Academic literature on the topic 'Materiais áudio'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Materiais áudio.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Materiais áudio"

1

Conceição, Maria Imaculada da, Maria do Carmo Avamilano Alvarez, and Hálida Cristina Rocha Fernandes. "Definição de metadados para registros de áudio em repositórios digitais de acesso aberto." AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento 3, no. 1 (September 1, 2014): 72. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v3i1.41337.

Full text
Abstract:
Introdução: A Biblioteca/CIR da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) está desenvolvendo um repositório digital para a área da saúde pública, e possui uma coleção de áudios produzidos pela própria instituição, denominada Audioteca. O objetivo deste trabalho é definir metadados para registros de áudio em repositórios digitais de acesso aberto, garantindo que essas informações tenham maior visibilidade no extenso universo da internet. Método: Foram selecionados registros de áudio das bases Dedalus e LILACS e identificados os metadados dessas bases, que utilizam os formatos MARC21 e Metodologia LILACS, respectivamente. Em seguida, estabeleceu-se um escopo mínimo de metadados no esquema Dublin Core (DC), que correspondiam aos metadados dos formatos anteriores. Em uma etapa final, utilizou-se a possibilidade de adaptação do DC para a criação dos metadados com base em estudo da Library of Congress, além de refinamentos que atendiam as necessidades específicas da instituição e da coleção Audioteca, entre eles o entrevistador, o editor de som, e termos técnicos tais como o áudio bits. Resultados: O resultado deste trabalho é um formulário específico para os materiais de coleções de áudio, mantendo a compatibilidade e interoperabilidade do esquema Dublin Core. Conclusão: Dar visibilidade às coleções de áudios, que podem ser veiculadas por programas de rádios comunitárias e educativas, vai ao encontro do papel de promoção de pesquisas das instituições e contribui para a construção da cidadania.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bonifácio Barros, Ana Elisa, Damián Keller, and Leandro Levesques Costalonga. "Guitarreando: Estudo sobre a utilização de modelagem e tablatura no ensino de violão mediado por tecnología." Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, no. 22 (December 19, 2018): e03. http://dx.doi.org/10.24215/18509959.22.e03.

Full text
Abstract:
O presente projeto estuda a efetividade da modelagem e da tablatura no ensino do violão mediado por tecnologia, utilizando procedimentos experimentais com o objetivo de subsidiar a eleição, o design e o desenvolvimento de ambientes musicais educativos. Dentro deste contexto, 41 participantes realizaram exercícios musicais através de três meios digitais: vídeo, áudio e tablatura. Foram modeladas atividades de execução de acordes utilizando cordas soltas, de melodias com cordas soltas usando somente uma mão, e de melodias empregando cordas pisadas que demandam a coordenação motora de ambas manos. Através do estudo, respondemos às seguintes perguntas: Quais modelos digitais – vídeo e áudio ou tablatura – são mais efetivos para o ensino inicial de violão? Quais materiais sonoros (acorde, melodia com cordas presas ou melodia com cordas soltas) são mais adequados? Em relação aos critérios número de acertos e tempo de execução, os resultados indicam que a tablatura é mais efetiva que os modelos digitais disponibilizados em formatos audiovisuais ou sonoros. Quanto aos materiais musicais, os resultados sugerem o uso de atividades empregando melodia cordas soltas (arpejo) nas fases iniciais. Discutiremos também as preferências, o grau de dificuldade e a Distorção Perceptiva da Performance Musical - DPPM (diferença entre o que o usuário/estudante acredita ter executado e o que ele efetivamente executou) com o intuito de compreender as implicações do ensino a distância de violão na ausência de um professor ou tutor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Evangelista, Fábio Lombardo. "Aplicação de atividades experimentais de eletrodinâmica a alunos com deficiência visual." Revista do Professor de Física 4, no. 2 (August 30, 2020): 145–63. http://dx.doi.org/10.26512/rpf.v4i2.27055.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo a elaboração e análise de uma proposta para discutir o conceito clássico de Corrente Elétrica, junto a estudantes com deficiência visual. Em função da importância para os objetivos da pesquisa, decidiu-se utilizar o registro em forma de áudio para posterior análise dos encontros. Outro instrumento de coleta de dados foi a observação. A partir de atividades experimentais, categorizadas na literatura, foram desenvolvidas algumas adequações ao material e ao procedimento metodológico para o ensaio piloto, aplicado junto a Associação Catarinense de Integração do Cego, ACIC. As avaliações da pertinência destes materiais e do procedimento apresentaram-se como essenciais à reestruturação de uma segunda seqüência de ensino. Foi possível apontar algumas características dos materiais e procedimentos, consideradas como relevantes para o auxílio no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com e sem deficiência visual no ensino regular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Langa, Guilherme Matheus, Alexsandro Ferreira Guimarães, Héllen Teixeira Vargas, Marilene Porawski, and Lucila Ludmila Paula Gutierrez. "Recursos educacionais digitais em Anatomia e Fisiologia Humanas em tempos de pandemia." Revista Docência do Ensino Superior 10 (December 14, 2020): 1–22. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24736.

Full text
Abstract:
A partir da necessidade do Ensino a Distância Emergencial em função da pandemia da COVID-19, buscaram-se alternativas de ferramentas que auxiliassem no processo de aprendizagem. Logo, o objetivo deste estudo foi relatar a experiência da construção de recursos digitais para as disciplinas de Fisiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Foram produzidos materiais em áudio em formato de podcast (chamado PIDcast de Fisiologia em alusão ao Projeto de Iniciação à Docência – PID) e material visual em formato de fotos e vídeos a partir da técnica de pintura corporal, que foram disponibilizados no site de Fisiologia. A participação dos monitores e dos alunos do PID foi essencial para o desenvolvimento e a diversificação dos materiais utilizados como recursos educacionais. Além disso, esse material pode ser adaptado a diferentes situações de aprendizagem de acordo com a realidade das disciplinas e as instituições de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza, Dalmir Pacheco de, Claudenilson Pereira Batista, and Yani Saionara Pinheiro Evangelista. "ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL NA EDUCAÇÃO: A experiência do Núcleo de Tecnologia Assistiva do IFAM na adaptação." Revista Observatório 4, no. 3 (April 29, 2018): 85. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p85.

Full text
Abstract:
Na incessante busca a contribuir com a discussão acerca do tema inclusão, aqui exposto de forma tácita, bem como de nossas experiências na formação continuada de professores em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, esta produção versa sobre à produção de materiais didáticos adaptados em Libras, áudio e audiodescrição, por meio do Núcleo de Tecnologia Assistiva do Instituto Federal do Amazonas (APOEMA/ IFAM). A pesquisa deu-se por uma investigação qualitativa e descritiva, baseada teoricamente nos estudos de Galvão Filho (2009), Manzini (2014), Pacheco (2014) e Batista (2015), bem como da definição de acessibilidade, disposto no Decreto Federal Nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rezende, Dayselane Pimenta Lopes, and Reginaldo Fernando Carneiro. "TAREFAS EXPLORATÓRIO-INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE QUADRILÁTEROS NO 8.º ANO." Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática 6, no. 3 (July 20, 2021): 40–62. http://dx.doi.org/10.34179/revisem.v6i3.14644.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo discutir as contribuições das tarefas exploratório-investigativas e dos materiais didáticos manipuláveis para o estudo de quadriláteros por alunos do 8.º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do interior do estado do Rio de Janeiro. Utilizaram-se, para produção de dados, o diário de campo, a gravação em áudio e vídeo da realização das tarefas pelos alunos, relatório fotográfico dos diversos momentos e das atividades. As tarefas exploratório-investigativas possibilitaram ao aluno a compreensão de conceitos de quadriláteros, por meio da observação, da manipulação, do levantamento de hipóteses e do registro de suas descobertas, promovendo mudanças significativas no comportamento e na cultura escolar. Os materiais manipuláveis permitiram que os alunos identificassem propriedades dos quadriláteros e compreendessem conceitos. A pesquisa possibilitou uma aprendizagem de conceitos e conteúdos por meio do envolvimento dos alunos para realizar as tarefas, o desenvolvimento da linguagem matemática, da capacidade de comunicar as ideias e das habilidades investigativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Darroz, Luiz Marcelo, Carlos Ariel Samudio Pérez, and Alisson Cristian Giacomulli. "A CONCEPÇÃO DE TEMPO DE UM GRUPO DE ACADÊMICOS AO INGRESSAREM NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA." Revista ENCITEC 7, no. 1 (June 1, 2017): 01. http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v7i1.2075.

Full text
Abstract:
Apresentam-se, neste trabalho, os resultados de uma investigação que objetivou identificar como um grupo de 22 acadêmicos ingressantes no curso de Licenciatura em Física concebe a grandeza física tempo. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados se deu a partir dos materiais coletados, dos quais se realizou uma Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados indicam que as condições climáticas são os primeiros elementos lembrados pelos investigados, quando ouvem o vocábulo “tempo”, e, ao identificar tempo como grandeza física, a maioria compreende essa grandeza com caraterísticas absolutas, tendo um pequeno grupo apresentado concepções ligadas às características relativísticas da grandeza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cordeiro, Jane Cleide de Almeida, Noemita Rodrigues da Silva, and Pedro Lúcio Barboza. "A presença feminina na matemática." Research, Society and Development 8, no. 3 (January 1, 2019): e583806. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i3.806.

Full text
Abstract:
Ao longo da história a presença da mulher em algumas áreas do conhecimento foi questionada, censurada ou esquecida. Neste estudo abordamos sobre a atuação da mulher na matemática. O objetivo é analisar a percepção de alunas concluintes do curso de licenciatura em matemática sobre a participação feminina na matemática. Nesta pesquisa utilizamos uma abordagem qualitativa e os dados foram obtidos por meio de gravação em áudio durante uma aula, que em um primeiro momento utilizou a metodologia de uma sala de aula invertida e no segundo momento materiais diversos. Os resultados mostram a priori, que na percepção das participantes existe um desconforto do gênero feminino em atuar no campo da matemática, por relatarem ainda haver muitos desafios a serem superados nesta área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Darroz, Luiz Marcelo, and Clóvis Milton Duval Wannmacher. "APRENDIZAGEM DOCENTE NO ÂMBITO DO PIBID/FÍSICA:A VISÃO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA." Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) 17, no. 3 (December 2015): 727–48. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172015170309.

Full text
Abstract:
RESUMO: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que objetivou identificar indícios da ocorrência da aprendizagem docente nos licenciandos de física participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência dos subprojetos de física do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados deu-se a partir dos materiais coletados, dos quais se realizou uma análise textual discursiva que tinha como categorias a priori os cinco focos da aprendizagem docente. Os resultados indicam que a participação nas atividades do Pibid/Física pode promover a aprendizagem docente, uma vez que elementos dos cinco focos foram identificados nas falas dos bolsistas de iniciação à docência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Tanhoffer, Claudia Maria Sallai, Giordami Carvalho de Almeida, Corine Vanessa Los Costa, and Edson Antonio Tanhoffer. "Guia áudio tátil em resina de poliéster: uma proposta de modelo de material didático voltado à educação de cegos." Evidência 20, no. 1 (September 15, 2020): 81–94. http://dx.doi.org/10.18593/eba.24827.

Full text
Abstract:
Este artigo é a descrição do desenvolvimento de uma metodologia, que se aproxima de um tutorial, para reprodução de materiais que podem ser utilizados como recurso didático em disciplinas cujo o enfoque seja morfologia macroscópica, como Paleontologia ou Anatomia Animal ou Vegetal e Geologia. O processo utiliza borracha de silicone e resina de poliéster para reprodução de peças, e uma interface, via QR-Code, que remete o usuário a uma narração dos conteúdos postada na plataforma digital YouTube. O objetivo foi criar uma abordagem que permita duplicar peças de valor didático, que normalmente não poderiam ser disponibilizadas para manipulação dos estudantes, com maior enfoque na educação para cegos, em que o “tocar significa ver” e que a manipulação é essencial, sendo que a metodologia permite adicionar marcas na textura da peça, como o Alfabeto em Braille. Para tornar o material definitivamente inclusivo, foi propsoto ligar o objeto de interesse a uma plataforma digital, e neste caso, o YouTube via QR-code, em que é postado uma narrativa em áudio. Assim é possível o seu uso em estudos domiciliares ou em metodologias de ensino presencial em que o aluno é o protagonista. Como resultado foi obtido uma cópia de qualidade de um material, normalmente muito caro ou por outros motivos inacessível, cujo os insumos são de baixo custo e adquiridos facilmente, além de poder ser confeccionado nas instalações de um laboratório escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Materiais áudio"

1

Araújo, Daniela Alexandra Almeida. "As estratégias de marketing da Nauta Àudio : estágio curricular." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2017. http://hdl.handle.net/10773/22097.

Full text
Abstract:
Mestrado em Línguas e Relações Empresariais
O presente Relatório propõe-se evidenciar as atividades desenvolvidas, ao longo de seis meses, numa empresa de distribuição, no âmbito da realização de um Estágio com vista à conclusão do Mestrado em Línguas e Relações Empresariais. A primeira parte deste trabalho conforma uma apresentação da entidade de acolhimento, assim como uma descrição das diferentes atividades que deram corpo ao Estágio. A segunda parte incide sobre uma análise das estratégias de marketing em curso para a nova área de negócio da entidade, o Áudio Profissional, empreendida com o auxílio de literatura relevante.
This report proposes to highlight the activities developed, over a period of six months, in a distribution company, with the purpose of performing an Internship with a view to completing the Master’s Degree in Languages and Business Relations. The first part of this work constitutes a presentation of the entity, as well as a description of the different activities which gave body to the Internship. The second part focuses on an analysis of marketing Strategies in place for the new business area of the entity, the professional audio, undertaken with the assistance of relevant literature.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bolzan, Fernando Correa. "APLICAÇÃO DE DIAFRAGMA PLÁSTICO EM SUBSTITUIÇÃO AOS DIAFRAGMAS FENÓLICOS E TITÂNIO, UTILIZADOS EM TRANSDUTORES COM REPRODUÇÃO DE ÁUDIO EM FAIXA DE ALTA FREQUÊNCIA." Universidade Federal de Santa Maria, 2015. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8363.

Full text
Abstract:
This study aims to analyze the use of plastic diaphragm in the speaker industry replacing the existing diaphragms (phenolic and titanium). For this analysis of comparative studies of product, process and economic viability will be conducted. The comparison is performed through practical methods, with construction of prototypes and conducting comparative measurements, and also through computer simulations, where will be used the finite element method and analyze the electroacoustic transducer. For performing such analysis is necessary to characterize the mechanical plastic, titanium and phenolic (Poisson s ratio, Young s modulus and damping), their vibrational analysis (vibrational modes of the diaphragm) and acoustic analysis (frequency response function and sensitivity). Due to increased market competitiveness, companies do not measure efforts to ensure space in the market. New products, innovation and creativity are the hallmarks of a globalized market. Cost, time and quality dictate the pace of a consumerist market, closely linked these factors are crucial to maintaining the company s market. In this sense the research on the use of new materials behind the renovation products, technological and marketing advantages. Achieve cost and quality combine with technological innovation is what every company aspires to but can achieve this level of excellence is not easy, requires large investments, research and determination. Using plastic diaphragm drivers (transducers for audio playback in high frequency range) opens a possibility of renewal in these products.
O presente trabalho se propõe a analisar a utilização de diafragma plástico na indústria de alto-falantes em substituição aos diafragmas existentes (fenólico e titânio). Para tal serão realizados estudos comparativos de análise de produto, processo e viabilidade econômica. A comparação será realizada através de métodos práticos, com construções de protótipos e realização de medições comparativas e, também, através de simulações computacionais, onde se utilizará o método de elementos finitos e análise eletroacústica do transdutor. Para a realização de tais análises faz-se necessário a caracterização mecânica do plástico, titânio e fenólico (coeficiente de Poisson, módulo de Young e amortecimento), sua análise vibracional (modos vibracionais do diafragma) e sua análise acústica (função resposta em frequência e sensibilidade). Devido ao aumento da competitividade do mercado as empresas lutam para garantir o seu espaço. Novos produtos, inovação e criatividade são a marca de um mercado globalizado. Custo, tempo e qualidade ditam o ritmo de um mercado consumista. Intimamente ligados esses fatores são determinantes para a permanência da empresa no mercado. Nesse sentido, a pesquisa sobre a utilização de novos materiais traz renovação aos produtos, vantagens tecnológicas e mercadológicas. Conseguir aliar custo e qualidade com inovação tecnológica é o que toda a empresa almeja, mas, conseguir alcançar esse grau de excelência não é nada fácil, requer grandes investimentos, pesquisa e determinação. A utilização de diafragma plástico em drivers (transdutores para reprodução de áudio em faixa de alta frequência) abre uma possibilidade de renovação nesses produtos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Jorge, Milena da Conceição. "Contar histórias no palco digital : as potencialidades da tecnologia podcast nas histórias digitais : um estudo de caso : "conta-nos uma história!"." Master's thesis, 2014. http://hdl.handle.net/10400.2/3473.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta
Contar histórias é uma arte muito antiga, que envolve um conjunto de símbolos e códigos usados de forma semelhante com os mesmos significados, mas adequados a cada período ao longo da nossa história. As histórias são, assim, contadas de geração em geração e vão adquirindo várias fórmulas ao longo dos tempos. Atualmente, vivemos na era dos ecrãs e estamos rodeados de vários tipos, desde o ecrã da televisão ao computador, passando para o ecrã dos tablets, telemóveis, smartphones ou leitores de mp3/mp4. Torna-se cada vez mais pertinente a utilização destes equipamentos no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que promovem novas formas de comunicar, de aprender, de pensar e de ensinar oferendo às crianças e aos alunos um papel mais ativo. A emergência da utilização destes equipamentos, juntamente com a importância de contar histórias, levou-nos a realizar este estudo para tentar compreender quais as potencialidades da sua integração no processo de ensino e aprendizagem. O propósito do estudo tem como principal objetivo contribuir para uma perceção mais profunda das potencialidades da criação de histórias digitais, utilizando a tecnologia podcast, no desenvolvimento de aprendizagens, nomeadamente ao nível das competências de leitura e escrita, dos alunos do 1.o Ciclo do Ensino Básico (CEB). O estudo desenvolvido teve por base uma estratégia de investigação assente em duas componentes principais: revisão da literatura e utilização de um estudo de caso “Conta-nos uma história! - Podcast na Educação”. Com o objetivo de compreender, o melhor possível, as potencialidades da criação de histórias digitais, utilizando a tecnologia podcast, adotou-se para o desenho do estudo o método misto, uma vez que utiliza métodos de recolha de dados de natureza qualitativo e quantitativo. Como técnicas de recolha de dados foram usadas, na primeira fase do estudo, entrevistas e na segunda foram aplicados questionários. Os resultados obtidos com este estudo foram analisados tendo em conta as questões de investigação e o modelo de análise.
Storytelling is an ancient art, which involves a set of symbols and codes used in a similar way and with the same meaning, but adapted to each period throughout our history. Stories are, thus, told from generation to generation, acquiring different formulas as time goes by. Nowadays, we live in a world of screens and are surrounded by several types, starting with the screens of televisions and computers, and moving on to the screens of tablets, mobile phones, smartphones and mp3/mp4 players. It’s becoming increasingly relevant to integrate these devices in the process of teaching and learning, as they promote new ways of communication, learning, thinking and teaching, motivating children and students to play a more active role. The pressing need in using these devices, along with the importance of storytelling, lead us to conduct this study in an attempt to understand the potential of it’s integration in the teaching and learning process. The prime objective of this study is to contribute to a deeper perception of the potential of digital storytelling, using podcast technology in the development of learning, namely at the level of reading and writing competencies, for basic school students. The study was performed based on a research strategy supported by two major components: a review of literature and the usage of the case study “Tell us a story! Podcast in education”. With the goal of understanding, as best as possible, the potential of digital storytelling using podcast technology, a mixed approach was adopted in the drafting of the study, as it uses both quantitative and qualitative data collection methods. In the first phase of the study interviews were used for data collection and in the second phase questionnaires were applied. The results achieved by this study were evaluated taking into account the investigation issues and the analysis model.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Marmeleira, Ana Maria Rosa. "O uso de podcasts e showcasts no ensino/aprendizagem do francês língua estrangeira : do ensino a distância ao ensino presencial." Master's thesis, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/2656.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
A valorização da oralidade no ensino das línguas estrangeiras, de acordo com as recomendações do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (2001), bem como as disposições legais do Ministério da Educação, que introduziu a obrigatoriedade de integrar momentos formais de avaliação da oralidade nas disciplinas de língua estrangeira, criaram a necessidade de implementar uma prática sistemática da oralidade no ensino das línguas. No entanto, o constrangimento de muitos alunos, que não se sentem à vontade em expor-se publicamente (especialmente os alunos com mais dificuldades no domínio da língua), o imediatismo e a efemeridade da oralidade, bem como o número de alunos por turma, tornam difícil criar situações de aprendizagem que garantam essa prática sistemática para todos os alunos. Ao observar o trabalho desenvolvido em 2009/2010 e 2010/2011 em unidades curriculares de Francês da Universidade Aberta, foi possível verificar que, através da utilização de podcasts e de showcasts, a professora dessas unidades curriculares pôde proceder não só à avaliação da oralidade dos estudantes como à prática oral da língua, mesmo tratando-se de uma modalidade de ensino a distância, caracterizada pela não presencialidade e pela assincronia no desenvolvimento das atividades letivas. A autora deste estudo fez, então, uma aplicação da metodologia utilizada no ensino online ao ensino presencial, nomeadamente a uma turma de Francês do décimo ano de escolaridade, da Escola Secundária da Amadora, para verificar as potencialidades desta metodologia na promoção das competências de oralidade no ensino presencial. O uso de podcasts e de showcasts no ensino presencial tornou possível criar momentos diversificados de avaliação sumativa da oralidade, mas, sobretudo, permitiu a prática sistemática da oralidade, envolvendo todos os alunos da turma em atividades que promoveram o desenvolvimento das competências de compreensão e de produção orais, bem como das competências de escrita.
The growing importance of orality in the teaching of foreign languages, according to the recommendations of the Common European Framework of Reference for Languages (2001), as well as the laws of the Ministry of Education, which introduced the obligation to integrate formal moments of oral evaluation in the courses of foreign language, created the need to implement a systematic practice of oral skills in language teaching. However, the embarrassment of many students who do not feel comfortable exposing themselves publicly (especially students with more difficulties in using foreign languages), the immediacy and ephemerality of orality, and the number of students per class, make difficult to create learning situations to ensure this systematic practice for all students. By observing the work done in 2009/2010 and 2010/2011 in French courses at the Open University, it was possible to see how the teacher of these courses, through the use of podcasts and showcasts, could not only evaluate the oral skills of the students but also create opportunities to practice oral language, even though it was distance education courses, characterized by non-presentiality and asynchrony in the development of learning activities. Therefore, the author of this study made an application of the methodology used in online learning to the classroom teaching, including one French class for the tenth year of schooling in the Escola Secundária da Amadora, in order to verify the potential of this methodology in the promotion of oral skills in classroom teaching. The use of podcasts and showcasts in classroom teaching made it possible to create diversified moments of summative assessment of oral skills, but more importantly allowed the systematic practice of orality, involving all students in activities that promoted the development of skills of oral understanding and oral production, as well as writing skills.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Materiais áudio"

1

Baccin, Paola, and Sandra Gazzoni. Dire, fare, partire: corso di italiano per brasiliani: Vol. 1. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2020. http://dx.doi.org/10.11606/9786587621272.

Full text
Abstract:
Dizer, Fazer, Partir! é uma obra criada a partir de um conjunto de material didático que se complementa e é especificamente desenhado para o aluno brasileiro que estuda italiano. Esse mesmo material também está disponível em forma de exercícios online com áudio e feedback automático na plataforma do curso. O livro é todo escrito no idioma italiano porque é importante que, desde o início, o leitor se acostume à pronúncia e à velocidade natural da língua. Esperamos que a obra seja útil para complementar os estudos da língua e da cultura italiana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Materiais áudio"

1

Silva, Lucas Natã Lessa e., Julia Sampaio de Souza Morais, Isabela Ouverney Livramento Saith, Renato Sá, Marcelo Burlá, and Antônio Rodrigues Braga Neto. "Impacto de novas tecnologias educacionais no ensino ativo virtual da estática fetal – Experiência da disciplina de Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130272.

Full text
Abstract:
Introdução: A distância física entre professores e alunos e a comunicação por meio de recursos audiovisuais são inovações trazidas pelo método de educação remota, que se constitui um desafio para as instituições de ensino de todo o país no contexto da pandemia de Covid-19. Em resposta a essa crescente demanda, foram aplicadas ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. Objetivo: Avaliar uma metodologia remota ativa para o estudo da variedade de posição e a satisfação dos estudantes com o método utilizado, dentro das limitações do ensino remoto adaptado ao contexto do uso de novas tecnologias. Material e Métodos: Foi desenvolvida a gravação de uma videoaula que continha a ilustração de uma pelve materna confeccionada a partir de papelão e papel sulfite, utilizada como ferramenta de estudo das variedades de posição e da estática fetal. O vídeo foi editado por intermédio do aplicativo Kinemaster e apresentado aos discentes via plataforma Google Classroom. O material utilizado pelos alunos como referencial foi aula expositiva ministrada pelo docente e material teórico disponibilizado por ele na biblioteca virtual da disciplina por meio da plataforma Google Classroom. Foi aplicado um questionário para os alunos do módulo de Obstetrícia da disciplina de Medicina Interna da Criança e do Adolescente II, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, valendo-se dos parâmetros que regem a Escala Likert. O intuito deste foi avaliar a satisfação dos acadêmicos em relação ao conteúdo produzido e identificar possíveis melhorias na metodologia didática utilizada. Resultados e Conclusão: Durante a elaboração do material audiovisual a ser apresentado, houve limitações relacionadas ao uso do aplicativo de edição de vídeo, como a impossibilidade de elevação do volume acima de 2x em relação ao áudio original, o que ocasionou incongruências sonoras no material final. Os alunos que responderam ao questionário de satisfação avaliaram o conteúdo teórico do vídeo e a estrutura da apresentação como muito satisfatórios (100%). A maior parte dos espectadores pesquisados assinalou que muito provavelmente recomendariam esse vídeo para alguém que está aprendendo variedade de posição (89,5%), enquanto 10,5% provavelmente recomendariam. Em suma, a metodologia de ensino a distância e o uso de plataformas digitais são imprescindíveis para redução de distâncias entre professor e aluno impostas pelo contexto de pandemia, bem como para manter a qualidade do ensino oferecido mesmo nas disciplinas demonstrativas, de forma a contribuir significativamente com o processo de ensino-aprendizagem remoto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Curico, Maico Apaguenho. "DINÂMICA TERRITORIAL GEOGRÁFICA DO TRECHO DA RODOVIA FEDERAL 230 TRANSAMAZÔNICA NA CIDADE DE BENJAMIN CONSTANT-AM." In I Congresso Nacional de Ensino e Pesquisa em Geografia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1309.

Full text
Abstract:
Introdução: As rodovias na Amazônia planejadas pelo Governo Federal resultaram em novo processo territorial de ocupação em toda a Amazônia. Dentro da perspectiva desenvolvimentista nos anos 1970 aos anos de 1980, temos a construção da grande prótese territorial denominada Transamazônica, sua execução não foi concretizada completamente, entretanto, os trechos efetivados causaram novo processo de ocupação geográfico. Objetivos: Este trabalho apresenta como objetivos, identificar os atores territoriais em seu processo de formação e suas dinâmicas espaciais, compreender a dinâmica geográfica e territorialidades dos atores no trecho da Rodovia Federal 230 Transamazônica na Cidade de Benjamin Constant, no sudoeste amazonense, destacando no trecho o processo de ocupação atual, formação e dinâmicas territoriais existentes na região. Material e Métodos: O trabalho tem como procedimentos metodológicos os métodos: qualitativo, comparativo e quantitativo pelos quais possibilitaram caracterizar e compreender a rodovia atualmente como os atores territoriais, processo de ocupação atual do espaço geográfico. A coleta de dados foi feita por meio de trabalho de campo, entrevistas, questionários de natureza individual e coletiva, também foram utilizados outros artifícios digitais como o Google Earth, câmera fotográficas, gravador de áudio, mapas e entre outros. As pesquisas bibliográficas tendo como: artigos, livros e revistas tiveram suas importâncias na pesquisa, nas quais foram encontradas informações prévias para o enriquecimento do trabalho. Resultado: Portanto os resultados deram-se através de trabalhos de campo e leituras bibliográficas, que possibilitaram na compreensão da dinâmica territorial geográfica dos atores como protagonistas e a forma de vidas dos mesmos na atual mudança territorial. Com isso, destacou-se a origem ocupacional dos atores que vivem nessa região, por meio de relatos dos moradores locais que hoje fazem parte dessa dinâmica no trecho da Rodovia Federal 230 Transamazônica na cidade de Benjamin Constant. Conclusão: Conclui-se que a Transamazônica ou rodovia Federal BR-230, foi construída no decorrer do governo de Médici entre os anos de 1970 e 1974, com finalidade de estabelecer comunicação entre as cidades, considerada uma rodovia transversal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barbosa, Ana Paula De Magalhães, Fátima Helena Do Espírito Santo, and Michelle Freitas De Souza. "CUIDADOS PALIATIVOS EM TERAPIA INTENSIVA: VISÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1436.

Full text
Abstract:
Introdução: A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é o serviço hospitalar destinado a usuários em situação grave ou de risco que necessitam de cuidados intensivos, assistência ininterrupta e monitorização contínua. É nessa unidade que encaramos com frequência as realidades humanas mais temidas, como dor, sofrimento e morte. Nesse contexto, os cuidados paliativos trazem uma abordagem que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes e seus familiares quando enfrentam problemas inerentes a uma doença com risco de vida. Objetivo: analisar a visão dos profissionais de saúde frente ao paciente fora de possibilidade terapêutica na UTI. Material e Métodos: estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com 15 profissionais de saúde da UTI de um Hospital Universitário. Foram incluídos profissionais com tempo mínimo de seis meses de experiência no setor, presentes no plantão diurno, no momento da coleta, que ocorreu entre outubro e dezembro de 2018, através de entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas e submetidas à análise temática de conteúdos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense sob o parecer de n°1.693.754. Resultados: os participantes relataram que veem os pacientes em cuidados paliativos como pessoas que necessitam de medidas que tornem o processo de morte menos sofrido e mais digno, também demonstram insatisfação com a realidade do cenário atual dos cuidados paliativos na terapia intensiva e muitas vezes se sentem despreparados para prestar a assistência adequada, sendo a dificuldade de comunicação entre a equipe um problema recorrente nas falas dos entrevistados. Os participantes sugeriram a elaboração de treinamentos para a equipe, implementação de uma comissão multidisciplinar de cuidados paliativos, maior interação entre profissionais e família e necessidade de humanização do cuidado prestado. Conclusão: A implementação dos cuidados paliativos na UTI é um desafio para toda a equipe, visando o equilíbrio entre medidas paliativas e curativas. Muitos avanços precisam acontecer, principalmente em pesquisas na área bem como no campo da legislação. Os resultados obtidos possibilitaram traçar metas para avanços no campo prático em direção a uma assistência mais centrada no indivíduo e na sua autonomia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography