Academic literature on the topic 'Márquez, Gabriel García. Cem anos de solião'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Márquez, Gabriel García. Cem anos de solião.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Márquez, Gabriel García. Cem anos de solião"

1

Martins, Maria Cristina Bohn, and Vinícius de Oliveira Masseroni. "Cem anos de solidão:." Revista Brasileira de História & Ciências Sociais 12, no. 24 (December 11, 2020): 489–513. http://dx.doi.org/10.14295/rbhcs.v12i24.11438.

Full text
Abstract:
O artigo que apresentamos busca mostrar as possibilidades de intersecção entre a História e Literatura, por meio do romance, de autoria de Gabriel García Márquez, Cem anos de solidão. Sem aderirmos aos pressupostos da não diferenciação entre discurso historiográfico e discurso literário, valemo-nos das contribuições da História Cultural (Roger Chartier), em especial o conceito de representação. Dentro dessa perspectiva realizamos uma análise de algumas passagens do texto de García Márquez, com o intento de mostrar como, por meio de sua obra, Gabo tentou retratar a história da América Latina e quem eram os latino-americanos. Não foi possível realizar tal objetivo sem inserir o escritor colombiano dentro de seu contexto histórico e literário, ou seja, na década de 1960 – e a influência da Revolução Cubana – e, também, inseri-lo dentro da estética do realismo mágico. Por óbvio o texto não procura exaurir as possibilidades de análises continuando, o texto de García Márquez, uma obra aberta a novas problematizações e interpretações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Bruna Ferreira da. "A identidade latino-americana em Cem Anos de Solidão (1967), de Gabriel García Márquez." Epígrafe 3, no. 3 (October 30, 2016): 157. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v3i3p157-170.

Full text
Abstract:
O artigo aborda o tema da identidade latino-americana no romance Cem anos de solidão (1967) de Gabriel García Márquez (1928-2014). A análise parte da ideia de que é possível utilizar uma fonte literária como documento para o historiador, ampliando o diálogo da História com a Literatura. A posição política de García Márquez, tendo como cenário a América Latina pós Revolução Cubana (1959), e sua proximidade ao governo e ideias de Fidel Castro, influem na proposta identitária construída pelo autor no romance, em concordância com o pensamento anti-imperialista de sua geração. Para García Márquez, a América Latina constitui sua identidade através da comum exploração e submissão que seus países enfrentaram diante das políticas intervencionistas estadunidenses, materializadas no romance através da empresa Companhia Bananeira, inspirada na United Fruit Company, símbolo da intervenção estadunidense, bem como da repressão aos trabalhadores locais e às ideias socialistas, recorte central deste artigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Faulhaber, Priscila. "Repensando a historicidade discursiva no exame das trajetórias políticas de dois líderes nacionalistas da Colômbia." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 5, no. 3 (December 2010): 609–24. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-81222010000300004.

Full text
Abstract:
O trabalho parte do exame de textos literários e biográficos que evocam aspectos das trajetórias do general Rafael Uribe Uribe (1859-1914) e do líder político Jorge Eliecer Gaitán (1898-1948). Gabriel García Márquez (1928-) se inspirou em Uribe para a criação do protagonista do romance "Cem Anos de Solidão". Márquez iniciou sua carreira de escritor em 1948, ano da morte de Gaitán. O assassinato desse líder resultou na chamada 'Violência', catalisada com a impossibilidade, no campo político colombiano, de transformação social de 'baixo para cima', proposta por Gaitán. É interessante considerar, na historicidade de mitos e práticas da cultura política colombiana, as circunstâncias singulares dos assassinatos desses dois líderes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Barbosa, Alexandre. "América Latina: solitária na indústria jornalística, presente na imprensa das classes populares." PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM 2, no. 3 (February 26, 2018): 77. http://dx.doi.org/10.31657/rcp.v2i3.43.

Full text
Abstract:
Este artigo mostra como a América Latina pode se tornar categoria de seleção e construção de notícias para a imprensa das classes populares, como por exemplo, para o Jornal dos Sem Terra, publicação mensal do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Para usar a figura de Gabriel García Márquez em Cem anos de solidão, a América Latina é solitária quando se refere aos critérios de noticiabilidade na imprensa hegemônica brasileira, mas se converte em instrumento de identidade e solidariedade para a imprensa dos movimentos sociais, como defendia Mario Kaplún.Palavras-chave: América Latina. Imprensa das classes populares. Critérios de noticiabilidade. Jornal do MST.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Paula, Marcelo Ferraz. "Reflexões em torno da ‘peste da insônia’, em Cem anos de solidão." Acta Scientiarum. Language and Culture 40, no. 1 (February 22, 2018): 32706. http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i1.32706.

Full text
Abstract:
O artigo propõe uma leitura crítica de episódio presente no início do romance Cem anos de solidão (1967), de Gabriel García Márquez. A passagem gira em torno dos sucessos decorrentes da ‘peste da insônia’, que contamina os habitantes de Macondo e se difunde pela cidade, causando a perda das memórias. Além de situar essa passagem dentro da dinâmica geral da obra, discutimos alguns sentidos possíveis para as estratégias que os personagens desenvolvem diante da iminente deterioração das recordações. Com base nas contribuições teóricas de Adorno e Horkheimer (1985), Benjamin (1996) e Gagnebin (2014), concluímos que o enfrentamento da crise da insônia pode ser interpretado como superação da ‘pré-história’ de Macondo e que as estratégias empreendidas no romance podem iluminar o debate sobre as políticas da memória (e do esquecimento) na América Latina contemporânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bejarano, Alberto. "A presença de doença e pandemia em Guimarães Rosa e García Márquez." Missangas: Estudos em Literatura e Linguística 2, no. 2 (August 3, 2021): 68–76. http://dx.doi.org/10.53500/msg.v2i2.11292.

Full text
Abstract:
São múltiplas as epidemias na obra de Gabriel García Márquez, de esquecimento, de insónia, de doenças reais e imaginárias. Uma delas, talvez a principal, é a guerra civil, como uma grande epidemia que arrasta personagens para delírios e famílias e povos para herdar o ódio eterno. Desde seus primeiros contos, no final da década de 1940, a morte é sem dúvida um dos eixos de sua grande obra narrativa que continuará em seus grandes romances e é, junto com o amor, um dos grandes temas de sua obra e de sua vida como pode ser visto em suas memórias, Vivir para contarla. Em nosso artigo abordaremos o tema da doença e da pandemia em Cem Anos de Solidão e em Amor em Tempos de Cólera. Para isso, dialogaremos com as teorias do filósofo e médico francês Georges Canguilhem e seu já clássico livro, O normal e o patológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cruz, Ghiovana Da Rosa Machado. "Um lugar chamado Macondo." Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ 19, no. 32 (July 15, 2020): 212–30. http://dx.doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.46221.

Full text
Abstract:
O texto deste artigo compõe dissertação de mestrado do programa de pós graduação em estudo de cultura e território pela universidade federal do Tocantins (PPGCULT- UFT) em produção. Buscamos fazer uma analise na perspectiva fenomenológica de alguns elementos presentes na obra Cem Anos de Solidão do escritor colombiano Gabriel García Márquez. No artigo aqui apresentado a nossa intenção será analisar Macondo (que é a aldeia, posteriormente cidade, criada pelo escritor colombiano) como lugar-literário-simbólico. Daremos destaque para a casa dos Buendía e a sua importância no romance, como a mesma, também, se constitui lugar. Nos apoiando em Dardel, Tuan, Bachelard, Marandola Jr teceremos nossa interpretação de alguns aspectos ligados a constituição do lugar presentes no romance em estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Evaristo de Sousa, Francina. "Macondo é lalíngua." Revista de Psicanálise Stylus, no. 38 (October 7, 2019): 187–98. http://dx.doi.org/10.31683/stylus.v0i38.397.

Full text
Abstract:
Este texto é um convite ao leitor para que, junto da autora, hospede-se em Macondo, a cidade fictícia criada pelo Nobel de Literatura Gabriel García Márquez em sua obra Cem anos de solidão. Propõe uma incursão psicanaliticamente orientada por essa obra-prima, na qual a saga de uma família, os Buendías, confunde-se com a fundação e o ocaso de uma cidade. Palavra sem significado, Macondo advém da lalíngua de seu fundador, o patriarca José Arcadio Buendía; é palavra sem sentido, que lhe ocorre em sonho, determina e funda um lugar. É palco, cenário, espaço psíquico no qual sete gerações vivenciam a solidão, significante ao qual a família está condenada, na insistência de fazer a relação sexual existir por meio do incesto, crime cuja punição é o nascimento de um bebê com rabo de porco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Dos Santos, Bruna Carla, and Erinaldo Borges. "Realismo mágico e real maravilhoso: um anseio de afirmação da literatura latino-americana." Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, no. 32 (April 12, 2018): 20–27. http://dx.doi.org/10.5752/p.2358-3231.2018v0n32p20-27.

Full text
Abstract:
RESUMO:Este artigo tem como objetivo abordar os conceitos de “realismo mágico” e “real maravilhoso”, apresentando os contextos de surgimento de ambos, suas aproximações e diferenças. Embora abordem fenômenos diferentes é comum que esses conceitos sejam tratados como idênticos na crítica literária, gerando equívocos que levam a uma abordagem superficial. Por isso, este trabalho discorre sobre as feições que caracterizam o conceito de real maravilhoso, tal como é proposto por Alejo Carpentier, e o conceito de realismo mágico, proposto por Arturo Uslar Pietri. Nesta análise, apontaremos a concepção de realidade latino-americana presente em cada conceito, considerando o contexto de surgimento de cada um, bem como suas diferenças com relação ao realismo clássico e o surrealismo. Em seguida, apontaremos exemplos em que os dois conceitos podem ser entendidos a partir da obra Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez e apontaremos alguns desdobramentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dos Santos, Bruna Carla, and Erinaldo Borges. "Realismo mágico e real maravilhoso: um anseio de afirmação da literatura latino-americana." Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, no. 32 (April 12, 2018): 20–27. http://dx.doi.org/10.5752/p.2358-3231.n32p20-27.

Full text
Abstract:
RESUMO:Este artigo tem como objetivo abordar os conceitos de “realismo mágico” e “real maravilhoso”, apresentando os contextos de surgimento de ambos, suas aproximações e diferenças. Embora abordem fenômenos diferentes é comum que esses conceitos sejam tratados como idênticos na crítica literária, gerando equívocos que levam a uma abordagem superficial. Por isso, este trabalho discorre sobre as feições que caracterizam o conceito de real maravilhoso, tal como é proposto por Alejo Carpentier, e o conceito de realismo mágico, proposto por Arturo Uslar Pietri. Nesta análise, apontaremos a concepção de realidade latino-americana presente em cada conceito, considerando o contexto de surgimento de cada um, bem como suas diferenças com relação ao realismo clássico e o surrealismo. Em seguida, apontaremos exemplos em que os dois conceitos podem ser entendidos a partir da obra Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez e apontaremos alguns desdobramentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Márquez, Gabriel García. Cem anos de solião"

1

Bondan, Gerusa. "A construção da identidade de Amaranta, personagem de Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez." reponame:Repositório Institucional da UCS, 2012. https://repositorio.ucs.br/handle/11338/771.

Full text
Abstract:
O tema da presente dissertação consiste na análise do processo de construção da identidade de Amaranta, personagem da obra Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez. Serão observados, nesse sentido, os aspectos relacionados à identidade feminina voltada à representação da mulher e à fragmentação do sujeito no contexto fantástico da obra, assim como na verificação da reprodução de noções de regionalidade dentro dessa perspectiva. A estrutura do trabalho é composta por aspectos como, corporalidade da personagem, desenvolvimento do duplo em sua trajetória, opção pelo celibato, construção da maternidade e configuração da memória na velhice. Para tanto, servirão como aporte teórico os estudos sobre identidade e cultura, gênero e crítica feminista, regionalidade.
Submitted by Marcelo Teixeira (mvteixeira@ucs.br) on 2014-07-04T12:36:37Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Gerusa Bondan.pdf: 1281672 bytes, checksum: 2a2ce53a88bac0f2d8d1861c9d4840d0 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-07-04T12:36:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Gerusa Bondan.pdf: 1281672 bytes, checksum: 2a2ce53a88bac0f2d8d1861c9d4840d0 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The subject of this dissertation is the analysis of the identity construction process of Amaranta, character of the book One Hundred Years of Solitude by Gabriel García Marquez. Aspects of the female identity related with woman representation and the fragmentation of the subject within the fantastic context of the book, as well as regional characteristics inside this perspective, are analyzed in this work. The structure of the present text is composed of several aspects, including the character corporality, the development of the double in her trajectory, her option for celibacy, the construction of motherhood, and the memory configuration during her old age. Studies about identity and culture, gender and feminist critics, and regionalism will be used as theoretical support for that analysis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, Milena Coelho. "A Geograficidade em Cem anos de solidão: um estudo do espaço maravilhoso em Gabriel García Márquez." Universidade Federal do Maranhão, 2015. http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1508.

Full text
Abstract:
Submitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-05-25T19:59:55Z No. of bitstreams: 1 MilenaCoelhoLima.pdf: 1176529 bytes, checksum: 735b42c7337885216e46fdbdf16dfbb4 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-25T19:59:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MilenaCoelhoLima.pdf: 1176529 bytes, checksum: 735b42c7337885216e46fdbdf16dfbb4 (MD5) Previous issue date: 2015-11-27
One Hundred Years of Solitud (1967), novel by Colombian author Gabriel García Márquez, is a masterpiece of love and loneliness, in which reality and mysticism are enlaced to illustrate the miraculous history of Latin America through the tropical and fictitious settlement of Macondo, enlarged by the fantasy of its author. This research, integrating science and literary text, examines spatiality of the above-mentioned novel based on human and cultural geography and emphasizes space of human sociality by the categories of location, space, landscape and lived experiences. Hence, narrative space represents an essential category to comprehend subjective and intersubjective relations, as well as different feelings such as topophilia and topophobia that man establishes with locations. Research Methodology is based on phenomenology and the results reveal space as a protagonist of this novel, underlining the importance of its meaning in the narrative.
Cem anos de solidão (1967), do autor colombiano Gabriel García Márquez, é uma obra prima de amor e solidão, em que realidade e mito se entrelaçam para mostrar através do povoado tropical e fictício de Macondo, a história maravilhosa da América Latina, alargada pela fantasia do seu autor. Esta pesquisa que entrelaça ciência e texto literário, objetivou estudar a espacialidade na referida obra à luz da Geografia Humanista Cultural. Tal estudo põe em relevo o espaço das convivências humanas, através dos conceitos de lugar, espaço, paisagem e experiências vividas. Sob esta ótica, o espaço narrativo se constitui uma categoria essencial para se compreender as relações subjetivas, intersubjetivas e os diferentes sentimentos que o homem estabelece com o lugar, entre os quais estão os sentimentos de topofilia e topofobia. A base metodológica da pesquisa é a fenomenologia. Os resultados desta pesquisa apontaram o espaço como protagonista da obra, o que confirma a importância que semelhante categoria assume na narrativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Maggioni, Ana Paula. "Cem Anos de Solidão e Dores da Colômbia : história e memória em Gabriel García Márquez e Fernando Botero." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2017. http://hdl.handle.net/10183/175228.

Full text
Abstract:
Esta tese vem a contribuir com as ideias relacionadas à interdisciplinaridade, demonstrando o quanto áreas distintas como História, Literatura e Artes Visuais podem aproximar-se, nesse caso, tendo como foco a perspectiva da História e da Memória a partir de Gabriel García Márquez e Fernando Botero. Os objetivos deste estudo são identificar elementos da História da Colômbia, para que esses possam nortear a análise das obras de Gabriel García Márquez e Fernando Botero; conhecer cada artista, em especial no que diz respeito à Memória, para, a partir disso, analisar como esse conceito desvela-se nas obras dos artistas aqui estudados; e analisar como os dois autores dialogam, de acordo com a proposta interdisciplinar da Literatura Comparada, sob a perspectiva da História Nova e da Memória. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que identifica características da História Nova, da História Cultural e da Colômbia. Memória e Esquecimento são abordados e, também, conceitos das artes visuais, tendo em vista a pertinência dessa área na realização deste estudo. Discorre-se sobre a vida e obra de Gabriel García Márquez e de Fernando Botero, enfatizando as obras de tais artistas, respectivamente Cem anos de solidão e telas de Botero integrantes da exposição Dores da Colômbia. O diálogo entre os autores é estabelecido, a partir de todos os estudos anteriores, correspondendo essa análise ao principal objeto de pesquisa aqui proposto.
Esta tesis pretende contribuir con las ideas relacionadas a la interdisciplinariedad, demostrando cómo se pueden aproximar áreas distintas como Historia, Literatura y Artes Visuales, aquí teniendo como enfoque la perspectiva de la Historia y de la Memoria a partir de Gabriel García Márquez y de Fernando Botero.Los objetivos de este estudio son: identificar elementos de la Historia de Colombia para poder nortear el análisis de las obras de Gabriel García Márquez y Fernando Botero; conocer cada artista, particularmente con relación a la Memoria, para a partir de ahí analizar cómo ese concepto se desvela en las obras de los artistas aquí estudiados; y analizar cómo los dos autores dialogan, según la propuesta interdisciplinaria de la Literatura Comparada, bajo la perspectiva de la Historia Nueva y de la Memoria.Se trata de una investigación bibliográfica que identifica características de la Historia Nueva, de la Historia Cultural y de Colombia. Son abordados la Memoria y el Olvido, y también conceptos de las artes visuales, teniendo en vista su pertinencia en la realización de este estudio.Se discurre sobre la vida y obra de Gabriel García Márquez y de Fernando Botero enfatizando las obras de esos artistas, respectivamente Cien Años de Soledad y las telas de Botero que integran la exposición Dolores de Colombia.Se establece un diálogo entre los autores a partir de todos los estudios anteriores, correspondiendo ese análisis al principal objeto de la investigación aquí propuesta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Sílvia Urmila Almeida. "Invenção e fantasia sobre a modernidade em Cem anos de solidão e Ninguém escreve ao coronel, de Gabriel García Márquez." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2011. http://repositorio.unb.br/handle/10482/11033.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2011.
Submitted by Elna Araújo (elna@bce.unb.br) on 2012-07-25T21:03:24Z No. of bitstreams: 1 2011_SilviaUrmilaAlmeidaSantos.pdf: 788289 bytes, checksum: 3e4a605182032c7194784db1cd0492fe (MD5)
Approved for entry into archive by Jaqueline Ferreira de Souza(jaquefs.braz@gmail.com) on 2012-07-30T12:25:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_SilviaUrmilaAlmeidaSantos.pdf: 788289 bytes, checksum: 3e4a605182032c7194784db1cd0492fe (MD5)
Made available in DSpace on 2012-07-30T12:25:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_SilviaUrmilaAlmeidaSantos.pdf: 788289 bytes, checksum: 3e4a605182032c7194784db1cd0492fe (MD5)
Esta pesquisa tem por objetivo constituir apontamentos críticos sobre os romances Ninguém escreve ao coronel (1957) e Cem anos de solidão (1967), de Gabriel García Márquez, sob a perspectiva de idealização da modernidade. Este estudo pretende observar, estruturalmente, como se dá a percepção da condição periférica por meio de dois personagens das referidas obras de García Márquez. Pretende-se analisar também o propósito de aproximação entre a esposa do coronel de Ninguém escreve ao coronel e Úrsula Iguarán de Cem anos de solidão. O objetivo é entender como personagens de distintas narrativas, estruturadas esteticamente sob os moldes do realismo fantástico, porém, tão díspares em forma e conteúdo, podem ser compreendidas em função uma da outra. Trata-se, portanto, de uma comparação dialética entre a esposa do coronel reformado, que em meio a discernimentos e autoconsciência dilacerada da burocracia se destina ela mesma ao egoísmo e a matriarca da estirpe condenada a cem anos de solidão Úrsula Iguarán, que, pesem várias diferenças e distanciamentos, aproximam-se pela visão intencionada ou não, catastrófica ou não, das justificações ideológicas de classe. Em última instância, se perguntará: “Em quais pontos uma das primeiras obras de Gabriel García Márquez, a saber, Ninguém escreve ao coronel, uma narrativa elaborada sem grandes pretensões formais e estilísticas, acerca-se de Cem anos de solidão, provavelmente um dos romances latino-americano mais lido do mundo em que as escolhas estilísticas do autor, valorizadas e aclamadas pela literatura mundial, alcançaram força e amplitude extraordinárias?”. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aims to constitute critical notes on the novels Nobody writes to the Colonel (1957) and One hundred years of solitude (1967), by Gabriel García Márquez, from the perspective of idealization of modernity. This study seeks to define, structurally, the perception of peripheral condition through two characters of these works of García Márquez. Furthermore it will examine the intended similarity between the wife of the colonel in Nobody writes to the Colonel and the character of Ursula Iguarán in One Hundred Years of Solitude. The goal is to understand how characters from different stories, aesthetically structured in the manner of magical realism, but so different in form and content, can be understood in terms of one another. Hence It is a comparison of the dialectic between the wife of the retired colonel, who in the midst of insights and the bureaucracy of her self-consciousness, devotes itself to the selfishness, and Ursula Iguarán, the matriarch sentenced to one hundred years of solitude, that, despite several differences and distances, are close to the intention or not, catastrophic or not, the ideological justification of class. Eventually it will ask "Which aspects in the early work of Gabriel García Márquez, namely Nobody writes to the colonel, an elaborated narration without too many formal and stylistic pretensions, converge to his latter One hundred years of solitude, probably one of the world's most read Latin American novel with the author's stylistic art of writing, valued and praised in world literature, both pieces having achieved extraordinary power of expression and magnitude?".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lopes, Tania Mara Antonietti [UNESP]. "O realismo mágico na comunhão estética entre Memorial do convento e Cem anos de solidão." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2007. http://hdl.handle.net/11449/91548.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:25:23Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2007-02-23Bitstream added on 2014-06-13T20:47:40Z : No. of bitstreams: 1 lopes_tma_me_arafcl.pdf: 547326 bytes, checksum: 2d5d4ec0bda51075189d62b8dddc6b52 (MD5)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Memorial do Convento (1982), de José Saramago (1922), é a obra primordial que constitui o corpus de nossa pesquisa, na qual o autor português lança mão de um dos elementos representativos da expressão que, de certa forma, se associa à literatura hispano-americana e que se denomina como realismo mágico. É sob a perspectiva dessa categoria literária que propomos uma análise do romance do autor português. O mais importante na configuração do realismo mágico é a descoberta da misteriosa relação existente entre o homem e as circunstâncias em que está inserido. É importante esclarecermos que o realismo mágico não é hoje exclusivo da América Latina, mas foi apropriado por outras literaturas; sua preocupação elementar é constatar uma nova atitude do narrador diante do real. A produção de José Saramago e a de Gabriel García Márquez (1928) - autor cuja obra, Cem Anos de Solidão (1967), também integra, secundariamente, o nosso corpus - se assemelham em determinados procedimentos narrativos - tais como o realismo mágico, a desintegração da lógica linear de construção e a diversidade das vozes narrativas, que justificam sua aproximação. Considerando esses procedimentos, comuns na literatura hispano-americana, pretendemos estudar a comunhão estética entre as duas narrativas em questão, observando como o realismo mágico singulariza a relação entre história e ficção no romance de José Saramago.
Memorial do Convento (1982), by José Saramago (1922), is the main work in our research corpus, in which the Portuguese author uses one of the representative elements of the expression that is associated, in a way, with the Hispano-American literature and is called magical realism. It is through the perspective of this literary category that we propose an analysis of Saramago's novel. The most important element in the configuration of magical realism is the discovery of the mysterious relationship between man and the circumstances that surround him. It is important to clarify that magical realism today is not confined to Latin America, but was absorbed by other literatures; its main concern is to show a new attitude of the narrator towards reality. The work of José Saramago and Gabriel García Márquez (1928) - a writer whose novel Cem Anos de Solidão (1967) is also, secondarily, a part of our corpus - resemble each other in certain narrative procedures, like magical realism itself, the breakdown of linear logic and the diversity of narrative voices, all of which warrant their proximity. By considering those procedures, common in Hispano-American literature, we intend to study the aesthetic communion between the two narratives, showing how magical realism informs the relationship between history and fiction in José Saramago's novel.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cunha, Marina Procópio Rodrigues da. "Representações da Guerra dos Mil Dias : em cem anos de solidão e ninguém escreve ao coronel." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/17287.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2014.
Submitted by Ana Cristina Barbosa da Silva (annabds@hotmail.com) on 2014-12-09T15:30:36Z No. of bitstreams: 1 2014_MarinaProcopioRodriguesdaCunha.pdf: 1412470 bytes, checksum: e0c2cabcea8f8d98cb53b0bd995c1457 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2014-12-09T16:44:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_MarinaProcopioRodriguesdaCunha.pdf: 1412470 bytes, checksum: e0c2cabcea8f8d98cb53b0bd995c1457 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-12-09T16:44:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_MarinaProcopioRodriguesdaCunha.pdf: 1412470 bytes, checksum: e0c2cabcea8f8d98cb53b0bd995c1457 (MD5)
Este trabalho se propõe a uma análise das representações da Guerra dos Mil Dias (1899 – 1902) contidas em duas das obras de Gabriel García Márquez: Cien años de soledad e El coronel no tiene quien le escriba. Nesta dissertação partimos da hipótese de que é possível estudar a história por meio da literatura a partir das representações da realidade colombiana que esta contém. A literatura é fruto de seu tempo histórico e é possível compreender o mesmo na própria literatura. Trataremos não só da Guerra dos Mil Dias em si, mas da realidade política e cultural colombiana ao longo do século XIX e das muitas guerras civis que nele ocorreram. Esta análise será feita principalmente por meio de duas personagens das obras previamente mencionadas: o Coronel Aureliano Buendía – Cien años de soledad – e o Coronel inominado – e El coronel no tiene quien le escriba. Ambos os personagens são veteranos da Guerra dos Mil Dias e pretendemos, ao nos debruçarmos sobre eles, fazer uma análise das representações da situação conflituosa que vivia a Colômbia no século XIX, a Guerra dos Mil Dias em si e da situação política que desta decorre. Também aqui nos interessa o legado político e econômico da guerra para a Colômbia do século XX. Este estudo se realizará sob a égide da metodologia qualitativa, que se encaminhará pelo viés da História Cultural. A análise das obras será feita levando em conta a interação das mesmas, uma vez que o universo de García Márquez é intensamente conectado e que a temática de ambas se justapõem. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research proposes an analysis of the representations of the Thousand Days War (1899 - 1902) contained in two works of Gabriel García Márquez: Cien años de soledad e El coronel no tiene quien le escriba. In this thesis we start from the hypothesis that it is possible to study history through literature from the representations of the Colombian reality it contains. Literature is the result of its historical time and it is possible to understand the said time in literature itself. We will address not only the War of the Thousand Days, but the political and cultural reality of Colombia throughout the nineteenth century and the many civil wars that took place in it. This analysis will be done mainly through two characters of the works previously mentioned: Colonel Aureliano Buendía – Cien años de soledad – and the unnamed Colonel – El coronel no tiene quien le escriba. Both characters are veterans of the War of the Thousand Days and here we intend to analyze the representations of the conflictive situation that Colombians lived in the nineteenth century, the War of the Thousand Days itself and the political situation that arises from it. We also take great interest in the political and economic legacy of the war for Colombia in the twentieth century. This study will be held under the auspices of qualitative methodology and it will follow the ways of Cultural History. The analysis of works here mentioned will be done taking into account the interaction between them, as the universe of García Márquez is strongly connected and that the theme of both works overlap.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pedruzzi, Tiago. "Memória, experiência e ficção em Cem Anos de Solidão e O Tempo e o Vento." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2013. http://hdl.handle.net/10183/114448.

Full text
Abstract:
Este trabalho busca, a partir da pesquisa e estudo das memórias, entrevistas e relatos dos escritores Gabriel García Márquez e Erico Verissimo, entender como se operam as transformações dos elementos experiência e memória na construção dos romances Cem anos de solidão e O tempo e o vento. Para isso, buscou-se na análise de Paul Ricoeur sobre o aspecto temporal na narrativa que se encontra em sua obra intitulada Tempo e Narrativa, o conceito de mímesis e seu desdobramento em: mímesis I, mímesis II e mímesis III, cuja definição da primeira é apresentada pelo autor como prefiguração, a pré-compreensão do mundo, aquilo que está no horizonte históricosocial do indivíduo e as narrativas do discurso comum; a segunda como o trabalho estético realizado a partir do material Ŗrecolhidoŗ na prefiguração; e a terceira definida como o encontro do mundo do texto e o mundo do leitor. Esta divisão da mímesis foi utilizada para explicar o modo como foram aproveitados nas sagas de Gabriel García Márquez e Erico Verissimo e os dados vivenciados por esses autores e de que forma eles fizeram com que tais dados dialogassem com as referências literárias e livrescas que possuíam. Ademais, procurou-se entender como relacionam a experiência e a memória relatadas com as obras ficcionais em questão.
Este trabajo busca, a partir del estudio de las memorias, entrevistas y relatos de los escritores Gabriel García Márquez y Erico Verissimo, entender cómo se dan las transformaciones de los elementos experiencia y memoria en la construcción de las novelas Cien años de soledad y El tiempo y el viento. Para eso, se ha buscado en el análisis de Paul Ricoeur acerca del aspecto temporal en la narrativa que se encuentra en su obra intitulada Tiempo y Narración, el concepto de mimesis y su despliegue en: mimesis I, mimesis II y mimesis III, cuya definición de la primera es planteada por el autor como prefiguración, la comprensión anticipada del mundo, aquello que está en el horizonte histórico-social del individuo y las narrativas del discurso común; la segunda como la labora estética realizada a partir del material Ŗrecogidoŗ en la prefiguración; y la tercera definida como el encuentro del mundo del texto y el mundo del lector. Esta división de la mimesis fue utilizada para explicar la manera cómo fueron aprovechados en las sagas de Gabriel García Márquez y Erico Verissimo los datos vividos por esos autores y de qué modo hicieron que tales datos dialogaran con las referencias literarias y librescas que tenían. Además de eso, se ha buscado comprender cómo relacionan la experiencia y la memoria relatadas con las obras ficcionales en cuestión.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Alves, Danúbia Ferreira. "Real maravilhoso e cinema: o universo ficcional de Gabriel García Márquez revisitado nos filmes Como água para chocolate e A casa dos espíritos." Universidade Federal de Uberlândia, 2014. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11888.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Esta investigación parte de la noción de Real Maravilloso tomando los principales estudiosos del tema y enseguida destaca los elementos significativos en la escrita del colombiano Gabriel García Márquez, principalmente en su obra Cien años de soledad de 1967. El escritor al convertirse en una de las figuras más importantes de la vertiente literaria del Real Maravilloso y uno de los nombres de más relieve del boom de la literatura latinoamericana, extrapola el ámbito literario, prestando su estilo a otras manifestaciones artísticas, entre ellas el cine. Partiendo de esa idea de que el universo ficcional de Márquez se encuentra diseminado también en el cine fueron elegidas para análisis las narrativas fílmicas: Como agua para chocolate, del director mexicano Alfonso Arau, y A casa dos espíritos, del director danés Bille August, pues se configuran como adaptaciones de dos importantes novelas de las escritoras Isabel Allende e Laura Esquivel, que según la crítica se inspiran en el Real Maravilloso marqueziano . Para la realización de esta investigación fueron indispensables los estudios de Alejo Carpentier sobre el Real Maravilloso, principalmente en su prólogo de O reino de este mundo (2009), los conceptos de Antonio R. Esteves y Eurídice Figueiredo (2010), Irlemar Chiampi (2008), Bella Jozef, Mario Vargas Llosa (2007), Robert Stam (2008), Carolina Marinho (2009).
Este estudo inicialmente parte da noção de Real Maravilhoso tomando os principais estudiosos do tema e posteriormente ressalta os elementos significativos na escrita do colombiano Gabriel García Márquez, principalmente em sua obra Cem anos de solidão de 1967. O escritor ao tornar-se uma das figuras mais importantes da vertente literária do Real Maravilhoso e um dos nomes mais citados do boom da literatura latino-americana, extrapola o âmbito literário, emprestando seu estilo a outras manifestações artísticas, dentre elas o cinema. Partindo desse pressuposto de que o universo ficcional de Márquez encontra-se disseminado também no cinema foram escolhidas para análise as narrativas fílmicas: Como água para chocolate, do diretor mexicano Alfonso Arau, e A casa dos espíritos, do diretor dinamarquês Bille August, por configurar-se como adaptações de dois importantes romances das escritoras Isabel Allende e Laura Esquivel, que de acordo com a crítica bebem na fonte do Real Maravilhoso marqueziano . Para a realização desta investigação foram indispensáveis os estudos de Alejo Carpentier sobre o Real Maravilhoso, principalmente seu prólogo de O reino deste mundo (2009), as conceituações de Antonio R. Esteves e Eurídice Figueiredo (2010), Irlemar Chiampi (2008), Bella Jozef, Mario Vargas Llosa (2007), Robert Stam (2008), Carolina Marinho (2009)
Mestre em Teoria Literária
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lucena, Karina de Castilhos. "Macondo: além da terra firme (um estudo sobre a cidade imaginária)." reponame:Repositório Institucional da UCS, 2008. https://repositorio.ucs.br/handle/11338/294.

Full text
Abstract:
Etapa inicial de uma investigação sobre as cidades imaginárias. A configuração de Macondo em Cem anos de solidão de Gabriel García Márquez; a construção da verossimilhança e o estatuto do imaginário. O conteúdo mítico da narrativa; relações entre a História, a Antropologia e a Literatura. A universalidade de um espaço regional.
Submitted by Marcelo Teixeira (mvteixeira@ucs.br) on 2014-05-20T17:00:31Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Karina de Castilhos Lucena.pdf: 560989 bytes, checksum: 800580720adab0d38ba57078edee252d (MD5)
Made available in DSpace on 2014-05-20T17:00:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Karina de Castilhos Lucena.pdf: 560989 bytes, checksum: 800580720adab0d38ba57078edee252d (MD5)
Etapa inicial de una investigación sobre las ciudades imaginarias. La configuración de Macondo en Cien años de soledad de Gabriel García Márquez; la construcción de la verosimilitud y el estatuto del imaginario. El contenido mítico de la narrativa; relaciones entre la Historia, la Antropología y la Literatura. La universalidad de un espacio regional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Márquez, Gabriel García. Cem anos de solião"

1

Gabo : cem anos de Gabriel García Márquez em charges. Fundação memorial da América Latina, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Márquez, Gabriel García. Cem anos de solião"

1

Bispo, Matheus Luamm Santos Formiga, and Milena Menezes Santos. "“CEM ANOS DE SOLIDÃO”, DE GABRIEL GARCIA MÁRQUEZ : A TEORIA DAS PERSONAGENS." In Letras, Linguística e Artes: Perspectivas Críticas e Teóricas, 236–44. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.77419050621.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography