Academic literature on the topic 'Mato Grosso - Densidade demográfica'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Mato Grosso - Densidade demográfica.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Mato Grosso - Densidade demográfica"

1

Pintor, Eduardo De, Geisiane Michelle Zanquetta de Pintor, Gilson Batista de Oliveira, and Jefferson Andronio R. Staduto. "Repensando a classificação do espaço rural do Centro-Oeste brasileiro." COLÓQUIO - Revista do Desenvolvimento Regional 17, no. 2 (April 2, 2020): 208–23. http://dx.doi.org/10.26767/coloquio.v17i2.1670.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi rediscutir a classificação do rural do Centro-Oeste brasileiro por meio da reclassificação de seus 465 municípios, sendo: 78 municípios localizados no Mato Grosso do Sul, 141 no Mato Grosso e 246 em Goiás. Os municípios foram classificados, de acordo com a população e densidade demográfica, em: essencialmente rurais, relativamente rurais e essencialmente urbanos. Os resultados apontaram que o Mato Grosso do Sul possui 4 municípios essencialmente urbanos, 1 município relativamente rural e 73 municípios essencialmente rurais. O Mato Grosso possui 4 municípios essencialmente urbanos, 5 municípios relativamente rurais e 132 municípios essencialmente rurais. Já o estado de Goiás possui 9 municípios essencialmente urbanos, 14 municípios relativamente rurais e 223 municípios essencialmente rurais. Somando os municípios essencialmente urbanos e relativamente rurais, foi obtido o percentual da população urbana de 64,1% para o estado de Goiás, 48,1% para Mato Grosso e 51,7% para Mato Grosso do Sul, contrapostos aos, respectivamente, 90,3%, 81,8% e 85,6% obtidos pelo Censo de 2010
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos da Silva, J. G., and G. L. Debona. "Utilização de estruturas de aço para suporte da logística de transportes de cargas e escoamento da produção do Centro-Oeste brasileiro." Metálica, no. 60 (December 31, 2020): 18–22. http://dx.doi.org/10.30779/cmm_metalica_60_03.

Full text
Abstract:
Atualmente, com população estimada em dois milhões e oitocentos mil pessoas, o estado de Mato Grosso do Sul possui a sexta maior área territorial do Brasil, estendendo-se por pouco mais de 357 mil km² (sendo comparável em tamanho ao território da Alemanha). Apesar de o estado possuir um índice de densidade demográfica dos mais baixos do país, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é o oitavo a nível nacional, no qual é medida a qualidade de vida da população, ficando atrás apenas de estados que se encontram nas regiões mais desenvolvidas do país (região sul e sudeste, além do primeiro colocado que é o Distrito Federal) [1].
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Glasser, Carmen Moreno, and Almério de Castro Gomes. "Infestação do Estado de São Paulo por Aedes aegypti e Aedes albopictus." Revista de Saúde Pública 34, no. 6 (December 2000): 570–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102000000600002.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Estudar a influência da distância entre áreas infestadas e não infestadas na expansão geográfica das populações de Aedes aegypti e de Aedes albopictus no Estado de São Paulo e os padrões regionais observados, considerando os determinantes relacionados com a ocupação do solo. MÉTODOS: Foram utilizadas informações sobre ocorrência de focos de Ae. aegypti e de Ae. albopictus em municípios do Estado de São Paulo, a cada ano, e sobre a infestação em municípios deste e de Estados vizinhos, ao final de cada ano, de 1985 a 1995. Foram definidos quatro indicadores para a análise do processo de infestação. RESULTADOS/CONCLUSÕES: A análise realizada indicou influência dos Estados do Mato Grosso do Sul e do Paraná no início da infestação do Estado de São Paulo por Ae. aegypti e do Rio de Janeiro e de Minas Gerais por Ae. albopictus. Dentre os municípios com ocorrência de focos dessas espécies, o estabelecimento das mesmas foi mais freqüente naqueles mais próximos de áreas infestadas. Dos municípios em que se verificou o estabelecimento de Ae. aegypti ou de Ae. Albopictus, 75% distavam até 34 km e 60 km, respectivamente, do município infestado mais próximo. Pela análise da velocidade de expansão geográfica de Ae. aegypti, identificaram-se três grandes áreas, com padrões diferentes, observando-se o contrário do esperado: a área com maior densidade demográfica (leste do Estado) foi aquela em que se observou a menor rapidez de expansão geográfica da espécie, indicando a existência de outros fatores com influência preponderante nos padrões macrorregionais. Para Ae. albopictus não ficou evidenciada qualquer relação entre seu padrão de expansão geográfica e a densidade demográfica das regiões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Gilian Evaristo França. "No século XVIII, uma encruzilhada de povos:." Fronteiras: Revista Catarinense de História, no. 31 (October 22, 2018): 86–103. http://dx.doi.org/10.36661/2238-9717.2018n31.10563.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar a relação dos povos indígenas com a formação da capitania de Mato Grosso, no século XVIII, para a compreensão da dinâmica demográfica dessa espacialidade. Esses grupos étnicos ocuparam densamente a porção central da América do Sul, área na qual se constituiu a capitania mato-grossense, abarcando os atuais Estados de Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com o avanço bandeirante paulista e lusitano, vários conflitos ocorreram pela posse dessas terras situadas à Oeste da América portuguesa, levando a um movimento de extermínio e de assimilação dos povos indígenas à população da capitania. A partir da análise da documentação coletada, verificou-se que sua participação, juntamente com a de grupos étnicos africanos, compôs a maior parte da população mato-grossense nos anos setecentos. Palavras chave: Povos indígenas; população; capitania de Mato Grosso
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fávaro, Thatiana, Dulce Lopes Barboza Ribas, José Roberto Zorzatto, Ana Maria Segall-Corrêa, and Giseli Panigassi. "Segurança alimentar em famílias indígenas Teréna, Mato Grosso do Sul, Brasil." Cadernos de Saúde Pública 23, no. 4 (April 2007): 785–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2007000400006.

Full text
Abstract:
O presente estudo buscou descrever a situação de segurança alimentar vivenciada por famílias Teréna, das aldeias Água Azul, Olho D'Água e Oliveiras, Mato Grosso do Sul, Brasil. Foi utilizada a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar adaptada, com 15 questões que refletem a insegurança alimentar em diferentes níveis de intensidade. Foram investigadas 49 famílias que continham em seu núcleo crianças menores de sessenta meses e obtidas informações sobre renda, densidade familiar, escolaridade materna e consumo alimentar das crianças. A prevalência de famílias com algum grau de insegurança alimentar observada foi 75,5%, 22,4% das famílias com insegurança leve, 32,7% moderada e 20,4% grave. Grande parte das famílias (67,3%) convive com o medo de ficar sem alimentos. Um quarto das mulheres entrevistadas afirmou ter passado por situações de fome no mês anterior à entrevista e 14,3% (7) apontaram que o mesmo ocorreu com as crianças da casa. Situações mais graves de insegurança alimentar foram observadas em famílias com menor renda mensal per capita, menor escolaridade materna, maior densidade domiciliar, maior número de filhos por grupo familiar e cuja dieta das crianças era insuficiente, sobretudo em proteínas e ferro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Madeira, Sofia Pereira, and Rebeca De Souza e. Silva. "Comportamento reprodutivo de mulheres indígenas no Alto Xingu, Mato Grosso, Brasil: uma perspectiva antropológica." Idéias 6, no. 1 (October 28, 2015): 229. http://dx.doi.org/10.20396/ideias.v6i1.8649485.

Full text
Abstract:
Os povos indígenas no Brasil sofreram significativa perda populacional no contato com frentes de colonização, alimentando previsões pessimistas que apontavam seu desaparecimento. Entretanto, muitos estão em processo de recuperação demográfica devido à alta fecundidade, fruto de padrões culturais que regulam o tamanho das famílias segundo necessidades de poder e ocupação de territórios, visando o funcionamento de seus complexos sistemas de organização social. Em uma perspectiva antropológica, este artigo procura compreender como aspectos socioculturais delineiam o comportamento sexual e reprodutivo das mulheres indígenas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Azevedo, Rafael Santos de, Leandro Dumas, Daniela Rodrigues, Carla Ferreira Rezende, Érica Pellegrini Caramaschi, Rosana Mazzoni, and Jorge Nessimian. "Community of Aquatic Macroinvertebrates in an Atlantic Forest Stream, Brazil." EntomoBrasilis 5, no. 3 (November 20, 2012): 179–84. http://dx.doi.org/10.12741/ebrasilis.v5i3.169.

Full text
Abstract:
Composition, diversity and density of benthic macroinvertebrates were described based on samples from the four different sites of Rio Mato Grosso, Saquarema, Rio de Janeiro. Biotic and environmental data were obtained in January 2006 in microhabitats with different substrates. A total of 5.605 specimens of the 28 insect families and two crustaceous families are sampled. The lowest values of richness, diversity, equitability and density were observed in low altitude sites. The highest diversity and density values were observed in litter substrate, while sand substrate showed lower values of these parameters. Estrutura da Comunidade de Macroinvertebrados Aquáticos de um Riacho de Mata Atlântica, Brasil Resumo. A composição, diversidade e densidade de macroinvertebrados bentônicos foram descritas a partir de amostras provenientes de quatro localidades distintas do Rio Mato Grosso, Saquarema, Rio de Janeiro. Os dados bióticos e abióticos foram obtidos em janeiro 2006 em microhabitats com diferentes tipos de substrato. Foi amostrado um total de 5.605 espécimes de 28 famílias de insetos e duas de crustáceos. Os menores valores de riqueza, diversidade, equitabilidade e densidade foram registrados nas localidades de menor altitude. Folhiço foi o substrato com maiores valores de diversidade e densidade, enquanto areia apresentou os menores valores desses parâmetros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Carla Craice da. "A transformação da produção agropecuária e a migração no Mato Grosso." REVISTA CAMPO-TERRITÓRIO 15, no. 35 Abr. (August 31, 2020): 529–49. http://dx.doi.org/10.14393/rct153524.

Full text
Abstract:
A partir dos anos 2000, a difusão do formato da produção agropecuária associada às empresas transnacionais se territorializou em áreas específicas do Centro-Oeste, constituindo manchas de concentração de produção agropecuária. Neste processo, regiões específicas dentro do Mato Grosso foram privilegiadas, sendo que a ação do Estado foi primordial no processo de concentração da produção, como a microrregião de Alto Teles Pires. Este trabalho tem como objetivo investigar a face demográfica do processo de territorialização do capital do agronegócio, com foco na urbanização e na dinâmica migratória. Foram utilizados dados dos Censos Demográficos entre 1980 e 2010 além de levantamento bibliográfico. Como resultado, nota-se que a verticalização da produção no campo, ou seja, a estratégia de integrar as diversas etapas da cadeia produtiva em uma mesma localidade apresentou a migração como uma de suas faces demográficas. O processamento de suínos e aves na agroindústria, integrado à expressiva produção de commodities, gerou intensos fluxos migratórios, seja associado à linha de produção da fábrica, seja pelos serviços gerais ou especializados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Moreira Junior, Orlando. "CIDADES PEQUENAS NA FRONTEIRA: OS CASOS DE CARACOL E BELA VISTA, NO MATO GROSSO DO SUL, BRASIL." Boletim de Geografia 36, no. 3 (November 20, 2018): 108. http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v36i3.36394.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta algumas considerações sobre a configuração intra-urbana associada à dinâmica sócio-demográfica, econômica e de organização do espaço de cidades pequenas localizadas em uma região fronteiriça, tendo como referencial empírico as cidades de Caracol e Bela Vista, no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Ambas fazem fronteira com o Paraguai. A cidade de Caracol é analisada a partir do isolamento territorial, cujo núcleo urbano localiza-se distante de outras cidades, caracterizado pelo entorno rural e pelas ruralidades. Em contrapartida, Bela Vista possui uma dinâmica urbana diferenciada, marcada pela conurbação internacional com a cidade de Bella Vista Norte no Paraguai. O fato de se tratar de uma cidade gêmea traz consigo algumas problemáticas que envolvem questões de segurança e ilegalidade, bem como atuação do Estado para defender a soberania nacional. Deste modo, pretende-se apresentar um estudo sobre cidades pequenas ante o cenário regional fronteiriço, visto que a dinâmica espacial, demográfica e as relações socioeconômicas possuem interações diferenciadas que ajudam a compreender os papéis e significados urbanos por elas assumidos, bem como as especificidades da dinâmica interna de seus espaços.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pagliaro, Heloisa, Carmen Junqueira, Luciana Garrido dos Santos Mendaña, Sofia Beatriz Mendonça, and Roberto Geraldo Baruzzi. "Dinâmica demográfica dos Kamaiurá, povo Tupi do Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso, Brasil, 1970-1999." Revista Brasileira de Estudos de População 25, no. 2 (December 2008): 377–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-30982008000200012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Mato Grosso - Densidade demográfica"

1

Nunes, Maria Aparecida. "Contrastes e convergências socioterritoriais na faixa de fronteira internacional oeste brasileira : impactos das políticas contemporâneas /." Rio Claro, 2013. http://hdl.handle.net/11449/104321.

Full text
Abstract:
Orientador: Paulo Roberto Teixeira de Godoy
Banca: Samuel Frederico
Banca: Maria Mônica Arroyo
Banca: Tereza Cristina Cardoso de Souza Higa
Banca: Paulo Roberto Albuquerque Bomfim
Resumo: As relações transfronteiriças estabelecidas entre o Brasil e Bolívia evidenciam interações interescalares em suas zonas de fronteira que resultam de contrastes e convergências de múltiplos fatores de ordem econômica, política e cultural. Este trabalho objetivou identificar as múltiplas territorialidades da área que corresponde a parte da faixa de fronteira internacional do Brasil, entre o estado de Mato Grosso e parte da área oriental boliviana. Os dados estatísticos levantados na faixa de fronteira envolvem as unidades municipais situadas na faixa de 150 km a partir da linha demarcatória brasileira. Para operacionalização do trabalho, partimos da base territorial do Arco Central e das correspondentes sub-regiões, definidas no Programa de Promoção do Desenvolvimento da Faixa de Fronteira (PDFF). Os dados auferidos são resultados tanto de coleta junto a órgãos públicos quanto de aplicação de questionários nas instituições que representam o Estado no recorte fronteiriço e as observações efetuadas em levantamentos de campo. Os dados permitem verificar, na faixa de fronteira brasileira, os contrastes substanciais entre as sub-regiões e o conjunto dos municípios que a integram. Por fim, identificamos que a área fronteiriça é marcada por expressiva diversidade e contradições territoriais resultantes dos diferentes processos de reprodução socioeconômica que geraram estruturas produtivas com características específicas ditadas, de um lado, pela sua herança sociocultural, e do outro, pela lógica do desenvolvimento capitalista que de forma seletiva e desigual tem permeado esse recorte espacial
Abstract: The Border relations between Brazil and Bolivia show inter-scale interactions in their border areas resulting in contrasts and convergences of multiple factors of economic, political, and cultural. This study aimed to identify the multiple territorialities of the area that corresponds to the range of Brazilian international border, between the state of Mato Grosso and part of the eastern area of Bolivia. Data collection at the border involved municipal unities of a 150 km area from the Brazilian borders. The work started at the territorial base of the Central Arc and the correspondent sub-regions, which were defined by the Program of Border Strip Development Promotion (PDFF, in Portuguese). The surveyed data were taken from statistic information, questionnaires, prefectures and institutions that represent the state borders and the state's observations and field surveys. From the data, it was possible to verify that on the Brazilian border there are substantial contrasts among sub-regions and municipalities. Brazil- Bolivia cross-border relations evidence 'interscale' interactions in border areas. Lastly, it was found that the border area is characterized by significant territorial diversity and contradictions, which result from different socioeconomic reproduction processes that have generated productive structures with specific characteristics - dictated, on the one hand, by their sociocultural heritage, and on the other, by the logics of capitalist development that selectively and unequally has permeated this spatial area
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nunes, Maria Aparecida [UNESP]. "Contrastes e convergências socioterritoriais na faixa de fronteira internacional oeste brasileira: impactos das políticas contemporâneas." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2013. http://hdl.handle.net/11449/104321.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:33:18Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013-10-31Bitstream added on 2014-06-13T20:24:40Z : No. of bitstreams: 1 000736236.pdf: 4516598 bytes, checksum: 95e4bebac18a02d64a65ab8411d6e1c9 (MD5)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
As relações transfronteiriças estabelecidas entre o Brasil e Bolívia evidenciam interações interescalares em suas zonas de fronteira que resultam de contrastes e convergências de múltiplos fatores de ordem econômica, política e cultural. Este trabalho objetivou identificar as múltiplas territorialidades da área que corresponde a parte da faixa de fronteira internacional do Brasil, entre o estado de Mato Grosso e parte da área oriental boliviana. Os dados estatísticos levantados na faixa de fronteira envolvem as unidades municipais situadas na faixa de 150 km a partir da linha demarcatória brasileira. Para operacionalização do trabalho, partimos da base territorial do Arco Central e das correspondentes sub-regiões, definidas no Programa de Promoção do Desenvolvimento da Faixa de Fronteira (PDFF). Os dados auferidos são resultados tanto de coleta junto a órgãos públicos quanto de aplicação de questionários nas instituições que representam o Estado no recorte fronteiriço e as observações efetuadas em levantamentos de campo. Os dados permitem verificar, na faixa de fronteira brasileira, os contrastes substanciais entre as sub-regiões e o conjunto dos municípios que a integram. Por fim, identificamos que a área fronteiriça é marcada por expressiva diversidade e contradições territoriais resultantes dos diferentes processos de reprodução socioeconômica que geraram estruturas produtivas com características específicas ditadas, de um lado, pela sua herança sociocultural, e do outro, pela lógica do desenvolvimento capitalista que de forma seletiva e desigual tem permeado esse recorte espacial
The Border relations between Brazil and Bolivia show inter-scale interactions in their border areas resulting in contrasts and convergences of multiple factors of economic, political, and cultural. This study aimed to identify the multiple territorialities of the area that corresponds to the range of Brazilian international border, between the state of Mato Grosso and part of the eastern area of Bolivia. Data collection at the border involved municipal unities of a 150 km area from the Brazilian borders. The work started at the territorial base of the Central Arc and the correspondent sub-regions, which were defined by the Program of Border Strip Development Promotion (PDFF, in Portuguese). The surveyed data were taken from statistic information, questionnaires, prefectures and institutions that represent the state borders and the state’s observations and field surveys. From the data, it was possible to verify that on the Brazilian border there are substantial contrasts among sub-regions and municipalities. Brazil- Bolivia cross-border relations evidence ‘interscale’ interactions in border areas. Lastly, it was found that the border area is characterized by significant territorial diversity and contradictions, which result from different socioeconomic reproduction processes that have generated productive structures with specific characteristics – dictated, on the one hand, by their sociocultural heritage, and on the other, by the logics of capitalist development that selectively and unequally has permeated this spatial area
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lopes, Ligia Rossetto. "Densidade populacional, hospedabilidade e manejo de lavoura de soja, no controle do Pratylenchus brachyurus no Mato Grosso." Universidade Federal de Viçosa, 2011. http://locus.ufv.br/handle/123456789/4545.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-03-26T13:39:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 300377 bytes, checksum: 9266c6c21863f5f73e8c7bc0491f6a9f (MD5) Previous issue date: 2011-07-11
The soybean is one of the most important legume crops in Brazil and worldwide. However the risks and damages caused by nematodes have been prominent among the diseases of soybean. Recently in soybean areas in Brazil has increased the occurrence of root-lesion nematode, Pratylenchus brachyurus, causing high damage to culture and rising due to the sequential planting of susceptible crops. The objectives of this study was to evaluate the density population of P. brachyurus on soybean growing areas under no-tillage in the northern state of Mato Grosso, and from that sampling to perform experiments under controlled conditions on the hostel of soybean and millet genotypes grown over most abundant in weed found in the region . Were sampled four properties of commercial soybean crops under no-tillage system, which occurred in the soybean harvest 2009/2010 and 2010/2010, 2010/2010 off-season and pre-planting of the 2010/2011 crop soybeans. Inoculum was obtained from populations of P. brachyurus from samples of soil and root crops in the areas of commercial soybean harvest of 2009/2010 and was made multiplying the population of P. brachyurus on susceptible crops. Upon obtaining the inoculum, three experiments were conducted under controlled conditions to check the reaction of nematodes in plants. The first experiment was conducted to evaluations the host of P. brachyurus in nineteen soybean genotypes and four pearl millet genotypes, compared with two standard species susceptibility to P. brachyurus. The second experiment was to evaluate the host of P. brachyurus in four nematode species of weeds. In the third experiment evaluated the effectiveness of seed treatment with Avicta Completo to control P. brachyurus in different soybean genotypes. All areas and seasons sampled showed P. brachyurus, at different levels of population density. Pearl millet cultivars ADR 300 and ADR 7010 showed low values of both reproduction factor (RF) of 0.2, being considered bad hosts on nematode. Over all soybean cultivars evaluated were susceptible to P. brachyurus. All weed species evaluated were susceptible to P. brachyurus and allowed the increase of the nematode population. The seed treatment with Avicta Completo contributed to reducing the reproduction rate of P. brachyurus on soybean plants.
A soja é uma das mais importantes leguminosas cultivadas no Brasil e no mundo. No entanto a cultura sofre riscos fitossanitários, e os danos causados por fitonematoides têm se destacado entre as doenças. Recentemente, nas áreas de cultivo de soja do Brasil, vem aumentando a ocorrência do nematoide das lesões radiculares, Pratylenchus brachyurus, ocasionando danos elevados e crescentes. Os objetivos do trabalho foram avaliar a densidade populacional de P. brachyurus em áreas de cultivo de soja sob o sistema de plantio direto na região Médio-Norte do estado de Mato Grosso, e a partir dessa amostragem efetuar experimentos em condições controladas sobre a hospedabilidade de cultivares de soja e milheto mais cultivados e plantas daninhas mais abundantes na região. Foram amostradas quatro propriedades de lavouras comerciais sob sistema de plantio direto, nas safras agrícola de soja 2009/2010 e 2010/2010, safrinha 2010/2010 e no pré-plantio de soja safra 2010/2011. Obteve-se inóculo de populações de P. brachyurus extraída das amostras de solo e raízes das áreas de lavouras comerciais da safra agrícola 2009/2010 e foi efetuada a multiplicação da população de P. brachyurus em culturas suscetíveis. No primeiro experimento avaliou a hospedabilidade do fitonematoide em 19 cultivares de soja e quatro cultivares de milheto, comparados com duas espécies padrão de suscetibilidade ao P. brachyurus. O segundo experimento consistiu em avaliar a hospedabilidade de P. brachyurus em quatro espécies de plantas daninhas. No terceiro experimento avaliou-se a eficiência do tratamento de sementes com Avicta Completo no controle de P. brachyurus em diferentes cultivares de soja. Todas as áreas e épocas amostradas apresentaram P. brachyurus, em diferentes níveis de densidade populacional. As cultivares de milheto ADR 300 e ADR7010 apresentaram baixos valores de fator de reprodução ambos com FR de 0,2, sendo considerados maus hospedeiros do nematoide. De modo geral as cultivares de soja avaliadas apresentaram suscetibilidade a P. brachyurus. Todas as espécies de plantas daninhas avaliadas foram suscetíveis a P. brachyurus e permitiram o aumento populacional do nematoide. O tratamento de sementes com Avicta Completo contribuiu para a redução do fator de reprodução de Pratylenchus brachyurus em plantas de soja.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pagliaro, Heloisa. "A revolução demográfica dos povos indígenas do Brasil: a experiência dos Kaiabi do Parque Indígena do Xingu - Mato Grosso - 1970-1999." Universidade de São Paulo, 2002. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6132/tde-02042009-112848/.

Full text
Abstract:
Objetivo. Nesta investigação, analisa-se a dinâmica demográfica dos índios Kaiabi do Parque Indígena do Xingu (PIX), Mato Grosso, Brasil, no período 1970-1999. Métodos. Análise transversal e longitudinal da dinâmica demográfica, com base em nas informações do registro de eventos vitais da população das aldeias Kaiabi do PIX, gerados pelo programa de saúde da UNIFESP no Xingu, apoiados por levantamento histórico e etnográfico. Resultados. O contato com a sociedade nacional, nas décadas de 1920 a 1950, na região do rio Teles Pires, deu origem à depopulação das aldeias por confrontos e epidemias e à migração de parte dos Kaiabi para o Xingu. Em 1970, havia 204 no Parque e em 1999, 758. O crescimento da população foi de 4,5% ao ano, a taxas bruta de natalidade é alta ( 53,7 por mil habitantes) e de mortalidade baixa (8,1 por mil habitantes). Na população, 56,2% são menores de 15 anos de idade, sendo a taxa de mortalidade infantil de 15,2 por mil nascimentos vivos, em razão de um programa de saúde indígena existente na área desde 1965. A recuperação demográfica desta população se assemelha a do conjunto da população do Xingu, também atendida pelo programa de saúde. Destaca-se a analise da fecundidade por coortes acompanhadas por períodos de 35 anos, e a importância da coleta sistemática de dados demográficos para populações indígenas.
Objective. This study analyses the demographic dynamic of the Kaiabi a indigenous people of the Xingu river, Mato Grosso, Brazil, from 1970 to 1999. Methods. The demographic survey included cohort and period analyse, with vital statistics from the health service of the Xingu Indigenous Park. Results. Contact with Brazilian national society, established in the 1920 and 1950, in the Teles Pires river region, caused a population drop due to clashes and epidemics. In 1952, a part of the Kaiabi group start to migrate to the Xingu region where they live at present. In 1970 there where 204 individuals in the Xingu villages and in 1999, 758. The crude birth rate is higth (53,7 per thousand inhabitants) and the death crude rate low (8,1 per thousand inhabitants). The majority of the population is under 15 years of age (56,2%) and the infant mortality rate is low or moderate (15,2 per thousands live births ), considering indigenous communities on general, because a health indigenous program is installed on the area before 1965. The demographic recovery starts at 1975 and is similar to that others indigenous Xingu groups. The research highlights the importance of a analyse of fertility cohorts about 35 years.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ramos, Pâmila Nayana Ferreira. "Densidade e caracterização genotípica das linhagens de ferrobactérias isoladas de água de poços rasos em Cuiabá - Mato Grosso." Universidade Federal de Mato Grosso, 2015. http://ri.ufmt.br/handle/1/244.

Full text
Abstract:
Submitted by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-03-18T12:36:02Z No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Pâmila Nayana Ferreira Ramos.pdf: 1319570 bytes, checksum: e4382482fe0507e46d18d8e8662bc3c2 (MD5)
Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-03-18T15:10:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Pâmila Nayana Ferreira Ramos.pdf: 1319570 bytes, checksum: e4382482fe0507e46d18d8e8662bc3c2 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-03-18T15:10:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Pâmila Nayana Ferreira Ramos.pdf: 1319570 bytes, checksum: e4382482fe0507e46d18d8e8662bc3c2 (MD5) Previous issue date: 2015-02-02
A utilização de poços rasos como fonte de abastecimento de água é uma prática comum em todo o mundo devido à qualidade dos aquíferos serem adequadas para diversos usos, principalmente ao consumo humano. Todavia, a poluição desse recurso pode ocorrer por diversas formas, como a contaminação bacteriológica, mais especificamente por Ferrobactérias. Assim sendo, este estudo tem como objetivo analisar o perfil genotípico de Ferrobactérias isoladas da água de poços rasos no Bairro Pedra Noventa, Cuiabá-MT. As coletas de água nos pontos amostrais foram realizadas em novembro de 2013 (início do período chuvoso) e janeiro de 2014 (chuvas regulares), no Bairro Pedra Noventa, em Cuiabá, utilizando como amostrador o manual tipo bailer. Após a quantificação das Ferrobactérias, via meio seletivo, foram isoladas para extração de DNA e caracterização genotípica utilizando o iniciador BOX-PCR. A partir do produto da eletroforese do BOXPCR, foram gerados dezesseis géis que contabilizam dezessete pontos para cada período amostral. A similaridade das amostras foi determinada por matrizes binárias de presença e ausência para cada um dos pontos de análise, em função da posição que as bandas ocupavam no gel. A partir da matriz de dissimilaridade foram agrupados em dendrogramas UPGMA e análise de similaridade de Jaccard (2%) para o percentual de similaridade entre os isolados de cada ponto. Para análises do metal ferro foram realizadas duas coletas em dois períodos distintos os pontos P2, P7, P10 e P16, apresentaram concentrações acima aos Valores Máximos Permissíveis para consumo humano. Para análises microbiológicas todas as amostras analisadas apresentaram contaminação por Ferrobactérias. Através dos dendrogramas de dissimilaridade, notou-se que 10,9% dos isolados obtiveram uma similaridade acima de 70%, o que leva a inferir que 89,1% dos isolados apresentaram diversidade gênica.
The use of shallow wells as water source is a common practice worldwide for the quality of aquifers are suitable for various uses, mainly for human consumption. However, pollution of this resource can occur in various forms, such as bacterial contamination, specifically by Iron Bacteria. Therefore, this study aims to analyze the genotypic profile of Iron Bacteria isolated from water from shallow wells in the neighborhood Stone Ninety, Cuiaba-MT. The water sampling in the sampling points were held in November 2013 (the beginning of the rainy season) and January 2014 (regular rainfall), in the neighborhood Stone Ninety in Cuiaba, as sampler using the manual type bailer. After quantification of Iron Bacteria, via selective medium, were isolated for DNA extraction and genotypic characterization using BOX-PCR primer. From the product of BOX-PCR electrophoresis, gels were generated which account sixteen seventeen points for each sampling period. The similarity of the samples was determined by binary matrices presence and absence for each of the analysis points, depending on the position occupied bands in the gel. From the dissimilarity matrix were grouped into UPGMA dendrograms and Jaccard similarity analysis (2%) to the percentage of similarity among isolates of each point. To iron metal analyzes were performed two collections into two distinct periods points P2, P7, P10 and P16 showed concentrations above the Maximum Allowable Values for human consumption. For microbiological analyzes all samples were contaminated by Iron Bacteria. Through dendrograms dissimilarity, it was noticed that 10.9% of the isolates obtained a similarity greater than 70%, which leads to the inference that 89.1% of the isolates showed genetic diversity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Andrea Ferreira de. "Densidade e caracterização genotípica de comunidades bacterianas em área suscetível a contaminação por hidrocarbonetos de petróleo na Amazônia Meridional, Mato Grosso, Brasil." Universidade Federal de Mato Grosso, 2015. http://ri.ufmt.br/handle/1/234.

Full text
Abstract:
Submitted by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-03-14T14:40:28Z No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Andrea Ferreira de Oliveira.pdf: 1343240 bytes, checksum: f3c795b84863003dd18f3429beee0ae5 (MD5)
Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-03-14T16:01:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Andrea Ferreira de Oliveira.pdf: 1343240 bytes, checksum: f3c795b84863003dd18f3429beee0ae5 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-03-14T16:01:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Andrea Ferreira de Oliveira.pdf: 1343240 bytes, checksum: f3c795b84863003dd18f3429beee0ae5 (MD5) Previous issue date: 2015-12-18
CAPES
A elevada manipulação, distribuição e armazenamento dos combustíveis e seus compostos, como os hidrocarbonetos de petróleo, aumenta a probabilidade de acidentes ambientais podendo causar contaminação de solo e fontes de abastecimento público, tais como as águas subterrâneas. Atualmente, a biorremediação destaca-se como uma das técnicas mais utilizadas para recuperação ambiental, empregando bactérias na degradação dos compostos contaminantes. A pesquisa foi realizada em Alta Floresta – MT, e dividida em dois trabalhos. O primeiro verificou se os hidrocarbonetos de petróleo interferem na densidade populacional das comunidades bacterianas de ambientes contaminados nos períodos sazonais de seca e cheia, e o segundo analisou a similaridade bacteriana entre dois poços de monitoramento contaminados. Foram coletadas amostras de água subterrânea e solo do local contaminado utilizando bailers e frascos de plástico estéreis, as amostras foram acondicionadas e transportadas refrigeradas de acordo com técnicas padronizadas. No primeiro trabalho foi avaliada a área contaminada em Alta Floresta, BTEX, variáveis ambientais, e densidade bacteriana de coliformes totais, Escherichia coli, bactérias heterotróficas totais (BHT) e bactérias degradadoras de hidrocarbonetos de petróleo. O levantamento para determinação das áreas contaminadas foi realizado na SEMA-MT, sendo que para os BTEX foi utilizado cromatógrafo a gás, detector de massas e injetor. A sonda multiparâmetros, por sua vez, foi usada para aferir as variáveis ambientais enquanto que as técnicas convencionais de microbiologia foram utilizadas para determinar as densidades bacterianas. No segundo trabalho foram analisadas as variáveis ambientais, BTEX, densidade e diversidade de bactérias degradadoras de hidrocarbonetos, tendo sido utilizada sonda multiparâmetros para as variáveis ambientais, cromatógrafo a gás, detector de massas e injetor para os BTEX, além de técnicas de microbiologia convencional para determinar a densidade bacteriana e técnicas moleculares (BOX-PCR e aplicativo Bionumerics 7.1) para determinar a diversidade. A pesquisa feita no primeiro trabalho confirmou que na cidade de Alta Floresta constava apenas dois postos de combustíveis contaminados (dados da Secretaria Estadual de Meio Ambiente), e as análises realizadas na área de estudo constatou contaminação por BTEX no posto onde o estudo foi realizado, sendo que em alguns pontos o valor encontrado foi elevado como no PM2 apresentou 597,05 μg/L. Durante a primeira coleta, os resultados mais elevados para as variáveis ambientais foram de 6,87 para pH, 29,7 °C de temperatura, 6,96 mg/L de oxigênio dissolvido e 604 mS/m de condutividade elétrica. O PM4 foi o que apresentou maior densidade de coliformes totais (5,95 Log NMP/100 mL) durante a segunda coleta e ausência de E. coli durante ambos os períodos. Para o solo, o ponto com maior densidade de BHT foi o S8 com 5,92 Log UFC/g e para água foi no PM4, durante a primeira coleta com 4,30 Log UFC/mL. A densidade das bactérias degradadoras de hidrocarbonetos foi mais elevada no PM4 (3,68 Log UFC/mL) na primeira coleta. No segundo trabalho o ponto mais contaminado foi o PM1, sendo que o Tolueno foi o composto mais encontrado (267,08 μg/L), a densidade mais elevada das bactérias degradadoras de petróleo, por sua vez, foi no PM2 com 4,05 Log UFC/mL. A diversidade foi maior no PM1, sendo que apenas 20% das linhagens apresentaram similaridade de 100%. De forma geral os postos de combustíveis são áreas suscetíveis a contaminação, os BTEX e as variáveis ambientais podem alterar a densidade e diversidade das comunidades bacterianas do local contaminado. Com os resultados encontrados na pesquisa observa-se que a contaminação no local ocorre de forma difusa e que a hipótese de biorremediação na área não pode ser descartada.
The high handling, distribution and storage of fuels and their compounds such as petroleum hydrocarbons, increases the likelihood of environmental accidents may cause soil contamination and public sources of supply, such as groundwater. Currently, bioremediation stands out as one of the most widely used techniques for environmental restoration, using bacteria in degradation of the contaminating compounds. The survey was conducted in Alta Floresta - MT, and split into two pieces. The first verified that the petroleum hydrocarbons interfere with the population density of the bacterial communities of contaminated environments in seasonal periods of drought and flood, and the second examined the bacterial similarity between two contaminated monitoring wells. Ground water and local soil samples were collected using bailers contaminated and sterile plastic bottles, the samples were chilled packaged and transported according to standard techniques. In the first study evaluated the contaminated area in Alta Floresta, BTEX, environmental variables, and bacterial density of coliforms, Escherichia coli, total heterotrophic bacteria (THB) and degrading bacteria petroleum hydrocarbons. The survey to determine the contaminated areas was held at the SEMA-MT, and for BTEX was used gas chromatograph, mass detector and gun. The Multiparameter probe, in turn, was used to measure environmental variables, while the conventional microbiological techniques were used to determine the bacterial densities. In the second study analyzed environmental variables, BTEX, density and diversity of hydrocarbon degrading bacteria, having been used probe multiparameter to environmental variables, gas chromatograph, mass detector and gun for BTEX, in addition to conventional microbiological techniques for determine the bacterial density and molecular techniques (BOX-PCR and application Bionumerics 7.1) to determine the diversity. The research done in the first work confirmed that the city of Alta Floresta contained only two contaminated gas stations (data from the State Department of the Environment), and the analyzes performed in the study area found contamination by BTEX in the position where the study was conducted, and in some places the value was high as the PM2 had 597.05 μg/L. During the first collection, the highest results for the environmental variables were 6.87 for pH, 29.7°C, 6.96 mg/L of dissolved oxygen and 604 mS /m conductivity. The PM4 was the one with the highest density of coliform (5.95 Log MPN/100mL) during the second collection and absence of E. coli during both periods. To the ground, the point with greatest density was HBT S8 to 5.92 Log FUC/g and the water was PM4, during the first sample with Log 4.30 FUC/mL. The density of hydrocarbon degrading bacteria was higher in PM4 (3.68 Log FUC/mL) in the first collection. In the second working point the most contaminated was M1, and the t luene was und m e c mp und (267.08 μg/L), the highest density of petroleum degrading bacteria, in turn, was in PM2 to 4.05 Log FUC/mL. Diversity was higher in the PM1, with only 20% of the strains showed similarity of 100%. In general, the gas stations are areas susceptible to contamination, BTEX and environmental variables can alter the density and diversity of the bacterial communities of the contaminated site. With the results found in the study it was observed that the contamination at the site occurs diffusely and bioremediation hypothesis in the area can not be ruled out.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mello, Francisco Fujita de Castro. "Estimativas dos estoques de carbono dos solos nos estados de Rondônia e Mato Grosso anteriores à intervenção antrópica." Universidade de São Paulo, 2007. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11140/tde-17102007-112442/.

Full text
Abstract:
O desmatamento e conseqüente uso da terra para pecuária e agricultura são as principais atividades causadoras das emissões de gases do efeito estufa no território brasileiro. Nos últimos 30 anos essa prática tem sido mais intensa no arco do desmatamento da Amazônia, e em particular, nos Estados de Rondônia e Mato Grosso. Atualmente, essa região se constitui na maior área de expansão agrícola do mundo e por isso, faz-se necessário avaliações mais aprimoradas das emissões de gases do efeito estufa. Para avaliar essas emissões é necessário inicialmente, estimar os estoques de carbono do solo e vegetação, antes da intervenção humana. O objetivo desta pesquisa foi estimar os estoques de carbono dos solos dos Estados de Rondônia e Mato Grosso e assim, auxiliar nos cálculos futuros da emissão de gases do efeito estufa devido à mudança do uso da terra. A presente estimativa foi efetuada através das seguintes etapas: constituição de uma base de dados georreferenciados com informações compiladas da literatura, estimativa das densidades dos solos para os perfis onde essa informação é inexistente, padronização das camadas de solos avaliadas através ajuste vertical da profundidade do perfil e finalmente, cálculo dos estoques de carbono do solo. A superfície dos estados de Rondônia e Mato Grosso foi dividida em 11 ecorregiões geradas através da sobreposição de mapas temáticos sobre solos, clima, vegetação nativa, topografia entre outros utilizando-se um Sistema de Informação Geográfica. Essa divisão em ecorregiões é uma recomendação do manual, produzido pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, que trata dos procedimentos oficiais para estimativa de emissão de gases do efeito estufa em nível nacional. As estimativas dos estoques de carbono foram efetuadas para cada um dos 15 grupos de solos existentes para cada uma das 11 ecorregiões. Os estoques médios de carbono dos solos (expressos em kg C m-2) para cada ecorregião apresentaram os seguintes valores: Alto Xingu (8,7); Bacia Sedimentar do Paraná (9,6); Chapada dos Parecis (12,3); Depressão Araguaia (6,7); Depressão Cuiabá-Paranatinga e região Serrana (10,4); Depressão Guaporé (15,2); Nordeste do Mato Grosso (11,2); Norte do Mato Grosso (9,8); Norte de Rondônia (8,7); Pantanal (7,5) e Rondônia Central (10,4). A integração dos cálculos dos estoques de carbono dos solos de cada uma das 11 ecorregiões que cobrem 1.128.000 km-2 aponta valores de 5,7±0,7 Pg C e 10,4±1,3 Pg C, respectivamente para as camadas 0-30 cm e 0-100 cm. Considerando apenas a camada 0-100 cm pode-se inferir que o total de 10,4 Pg C representa 0,7% do total de carbono estocado nos solos do globo (1576 Pg C). Esse valor é expressivo uma vez que estão concentrados em uma área de 1,12 milhões de km-2, ou seja, 0,008% da superfície total (cerca de 135,21 milhões de km2) dos solos do mundo. As informações aqui geradas são fundamentais para o projeto temático em desenvolvimento no Laboratório de Biogeoquímica Ambiental do CENA/USP, que trata das emissões de CO2 para atmosfera, geradas a partir da decomposição da matéria orgânica devido ao desmatamento e uso agrícola do solo nos Estados de Rondônia e Mato Grosso.
Deforestation and consequent land use for agriculture and husbandry are the main activities that cause greenhouse gas emissions in the Brazilian territory. In the last 30 years these practices have been more intense at the Amazon deforestation arch, particularly in the States of Rondônia and Mato Grosso. Presently, the region represents the largest area of agricultural expansion in the world; therefore, it is necessary to better assess its greenhouse gas emissions. In order to evaluate those emissions it is initially necessary to estimate carbon stocks in soils and vegetations, previously to human intervention. The main objective of the present research was to estimate soil carbon stocks for Rondônia and Mato Grosso states and then assist in the future calculations of greenhouse gas emissions due to land use change. The present estimates were performed by developing the following tasks: constitution of a georreferenced data base with information compiled from the literature, estimate soil bulk density for profiles in which this information does not exist, standardization of soil layers through vertical adjustment of soil profile depth and finally, calculation of soil carbon stocks. The surface of Rondônia and Mato Grosso states was divided in 11 ecoregions generated by overlying thematic maps of soils, climate, native vegetation, topography and others through a Geographic Information System. This division in ecoregions is a recommendation from the guideline produced by the Intergovernmental Panel on Climate Change, that brings the official procedures to estimate the greenhouse gas emission for national scales. The soil carbon stock estimates were done for each one of the 15 soil groups in each of the 11 ecoregions. The mean soil carbon stocks (expressed in kg C m-2) for each ecoregion presented the following values: Alto Xingu (8.7); Bacia Sedimentar do Paraná (9.6); Chapada dos Parecis (12.3); Depressão Araguaia (6.7); Depressão Cuiabá-Paranatinga e região Serrana (10.4); Depressão Guaporé (15.2); Nordeste do Mato Grosso (11.2); Norte do Mato Grosso (9.8); Norte de Rondônia (8.7); Pantanal (7.5) e Rondônia Central (10.4). The integrated soil carbon stock calculations of each one of the 11 ecoregions that cover 1.128.000 km-2 showed values of 5.7±0.7 Pg C and 10.4±1.3 Pg C, for the 0-30 cm and 0-100 cm soil layers, respectively. Considering only the 0-100 cm soil layer it is possible to infer that the total of 10.4 Pg C represents 0.7% of the total carbon stored in the world soils (1576 Pg C). This is a meaningful value since it is concentrated in an area of 1.12 million km-2, i.e., 0.008% of the global soil surface (about 135.21 million km2). The information generated in the present research is essential for the thematic project that has been carried on by the Laboratório de Biogeoquímica Ambiental - CENA/USP, related to the CO2 emissions to the atmosphere, generated from soil organic matter decomposition due to deforestation and agricultural use of soils from Rondônia and Mato Grosso states.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Manço, Aniela Moretti. "Veados-campeiros (Ozotoceros bezoarticus (Linnaeus, 1758)) (Mammalia : Cervidae) no nordeste do Pantanal do Mato Grosso (RPPN SESC Pantanal), Barão de Melgaço, MT : densidade, tamanho populacional e uso dos hábitats." Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004. http://hdl.handle.net/11422/3047.

Full text
Abstract:
Submitted by Alberto Vieira (martins_vieira@ibest.com.br) on 2017-10-18T22:24:01Z No. of bitstreams: 1 640101.pdf: 4136989 bytes, checksum: 421abb2d2f8315a97633c880e4d100b9 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-10-18T22:24:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 640101.pdf: 4136989 bytes, checksum: 421abb2d2f8315a97633c880e4d100b9 (MD5) Previous issue date: 2004-07
CAPES
SESC Pantanal
Ozotoceros bezoarticus (veado-campeiro) é um cervídeo sul-americano que tem preferência por habitats abertos e evita formações arbóreas. A redução de seus habitats tem levado a espécie à ameaça de extinção. O presente estudo teve como objetivos estimar a densidade, o tamanho populacional e a preferência de habitats em uma área do nordeste do Pantanal do Mato Grosso (Reserva Particular do Patrimônio Natural SESC Pantanal, Barão de Melgaço, MT). Foi aplicado o método de transecção linear sendo que seis rotas foram estabeleci das e amostradas a cavalo em dois períodos do ano (estação úmida e estação seca). As estações foram analisadas separadamente, sendo igualmente avaliado o efeito de uma estrada sobre a população. As análises foram realizadas via o software DISTANCE (estratificada e não-estratificada) e via Estimador de Hayne e Hayne modificado. Na estação úmida a densidade foi de 0,87 indivíduos/km² e o tamanho populacional de 31 indivíduos. Na estação seca a estimativa de densidade foi de 0,27 indivíduos/km² e o tamanho da população de 27 indivíduos. No estrato Estrada a densidade estimada foi de 1,19 indivíduos/km²; no estrato Não-estrada foi de 0,83 indivíduos/km². O número de indivíduos associado a cada estrato foi 5 e 26, respectivamente. Os habitats mais preferidos no período úmido foram os campos com murundus com capim Brachiaria humidicola; no período seco foram os campos baixos. Dentre os habitats utilizados, os campos com murundus foram os mais evitados nas duas estações. As classes mais abertas foram selecionadas com mais intensidade. As variações sazonais ou mudanças na vegetação, pelo decréscimo da atividade humana na área da Reserva, podem estar influenciando na distribuição e no tamanho da população, podendo colocá-la de maneira afastada das condições ótimas esperadas para a espécie.
Ozotoceros bezoarticus (pampas deer) is a South American deer associated to open habitats. The species avoids closed formations. The reduction of habitats has drive the speeies to near the extinction threat. The present study aims to estimate the population density, size and habitat preferences in an area located in northeastem of the Pantanal wetland (SESC Pantanal Reserve, Barão de Melgaço, MT). Through six transects sampled by horseback in dry and wet season, stratified and not stratified samples were analyzed using the software DISTANCE, and by Hayne's estimator and Modified Hyne estimatorto evaluate the population density. In the wet season the estimated density was of 0,87 deer/km², and a population size of 31 individuaIs. In the dry season the estimated density 0,27 deer/km², and a popuIation size of 27 individuaIs. In the road stratum the deer density was of 1,19 deer/km². In no-road stratum ihe deer densiiy was of 0,83 deer/km². The number of individuaIs associated to each stratum was 5 and 26, respectively. The most selected habitats in the wet season was “campos de murundus” (earthmound fields) with Brachiaria humidicola grass. In the dry period the most selected habitat was open grasslands. Among all the used habitats the earthmound fieIds were the most avoided in the two seasons. The seasonaI variations (floodings) and changes in the vegetation zones, as result of human activity reduction, may affeet the distribution of the species and the population size moving the species away from optimaI conditions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cordeiro, Jose Luis Passos. "Estrutura e heterogeneidade da paisagem de uma unidade de conservação no nordeste do Pantanal (RPPN SESC Pantanal), Mato Grosso, Brasil : efeitos sobre a distribuição e densidade de antas (Tapirus terrestris) e de cervos-do-pantanal (Blastocerus dichotomus)." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2004. http://hdl.handle.net/10183/5155.

Full text
Abstract:
A RPPN SESC-Pantanal, em Barão de Melgaço, MT, apresenta características em grande parte associadas à fisionomia do cerrado, com áreas mais secas em relação às regiões localizadas mais ao sul e a oeste do Pantanal. O mapa de cobertura do solo, produzido através de classificação não-supervisionada de imagens de satélite, identificou 18 classes de cobertura e nove domínios fisionômicos, que correspondem a uma representação sintética da distribuição das unidades da paisagem na Reserva. O desenvolvimento apropriado de estratégias de manejo e de conservação fundamenta-se principalmente no conhecimento da fauna regional, ressaltado pela sua abundância e formas de uso da área. A anta, Tapirus terrestris, e o cervo-do-pantanal, Blastocerus dichotomus, são elementos bastante comuns na paisagem da RPPN. A estimativa do tamanho da população de antas na região de estudo foi de 581 indivíduos; a densidade (0,71 ind./km2), no conjunto das fisionomias florestais da região, foi 92% mais elevada do que para as formações campestres (0,37 ind./km2). O tamanho populacional estimado para o cervo-do-pantanal foi de 135 indivíduos (0,44 ind./km2) para o período seco, e 157 indivíduos (0,73 ind./km2) para o período úmido. Com base nos modelos de distribuição gerados, nos resultados obtidos via o Índice de Seleção e nas estimativas de densidade, pode-se inferir sobre a qualidade dos hábitats para as espécies. As Matas com Acuri (Scheelea phalerata) são de elevada importância para T. terrestris, embora a espécie tenha ampla distribuição na Reserva. B. dichotomus tem sua maior população no Pantanal e, na Reserva, está em condição peculiar em relação à descrita como característica para a espécie: ocupa hábitats mais secos do que na maior parte de sua área de ocorrência Os hábitats campestres, relacionados à presença de murundus, foram selecionados positivamente pela espécie. A análise espacial em diferentes escalas foi fundamental para evidenciar a importância de corpos d’água (tanques ou baías) na previsão da ocorrência da espécie: as zonas de maior probabilidade dispõem-se na forma de núcleos centrados na rede de tanques, na área central da Reserva e nas adjacências de baías na porção leste da UC. As análises demonstraram uma hierarquia no uso dos hábitats, tanto para T. terrestris quanto para B. dichotomus, permitindo identificar zonas onde as chances são maiores de ocorrência das espécies, uma expressão de conjuntos de fatores que devem se aproximar do ótimo para as espécies no contexto da paisagem estudada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Mato Grosso - Densidade demográfica"

1

Pagliaro, Heloísa. "A Revolução Demográfica dos Povos Indígenas: a experiência dos Kaiabi do Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso." In Demografia dos povos indígenas no Brasil, 79–102. Editora FIOCRUZ, 2005. http://dx.doi.org/10.7476/9788575412541.0005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Mato Grosso - Densidade demográfica"

1

Melo, Thadeu, and Karin Komati. "Análise Exploratória de Dados Industriais da Fabricação de Placas de Média Densidade." In Escola Regional de Informática de Mato Grosso. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/eri-mt.2019.8586.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve a análise exploratória de dados do processo de fabricação de placas MDF de uma empresa no estado do Espírito Santo. O objetivo é avaliar quais dos atributos do processo estão correlacionados com a propriedade de resistência à tração perpendicular, que é um dos requisitos da norma ABNT 15316-2. Após analisar dados de quatro meses de produção, verificou-se que a preocupação é com a produção de duas espessuras de placas, para 9mm e 25mm. O método de correlação de Pearson, indicou um subconjunto de cinco atributos que mais afetam o resultado, dentre as 23 iniciais: dosagem de resina, energia, velocidade e fator de prensagem e umidade da fibra. Diferente do que outros trabalhos indicam, nem sempre a alta dosagem de resina garante a qualidade do produto final, pelo menos para a placa de 9mm.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Conorath, Gabriel Daniel, VANESSA FONSECA, and VANESSA MEIRA. "MONITORAMENTO DA FAUNA DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL/SC." In I Congresso Brasileiro de Biodiversidade Virtual. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1108.

Full text
Abstract:
O monitoramento da fauna constitui-se como uma importante ferramenta para gerar subsídios e conhecimento da dinâmica biológica natural das espécies, pois, quanto maior a diversidade de espécie e a equitabilidade entre as espécies, maior será também a biodiversidade. Concebendo a importância de compreender e conhecer a biodiversidade Francisquense, instituiu-se em 2019 o Plano de Monitoramento da Fauna do município de São Francisco do Sul/SC, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Buscou-se então identificar as espécies existentes dentro da mata do município, a frequência de ocorrência e divulgação das informações para fins de sensibilizar e relatar a complexidade faunística francisquense, através do setor de educação ambiental, como também apoiar nas informações técnicas ao setor de fiscalização e licenciamento ambiental. O município de São Francisco do Sul está localizado no litoral Norte de Santa Catarina com uma área de 498,64 Km². Segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o município apresentou uma população de 48.606 habitantes, com densidade demográfica de 85,27 habitantes por Km² e está inserido dentro do bioma da Mata Atlântica e ecossistemas associados de manguezais e restinga. A mastofauna e avifauna foram monitoradas por meio de captação indireta de imagens, com auxílio de armadilhas fotográficas pelas câmeras Bushnell e técnicas de identificação de vestígios de rastros e pegadas, oportunizando a coleta de dados e significativos indicadores. Os resultados obtidos inicialmente, através dos registros das câmeras Bushnell caracterizaram a identificação de algumas espécies, como por exemplo: Leopardus Guttulus (gato do mato), Tamanduá tetradactyla (Tamanduá - mirim), Dasyproctasp (Cutia), Penelopesp (Jacu), sendo editado, nesta primeira etapa, um vídeo ilustrando a complexidade faunística do município, pois, é urgente que os sujeitos ampliem suas concepções de ética ambiental e que compreendam a essencialidade da preservação do seu ecossistema municipal, concebendo que toda e qualquer forma de vida se faz imprescindível para um meio ambiente saudável e equilibrado para todos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography