Academic literature on the topic 'Marcadores linguísticos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Marcadores linguísticos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Marcadores linguísticos"

1

Araújo, Silvana Silva de Farias, and Nilton Carlos Carmo Sousa. "A história social do português do Brasil e o preconceito linguístico." Tabuleiro de Letras 12 (May 9, 2019): 82. http://dx.doi.org/10.35499/tl.v12i0.5568.

Full text
Abstract:
A ideia central deste texto gira em torno de questões sócio-históricas que estão na base da formação e da caracterização atual do português do Brasil (PB), a exemplo dos contatos linguísticos e dos processos tardios de urbanização e de escolarização. No decorrer do texto, discutimos como a sócio-história do PB gerou reflexos consideráveis na realidade sociolinguística brasileira, com sérias implicações nas práticas de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa nas escolas. Para discutir essas questões são focalizados temas da Sociolinguística (Variacionista e Educacional) e da Linguística do Contato. Concluímos que há um enraizamento social no preconceito linguístico, havendo variantes linguísticas “toleradas” no ambiente escolar, ainda que não sejam as formas padrão, e outras totalmente repudiadas, algo que perpassa pelas formulações teóricas labovianas, notadamente as que tratam dos indicadores, marcadores e estereótipos (LABOV, 2008[1972]).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Coelho, Juliana Guimarães Rodrigues. "Análise linguístico-discursiva do genero introdução de artigo de pesquisa (para fins específicos): Teste ANPAD." Revista Brasileira de Linguística Aplicada 11, no. 4 (2011): 871–94. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-63982011000400005.

Full text
Abstract:
Este artigo é um recorte de um estudo que analisou o gênero textual `introdução de artigo de pesquisa' sob a ótica retórico-discursiva. Os princípios teórico-metodológicos que orientaram esta pesquisa foram: inglês instrumental, leitura e gêneros textuais. A pesquisa realizada é de natureza descritiva focalizada (LARSEN-FREEMAN; LONG, 1991), e o corpus utilizado é formado por introduções de artigo de pesquisa da prova de inglês do teste ANPAD. Neste artigo, será apresentada uma análise linguístico-discursiva das introduções desse corpus. Os resultados mostraram que as evidências linguísticas nem sempre correspondem a um determinado movimento retórico (SWALES, 1990) presente nos textos das introduções analisadas. O estudo teve finalidade pedagógica, pois evidenciou os marcadores linguísticos e as estruturas verbais que realmente ocorrem nesse gênero.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

De Lira, Luciano Paz. "Marcadores linguísticos de gênero nos discursos de sites educacionais." Cadernos de Letras da UFF 27, no. 54 (June 30, 2017): 273. http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a348.

Full text
Abstract:
<p>Este trabalho visa investigar e refletir sobre os marcadores de gênero presentes em páginas educativas na Internet, tomando como base teórica as contribuições da Análise do Discurso Francesa. Nosso <em>corpus </em>será constituído pelos textos de apresentação de três sites: o do Banco Internacional de Objetos Educacionais, o canal no <em>Youtube </em>do Ministério da Educação brasileiro e o <em>Portal do professor</em>.</p><p>---</p><p> </p><p>DOI: <a href="http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a348" target="_blank">http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a348</a></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Freitag, Raquel Meister Ko, Rosangela Barros da Silva, and Flávia Regina de Santana Evangelista. "Marcadores discursivos interacionais." Diacrítica 31, no. 1 (May 11, 2017): 20. http://dx.doi.org/10.21814/diacritica.32.

Full text
Abstract:
Marcadores discursivos são itens linguísticos que funcionam nos domínios cognitivo, expressivo, social e textual e que emergem da interação falante/ouvinte e são provenientes de outras categorias gramaticais, por processo de gramaticalização, tais como formas verbais (entendeu? e sabe?), reduções frasais (né?), adjetivos (certo?). Apresentamos o resultado de uma investigação sobre o uso de marcadores discursivos interacionais na fala de jovens escolares da cidade de Aracaju, SE, Brasil, comparando os resultados obtidos com os de outras variedades do português brasileiro. Os resultados apontam para a recorrência de uso dessas estratégias interacionais na fala dos jovens aracajuanos direcionadas para contextos específicos: interações simétricas, para as mulheres, e assimétricas, para os homens, foram os contextos mais propícios para a ocorrência dos marcadores discursivos interacionais, revelando efeitos estilísticos. No entanto, ao comparar os resultados com outras variedades, nos deparamos com questões metodológicas diferenciadas que podem interferir nos resultados obtidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Lídia Da, and Thayse Goulart Strazzi. "Marcadores discursivos em libras." Revista Sinalizar 2, no. 2 (December 20, 2017): 198. http://dx.doi.org/10.5216/rs.v2i2.47260.

Full text
Abstract:
Os marcadores discursivos da Língua Brasileira de Sinais são mecanismos linguísticos utilizados na expressão sinalizada e podem ter função textual, interacional ou de acompanhamento discursivo. Com base em Risso e McNeill, estudamos esse fenômeno, utilizando os dados de uma narrativa contada por graduandos surdos (que têm a Libras como primeira língua) e ouvintes (para os quais Libras é segunda língua) do curso de licenciatura em Letras Libras. O objetivo deste trabalho é descrever os marcadores discursivos presentes na narrativa e analisar semelhanças e diferenças em relação à produção em primeira e segunda língua. Nossos resultados apontam para uso semelhante entre surdos e ouvintes, no caso de marcadores discursivos textuais e interacionais, mas no emprego de recursos mais refinados, como gestos de acompanhamento, o mecanismo está mais presente na narrativa contada por surdos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mazzaro, Daniel, and Mariana Ruas. "O marcador ‘por cierto’ e suas versões em português." Domínios de Lingu@gem 14, no. 2 (March 17, 2020): 649–75. http://dx.doi.org/10.14393/dl42-v14n2a2020-12.

Full text
Abstract:
O estudo dos marcadores discursivos tem recebido um especial interesse por parte de múltiplos trabalhos linguísticos nos últimos anos; no entanto, ainda são escassos os trabalhos contrastivos entre o espanhol e o português. Neste artigo, pretendemos contribuir para a discussão verificando as traduções do marcador discursivo “por cierto” nas legendas da série espanhola El Ministerio del Tiempo para o português do Brasil. Para tanto, apresentamos algumas características morfossintática, semântica, pragmática e discursiva dos marcadores discursivos em geral e de “por cierto”, especificamente, e tecemos considerações sobre a tradução desse grupo de palavras e de expressões com base em importantes bibliografias, como Martín Zorraquino e Portolés (1999), Portolés (2001; 2002), Estellés Arguedas (2009), Fuentes Rodríguez (2009), Pons Bordería e Estellés (2009) e Borreguero Zuloaga, (2011) para, então, analisarmos as legendas das cenas em que figura esse marcador, cotejando suas funções com as das opções de tradução em língua portuguesa para verificar que estratégias foram usadas. Concluímos que, embora mais da metade das traduções tenham sido adequadas ao contexto comunicativo e ao gênero discursivo (incluindo seu apagamento), há relevantes casos em que a tradução guia a outras inferências por usar marcadores em língua portuguesa que se aproximam mais à estrutura lexical do marcador “por cierto” que a seus significados de processamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Vitor da Silva, Janailton Mick, and Alessandra Ramos de Oliveira Harden. "Onde podemos encontrar a impressão digital da legendista? Um estudo sobre o emprego da colocação pronominal e de marcadores discursivos em legendas de Star Trek: Enterprise." Revista Letras Raras 9, no. 1 (March 31, 2020): 184. http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v1i9.1666.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa de mestrado que objetivou caracterizar o estilo de uma legendista. O foco deu-se na forma que ela empregou a colocação pronominal e marcadores discursivos (MDs) em legendas em Português Brasileiro, feitas para episódios da série de TV Star Trek: Enterprise. A investigação afiliou-se metodologicamente aos Estudos da Tradução Baseados em Corpus, principalmente por meio do auxílio de dois programas do WordSmith Tools©, 7, o WordList e o Concord. O corpus de estudo se constitui por arquivos de legendas disponíveis na Netflix, em português brasileiro, dos episódios 10 e 11 (temporada 1) e 16 e 24 (temporada 2), enquanto o corpus de referência consiste em outros arquivos de legendas das mesmas temporadas da série feitos por outros legendistas. Os resultados mostram que a impressão digital da legendista em estudo pode ser encontrada por sua preferência pela ênclise e por MDs mais facilmente aceitos nos guias normativos de legendagem da Netflix. Sendo assim, nota-se seu uso variado de registros linguísticos, especialmente do registro formal da língua portuguesa.Palavras-chave: Impressão digital da legendista. Registros linguísticos. Colocação pronominal. Marcadores discursivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mota, Lúcio Tadeu. "A passagem e a presença dos Jê Meridionais por São Paulo e Paraná: uma reflexão etno-histórica." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 27 (December 24, 2016): 135. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2016.137291.

Full text
Abstract:
A presença de populações de filiação linguística Jê (Kaingang e Xokleng)no sul do Brasil tem sido objeto de reflexão de pesquisadores das diversasáreas do conhecimento. A produção científica sobre elas, que remonta ao finaldo século XIX, teve continuidade por todo o século XX e ampliou-se no iníciodo século XXI. Estudos linguísticos e antropológicos vinculam os Kaingang eXokleng aos Jê do Brasil Central devido a permanência de traços linguísticos eculturais. No entanto, entendemos que os Jê do Sul (Kaingang e os Xokleng) nãovieram “prontos” do Brasil Central e difundiram aqui no Sul suas “essencialidades”. Histórica e antropologicamente os grupos étnicos não são entidades fechadas, não estão isolados por fronteiras rígidas sem interação com outros grupos, e suas etnicidades não são dadas previamente. Assim, nossa proposição é iniciar uma reflexão sobre esse processo sócio-histórico de ocupação dos territórios do planalto meridional do Brasil pelos Jê do Sul, realçando as relações socioculturais dos Kaingang e Xokleng entre si e com outras populações do entorno. Focalizaremos nossas observações nos territórios das duas margens dos rios Paranapanema/ Itararé e Itapirapuã/Ribeira, por entendermos que as possíveis passagens dos Jê para o sul ocorreram em pontos ao longo desses rios. Procurar-se-á evidenciar, nesses espaços, os marcadores de cultura material e os dados históricos, que nos apontem os possíveis corredores de transposição dessas populações por São Paulo e Paraná. Utilizaremos a Etno-história como um método interdisciplinar, por entender que ele conjuga dados e procedimentos de várias disciplinas: história, antropologia, arqueologia, linguística, geografia, ecologia, e também porque valoriza as tradições orais e os etno-conhecimentos na construção de explicações sobre o passado das populações indígenas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pagni, Pedro Angelo, and Vanessa Regina de Oliveira Martins. "Corpo e expressividade como marcas constitutivas da diferença ou do ethos surdo." Revista Educação Especial 32 (October 22, 2019): 88. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x38222.

Full text
Abstract:
O artigo objetiva apresentar a experiência de vida surda como acontecimento ético e estético. O ethos surdo se constitui pelas diferenças e é efeito das marcas de uma expressividade que se estende aos corpos. Os estudos numa perspectiva cultural da surdez, da qual somos parceiros, agenciam-na por seus marcadores linguísticos e culturais. Nossa mirada abrange as particularidades linguísticas, de uma língua de modalidade gesto-visual, mas amplia a perspectiva ao dar ênfase aos restos-acontecimentos que são efeitos das sensações surdas, das performances corporais, dos gestos e da expressividade do pensamento surdo que se produz nesse acontecimento único que funda a experiência do ser surdo. Para tais argumentações pautamo-nos da perspectiva ontológica, de uma ontologia da deficiência como espaço da falta, de uma plasticidade destrutiva, que constitui os corpos surdos e os fazem singulares pelo acidente. São de experiências únicas de corpos produzidos nesta expressividade enigmática e única que traçamos nossas problematizações de modo a afirmar a surdez em sua potencialidade afirmativa de um acontecimento singular que se materializa em corpos vivos, em línguas/corpos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Freitag, Raquel Meister Ko, and Rebeca Rodrigues de Santana. "Assalto ao turno em interações assimétricas de sexo/gênero: disputa e cooperação." Cadernos de Linguagem e Sociedade 20, no. 1 (March 4, 2019): 53–70. http://dx.doi.org/10.26512/les.v20i1.11254.

Full text
Abstract:
O assalto ao turno consiste em entradas não consentidas ou não requeridas no turno do interlocutor, indicando disputa pela fala ou colaboração entre parceiros conversacionais. Neste estudo, observamos como se dá o processo de assalto ao turno em interações assimétricas quanto ao sexo/gênero dos interactantes, em ambiente universitário. Tomamos como amostra para tratamento qualitativo três interações da amostra de fala Redes Sociais de Informantes Universitários de Itabaiana/SE. Os resultados apontam que o trabalho interacional de homens e mulheres é diferenciado, o que se evidencia por meio dos recursos linguísticos empregados pelos interactantes, como os marcadores discursivos interacionais e com as posturas de assalto ao turno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Marcadores linguísticos"

1

Biscaia, Vera Horgan. "Marcadores linguísticos de subjectividade no discurso da pacientes bipolares em interacção terapêuttica." Master's thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2011. http://hdl.handle.net/10362/6923.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Linguagem - Psicolinguística
Debruçando-se sobre a Linguagem na Psicose Maníaco-Depressiva, este trabalho tem como objectivo identificar parâmetros linguísticos diferenciadores do discurso de pacientes bipolares em situação de interacção psicoterapêutica. Trata-se de inter-relacionar marcadores linguísticos com características psicológicas colocadas em evidência na caracterização clínica, reflectindo sobre o contributo de uma análise psicolinguística para o diagnóstico. Foi analisado o discurso de cinco pacientes bipolares – um paciente em episódio de hipomania, três em episódio depressivo e um em episódio maníaco –, recolhido em interacção psicoterapêutica. Esta análise procurou indagar em que medida os marcadores de subjectividade Verbos Psicológicos, Expressão de Negação, uso de Adjectivos e uso de Pronomes são diferenciadores do discurso depressivo e maníaco. Concluiu-se que, de todos os marcadores, é o uso de verbos psicológicos aquele que surge como diferenciador dos dois tipos de discurso. Da generalidade dos resultados obtidos, concluímos, de entre outros aspectos, que o paciente em episódio hipomaníaco apresenta um comportamento linguístico mais próximo dos discursos dos pacientes deprimidos do que do paciente maníaco, sugerindo um acerto nesse mesmo diagnóstico. Baseamo-nos neste facto para assumir que a análise de marcadores linguísticos no discurso de pacientes bipolares pode servir de suporte ao diagnóstico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Batoréo, Hanna. "Expressão do espaço no português europeu: contributo psicolinguístico para o estudo da linguagem e cognição." Doctoral thesis, FCT/Fundação Calouste Gulbenkian, 2000. http://hdl.handle.net/10400.2/6196.

Full text
Abstract:
O livro encontra-se esgotado há vários anos e não está prevista a sua re-edição.
Estudar o Espaço leva à verificação da existência de um grande número de áreas cujo interesse se centra na definição de algumas questões fundamentais de carácter epistemológico. A diversidade de domínios existente revela o carácter obrigatoriamente interdisciplinar deste tipo de estudo, o que não significa, apenas, a abordagem da variedade dos possíveis campos de investigação. Trata-se, também, ou sobretudo, do tipo de ligações, interdependências e inter-relacionamentos tecido entre eles. Nesta situação, apenas uma abordagem global de cunho holístico cria, à partida, as condições para tal necessárias. A presente dissertação é orientada para o conhecimento linguístico do Espaço, o que abrange as áreas da Linguística e da Cognição, assim como o que entre elas pode existir numa interface de relacionamentos, ligações e hierarquizações possíveis, centrando-se na definição do saber linguístico relativo à Língua Portuguesa, na sua variante Europeia. Assim, é objectivo principal deste estudo contribuir para uma caracterização da interface existente entre a Expressão Linguística e a Cognição Espacial no Português Europeu, utilizando uma abordagem englobante e interdisciplinar com forte cunho psicolinguístico, nomeadamente o da Psicolinguística Cognitiva cujo objectivo é o estudo da Compreensão, Produção e Aquisição da linguagem. O Desenho Experimental criado neste enquadramento abrange 120 narrativas provocadas produzidas por sessenta adultos e sessenta crianças de três faixas etárias diferentes, falantes nativos do Português Europeu. Na base do objectivo atrás mencionado encontra-se um pressuposto - que pode ser considerado (moderadamente) whorfiano - de que as línguas diferem umas das outras na estrutura semântica que apresentam, o que se reflecte na conceptualização do mundo efectuada pelos seus falantes. Tendo em conta a finalidade geral atrás especificada, elaborou-se a dissertação segundo as seguintes linhas mestras: (1) Evidenciar a relevância da revolução cognitiva para os estudos centrados na Linguagem e, especialmente, para a interface expressão linguística - cognição espacial; (2) Definir o escopo científico da Linguística Cognitiva face a outra(s) corrente(s) linguística(s) da Ciência Cognitiva, dados os pressupostos da Teoria Localista e tendo em vista a determinação de primitivos (cognitivos e/ou linguísticos) do Espaço e, muito especificamente, o enquadramento teórico de Leonard Talmy (1975, 1978, 1985); (3) Investigar a interacção existente entre os vários mecanismos de carácter gramatical, lexical e contextual da expressão linguística do Espaço no Português Europeu, observando as suas idiossincrasias e as interdependências existentes na expressão de referências espaciais, temporais e aspectuais; (4) Propor uma parametrização da tipologia do Espaço em Português Europeu, determinando restrições que a Língua Portuguesa efectua sobre os primitivos espaciais de carácter cognitivo; (5) Destacar a importância cognitiva e linguística da produção das narrativas pelos falantes nativos do Português Europeu, assim como determinar os parâmetros espaciais nelas existentes, aplicando uma metodologia psicolinguística, desenvolvida nos anos noventa sobretudo por Melissa Bowerman, e ainda por Maya Hickmann e Henriette Hendriks. A dissertação é apresentada em dois volumes. O Primeiro Volume abrange a totalidade do texto principal, em conformidade com as linhas atrás especificadas. O Volume II é constituído pelo Anexo (Capítulo 8), com especial destaque para o Corpus (Capítulo 8.3) das cento e vinte narrativas, recolhidas de acordo com a técnica de experências provocadas de Maya Hickmann. Depois de recolhido, o Corpus foi transcrito, codificado e analisado segundo o sistema CHILDES , conforme as regras estipuladas, desde 1985, por Brian MacWhinney e Catherine Snow.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Correia, José Edson de Barros. "A identidade de meninos e sua relação com a variação linguística de P4 e o sucesso escolar." Universidade Federal de Pelotas, 2015. http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2734.

Full text
Abstract:
Submitted by Aline Batista (alinehb.ufpel@gmail.com) on 2015-11-24T21:51:32Z No. of bitstreams: 2 A identidade de meninos e sua relação com a variação linguistica de P4 e o sucesso escolar.pdf: 2087878 bytes, checksum: 8b848f91bf625254dce446adcdce37b9 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Approved for entry into archive by Aline Batista (alinehb.ufpel@gmail.com) on 2015-11-25T16:05:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 A identidade de meninos e sua relação com a variação linguistica de P4 e o sucesso escolar.pdf: 2087878 bytes, checksum: 8b848f91bf625254dce446adcdce37b9 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-11-25T16:06:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 A identidade de meninos e sua relação com a variação linguistica de P4 e o sucesso escolar.pdf: 2087878 bytes, checksum: 8b848f91bf625254dce446adcdce37b9 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2015-10-19
Sem bolsa
Examina-se criticamente o desempenho escolar de adolescentes ocorridos num espaço cronológico predefinido. A pesquisa serviu-se de indivíduos de ambos os gêneros, oriundos de todas as séries do Ensino Fundamental de uma escola pública da periferia de Pelotas-RS. Detectou-se que a aprovação, reprovação, transferências e evasão escolar podem estar relacionadas ao uso de marcadores linguísticos entre os gêneros, determinados pela linguagem, cultura e identidade. Estes são fatores sociolinguísticos apontados como possíveis causas de que o desempenho escolar de meninos seja pior do que o de meninas. O procedimento metodológico utilizado foi o método quantitativo correlacionado com os estudos sociolinguísticos labovianos. Os dados foram colhidos através de um Banco de Dados de Demografia Escolar – BDDE e por um estudo complementar da língua escrita, baseado em redações de alunos em sala de aula. A análise tomou como parâmetro as contribuições de especialistas sociolinguistas, como Labov (2008), entre outros. Os principais resultados auferidos destacam que a escola desenvolve um modelo pedagógico que privilegia uma língua padrão que favorece o gênero feminino, isto está demonstrado pelo baixo desempenho escolar dos adolescentes do gênero masculino; as meninas têm melhor índice de desempenho escolar na faixa etária entre dez e onze anos e os meninos pré-adolescentes nesta mesma faixa etária têm seu desempenho escolar prejudicado, porque não se adaptam ao ambiente escolar; a linguagem, cultura e identidade, podem influenciar nas altas taxas de reprovação; os meninos e pré adolescentes perdem o interesse pelo estudo, têm dificuldade de acompanhar os conteúdos do currículo escolar, têm baixa estima.
It examines critically the academic performance of teenagers occurred in a predefined chronological space. Research poured individuals of both genders, coming from all elementary school grades of a public school in the outskirts of Pelotas-RS. Detector if that approval, disapproval, transfers and truancy can is related to the use of linguistic markers between genders, determined by language, culture and identity. These are sociolinguistic factors mentioned as possible causes that academic performance of boys is worse than that of girls. The methodological procedure used was the quantitative method correlated with the studies sociolinguistic Labovianos. Data were collected through a School Demographics Database - BDDE and a complementary study of the written language, based on essays of students in the classroom. The analysis took as a parameter the contributions of Sociolinguists experts, as Labov (2008), among others. The main earned results highlight that the school develops an educational model that favors a standard language that favors females, this is demonstrated by the low academic performance of male adolescents; girls have better school performance index in the age group between ten and eleven and pre-teen boys in this age group have their poor school performance, why not adapt to the school environment; language, culture and identity, can influence the high failure rates; boys and pre teens lose interest in the study, have difficulty in following the school curriculum content, have low esteem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Guerra, Alessandra Regina. "Funções textual-interativas dos marcadores discursivos /." São José do Rio Preto : [s.n.], 2007. http://hdl.handle.net/11449/86595.

Full text
Abstract:
Orientador: Sebastião Carlos Leite Gonçalves
Banca: Clélia Cândida Abreu Spinardi Jubran
Banca: Marli Quadros Leite
Resumo: O objetivo deste trabalho é, a partir de uma análise comparativa entre as principais abordagens teóricas do estudo de Marcadores Discursivos (MDs) e da identificação de princípios elementares comuns a essas abordagens, especificar, e, assim, precisar, a definição de MDs da Gramática Textual-Interativa (GTI). Especificamente, o objetivo é levantar, no corpus selecionado, todas as unidades que preenchem os traços de um núcleo piloto definidor de MDs e, então: (i) definir funções específicas predominantemente textuais dessas unidades, como forma de especificação da variável articulação de segmentos do discurso; (ii) definir funções específicas predominantemente interacionais, como forma de especificação da variável orientação da interação (JUBRAN & KOCH, 2006); e (iii) identificar as diferentes formas morfossintáticas que funcionam como MDs e, então, possíveis correlações sistemáticas entre as formas e as (sub)funções dos MDs. A investigação teórica preliminar permitiu constatar que diferentes abordagens de MDs compartilham algum tipo de função conectiva. Com base nesse princípio da conectividade, foi especificada, e, em alguns aspectos, reformulada a definição de MDs da GTI. A parte da pesquisa referente à definição de subfunções predominantemente textuais evidenciou a necessidade de estabelecimento de critérios precisos de distinção entre seqüenciamento tópico e seqüenciamento frasal. A esse respeito, mostraram-se relevantes os seguintes critérios: (i) grau de integração sintática e semântico-pragmática entre o segmento e seu antecedente, (ii) grau de integração prosódica entre o segmento e seu antecedente, (iii) grau de relevância textual-interativa do segmento no interior do Segmento Tópico. Essa parte da análise permitiu distinguir três subfunções predominantemente textuais:... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: This study aims at refining Textual-Interactive Grammar (TIG) definition of Discourse Markers (DMs) based on both a comparative analysis among the main theoretical approaches on DMs and on the identification of common principles within such theories. The investigation aims particularly at searching the corpus for all the units which match the features of a defining pilot core and then (i) defining these unitsþ predominantly textual functions as a way of specifying the discourse segments articulation variable; (ii) defining predominantly interactional functions as a way of specifying the interaction orientation variable (JUBRAN & KOCH, 2006); and (iii) identifying the different morfo-syntactic forms which function as DMs as well as possible systematic correlations between such forms and DMs (sub)functions. The preliminary theoretical investigation has shown that different approaches on DMs share some kind of connective function. TIG definition of DMs was stated and, in some aspects, reformulated according to this connective principle. The part of this investigation dealing with the definition of predominantly textual sub-functions evidenced the need to establishment accurate criteria in order to distinguish topical sequencing and clausal sequencing. As to this, the following criteria have proven to be relevant: (i) syntactic and semantic-pragmatic integration degree between the segment and its antecedent, (ii) prosodic integration degree between the segment and its antecedent, (iii) the textual-interactive relevance degree of the segment within the Topic Segment. This analysis showed the predominantly textual sub-functions: Introduction, Sequencing and Topic Segment Closing. The definition of predominantly/primarily interactional sub-functions implied a rearrangement of interaction orientation variable based on the connectivity principle what led to a proposal... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Batista, Thaís Elizabeth Pereira. "Globalização em paisagens linguísticas e usos de marcadores discursivos: policentricidade, escalas e metapragmática nas práticas linguísticas de jovens urbanos e quilombolas." Universidade Federal de Goiás, 2015. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5382.

Full text
Abstract:
Submitted by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2016-03-24T15:30:05Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Thaís Elizabeth Pereira Batista - 2015.pdf: 6975483 bytes, checksum: dc2cdb669bfa64491e44d463ef78b624 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2016-03-24T15:31:46Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Thaís Elizabeth Pereira Batista - 2015.pdf: 6975483 bytes, checksum: dc2cdb669bfa64491e44d463ef78b624 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-03-24T15:31:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Thaís Elizabeth Pereira Batista - 2015.pdf: 6975483 bytes, checksum: dc2cdb669bfa64491e44d463ef78b624 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2015-10-26
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
This work is a sociolinguistic research, from the view of the interaction, of the uses of discourse markers by young in two different contexts in the state of Goiás, with the effects of globalization as background (BLOMMAERT, 2010) on supposed differences between the groups. A group of young people is from a urban area of medium sized, the city of Anápolis - GO. The other group of young people is from a quilombo area (remnants of resistant slaves) in a rural area, but with many globalization indexes, including eco-tourism and heritage tourism (HELLER, 2010; JAFFE, 2011). Both contexts are located in area of cerrado biome in the Midwest of Brazil. The scope of this study is discuss how globalization indexes interpose on the linguistic landscapes (BLOMMAERT, 2014), in other words in written and semiotized materials availables in public spaces and how those aspects can affect the interaction. The concern in investigating a field in a urban area and the other in a rural area comes from statements that the sociolinguistic theories of variationist orientation, very propagate in Brazil, make about the differences of language characteristics of the spaces based on this dichotomy. However, the fields selected for the analysis show that the language practices of young may converge in many ways which enabled analysis of linguistic uses based on differences and similarities in interactional patterns. This analysis provides a way of handling fields that considers the differences, but finding points of similarity in the continuous between the two fields. For such research were adopted theoretical tools intrinsic interactional sociolinguistics, based on studies from the perspective of sociolinguistic research in complex contexts, or mobility sociolinguistic (BLOMMAERT, 2010) considering how global elements as complex forms of migration and dissemination of information at high speed through the Internet, for example (BLOMMAERT, 2010; JACQUEMET, 2005) have importance in linguistic practices of the people, enabling those practices great complexity and unpredictability. Concepts such as scales, polycentricity (BLOMMAERT, 2010) and metapragmatics (SILVERSTEIN, 1993) will be used as theoretical tools for the joint analysis of the data generated through images, linguistic landscapes, and the data recorded on audio of everyday interaction (RAMPTON, 2003).
Este trabalho se trata de uma investigação sociolinguística, sob o ponto de vista da interação, dos usos de marcadores discursivos de jovens em dois diferentes contextos no estado de Goiás, tendo como pano de fundo os efeitos da globalização (BLOMMAERT, 2010) nas supostas diferenças entre os grupos. Um grupo de jovens é de uma área urbana de médio porte, a cidade de Anápolis – GO. O outro grupo de jovens é de uma área quilombola (remanescentes de escravos resistentes), em uma área rural, mas com muitos índices de globalização, incluindo turismo ecológico e turismo de herança (Heller, 2010; Jaffe, 2011). Ambos os contextos estão localizados em área de bioma cerrado no centro-oeste do Brasil. O objetivo do estudo é discutir de que maneira índices de globalização interferem nas paisagens linguísticas (BLOMMAERT, 2014), ou seja nos materiais escritos e semiotizados disponíveis nos espaços públicos e como tais aspectos podem afetar a interação. O interesse em investigar um campo em área urbana e outro em área rural parte das afirmações que as teorias sociolinguísticas de orientação variacionista, bastante difundidas no Brasil, fazem sobre as diferenças das características linguísticas dos locais com base nessa dicotomia. No entanto, os campos selecionados para a análise mostram que as práticas linguísticas de jovens podem convergir em muitos aspectos o que possibilitou uma análise dos usos linguísticos com base em diferenças e semelhanças nos regimes interacionais. Esta análise possibilita uma forma de tratamento dos campos que considera as diferenças, mas que encontra pontos de semelhança no contínuo dos dois campos. Para tal investigação foram adotadas ferramentas teóricas inerentes à sociolinguística interacional, pautando-se em estudos sob a ótica da investigação sociolinguística em contextos complexos, ou sociolinguística da mobilidade (BLOMMAERT, 2010) que considera como elementos globais como formas complexas de migração e disseminação de informações em grande velocidade por meio da internet, por exemplo (BLOMMAERT, 2010; JACQUEMET, 2005) têm importância nas práticas linguísticas das pessoas, possibilitando a essas práticas grande complexidade e imprevisibilidade. Conceitos como escalas, policentricidade (BLOMMAERT, 2010) e metapragmática (SILVERSTEIN, 1993) serão utilizados como ferramentas teóricas para a análise conjunta dos dados gerados em imagens, paisagens linguísticas, e dos dados registrados em áudio da interação cotidiana (RAMPTON, 2003).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodrigues, Anita de Lima Simões. "Marcadores discursivos no processo de retextualizaçao de entrevistas /." São José do Rio Preto : [s.n.], 2009. http://hdl.handle.net/11449/86546.

Full text
Abstract:
Resumo: Este trabalho tem por objetivo descrever o comportamento de Marcadores Discursivos (MDs) no processo de retextualização de entrevistas jornalísticas, atentando para a forma como esses elementos atuam na organização do texto retextualizado. O conceito de retextualização adotado neste trabalho advém de Marcuschi (2001), que defende haver um processo consciente na passagem de um texto de uma modalidade a outra do uso da língua, no caso do presente trabalho, da modalidade oral para a escrita. Assim, quando uma entrevista oral é transformada em uma entrevista escrita, entram em ação diversas operações baseadas em regularização lingüística, reformulação, adaptação e compreensão. Para a realização deste trabalho, adotamos a abordagem teórica da perspectiva textual-interativa (JUBRAN, 2006a), que considera que os elementos pragmáticos presentes na ação verbal não são externos à produção textual, mas fazem parte da formulação interacional do texto e podem ocorrer na materialidade textual. Além disso, tal perspectiva centra-se no estudo de fenômenos lingüísticos que se manifestam nas diversas situações reais de comunicação e tem como unidade de análise o Tópico Discursivo, caracterizado pela integração de enunciados sobre um mesmo referente e localizável em um determinado ponto do texto. Tal unidade abstrata guia nossa análise, na identificação de MDs que atuam na introdução de tópico, no seqüenciamento de tópico, na retomada tópica e no fechamento tópico. Para o estudo dos MDs, tomamos por base os trabalhos de Risso et al. (2006) e de Guerra (2007). Dos primeiros autores, adotamos a noção da gradiência entre as funções textuais interacionais e textuais dos MDs, em razão de um mesmo elemento poder projetar característica mais interacional, mais textual ou manter o ...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The aim of this work is to describe the behavior of the Discourse Markers (DMs) in retextualization process of journalistic interviews, observing the way that these elements act in the organization of the retextualized text. The concept of retextualization adopted in this work is based on Marcuschi (2001), who believes that there is a conscious process in the passage of a text from one language modality to another, in this work, from the oral modality to the written. Therefore, when an oral interview is converted into a written one, many operations - based on linguistic regularization, reformulation, informational adaptation and comprehension - actuate. To the realization of this work, the textual-interactive perspective, as defined by Jubran (2006a), is assumed as the most appropriated theoretical approach. One of the main points of this perspective is that it considers that the pragmatic elements in the verbal action are not external to the textual production, but, instead, they are part of the interactional formulation of the text and can be observed in the textual materiality. Furthermore, this perspective concerns the study of the linguistic phenomena in the diverse real communication situations. The unit of analysis - the discourse topic - is characterized by the integration of utterances, about the same referent, and localized in a determined place in the text. This abstract unity guides our analysis, once we observe the actuation of the DMs in the topic introduction, in the topic sequencing, in the topic recapture and in the topic closing. We base our study of the DMs on the works of Risso et al. (2006) and Guerra (2007). From Risso et al. (2006), we adopt the notion of gradience between the interactional and textual functions of the DMs, because an element can project a more interactional or a more textual ...(Complete abstract click electronic access below)
Orientador: Sebastião Carlos Leite Gonçalves
Coorientador: Clélia Cândida Abreu Spinardi Jubran
Banca: Maria Beatriz Nascimento Decat
Banca: Sanderléia Roberta Longhin-Thomazi
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Rosangela Barros da. "Marcadores discursivos interacionais na fala de adolescentes escolares : acomodação linguística e identidade social." Universidade Federal de Sergipe, 2016. https://ri.ufs.br/handle/riufs/5701.

Full text
Abstract:
Discursive markers are a set of linguistic items that work in the cognitive, expressive, social, and textual domains, with two aspects of communicative knowledge closely related to one another: the expressive and the social, which are the speaker's ability to use language to show his personal and social identities, to convey attitudes and perform actions, and to negotiate relationships between self and other (SCHIFFRIN, 2001). Interactional discourse markers arising from speech in interaction and one of its functions is to attract for itself the or to draw closer to the attention of the interlocutor, maintaining the speaker/listener interaction in the discourse process. In this perspective and in the light of the Accommodation Theory (GILES; COUPLAND; COUPLAND, 1991) and Audience Design (BELL, 1984), the aim is to analyze how the speakers adjust their linguistic behavior during the interaction and makes use of discursive strategies to control differences, to approach or to move away from their listeners, and shift the speech style to get approval from the participants in the interaction. This research analyzes the interactional discourse markers of verbal nature entendeu?, sabe? e viu? [you understand?, you know?, you see?], from the observation of the speech in the interaction of young students in the State College Atheneu Sergipense speech community, taking into account that in a school community the social universe is culturally shared among its members that, to greater or lesser extent of participation, share communicative needs, as well as lexical and semantic structures. The samples used in this study are part of the Falares Sergipanos database (FREITAG, 2013). From this proposal, we investigate: (i) the uses, the functions and the distribution of frequencies of interactional discourse markers entendeu?, sabe? e viu? [you understand?, you know?, you see?] (ii) the relation of these interactional discourse markers in the process of linguistic accommodation and, (iii) the uses of these discursive markers as traces of social identity. The corpus investigations in this study point out that the specificities of linguistic variations arise from the social relation between the speakers, the nature of the speech community and the sharing of the discursive and social context, where the speaker recognizes himself as a member of a group and adjusts his linguistic behavior, according to their goals and objectives, to express their attitudes and beliefs.
Marcadores discursivos são um conjunto de itens linguísticos que funcionam nos domínios cognitivo, expressivo, social e textual, havendo dois aspectos do conhecimento comunicativo intimamente relacionados entre si: o expressivo e o social, que são a capacidade do falante de usar a linguagem para mostrar suas identidades pessoais e sociais, transmitir atitudes, executar ações e negociar relações entre o eu e o outro (SCHIFFRIN, 2001). Marcadores discursivos interacionais emergem na fala em interação e uma de suas funções é atrair para si a, ou aproximar-se da, atenção do interlocutor, mantendo a interação falante/ouvinte no processo do discurso. Nessa perspectiva e à luz da Teoria da Acomodação (GILES; COUPLAND; COUPLAND, 1991) e Audience Design (BELL, 1984), busca-se analisar como o falante ajusta seu comportamento linguístico durante a interação e faz uso de estratégias discursivas para controlar diferenças, se aproximar ou se afastar do seu ouvinte e alternar seu estilo de fala para obter a aprovação dos participantes da interação. Esta pesquisa analisa os marcadores discursivos interacionais de natureza verbal entendeu?, sabe? e viu?, a partir da observação da fala em interação de adolescentes escolares na comunidade de fala do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, tendo-se em conta que em uma comunidade escolar o universo social é culturalmente compartilhado entre seus membros que, em maior ou menor grau de participação, compartilham necessidades comunicativas, além de estruturas lexicais e semânticas. As amostras utilizadas nesta pesquisa integram o banco de dados Falares Sergipanos (FREITAG, 2013). A partir dessa proposta, investiga-se: (i) os usos, as funções e a distribuição de frequências dos marcadores discursivos de base interacional entendeu?, sabe? e viu?; (ii) a relação desses marcadores discursivos interacionais no processo de acomodação linguística e, (iii) os usos desses marcadores discursivos como traços de identidade social. Investigações do corpus apontam que as especificidades das variações linguísticas decorrem da relação social entre os falantes, da natureza da comunidade de fala e do compartilhamento do contexto discursivo e social, onde o falante se reconhece como membro de um grupo e ajusta seu comportamento linguístico, de acordo com suas metas e objetivos, para expressar suas atitudes e crenças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Guerra, Alessandra Regina [UNESP]. "Funções textual-interativas dos marcadores discursivos." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2007. http://hdl.handle.net/11449/86595.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:22:20Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2007-11-23Bitstream added on 2014-06-13T18:48:54Z : No. of bitstreams: 1 guerra_ar_me_sjrp.pdf: 1397510 bytes, checksum: 0e030015689f28078d690836161a96f6 (MD5)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
O objetivo deste trabalho é, a partir de uma análise comparativa entre as principais abordagens teóricas do estudo de Marcadores Discursivos (MDs) e da identificação de princípios elementares comuns a essas abordagens, especificar, e, assim, precisar, a definição de MDs da Gramática Textual-Interativa (GTI). Especificamente, o objetivo é levantar, no corpus selecionado, todas as unidades que preenchem os traços de um núcleo piloto definidor de MDs e, então: (i) definir funções específicas predominantemente textuais dessas unidades, como forma de especificação da variável articulação de segmentos do discurso; (ii) definir funções específicas predominantemente interacionais, como forma de especificação da variável orientação da interação (JUBRAN & KOCH, 2006); e (iii) identificar as diferentes formas morfossintáticas que funcionam como MDs e, então, possíveis correlações sistemáticas entre as formas e as (sub)funções dos MDs. A investigação teórica preliminar permitiu constatar que diferentes abordagens de MDs compartilham algum tipo de função conectiva. Com base nesse princípio da conectividade, foi especificada, e, em alguns aspectos, reformulada a definição de MDs da GTI. A parte da pesquisa referente à definição de subfunções predominantemente textuais evidenciou a necessidade de estabelecimento de critérios precisos de distinção entre seqüenciamento tópico e seqüenciamento frasal. A esse respeito, mostraram-se relevantes os seguintes critérios: (i) grau de integração sintática e semântico-pragmática entre o segmento e seu antecedente, (ii) grau de integração prosódica entre o segmento e seu antecedente, (iii) grau de relevância textual-interativa do segmento no interior do Segmento Tópico. Essa parte da análise permitiu distinguir três subfunções predominantemente textuais:...
This study aims at refining Textual-Interactive Grammar (TIG) definition of Discourse Markers (DMs) based on both a comparative analysis among the main theoretical approaches on DMs and on the identification of common principles within such theories. The investigation aims particularly at searching the corpus for all the units which match the features of a defining pilot core and then (i) defining these unitsþ predominantly textual functions as a way of specifying the discourse segments articulation variable; (ii) defining predominantly interactional functions as a way of specifying the interaction orientation variable (JUBRAN & KOCH, 2006); and (iii) identifying the different morfo-syntactic forms which function as DMs as well as possible systematic correlations between such forms and DMs (sub)functions. The preliminary theoretical investigation has shown that different approaches on DMs share some kind of connective function. TIG definition of DMs was stated and, in some aspects, reformulated according to this connective principle. The part of this investigation dealing with the definition of predominantly textual sub-functions evidenced the need to establishment accurate criteria in order to distinguish topical sequencing and clausal sequencing. As to this, the following criteria have proven to be relevant: (i) syntactic and semantic-pragmatic integration degree between the segment and its antecedent, (ii) prosodic integration degree between the segment and its antecedent, (iii) the textual-interactive relevance degree of the segment within the Topic Segment. This analysis showed the predominantly textual sub-functions: Introduction, Sequencing and Topic Segment Closing. The definition of predominantly/primarily interactional sub-functions implied a rearrangement of interaction orientation variable based on the connectivity principle what led to a proposal... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Sheila Nunes dos. "Uma análise dos substantivos como marcadores de posicionamento em artigos acadêmicos em língua portuguesa." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2015. http://hdl.handle.net/10923/7030.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-02-06T01:01:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000465050-Texto+Completo-0.pdf: 746925 bytes, checksum: 00122dac666d4feaa6f5eac7e135f224 (MD5) Previous issue date: 2015
This study uses a corpus approach to investigate the construction of stance through noun phrases in Academic Brazilian Portuguese. The stance noun corpora is used in order to compare the use of stance in different areas, such as Science, humanities, etc. The theoretical background used to support this research is based on Biber’s Stance Theory and Searle’s Speech Act Theory. Although academic texts tend to be more objective, the authors leave their stance marks there, showing their point of view, their beliefs and discoveries. We confirmed the main hypothesis that Science areas use less stance nouns because of their more objective character. Disciplinary differences are also seen as a way to establish the choice of nouns in the different areas. This research is part of a bigger project from the Research Group at PUCRS called Additional Language Use and Processing (UPLA) that aims at helping the growing number of foreign students that are coming to this university to seek higher education.
O presente estudo tem como objetivo investigar a construção do posicionamento de substantivos no Português Brasileiro Acadêmico (PBA), sob à luz da Teoria dos Atos de Fala e do Modelo de Stance (Posicionamento), de Biber. A parte quantitativa será realizada através da Metodologia de Linguística de Corpus (LdC), utilizando as ferramentas que mostram a frequência dos substantivos de posicionamento na introdução e na conclusão de artigos acadêmicos publicados na Revista da Graduação da PUCRS. Embora os textos acadêmicos tenham a tendência de ser mais objetivos, os autores deixam marcas do seu posicionamento, mostrando seu ponto de vista, suas crenças e suas descobertas. Uma das hipóteses que norteiam essa pesquisa é a de que existem diferenças no uso dos substantivos de posicionamento nas diferentes áreas de conhecimento: Ciências Biológicas, Exatas, Humanas e Sociais. Essa hipótese foi confirmada. Acredita-se também que essa diferença entre as áreas possa estabelecer a escolha dos substantivos de posicionamento característicos dessas áreas. Esta pesquisa é parte de um projeto maior do grupo da PUCRS, intitulado Uso e Processamento de Língua Adicional (UPLA), que tem como objetivo ajudar o número crescente de estudantes estrangeiros que estão vindo para esta universidade para estudos em nível de graduação e pós-graduação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, Ilana Gomes. "O uso de marcadores discursivos em textos redacionais." reponame:Repositório Institucional da UFBA, 2013. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8374.

Full text
Abstract:
Submitted by Cynthia Nascimento (cyngabe@ufba.br) on 2013-02-05T14:23:19Z No. of bitstreams: 1 Ilana Gomes Oliveira.pdf: 5333788 bytes, checksum: 6a613a9ced1c96a75ac4faee312572c0 (MD5)
Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva(sivalda@ufba.br) on 2013-02-05T19:55:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ilana Gomes Oliveira.pdf: 5333788 bytes, checksum: 6a613a9ced1c96a75ac4faee312572c0 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-02-05T19:55:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ilana Gomes Oliveira.pdf: 5333788 bytes, checksum: 6a613a9ced1c96a75ac4faee312572c0 (MD5)
É possível verificar a forte influência da língua falada sobre a escrita nas redações escolares. Diante disso, a presente pesquisa objetiva analisar o uso e a função desempenhada pelos marcadores discursivos “aí” e “então” nas produções textuais escritas de alunos do Ensino Fundamental do Colégio Raimundo Santiago de Souza, em Itagibá – BA. Para tanto, pauta-se nos pressupostos da Linguística Textual, uma das ramificações do funcionalismo linguístico, que, dentre as suas questões de análise, volta-se sobremodo para a relação fala-escrita a partir do continuum tipológico de gêneros textuais. Esta pesquisa justifica-se na medida em que favorece uma reflexão crítica ao exercício de formas de pensamento mais elaboradas, bem como a fruição linguística relevante à plena participação social. Os dados, que compõem o corpus deste trabalho, constituem-se de textos produzidos por alunos do referido colégio. Os resultados apontaram para o fato de os alunos do Ensino Fundamental tenderem a usar os marcadores discursivos nos textos formais da escrita, indicando uma imbricação entre fala e escrita.
Universidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2012.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Marcadores linguísticos"

1

Correia, José Edson de Barros. "A IDENTIDADE DE MENINOS E SUA RELAÇÃO COM A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DE P4 E O SUCESSO ESCOLAR: PARTE I." In Multiplicidades Linguísticas: Artes, Hibridismo e Sociedade, 111–23. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060609.

Full text
Abstract:
Examina-se criticamente o desempenho escolar de adolescentes ocorridos num espaço cronológico predefinido. A pesquisa serviu-se de indivíduos de ambos os gêneros, oriundos de todas as séries do Ensino Fundamental de uma escola pública da periferia de Pelotas-RS. Detectou-se que a aprovação, reprovação, transferências e evasão escolar podem estar relacionadas ao uso de marcadores linguísticos entre os gêneros, determinados pela linguagem, cultura e identidade. Estes são fatores sociolinguísticos apontados como possíveis causas de que o desempenho escolar de meninos seja pior do que o de meninas. O procedimento metodológico utilizado foi o método quantitativo correlacionado com os estudos sociolinguísticos labovianos. Os dados foram colhidos através de um Banco de Dados de Demografia Escolar (BDDE) e por um estudo complementar da língua escrita, baseado em redações de alunos em sala de aula. A análise tomou como parâmetro as contribuições de especialistas sociolinguistas. Os principais resultados auferidos destacam que a escola desenvolve um modelo pedagógico que privilegia uma língua padrão que favorece o gênero feminino, isto está demonstrado pelo baixo desempenho escolar dos adolescentes do gênero masculino; as meninas têm melhor índice de desempenho escolar na faixa etária entre dez e onze anos e os meninos pré-adolescentes nesta mesma faixa etária têm seu desempenho escolar prejudicado, porque não se adaptam ao ambiente escolar; a linguagem, cultura e identidade, podem influenciar nas altas taxas de reprovação; os meninos e pré adolescentes perdem o interesse pelo estudo, têm dificuldade de acompanhar os conteúdos do currículo escolar, têm baixa estima. O trabalho foi estruturado em duas partes de modo que a parte I trata dos aspectos introdutórios e a revisão de literatura. A parte II trata da metodologia, análise e conclusões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Correia, José Edson de Barros. "A IDENTIDADE DE MENINOS E SUA RELAÇÃO COM A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DE P4 E O SUCESSO ESCOLAR: PARTE II." In Multiplicidades Linguísticas: Artes, Hibridismo e Sociedade, 124–39. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060610.

Full text
Abstract:
Examina-se criticamente o desempenho escolar de adolescentes ocorridos num espaço cronológico predefinido. A pesquisa serviu-se de indivíduos de ambos os gêneros, oriundos de todas as séries do Ensino Fundamental de uma escola pública da periferia de Pelotas-RS. Detectou-se que a aprovação, reprovação, transferências e evasão escolar podem estar relacionadas ao uso de marcadores linguísticos entre os gêneros, determinados pela linguagem, cultura e identidade. Estes são fatores sociolinguísticos apontados como possíveis causas de que o desempenho escolar de meninos seja pior do que o de meninas. O procedimento metodológico utilizado foi o método quantitativo correlacionado com os estudos sociolinguísticos labovianos. Os dados foram colhidos através de um Banco de Dados de Demografia Escolar (BDDE) e por um estudo complementar da língua escrita, baseado em redações de alunos em sala de aula. A análise tomou como parâmetro as contribuições de especialistas sociolinguistas. Os principais resultados auferidos destacam que a escola desenvolve um modelo pedagógico que privilegia uma língua padrão que favorece o gênero feminino, isto está demonstrado pelo baixo desempenho escolar dos adolescentes do gênero masculino; as meninas têm melhor índice de desempenho escolar na faixa etária entre dez e onze anos e os meninos pré-adolescentes nesta mesma faixa etária têm seu desempenho escolar prejudicado, porque não se adaptam ao ambiente escolar; a linguagem, cultura e identidade, podem influenciar nas altas taxas de reprovação; os meninos e pré adolescentes perdem o interesse pelo estudo, têm dificuldade de acompanhar os conteúdos do currículo escolar, têm baixa estima. O trabalho foi estruturado em duas partes de modo que a parte I trata dos aspectos introdutórios e a revisão de literatura. A parte II trata da metodologia, análise e conclusões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Freitag, Raquel Meister Ko, Cristiane Conceição de Santana, Thais Regina Conceição de Andrade, and Valéria Santos Sousa. "Avaliação e variação linguística: estereótipos, marcadores e indicadores em uma comunidade escolar." In Sociolinguística e Política Linguística: Olhares Contemporâneos, 139–60. Editora Blucher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/9788580391466-07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Marcadores linguísticos"

1

Gomes, Bruno Silva Gomes, Felipe Jatobá Nonato de Sá, Juliana Matos Ferreira Bernardo, and Carlos Daniel Passos Lobo. "Disfunções Hemodinâmicas na Covid-19." In I Congresso Brasileiro de Hematologia Clínico-laboratorial On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/646.

Full text
Abstract:
Introdução: Covid-19 é a síndrome infecciosa causada pelo SARS-COV-2 que pode cursar com reação inflamatória sistêmica, decorrente da liberação de citocinas, promovendo morte celular e ativação da cascata de coagulação. Hipercoagulabilidade e trombose em microcirculação, demonstrados por necropsias, conjuntamente a hipoxemia, resultam em isquemia e disfunção orgânica. A incidência de tromboembolismo venoso entre estes pacientes varia de 8 a 69%. Objetivo: Apresentar a fisiopatologia e repercussões clínicas das alterações hemodinâmicas na Covid-19. Material e métodos: Revisão bibliográfica integrativa realizada no PUBMED. Utilizou-se como estratégia de busca os descritores: “coagulopathy” “covid-19", combinado pelo operador booleano AND. Como critério de inclusão, elegeram-se filtros de versão 5 anos, meta-análises, ensaio clínico e randomizados, trabalhos restritos a modelos humanos e sem restrição linguística, enquanto como critério de exclusão, descartaram-se artigos que não abrangeram o recorte de análise. As pesquisas retornaram 12 resultados, após interpretação dos títulos e resumos selecionaram-se 10. Resultados: Evidencia-se maior mortalidade em indivíduos com altos níveis de D-dímero, relacionada à reação hiperinflamatória e à falência orgânica, apesar deste ser um marcador indireto da geração de trombina. Sua dosagem, assim como o tempo de atividade de protrombina (TAP), fibrinogênio e plaquetometria, é importante na estratificação de risco. A Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia recomenda a realização de exames laboratoriais, além de Doppler venoso de membros inferiores, na suspeita de trombose venosa profunda. Como também a utilização dos Escores de Padua e IMPROVE para avaliar o risco tromboembólico. Conclusão: Hipercoagulabilidade e isquemia decorrentes da tempestade de citocinas culminam em agravos clínicos como: embolia pulmonar, sepse, edema assimétrico de membros inferiores, disfunção ventricular direita aguda e piora da hipoxemia. A ameaça de tromboembolismo requer acompanhamento por dosagem de plaquetas, TAP, PTT, D-dímero e fibrinogênio, com profilaxia oferecida nos casos de susceptibilidade. A piora desses parâmetros indica gravidade, com possível necessidade de cuidados intensivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography