To see the other types of publications on this topic, follow the link: Matriz curricular do Enem.

Journal articles on the topic 'Matriz curricular do Enem'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Matriz curricular do Enem.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Marques, Rodrigo, Ronildo Stieg, Sayonara Cunha de Paula, Heitor Lopes Negreiros, and Wagner Dos Santos. "Educación física en el Examen Nacional de Escuela Secundaria de Brasil: análisis de las preguntas en el periodo 2009-2017." Calidad en la Educación, no. 53 (December 31, 2020): 113. http://dx.doi.org/10.31619/caledu.n53.834.

Full text
Abstract:
Desde 1998 se ha implementado en Brasil una política nacional de evaluación llamada “Examen Nacional de la Educación Secundaria (ENEM)”. En 2009 pasa por modificaciones que incluyen los contenidos de Educación Física (EF) en las preguntas del examen. El artículo analiza la manera como la Educación Física es incluida entre las preguntas y qué relaciones establece con otras áreas de conocimiento. Se caracteriza por ser una investigación cualitativa, de naturaleza exploratoria y que utiliza como metodología el análisis documental crítico. Las fuentes consisten en 49 preguntas relacionadas con la Educación Física de nueve ediciones del examen (2009 a 2017), además de las Orientaciones Curriculares Nacionales para la Escuela Secundaria, Documento Básico de ENEM y Matriz de Referencia de ENEM. Los resultados muestran que los contenidos de Educación Física se presentan en las preguntas de dos maneras: a) como fin, entendidos como el acto de usarlos para lograr los propósitos atribuidos a las diferentes prácticas corporales, y b) como medio, entendidos como el acto de relacionarlos con otras áreas de conocimiento. Las conclusiones muestran que los usos y significados atribuidos a la Educación Física exceden su dimensión práctica y refuerzan su naturaleza multidisciplinaria, interactuando con y entre las diferentes áreas del conocimiento curricular en la escuela secundaria brasileña.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Guedes, Ana Maria Silva, Thamires Silva Aquino de Souza, Italândia Ferreira de Azevedo, Wedson Francelino Ribeiro Noronha, and Francisco Régis Vieira Alves. "A Engenharia Didática como ferramenta para a concepção de um objeto de aprendizagem aplicado ao ensino de probabilidade." Research, Society and Development 8, no. 11 (August 24, 2019): e058111430. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i11.1430.

Full text
Abstract:
Este artigo trata de uma investigação onde etapas iniciais da Engenharia Didática (ED) são utilizadas na concepção de um recurso digital envolvendo o conteúdo de probabilidade, gerando um recurso pedagógico. O objetivo da pesquisa foi conceber um Objeto de Aprendizagem como apoio ao ensino de probabilidade. Tomando a Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, selecionamos tópicos específicos de probabilidade para realizar situações de ensino. Na fase de Análises preliminares da Engenharia Didática, foram selecionados dois livros didáticos adotados em uma situação de ensino para verificar como a abordagem é dada a esse tópico. Além disso, realizou-se uma análise nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), Matriz de referência do Enem e na Base Comum Curricular (BNCC), como forma de examinar as recomendações dos documentos oficiais. Assim, com fins de auxiliar a prática docente do professor de matemática, foi concebido um Objeto de Aprendizagem denominado “Cassino Matemático” que propõe situações em que o docente poderá trabalhar o conceito como: experimento aleatório e a probabilidades de ocorrência de um determinado evento. Por fim, compreende-se que esse aparato tecnológico pode contribuir para o ensino e aprendizagem do aluno e para a implementação de recursos digitais nas aulas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Stutz, Lidia, and Vera Lucia Lopes Cristovão. "Políticas educacionais nas prescrições para o Ensino Médio: dimensões para o ensino de leitura." Letras & Letras 33, no. 2 (November 8, 2017): 35. http://dx.doi.org/10.14393/ll63-v33n2a2017-2.

Full text
Abstract:
Este artigo tem o objetivo de mapear as dimensões de linguagem explicitadas em prescrições educacionais brasileiras de Ensino Médio, a fim de compreender quais são os direcionamentos dados aos docentes para a prática de ensino para a compreensão escrita em línguas estrangeiras (LEs) e em língua portuguesa como língua materna (LPLM). A partir deste levantamento analisamos se as propostas para ambas as línguas aproximam-se ou mostram caminhos distintos para o enfoque da compreensão escrita. O caráter documental do estudo tem como corpus seis importantes documentos que regem o currículo escolar para o referido nível nas duas últimas décadas: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (BRASIL, 2000), Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006), Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná- Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna (PARANÁ, 2008), Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2016), Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM (BRASIL, s.d.), Guia de Livros Didáticos: PNLDEM (BRASIL, 2015). A proposta para o trabalho didático com leitura nos documentos ancora-se na concepção de linguagem como fenômeno social e de interação verbal. Classificamos os elementos propostos nos documentos em ordem descendente em cinco dimensões: macro e microcontextual, organizacional, linguístico-enunciativa e cognitiva. Além dessas, duas outras dimensões foram categorizadas como: multimodais e digitais. Observamos que há maior fluidez nas propostas das duas línguas em aspectos microcontextuais e em alguns elementos linguístico-enunciativos. Embora haja interesse em propostas inter- ou transdisciplinares, nas demais dimensões não há maior aproximação nos documentos para facilitar e fortalecer a prática docente e contribuir para aprimorar as capacidades de linguagem discente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Crestani, Luciana Maria, Elisane Regina Cayser, and Luciane Maria Do Amarante. "Multiletramentos e objetos de conhecimento do ENEM: um olhar sobre as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias." Entretextos 18, no. 2 (December 30, 2018): 27. http://dx.doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n2p27.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, faz-se uma aproximação entre os estudos dos multiletramentos e os objetos de conhecimento que constituem as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias, do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). A base teórica está ancorada, principalmente, nos estudos dos multiletramentos em interface com os Parâmetros Curriculares Nacionais – de Ensino Fundamental (1998) e de Ensino Médio (2000) – e a Matriz de Referência do ENEM (2012). O objetivo principal é analisar questões das provas aplicadas entre os anos de 2013 a 2016, com o intuito de compreender de que forma elas contemplam conhecimentos relacionados aos multiletramentos, mais especificamente, às múltiplas semioses e tecnologias envolvidas nos processos de interação, bem como à multiculturalidade inerente às formações sociais. Das questões encontradas abordando tais conhecimentos, foram selecionadas quatro para compor o corpus deste estudo. A análise aponta que esses conhecimentos vêm imbricados, de forma implícita, nos enunciados das questões, exigindo que o leitor tenha certa familiaridade com eles para que consiga interpretá-los corretamente. Também aponta para a necessidade de, cada vez mais, elaborarem-se atividades de ensino efetivamente voltadas aos multiletramentos, com vistas a contribuir para a formação de sujeitos que possam usar os conhecimentos adquiridos na escola para melhor interagir e resolver problemas no meio social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gandin, Hellen Boton, and Ana Paula Teixeira Porto. "Letramento político e digital na escola: mediação de leitura com o uso de political remix." LínguaTec 4, no. 2 (November 19, 2019): 148–64. http://dx.doi.org/10.35819/linguatec.v4.n2.a3684.

Full text
Abstract:
A formação de leitores é desafio para a educação brasileira, visto que a maioria da população não possui o hábito da leitura nem é leitora proficiente. Para reduzir esse cenário, as práticas mediadores de leitura devem ser repensadas, a fim de atrair os alunos ao mundo da leitura e também os inserir em práticas inovadoras, nas quais pode haver a presença de tecnologias digitais de informação e comunicação, já que os alunos de hoje estão desde cedo familiarizados com o mundo da tecnologia. Diante disso, este trabalho tem por objetivo apresentar algumas possibilidades de práticas de mediação de leitura por meio da produção audiovisual political remix, visando ao letramento político e à maior habilidade de leitura proficiente. Para isso, a investigação está fundamentada em estudos bibliográficos que contemplam autores como Roger Chartier e Tania Rösing acerca da formação de leitores; já no âmbito do letramento apresenta-se as concepções dadas por Roxane Rojo. Além da análise bibliográfica, o trabalho analisa documentos como: Base Nacional Comum Curricular, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como também a Matriz de Referência do ENEM e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica que norteiam o ensino básico do país. O desenvolvimento da proposta revela que o processo de formação de leitores pode ser revitalizado com uso interativo de gêneros audiovisuais como o political remix, para o qual se exigem uma habilidade de leitura e um diálogo com dispositivos digitais, tornando o processo formativo mais próximo de interesses de jovens estudantes. A pesquisa aponta os letramentos político e digital como uma abordagem necessária para a formação cidadã e como um fator importante no desenvolvimento do leitor e da leitura crítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pontes Junior, Jose Airton De Freitas, Ana Géssica da Silva, Leandro Araujo de Sousa, Raphaell Moreira Martins, and Leandro S. Almeida. "ANALISE QUALITATIVA DOS ITENS DE EDUCAÇÃO FÍSICA VIA DESCRITORES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)." HOLOS 8 (December 31, 2017): 248. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2017.4272.

Full text
Abstract:
A Educação Física está presente no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desde 2009 na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Tendo isto em conta, este estudo avaliou e classificou os itens de Educação Física do ENEM quanto às habilidades da Competência 3 da Matriz de Referência do exame. Foram analisadas as provas válidas de 2009 a 2015, em que foram identificados 19 itens, sendo 5, 6 e 8 itens referentes às habilidades H11, H9 e H10, respectivamente. Através das análises realizadas pode-se observar que os itens de Educação Física do ENEM contemplam a competência e as habilidades solicitadas em sua Matriz de referência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Beltrão, José Arlen. "A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DO VESTIBULAR: AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DO ENEM." Movimento (ESEFID/UFRGS) 20, no. 2 (February 27, 2014): 819. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.41801.

Full text
Abstract:
Vivemos um momento em que o “velho vestibular” está sendo substituído progressivamente pelo “novo ENEM” como instrumento de seleção dos candidatos ao ensino superior. Pretendemos nesse ensaio, a partir de análise dos documentos que normatizam o ENEM e da produção teórica, refletir sobre as influências exercidas pelo ENEM na educação escolar, analisando seus significados e possíveis implicações para Educação Física, visto que o exame incorporou na sua matriz de referência os conteúdos da Educação Física. A experiência vivida pelos demais componentes escolares nos mostra que a prática pedagógica do professor de Educação Física pode passar a ser determinada/influenciada pelo ENEM.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Aymmée Silveira. "Vozes e modalizações em competências da matriz de avaliação e em redações nota mil do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM." Entrepalavras 9, no. 1 (April 30, 2019): 112. http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-11342.

Full text
Abstract:
Os postulados do Interacionismo Sociodiscursivo definem que o texto, materialidade empírica das interações verbais inerentes ao meio social, é organizado por três camadas superpostas: a infra-estrutura geral do texto, os mecanismos de textualização e os mecanismos enunciativos. Considerando que os mecanismos enunciativos demonstram contribuir para a manutenção da coerência pragmática do texto, através do esclarecimento de posicionamentos enunciativos e de diversas avaliações sobre alguns aspectos do conteúdo temático do texto, o presente artigo tem como objetivos: i) Identificar em competências da matriz de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) direcionamentos que apontam para a necessidade de utilização de mecanismos enunciativos, ii) Ressaltar a relevância dos mecanismos enunciativos para a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo que atenda aos critérios de correção estabelecidos pelo Enem, através da verificação de vozes e modalizações em algumas redações que obtiveram nota máxima no Exame e, iii) Descrever a importância da utilização dos mecanismos enunciativos para a construção de textos argumentativos consistentes e convincentes. Através dos postulados teóricos de Bronckart (1999; 2006), Habermas (1989) etc, o trabalho teve como procedimentos metodológicos a análise de competências da matriz de avaliação do Enem e de redações que obtiveram nota máxima no Enem 2017, buscando evidenciar a sua associação com os mecanismos. Os resultados obtidos demonstraram que o gerenciamento das vozes enunciativas funciona como estratégias argumentativas, e a predominância das modalizações pragmáticas nas propostas de intervenção, presentes nas redações está associada ao caráter propositivo inerente a esta seção, exigido pelo Enem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Novaes, Renato Cavalcanti, Silvio Telles, and Antonio Jorge Gonçalves Soares. "A Educação Física no novo ENEM." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 34, no. 1 (May 28, 2021): 49–62. http://dx.doi.org/10.11606/1807-5509202000010049.

Full text
Abstract:
Desde 2009, a Educação Física está presente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), inaugurando sua participação em exames de larga escala na Educação Básica. Este estudo se dedica às questões dessa disciplina no Enem, desde sua inserção até 2015, e tem como objetivo analisar seu conteúdo frente à intencionalidade do exame e ao conhecimento dessa disciplina. Nas 27 questões identificadas, percebe-se uma inadequação dos conteúdos da EF por desconsiderarem as habilidades e os objetos de conhecimento específicos indicados pela matriz do exame, além dos próprios conflitos no campo do currículo que se refletem nas provas. Por fim, questiona a fidedignidade do exame como instrumento avaliativo, assimcomo seu papel de incitar mudanças no campo do currículo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pereira, Rafaela Erasmi de Souza, and Leonardo Maciel Moreira. "Caracterizando os itens de química do novo ENEM na perspectiva da alfabetização científica." Ciência & Educação (Bauru) 24, no. 2 (April 2018): 467–80. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180020013.

Full text
Abstract:
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar em que medida os itens de química do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no período 2009-2015 avaliam a alfabetização científica (AC). Ela dialoga com pesquisas anteriores por discutir a coerência interna do exame e avança por elencar um novo aspecto, a AC. O método utilizado é qualitativo. A matriz de referência e os itens de química foram tratados por análise de conteúdo, com a atribuição em categorias teóricas. Os dados revelaram divergências entre as habilidades e competências pertinentes a AC presentes na matriz de referência e nos itens de química, respectivamente, 17,4% e 86,6% (categoria Termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais), 65,2% e 13,4% (categoria Ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente) e 17,4% e 0% (categoria natureza da ciência e dos fatores éticos e políticos). Ao final, recomenda-se que o exame avalie, de forma significativa, todas as proposições da AC presentes na matriz de referência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Almeida, Vitor Sergio. "O Enem como instrumento de autoavaliação: um projeto não efetivado / MEC's proposal for Enem to trigger a self-assessment: a project not carried out." Revista Educação e Políticas em Debate 9, no. 2 (July 11, 2020): 406–19. http://dx.doi.org/10.14393/repod-v9n2a2020-54014.

Full text
Abstract:
O objetivo central visa refletir se a proposta de autoavaliação (olhar para si) feita por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) encontra ressonância com a realidade dos discentes. Apega-se ao enfoque documental e bibliográfico, tendo como cerne os trabalhos de Zanchet (2003), Locco (2005), Almeida (2019) e documentos relativos ao Enem. Dentre os achados, nota-se que não há uma política curricular difundida pelo governo a fim de embasar o professor e o aluno acerca da disseminação da autoanálise. Tal prática, aliada ao referido exame, é conduzida (quando existe condução) de modo acrítico. Constata-se também que a autoavaliação necessita de um contexto mais humanizado e pessoal, ao contrário do cenário competitivo e meritocrático desencadeado por outras atribuições do Enem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Piske, Gabriela, and Luiene da Silva Veloso. "Reflexão linguística e interpretação textual no ENEM." Domínios de Lingu@gem 14, no. 3 (May 3, 2020): 830–49. http://dx.doi.org/10.14393/dl43-v14n3a2020-5.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo analisar as questões de reflexão linguística e interpretação textual da prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), verificando se há consonância entre o construto da prova e a Matriz de Referência (MR). Com este estudo, pode-se perceber que há no exame itens que avaliam o conhecimento de forma segmentada, sem estabelecer relação entre conteúdos (MCNAMARA, 1996), um tipo de testagem que pode ser considerada mais confiável e menos válida (BACHMAN, 1990; HUGHES, 1994). Itens que podem ser respondidos com leitura e interpretação textual sem a necessidade de o usuário do exame refletir sobre o conteúdo da questão ou a língua foram os mais encontrados na prova analisada, ainda assim, detectou-se que há uma consonância entre o construto da prova e o exposto previamente na MR.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Morais, Wagner Mônantha Sousa, Claúdia Lucia Landgraf Pereira Valério, and Leidiane Jesus dos Santos. "A avaliação de língua portuguesa nas provas do Enem: Uma análise crítica sobre os instrumentos de (des)inserção do sujeito no processo de construção do ensino/aprendizagem." Research, Society and Development 9, no. 7 (May 14, 2020): e326974102. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4102.

Full text
Abstract:
É manifesto em nossa sociedade que as práticas de avaliação da aprendizagem que vêm sendo desenvolvidas em nossas instituições de ensino nem sempre têm sido utilizadas como subsídios que auxiliam, aperfeiçoam e exponenciam os processos de ensino e aprendizagem, pois intentam, preponderantemente, mensurar e quantificar os saberes, menosprezando a identificação e o estímulo de determinados potenciais individuais e coletivos. Nessa perspectiva, este trabalho pretende pontuar relações intrínsecas e problematizações acerca do processo de avaliação no Ensino Médio, elencando a importância de utilizar-se dos utensílios de aprimoramento da prática docente e no favorecimento de políticas educacionais que respondam aos resultados expressos ano após ano, enfatizando que a intencionalidade da avaliação deve sempre estar em consonância com as diretrizes bases e as múltiplas habilidades do qual se espera aprimorar a cada segmento de ensino, além de destacar o importante papel do Enem na sistematização de uma didática que prime pelo desenvolvimento integral das competências previstas na Matriz de Referência e nos demais documentos oficiais que legitimam o ensino no Brasil. O estudo também aborda questões pertinentes as mudanças ocorridas ao longo dos anos nos mecanismos de avaliação do Enem, para melhor entendimento, realizamos uma pesquisa descritiva e qualitativa, ancorados nos estudos de (Bakhtin, 1997; Antunes e Luckesi, 2003; Esteban, 2005), além de outros autores, que também advertem acerca das questões avaliativas voltadas ao ensino de Língua Portuguesa. Ademais, para melhor compreensão das entrelinhas deste estudo, analisamos três questões da prova de Língua Portuguesa do Enem - 2017 pautados nas competências 01 e 09 da Matriz de Referência do Enem no intuito de explicitar essa associação entre o conceito de avaliação e o modo pelo qual depreendemos suas aplicações nas práticas de ensino da língua portuguesa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Silva, Bruna Costa, Gabriela Belo da Silva, and Regina Celi Mendes Pereira. "A PRESCRIÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA A REDAÇÃO DO ENEM." Olhar de Professor 23 (November 20, 2020): 1–14. http://dx.doi.org/10.5212/olharprofr.v.23.15825.

Full text
Abstract:
: Esta pesquisa tem como propósito de investigação a análise do trabalho prescrito a partir dos documentos oficiais que visam direcionar a atividade do professor de Língua Portuguesa no contexto do ENEM. Nesta pesquisa qualitativa de caráter documental, elegemos, como objeto de análise, a Matriz de Referência para a redação do ENEM, documento que orienta a correção da redação produzida no exame. Para tanto, apoiamo-nos nas noções apresentadas por Amigues (2004), Machado (2009), Souza-e-Silva (2004), Shohamy (2006) e Rajagopalan (2013), visando discutir as relações que se estabelecem no desenvolvimento do trabalho docente a partir das novas demandas do ensino, as quais influenciam e são influenciadas por políticas linguísticas. As análises dos documentos indicam que, ao funcionar como parâmetro para a avaliação das redações, o documento acaba exercendo influência no direcionamento da metodologia utilizada pelo professor de LP, que deve promover o desenvolvimento das competências necessárias ao bom desempenho na prova.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Lemos, Apollo Da Silva, and Jesusney Silva Hernandes. "Uma análise das questões de Física do novo ENEM." Multi-Science Journal 1, no. 10 (May 1, 2018): 21. http://dx.doi.org/10.33837/msj.v1i10.384.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, realizamos uma análise das questões que evidenciam física, presentes em provas do novo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As provas analisadas foram as azuis de 2011 a 2015. Através da análise de conteúdo de Bardin (2010), procuramos enquadrar os itens em determinadas categorias de análise. Inicialmente classificamos os itens analisados em quantitativos e qualitativos. Após essa classificação inicial, averiguamos quais grandes áreas da Física as questões privilegiam. Com base nos microdados (BRASIL, 2015) disponibilizados pelo Ministério da Educação, pesquisamos qual o percentual dos itens que se enquadram em cada Competência e Habilidade da matriz de referência do ENEM (BRASIL, 2009) para área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Verificamos também o percentual de itens que exploram gráficos/figuras. Por fim, verificamos o grau de interdisciplinaridade dos itens que continham Física na prova de Ciências da Natureza do ENEM e na prova de Física da Universidade Federal de Goiás (UFG) de 2014, comparando assim os resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Santos, Luiz Ricardo Oliveira, Rosemeri Melo e Souza, and Jailton de Jesus Costa. "Educação Ambiental e Exame Nacional do Ensino Médio: (cor)relações e implicações de uma abordagem em macroescalas geográficas." Pesquisa em Educação Ambiental 13, no. 2 (January 19, 2019): 26–39. http://dx.doi.org/10.18675/2177-580x.vol13.n2.p26-39.

Full text
Abstract:
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi instituído para avaliar essa etapa de ensino, servindo também como meio de acesso ao Ensino Superior nas principais universidades do país. Apesar das reformulações pelas quais tem passado, o seguimento restrito de sua matriz de referência pode comprometer a discussão de temas socioambientais em escala local. O objetivo do presente estudo foi argumentar acerca das implicações trazidas pelo ENEM para a discussão de questões socioambientais em escala local no âmbito escolar. Para isso, foram coletados dados bibliográficos como artigos indexados e documentais, através da análise das provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, aplicadas entre os anos de 2012 a 2016, que comprovaram o pouco número de questões que trataram de temas socioambientais em escala local nesses anos, prevalecendo as macroescalas global/nacional. Constatou-se, assim, que o ENEM, raramente, abordou questões locais em suas provas, devendo a escola utilizar de outros instrumentos para ampliar discussões dessa natureza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Wanderer, Fernanda, and Marília Bervian Dal Moro. "ESTUDANTES BEM-SUCEDIDOS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO." Revista Contrapontos 19, no. 1 (November 21, 2019): 328. http://dx.doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p328-345.

Full text
Abstract:
O artigo tem o propósito de discutir como são constituídos, em mídias sociais do Facebook, os estudantes bem-sucedidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os aportes teóricos utilizados advêm da matriz foucaultiana, principalmente os conceitos de governamentalidade, discurso e processos de objetivação e subjetivação. O material empírico é composto por mais de 100 postagens reunidas entre 2015 e 2018, oriundas de páginas do Facebook endereçadas aos candidatos que se preparam para o Enem. O resultado analítico mostrou que nas enunciações examinadas é possível perceber um forte incentivo à participação no Enem. Além disso, os candidatos tornam-se empreendedores de seu próprio desempenho nas provas, constituindo modos específicos de ser um bom estudante, o qual precisa, basicamente, de muito estudo e dedicação. Neste sentido, pode-se dizer que muito mais do que servir como uma forma de ingresso no Ensino Superior, o Exame atua como um dos mecanismos que constitui subjetividades alinhadas à racionalidade neoliberal presente em nossa sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Novaes, Renato Cavalcanti, João Gabriel De Mello, Antonio Jorge Gonçalves Soares, and Silvio de Cassio Costa Telles. "A Educação Física no novo Enem: um estudo analítico de conteúdo." Estudos em Avaliação Educacional 32 (March 25, 2021): 1–23. http://dx.doi.org/10.18222/eae.v32.6964.

Full text
Abstract:
Desde 2009, a Educação Física (EF) está presente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), inaugurando sua participação em exames de larga escala na educação básica. Este estudo se dedica às questões dessa disciplina no Enem, desde sua inserção até 2019, e tem como objetivo analisar seu conteúdo ante a intencionalidade do exame e oconhecimento dessa disciplina. Os resultados apontam, nas 43 questões identificadas, uma inadequação dos conteúdos da EF, por desconsiderarem as habilidades e os objetos de conhecimento específicos indicados pela matriz do exame, além dos próprios conflitos no campo do currículo refletidos nas provas. Ao final, questionamos a fidedignidade do exame como instrumento avaliativo, assim como seu papel de incitar mudanças no campo do currículo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Gonçalves, Marianne Oliveira, and Renata Meira Véras. "Análise da organização curricular do curso de Psicologia." Revista Docência do Ensino Superior 8, no. 1 (July 11, 2018): 92–107. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2411.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo é analisar a matriz curricular da graduação em Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, um documento considerado como fundamental para entender a concepção formativa do curso. Como método, foi utilizada a análise documental pautada nos estudos de Cellard. De modo geral, a matriz curricular mostrou-se congruente com as mudanças institucionais e políticas da Universidade, direcionando a formação para um viés mais humanístico e social, o que mostra uma concepção curricular implicada com a realidade social na qual está inserida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Testasicca, Míriam Conceição de Souza, Thalita Macedo Araújo, and Adilson Ribeiro de Oliveira. "Abordagem do tema “poluição” em questões do ENEM e em livros didáticos: um estudo comparativo em torno de competências e habilidades." Research, Society and Development 9, no. 11 (December 4, 2020): e81691110432. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10432.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo analisar as questões de Ciências da Natureza de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), quanto às competências e habilidades determinadas pela Matriz de Referência do ENEM (MR-ENEM), e avaliar a abordagem dos livros didáticos (LD) de Biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018 sob essa mesma óptica. Para tanto, as questões que envolviam Biologia das provas do ENEM de 2018 e 2019 foram classificadas quanto ao tema e subtema abordados e avaliadas quanto às competências e habilidades requeridas. Também foram analisados os três LD de Biologia do PNLD 2018 mais utilizados em escolas públicas brasileiras. Ecologia e Poluição foram, respectivamente, o tema e o subtema mais presentes nas provas analisadas. Para resolução das questões, diversas competências e habilidades foram requeridas, com destaque para a competência C3 e para as habilidades H10 e H12. Nos LD analisados, destacaram-se os materiais complementares sobre temas atuais, recursos visuais diversos e atividades. Não foram encontradas questões multidisciplinares. Nas obras avaliadas, apresentaram-se abordagens bastante distintas em relação às competências e habilidades. Evidencia-se, assim, que são necessários esforços para que o Ensino Médio efetivamente ofereça ao aluno oportunidades de desenvolver competências e habilidades por meio de um ensino interdisciplinar, contextualizado e voltado à resolução de situações-problema aplicáveis ao seu cotidiano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Silva, Rafaela Campos Duarte, and Savana Diniz Gomes Melo. "ENEM: propulsão ao mercado educacional brasileiro no século XXI." Educação & Realidade 43, no. 4 (October 2018): 1385–404. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623684906.

Full text
Abstract:
Resumo: A avaliação externa ganhou destaque no cenário educacional desde 1990 e se tornou instrumento para indução e controle da operacionalização de reformas educativas. Nesse processo, o Estado brasileiro assume o papel de formulador, regulador e avaliador de resultados. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado e reformulado nesse contexto, ganha progressiva abrangência e se massifica. Com a Lei nº 13.415/2017, que reforma o ensino médio, e com o auxílio da Base Nacional Comum Curricular, expande suas implicações sobre a educação básica e a educação superior. Fundamentado em estudo documental, o artigo busca caracterizar e analisar o ENEM, bem como revelar o papel que essa avaliação desempenha na conformação e na consolidação de um grande mercado educacional no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Batista, Ozaias Antonio. "ANÁLISE DOS DESEMPENHOS DE CANDIDATOS DO ENEM EM QUESTÕES DE SOCIOLOGIA." e-Mosaicos 10, no. 23 (June 7, 2021): 107–30. http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.55041.

Full text
Abstract:
O presente trabalho analisa as sete primeiras questões de sociologia do caderno amarelo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2013. O campo empírico desta análise ficou restrito aos candidatos oriundos das escolas públicas e privadas que ingressaram na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2014 via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Essa delimitação analítica se fez necessária em decorrência da expressiva quantidade de dados relacionados com os desempenhos no ENEM. Acompanha essa análise reflexões em torno dos erros e dificuldades de aprendizagem relacionados com os conteúdos disciplinares da sociologia no nível médio. A análise dos desempenhos dos candidatos e das questões de sociologia do ENEM fortalece a área de pesquisa referente ao ensino de sociologia, extrapolando o espaço da universidade ao contribuir com o fomento de materiais didáticos e práticas educativas que viabilizem um melhor rendimento escolar em se tratando da sociologia no nível médio. Tudo isso cooperando para permanência desta disciplina no currículo da escola média, sobretudo diante da atual Reforma do Ensino Médio que secundarizou a sociologia em sua constituição curricular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Barbosa, Fernanda Doretto, Miguel Antônio de Mello Silva, and Maria Aparecida Laurenti. "Complementação do Ensino de Psicologia Clínica por meio de Ensino a Distância." Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas 17, no. 1 (January 15, 2016): 42. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n1p42-52.

Full text
Abstract:
<p>Educação a distância - EAD é uma forma de ensino-aprendizagem, mediada por tecnologias digitais, complementar ao ensino presencial. É decisiva a seleção do conteúdo da matriz curricular e análise das expectativas quanto à aprendizagem. O objetivo geral foi identificar conteúdos relativos à psicologia clínica atualmente ofertados no modelo presencial e investigar a receptividade dos alunos em estudá-los, complementarmente, via EAD: 1) identificando, na matriz curricular do curso de Psicologia, conteúdos relacionados às disciplinas específicas de psicologia clínica e 2) investigando o grau de receptividade dos alunos da nona e décima séries em reforçar a aprendizagem desses conteúdos<br />mediante instrumentos complementares desenvolvidos na modalidade de ensino a distância. O método foi quanti-qualitativo, com análise documental e questionário. Foram identificados 45 conteúdos da matriz curricular relacionados às disciplinas de psicologia clínica, que os sujeitos organizaram por graus de interesse em obter reforço indicando os motivos e a forma de estudá-los na EAD.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Nojosa, Ronaldo Targino. "Teoria da Resposta ao Item (TRI): modelos multidimensionais." Estudos em Avaliação Educacional, no. 25 (June 30, 2002): 123. http://dx.doi.org/10.18222/eae02520022193.

Full text
Abstract:
<span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">Os modelos de respostas ao item utilizado, atualmente, limitam-se a avaliações que medem um traço latente (habilidade) que pode ser representado por uma única dimensão (avaliações unidimensionais). Algumas avaliações, seja pela construção dos itens ou pela própria finalidade da aplicação, não podem, a princípio, ser consideradas unidimensionais. Este é o caso do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, que foi estruturado segundo uma matriz de 5 competências. Este trabalho apresenta, primeiramente, conceitos básicos da TRI e introduz técnicas destinadas à determinação da dimensionalidade de um conjunto de dados. A Análise Fatorial de Informação Plena está entre essas técnicas e é proposta como ferramenta para a verificação da dimensionalidade das provas do ENEM. Os resultados desse estudo mostraram que a habilidade medida pelo ENEM do ano de 1999 pode ser representada por pelo menos 5 dimensões. O trabalho apresenta, ainda, modelos que tornam possível a modelagem de dados em avaliações multidimensionais. </span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Catapan, Araci Hack, Clóvis Nicanor Kassick, and Walter Ruben Iriondo Otero. "METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DE MATRIZ CURRICULAR: INTEGRAÇÃO E TRANSVERSALIDADE." Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 10 (November 24, 2016): 27. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v10e0201627-45.

Full text
Abstract:
No mundo do trabalho, a formação profissional tem sido um desafio constante, cada vez mais implicado nos avanços técnico-científicos, especialmente dos sistemas de informação e comunicação. Este artigo apresenta resultados de uma investigação realizada na aplicação de uma metodologia de elaboração de Matriz Curricular de Referência. Teve como objeto de estudo 53 Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do sistema Escola Técnica Aberta do Brasil. O objetivo da pesquisa foi validar uma metodologia de organização curricular integrada e transversal. A metodologia de investigação foi a pesquisa-ação, observando os princípios teórico-metodológico do processo de construção coletiva para Resolução de Problemas. Essa investigação foi realizada pelo grupo de Pesquisa Científica em Educação a Distância (PCEADIS/CNPq), e desenvolvida por uma rede de pesquisa que reúne 76 pesquisadores, no período de 2009 a 2014. Os instrumentos utilizados foram um protocolo de registro online e uma matriz composta por quatro categorias básicas: o perfil do egresso, as competências, as bases tecnológicas e os componentes curriculares. A teoria que sustenta a proposta é a organização curricular integrada e transversal. Como resultados foram elaboradas, aprovadas e publicadas 53 matrizes curriculares que servem de referência para atualizar ou criar novos projetos para oferta dos cursos de Formação Profissional Tecnológica. Os resultados evidenciam a efetividade de uma organização curricular integrada e transversal. Esta investigação tem um desdobramento que está sendo finalizado pela mesma rede, organizada em oito grupos de pesquisadores, que se propõem a investigar, acompanhar e avaliar as implicações deste estudo na Rede e-Tec Brasil. Este projeto de investigação tem financiamento do FNDE/MEC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Aires, Rosilene, and Kenia Edjane Beserra de Oliveira. "O ENSINO-AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS: A GEOGRAFIA CONSTRUÍDA E DISPONIBILIZADA NO BANCO ESTADUAL DE ITENS E QUESTÕES DO CEARÁ." Revista Geotemas 9, no. 1 (April 30, 2019): 28–48. http://dx.doi.org/10.33237/geotemas.v9i1.3455.

Full text
Abstract:
O artigo destaca o processo de ensino e aprendizagem subsidiado por questões construídas, disponibilizadas e aprovadas no repositório digital do Banco Estadual de Itens e Questões - Beiq. Esse repositório permite inserção, elaboração e consulta de questões a serem aplicadas na avaliação discente. A metodologia consistiu, inicialmente, em classificar por competências, conteúdo e sub-conteúdos da matriz curricular cearense elencando os principais temas geográficos. Na sequência, tomou-se como parâmetro de análise a Geografia que compõe o Beiq, fazendo um paralelo com as orientações da matriz curricular cearense. Pautado nas análises, seja da matriz curricular, seja do Beiq, o processo do ensino-avaliação refletiu o cenário formativo do currículo prescrito e do currículo real considerando o ensino de Geografia do Estado do Ceará. A partir desse estudo, também verificou-se que os repositórios temáticos do Beiq podem ser ferramentas pedagógicas importantes para professores e alunos em suas escolas, possibilitando agilidade nas avaliações internas e proporcionando a produção de conteúdo didático docente nas diferentes áreas de conhecimento. Palavras-chave: Geografia. Currículo. Avaliação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Souza, Gabriel Costa de. "(Des)territorialização do Exame Nacional do Ensino Médio: uma análise do regional/local na construção da História como componente curricular." Revista Discente Ofícios de Clio 5, no. 8 (October 14, 2020): 239. http://dx.doi.org/10.15210/clio.v5i8.16346.

Full text
Abstract:
O presente artigo pretende contribuir para os estudos sobre a (des)territorialização do ensino de História, fundamentado na análise do Exame Nacional do Ensino Médio, bem como o seu processo de formação histórica, o espaço ocupado pelo regional/local na avaliação e, sobretudo, o grau de influência que a padronização da história tem nas políticas educacionais brasileiras.Palavras-chave: Ensino de História; História Local/Regional; (Des)territorialização; Enem.AbstractThis paper aims at contributing to the studies on the deterritorialization of the teaching of history based on the analysis of the National Examination of High School (ENEM), as well as its historical formation process, the space occupied by the regional/local in evaluation and, above all, the degree of influence that the standardization of history has on Brazilian educational policies. Keywords: Teaching History; Local/Regional History; (De)territorialization; Enem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Oliveira Santos, Luiz Ricardo, Jailton De Jesus Costa, and Rosemeri Melo e Souza. "Exame Nacional do Ensino Médio: desafios para o Ensino das Ciências Ambientais em escala localNational High School Exam: challenges for Environmental Science Teaching in local scaleExamen Nacional de Enseñanza Media: desafíos para la Enseñanza de las Ciencias Ambientales a escala local." REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental 35, no. 1 (May 18, 2018): 4–20. http://dx.doi.org/10.14295/remea.v35i1.7327.

Full text
Abstract:
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem passado por várias reformulações nos últimos anos e, apesar disso, pode criar obstáculos que comprometem a autonomia docente, a abordagem de temas locais e o ensino. O objetivo do presente estudo é discutir as implicações curriculares do ENEM para o Ensino das Ciências Ambientais em escala local. Foram coletados dados bibliográficos e documentais, sendo analisadas as provas de Ciências Humanas e da Natureza do exame em questão, que comprovaram a pouca abordagem dos temas ambientais. Assim, observa-se que o ENEM raramente aborda questões locais em sua proposta, devendo a escola utilizar de outros instrumentos pedagógicos para melhor efetivação do ensino das Ciências Ambientais, na perspectiva de tentar aproximar os conteúdos estudados à realidade do aluno, unindo assim, teoria e prática. The National High School Examination (ENEM) has undergone several reformulations in recent years and, despite this, may create obstacles that compromise teacher autonomy, approach to local issues and teaching. The objective of the present study is to discuss the curricular implications of ENEM for the Environmental Science Teaching in local scale. Bibliographical and documentary data were collected and the Human and Natural Sciences tests of the exam in question were analyzed, that proved the small approach of the environmental themes. Thus, it is observed the ENEM little addresses local issues in its proposal. The school should use others pedagogical tools to better implement the teaching of Environmental Sciences, in the perspective of trying to approximate the studied contents to the student’s reality, thus uniting theory and practice. El Examen Nacional de la Enseñanza Media (ENEM) ha pasado por varias reformulaciones y, a pesar de ello, puede crear obstáculos que se pone en riesgo la autonomía docente, el abordaje de temas locales y la enseñanza. El objetivo de este estudio es discutir las implicaciones curriculares del ENEM para la Enseñanza de las Ciencias Ambientales a escala local. Se recogieron los datos bibliográficos y documentales y se analizaron las pruebas de examen de Ciencias Humanas y Naturales, lo que demostró el poco enfoque de las cuestiones ambientales. Por lo tanto, se observa que el ENEM no aborda cuestiones locales, debiendo la escuela utilizar otras metodologías para desarrollo de la enseñanza de las Ciencias Ambientales, aproximando los contenidos estudiados a la realidad del alumno y uniendo teoría y práctica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Azevedo, Maria Antonia Ramos de, and Maria de Fátima Ramos de Andrade. "O conhecimento em sala de aula: a organização do ensino numa perspectiva interdisciplinar." Educar em Revista, no. 30 (2007): 235–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40602007000200015.

Full text
Abstract:
Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica sobre a interdisciplinaridade e sua organização na dinâmica curricular. Apresentamos a conceituação da interdisciplinaridade e propomos encaminhamentos epistêmico-metodológicos para a implementação da prática interdisciplinar na realidade escolar. Como conclusão destaca-se que a interdisciplinaridade possibilita que a escola se torne um lugar onde se produza de forma coletiva e crítica o conhecimento escolar, exigindo a restruturação curricular e a formação continuada dos professores. É necessária a planificação e a operacionalização dos conhecimentos escolares na matriz curricular por meio de uma dimensão vertical, que implica a idéia de profundidade e complexidade crescente dos conteúdos, e uma dimensão horizontal, que estabelece a interação dos conhecimentos com as outras áreas/disciplinas. A idéia da implementação de práticas interdisciplinares deve desenhar, tecer, alinhavar a verticalidade e a horizontalidade da matriz curricular, para que os professores tenham claras as interfaces das disciplinas e as possíveis inter-relações, criando, a partir disso, novos conhecimentos de forma relacional e contextual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Cintra, Elaine Pavini, Amaury Celso Marques Junior, and Eduardo Carvalho de Sousa. "Correlação entre a matriz de referência e os itens envolvendo conceitos de Química presentes no ENEM de 2009 a 2013." Ciência & Educação (Bauru) 22, no. 3 (September 2016): 707–25. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160030010.

Full text
Abstract:
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo os itens, envolvendo conceitos de química, presentes nas edições de 2009 a 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a Matriz de Referência do referido Exame. Utilizando a Taxonomia de Bloom Revisada, foram feitas análises com vistas a identificar a demanda cognitiva, a dimensão do conhecimento, o objeto de conhecimento e o contexto presentes nos itens. Os resultados apontam a ocorrência de itens com domínios de baixa ordem cognitiva (cerca de 81%) em contraste com a Matriz de Referência, que sugere uma proporção menor (64 a 71%) para itens com essas características. O estudo apontou ainda que os objetos de conhecimento, presentes nos itens, estão inseridos em contextos diversificados mostrando inter-relação entre os conceitos avaliados e o universo do estudante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

B. C. SILVA, Bruna Costa Silva, Gabriela Belo da Silva G. B. da SILVA, and Regina Celi Mendes Pereira R. C. M. PEREIRA. "A PRESCRIÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA A REDAÇÃO DO ENEM." Olhar de Professor 23 (2020): 1–14. http://dx.doi.org/10.5212/olharprofr.v.23.2020.15825.209209230239.0924.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Velasco, Diego Bruno, and Ana Angelita Costa Neves da Rocha. "A metáfora, o Enem e a democracia." Revista Espaço Pedagógico 27, no. 3 (March 16, 2021): 834–57. http://dx.doi.org/10.5335/rep.v27i3.12385.

Full text
Abstract:
O presente trabalho buscou problematizar os sentidos de “democracia” nas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo deste trabalho se insere no atual contexto educacional e político do país, em que as garantias dos direitos civis estão ameaçadas e em que consideramos necessário, na posição de docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, discutir as disputas pela significação/validação da categoria “democracia” dentro de uma política curricular nacional avaliativa de acesso aos cursos de graduação. A fundamentação teórica se construiu no intenso debate entre a teoria do discurso e a teoria política, a partir de Ernesto Laclau e seus interlocutores. O procedimento metodológico de análise dos itens do Enem observou a estrutura e a proposta de gabarito da questão, indicando como as significações de “democracia” possibilitaram ou não produções de subjetividades ativas. Em linhas gerais, nossas reflexões foram construídas a partir dos discursos produzidos sobre a categoria “democracia” dentro das questões referentes ao tema da Ditadura Civil-Militar (1964-1985) nas edições de 2009 até 2017. A hipótese inicial deste trabalho observou que a democracia é uma potente metáfora para conjugar conteúdos voltados para formação cidadã, ainda pouco explorada pelo exame. Em termos de conclusão, destacamos que o conceito de “democracia” ficou mais restrito a uma concepção tradicional de direito ao voto, mobilizando poucos outros sentidos. Ao mesmo tempo, constatamos que o Enem reforçou a produção de discursos que tenderam a antagonizar o período da Ditadura Civil-Militar com o período da história política do país que se inicia em 1985, apresentando poucos eixos conectivos entre tais momentos históricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Sponchiado Júnior, Emílio Carlos, Nikeila Chacon de Oliveira Conde, Izabelly Esteves Bittencourt Martins, Flávia Cohen Carneiro, Janete Maria Rebelo Vieira, and Maria Augusta Bessa Rebelo. "Os caminhos da reformulação do Projeto Pedagógico da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas." Revista da ABENO 19, no. 2 (July 13, 2019): 13–21. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i2.676.

Full text
Abstract:
Este artigo relata a experiência de uma Faculdade de Odontologia durante o processo de construção e implementação de um novo projeto pedagógico (PP). O PP foi reformulado desde a caracterização do curso com as discussões sobre perfil de egresso, passando pela estrutura de funcionamento, objetivos, matriz curricular, estágios e concepção metodológica. Durante 12 meses foram utilizadas diversas ferramentas para sensibilização do corpo docente, incluindo a realização de semanas pedagógicas, oficinas, encontros pedagógicos e discussões nas assembleias docentes. O novo currículo foi implementado em 2012 evidenciando a interdisciplinaridade, a formatação de ambulatórios integrados e um estágio curricular obrigatório que compreende mais de 40% da matriz curricular entre atividades intra e extramuros. Dificuldades foram encontradas durante a implementação e a comunidade acadêmica buscou ferramentas para minimizá-las, fazendo com que o projeto continue dinâmico e amadureça a cada ano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Albuquerque, Regina Lucia Fernandes. "INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A MATRIZ CURRICULAR DAS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS." Revista Teias 20, no. 59 (December 20, 2019): 72–89. http://dx.doi.org/10.12957/teias.2019.44926.

Full text
Abstract:
A pesquisa analisa a relação entre interculturalismo (CANDAU, 2008) e currículo escolar em uma turma de Educação Infantil, com crianças na faixa etária de 5 anos, em uma escola da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Tem por objetivo analisar atividades desenvolvidas na turma que se aproximem de práticas curriculares interculturais no que tange a educação para as relações étnico-raciais. Trata-se de pesquisa qualitativa, com metodologia de pesquisa no/do/com o cotidiano. Os resultados apontam para a necessidade de ampliação e análise das formas de implementação da lei 11.645/2008 na Educação Básica, uma vez que na escola acompanhada o tema parece ser tratado como um apêndice curricular delimitado por marcos temporais de datas comemorativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Santos Neto, João Arlindo dos, and Carolina Rezende de Oliveira. "Formação do bibliotecário e as habilidades e competências requeridas em concursos públicos no Estado do Paraná." Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação 6, no. 2 (August 12, 2020): 3–24. http://dx.doi.org/10.24208/rebecin.v6i2.150.

Full text
Abstract:
Discute a formação do bibliotecário frente à demanda apresentada pelo mundo do trabalho no estado do Paraná, em especial, pelos requisitos solicitados em concursos públicos. O objetivo geral foi analisar as habilidades e competências requeridas à atuação do bibliotecário no estado do Paraná, e como objetivos específicos buscou verificar quais são as habilidades dos egressos formados a partir da matriz curricular de 2014 do curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina; identificar a remuneração e quais são as habilidades requeridas pelas bibliotecas das universidades estaduais constantes nos editais. O corpus da pesquisa foi constituído pelos editais de concursos das seis universidades estaduais do Paraná e pela matriz curricular do ano de 2014 do curso de Biblioteconomia da UEL. A pesquisa é de natureza básica, do tipo exploratória e tem como método a pesquisa documental. Os dados foram analisados utilizando-se a análise categorial de dados, influenciada pela análise de conteúdo. Como resultados, identifica similaridade entre os editais de concurso para bibliotecário tanto nas competências e habilidades gerais quanto nas mais detalhadas. Conclui que após a comparação da matriz curricular dos egressos do curso de Biblioteconomia da UEL com os requisitos exigidos pelos editais de concurso para contratação de bibliotecários das seis universidades estaduais do Paraná, a formação dos egressos atende aos requisitos exigidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Marcelino, Leonardo Victor, and Maria Celina Piazza Recena. "Possíveis influências do novo Enem nos currículos educacionais de química." Estudos em Avaliação Educacional 23, no. 53 (December 30, 2012): 148. http://dx.doi.org/10.18222/eae235320121919.

Full text
Abstract:
<span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 e reformulado em 2009 para atender a novos objetivos, dos quais se destaca a reestruturação dos currículos do ensino médio. Foram analisados, com base na Taxonomia Revisada de Bloom, os objetivos educacionais referentes à Química ou Ciências descritos nas Habilidades e Competências da Matriz de Referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem 2009, atualmente válida. As dimensões do conhecimento e do processo cognitivo foram analisadas e classificadas em extensão e profundidade na Tabela Taxonômica e ficou demonstrado que a ênfase dos objetivos das competências é entender e aplicar conhecimentos procedimentais, enquanto que das habilidades é entender e lembrar conhecimentos conceituais. Conclui-se que o novo Enem pouco pode interferir no ensino tradicional, contribuindo para a formação de um indivíduo conformado com sua realidade e incapaz de pensar ativamente sobre ela ou propor meios de alterá-la</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Ribeiro, Cintya Regina. "Pensamento e sociedade: contribuições ao debate sobre a experiência do Enem." Educação & Sociedade 35, no. 127 (June 2014): 443–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302014000200006.

Full text
Abstract:
O artigo problematiza os modos de enfrentamento das questões sobre o pensamento em educação, a partir da experiência brasileira do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Considerando a relevância política desse exame, sobretudo em relação às atuais condições de acesso ao ensino superior, tal prática efetiva-se simultaneamente como avaliativa e curricular. A partir de uma perspectiva teórica que afirma as implicações entre linguagem e poder, a análise fundamenta-se no pensamento de Friedrich Nietzsche e Michel Foucault, particularmente quanto à questão da produção de conhecimento e seus atuais efeitos frente à configuração do pensamento na sociedade. Apontamos que as discussões dos autores contribuem para o atual debate sobre a qualidade da educação básica e superior, pois incitam a problematização dos aspectos de recognição e performance presentes nessa prática educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Muñoz Varela, Luis. "Matriz curricular estandarizada para la empleabilidad, identidades socioculturales, desigualdad y exclusión educativa en Costa Rica." Cuadernos Inter.c.a.mbio sobre Centroamérica y el Caribe 14, no. 1 (April 19, 2017): 203. http://dx.doi.org/10.15517/c.a..v14i1.28622.

Full text
Abstract:
Este ensayo se propone ofrecer un análisis y una discusión crítica en torno a tres aspectos que hoy representan situaciones problema en el contexto del sistema educativo costarricense: a) el proyecto educativo basado en una matriz curricular estandarizada, cuya finalidad privilegia la formación educativa para la empleabilidad; b) la puesta entre paréntesis de las identidades socioculturales de las poblaciones estudiantiles y, en su lugar, la instauración de una misma directriz de codificaciones cognitivas y actitudinales; c) la desigualdad y la exclusión educativas hoy vigentes en el sistema educativo nacional. Se concluye que la inculcación del así denominado Curriculum Nacional Básico deriva en una matriz curricular estandarizada para la empleabilidad y que ello conduce a una situación sistémica de desigualdad y exclusión para diversas poblaciones estudiantiles del país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Arantes, Bárbara Morais, Vânia Cristina Marcelo, Maria Goretti Queiroz, Whaine Morais Arantes Filho, and Whaine Arantes de Miranda. "As ações do Núcleo Docente Estruturante no processo de educação permanente dos professores em um curso de graduação em Odontologia." Scientific Investigation in Dentistry 22, no. 1 (November 30, 2017): 19. http://dx.doi.org/10.29232/2317-2835.2017v22i1.p19-25.

Full text
Abstract:
Objetivos: Analisar as ações do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (FO/UFG) e identificar sua na reestruturação da matriz curricular, conhcendo a percepção dos atores envolvidos. Metodologia: Utilizou-se entrevistas narrativas semi-estruturadas gravadas e análise documental, com posterior análise de conteúdo. Foram entrevistados docentes da FO/UFG, membros ou não do NDE. Resultados: Observou-se que o NDE teve papel fundamental na implementação e no acompanhamento da reestruturação da nova matriz curricular da FO/UFG, bem como na educação permanente de docentes. Conclusões: Contudo as entrevistas realizadas indicaram uma necessidade de reformulação das estratégias de ação do NDE e de realizar uma agenda de capacitação permanente de docentes, ampliando as propostas das ações das Semanas Pedagógicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Costa, Ademir Brandão, Ritianne de Fátima Silva de Oliveira, Maria José de Pinho, and Idemar Vizolli. "CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA PRESENTES NAS MATRIZES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA OFERTADOS NO ESTADO DO TOCANTINS." Revista Prática Docente 5, no. 1 (May 1, 2020): 65–80. http://dx.doi.org/10.23926/rpd.2526-2149.2020.v5.n1.p65-80.id633.

Full text
Abstract:
Resumo: Reiteradas vezes ouvimos professores que ensinam Matemática nos Anos Inicias do Ensino Fundamental reclamar que em sua formação em nível superior a matemática e seu ensino têm sido relegados ao segundo plano. Isso nos levou a analisar que conteúdos matemáticos se fazem presentes na matriz curricular dos Cursos de Pedagogia ofertados no Estado do Tocantins. Trata-se de um estudo documental, com uma perspectiva metodológica qualitativa, substanciada pela interlocução com a literatura e análise da matriz curricular dos cursos. Os resultados indicam fragilidades no processo de ensino de matemática nos cursos de Pedagogia, em função de que em média 2,56% a 6,96% da carga horaria total dos cursos são destinadas ao processo de ensino desta ciência. O estudo indica que fatores como carga horária reduzida, a falta de conhecimentos matemático dos estudantes, aliados ao viés eminentemente metodológico, a formação desses profissionais fica comprometida e, ao atuarem na docência, sentem-se limitados em sua ação pedagógica.Palavras-chave: Educação; Ensino de Matemática; Matriz curricular; Curso de Pedagogia. Abstract: We have often heard teachers who teach Mathematics in the Early Years of Elementary School complain that, in their higher education, mathematics and its teaching have been relegated to the background. This led us to analyze what mathematical contents are present in the curricular matrix of pedagogy courses offered in the state of Tocantins. This is a documentary study with a qualitative methodological perspective, substantiated by the dialogue with the literature and analysis of the curricular matrix of the courses. The results indicate weaknesses in the process of teaching mathematics in pedagogy courses due to the result that only 2% to 5.75% of the total hourly load of the course is destined to the teaching process of this science. The study indicates that factors such as reduced workload, lack of mathematical knowledge of students, combined with eminently methodological bias, the training of these professionals is compromised and, when they act in teaching, they feel limited in their pedagogical action.Keywords: Education; Mathematics Teaching; Curricular matrix; Pedagogy course.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Medina Toledo, Rosana Fernandez, and Maria Delourdes Maciel. "DESVELANDO A PRESENÇA DO ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO CURSO SUPERIOR DE GASTRONOMIA DA UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 9, no. 6 (December 19, 2018): 45. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v9i6.2077.

Full text
Abstract:
Nesta pesquisa investigou-se a presença de elementos do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) na Matriz Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Universidade Cruzeiro do Sul. O objetivo foi desvelar os elementos científicos, sociológicos, tecnológicos, éticos e estéticos presentes na Matriz Curricular do Curso de Gastronomia da Universidade Cruzeiro do Sul e verificar se esses elementos contemplam o enfoque CTS na Formação de um Gastrônomo. Para tanto utilizou-se como referência a abordagem da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) que tem como premissa a alfabetização científica e tecnológica do estudante como forma de subsidiar a participação democrática do mesmo na sua atuação profissional e na tomada de decisões, de forma crítica e reflexiva. Os resultados da pesquisa apontaram a presença do enfoque CTS nas diversas disciplinas que permeiam a formação do gastrônomo. A metodologia de pesquisa utilizada foi a da abordagem Qualitativa do tipo Análise Documental. A partir da análise das ementas detectou-se a terminologia representativa do enfoque CTS que se apresentam e se repetem nas ementas analisadas numa perspectiva da defesa de uma educação científica e social no Curso Superior de Gastronomia. Levando-se em conta o conjunto de ementas analisadas, foi possível identificar diferentes compreensões e ideias acerca do conceito de cidadania. Concluímos que a abordagem CTS está presente nas disciplinas do curso e contribuem para a formação científica, tecnológica e social dos estudantes. A partir dos resultados desta tese elaborou-se uma Matriz de Referência para o Curso de Gastronomia, com enfoque nas competências CTS inseridas nos documentos do MEC para o ENADE da Gastronomia no ano de 2015. Palavras-chave: Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) – Matriz Curricular - Gastronomia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Belo da Silva, Gabriela, and Marcus Vinícius Freitas Mussi. "Por uma (re)definição do ensino de competências à luz do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD)." Veredas - Revista de Estudos Linguísticos 21, Especial (September 13, 2019): 579–94. http://dx.doi.org/10.34019/1982-2243.2017.v21.28024.

Full text
Abstract:
Neste trabalho analisamos como o termo competência é abordado no documento oficial que norteia as orientações para a produção das redações no ENEM (2013) e em documentos auto prescritivos de um professor, além dos resultados que uma matriz de correção baseada no ensino por competências pode trazer para o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Para isso, recorremos basicamente aos postulados teórico-metodológicos de Bronckart e colaboradores. O referido termo apresentou-se como um conceito generalizante e que impõe conhecimentos “obrigatórios”, tecnicismo e idealismo para o ensino-aprendizado. E isso está em descompasso com as capacidades reais da vida e a necessidade de desenvolver competência comunicativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva, Lucas Nunes de Brito, Elenisa Glaucia Ferreira dos Santos, Eryck Canabarra Ávilla, Lucya Giselle Costa Moreira, Matheus Corrêa da Silva, Ingrid Torres de Almeida, and Emanuel Savio de Souza Andrade. "A presença da disciplina de dor orofacial e disfunção temporomandibular nas faculdades de odontologia do nordeste brasileiro." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 12, 2020): e6419109049. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9049.

Full text
Abstract:
Os problemas relacionados à dor orofacial e disfunção temporomandibular afetam o funcionamento psicossocial e a qualidade de vida dos indivíduos. Objetivo: Identificar a presença da disciplina de dor orofacial e disfunção temporomandibular na matriz curricular das Instituições de Ensino Superior da região Nordeste do Brasil. Metodologia: A pesquisa tratou-se de um estudo transversal que se deu em duas etapas: inicialmente, realizou-se a busca pelas instituições credenciadas pelo Ministério da Educação, sendo excluídas aquelas que apresentavam o curso como não iniciado, interrompido ou extinto; em seguida, buscou-se a matriz curricular de cada instituição, registrando a presença da disciplina, carga horária da disciplina, ensino teórico ou teórico-prático, carga horária total da graduação e categoria administrativa (pública ou privada). Foram excluídas as instituições que não apresentaram a matriz curricular disponível em seus endereços eletrônicos. Resultados: Das 101 instituições selecionadas, 49 apresentaram a disciplina de dor orofacial e disfunção temporomandibular em sua grade, sendo 83% de categoria administrativa privada. A carga horária total do curso de Odontologia correspondeu, em média, a 4.232 horas, entretanto, a carga horária da disciplina apresenta um pouco mais de 1% do total ofertado. Menos da metade dos cursos, 43%, aborda a disciplina de modo teórico-prático, sendo o restante apenas teórico. Conclusão: Ainda é baixa a presença da disciplina de dor orofacial e disfunção temporomandibular nos cursos de Odontologia do Nordeste brasileiro. Em razão da sua relevância, devem ser planejadas medidas para que sua inclusão seja priorizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Oliveira, Hermano Aroldo Gois. "OPERADORES DE CONTRA-ARGUMENTAÇÃO EM REDAÇÕES DO ENEM: POR UMA ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA." Revista Leia Escola 18, no. 3 (December 31, 2018): 78–89. http://dx.doi.org/10.35572/rle.v18i3.1264.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva investigar as estratégias de argumentação em redações do ENEM-2016 nota 1000, focalizando nos operadores de contra-argumentação, partir das orientações de correção das competências 3 e 4 presentes na matriz do INEP/MEC. Para tanto, inicialmente, analisa-se a recorrência do emprego de elementos linguístico-discursivos – neste caso, especialmente, os operadores de contra-argumentação – e, discute-se a sua função comunicativa como requisito para se atingir níveis máximos nas competências 3 e 4. Para tanto, fundamenta-se nos pressupostos teóricos postulados por Ducrot (1988), além dos trabalhos mais recentes empreendidos por Koch (2004; 2015; 2017), Nascimento (2009), Ferraz e Nascimento (2015). Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de base qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2008), do tipo documental (SEVERINO, 2007). Os resultados obtidos indiciam que os operadores de contra-argumentação, especificamente, evidenciam efetivamente a função argumentativa, apontando para o ponto de vista do produtor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Valente, Silza Maria Pasello. "A avaliação da aprendizagem no contexto da reforma educacional brasileira." Estudos em Avaliação Educacional, no. 28 (December 30, 2003): 75. http://dx.doi.org/10.18222/eae02820032170.

Full text
Abstract:
<span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">O presente artigo discute, introdutoriamente, questões relativas à avaliação da aprendizagem centrando-se no entendimento de como esta deve se processar. Na seqüência, analisa como a avaliação é compreendida e contemplada nos documentos oficiais, especialmente nos processos avaliativos de larga escala (Saeb e Enem), no Referencial Curricular para a Educação Infantil e nos Parâmetros Curriculares Nacionais dos Ensinos Fundamental e Médio.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Medeiros, Jessika Paiva, Josilanny Araújo de Souza Alencar, André Higor dos Santos Tavares, Débora Laís de Sousa Castro, Olga Batista Cipriano, Elizandra Silva Penha, and Abrahão Alves de Oliveira Filho. "Análise da oferta da Disciplina de Fitoterapia nos Cursos de Odontologia do nordeste brasileiro." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 10, no. 6 (June 21, 2021): 960–64. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v10i6.5032.

Full text
Abstract:
Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Odontologia permite a formação de profissionais éticos, humanos, reflexivos e que possam compreender a realidade da localidade em que estão inseridos. Dessa forma, a implementação do componente curricular de Fitoterapia aplicada à Odontologia e afins se faz necessário, uma vez que muitos cirurgiões dentistas não aderem a essa terapêutica por não possuírem conhecimento suficiente. Objetivo: O presente trabalho verificou a presença da disciplina de Fitoterapia na matriz curricular dos cursos de Odontologia nas universidades da região Nordeste do Brasil. Material e Métodos: Trata – se de um estudo do tipo descritivo, segundo dados coletados no site eletrônico do Ministério da Educação (MEC). Esse permitiu a análise de todos os sites dos cursos de Odontologia das Instituições de Ensino Superior da região Nordeste do Brasil. O objeto de estudo compreendeu 157 universidades, entretanto após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, obteve- se uma amostra de 69 universidades. Resultados: Do total de universidades que apresentaram matriz curricular completa em seus sítios eletrônicos, apenas 04 (5,80 %) disponibilizaram a Fitoterapia como disciplina, já as outras 65 (94,20 %) não ofertaram o componente curricular em questão. Conclusão: Por intermédio dos resultados obtidos, foram encontrados um número escasso de universidades tanto públicas como privadas que oferecem a disciplina de fitoterapia no Nordeste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Paraskeva, João M. "Justicia contra el epistemicidio. Hacia una breve crítica de la razón occidental moderna." Con-Ciencia Social, no. 3 (March 27, 2020): 157. http://dx.doi.org/10.7203/con-cienciasocial.3.16795.

Full text
Abstract:
Este artículo aborda y disecciona las huellas contemporáneas de la Modernidad Eurocéntrica Occidental que conducen a la gran regresión global actual, que necesita ser contextualizada dentro de la crisis del yugo de la razón Eurocéntrica Occidental Moderna. Al hacerlo, adelantaré una crítica a dicho razonamiento –que es la matriz del epistemicidio–, desentrañaré su despotismo teórico y metodológico y argumentaré que el modelo de Modernidad Cartesiana Occidental, como matriz hegemónica eugenésica, con su arrogante pretensión de abordar la justicia global, no sólo está moribundo, sino que está muerto. La modernidad, fue/es un sueño engañoso, un juego acabado. En este contexto, defiendo la necesidad de abrir los cánones teóricos y metodológicos, de ir más allá de las plataformas epistemológicas Eurocéntricas Occidentales Modernas, de desafiar la occidentosis educativa y curricular y de pensar alternativamente en opciones para trabajar metodológicamente hacia la justicia social y cognitiva e intergeneracional. Llamo a los educadores a liderar la lucha justa contra el epistemicidio educativo y curricular trabajando dentro de una teoría curricular educativa itinerante y una pedagogía de la sociedad, una teoría de los pueblos, defendiendo así los diálogos no relativistas entre el Norte y el Sur global y dentro del Norte y el Sur.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Nunes, Maria De Fátima, Claudio Rodrigues Leles, and Naiara De Paula Ferreira. "The professional-patient relation in undergraduate courses: insertion and possibilities based on the curricular context." Revista da ABENO 8, no. 2 (January 26, 2008): 132–39. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v8i2.1356.

Full text
Abstract:
De acordo com as habilidades e competências exigidas pelas diretrizes curriculares para o curso de odontologia, o graduando deve ser capaz de comunicar-se com pacientes, com profissionais da saúde e com a comunidade em geral. Para despertar essas competências interpessoais, as vivências durante a graduação são essenciais. Com o objetivo de recolher elementos da nova matriz curricular e dos projetos de extensão e pesquisa voltados à graduação que contemplassem, explícita ou implicitamente, a relação profissional-paciente na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (FO/UFG), realizou-se uma pesquisa documental da matriz curricular e ementas da nova estrutura curricular da FO/UFG e dos projetos de pesquisa e extensão cadastrados na instituição. Foram considerados a inserção e o contexto da relação profissional-paciente nos âmbitos individual e coletivo. Observou-se que de um total de 60 disciplinas oferecidas no curso de odontologia da FO/UFG, 19 (31,7%) delas contemplam a relação profissional-paciente, e 4 (57,1%) de um total de 7 projetos de extensão voltados à graduação contemplam tal temática. Os dados encontrados mostram a possibilidade de acadêmicos e docentes trabalhar a relação profissional-paciente, embora as disciplinas clínicas não expressem essa relação em suas ementas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Passos, Sonia Maria Martins, Fernanda Santos de Souza Ayres, Breno De Paula de Andrade Cruz, Nathália Cândido da Silva, and Sabrina Gomes dos Santos. "Do gabinete à comunidade: a experiência do Projeto Rondon na formação profissional no campo de públicas." Extensio: Revista Eletrônica de Extensão 13, no. 21 (April 7, 2016): 166. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n21p166.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n21p166O objetivo deste artigo é problematizar o alinhamento da matriz curricular de um curso do campo de públicas à extensão universitária, usando como objeto de análise o Projeto Rondon. Por meio de um Estudo de Caso Descritivo (Yin, 2005) analisa-se por meio de uma análise documental e entrevistas em profundidade com discentes autores da proposta aprovada no edital do Projeto Rondon (Janeiro 2015), a aderência do conteúdo técnico e profissional no curso de graduação de uma instituição de ensino superior pública federal às demandas do mercado de trabalho - especificamente temas relacionados à saúde, educação, cultura, direitos humanos e justiça. Os resultados apresentados neste artigo evidenciam a importância dos elementos presentes na matriz curricular do curso analisado na construção de ações que fomentem a implementação de políticas públicas em temas relacionados à saúde, educação, cultura, direitos humanos e justiça, aproximando o futuro profissional ao campo de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Zaminhan, Rogério Borba. "Percepção de Egressos de Direito sobre Suficiência de Conteúdos sobre Direitos Sociais na Matriz Curricular da Graduação / Perception of law graduates about the sufficiency of content on social rights in the undergraduate curriculum." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 15, no. 56 (July 31, 2021): 750–75. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v15i56.3169.

Full text
Abstract:
Resumo: O objetivo do presente estudo foi conhecer a percepção de egressos de direito sobre suficiência de conteúdos sobre direitos sociais na matriz curricular da graduação. Tratou-se de um estudo exploratório, descritivo, qualitativo, dissertativo, oriundo de pesquisas bibliográficas e documental, apoiado por entrevistas semi estruturada a dois egressos de cursos de Direito do Tocantins, Brasil. Os resultados levaram a crer que em uma amostra de cinco Instituições de Ensino Superior que tiveram suas matrizes curriculares pesquisadas, somente a Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza disciplinas específicas que oferecem condições de acesso ao conteúdo de direito público para seus estudantes, de forma a possibilitar acesso ao conhecimento mais amplo dos direitos sociais. Recomenda-se uma maior discussão da matriz curricular de cursos de Direito no Brasil, de forma a influenciar políticas públicas mais alinhadas com a introdução da disciplina Direitos sociais, de forma a alargar os debates sobre a temática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography