To see the other types of publications on this topic, follow the link: Matriz de erros.

Journal articles on the topic 'Matriz de erros'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Matriz de erros.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Antunes, João Francisco Gonçalves, Erivelto Mercante, Júlio César Dalla Mora Esquerdo, Rubens Augusto de Camargo Lamparelli, and Jansle Vieira Rocha. "Estimativa de área de soja por classificação de imagens normalizada pela matriz de erros." Pesquisa Agropecuária Brasileira 47, no. 9 (September 2012): 1288–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2012000900014.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi estimar a área plantada com soja por meio da normalização da matriz de erros gerada a partir da classificação supervisionada de imagens TM/Landsat‑5. Foram avaliados oito municípios no Estado do Paraná, com dados referentes à safra de 2003/2004. As classificações foram realizadas por meio dos métodos paralelepípedo e máxima verossimilhança, dando origem à "máscara de soja". Os valores do índice Kappa dos oito municípios ficaram acima de 0,6. As estimativas de área de soja, corrigidas por matriz de erros, apresentaram alta correlação com as estimativas oficiais do estado e com as estimativas geradas a partir de um método alternativo denominado "expansão direta". A estimativa de área de soja por meio da normalização da matriz de erros apresenta menor custo e pode subsidiar métodos convencionais na estimativa menos subjetiva de safras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bastarz, Carlos Frederico, Dirceu Luis Herdies, and Luiz Fernando Sapucci. "Matriz de Covariâncias dos Erros de Previsão Aplicada ao Sistema de Assimilação de Dados Global do CPTEC: Experimentos com Observação Única." Revista Brasileira de Meteorologia 32, no. 3 (September 2017): 459–72. http://dx.doi.org/10.1590/0102-77863230012.

Full text
Abstract:
Resumo A matriz de covariâncias dos erros de previsão representa uma importante componente de um sistema de assimilação de dados. Pode-se mostrar matematicamente que os incrementos de análise são diretamente proporcionais à matriz de covariâncias. Considerando-se este resultado, é correto afirmar que a habilidade de um sistema de assimilação de dados está diretamente relacionada às características da matriz de covariâncias, sejam elas representadas por comprimentos de escala horizontais e verticais e amplitudes (desvios-padrão e variâncias). Se o sistema de assimilação de dados utiliza as observações para corrigir as previsões do modelo, ponderando-se os erros das observações e previsões, então o uso de uma matriz de covariâncias não ajustada pode impactar de forma significativa o processo de assimilação de dados. No CPTEC, tem-se investido esforços para o ajuste da matriz de covariâncias utilizada na assimilação de dados. Neste trabalho é feita, portanto, uma discussão conceitual da matriz de covariâncias, expressando a sua importância e a forma como é aplicada em um sistema operacional. Além disso, é apresentada uma caracterização quantitativa e qualitativa dessa matriz para o modelo de circulação geral da atmosfera do CPTEC, e quais são as características resultantes dos incrementos de análise produzidos no sistema GSI utilizado pelo centro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Sandra Regina Gregório, and Carlos Da Fonseca Brandão. "Avaliação e categorias de erros de matemática cometidos por alunos do 5º ano na resolução de exercícios da Prova Brasil." Com a Palavra, o Professor 4, no. 10 (December 28, 2019): 211–29. http://dx.doi.org/10.23864/cpp.v4i10.340.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende analisar e categorizar os erros de matemática cometidos por alunos do 5º ano do ensino fundamental, tendo como parâmetro a matriz de referência da Prova Brasil. Foram aplicados, aos alunos participantes da pesquisa, exercícios de situação-problema de Matemática. A pesquisa foi realizada em duas escolas do sistema municipal de ensino da cidade de Assis/ SP. Os alunos da escola A, localizada na região central da cidade, apresentaram categorias de erros comuns e concernentes à proposta. Já os alunos da escola B, na região periférica da cidade, mostraram categorias de erros mais complexas, as quais demandam análise sistemática e específica para cada tipo, sobretudo para não simplesmente reprovar o aluno, mas sim considerar outras variáveis que, não sendo evidências presumíveis da não aprendizagem, levem a análises menos genéricas, porém sistêmicas. Os resultados geraram gráficos, construídos a partir das categorias dos erros e discutidos a luz do referencial teórico. PALAVRAS-CHAVES: Erro; Avaliação; Matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Magalhães, Luana Almeida, Paula Martin Cimonari, and Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby Novaes. "Avaliação de percepção de fala em crianças com deficiência auditiva usuárias de aparelho de amplificação sonora: a questão do instrumento e seus critérios." Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 12, no. 3 (September 2007): 221–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-80342007000300010.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Comparar diferentes critérios de análise de erros em tarefas de reconhecimento de palavras em crianças com deficiência auditiva usuárias de aparelho de amplificação sonora individual, visando estabelecer seu potencial de utilização na clínica, particularmente nas relações entre percepção de fala e utilização de audição residual. MÉTODOS: Aplicação de listas para reconhecimento de palavras em sujeitos de 6 a 8 anos de idade, com deficiência auditiva e usuários de aparelho de amplificação sonora individual. As respostas foram analisadas por diferentes critérios a partir de dois instrumentos: WASP: acerto de palavras, de fonemas e padrão total de erro; Matriz de Confusão: substituições e omissões de fonemas. RESULTADOS: As relações entre os diferentes critérios de análise permitiram diferentes perspectivas na análise do desempenho das crianças no reconhecimento de palavras, levando a reflexões sobre a utilização do potencial auditivo das crianças e as implicações no processo terapêutico com ênfase na audição residual. CONCLUSÃO: Combinar diferentes critérios de análise dos erros permite ampliar o conhecimento das habilidades de percepção de fala dos sujeitos e, conseqüentemente, contribui para o estabelecimento de metas terapêuticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Höfig, Pedro, Elvio Giasson, and Pedro Rodolfo Siqueira Vendrame. "Mapeamento digital de solos com base na extrapolação de mapas entre áreas fisiograficamente semelhantes." Pesquisa Agropecuária Brasileira 49, no. 12 (December 2014): 958–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2014001200006.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi testar metodologias de mapeamento digital de solos (MDS) e avaliar a possibilidade de extrapolação de mapas entre áreas fisiograficamente semelhantes. A área de referência para o treinamento do modelo localizou-se no Município de Sentinela do Sul, RS, e a extrapolação foi feita para o Município Cerro Grande do Sul, RS. Desenvolveram-se pelo MDS modelos com o uso de variáveis ambientais, como preditoras, e as classes de solos - obtidas de um levantamento convencional na escala 1:50.000 - como variáveis dependentes. Testou-se o uso combinado de dois modelos de árvore de decisão (AD), treinados em duas paisagens com diferentes classes de drenagem. Para Sentinela do Sul, a concordância dos mapas preditos com os produzidos pelo levantamento convencional foi avaliada por matrizes de erro. Como a importância dos erros de mapeamento é variável, criou-se uma matriz ponderada, para atribuir diferentes importâncias aos erros específicos de mapeamento entre as distintas unidades de mapeamento. A acurácia do mapa de Cerro Grande do Sul foi avaliada pela verdade de campo. A extrapolação dos mapas gera resultados satisfatórios, com acurácia maior do que 75%. O uso de modelos com duas AD separadas por paisagens homogêneas gera mapas extrapolados com maior acurácia, avaliada pela verdade de campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Kawakubo, Fernando Shinji, Rúbia Gomes Morato, and Ailton Luchiari. "HRG SPOT 5 de termination immage processing in the of land use class and vegetation cover patches in Teodoro Sampaio region - Pontal do Paranapanema." GEOUSP: Espaço e Tempo (Online), no. 15 (June 17, 2006): 127. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2004.123879.

Full text
Abstract:
Classes de uso da terra e manchas de cobertura vegetal foram mapeadas utilizando técnicas de Modelo Linear de Mistura Espectral - MLME e Segmentação das imagens sintéticas. Após a edição dos erros contidos no mapa, verificou-se que a única mancha representativa de mata nativa está localizada dentro dos limites do Parque Estadual do Morro do Diabo. Pequenos fragmentos ainda encontram-se, principalmente, à Noroeste do parque inseridas numa matriz de campo/pastagem. As áreas de maior ocupação agrícola localizam-se à Leste-Sudeste na margem esquerda do rio Paranapanema
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

BRUNO, MIGUEL ANTONIO PINHO, and ANTONIO RICARDO DANTAS CAFFE. "Determinantes das taxas de lucro e de acumulação no Brasil: os fatores estruturais da deterioração conjuntural de 2014-2015." Brazilian Journal of Political Economy 38, no. 2 (June 2018): 237–60. http://dx.doi.org/10.1590/0101-31572018v38n02a02.

Full text
Abstract:
RESUMO As tendências das taxas de lucro e de acumulação são indicadores fundamentais nas análises das crises econômicas. Essas variáveis respondem pelas trajetórias de crescimento econômico e são condicionadas pela distribuição funcional da renda. A deterioração da conjuntura macroeconômica a partir de 2014, no Brasil, tem sido frequentemente atribuída pela ortodoxia a erros inerentes à chamada “nova matriz de política econômica”. Entretanto, o exame das taxas de lucro e de acumulação, imediatamente após o impacto da crise americana em 2009, aponta para a reafirmação de fatores estruturais, característicos da economia brasileira atual, que não poderiam ser superados por medidas anticíclicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rodrigues, Susy Cristina. "Valorizando a leitura epistemológica na pesquisa em educação." ETD - Educação Temática Digital 16, no. 1 (April 25, 2014): 36. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v16i1.1328.

Full text
Abstract:
Demonstramos neste trabalho a importância dos estudos sobre a epistemologia para problematização, desconstrução de preconceitos e contribuição na elaboração qualificada na produção de conhecimento científico. É apresentada a leitura epistemológica de uma pesquisa concluída com o título: “A adolescência inventada e os sujeitos que se inventam na participação social: capturas e rupturas” (CAMPOS, 2008), com base teórica em Silvio Sánchez Gamboa (2012, 2013). Ao final desta leitura, após identificar a matriz paradigmática entre a construção da pergunta e da resposta na referida pesquisa, propõe-se o pensamento sobre os limites, erros, acertos e escolhas na pesquisa, a partir do valor da epistemologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Nascimento, Paulo Sérgio de Rezende, and Reinaldo Antônio Petta. "Análise das similaridades das cartas de vulnerabilidade à erosão realizadas por dois operadores zonais de álgebras de mapas." Rem: Revista Escola de Minas 61, no. 2 (June 2008): 135–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672008000200005.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo comparar as cartas de vulnerabilidade à erosão da sub-bacia do Baixo Piracicaba (SP) realizadas por dois operadores distintos de álgebra de mapas, visando a verificar o nível de semelhança entre os produtos. Esses operadores são denominados de Média Zonal e Maioria Zonal e são comparados, estatisticamente, pela matriz de erros obtida pela tabulação cruzada, índice Kappa e coeficiente de dispersão linear obtido pelo diagrama de dispersão. Pelos resultados obtidos, foi possível verificar que as duas cartas são bastante semelhantes e que fica a critério do analista utilizar um ou outro operador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Emerson Noleto, João Batista Duarte, and Américo José dos Santos Reis. "Seleção da matriz de variância-covariância residual na análise de ensaios varietais com medidas repetidas em cana-de-açúcar." Ciência Rural 45, no. 6 (June 2015): 993–99. http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20141531.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetivou avaliar diferentes estruturas da matriz de variâncias e covariâncias residual (Σ), quanto ao ajustamento de dados longitudinais via modelos mistos, em experimentos varietais de cana-de-açúcar. A seleção adequada desta matriz garante a escolha de um modelo mais representativo dos dados. Em cada modelagem, variou-se ainda a suposição associada aos efeitos de tratamentos (variedades), como fixos e aleatórios. Quatro ensaios varietais, conduzidos entre 2005 e 2009, em três localidades do Estado de Goiás, foram considerados. Cada experimento foi delineado em blocos casualizados com três ou quatro repetições. A variável resposta analisada foi toneladas de colmos por hectare (TCH). Para avaliar a qualidade de ajustamento dos modelos, foram utilizados o critério de informação de Akaike (AIC) e o teste da razão de verossimilhanças. Este último foi utilizado apenas para comparar modelos hierárquicos, tomados dois a dois. Constatou-se que as análises pelo modelo univariado clássico de parcelas subdivididas oscilaram entre as piores ou entre aquelas de ajustes apenas medianos. As estruturas da matriz Σ com os melhores ajustamentos variaram entre os ensaios, com destaque para a matriz não-estruturada. Tais resultados revelam que a estrutura de erros independentes, em geral, não se mostra adequada para esse tipo de análise e, também, que não é seguro definir previamente uma estrutura específica de Σ para tais ensaios. Pequenas alterações foram observadas na classificação das estruturas ao se assumirem os efeitos de tratamentos como fixos ou aleatórios; porém, sem efeito importante na classificação das melhores estruturas em cada ensaio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Kestring, Franciele B. F., Luciana P. C. Guedes, Fernanda de Bastiani, and Miguel A. Uribe-Opazo. "Comparação de mapas temáticos de diferentes grades amostrais para a produtividade da soja." Engenharia Agrícola 35, no. 4 (August 2015): 733–43. http://dx.doi.org/10.1590/1809-4430-eng.agric.v35n4p733-743/2015.

Full text
Abstract:
RESUMO Este trabalho teve como objetivo comparar mapas temáticos construídos a partir de conjuntos de dados referentes à produtividade da soja, com diferentes grades amostrais regulares de 25x25 m; 50x50 m; 75x75 m e 100x100 m, utilizando técnicas de krigagem. No ajuste dos modelos teóricos a semivariâncias experimentais, utilizou-se para a estimação dos parâmetros o método de máxima verossimilhança. A comparação dos mapas temáticos foi realizada por meio dos índices de acurácia, obtidos a partir da matriz de erros. Foi verificado que fatores tais, como o tamanho amostral e a densidade amostral entre pontos, interferem na escolha do modelo teórico espacial, nas estimativas dos parâmetros e na construção dos mapas temáticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

FREITAS, ALFREDO RIBEIRO DE. "Método para estimar o tamanho amostral em análises de medidas repetidas." Pesquisa Agropecuária Brasileira 35, no. 4 (April 2000): 697–702. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2000000400004.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho foi avaliar um método para estimar o número de indivíduos (n) a ser utilizado em experimentos que envolvam análises multivariadas de medidas repetidas no tempo, avaliadas sobre a mesma unidade experimental. O método foi testado com dados de produção de leite com 10 controles mensais (t = 1, 2, ... , 10) ou condições de avaliação de vacas da raça Holandesa. As estimativas de n foram obtidas por meio de um programa desenvolvido no Statistical Analysis System (SAS), considerando distribuição normal t variada, vetor de média zero e matriz de covariância sigma, estatística T² de Hotelling e distribuição F com parâmetro de não-centralidade delta²delta. A ligação dos dados observados com o método é feita por meio da matriz de variância-covariância. Para t > 2 condições de avaliação, o método estima o valor de n que permite detectar diferença mínima significativa (delta) entre médias de condições de avaliação, considerando diferentes níveis de erros do tipo I (alfa), poder do teste F (1-beta) e delta. Para as 10 condições de avaliação consideradas, as estimativas de n variaram de 11 a 89, sendo mais influenciadas por variações na delta, seguidas de alfa e beta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Barbosa Filho, Fernando de Holanda. "A crise econômica de 2014/2017." Estudos Avançados 31, no. 89 (April 2017): 51–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142017.31890006.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo mostra que a crise de 2014/2017 é fruto de uma combinação de choques de oferta e demanda resultado de erros de política econômica. Esses choques produziram uma redução da capacidade de crescimento da economia brasileira e risco de insolvência das finanças públicas. A solução da crise fiscal, através da PEC do teto dos gastos, fará que o país retome o crescimento econômico a partir de 2017, utilizando a capacidade ociosa da economia. No entanto, a taxa de crescimento do produto potencial não recuperará o ritmo anterior devido aos efeitos duradouros das políticas da Nova Matriz Econômica (NME) que reduziram o produto potencial nacional. Recomenda-se, portanto, a adoção de políticas que induzam uma recuperação da produtividade da economia brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Silva, Sandra Sereide Ferreira da, Allan Carlos Alves, Ângela Maria Cavalcanti Ramalho, Cicero De Sousa Lacerda, and Cidoval Morais de Sousa. "COMPLEMENTARIDADE HIDRO EÓLICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O PLANEJAMENTO ENERGÉTICO NACIONAL." HOLOS 6 (December 11, 2015): 32. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.2006.

Full text
Abstract:
Estudos que retratam o cenário atual e as perspectivas futuras envolvendo o tema planejamento energético no Brasil tem encontrado a provocação de lidar com a insegurança e a carência de informações sistematizadas. Diante desse enfoque, este estudo tem como objetivo geral analisar como a complementaridade hidro eólica é abordada no planejamento energético nacional, ressaltando suas perspectivas e desafios para o país e para a sociedade. Embasado numa revisão literária, pode-se afirmar que as fontes alternativas de energias renováveis exercem uma importante opção complementar ao atendimento do crescimento das necessidades, tendo múltiplas vantagens ambientais, dentre as quais a redução potencial dos gases responsáveis pelo efeito estufa na atmosfera. Quanto ao atual planejamento energético nacional adotado pelo Governo Federal, demonstra-se com clareza que continuam sendo seguidos os preceitos da linha tradicional. Constitui desafio de grande relevância a modificação no perfil da demanda energética, a ampliação da eficiência na produção e no uso final de energia e a transição de energias não renováveis para renováveis. Contudo, advirta-se que o alcance de uma matriz energética nacional limpa depende de ações integradas e pautadas no rigor do conceito de planejamento energético atrelado à incorporação de uma lógica sustentável, pois a atribuição de que a matriz energética brasileira é limpa, devido ao uso de hidroelétricas, apresenta controvérsias socioeconômicas e ambientais, que podem conduzir a erros contínuos de planejamento e de políticas energéticas. Dessa forma, a questão do eficaz planejamento energético e a defesa pela importância da inserção de fontes alternativas complementares de energia na atual matriz energética, centraliza o debate, impulsionado pelo víeis do desenvolvimento sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Sofiato, Cássia Geciauskas, and Lucia Reily. "Justaposições: o primeiro dicionário brasileiro de língua de sinais e a obra francesa que serviu de matriz." Revista Brasileira de Educação Especial 18, no. 4 (December 2012): 569–86. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382012000400003.

Full text
Abstract:
Este estudo documental buscou investigar a constituição em 1875 do primeiro dicionário de língua de sinais do Brasil, a "Iconografia dos Signaes dos Surdos-Mudos", cujo autor, Flausino José da Costa Gama, fora aluno do Imperial Instituto dos Surdos-Mudos no Rio de Janeiro. Essa publicação foi analisada à luz da obra de Pierre Pélissier, surdo francês, que produziu uma obra anterior, a qual Flausino reproduziu na íntegra. A compreensão de como se constituiu a publicação deste dicionário exigiu a contextualização histórica da educação do surdo, e a pesquisa sobre a expansão dos processos de produção litográfica na segunda metade do século XIX. As duas obras foram analisadas quanto a aspectos gerais, forma de indexação lexical, verificação dos sinais que perduraram (38 entre 382), erros de tradução do francês para o português e o que estes verbetes nos dizem sobre os preceitos morais e religiosos subjacentes à educação do surdo à época. A conclusão destaca a importância da iniciativa de propagar da língua brasileira de sinais, com a primeira tentativa de registro há cento e trinta e sete anos atrás.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Rodrigues, Bruno Timóteo, Mikael Timóteo Rodrigues, Felipe De Souza Nogueira Tagliarini, Arilson José De Oliveira Júnior, and Sérgio Campos. "ACURÁCIA DO TOPODATA PROCESSADA À VERDADE TOPOGRÁFICA DE MACEIÓ-AL." ENERGIA NA AGRICULTURA 33, no. 2 (August 1, 2018): 162–68. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2018v33n2p162-168.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo foi analisar a qualidade e precisão dos dados SRTM processados ao Projeto TOPODATA, que oferece o Modelo Digital de Elevação (MDE) e suas derivações locais, validado por meio da verdade topográfica do município de Maceió - AL. Foi elaborada uma análise detalhada para detecção, melhoramento, validação e correção de alguns erros referentes às cotas altimétricas pertencentes às respectivas curvas de nível, onde foi aplicada a ferramenta de interpolação TIN (malha irregular de triangulação), assim, gerando do Modelo Digital de Elevação (MDE) em formato matricial representando a Verdade Terrestre. O MDE de altimetría da base de dados TOPODATA foi importado para o software QGIS 2.2.0, isolando as áreas de real interesse, originando um novo arquivo matricial representativo para cruzamento na matriz de confusão e validação por meio do Índice Kappa. Foi observado que matriz de confusão apresentou resultados satisfatórios, onde cada classe teve maiores valores globais nos cruzamentos entre a Verdade Topográfica e os dados TOPODATA. No entanto, alguns locais com relevo plano, o TOPODATA apresentou algumas subestimações e com relevo acidentado superestimação. De modo geral, a avaliação da acurácia do TOPODATA processada à Verdade Topográfica de Maceió apresenta um MDT de boa classificação, o que confere a tal produto uma alternativa viável e rápida para mapeamento e modelagem ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Freitas, Alfredo Ribeiro de, Antônio Emídio Dias Feliciano da Silva, and Marina Unanian. "Estimativa do tamanho amostral em medidas repetidas de circunferência escrotal de bovinos Nelore." Revista Brasileira de Zootecnia 28, no. 2 (April 1999): 279–87. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35981999000200010.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi estimar o tamanho amostral mínimo (n) de animais para se detectar diferença mínima significativa (Δ) entre avaliações mensais repetidas da circunferência escrotal de animais da raça Nelore, dos 10 aos 30 meses de idade, consideradas como 21 condições de avaliação ou medidas repetidas (tratamentos). O valor de n que permite detectar a Δ entre médias, quando cada indivíduo é avaliado para t > 2 tratamentos, foi obtido por meio de um programa desenvolvido no "Statistical Analysis System" - SAS, considerando-se o modelo de distribuição normal t-variada (t = 21) com vetor de média zero e matriz de covariância S, estatística e distribuição F com parâmetro de não centralidade δ²Δ . Diferentes níveis de erros do tipo I (α), potência do teste (1-β), correlação mínima entre as medidas repetidas (ρmin) e Δ foram considerados. As estimativas de n variaram de 4 a 299, sendo mais influenciadas por variações na Δ.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Peternelli, Luiz Alexandre, Fábio Medeiros Ferreira, Rodrigo Barros Rocha, Willian Silva Barros, and Márcio Henrique Pereira Barbosa. "Análise dos coeficientes de endogamia e de parentesco para qualquer nível de ploidia usando o pacote estatístico R." Bragantia 68, no. 4 (2009): 849–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052009000400004.

Full text
Abstract:
São poucos os softwares disponíveis para a análise de parentesco e, até a presente data, nenhum pode realizar a análise de parentesco para organismos poliplóides, com número par (2k) de cromossomos. Implementou-se junto ao programa R uma rotina capaz de executar a análise de parentesco para qualquer nível 2k de ploidia, número de indivíduos (ou populações) e número de gerações envolvidas na árvore genealógica. A função principal, calc.rxy() calcula o coeficiente de endogamia (F X) de cada indivíduo; coeficientes de parentesco (rXY) entre dois indivíduos quaisquer; e coeficiente de parentesco médio, variância, mínimo e máximo, para cada indivíduo. Ela pode mostrar a matriz completa de parentesco ou uma submatriz pré-definida de indivíduos selecionados. Adicionalmente, foram incluidas funções que servem para identificar erros de redundância dos dados originais (checar.nomes()) e para identificar os pares de indivíduos com rXY superior a certo limite especificado pelo pesquisador (corte.rxy()). Essas funções podem ser usadas na análise de pedigrees com um número elevado de indivíduos e poderão ser utilizadas pela comunidade científica livremente, sem restrições à plataforma operacional utilizada. Destaca-se a vantagem em se poder trabalhar com qualquer nível 2k de ploidia, mesmo quando existe a possibilidade de certo indivíduo ser oriundo de autofecundação, aspecto comum em várias espécies vegetais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Johann, Jerry Adriani, Jansle Vieira Rocha, Daniel Garbellini Duft, and Rubens Augusto Camargo Lamparelli. "Estimativa de áreas com culturas de verão no Paraná, por meio de imagens multitemporais EVI/Modis." Pesquisa Agropecuária Brasileira 47, no. 9 (September 2012): 1295–306. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2012000900015.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi estimar e mapear as áreas com as culturas de soja e milho, no Paraná, com uso de imagens multitemporais EVI/Modis. Foram avaliados os anos‑safra de 2004/2005 a 2007/2008. Em razão da alta dinâmica temporal e da heterogeneidade de datas de semeadura das culturas no estado, foram utilizadas cenas que contemplavam as fases de pré‑plantio e de desenvolvimento inicial das culturas, para gerar a imagem de mínimo EVI (IMIE), e cenas que consideravam o pico vegetativo das culturas, para gerar a imagem de máximo EVI (IMAE). Estas imagens foram utilizadas para gerar a composição colorida RGB (R, IMAE; GB, IMIE), o que permitiu a confecção de máscara das áreas com soja e milho. As estimativas das áreas de máscara por município foram comparadas com dados oficiais de produção agrícola municipal, tendo-se observado bons ajustes (R²>0,84, d>0,95, c>0,85) entre os dados. Para a avaliação da exatidão espacial das máscaras, imagens Landsat‑5/TM e AWiFS/IRS foram usadas como referência para construção da matriz de erros. Os resultados obtidos são indicativos de que a metodologia proposta é altamente eficiente e pode ser utilizada para mapeamento dessas culturas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Bagatini, Tatiane, Elvio Giasson, and Rodrigo Teske. "Expansão de mapas pedológicos para áreas fisiograficamente semelhantes por meio de mapeamento digital de solos." Pesquisa Agropecuária Brasileira 51, no. 9 (September 2016): 1317–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2016000900031.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste trabalho foi realizar a expansão de mapas pedológicos pela extrapolação de mapas preexistentes para áreas fisiograficamente semelhantes. Foram utilizados mapas de solos, em escala 1:50.000, das bacias hidrográficas dos rios Santo Cristo e Arroio Portão, no Rio Grande do Sul, e a extrapolação foi feita com uso do algoritmo de árvores de decisão "simple cart", treinado nas áreas previamente mapeadas. As bacias foram divididas em duas partes, uma para o treinamento e outra para a validação do modelo. A partir do modelo digital de elevação Aster-GDEM, foram gerados sete mapas de variáveis preditoras dos solos na paisagem. A amostragem de dados foi aleatória, com densidade de três pontos por hectare. O treinamento dos modelos foi realizado no programa Weka, e as acurácias foram calculadas a partir de matriz de erros. Para ambas as bacias, a acurácia geral do mapa de solos predito foi maior na área de treinamento do que na área de validação, a qual apresentou valores de 50 e 54%. Os mapas produzidos pelo modelo preditor apresentaram acentuada diferença na distribuição espacial das unidades de mapeamento, comparados com o mapa de solos original, indício de que a técnica de mapeamento digital utilizada é pouco eficiente para extrapolar mapas de solos preexistentes para outras áreas fisiograficamente semelhantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Das Mangas, Evaristo. "A prova como um instrumento de avaliação para a aprendizagem." INTERMATHS: Revista de Matemática Aplicada e Interdisciplinar 1, no. 1 (November 30, 2020): 52–64. http://dx.doi.org/10.22481/intermaths.v1i1.7685.

Full text
Abstract:
O principal objetivo deste texto, consiste em apresentar algumas reflexões sobre a prova de matemática como um instrumento de avaliação para a aprendizagem, isto é, mostrar o que é uma prova do ponto de vista pedagógico, como elaborá-la, quantas perguntas devem comportar uma prova, qual a sua função social e pedagógica. Ainda são apresentadas algumas sugestões diferenciadas de avaliação para que a prova tenha um caráter de inclusão social evidenciando a aprendizagem de todos e não apenas de alguns. Também são apresentadas sugestões aos professores de matemática no sentido de fazer um aproveitamento pedagógico quer dos erros como dos acertos nas produções dos alunos no processo de composição de respostas para cada uma das questões presentes na prova. Decidiu-se por começar no que entendemos como prova em âmbito pedagógico e seguiram-se reflexões sobre como elaborar uma prova, matriz de prova e proposta de correção modelo. Através deste texto esperamos contribuir para melhoria do processo de ensino aprendizagem da matemática, orientando os professores de matemática e alunos na melhoria da conceção da prova como um instrumento de avaliação para a aprendizagem e desconstruir a conceção que se tem da prova como sendo o bicho papão que pune os alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

CARNEIRO, A. E. V., and V. F. NASCIMENTO FILHO. "ANÁLISE QUANTITATIVA DE AMOSTRAS GEOLÓGICAS UTILIZANDO A TÉCNICA DE FLUORESCÊNCIA DE RAIOS X POR DISPERSÃO DE ENERGIA." Scientia Agricola 53, no. 1 (January 1996): 94–104. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-90161996000100014.

Full text
Abstract:
Este trabalho propõe uma metodologia para análise quantitativa de amostras geológicas, que apresentam uma considerável fração de elementos leves (número atômico Z < 13), utilizando a técnica de fluorescência de raios X por dispersão de energia, com excitação radioisotópica. O procedimento proposto baseia-se no método dos Parâmetros Fundamentais para a quantificação dos elementos analíticos (Z <FONT FACE="Symbol">³</font> 13) e na radiação de excitação espalhada coerente e incoerentemente para a quantificação da fração leve da matriz (Z < 13). Neste método, a relação entre a intensidade fluorescente e a concentração elementar foi estimada através da sensibilidade elementar e fator de geometria para a fluorescência, determinados com auxílio de amostras padrão confeccionadas com elementos puros e compostos simples, de densidade superficial e composição conhecidas. A relação entre as intensidades espalhadas e a fração leve da matriz foi estabelecida com base nos fatores de geometria, nos fatores de espalhamento e nas seções de choque diferenciais. Para a produção dos raios X característicos dos elementos Mn ao Zr foi utilizada uma fonte radioativa anelar de Cd-109 (1,70 GBq) e para os elementos Al ao Cr, uma de Fe-55 (0,74 GBq). Para a detecção dos raios X foi utilizado um detector de Si(Li) acoplado a um analisador multicanal. As intensidades líquidas dos raios X característicos, e as intensidades espalhadas de modo coerente e incoerente foram obtidas utilizando um programa aplicativo de ajuste de espectro, denominado AXIL (Espen et al., 1977 e 1979). A metodologia foi testada analisando-se os padrões certificados, Soil-5/AIEA, SL-2/AIEA, SARM-2/SABS, SARM-3/SABS, SARM-4/SABS e SARM-6/SABS, diluídos com ácido bórico na proporção 1:4, obtendose pastilhas com densidade superficial de aproximadamente 100 mg.cm - 2. O método proposto mostrou boa reprodutibilidade, com coeficiente de variação em geral inferiores a 10%. Quanto à exatidão, os elementos, Al, Si e Mn apresentaram erros altos, enquanto os valores determinados para os demais elementos analisados mostraram-se em concordância com os valores certificados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

ten Caten, Alexandre, Ricardo Simão Diniz Dalmolin, Maria de Lourdes Mendonça-Santos, and Elvio Giasson. "Mapeamento digital de classes de solos: características da abordagem brasileira." Ciência Rural 42, no. 11 (November 2012): 1989–97. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782012001100013.

Full text
Abstract:
O solo é cada vez mais reconhecido como tendo um importante papel nos ecossistemas, assim como para a produção de alimentos e regulação do clima global. Por esse motivo, a demanda por informações relevantes e atualizadas em solos é crescente. Pesquisadores em ciência do solo estão sendo demandados a gerar informações em diferentes resoluções espaciais e com qualidade associada dentro do que está sendo chamado de Mapeamento Digital de Solos (MDS). Devido ao crescente número de trabalhos relacionados ao MDS, faz-se necessário reunir e discutir as principais características dos estudos relacionados ao mapeamento digital de classes de solos no Brasil, o que irá possibilitar uma perspectiva mais ampla dos caminhos, além de nortear trabalhos e demandas futuras. O mapeamento de classes de solos empregando técnicas de MDS é recente no país, com a primeira publicação em 2006. Entre as funções preditivas utilizadas, predomina o emprego da técnica de regressões logísticas. O fator de formação relevo foi empregado na totalidade dos estudos revisados. Quanto à avaliação da qualidade dos modelos preditivos, o emprego da matriz de erros e do índice kappa têm sido os procedimentos mais usuais. A consolidação dessa abordagem automatizada como ferramenta auxiliar ao mapeamento convencional passa pelo treinamento dos jovens pedólogos para a utilização de tecnologias da geoinformação e de ferramentas quantitativas dos aspectos de variabilidade do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Da Silva, Marcio Gomes, Jesus Marlinaldo De Medeiros, and José Maurício Alves de Matos Gurgel. "Estudo teórico e experimental da tecnologia dessecante aplicada ao condicionamento de ar em João Pessoa." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 31 (December 22, 2016): 60. http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n31p60-74.

Full text
Abstract:
<p><em>Os rotores dessecantes são trocadores rotativos de calor e massa, tipo ar-ar, impregnado com material adsorvente, utilizados </em><em>para desumidificação do ar úmido. </em><em>Neste trabalho é realizado um estudo teórico experimental sobre o comportamento/desempenho de um rotor dessecante, usado para sistema de condicionamento de ar dessecante funcionando sob as condições climáticas da cidade de João Pessoa. </em><em>O problema consiste de um rotor cilíndrico rotativo, tipo Honeycomb, impregnado de material dessecante, através do qual passam dois fluxos de ar contrários: um de processo (adsorção) e outro de regeneração (dessorção). Foi testado e validado um modelo matemático unidimensional, transiente, envolvendo as transferências de calor e massa na corrente fluida e na matriz adsortiva, sendo composta de equações de conservação de massa e de energia, uma isoterma de adsorção e relações psicrométricas. Este sistema de equações foi discretizado via método dos volumes finitos, formulação totalmente implícita, com arranjo desencontrado. O procedimento numérico para solução utilizou a técnica iterativa de Gauss-Seidel com sub-relaxação e o algoritmo de Thomas (TDMA). </em><em>Os resultados indicam que o modelo matemático necessita de aprimoramento para representar com maior precisão os resultados experimentais, pois apresentaram erros relativos máximos de 10% para temperatura e 14 % para razão de umidade.</em><strong></strong></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Amaral, Marcos Vinícius Fernandes, Agostinho Lopes de Souza, Vicente Paulo Soares, Carlos Pedro Boechat Soares, Helio Garcia Leite, Sebstião Venâncio Martins, Elpídio Inácio Fernandes Filho, and Jacinto Moreira de Lana. "Avaliação e compação de métodos de classificação de imagens de satélites para o mapeamento de estádios de sucessão florestal." Revista Árvore 33, no. 3 (June 2009): 575–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622009000300019.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo comparar as imagens orbitais fornecidas pelos satélites CBERS-2, IRS-P6 e Quickbird para o mapeamento dos estádios de sucessão florestal, utilizando-se diferentes métodos de classificação de imagens digitais. A área de estudo incluiu as reservas de floresta nativa pertencentes ao projeto florestal Macedônia, localizado nos Municípios de Bugre e Ipaba, entre os paralelos 19º19'00"S e 19º24'30"S e os meridianos 42º27'00"W e 42º21'00"W, Estado de Minas Gerais. Foram utilizadas as classificações visual, por pixel e por regiões. Para fins de avaliação da fidedignidade da classificação de cada método, de forma particular, foi gerada a matriz de erros e calculado o índice Kappa. Para testar a significância estatística da diferença entre dois índices Kappa, foi utilizado o teste Z. De maneira geral, os melhores resultados foram as classificações obtidas nos métodos por regiões e visual, apresentando valores de Kappa mais elevados que as classificações por pixel; a imagem resultante da fusão da imagem IRS com a CBERS, classificada pelo método de regiões, obteve o melhor índice Kappa, estando dentro do nível considerado como bom. Os problemas de separação entre as classes resultaram em classificações com baixo nível de exatidão, o que pode ser explicado pela semelhança espectral entre os alvos (estádios inicial, médio e avançado de sucessão florestal), pequena variação entre os valores numéricos dos pixels, existência de sobreposição entre classes e baixa resolução espectral dos sensores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Godoy, L. H., M. M. T. Moreno, and A. Zanardo. "Caracterização da matéria-prima cerâmica da Mina Tabajara (Limeira, SP)." Cerâmica 57, no. 344 (December 2011): 474–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132011000400016.

Full text
Abstract:
O presente trabalho consiste no estudo das matérias-primas provenientes da Mina Tabajara (Limeira, SP), através da determinação das características químicas, físicas e mineralógicas, ensaios cerâmicos, métodos de controle, petrografia e influência do intemperismo, e em especial da mistura que vem sendo fornecida pela Mina para as indústrias da região. Esta foi elaborada a partir de tentativas e erros baseados na experiência dos ceramistas, o que despertou interesse no sentido de se averiguar os fatores que influenciam e/ou controlam seu comportamento. Individualmente as amostras representativas dos três níveis comercializados não apresentam resultados satisfatórios, ao contrário da mistura. Na mistura, os grãos mais grosseiros da amostra da porção do meio do perfil (L2; 20%) são acomodados na matriz formada pelo material da base (L1; 70%), e parte dos interstícios remanescentes são preenchidos por partículas da porção superior (L3; 10%), que é ligeiramente mais fina que a anterior, gerando peças cuja absorção de água é compatível com revestimentos do tipo BIII, a nível de laboratório. A partir da análise dos dados tem-se que a rocha fonte de sedimento juntamente com o ambiente deposicional possuem um papel importante na composição da mineralogia, granulometria e quimismo, que por sua vez relacionam-se diretamente com a capacidade de troca de cátions/ superfície específica e pH, e que todos esses fatores somados influenciam o grau de empacotamento dos grãos na conformação de peças cerâmicas, ocasionando mudanças tanto no grau de absorção de água como na resistência dos corpos de prova.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

FREITAS, ALFREDO RIBEIRO DE, AIRTON MANZANO, and SÉRGIO NOVITA ESTEVES. "TAMANHO AMOSTRAL ENVOLVENDO MÚLTIPLOS CARACTERES: UMA APLICAÇÃO À DIGESTIBILIDADE EM BOVINOS." Pesquisa Agropecuária Brasileira 34, no. 11 (November 1999): 1999–2005. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x1999001100004.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi estimar o tamanho amostral mínimo (n) para comparar tratamentos em experimentos de consumo e de digestibilidade com bovinos, envolvendo múltiplos caracteres. Foram utilizados dados de digestibilidade de 72 novilhas com média de 18 meses de idade e 250 kg de peso. O experimento foi realizado na Embrapa-Centro de Pesquisa de Pecuária do Sudeste, São Carlos, SP, de 1988 a 1989, em delineamento inteiramente casualizado, com nove tratamentos organizados em esquema fatorial 3 x 3 (três grupos genéticos: Canchim, ½ Canchim + ½ Nelore e Nelore, e três níveis de proteína bruta: 6, 10 e 13%, com oito repetições cada, sendo a unidade experimental a novilha). Foram analisados consumo de ração (g/kg0,75) por quilograma de peso metabólico, energia digestível, nitrogênio retido (NR), NR (mg/kg0,75) e digestibilidades da matéria seca, proteína bruta, fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido. O valor mínimo de n, que permite detectar diferenças significativas (delta) entre vetores de médias de tratamentos, foi obtido por meio de um programa SAS (Statistical Analysis System), considerando modelo de distribuição normal t-variada, média zero e matriz de covariância sigma, estatística T² de Hotelling, distribuição F com parâmetro de não centralidade (<FONT FACE=Symbol>d²D</FONT>), erros do tipo I (alfa), poder do teste (1 beta) e delta. O valor de n variou de 6 a 47, sendo mais influenciado por alteração nos valores de delta, do que nos valores de alfa e poder do teste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Lima, Leonardo Nascimento, and Clemente Augusto Souza Tanajura. "A STUDY OF THE IMPACT OF ALTIMETRY DATA ASSIMILATION ON SHORT-TERM PREDICTABILITY OF THE HYCOM OCEAN MODEL IN REGIONS OF THE TROPICAL AND SOUTH ATLANTIC OCEAN." Revista Brasileira de Geofísica 31, no. 2 (June 1, 2013): 271. http://dx.doi.org/10.22564/rbgf.v31i2.302.

Full text
Abstract:
ABSTRACT. In this study, assimilation of Jason-1 and Jason-2 along-track sea level anomaly (SLA) data was conducted in a region of the tropical and South Atlantic (7◦N-36◦S, 20◦W up to the Brazilian coast) using an optimal interpolation method and the HYCOM (Hybrid Coordinate Ocean Model). Four 24 h-forecast experiments were performed daily from January 1 until March 31, 2011 considering different SLA assimilation data windows (1 day and 2 days) and different coefficients in the parameterization of the SLA covariance matrix model. The model horizontal resolution was 1/12◦ and the number of vertical layers was 21. The SLA analyses added to the mean sea surface height were projected to the subsurface with the Cooper & Haines (1996) scheme. The results showed that the experiment with 2-day window of along-track data and with specific parameterizations of the model SLA covariance error for sub-regions of the METAREA V was the most accurate. It completely reconstructed the model sea surface height and important improvements in the circulation were produced. For instance, there was a substantial improvement in the representation of the Brazil Current and North Brazil Undercurrent. However, since no assimilation of vertical profiles of temperature and salinity and of sea surface temperature was performed, the methodology employed here should be considered only as a step towards a high quality analysis for operational forecasting systems. Keywords: data assimilation, optimal interpolation, Cooper & Haines scheme, altimetry data. RESUMO. Neste estudo, a assimilação de dados de anomalia da altura da superfície do mar (AASM) ao longo da trilha dos satélites Jason-1 e Jason-2 foi conduzida em uma região do Atlântico tropical e Sul (7◦N-36◦S, 20◦W até a costa do Brasil) com o método de interpolação ótima e o modelo oceânico HYCOM (Hybrid Coordinate Ocean Model). Foram realizados quatro experimentos de previsão de 24 h entre 1 de janeiro e 31 de março de 2011, considerando diferentes janelas de assimilação de AASM (1 dia e 2 dias) e diferentes coeficientes na parametrização da matriz de covariância dos erros de AASM do modelo. A resolução horizontal empregada no HYCOM foi 1/12◦ para 21 camadas verticais. As correções de altura da superfície do mar devido à assimilação de AASM foram projetadas abaixo da camada de mistura através da técnica de Cooper & Haines (1996). Os resultados mostraram que o experimento com assimilação de dados ao longo da trilha dos satélites com a janela de 2 dias e com parametrizações da matriz de covariância específicas para sub-regiões da METAREA V foi o mais acurado. Ele reconstruiu completamente a altura da superfície do mar e também proporcionou melhorias na circulação oceânica reproduzida pelo modelo. Por exemplo, houve substancial melhoria da representação nos campos da Corrente do Brasil e Subcorrente Norte do Brasil. Entretanto, tendo em vista que não foi realizada a assimilação de perfis verticais de temperatura e de salinidade e da temperatura da superfície do mar, a metodologia apresentada deve ser considerada apenas como um passo na conquista de uma análise oceânica e de um sistema previsor de qualidade para fins operacionais. Palavras-chave: assimilação de dados, interpolação ótima, técnica de Cooper & Haines, dados de altimetria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Berti, Larissa Cristina, Ana Elisa Falavigna, Jéssica Blanca dos Santos, and Rita Aparecida de Oliveira. "Desempenho perceptivo-auditivo de crianças na identificação de contrastes fonológicos entre as oclusivas." Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 24, no. 4 (2012): 348–54. http://dx.doi.org/10.1590/s2179-64912012000400010.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Investigar o desempenho perceptivo-auditivo de crianças no tocante à identificação de contrastes entre as oclusivas; identificar quais fonemas e contrastes oclusivos apresentam maior ou menor grau de dificuldade de identificação; e verificar se a idade influencia a acurácia perceptivo-auditiva. MÉTODOS: Foram selecionadas, de um banco de dados, informações referentes ao desempenho perceptivo-auditivo de 59 crianças (30 do gênero masculino e 29 do gênero feminino) em uma tarefa de identificação da classe das consoantes oclusivas do Português Brasileiro. A tarefa consistiu na apresentação do estímulo acústico, por meio de fones de ouvido, e na escolha da gravura correspondente à palavra apresentada, dentre duas possibilidades de gravuras dispostas na tela do computador. O tempo de apresentação do estímulo e o tempo de reação das crianças foram computados automaticamente pelo software PERCEVAL. RESULTADOS: Observou-se uma acurácia perceptivo-auditiva de 85% e uma correlação positiva com a idade. O tempo de resposta dos erros foi superior ao tempo de resposta dos acertos. De acordo com a matriz de confusão, houve contrastes de maior e menor dificuldade: pistas que marcam o vozeamento são mais robustas do que as pistas que marcam o ponto de articulação. Considerando apenas o ponto de articulação das consoantes oclusivas, observou-se uma assimetria perceptivo-auditiva, em que a distância fonética desempenha um papel fundamental na saliência perceptivo-auditiva. CONCLUSÃO: A habilidade perceptivo-auditiva no tocante à identificação de contrastes oclusivos ainda não está estabilizada na faixa etária estudada. O domínio perceptivo-auditivo dos contrastes oclusivos se dá de forma gradativa e, ainda, no interior dessa classe, parece haver uma hierarquia no domínio perceptivo-auditivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Lopes, Felipe Costa Abreu, and Irani Dos Santos. "Forma Da Vertente Como Condição De Contorno Na Instabilidade De Encosta." Revista Brasileira de Geografia Física 14, no. 3 (July 20, 2021): 1496. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v14.3.p1496-1512.

Full text
Abstract:
Entre os principais motivos para a deflagração dos movimentos de massa estão as características geomorfológicas. A declividade é a característica geomorfológica de maior destaque na literatura, porém outros fatores ambientais influenciam na configuração dos movimentos de massa, mas devido as suas complexidade e incertezas muitos deles não são utilizados, portanto o objetivo desse trabalho foi investigar os efeitos da forma da vertente como condição de contorno de movimentos de massa. O estudo foi realizado na bacia do Gigante com 1,65 km², afluente do rio Jacareí, localizado no município de Antonina - PR. As formas da vertente foram representadas a partir das rupturas de relevo e das áreas de concentração de sedimentos, interpretadas a partir da combinação entre a declividade e os planos e perfis de curvatura. Para servir de comparação foi feita uma simulação de instabilidade usando-se o modelo SHALSTAB e ambos os resultados foram verificados com um inventário de cicatrizes da área em uma matriz de confusão. A utilização das formas de vertente resultou em 71% de eficiência na indicação de áreas instáveis enquanto a simulação realizada com o modelo SHALSTAB obteve 61%. A maior eficiência alcançada com o primeiro método se justifica por menos exageros e erros na delimitação da instabilidade. Os resultados indicam que a forma da vertente usados em conjunto com a variável declividade diminuem a superestimação da simulação de áreas de instabilidade, evidenciando o potencial de sua utilização para futuros estudos de instabilidade de encosta. Strand Shape as Contour Condition in Slope Instability1 ABSTRACTThe geomorphological characteristics are among the main reasons for the triggering of mass movements. The slope is the most prominent geomorphological feature mentioned in the literature, however other environmental factors influence the configuration of mass movements, but due to their complexity and uncertainties many of them are neglected, therefore the goal of this study was to investigate the effects of the slope shape as a boundary condition of mass movements. The study was carried out in the 1.65 km² Gigante basin, a tributary of the Jacareí river, located in Antonina - PR. The slope shapes were represented from the relief ruptures and sediment concentration areas, represented from the combination of slope and planes and profiles curvatures. For comparison, a simulation was performed using the SHALSTAB model and both results were verified with a mass movement inventory of the area in a confusion matrix. The use of slope forms resulted in a efficiency of 71% while the simulation performed with the SHALSTAB model obtained 61%. The higher efficiency achieved with the first method is justified by fewer exaggerations and errors in the delimitation of instability areas. The results indicate that the slope curvature used together with the slope variable decreases the overestimation of the instability area simulation, highlighting the potential of its use for future slope instability studies.Keywords: Mass movements; Slope curvature; SHALSTAB.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

De Oliveira, Márcio Paulo, Gustavo Henrique Dalposso, Maycon Daniel Vieira, and Deonir Secco. "SELEÇÃO ALEATÓRIA DE ELEMENTOS AMOSTRAIS PARA A CONSTRUÇÃO DE MAPAS DE RESISTÊNCIA DO SOLO A PENETRAÇÃO." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 21, no. 1 (March 1, 2013): 69–78. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v21i1.373.

Full text
Abstract:
O estudo investigou o efeito da redução do número de elementos amostrais utilizados na representação da distribuição espacial da variável resistência do solo à penetração na camada de 0-0,1m realizada por meio da construção de mapas temáticos. O Grid100, com cem elementos amostrais espaçados 10m, são utilizados como referência; e a redução do número de amostras considera um Grid25, ou seja, com 25 elementos amostrais espaçados 20 m, dos quais foram selecionados três elementos por seleção aleatória para formar um Grid46, que é constituído pelos 25 elementos do Grid25 mais os 21 elementos amostrais vizinhos dos três obtidos de modo aleatório no conjunto do Grid25. A comprovação da eficácia do sorteio aleatório para a escolha dos elementos a serem amostrados foi realizada por meio da comparação de dois mapas temáticos da resistência do solo à penetração a 0-0,1m. O primeiro mapa gerado considerou para uma região de 10.000 m2 um conjunto amostral de 100 pontos com distância de 10m, que foram utilizados para a construção do mapa de referência com o Grid100. O segundo mapa foi gerado considerando a mesma região, mas com o conjunto de dados reduzidos, o Grid46, chamado mapa modelo. A comparação dos mapas foi realizada por meio da matriz dos erros com os índices de exatidão global e Kappa de 0,87 e 0,78, respectivamente. Essa forma de se obter uma malha amostral é um recurso à redução do número de amostras com vistas à minimização das operações de campo e custos de laboratório para a mensuração de outras propriedades do solo. A avaliação dos índices mostrou que os mapas possuem semelhança muito boa, o que sugere que em uma atividade de campo para amostragem dessa propriedade do solo, pode-se realizar amostragem apenas nos pontos obtidos pela grade modelo, o que reduz o número de amostras a serem coletadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Sousa, Maria do Socorro de, Maria Thaís Azevedo de Sousa, and Alessandra Senes Marins. "proposta de aula remota utilizando o Ensino Exploratório de Matemática." Boletim Cearense de Educação e História da Matemática 8, no. 23 (June 17, 2021): 470–84. http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4969.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de aula desenvolvida sob a perspectiva de Ensino Exploratório de Matemática e apoiada em recursos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para o ensino e a aprendizagem do conceito de semelhança de figuras geométricas. Esse trabalho foi desenvolvido no contexto do Programa de Residência Pedagógica da CAPES, a partir de estudos sobre aspectos teóricos das perspectivas de Ensino Exploratório de Matemática e de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, sobre o conteúdo de semelhança de figuras geométricas e, sobre documentos curriculares como a Base Nacional Comum Curricular e a matriz curricular do estado do Ceará, com o intuito de ministrar uma regência. Para isso, foi realizada a construção de um plano de aula a partir da escolha de uma tarefa e da antecipação de suas possíveis resoluções. Essa construção, nos permitiu ter um olhar para diferentes estratégias, procedimentos, representações, dificuldades, entre outros aspectos, que os estudantes poderão ter no desenvolvimento da aula, o que possibilitou considerar nesse plano de aula, ações para a gestão da aula e para a promoção das aprendizagens matemáticas. Diante disso, percebe-se que abordar conceitos matemáticos por meio dessas abordagens de ensino pode contribuir para a formação do professor de matemática e também potencializar a aprendizagem matemática dos estudantes. Ao professor permite ter um olhar sobre ações a serem realizadas no seu planejamento, as quais propicia um entendimento de diferentes aspectos do objeto matemático em questão, como procedimentos e representações, possíveis erros e dificuldades dos alunos, e também estratégias para uma organização das ideias presentes na aula. Aos alunos oportuniza o diálogo e a interação, entre colegas e professor, para o desenvolvimento de diferentes estratégias, procedimentos, representações para a resolução da tarefa. Palavras-chaves: Ensino Exploratório de Matemática. Programa de Residência Pedagógica. Tecnologias Digitais. Figuras Geométricas. Educação Matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Nuritasari, Fetty, Sri Indriati Hasanah, and Aan Sholehoddin. "ANALISIS KESALAHAN SISWA DALAM MENYELESAIKAN SOAL MATEMATIKA POKOK BAHASAN MATRIKS DI KELAS XI MA." JP2M (Jurnal Pendidikan dan Pembelajaran Matematika) 3, no. 2 (September 30, 2017): 108. http://dx.doi.org/10.29100/jp2m.v3i2.1761.

Full text
Abstract:
<p><em>This research is aimed to know about location and type of errors the students do and contributing factor.The research subject are students on the elevent grade in MA. The methods used for data collection in this research are tests and interviews. The conclusion of this research are a) the location of students error on XI grade MA in solving the matrix problem are: misunderstanding of the problem (known, asked), error in solving the problem, error writing the final answer, b) the type of students error on XI grade MA in solving matrix problem are: concept errors, principle errors, operating errors, the other errors (write the final answer), c) factor of students error on XI grade MA in solving matrix problem are: less understanding of mathematical concepts, less have sufficient on cognitive abilities about matrix principles, less understanding of command questions, not careful and skillful in calculations, less have sufficient on cognitive abilities to solving matrix problems, forgot, less accuracy, and less have skill abaout operation symbols. </em></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Facchin, Tiago, and Mauricio Henrique Benedetti. "Método de Apoio à Decisão para Adoção de uma Nova Tecnologia de Distribuição de Conteúdo para a Indústria de Mídia e Difusão." Revista Inovação, Projetos e Tecnologias 7, no. 2 (December 12, 2019): 181–201. http://dx.doi.org/10.5585/iptec.v7i2.16135.

Full text
Abstract:
Diante do avanço da tecnologia, crescente demanda por conteúdos audiovisuais e mudanças nos hábitos de consumo de mídia, empresas produtoras têm a necessidade de desenvolverem novas e eficientes plataformas de distribuição dos seus conteúdos, buscando maior abrangência, flexibilidade na entrega e, por consequência, melhora da qualidade da experiência dos usuários. Neste contexto, a indústria de radiodifusão de sons e imagens necessita rever seus processos e reduzir seus custos operacionais na etapa de distribuição de conteúdo a fim de ser competitiva, em um mercado com players mundiais. Para tanto, quebrar paradigmas se tornou fundamental. Com o objetivo de buscar alternativas para solucionar o problema que a indústria em pauta enfrenta e trazer uma contribuição para facilitar a tomada de decisão na análise de implementação de novas tecnologias, a utilização de métodos multicritérios minimiza a possibilidade de erros, mitigando os riscos e aumentando a eficácia no processo decisório. A partir das dimensões competitivas baseadas na teoria da Estratégia de Operações, foi aplicado o método de Análise Hierárquica de Processos (AHP - Analytic Hierarchy Process) para determinar o cenário que apresenta o melhor resultado, de acordo com as variáveis competitivas previamente definidas. Uma vez selecionada a melhor alternativa, para a priorização das ações, foi aplicada a matriz GUT, viabilizando e dando celeridade à sua implementação, bem como suportando a melhoria e a eficácia do processo. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram coletadas opiniões de especialistas e interessados. Portanto, tratar com o ineditismo na aplicação de uma nova tecnologia, lidar com interesses conflitantes dos stakeholders e analisar diferentes variáveis no processo de decisão significam que estes desafios deverão ser vencidos para a escolha e o sucesso na implementação da nova plataforma de distribuição de conteúdos. Assim, com um mapeamento estruturado e a visão completa do processo, duas etapas distintas de implementação foram adotadas de maneira sequencial. Como resultado, uma primeira solução foi proposta com o objetivo de redução dos atuais custos operacionais, além de servir de base e estrutura para uma segunda intervenção, que busca novos modelos e oportunidades de negócio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Li, Dianxin, Pingfa Feng, Jianfu Zhang, Dingwen Yu, and Zhijun Wu. "An identification method for key geometric errors of machine tool based on matrix differential and experimental test." Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part C: Journal of Mechanical Engineering Science 228, no. 17 (March 11, 2014): 3141–55. http://dx.doi.org/10.1177/0954406214527272.

Full text
Abstract:
This paper presents a key geometric errors identification method for machine tools based on matrix differential and experimental test. An error model for a machine tool was established by regarding the three-axis machining center as a multi-body system. The sensitivity coefficients of the machining error with respect to the geometric errors were determined using the matrix differential method, and the degree of influence of the geometric errors on the machining accuracy under ideal conditions was discussed. Using the 12-line method, 21 geometric errors of the machine tool were identified, allowing the three-dimensional volumetric error distributions of the machine tool to be mapped. Experimental results allow the degree of influence of the geometric errors on the machining accuracy under actual conditions to be confirmed. Finally, the key geometric errors affecting the machining accuracy were identified by a combination of matrix differential and experimental test. This paper provides guidance for the machine tool configuration design, machining technology determination, and geometric error compensation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Zhang, Guo Zheng, Jiang Han, and You Yu Liu. "Analysis and Modeling of Error Sources for Spiral Bevel Gear Honing Machine Based on Multi-Body System Theory." Advanced Materials Research 605-607 (December 2012): 1240–43. http://dx.doi.org/10.4028/www.scientific.net/amr.605-607.1240.

Full text
Abstract:
Analyzing some main errors of NC spiral bevel gear honing machine-tool, the elements of geometric error, thermal error and force error etc., which are constructed 39 error sources of the machine by stack method. Based on multi-body system theory, using homogeneous transfer matrix(HTM) method to present six feature matrixes that includes ideal-static matrix, ideal-kinematic matrix, ideal-static translation error matrix, ideal-static rotary error matrix, non-ideal rotary motion error matrix and non-ideal translation motion error matrix, which are built between of adjacent body. Finally, the synthetic volumetric error model of six-axis honing machine-tool is established.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

de Wit, C. "Optimal Position Estimate from a Stars Fix with Correlated Errors." Journal of Navigation 45, no. 1 (January 1992): 126–33. http://dx.doi.org/10.1017/s0373463300010535.

Full text
Abstract:
This paper concerns the estimate of a ship's position from a sequence of measurements of 3, 4 or 5 altitudes of stars or planets. The measurement errors are assumed to be mutually correlated. This correlation is mainly caused by the appearance of so-called systematic errors. It is the main intention of this paper to dispense with the policy of pre-separation of these systematic errors. Instead, the equal contribution of some partial errors to the total measuring errors is fully accounted for by the formation of the covariance matrix, which corresponds with the vector of measurement errors. The algorithm produces a position estimate with a bias-free estimation error, meaning that the estimate and the error are stochastically independent. The resulting covariance matrix of the position error has a minimal trace.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Ruggiero, Giovanni Abdelnur, Emmanuel Cosme, Jean-Michel Brankart, Julien Le Sommer, and Clement Ubelmann. "An Efficient Way to Account for Observation Error Correlations in the Assimilation of Data from the Future SWOT High-Resolution Altimeter Mission." Journal of Atmospheric and Oceanic Technology 33, no. 12 (December 2016): 2755–68. http://dx.doi.org/10.1175/jtech-d-16-0048.1.

Full text
Abstract:
AbstractMost data assimilation algorithms require the inverse of the covariance matrix of the observation errors. In practical applications, the cost of computing this inverse matrix with spatially correlated observation errors is prohibitive. Common practices are therefore to subsample or combine the observations so that the errors of the assimilated observations can be considered uncorrelated. As a consequence, a large fraction of the available observational information is not used in practical applications. In this study, a method is developed to account for the correlations of the errors that will be present in the wide-swath sea surface height measurements, for example, the Surface Water and Ocean Topography (SWOT) mission. It basically consists of the transformation of the observation vector so that the inverse of the corresponding covariance matrix can be replaced by a diagonal matrix, thus allowing to genuinely take into account errors that are spatially correlated in physical space. Numerical experiments of ensemble Kalman filter analysis of SWOT-like observations are conducted with three different observation error covariance matrices. Results suggest that the proposed method provides an effective way to account for error correlations in the assimilation of the future SWOT data. The transformation of the observation vector proposed herein yields both a significant reduction of the root-mean-square errors and a good consistency between the filter analysis error statistics and the true error statistics.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Mulia Suryani, Lucky Heriyanti Jufri, and Firdaus. "Kesalahan Peserta Didik Menyelesaikan Soal Cerita Pada Materi Matriks Berdasarkan Kriteria Watson." INOMATIKA 3, no. 2 (July 28, 2021): 127–37. http://dx.doi.org/10.35438/inomatika.v3i2.253.

Full text
Abstract:
This study aimed to describe the errors made by students in working on math story problems on the subject of the matrix based on Watson's error criteria. This type of research was descriptive research with quantitative methods. This study's data collection techniques used the method of tests, interviews, and documentation, while the subjects in this study were 35 people. The test was carried out only once with many questions of 4 story questions. Then the data obtained were analyzed by data triangulation techniques. This study indicated that most errors made by students were incorrect data errors (inappropriate data / ID) with an error percentage of 20.39%. In comparison, the minor errors made by students were omitted data (OD) errors with an error percentage of 2.63%. For the omitted conclusion (OC) error, response level conflict (RLC), indirect manipulation (UM), skill hierarchy problem (SHP), and in addition to the seven errors (others/ O) with an error percentage range of 10%≤ P<25% and for inappropriate procedure errors (IP) with an error percentage range of P <10%. The causes of errors were lack of accuracy in reading and solving problems, errors in performing calculations, errors in using formulas, and lack of understanding of the material.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Gusinsky, A. V. "GENERALIZED MATHEMATICAL MODEL OF THE CALIBRATION PROCESSAND THE DIRECT MEASUREMENT OF THE PARAMETERS MULTIPOLE." Devices and Methods of Measurements 9, no. 1 (March 20, 2018): 96–105. http://dx.doi.org/10.21122/2220-9506-2018-9-1-96-105.

Full text
Abstract:
The quality of measuring systems of the microwave range, including vector network analyzers, largely depends on the reliability of calibration procedures and direct measurements, which allow to take into account information about the reproducible errors of measuring systems for subsequent correction. The aim of the paper is mathematical modeling of the errors of the measuring system for the generalized case for 2-n pole device.The problems of increasing the accuracy of measuring microwave systems due to compensation of systematic errors determined during calibration are considered. Calibration of measuring systems and correction of the results of direct measurements based on calibration results require the use of appropriate mathematical models of errors. Mathematical models of errors are represented in the form of multipolar errors, included between the object of measurement and the measuring system, which is assumed to be ideal, free of errors. The article proposes a generalized mathematical model of errors, described by a network of errors containing n ports connected to the n-port measuring system, and n ports connected to the n port of the measurement object. To obtain in general form the calibration equation for the 2n-port model of the error multipolar network, its transmission wave matrix [T], recorded in a cellular form, was used, and then a relationship was found between the measurement result in a matrix form with the cellular wave matrix T. A solution for finding the error matrix of matrix equation that connects the matrices known from the results of the corresponding attestation for the standards with the results of measurements during calibration in the matrix form. When solving this equation, a matrix product of «sandwich» type appears due to the cellular wave matrix [T]. The solution is possible when using the Kronecker product of two matrix, the matrix translation operator, the RS operator of the matrix, and the Gaussian elimination method. An equation is obtained for reconstructing the actual values of the scattering matrix of the measurement object, starting from the results of direct measurements in the matrix form and the error matrix. When solving the reconstruction equation, it is advisable to use a matrix inverse to the transmission matrix [T].The developed generalized mathematical model can be used, for example, when it is necessary to measure the parameters of complex microwave devices made on boards (wafer), with probe transitions to measuring ports, where it is important to consider the presence of additional microwave power leaks between ports.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Xavier, César Silva, and Danielle Pereira Cavalcanti. "Desenvolvimento de um kit didático de eletroforese para o ensino prático de Biologia Molecular na educação básica e superior." Revista de Ensino de Bioquímica 15 (October 10, 2017): 49. http://dx.doi.org/10.16923/reb.v15i0.700.

Full text
Abstract:
Os avanços da ciência na área da Biotecnologia impõem uma nova realidade e cada vez mais os produtos destas pesquisas estão presentes no dia a dia, atingindo a população de forma direta ou indireta. Aplicações relacionadas às tecnologias do DNA nas áreas da indústria, agricultura e medicina esbarram em questões sociais e éticas, além das implicações ecológicas e sobre a saúde humana. Torna-se necessário que a população esteja informada sobre os avanços nesta área. Com o objetivo de criar uma alternativa para estimular alunos na carreira científica e no aprendizado da biotecnologia e biologia molecular, desenvolvemos um projeto de iniciação científica júnior com alunos do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, que visou à construção de um kit didático para o ensino prático da eletroforese. A eletroforese é uma técnica utilizada para a separação de moléculas, como proteínas e ácidos nucléicos, largamente utilizadas nos laboratórios de Biologia molecular. A técnica consiste em expor as moléculas a um campo elétrico e estas, por serem eletricamente carregadas, tendem a se deslocar no sentido do polo de carga oposta. Fragmentos de tamanhos distintos se deslocam em velocidades diferentes, depositando-se em pontos específicos da matriz utilizada. O kit construído neste trabalho é constituído por uma fonte de 70 V, por acessórios e reagentes de fácil obtenção, baixo custo e baixo risco à saúde dos usuários. Com o kit foi possível realizar corridas eletroforéticas tanto com ácidos nucleicos quanto com corantes alimentícios. O kit possui ainda uma apostila sobre Tecnologias do DNA e o manual de utilização do aparelho com sugestões de experimentos simulando teste de paternidade, casais em disputa por guarda de criança e identificação de vírus. A aplicação do kit em aulas práticas junto a alunos e professores da educação básica demonstrou eficácia ao reduzir o número de erros em respostas contidas em um questionário relacionado à eletroforese e suas aplicações. Professores de Biologia avaliaram positivamente o material impresso que acompanha o kit didático, 75% dos professores entrevistados consideraram a linguagem do material bastante adequada, a apresentação dos componentes do kit esclarecedora e a técnica executável para utilização em suas turmas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Qu, Zhi Yong, and Jun Wei Han. "Evaluation Method to Determine Radial Error of Spindle Units on Simulation Turntable." Key Engineering Materials 460-461 (January 2011): 311–16. http://dx.doi.org/10.4028/www.scientific.net/kem.460-461.311.

Full text
Abstract:
Many errors including radial error influence the accuracy of simulation turntable, which is a crucial equipment in hardware-in-the-loop simulation system. The aim of this paper is to propose a new method of radial error motion separation of rotating spindle on a simulation turntable. Based on transformation matrix and small angle approximation, gesture transformation matrix with various error items is achieved. As a result of this analysis, form errors of master ball are corrected and the eccentricity from the rotation error of a spindle is separated. This radial error analysis is carried out when this measurement result is applied to a simulation turntable. Furthermore, this study also permits the user to know how to minimize some error sources of the spindle system.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Luo, Xuan, Fugui Xie, Xin-Jun Liu, and Jie Li. "Error modeling and sensitivity analysis of a novel 5-degree-of-freedom parallel kinematic machine tool." Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part B: Journal of Engineering Manufacture 233, no. 6 (July 5, 2018): 1637–52. http://dx.doi.org/10.1177/0954405418782283.

Full text
Abstract:
5-Degree-of-freedom parallel kinematic machine tools are always attractive in manufacturing industry due to the ability of five-axis machining with high stiffness/mass ratio and flexibility. In this article, error modeling and sensitivity analysis of a novel 5-degree-of-freedom parallel kinematic machine tool are discussed for its accuracy issues. An error modeling method based on screw theory is applied to each limb, and then the error model of the parallel kinematic machine tool is established and the error mapping Jacobian matrix of 53 geometric errors is derived. Considering that geometric errors exert both impacts on value and direction of the end-effector’s pose error, a set of sensitivity indices and an easy routine for sensitivity analysis are proposed according to the error mapping Jacobian matrix. On this basis, 10 vital errors and 10 trivial errors are identified over the prescribed workspace. To validate the effects of sensitivity analysis, several numerical simulations of accuracy design are conducted, and three-dimensional model assemblies with relevant geometric errors are established as well. The simulations exhibit maximal −0.10% and 0.34% improvements of the position and orientation errors, respectively, after modifying 10 trivial errors, while minimal 65.56% and 55.17% improvements of the position and orientation errors, respectively, after modifying 10 vital errors. Besides the assembly reveals an output pose error of (0.0134 mm, 0.0020 rad) with only trivial errors, while (2.0338 mm, 0.0048 rad) with only vital errors. In consequence, both results of simulations and assemblies validate the correctness of the sensitivity analysis. Moreover, this procedure can be extended to any other parallel kinematic mechanisms easily.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Jódar, Lucas, and E. Navarro. "On the generalized Riccati matrix differential equation. Exact, approximate solutions and error estimate." Applications of Mathematics 34, no. 6 (1989): 429–38. http://dx.doi.org/10.21136/am.1989.104373.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Yu, Jiewei, Xuemin Cheng, and Maolin Li. "Error Analysis and Calibration Improvement of the Imaging Section in a Mueller Matrix Microscope." Applied Sciences 10, no. 13 (June 27, 2020): 4422. http://dx.doi.org/10.3390/app10134422.

Full text
Abstract:
Currently, there are various calibration methods available to reduce the errors caused by the polarizing section of a dual-rotating-retarder polarimeter. Although these methods have high measurement accuracy, their robustness must be improved and the influence of the imaging section needs be discussed when they are applied in Mueller matrix microscopes. In this paper, a method of error source analysis and element calibration for the Mueller matrix microscope is proposed by using error transform coefficient matrices to account for the polarizing effect of the imaging section. Using Taylor expansion, an approximate linear relationship is established between the sources of errors and the Mueller matrix elements of the measured sample. From this relationship, error magnification coefficient matrices are calculated to determine the specific parameter errors in both the polarizing and imaging sections. Furthermore, elements in the fourth row or column of the error magnification coefficient matrix are especially important for the imaging section. The measurement and simulation results for an air sample and a quarter-wave plate sample as the standard samples, as well as a Daphnia organism sample with complex internal structure, are investigated and discussed. Furthermore, the comparison results reveal the effect of the imaging section on the birefringence characteristics of the Mueller matrix. With the proposed method, the maximum error can be reduced to be less than 0.01 for all the matrix elements and for the amplitude parameter of birefringence, even when the two system parameters a 2 and a 3 of the rotating mechanical part deviate from the default.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Li, Wei, Yuanfu Xie, Zhongjie He, Guijun Han, Kexiu Liu, Jirui Ma, and Dong Li. "Application of the Multigrid Data Assimilation Scheme to the China Seas’ Temperature Forecast." Journal of Atmospheric and Oceanic Technology 25, no. 11 (November 1, 2008): 2106–16. http://dx.doi.org/10.1175/2008jtecho510.1.

Full text
Abstract:
Abstract Correlation scales have been used in the traditional scheme of three-dimensional variational data assimilation (3DVAR) to estimate the background (or first guess) error covariance matrix (the 𝗕 matrix in brief) for the numerical forecast and reanalysis of ocean for decades. However, it is challenging to implement this scheme. On the one hand, determining the correlation scales accurately can be difficult. On the other hand, the positive definite of the 𝗕 matrix cannot be guaranteed unless the correlation scales are sufficiently small. Xie et al. indicated that a traditional 3DVAR only corrects certain wavelength errors, and its accuracy depends on the accuracy of the 𝗕 matrix. Generally speaking, the shortwave error cannot be sufficiently corrected until the longwave error is corrected. An inaccurate 𝗕 matrix may mistake longwave errors as shortwave ones, resulting in erroneous analyses. A new 3DVAR data assimilation scheme, called a multigrid data assimilation scheme, is proposed in this paper for quickly minimizing longwave and shortwave errors successively. By assimilating the sea surface temperature and temperature profile observations into a numerical model of the China Seas, this scheme is applied to a retroactive real-time forecast experiment and favorable results are obtained. Compared to the traditional scheme of 3DVAR, this new scheme has higher forecast accuracy and lower root-mean-square errors. Note that the new scheme demonstrates greatly improved numerical efficiency in the analysis procedure.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Porsani, Milton J., and Bjørn Ursin. "Direct multichannel predictive deconvolution." GEOPHYSICS 72, no. 2 (March 2007): H11—H27. http://dx.doi.org/10.1190/1.2432260.

Full text
Abstract:
The Levinson principle generally can be used to compute recursively the solution of linear equations. It can also be used to update the error terms directly. This is used to do single-channel deconvolution directly on seismic data without computing or applying a digital filter. Multichannel predictive deconvolution is used for seismic multiple attenuation. In a standard procedure, the prediction-error filter matrices are computed with a Levinson recursive algorithm, using a covariance matrix of the input data. The filtered output is the prediction errors or the nonpredictable part of the data. Starting with the classical Levinson recursion,wehave derived new algorithms for direct recursive calculationof the prediction errors without computing the data covariance-matrix or computing the prediction-error filters. One algorithm generates recursively the one-step forward and backward predic-tion errors and the L-step forward prediction error, computing only the filter matrices with the highest index. A numerically more stable algorithm uses reduced QR decomposition or singular-value decomposition (SVD) in a direct recursive computation of the prediction errors without computing any filter matrix. The new, stable, predictive algorithms require more arithmetic opera-tions in the computer, but the computer programs and data flow are much simpler than for standard predictive deconvolution.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Zhang, Tong Gang, Yi Cong Feng, Rong Hao Yang, and Zi Zhen Ren. "Detectability and Locatability of Multiple Gross Errors in DEM Matching Algorithm." Applied Mechanics and Materials 373-375 (August 2013): 1208–11. http://dx.doi.org/10.4028/www.scientific.net/amm.373-375.1208.

Full text
Abstract:
DEM matching algorithm without control points is the base for detecting deformation method, the deformation existing in DEMs is treated as gross error. The detectability and locatability of multiple gross errors is very critical according to the surveying error and reliability theory. The interactive observations number (ION) derived from gross error judgement matrix is adapted in this paper. The relationship between zero-column vectors in judge matrix and the rank of the coefficient matrix of DEM matching is discussed in theory, and prove none zero-column vectors exist with real date sets. ION Equal to the number of redundant observations. Experimental results show that DEM matching algorithm has the detectability and locatability of multiple gross errors, and the deformation can be correctly detected by robust estimators in prearranged confidence level.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Rachmawati, Lelly Nur, Yus Mochamad Cholily, and Zukhrufurrohmah Zukhrufurrohmah. "MATHEMATICS COMMUNICATION MISTAKES IN SOLVING HOTS PROBLEMS." Infinity Journal 10, no. 1 (January 13, 2021): 69. http://dx.doi.org/10.22460/infinity.v10i1.p69-80.

Full text
Abstract:
Student mistakes in communicating mathematical ideas are still widely practiced. Therefore, it is essential to analyze students' mathematical communication errors in solving mathematical problems so that learning planning can be better. This study aims to describe students' mathematics communication errors in solving the higher-order thinking skill's problems in linear algebra and matrix subject. The type of research is a qualitative descriptive study. They were 155 students as subject research. The data analysis started by collecting students' answers and then grouped them according to mathematics communication skills criteria. Later identified and analyzed the errors made by students of each mathematics communication criteria. The results showed that mathematical communication errors on the indicators of writing mathematical situations were concept errors and principle errors. The declaring idea's mathematical communication error is a concept error, a principle error, and an operation error. Furthermore, mathematical communication errors on the indicator state the results of solving-problem using the language itself is a concept error and operator error.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Qu, Zhi Yong, and Zheng Mao Ye. "Perpendicular Error Calibration of Simulation Turntable Using Transformation Matrix." Advanced Materials Research 121-122 (June 2010): 107–10. http://dx.doi.org/10.4028/www.scientific.net/amr.121-122.107.

Full text
Abstract:
Many errors including perpendicular error influence the accuracy of simulation turntable, which is a crucial equipment in hardware-in-the-loop simulation system. The aim of this paper is to propose a new method of perpendicular error motion separation of rotating spindle on a simulation turntable. Based on transformation matrix and small angle approximation, gesture transformation matrix with various error items is achieved. As a result of this analysis, perpendicular error analysis is carried out when this measurement result is applied to a simulation turntable. Furthermore, this study also permits the user to know how to minimize some error sources of the simulation turntable.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography