Academic literature on the topic 'Marquês de Pombal Palace'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Marquês de Pombal Palace.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Marquês de Pombal Palace"

1

GONZAGA, Raquel. "Da pré‑história à época contemporânea: os vestígios arqueológicos identificados em torno do Palácio do Marquês de Pombal, Oeiras, Portugal nas escavações preventivas realizadas em 2020 e 2021." Estudos Arqueológicos de Oeiras 35 (April 17, 2025): 311‑336. https://doi.org/10.5281/zenodo.15005704.

Full text
Abstract:
The rehabilitation project of the roofs and façades of the Palace of Marquês de Pombal (Oeiras, Portugal) was carried out between 2020 and 2021. Among the various restoration works, the installation of geodrains around the building’s façades was particularly noteworthy. This intervention required the execution of two archaeological surveys and the archaeological supervision of the trenching process for the geodrains installation. Despite the shallow depth of the trenches, a significant amount of archaeological material and structures emerged. This demonstrates the arc
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Fabiano Vilaça dos. "Mediações entre a fidalguia portuguesa e o Marquês de Pombal: o exemplo da Casa de Lavradio." Revista Brasileira de História 24, no. 48 (2004): 301–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-01882004000200013.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda as relações entre o marquês de Pombal e a fidalguia portuguesa, tomando como exemplo a Casa representada pelo 2º marquês do Lavradio. A análise privilegia uma perspectiva de mediação, em lugar do conflito, contrapondo-se à vertente mais tradicional da historiografia que enfatiza os atritos entre Pombal e a nobreza de linhagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Elaine Maria, and Mahena Dórea Rodrigues Costa. "O PERÍODO POMBALINO REPRESENTADO EM DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS." Revista de Estudos de Cultura 8, no. 20 (2022): 147–58. http://dx.doi.org/10.32748/revec.v8i20.17880.

Full text
Abstract:
As pesquisas em História da Educação feitas a partir das concepções das Nova História Cultural (NHC) tendem a valorizar o papel da linguagem nas pesquisas conduzidas, bem como o papel do pesquisador e o seu olhar sobre o objeto pesquisado, de modo que os fatos históricos passam a ser entendidos como representações de uma dada realidade. Diante do exposto, o presente artigo, a partir dos conceitos da NHC e de representação, tem como objetivo identificar as dissertações brasileiras que discorrem sobre o Marquês de Pombal e, a partir de então, dedicar-se a uma análise das obras encontradas, com d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Munhoz, Renata Ferreira, and Renata Ferreira Costa. "A APLICAÇÃO DOS PADRÕES DE ENSINO PROPOSTOS PELO MARQUÊS DE POMBAL NA CAPITANIA DE SÃO PAULO." Revista de Estudos de Cultura 5, no. 15 (2020): 91–104. http://dx.doi.org/10.32748/revec.v5i14.13851.

Full text
Abstract:
No século XVIII, diversos setores da sociedade europeia passaram por importantes mudanças, motivadas principalmente pelas ideias iluministas que afiguravam no cenário de então. O impulsionador dessas ideias em Portugal foi Sebastião José de Carvalho e Mello, o Marquês de Pombal (1750-1777), secretário de Estado dos Negócios do Reino, que promoveu uma série de reformas sociais e econômicas na nação portuguesa e suas colônias, em especial no campo educacional, a exemplo do incentivo à educação pública e laica. Este artigo insere-se nesse contexto setecentista racionalista, para compreender melho
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Liberal, Sílvio de. "A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AULA DE COMÉRCIO EM PORTUGAL E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL." Revista Brasileira de História da Matemática 25, no. 50 (2025): 72–87. https://doi.org/10.47976/rbhm2025v25n5072-87.

Full text
Abstract:
A Aula de Comércio tem sua origem em Portugal tendo como idealizador Marquês de Pombal. Seus princípios impactaram a dinâmica do Comércio não só naquele país, mas, também, em suas colônias, com destaque para o Brasil. O objetivo deste artigo é abordar a implantação da Aula de Comércio em Portugal e seus principais desdobramentos no Brasil, relacionando-a com a reforma realizada pelo Marquês de Pombal no contexto educacional lusitano e com a expulsão dos jesuítas de Portugal e colônias. Por meio de uma pesquisa documental-bibliográfica traçou-se os ideais da Reforma Pombalina para a educação no
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pinto, Luiz. "Métodos e Processos Administrativos do Marquês de Pombal." Revista do Serviço Público 66, no. 02 (2020): 214–18. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v66i2.5176.

Full text
Abstract:
Em Portugal, antes de sua atuação na política e na administração do Brasil, o marquês de Pombal praticara atos de coragem e decisão, que muito o projetaram, destacando-se entre eles a abolição da Inquisição, e do triste espetáculo dos seus autos-de-fé, como também a atitude que refletia as idéias dos pensadores gauleses, que fôra a extinção da odienta distinção entre cristãos novos e cristãos velhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Chauvin, Jean Pierre. "Marquês de Pombal, arauto do Segundo Império (brasileiro)?" e-Letras com Vida: Revista de Estudos Globais — Humanidades, Ciências e Artes 04 (2020): 129–42. http://dx.doi.org/10.53943/elcv.0120_12.

Full text
Abstract:
Along the nineteenth century, almost all manuals concerning to the Brazilian History helped to build, disseminate and sediment a positive and modernizing image of Sebastião José de Carvalho e Melo, overestimating the «hits» and reducing the «excesses» practiced by the minister of the King D. José I. In this article, we analyze how Pombal’s controversial figure was incorporated into the official historiography of Brazilian nation, based on ideological assumptions agreed upon by the founding partners of the Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, under Emperor D. Pedro II protection and patr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pereira, José Esteves. "O anjo da guarda do Marquês de Pombal." Revista Portuguesa de História 2, no. 31 (1996): 373–81. http://dx.doi.org/10.14195/0870-4147_31-2_13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Carvalho, Roberta Lobão, and Karl Heinz Arenz. "JESUÍTAS E COLONOS NA AMAZÔNIA PORTUGUESA: CONTENDAS E COMPROMISSOS (SÉCS. XVII E XVIII)." Revista de Estudos de Cultura, no. 5 (December 28, 2016): 19–34. http://dx.doi.org/10.32748/revec.v0i5.5939.

Full text
Abstract:
Este artigo busca estabelecer as coordenadas históricas para se pensar a relação entre a política econômica, cultural e linguística da governação pombalina, na segunda metade do século XVIII, e o lento processo de unificação geográfica, independência política e formação discursiva da identidade cultural e depois nacional da América portuguesa, no decorrer dos século seguinte. Para tanto, apoiados no suporte teórico da história cultural e dos estudos culturais, valemo-nos da historiografia relacionada ao período, bem como de fontes legislativas, literárias e epistolares, além de uma bibliografi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cunha, Washington Dener Dos Santos, and André Campos Da Rocha. "Lisboa Setecentista: O espaço da Ilustração." Estudos Ibero-Americanos 24, no. 1 (1998): 9. http://dx.doi.org/10.15448/1980-864x.1998.1.28195.

Full text
Abstract:
Pombal reconstruiu Lisboa de acordo com seu ideal de cidade. Racionalizada, regular e geométrica, a Capital Portuguesa tornou-se a realidade sonhada pelo Marquês. O Ministro Português transferiu a ação política com a ordem urbana, combatendo ao arcaísmo que havia dominado a sociedade Portuguesa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Marquês de Pombal Palace"

1

Poeiras, Cláudia Sofia Rodrigues. "Marquês de Pombal e Jovellanos: dois ministros ibéricos." Master's thesis, Universidade de Évora, 2013. http://hdl.handle.net/10174/10710.

Full text
Abstract:
O estudo dos dois ilustres representantes – Sebastião José de Carvalho e Melo e Baltazar Gaspar Melchor de Jovellanos, líderes nos respetivos países entre os séculos XVIII e XIX – tem como objetivo compreender a razão de terem sido rejeitados, incompreendidos e até injuriados pelas suas pátrias. O primeiro restabeleceu a economia do país, aproximando-a à realidade económica e social da Europa, que desde o reinado de D. João IV era decadente. Foi um estadista admirado pelas atitudes nobres que tomou no fortalecimento da nação, iniciando com esse intuito várias reformas. Porém, tornou-se num “dé
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Papassoni, João Paulo. "Uma perpétua lida: estudo sobre A derradeira injúria, de Machado de Assis." Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-13082018-181212/.

Full text
Abstract:
A dissertação faz um estudo que contempla pesquisa e análise do conjunto de sonetos intitulado A derradeira injúria, composto por Machado de Assis para o livro O Marquês de Pombal: obra comemorativa do centenário da sua morte, publicado em 1885 e editado pelo Club de Regatas Guanabarense. A partir da pesquisa, foi possível resgatar registros e dados sobre a publicação, bem como o contexto social e cultural em que o poema foi escrito. A partir da análise, procurou-se compreender questões formais e interpretativas relativas à poesia que ilustram não apenas essa peça literária específica, como ta
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nogueira, Ângela Diogo. "Reabilitação sustentável." Master's thesis, Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura, 2018. http://hdl.handle.net/10400.5/18141.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Arquitetura apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.<br>Atualmente, um dos principais problemas urbanos é a existência de vastas áreas degradadas não só do ponto de vista arquitetónico, como também social, cultural e económico. Uma degradação decorrente do abandono, do envelhecimento próprio, da sobrecarga de usos, ou ainda do desajustamento da sua organização a novos modos de vida. A tomada de medidas que visam reabilitar estas áreas para além de contribuírem pa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lino, Rita Maria Pimentel. "A influência de André Le Nôtre em Portugal. Caso de estudo: Jardins da Quinta do Marquês de Pombal, Oeiras." Master's thesis, ISA/UL, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/8288.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Clarissa Costa Carvalho e. "Nos labirintos da governança: a administração fazendária na capitania de Pernambuco (1755-1777)." Universidade Federal de Pernambuco, 2014. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11630.

Full text
Abstract:
Submitted by Felipe Lapenda (felipe.lapenda@ufpe.br) on 2015-03-10T13:47:31Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO CLARISSA COSTA CARVALHO E SILVA .pdf: 1653311 bytes, checksum: a2f07934f4424d888e9d25483ed5d74e (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2015-03-10T13:47:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO CLARISSA COSTA CARVALHO E SILVA .pdf: 1653311 bytes, checksum: a2f07934f4424d888e9d25483ed5d74e (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2014-08-26<br>A Fazenda
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Eva Maria da. "Os jesuítas e a política pombalina em Pernambuco no século VXIII." Universidade Católica de Pernambuco, 2007. http://www.unicap.br/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=147.

Full text
Abstract:
O fio norteador desta dissertação é o confronto entre a Companhia de Jesus e a política centralizadora da metrópole portuguesa no século XVIII, conduzida por Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal.Trabalhamos o caso de Pernambuco, mais especificamente Recife e Olinda, sem esquecer o contexto metropolitano e colonial brasileiro. Buscamos, ainda, compreender o tipo de ameaça que poderia representar o projeto da Companhia de Jesus aos interesses do Ministro de D.José I, bem como interpretar a interação entre os Jesuítas e a sociedade pernambucana, principalmente no momento da expu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gonçalves, Joana da Luz Gafeira. "Cartografia morfo-estrutural da área da falha Marquês de Pombal : utilização de imagens de sonar lateral de alta resolução (TOBI) e de perfis sísmicos de reflexão para cartogarfia de áreas submarinas." Master's thesis, Universidade de Évora, 2004. http://hdl.handle.net/10174/21315.

Full text
Abstract:
O estudo mono-estrutural detalhado da área da Falha Marquês de Pombal (>3300 km2 agora apresentado, baseou-se na interpretação de: linhas sísmica mu1ti-canal, imagens de sonar lateral de alta resolução (TOBI) e da análise de dados batimétricos. Resultaram deste estudo: i) a quantificação parcial da deformação ao longo Falha Marquês de Pombal, ii) modelo digital de terreno da área estudada, iii) mapas de declive e outros produtos de analise espacial iv) mapas de pormenor dos movimentos de massa existentes na área v) mapa mono-estrutural da área da Falha Marquês de Pombal, à escala 1:250.000. E
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Friedmann, Daniel Isaac. "As práticas judiciais locais e a lei da boa razão: os autos cíveis de Sorocaba, segunda metade do século XVIII." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-19012012-152011/.

Full text
Abstract:
Na segunda metade do século XVIII, Portugal e seus domínios ultramarinos experimentaram uma ampla tentativa de reestruturação, tendo o Marquês de Pombal como um dos principais artífices deste processo. A reforma empreendida foi substancialmente influenciada por uma mentalidade ilustrada e alcançava, entre outros aspectos, as práticas judiciais. Por meio da análise da vida jurídica local e de sua adequação à lei da boa razão, a qual sintetizava as transformações pretendidas no campo do direito e na atitude dos agentes responsáveis por sua aplicação, buscou-se medir a repercussão das medidas ado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pousada, Estevan Lo Ré. "Preservação da tradição jurídica luso-brasileira: Teixeira de Freitas e a introdução à consolidação das leis civis." Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2131/tde-31102006-172941/.

Full text
Abstract:
Il presente studio ha lo scopo di analizzare il ruolo svolto da Augusto Teixeira de Freitas nella preservazione della tradizione giuridica luso-brasiliana, in un ambiente turbato dall\'ascensione di nuovi modelli giuridici di fondo liberale. Avendo come oggetto principale l\'approccio alla \"Introdução à Consolidação das Leis Civis?\" (Introduzione alla Consolidazione delle Legge Civili), questo saggio ha il suo svolgimento basato in una previa contestualizzazione storica per mezzo della quale s\'intende dimostrare l\'inspirazione giusrazionalista delle idee di sistematizzazione dell\'autore.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dias, Roberto Barros. "História da expulsão dos jesuítas da Capitania de Pernambuco e anexas (Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte) em 1759: a disputa política e os domínios da educação." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2017. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25070.

Full text
Abstract:
DIAS, Roberto Barros. História da expulsão dos jesuítas da Capitania de Pernambuco e anexas (Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte) em 1759: a disputa política e os domínios da educação. 2017. 264f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.<br>Submitted by Gustavo Daher (gdaherufc@hotmail.com) on 2017-08-24T15:19:08Z No. of bitstreams: 1 2017_tese_rbdias.pdf: 5267531 bytes, checksum: 81b6e6c9d3b40d6f901d5a5aee977a95 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2017-08-25T11:50:
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Marquês de Pombal Palace"

1

Paiva, José de. Marquês Pombal: Doação, Padre Ruela Pombo. Cámara Municipal de Lisboa, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Camilo, Castelo Branco. O perfil do Marquês de Pombal. Folhas e Letras, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Camilo, Castelo Branco. O perfil do Marquês de Pombal. Folhas e Letras, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Araujo, Ana cristina Bartolomeu de. O Marquês de Pombal e a universidade. 2nd ed. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cristina, Araújo Ana, ed. O Marquês de Pombal e a universidade. Impr. da Universidade, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

O MARQUÊS DE POMBAL. Editorial Presenca, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

As mulheres do marquês de Pombal. Esfera dos Livros, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Araújo, Ana Cristina. O Marquês de Pombal e a Universidade. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2000. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0373-5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Araújo, Ana Cristina. O Marquês de Pombal e a Universidade. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0753-5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Marquês de Pombal: O homem e a sua época. Préfacio, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Marquês de Pombal Palace"

1

Araújo, Ana Cristina. "Dirigismo cultural e formação das elites no Pombalismo." In O Marquês de Pombal e a Universidade. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2000. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0373-5_1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fonseca, Fernando Taveira. "A dimensão pedagógica da reforma de 1772: alguns aspectos." In O Marquês de Pombal e a Universidade. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2000. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0373-5_2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Araújo, Ana Cristina. "As ciências sagradas na cidadela da razão." In O Marquês de Pombal e a Universidade. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2000. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0373-5_3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Costa, A. Amorim da. "As ciências naturais na reforma pombalina da universidade «estudo de rapazes, não ostentação de príncipes»." In O Marquês de Pombal e a Universidade. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2000. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0373-5_6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Martins, Ruivo. "As ciências físico-matemáticas em Portugal e a reforma Pombalina." In O Marquês de Pombal e a Universidade. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2000. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0373-5_7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pimentel, António Filipe. "Cidade do saber/cidade do poder: a arquitectura da reforma." In O Marquês de Pombal e a Universidade. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2000. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0373-5_8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Prata, Manuel Alberto Carvalho. "A universidade e a sociedade portuguesa na 2ª. metade do século XVIII." In O Marquês de Pombal e a Universidade. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2000. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0373-5_9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Araújo, Ana Cristina. "Dirigismo cultural e formação das elites no pombalismo." In O Marquês de Pombal e a Universidade. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0753-5_1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fonseca, Fernando Taveira da. "A dimensão pedagógica da reforma de 1772: alguns aspectos." In O Marquês de Pombal e a Universidade. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0753-5_2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Araújo, Ana Cristina. "As ciências sagradas na cidadela da razão." In O Marquês de Pombal e a Universidade. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0753-5_3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!