Academic literature on the topic 'Margarina'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Margarina.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Margarina"

1

Silva, Gislene Carvalho, Felipe Furtini Haddad, Kassiana Teixeira Magalhães, and Cleiton Antônio Nunes. "Óleo de amêndoa de macaúba tem potencial como ingrediente lipídico em margarina e maionese." Agrarian 13, no. 47 (March 8, 2020): 122–29. http://dx.doi.org/10.30612/agrarian.v13i47.8909.

Full text
Abstract:
A Macaúba (Acrocomia aculeata) é uma palmeira nativa da América Central e do Sul. Seus frutos são oleaginosos e possuem amêndoas com teor de óleo na faixa de 40-50%. Esse óleo pode ser usado na fabricação de biocombustíveis, mas encontra aplicação na elaboração de alimentos. Assim, o presente trabalho teve como objetivo a elaboração de maionese e margarina a partir do óleo de amêndoa de macaúba. A maionese e a margarina elaboradas foram analisadas quanto à atividade de água, cor, estabilidade, firmeza e coesividade. As caracterizações foram realizadas nos tempos de 0, 7, 14, 21 e 45 dias após produção, sendo comparadas com produtos comerciais. Os produtos preparados com o óleo de amêndoa de macaúba tiveram coloração mais amarelada (típica do óleo usado) que os comerciais. A atividade de água da maionese a base de óleo de amêndoa de macaúba foi menor que da comercial, enquanto que uma atividade de água menor foi verificada na margarina comercial. Em geral, a estabilidade da margarina e da maionese de óleo de macaúba foi pouco inferior que a da comercial até 14 dias de armazenamento, mas diminuiu consideravelmente depois de 21 dias. A textura da margarina e da maionese a base de óleo de macaúba foi mais firme e menos coesa que os produtos comerciais. Concluiu-se que existe potencial para o uso do óleo de amêndoa de macaúba na produção de maionese e margarina, entretanto trabalhos de otimização das formulações seriam necessários para melhorar a estabilidade e a textura dos produtos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Salas Sotaminga, Yolanda, Ivan Tapia, and Marcelo Garzón. "Cristalización y Plastificación de Margarina Industrial para Panificación." Química Central 2, no. 1 (November 1, 2011): 39–47. http://dx.doi.org/10.29166/quimica.v2i1.569.

Full text
Abstract:
La margarina es una de las materias primas utilizadas en la elaboración del pan, producto de consumo diario para alrededor de 13 millones de habitantes del Ecuador. Tomando en cuenta que la calidad del pan depende de la margarina, y ésta a su vez de las estructuras cristalinas ß’ que proporcionan a la margarina consistencia homogénea, brillo y color, se estudió la influencia de los parámetros de producción estándar en las características de la margarina. Once condiciones de producción con cuatro variables: caudal, temperatura de emulsión, temperatura de enfriamiento y velocidad de cristalización, se investigaron y las diferencias estructurales se analizaron utilizando microscopia de luz polarizada, análisis reológico, análisis calorimétrico diferencial y evaluaciónsensorial. Los parámetros óptimos de producción que influyen directamente en la formación de estructuras cristalinas ß’, fueron: temperatura de enfriamiento de 14°C a 16°C, caudal de emulsión de 1590 Kg/h a 1690 Kg/h, velocidad de cristalización de 220 a 240 rpm. La temperatura de emulsión fue un parámetro que no influyó en la formación de los cristales.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Campos, Scheilla, Regina Weinschutz, Edivan Cherubini, and Alvaro Luiz Mathias. "Avaliação comparativa da pegada de carbono de margarina e manteiga produzidas no Sul do Brasil." Engenharia Sanitaria e Ambiental 24, no. 1 (February 2019): 93–100. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522019178908.

Full text
Abstract:
RESUMO A avaliação de ciclo de vida (ACV) é uma técnica de estimativa de impactos ambientais, como emissão de gases de efeito estufa (CO2eq), para geração de produto ou realização de processo. O objetivo deste estudo foi estabelecer a pegada de carbono para a produção da margarina e da manteiga com uso das normas ISO e PAS aplicadas a uma empresa de alimentos localizada na região Sul do Brasil desde a etapa do campo até a sua forma embalada com unidade funcional de 500 g para distribuição. Três cenários foram abordados para a margarina (óleos de soja provenientes do Sul e do Centro-Oeste com e sem desmatamento por queimada) e dois para manteiga (com alocação por massa e econômica). A modelagem foi realizada com dados primários de produção agrícola e da empresa e secundários do ecoinvent ® . A pegada da manteiga com alocação econômica (2,91 kg de CO2eq) foi maior do que a da margarina produzida com soja da mesma região (1,32 kg de CO2eq). Entretanto, esse coproduto autônomo da indústria de laticínio requer alocação mássica para evitar supervalorização, sendo de fato a menor pegada (0,63 kg de CO2eq). A utilização de grãos de soja do Centro-Oeste aumentou a pegada da margarina (1,58 kg de CO2eq), tendo sido muito intensificado quando empregado desmatamento por queimada (2,69 kg de CO2eq). A produção de leite foi o fator deletério preponderante para a manteiga. Para a margarina, houve duas situações distintas, sua fabricação quando se usa soja da mesma região ou a produção do grão quando este for proveniente de região distante desmatada por queimada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Valenzuela B, Alfonso, Carmen Gloria Yáñez, and Constanza Golusda V. "¿MANTEQUILLA O MARGARINA?: DIEZ AÑOS DESPUÉS." Revista chilena de nutrición 37, no. 4 (December 2010): 505–13. http://dx.doi.org/10.4067/s0717-75182010000400012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Viana, Fausto, and Rosane Muniz. "Figurino: comercial de margarina já era! Agora é traje de cena para o... Pão de Açúcar?" dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 6, no. 14 (January 5, 2013): 24. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v6i14.48.

Full text
Abstract:
Quem tem menos de 34 anos não vai se lembrar do comercial que a margarina Mila colocou no ar em 1979: montes de crianças loirinhas, nuas, brincando na natureza e se lambuzando com a brilhante gordura, “a única que veio do milho”. Hoje seria um escândalo uma cena como a da menininha dando aquela lambida no ladinho do rosto do garotinho para tirar a margarina. O traje de cena era a nudez, e os tempos, outros: a pedofilia não estava nos jornais, mas já existia, é claro (...)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Garófolo, Adriana, Fernanda Rodrigues Alves, and Maria Aurélia do Carmo Rezende. "Suplementos orais artesanais desenvolvidos para pacientes com câncer: análise descritiva." Revista de Nutrição 23, no. 4 (August 2010): 523–33. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732010000400003.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Descrever a elaboração de oito formulações de suplementos artesanais orais desenvolvidos para aumentar o consumo de energia, proteínas e micronutrientes de pacientes com câncer, analisar seu valor nutricional e avaliar a apreciação do sabor, testando dois tipos de lipídeos. MÉTODOS: Os suplementos foram desenvolvidos com base em quatro ingredientes alimentares: leite, ovos, açúcares e óleos para recuperação nutricional. As formulações foram calculadas pelo programa de apoio à nutrição NUTWIN e seu valor nutricional foi comparado às recomendações para pacientes com câncer para macronutrientes e às Ingestões Diárias Recomendadas para micronutrientes. Por meio de degustação, os suplementos foram testados para verificação do sabor quando preparados com óleo ou margarina. RESULTADOS: A quantidade de energia por mililitro variou de 1,35 a 2,17kcal, tendo 39% a 59% de carboidrato, 11% a 13% de proteína e 30% a 49% de lipídeo, fornecendo em média 43% e 77% da recomendação de energia e proteína, respectivamente. Vitaminas C e K, ácido fólico e manganês apresentaram 15% de adequação em relação às recomendações. Com relação ao sabor, 78% dos pacientes que experimentaram com óleo e 85% dos que experimentaram com margarina relataram sabor bom, sem diferença estatística entre os tipos de suplementos. CONCLUSÃO: A avaliação do sabor demonstrou que a maioria dos pacientes considerou o suplemento com sabor bom. Essas taxas foram superiores quando testados com margarina. Os resultados sugerem que o uso de suplementos orais artesanais pode ser uma alternativa viável em situações onde não há recursos suficientes para aquisição dos industrializados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Almeida, Martha Elisa Ferreira de, José Humberto de Queiroz, Neuza Maria Brunoro Costa, and Sérgio Luis Pinto Matta. "Lipídeos séricos e morfologia hepática de ratos alimentados com diferentes fontes lipídicas (óleo de soja, gordura de peixe e porco, margarina e manteiga)." Revista de Nutrição 24, no. 1 (February 2011): 143–52. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732011000100014.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar as alterações lipídicas séricas e morfológicas hepáticas de ratos alimentados com diferentes fontes lipídicas (óleo de soja, gordura de peixe e porco, margarina e manteiga). MÉTODOS: Os 50 ratos Wistars utilizados no estudo foram divididos em cinco grupos, que durante 28 dias receberam dietas semissintéticas com diferentes fontes lipídicas: óleo de soja, gordura de porco, manteiga, margarina e gordura de peixe. Foram avaliados os pesos corporais, o consumo alimentar e o coeficiente de eficiência alimentar; a atividade da lipase lipoproteica; as concentrações séricas de colesterol total e de lipoproteína de alta densidade - colesterol, triacilgliceróis e albumina, bem como a histologia dos tecidos hepático e cardíaco. RESULTADOS: O tipo de fonte lipídica não influenciou o consumo alimentar, o ganho de peso, o coeficiente de eficiência alimentar dos animais, nem a atividade da lipase lipoproteica, porém promoveu alterações nas concentrações séricas de colesterol total, lipoproteína de alta densidade - colesterol, triacilgliceróis e albumina. Todos os grupos apresentaram gotículas lipídicas nas paredes coronarianas e nos capilares cardíacos, sendo caracterizada como esteatose a deposição de gordura no fígado dos animais que receberam óleo de soja, gordura de peixe, de porco e manteiga. CONCLUSÃO: A fonte lipídica que apresentou os melhores resultados foi o óleo de soja, enquanto o consumo de gordura do peixe causou efeito sérico e tecidual semelhante ao encontrado para as outras fontes lipídicas (gordura de porco, manteiga e margarina), as quais podem contribuir para o surgimento e a progressão das doenças cardiovasculares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Carvalho, Juliana Domingues dos Santos, Vitor Da Cruz Meleiro, Gisele Lara de Almeida, and Wesley Cardoso da Costa. "Desenvolvimento de pão francês light com redução de 50% de sódio." Brazilian Journal of Food Research 9, no. 1 (January 1, 2018): 88. http://dx.doi.org/10.3895/rebrapa.v9n1.3627.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma formulação de pão francês com 50% de redução no teor de sódio (Na+), avalição sensorial do produto sem veículo e com veículo (margarina) e a avaliação estatística dos resultados. As análises físico-químicas seguiram a metodologia estabelecida pelo Instituto Adolfo Lutz (2008). Já para a análise sensorial foi utilizado um método afetivo, utilizando 79 provadores para a primeira avaliação e para a segunda 95 provadores, tendo como referência mínima de aceitação o índice de 70%. Para os resultados de composição centesimal o produto atende a especificação legal. Na avaliação dos parâmetros sensoriais percebe-se que os índices de aceitação dos produtos sofrem interferência quando são oferecidos com veículo (margarina). Assim com base nos resultados obtidos neste projeto mostram que é possível desenvolver um produto com 50% de redução de sódio, dentro do padrão legal estabelecido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Scarlatta, Vanesa Roxana, and Maria Daniela Defagó. "Urbanización y entornos alimentarios relacionados a la salud cardiovascular en la ciudad de La Calera, Córdoba, Argentina, 2016- 2017." Revista de Salud Pública 24, no. 2 (June 27, 2020): 18–30. http://dx.doi.org/10.31052/1853.1180.v24.n2.28515.

Full text
Abstract:
Objetivo: analizar el entorno alimentario a través de la disponibilidad comercial de alimentos asociados a la salud cardiovascular y su relación con el nivel de urbanización en la localidad de La Calera. Metodología: se relevaron las características de urbanización y disponibilidad comercial de alimentos. Se analizó la asociación entre las características de urbanización y la disponibilidad alimentaria según zona. Se georefenció el entorno comercial alimentario con el programa QGIS 2.18.4 - Las Palmas.Resultados: las zonas geográficas se categorizaron en: Urbanización nivel 1 (alcanzaron o superaron el 75% de los indicadores de urbanización estudiados, zonas centro, norte y oeste) y Urbanización nivel 2 (no alcanzaron el 75% de los indicadores, zonas sur y este). La disponibilidad de margarina (p=0,04) y pan envasado (p=0,01) fue mayor en las zonas con menor nivel de urbanización. Conclusiones: los indicadores de urbanización afectaron significativamente la disponibilidad comercial de margarina y panes envasados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Souza, Rosangela de Leon Veleda de, Samanta Wink Madruga, Denise Petrucci Gigante, Iná S. Santos, Aluísio J. D. Barros, and Maria Cecília Formoso Assunção. "Padrões alimentares e fatores associados entre crianças de um a seis anos de um município do Sul do Brasil." Cadernos de Saúde Pública 29, no. 12 (December 2013): 2416–26. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00156412.

Full text
Abstract:
O estudo teve como objetivos descrever padrões alimentares e investigar a associação com fatores demográficos e socioeconômicos entre crianças de um a seis anos na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Foi utilizada a correlação de Pearson para agrupar os alimentos. Os padrões alimentares foram construídos por meio da análise de componentes principais. As associações foram verificadas usando-se o teste de KruskalWallis (α = 0,05). Foram avaliadas 667 crianças. Identificou-se cinco padrões alimentares: "vegetais", "tradicional" (pão, margarina/margarina, arroz/massa, café, açúcar), "guloseimas e embutidos", "lanches" (laticínios, achocolatados, biscoitos e sucos) e "frutas". Os padrões "vegetais" e "frutas"tiveram maior adesão entre as crianças cujas mães tinham maior escolaridade e renda familiar. O padrão "tradicional" foi o mais observado entre crianças cujas mães tinham menor escolaridade e renda familiar. Os padrões "vegetais" e "tradicional" apresentaram o maior percentual de variância. As condições socioeconômicas das famílias exercem um papel fundamental na determinação do padrão alimentar das crianças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Margarina"

1

Chaves, Kamila Ferreira 1989. "Processo simplificado de fabricação de margarinas com reduzidos teores de ácidos graxos saturados utilizando a tecnologia de estruturação de óleos." [s.n.], 2014. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/256080.

Full text
Abstract:
Orientador: Daniel Barrera Arellano
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos
Made available in DSpace on 2018-08-25T11:28:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Chaves_KamilaFerreira_M.pdf: 1834021 bytes, checksum: 17ab04d365f81e6b3faf3237da71b9f0 (MD5) Previous issue date: 2014
Resumo: A redução do consumo de ácidos graxos saturados (AGS) na dieta, a fim de reduzir o risco de doenças cardiovasculares, tornou indispensável a busca por substitutos desse tipo de gordura, mediante novas alternativas tecnológicas, como a dos organogéis. O uso de estruturantes em sistemas lipídicos é visto como uma alternativa promissora, pois altera as propriedades físicas de óleos vegetais, sem que ocorram modificações químicas e aumento do teor de AGS, abrindo novas possibilidades para a produção de margarinas e spreads low sat e livres de ácidos graxos trans. O objetivo desse trabalho foi produzir margarinas utilizando a tecnologia de estruturação de óleos para reduzir a quantidade de AGS em comparação às margarinas comerciais convencionais. As matérias-primas, óleo de girassol alto oleico (OGAO), óleo de soja (OS), gordura interesterificada (GI), cera de candelilla (CC) e monoacilgliceróis (M), foram caracterizadas quanto a composição, qualidade e propriedades térmicas. O processo de elaboração das margarinas teste foi realizado em escala de bancada (1 kg), a fase lipídica foi fundida a 80ºC e misturada com a fase aquosa a uma temperatura de 60ºC, sob agitação de 300 rpm. O resfriamento até 30ºC ocorreu sob agitação a 37 rpm em uma sorveteira elétrica com parede de isolamento duplo, previamente resfriada em estufa B.O.D. a 5ºC. As margarinas comerciais avaliadas apresentaram composição de AGS entre 20,52 e 23,93% e teores de lipídios de 70 a 82%. A redução do teor de AGS foi calculada considerando a diferença da quantidade de AGS das margarinas teste em comparação com a média das margarinas comerciais. Foi possível notar através do planejamento experimental que quanto menores os teores de GI, CC e M nas formulações, maior a redução de AGS. As margarinas teste apresentaram melhor estabilidade da emulsão para as temperaturas avaliadas em comparação com as margarinas comerciais. Ocorreu maior exsudação de óleo nas margarinas comerciais em comparação às margarinas desenvolvidas conforme o planejamento experimental na temperatura de 35ºC por 48 horas. As margarinas testadas com OGAO e OS apresentaram menor valor na luminosidade (*L) em comparação às margarinas comerciais. A consistência e a espalhabilidade das margarinas testadas foram significativamente iguais a pelo menos 2/3 das margarinas comerciais avaliadas e a dureza foi estatisticamente igual para todas as margarinas testadas quando comparadas com as margarinas comerciais. Conclui-se que é possível produzir margarinas, mediante a tecnologia de estruturação de óleos, utilizando CC, M e GI como estruturantes, com redução do teor de AGS de 17,3 a 36,6% para as margarinas produzidas com OS e OGAO, respectivamente, em comparação com margarinas comerciais
Abstract: Reduce the consumption of saturated fatty acids (SFA) in the diet in order to reduce the risk of cardiovascular diseases, has made indispensable the search for substitutes for this kind of fat, through new technological alternatives, such as organogels. The use of structuring agents in lipid systems has been presented as a promising alternative, once that they change physical properties without any chemical modification or increase on the amount of SFA, which open new possibilities to the production of low sat and trans free margarines and spreads. The aim of this study was to produce margarines using oil structuring technology in order to reduce the amount of SFA compared to commercial margarines. Raw materials such as high oleic sunflower oil (HOSO), soybean oil (SO), interesterified fat (IF), candelilla wax (CW) and monoacylglycerols (M), were characterized due to their quality parameters, chemical composition and thermal properties. The processing of margarines were conducted in workbench scale (1kg per batch), the oil phase was melted, heating up to 80°C, and then mixed with an aqueous phase at 60°C, under controlled speed at 300 RPM. Cooling up to 30°C occurred under shear at 37 rpm using an electrical ice cream machine with a double wall isolated cube, previously cooled to 5°C. Commercial margarines with a SFA content between 20.52 and 23.93% and 70 to 82% amount of lipids were used as comparative standars. The reduction of SFA was calculated considering the amount of SFA on trial margarines and commercial comparative standards. It was possible to notice, through an experimental design, that smaller amounts of IF, CW and M on the formulations, resulted on reduction of SFA. Trial margarines presented better emulsion stability that commercial products. A higher oil exudation occurred for commercial margarines compared to the trial samples at 35°C for 48 hours. Tested margarines using HOSO and SO presents lower luminosity values (*L) when compared to commercial ones. Consistency and spreadability of trial margarines were statistically equal to, at least, 2/3 of the commercial margarines evaluated and hardness presented no statistical difference among all trial margarines when compared to commercial margarines. In conclusion, margarines produced by oil structuring technology using CW, M and IF as structuring agents, reduced the amount of SFA from 17.3 up to 36.6% in trial margarines with SO and HOSO, respectively when compared to commercial margarines
Mestrado
Tecnologia de Alimentos
Mestra em Tecnologia de Alimentos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Souza, Cínthia Hoch Batista de. "Desenvolvimento de margarina probiótica e simbiótica: viabilidade do probiótico no produto e resistência in vitro." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9133/tde-17112010-174506/.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo verificar a viabilidade da cepa probiótica Bifidobacterium animalis subsp. lactis Bb-12 incorporado em margarina, suplementada com inulina, concentrado protéico de soro (WPC) e concentrado de caseína (CMP), bem como avaliar as características do produto e a resistência do probiótico às condições simuladas do trato gastrintestinal humano. Foram produzidos 7 diferentes tipos de margarinas de mesa (60% de lipídios: 60 % de óleo de palma + 40% de óleo de canola), empregando-se um modelo de mistura, onde inulina, WPC e CMP foram as variáveis estudadas. Uma formulação controle foi produzida (M8), sem adição desses ingredientes. A utilização da mistura do óleo de palma com óleo de canola favoreceu nutricionalmente as formulações, fornecendo produtos contendo ácidos graxos essenciais em sua composição e ausência de ácidos graxos trans. As formulações M1 a M7, exceto a formulação M2 após o 21º dia de armazenamento, apresentaram populações satisfatórias de Bb-12 para um alimento probiótico, com populações acima de 6 log UFC/g durante 35 dias de armazenamento. Margarinas suplementadas com inulina apresentaram populações satisfatórias durante todo o armazenamento, atingindo populações de 8,01 log UFC/g ao 35º dia (M1). Além disso, M3 e M6, revelaram populações de Bb-12 de 6,87 log UFC/g e 7,27 log UFC/g (dia 35), respectivamente. Por outro lado, M8 não foi caracterizada como margarina probiótica, uma vez que apresentou populações abaixo de 6 log UFC/g, já ao 1º dia de armazenamento. Embora WPC seja utilizado em pesquisas para aumentar a viabilidade de probióticos em alimentos, a suplementação de margarina com WPC sem inulina ou CMP não resultou em populações satisfatórias de Bb-12, apresentando decréscimo de 7,82 (dia 1) para 4,64 log UFC/g (M2, dia 35) (p<0,05). Durante todo o ensaio de resistência in vitro, Bb-12 apresentou sobrevivência significativamente superior (p<0,05) em M1 e revelou populações acima de 6 log UFC/g após 6h de ensaio mesmo ao 28º dia. As populações observadas para M2 diminuíram drasticamente durante o ensaio in vitro (5 log UFC/g após 2h no dia 7). Para as outras formulações, as populações de Bb-12 diminuíram 2 log UFC/g após 2h de ensaio in vitro. Entretanto, M1, M2 e M5 (dias 14 e 28) revelaram aumento significativo nas populações de Bb-12 (p<0,05) entre a fase gástrica (2h) e a segunda fase entérica (6h). As margarinas suplementadas com inulina, principalmente M1, revelaram decréscimo significativo no pH durante todo o armazenamento (p<0,05). Entretanto, isto não afetou a qualidade sensorial dos produtos, uma vez que não foram detectadas diferenças significativas entre as formulações após 7 e 14 dias de armazenamento (p>0,05). A suplementação de margarina com inulina e CMP garantiu populações apropriadas de Bb-12 durante o armazenamento estudado pelo menos até o 28º dia. Além disso, contribuiu para sua sobrevivência durante o ensaio de resistência in vitro. Os resultados revelaram que a margarina apresenta-se como uma matriz alimentar adequada para administração de Bb-12, principalmente quando a inulina foi adicionada.
This study aimed to determine the viability of probiotic Bifidobacterium animalis subsp. lactis Bb-12 incorporated in margarine, with inulin, whey protein concentrate (WPC) and caseinomacropeptide (CMP) supplementation. In addition, the in vitro resistance of Bb-12 incorporated in margarine and related properties were evaluated. Seven margarine-making trials (60% of fat: 60% of palm oil +40% canola oil) were produced, using a mixture model, where inulin, WPC and CMP were the variables studied. Also, a control formulation without these ingredients was manufactured. The use of blending palm oil with canola oil improved the margarine formulations nutritionally, providing products containing essential fatty acids in its composition and absence of trans fatty acids. The formulations M1 to M7, except M2 after 21 days of storage, revealed satisfactory Bb-12 populations for a probiotic food, with counts above 6 log CFU/g during 35 days of storage at 5±1ºC. Margarines supplemented with inulin presented suitable Bb-12 populations throughout the whole storage period, reaching up to 8 log CFU/g by the end of storage (M1). Also, M3 and M6, revealed Bb-12 populations of 6.87 log CFU/g and of 7.27 log CFU/g (day 35), respectively. In contrast, M8 was not characterized as probiotic margarine, since it showed Bb-12 populations below 6 log CFU/g on day 1. Even though whey protein is largely employed in probiotic foods, margarine supplementation with WPC without inulin or CMP did not lead to Bb-12 satisfactory populations, decreasing from 7.82 (day 1) to 4.64 log CFU/g (M2, day 35) (p<0.05). During the whole in vitro assays, Bb-12 survived significantly better (p<0.05) in M1 and revealed populations above 6 log CFU/g after 6h even after 28 days. M2 populations decreased drastically during the in vitro assays for all storage period tested (reduction of 5 log CFU/g after 2h of in vitro assays on day 7 and populations of 2.8 log CFU/g after 6h). For the other formulations, Bb-12 populations decreased 2 log CFU/g after 2h of the in vitro assays. However, for M1, M2 and M5 (on day 14 and 28) the populations of Bb-12 increased significantly (p<0.05) between the gastric phase (2h) and the enteric phase (6h). Formulations containing inulin, mainly M1, showed a significant decrease in pH values during the whole storage period (p<0.05). However, this ingredient did not affect the sensory quality of products, since no significant differences between formulations after 7 and 14 days of storage were observed (p>0.05). The supplementation of margarine with inulin and CMP guaranteed appropriate Bb-12 populations during storage for at least 28 days, and also contributed for its survival throughout the in vitro assays. Therefore, margarine might be considered an appropriate food matrix for Bb-12 survival, mainly when inulin is also added.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oldoni, Sueza. "A família no discurso da campanha publicitária televisiva da margarina “Qualy”: outro modelo, a mesma história." Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2014. http://tede.unioeste.br/handle/tede/3501.

Full text
Abstract:
Submitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2018-03-08T20:23:43Z No. of bitstreams: 2 Sueza.Oldoni2014.pdf: 1695276 bytes, checksum: c3666834bcb310dec83e7bdeb3d23ab1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2018-03-08T20:23:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Sueza.Oldoni2014.pdf: 1695276 bytes, checksum: c3666834bcb310dec83e7bdeb3d23ab1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2014-12-16
This work aims to analyze how the margarine commercials "Qualy", through television, create a particular imagery around the very concept of family. For this purpose, we raise the following question: how are the effects of meaning, concerning this concept, created in the “Qualy” margarine television advertising? To answer this question we focus on the goal of understanding Sadia discourse using a “Qualy” advertise campaign, produced in 2009, which consist of eight commercials. Our theoretical purpose is to seek the light of French Discourse Analysis of Michel Pecheux and Eni Orlandi, trying to understand the workings of these effects of sense on family which come from this advertising intent. The campaign propagation took place through open national television media between 2009 and 2010. In the course of its eight episodes it tells a little story about a particular family dynamic, and by the end of each there is an idea of continuity that invites the audience to look forward for the next chapter, which creates the chapter feature of the campaign, like the simulation of a small soap opera. The family, protagonist of this story, is composed of three members: a mother (Anne), son (Rafa) and grandmother (Theresa), plus a fourth character who does not live with his family but is often around, it is the mother's boyfriend (Beto). With the analysis process it was possible to notice that although the surface of discourse reveal an organization of contemporary family, the relationships established in this family, even if sometimes conflicting, substantially reveal that the traditional family, which has always been present in commercials, above all, the margarine ones. So, we work with meanings that may propose new ideas and concepts are already existing meanings.
Este trabalho expõe uma análise de como os comerciais da margarina “Qualy”, veiculados na mídia televisiva, produzem um imaginário em torno de família. Neste sentido, levantamos a seguinte indagação: como se constituem os efeitos de sentido de família na campanha publicitária televisiva da margarina “Qualy”? Neste questionamento nos concentramos no objetivo de compreender o discurso da empresa Sadia, ao recorrer a uma campanha publicitária composta por oito comerciais da margarina “Qualy”, produzida em 2009. A proposta teórica é buscar, à luz da Análise de Discurso de orientação francesa de Michel Pêcheux e de Eni Orlandi, um caminho para compreender o funcionamento da construção desses efeitos de sentido de família que emanam do discurso de tal campanha, escolhida como materialidade de análise. A divulgação da campanha aconteceu por meio da mídia televisiva aberta nacional, durante os anos de 2009 e 2010. No desenrolar dos seus oito episódios conta uma pequena história sobre um determinado cotidiano familiar, sendo que ao final de cada um deles, há um indício de continuidade que convida o público a acompanhar o capítulo seguinte, conferindo a característica e simulação de uma pequena novela. A família, protagonista desta história, é composta por três membros: a mãe (Ana), o filho (Rafa) e a avó (Tereza), além de um quarto personagem que não reside com a família, mas que frequenta a casa, - o namorado da mãe (Beto). Com o processo de análise foi possível observar que, apesar de a superfície do discurso revelar uma organização de família contemporânea, as relações estabelecidas nessa família, mesmo que, por vezes, conflituosas, revelam substancialmente aquela família tradicional, a que sempre esteve presente nos anúncios publicitários, sobretudo, os de margarina. Assim, trabalhamos com sentidos que, ao mesmo tempo em que podem propor o novo, são sentidos já existentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Baldissera, Giulia. "Tecnologia di produzione e performance della margarina." Bachelor's thesis, Alma Mater Studiorum - Università di Bologna, 2019. http://amslaurea.unibo.it/18568/.

Full text
Abstract:
La margarina è un prodotto largamente utilizzato come ingrediente di molte preparazioni alimentari, soprattutto prodotti di pasticceria, nella realizzazione delle quali essa ha largamente sostituito il burro, sia per quanto riguarda le produzioni a livello industriale che a livello artigianale. Questo lavoro di tesi è stato finalizzato all’analisi degli aspetti riguardanti la formulazione, il metodo produttivo e l’utilizzo della margarina prendendo come termine di paragone il burro; in particolare lo studio si è concentrato sulla descrizione degli ingredienti utilizzati nella produzione della margarina, sul processo produttivo, sulle caratteristiche del prodotto finito, sulle sue proprietà nutrizionali e sulle sue applicazioni nella realizzazione di diversi prodotti di pasticceria, confrontando, in questo ultimo punto, le sue performance con quelle ottenute utilizzando il burro e i prodotti di pasticceria trattati sono stati: crema burro, frollini montati, frollini stampati, croissant e vol au vent. Dal presente lavoro di tesi è possibile concludere che frollini montati, frollini stampati, croissant e vol au vent realizzati con il burro risultano molto simili dal punto di vista organolettico a quelli realizzati con margarina, mentre per la crema burro la margarina si dimostra essere molto più idonea del burro perché le performance risultano molto migliori in termini di aumento di volume del prodotto. In conclusione, il maggiore pregio della margarina rispetto al burro è la possibilità di modulare le sue caratteristiche, sia nutrizionali che tecnologiche, in base alle applicazioni per le quali dovrà essere utilizzata.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Becker-Almeida, Denise Fabiana Silvestre. "Desenvolvimento e aplicação de gorduras low trans em margarina e bolo tipo ingles." [s.n.], 2008. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/254688.

Full text
Abstract:
Orientador: Lireny Aparecida Guaraldo Gonçalves
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos
Made available in DSpace on 2018-08-10T22:48:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Becker-Almeida_DeniseFabianaSilvestre_D.pdf: 1952309 bytes, checksum: 3a74a72f3ab9269e8d8a904f486fb372 (MD5) Previous issue date: 2008
Resumo: Os ácidos graxos trans (AGT) presentes na dieta são oriundos principalmente das gorduras parcialmente hidrogenadas e em menor quantidade dos óleos refinados, da carne e do leite de animais ruminantes. Estudos comprovam que o consumo de AGT ocasiona o aumento da lipoproteína de baixa densidade (LDL) em grau similar ao causado pelos ácidos graxos saturados e a diminuição da lipoproteína de alta densidade (HDL). Mediante a necessidade de substituir gorduras contendo AGT em alimentos por gorduras sem trans este trabalho teve como objetivo produzir e avaliar gorduras interesterificadas quimicamente partindo-se de misturas binárias contendo óleos líquidos de algodão e de soja com óleo de palma totalmente hidrogenado (PTH). Misturas com diferentes teores destas matérias-primas foram avaliadas quanto às propriedades físico-químicas, características microscópicas dos cristais e tendência de cristalização, antes e após a reação química. Frações de algodão/PTH e soja/PTH foram testadas em escala de bancada e reproduzidas em escala piloto até desodorização para aplicação alimentícia. O conteúdo de gordura sólida, a composição triacilglicerólica, o comportamento de fusão e cristalização, bem como a consistência instrumental foram os parâmetros que permitiram a seleção das frações para aplicação. A gordura de algodão/PTH (65/35 p/p) foi aplicada em bolo tipo inglês e a gordura de soja/PTH (65/35 p/p) na produção de margarina de mesa (80% de lipídios). Os produtos desenvolvidos com as gorduras low trans foram comparados com produtos elaborados com gordura parcialmente hidrogenada. As margarinas tiveram aplicação mais apropriada como shortenings e foram utilizadas na elaboração de bolo. As propriedades reológicas e a avaliação sensorial dos bolos foram comparadas e permitiram considerar que a consistência, o volume e o sabor dos bolos preparados com as gorduras low trans foram os atributos menos apreciados pelos consumidores. A substituição da gordura parcialmente hidrogenada por gorduras low trans promoveu a obtenção de produtos com diferença significativa (p£ 0,05) em relação à aceitação e não garantiu a mesma qualidade estabelecida pelos consumidores. Alterações na formulação, nas condições de processo e o uso de aditivos específicos são necessários para atender a demanda e as novas exigências do mercado
Abstract: Trans fatty acids (TFA) present in diet come mainly from the partially hydrogenated fats and a lower amount from the refined oils, meat and ruminant animals¿ milk. Some studies show that TFA consumption leads to an increase in low-density lipoprotein (LDL) as much as that caused by saturated fatty acids and decrease in high-density lipoprotein (HDL). Hence, this study aimed to produce and evaluate chemically interesterified fats based on binary blends containing cottonseed and soybean oils with fully hydrogenated palm oil (FHPO). Mixtures with different contents of these raw materials were evaluated before and after chemical reaction, regarding to their physical-chemical properties, microscopic characteristics and tendency to crystallization. Fractions of cottonseed/FHPO and soybean/FHPO were tested in laboratory and reproduced in pilot scale until desodorization for food application. The solid fat content, triacylglycerol composition, melting and crystallization behaviors and instrumental consistency were the parameters studied for selecting fractions for application. The cottonseed/FHPO fat (65/35 w/w) was used in plain cake and the soybean/FHPO fat (65/35 w/w) in table margarine (80% lipids). Low trans products were compared to the ones with partially hydrogenated fat. Margarines showed better properties for cake preparation since they were suitable shortenings. Rheological properties and sensory evaluation of the cakes were also compared and allowed to consider that the product consistency, volume and flavor of the cakes made with low trans fats were the attributes less appreciated by consumers. The replacement of partially hydrogenated fat by low trans fats led to achieve significant different products (p£ 0,05), but did not ensure the same quality established by consumers. Changes in formulation, in process conditions and the use of specific additives are necessary to attend the market demand and its new requirements
Doutorado
Doutor em Tecnologia de Alimentos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Garcia, Rita de Kassia de Almeida 1983. "Formulação de gorduras para aplicação em margarinas zero trans com redes neurais a partir de gorduras interesterificadas." [s.n.], 2010. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/256101.

Full text
Abstract:
Orientador: Daniel Barrera-Arellano
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos
Made available in DSpace on 2018-08-15T10:12:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Garcia_RitadeKassiadeAlmeida_M.pdf: 969495 bytes, checksum: baa8a3d191c494fbbdc083a5370d648f (MD5) Previous issue date: 2010
Resumo: A utilização de gorduras interesterificadas tem sido uma alternativa para a fabricação de produtos zero e low trans, substituindo as gorduras parcialmente hidrogenadas, que são as maiores fontes de ácidos graxos trans na dieta, e cujo consumo deve ser evitado, devido aos efeitos adversos já comprovados que podem provocar no organismo. Os métodos convencionais utilizados pelas empresas para a formulação de gorduras envolvem procedimentos de tentativa e erro, podendo acarretar perdas econômicas, dependendo de tempo e disponibilidade de matérias-primas. As Redes Neurais Artificiais são sistemas computacionais que apresentam um modelo matemático inspirado na estrutura neural de organismos inteligentes e que adquirem conhecimento através da experiência, e vem ganhando ampla aplicação na indústria alimentícia. O objetivo deste trabalho foi formular ¿blends¿ para aplicação em margarinas duras utilizando uma rede neural construída e treinada com gorduras interesterificadas e óleo de soja. Os dados de entrada no programa para obtenção de formulações foram o SFC e o ponto de fusão das gorduras comerciais padrão para a aplicação requerida. Das respostas obtidas foram selecionadas 3 formulações para cada gordura comercial. Todas as gorduras foram analisadas quanto à composição em ácidos graxos e triacilglicerídica e as formulações propostas comparadas às gorduras comerciais quanto à consistência, curvas de fusão e cristalização e isotermas de cristalização. Todas as formulações sugeridas pela rede apresentaram maior desvio no SFC em relação ao perfil solicitado na temperatura de 10°C e 45°C, devido ao perfil das matérias-prima s. Porém o SFC e o ponto de fusão previstos pela rede apresentaram valores muito próximos aos determinados experimentalmente. Testes em planta piloto indicaram que margarinas duras elaboradas com a gordura comercial e a formulada pela rede não apresentaram diferença expressiva em consistência e sabor. A espalhabilidade da margarina formulada pela rede apresentou pequenos grânulos, porém uma melhor estabilidade quanto à exsudação de óleo ou água. Algumas adaptações no processo de fabricação podem reduzir ou eliminar defeitos nesse tipo de produto. A rede neural pode ser considerada uma ferramenta de grande valor na indústria, como alternativa aos procedimentos convencionais, assim como na formulação e produção de alimentos com zero ou baixo teor de isômeros trans
Abstract: The use of interesterified fats has been an alternative for the manufacturing of zero and low trans products, replacing partially hydrogenated fats, which are major sources of trans fatty acids in the diet, and whose consumption should be avoided because of the adverse effects that they can cause to health. Conventional methods used by companies to formulate fats involve trial and error procedures, which may cause economic losses, depending on time and availability of raw materials. Artificial neural networks are computational systems that construct a mathematical model based on the neural structure of intelligent organisms and acquire their knowledge through experience, and have gained wide application in the food industry. The objective of this study was to formulate blends for use in margarine using a neural network built and trained with interesterified fats and soybean oil. The entry data to the program in order to obtain the formulations were the SFC and the melting point of commercial standard fats for the required application. Among the responses given by the neural network, 3 formulations were selected for each commercial fat. All fats were analyzed for fatty acid and triacylglycerol composition and the proposed formulations were compared with the commercial fats for consistency, melting and crystallization curves and isothermal crystallization. All the formulations suggested by the network showed higher deviation in the SFC in relation to the requested profile in a temperature of 10 ° C and 45 ° C, due to the charac teristics of the raw materials. On the other hand, the SFC and melting point given by the network presented values very close to those determined experimentally. Pilot plant tests indicated that hard margarines prepared with commercial fat and formulated by the network showed no significant difference in texture and flavor. The spreadability of margarine formulated for neural network showed small granules, but greater stability in the exudation of oil or water. Some adjustments in the manufacturing process can reduce or eliminate defects in this type of product. The neural network can be considered a very valuable tool in the industry as an alternative to conventional procedures, as well as for the design and production of foods with zero or low trans isomers
Mestrado
Mestre em Tecnologia de Alimentos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gioielli, Luiz Antonio. "Desenvolvimento de bases gordurosas para margarinas cremosas por interesterificação." Universidade de São Paulo, 1985. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9131/tde-18032008-081014/.

Full text
Abstract:
O trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de bases gordurosas para margarinas utilizando o método de modificação por interesterificação, como alternativa ao processo de hidrogenação parcial, que forma isômeros trans.
The aim of the study was to develop soft margarines by using intertesterification, as an alternative of hydrogenation, which forms trans isomers.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Dragana, Šoronja-Simović. "Uticaj sastava masne faze margarina na fizičke osobine i kvalitet peciva od laminiranog testa." Phd thesis, Univerzitet u Novom Sadu, Tehnološki fakultet Novi Sad, 2009. https://www.cris.uns.ac.rs/record.jsf?recordId=71234&source=NDLTD&language=en.

Full text
Abstract:
U radu je ispitana mogućnost primene margarina za laminiranje smanjenog sadržaja trans masnih kiselina u izradi lisnatog peciva. U prvoj fazi eksperimentalnog rada ispitivanjem uticaja vrste (MZ1 i MZ2) i količine margarina za zames (1, 3 i 5% na masu brašna) i količine emulgatora (0,1, 0,3, i 0,5% na masu brašna), kao i njihove interakcije na fizičke osobine testa i kvalitet peciva, definisan je sirovinski sastav osnovnog testa, koji obezbeđuje optimalnu obradivost tokom laminiranja. Rezultati merenja empirijskih i fundamentalnih reoloških pokazatelja kvaliteta osnovnog testa i kvaliteta peciva jasno su pokazali da je optimalna količina dodataka 1% margarina MZ2 i 0,3% emulgatora.Ispitivanjem uticaja sastava masne faze margarina za laminiranje na kvalitet peciva utvrđeno je da je količinu margarina, kao i vreme odmaranja između faza laminiranja neophodno prilagoditi fizičkohemijskim osobinama margarina. Zadovoljavajući kvalitet lisnatog peciva sa margarinom MLT1 najboljih fizičkih osobina, ali i najpoželjnijeg masnokiselinskog sastava, moguće je postići dodatkom samo 35% margarina, što je najčeše donja granica u izradi lisnatog peciva. Za dobijanje prihvatljivih fizičkih i karakterističnih senzornih osobina peciva neophodan je dodatak 45% margarina MLT3, odnosno 55% margarina MLT2 i MLT4.Primena margarina MLT1 i MLT4 koji imaju veći sadržaj čvrstih triglicerida zahteva vreme odmaranja od 30 minuta. Najbolji kvalitet peciva sa margarinom MLT2 ili MLT3 koje karakteriše niži sadržaj SFC i manja tvrdoća dobija se kada je vreme relaksacijeizmeđu faza laminiranja 45 minuta.Optimizacijom tehnološkog procesa proizvodnje peciva od laminiranog testa utvrđeno je da margarini niskog sadržaja trans masnih kiselina, kod kojih su očuvane optimalne fizičke osobine, mogu uspešno da zamene margarine dobijene postupkom parcijalne hidrogenacije biljnog ulja. Primenom margarina modifikovanog sastava masne faze moguće je smanjiti energetsku vrednost peciva za 12%, odnosno smanjenjem udela masti za 30% i trans masnih kiselina za 100% poboljšati nutritivnu vrednost peciva.
The possibility of application of low-trans margarine in the puff pastry production was investigated in this work. The base dough formula, which ensures the optimal dough handling during the laminating, has been defined in the first phase of the experimental work. It has been achieved through the analysis of the influence of two dough margarines composition (MZ1 and MZ2) and quantity (1, 3 and 5 % based on flour) in combination with emulsifier quantity (0.1, 0.3 and 0.5% based on flour) on physical properties of dough and puff pastry quality. The results of the measurements of empirical and fundamental rheological parameters of the base dough quality as well as the quality of the puff pastry, have clearly indicated that the optimal quantity of margarine MZ2 and emulsifier are 1% and 0.3%, respectively.By analyzing the impact of the fat phase composition of puff pastry margarine on pastry quality, it has been revealed that the quantity of the margarine and the relaxation time between laminating, need to be adjusted to the physicochemical characteristics of the margarine.It is possible to achieve the satisfactory quality of the puff pastry with margarine MLT1 of the best physical, and of the most optimal fatty acid composition, by adding only 35% of margarine which is at most times, the lowest possible quantity in producing the puff pastry. For the achievement of the acceptable physical and typical sensory characteristics of the pastry it is needed to add 45 % of the margarine MLT3, or 55% of margarine MLT2 and MLT4.The use of the margarines MLT1 and MLT4 which have high values of solid fat content, requires relaxationtime of 30 minutes. The best quality of the pastry with margarine MLT2 or MLT3 which is typical of lower solid fat content and lower firmness is achieved when the time of the relaxation between the laminating is 45 minutes.By the optimization of the production of the puff pastry, it has been identified that the margarines of the low content of trans fatty acids can successfully replace the margarines produced by the partial hydrogenation of the vegetable oil. It is possible to reduce the energy value of the pastry by 12%, by using the margarine of the modified content of the fat phase. Namely by reducing the content of the fat by 30% and trans fatty acids by 100%, it is possible to improve the nutritive value of the pastry.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Prado, Marcelo Curvelo de Almeida. "Aplicação da análise das forças competitivas no mercado brasileiro de margarinas na década de 90: um exercício prático." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2000. http://hdl.handle.net/10438/5507.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:19:53Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2000-03-20T00:00:00Z
Trata da análise do mercado de margarinas durante o período de 1990 a 1998, empregando modelos de análise de competição. Aborda e dimensiona os mercados concorrentes e as estratégias e táticas empregadas pelas principais empresas que atuam neste mercado durante este período.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Trevisan, Goreti Aparecida Guedes de Moraes. "Determinação de vitaminas do complexo B em cremes vegetais enriquecidos." [s.n.], 2010. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322575.

Full text
Abstract:
Orientador: Helena Teixeira Godoy
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos
Made available in DSpace on 2018-08-16T16:23:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Trevisan_GoretiAparecidaGuedesDeMoraes_M.pdf: 20453222 bytes, checksum: d38a76748a8847d0164b977d7b32423e (MD5) Previous issue date: 2010
Resumo: O resumo poderá ser visualizado no texto completo da tese digital
Abstract: The abstract is available with the full electronic document
Mestrado
Mestre em Ciência de Alimentos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Margarina"

1

1867-1916, Darío Rubén, and Fonseca C. Emma, eds. Margarita y margaritas. Managua: American Fraternity, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

C, Emma Fonseca. Margarita y margaritas. Managua: American Fraternity, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Michelangeli, Fabián. Margarita. Caracas, Venezuela: O. Todtmann Editores, 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Margaret and Margarita, Margarita y Margaret. New York: Scholastic, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Margaret and Margarita, Margarita y Margaret. New York: Greenwillow Books, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodríguez, A. F. Gómez. Margarita vegetal. Pampatar, Nueva Esparta, Venezuela: Fondo Editorial Fondene, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Margarita infanta. Caracas: Mondadori, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Suárez, Manfredo Kempff. Margarita Hesse. La Paz, Bolivia: Alfaguara, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Darío, Rubén. A Margarita. Santiago de Chile: Editorial Andrés Bello, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Margarita nights. Toronto: McArthur & Co., 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Margarina"

1

Catsberg, C. M. E., and G. J. M. Kempen-Van Dommelen. "Margarine." In Food Handbook, 183–85. Dordrecht: Springer Netherlands, 1990. http://dx.doi.org/10.1007/978-94-009-0445-3_14.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bockisch, M. "Margarine." In Lebensmitteltechnologie, 108–13. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 1996. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-97655-1_13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bockisch, M. "Margarine." In Lebensmitteltechnologie, 122–28. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2004. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-55577-0_11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bockisch, M. "Margarine." In Lebensmitteltechnologie, 108–13. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 1988. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-662-01040-2_13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bockisch, M. "Margarine." In Lebensmitteltechnologie, 108–13. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 1991. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-662-08283-6_13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bährle-Rapp, Marina. "Margarita Powder." In Springer Lexikon Kosmetik und Körperpflege, 341. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2007. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-540-71095-0_6315.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Frommhold, K. "Margarine-Herstellung." In Taschenbuch für Lebensmittelchemiker und -technologen, 129–36. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 1991. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-58220-2_10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Hartel, Richard W., and AnnaKate Hartel. "Butter or Margarine?" In Food Bites, 55–57. New York, NY: Springer New York, 2008. http://dx.doi.org/10.1007/978-0-387-75845-9_16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Neoh, Tze Loon, Shuji Adachi, and Takeshi Furuta. "Mayonnaise and Margarine." In Introduction to Food Manufacturing Engineering, 91–114. Singapore: Springer Singapore, 2016. http://dx.doi.org/10.1007/978-981-10-0442-1_5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Stopes-Roe, Mary. "Stale Bread and Margarine." In Mathematics with Love, 157–79. New York: Palgrave Macmillan US, 2005. http://dx.doi.org/10.1007/978-0-230-55222-7_9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Margarina"

1

Ibsch, Raquel, Carolina de Souza, and Mercedes Reiter. "Margarina X Manteiga: Qual a Melhor Opção?" In XXI I Congresso Brasileiro de Nutrologia. Thieme Revinter Publicações Ltda, 2018. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1674822.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Correia, Nuno N. "Master and Margarita." In the 15th International Academic MindTrek Conference. New York, New York, USA: ACM Press, 2011. http://dx.doi.org/10.1145/2181037.2181095.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Zapata, T., and H. Araujo. "Discrete Fracture Characterization Applied To The Margarita Field, Bolivia." In 8th Simposio Bolivariano - Exploracion Petrolera en las Cuencas Subandinas. European Association of Geoscientists & Engineers, 2003. http://dx.doi.org/10.3997/2214-4609-pdb.33.paper72.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

"Biodiesel Production from Waste Margarine Using Homogeneous Catalyst Potassium Hydroxide." In Sept. 5-7, 2019 Paris (France). Excellence in Research & Innovation, 2019. http://dx.doi.org/10.17758/eirai6.f0919215.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Kolysheva, Elena. "THE SPASE OF LIGHT AND DARKNESS IN THE CONTEXT OF THE CREATIVE HISTORY OF M.A. BULGAKOV’S NOVEL THE MASTER AND MARGARITA." In Aktuální problémy výuky ruského jazyka XIV. Brno: Masaryk University Press, 2020. http://dx.doi.org/10.5817/cz.muni.p210-9781-2020-20.

Full text
Abstract:
This article is devoted to the development of the space of light and darkness in M.A. Bulgakov’s novel «The Master and Margarita». The author explores the different stages and artistic devices of Bulgakov’s work on these images in the context of the creative history of the novel. The article, based on an extensive archival research in the Manuscript Collection of Russian State Library, follows the development of the space of light and darkness through a textual analysis of the whole corpus of manuscripts of this novel
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Smirnov, Ivan. "COMPUTER ANALYSIS OF THE NOVEL BY M. A. BULGAKOV �MASTER AND MARGARITA." In 6th SWS International Scientific Conference on Arts and Humanities ISCAH 2019. STEF92 Technology, 2019. http://dx.doi.org/10.5593/sws.iscah.2019.1/s27.058.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Egger, Sandra, Thomas Flecker, Miriam Ressler, Dennis Kurzbach, Franz Jirsa, Jakob Windisch, Nesrin Firat, Sarah Fruehwirth, and Marc Pignitter. "Green Tea Extract Retards Lipid Oxidation in Margarine by Affecting Interfacial Organization." In Virtual 2021 AOCS Annual Meeting & Expo. American Oil Chemists’ Society (AOCS), 2021. http://dx.doi.org/10.21748/am21.340.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Thais. "Development and characterization of emulgels reduced in saturated fat for application in margarine." In Virtual 2020 AOCS Annual Meeting & Expo. American Oil Chemists' Society (AOCS), 2020. http://dx.doi.org/10.21748/am20.205.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vashkurak, Ulyana, and Liliya Shevchuk. "Investigation the kinetics of the process of destruction organic contaminations wastewater production margarine." In Chemical technology and engineering. Lviv Polytechnic National University, 2019. http://dx.doi.org/10.23939/cte2019.01.207.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Vergara, Moises Alfredo, and Nicolas Niko Foucart. "The MEG (Mono Ethylene) Injection Gas Dehydration Process Evaluation for the Margarita Field Development." In Latin American & Caribbean Petroleum Engineering Conference. Society of Petroleum Engineers, 2007. http://dx.doi.org/10.2118/107292-ms.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Margarina"

1

Viguera, Enrique. Semblanza in memoriam Margarita Salas. Sociedad Española de Bioquímica y Biología Molecular, December 2019. http://dx.doi.org/10.18567/sebbmdiv_anc.2019.12.2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

López-Otín, Carlos. Retratos de Mujeres en Bioquímica: Margarita Salas. Sociedad Española de Bioquímica y Biología Molecular, December 2011. http://dx.doi.org/10.18567/sebbmdiv_rmb.2011.12.2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Katz, C., and Ignacio D. Rivera. Santa Margarita Lagoon Water Quality Monitoring Data. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, August 2012. http://dx.doi.org/10.21236/ada568985.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fernández Veledo, Sonia. Obesidad, inflamación y resistencia a insulina (homenaje a la Prof. Margarita Lorenzo). Sociedad Española de Bioquímica y Biología Molecular (SEBBM), November 2010. http://dx.doi.org/10.18567/sebbmdiv_anc.2010.11.2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nesheim, Lars, Martin O'Connell, and Rachel Griffith. Sin taxes in differentiated product oligopoly: an application to the butter and margarine market. Institute for Fiscal Studies, December 2010. http://dx.doi.org/10.1920/wp.cem.2010.3710.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lichvar, Robert, Gregory Gustina, and Michael Ericsson. Planning Level Delineation and Geospatial Characterization of Aquatic Resources for San Jacinto and Portions of Santa Margarita Watersheds, Riverside County, California. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, March 2003. http://dx.doi.org/10.21236/ada415894.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lichvar, Robert, Gregory Gustina, and Michael Ericsson. Planning Level Delineation and Geospatial Characterization of Aquatic Resources for San Jacinto and Portions of Santa Margarita Watersheds, Riverside County, California. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, March 2003. http://dx.doi.org/10.21236/ada414887.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Walshire, Lucas, and Joseph Dunbar. Geotechnical inspection and technical review of Santa Margarita River Marine Corps Air Station Levee, U.S. Marine Corps, Camp Pendleton, CA, 19-20 November 2019. Engineer Research and Development Center (U.S.), August 2021. http://dx.doi.org/10.21079/11681/41526.

Full text
Abstract:
This report describes activities performed, results obtained, and conclusions made from an independent technical review of past levee inspections and the proposed remediation plan for the Santa Margarita Levee that surrounds the U.S. Marine Corps Air Station (MCAS) Camp Pendleton. In support of the technical review, ERDC personnel performed a supplemental levee inspection on 19 and 20 November 2019 with MCAS personnel. Previous levee inspections had rated the levee system as Unacceptable due to unwanted vegetation encroaching on the levee right-of-way, which prevents full inspection during flooding. Concerns were raised by the U.S. Fish and Wildlife (USFW) about environmental impacts of the proposed remediation measures and the necessity of such actions. USFW personnel requested an engineering review from an independent party, and ERDC was tasked with performing the independent technical review. The following special report describes the tasks performed and results obtained from the independent technical review.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography