del suelo identificados en las leyes de zonificación urbana se organizaron en forma de un subtítulo para mapear la escala de la parcela, que consta de 15 niveles de calidad ambiental, de acuerdo con las características de uso y tamaño del establecimiento. El subtítulo propuesto proporciona información importante para mapear la calidad ambiental urbana y la participación popular en la planificación, ya que simplifica el tratamiento complejo que se encuentra en la legislación de zonificación urbana.Palabras clave: Planificación del paisaje. Ecología urbana. Clasificación de usos del suelo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Leão de Souza, Denise Silva, Felipe Lanzoni Dellargine, Italo Rafael Costa de Mira, Gabriel Teófilo Guedes Silva, and Márcio Luiz Silva. "Análise e Mapeamento da Fragilidade Ambiental no Município de Inconfidentes – MG." Revista Brasileira de Geografia Física 13, no. 5 (October 9, 2020): 2269. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v13.5.p2269-2292.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a fragilidade ambiental potencial e emergente do Município de Inconfidentes - MG, baseado no método prescrito por Ross (2012). A metodologia abrangeu, além de atividades de campo, interpolação geoestatística, processamento digital de imagens e análise geoespacial, por meio de álgebra de mapas. Após mapeamento, foram definidas as classes e graus de fragilidade para as variáveis unidades litoestratigráficas, declividades, precipitação pluviométrica, solos e classes de uso da terra e cobertura vegetal. O índice de dissecação do relevo foi determinado segundo a literatura especializada. Os mapeamentos de fragilidade ambiental potencial (FAP) e emergente (FAE) foram obtidos a partir da média ponderada das variáveis geoambientais com seus respectivos pesos. Os resultados demonstraram que cerca de 70% do município possui fragilidade ambiental com classe média, tanto potencial quanto emergente. Os altos índices de fragilidade com classe forte relacionaram-se com as áreas próximas ao leito fluvial do Rio Mogi Guaçu, regiões mais frágeis e propícias aos processos de degradação ambiental. Os estudos de fragilidade emergente, por considerarem as intervenções humanas no meio, exigem, a curto prazo, ações na busca de preservação ambiental, visando evitar a degradação e desestabilização dos sistemas naturais. Considerado políticas conservacionistas e preservacionistas, os estudos de fragilidade com índice de dissecação do relevo (FAPidr e FAEidr) se mostraram mais eficientes para fundamentar estudos de planejamento, zoneamento e gestão ambiental. Analysis and Mapping of Environmental Fragility in the Municipality of Inconfidentes - MGA B S T R A C TThis research aimed to analyze the potential and emerging environmental fragility of the Municipality of Inconfidentes - MG, based on the method prescribed by Ross (2012). The methodology included, in addition to field activities, geostatistical interpolation, digital image processing and geospatial analysis, through map algebra. After mapping, the classes and degrees of fragility were defined for the variables lithostratigraphic units, slopes, rainfall, soils and classes of land use and vegetation cover. The relief dissection index was determined according to the specialized literature. The mappings of potential environmental fragility (PEF) and emerging (EEF) were obtained from the weighted average of the geoenvironmental variables with their respective weights. The results showed that about 70% of the municipality has environmental fragility with medium class, both potential and emerging. The high rates of fragility with strong class were related to the areas near the riverbed of the Mogi Guaçu River, more fragile regions and conducive to environmental degradation processes. Studies of emerging fragility, because they consier human interventions in the environment, require, in the short term, actions in the search for environmental preservation, aiming to avoid the degradation and destabilization of natural systems. Considering of conservation and preservationist policies, the studies of fragility with relief dissection index (PEFrdi and EEFrdi) proved more efficient to support studies of planning, zoning and environmental management.Keywords: Map algebra, geospatial analysis, relief dissection index, geostatistical interpolation, digital image processing.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Valle, Ivana Cola, Márcio Rocha Francelino, and Helena Saraiva Koenow Pinheiro. "Mapeamento da Fragilidade Ambiental na Bacia do Rio Aldeia Velha, RJ." Floresta e Ambiente 23, no. 2 (April 1, 2016): 295–308. http://dx.doi.org/10.1590/2179-8087.107714.

Full text
Abstract:
RESUMO Este trabalho apresenta um modelo para determinar a fragilidade ambiental em bacias hidrográficas. O estudo foi realizado na Bacia do Rio Aldeia Velha, RJ, localizada na zona de contato e transição entre a baixada litorânea e o relevo montanhoso da Serra do Mar. Fatores que influenciam a ocorrência de processos erosivos foram integrados por algoritmos em um SIG para construção de classes de fragilidade. A análise multicriterial considerou o modelo numérico de terreno, dados oficiais sobre variáveis ambientais, imagem orbital de alta resolução e a opinião de especialistas. Através de informações secundárias sobre pedologia, intensidade das chuvas e declividade do terreno gerou-se o Mapa de Fragilidade Potencial (MFP). Através da combinação desse mapa com informações sobre uso e cobertura da terra obteve-se o Mapa da Fragilidade Emergente (MFE). Os resultados mostram que mais de 70% da área da bacia possui fragilidade ambiental considerada alta ou muito alta, tanto potencial como emergente. Os Processos Erosivos Aparentes (PEA) relacionaram-se positivamente com as áreas de alta fragilidade nos produtos cartográficos finais, destacando regiões mais propensas à intensificação de movimentos de massa e prioritárias para prevenção contra perda de solo. Os modelos geraram informações importantes para o planejamento territorial, possibilitando um zoneamento acessível e de fácil atualização para as prefeituras municipais e organizações da sociedade civil, inclusive para o monitoramento das áreas de alta fragilidade ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Melo, F. P., and R. M. Souza. "MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DA FRAGILIDADE AMBIENTAL DO SÍTIO URBANO DE GARANHUNS-PE." Nativa 3, no. 4 (December 20, 2015): 263–67. http://dx.doi.org/10.14583/2318-7670.v03n04a07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Gonçalves, Felipe Timmermann, João Carlos Nucci, and Simone Valaski. "Educação Ambiental e o planejamento da paisagem." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 11, no. 1 (March 31, 2016): 37–53. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.1896.

Full text
Abstract:
Fundamentado nas bases do Planejamento da Paisagem, apresenta-se a possibilidade do uso da metodologia para mapeamento da cobertura do solo urbano, que classifica as estruturas da paisagem que influenciam positiva ou negativamente a qualidade ambiental urbana, e pode ser trabalhada na Educação Ambiental. Entende-se que, a inserção da temática na educação dos alunos, traz benefícios ao interesse da população quanto ao planejamento e gestão das cidades. O trabalho utilizou a metodologia para classificar a paisagem do bairro Portão, em Curitiba/Pr, e se apresentou como boa ferramenta para abordagens interdisciplinares a partir do ambiente cotidiano dos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Cruz, Paulo Marcio, and Zenildo Bodnar. "As dimensões materiais da efetividade da jurisdição ambiental." Revista do Direito, no. 42 (January 31, 2014): 29–53. http://dx.doi.org/10.17058/rdunisc.v0i42.4603.

Full text
Abstract:
O presente artigo avalia criticamente o acesso à justiça e as dimensões materiais da efetividade da jurisdição ambiental na atual sociedade de risco. Para tanto, são analisados os princípios estruturantes da jurisdição ambiental, bem como são feitas reflexões sobre uma hermenêutica judiciária ambiental adequada à tutela dos bens ambientais e especialmente para a imputação de responsabilidade civil e para o controle dos comportamentos da Administração Pública. Conclui-se que a jurisdição ambiental deve estar fundamentada principalmente na solidariedade e na sustentabilidade e que a construção da decisão justa para o caso concreto requer uma visão sistêmica e holística, preocupação com o futuro e especial sensibilidade social e ambiental. Este artigo foi desenvolvido com a utilização do método indutivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Charles, Ralph, Regina Célia De Oliveira, and Rafael Vinícius São José. "Abordagem sistêmica do cenário de desmatamento no Haiti: uma aparente relação com os eventos extremos." Revista Geográfica de América Central 2, no. 65 (June 29, 2020): 239–55. http://dx.doi.org/10.15359/rgac.65-2.9.

Full text
Abstract:
O desmatamento é considerado como um dos mais graves problemas ambientais da atualidade, pois além de devastar as florestas e os recursos naturais, compromete o equilíbrio do planeta em seus diversos elementos, incluindo os ecossistemas, afetando gravemente também a economia e a sociedade. No Haiti, o desmatamento começou no período da colonização que resultou na substituição de floresta virgem para plantar outras culturas que consequentemente mudou o funcionamento sistêmico da paisagem. Nesta perspetiva, esta pesquisa objetiva analisar o desmentamento neste território, buscando apresentar uma aparente relação com o grau de devastação das florestas e a alta sensibilidade deste país em relação aos eventos extremos. Os principais resultados demonstram que este cenário de elevada degradação ambiental pode ter peso grande sobre a sensibilidade ambiental do país e a sua suscetibilidade à ocorrência de frequentes eventos físicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Silva, Grazielle Nascimento, Cleice Kelly Sobrinho S. Antos, Maria José Bryanne Araújo Santos, and Taís dos Anjos Santos. "A educação ambiental formal como ferramenta de sensibilização para a coleta seletiva na EMEF Olga Benário, em Aracaju/SE." Revista Sergipana de Educação Ambiental 2, no. 1 (November 8, 2015): 55–77. http://dx.doi.org/10.47401/revisea.v2i1.4444.

Full text
Abstract:
Educação ambiental se constitui numa forma abrangentede ensino, que se propõe atingir diretamente os cidadãos,através de um processo participativo permanente que procuraincutir uma consciência crítica sobre a problemática ambiental.Este trabalho teve como objetivo principal proporcionar conhecimentoe sensibilização a respeito da coleta seletiva, através depráticas de educação ambiental em um ambiente escolar. Paraa aplicação do projeto de Educação Ambiental foi elaborado umconjunto de atividades lúdicas voltados ao tema Coleta Seletiva,o qual foi aplicado em uma turma de 4º ano, composta de 33alunos, do período vespertino. O estudo pode concluir que estetrabalho desenvolveu no alunado, a sensibilidade e a consciência,formando cidadãos multiplicadores da causa ambiental, levando-os ao conhecimento da Coleta Seletiva e sua importânciana manutenção e cuidado com o Meio Ambiente.Palavras-chave: Educação Ambiental; Educação formal; Sensibilização;Consciência Ambiental
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Novaes, Flora Zauli, Tanise Paula Novello, Marcos da Cunha Teixeira, and Gustavo Machado Prado. "Uma história que a história não conta: Comunidade do Nativo (ES) e impactos nos alagados da Planície Quaternária do Rio Doce." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 16, no. 3 (June 1, 2021): 153–73. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11039.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como intuito investigar as percepções socioambientais e narrativas de pertencimento dos moradores da Comunidade do Nativo visando construir conhecimentos que subsidiem ações de Educação Ambiental crítica. Utilizou-se o Mapeamento Participativo como estratégia para revelar a dinâmica histórica e espacial do território a partir dos saberes dos moradores. Os resultados situam as mudanças causadas pela drenagem artificial dos alagados na Planície Costeira do Rio Doce como elemento principal analisado sob os pressupostos teóricos da Educação Ambiental Crítica, considerando as articulações entre os conceitos de pertencimento, identidade e Justiça Ambiental, categorizados em três dimensões: território, ambiente e modos de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Pereira, Áurea Cristina Bastos da Costa, and Maria Guiomar Carneiro Tomazello. "Educação Ambiental crítica em espaço não formal: mapeamento ambiental da região de São Domingos no município de Sumaré/SP." AMBIENTE & EDUCAÇÃO - Revista de Educação Ambiental 22, no. 1 (January 2, 2018): 198–216. http://dx.doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6237.

Full text
Abstract:
Este trabalho é resultante de uma pesquisa-ação participativa realizada em uma região de Sumaré/SP que congrega vários bairros de baixa renda, com os moradores vivendo em situação de risco. Por meio da construção de um mapeamento ambiental, discutiram-se questões do e no cotidiano com os adolescentes, moradores dessas localidades, atendidos por uma ONG local. O objetivo foi problematizar a realidade de forma a instrumentalizá-los para o enfrentamento dos problemas socioambientais, identificados no desenrolar da pesquisa, para que estes deixem de ser naturalizados por eles e passem a ser compreendidos como o produto de determinadas formas de organização social e considerados em seu contexto sócio-histórico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Maria Cardoso Aires Lisboa, Carolina, Uilton Magno Campos, and Simon Klecius Silva de Souza. "MAPEAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DOS REMANESCENTES DE DUNAS DO MUNICÍPIO DE NATAL – RN, BRASIL." Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana 6, no. 3 (May 1, 2019): 64. http://dx.doi.org/10.5380/revsbau.v6i3.66474.

Full text
Abstract:
A duna é um ecossistema especial, constituído por areias quartzosas que, quando depositadas pela ação do vento dominante, formam montes móveis que são posteriormente colonizados por plantas e animais típicos de regiões com baixo índice de pluviosidade. São excelentes reservatórios de água doce, sobretudo para a recarga dos aquíferos, uma vez que as águas pluviais que penetram acumulam-se facilmente no solo. Esses espaços são bastante frágeis, especialmente em áreas urbanas, sujeitos a formar áreas de risco pela movimentação de areia caso não sejam devidamente conservados. Em Natal – RN foi realizado o levantamento e a caracterização dos remanescentes de dunas não inseridos em Zonas de Proteção Ambiental – ZPAs, utilizando-se ferramentas de geoprocessamento e estudos de campo. Constatou-se que Natal possui 46 remanescentes, a maioria sujeita à grande pressão urbana, cobrindo aproximadamente 2,5% de seu território e distribuídos proporcionalmente em relação à dimensão das Regiões Administrativas. Desses, 25 estão no entorno de Zonas de Proteção Ambiental – ZPAs e mantêm características semelhantes a elas, devendo ser incorporados. Ações para manutenção deste ecossistema nativo são necessárias e urgentes. Para tanto, foram elaboradas recomendações de uso e ocupação para cada área como metas de planejamento urbano e ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Lima, Évio Marcos, and Antonio Carlos de Barros Corrêa. "Mapeamento geomorfológico como ferramenta de caracterização ambiental do município de Garanhuns-PE." Geosul 31, no. 62 (September 27, 2016): 317. http://dx.doi.org/10.5007/2177-5230.2016v31n62p317.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/2177-5230.2016v31n62p317O mapa geomorfológico é uma ferramenta de análise indispensável ao trabalho do geomorfólogo, permitindo sua aplicação irrestrita ao estudo de evolução dos processos de formação dos ambientes. Neste trabalho, se buscou uma aplicação para o mapa de compartimentação geomorfológica como ferramenta de caracterização ambiental para o Município de Garanhuns – PE. Os métodos se apoiam em abordagens validadas nos últimos 40 anos. Os resultados mostraram a eficácia deste método de análise, aplicado a área de estudos supracitada. Não obstante, foi possível identificar a correlação entre a morfoestrutura, na orientação dos processos superficiais e na formação morfogenética. Indícios apontaram ainda, a dinâmica climática vinculada ao período holocêno, com a transformação de paleoambientes e a exumação de paleofeições que atestam a evolução climática pós pleistocênica, enquanto paleofeições recentes indicam que processos de reativação neotectônica funcionam como balanço para o desenvolvimento de ciclos erosivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Ramos, Helci Ferreira, Fabrizia Gioppo Nunes, and Alex Mota Dos Santos. "Índice de áreas verdes como estratégia ao desenvolvimento urbano sustentável das Regiões Norte, Noroeste e Meia Ponte de Goiânia-GO, Brasil." Cuadernos de Geografía: Revista Colombiana de Geografía 29, no. 1 (January 1, 2020): 86–101. http://dx.doi.org/10.15446/rcdg.v29n1.72844.

Full text
Abstract:
O trabalho teve como objetivo avaliar o percentual de áreas verdes nas Regiões Norte, Noroeste e Meia Ponte da cidade de Goiânia-Goiás, Brasil. Foi aplicado o Índice de Áreas Verdes (IAV), conforme princípios metodológicos que utilizam indicadores dependentes da demografia, expressos pela relação de superfícies de áreas verdes por habitantes. Para a quantificação do IAV, foram utilizadas técnicas de interpretação de imagens de sensoriamento remoto na elaboração do mapa de cobertura vegetal, associada à técnica dasimétrica de mapeamento da densidade demográfica. Como resultado, obteve-se a avaliação entre a distribuição espacial do iav, o quantitativo populacional e a qualidade ambiental urbana. Observou-se que existe uma correlação de desigualdade entre o nível quanti-qualitativo dos espaços verdes, em que estes estão subordinados à especulação imobiliária e à sua manutenção.Ideias destacadas: artigo de pesquisa que consiste na aplicação de ferramentas da geotecnologia para o mapeamento do índice de áreas verdes na cidade de Goiânia e sua relação com a qualidade ambiental urbana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Zanella, Maria Elisa, João Luís Olímpio, Maria Clélia Lustosa Costa, and Eustógio Wanderley Correia Dantas. "Vulnerabilidade socioambiental do baixo curso da bacia hidrográfica do Rio Cocó, Fortaleza-CE." Sociedade & Natureza 25, no. 2 (August 2013): 317–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132013000200009.

Full text
Abstract:
O presente estudo trata da vulnerabilidade ambiental, social e socioambiental do baixo curso da bacia hidrográfica do rio Cocó, em Fortaleza-CE. A metodologia consistiu na utilização dos Sistemas de Informações Geográficas para elaboração e integração dos mapas de geologia, geomorfologia, pedologia, cobertura vegetal, uso e infraestrutura urbana e dados sociais e econômicos, a fim de se obter a vulnerabilidade natural, ambiental, social e por fim, a socioambiental. Os resultados obtidos indicam que os ambientes de maior vulnerabilidade ambiental coexistem com os de maior vulnerabilidade social, ampliando os problemas socioambientais daqueles espaços. O mapeamento da vulnerabilidade visa contribuir para o planejamento urbano-ambiental do baixo curso da bacia e neste sentido os Sistemas de Geoinformação foram fundamentais para a sua espacialização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Resque, Dandara Bechara, Neuma Teixeira dos Santos, and Sanae Nogueira Hayashi. "GINCANA AMBIENTAL COMO FONTE INSPIRADORA DE PRESERVAÇÃO NA COMUNIDADE FLEXEIRA SITUADA NA RESEX MARINHA DE TRACUATEUA-PA." Ambiente & Educação 23, no. 2 (November 26, 2018): 426–37. http://dx.doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8450.

Full text
Abstract:
Referente a um dos compromissos firmados pela Chamada Nº 18/2013 MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras – Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação, através do projeto Mapeamento Digital do Manguezal na área da Reserva Extrativista Marinha de Tracuateua (RESEX), Nordeste Paraense, a Gincana Ambiental teve como objetivo incentivar alunos da escola Prof Bolivar Bordallo da Silva, situado no município de Bragança, a importância da integração entre ecologia/preservação ambiental e como esta está relacionada aos cuidados provindos do dia-a-dia, além dos conceitos físicos e biológicos discutidos com representantes da RESEX, dentro da comunidade de Flexeira e as relações que uma gincana ambiental, por meio de noções cartográficas, promove para entender os riscos e benefícios de manejo e conservação ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Gautério, Bruna Cavalcanti, and Letícia Figueiredo Sartorio. "O Uso de Geotecnologias para Educadores Ambientais: elaboração de mapas temáticos para uso em sala de aula." REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental 37, no. 1 (April 17, 2020): 264–77. http://dx.doi.org/10.14295/remea.v37i1.10959.

Full text
Abstract:
A análise das mudanças ambientais é importante para compreender a dinâmica ambiental. Com isso, o ser humano necessita da formação de conscientização ambiental perante sua preservação, bem como de conhecer cartograficamente o local em que está inserido. Assim, é necessário levar para a sala de aula as mudanças que ocorrem no meio ambiente. Para facilitar esse processo utilizam-se produtos oriundos das geotecnologias para compreender o tema ambiental. O objetivo deste trabalho é apresentar um mapa elaborado através das geotecnologias, como forma de material didático para uso dos educadores ambientais, através de um mapeamento de cenário de elevação do nível médio do mar, com informações cartográficas processadas em software SIG, para então retratar o cenário da realidade ambiental do município do Rio Grande e da população residente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Tozato, Mariana De Oliveira. "O que dizem as políticas e pesquisas brasileiras (2015 -2020) em educação ambiental e educação do campo?" Ambiente & Educação 25, no. 2 (August 31, 2020): 393–416. http://dx.doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11295.

Full text
Abstract:
As políticas públicas nacionais de Educação Ambiental e da Educação do Campo determinam o desenvolvimento de pesquisas no âmbito acadêmico. Neste contexto, o que as teses e as dissertações brasileiras têm pesquisado e publicado sobre Educação Ambiental e Educação do Campo no país no período de 2015 a 2020? Realizou-se a metodologia quanti-qualitativa para o mapeamento de produções na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações utilizando as palavras educação ambiental e educação do campo. Constatou-se nas pesquisas brasileiras que movimentos sociais, formação, percepção e cultura dos povos do campo, políticas públicas e os processos formativos no âmbito formal representam os assuntos investigados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Santachiara Fossaluza, André, Marília Freitas de Campos Tozoni Reis, Maria Cecília Evangelista, and Carlos Roberto Padovani. "As ações educativas ambientais das Organizações Não-Governamentais ambientalistas no estado de São Paulo, Brasil." Pesquisa em Educação Ambiental 16, no. 1 (July 11, 2021): 69–93. http://dx.doi.org/10.18675/2177-580x.2021-15017.

Full text
Abstract:
As ONGs ambientalistas têm desempenhado relevante papel nas ações em educação ambiental mundialmente. Devido à escassez de pesquisas abrangentes sobre sua identificação e atuação, este artigo traz um mapeamento das ONGs ambientalistas do estado de São Paulo que atuam com educação ambiental, além de analisar a qualidade dessas ações sob um referencial crítico. A consulta a quatro bases de dados encontrou 276 ONGs ambientalistas, sendo que 63,4% delas atuam com educação ambiental. Realizamos, também, entrevistas com membros das ONGs, o que nos permitiu analisar a qualidade das ações a partir dos objetivos apresentados pelas próprias organizações, classificando-as quanto a sua tendência político-pedagógica predominante. Os resultados evidenciam que as ações em educação ambiental, quantitativamente, abrangem parte significativa do território e população paulista, mas, qualitativamente, elas são limitadas e até questionáveis ao tomarmos um referencial teórico crítico em educação ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Coelho, Shana de Mattos de Oliveira, Renata Amélia Menezes Moraes, Lidiane de Castro Soares, Ingrid Annes Pereira, Ligia Portugal Gomes, and Miliane Moreira Soares de Souza. "Mapeamento do perfil de resistência e detecção do gene mecA em Staphylococcus aureus e Staphylococcus intermedius oxacilina-resistentes isolados de espécies humanas e animais." Ciência Rural 37, no. 1 (February 2007): 195–200. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782007000100031.

Full text
Abstract:
Espécies de Staphylococcus spp resistentes a antimicrobianos representam um problema cosmopolita, sendo o controle de sua disseminação um importante desafio. O perfil de resistência a antimicrobianos de isolados de Staphylococcus aureus e Staphylococcus intermedius em amostras clínicas humanas e animais foi avaliado através do método de difusão em disco, no qual foi possível detectar um elevado nível de resistência à ampicilina e à penicilina. A avaliação da resistência à oxacilina, devido à heterogeneidade de resposta do gênero estudado, foi desenvolvida também através das seguintes técnicas: difusão em ágar modificado, ágar screen e microdiluição em caldo, e posteriormente correlacionada com a detecção do gene mecA, pela técnica de PCR, nas amostras consideradas resistentes em pelo menos um dos testes utilizados. A correlação entre os resultados obtidos nos testes fenotípicos com a presença do gene de resistência, considerado um método de referência, foi utilizada para validar a sensibilidade destes. De um total de 80 amostras avaliadas, 28 apresentaram resistência à oxacilina, sendo possível detectar a presença do gene de resistência mecA em 12 destas amostras. Os testes de suscetibilidade à oxacilina apresentaram sensibilidade superior a 50,0%, sendo a difusão em disco simples e o ágar screen considerados mais sensíveis, e a difusão em disco modificada, o de menor sensibilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography