To see the other types of publications on this topic, follow the link: Martinho de Melo e Castro.

Journal articles on the topic 'Martinho de Melo e Castro'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Martinho de Melo e Castro.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Conceição, Adriana Angelita da. "Estudo e edição da "Relaçaõ da marcha que fiz para o Cuyaté (...)" escrita pelo governador da capitania de Minas Gerais, d. Antonio de Noronha, em 1779." Revista de História, no. 176 (December 6, 2017): 01. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2017.119565.

Full text
Abstract:
A “Relaçaõ da Marcha que fiz para o Cuyaté pela Nova Estrada (...)” foi escrita pelo governador da capitania de Minas Gerais, d. Antonio de Noronha, em outubro de 1779. A “Relaçaõ” integra um conjunto de documentos enviados ao secretário da Marinha e dos Negócios Ultramarinos, Martinho de Mello e Castro, denominada “Copia das providencias que se derão para a nova Conquista do Cuyeté”. O texto nos permite analisar a intrínseca conexão do mando com a escrita no âmbito do Império luso-brasileiro, no período moderno. Portanto, este artigo apresenta, além das práticas de escrita e de produção documental do governo ultramarino, uma edição crítica da “Relaçaõ da Marcha”, acompanhada por anotações referentes ao documento e sua materialidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mello e Souza, Laura de. "Dom Antonio de Noronha e o Plano secreto para o Cuieté." Tempo 20, no. 36 (2014): 15. http://dx.doi.org/10.20509/tem-1980-542x2014v203611.

Full text
Abstract:
Depositado na Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional, o Livro Segundo das Cartas que o Ilmo. e Exmo. Sr. D. Antonio de Noronha Capitão General da Capitania de Minas Gerais escreveu durante o seu governo que teve princípio em 28 de maio de 1776 constitui um notável conjunto de documentos acerca não só do governo das Minas Gerais, mas também de importantes autoridades administrativas do período. Nesse códice, estão contidos o Plano secreto para a nova conquista do Cuieté e as cartas para o Marquês de Angeja e para o ministro Martinho de Mello e Castro, que ora se publicam. Escritos pelo próprio governador D. Antônio de Noronha, os documentos trazem instruções e medidas a serem tomadas em relação à região do Cuieté, no sertão mineiro, e refletem sobre temas decisivos no contexto da colonização da América portuguesa, tais como o exercício do poder por parte das autoridades metropolitanas, a especificidade da população colonial, o povoamento de áreas fronteiriças e a expansão da administração e da burocracia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Galves, Marcelo Cheche. "Vicente Jorge Dias Cabral: um naturalista na capitania do Maranhão e do Piauí." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 12, no. 2 (August 2017): 555–70. http://dx.doi.org/10.1590/1981.81222017000200016.

Full text
Abstract:
Resumo Entre o final de 1799 e o início de 1803, Vicente Jorge Dias Cabral chefiou uma expedição científica que percorreu 16 freguesias e 956 léguas pela capitania do Maranhão e do Piauí. Nascido na capitania de Minas Gerais, Cabral estudou na Universidade de Coimbra: em 1789, bacharelou-se em Filosofia; cinco anos depois, formou-se pela Faculdade de Leis. Com a nomeação de D. Rodrigo de Sousa Coutinho para a secretaria da Marinha e Ultramar (1795), intensificou-se a prática de expedições científicas, comum desde os tempos do ministro Martinho de Mello e Castro (1770-1795). Entre os novos e velhos interesses, estavam: a extração do salitre; a introdução de novos gêneros agrícolas, como a cochonilha, a quina e o anil; e um inventário dos recursos hídricos e de possíveis canais de ligação entre as capitanias. A expedição de Vicente Cabral produziu uma diversidade de registros e o habilitou à disputa de cargos na burocracia portuguesa. Assim, este artigo trata da expedição científica feita por Vicente Cabral e das possibilidades abertas a ele pelo contexto favorável de nomeações, que viabilizou sua inserção na rede de letrados ocupantes de postos a partir daquele momento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Valverde, Franklin Larrubia. "Objectotem e a descoberta de um novo mundo poético / Objectotem and the Discovery of a New Poetic World." Revista do Centro de Estudos Portugueses 40, no. 63 (April 8, 2020): 41. http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.40.63.41-50.

Full text
Abstract:
Resumo: Este artigo traz um relato pessoal sobre o meu despertar para a poesia concreta e experimental depois de assistir a uma aula em meu curso de graduação na qual foi analisado o poema “Objectotem” de E. M. de Melo e Castro. Nele abordo também a importância da obra desse poeta português. Essas reflexões foram apresentadas de forma abreviada no colóquio Pensar a Palavra-Experiência: Homenagem a E. M. de Melo e Castro, realizado em outubro de 2019, na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, campus Guarulhos.Palavras-chave: poesia concreta, poesia experimental, Melo e Castro.Abstract: Report of the awakening of poet Franklin Valverde for concrete and experimental poetry after a class in which the poem “Objectotem” by E. M. de Melo e Castro was analyzed, as well as the importance of the work of the Portuguese poet. Presented at the Think the Word-Experience: Tribute to E. M. de Melo e Castro, held in October 2019, at the Federal University of São Paulo - UNIFESP, Guarulhos campus.Keywords: concrete poetry, experimental poetry, Melo e Castro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ornellas, Sandro. "Infinito e segredo nas poéticas da combinação de Melo e Castro e de Herberto Helder / Infinite and Secret in the Poetics of Combination of Melo e Castro and Herberto Helder." Revista do Centro de Estudos Portugueses 40, no. 63 (April 8, 2020): 59. http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.40.63.59-74.

Full text
Abstract:
Resumo: A partir da colaboração entre Melo e Castro e Herberto Helder na direção do segundo número da revista PO.EX, de 1966, o texto propõe um diálogo entre os dois poetas quanto ao uso do método cibernético da combinação em suas poéticas. Toma-se inicialmente o contexto do pós-guerra, quando o método combinatório passa a ser chave de criação para os poetas. No fim do texto, chega-se à contemporaneidade, quando a tecnologia algorítmica parece controlar e conduzir destinos político-culturais. Nesse percurso, articulam-se algumas semelhanças e diferenças entre os usos da combinação pelos dois poetas, permitindo-nos pensar algumas contradições históricas na imbricação entre discurso poético e tecnologia, sendo infinito e segredo os elementos potencialmente políticos que as poéticas de Melo e Castro e Herberto Helder desenvolvem em suas combinações.Palavras-chave: infinito, segredo, combinação, Herberto Helder, Melo e Castro.Abstract: Based on the collaboration between Melo e Castro and Herberto Helder for the second issue of the PO.EX magazine, from 1966, the article proposes a dialogue between the two poets regarding the use of the cybernetic method of combination in their poetics. Initially, as of the post-war context, when the combinatorial method became the key of creation for some poets. In the conclusion, it reaches contemporary times, when algorithmic technology seems to control and drive political-cultural goals. Throughout the article, the author approaches some similarities and differences between the uses of the combination by the poets, enabling us to think some historical contradictions in the connection between poetic discourse and technology. This leads infinite and secret as potentially political elements in the Melo e Castro and Herberto Helder’s poetics of combination.Keywords: infinite, secret, combination, Herberto Helder, Melo e Castro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mariano, Ana Maria Salles, Décio Pignatari, Elza Miné, Fernando Segolin, Lígia Chappini, Maria dos Prazeres Gomes, Samir Meserani, and Valdevino Soares de Oliveira. "Encontro com o poeta Melo e Castro." Magma, no. 1 (December 15, 1994): 11. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.1994.84817.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Isa Marques. "CASTRO, E. M. de Melo e. Livro de releituras e poiética contemporânea. 1. ed. Belo Horizonte:Veredas & Cenários, 2008. 256p." Em Tese 19, no. 3 (December 31, 2013): 185. http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.19.3.185-188.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mariano, Serioja R. C. "O Império Português e seus domínios: Poder Local e Poder Central na Capitania da Paraíba (1764-1797)." Revista Territórios e Fronteiras 1, no. 1 (March 30, 2011): 167. http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v1i1.10.

Full text
Abstract:
O trabalho analisa as relações entre o poder local, representado pelas famílias abastadas da capitania da Paraíba, e o poder central, do governante português Jerônimo José de Melo e Castro (1764-1797). A análise da documentação revela que a ocupação e a conquista da Paraíba foram montadas como um negócio de família, o que garantiu as bases para a organização político-administrativa no período colonial. No século XVIII, os conflitos e as disputas pela manutenção do status quo das famílias locais se tornaram mais acirradas, principalmente na administração de Jerônimo José de Melo e Castro, um representante do império português.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Teixeira, Claudio Alexandre Barros. "Erotografia poética de E. M. de Melo e Castro." Via Atlântica, no. 27 (June 21, 2015): 301. http://dx.doi.org/10.11606/va.v0i27.97354.

Full text
Abstract:
<p>A poesia de E. M. de Melo e Castro dialoga com o princípio do ideograma e com aspectos da lírica tradicional japonesa, como a concisão, visualidade e montagem, incorporados de maneira crítica e criativa, sob uma perspectiva de vanguarda.</p><p> </p><p> </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pinto, Rochelle Carmen. "Paul Melo e Castro. colonial and post-colonial goan literature in portuguese: woven palms, editor. cardiff: university of wales press, 2019." Via Atlântica, no. 36 (October 15, 2019): 321–28. http://dx.doi.org/10.11606/va.v0i36.160790.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Carvalho, Maria do Socorro Fernandes de. "“Toda a minha vida escrevi”: leitura de três livros de Melo e Castro / All My Life I Wrote”: Reading Three Books by Melo e Castro." Revista do Centro de Estudos Portugueses 40, no. 63 (April 8, 2020): 51. http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.40.63.51-58.

Full text
Abstract:
Resumo: Este pequeno texto parte da constatação de recorrências literárias entre a Poesia Experimental de E. M. Melo e Castro e a Poesia Concreta brasileira, que tem origem no diálogo intertextual ocorrido no cerne das rupturas literárias das vanguardas nas décadas de 1950 e 1960 no Brasil e em Portugal. Trato dessas relações a partir da leitura de três livros de poesia escritos pelo poeta português: Queda livre, de 1961, Ideogramas, de 1962 e Poligonia do soneto, de 1963.Palavras-chave: experimentação; poesia concreta; vanguarda; ruptura; modernidade.Abstract: This text is based on the observation of literary recurrences between E. M. Melo e Castro’s Experimental Poetry and Brazilian Concrete Poetry, which originates from the intertextual dialogue that took place at the heart of the literary ruptures of the avant-garde in the 1950s and 1960s in Brazil and Portugal. I deal with these relations from the reading of three poetry books written by the Portuguese poet: Queda Livre, 1961, Ideogramas, 1962 and Poligonia do soneto, 1963.Keywords: experimentation; concrete poetry; avant-garde; rupture; modernity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Joaquim, Ana Cristina. "ENTREVISTA COM O POETA EXPERIMENTAL ERNESTO MANUEL DE MELO E CASTRO." Revista Desassossego 5, no. 9 (June 2, 2013): 181. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v5i9p181-197.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Joaquim, Ana Cristina. "Entrevista com o poeta experimental Ernesto Manuel de Melo e Castro." Revista Desassossego 13, no. 24 (April 16, 2021): 29–52. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v13i24p29-52.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Cirne, Matthews Carvalho Rocha. "Intertextualidade e transgressão na poesia experimental portuguesa / Intertextuality and Transgression in the Experimental Portuguese Poetry." Revista do Centro de Estudos Portugueses 40, no. 63 (April 8, 2020): 89. http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.40.63.89-106.

Full text
Abstract:
Resumo: A poesia experimental encontra-se constantemente vinculada às obras ensaísticas dos autores que integraram o movimento, em suas diversas fases. Este artigo tem por objetivo compreender a poética de E. M. de Melo e Castro através dos seus ensaios. O ponto de partida será o livro Literatura portuguesa de invenção (1984), do qual serão destacados alguns pontos de interesse, que são a transgressão e a intertextualidade. Buscaremos ainda traçar as fronteiras existentes entre o poema e o ensaio, bem como a relação de ambos com os movimentos de vanguarda e o mecanismo inventivo denominado poesia programática, resultado de um trabalho de pesquisa histórica que reinseriu o Barroco na poesia portuguesa desde o final dos anos 50. As reflexões de Clément Rosset, Georges Didi-Huberman, Hannah Arendt, Marcos Siscar e Walter Benjamin subsidiarão este estudo interpretativo da obra de Melo e Castro.Palavras-chave: intertextualidade; experimentalismo; transgressão; vanguardas.Abstract: The experimental poetry is constantly linked to essayistic works of authors that integrated the movement, in their several phasis. This article seeks the understanding of the poetics of E. M. de Melo e Castro through his essays, as well as their relationship with the movements of vanguard and the inventive mechanism called poesia programática, result of a work of historical research that reinserted the Baroque in portuguese poetry since the late 50’s. The reflections of Clément Rosset, Georges Didi-Huberman, Hannah Arendt, Marcos Siscar and Walter Benjamin will subsidize this interpretative study of the work by Melo e Castro.Keywords: intertextuality; experimentalism; transgression; vanguards.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Simão, Lucieni de Menezes. "Elos do patrimônio: Luiz de Castro Faria e a preservação dos monumentos arqueológicos no Brasil." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 4, no. 3 (December 2009): 421–35. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-81222009000300005.

Full text
Abstract:
O artigo discute a contribuição do antropólogo Luiz de Castro Faria (1913-2004) aos debates sobre a Lei nº. 3.924, de 1961, conhecida como lei de arqueologia por dispor sobre os monumentos arqueológicos no Brasil. Foram analisados os contatos do diretor do Serviço do Fatrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898-1969), com Castro Faria, que ocupava a direção do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, e participava do Conselho Consultivo do Patrimônio. A dimensão do papel articulador de Castro Faria na implementação da lei de arqueologia, principalmente a partir de suas pesquisas científicas nos sambaquis, foi reavaliada com o exame de seu arquivo pessoal. É destacada a sua contribuição na gestão de projetos de inventário, documentação e registro de sítios arqueológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Marques, Diogo. "PO.EX: Arquivo, Subarquivo, Meta-arquivo." Matlit Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura 3, no. 1 (October 28, 2015): 270–73. http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_3-1_21.

Full text
Abstract:
Recensão crítica de Rui TORRES & Sandy BALDWIN, PO.EX: Essays from Portugal on Cyberliterature and Intermedia (By Pedro Barbosa, Ana Hatherly and E. M. de Melo e Castro). Morgantown, WV: Center for Literary Computing/ West Virginia University Press, 2014, 282 pp. ISBN 978-1-938228-74-2 DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_3-1_21
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Menezes, Roberto Bezerra de. "A experiência com o soneto na poética de E. M. de Melo e Castro / Experience with the Sonnet in E. M. de Melo e Castro’s Poetry." Revista do Centro de Estudos Portugueses 40, no. 63 (April 8, 2020): 75. http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.40.63.75-87.

Full text
Abstract:
Resumo: A poética de E. M. de Melo e Castro, um dos maiores representantes da Poesia Experimental em Portugal, fundamenta-se num jogo constante com as linguagens disponíveis, da escrita à imagética, da escrita enquanto imagem, da imagem enquanto inscrição. O objetivo desta reflexão é procurar compreender a postura do poeta perante a tradição partindo de suas experimentações em torno do soneto e de sua busca pelo que chamou “poligonia total da experimentação poética”. Para isso, recorreremos à obra Poligonia do soneto (1963) e a textos teóricos e reflexivos do autor, além de outras leituras críticas.Palavras-chave: soneto; poesia experimental portuguesa; tradição; forma.Abstract: The poetics of E. M. de Melo e Castro, one of the greatest representatives of Experimental Poetry in Portugal, is based on a constant game with the available languages, from writing to imagery, from writing as image, from image as inscription. The purpose of this reflection is to seek to understand the poet’s attitude towards tradition based on his experiments on the sonnet and on his search for what he called “the total polygon of poetic experimentation”. For this, we will use the work Poligonia do soneto (1963) and the author’s theoretical and reflective texts, as well as other critical readings.Keywords: sonnet; Portuguese experimental poetry; tradition; form.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Amâncio, Moacir. "EMMC. Performance / EMMC. Performance." Revista do Centro de Estudos Portugueses 40, no. 63 (April 8, 2020): 25. http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.40.63.25-32.

Full text
Abstract:
Resumo: A poesia do autor português Ernesto Manuel de Melo e Castro, radicado no Brasil, desconhece limites geográficos e da expressão, pautando-se pelos ritmos da liberdade. Sua obra, marcada pelo concretismo brasileiro, confirma o movimento, conferindo-lhe não um papel de superioridade e influência, mas um papel de diálogo, de junção das experiências e a busca de linguagens contemporâneas. O que não se limita à experimentação expressiva, pois implica a atuação num espectro amplo e da quebra de tabus. O questionamento incansável é a pauta de sua obra.Palavras-chave: poesia portuguesa; vanguarda; experimentação; concretismo; barroco.Abstract: The poetry of Portuguese author Ernesto Manuel de Melo e Castro, based in Brazil, is oblivious to limits of geography and expression, guided instead by the rhythms of freedom. His work, marked by Brazilian Concretism, confirms the movement, providing not a role of superiority and influence, but of dialogue, of bringing together experiences and the search for contemporary languages. This is not limited to expressive experimentation, as it implies acting on a broad spectrum and breaking taboos. The tireless questioning is his work’s agenda.Keywords: Portuguese poetry; vanguard; experimentation; concretism; baroque.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Santos, Alckmar Luiz. "Algumas notas sobre as leituras de obras literárias digitais." O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira 13 (December 31, 2006): 171–91. http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.13.0.171-191.

Full text
Abstract:
O meio digital, como é já notório, alterou qualitativa equantitativamente a materialidade das obras que nos pomos a ler. Esteartigo propõe que, para ler criações digitais, não basta ser alfabetizadoe ter noções medianas de computadores e de redes. Há umacomplexidade a ser desenvolvida, uma sofisticação a ser cultivada poresses leitores,, quando se intrometem pelo espaço digital adentro.Palavras-chave: Mallarmé, programação digital, Melo e Castro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Athayde, Manaíra Aires. "PO.EX em EXPO (ou POesia EXperimental em EXPOsição): Ernesto Melo e Castro, António Barros e Silvestre Pestana na Casa da Escrita." Matlit Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura 1, no. 1 (June 30, 2013): 193–203. http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_1-1_12.

Full text
Abstract:
Recensão crítica de três exposições: Ernesto MELO E CASTRO, Do Leve à Luz, de 03 de outubro a 02 de novembro de 2012. António BARROS, Progestos_Obgestos, de 30 de novembro a 21 de dezembro de 2012. Silvestre PESTANA, Povo Novo Virtual, de 08 de fevereiro a 01 de março de 2013. Ciclo NAS ESCRITAS PO.EX, Casa da Escrita, Coimbra, Portugal. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_1-1_10
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Rech, Nathalia Silveira. "Gênesis (1999), de Eduardo Kac: biopoema e poética da complexidade." Pós-Limiar 3 (December 22, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.24220/2595-9557v3e2020a4770.

Full text
Abstract:
Este texto busca analisar a ideia de biopoema a partir da obra do poeta e artista brasileiro Eduardo Kac, intitulada Gênesis de 1999. O trabalho, que perpassa diversas áreas como arte, tecnologia e biologia, é inserido pelo próprio artista no campo da poesia. Por se tratar de um objeto tão interdisciplinar, busca-se compreender o biopoema a partir de possíveis relações entre poesia e poéticas da complexidade. Para isso, são trazidas as ideias de autores como Vilém Flusser, Octavio Paz, Ernesto Manuel de Melo e Castro e Amálio Pinheiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Neves, Nuno Miguel. "Entre Lisboa e Ingatestone: Revue Ou e Esboços para uma Arqueologia da Poesia Sonora em Portugal." Matlit Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura 7, no. 1 (November 17, 2019): 33–44. http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_7-1_2.

Full text
Abstract:
A Revue OU-Cinquème Saison é justamente considerada como uma das mais representativas publicações no âmbito das poéticas experimentais. Publicada entre 1958 e 1974, ao longo de mais de 40 números, ela foi palco de um conjunto extenso de relações entre autores das mais variadas origens e correntes poéticas. A correspondência enviada por E. M. de Melo e Castro e J. A da Silva a Henri Chopin, bem como a circulação material realizada entre eles, serão assim motivo para um artigo que procura explorar, a partir desta rede, a arqueologia da poesia sonora portuguesa e da poesia sonora em Portugal. DOI: https://doi.org/10.14195/2182-8830_7-1_2
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Festino, Cielo Griselda. "Paul Melo e Castro, org. Lengthening Sadows (Panjim, Goa: Goa 1556 & Golden Heart Emporium, 2015)." Via Atlântica, no. 30 (December 28, 2016): 305. http://dx.doi.org/10.11606/va.v0i30.112540.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Pinto, Júlio. "A imagem (i) material: notas sobre a vídeo-poesia de Ernesto M. de Melo e Castro." Revista Literária do Corpo Discente da Universidade Federal de Minas Gerais 26, no. 24 (January 31, 1992): 129. http://dx.doi.org/10.17851/0103-5878.26.24.129-135.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Silva, Rogério Barbosa da. "José-Alberto Marques: O poema contra a imutabilidade estática." Texto Digital 12, no. 1 (September 5, 2016): 20. http://dx.doi.org/10.5007/1807-9288.2016v12n1p20.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/1807-9288.2016v12n1p20Leitura de Homeóstatos, de José-Alberto Marques, buscando demonstrar em sua composição o processo dinâmico da escrita poética, a qual atribui ao poema o sentido de um corpo vivo. Ressalta-se que, nesse processo poético, o poeta reinventa a tradição, expondo o poema como um fazer estético-crítico. Para isso, lemos os poucos textos críticos do poeta em contraste com sua poesia e com textos fundamentais para se pensar a poesia experimental, como os de E. M. de Melo e Castro, sobre o poeta e a poesia experimental portuguesa; de Haroldo de Campos, sobre sincronia e diacronia; e de Alberto Pimenta, sobre a poetografia, como elemento de afirmação autônoma do poema perante as tradições líricas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Rocha, Maria Elsa da. "Contos inéditos de Maria Elsa da Rocha (1924-2007) com nota introdutória de Paul Melo e Castro." Via Atlântica, no. 36 (November 28, 2019): 347–63. http://dx.doi.org/10.11606/va.v0i36.164385.

Full text
Abstract:
Maria Elsa da Rocha (1924-2007) foi uma das mais prolíficas contistas goesas de língua portuguesa do período pós-61. Teve larga produção no jornal A Vida de Margão, onde chegou a editar uma secção cultural, até que o jornal se transformasse em 1967 no diário concanim Divtti. Uma coletânea dos seus contos, intitulada Vivências Partilhadas, foi lançada em 2005. Os dois contos inéditos que aqui apresentamos exemplificam alguns dos paradoxos transversais à sua obra e que espelham bem a sensibilidade ambígua de uma certa elite intelectual de Goa: a sua profunda empatia pelas camadas subalternas do seu torrão natal em contraste com uma atitude conservadora sobre a sua sociedade altamente hierarquizada, uma visão de certa forma pós-colonializante, crítica do regime anterior e muitas vezes eivada de nacionalismo indiano, mas justaposta com um mundo de referências decorrentes do encontro colonial, profundamente arraigado na cultura indo-portuguesa, e um tom algo saudoso vis-à-vis dos tempos que já lá foram.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

De Andrade Pacheco, Mateus. "Eugénia Melo e Castro e o Clube da Esquina: o sonho de uma canção luso-brasileira-múndi." Artcultura 22, no. 41 (December 26, 2020): 200–217. http://dx.doi.org/10.14393/artc-v22-n41-2020-58652.

Full text
Abstract:
Durante os encontros da cantoracompositora portuguesa Eugénia Melo e Castro com os músicos brasileiros Wagner Tiso, Milton Nascimento e Novelli, no princípio da década de 1980, floresce um animado debate em torno de uma busca conjunta de linguagens desafiadoras de padrões musicais reconhecidos e consagrados artisticamente. Em tal cenário, os artistas se sentem estimulados a se reinventar, numa convergência de ritmos, interpretações e dicções, desenhando reflexões sobre uma música ancorada em sonoridades plurais e no sentimento de pertença ao mundo. Na medida em que se intensificam as discussões, outras presenças artísticas são convocadas, tais como as dos portugueses Sérgio Godinho e do grupo Trovante, além de vozes brasileiras, trazidas à cena por alguma lembrança anedótica, algum detalhe musical ou até mesmo alguma sonoridade familiar que invade alguma criação momentânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Régis, Líllian da Cruz. "LAMPIÃO VISTO DE DENTRO." Acta Semiótica et Lingvistica 25, no. 2 (August 28, 2020): 46–56. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.44v25n2.54823.

Full text
Abstract:
Sérgio de Castro Pinto, poeta nascido em João Pessoa em 1947, é considerado umdos nomes mais importantes da poesia brasileira na atualidade. Concisão e objetividadesão marcas estéticas ressaltadas por críticos como José Paulo Paes sobre sua obra. Herdeirodo Movimento Modernista e influenciado por poetas como João Cabral de Melo Neto,o paraibano começou sua carreira literária no final da década de 1960. Gestos Lúcidos(1967), A ilha na ostra (1970), Domicílio em trânsito (1983), O cerco da memória (1993),A quatro mãos (1996), Zoo imaginário (2005), Cristal dos verões: poemas recolhidos(2007) e A flor do gol (2014) são seus livros de poesia. Além de poeta, Sérgio de CastroPinto também é jornalista e atuou como professor de literatura brasileira na UniversidadeFederal da Paraíba.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Santos, Thadeu C. "Escrita e leitura nos vídeos de Patrícia Lino e Matilde Campilho / Writing and Reading in the Videos by Patrícia Lino and Matilde Campilho." Revista do Centro de Estudos Portugueses 39, no. 62 (January 22, 2020): 145. http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.39.62.145-160.

Full text
Abstract:
Resumo: Desde Roda lume (1969), de Ernesto M. de Melo e Castro, o videopoema português perpassou décadas de experimentação ao largo da história da poesia editada em livros e impressos. Nos últimos anos, novidades tecnológicas como a câmera de celular e plataformas de compartilhamento de vídeos como o YouTube modificaram a maneira com que um videopoema pode ser feito, distribuído e lido/assistido. Essas novidades mostram-se imprescindíveis para analisar os videopoemas de Patrícia Lino e Matilde Campilho publicados recentemente. Na tentativa de propor um debate paralelo à crítica que se dedica ao estudo do videopoema em termos de expansão e de hibridismo em poesia, são apresentados tópicos sobre palavra e imagem presentes no ensaio “A reinvenção da leitura”, de Ana Hatherly (1981). A simplificação da feitura de vídeos e a facilidade de hospedá-los em plataformas como o YouTube parecem interferir propositivamente nos vídeos de Lino e Campilho e apontam para um caminho oportuno a esta e a novas gerações de poetas portugueses.Palavras-chave: escrita; leitura; poesia portuguesa contemporânea; poesia concreta; videopoema; videopoesia; YouTube.Abstract: Since Roda lume (1969) by Ernesto M. de Melo e Castro, Portuguese video poem has gone through decades of experimentation along the history of poetry edited in books. In recent years, technological innovations such as the mobile camera and video sharing platforms like YouTube have changed the way that a video poem can be made, hosted and read/watched. These novelties are essential to analyze the recently published video poems by Patrícia Lino and Matilde Campilho. In an attempt to propose a debate parallel to the criticism of the study of video poem in terms of expansion and hybridism in poetry, important topics on word and image are presented in Ana Hatherly’s essay “The Reinvention of Reading” (1981). The simplification of video-making and the ease of hosting them on platforms such as YouTube demonstrate a purposeful interference and seem to point to an advantageous path for this and new generations of Portuguese poets.Keywords: writing; reading; contemporary Portuguese poetry; concrete poetry; videopoem; videopoetry; YouTube.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Soares, Rosana De Lima, and Andrea Limberto. "A potência crítica da circulação midiática das imagens." Rumores 13, no. 25 (June 13, 2019): 6–8. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-677x.rum.2019.156689.

Full text
Abstract:
RuMoRes, revista científica online dedicada aos estudos de comunicação, linguagem e mídias traz, em sua vigésima quinta edição, o Dossiê “Políticas da crítica: formação e circulação em práticas midiáticas”, com oito artigos que enfatizam a premência de um debate crítico sobre a mídia que seja estratégico, como proposto por Ismail Xavier; atualizado, como propõe Cláudio Rodrigues Coração; plural, como propõe Rose de Melo Rocha; interativo e público, como propõem, respectivamente, Felipe de Castro Muanis e Eduardo Paschoal; autêntico, como propõem Andrea Limberto e Fernanda Elouise Budag; profano, como propõe Vander Casaqui; e reincidente, como proposto por Cíntia Liesenberg no último artigo, voltado diretamente à questão da crítica midiática. A potência presente da crítica funda o Dossiê, organizado por Gislene da Silva (UFSC) e Rosana de Lima Soares (USP) e apresentado, nesta edição, no texto “Políticas da crítica: formação e circulação em práticas midiáticas”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Miranda, Roberto Campos da Rocha. "Expediente." E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados 4, no. 4 (June 17, 2010): 4. http://dx.doi.org/10.51206/e-legis.v4i4.54.

Full text
Abstract:
Conselho EditorialAntônio José Barbosa - Senado FederalBenjamim Lima Júnior - Tribunal de Contas da UniãoCasimiro Pedro da Silva Neto - Câmara dos DeputadosRildo Cosson - Câmara dos DeputadosRogério Ventura Teixeira - Câmara dos DeputadosRuth Schmitz de Castro - Assembleia Legislativa de Minas GeraisSinara Porto Fajardo - Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul Comissão EditorialMárcia Xavier Bandeira - Câmara dos DeputadosRoberto Campos da Rocha Miranda - Câmara dos DeputadosVanessa Navarro Garcia Polydoro - Câmara dos Deputados Colaboradores deste NúmeroAndré Corrêa de Sá Carneiro- Câmara dos DeputadosCalíope Maria Melo Paz- Câmara dos DeputadosCasimiro Pedro da Silva Neto- Câmara dos DeputadosCristiane Branco Macedo- Câmara dos DeputadosGustavo Silva de Salles - Câmara dos DeputadosRildo Cosson Mota- Câmara dos DeputadosRomilson Rodrigues Pereira- Câmara dos DeputadosSuely Mara Vaz G. de Araujo- Câmara dos Deputados Projeto GráficoMárcia Xavier Bandeira - Câmara dos DeputadosMarina Camargo Guimarães - Câmara dos Deputados Revisão OrtográficaIsolda Marinho Correa de Sousa - Câmara dos DeputadosLuci Afonso de Oliveira - Câmara dos Deputados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Seiça, Álvaro. "Um feixe luminoso: uma leitura da coleção de literatura eletrônica portuguesa." Texto Digital 11, no. 1 (July 30, 2015): 387. http://dx.doi.org/10.5007/1807-9288.2015v11n1p387.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/1807-9288.2015v11n1p387A Coleção de Literatura Eletrónica Portuguesa (CLEP), na base de dados ELMCIP, pretende abordar e recolher as obras criativas e teóricas mais relevantes produzidas por autores portugueses no campo da literatura eletrónica, durante os últimos quarenta e cinco anos. A coleção agrega também autores, eventos, organizações, editoras, periódicos, publicações, conferências, performances, instalações e exposições que estejam relacionadas com o contexto português.O presente ensaio analisa criticamente a CLEP, em torno de elementos literários, políticos, históricos, estéticos e tecnológicos, através de um fio condutor representado por um “feixe luminoso”, que pretende dar conta da transição e continuidade temática e medial, mas também da transgressão e ruptura, produzidas pela vanguarda do movimento de Poesia Experimental dos anos 1960 até aos ambientes computacionais de criação literária do século 21. Ao longo desta leitura, analisa-se igualmente várias obras de Pedro Barbosa, E. M. de Melo e Castro, Silvestre Pestana, Manuel Portela e Rui Torres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Garmes, Helder. "Contribuição para uma história do conto de língua portuguesa em Goa." Acta Scientiarum. Language and Culture 41, no. 2 (October 15, 2019): e47661. http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v41i2.47661.

Full text
Abstract:
Retomando o que poderíamos chamar de uma historiografia do conto goês em língua portuguesa, o presente artigo pretende averiguar como intelectuais como Filinto Cristo Dias, em Esboço da história da literatura indo-portuguesa (1963), Vimala Devi e Manuel de Seabra, em A literatura indo-portuguesa (1971) ou Paul Melo e Castro, em Lengthening shadows: an anthology of Goan short stories translated from portuguese (2015), entre outros, narraram a história do desenvolvimento desse gênero literário em Goa. Nosso intuito é demonstrar como o conto goês de língua portuguesa foi imensamente profícuo, tendo se mantido vivo mesmo após o fim do colonialismo em 1961, quando a língua portuguesa perde o estatuto de língua oficial. O presente artigo inclui nessa tradição o livro Contos e narrativas (1997), de Carmo de Noronha, que até então não havia merecido uma abordagem crítica mais detida. Reflete sobre a importância de sua obra, o papel do escritor na manutenção do português como língua literária em Goa, assim como sobre sua inserção no universo literário plurilinguístico goês.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Madeira, Cláudia. "Arte da performance e a guerra colonial portuguesa: relações no tempo histórico." Media & Jornalismo 16, no. 29 (October 11, 2016): 15–25. http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_29_1.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe-se refletir sobre as relações entre a arte da performance portuguesa e a guerra colonial portuguesa. A simultaneidade no tempo histórico, entre os anos de 1960-1970, levaria a crer que, tal como aconteceu com as temáticas da Ditadura/Revolução, a guerra colonial pudesse ter sido abordada pela performance desenvolvida em Portugal. Contudo, paradoxalmente, se até recentemente não havia registos de nenhuma obra de arte da performance portuguesa desse período que tivesse tratado diretamente o tema, por outro lado, a rememoração inerente aos 40 anos da Revolução e a temas como o Retorno, a Guerra Colonial, etc., assim como o contexto de crise e a re-emergência de um “guião revolucionário” nos novos movimentos sociais em Portugal (que tem vindo a ser disseminado pelos diversos media) têm levado, quer à emergência de projetos artísticos onde a performance e a performatividade têm vindo a ganhar um papel importante, quer a novas re-significações de alguns projetos de performance acontecidos precisamente entre os anos de 1960-1970. Em 2015, por exemplo, Ernesto de Melo e Castro faz referência ao Funerão de Aragal desenvolvido por António Aragão no âmbito do Concerto e Audição Pictórica (1965) caracterizando-o com um “simbolismo evidente tendo em atenção os mortos das guerras nas colónias de África”. Neste contexto que papéis assume a performance arte na comunicação da “História” da guerra colonial portuguesa?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Costa, Maristélio Da Cruz, Marcelo Cleon de Castro Silva, José Francismar de Medeiros, and Francisco De Queiroz Porto Filho. "DISTRIBUIÇÃO DO SISTEMA RADICULAR DO MELOEIRO SOB DIFERENTES LÂMINAS E SALINIDADES DA ÁGUA DE IRRIGAÇÃO." IRRIGA 8, no. 2 (August 22, 2003): 106–12. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2003v8n2p106-112.

Full text
Abstract:
DISTRIBUIÇÃO DO SISTEMA RADICULAR DO MELOEIRO SOB DIFERENTES LÂMINAS E SALINIDADES DA ÁGUA DE IRRIGAÇÃO Maristélio da Cruz CostaAgencia de Fomento do Rio Grande do Norte,Natal, RN. CEP 59065-720. E-mail: maristelio@rn.gob.brMarcelo Cleón de Castro SilvaDepartamento de Fitotecnia, Escola Superior de Agricultura de Mossoró, Mossoró, RN.José Francismar de MedeirosFrancisco de Queiroz Porto FilhoDepartamento de Engenharia Agrícola, Escola Superior de Agricultura de Mossoró, Mossoró, RN 1 RESUMO O objetivo deste trabalho foi avaliar a distribuição de raízes de meloeiro submetido a seis lâminas de irrigação e dois níveis de salinidade da água. O melão da cultivar Gold Mine foi semeado em linhas espaçadas de 2,0 m com plantas distanciadas de 0,3 m. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso em esquema fatorial 6 x 2 x 4 com duas repetições. Foram testadas seis lâminas de irrigação (L1= 0,55ETc; L2= 0,70ETc; L3= 0,85ETc; L4= 1,00ETc; L5= 1,15ETc; L6= 1,30ETc), dois níveis de salinidade da água de irrigação (S1= 0,6 dS.m-1 e S2= 2,6 dS.m-1) com amostragem em quatro profundidades (P1= 0-10, P2= 10-20, P3= 20-30 e P4= 30-40cm). As raízes foram classificadas em três classes de diâmetros [classe 1, f³1,4mm (grossa); classe 2, 0,5<f<1,4mm (média) e classe 3, f<0,5mm (fina)] para determinar a distribuição percentual em comprimento de cada classe. Depois de secas em estufa, determinou-se a distribuição percentual da massa total de raízes. Considerando-se como padrão a distribuição de raízes correspondente à lâmina de irrigação de 1,00ETc, observou-se que tanto a lâmina de irrigação como o nível de salinidade influenciaram a distribuição de raízes. Os percentuais de raízes grossas e finas foram afetados pela interação entre lâmina de irrigação e nível de salinidade. UNITERMOS: Cucumis melo L., raiz do melão, necessidade hídrica COSTA, M. da C.; CASTRO SILVA, M. C. de; MEDEIROS, J. F. de; PORTO FILHO, F. de Q. ROOT GROWTH PATTERN OF MELON UNDER DIFFERENT IRRIGATION WATER AND SALINITY LEVELS 2 ABSTRACT A field trial was carried out to evaluate root growth pattern of melon under six irrigation and two salinity water levels. Melon cv. Gold Mine was sown in 2.0 m spacing rows and 0.30 m spacing plants in the row. Experimental design was a complete randomized block in a factorial design with two replications. Six irrigation and two salinity water levels were tested L1=0.55ETc; L2=0.70ETc; L3=0.85ETc; L4=1.00ETc; L5=1.15Etc; L6=1.30ETc and S1=0.60 dS.m-1 and S2=2.6 dS.m-1, respectively, with four depth sampling (P1=0-10cm; P2=11-20 cm; P3=21-30cm; and P4=31-40 cm). Roots were classified in three diameter classes: thick (f>1.4 mm), medium (0,5<f<1.4mm), and thin (f<0.5mm) to determine length (cm) percentage distribution of each class. Considering the root distribution corresponding to 1.00Etc as pattern, it could be observed that not only the water level but also the salinity level influenced melon root distribution. The interaction between water and salinity level influenced the percentage of thick and thin roots. KEYWORDS: Cucumis melo L., root of melon, water requirement
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Lima, Elvis Marcio de Castro, Lucas Do Amaral Faria, Wagner Da Cunha Siqueira, Fatima Conceição Rezende, Luiz Antonio Augusto Gomes, and Telde Natel Custodio. "CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DE MELÃO CULTIVADO EM AMBIENTE PROTEGIDO E IRRIGADO POR GOTEJAMENTO." IRRIGA 14, no. 4 (December 18, 2009): 449–57. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2009v14n4p449-457.

Full text
Abstract:
CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DE MELÃO CULTIVADO EM AMBIENTE PROTEGIDO E IRRIGADO POR GOTEJAMENTO Elvis Márcio de Castro Lima1; Lucas do Amaral Faria1; Wagner da Cunha Siqueira1; Fátima Conceição Rezende1; Luiz Antônio Augusto Gomes2; Telde Natel Custódio21Departamento de Engenharia, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG, frezende@ufla.br2Departamento de Agricultura, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG 1 RESUMO O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes lâminas de irrigação na cultura de melão do grupo amarelo cultivado em casas de vegetação. O experimento foi conduzido na área experimental do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras, Lavras/MG. A cultivar utilizada foi a Vereda, variedade Inodorus, e a irrigação da cultura foi por gotejamento sendo aplicada quatro lâminas, com turno de rega de dois dias. A evapotranspiração da cultura (ETc) foi calculada com base na evaporação do tanque classe A reduzido (ECA) a as lâminas líquidas (LL) aplicadas foram equivalentes a 0,5.LL, 0,75.LL, 1,0.LL e 1,25.LL. Cada parcela foi composta de 3 linhas com oito plantas por linha. Foi considerado planta útil as seis plantas da linha central de cada tratamento. As características avaliadas foram a altura de planta e diâmetro do caule, o peso médio, o diâmetro longitudinal e transversal dos frutos colhidos das plantas úteis de cada tratamento. O peso médio e os diâmetros longitudinal e transversal dos frutos não foram influenciados significativamente pelas lâminas aplicadas, entretanto apresentou tamanho abaixo do exigido pelo mercado. A altura e o diâmetro do caule tendem a ser maior na lâmina de irrigação equivalente a 0,75LL. UNITERMOS: lâmina de irrigação, Cucumis melo L., peso de fruto, LIMA, E. M. de C.; FARIA, L. do A.; SIQUEIRA, W. da C.; REZENDE, F. C.; GOMES, L. A. A.; CUSTÓDIO, T. N. GROWTH AND PRODUCTION OF MELON CULTIVATED IN GREENHOUSE UNDER DRIP IRRIGATION 2 ABSTRACT The objective of this study was to evaluate the effect of different irrigation depths on melon growing in greenhouse. The experiment was conducted in an experimental area of the Engineering Departament of the Universidade Federal de Lavras, Lavras/MG. Melon (Cucumis melo L., var. Inodorus, cv. Vereda) was drip irrigated, in a two-day interval, with four different depths. Crop evapotranspiration (ETc) was calculated with a reduced class A pan evaporimeter (ECA). Irrigation depths were input using four different fractions of the net depth (LL): 0.5.LL, 0.75 LL, 1.0.LL and 1.25.LL. Each irrigation treatment was applied to three plants rows, each one containing 8 plants. Only 6 plants located at the central row of each treatment were used for measurement. Evaluated parameters were: plant height, stem diameter measures, average weight and fruit longidutinal and transversal diameters. Average weight and fruit longidutinal and transversal diameters were not significantly affected by irrigation depth; however, they presented smaller size than the one demanded by the market. Plant height average and stem diameter average measurements showed tendency to be higher on the irrigation depth equivalent to 0.75.LL. KEYWORDS: irrigation depth, Cucumis melo L., fruit weigth.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Silva, Maurício Corrêa da. "Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 11 – Número 1 – Ano 2019 (Jan./Jun. 2019)." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 11, no. 1 (December 15, 2018): i—iv. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2019v11n1id16280.

Full text
Abstract:
Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 11 – Número 1 – Ano 2019 (Jan./Jun. 2019) A Revista Ambiente Contábil (Ambiente) apresenta na sua 21ª edição 15 (quinze) artigos que tratam de assuntos relevantes para a área contábil; 03 (três) resenhas de livros; 04 (quatro) bancos de dados brutos de pesquisa e 02 (dois) artigos no idioma inglês. A 21ª edição representa um novo marco na publicação de artigos, casos de ensino, resenhas e banco de dados brutos de pesquisa. A seção internacional destina-se a divulgar uma versão no idioma inglês ou espanhol dos artigos aprovados no idioma português, traduzidos pelos autores (opcionalmente), de acordo com a política de editorial da revista. A divulgação do banco de dados brutos de pesquisa objetiva fomentar o aprendizado, a replicação dos estudos e a condução de novas pesquisas. Seção 1: Contabilidade Aplicada ao Setor Empresarial Artigo 1 - Influência da complexidade organizacional para contabilização de ativos biológicos das empresas da B3 de Tiago Francisco de Camargo, Antônio Zanin, Geovanne Dias de Moura, Juliano Corrêa Daleaste e de Citania Aparecida Pilatti Bortoluzzi com o objetivo de verificar a influência da complexidade organizacional na mensuração dos ativos biológicos das companhias abertas listadas na B3. Artigo 2 - A adoção do CPC PME é fonte de legitimidade organizacional? Análise sob a perspectiva da teoria institucional de Evelini Lauri Morri Garcia, Elisa Maria de Almeida, Simone Leticia Raimundini Sanches e Valter da Silva Faia com o objetivo de analisar os mecanismos de institucionalização do CPC PME e as respectivas resistências que se relacionam com a busca por legitimação das PMEs. Artigo 3 - Tributação e renda: um estudo a respeito do modelo regressivo de tributação indireta no Brasil de Barbara Aline Felipe Silva, Marconi Silva Miranda, Anderson de Oliveira Reis e de Elizangela Lourdes de Castro com o objetivo de verificar se os tributos indiretos em função da renda dos contribuintes de fato tendem a ser regressivos, aumentando a disparidade entre os contribuintes brasileiros. Artigo 4 - Revisitando os determinantes da distribuição de dividendos: uma análise em empresas brasileiras de Maurício Leite, Nadia Mar Bogoni e Nelson Hein com o objetivo de investigar os determinantes da política de dividendos em companhias abertas brasileiras listadas na BM&FBovespa. Artigo 5 - Política de dividendos e criação de valor: um estudo no mercado brasileiro de José Erasmo Silva, Levi Morgan, Maria José de Camargo Machado e Maria Imaculada de Lima Montebelo com o objetivo de testar a relação entre a política de dividendos, representada pelos indicadores payout, dividend yield e dividendos a pagar, e a criação ou destruição de valor para o acionista, representada, nesse caso, pelo indicador Economic Value Added (EVA). Artigo 6 - Onde estão os profissionais contábeis no Brasil? de Francisca Aparecida de Souza, César Augusto Tibúrcio Silva, Polyana Batista da Silva e Paulo Vitor Souza de Souza com o objetivo de identificar fatores que contribuem para a fixação de profissionais contábeis nas diferentes regiões brasileiras. Seção 2: Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor Artigo 1 - O protesto extrajudicial como instrumento de recuperação de dívida ativa em contraposição à ação de execução fiscal de Carlos Renato Dolfini; Aziz Xavier Beiruth; Danilo Soares Monte-mor com o objetivo de apontar os elementos que influenciam a adesão ao Termo de Cooperação estabelecido entre a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e os Tabelionatos de Protestos, por meio do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB/BR). Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) Artigo 1 - Percepção dos clientes de uma prestadora de serviços contábeis em relação as obrigações acessórias e trabalhistas de Lara Fabiana Dallabona, Tatiane Rodawelly e de Ana Rita Venzon Fernandes com o objetivo de analisar a percepção dos clientes de uma prestadora de serviços contábeis em relação às obrigações acessórias e trabalhistas envolvendo a admissão de funcionários, folha de pagamento e rescisão de contrato de trabalho. Artigo 2 - Sistema tributário brasileiro: análise da percepção dos operadores do direito tributário à luz dos conceitos de eficiência e justiça fiscal de Raphael Maleque Felicio e Antônio Lopo Martinez com o objetivo de analisar a percepção desses profissionais quanto à eficiência, à equidade e à complexidade do sistema tributário brasileiro, bem como verificar se na opinião dos mesmos os tributos brasileiro causam mudanças de comportamento do contribuinte, incentivam a prática de planejamento tributário tendente a diminuir o débito tributário ou se geram desigualdade. Artigo 3 - As funções da controladoria desempenhadas nas empresas startups de Alaide Almeida Novaes Nocetti e de Carlos Eduardo Facin Lavarda com o objetivo de identificar as funções presentes nas startups da Grande Florianópolis e a percepção dessas empresas sobre a importância de ter um departamento de controladoria estruturado. Artigo 4 - Escolhas contábeis e gerenciamento de resultados: um estudo sobre o reconhecimento de subvenções governamentais em um hospital filantrópico de Pedro Henrique Melillo, Ciro Gustavo Bragança e de Rodrigo de Vasconcellos Viana Medeiros com o objetivo de explicar os motivos da adoção do regime de competência para o reconhecimento de subvenções do governo pelos hospitais filantrópicos, além de evidenciar os fatores relacionados a escolhas contábeis e gerenciamento de resultados para essas instituições. Artigo 5 - Profissionais da controladoria: competências e demandas organizacionais de Tania Nobre Gonçalves Ferreira Amorim e de Ladjane de Barros Silva com o objetivo de identificar as principais competências exigidas aos Controllers para o exercício de suas atividades em empresas que estão instaladas em Pernambuco, Brasil. Artigo 6 – Estrutura e finalidade das demonstrações contábeis: um estudo do nível de conhecimento de estudantes de ciências contábeis de Nadielli Maria dos Santos Galvão, Andreza Cristiane Silva de Lima e Winicius Borges dos Santos com o objetivo de verificar se os estudantes de ciências contábeis de uma Universidade Pública localizada no Agreste do Estado de Sergipe conhecem o conceito básico e a finalidade de cada demonstração contábil obrigatória. Artigo 7 - Ensino da contabilidade de custos em diferentes cursos de graduação sob a percepção dos discentes de Laura Brandão Costa, Camila Lima Bazani, Edvalda Araújo Leal, Janser Moura Pereira e Neilson Alves Rosa com o objetivo de identificar se existe diferença estatística na percepção dos alunos de diferentes cursos de graduação de uma instituição federal de ensino superior sobre o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas na área de contabilidade de custos. Artigo 8 - Da formalidade prescrita à cultura de integridade: escala de intensidade compliance como resposta às fraudes e riscos regulatórios no Brasil de Hildegardo Pedro Araújo de Melo e Adilson Celestino de Lima com o objetivo de desenvolver medida de escala baseada em valores e atitudes intrínsecos ao ambiente organizacional apta a medir a cultura compliance, como estrutura de defesa organizacional à probabilidade de ocorrência de fraudes. Seção 5: Resenhas de Teses, Dissertações e Livros sobre Contabilidade Resenha 1: Resenha do Livro: Avaliação do desempenho de instituições públicas e privadas: análise de componentes principais e análise fatorial. Silva, M. C., & Silva, J. D. G (2017). (1a ed). Campinas, SP: Editora Alínea, 130 páginas, ISBN: 978-85-7516-813-4 (Coleção Administração & Sociedade). Autora da resenha: Fábia Jaiany Viana de Souza Resenha 2: Resenha do Livro: Balanço orçamentário: o demonstrativo do gestor público e da sociedade. Silva, M. C. (2018). (1a ed). São Paulo, SP: Editora Biblioteca 24Horas, 118 páginas, ISBN: 978-85-4161-083-4. Autora da resenha: Camila Rafaelly da Silva Câmara Revorêdo Resenha 3: Resenha do Livro: Orçamento, Contabilidade e Gestão no Setor Público / Diana Vaz de Lima. São Paulo, Atlas, 2018, ISBN: 978-85-97-01785-4 Autora da resenha: Rosenery Loureiro Lourenço Seção 6: Banco de Dados (Arquivos suplementares em Excel) Artigo 1 da Seção 1 - Influência da complexidade organizacional para contabilização de ativos biológicos das empresas da B3 de Tiago Francisco de Camargo, Antônio Zanin, Geovanne Dias de Moura, Juliano Corrêa Daleaste e de Citania Aparecida Pilatti Bortoluzzi com o objetivo de verificar a influência da complexidade organizacional na mensuração dos ativos biológicos das companhias abertas listadas na B3. Artigo 3 da Seção 1 - Tributação e renda: um estudo a respeito do modelo regressivo de tributação indireta no Brasil de Barbara Aline Felipe Silva, Marconi Silva Miranda, Anderson de Oliveira Reis e de Elizangela Lourdes de Castro com o objetivo de verificar se os tributos indiretos em função da renda dos contribuintes de fato tendem a ser regressivos, aumentando a disparidade entre os contribuintes brasileiros. Artigo 4 da Seção 1 - Revisitando os determinantes da distribuição de dividendos: uma análise em empresas brasileiras de Maurício Leite, Nadia Mar Bogoni e Nelson Hein com o objetivo de investigar os determinantes da política de dividendos em companhias abertas brasileiras listadas na BM&FBovespa. Artigo 5 da Seção 1 - Política de dividendos e criação de valor: um estudo no mercado brasileiro de José Erasmo Silva, Levi Morgan, Maria José de Camargo Machado e Maria Imaculada de Lima Montebelo com o objetivo de testar a relação entre a política de dividendos, representada pelos indicadores payout, dividend yield e dividendos a pagar, e a criação ou destruição de valor para o acionista, representada, nesse caso, pelo indicador Economic Value Added (EVA). Seção 7: Internacional (S7) Article 1 of Section 1 - Influence of organizational complexity on the measurement of the biological assets of the public listed companies of B3 of the authors Tiago Francisco de Camargo, Antônio Zanin, Geovanne Dias de Moura, Juliano Corrêa Daleaste and Citania Aparecida Pilatti Bortoluzzi. The study aims to verify the influence of organizational complexity on the measurement of biological assets in publicly-held companies listed in B3. Article 3 of Section 1 - Taxation and income: a study regarding the regressive model of indirect taxation in Brazil of the authors Barbara Aline Felipe Silva, Marconi Silva Miranda, Anderson de Oliveira Reis and Elizangela Lourdes de Castro. The study aims to verify if indirect taxes on the income of taxpayers actually tend to be regressive, increasing the disparity between Brazilian taxpayers. Boa leitura. Cordiais saudações! Prof. Dr. Maurício Corrêa da Silva Editor Gerente da Revista Ambiente Contábil
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Residente, Residente. "Reumatología." Acta Médica Colombiana 43, no. 2S (June 24, 2019): 240–75. http://dx.doi.org/10.36104/amc.2018.1406.

Full text
Abstract:
R-1 NEUROPATÍA CRANEANA MÚLTIPLE COMO PRIMERA MANIFESTACIÓN DE SARCOIDOSIS - REPORTE DE CASO. (AGUDELO CARLOS, CORTÉS CAMILO) R-2 DISECCIÓN CAROTÍDEA COMO CAUSA DE ATAQUE CEREBROVASCULAR EN PACIENTE JÓVEN CON SÍNDROME ANTIFOSFOLÍPIDO SECUNDARIO A LUPUS ERITEMATOSO SISTÉMICO (RICAURTE ANDRÉS, OCAMPO MARIA ISABEL, PENAGOS LAURA CONSTANZA, CAICEDO TOMÁS) R-3 APROXIMACIÓN DIAGNÓSTICA EN AMILOIDOSIS SISTÉMICA (LEAL JANETH, QUEVEDO HENRY, JIMÉNEZ ANA, MONSALVE MÓNICA, JARAMILLO DANI) R-4 LECCIONES APRENDIDAS EN EL DIAGNÓSTICO DE UN PACIENTE CON ENFERMEDAD DE STILL DEL ADULTO (RUMBO JOSÉ, RICAURTE ANDRÉS, TASSINARI STEFANO, CARRERO LAURA, PATIÑO LUISA, BUSTOS MARLON) R-5 DIAGNOSTICO DIFERENCIAL DE TAPONAMIENTO CARDIACO APROPÓSITO DE UN CASO DE LUPUS DE INICIO TARDÍO (POVEDA GUSTAVO, ALZA JHONGERT, GARCÍA DIANA, ALZA LYZINHAWER) R-6 ANEURISMA DE AORTA ABDOMINAL EN PACIENTE CON SOSPECHA DE SÍNDROME DE MARFÁN: REPORTE DE CASO EN EL HOSPITAL SANTA CLARA BOGOTÁ - COLOMBIA (ROMERO SANTIAGO, ROSADO KATIANA) R-7 VASCULITIS OCULAR SECUNDARIO A GRANULOMATOSIS CON POLIANGITIS ANCAS NEGATIVOS (BEDOYA VANESSA, OSORIO LUIS M., SUÁREZ NATALIA A., RUEDA JORGE M., Y LIBREROS DIANA M) R-8 ENCEFALITIS LIMBICA ASOCIADA A LUPUS ERITEMATOSO SISTÉMICO (SIERRA-MERLANO RITA-M, SEGOVIA-FUENTES JAVIER, RAMÍREZBARRANCO ROSANGELA, ÁLVAREZ-CASTRO MARÍA-FERNANDA) R-9 NEUMONIA POR PNEUMOCYSTIS JIROVECII EN ARTRITIS REUMATOIDE (SIERRA-MERLANO RITA M, ARAUJO-OROZCO KARINA, RAMÍREZBARRANCO ROSANGELA) R-10 MIOCARDIOPATIA INFILTRATIVA POR ANTIMALARICOS EN PACIENTE CON LUPUS ERITEMATOSO SISTÉMICO (GAMBA FERNANDO, GRISALES NATALIA, ORLAS CLAUDIA, ESPINOSA NATALIA, ESCARRIA DIANA, BACCA JOHANA, VEGA DAVID, GONZÁLEZ HERMAN, CUELLO HAROLD. URREA JUAN KARLO) R-11 PSEUDOTUMOR PULMONAR COMO DEBUT CLÍNICO DE GRANULOMATOSIS CON POLIANGITIS (RINCÓN ÁLVAREZ EMILY, CONDE-CAMACHO RAFAEL E, JIMÉNEZ-CANIZALES CARLOS EDUARDO, PUENTES MARÍA ELSY, DOMÍNGUEZ JUAN DIEGO) R-12 ENFERMEDAD RELACIONADA CON IGG4: ¿ES EL RITUXIMAB LA MEJOR ESTRATEGIA TERAPÉUTICA? RESULTADOS DE UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA (DÍAZ-CORONADO JUAN C, ROJAS-VILLARRAGA ADRIANA, HERNANDEZ-PARRA DEICY, PEREZ-ESTRADA PAULA, BETANCURVÁSQUEZ LAURA, GONZALEZ-HURTADO DANIEL, ARANGO-ISAZADANIELA, CARMONA-SAMUEL) R-13 LA IL-6 ES UN FACTOR CENTRAL EN LA ESCLEROSIS SISTÉMICA (ROJAS MANUEL, RODRÍGUEZ YHOJAN, PACHECO YOVANA, MONSALVE DIANA M., ACOSTA-AMPUDIA YENY, MÓNICA RODRÍGUEZ-JIMENEZ, RUBÉN D. MANTILLA, RAMÍREZ-SANTANA CAROLINA, ANAYA JUAN-MANUEL) R-14 DE LA ECOLOGÍA AUTOINMUNE AL DESARROLLO DE POLIAUTOINMUNIDAD (ROJAS MANUEL, RODRÍGUEZ YHOJAN, PACHECO YOVANA, MONSALVE DIANA M., ACOSTA-AMPUDIA YENY, RAMÍREZ-SANTANA CAROLINA, ANAYA JUAN-MANUEL) R-15 AUTOINMUNIDAD TIROIDEA EN INDIVIDUOS EUTIROIDEOS (RODRÍGUEZ YHOJAN, MONSALVE DIANA M., PACHECO YOVANA, ACOSTA-AMPUDIA YENY, ROJAS MANUEL, RODRÍGUEZ-JIMÉNEZ MÓNICA, MOLANO-GONZÁLEZ NICOLAS, RAMÍREZ-SANTANA CAROLINA, ANAYA JUAN-MANUEL) R-16 POLIAUTOINMUNIDAD TIROIDEA EN EL SINDROME DE SJÖGREN (RESTREPO PAULA, BAYONA NATALIA, LEON KELLY, RODRÍGUEZ YHOJAN, CASTELLANOS LAURA, ZAPATA ESTEFANÍA, SÁNCHEZ JANNETH, ROJAS MANUEL, RAMÍREZ CAROLINA, MONSALVE DIANA, PACHECO YOVANA, ACOSTA YENY, RODRÍGUEZ MÓNICA, MOLANO NICOLÁS, ANAYA JUAN-MANUEL) R-17 HIPERFERRITINEMIA y SINDROME FEBRIL PROLONGADO (CASTAÑEDA CAMACHO HÉCTOR ANDRES, PINILLA QUINTERO LADY SAMARA, MELO GUARÍN ASTRID ROCÍO, HIGUERA COBOS JUAN DIEGO) R-18 SÍNDROME DE DEVIC (PEDRAZA MAURICIO, NAVARRETE LINDA, SOLÓRZANO CARLOS, SUPELANO MARIO, MÉNDEZ ALEJANDRO) R-19 DE LA ARTRITIS REUMATOIDE AL HIPERCORTISOLISMO EXÓGENO (FERNÁNDEZ JORGE, CLAVIJO FAIR, SILVA O.) R-20 VASCULITIS PRIMARIA SISTÉMICA COMO CAUSA DE FIEBRE DE ORIGEN DESCONOCIDO (FOD): REPORTE DE UN CASO y ENFOQUE PARA EL CLÍNICO (RUIZ TALERO PAULA ANDREA, VALENCIA-MEJÍA MARGARITA ROSA, RONDÓN-CARVAJAL JULIÁN FELIPE, CONTRERAS KATEIR MARIE) R-21 SÍNDROME ESCLERODERMIFORME COMO MANIFESTACIÓN PARANEOPLÁSICA DE CÁNCER DE PRÓSTATA (RONDÓN-CARVAJAL JULIÁN FELIPE, REYNA-CARRASCO ÓSCAR ANDRÉS, CUÉLLAR-RÍOS ISABEL CRISTINA, MUÑOZ-VELANDIA OSCAR MAURICIO) R-22 OLIGOARTRITIS AGUDA REACTIVA y COMPROMISO EXTRAARTICULAR (CASTAÑEDA CAMACHO HÉCTOR ANDRÉS, TORRES BUSTAMANTE ANGELA MARÍA, TORRES BUSTAMANTE MARIANA) R-23 EMBOLIA PULMONAR COMO PRIMERA MANIFESTACIÓN EN PACIENTE CON SÍNDROME DE KIKUCHI FUJIMOTO (RUEDA GALVIS MYRIAM, BAUTISTA MIER HEIDER) R-24 MIOSITIS POR CUERPOS DE INCLUSION (HURTADO YESID; CAMPY JUAN; CORTÉS CAMILO) R-25 DISFUNCIÓN VENTRICULAR IZQUIERDA SECUNDARIA A REACTIVACIÓN DE LUPUS ERITEMATOSO SISTÉMICO (BUSTOS-CLARO MARLON MAURICIO, GARCIA-CONSUEGRA ELIAS ALBERTO, MOLINA-PIMIENTA LUISANA, RAMÍREZ-MESÍAS DIANA CRISTINA.) R-26 DEDO AZUL COMO MANIFESTACIÓN DE UN CASO GRAVE DE SÍNDROME DE SOBREPOSICIÓN (ALARCÓN-ROBLES PILAR, SALGADO-SÁNCHEZ JUAN CAMILO, MOLINA-PIMIENTA LUISANA) R-27 ENCEFALOMIELITIS DISEMINADA AGUDA COMO MANIFESTACIÓN PRIMARIA DE LUPUS ERITEMATOSO SISTÉMICO (GUTIÉRREZ CAROL, MORA SERGIO, TOSCANO ANDRÉS) R-28 BIOPSIA RENAL CONSECUTIVA EN UNA COHORTE DE PACIENTES CON NEFRITIS LÚPICA DEL CARIBE COLOMBIANO (AROCA GUSTAVO, MENDOZA-JAIMES JACKELINE, GONZÁLEZTORRES HENRY, DOMÍNGUEZ-VARGAS ALEX,MARTINEZ ÁLVARO, CADENA BONFANTI ANDRÉS) R-29 NEUMOMEDIASTINO ESPONTANEO y DERMATOMIOSITIS (SUPELANO MARIO, ENRIQUE PRIETO, AGATÓN CATALINA, NAVARRETE LINDA, CUINEME SANDRA) R-30 ENCEFALOPATIA POSTERIOR REVERSIBLE SECUNDARIO A NEUROLUPUS UN DIAGNÓSTICO INUSUAL (MORA JAVIER MAURICIO, OVIEDO PABLO, CABRA ANDREA, FUENTES CARLOS, PRIETO JAVIER, CUERVO JESSICA, FLECHAS JOHN) R-31 INTOXICACION POR LEVAMIZOL: UNA CAUSA DE VASCULOPATIA EN CONSUMIDORES DE COCAINA (CASTELLANOS-DE LA HOZ JUAN, NARANJO JULIÁN, AGUDELO CARLOS, ARAGÓN DIANA) R-32 SINDROME DE FELTY y PIODERMA (MARTÍNEZ DIEGO, ECHEVERRY TATIANA, RIAÑO CATALINA, ALVARADO LINA, VILLANUEVA JULIANA) R-33 PANUVEÍTIS EN EL CONTEXTO DEL SÍNDROME DE VOGTKOyANAGI-HARADA (ÁLVAREZ-PERDOMO LUIS CARLOS, PERDOMO-QUINTERO DANIELA, GIRÓN- CÁRDENAS CAMILA, GONZALEZ- AVILÉS CATALINA) R-34 TAXONOMÍA DE LAS ENFERMEDADES REUMÁTICAS AUTOINMUNES BASADA EN LA POLIAUTOIMMUNIDAD (MOLANO-GONZÁLEZ NICOLAS, ROJAS MANUEL, RODRÍGUEZ YHOJAN, PACHECO YOVANA, MONSALVE DIANA M., ACOSTAAMPUDIA YENY, RODRÍGUEZ-JIMENEZ MÓNICA, MANTILLA RUBÉN D., RAMÍREZ-SANTANA CAROLINA, ANAYA JUAN-MANUEL) R-35 ENFERMEDAD DE STILL: UN RETO DIAGNÓSTICO y TERAPEÚTICO (ARDILA BÁEZ MANUEL, SANDOVAL JENNIFER, TAPIAS ELSA, BERNAL EDGAR) R-36 HEMOGLOBINURIA PAROXÍSTICA NOCTURNA CON ESQUISTOCITOS EN EL FROTIS DE SANGRE PERIFÉRICA (ALARCÓN CLARA, ÁLVAREZ LUIS CARLOS, DOMÍNGUEZ JUAN DIEGO, ROMÁN ADRIANA, PUENTES MARÍA ELCY, JIMENEZ JAIME MARTIN)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Alves, Carlos F. T. "Madalena Schedel, Em defesa do Império ameaçado – A ação política e diplomática de D. João de Almeida de Melo e Castro, 5º conde das Galveias (1792 – 1814). Tribuna da História, 2016, 247 p. ISBN: 9789898219497." Revista de História das Ideias 34 (November 18, 2016): 327–29. http://dx.doi.org/10.14195/2183-8925_34_21.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Andreazzi Duarte, D. "Acervo Odontológico: Ciência para todos." Revista Eletrônica Acervo Odontológico 3 (July 23, 2021): e8429. http://dx.doi.org/10.25248/reaodonto.e8429.2021.

Full text
Abstract:
As Revistas da Acervo+ vem publicando uma série de editoriais com o intuito de estimular a leitura científica e propiciar o acesso ao conhecimento. Nesse sentido, apresentamos um índice de artigos categorizados por área do conhecimento que foram publicados nas revistas que integram a Acervo+ Index base. Tenham todos uma boa leitura! Acervo+, inovando na disseminação da ciência. Eixo Odontologia de AQUINO TS, et al. Laserterapia de baixa potência no tratamento de parestesia oral–uma revisão sistematizada. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2020; 1: e3753-e3753. [Acessar] de SÁ OLIVEIRA G, et al. Associação entre a odontologia estética e autoestima. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2020; 1: e3892. [Acessar] de OLIVEIRA ROCHA A, et al. A utilização da laserterapia para o controle da hipersensibilidade dentinária: uma revisão sistematizada da literatura. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2020; 2: e3907. [Acessar] CANALI LGM, et al. Comprometimento de papila parotídea em lesão de hiperplasia fibrosa inflamatória: relato de caso. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2020; 1: e4179. [Acessar] OLIVEIRA MMS, et al. Aspectos psicossociais relacionados ao paciente desdentado: Uma revisão da literatura. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2020; 1: e2477. [Acessar] da CONCEIÇÃO MONTEIRO R, CASTRO ALS. Educação continuada em saúde bucal para professores da educação infantil: contexto atual e importância para a odontologia preventiva. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2021; 3: e6082. [Acessar] TRINDADE GD, et al. Efeitos de extrato em gel de chenopodium ambrosioides l.(mastruz) no tratamento de lesões ósseas de ratas osteoporóticas. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2021; 3: e6260. [Acessar] MONTEIRO GG, et al. Resinas bulkfill: propriedades e aplicabilidades. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2021; 3: e6128. [Acessar] da SILVA LIMA A, et al. O papel do 10-MDP no processo da adesão. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2021; 3: e5759. [Acessar] de SOUZA CM, et al. Manifestações clínicas bucais da paracoccidioidomicose: um relato de caso. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2021; 3: e5893. [Acessar] CARVALHO TA, et al. Manchas extrínsecas negras em dentes decíduos e permanentes: revisão da literatura. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2020; 2: e5915. [Acessar] BATISTA SG, et al. Levantamento de seio maxilar bilateral por duas técnicas diferentes com concomitante instalação de implantes: relato de caso. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2020; 2: e5878. [Acessar] da SILVA SOUSA Z, et al. Selamento de dentina cariada: uma alternativa minimamente invasiva. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2020; 2: e5743. [Acessar] PEREIRA RL, et al. Remoção de retentor intrarradicular com auxílio de microscopia: relato de caso. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2020; 2: e5170. [Acessar] SARMENTO MGS, et al. Desafios da educação em saúde bucal na adolescência. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2020; 2: e4249. [Acessar] de MELO TRNB, SOUZA GR. Avaliação da distância intercaninos e sua correlação com as más oclusões. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2020; 1: e3937. [Acessar] de ANDRADE BATISTA LCS, et al. A sífilis e suas manifestações bucais: relato de caso clínico. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2020; 1: e3446. [Acessar] FONSECA RCA, da SILVA FB. Vedamento de comunicação buco-sinusal com prótese obturadora palatina: relato de caso. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2020; 1: e3117. [Acessar] de MELO TRNB, et al. Tração reversa da maxila: relato de caso clínico. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2020; 1: e3252. [Acessar]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Andreazzi Duarte, D. "Acervo Odontológico: Ciência para todos." Revista Eletrônica Acervo Odontológico 3 (July 27, 2021): e8549. http://dx.doi.org/10.25248/reaodonto.e8549.2021.

Full text
Abstract:
As Revistas da Acervo+ vem publicando uma série de editoriais com o intuito de estimular a leitura científica e propiciar o acesso ao conhecimento. Nesse sentido, apresentamos um índice de artigos categorizados por área do conhecimento que foram publicados nas revistas que integram a Acervo+ Index base. Tenham todos uma boa leitura! Acervo+, inovando na disseminação da ciência. Eixo Odontologia de AQUINO TS, et al. Laserterapia de baixa potência no tratamento de parestesia oral–uma revisão sistematizada. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2020; 1: e3753-e3753. [Acessar] de SÁ OLIVEIRA G, et al. Associação entre a odontologia estética e autoestima. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2020; 1: e3892. [Acessar] de OLIVEIRA ROCHA A, et al. A utilização da laserterapia para o controle da hipersensibilidade dentinária: uma revisão sistematizada da literatura. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2020; 2: e3907. [Acessar] CANALI LGM, et al. Comprometimento de papila parotídea em lesão de hiperplasia fibrosa inflamatória: relato de caso. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2020; 1: e4179. [Acessar] OLIVEIRA MMS, et al. Aspectos psicossociais relacionados ao paciente desdentado: Uma revisão da literatura. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2020; 1: e2477. [Acessar] da CONCEIÇÃO MONTEIRO R, CASTRO ALS. Educação continuada em saúde bucal para professores da educação infantil: contexto atual e importância para a odontologia preventiva. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2021; 3: e6082. [Acessar] TRINDADE GD, et al. Efeitos de extrato em gel de chenopodium ambrosioides l.(mastruz) no tratamento de lesões ósseas de ratas osteoporóticas. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2021; 3: e6260. [Acessar] MONTEIRO GG, et al. Resinas bulkfill: propriedades e aplicabilidades. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2021; 3: e6128. [Acessar] da SILVA LIMA A, et al. O papel do 10-MDP no processo da adesão. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2021; 3: e5759. [Acessar] de SOUZA CM, et al. Manifestações clínicas bucais da paracoccidioidomicose: um relato de caso. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2021; 3: e5893. [Acessar] CARVALHO TA, et al. Manchas extrínsecas negras em dentes decíduos e permanentes: revisão da literatura. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2020; 2: e5915. [Acessar] BATISTA SG, et al. Levantamento de seio maxilar bilateral por duas técnicas diferentes com concomitante instalação de implantes: relato de caso. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2020; 2: e5878. [Acessar] da SILVA SOUSA Z, et al. Selamento de dentina cariada: uma alternativa minimamente invasiva. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2020; 2: e5743. [Acessar] PEREIRA RL, et al. Remoção de retentor intrarradicular com auxílio de microscopia: relato de caso. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2020; 2: e5170. [Acessar] SARMENTO MGS, et al. Desafios da educação em saúde bucal na adolescência. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2020; 2: e4249. [Acessar] de MELO TRNB, SOUZA GR. Avaliação da distância intercaninos e sua correlação com as más oclusões. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2020; 1: e3937. [Acessar] de ANDRADE BATISTA LCS, et al. A sífilis e suas manifestações bucais: relato de caso clínico. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2020; 1: e3446. [Acessar] FONSECA RCA, da SILVA FB. Vedamento de comunicação buco-sinusal com prótese obturadora palatina: relato de caso. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2020; 1: e3117. [Acessar] de MELO TRNB, et al. Tração reversa da maxila: relato de caso clínico. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2020; 1: e3252. [Acessar]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Rodríguez Gómez, Juan Sebastián, Julián Alberto Valenzuela Pinzón, Juan David Velasco Rodríguez, Laura Elizabeth Castro Jiménez, and Paula Janyn Melo Buitrago. "Caracterización de las lesiones derivadas del entrenamiento físico militar." Revista CUIDARTE 7, no. 1 (January 5, 2016): 1219. http://dx.doi.org/10.15649/cuidarte.v7i1.301.

Full text
Abstract:
<p><strong>Introducción: </strong>En busca del mejoramiento físico se han desarrollado diferentes formas y maneras de trabajar el cuerpo y así generar el óptimo desarrollo de este en las actividades diarias; es el caso del entrenamiento físico militar, el cual conlleva a unas altas exigencias físicas en los cadetes por el tiempo de concentración, las horas de entrenamiento y la densidad de las actividades las cuales se dan de manera diaria por lo que esta práctica se encuentra asociada inevitablemente con la aparición de lesiones. Objetivo: Caracterizar las lesiones derivadas del entrenamiento físico militar en cadetes de tercero, cuarto y quinto nivel de la Escuela Militar de Cadetes General José María Córdova. <strong>Materiales y Métodos:</strong> Se planteó un estudio descriptivo de corte transversal, con una muestra tomada aleatoriamente para los hombres y se tomó a todas las mujeres por ser una cantidad menor en cada uno de los niveles. El instrumento aplicado se validó a través de test-retest y juicio de expertos. <strong>Resultados y Discusión:</strong> Se encontró que la principal lesión dentro de estos niveles es la periostitis, seguida de lesiones como fisuras, tendinitis y esguinces por sobrecargas que se presentan en el entrenamiento, mala técnica e inadecuada rehabilitación. <strong>Conclusiones:</strong> La carga física a la que están sometidos constantemente los cadetes es elevada por lo que es una población que se encuentra siempre expuesta a sufrir lesiones importantes en sus extremidades inferiores debido a factores como la indumentaria militar, carga del entrenamiento, práctica deportiva, terreno y falta de descanso como lo expresan los cadetes.</p><p><strong><em>Cómo citar este artículo: </em></strong><em>Rodríguez JS, Valenzuela JA, Velasco JD, Castro LE, Melo PJ</em><em>.</em> <em>Caracterización de las lesiones derivadas del entrenamiento físico militar</em>.<strong> </strong><em>Rev Cuid. 2016; 7(1): </em><em>1219-26. </em><a href="http://dx.doi.org/10.15649/cuidarte.v7i1.301"><em><em>http://dx.doi.org/10.15649/cuidarte.v7i1.301</em></em></a></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Pinto, Laís Guimarães, Nathalia Farias Dantas de Figueiredo, Thaynara Cavalcante Moreira Romão, Lucas André Barros Ferreira, Murilo Quintão dos Santos, Jéssica Amorim Theotonio Ferreira, Sirius Dan Inaoka, and Davi Felipe Neves Costa. "Exérese cirúrgica de adenoma pleomórfico em palato: relato de caso." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 9, no. 5 (September 23, 2020): 449–52. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v9i5.4999.

Full text
Abstract:
Introdução: O adenoma pleomórfico (AP) é um tumor de glândulas salivares, misto, benigno composto de células epiteliais e mioepiteliais dispostas em vários padrões morfológicos, demarcadas dos tecidos circundantes por uma cápsula fibrosa. Dentre as glândulas salivares, é predominante nas intraorais com maior frequência no palato. Sua etiopatologia ainda é controversa. Objetivo: Relatar um caso clínico de adenoma pleomórfico localizado em região póstero lateral direito, do palato tratado cirurgicamente. Relato do Caso: Paciente, sexo feminino, 55 anos, foi encaminhada com laudo histopatológico de adenoma pleomórfico. Ao exame físico, foi observou um aumento de volume caracterizado como um nódulo séssil, consistente à palpação, localizado em palato duro direito, com aproximadamente 4cm de extensão em seu maior diâmetro, superfície íntegra, coloração normal e indolor. Ao exame tomográfico, imagem unilocular, bem delimitada, com reabsorção óssea local. Como tratamento, optou-se pela exérese cirúrgica da lesão sob anestesia geral, a qual foi realizada sem intercorrências. Paciente atualmente se encontra com 1 ano de pós-operatório sem sinais de recidiva. Conclusão: O tipo de tratamento descrito apresenta excelente prognóstico, com baixas taxas de recidiva.Descritores: Adenoma Pleomorfo; Cirurgia Bucal; Patologia Bucal.ReferênciasSharma A, Deshmukh S, Shaikh A, Dabholkar J. Pleomorphic adenoma of the minor salivary gland of the cheek. Singapore Med J. 2013;54(9):e183-4. Arumugam P, Christopher PJ, Kumar S, Kengasubbiah S, Shenoy V. Pleomorphic adenoma of the palate: a. case report. Cureus 11(3):e4308.Khan MN, Raza SS, Hussain Zaidi SA, Haq IU, Hussain AK, Nadeem MD, Farid K. Pleomorphic Adenoma Of Minor Salivary Glands. J Ayub Med Coll Abbottabad. 2016;28(3):620-22. Chaturvedi M, Jaidev A, Thaddanee R, Khilnani AK. Large Pleomorphic Adenoma of Hard Palate. Ann Maxillofac Surg. 2018;8(1):124-126.Oliveira LJ, Castro HHO, Leão PLR, Leal RM, Horta MCR, Souza PEA. Tratamento de adenoma pleomórfico em palato: relato de 2 casos e revisão de literatura. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac. 2016;57(1):55-61.Porto DE, Cavalcante JR, Cavalcante Júnior JR, Costa MCF, Pereira SM. Adenoma Pleomórfico de Parótida – Relato de Caso. Rev cir traumatol buco-maxilo-fac. 2014;14(2):15-18;Melo MNB, Nogueira Neto JN, Souza SR, Dultra FKAA, Dultra JA. Adenoma pleomórfico em lábio superior: Relato de caso. Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac.2016;16(2):40-3.Erdem MA, Cankaya AB, Güven G, Olgaç V, Kasapoğlu C. Pleomorphic adenoma of the palate. J Craniofac Surg. 2011;22(3):1131-4.Takahashi H, Fujita S, Tsuda N, Tezuka F, Okabe H. Intraoral minor salivary gland tumors: a demographic and histologic study of 200 cases. Tohoku J Exp Med. 1990;161(2):111-28. Loiola RF, Matos FR, Nonaka CFW, Lopes FF, Cruz MCFN. Perfil epidemiológico das neoplasias de glândulas salivares diagnosticadas em São Luís-MA. J Bras Patol Med Lab. 2009;45(5):413-20.Tiago RSL, Castro GA, Ricardo LAC, Bühler RB, Fava AS. Adenoma pleomórfico de parótida: aspectos clínicos, diagnósticos e terapêuticos. Rev Bras Otorrinolaringol. 2003;69(4):485-89.Khan MN, Raza SS, Hussain Zaidi SA, Haq IU, Hussain AK, Nadeem MD, Farid K. Pleomorphic Adenoma Of Minor Salivary Glands. J Ayub Med Coll Abbottabad. 2016;28(3):620-22. Soares AB, Demasi APD, Altemani A, Araújo VC. Increased mucin 1 expression in recurrence and malignant transformation of salivary gland pleomorphic adenoma. Histopathology. 2011; 58(3):377-82.Soares AB, Demasi AP, Tincani AJ, Martins AS, Altemani A, de Araújo VC. The increased PDGF-A, PDGF-B and FGF-2 expression in recurrence of salivary gland pleomorphic adenoma. J Clin Pathol. 2012;65(3):272-77.Maia FPA, Oliveira PRK, Santos JVQM, Costa DFN, Andrade ESS. Abordagem minimamente invasiva para tratamento de adenoma pleomórfico em palato: caso clínico. Rev Cir Traumatol Bucomaxilofac. 2019;19(3):21-4.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Leite, José Yvan P., Dante Henrique Moura, and Olívia de Medeiros Neta. "Dossiê a produção do conhecimento em educação profissional - Plano Nacional de Educação (2014-2024)." HOLOS 6 (October 13, 2016): 1. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2016.5102.

Full text
Abstract:
A estratégia de reservar alguns volumes anualmente para publicações voltadas para temas específicos está no escopo da HOLOS, caso desta, a qual trata sobre a temática “educação escolar e social”. É fruto da colaboração com o I Seminário Pedagógico Hispano-Brasileiro: práticas escolares e socioeducativas ocorrido na Faculdade de Educação da Universidade Complutense de Madri-UCM, em novembro de 2015.Este dossiê tem como eixo A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - Plano Nacional de Educação (2014-2024). O referido dossiê reuniu pesquisadores do campo da Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos de diversas instituições do Brasil com o objetivo de promover discussões e análises sobre esses campos no âmbito do novo PNE, considerando suas diretrizes e perspectivas de implementação, e visando fortalecer este evento como espaço de produção e difusão do conhecimento no campo da Educação Profissional.Os artigos que compõem o dossiê estão dispostos nos seguintes temas:- A educação da classe trabalhadora e o PNE (2014-2024), com artigo de Marise Ramos (UERJ e EPSJV/Fiocruz);- Uma década do Decreto nº 5.154/2004 e do Proeja: balanço e perspectivas, com artigos dos pesquisadores Gaudêncio Frigotto (UERJ), Edna Castro Oliveira (UFES) e Márcio Azevedo (IFRN);- A formação de professores para a educação profissional e o PNE: quais as perspectivas?, com textos das professoras doutoras Maria Rita Neto Sales Oliveira (CEFET-MG) e Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva (IFC);- Reformulação do ensino médio e base nacional comum: interrelações com a educação profissional, com textos dos pesquisadores Celso Ferretti (UTFPR), Dante Moura (IFRN) e Ticiane Melo (IFRN).- A produção do conhecimento e a configuração do campo da educação profissional, com artigos dos pesquisadores Maria Ciavatta (UFF); Acácia Kuenzer (UFPR), Gabriel Grabowski (Feevale) e Olívia Medeiros Neta (UFRN);- Ensino médio integrado e formação humana, com texto da professora doutora Elenilce Gomes de Oliveira (IFCE);- Gestão e financiamento da educação profissional pública e privada e o novo PNE com artigos das pesquisadoras Magna França (UFRN), Érica Gomes, Gabrielle Paiva e Luciane Garcia (UFRN);- A Pós-Graduação em educação e o PNE, com texto da professora Drª. Maria Margarida Machado (UFG). Assim, esperamos que o dossiê A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - Plano Nacional de Educação (2014-2024) contribua com as pesquisas no âmbito da Graduação e Pós-Graduação de diferentes áreas que têm o campo trabalho e educação, especialmente, a educação profissional como temática central. Convido-os a leitura! Natal, 20 de setembro de 2016. Prof. José Yvan Pereira Leite Prof. Dante Henrique MouraProfª Olívia de Medeiros Neta
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Lopes, Diniz, and Margarida Garrido. "Atas do IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia." PSICOLOGIA 31, no. 2 (November 21, 2017): 137. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v31i2.1348.

Full text
Abstract:
Atas do IX Simpósio Nacional de Investigação em PsicologiaUniversidade do Algarve, 2016 Gestão da ansiedade na adaptação ao ensino superior: O contributo do biofeedback (pp. 137-141)Paulo Chaló, Anabela Pereira, Luís Sancho e Helena Mateus Health promotion through the modification of harmful habits and lifestyles (pp. 142-146)Pedro Matos Gonçalves, Orlindo Gouveia Pereira e Susana Machado Mendes Reflexividade ética na carreira: Papel de variáveis sociodemográficas (pp. 147-150)Cátia Marques, Ana Daniela Silva e Maria do Céu Taveira Capacidade de planeamento no envelhecimento saudável: O nível educacional interessa? (pp. 151-154)Beatriz Rosa, Maria Victoria Perea, Valentina Ladera Fernandez e Ricardo García Influência da escolaridade dos pais no prestígio do curso universitário escolhido pelos filhos (pp. 155-158)Jaisso Vautero, Ana Daniela Silva, Cátia Marques e Maria do Céu Taveira The importance of neurocognitive factors in the adoption of risky driving behavior: A comprehensive review (pp. 159-164)Sara Moreira, Diana Moreira e Fernando Barbosa O impacto da tensão trabalho-família e a sua relação com o compromisso organizacional (pp. 165-170)Lucília Abreu e Marta Alves Genograma da carreira: Análise de dissertações de doutoramento (pp. 171-175)Bruna Rodrigues, Sílvia Amado Cordeiro, Íris M. Oliveira, Ana Daniela Silva, Cátia Marques e Maria do Céu Taveira A avaliação da eficácia de um programa de desenvolvimento de competências para a vida junto de adolescentes em acolhimento residencial (pp. 176-179)Laura Santos, Maria do Rosário Pinheiro, Cristina Velho e Carla Palaio Um programa online de mindfulness: Efeitos na regulação emocional, stress e bem-estar (pp. 180-191)Cláudia Ramos, Sónia P. Gonçalves e Vasco Gaspar More socially responsible, more ethical, more attractive as a future employer? Contributes of corporate social performance and ethical reputation for the attraction of future employees (pp. 192-197)Ana Patrícia Duarte, Vítor Hugo Silva, Eduardo Simões e José Gonçalves das Neves Complexidade da conceção de parentalidade em famílias adotivas (pp. 198-201)Lília Silva, Cristina Nunes e Ana Susana Almeida O papel da felicidade na relação entre a liderança autêntica e a criatividade (pp. 202-209)Neuza Ribeiro, Ana Suzete Semedo e Arnaldo Coelho When a relationship of intimacy turns into homicide: About a case study (pp. 210-220)Andreia Azeredo, Diana Moreira e Fernando Almeida Onde estão as árvores? Análise exploratória de mapas mentais de um Campus universitário (pp. 221-226)Joana Bizarro, Gabriela Gonçalves, Catarina Silva, Patrícia Silva e Jacinta Fernandes O que pode fazer António? Os serviços de saúde mental nos processos de integração comunitária (pp. 227-231)Maria F. Jorge-Monteiro e José Ornelas Estudo da relação entre a confiança grupal e a satisfação dos membros numa perspetiva longitudinal e dinâmica (pp. 232-236)Ana Isabel de Gouveia Rente, Paulo Renato, Teresa Rebelo e Isabel Dimas Ser estudante de doutoramento: A relação de orientação e a perceção de desenvolvimento pessoal (pp. 237-242)José Simões e Madalena Melo Estudo inicial de adaptação e validação da Decision-Specific Reinvestment Scale numa amostra de atletas Portugueses (pp. 243-249)José Fernando Cruz, Patrícia Simões, Rui Sofia e Francisco J. Rodrigues Obesidade na adolescência: O papel da actividade física nas funções executivas (pp. 250-253)Fátima Gameiro, Beatriz Rosa e António Palmeira Observação de Bullying: Avaliação, sensibilidade moral e motivação para ajudar as vítimas (pp. 254-260)Sónia Pereira e Madalena Melo Relação entre cronótipo e desempenho escolar em estudantes portugueses dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico: Resultados preliminares (pp. 261-267)José Martins e Marco Miguel Bento Promoção da literacia emergente à luz do modelo Response to Intervention (RTI) (pp. 268-277)Marco Bento, Diana Alves, Orlanda Cruz e Ana Paula Silva Estudantes Cabo-Verdianas em Portugal: Novos perfis migratórios (pp. 278-285)Luciana Soares e Conceição Nogueira Uma perspectiva ecológica sobre o papel da qualidade da casa e da escolha na promoção do recovery e da integração comunitária no programa Casas Primeiro – Lisboa (pp. 286-291)Paulo Martins e José Ornelas “Dream Teens”: os jovens na promoção da saúde do seu grupo de pares (pp. 292-296)Cátia Branquinho, Margarida Gaspar de Matos e Projeto Aventura Social Dream Teens O recurso à suspensão provisória do processo em crimes de violência doméstica: Perceções e decisões dos/as magistrados/as (pp. 297-300)Sofia Jamal e Celina Manita The role of independent housing and working in the promotion of personal empowerment in people with mental illness (pp. 301-307)Luis Sá Fernandes e José Ornelas Sentimento de culpa e o suporte social no autocuidado das cuidadoras informais familiares (pp. 308-312)Lisneti Castro, Dayse Neri de Souza, Anabela Pereira, Evelyn Santos, Roselane Lomeo, Laurinda Mendes, Helena Teixeira, Cláudio Guimarães, Maria do Céu Ferreira e Ana Catarina Leite A Perturbação de Stresse Pós-Traumático (PTSD) em Portugal: Relação com a estima de si e o coping (pp. 313-319)João Hipólito, Odete Nunes, Rute Brites, Tito Laneiro, António Correia e Carlos Anunciação Sentido psicológico de comunidade: Um estudo multimétodo num contexto associativo (pp. 320-328)Olga Oliveira Cunha e José Henrique Ornelas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Pereira, Daniervelin Renata Marques. "Editorial." Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 6, no. 2 (July 25, 2013): 1. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.6.2.1-1.

Full text
Abstract:
No caminho de uma utilização mais ajustada das tecnologias nos diversos setores de nossa sociedade, os autores deste número 2, volume 6 (2013), propõem reflexões, sugestões, críticas e muitas experiências que atestam sua posição de pesquisadores no campo interdisciplinar entre Linguagem, Educação e Tecnologia. Na trilha Educação e Tecnologia, Ana M. Gimenez Gualdo, Pilar Arnaiz Sanchez e Javier J. Maquilon Sanchez, da Espanha, em “Causas, medios y estrategias de afrontamiento en la agresión online en escolares de Murcia (España)”, apontam para o campo de conflito gerado pelo cyberbullying em um grupo de escolares do 6º ano do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio da Região de Múrcia (Espanha). No artigo “Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS”, Silvia Helena do Amaral Mousinho e Marcia Spindola lançam questões e propostas para a formação transdisciplinar de professores na relação teoria-prática. Em “TICs, leitura em LE e gêneros: da habilidade à prática social docente e discente na escola não-profissionalizante”, Jaime de Souza Júnior relata e discute o ensino-aprendizagem de língua estrangeira por meio dos gêneros textuais. Adriana Riess Karnal propõe, em “O uso do e-board no ensino de inglês como L2/FL”, uma discussão sobre como a interação entre os sujeitos pode contribuir para a aquisição de línguas no ambiente digital. Já Marcia Amaral Correa de Moraes, Karen Selbach Borges e Fabio Okuyama apresentam um relato de experiência no desenvolvimento de processos autorregulatórios de aprendizagem em “Autorregulação da aprendizagem em computação com apoio da metodologia scrum”. No artigo “A aprendizagem nas organizações: comunidades de prática e letramento digital”, Christiane Heemann aborda a Educação Corporativa por meio da Educação a Distância, demonstrando que nas empresas também ocorre aprendizagem e o engajamento em atividades online. Por fim, fechamos essa trilha com o texto de Rafaela da Silva Melo e Breno Gonçalves Bragatti Neves, “Avaliação de software livre educacional: investigando o potencial de utilização do KDEdu nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, os quais explicam e exemplificam as reais possibilidades que o software KDEdu apresenta para o processo de ensino e de aprendizagem. Na trilha Linguística e Tecnologia, Jaime de Souza Júnior, em “Memes da internet e a produtividade funcional: um argumento sistêmico-funcional e crítico-discursivo para a propagação dos fenômenos”, convida-nos a uma reflexão sobre o processo de replicação de memes da Internet. Pollyanna de Mattos Moura Vecchio, em “Leitura religiosa e novas tecnologias: um estudo sobre o uso de versões digitais da bíblia, do Alcorão, do Livro de Mórmon e da Torá”, investiga o que acontece com os protocolos de leitura e com a reverência ao suporte material diante de versões digitais de obras consideradas sagradas. Por fim, o artigo “A construção de imagens da Língua Portuguesa na mídia: um olhar discursivo”, de Agnaldo Almeida de Jesus, examina a construção de imagens da língua portuguesa na mídia, especificamente em matérias referentes ao livro didático Por uma vida melhor. Fechando esse número, trazemos ao leitor um interessante diálogo-entrevista entre Carlos Henrique Silva de Castro e Marie Grace Nyiramavugo, que nos apresentam relatos de oportunidades educacionais em seus percursos: “Educational opportunities: dialogue between a Brazilian teacher and a Rwandan teacher”.Desejamos a todos uma proveitosa leitura dos textos que trazemos nesta edição! Daniervelin PereiraGrupo Texto Livre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Santos, Leandra Ines Seganfredo. "Do real ao desejável: formação e práticas de docentes de língua portuguesa (From the real to desirable: Portuguese Language teachers’ practices and training)." Revista Eletrônica de Educação 14 (September 9, 2020): 3683128. http://dx.doi.org/10.14244/198271993683.

Full text
Abstract:
In the face of the broader social transformations, education and teachers of Portuguese Language are affected. Thus it appears demands of reforms of teaching that reflect changes in the curriculum, in the teaching practices and also in the formation of new profiles of readers and writers. It occurs due to the unsatisfactory results students have presented in the external evaluations. This research aims at describing and discussing how Portuguese Language teachers understand initial and continuous training courses and how they are effective in teaching practices mobilized daily in the classroom, in an inter-transdisciplinary, critical and multicultural perspective. It is a qualitative-interpretative research and data were collected with the use of an online questionnaire with objective and subjective questions. The corpus of analysis consisted of excerpts of information generated in the questionnaire. The results point out it is essential to reinvent the Letters curricula. It is necessary in order to foster in the process of teacher training events and new practices of literacy as a potential to enhance training for the recognition of linguistic-discursive diversity and the development of practices that problematize the world, the school and the classroom complexity, especially through significant public policies.ResumoDiante das transformações sociais mais amplas, a educação e os profissionais docentes de Língua Portuguesa são afetados, com isso surgem necessidades de reformas do ensino que traduzam mudanças no currículo, nas práticas docentes e também na formação de novos perfis de leitores e escritores, sobretudo diante dos insatisfatórios resultados que os estudantes têm apresentado nas avaliações externas. O objetivo desta pesquisa consiste em descrever e discutir como docentes de Língua Portuguesa compreendem seus percursos de formação inicial e contínuo e como tais percursos se efetivam em suas práticas mobilizadas cotidianamente em sala de aula, em uma perspectiva inter-transdisciplinar, crítica e multicultural. O estudo filia-se, pois, aos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativo-interpretativista. O corpus de análise constituiu-se de excertos de informações geradas por respostas a um questionário online composto por perguntas objetivas e subjetivas. Os resultados apontam que se faz imprescindível a reinvenção dos currículos de Letras, a fim de fomentar, no processo de formação de professores, eventos e novas práticas de letramentos como possibilidade de potencializar uma formação para o reconhecimento da diversidade linguístico-discursiva e o desenvolvimento de práticas inovadoras que problematizem a complexidade do mundo, da escola e da sala de aula, sobretudo por meio de políticas públicas significativas.Palavras-chave: Formação de professores, Ensino de língua portuguesa, Políticas educacionais.Keywords: Teacher training, Portuguese language teaching, Educational policies.ReferencesARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.BARTON, David; LEE, Carmen. Linguagem online: textos e práticas digitais. São Paulo: Parábola, 2015.BAUMAN, Zigmund. Capitalismo parasitário. Trad. Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.BORTONI-RICARDO, Stela Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Letras. Resolução CNE/CES n. 18, de 13 de março de 2002.BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Formação Inicial e Continuada. Resolução n. 02, 1 de julho de 2015.CELANI, Maria Antonieta Alba. Um desafio na Linguística Aplicada contemporânea: a construção de saberes locais. D.E.L.T.A. n. 32, v. 2, 2016, p. 543-555.CRUZ, Giseli Barreto. A prática docente no contexto da sala de aula frente às reformas curriculares. Revista Educar, Curitiba, n. 29, p. 191-205, 2007.GOODSON, Ivor F. Dar voz ao professor: As histórias de vida dos professores e seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, António. (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2007.KUMARAVADIVELU, B. A Linguística Aplicada na era da globalização. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial. 2006.MATO GROSSO. Objetivos de aprendizagem para escolas de ensino fundamental urbanas. Secretaria Adjunta de Políticas Educacionais. Superintendência de Educação Básica, 2018. NÓVOA, António. O regresso dos professores. Pinhais: Editora Melo, 2012.NÓVOA, António. (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2007.PIMENTA, Selma Garrido. De professores, pesquisa e didática. Campinas, SP: Papirus, 2002.ROJO, Roxane. Gêneros de discurso/texto como objeto de ensino de línguas: um retorno ao trivium? In: SIGNORINI, Ines. (org.). [Re]Discutir texto, gênero e discurso. São Paulo: Parábola, 2008, p. 73-108.ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.SANTOS, Leandra Ines Seganfredo; RAMOS, Rosinda Castro Guerra; PEREIRA, Sara Cristina Gomes. Educação Básica no estado de Mato Grosso, Brasil: a construção e divulgação das orientações curriculares da área de linguagens. Fórum Linguístico, v. 10, p. 59-71, 2013.SANTOS, Leandra Ines Seganfredo; SILVA, Lucineide; RAMOS, Rosinda Castro Guerra. Formação continuada em Mato Grosso: análise de documentos orientativos do Programa/Projeto Sala de Professor/Educador. Acta Semiótica. v. 17, n. 1, p. 80-105, 2012.SANTOS, Leandra Ines Seganfredo; SILVA, Albina Pereira de Pinho. Mapeamento do percurso formativo de professores de língua portuguesa de um contexto amazônico brasileiro situado. PHILIPPSEN, Neusa Inês; STEFFEN, Joachim. (org.). Novas perspectivas da diversidade e variação linguística no Mato Grosso. Casa Editora da Universidade de Augsburg, Alemanha, 2020 no prelo.SILVA, Albina Pereira de Pinho. Formação continuada de professores para o projeto UCA: análise dos processos formativos prescritos, vivenciados e narrados. 2014, 330 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.e3683128
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Toledo Neto, Sílvio de Almeida, Maria Clara Paixão de Sousa, and Flaviane Romani Fernandes Svartman. "Apresentação." Filologia e Linguística Portuguesa 22, no. 1 (September 1, 2020): 7–8. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v22i1p7-8.

Full text
Abstract:
O volume 22, n.º 1, da revista Filologia e Linguística Portuguesa, que ora vem a público, traz artigos sobre diferentes campos de interesse no âmbito da Filologia e da Linguística. Os temas abordados distribuem-se por campos tão diversos como a crítica textual, a gramática histórica, a sociolinguística, a morfossintaxe, a análise do discurso e a historiografia linguística. O volume abre-se com o artigo intitulado O caderno Harmonielehre | III | Skizzen e a primeira campanha de escrita de Os Degraus do Parnaso, de M. S. Lourenço. O autor, João Dionísio, parte da crítica textual prescritiva e descritiva para refletir sobre o processo de escrita e de revisão, em uma abordagem conjugada da empaginação e dos instrumentos escriptórios. O testemunho analisado é um caderno que conserva as primeiras redações de nove ensaios integrados em Os Degraus do Parnaso, que constitui a obra mais conhecida do escritor e filósofo português M. S. Lourenço (1936-2009). Na sequência, o artigo de Marcos Martinho apresenta Lições sobre a sintaxe histórica do infinitivo português: infinitivo subjetivo, adnominal, preposicional, substantivado. O autor expõe a sintaxe histórica do infinitivo subjetivo, adnominal, preposicional e substantivado do português, a partir da sintaxe histórica do infinitivo latino. Além de fazer uma minuciosa exposição histórica dos diferentes tipos de infinitivo, o autor trata, em particular, do modo como essas espécies de infinitivo são empregadas no latim e no português escrito. O terceiro artigo do volume examina as Variantes sociolinguísticas e a posteriorização das fricativas vozeadas em Alagoas. As autoras, Eliane Vitorino de Moura Oliveira e Marcleya Thaynara Ribeiro dos Santos, estudam a troca das fricativas vozeadas labiodental [v], alveolar [z] e palatal [ʒ] pela fricativa glotal [ɦ] na variedade do português praticado em Alagoas. Com base na Sociolinguística Variacionista, analisa-se a influência de fatores linguísticos e extralinguísticos na ocorrência da posteriorização das fricativas vozeadas labiodental [v], alveolar [z] e palatal [ʒ], para a fricativa glotal [ɦ]. O objetivo é traçar um perfil sociolinguístico do falante que pratica essa variedade em Alagoas. Os resultados mostram que a nasalização influencia a posteriorização e que há tendência maior de o fenômeno ocorrer na fala de pessoas do sexo masculino, nascidas e criadas na zona rural. Por meio de Um estudo construcional da microconstrução intensificadora “[[x] pra caramba]” no português brasileiro, Ana Ligia Scaldelai Salles e Edson Rosa Francisco de Souza analisam, com base nos pressupostos teóricos da abordagem construcional, a microconstrução intensificadora [[X] pra caramba], no português brasileiro. Os autores afirmam que a função desse tipo de microconstrução é expressar uma ideia de encarecimento acerca de algo, que ultrapassa os limites do que é considerado típico ou não excessivo pelo falante. Em uma perspectiva histórica, os autores verificam que essa microconstrução emerge na língua no século XX e torna-se bastante produtiva no português, e, portanto, mais esquemática, a ponto de atrair outras microconstruções intensificadoras menos prototípicas. Em Ocorrências de anáforas encapsuladoras em redações do Enem, Roberlei Alves Bertucci, Andréa Jacqueline Malheiros e Wanderlei de Souza Lopes verificam como as anáforas encapsuladoras são utilizadas como rótulos avaliativos no gênero redação do Enem. Segundo afirmam os autores, a análise realizada corrobora a ideia de que as anáforas examinadas são essenciais para a coesão do texto e, no caso do gênero redação do Enem, são essenciais também para o direcionamento argumentativo do texto. No artigo intitulado Discourse markers in English and European Portuguese translations: establishing functional equivalents and types of omission, Milana A. Morozova examina alguns marcadores discursivos em inglês, com base em traduções de um corpus paralelo bidirecional inglês-português. A análise das traduções estabelece equivalentes funcionais de MDs do inglês para o português europeu e procura abordar o fenômeno de omissão de MDs frequentemente observado em traduções do ponto de vista empírico e não teórico. A análise do corpus resultou na identificação de três tipos mais comuns de omissão. Conclui a seção de artigos deste volume o estudo intitulado As ideias linguísticas e pedagógicas da primeira gramática feminina em Portugal (Francisca de Chantal Álvares, 1786), da autoria de Lívia de Melo. O artigo apresenta a gramática intitulada Breve Compendio da Gramatica Portugueza, para o uso das Meninas que se educaõ no Mosteiro da Vizitaçaõ de Lisboa, por huma Religioza do mesmo Mosteiro, que data de 1786 e cuja autoria foi atribuída a Francisca de Chantal Álvares. Sob a perspectiva da Historiografia Linguística, faz-se uma descrição esquemática da obra. A obra foi produzida para servir de apoio didático na primeira instituição de ensino feminino em Portugal, sendo a primeira gramática portuguesa escrita por uma mulher. Há evidências de que uma das suas principais fontes tenha sido a Arte da Grammatica da Lingua Portugueza, de Reis Lobato (1770). Na seção de resenhas deste volume, Marcelo Modolo e Fábio Garcia Dias analisam o Dicionário Infernal: repertório universal, de Jacques Albin Simon Collin de Plancy, publicado pela Edusp em 2019.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Gallardo Solarte, Karina, Vilma Tamara Ortiz Nievas, and Simón Andrés Giraldo Oliveros. "Revisión Temática de Plan de egreso, otra competencia en enfermería." Revista UNIMAR 36, no. 1 (October 30, 2018): 10. http://dx.doi.org/10.31948/unimar.36-1.9.

Full text
Abstract:
Artículo de revisión temática sobre el plan de alta o egreso hospitalario desde el cuidado de enfermería. La búsqueda se hizo desde diferentes estudios realizados a nivel de Colombia, en el periodo de 2009 a 2015, para lo cual se revisó la literatura relacionada con el tema, que sirviera de soporte para discutir, reflexionar y evaluar críticamente los datos obtenidos en la investigación adelantada, respecto a la perspectiva que tienen otros autores. Fueron analizados 23 artículos, divididos en tres grupos, relativos a agencia de autocuidado, educación y proceso de enfermería, asociados todos a plan de egreso. Se concluye que, dado que el plan de alta es una actividad que debe ser incluida en toda institución de salud, esta actividad debe ser liderada por el personal de enfermería. Referencias: Achury, D., Rodríguez S. y Achury, L. (2013). Efecto de un plan educativo en la capacidad de agencia de autocuidado del paciente con hipertensión arterial en una institución de segundo nivel. Recuperado de http://aquichan.unisabana.edu.co/index.php/aquichan/article/view/2293 Báez, L., Camacho, P., Abreu, P., Arenas, I. y Jaimes, G. (2006). La importancia de la rehabilitación cardiovascular: experiencia en la Fundación Cardiovascular de Colombia. Revista Colombiana de Cardiología, 13(2), 90-96. Bejarano, D., González, N., Lozano, L. y Pinto, N. (2013). Seguimiento al plan de egreso hospitalario con uso de tecnologías de la información y la comunicación (teléfono fijo-móvil y/o mensajes de texto) a cuidadores familiares de niños con enfermedad crónica en el Instituto de Ortopedia Infantil Roosevelt. Recuperado de http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/imagenydesarrollo/article/view/1636 Brito, P. (2009). Diagnósticos enfermeros priorizados en atención primaria. Enfermería Global, 16. Cardona, D. y Noreña, Y. (2013). Propuesta de modelo de atención de enfermería - Hospital General de Medellín. Recuperado de http://www.hgm.gov.co/images/PDF/gestion-conocimiento/2013-investigaciones/propuesta-de-modelo-de-atencion-de-enfermeria.pdf Carrillo-González, G., Barreto-Osorio, R., Arboleda, L., Gutiérrez-Lesmes, O., Melo, B. y Ortiz, V. (2015). Competencia para cuidar en el hogar de personas con enfermedad crónica y sus cuidadores en Colombia. Revista Facultad de Medicina, 63(4), 668-675. Carrillo, G., Sánchez, B. y Vargas, E. (2016). Desarrollo y pruebas psicométricas del Instrumento “cuidar” - versión corta para medir la competencia del cuidado en el hogar. Revista de la Universidad Industrial de Santander, Salud, 48(2), 222-231. Carrillo, M., Barrera, L., Sánchez, B., Carreño, S. y Chaparro, L. (2014). Efecto del programa de habilidad de cuidado para cuidadores familiares de niños con cáncer. Revista Colombiana de Cancerología, 18(1), 18-26. Céspedes, L. y Sáenz, X. (s.f.). Plan de alta para personas con enfermedad pulmonar obstructiva crónica. Recuperado de http://aquichan.unisabana.edu.co/index.php/aquichan/article/view/84/173 Contreras Orozco, A., Contreras Machado, A., Hernández, C., Castro, M. y Navarro, L. (2013). Capacidad de autocuidado en pacientes diabéticos que asisten a consulta externa. Sincelejo, Colombia. Investigaciones Andina, 15(26), 667-668. Estrada, D., López, M., Martín, E., Soriano, R. y Grau, J. (2014). Reingresos hospitalarios en un servicio de Medicina Interna de un hospital de tercer nivel. Index de Enfermería, 23(4), 205-208. Fernández, A. y Manrique, F. (2010). Efecto de la intervención educativa en la Agencia de autocuidado del adulto mayor hipertenso de Boyacá, Colombia, Suramérica. Ciencia y Enfermería, 16(2), 83-97. -------. (2011). Agencia de autocuidado y factores básicos condicionantes en adultos mayores. Avances en Enfermería, 29(1), 30-41. Fundación Caser. (2017). Ley de Promoción de la Autonomía Personal y Atención a Personas en Situación de Dependencia. Recuperado de https://www.fundacioncaser.org/discapacidad/informacion-de-interes/ley-de-promocion-de-la-autonomia-personal-y-atencion-personas-en-situacion-de-dependencia Gutiérrez, I., Del Barrio, J., Sánchez, AI., Castro, F., Sánchez, A., González, J.,… Palmero, C. (2014). Propuesta de programa de promoción de la salud en cuidadores informales de enfermos de Alzheimer y prevención del síndrome del cuidador ‘Evitando que el cuidador se convierta en paciente’. International Journal of Developmental and Educational Pshychology INFAD, Revista de Psicología, 2(1), 203-210. López-Jaramillo, P., Sánchez, R., Díaz, M., Cobos, L., Bryce, A., Parra-Carrilo, J….Zanchetti, A. (2013). Consenso latinoamericano de hipertensión en pacientes con diabetes tipo 2 y síndrome metabólico. Acta Médica Colombiana, 38(3), 154-172. Martín. L., Grau, J. y Espinosa, A. (2014). Marco conceptual para la evaluación y mejora de la adherencia a los tratamientos médicos en enfermedades crónicas. Revista Cubana de Salud Pública, 40(2), 222-235. Ministerio de Salud, Argentina. (s.f.). ¿Qué son las enfermedades no transmisibles? Recuperado de http://www.msal.gob.ar/ent/index.php/informacion-para-ciudadanos/ique-son-icuales-son Organización Panamericana de la Salud (OPS) y Organización Mundial de la Salud (OMS). (2012). Plan de Acción para la Prevención y Control de las ENT en las Américas 2013-2019. Recuperado de https://www.paho.org/hq/index.php?option=com_content&view=article&id=11275%3Aplan-action-ncds-americas-2013-2019&catid=7587%3Ageneral&Itemid=41590&lang=es Organización Mundial de la Salud (OMS). (2014). Informe sobre la situación mundial de las enfermedades no transmisibles. Recuperado de http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/149296/1/WHO_NMH_NVI_15.1_ spa.pdf?ua=1 Prado, L., González, M., Paz, N. y Romero, K. (2014). La teoría Déficit de Autocuidado: Dorothea Orem, punto de partida para calidad en la atención. Revista Médica Electrónica, 36(6). Ramírez, C. (2014). Adherencia a la farmacoterapia en pacientes hipertensos ambulatorios que asisten al programa de control de hipertensión arterial en el Hospital Jorge Cristo Sahium, Norte de Santander (Colombia). Ciencia & Tecnología para la Salud Visual y Ocular, 12(2), 27-35. Rodríguez, M. (2016). Transición del cuidado hospitalario al cuidado ambulatorio.Revista Colombiana de Cardiología, 23(1), 38-40. Rojas, M. y Cardozo, S. (2015). El video como soporte social a cuidadores de personas con enfermedad crónica, Girardot 2010. Avances en Enfermería, 33(2), 199-208. Sánchez, B., Carrillo, G. y Barrera, L. (2014). El plan de transición y egreso hospitalario y su efecto en el cuidado de la salud: una revisión integrada. Revista U.D.C.A. Actualidad & Divulgación Científica, 17(1), 13-23. Velandia-Arias, A. y Rivera-Álvarez, L. (2009). Agencia de Autocuidado y Adherencia al Tratamiento en Personas con Factores de Riesgo Cardiovascular. Revista Salud Pública, 11(4), 538-548. Villarejo, L. (2011). Diagnósticos de enfermería en pacientes dados de alta, con enfermedades crónicas, según taxonomía NANDA-I (North American Nursing Diagnosis Association). Enfermería Global 10(23), 25-29.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Maurício Corrêa da Silva. "Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 12 – Número 2 – Ano 2020 (Jul./Dez 2020)." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 12, no. 2 (July 2, 2020): i—vi. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2020v12n2id21596.

Full text
Abstract:
Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 12 – Número 2 – Ano 2020 (Jul./Dez 2020) A Revista Ambiente Contábil (Ambiente) apresenta na sua 24ª edição 15 (quinze) artigos que tratam de assuntos relevantes para a área contábil; 01 (um) caso de ensino; 01 (uma) resenha de livro, 01 (um) banco de dados brutos de pesquisa e 09 (nove) artigos no idioma inglês. Seção 1: Contabilidade Aplicada ao Setor Empresarial Artigo 1 - Análise do disclosure das provisões e dos passivos contingentes: um estudo de caso das empresas aéreas listadas na B3 em relação aderência ao CPC 25 de Renata Bissi de Oliveira, Augusto César Oliveira Camelo, Franciele do Prado Daciê e Marcielle Anzilago com o objetivo de analisar o disclosure nas demonstrações financeiras das empresas Azul Linhas Aéreas Brasileiras S. A., Gol Linhas Aéreas Inteligentes S. A. e Latam Airlines Group S. A. a partir do enfoque teórico e normativo do CPC 25, no período de 2013 a 2018. Artigo 2 - Avaliação comparativa, por país, da situação econômico-financeira de bancos islâmicos de Tariq Jarbou e Jorge Katsumi Niyama com o objetivo de promover uma avaliação comparativa por país da situação econômico-financeira de bancos islâmicos. Artigo 3 - Uma análise da adesão de organizações brasileiras à GRI como método de divulgação de informações de responsabilidade social corporativa de Vicente Lima Crisóstomo, Hyane Correia Forte e Priscila de Azevedo Prudêncio com o objetivo de analisar a evolução da adesão à GRI e a qualidade dos relatórios de RSC divulgados por organizações brasileiras. Artigo 4 - Distribuição dos profissionais de contabilidade nas microrregiões brasileiras: uma análise econométrica-espacial de Francine Aparecida dos Santos Zenatta e Willian Boschetti Adamczyk com o objetivo de identificar os fatores socioeconômicos que influenciam a distribuição espacial dos profissionais de contabilidade nas microrregiões brasileiras. Artigo 5 - Retorno dos bancos públicos federais versus custo de oportunidade dos recursos investidos pelo Tesouro Nacional de Cristiano Rocha Campos, José Alves Dantas e Carlos André de Melo Alves com o objetivo de avaliar se os retornos auferidos pelos bancos públicos federais remuneram o Tesouro Nacional em proporção suficiente ou não para cobrir o custo de oportunidade do capital investido pelo governo Federal, definida como a taxa básica de juros da economia, a Selic. Artigo 6 - Determinantes do reconhecimento da perda pelo impaiment test de Karla Roberta Castro Pinheiro Alves e César Augusto Tibúrcio Silva com o objetivo de verificar quais determinantes influenciam no reconhecimento da perda por Impairment Test (IT) nas empresas brasileiras listadas na B3. Seção 2: Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor Artigo 1 - Diamante da fraude: evidências empíricas nos relatórios de demandas externas do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU) dos municípios brasileiros de Ana Luiza Pedrosa Paschoal, Nálbia de Araújo Santos e Walmer Faroni com o objetivo de identificar o perfil das evidências encontradas pelos auditores e das justificativas manifestadas pelo gestor classificadas com base na estrutura conceitual do Diamante da Fraude. Artigo 2 - Transparência da prestação de contas dos gastos públicos nos governos municipais: um estudo de caso no Estado de Goiás de Celma Duque Ferreira, Gilberto Crispim da Silva, Fabrícia Silva da Rosa e Luiz Alberton com o objetivo de identificar os municípios goianos que cumprem os dispositivos legais da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), quanto a transparência das prestações de contas da gestão pública no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2018. Artigo 3 - Comportamento das despesas orçamentárias durante o período eleitoral: uma análise em painel de dados nos municípios brasileiros de Gilberto Crispim da Silva, Luiz Alberton, Celma Duque Ferreira e Jorge Expedito de Gusmão Lopes com o objetivo de investigar o comportamento das despesas empenhadas, dos gastos com investimentos e captação de empréstimos em período eleitoral, nos municípios brasileiros com população igual ou superior a 50 mil habitantes, no período de 2000-2016, compreendendo 353 clusters e 6001 observações. Investigou-se também se esses municípios cumprem as exigências legais sobre o uso de recursos orçamentários em ano de eleição. Artigo 4 - O gasto e as fontes do financiamento do SUS nos municípios brasileiros de 2003 a 2018 de Jaime Crozatti, Albires Ferreira de Lima Junior, Leandro Nascimento Lima, Luana Lima de Oliveira e Patricia Righetto com o objetivo de identificar e descrever as fontes de financiamento da função saúde e os gastos empenhados na atenção básica e na atenção hospitalar dos municípios brasileiros no período de 2003 a 2018. Artigo 5 - Gestão pública e transparente à luz da lei de responsabilidade fiscal: uma análise nos municípios da região CRAJUBAR no período de 2012 a 2015 de Antônio Rafael Valério de Oliveira, Bruno Rodrigues Cabral e Milton Jarbas Rodrigues Chagas com o objetivo de verificar nos portais eletrônicos dos municípios do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (CRAJUBAR), as informações divulgadas acerca da gestão pública em atendimento à lei de responsabilidade fiscal, lei complementar 131/2009 e ao Decreto nº 7185/2010. Artigo 6 - Evidenciação contábil dos recursos auferidos pelas OSCIPs do nordeste brasileiro: um enfoque nas subvenções e assistências governamentais de Milton Jarbas Rodrigues Chagas, Danival Sousa Cavalcante, Silvana Karina de Melo Travassos, Suelem Katherinne de Macedo Pinto e Polyandra Zampiere Pessoa da Silva com o objetivo de analisar o nível de evidenciação das principais fontes de recursos das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) situadas na região Nordeste do Brasil, enfocando as subvenções e assistências governamentais, uma vez que estas devem seguir normas, tais como o pronunciamento CPC 07 (R1) e a norma contábil NBC TG 07 (R2). Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) Artigo 1 - Expectativa dos concluintes de ciências contábeis em relação ao mercado de trabalho de Glauciane Costa Silva e de Cleber Augusto Pereira com o objetivo de verificar as expectativas dos alunos concluintes de uma universidade pública no sudoeste do Maranhão em relação ao mercado de trabalho, suas visões sobre as exigências do mercado, as habilidades e as competências exigidas na atuação profissional. Artigo 2 - Tratamento e análise de resíduos da produção de açaí: um estudo sob a ótica da ecoeficiência de Márcia Athayde Moreira e Ana Lidia Ferreira de Sousa com o objetivo de levantar junto aos estabelecimentos de venda de açaí da Região Metropolitana de Belém – PA (RMB), qual tratamento está sendo designado aos resíduos (caroços de açaí), tendo como parâmetros de análise o ponto de vista contábil e o socioambiental, sob a ótica da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), dentro de um contexto de ecoeficiência. Artigo 3 - Influência das características do decisor sobre os vieses da heurística da representatividade de Adriano Massa Fernandes, Darci Schnorrenberger e Rodrigo Rengel com o objetivo de verificar a influência das características demográficas na presença da heurística da representatividade e seus vieses na tomada de decisões. Seção 4: Casos de Ensino Aplicados a Contabilidade Artigo 1 - Estratégias para a economia de impostos: o caso da Udi Bolos de Larissa Ribeiro Soares e Sabrina Rafaela Pereira Borges com o objetivo de discutir sobre o planejamento tributário e o melhor regime de tributação a ser adotado por uma empresa de pequeno porte: o caso da Udi Bolos. Seção 5: Resenhas de Teses, Dissertações e Livros sobre Contabilidade Resenha 1: Resenha do livro: Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro. Assaf Neto, A. (2020). (12a ed). São Paulo, SP: Editora Atlas, 339 páginas, ISBN: 978-85-97-02484-5. Autores da resenha: Geovane Camilo dos Santos e Dryelle Laiana de Jesus Silva dos Santos. Seção 6: Banco de Dados (Arquivos suplementares em Excel) Artigo 5 da Seção 1- Retorno dos bancos públicos federais versus custo de oportunidade dos recursos investidos pelo Tesouro Nacional de Cristiano Rocha Campos, José Alves Dantas e Carlos André de Melo Alves com o objetivo de avaliar se os retornos auferidos pelos bancos públicos federais remuneram o Tesouro Nacional em proporção suficiente ou não para cobrir o custo de oportunidade do capital investido pelo governo Federal, definida como a taxa básica de juros da economia, a Selic. Seção 7: Internacional (S7) English Section 1 Article 2 (Section 1) - Country comparative assessment of Islamic banks' financial economic situation of Tariq Jarbou and Jorge Katsumi Niyama. Promote a country comparative assessment of the Islamic banks economic and financial situation. Article 3 (Section 1) - An analysis of the adherence of Brazilian organizations to GRI as a method of disclosure of corporate social responsibility of Vicente Lima Crisóstomo, Hyane Correia Forte e Priscila de Azevedo Prudêncio. Organizations have published corporate social responsibility reports aimed at spreading their social responsibility. In this sense, the Global Reporting Initiative (GRI) develops structured models of sustainability reports that help organizations design and disseminate them. The objective of this paper is to analyze the evolution of GRI adherence and the quality of CSR reports provided by Brazilian organizations. Article 5 (Section 1) - Returns on the federal public banks versus the opportunity cost of funds invested by the National Treasury of Cristiano Rocha Campos, José Alves Dantas and Carlos André de Melo Alves. The aim of this study is to assess whether the yields earned by the federal public banks remunerate the National Treasury to a enough degree, to cover the opportunity cost of the capital invested by the Federal Government, which is defined as the benchmark Selic base interest rate. Section 2 Article 2 (Section 2) - Transparency of public expenditure accountability in municipal governments: a case study in the State of Goiás of Celma Duque Ferreira, Gilberto Crispim da Silva, Fabrícia Silva da Rosa and Luiz Alberton. To identify the municipalities of Goiás that comply with the legal provisions of the Fiscal Responsibility Law (LRF) regarding the transparency of public management accounts from January 2010 to December 2018. Article 3 (Section 2) - Behavior of budget expenditures during the election period: an analysis in panel data in the Brazilian municipalities of Gilberto Crispim da Silva, Luiz Alberton, Celma Duque Ferreira and Jorge Expedito de Gusmão Lopes. From the political budget cycle (PDC) lens, we investigated the behavior of committed expenditures, investment spending and borrowing in the electoral period, in Brazilian municipalities with a population of 50,000 or more, in the period 2000-2016, comprising 353 clusters and 6001 observations. It was also investigated whether these municipalities meet the legal requirements on the use of budget resources in an election year. The study was motivated by the lack of consensus in the literature on the subject in question. Article 5 (Section 2) - Transparent public management under the law of fiscal responsibility: an analysis in the municipalities of the CRAJUBAR region in the period from 2012 to 2015 of Antônio Rafael Valério de Oliveira, Bruno Rodrigues Cabral e Milton Jarbas Rodrigues Chagas. This study aimed to verify on the websites of the municipalities of Crato, Juazeiro do Norte and Barbalha (CRAJUBAR), whether information about public management was in compliance with the Fiscal Responsibility Law, Supplementary Law 131/2009 and Decree No. 7185/2010. Article 6 (Section 2) - Accounting disclosure of resources earned by OSCIPs in northeastern Brazil: a focus on government grants and assistance of Milton Jarbas Rodrigues Chagas, Danival Sousa Cavalcante, Silvana Karina de Melo Travassos, Suelem Katherinne de Macedo Pinto and Polyandra Zampiere Pessoa da Silva. To analyze the level of disclosure of the main sources of funds of Civil Society Organizations of Public Interest (CSOPIs) located in the Northeast region of Brazil, focusing on government subsidies and assistance, since they must follow rules, such as the CPC pronouncement 07 (R1) and the accounting standard NBC TG 07 (R2). Section 3 Article 2 (Section 3) - Treatment and analysis of açai berry production waste: a study by the optics of eco-efficiency of Marcia Athayde Moreira and Ana Lidia Ferreira de Sousa. The main objective of this research was to find out with the açai berry sales establishments of the Belém Metropolitan Region – Pa. (RMB), which treatment has been assigned to wastes (açai berry pits) by the açai beaters, having as analysis parameters the accounting and socio-environmental standpoint, under the optics of PNRS, within a context of eco-efficiency Section 4 Article 1 (Section 4) - Tax saving strategies: Udi Bolos’ Case of Larissa Ribeiro Soares e Sabrina Rafaela Pereira Borges. Udi Bolos’ case discusses tax planning and the best taxation regime to be adopted by a small company. Boa leitura. Cordiais saudações! Prof. Dr. Maurício Corrêa da Silva Editor Gerente da Revista Ambiente Contábil
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography