Academic literature on the topic 'Máxima recuperação de energia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Máxima recuperação de energia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Máxima recuperação de energia"

1

Vieira, Débora Albuquerque, Maraiza Prescila Santos, Danielle Guedes Lima, Yuri Molina Rodriguez, Cleonilson Protásio Souza, and Tarcísio Oliveira Moraes Júnior. "PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE NÚCLEO DE FERRO PURO OBTIDO POR METALURGIA DO PÓ PARA APLICAÇÃO COMO CAPTADOR EM ENERGY HARVESTING." HOLOS 3 (July 24, 2015): 74. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.2655.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, o termo colheita de energia tem sido utilizado em uma grande classe de aplicações, cuja principal função é a recuperação da energia disponível a partir de fontes, por exemplo, mecânica, solar, térmica, entre outras, que de outro modo seria desperdiçada. O objetivo deste estudo é o desenvolvimento e caracterização de um núcleo de pó de ferro obtido por moagem de alta energia, bem como a utilização desse núcleo como captador em um processo de colheita de energia por indução no intuito de observar a sua capacidade de colher energia. O ferro foi caracterizado por difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura e realizados testes de bancada para avaliar a quantidade de energia colhida do captador desenvolvido. A análise estrutural mostrou que o pó obtido é monofásico, sem presença de impurezas. As micrografias apresentam característica homogênea, com pouca porosidade. As características magnéticas do material obtido o classificam como material ferromagnético mole, devido ao estreito laço de histerese. No testes para captação de energia, o núcleo apresentou resultados satisfatórios, pois foi capaz de fornecer um nível máximo de potência de 0.41mW quando submetido a uma corrente elétrica em seu enrolamento primário de 15 A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ribeiro, Guido Assis Cachuba de Sá. "Estudo do perfil energético com eletrodiagnóstico ryodoraku em atletas velocistas de ciclismo." Fisioterapia Brasil 8, no. 4 (January 1, 2018): 294. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v8i4.1793.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil energético e possíveis desequilíbrios dos meridianos em atletas velocistas ciclistas em treinamento anaeróbico lático de alta intensidade, utilizando o método de eletrodiagnóstico Ryodoraku. A aplicação desse método foi efetuada antes e após o treino no qual os atletas velocistas participantes de provas exaustivas utilizam o metabolismo anaeróbico lático, o que provoca acidez muscular, gerando um aumento da freqüência cardíaca, dificultando a função neuromuscular e, conseqüentemente, a perda de energia, prejudicando o tempo/velocidade, ou seja, a performance máxima. Algumas avaliações científicas comprovam que atletas que treinam utilizando o metabolismo anaeróbico lático toleram mais o lactato (acidez muscular) nas provas específicas melhorando o fator tempo/velocidade. Vale lembrar que além da técnica do atleta, é importante o metabolismo estar funcionando adequadamente para a demanda de esforço que necessita, pois para cada treinamento existe um tempo de recuperação que deve ser respeitado para evitar a fadiga. Concluiu-se através desta pesquisa que os atletas participantes, velocistas-ciclistas, apresentaram desequilíbrios significativos do meridiano (canal) intestino delgado, meridiano (canal) baço-pâncreas e meridiano (canal) triplo aquecedor, antes e depois do treinamento, mostrando a relação existente entre o intestino delgado e o coração, já que a função deste é controlar o sangue nos vasos sanguíneos para uma melhor irrigação. Por outro lado, a função do intestino delgado é digerir, absorver e separar o “puro” do “turvo”, o que permite melhor aproveitamento das substâncias essenciais com vistas a um adequado funcionamento fisiológico. Partindo da ênfase na utilização do método Ryodoraku poder-se-ão aprofundar novas investigações sobre avaliações de atletas velocistas e, posteriormente, a utilização da acupuntura para o reequilíbrio dos desequilíbrios desses atletas.Palavras-chave: eletroacupuntura Ryodoraku , ciclismo, lactato.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gomes, Simone, and Pedro Henrique Weirich Neto. "POTENCIAL DE RECUPERAÇÃO DE ENERGIA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES (RSD) DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA, PR, BRASIL." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 6, no. 1 (May 10, 2017): 457. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v6e12017457-469.

Full text
Abstract:
A demanda energética apresenta crescimento constante ao longo do tempo, sendo necessário aumento na sua disponibilidade, além de fontes alternativas e de recuperação. Os resíduos sólidos urbanos podem ser considerados fonte de energia quando tratados através da incineração controlada, pois esta tecnologia permite a recuperação de energia na forma térmica. Neste estudo foi realizada estimativa de recuperação de energia térmica e elétrica a partir dos resíduos sólidos domiciliares do município de Ponta Grossa. Para isso, foi determinado o poder calorífico de quatro amostras homogeneizadas e dos materiais individuais coletados no aterro do município. A partir do poder calorífico superior médio das amostras, 19.807 kJ kg-1, seria possível a recuperação de energia para abastecimento elétrico de 51% das residências urbanas do município. Mesmo considerando a ausência de materiais recicláveis no processo de incineração, ainda assim seria possível atender a 28% das residências com a energia recuperada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

La Porta Neto, Dante Gageiro, Arnaldo Ruben Gonzalez, and José Antônio Esmerio Mazzaferro. "Análise da Influência da Espessura de Aba, Espessura de Alma e Energia de Soldagem sobre as Distorções Angulares em Juntas em Ângulo de Filete." Soldagem & Inspeção 22, no. 2 (June 2017): 174–93. http://dx.doi.org/10.1590/0104-9224/si2202.07.

Full text
Abstract:
Resumo Este trabalho utilizou metodologia proposta por teorias de Projeto de Experimentos para quantificar o efeito da energia de soldagem, espessura da aba e espessura da alma na distorção angular em juntas de filete soldadas pelo processo MIG/MAG com modo de transferência curto-circuito. A Análise de Variância identificou como significativos o efeito da energia de soldagem, da espessura da aba e a interação dos fatores energia de soldagem e espessura da aba. Observou-se menores distorções para a combinação de maior energia de soldagem e menor espessura de aba, e para menor energia de soldagem e maior espessura de aba. Adicionalmente, demonstrou-se que o gradiente de temperatura na aba da junta não determina a máxima distorção angular, e sim a máxima temperatura atingida na superfície inferior da aba, com máxima distorção angular obtida para temperatura atingida de 425 °C em ponto na superfície inferior da aba e paralelo à margem do cordão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nascimento, Clístenes Williams Araújo do, and lede de Brito Chaves. "Erosividade e características da chuva correlacionadas com perdas de solo em Alagoinha - PB." Ciência Rural 26, no. 3 (December 1996): 407–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781996000300011.

Full text
Abstract:
Visando estabelecer o parâmetro da chuva quemelhor expresse a sua capacidade potencial de causar erosão, foram estudadas, para o período de 1981 a 1989, correlações lineares simples entre 13 características da chuva e as perdas de solo provocadas por erosão hídrica em solo classificado como Terra Roxa Estruturada localizada na Estação Experimental de Alagoinha, Paraíba, pertencente a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba. As características da chuva testadas como estimadores da erosividade foram: quantidade de chuva;energia cinética total; segmentos de chuva com energia cinética igual ou superior a 25 mm/h; intensidades máximas de chuva em 5, 10, 15, 30 e 60 minutos; produto da energia cinética total pelas intensidades máximas em 5, 10, 15, 30 e 60 minutos. As correlações obtidas indicam que a característica da chuva produto da energia cinética total pela intensidade máxima em 15 minutos é a que melhor se correlaciona com as perdas de solo na região em estudo; entretanto, não houve diferença significativa entre as características produto da energia cinética total pela intensidade máxima em 15 minutos e produto da energia cinética total pela intensidade máxima em 30 minutos. O valor médio anual para a precipitação em Alagoinha - PB no período de 1981 a 1989 foi de 3423 MJ.mm/ha.h.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lafonte, Arnaud. "0 SETOR ELÉTRICO E SUAS RELAÇÕES COM OUTROS SETORES DA ECONOMIA - Energia elétrica e indústria de equipamentos." Revista do Serviço Público 43 (June 20, 2017): 206–11. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v43i0.1987.

Full text
Abstract:
O setor de energia vem apresentando uma sensível recuperação no nível de encomendas à indústria nacional, após a acentuada queda verificada nos anos de 1982 e 1983. Tal recuperação foi evidenciada no exercício de 1984. Conquanto ainda não retomados os fndices verificados em 1980-1981, a tendência de crescimento deverá ser mdntida nos próximos anos. No que tange a equipamentos e materiais, embora no segmento de geração não tenha havido colocação significativa de pedidos, verificou-se uma evidente recuperação nos segmentos de transmissão e distribuição. O quadro n 9 1, a seguir, indica o crescimento de nível de encomendas em relação a 1983, principalmente para materiais de instalação de transmissão e distribuição de energia elétrica (transformadores de distribuição, relés de proteção, ferragens e isoladores).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cuellar, Lisímaco Vallejo, Maria Augusta P. M. Kiss, Rubens Lombardi Rodrigues, and Paulo Roberto De Carvalho. "Cineantropometria morfo-funcional em atletas adolescentes." Revista Paulista de Educação Física 2, no. 2 (May 20, 1988): 21. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1988.138200.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi a analise das.diferenças ocorridas, na capacidade aeróbica (consumo máximo de oxigênio em 1/min em ml/kg/min), na frequência cardíaca máxima e na frequência cardíaca de recuperação, em um período de onze meses de treinamento e competições de atletismo,, seguidos de um mês de descanso, em relação ao crescimento de atletas adolescentes pós-púberes corredores e saltadores. Foram testados oito atletas do sexo masculino, na idade x-16,8 anos, que estavam realizando um programa de treinamento de atletismo de acordo com suas respectivas modalidades, já em nível competitivo nacional. Foram feitas as medidas antropométricas da estatura, peso, dobras cutâneas (tricipitai, subescapular, suprailíaca e abdominal): a percentual de gordura e a massa magra. A potência máxima aeróbica foi calculada conforme Astrand e Ryhming (1954), em 1/min e ml/kg/min na bicicleta ergométrica, registrando-se o eletrocardiograma de esforço para o estudo da frequência cardíaca máxima e da frequência cardíaca de recuperação no primeiro, quinto e oitavo minutos. O nível de significância fixou-se em 5°o. Nâo houve diferença significativa no consumo máximo de oxigê­ nio em 1/min em ml/kg/min, ou seja manteve-se está­ vel. Em relação às variáveis antropométricas, a estatura aumentou significativamente (de x~ 174,3 cm para x~ 174,9 cm). O peso apresentou diferença significati- - va entre o pré e o pós-treino, de x=62,8 kg para x=64,9 kg. A gordura percentual não apresentou diferença significativa. A massa magra teve um aumento significativo, de x=56,2 kg para x =58,2 kg. A frequência cardíaca máxima e a frequência cardíaca de recuperação no primeiro, quinto e oitavo minutos, não apresentaram diferenças significativas: a queda porcentual da frequência cardíaca, no primeiro minuto de recuperação em relação a máxima atingida foi de 27% no pré e de 19,4% no pós-treino. Não houve correla­ ção significativa entre os valores do delta do consumo máximo de oxigênio em 1/min e em ml/kg/min e os deltas da estatura, do peso, da gordura percentual e da massa magr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ferreira, Ramon de Souza. "Biodigestores e os fatores que determinam sua máxima produção." Research, Society and Development 9, no. 7 (May 26, 2020): e544972677. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.2677.

Full text
Abstract:
Os biodigestores têm sido estudados e melhorados de forma acelerada nessa última década. A preocupação em alterar a matriz energética mundial dando prioridade às formas de energia limpa e deixando de lado o uso de combustíveis fósseis coloca a utilização de biogás para geração de energia como sendo uma alternativa atrativa. Além de ser uma forma de energia limpa, ainda é capaz de evitar que compostos prejudiciais ao ecossistema como metano, gás carbônico e gás sulfídrico sejam lançados na atmosfera. O objetivo da presente pesquisa é apresentar um levantamento bibliográfico atualizado sobre a tecnologia utilizada nos biodigestores e os fatores que influenciam diretamente na produção do biogás. Após a análise bibliográfica, foi possível identificar que através da leitura correta, análise e controle do pH, temperatura, tempo de retenção hidráulica, quantidade de nutrientes e água no sistema e do processo de agitação da matéria orgânica dentro do reator é possível se obter uma maior quantidade de biogás inclusive de melhor qualidade. O que determina a qualidade do biogás é a quantidade de gás metano na composição, pois é o metano que será aproveitado para a queima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Motta, Andréa Rodrigues, Cibele Comini César, Silvana Bommarito, and Brasília Maria Chiari. "Força axial de língua em diferentes faixas etárias." Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 23, no. 3 (September 2011): 201–5. http://dx.doi.org/10.1590/s2179-64912011000300004.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar a força axial máxima, força axial média, a energia acumulada pela língua e o tempo gasto para alcançar a força máxima de língua, em diferentes faixas etárias. MÉTODOS: Foram analisados os prontuários referentes a 92 indivíduos, alunos, funcionários e visitantes de uma universidade, sendo 29 (32,6%) homens e 63 (67,4%) mulheres, com idades entre 14 e 53 anos de idade, que foram divididos em quatro grupos etários: 14 a 18 anos, 19 a 23 anos, 24 a 28 anos e 29 a 53 anos. Cada indivíduo foi submetido à avaliação clínica e instrumental de língua, sendo esta última realizada por meio do FORLING. Os dados foram analisados estatisticamente. RESULTADOS: Em relação à força média, à força máxima e à energia acumulada pela língua não foram observadas diferenças entre os grupos. Quanto ao tempo empregado para alcançar a força máxima de língua, os maiores valores foram encontrados na faixa etária entre 14 e 18 anos (4,5 s) e os menores entre 19 e 23 anos (3,1 s), havendo diferença entre os grupos (p=0,001). CONCLUSÃO: Apenas o tempo médio gasto para se alcançar a força máxima da língua sofre influência da faixa etária, indicando que os adolescentes não são capazes de atingir a força máxima lingual de maneira tão rápida quanto os adultos jovens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rabelo, Cristina Alves. "O fomento do biogás como fonte de energia renovável." Revista Videre 11, no. 22 (December 3, 2019): 79–91. http://dx.doi.org/10.30612/videre.v11i22.10533.

Full text
Abstract:
Sob a análise do desenvolvimento sustentável, a pesquisa tem por objetivo destacar a importância do biogás, como fonte de energia renovável, que pode ser produzido em usinas de recuperação energética e biodigestores, e sua contribuição com a redução de gases de efeito estufa. Foi demonstrado, por meio das Diretivas Europeias, como esta fonte de energia passou ser produzida na União Europeia, onde as usinas de recuperação energética são bem avançadas. Enfatizou-se a importância das políticas públicas para o fomento do biogás no Brasil, como o PROINFA e PROBIOGÁS. Ao final, constatou-se a necessária função extrafiscal do tributo, com influência da Economia Comportamental, para as políticas públicas para fomento do biogás, como fonte energética renovável. A metodologia da pesquisa seguiu o método de abordagem dedutivo e a técnica de pesquisa foi a bibliográfica, com consulta a sites especializados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Máxima recuperação de energia"

1

Marques, Fábio Antônio Damasceno. "Frequência cardiaca máxima e sua recuperação." Universidade Federal de Juiz de Fora, 2016. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2090.

Full text
Abstract:
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2016-07-14T20:24:58Z No. of bitstreams: 1 fabioantoniodamascenomarques.pdf: 1072493 bytes, checksum: 5c90ebd0061c6a81a5a657aeb312e3bf (MD5)
Approved for entry into archive by Diamantino Mayra (mayra.diamantino@ufjf.edu.br) on 2016-07-19T15:49:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 fabioantoniodamascenomarques.pdf: 1072493 bytes, checksum: 5c90ebd0061c6a81a5a657aeb312e3bf (MD5)
Made available in DSpace on 2016-07-19T15:49:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 fabioantoniodamascenomarques.pdf: 1072493 bytes, checksum: 5c90ebd0061c6a81a5a657aeb312e3bf (MD5) Previous issue date: 2016-06-15
Desde o estudo de Robinson, publicado em 1938, em que se utilizou a idade como variável independente, não se conhece outra variável que possa melhorar a predição da freqüência cardíaca máxima (FCMAX). Recentemente, tem se estudado a FC de recuperação (FCREC) após exercício máximo, que tem sido apontada como preditora de mortalidade. Para melhor entender a FCMAX e a FCREC após teste máximo, o presente estudo teve como objetivos: 1)Identificar se a FCMax é influenciada pela variabilidade da freqüência cardíaca (VFC) em repouso, 2) Verificar se a FCREC avaliada por meio de deltas é influenciada pela FCMAX; 3) Sugerir um modelo de avaliação da FCREC relativizado pelos valores de FCMAX. e 4) Propor uma equação que descreva a cinética de recuperação da FCMAX em indivíduos jovens e de meia idade saudáveis. Para alcançar os objetivos propostos, foram realizados dois estudos. Estudo 1 - foram avaliados 63 indivíduos (21 mulheres e 42 homens) de 20 a 30 anos. Foi avaliada a FC e VFC em repouso na posição sentada. Em seguida, os indivíduos realizaram um teste cardiopulmonar máximo em esteira (Protocolo de Bruce). Os indivíduos foram divididos, sexo e pela mediana da FCMAX, em grupo de alta de baixa FCMAX. Os índices de VFC de repouso dos dois grupos foram comparados por teste ―t‖ de Student para grupos independentes (p<0,05). Apenas a banda de baixa freqüência (LF) nas mulheres se mostrou significativamente diferente entre os grupos. Conclui-se que maiores valores de LF nas mulheres em repouso estão associadas à FCMAX mais elevadas. Estudo 2 - foram avaliados 77 indivíduos (24 mulheres e 53 homens) de 18 a 50 anos. Após o teste máximo de Bruce, foi coletada a FC durante 300s após o fim do teste. Foi feita correlação da FCREC em valores absolutos, deltas e percentuais nos tempos 10, 20, 30, 40, 50, 60, 120, 180, 240 e 300 s com a FCMAX atingida no teste. O grupo também foi dividido em grupo e alta e baixa FCMAX pelo valor da mediana do grupo total. As diferenças entre as médias dos grupos foram testadas pelo teste ―t‖ de Student para grupos independentes (p<0,05). Observou-se que os valores absolutos de FCREC se correlacionam com a FCMAX, não sendo assim a melhor estratégia para classificação dessa recuperação. Os deltas de FCREC, na fase rápida (10 a 60 s), não mostraram correlação com a FCMAX. Já, na fase lenta (60 a 300 s), foi evidenciada correlação com a FCMAX. A utilização de valores percentuais da FCMAX se mostrou a única 9 estratégia em que em nenhum momento da FCREC apresentou correlação com a FCMAX. Construíram-se equações de regressão, uma para cada fase da FCREC, para indicar os valores médios de recuperação.
Since Robinson's study, published in 1938, which used age as an independent variable, do not know any other variable that can improve the prediction of maximal heart rate (HRMAX). Recently it has been studied HR recovery (HRR) after maximal exercise, which has been identified as a predictor of mortality. To better understand HRMAX and HRR after maximal test, this study aimed to: 1) Identify if the maximum heart rate is influenced by heart rate variability (HRV) at rest 2) Suggest an assessment model FCREC relativized by the values of HRMAX 3) Test the strategy of the calculation of deltas for the times of 10, 20, 30, 40, 50, 60, 120, 180, 240 and 300 s of recovery, and 4) Propose a strategy for calculating the FCREC by the percentage of recovery, as well as create an equation for predicting% FCREC. To achieve the proposed objectives, two studies were performed. Study 1 - 63 subjects were evaluated (21 women and 42 men) from 20 to 30 years. We evaluated the HR and your variability (HRV) at rest in a sitting position. Then, subjects performed a maximal cardiopulmonary exercise testing on treadmill (Bruce Protocol). The subjects were divided by gender and the median of HRMAX in group high low HRMAX. The indices of (HRV) at rest in both groups were compared by ―t‖ test of Student for independent groups (p <0.05). Only the low frequency band (LF) was significantly different between groups. We conclude that higher values of LF at rest are associated with higher HRMAX. Study 2 - 77 individuals were assessed (24 women and 53 men) from 18 to 50 years. After Bruce protocol, FC was collected for 300s after the test. Correlation of the FCREC in absolute values, deltas and percentages at 10, 20, 30, 40, 50, 60, 120, 180, 240 and 300 s with the HRMAX reached in the test. The group was also divided into groups and high and low HRMAX the median value of total group. The differences between group means were tested by ―t’ test for independent groups (p <0.05). It was observed that the absolute values of FCREC are correlated with HRMAX and thus not the best strategy for classification of that recovery. The deltas of FCREC, the fast phase (10-60 s) showed no correlation with the HRMAX. Already, in the slow phase (60 to 300 s) there was significant correlation with the HRMAX. The use of percentages of HRMAX proved to be the only strategy that at no time was correlated with the HRMAX. We constructed regression equations, one for each phase of the FCREC, to indicate the average values of recovery.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fernandes, Junior Carlos Coutinho. "Integração energética da etapa de extração de óleo de soja, utilizando a análise Pinch." Universidade Estadual do Oeste do Parana, 2009. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1889.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2017-07-10T18:08:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carlos Coutinho Fernandes Junior.pdf: 1216021 bytes, checksum: 140e087a28751c7c2ea0079d79d89a2d (MD5) Previous issue date: 2009-10-13
In the process of soy oil the consumption of energy is extremely high, which is always important to create new alternatives to energetic consumption reduction. This paper is carried on a case study of energetic integration in a soy oil factory operating with an average production of 15.000 tons/month. At first, the rate of flow, the input and output temperatures and the calorific capacity of all currents in the extraction phase were evaluated. After this assessment, based on the thermal potential change, four currents were selected, two denominated hot currents and two denominated cold currents. The first hot current (Q1) consists of a crude oil current from the post-separation phase of the solvent hexane with the input temperature of 110 ºC and output temperature of 80ºC. The second hot current (Q2) consists of a water current coming out of a boiler with an input temperature of 90 ºC and goes to the effluent treatment station having to be cooled to 55 ºC. These two currents have a thermal potential change of 262,8 kW/h. The third current denominated cold current F1, consists of a water current that comes from the decanter with a input temperature of 40 ºC and enters in the heater to reach an output temperature of 90 ºC, where the residual hexane is evaporated. The fourth current, denominated cold current F2, is a mixture of 70% of oil and 30% of hexane with an input temperature of 60 ºC and output temperature of 90 ºC. These two currents have a thermal necessity of 330 kW, for their heating. The synthesis methodology adopted for the heat exchangers network synthesis, due to the easiness in application and interaction with the user, was the Pinch Analysis. In the synthesis procedure, the Problem Table was developed and the Pinch Point was identified and the goals for the consumption of utilities were obtained for the maximum energy recovery. The problem was divided into two regions, below and above the Pinch Point. After the synthesis and optimization, the total cost for the network was calculated and all thermal exchange occurs above the Pinch Point . The proposed network consists of two heat exchangers and two boilers, so that a exchanger performs the thermal change between the Q1 (crude oil) and Q2 (miscela) currents. The second exchanger performs the change between Q2 (the water in the boiler exit) and F1 (water in the decanter exit) currents. The additional heating for the cold currents to reach final temperatures is provided by the boilers that are already being used in the factory. The economy generated by the reduction in the consumption of utilities was of R$ 91,000.00/year, meaning a reduction of steam consumption of 79,6% and a reduction of 5,3% in the global consumption of the plant steam. The investment needed for the two proposed heat exchangers in the network, is R$ 16.540,00. Evaluating the year total cost, that includes the annual capital cost of the exchangers, an annual reduction of R$ 114.445,00 for R$ 25.800,00 is verified corresponding to 77.5% reduction in the annual total cost after the network synthesis. The return rate for the investment proposed is only 3 months. Therefore, Pinch Analysis is confirmed to be efficient in the energetic integration of processes reaching meaningful economy results in thermal energy, contributing for the industrial processes that are more and more competitive.
No processo de fabricação de óleo de soja, o consumo de energia é extremamente alto, sendo sempre um tema de foco para criar alternativas de redução do consumo energético. Neste trabalho, realizou-se um estudo de caso de integração energética na etapa da extração de uma fábrica de óleo de soja operando com produção média de 15.000 toneladas/mês. Inicialmente avaliou-se as vazões, as temperaturas de entrada e saída e as capacidades caloríficas de todas as correntes da etapa de extração. Após esta avaliação, baseando-se no potencial de troca térmica, foram selecionadas quatro correntes, sendo duas delas denominadas de correntes quentes e outras duas denominadas de correntes frias. A primeira corrente quente (Q1), consiste em uma corrente de óleo bruto oriunda da etapa pós-separação do solvente hexano, com temperatura de entrada de 110 ºC e temperatura de saída de 80ºC. A segunda corrente quente (Q2), consiste em uma corrente de água que sai de um aquecedor com temperatura de entrada de 90ºC e vai para a estação de tratamento de efluentes, necessitando ser resfriada até 55 ºC. Essas duas correntes quentes têm um potencial de troca térmica de 262,8 kW/h. A terceira corrente, denominada de corrente fria F1, consiste em uma corrente de água que sai do decantador a 40 ºC, e entra no aquecedor para atingir a temperatura de saída de 90 ºC, onde hexano residual é evaporado. A quarta corrente, denominada de corrente fria F2, consiste em uma mistura de 70% óleo e 30% hexano com temperaturas de entrada de 60 ºC e de saída de 90 ºC. Essas duas correntes (F1 e F2) tem uma necessidade térmica para seu aquecimento de 330 kW. A metodologia de síntese adotada para a síntese da rede de trocadores de calor, devido à facilidade de aplicação e interação com o usuário, foi a Análise Pinch. No procedimento de síntese, inicialmente é construída a tabela do problema onde identificou-se o ponto de estrangulamento energético, ou ponto Pinch, obtendo-se assim as metas de consumo de utilidades para a máxima recuperação de energia. Após esta etapa, o problema foi dividido em duas regiões: abaixo e acima do Pinch, sendo realizada a síntese da rede. No caso estudado, toda a troca térmica ocorre na região acima do Pinch. Assim, após a síntese e otimização da rede, calculou-se o custo total anual. A rede proposta consiste em 2 trocadores de calor e dois aquecedores, sendo que um trocador realiza troca térmica entre a corrente Q1 (óleo bruto) e a corrente F2 (a miscela), e o segundo trocador realiza troca entre a corrente Q2 (água na saída do aquecedor) e a corrente F1 (água na saída do decantador). O aquecimento complementar para as correntes frias atingirem suas temperaturas finais, é provido pelos aquecedores já existentes na linha. A economia gerada pela redução de consumo de utilidades foi de R$ 91.000,00/ano, o que representa uma economia de consumo de vapor de 79,6%, acarretando uma redução de 5,3% do consumo global de vapor da planta. O investimento necessário para os dois trocadores de calor propostos na rede é de R$ 16.540,00, e avaliando-se o custo total anual, verifica-se uma redução de R$ 114.445,00 para R$ 25.800,00, correspondendo a uma redução de 77,5% no custo total anual, após a síntese da rede. A taxa de retorno para o investimento proposto é de apenas 3 meses. Desta forma, confirma-se a eficiência da Análise Pinch na integração energética de processos, atingindo resultados significativos de economia de energia térmica,contribuindo para processos industriais cada vez mais competitivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Tibola, Gabriel. "Sistema eólico de pequeno porte para geração de energia elétrica com rastreamento de máxima potência." Florianópolis, SC, 2009. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92426.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Made available in DSpace on 2012-10-24T08:46:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 265533.pdf: 19206594 bytes, checksum: 8b8c2e889fd616967715aa909d4cb76e (MD5)
A presente pesquisa tem como principais objetivos o estudo e a análise da estrutura eólica de pequeno porte para geração de energia elétrica a fim de se obter um modelo de simulação que possibilite o projeto e dimensionamento de conversores capazes de rastrear a máxima potência e otimizar o sistema. Primeiramente, faz-se uma introdução dos principais conceitos da energia eólica e, em seguida, com o foco nos sistemas eólicos de pequeno porte, realizam-se o equacionamento e a construção do modelo para turbinas de três pás com gerador síncrono a ímã permanente de fluxo axial para carregamento de um banco de baterias. Uma vez concebido o modelo, simula-se o mesmo e com base nos resultados aplica-se um método de rastreamento de máxima potência, que então fará parte do estágio de controle dos conversores de potência aplicados ao sistema. Três conversores básicos são abordados, Boost, SEPIC e Buck, sendo que, para o último, um projeto e implementação prática é realizado para comprovação e conclusões acerca dos modelos e teorias propostas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Casian, Elena. "Recuperação de energia em processos de incineração de resíduos." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12554.

Full text
Abstract:
Mestrado em Sistemas Energéticos Sustentáveis
O presente trabalho analisa a recuperação de energia a partir da incineração de resíduos urbanos (RU) sob as formas de calor e trabalho mecânico, pretendendo ser uma contribuição para a avaliação de desempenho energético de uma instalação de incineração de resíduos urbanos. Para o efeito, foi efetuado o balanço mássico e energético em condições nominais de funcionamento, tendo sido calculados os caudais mássicos de combustível auxiliar, de ar e de produtos de combustão e ainda a potência térmica disponível. Por outro lado estabeleceu-se um modelo termodinâmico do ciclo Rankine em funcionamento numa instalação, com base no aplicativo Cyclepad. A informação de base para a modelização foi obtida por inquérito junto de um operador de incineração de resíduos urbanos e por pesquisa de informação disponível na Web. Os resultados obtidos para o caso de estudo mostram que o balanço mássico e energético pode complementar a análise termodinâmica do ciclo de Rankine, permitindo ambas representar o essencial do processo de incineração de resíduos urbanos sob os pontos de vista técnico e ambiental. A aplicação dos referidos modelos ao caso de estudo, permitiu concluir que a manutenção da incineração de 1100 ton/dia de resíduos urbanos em condições apropriadas ao longo do ano, exige a utilização permanente de combustível auxiliar, em particular quando o teor de humidade dos resíduos é superior a cerca de 30%, para que seja possível assegurar a produção de trabalho mecânico útil (energia elétrica vendida à rede) de cerca de 22 MWe. Contudo a melhoria do poder calorífico do resíduo poderia contribuir para reduzir a referida necessidade de combustível auxiliar. Tendo em conta as atuais circunstâncias do caso de estudo, conclui-se que nas condições operatórias indicadas e em particular tendo em conta o PCI e o teor de humidade dos resíduos, a tecnologia corrente de incineração não deverá permitir atingir os níveis de eficiência que suportem o estatuto de valorização de resíduos R1, acordo com a eficiência de recuperação de energia dada pela fórmula R1. A melhoria da eficiência do processo exige ou uma aplicação útil para o calor residual (aquecimento, secagem, etc.), ou a melhoria do poder calorífico (redução do teor de humidade, através de uso de CDR, etc.) ou a melhoria da tecnologia de recuperação de energia (extração e reaquecimento do vapor durante a expansão, aumento da pressão de operação da caldeira, etc.
In this dissertation it is analyzed the energy recovery from a municipal waste incineration plant as of heat and mechanical work in order to contribute to the evaluation of the energy performance of a waste incineration plant. For this purpose it was made the mass and energy balances at the nominal operating condition and it was calculated mass flow rates of air and combustion products and also the thermal power. Moreover it was established a Rankine cycle thermodynamic model of the system based on the simulation Cyclepad application. The basic information for modeling was got from a query to the staff of waste incineration plant. From the case study, it can be concluded that the incineration of 1100ton/day of municipal waste, under appropriate conditions, needs permanent use of auxiliary fuel, especially when the waste moisture content exceeds 30%, in order to assure useful electric power of 22 MWe. However the increase of the waste heating value could reduce the needs of auxiliary fuel. Taking into account the present conditions of case study, it can be concluded that it is not possible to the incineration plant achieve the recovery efficiency level that supports incineration status as a recovery operation R1. In order to improve the energy efficiency R1 of the municipal waste incineration process, it is mandatory the use of the residual heat for any useful propose (heating, drying, etc.) or the improvement of the heating value (moisture reduction content, RDF, etc.) or improvement of the technology (steam extraction and reheating, increase of the boiler pressure, etc.),
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Voltatoni, Thiago. "Emprego de ciclodextrinas para a recuperação avançada de petróleo." reponame:Repositório Institucional da UFABC, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Paschoalin, Thiago Campos. "Reconstrução de energia em calorímetros operando em alta luminosidade usando estimadores de máxima verossimilhança." Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2016. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3198.

Full text
Abstract:
Submitted by isabela.moljf@hotmail.com (isabela.moljf@hotmail.com) on 2016-08-12T11:54:08Z No. of bitstreams: 1 thiagocampospaschoalin.pdf: 3743029 bytes, checksum: f4b20678855edee77ec6c63903785d60 (MD5)
Rejected by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br), reason: Isabela, verifique que no resumo há algumas palavras unidas. on 2016-08-15T13:06:32Z (GMT)
Submitted by isabela.moljf@hotmail.com (isabela.moljf@hotmail.com) on 2016-08-15T13:57:16Z No. of bitstreams: 1 thiagocampospaschoalin.pdf: 3743029 bytes, checksum: f4b20678855edee77ec6c63903785d60 (MD5)
Rejected by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br), reason: separar palavras no resumo e palavras-chave on 2016-08-16T11:34:37Z (GMT)
Submitted by isabela.moljf@hotmail.com (isabela.moljf@hotmail.com) on 2016-12-19T13:07:02Z No. of bitstreams: 1 thiagocampospaschoalin.pdf: 3743029 bytes, checksum: f4b20678855edee77ec6c63903785d60 (MD5)
Rejected by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br), reason: Consertar palavras unidas no resumo on 2017-02-03T12:27:10Z (GMT)
Submitted by isabela.moljf@hotmail.com (isabela.moljf@hotmail.com) on 2017-02-03T12:51:52Z No. of bitstreams: 1 thiagocampospaschoalin.pdf: 3743029 bytes, checksum: f4b20678855edee77ec6c63903785d60 (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2017-02-03T12:54:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 thiagocampospaschoalin.pdf: 3743029 bytes, checksum: f4b20678855edee77ec6c63903785d60 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-03T12:54:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 thiagocampospaschoalin.pdf: 3743029 bytes, checksum: f4b20678855edee77ec6c63903785d60 (MD5) Previous issue date: 2016-03-15
Esta dissertação apresenta técnicas de processamento de sinais a fim de realizar a Estimação da energia, utilizando calorimetria de altas energias. O CERN, um dos mais importantes centros de pesquisa de física de partículas, possui o acelerador de partículas LHC, onde está inserido o ATLAS. O TileCal, importante calorímetro integrante do ATLAS, possui diversos canais de leitura, operando com altas taxas de eventos. A reconstrução da energia das partículas que interagem com este calorímetro é realizada através da estimação da amplitude do sinal gerado nos canais do mesmo. Por este motivo, a modelagem correta do ruído é importante para se desenvolver técnicas de estimação eficientes. Com o aumento da luminosidade (número de partículas que incidem no detector por unidade de tempo) no TileCal, altera-se o modelo do ruído, o que faz com que as técnicas de estimação utilizadas anteriormente apresentem uma queda de desempenho. Com a modelagem deste novo ruído como sendo uma Distribuição Lognormal, torna possível o desenvolvimento de uma nova técnica de estimação utilizando Estimadores de Máxima Verossimilhança (do inglês Maximum Likelihood Estimator MLE), aprimorando a estimação dos parâmetros e levando à uma reconstrução da energia do sinal de forma mais correta. Uma nova forma de análise da qualidade da estimação é também apresentada, se mostrando bastante eficiente e útil em ambientes de alta luminosidade. A comparação entre o método utilizado pelo CERN e o novo método desenvolvido mostrou que a solução proposta é superior em desempenho, sendo adequado o seu uso no novo cenário de alta luminosidade no qual o TileCal estará sujeito a partir de 2018.
This paper presents signal processing techniques that performs signal detection and energy estimation using calorimetry high energies. The CERN, one of the most important physics particles research center, has the LHC, that contains the ATLAS. The TileCal, important device of the ATLAS calorimeter, is the component that involves a lot of parallel channels working, involving high event rates. The reconstruction of the signal energy that interact with this calorimeter is performed through estimation of the amplitude of signal generated by this calorimter. So, accurate noise modeling is important to develop efficient estimation techniques. With high brightness in TileCal, the noise model modifies, which leads a performance drop of estimation techniques used previously. Modelling this new noise as a lognormal distribution allows the development of a new estimation technique using the MLE (Maximum Like lihood Estimation), improving parameter sestimation and leading to a more accurately reconstruction of the signal energy. A new method to analise the estimation quality is presented, wich is very effective and useful in high brightness enviroment conditions. The comparison between the method used by CERN and the new method developed revealed that the proposed solution is superior and is suitable to use in this kind of ambient that TileCal will be working from 2018.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Prieb, César Wilhelm Massen. "Determinação da eficiência de seguimento de máxima potência de inversorespara sistemas fotovoltaicos conectados à rede de distribuição." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2012. http://hdl.handle.net/10183/55460.

Full text
Abstract:
A energia solar fotovoltaica é a forma de produção de eletricidade que mais cresce no mundo. A potência instalada mundial, até o ano de 2010, era de cerca de 40 GWP e a previsão é de que, somente em 2011, este cifra seja aumentada em mais 24 GWP. O inversor é o elemento central dos sistemas fotovoltaicos. Além de executar a conversão da energia elétrica em corrente contínua para corrente alternada, ele também é responsável pelo gerenciamento da energia entregue à rede e pelo seguimento do ponto de máxima potência. O seguimento do ponto de máxima potência (MPPT) é um processo de controle no qual o inversor procura manter o gerador fotovoltaico operando em uma região da sua curva característica na qual o produto corrente × tensão tenha o seu valor máximo, de forma a otimizar a extração de potência do gerador fotovoltaico. A eficiência de MPPT é um número que indica o grau de precisão, tanto em termos de rapidez como de magnitude, com que o seguidor do ponto de máxima potência atinge o seu objetivo. Assim podem ser definidas duas eficiências de MPPT: a eficiência estática, associada a situações em que a irradiância solar permanece constante durante o intervalo considerado, e a eficiência dinâmica de MPPT, que considera os momentos de variação na intensidade da irradiância, resultantes, por exemplo, da passagem de nuvens. As eficiências de MPPT (especialmente a dinâmica) são de difícil determinação, porém a tarefa fica muito facilitada com a utilização de um simulador de arranjos fotovoltaicos. A norma européia EN 50530:2010 Overall Efficiency of Photovoltaic Inverters propôs uma metodologia para a determinação da eficiência dinâmica de MPPT utilizando perfis variáveis de irradiância a serem programados no simulador de arranjos fotovoltaicos. O objetivo central da tese é fazer uma análise experimental da eficiência dinâmica do seguimento de máxima potência de inversores conectados à rede através da comparação dos resultados de eficiência obtidos seguindo a metodologia definida na norma citada com resultados obtidos a partir de medições em tempo real ao longo de um dia, verificando a adequação da norma às situações de campo. Para a obtenção dos dados de entrada do simulador foram medidas, por diversos dias, a irradiância e temperatura de uma célula de referência. Os inversores foram conectados à saída do simulador de arranjos fotovoltaicos e foram reproduzidas as condições de irradiância e temperatura de três dias selecionados em função do grau de nebulosidade, com comportamento dinâmico semelhante aos perfis de irradiância da norma. Os resultados foram, na maioria dos casos, discordantes. Uma análise dos resultados parciais de eficiência dinâmica indicou como causa desta discrepância a dependência que a eficiência dinâmica de MPPT tem com a taxa de variação da irradiância. Conclui-se que, embora as seqüências de irradiância propostas pela norma constituam uma eficiente ferramenta para o diagnóstico de eventuais deficiências no comportamento do seguidor de máxima potência de inversores, a média dos valores de eficiência de MPPT calculados a partir delas não pode, em princípio, ser considerada como representativa de valores diários.
Photovoltaic solar energy is the fastest growing electricity source in the world. The worldwide capacity until 2010 was about 40 GWP and, by the end of 2011, this figure will be increased by another 24 GWP. The inverter is the pivotal element of PV systems. In addition to performing the conversion of electrical energy from direct current to alternating current, the inverter is also responsible for the management of the energy delivered to the grid and for performing the maximum power point tracking. The maximum power point tracking (MPPT) is a control process by which the inverter tries to keep the PV generator operating in a region of its characteristic curve where the product current × voltage reaches its maximum value. The MPPT efficiency is a figure that indicates the degree of precision, both in terms of speed and magnitude, that the MPPT reaches its goal. Thus, two MPPT efficiencies can be defined: the static efficiency, associated to situations in which the solar irradiance does not vary during the considered interval, and also the dynamic MPPT efficiency, which considers the variation of the irradiance intensity as a result, for example, of the passage of clouds. MPPT efficiencies (especially the dynamic) are hard to determine, but the task becomes much easier with the use of a photovoltaic array simulator. The European standard EN 50530:2010 Overall Efficiency of Photovoltaic Inverters proposes a methodology for determining the dynamic efficiency of MPPT using variable irradiance profiles to be programmed into the photovoltaic array simulator. The main objective of this thesis is to make an experimental analysis of the dynamic MPPT efficiency of grid connected inverters by comparing the efficiency results obtained by following the methodology defined in the referred standard with results obtained from real time measurements in the course of a day, checking the adequacy of the standard when applied to field situations. In order to obtain the input data for the simulator, the irradiance and temperature of a reference cell were measured for several days. The inverters were connected to the output of the array simulator, which reproduced the conditions of irradiance and temperature for three days selected according to the degree of cloudiness, having a dynamic behavior similar to the standard irradiance profiles. The results, in most cases, disagree. An analysis of partial results of dynamic efficiency indicated the dependence of the dynamic MPPT efficiency to the rate of irradiance change as the cause of this discrepancy. As a conclusion, it can be stated that, although the sequences of irradiance proposed by the standard are an efficient tool for the diagnosis of deficiencies in the behavior of the MPP tracker, the average efficiency of MPPT calculated from the sequences cannot, in principle, to be considered as representative of the daily values of dynamic MPPT efficiency.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Carvalho, Edson de Paula. "Uma nova abordagem de rastreamento do ponto de máxima potência em painéis fotovoltaicos." Universidade de Taubaté, 2012. http://www.bdtd.unitau.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=276.

Full text
Abstract:
A energia fotovoltaica oferece conhecidas vantagens, entretanto, ainda deve vencer alguns desafios, principalmente a baixa eficiência de conversão dos painéis fotovoltaicos. Além do desenvolvimento de novos materiais, ainda continua muito importante aumentar a eficiência de conversão através da maximização da entrada de radiação solar e da otimização do ponto de operação do painel fotovoltaico. Este trabalho apresenta uma nova abordagem de rastreamento do ponto de máxima potência, adequada a qualquer configuração de conversores e capaz de seguir as rápidas mudanças de insolação e temperatura. É um método de perturbação e observação que mede apenas a corrente de saída do painel e que mantém a perfeita busca do ponto de máxima potência, mesmo durante as bruscas variações atmosféricas, com o simples emprego de flags. O trabalho apresenta ainda, como objetivo secundário, informações básicas a respeito de sistemas fotovoltaicos: células, painéis, conversores e suas técnicas de controle. O desempenho das simulações utilizando o software Matlab foram muito bons, confirmando a robustez, simplicidade, rápida convergência e facilidade de implementação do algoritmo.
The photovoltaic energy offers known advantages, however, it has yet to overcome some challenges, mainly the low efficiency of conversion of the photovoltaic panels. Besides the development of new materials, it still continues very important to increase the conversion efficiency through the maximization of the input solar radiation and the optimization of the photovoltaic panel operating point. This work presents a new approach for tracking the maximum power point, appropriate for any configuration of converters and capable to follow the fast changes in irradiance and temperature. It is a method of perturbation and observation that measures only the panel output current and that maintains a perfect search of the maximum power point, even during abrupt atmospheric variations, by simply using flags. The work still presents, as secondary objective, basic information regarding photovoltaic systems: cells, panels, converters and their control techniques. The performance of the simulations using the software Matlab proved to be very good, confirming the robustness, simplicity, rapid convergence and ease of implementation of the algorithm.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sosa, Arnao Juan Harold. "Caldeiras aquatubulares de bagaço : estudo do sistema de recuperação de energia." [s.n.], 2007. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/265071.

Full text
Abstract:
Orientador: Silvia Azucena Nebra de Perez
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica
Made available in DSpace on 2018-08-12T18:40:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SosaArnao_JuanHarold_D.pdf: 4617781 bytes, checksum: 0d60bc60f546a91e312ce66083a35ec5 (MD5) Previous issue date: 2007
Resumo: SOSA ARNAO, Juan Harold, Caldeiras Aquatubulares de Bagaço - Estudo do Sistema de Recuperação de Energia, Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas, 2008. 224p. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho termodinâmico da caldeira de bagaço e reduzir o custo do seu sistema de recuperação de energia dos gases de exaustão. Para isso, foi realizada a caracterização do bagaço; após o que se determinou a velocidade terminal e o coeficiente de arrasto. Também, propriedades do bagaço como: o poder calorífico superior, a exergia, a temperatura de início de pico ou step, e a temperatura de auto-ignição foram determinadas. O desempenho da caldeira foi determinado através da aplicação da Primeira e Segunda Leis da Termodinâmica. Na análise de Primeira Lei, a eficiência da caldeira foi determinada através do método: (i) das Entradas e Saídas e (ii) do Balanço de Energia, ambos calculados na base do poder calorífico inferior (PCI) e superior (PCS). Na análise de segunda lei, o método dos insumos e produtos e do balanço de exergia foram aplicados. Uma metodologia do balanço de exergia, específica para caldeiras de combustível úmido, foi desenvolvida e aplicada neste trabalho. Através destas análises, o desempenho de quatro sistemas de geração de vapor foi estudado. Estes sistemas foram compostos por: (i) gerador de vapor, economizador de alta temperatura, pré-aquecedor de ar e economizador de baixa temperatura; (ii) gerador de vapor, pré-aquecedor de ar e economizador; (iii) gerador de vapor, pré-aquecedor de ar e secador de bagaço e (iv) gerador de vapor, economizador, pré-aquecedor de ar e secador de bagaço. Os resultados mostraram que o efeito da umidade do bagaço é o fator mais importante no desempenho da caldeira, o qual pode ser melhorado com a inserção de secadores. Além disso, o sistema de geração de vapor, composto pelo: gerador de vapor, economizador, pré-aquecedor de ar e secador de bagaço apresentou o melhor desempenho termodinâmico e também, o menor custo do sistema de recuperação de energia dos gases de exaustão.
Abstract SOSA ARNAO, Juan Harold, Aquatubular boilers fueled by bagasse - Study of Energy Recovery System, Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas, 2008. 224 p. The objective of this work was to evaluate the bagasse boiler thermodynamic performance and reduce the cost of its waste gases energy recovery system. For that, the bagasse characterization was realized; from which, the free-settling velocity and drag coefficient were determined. Also, the bagasse properties, such as, the higher heating value, the exergy, the step or peak initial temperature and ignition spontaneous temperature were determined. The bagasse boiler performance was determined through the application of Thermodynamic First and Second Law. In the first law analysis, the boiler efficiency was determined through (i) Input/Output and (ii) Energy Balance Method, which were calculated based on higher heating value (HHV) and lower heating value (LHV). In the second law analysis, the product/fuel and exergy balance methods were applied. A methodology of exergy balance, specific for wet fuels, was developed and applied in this work. Through these analyses the performance of four steam generation systems was studied. These systems were composed by: (i) steam generator, high temperature economizer, air heater and low temperature economizer; (ii) steam generator, air heater and economizer; (iii) steam generator, air heater and bagasse dryer and (iv) steam generator, economizer, air heater and bagasse dryer. The results showed that the bagasse moisture content effect is the most important factor in boiler performance, which can be improved with the inclusion of bagasse dryers. Besides, the steam generation system composed by: steam generator, economizer, air heater and bagasse dryer presented the best thermodynamic performance and also the lowest cost of the waste gases energy recovery system. Key Words Boiler, bagasse, economizer, air heater, dryer, exergy.
Doutorado
Termica e Fluidos
Doutor em Engenharia Mecânica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bortolotti, Luis Marcelo. "Recuperação de imagens médicas por conteúdo considerando regiões definidas pela energia." Universidade de São Paulo, 2004. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-04122014-160036/.

Full text
Abstract:
O grande aumento do volume de informações gerado pelos sistemas de aquisição de imagens em hospitais tem levado ao desenvolvimento de sistemas que permitam a organização e o acesso à informação de forma organizada e rápida. Com o surgimento dos sistemas PACS (Picture Archiving and Communication System) surgiu a possibilidade de armazenar em um só sistema todas as informações dos pacientes. Este projeto implementa, técnicas para a extração de características de imagens para permitir consultas por similaridade. Para uma dada imagem, ela c processada utilizando um subespaço de baixa frequência definido por uma transformada de wavelets. Sobre este subespaço. o método localiza os Minimum Bound Rectangles (MBR) de regiões da imagem por meio dos gráficos de energia. Então a análise de textura é feita sobre essas regiões. Esses dados são utilizados na construção dos vetores de características da imagem para permitir a realização de consultas baseadas em conteúdo.
The continuous increasing in the amount of information generated by the imaging devices in hospitais and medicai centers has motivated the developrnent of applications to organize, store and distribute the information acquired. The developrnent of PACS (Picture Archiving and Communication Systems) attended such demand. PACS allow to store ali the data from the patients in a single environment, letting the physicians to promptly have such information, besides to transmit and share the images and data to other centers. This project implements techniques for image feature extraction to support the processing of similarity queries. For a given image, it is processed using a low frequency subspace defined by a wavelet transform. Over this subspace, the technique locates regions in the image using the Energy plots. Tinis, the Minimuni Bound Rectangles (MBR) of such image regions aro defined. After that, a texture analysis is made on these regions, employing co-occurrences matrixes. This will lead to the construction of the images\' feature vectors to allow content-based image queries.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Máxima recuperação de energia"

1

Hafemeister, Augusto, João Batista Dias, and Leonel Augusto Calliari Poltosi. "APLICAÇÃO DO ALGORITMO DE RASTREAMENTO DO PONTO DE MÁXIMA POTÊNCIA (MPPT) EM MÓDULOS FOTOVOLTAICOS." In Energia solar e eólica, 165–80. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.66719220111.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Brito, Marco Antonio Rodrigues de, and Marcus Costa de Araújo. "AVALIAÇÃO DO USO DE MÓDULOS TERMOELÉTRICOS COMO DISPOSITIVO DE RECUPERAÇÃO DE ENERGIA TÉRMICA EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA." In As Engenharias e seu Papel no Desenvolvimento Autossustentado, 124–40. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.46620300611.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

de Andrade, Fernando Oliveira. "SIMULAÇÃO DE GRANDES ESCALAS DO ESCOAMENTO TURBULENTO EM UMA ESTRUTURA DE PASSAGEM DE PEIXES DO TIPO RANHURA VERTICAL." In Aplicações Avançadas de Simulação Computacional, 108–25. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060408.

Full text
Abstract:
Neste trabalho o método de simulação de grandes escalas (LES) é utilizado para simulação numérica do escoamento turbulento em uma estrutura de passagem de peixes (EPP) do tipo ranhura vertical. A configuração geométrica simulada consiste em um modelo reduzido na escala 1:7,5 de uma escada de peixes contendo 11 tanques em sequência, dispostos na declividade de 6% e 12%. Cada tanque possui 0,50 m de comprimento e 0,40 m de largura, operando com uma profundidade média de 0,20 m e a uma vazão constante de 0,015 m3 /s. O domínio computacional utilizado nas simulações inclui os dois primeiros tanques do EPP. Os resultados calculados são apresentados em termos das distribuições da magnitude da velocidade média, da energia cinética turbulenta e da componente transversal da tensão de cisalhamento de Reynolds para um plano localizado a meia profundidade do escoamento. Os diâmetros característicos dos vórtices nos tanques também são identificados. Uma comparação entre o campo de velocidade média simulado e medição experimental é realizada de maneira qualitativa. A velocidade média do escoamento é comparada com a velocidade máxima de nado da espécie salmonídea. Os resultados mostram grande potencial das simulações de grandes escalas para simular o escoamento turbulento em estruturas de passagem de peixes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Brandão, André Schramm, Paulo Henrique Holanda Pascoal, Ênio Pontes de Deus, and Francisco Altanízio Batista de Castro Júnior. "ESTUDO DE CASO DA RECUPERAÇÃO DA ENERGIA HIDRÁULICA INERENTE A OPERAÇÃO DA MACRO DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA." In Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental 3, 154–59. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.22720220714.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Langer, Igor José, and Luis Eduardo Palomino Bolivar. "DETERMINAÇÃO DO DESEMPENHO DO SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA UTILIZANDO BOMBA DE ÁGUA COM ENERGIA MOLECULAR E TUBOS DE BOROSSILICATO." In As Engenharias frente a Sociedade, a Economia e o Meio Ambiente, 41–46. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2901925064.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Máxima recuperação de energia"

1

Kappes, Horst, Daniel Michels, André Cabral de Oliveira, Mário Fernando Gomes de Almeida Cunha, Lucas Monteiro da Silva, and Márcio Mendes Dumont Ferreira. "GRANULAÇÃO DE ESCÓRIA A SECO COM RECUPERAÇÃO DE ENERGIA." In 44º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-primas, 15º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro e 2º Simpósio Brasileiro de Aglomeração de Minério de Ferro. São Paulo: Editora Blucher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/2594-357x-25650.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Candido, Alison, Samuel Morais, Bruno Nobre, Isabel Santos, and Alexandre Serres. "Dispositivo de Recuperação de Energia Eletromagnética a 2,45 GHz." In XXXVII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais. Sociedade Brasileira de Telecomunicações, 2019. http://dx.doi.org/10.14209/sbrt.2019.1570559089.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Kevin Flores, Thommas, Pedro H. M. de Andrade, Isaac Medeiros, Juan M. M. Villanueva, and Igleyce K. A. da Silva. "Análise da Influência da Temperatura para Previsão de Potência Máxima em Subestações Utilizando Redes Neurais." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2357.

Full text
Abstract:
Os estudos de previsão de demanda têm grande importância para empresas do ramo de energia elétrica, pois existe a necessidade de alocação de recursos com antecedência, exigindo um planejamento a curto, médio e longo prazo. Tais recursos incluem a compra de equipamentos, aquisição e construção de linhas de transmissão, manutenções preventivas e comércio de energia. Diante disso, foi desenvolvida uma ferramenta computacional de apoio aos especialistas da área de planejamento estratégico em sistemas de distribuição elétrica, utilizando redes neurais artificiais para previsão de demanda, e incluindo a temperatura como fator externo. Na metodologia proposta, foi implementado um sistema de previsão a curto prazo para a subestação de uma cidade da Paraíba, utilizando técnicas computacionais de inteligência artificial baseadas em redes neurais artificiais (RNA), com auxílio do software MATLAB R. Para isso, foram utilizados dados de potência ativa, fornecidos pela concessionária de energia, e o histórico dos valores de temperatura locais foram obtidos via site do INMET, para o ano de 2008. A janela de previsão utilizada foi de 12 valores atrasados para fornecer um horizonte de 4 dias. Finalmente, a acurácia das redes obtidas via treinamento foi medida considerando o MAPE e erro relativo percentual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

L. A. Melo, Cleberson, Marcos G. L. Moura, Milena F. Pinto, Alessandro R. L. Zachi, Aurélio G. Melo, and Camile A. Moraes. "Controle de Um painel Solar Para Rastreamento de Orientações de Máxima Geração de Potência." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1094.

Full text
Abstract:
Este trabalho descreve o protótipo de um sistema de supervisão e de controle eletrônico para orientação de um painel solar de bancada. O controle de rastreamento solar e uma estratéegia que permite que um painel fotovoltaico tenha maior eficiência na captação de energia durante o dia. A função do controle é orientar e/ou posicionar o painel nas direções de maior intensidade luminosa ao longo do dia. O prototipo do rastreador desenvolvido tem como cerneum circuito eletrônico baseado em um microcontrolador comercial modelo Tennsy 3:0, dentro do qual se encontra embarcado o algoritmo de controle. Além do controlador, desenvolveu-se um software supervisório para monitorar em tempo real do estado das celulas solares. O software foi desenvolvido na plataforma open source Processing que e baseado em Java. Este supervisório mostra a angulação da placa solar e valores de luminosidade e potência adquirida. Resultados de simulações são apresentados para mostrar que a quantidade de energia gerada pode chegar a 37%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rafael Marin Valverde and Faiçal Massad. "Envoltória máxima de resistência lateral em estacas através do ensaio de carregamento dinâmico com energia crescente." In XVIII Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica. São Paulo, SP, Brasil: Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica - ABMS, 2016. http://dx.doi.org/10.20906/cps/cb-01-0184.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Kae Augusto, Julio A. D. Massignan, Rosvando Marques Gonzaga Junior, and João B. A. London Jr. "ESTUDO DE MÁXIMA PENETRAÇÃO DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS EM UM ALIMENTADOR PRIMÁRIO DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA." In XXII Congresso Brasileiro de Automática. Joao Pessoa, Paraíba, Brasil: SBA Sociedade Brasileira de Automática, 2018. http://dx.doi.org/10.20906/cps/cba2018-0797.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Macedo de Souza, Ricardo, Thiago Americano do Brasil, and João Amin Moor Neto. "Proposta de modelagem e controle de carga eletrônica trifásica com função de recuperação de energia à rede." In ANAIS DA XIV CONFERêNCIA BRASILEIRA SOBRE QUALIDADE DA ENERGIA ELéTRICA. Galoa, 2021. http://dx.doi.org/10.17648/cbqee-2021-130528.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

S.G. Pinto, Vinnicius, Julia O. Botelho, Thiago A. do Brasil, João A. Moor, and Mauro S. Reis. "Implementação e avaliação de desempenho de controladores MPPT convencionais e fuzzy para sistemas fotovoltaicos." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2273.

Full text
Abstract:
A geração de energia a partir de arranjos fotovoltaicos é condicionada às condições ambientais em que esses estão presentes. A taxa de produção de energia, portanto, pode apresentar grandes variações dependendo da região onde se encontram as instalações. Tem-se discutido atualmente o conceito de smart inverter como uma alternativa ao controle convencional dos conversores conectados à rede de distribuição, comumente empregados nas mini e microunidades geradoras de energia solar fotovoltaica. Do ponto de vista da penetração da energia solar na rede de distribuição, os smart inverters geralmente dispõem de algoritmos de MPPT (Maximum Power Point Tracking), cuja função é fornecer sempre a máxima potência disponível nos arranjos fotovoltaicos. Portanto, este trabalho apresenta uma comparação entre os métodos de MPPT mais descritos na literatura, propondo ao final uma alternativa a partir do uso de Fuzzy Sets.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

M. A. Luz, Caio, Fernando Lessa Tofoli, and Enio Roberto Ribeiro. "Técnica híbrida de rastreamento do ponto máxima potência global de sistemas fotovoltaicos." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1302.

Full text
Abstract:
O sombreamento parcial representa um problema para a operação correta dos sistemas fotovoltaicos (PV). Como resultado dessa condição, células ou módulos absorvem a energia gerada pelas células não sombreadas. Para superar esse inconveniente, diodos de desvio ou bypass geralmente são conectados em paralelo às células ou módulos. No entanto, a ocorrência de múltiplos picos na curva de potência versus tensão (P-V) é observada e as técnicas convencionais de rastreamento de ponto máximo de potência (maximum power point tracking - MPPT) podem não conseguir encontrar o ponto de potência máxima global (global maximum power point tracking – GMPPT). Neste contexto, este trabalho apresenta uma solução híbrida baseada na combinação das técnicas de otimização da seção áurea (golden section optimization – GSO) e perturba e observa (P&O) para sistemas PV. Resultados da simulação são apresentados e discutidos detalhadamente considerando vários padrões de sombreamento para validar as considerações teóricos e avaliar a abordagem proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Chinato, Acácio, Ricardo Garcia, Joel Da Silva, Eduardo Carvalho, Marcelo De Lima, João Vitor De Lima, and Samuel Ferrigo. "Análise do funcionamento de dispositivos LoRa e LoraWAN na cidade de Caxias do Sul/RS." In Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/eradrs.2020.10745.

Full text
Abstract:
O LoRa é uma das tecnologias que oferece comunicação a longas distâncias com baixo consumo de energia para dispositivos IoT. Neste trabalho foram testados o alcance da transmissão e sua integração com a rede LoraWAN existente na cidade de Caxias do Sul/RS. Como resultados obtidos, chegou-se à distância máxima de 240 metros e foi possível conectar-se à rede LoraWAN somente através de um gateway alternativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography