To see the other types of publications on this topic, follow the link: Materiais e métodos.

Journal articles on the topic 'Materiais e métodos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Materiais e métodos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

OLIVEIRA (UEFS), Wagner Teles de. "FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: MATERIAIS E MÉTODOS." Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia 10, no. 24 (December 11, 2018): 55–72. http://dx.doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n24.05.p55.

Full text
Abstract:
Trata-se de apresentar algumas considerações sobre o papel da Filosofia no ensino médio, tendo como ponto de partida o contraste entre um diagnóstico sobre a situação do ensino de Filosofia no Estado da Bahia e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Esse contraste permite-nos refletir sobre os métodos de ensino como relacionados ao perfil de formação dos professores que atuam no ensino de Filosofia. Apresentamos razões por que julgar serem os textos clássicos da História da Filosofia imprescindíveis ao ensino de Filosofia, aspectos que permitem compreender os métodos e materiais como diretamente relacionados à formação dos professores e, por fim, apresentamos razões que tornam possível compreender que o papel a ser exercido pela Filosofia na formação dos estudantes do ensino médio só pode realizar-se à medida que o ensino subordinar-se à concepção segundo a qual o ensino de Filosofia não pode prescindir dos textos clássicos da História da Filosofia, sendo um dos principais desafios da Filosofia no ensino médio tornar esses mesmos textos acessíveis aos estudantes. Assim, a Filosofia no ensino médio põe duas ordens de questões diretamente relacionadas e das quais depende o seu sucesso: pensar novos tipos de recursos didáticos e repensar a formação dos professores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ribeiro, J. P., F. M. M. Borges, P. M. Pimentel, R. M. P. B. Oliveira, D. M. A. Melo, and T. C. Bicudo. "Síntese e estudo microestrutural de perovsquitas tipo La0,8Ca0,2MO3 (M: Co e Mn) para aplicação em catálise automotiva." Cerâmica 57, no. 343 (September 2011): 348–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132011000300014.

Full text
Abstract:
Materiais com estrutura perovsquita são potenciais catalisadores para prevenir a emissão de componentes indesejáveis ao meio ambiente. Diferentes métodos têm sido propostos para a síntese desses materiais, visando produzir materiais homogêneos com tamanho nanométrico de partículas. Os compostos La0,8Ca0,2MnO3 e La0,8Ca0,2CoO3 foram preparados pelo método dos precursores poliméricos visando sua utilização como catalisadores automotivos. Este método de síntese foi utilizado porque permite a obtenção de pós homogêneos e fases cristalinas a temperaturas mais baixas que os outros métodos tradicionais de síntese. Os materiais foram calcinados a 700 e 900 ºC por 4 h e caracterizados pelas técnicas de análise térmica, difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura. As perovsquitas obtidas são nanométricas, monofásicas e com propriedades adequadas para utilização em catálise automotiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Maar, Juergen Heinrich. "Materiais, equipamentos, métodos e objetivos: outra revolução química?" Scientiae Studia 10, no. 4 (2012): 671–80. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-31662012000400003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bonan, R. F., P. R. F. Bonan, A. U. D. Batista, J. E. Oliveira, R. R. Menezes, and E. S. Medeiros. "Métodos de reforço microestrutural da hidroxiapatita." Cerâmica 60, no. 355 (September 2014): 402–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132014000300012.

Full text
Abstract:
A hidroxiapatita (HAp) é um fosfato de cálcio de fórmula química Ca10(PO4)6(OH)2, com relação molar Ca/P 1,67. Este material possui grande importância na tecnologia de biocerâmicas, por ser o constituinte principal da fase mineral de ossos e dentes humanos. Apresenta como algumas de suas aplicações a substituição de tecidos duros danificados, revestimento de próteses ortopédicas e de implantes e reparo de tecidos ósseos. A HAp apresenta resistência mecânica baixa e alta fragilidade o que tornam sua utilização restrita a áreas onde se exige pouco esforço mecânico. Uma das formas de melhorar essas propriedades é associá-la a outros materiais como zircônia, alumina, mulita, titânio e biovidro visando unir as propriedades desejáveis dos dois materiais, bem como pela adição de alguns íons. Este trabalho tem como objetivo descrever as propriedades resultantes da adição de diferentes materiais e íons às propriedades finais da hidroxiapatita. Observou-se que a grande maioria das abordagens de reforço mecânico utilizada atualmente é eficiente na melhoria da resistência à fratura e resistência à flexão e dureza. Verificou-se que apenas o reforço com titânio ainda não tem um efeito claramente elucidado sobre o comportamento mecânico da HAp. A melhora do comportamento mecânico devido à adição do reforço é dependente de fatores como temperatura de sinterização, quantidade de reforço utilizada, ausência de mudanças estruturais indesejáveis, bem como a ausência de outras fases que sejam deletérias às propriedades finais dos materiais produzidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cruz, Aurea Silveira, Cristina Adelaide Figueiredo, Tamiko Ichikawa Ikeda, Ana Claudia Egydio Vasconcelos, Jakson Batista Cardoso, and Luís Florêncio de Salles-Gomes. "Comparação de métodos para testar a citotoxicidade "in vitro" de materiais biocompatíveis." Revista de Saúde Pública 32, no. 2 (April 1998): 153–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101998000200008.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Comparar a sensibilidade do método de difusão em ágar e do método de extração utilizando as linhagens celulares RC-IAL (células fibroblásticas de rim de coelho) e HeLa (células epiteliais de carcinoma do colo do útero humano), na avaliação da citotoxicidade "in vitro" de materiais de uso médico-hospitalar. MATERIAL E MÉTODO: Foram testadas 50 amostras escolhidas por sorteio, entre as já conhecidamente positivas e negativas e identificadas como: algodão, espuma, borracha, látex, celulose e acrílico. Além, das amostras citadas foram testadas experimentalmente várias concentrações de SDS (duodecil sulfato de sódio) nas culturas celulares RC-IAL e HeLa. RESULTADOS: Das 50 amostras testadas , 44 (88%) foram positivas para os dois métodos. Mas quando comparado o SDS nos dois métodos foram observados resultados positivos nas concentrações de 0,5 a 0,05 µg/ml no método de difusão em ágar e no método de extração somente foi observado efeito citotóxico até a concentração de 0,25 µg/ml. CONCLUSÃO: Os resultados encontrados são similares aos observados por outros autores que testaram materiais como, por exemplo, ligas metálicas. Quando foi usado o SDS observou-se, nas duas linhagens celulares, diferenças favoráveis ao método de difusão em ágar em duas concentrações, isto é, a sensibilidade deste método foi significantemente maior, por inspecção, em relação ao método de extração, além de se constituir em método mais simples de ser realizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Neiva, L. S., C. R. P. B. Borges, M. I. Brasileiro, L. M. Novaes, A. M. Cabral, and J. B. L. Oliveira. "Materiais cerâmicos catalíticos à base de hexa-aluminato de metais alcalino terrosos (Ba e Ca): síntese e análise estrutural." Cerâmica 61, no. 359 (September 2015): 350–58. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132015613591908.

Full text
Abstract:
ResumoO objetivo desse trabalho é desenvolver catalisadores cerâmicos compostos por hexa-aluminatos de metais alcalinos terrosos (Ca e Ba) - CaAl12O19 e BaAl12O19, respectivamente, na forma de pó cerâmico, por meio dos métodos de síntese Pechini e da reação de combustão. Analisar a influência destes métodos de síntese sobre as características estruturais e físicas dos materiais obtidos faz parte dos objetivos deste estudo. Ambos os métodos de síntese empregados neste trabalho se mostraram eficientes para a reprodução dos materiais cerâmicos supramencionados. No entanto, com base nos resultados obtidos, o método Pechini mostrou-se mais adequado para a reprodução destes materiais por ter levado à obtenção de amostras compostas por hexa-aluminato de cálcio e de bário contendo menores teores residuais de matéria orgânica oriundas da metodologia de síntese além das mesmas terem apresentado características texturais mais apropriadas para um material cerâmico destinado a processos catalíticos heterogêneos de cargas gasosas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pereira, Paulo H. F., Herman C. J. Voorwald, Maria O. H. Cioffi, and Maria L. C. P. da S. Pereira. "Preparação e caracterização de materiais híbridos celulose/NbOPO4.nH2O a partir de celulose branqueada de bagaço de cana-de-açúcar." Polímeros 22, no. 1 (January 27, 2012): 88–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282012005000002.

Full text
Abstract:
Este trabalho descreve a preparação e caracterização do híbrido celulose/fosfato de nióbio hidratado (Cel/NbOPO4.nH2O) utilizando como material de partida a celulose branqueada de bagaço de cana-de-açúcar e o nióbio metálico. O híbrido foi preparado por dois métodos: denominados métodos I e II. O método I consistiu na dissolução do nióbio metálico em solução de ácido fluorídrico/nítrico (100:10), com tempo de contato de 16 horas entre a celulose branqueada do bagaço de cana-de-açúcar e a solução ácida. Adicionou-se a essa solução ácido fosfórico para precipitação do material. O método II foi semelhante, com proporções diferentes da solução ácida fluorídrico/nítrico (160/100), sem tempo de contato da celulose com a solução ácida. Os métodos I e II utilizaram as seguintes proporções de cel/ Nb2O5.nH2O: (10:10);(10:6) e (10:2). Os materiais preparados pelos métodos I e II foram caracterizados por difração de raios X (DRX), termogravimetria (TG/DTG) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Observou-se aumento do índice do grau de cristalinidade e mudanças na morfologia dos materiais preparados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pinto, Elza Rocha. "Conceitos fundamentais dos métodos projetivos." Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 17, no. 1 (June 2014): 135–53. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-14982014000100009.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é colaborar para fortalecer a confiança no uso dos métodos projetivos nos processos de avaliação psicológica. As associações produzidas frente aos estímulos ambíguos são consideradas expressões da personalidade. Tendo a psicanálise como cenário principal, faremos aqui a exposição de alguns conceitos teóricos que colaboram para a interpretação dos materiais projetivos. São examinados três conceitos: a projeção e suas diferentes variações, a elaboração de fantasias e a personificação. Em seguida, são apresentados alguns métodos projetivos, discutindo-se a eficácia projetiva por meio dos desenhos e pinturas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, W. N. dos. "Métodos transientes de troca de calor na determinação das propriedades térmicas de materiais cerâmicos: II - o método do fio quente." Cerâmica 51, no. 320 (December 2005): 372–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132005000400011.

Full text
Abstract:
A condutividade térmica, a difusividade térmica e o calor específico, conhecidos como propriedades térmicas são as três propriedades físicas de um material mais importantes do ponto de vista de cálculos térmicos. Elas são essenciais na determinação dos parâmetros de resistência ao choque térmico em refratários e na determinação dos fatores de dissipação de calor em fornos e fornalhas. A condutividade térmica é um parâmetro importante em problemas envolvendo transferência de calor em regime estacionário, enquanto que a difusividade térmica é importante em estados não estacionários de troca de calor. O calor específico, propriedade importante em altas temperaturas, está associado ao consumo de energia durante o aquecimento. Normalmente essas três propriedades são determinadas separadamente por técnicas e equipamentos individuais. Hoje são conhecidos vários métodos para a determinação da condutividade térmica e difusividade térmica. Recentemente, os métodos transientes de troca de calor têm sido os métodos preferidos na determinação das propriedades térmicas de materiais. Neste trabalho é feita uma descrição e uma análise crítica de um dos métodos mais utilizados na determinação das propriedades térmicas de materiais cerâmicos: o método do fio quente. Com este método é possível determinar simultaneamente, a partir do mesmo transiente térmico experimental, as três propriedades térmicas. Resultados numéricos são também apresentados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, W. N. dos. "Métodos transientes de troca de calor na determinação das propriedades térmicas de materiais cerâmicos: I - o método de pulso de energia." Cerâmica 51, no. 319 (September 2005): 205–13. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132005000300006.

Full text
Abstract:
A condutividade térmica, a difusividade térmica e o calor específico, conhecidas como propriedades térmicas são as três propriedades físicas mais importantes de um material do ponto de vista de cálculos térmicos. Essas propriedades são observadas quando calor é adicionado ou removido do material, e se tornam importantes em qualquer projeto que precise funcionar em qualquer ambiente térmico. A condutividade térmica é uma das propriedades físicas mais importantes de um material. A sua determinação experimental apresenta algumas dificuldades e requer alta precisão na determinação dos fatores necessários para o seu cálculo. A difusividade térmica pode ser medida mais facilmente e com maior precisão do que a condutividade térmica. Por essa razão, muitos pesquisadores preferem medir a difusividade, e a partir dela calcular a condutividade térmica do material. Hoje são conhecidos vários métodos para a determinação da condutividade térmica e difusividade térmica de um material. Recentemente, os métodos transientes de troca de calor têm sido os métodos preferidos na determinação das propriedades térmicas de materiais. Neste trabalho é feita uma descrição e uma análise crítica de um dos métodos mais utilizados na determinação das propriedades térmicas de materiais cerâmicos: o método de pulso de energia. Resultados numéricos são também apresentados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Zamboni, Caio, Daniel Rocha e. Silva Modesto, Bruno Signoreti Oliveira Silva, Jorge Rafael Durigan, José Soares Hungria Neto, and Ralph Walter Christian. "Disponibilidade de materiais para o tratamento das fraturas diafisárias do fêmur / Availability of materials for femoral shaft fractures fixation in Brazil." Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo 63, no. 3 (December 10, 2018): 186. http://dx.doi.org/10.26432/1809-3019.2018.63.3.186.

Full text
Abstract:
Objetivo: Verificar como os traumatologistas brasileiros tratam os pacientes com fratura diafisária do fêmur, relacionando o método de tratamento à disponibilidade de material do serviço. Métodos: Realizou-se um estudo transversal, onde 241 traumatologistas responderam um questionário no XXIIº Congresso Brasileiro Trauma Ortopédico em Maceió/2016, que consistia de perguntas objetivas, englobando diversos aspectos do tratamento. Resultados: Na urgência, a tração esquelética é realizada por 32% dos entrevistados, o tratamento definitivo por 23%, uso de fixador externo por 22%, tração cutânea por 17% e tala gessada por 5%. A haste intramedular (HIM) está disponível para o tratamento na urgência para 60% dos traumatologistas brasileiros. Tratam com placa de compressão dinâmica 12%, sendo que destes, 76% o fazem por não haver outro implante disponível. Conclusão: Entre os entrevistados, 22% tratam as fraturas isoladas diafisárias do fêmur com HIM na urgência, ao passo que 65% usam essa técnica como "urgência programada".Descritores: Traumatologia/métodos, Cirurgiões ortopédicos/educação, Dispositivos de fixação ortopédica, Fixação intramedular de fraturas; Fraturas do fêmur/cirurgia, Procedimentos ortopédicos/métodos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Oliveira, Samuel De, and Luis Gustavo Castro. "Estudo de métodos organizacionais e planejamento: O arranjo físico na engenharia." Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção 4, no. 5 (December 12, 2016): 104. http://dx.doi.org/10.5380/relainep.v4i5.41209.

Full text
Abstract:
Um layout bem estruturado é fator determinante para a melhoria das operações de movimentação e armazenagem de materiais nos almoxarifados, na viabilização dos negócios e custos da empresa. Nesse contexto, buscou-se analisar o layout do almoxarifado de uma empresa do setor ferroviário e, através de uma pesquisa do fluxo de movimentação dos materiais e gestão de estoque, onde busca atender as demandas dos clientes internos e externos da empresa, aplicou-se a Curva ABC e o método de Guerchet para a elaboração de um novo layout no intuito de assegurar à máxima utilização dos espaços e ser flexível a mudanças. No layout proposto verifica-se uma melhor organização, ocupação dos materiais conforme a sua movimentação e ganho de área para manuseio de materiais e funcionários. Os resultados da pesquisa possibilitam a implantação do layout proposto a fim de contribuir para a eficiência operacional do almoxarifado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Silva, Larissa Macário da, and Rafaella Oliveira Guimarães Santos. "Estudo comparativo: método empírico do DNIT e mecanístico-empírico (Medina) no dimensionamento de pavimentos flexíveis." Engineering Sciences 9, no. 1 (April 20, 2021): 114–24. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2318-3055.2021.001.0012.

Full text
Abstract:
O presente estudo de pesquisa fez uso do novo programa de dimensionamento de pavimentos flexíveis o Método de Dimensionamento Nacional – Medina programa totalmente Brasileiro, desenvolvido por meio de parcerias entre entidades brasileiras. Como objetivo realizou-se uma análise comparativa entre os métodos de dimensionamento de pavimentos, o empírico atualmente empregado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e o método mecanístico-empírico de Dimensionamento Nacional de Pavimentos (MEDINA), a fim de elucidar o uso do método mecanístico-empírico. Com a finalidade de comparar o dimensionamento das camadas de base e sub-base de pavimentos flexíveis, por meio dos diferentes métodos, sendo adotado o método empírico que tem como fundamento os dados de CBR, empregado pelo DNIT e o mecanístico-emprírico (Medina) com base em conceitos da teoria da elasticidade. Para cálculo das espessuras das camadas do pavimento flexível, foram propostos dois volumes de tráfego diferentes. Os dados dos materiais que foram utilizados nas camadas de base e sub-base foram obtidos a partir de estudos bibliográficos prévios. Na sequência foi realizado o dimensionamento do pavimento com os dois métodos propostos. Dentre os resultados obtidos, observa-se que Medina permite maiores análises e variações de materiais de revestimento, com base nas propriedades dos materiais. Para as possibilidades analisadas, destaca-se o tipo de material utilizado na camada do revestimento influenciando consideravelmente em sua espessura, fator relacionado ao módulo resiliente desses materiais, ou seja, para os casos propostos a espessura da camada de revestimento foi menor quanto maior foi o MR do revestimento adotado. O resultado que mais se destacou foi no caso 2.2 em que o revestimento foi de concretos betuminoso com 7,5cm de espessura no método empírico e pelo método mecanístico-empírico concreto asfáltico de classe 4 com 9,4cm manifestou melhores resultados para as camadas de revestimento, atendendo aos padrões de dimensionamento do programa. Ressalta-se que o dimensionamento efetuado pelo novo método colabora com a viabilidade a longo prazo e o pavimento tende a alcançar seu tempo de vida útil com maior segurança e economicidade, comparado ao método empírico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Amaral, Lourdes Isabel Velho do, Marília Gaspar, Paula Moreira Felix Costa, Marcos Pereira Marinho Aidar, and Marcos Silveira Buckeridge. "Novo método enzimático rápido e sensível de extração e dosagem de amido em materiais vegetais." Hoehnea 34, no. 4 (2007): 425–31. http://dx.doi.org/10.1590/s2236-89062007000400001.

Full text
Abstract:
Neste trabalho é feita uma comparação entre os métodos mais comumente utilizados para a dosagem de amido em materiais vegetais. A comparação entre um método químico (McCready) e o método enzimático proposto neste trabalho mostra que, embora o primeiro seja apropriado para a maioria dos materiais vegetais, nos casos em que polissacarídeos de parede celular (pectinas e hemiceluloses) estão presentes, os resultados podem ser bastante alterados. Entretanto, ao usar o método enzimático apresentado, foi possível obter estimativas acuradas dos conteúdos de amido de diversos tecidos vegetais. O método proposto neste trabalho é uma opção viável para determinação do conteúdo de amido em diversos tecidos de plantas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Santos, Wilson N. dos, Rinaldo Gregório F°, Paul Mummery, and Andrew Wallwork. "Propriedades térmicas de polímeros por métodos transientes de troca de calor." Polímeros 13, no. 4 (December 2003): 265–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282003000400011.

Full text
Abstract:
A determinação precisa das propriedades térmicas de um polímero é fundamental em muitos processos e projetos de engenharia. A difusividade térmica, em particular, é importante em problemas envolvendo estado não-estacionário, como no aquecimento e resfriamento de um polímero. Em processamento é uma propriedade fundamental no processo de moldagem por injeção, para a determinação do tempo de ciclo de moldagem. Neste trabalho, a técnica de pulso de energia, normalmente aplicada para materiais cerâmicos e metálicos, é empregada na determinação da difusividade térmica de materiais poliméricos. As amostras foram preparadas em forma de discos, tendo aproximadamente 1cm de diâmetro e 0,3 a 1mm de espessura. Os resultados experimentais obtidos foram comparados com dados existentes na literatura, e com aqueles obtidos pela técnica de fio quente. A concordância entre esses resultados e a reprodutibilidade das medidas mostrou a viabilidade da utilização desta técnica experimental para materiais poliméricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Sousa, Lilian Masetti Lobo Soares de, Waldyr Lopes de Oliveira Filho, and Hernani Mota de Lima. "Dimensionamento estrutural de estradas de mina a céu aberto." Rem: Revista Escola de Minas 65, no. 2 (June 2012): 279–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672012000200018.

Full text
Abstract:
Uma estrada de mina foi dimensionada com materiais típicos ocorrentes em mineração de minério de ferro no Brasil, utilizando-se os métodos empíricos CBR e DNER. Através do programa de dimensionamento estrutural mecanístico-empírico ELSYM5, compararam-se os resultados obtidos pelos métodos anteriores e propôs-se a otimização do dimensionamento feito pelo método DNER. Os resultados mostram que a espessura total do pavimento calculada pelos dois métodos é, basicamente, a mesma, sendo que a espessura da camada de base pelo método DNER é superior à obtida pelo CBR, enquanto o oposto ocorre com a sub-base. Ambos os dimensionamentos mostram, através da aplicação do software ELSYM5, que não são os mais apropriados, visto que a deformação de algumas camadas, principalmente no caso CBR, está acima do limite aceitável de 2000 µε. Através da variação da espessura das camadas, obteve-se um dimensionamento adequado, que levou à redução da espessura da camada total do pavimento de 1,97 m para 1,40 m. A redução da deformação das camadas, em que se variou o módulo de elasticidade, demonstra a importância da realização de ensaios de caracterização física dos materiais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Da Silva, Lucas Hian, Erick De Lima, Ranulfo Benedito De Paula Miranda, Stéphanie Soares Favero, Ulrich Lohbauer, and Paulo Francisco Cesar. "Cerâmica dentária: uma revisão de novos materiais e métodos de processamento." Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences 2, no. 8 (July 24, 2020): 50–72. http://dx.doi.org/10.36557/2674-8169.2020v2n8p50-72.

Full text
Abstract:
A evolução dos sistemas informatizados para a produção de restaurações dentárias associadas ao desenvolvimento de novas microestruturas para materiais cerâmicos causou uma mudança importante no fluxo de trabalho clínico de dentistas e técnicos, bem como nas opções de tratamento oferecidas aos pacientes. Novas microestruturas também foram desenvolvidas pela indústria para oferecer materiais cerâmicos e compósitos com propriedades otimizadas, ou seja, boas propriedades mecânicas, comportamento adequado ao desgaste e características estéticas aceitáveis. O objetivo desta revisão de literatura é discutir as principais vantagens e desvantagens dos novos sistemas cerâmicos e métodos de processamento. O manuscrito está dividido em cinco partes: I) restaurações monolíticas de zircônia; II) próteses dentárias multicamadas; III) novas vitrocerâmicas; IV) cerâmica infiltrada por polímero; e V) novas tecnologias de processamento. As cerâmicas dentárias e as tecnologias de processamento evoluíram significativamente nos últimos dez anos, com a maior parte da evolução relacionada a novas microestruturas e métodos CAD-CAM. Além disso, uma tendência ao uso de restaurações monolíticas mudou a maneira como os médicos produzem próteses dentárias totalmente em cerâmica, uma vez que as restaurações mais estéticas em várias camadas, infelizmente, são mais propensas a lascar ou delaminar. Os materiais compósitos processados ​​via CAD-CAM tornaram-se uma opção interessante, pois possuem propriedades intermediárias entre cerâmica e polímeros e são mais facilmente fresados ​​e polidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Vaniski, Rosane, Daiane Corti, and Deisy Alessandra Drunkler. "Técnicas e Materiais Empregados na Microencapsulação de Probióticos." Brazilian Journal of Food Research 8, no. 1 (October 21, 2017): 156. http://dx.doi.org/10.3895/rebrapa.v8n1.3651.

Full text
Abstract:
A microencapsulação é a tecnologia de envolver materiais sólidos, líquidos ou gasosos em pequenas cápsulas que liberam seu conteúdo sob condições controladas. Esta tecnologia tem sido utilizada para manter a estabilidade de probióticos durante o processamento e estocagem dos alimentos, além de aumentar a resistência no decorrer do trato digestório, possibilitando que estes cheguem ao intestino grosso com condições de sobrevivência e colonização. Durante o processo de microencapsulação, a escolha do material encapsulante é uma etapa de grande importância e deve se basear nas características do composto bioativo, da aplicação pretendida e do método de formação das partículas. Existem diversos técnicas que têm sido empregadas na elaboração de microcápsulas e a seleção do método mais adequado deve ser realizada com base nas propriedades físicas e químicas do material que será encapsulado e do agente encapsulante, analisando-se a finalidade de aplicação do ingrediente alimentício. O presente trabalho visa à revisão dos principais métodos e agentes encapsulantes utilizados na microencapsulação de microrganismos probióticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Rodrigues, Máira R., and Miguel G. Neumann. "Fotopolimerização: princípios e métodos." Polímeros 13, no. 4 (December 2003): 276–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282003000400013.

Full text
Abstract:
O interesse na Fotoquímica de Polímeros tem crescido nas últimas décadas devido não somente ao grande número de novas aplicações como também à repercussão do ponto de vista econômico, técnico e ecológico. A fotopolimerização/fotocura tem recebido a atenção especial devido às incontáveis aplicações e a sua importância na área de Materiais. A cinética destes processos necessita de métodos analíticos precisos e rápidos para ser avaliada. Entre os métodos analíticos convencionais, os mais usados são a gravimetria e a medida de propriedades macroscópicas, como resistência à tração, à deformação e dureza. Entretanto, para determinações mais analíticas é conveniente usar métodos que permitam estudar a cinética de fotopolimerização em tempo real. Neste sentido têm sido usadas técnicas como dilatometria, espectroscopia Raman, calorimetria, e espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier em tempo real. A atividade no campo da polimerização continua a se expandir em muitas áreas e, recentemente, o interesse nos sistemas do fotoiniciação envolvendo a polimerização via radicais livres, iniciada por luz visível, tem recebido atenção especial. Recentemente, estudos sobre fotopolimerização catiônica induzida pela luz visível começaram a ser pesquisados novamente devido à grande variedade de monômeros que são polimerizáveis por via catiônica mas não por via radicar, como, por exemplo, oxiranas e éteres vinílicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Lião, Luciano M., Marcos R. Monteiro, and Alessandra R. P. Ambrozin. "Biodiesel: Métodos de Análise e sua Influência em Materiais Metálicos e Poliméricos." Revista Processos Químicos 1, no. 2 (July 2, 2007): 32–41. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v01i02.p32-41.2007.

Full text
Abstract:
Diversos fatores têm impulsionado o uso de combustíveis alternativos em substituição aos derivados de petróleo. O biodiesel é a principal alternativa ao diesel fóssil. O sucesso da sua utilização como combustível está intimamente ligado ao seu padrão de qualidade, que se relaciona não somente ao controle da sua composição química como também à infl uência desse biocombustível sobre os materiais que constituem os sistemas veiculares, de transporte e armazenamento. Nesse trabalho, são descritos os principais métodos analíticos utilizados no controle de qualidade do biodiesel e de suas misturas com diesel, assim como o efeito do biodiesel sobre materiais metálicos e poliméricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Gonçalves, L. R. G., G. B. Cintra, B. H. Teider, J. B. Gallo, and V. C. Pandolfelli. "Aplicação da ferramenta SWOT para avaliação das técnicas de dano ao choque térmico em materiais refratários." Cerâmica 56, no. 340 (December 2010): 320–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132010000400002.

Full text
Abstract:
A literatura indica diversos tipos de ensaios e diferentes métodos de avaliação de dano por choque térmico. Adicionalmente sabe-se que, em determinadas aplicações, esse tipo de dano é um dos principais responsáveis pela degradação do revestimento refratário. Neste contexto e buscando a melhor forma de reproduzir as condições em serviço do revestimento refratário, o presente trabalho foi realizado visando analisar qual tipo de ensaio de choque térmico e método de avaliação do dano são os mais adequados para avaliar o desempenho destes materiais. Essa análise foi baseada em uma revisão bibliográfica e resultados obtidos em laboratório, em que se comparou e avaliou as vantagens e desvantagens dos métodos mais relevantes encontrados na literatura. Por fim, com o auxilio da ferramenta SWOT foi possível verificar se o método adotado pelos autores desse trabalho é adequado para auxiliar na seleção do refratário para aplicação em calcinadores de leito fluidizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Oliveira, Helena Willhelm de, Elaine Bauer Veeck, Paulo Henrique Couto Souza, and Ângela Fernandes. "Avaliação radiográfica da idade óssea em crianças infectadas pelo HIV por via vertical." Radiologia Brasileira 39, no. 1 (February 2006): 27–31. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842006000100007.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: O presente trabalho teve por objetivo avaliar o desenvolvimento de crianças infectadas pelo vírus da imunodeficiência adquirida (HIV) por contaminação vertical, comparando-se dois métodos determinantes da idade óssea. MATERIAIS E MÉTODOS: Analisou-se uma amostra de 100 crianças, com idades variando de 4 anos e 2 meses a 11 anos e 9 meses, que realizaram radiografias de mão e punho tecnicamente padronizadas e que, posteriormente, foram analisadas segundo os critérios dos métodos de Greulich e Pyle (1959) e de Eklöf e Ringertz (1967). RESULTADOS: Os resultados obtidos mostraram diferenças estatísticas entre os métodos de análise radiográfica do desenvolvimento esquelético utilizados, com destaque para a maior sensibilidade em relação ao método de Eklöf e Ringertz (p < 0,05). O grupo feminino apresentou diferenças estatisticamente significantes entre os casos controle e HIV+ (sete casos) quando avaliados por este método (p < 0,05). CONCLUSÃO: Constatou-se, com a presente pesquisa, que houve a influência do HIV sobre o desenvolvimento esquelético neste grupo de pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Rost, Nathanne Cristina Vilela, Giulia Capizzani Gonçalves, Denise Palma, Maiara Lima Castilho, Priscila Maria S. Correa M. Leite, Fátima Maria Broca, and Leandro Raniero. "COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS DE SÍNTESE DE PARTÍCULAS MAGNÉTICAS." Revista Univap 22, no. 40 (May 9, 2017): 872. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.469.

Full text
Abstract:
A síntese de nanopartículas magnéticas de óxido de ferro (Fe3O4) pode ser realizada por diversas metodologias, que proporcionam a produção de partículas com diferentes tamanhos, dispersão, estabilidade e morfologia. Portanto, o método empregado é baseado na aplicação destes nanomateriais. Neste trabalho, a co-precipitação química de íons de ferro foi utilizada para a síntese de coloides magnéticos, quando foram avaliados dois procedimentos, sendo eles a reação com aquecimento e cavitação acústica. Os materiais foram caracterizados por meio de potencial zeta, dispersão, tamanho, composição metálica e morfologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Lykawka, Rochelle, Patrícia Biasi, Clauzi Rodrigo Guerini, Marcelo Schneider Bemvenuti, and Gabriela Hoff. "Avaliação dos diferentes métodos de medida de força de compressão em três equipamentos mamográficos diferentes." Radiologia Brasileira 44, no. 3 (June 2011): 172–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842011000300010.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Verificar a concordância dos resultados apresentados por diferentes métodos de medida e as variações apresentadas na aplicação deles em diferentes equipamentos mamográficos. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram realizadas 10 medidas de força de compressão para cada método proposto em cada equipamento avaliado (Mammomat 3000-Siemens, Mammo Diagnostic UC-Philips e Alpha ST-GE), sendo avaliadas as diferenças entre esses equipamentos mamográficos para aplicação dos mesmos métodos de medida e as diferenças entre os métodos aplicados. RESULTADOS: Diferenças significativas foram observadas entre os resultados para os diferentes métodos propostos, sendo o valor medido com auxílio de "balança tipo de banheiro", o que subestimou o valor da força de compressão. Cada sistema de compressão mostrou diferentes respostas para os métodos propostos. CONCLUSÃO: Diferenças foram verificadas para os sistemas de compressão e métodos utilizados. Dessa forma, a escolha do modo de realização do teste de compressão torna-se importante para aceitação de equipamentos mamográficos, e a competência para a definição do método mais adequado e realista é do responsável técnico. Sugere-se que a medida de força de compressão seja realizada com auxílio de dinamômetro de extensão e não de compressão se não se conhece o funcionamento do sistema de compressão do mamógrafo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Dutra, Rita C. L., Marta F. K. Takahashi, and Milton F. Diniz. "Nova Metodologia para Identificação de Componentes em Tintas Comerciais." Polímeros 12, no. 4 (October 2002): 273–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282002000400010.

Full text
Abstract:
Uma nova metodologia, incluindo técnicas FTIR, foi desenvolvida e aplicada na separação e caracterização dos principais componentes de tintas alquídicas. Este trabalho demonstra a importância do acoplamento de métodos na análise destes materiais. O método desenvolvido em nossos laboratórios pode ser aplicado, com algumas adaptações específicas e apropriadas, na caracterização de tintas comerciais de composições similares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Rodrigues, Rodrigo Fonseca e. "Ritornelos da expressão audiovisual nas redes midiáticas: métodos ecléticos do videomashup." Galáxia (São Paulo) 14, no. 27 (June 2014): 95–106. http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542014116117.

Full text
Abstract:
Às experimentações concretistas do século XX sucederam-se, nas últimas décadas, outras expressões que passaram a explorar os próprios repertórios culturais midiáticos e respectivos regimes de experiência como materiais de invenção, viabilizadas pelos dispositivos informáticos de audiovisual e pelas redes digitais. Este artigo aborda, a título de corpus empírico, os videomashups do projeto Eclectic Method como pastiches de um cariz concretista e que se valem de sonoridades, imagens e discursos recorrentes na cultura das mídias e na internet. Os conceitos filosóficos do "ritornelo" e de "corte" desenvolvidos por Deleuze e Guattari (1997a) serão revisitados para se problematizarem o groove e o cut'n'paste como métodos a partir dos quais os "vjays de mixtape" capturam e reagenciam materiais "audio-logo-visuais" das redes midiáticas. Ao injetarem paradoxos na experiência saturada, estes "artistas-curadores" provocam experimentações sobre a escuta, a visualidade e a imaginação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Pasquali, Ariadne De Araujo Goulart, Mauricio Rufaiel Matson, and Ricardo Raitz. "Estudo comparativo da densidade radiográfica de cimentos resinosos." Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 21, no. 3 (December 14, 2017): 239. http://dx.doi.org/10.26843/ro_unicid.v21i3.462.

Full text
Abstract:
Introdução: A radiopacidade dos cimentos resinosos revela a presença de partículas densas, sendo útil na identificação da adaptação de peças cimentadas. Nosso objetivo é comparar a densidade óptica de diferentes cimentos resinosos pelos métodos radiográficos convencional e digital. Métodos: Para cada cimento escolhido (C&B, BisCem, Enforce) e para o grupo-controle (amálgama) foram confeccionados 5 corpos de prova (cp) idênticos em uma matriz de pvc. Cada um dos cp foi radiografado 3 vezes tanto pelo método convencional (utilizando-se filme periapical e aparelho de raios X intra-oral), quanto pelo digital (utilizando-se placas sensoras periapicais do sistema Digora-Soredex). As radiografias convencionais foram digitalizadas e a análise óptica da densidade dos materiais foi comparada pelo software Image J (NIH Image - Machintoch). Para o tratamento estatístico realizado pela ANOVA com 2 fatores e o teste complementar de Tukey com nível de significância de 5%, os valores considerados foram os obtidos a partir da média dos valores entre as diferentes radiografias e cp. Resultados: os valores de densidade pelo método convencional e digital foram respectivamente para cada material: 232,87 e 255 para o amálgama; 136,73 e 136,24 para o Enforce; 135,44 e 148,51 para o Bis-Cem e 125,24 e 58,97 para o C&B. Conclusões: Não houve diferenças significantes entre os métodos radiográficos (p=0,069%). Foram verificadas diferenças significantes entre os materiais (p=0,00), em ambos os métodos, exceto entre o Enforce e o BisCem, que obtiveram média de tons de cinza semelhantes. O cimento C&B mostrou as menores médias de tons de cinza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Queiroz, Gislyane Lima de, Matheus Duarte de Araújo, Nathaly de Oliveira Queiroz, Talita Arrais Daniel Mendes, Luiz Filipe Barbosa Martins, Sofia Vasconcelos Carneiro, Cosmo Helder Ferreira da Silva, et al. "Efeito de diferentes agentes desinfetantes na estabilidade dimensional de materiais de moldagem." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 27 (July 18, 2019): e916. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e916.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliou-se o efeito de agentes desinfetantes na estabilidade dimensional de materiais de moldagem. Métodos: Por meio de um troquel mestre metálico e uma moldeira compatível foram realizadas 90 moldagens no total, confeccionadas com alginato [AG] (n=45) e silicona de adição [SA] (n=45). Após lavagem em água corrente e secagem os moldes foram subdivididos em três grupos (n=15) de acordo com os métodos de desinfecção, água destilada [AD], controle, clorexidina [CLX] e hipoclorito de sódio [HS]. Realizou-se a lavagem dos moldes em água corrente e os mesmos foram submetidos a jatos de ar. Após desinfecção dos moldes os espécimes pertencentes a CLX e HS foram lavados em água corrente e receberam jatos de ar. Os corpos de prova tiveram seus diâmetros mensurados por meio de um paquímetro digital em dois momentos distintos. Realizou-se o teste ANOVA – one way, Tukey e teste t (P<0,05). Resultados: Os espécimes demonstraram alteração significativa após cinco dias de armazenamento, sendo que AD e grupo hipoclorito de sódio não obtiveram alterações. Conclusão: O método mais indicado para desinfecção do AG foi a CLX, que em contrapartida mostra-se prejudicial ao SA, sendo indicado o HS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Moreira, Ana Cristina Azevedo, and Fernando Lima Lima Silva. "Métodos de esterilização utilizados em salões de beleza de Salvador-BA." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 16, no. 1 (July 14, 2017): 73. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v16i1.14160.

Full text
Abstract:
<p>Manicures, pedicures, podólogos e clientes podem estar expostos ao risco de contaminação por diversas doenças transmitidas por materiais não esterilizados. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento sobre os métodos de esterilização utilizados em salões de beleza de Salvador-BA. Foram aplicados questionários a 149 profissionais em 121salões. Todos os estabelecimentos possuíam aparelhos para a esterilização. 36,2% dos salões utilizavam esterilizadores ou forninhos; 34,7%, estufas de ar quente, e autoclaves, 29,1%. Observou-se grande variação na temperatura e tempo utilizados. Alguns salões não tinham termômetro na estufa e o ciclo de esterilização era interrompido durante o processo. Os resultados mostraram que, apesar dos salões possuírem aparelhos para a esterilização, a maioria dos profissionais desconheciam seu funcionamento. A possibilidade da ocorrência de infecções cruzadas pela utilização de materiais não esterilizados salientou a necessidade de cursos de treinamento destinados a esse público.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Garcia Pereira, Aline, Dorival Menegaz Nandi, and Crystian Wilian Chagas Saraiva. "Teste de Winston-Lutz: Uma análise quantitativa." Revista Brasileira de Física Médica 11, no. 1 (October 16, 2017): 15. http://dx.doi.org/10.29384/rbfm.2017.v11.n1.p15-20.

Full text
Abstract:
OBJETIVO Descrever um método de análise quantitativa para o teste de Winston-Lutz. MATERIAIS E MÉTODOS A pesquisa é qualitativa do tipo exploratória. Teve como materiais: portal film; ferramentas do teste de Winston-Lutz e software OmniPro. As coordenadas foram obtidas por 5 diferentes técnicos utilizando 16 portal film. Posteriormente verificou-se a medida do desvio entre os isocentros de radiação e mecânico. RESULTADOS Dentre os resultados obtidos foram identificadas duas combinações com valores de desvio maiores que 1 mm. Além disso, quando comparado o método desenvolvido com método estudado anteriormente, observou-se que os dados obtidos são muito próximos, tendo como desvio percentual máximo de 32,5%, o que evidencia a eficiência do método na redução da dependência com o executor. CONCLUSÃO Os resultados demonstraram que o método é reprodutível e prático o que se constitui em um dos fatores fundamentais para a sua aplicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Fernandes, Leandro, Miguel Jafelicci Junior, Ricardo Henrique Moreton Godoi, and Henrique Emílio Zorel Junior. "Obtenção da fase peroviskita via microemulsão." Eclética Química 27, spe (2002): 125–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-46702002000200011.

Full text
Abstract:
Pequenas partículas de fase peroviskita de BaMnO3 foram preparadas por dois métodos: a rota da coprecipitação convencional (RCC) e o método convencional de microemulsão (MCM). As técnicas instrumentais utilizadas para caracterizar as amostras foram: microscopia eletrônica de varredura (SEM), difratometria de raios X (XRD), termogravimetria (TG) e análise térmica diferencial (DTA). A síntese de materiais em sistemas coloidais auto-organizados tem por objetivo aumentar a homogeneidade de tamanho e forma das partículas. Nos últimos anos aumentou a busca por materiais mais uniformes visando o aperfeiçoamento da microestrutura. A rota de microemulsão é um método alternativo para a síntese de materiais porque permite o controle da relação entre as concentrações de água e do tensoativo, (w), o qual controla o tamanho das gotículas de microemulsão denominadas microreatores. Peroviskita pura obtida de microemulsão forma-se em temperatura menor do que a fase precipitada, e resulta.em partículas com distribuição de tamanho mais adequada, de aproximadamente 0,1 mm de diâmetro comparado com a média de 0,5 mm das partículas coprecipitadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Wanderley, J. B. M., F. M. M. Borges, J. P. Ribeiro, P. M. Pimentel, and D. M. A. Melo. "Síntese e estudo microestrutural de perovskita do tipo La0,8Ca0,2MO3 (M = Co ou Mn) com gelatina como precursor orgânico para aplicação em catálise automotiva." Cerâmica 59, no. 349 (March 2013): 156–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132013000100018.

Full text
Abstract:
Materiais com estrutura perovskita são potenciais catalisadores para prevenir a emissão de componentes poluentes no meio ambiente. Vários métodos têm sido propostos para a síntese desses materiais visando produzir materiais homogêneos com tamanho de partícula nanométrico. Neste trabalho os compostos manganato de lantânio e cobaltato de lantânio com substituição parcial de cálcio foram sintetizados com gelatina como agente de polimerização, visando sua utilização como catalisadores automotivos. Esse método de síntese foi utilizado porque permite a obtenção de fases cristalinas com pós homogêneos e porosos. Os pós obtidos a 300 ºC/4 h foram calcinados a 700 e 900 ºC/4 h e caracterizados pelas técnicas de análise termogravimétrica, difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura. As perovskitas obtidas foram monofásicas, manométricas, porosas e com propriedades adequadas para aplicação em catálise automotiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Pereira Junior, Antônio Carlos, Ana Paula Madalena da Silva, Juliana Mendes Nascimento, Maritza Regina Stuart, and Bianca Pimentel. "Métodos e eficácia da antissepsia cirúrgica das mãos no pré-operatório." Research, Society and Development 10, no. 9 (July 23, 2021): e15710917836. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.17836.

Full text
Abstract:
Objetivo: Esta pesquisa visa buscar e comparar os métodos utilizados na realização da antissepsia cirúrgica das mãos no pré-operatório e avaliar qual método se mostra mais adequado e mais eficaz para o uso da equipe cirúrgica, visando uma assistência mais segura ao paciente. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura exploratória de abordagem qualitativa onde foram feitas buscas de materiais publicados entre os anos de 2010 e 2019 na base de dados “Google Acadêmico”, onde foram encontrados materiais que subsidiaram o desenvolvimento desta pesquisa. Resultados: Todos os métodos e técnicas utilizados para a realização da antissepsia cirúrgica das mãos apresentam resultados satisfatórios na eliminação da flora residente e transitória, porém, a antissepsia realizada com solução alcoólica foi a que se mostrou mais eficaz. Conclusão: Com os resultados encontrados nesta pesquisa, conclui-se que ela contribui com a qualidade do serviço prestado pela equipe cirúrgica e com o enfermeiro como gestor do centro cirúrgico, servindo de embasamento para a tomada de decisão frente às necessidades e quanto à forma mais adequada de realização da antissepsia cirúrgica das mãos no pré-operatório, proporcionando uma assistência de qualidade e maior segurança para o paciente cirúrgico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Ferreira, Jorge Luis Santos, Jorge Barbosa Soares, and Juceline Batista dos Santos Bastos. "Métodos de seleção granulométrica com foco na resistência à deformação permanente." TRANSPORTES 24, no. 2 (September 12, 2016): 46. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v24i2.1129.

Full text
Abstract:
A granulometria de uma mistura asfáltica tem papel relevante em sua resistência à deformação permanente. Resultados práticos mostram que a simples obediência às faixas do DNIT não garantem resistência a tal defeito. Neste trabalho, avalia-se e compara-se os métodos Bailey e Faixa de Agregados Dominantes (FAD). Ambos buscam fornecer granulometrias com intertravamento adequado para resistir à deformação permanente. Utilizou-se 8 misturas asfálticas produzidas com materiais de diferentes regiões do Brasil. Os resultados mostram que o método FAD pode ser utilizado em fase de projeto para estimar o desempenho de campo das misturas asfálticas quanto ao defeito em questão baseando-se em um único parâmetro granulométrico (porosidade FAD). Por outro lado, dos parâmetros do método Bailey (AG, GAM e FAM), apenas os valores de AG refletem o comportamento mecânico das misturas asfálticas. Os resultados de laboratório e de campo indicam o potencial para aplicação prática do método FAD. MÉTODOS DE SELEÇÃO GRANULOMÉTRICA COM FOCO NA RESISTÊNCIA À DEFORMAÇÃO PERMANENTE
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Padua Junior, Alceu L., Cleide Aparecida de Abreu, Pedro Roberto Furlani, and Mônica F. de Abreu. "Métodos de determinação da disponibilidade de cobre em substratos." Horticultura Brasileira 26, no. 2 (June 2008): 202–8. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362008000200015.

Full text
Abstract:
Para melhorar a qualidade das plantas produzidas em ambientes protegidos ou semi-protegidos é de fundamental importância a adoção de materiais inertes ou pouco alterados que exerçam a função de solo. Esses materiais são chamados de substratos e apresentam as mais variadas origens e composições, podendo ser orgânicos, minerais ou sintéticos. Dentre os problemas nutricionais, a falta ou o excesso de cobre (Cu) é um dos que mais têm afetado a produção de mudas. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi de avaliar métodos que sejam eficientes em determinar o Cu disponível em substrato. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, usando os substratos à base de fibra de coco, casca de pinus e turfa e a rúcula (Eruca sativa L.) como planta teste. Todos os substratos receberam cinco doses de cobre (0; 0,5; 1,0; 2,0 e 3,0 mg de Cu por dm³ de substrato). Após a colheita da rúcula retirou-se uma amostra de substrato para extração de Cu usando os seguintes métodos: (DTPA pH a 2,6), (DTPA + trietanolamina a pH 7,3), HNO3 + H2O2 a 30%, K4P2O7 e (NaOCl a pH 8,5 + DTPA). As soluções ácidas apresentaram maior capacidade extrativa de Cu para todos os substratos testados. Na análise individual por substrato, somente a fibra de coco apresentou valores de R² significativos para todos os métodos. Na análise conjunta dos substratos, todos os métodos apresentaram coeficientes de determinação significativos (R²> 0,51), mostrando que esses métodos poderão ser utilizados na avaliação da disponibilidade de Cu em substratos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Cruz, Ana Teresa Rodrigues, José Maria Pacheco de Souza, and Sonia Tucunduva Philippi. "Avaliação da concordância dos métodos de pesagem direta de alimentos em creches - São Paulo - Brasil." Revista Brasileira de Epidemiologia 6, no. 3 (September 2003): 220–26. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-790x2003000300005.

Full text
Abstract:
Nos primeiros anos de vida, é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança uma alimentação adequada. Uma alimentação bem planejada pela creche deve fazer parte das metas do Estado e do município dentro de suas políticas públicas, havendo a necessidade da existência de métodos que avaliem, de forma rápida e simples, o consumo alimentar. OBJETIVO: Avaliar a concordância dos dados de consumo alimentar pelo "método da pesagem direta de alimentos-individual" e "método da pesagem direta de alimentos-total". MATERIAIS E MÉTODOS: Os dados foram obtidos em três creches pelos métodos "pesagem direta de alimentos-individual" e "pesagem direta de alimentos-total" servidos às crianças. Quantificou-se a porção em gramas dos alimentos, assim como as sobras alimentares. A comparação foi feita só por gramas (quantidade consumida). Utilizou-se o coeficiente de concordância de acordo com o Modelo de Lin e a metodologia descrita por Bland & Altman para a representação gráfica na comparação dos métodos. RESULTADOS: A concordância observada na comparação do "Método da pesagem direta de alimentos-individual" com "Método da pesagem direta de alimentos-total" foi de ro = 0,676. CONCLUSÃO: A comparação entre o "Método da pesagem direta de alimentos-individual" e o "Método da pesagem direta de alimentos-total" nas creches apresenta baixa concordância. Não se recomenda, portanto, a utilização do "Método da pesagem direta de alimentos-total" para avaliar o consumo alimentar das crianças em creches.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Barauna, Debora, Dalton Luiz Razera, and Adriano Heemann. "Seleção de materiais no design: informações necessárias ao designer na tomada de decisão para a conceituação do produto." Design e Tecnologia 5, no. 10 (December 30, 2015): 1. http://dx.doi.org/10.23972/det2015iss10pp1-9.

Full text
Abstract:
Este artigo visou contribuir com os estudos de pesquisa e desenvolvimento na interface "design e materiais". O objetivo do trabalho foi conhecer o estado da arte das informações necessárias ao designer para a tomada de decisão na seleção de materiais em fases iniciais de projetos de produto. O método de pesquisa aplicado foi o roteiro "RBS Roadmap”. Tal método descreve fases e etapas para a prática da Revisão Bibliográfica Sistemática. Os resultados obtidos foram a elaboração de modelo teórico e identificação de autores especialistas na área. De modo geral, as pesquisas relatadas no estudo apontaram que as informações de materiais necessárias ao designer configuram-se para além das características técnicas e funcionais. Valores intangíveis que os materiais transmitem para a designação de atributos de produtos foram destacados, tais como associativos, estéticos, emocionais e percebidos. Assim, questões como experiências passadas, personalidade, cultura, ciclo de vida, moda e tendência compõem este quadro. Por fim, a discussão do estudo enfatizou que os pesquisadores têm problematizado a importância das informações de materiais necessárias ao designer. No entanto, ponderou-se que ainda existem lacunas de métodos que adotem essas informações em fases estratégicas, de conceituação do produto, bem como a necessidade de torná-las disponíveis de modo sistêmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Silva, Francielle Magalhães Souza da, and Edson Marcos Ferreira De Oliveira. "COMPARAÇÃO DOS MÉTODOS DE IMAGEM (TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E RESSONÂNCIA MAGNÉTICA) PARA O DIAGNÓSTICO DE ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO." Revista Enfermagem Contemporânea 6, no. 1 (April 24, 2017): 81. http://dx.doi.org/10.17267/2317-3378rec.v6i1.1258.

Full text
Abstract:
Os métodos de imagem propiciam um diagnóstico diferencial, bem como norteiam a conduta clínica adequada para cada caso. Dessa forma o estudo tem como objetivo comparar os dois métodos, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética e suas técnicas para o diagnóstico de AVE na fase aguda/hiperaguda. Materiais e Métodos: Foi realizada uma revisão de literatura não sistemática baseada na busca de artigos científicos nas bases de dados PUBMED, SCIELO, portal da CAPES e dados do Ministério da Saúde, bem como nas revistas indexadas aos portais. Resultados e Discussão: A TC é o primeiro método de escolha para diferenciar o AVE isquêmico do AVE hemorrágico. A RM utilizando as sequencias Difusão e FLAIR são capazes de identificar rapidamente a penumbra isquêmica e zona irreversível. Tanto a AngioTC e AngioRM permitem a localização do vaso obstruído com mais precisão e a Perfusão por TC/RM avaliam a funcionalidade do fluxo sanguíneo. Conclusão: A decisão acerca do melhor método varia conforme o estado do paciente e o tempo decorrido desde o início do AVE. No entanto, cada técnica apresenta vantagens e desvantagens, sendo necessária mais estudos que comparem os métodos oferecendo medidas de precisão entre as técnicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Costa, A. C. F. M., M. A. Vilar, H. L. Lira, R. H. G. A. Kiminami, and L. Gama. "Síntese e caracterização de nanopartículas de TiO2." Cerâmica 52, no. 324 (December 2006): 255–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132006000400007.

Full text
Abstract:
Vários métodos de síntese química têm sido desenvolvidos e utilizados na obtenção de pós para fabricação de membranas cerâmicas. Dentre os métodos alternativos utilizados em escala de laboratório, o método Pechini tem sido empregado com sucesso para a obtenção de diversos tipos de materiais. Este trabalho tem como objetivo sintetizar e caracterizar nanopós de TiO2 obtidos por este método, visando à preparação de membranas cerâmicas de ultrafiltração. Os pós resultantes foram caracterizados por análise térmica gravimétrica e diferencial, difração de raios X, espectrofotometria de absorção no infravermelho, adsorção de nitrogênio e microscopia eletrônica de varredura. A análise de difração de raios X do pó mostrou a presença da fase cristalina anatásio, com tamanho de cristalito 15 nm. O tamanho de partículas calculado a partir da área superficial pelo método BET foi 19 nm e a morfologia apresentou-se constituída de nanopartículas e presença de aglomerados moles. Os resultados evidenciam que o método Pechini é promissor para produção de TiO2 nanométrico, adequado para a preparação de membranas cerâmicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Fermino, Maria Helena, and Atelene N. Kämpf. "Densidade de substratos dependendo dos métodos de análise e níveis de umidade." Horticultura Brasileira 30, no. 1 (March 2012): 75–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362012000100013.

Full text
Abstract:
O termo "substrato para plantas" refere-se ao meio de crescimento usado no cultivo em recipientes, freqüentemente resultante da mistura de materiais. A qualidade final depende das propriedades físicas e químicas de cada componente e da interação entre eles, as quais precisam ser caracterizadas. Apesar de obras referenciais serem unânimes em incluir a densidade volumétrica na caracterização de substratos, ocorrem dificuldades para interpretar laudos emitidos por diferentes laboratórios, porque estes utilizam métodos diferentes ou variações de um mesmo método. Além das diferenças entre os métodos, podem ocorrer outras causas de variação na obtenção dos resultados de uma mesma amostra. O presente trabalho visa demonstrar duas das causas de variação na determinação da densidade volumétrica: 1) o método de análise [método do duplo anel (CEN), método utilizado pela indústria (IND) e método da autocompactação (AUTO)] dos substratos pó de coco, areia de rio média lavada, turfa fibrosa in natura e Plantmax® Hortaliça; 2) e o nível inicial de umidade (0,62, 0,69 e 0,72g/g) em amostras de turfa fibrosa in natura. Constatou-se que os valores de densidade, determinados pelo método AUTO, representam cerca de 20% a mais do que os valores determinados pelo método IND; as relações entre os métodos AUTO e CEN, bem como CEN e IND não são uniformes, variando conforme o material; a umidade inicial da amostra também representa causa de variação nos resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Ferreira, Eduardo da Silva Barbosa, Rodholfo da Silva Barbosa Ferreira, Carlos Bruno Barreto Luna, Edcleide Maria Araújo, and Hélio de Lucena Lira. "Membranas de fibra oca de diversos materiais e suas aplicações." Research, Society and Development 10, no. 1 (February 11, 2021): e55910111206. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11206.

Full text
Abstract:
Membrana pode ser definida como uma barreira, que separa duas fases e restringe o transporte de vários produtos químicos de forma seletiva, apresentando diferentes classificações, morfologias e geometrias. Esses materiais são utilizados em aplicações como: ultrafiltração, microfiltração, pervaporação, separação de gases, órgãos artificiais e outros fins médicos. Membranas sintéticas de fibra oca, obtidas com os diferentes tipos de materiais, vêm ganhando grande atenção nas últimas décadas devido às vantagens em relação à sua grande área específica e a maior compacidade em relação às membranas planas e tubulares utilizadas nos diversos processos de separação com membranas. As fibras ocas em sua grande maioria são preparadas por meio do método de inversão de fases, através da técnica de extrusão a frio com imersão por precipitação. O número de membranas poliméricas disponíveis comercialmente é maior quando comparado com os outros materiais, devido principalmente ao seu baixo custo, mas as membranas provenientes de materiais inorgânicos vêm ganhando uma maior atenção devido a propriedades como resistência química e térmica. Assim, o seguinte estudo tem como objetivo apresentar as principais características das membranas de fibra oca de diversos materiais, destacando as principais vantagens, os métodos de obtenção e aplicações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Figueira, Rui, João Paulo C. Rodrigues, and António Leça Coelho. "Avaliação do risco de incêndio em centros urbanos antigos parte I – aplicação do método de ARICA ao centro histórico do Funchal." Territorium, no. 18 (July 29, 2011): 99–107. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_18_8.

Full text
Abstract:
A diferente concepção e materiais usados nas construções antigas fazem com que estas apresentem um risco de incêndio agravado. Tendo como objectivo avaliar o risco de incêndio do centro histórico do Funchal aplicaram-se os métodos de Gretener e ARICA a alguns edifícios característicos. A aplicação dos métodos permitiu não só verificar o risco de incêndio como detectar as diferenças entre os métodos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Sirico, Ana Carolina Albernaz, Audrew Frimaio, and Paulo Roberto Costa. "Determinação de números atômicos efetivos de materiais radiologicamente equivalentes ao tecido humano e à água." Revista Brasileira de Física Médica 13, no. 3 (December 30, 2019): 15. http://dx.doi.org/10.29384/rbfm.2019.v13.n3.p15-19.

Full text
Abstract:
É conveniente descrever um material composto por vários elementos pelo seu número atômico efetivo, Zeff. No entanto, Zeff não é um número único e deve ser entendido como um parâmetro que depende da energia e que representa os processos de interação de fótons com a matéria. Como tal, o número atômico efetivo pode ser empregado no estudo de materiais radiologicamente equivalentes ao tecido humano e à água. No presente trabalho, cinco amostras radiologicamente equivalentes à água, substância mais abundante no corpo humano, e três amostras radiologicamente equivalentes ao tecido mamário, sendo duas semelhantes ao material que compõe o objeto simulador BR12 e uma semelhante ao material que compõe o objeto simulador CIRS 70/30, tiveram seus números atômicos efetivos determinados pelo método direto e software Auto-Zeff. As amostras foram comparadas dentro do intervalo de energia para radiodiagnóstico (5-150 keV para simuladores de água e 5-35 keV para simuladores de tecido mamário) com os resultados de seus materiais de referência respectivos. Dentre as cinco amostras equivalentes à água, três apresentaram discrepância de 8% para o método direto e cerca de 10% para o Auto-Zeff. Dentre as amostras equivalentes a tecido mamário, a amostra 47 que simula CIRS 70/30 e a amostra 17 que simula BR12 apresentaram os melhores resultados com diferença relativa média menor que 23%. Ambos os métodos apresentaram variações nos resultados de número atômico efetivo na região de interesse, mas essas discrepâncias não afetam a análise comparativa evidenciando a possibilidade do uso de ambos os métodos em análises comparativas de equivalência de materiais equivalentes ao tecido humano e à água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Silva, Valter H., Paulo S. C. Júnior, Heibbe C. B. Oliveira, and Ademir J. Camargo. "Aproximações da Mecânica Quântica no Estudo de Propriedades Moleculares." Revista Processos Químicos 3, no. 6 (July 1, 2009): 9–16. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v03i06.p09-16.2009.

Full text
Abstract:
O estudo de propriedades moleculares vem se tornando uma forte ferramenta na análise de diversos tipos de processos químicos e físicos, como: desenvolvimento de novos materiais, sistemas catalíticos, sistemas moleculares excitados, entre vários outros. Para a análise dessas propriedades, do ponto de vista teórico, o caminho mais promissor tem sido via equações da Mecânica Quântica. Entretanto, a resolução analítica para sistemas moleculares polietrônicos é inviável surgindo a necessidade de aproximações que supra este problema. Atualmente, os métodos mais promissores na descrição de sistemas moleculares, são Hartree – Fock e Teoria do Funcional de Densidade. Estes métodos serão descritos em detalhes neste artigo dentro da necessidade de descrever propriedades moleculares. Será abordado também, um método de correção para o cálculo da energia de ligação devido ao erro da superposição de bases atômicas (BSSE), conhecido como método de Counterpoise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Reisner, Leopoldo Bertolla, and Giana Lisa Zanardo Sartori. "CIDADÃO PARTICIP(ATIVO) E OS MEIOS ADEQUADOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS." Vivências 15, no. 28 (June 15, 2019): 226–33. http://dx.doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.31.

Full text
Abstract:
O presente artigo científico tem por objetivo oportunizar conhecimentos/esclarecimentos, à sociedade, sobre a conciliação e a mediação como meios eficazes e viáveis no tratamento dos conflitos sociais. No fundamento teórico, aprofundou-se a conceituação dos métodos autocompositivos e suas benesses. Analisou-se a formação do Cidadão Particip(ativo) e o processo para sua formação, por meio dos materiais disponíveis ao público. Percebeu-se que os métodos autocompositivos estão sendo divulgados, principalmente pelos Tribunais do país que buscam difundir as vantagens e resultados positivos na utilização desses meios. Todavia, ainda muitas pessoas desconhecem ou não se sentem totalmente seguras sobre os mesmos. Para tornar esses métodos mais efetivos e benéficos à Justiça há necessidade de divulgação nos diversos públicos que compõem a sociedade. O artigo ora proposto é fruto do estudo e dos resultados obtidos em um projeto de extensão “Cidadão (particip)ativo: Mediação e Conciliação como alternativas para solução de conflitos”, que dentre seus objetivos estava a elaboração de uma cartilha para disponibilizar os meios de solução de conflitos na internet, um vídeo elucidativo e posteriormente levar esse conhecimento em alguns espaços públicos através de palestras, rodas de conversa, debates. Através do método analítico descritivo, procedeu-se a revisão de literatura em doutrinas pertinentes ao tema e do relatório final do já referido projeto de extensão e a análise dos materiais de divulgação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Kozlowski, Henrique De Sena, and Paulo DeBlasis. "Perspectivas de modelagem preditiva arqueológica: estudo de caso na Bacia do Rio Tubarão – Santa Catarina." Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas 18, no. 33 (December 9, 2019): 72–92. http://dx.doi.org/10.36113/especiaria.v18i33.2561.

Full text
Abstract:
A modelagem preditiva arqueológica é uma ferramenta de resolução pragmática de problemas relacionados com a localização de sítios arqueológicos, relacionada principalmente com a diminuição de custos e aumento na eficiência de atividades de survey. Há uma preponderância na utilização de dois métodos distintos de modelagem preditiva: uma abordagem chamada de dedutiva e outra, indutiva. Neste artigo, iremos discutir aspectos destes dois tipos de técnicas de modelagem preditiva, aplicando os dois métodos mais recorrentes na literatura em uma área piloto na região sul de Santa Catarina, a bacia do Rio Capivaras. Os modelos preditivos foram utilizados para avaliar a distribuição espacial de um tipo particular de sítio na região, caracterizado pela presença de uma mancha circular de solo bastante escuro com materiais líticos e resíduos de atividades de combustão. Com objetivo de avaliar criticamente os diferentes métodos de modelagem, foram realizados alguns testes comparativos, demonstrando pontos positivos e negativos de cada método.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Moura, Francisco Nunes Sousa, Francisca Daniela Lira Mota, Lucas Diogo Rosa, Olívio Soares Araújo, and Jones Baroni Ferreira De Menezes. "EDUCAÇÃO SEXUAL PARA ADOLESCENTES: INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E MÉTODOS CONTRACEPTIVOS EM FOCO." Revista ENCITEC 10, no. 3 (October 28, 2020): 89. http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i3.2799.

Full text
Abstract:
<p class="ResumoRevista">A educação sexual é fundamental para a formação pessoal e social do ser humano, sendo imprescindível a abordagem no contexto escolar, de modo a sanar deficiência de informações provenientes da educação familiar. Contudo, muitas vezes os docentes não possuem saberes necessário para tal ensino, tornando-se essencial e preciso a parceria entre profissionais da educação e da saúde para proporcionar conhecimento mais interativo e dinâmico aos discentes. Assim, o objetivo deste trabalho incide em relatar sobre uma palestra realizada com alunos do Ensino Fundamental quanto a temática sexualidade. Para a efetuação desta pesquisa qualitativa ocorreu conversas informais com membros da saúde para realização da palestra, com alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, e obtenção de materiais palpáveis dos métodos contraceptivos. Observou-se que os envolvidos possuem conhecimentos mínimos relacionados às infecções sexualmente transmissíveis e aos métodos contraceptivos; e a presença de materiais concretos contribuiu para internalização de aprendizado a respeito dos distintos métodos contraceptivos. Diante do exposto, constata-se a relevância de parcerias para consolidar saberes interdisciplinares e, assim, efetivar a aquisição de conhecimento aos alunos.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

SAITO, Solange Katia, José Roberto LOVADINO, and Lúcio Benedicto KROLL. "Rugosidade e pigmentação superficial de materiais ionoméricos." Pesquisa Odontológica Brasileira 14, no. 4 (December 2000): 351–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-74912000000400008.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho, in vitro, foi comparar dois métodos de análise de superfície, a rugosimetria e a espectrofotometria, aplicados a três materiais ionoméricos quando submetidos a diferentes tratamentos superficiais de acabamento e polimento. Para a análise de superfície, 60 corpos-de-prova de cada material (Chelon Fil, Vitremer e Dyract) foram confeccionados e divididos aleatoriamente em 3 grupos experimentais. A superfície dos corpos-de-prova foi avaliada por um rugosímetro, sendo obtida uma média de rugosidade. A análise espectrofotométrica consistiu na quantificação de corante impregnado na superfície do material de acordo com os grupos experimentais. Os corantes utilizados foram a fucsina básica 0,5% e a eritrosina 0,5%. Os dados foram submetidos à análise de variância e teste t de Student em nível de 5%. Os resultados mostraram não haver correlação linear confiável entre os dois métodos utilizados. Verificou-se que as brocas "carbide" produziram a maior rugosidade para o material Chelon Fil, seguido dos tratamentos com discos Sof-Lex e tira matriz. Para o Vitremer, não houve diferença entre o acabamento e polimento com discos Sof-Lex e o grupo controle (tira matriz). Os diferentes tratamentos superficiais produziram superfícies semelhantes para o material Dyract. As médias de deposição superficial de corante para Chelon Fil, Vitremer e Dyract foram: 1,7261, 1,4759, 1,3318, respectivamente, considerando p < 0,05. No entanto, os materiais comportaram-se de forma semelhante quando diferentes sistemas de acabamento e polimento foram utilizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Olivete Júnior, Celso, and Evandro Luis Linhari Rodrigues. "Maturidade óssea: estimação por simplificações do método de Eklof e Ringertz." Radiologia Brasileira 43, no. 1 (February 2010): 13–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842010000100006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Apresentar um processo para estimação da idade óssea utilizando simplificações do método de Eklof e Ringertz, que operam de forma automática, proporcionando laudos que auxiliam o diagnóstico médico. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram utilizadas imagens carpais de crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 16 anos para a estimação da idade óssea, baseando-se nas simplificações ER5 e ER3 - análise de 5 e 3 centros de ossificação, respectivamente. A automatização dos métodos simplificados explora procedimentos específicos para o processamento de imagens radiográficas da mão. RESULTADOS: Os resultados alcançaram elevada concordância com a média dos laudos médicos obtidos com os três métodos clássicos (Greulich e Pyle, Tanner e Whitehouse, Eklof e Ringertz). A análise de concordância das simplificações propostas foi realizada utilizando-se o teste t de Student pareado com faixa de significância de 5%, e na maioria dos casos não ocorreram diferenças estatisticamente significantes (p < 0,05). CONCLUSÃO: Analisando-se os resultados, conclui-se que é possível estimar com segurança a idade óssea utilizando simplificações do método de Eklof e Ringertz de forma rápida e automatizada. As simplificações propostas também são apropriadas para estimação da idade óssea em grandes bases de dados e livre da subjetividade presente nos métodos clássicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Borin, Andrei, Ronaldo Nunes Toledo, Simone Damasceno de Faria, José Ricardo Gurgel Testa, and Oswaldo Laércio Mendonça Cruz. "Modelo experimental comportamental e histológico da regeneração do nervo facial em ratos." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 72, no. 6 (December 2006): 775–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992006000600008.

Full text
Abstract:
O estabelecimento de modelos experimentais é o passo inicial para estudos de regeneração neural. OBJETIVO: Estabelecer modelo experimental de regeneração do nervo facial. MATERIAIS E MÉTODOS: Ratos Wistar com secção completa e sutura do tronco do nervo facial extratemporal, com análise comportamental e histológica até 9 semanas. FORMA DE ESTUDO: Estudo prospectivo experimental. RESULTADOS: Progressiva recuperação clínica e histológica dos animais. CONCLUSÃO: Estabelecemos um método aceitável para o estudo de regeneração do nervo facial em ratos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography