To see the other types of publications on this topic, follow the link: Máximo voluntário.

Journal articles on the topic 'Máximo voluntário'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Máximo voluntário.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Silva, Vinicius Alexandre Alves da, Paulo Henrique Altran Veiga, Gabriel Michiles de Assunção Santos, et al. "Comparação da força dos músculos isquiotibiais antes e após o alongamento e crioterapia." Research, Society and Development 10, no. 5 (2021): e22410515043. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.15043.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo identificar os efeitos imediatos provocados pela técnica de alongamento e da crioterapia na força dos músculos isquiotibiais. Trata-se de um estudo de caráter transversal com ensaio clínico randomizado. Participaram do estudo 26 indivíduos, divididos em dois grupos, o primeiro de alongamento estático (n=12) e segundo de crioterapia (n=14), todos voluntários foram avaliados previamente através do dinamômetro manual isométrico Hand-Held Dynamometry (HHD). Cada voluntário realizou três contrações, obtendo uma média geral dessas contrações, em seguida os voluntá
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silvério-Lopes, Sandra, and Maria Paula Gonçalves da Mota. "EFEITO DA ACUPUNTURA NA RESISTÊNCIA FÍSICA APÓS EXERCÍCIOS REPETITIVOS DE TORNOZELO - ESTUDO EXPERIMENTAL." Revista Brasileira de Ciência e Movimento 26, no. 1 (2018): 13. http://dx.doi.org/10.31501/rbcm.v26i1.7148.

Full text
Abstract:
O movimento de plantiflexão e dorsiflexão do tornozelo tem uma importância funcional na sustentação da postura bípede e no caminhar, assumindo relevância em atividades diárias e no contexto desportivo. A ACP tem sido estudada como possível recurso coadjuvante às técnicas convencionais de recuperação a cargas de treinamento. O objetivo foi avaliar a influência da intervenção aguda por ACP na resistência física em sujeitos submetidos a exercício repetitivo de plantiflexão e dorsiflexão de tornozelo. O estudo foi do tipo ensaio clínico-experimental cego por parte do voluntário e avaliador com ava
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rodrigues, Hanna Monise Soares, Herycle Victor Nunes Silveira, Natallia Moreira Lopes Leão, et al. "Fatores que levem o doador voluntário de sangue a realizar a doação." Research, Society and Development 11, no. 14 (2022): e296111436212. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i14.36212.

Full text
Abstract:
A hemoterapia é uma forma de tratamento para várias patologias ou para vítimas de trauma. Mesmo com a evolução da ciência e da tecnologia, não há nada que possa substituir o tecido sanguíneo. Para manter o padrão de qualidade do sangue doado, é necessário evitar ao máximo que as doações sejam penas quando alguém da família precisa. Sendo essa uma responsabilidade não só dos serviços de hemoterapia, como também do governo e da própria sociedade de maneira geral. O presente estudo teve como objetivo analisar os fatores que levam o indivíduo que é doador voluntário de sangue a realizar a doação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cunha, Maria Gabriela Bernardo da, Gustavo Haruo Passerotti, Raimar Weber, and Bruno Zilberstein. "Caracterização da voz do indivíduo portador de obesidade mórbida." ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo) 22, no. 2 (2009): 76–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-67202009000200003.

Full text
Abstract:
RACIONAL: A obesidade é doença crônica e grave com crescimento alarmante em todo o mundo e de interesse na saúde pública. Existe alteração no comportamento vocal destes pacientes e ele é pouco estudado. OBJETIVO: Caracterizar prospectivamente a voz de indivíduos portadores de obesidade mórbida comparando-a com a de não obesos. MÉTODOS: Estudo prospectivo de 45 indivíduos adultos voluntários, 14 homens e 31 mulheres com idade média de 43 anos variando de 20 a 63 anos. Todos apresentavam IMC acima de 35 Kg/m2 constituindo o grupo em estudo (GO) Para cada indivíduo do GO foi selecionado também um
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sapata, Katiuce Borges, Ana Paula Trussardi Fayh, and Alvaro Reischak de Oliveira. "Efeitos do consumo prévio de carboidratos sobre a resposta glicêmica e desempenho." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 12, no. 4 (2006): 189–94. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922006000400005.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO E OBJETIVO: A nutrição é uma importante ferramenta dentro da prática desportiva. Dentre os nutrientes, os carboidratos destacam-se como uma fonte energética importante. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi verificar a influência da resposta glicêmica no desempenho de indivíduos saudáveis, após a ingestão de bebidas com diferentes tipos de carboidratos. MÉTODOS: Foram avaliados 10 voluntários, do sexo masculino, com idade de 23 ± 2,1 anos. Os voluntários preencheram recordatório alimentar de três dias e de atividade física. Foram realizadas avaliações antropométricas e teste de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Shalders, Eduardo, Surama Freitas Zanini, Dyeime Ribeiro de Sousa, et al. "Percentual de suplementação de fonte taninífera na ração concentrada de caprinos jovens sobre o desempenho e carga parasitária." Ciência Rural 44, no. 6 (2014): 1100–1105. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782014000600024.

Full text
Abstract:
O presente estudo buscou determinar o percentual de adição de torta de pimenta rosa (TPR) na dieta de caprinos jovens sobre o desempenho e carga parasitária. Foram utilizados 25 caprinos jovens da raça Saanen, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado em grupos de cinco tratamentos e cinco repetições, constituídos por grupos: não suplementados com TPR; suplementados com 15% TPR; suplementados com 30% TPR; suplementado com 45% TPR; e suplementado com 60% TPR. O aumento dos níveis de suplementação de pimenta rosa resultou em efeito quadrático sobre o consumo voluntário de matéria
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Arruda, André Ricardo Césares, Rodrigo César Rosa, Fábio Sisconeto de Freitas, Jorge Alfredo Léo, Antônio Carlos Shimano, and Dernival Bertoncello. "Elaboração de equipamentos para mensuração de força isométrica de punho e antebraço." ConScientiae Saúde 7, no. 1 (2008): 61–68. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v7i1.743.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, foram elaborados dois torquímetros para análise de força isométrica durante as contrações voluntárias máximas de punho e antebraço. Após a confecção dos equipamentos, foram realizados testes piloto com voluntários universitários, sendo registradas as medidas de torques. Houve diferença significativa entre os gêneros, quando se comparou a força desempenhada em posição neutra de punho, sem desvios. No que se refere às medidas de pronação e supinação de antebraço, os homens desempenharam mais força que as mulheres, em todas as posições iniciais de análise. Notaram-se diferenças si
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bringel, Lorena da Mota Lima, José Neuman Miranda Neiva, Vera Lúcia de Araújo, et al. "Consumo, digestibilidade e balanço de nitrogênio em borregos alimentados com torta de dendê em substituição à silagem de capim-elefante." Revista Brasileira de Zootecnia 40, no. 9 (2011): 1975–83. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982011000900019.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o consumo voluntário, a digestibilidade aparente e o balanço de nitrogênio em ovinos alimentados com dietas contendo torta de dendê. A adição da torta de dendê foi avaliada nos níveis 0; 20; 40; 60 e 80% em substituição à silagem de capim-elefante utilizando-se 20 ovinos machos castrados em um delineamento experimental inteiramente casualizado. Em todas as formas como foram expressos, o consumo e a digestibilidade de nutrientes apresentou em geral resposta quadrática aos níveis de torta de dendê utilizados na dieta. A inclusão de torta de d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Boldrini, Fábio Chittero, Alexandre Dias Lopes, and Richard Eloin Liebano. "Efeitos da diatermia por ondas curtas no torque do músculo quadríceps femoral durante a estimulação elétrica neuromuscular e contração voluntária em indivíduos saudáveis." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 19, no. 4 (2013): 247–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922013000400004.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A influência dos efeitos do calor no torque em indivíduos de ambos os gêneros é desconhecida, principalmente quando associado à estimulação elétrica. OBJETIVOS: Analisar o efeito da diatermia por ondas curtas no torque do músculo quadríceps femoral gerado pela contração voluntária e eletricamente induzida em indivíduos assintomáticos de ambos os gêneros e avaliar o desconforto gerado pela corrente elétrica. MÉTODOS: Participaram do estudo 26 voluntários, onde foi avaliada a capacidade de produção de torque em um dinamômetro isocinético através de contrações isométricas voluntárias
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Castro, Adriana Petito de Almeida Silva, and Isabella Perez de Souza Barros. "Avaliação da eficiência energética de uma biblioteca universitária: diagnóstico e propostas de intervenções." REVISTA DELOS 18, no. 64 (2025): e4161. https://doi.org/10.55905/rdelosv18.n64-137.

Full text
Abstract:
A preocupação em relação ao consumo de energia tem sido extremamente enfatizada em diversos países e o setor da construção civil tem evoluído cada vez mais na busca de parâmetros sustentáveis em suas edificações. Uma ferramenta que merece atenção dentro das alternativas que possibilitam a diminuição do consumo de energia é a Etiquetagem de Eficiência Energética de Edificações, desenvolvida por meio da parceria entre a Eletrobrás e o Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro), que apesar do início voluntário, o processo de etiquetagem de edificações apresent
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Alcântara, Beatriz Rodrigues da Cunha, Bruno Borges Garcia, João Pedro Martins Teixeira Lima, et al. "Análise da hipotensão pós-exercício isométrico de preensão palmar em hipertensos." Lecturas: Educación Física y Deportes 29, no. 314 (2024): 113–23. http://dx.doi.org/10.46642/efd.v29i314.7516.

Full text
Abstract:
Introdução: O exercício físico pode promover respostas hipotensoras após uma única sessão. Objetivo: Analisar a hipotensão pós-exercício isométrica de preensão palmar (HPEIPM) em indivíduos hipertensos dois diferentes protocolos de execução. Métodos: Foram incluídos voluntários hipertensos medicados que foram submetidos à dois protocolos de execução de exercício isométrico de preensão palmar (EIPM). O protocolo contínuo (PC) consistiu na realização de quatro séries de 2 minutos de contração isométrica contínua com 30% da contração isométrica voluntária máxima, com dois minutos de intervalo ent
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Beatriz, Ribeiro Dângelo, and Me. Kim Mansur Yano Professor. "FUNÇÃO PULMONAR E FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA EM USUÁRIOS DE NARGUILÉ E DE CIGARRO." Revista Fisio&terapia 26, no. 110 (2022): 10. https://doi.org/10.5281/zenodo.6540290.

Full text
Abstract:
<strong>Introdu&ccedil;&atilde;o:&nbsp;</strong>O tabagismo &eacute; uma das pr&aacute;ticas mais antigas dos seres humanos, e ainda hoje continua sendo um dos assuntos que o sistema de sa&uacute;de mundial tem se proposto a conscientizar a popula&ccedil;&atilde;o sobre os riscos e efeitos delet&eacute;rios. Estes que n&atilde;o se resumem apenas no sistema respirat&oacute;rio, mas o organismo como um todo. Atualmente a pr&aacute;tica do narguil&eacute; vem se popularizando, e com todo esse crescimento muitos questionamentos surgem em rela&ccedil;&atilde;o aos seus malef&iacute;cios, comparado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Feitosa, Taylinne Santana, Nathaly Santiago Silva, and Gerlane Karla Bezerra Oliveira Nascimento. "Variação da atividade elétrica entre o repouso e a máxima contração voluntária dos músculos masseteres em homens adultos." Distúrbios da Comunicação 34, no. 1 (2022): e51813. http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i1e51813.

Full text
Abstract:
Introdução: A eletromiografia de superfície (EMGs) é um exame objetivo, indolor, não invasivo e de fácil aplicação utilizado para avaliar as atividades elétricas de determinado músculo ou grupo muscular durante a máxima contração voluntária, repouso e dinâmica funcional. Objetivo: Comparar a variação do potencial elétrico dos músculos masseteres entre o repouso e máxima contração voluntária em indivíduos com faixas etárias diferentes. Método: A pesquisa foi aprovada em comitê de ética e executada na Clínica Escola do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe obedecendo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Alves e Souza, Júlia, Douglas José Mendonça, Gideon Carvalho de Benedicto, and Francisval de Melo Carvalho. "APPLICATION OF FACTOR ANALYSIS TO IDENTIFY THE MAIN INDICATORS OF ECONOMIC AND FINANCIAL PERFORMANCE IN BANKING FINANCIAL INSTITUTIONS." Revista Catarinense da Ciência Contábil 16, no. 47 (2017): 26–41. http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v16n47p26-41.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo identificar, por meio da análise fatorial, os indicadores econômico-financeiros mais relevantes para a avaliação do desempenho das instituições financeiras bancárias. São englobadas 118 instituições financeiras bancárias com atividades no Brasil, ao longo dos anos de 2011 a 2014. Realiza-se um estudo quantitativo e descritivo. Para a análise dos dados, utiliza-se a técnica estatística de análise fatorial. No processo de aplicação da técnica, verificou-se a adequação geral do modelo e de cada uma das variáveis, de forma a identificar os principais indicadores que d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Oliveira, Mariana Paulino, Hans-Joachim Karl Menzel, Leszek Antoni Szmuchrowski, et al. "Efeito agudo da aplicação de vibração de corpo inteiro na força muscular de membros superiores." Journal of Physical Education 30, no. 1 (2018): 3022. http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v30i1.3022.

Full text
Abstract:
O objetivo desse estudo foi verificar o efeito agudo da aplicação de vibração de corpo inteiro (VCI) sobre o impulso e sobre a força máxima de membros superiores. Vinte voluntários do sexo masculino, treinados, com idade: 23,8 ± 3,3 anos, foram submetidos a 3 sessões (uma sessão de familiarização e duas sessões de intervenção). Em cada uma das sessões de intervenção os voluntários realizaram uma contração voluntária máxima (CVM) de flexores do cotovelo sem aplicação de vibração e duas CVM com adição de vibração. Foram utilizadas 4 frequências de VCI (10, 20, 30 e 40Hz) distribuídas de maneira
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Moraes, Eliane Zenir Corrêa de, Maria Elaine Trevisan, Sérgio de Vasconcellos Baldisserotto, and Luiz Osório Cruz Portela. "Capacidade aeróbica em crianças e adolescentes com asma intermitente e persistente leve no período intercrises." Jornal Brasileiro de Pneumologia 38, no. 4 (2012): 438–44. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132012000400005.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Aferir a capacidade aeróbica de crianças e adolescentes com diagnóstico de asma brônquica intermitente leve ou persistente leve no período intercrises. MÉTODOS: Foram estudadas 33 crianças e adolescentes com diagnóstico clínico recente de asma leve intermitente e asma leve persistente, no período intercrises, e 36 crianças e adolescentes saudáveis. Foram realizadas avaliação clínica, avaliação do nível basal do nível de atividade física, espirometria antes e após o uso de broncodilatador e determinação de ventilação voluntária máxima, consumo máximo de oxigênio, quociente respiratóri
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Portela, Maria Mesquita, Mario Oliveira Lima, Leandro Pinto Silva, Paulo Roxo Barja, Rafael Fernandes Temoteo, and Emilia Angela Lo Schiavo Arisawa. "ANÀLISE BIOMECÂNICA COMPARATIVA DO PADRÃO DE MOVIMENTO ENTRE CORREDORES APÓS DOIS PROTOCOLOCOS DE TREINAMENTO DE ATRATOR." Revista Univap 25, no. 48 (2019): 1. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i48.2196.

Full text
Abstract:
A corrida é composta por quatro fases: reação, aceleração, velocidade máxima e desaceleração. O estudo da biomecânica nos atletas compreende, atualmente, a análise do padrão do movimento, sendo considerada uma técnica de relevância por captar os movimentos do atleta ao longo de todas as fases da corrida pela análise cinemática. Este estudo visou avaliar a eficácia da aplicação de dois protocolos de treinamento de trator para correção do padrão de movimento em corredores, utilizando a análise biomecânica. A amostra foi constituída por 21 corredores profissionais divididos em três grupos: G1- Co
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Brunetto, Daniela, Jerri Luiz Ribeiro, and Ana Paula Trussardi Fayh. "Efeitos do consumo agudo de cafeína sobre parâmetros metabólicos e de desempenho em indivíduos do sexo masculino." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 16, no. 3 (2010): 171–75. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922010000300003.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do consumo agudo de cafeína sobre a oxidação de lipídeos e desempenho durante o exercício aeróbico. Foram avaliados 15 indivíduos do sexo masculino, com idade média de 22,3 ± 2,7 anos, que realizaram teste de cargas progressivas em esteira rolante para determinação do consumo máximo de oxigênio (VO2máx) e limiares ventilatórios (LV). Cada voluntário realizou três testes submáximos na intensidade de 10% abaixo do segundo LV, sendo orientados a permanecer em exercício até a exaustão. Trinta minutos antes de cada teste submáximo, foram ingeridos 250ml
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Correia, Ricardo Assis, Alexandre Prado, Claudia Teixeira, and Marcos Franken. "RELAÇÃO ENTRE FORÇA ISOMÉTRICA DE EXTENSÃO DE JOELHOS E QUADRIS E O DESEMPENHO NA VIRADA DO NADO LIVRE." Revista Brasileira de Ciência e Movimento 25, no. 2 (2017): 13. http://dx.doi.org/10.31501/rbcm.v25i2.6577.

Full text
Abstract:
O estudo objetivou verificar a correlação da força isométrica de extensão de joelho e quadris com o desempenho na virada do nado livre. Participaram do estudo 9 nadadores com experiência em competições de natação (idades: 23,11 ± 4,20 anos; estatura: 178 ± 0,05 cm; massa: 77,73 ± 8,56 kg; IMC: 24,46 ± 2,40 kg/m²). Um transdutor de força acoplado ao aparelho leg press horizontal foi usado para determinar a contração voluntária máxima e a taxa de desenvolvimento de força pico em três diferentes ângulos de joelho (78,4 ± 5,9o; 100,4 ± 5,3o; 116,2 ± 8,8o) durante extensão máxima de joelhos e quadr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Carvalho Júnior, Nilton Souza. "Atividade eletromiográfica da musculatura abdominal associada à expiração forçada." Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício 10, no. 1 (2011): 23. http://dx.doi.org/10.33233/rbfe.v10i1.3418.

Full text
Abstract:
A atividade eletromiográfica produzida durante a realização de exercícios abdominais em apneia pode potencializar significativamente esta musculatura. O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade eletromiográfica do músculo reto do abdômen associado à expiração forçada. Foram selecionados 23 voluntários (21,65 ± 1,33 anos) inativos fisicamente que realizaram Contração Isométrica Voluntária Máxima (CIVM) em apneia inspiratória e CIVM associada à expiração forçada. Foram avaliados os dados eletromiográficos do músculo reto do abdômen (direito e esquerdo), utilizando o teste T. Os valores fora
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

De Carvalho, Eliane Maria. "Pico de fluxo expiratório em voluntários de 50 a 80 anos." Fisioterapia Brasil 9, no. 6 (2017): 399. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v9i6.1730.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar o valor de pico de fluxo expiratório (PFE) em voluntários idosos. Método: Foram incluídos 305 voluntários clinicamente estáveis, sendo 231 do sexo feminino com idade entre 50 e 80 anos. Foi registrada a altura, sexo e medido o PFE com o dispositivo ASSESS® Peak Flow Meter com esforços expiratórios máximos. Realizou-se 3 medidas, desde que a última não fosse a maior e que não houvesse diferenças superiores a 5%. Utilizou-se nível de significância de 95%. Resultados: O valor médio do PFE para os homens foi de 442 ± 122,9 l/min e para as mulheres foi 330 ± 71,8 l/min. A altura i
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Saad, Luiz Henrique Cury, Cláudio Saddy Rodrigues Coy, João José Fagundes, Maria de Lourdes Ariyzono, Nanako Shoji, and Juvenal Ricardo Navarro Góes. "Quantificação da função esfincteriana pela medida da capacidade de sustentação da pressão de contração voluntária do canal anal." Arquivos de Gastroenterologia 39, no. 4 (2002): 233–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-28032002000400005.

Full text
Abstract:
RACIONAL: Tem sido demonstrado que a pressão máxima de contração voluntária e a pressão média de repouso não refletem a real situação clínica do paciente portador de incontinência fecal, não traduzem a realidade funcional do canal anal, além de poder estar comprometendo a conduta a ser tomada devido ao não-encaminhamento à terapêutica específica. OBJETIVO: Com a hipótese de que contrair e manter a contração é mais importante que simplesmente contrair, mesmo com pico momentaneamente elevado de pressão, analisou-se a capacidade de sustentação da pressão de contração voluntária do canal anal com
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Gonçalves, Thiago Rodrigues. "Influência da força e da área de corte transverso muscular de membros inferiores sobre as potências física e aeróbia máximas em teste de esforço em cicloergômetro." Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício 9, no. 2 (2010): 68. http://dx.doi.org/10.33233/rbfe.v9i2.3472.

Full text
Abstract:
Objetivo: Investigar a relação da força dinâmica máxima (Fmáx) dos membros inferiores e da área de corte transverso muscular do quadríceps (ATQ) com a potência máxima (Wmáx) e a potência aeróbia máxima (VO2máx). Métodos: Nove voluntários masculinos (22 ± 2 anos; 73 ± 9 kg) foram avaliados em dois momentos (M1 e M2). As medidas antropométricas e o teste de esforço máximo no cicloergômetro foram realizados no M1. Os parâmetros de trocas gasosas e ventilatórios foram coletados através da calorimetria indireta de circuito aberto (Aerosport® TEEN 100, EUA). Realizou-se em M2 teste de uma repetição
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Sales, Ricardo Pombo, Carlos Eduardo César Miné, Andréia Dellú Franco, et al. "Efeitos da suplementação aguda de aspartato de arginina na fadiga muscular em voluntários treinados." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 11, no. 6 (2005): 347–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922005000600008.

Full text
Abstract:
A atividade física influi em mecanismos específicos responsáveis pela redução da produção de força e conseqüentemente à fadiga. A preocupação em melhorar o desempenho físico tem sido propostos; observamos que estudos dão atenção para reduzir acúmulos dos metabólitos que diminuem a fadiga durante o exercício físico intenso, usando aminoácidos conhecidos por induzir mudanças metabólicas, entre eles a arginina. O presente estudo teve como objetivo estudar o efeito da suplementação aguda de aspartato de arginina em indivíduos sadios treinados submetidos a um protocolo de exaustão em um cicloergôme
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Neves, Gabrielle Fernandes, Diane Cristina Aleixo, Izabela Lopes Mendes, Mario Oliveira Lima, Sérgio Takeshi Tatsukawa De Freitas, and Marcele Florêncio Das Neves. "EFEITO DA TERAPIA ROBÓTICA NO MEMBRO SUPERIOR PARÉTICO DE PACIENTES COM AVE." Revista Univap 26, no. 50 (2020): 64. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v26i50.2318.

Full text
Abstract:
Este artigo teve como objetivo analisar a resposta do músculo espástico do membro superior de indivíduos hemiparéticos, frente ao desempenho muscular e amplitude de movimento, após tratamento com terapia robótica. Como metodologia, a pesquisa serviu-se de uma amostra que consistiu em 12 voluntários sadios (Grupo Controle) e 15 voluntários pós-AVE (Grupo de Intervenção). Ambos grupos passaram por um protocolo de avaliação que consistiu em coleta de dados baseada na avaliação de fadiga e força muscular periférica: coleta de sangue para mensuração basal do lactato sanguíneo; avaliação de torque (
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Brum, Daniel Pereira Cardoso de, Marcel Morais de Carvalho, Helga Tatiana Tucci, and Anamaria Siriani de Oliveira. "Avaliação eletromiográfica de músculos da cintura escapular e braço durante a realização de exercícios com extremidade fixa e carga axial." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 14, no. 5 (2008): 466–71. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922008000500013.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi comparar a atividade eletromiográfica de músculos da cintura escapular e braço entre os exercícios wall-press 90°, wall-press 45°, bench-press e push-up, realizados com a extremidade distal do segmento fixa sobre uma superfície estável e em esforço isométrico máximo. Participaram desta pesquisa 20 voluntários do sexo masculino, sedentários e sem história de trauma ou doenças na extremidade superior. A atividade elétrica da cabeça longa do músculo bíceps braquial, da porção anterior do músculo deltóide, da porção clavicular do músculo peitoral maior e do músculo serr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Candotti, Cláudia Tarragô. "Comparação de valores de testes de força externa máxima do quadríceps femoral." Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício 6, no. 1 (2009): 33. http://dx.doi.org/10.33233/rbfe.v6i1.3506.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi comparar os valores de força máxima obtidos com os testes de Contração Voluntária Máxima Isométrica (CVMI) e de Uma Repetição Máxima (1RM) com os valores de força máxima preditos pelo teste de Carga por Repetições Máximas (CRM) durante o movimento de extensão de joelho. Dez indivíduos do sexo masculino realizaram os testes CVMI, 1RM e CRM uma única vez. Os valores de força foram submetidos a uma análise de variância Oneway para verificar as diferenças entre os testes. Os resultados demonstraram que não existe diferença significativa (p = 0,273) entre os valores de f
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Paschoal, Mário Augusto, Thaísa Siqueira Modesto Gonçalves, Thaísa Maria Alvarenga Caruso, and Gabriela Mariani Brigliador. "Influências de um curto programa de treinamento aeróbio sobre o valor do limiar de variabilidade da freqüência cardíaca em mulheres sedentárias saudáveis." Revista de Ciências Médicas 21, no. 1/6 (2013): 69. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0897v21n1/6a1874.

Full text
Abstract:
ObjetivoUtilizar o método do limiar de variabilidade da frequência cardíaca para revelar possíveis melhorias da capacidade funcional cardiorrespiratória.MétodosEstudo prospectivo longitudinal que envolveu 18 jovens sedentárias saudáveis, com idades entre 18 e 25 anos, submetidas a um protocolo de esforço máximo em esteira rolante com velocidade inicial de 4,0km/h e acréscimos de 1,0km/h/min, até a exaustão. Durante o protocolo de esforço máximo, os batimentos cardíacos foram registrados e depois calculados por um software para a análise do limiar de variabilidade da frequência cardíaca. Consid
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Machado, Fabiana Andrade, Luiz Guilherme Antonacci Guglielmo, and Benedito Sérgio Denadai. "Velocidade de corrida associada ao consumo máximo de oxigênio em meninos de 10 a 15 anos." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 8, no. 1 (2002): 1–6. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922002000100001.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi determinar a influência da idade cronológica e da maturação biológica sobre o consumo máximo de oxigênio (VO2max) e a velocidade de corrida correspondente ao VO2max em crianças e adolescentes brasileiros, do sexo masculino, com idade entre 10 e 15 anos, não praticantes de atividade física sistemática. Participaram do estudo 40 voluntários, divididos em dois grupos, segundo a idade cronológica (GC1 - n = 20; 11,4 ± 0,6 anos; 38,8 ± 8,6kg; 143,6 ± 8,2cm e GC2 - n = 20; 14,1 ± 0,6 anos; 55,9 ± 14,2kg; 163,3 ± 10,2cm) e maturação biológica (GB1 - n = 20; estágios 1, 2 e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

De Oliveira, Francisco Tiago, Juliana Guimarães, Cristiane Maria Carvalho Costa Dias, et al. "Correlação da ventilação voluntária máxima com a força e resistência dos músculos respiratórios em jovens." Revista Pesquisa em Fisioterapia 10, no. 2 (2020): 240. http://dx.doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v10i2.2886.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A ventilação voluntária máxima é um dos testes difundidos para avaliação da resistência da musculatura respiratória, mesmo sem ser validado para este fim. Na literatura ainda são encontradas controvérsias quanto a interpretação e aplicabilidade do uso da VVM na prática clínica. OBJETIVO: Verificar a correlação entre a ventilação voluntária máxima e a força e resistência dos músculos respiratórios em jovens hígidos. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo observacional de corte transversal realizado na Clínica. Foram incluídos indivíduos &gt; 18 anos, de ambos os sexos e hígidos. Os participant
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Moreno, Marlene Aparecida, Aparecida Maria Catai, Rosana Macher Teodori, Bruno Luis Amoroso Borges, Roberta Silva Zuttin, and Ester da Silva. "Adaptações do sistema respiratório referentes à função pulmonar em resposta a um programa de alongamento muscular pelo método de Reeducação Postural Global." Fisioterapia e Pesquisa 16, no. 1 (2009): 11–15. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-29502009000100003.

Full text
Abstract:
A proposta deste estudo foi analisar as adaptações do sistema respiratório referentes à função pulmonar em resposta ao alongamento da cadeia muscular respiratória pelo método de Reeducação Postural Global (RPG). Foram estudados 20 homens, sedentários, de antropometria semelhante, sem antecedentes de doenças musculoesqueléticas ou cardiorrespiratórias. Os voluntários foram divididos aleatoriamente em dois grupos de dez, sendo um grupo controle (GC), que não participou do protocolo de alongamento, e o outro submetido à intervenção pelo método de RPG, denominado grupo tratado (GT). O alongamento
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Pereira, Marta Inez Rodrigues, Paulo Sergio Chagas Gomes, and Yagesh Bhambhani. "Número máximo de repetições em exercícios isotônicos: influência da carga, velocidade e intervalo de recuperação entre séries." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 13, no. 5 (2007): 287–91. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922007000500002.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Pouco se sabe sobre o efeito da velocidade de execução e do intervalo entre séries sobre o desempenho no exercício contra-resistência. OBJETIVO: Comparar o número máximo de repetições até a fadiga voluntária (REPS) na cadeira extensora com o joelho dominante para diferentes cargas, velocidades e intervalos entre séries. MÉTODOS: Nove voluntários (35,8 ± 10,8 anos; 74,2 ± 16,7kg; 171,0 ± 10,0cm) reportaram ao laboratório para determinação de 1RM e REPS em seis situações, determinadas aleatoriamente e separadas por no mínimo 48h: uma série com 60% 1RM a 80°•s¹ e 25°•s-1; uma série co
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Machado, Fabiana Andrade, and Benedito Sérgio Denadai. "Predição da potência aeróbia (VO2máx) de crianças e adolescentes em teste incremental na esteira rolante." Motriz: Revista de Educação Física 19, no. 1 (2013): 126–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1980-65742013000100012.

Full text
Abstract:
O consumo máximo de oxigênio (VO2máx) é a quantidade máxima de energia que pode ser produzida pelo metabolismo aeróbio em determinada unidade de tempo, podendo ser determinado direta ou indiretamente através de equações preditivas. O objetivo deste trabalho foi elaborar uma equação preditiva específica para determinar o VO2máx de meninos de 10 a 16 anos. Quarenta e dois meninos realizaram teste ergoespirométrico de corrida em esteira rolante com velocidade inicial de 9 km/h até exaustão voluntária. Através da regressão linear múltipla foi possível desenvolver a seguinte equação para a determin
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Araújo Pernambuco, Leandro de, Hilton Justino da Silva, Leilane Maria de Lima, et al. "Atividade elétrica do músculo masseter durante a deglutição de líquido em adultos jovens." Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 23, no. 3 (2011): 214–19. http://dx.doi.org/10.1590/s2179-64912011000300006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Caracterizar a atividade elétrica muscular do masseter durante a deglutição de líquido em indivíduos adultos jovens saudáveis. MÉTODOS: A população constou de 14 voluntários considerados saudáveis seguindo os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos para esta pesquisa. Foi realizada avaliação eletromiográfica do músculo masseter bilateralmente, durante o repouso e nas tarefas de deglutição de 14,5 ml, 20 ml e 100 ml de líquido. O sinal eletromiográfico foi normalizado pela máxima atividade voluntária resistida (MAVR), considerada como 100% de atividade elétrica muscular. RESULT
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Oncins, Maristella Cecco, Marilena Manno Vieira, and Silvana Bommarito. "Eletromiografia dos músculos mastigatórios: análise em valor original e RMS." Revista CEFAC 16, no. 4 (2014): 1215–21. http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620146913.

Full text
Abstract:
Objetivo comparar a atividade elétrica dos músculos masseter e temporal, porção anterior, no repouso, contração isométrica voluntária máxima e na mastigação em análise valor original (µv) e em Root Mean Square (RMS). Métodos estudo observacional, descritivo. Foi realizado eletromiografia de superfície nos músculos masseter e temporal, porção anterior, bilateralmente, em 18 mulheres entre 27 e 50 anos de idade. O exame foi realizado em três situações: durante o repouso, na contração isométrica voluntária máxima e mastigação habitual, com uva passa sem semente como alimento. O eletromiógrafo uti
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Parizotto, Nivaldo Antonio. "Efeitos da estimulação elétrica neuromuscular associada ou não a exercícios de contração muscular voluntária máxima." Fisioterapia Brasil 6, no. 3 (2018): 186. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v6i3.1984.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da estimulação elétrica neuromuscular (EENM) sobre o tecido muscular e panículo adiposo, suprajacente ao músculo reto do abdome, comparando os resultados entre 18 e 36 sessões. A pesquisa envolveu 16 voluntários do sexo feminino, com idade variando entre 18 e 23 anos, divididos, aleatoriamente, em dois grupos distintos, classificados segundo aplicação da EENM e da EENM associada ao exercício de contração voluntária máxima (CVM). Os participantes foram estimulados durante 12 semanas, 3 vezes por semana, totalizando 36 sessões, utilizando um eletroe
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Lima, Fernando Vitor, Daniela Guimarães Pereira, Rodrigo César Ribeiro Diniz, Daniella Caroline Guilherme Santiago, Betânia de Paula Alves, and Mauro Heleno Chagas. "Efeito da amplitude de movimento no número máximo de repetições no exercício supino livre." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 26, no. 4 (2012): 571–79. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-55092012000400004.

Full text
Abstract:
Pesquisas mostram resultados divergentes no aumento da força utilizando diferentes amplitudes de movimento (ADM). O objetivo deste estudo foi comparar o número máximo de repetições (NMR) no exercício supino com duas ADM. Quatorze voluntários realizaram a familiarização e o teste de uma repetição máxima (1 RM) nas sessões 1 e 2. Nas sessões 3 e 4 realizaram o NMR em quatro séries a 50% de 1 RM, com um minuto de pausa, com ADM parcial (ADMP) e completa (ADMC). Na ADMP utilizou-se metade do deslocamento vertical da barra comparada a condição ADMC. Foi realizada ANOVA "two-way" com medidas repetid
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Wieczorek, Silvana Aparecida, Marcos Duarte, and Alberto Carlos Amadio. "Study of ground reaction force in the step basic movement." Revista Paulista de Educação Física 11, no. 2 (1997): 103. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1997.138559.

Full text
Abstract:
O movimento básico de “step” caracteriza-se por subir e descer uma plataforma denominada “step” e é sincronizado com uma cadência musical. Tanto a altura do “step” quanto a cadência musical podem variar em função do nível de condicionamento físico, da estatura do indivíduo e da sua experiência com a tarefa. Com o objetivo de avaliar a força reação do solo (FRS) durante a execução desse movimento, conhecer o seu padrão e compará-lo com a marcha humana, foi realizado um experimento onde foram utilizadas duas plataformas de força para avaliar as componentes vertical e horizontais (ântero-posterio
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Magalhães, Maria Williane Batista, Ângela Letícia Silva Lima, Andressa Laila Silva Lima, et al. "Estudo comparativo do volume de oxigênio máximo entre diferentes modalidades esportivas." Research, Society and Development 10, no. 11 (2021): e231101118501. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.18501.

Full text
Abstract:
Introdução: O consumo de oxigênio máximo (VO2máx) é a variável que se relaciona com a aptidão cardiorrespiratória e representa a capacidade máxima do organismo em captar, transportar e utilizar o oxigênio pelas células durante o exercício físico. Objetivos: O presente estudo teve como objetivo determinar o VO2máx através do teste indireto, em estudantes universitários praticantes de atividades esportivas de diferentes modalidades. Metodologia: caracteriza-se como comparativo descritivo, prospectivo, transversal. A amostra foi composta por 14 estudantes praticantes de diferentes modalidades esp
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Oliveira, Anamaria Siriani de, Carina Maria de Souza Freitas, Francisco Henrique Monaretti, Francislei Ferreira, Reinaldo Noguti, and Fausto Bérzin. "Avaliação eletromiográfica de músculos da cintura escapular e braço durante exercícios com carga axial e rotacional." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 12, no. 1 (2006): 11–15. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922006000100003.

Full text
Abstract:
O conhecimento da atividade eletromiográfica produzida durante a realização de exercícios para o ombro pode auxiliar na determinação de sua aplicabilidade clínica. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a influência da direção da carga e condição da extremidade na atividade elétrica de músculos da cintura escapular e membro superior durante a realização de exercícios com a extremidade distal fixa e carga externa axial (EFCA) e extremidade livre com carga externa rotacional (ELCR). Foram selecionadas 20 voluntárias (23,2 anos ± 0,9) sedentárias. Foram avaliados os mm. tríceps do braço, bíceps do
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Viecili, Raqueli Biscayno, Paulo Roberto Stefani Sanches, Denise Rossato Silva, Danton Pereira da Silva, André Frota Muller, and Sergio Saldanha Menna Barreto. "Efeito do broncodilatador no tempo de apneia voluntária máxima em pacientes com distúrbios ventilatórios obstrutivos." Jornal Brasileiro de Pneumologia 37, no. 6 (2011): 745–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132011000600007.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Identificar o papel do broncodilatador no tempo de apneia voluntária máxima em pacientes com distúrbios ventilatórios obstrutivos (DVOs). MÉTODOS: Estudo caso-controle incluindo pacientes com DVOs e grupo controle. Foram realizadas espirometrias antes e após o uso de broncodilatador, assim como testes de apneia respiratória, utilizando-se um microprocessador eletrônico e um pneumotacógrafo como transdutor de fluxo. As curvas de fluxo respiratório foram exibidas em tempo real em um computador portátil, e os tempos de apneia voluntária inspiratória e expiratória máximos (TAVIM e TAVEM,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Jacques, Allan Lucas. "Alterações morfofuncionais decorrentes de dois métodos de treinamento de força." Revista Brasileira de Fisiologia do exerc&iacute cio 16, no. 2 (2017): 77–81. http://dx.doi.org/10.33233/rbfe.v16i2.965.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo é comparar as alterações morfofuncionais decorrentes de dois métodos de treinamento de força: repetições fixas e piramidal crescente. Foram avaliados 20 voluntários com idades entre 18 e 40 anos iniciantes em treinamento de força. O programa teve a duração de 10 semanas e foram utilizados nos momentos pré e pós-treinamento o teste de 1 repetição máxima (1RM) e a avaliação da composição corporal por meio da bioimpedância. Nas avaliações de cargas máximas, os métodos de repetições fixas e piramidal crescente foram eficientes para o aumento da força nos testes aplica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Rodrigues, Karina Aparecida, Júlia Colin Brazão, Bruna Milene César, et al. "A fadiga influencia a resposta dos músculos eversores após a simulação de uma entorse do tornozelo?" Revista Brasileira de Medicina do Esporte 21, no. 1 (2015): 8–11. http://dx.doi.org/10.1590/1517-86922015210101898.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: a entorse em inversão do tornozelo, uma das lesões mais comuns do esporte, muitas vezes ocorre na fase final de um treino ou competição. Mesmo sabendo que a entorse é multifatorial, tal característica gera a hipótese que a fadiga muscular possa ser um fator predisponente para o desenvolvimento da lesão.OBJETIVO: a presente investigação propõe o estudo da resposta reflexa dos músculos fibular curto e longo em condições de fadiga.MÉTODOS: participaram do estudo 10 voluntárias do sexo feminino, sem histórico de entorse do tornozelo, fisicamente ativas. Utilizou-se uma plataforma simul
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Lustosa, Lygia Paccini, Ana Paula Miranda Furbino, Camila Santos Cruz, Ian Lara Lamounier Andrade, and Cláudia Venturini. "Análise do pico de ativação do glúteo máximo na marcha em mulheres com instabilidade do tornozelo." Fisioterapia em Movimento 24, no. 3 (2011): 463–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-51502011000300011.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: O risco de recidiva após a entorse de tornozelo pode estar associado com modificações da estabilidade postural e do recrutamento muscular das articulações do quadril e do tornozelo. OBJETIVOS: Avaliar o pico de ativação muscular do glúteo máximo durante a marcha em esteira, em mulheres, comparando voluntárias com história de entorse grau II de tornozelo, com um grupo de voluntárias sem história de entorse. MATERIAIS E MÉTODOS: Participaram 26 mulheres, jovens, sendo 13 voluntárias com história de entorse unilateral de tornozelo e 13 sem história de entorse. A ativação do músculo gl
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Lima, Cláudia Silveira, Bruno Tomasi Kuckartz, Cleiton Silva Correa, Cristine Marsico, Rafael Cristane Michel, and Ronei Silveira Pinto. "Análise eletromiográfica do músculo deltoide em diferentes posições de contração isométrica voluntária máxima." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 34, no. 2 (2020): 205–14. http://dx.doi.org/10.11606/1807-5509202000020205.

Full text
Abstract:
Diferentes posições articulares são utilizadas para realizar a contração isométrica voluntária máxima (CIVM) que servirá de referência para normalização do sinal eletromiográfico (EMG), porém em muitas destas posições não se verifica a máxima ativação do músculo deltoide. O objetivo deste estudo foi comparar a atividade elétrica das três partes deste músculo em diferentes posições articulares durante CIVMs e determinar em quais dessas são obtidas as maiores ativações musculares, para utilização na normalização do sinal EMG. A amostra foi constituída de 12 indivíduos do sexo masculino com idade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Lima, Cláudia Silveira, Bruno Tomasi Kuckartz, Cleiton Silva Correa, Cristine Marsico, Rafael Cristane Michel, and Ronei Silveira Pinto. "Análise eletromiográfica do músculo deltoide em diferentes posições de contração isométrica voluntária máxima." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 34, no. 2 (2020): 205–14. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v34i2p205-214.

Full text
Abstract:
Diferentes posições articulares são utilizadas para realizar a contração isométrica voluntária máxima (CIVM) que servirá de referência para normalização do sinal eletromiográfico (EMG), porém em muitas destas posições não se verifica a máxima ativação do músculo deltoide. O objetivo deste estudo foi comparar a atividade elétrica das três partes deste músculo em diferentes posições articulares durante CIVMs e determinar em quais dessas são obtidas as maiores ativações musculares, para utilização na normalização do sinal EMG. A amostra foi constituída de 12 indivíduos do sexo masculino com idade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Ferreira, Brunno E., Erika A. Morel, Jaqueline Tsalikis, Cynthia H. Costa, Paulo T. G. Muller, and Elenir R. J. C. Pontes. "Haematological response of cyclists after competition." Medicina (Ribeirao Preto. Online) 49, no. 2 (2016): 103. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v49i2p103-108.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi analisar a reposta hematológica de ciclistas após uma competição de nível nacional. Participaram 20 atletas (35 ± 7,90 anos, 1,75 ± 0,06m de estatura, 18,71 ± 4,12% de gordura, VO2máx de 57,90 ± 6,80 ml/kg/min, 345 ± 50,90W, 202 ± 6,77 bpm de frequência cardíaca máxima), que passaram por duas coletas de sangue, monitoramento do peso corporal e da ingesta de água. Após a competição foi verificada queda no peso corporal (78,20 ± 9,10 para 76,70 ± 9,20 kg, p = 0,0001) com consumo médio de 620 ± 532,20 ml de água, e aumento significativo (p = 0,0001) na concentração de eri
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Nagae, Mirian Hideko, and Marcelo Corrêa Alves. "Estudo eletromiográfico da deglutição na musculatura supra-hióidea em sujeitos Classe Ie III de Angle." Revista CEFAC 11, suppl 3 (2009): 355–62. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462009000700011.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: comparar a atividade elétrica do músculo supra-hióideo durante a deglutição em sujeitos com distintos padrões morfológicos e dentários. MÉTODOS: foram realizados registros eletromiográficos de superfície em 32 voluntários saudáveis e sem Disfunção Temporomandibular, subdivididos em dois grupos, 16 sujeitos Classes I e 16 Classe III de Angle, gênero masculino e feminino, com faixa etária entre 18 e 25 anos de idade. RESULTADOS: foram obtidos os valores do Root Mens Square (p&lt; 0,05): original Classe I (15,238) e Classe III (32,550); normalizado pelo pico máximo Classe I (29,765) e C
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Bocardi, Djessica Aline Santos, Vanessa Santos Pereira Baldon, and Patricia Driusso. "INFLUÊNCIA DO ENVELHECIMENTO SOBRE A FUNCÃO E ATIVIDADE ELETROMIOGRÁFICA DOS MÚSCULOS DO ASSOALHO PÉLVICO DE MULHERES NULIGESTAS." Revista Univap 22, no. 40 (2017): 567. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1199.

Full text
Abstract:
Resumo: E Muitos fatores de risco são indicados na literatura para as disfunções da musculatura do assoalho pélvico (MAP), no entanto, pouco se sabe como o envelhecimento influência a MAP. Estudo que comparou a função e a atividade eletromiográfica da MAP em mulheres em diferentes idades. Participaram 70 mulheres entre 18 e 69 anos, submetidas à avaliação da função e pressão de contração, além da eletromiográfia da MAP durante o repouso e a contração voluntária máxima (CVM). Os resultados mostram que não foram observadas diferenças significativas quando avaliados os valores da pressão de contr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Onaga, Fabiane Inoue, Mauricio Jamami, Gualberto Ruas, Valeria Amorim Pires Di Lorenzo, and Luciana Kawakami Jamami. "Influência de diferentes tipos de bocais e diâmetros de traqueias na manovacuometria." Fisioterapia em Movimento 23, no. 2 (2010): 211–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-51502010000200005.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Este estudo teve como objetivo comparar a força muscular respiratória (FMR) obtida por meio de manovacuômetros analógicos, utilizando diferentes tipos de bocais e traqueias. METODOLOGIA: Foram avaliados 50 voluntários sedentários ou insuficientemente ativos saudáveis (25 homens e 25 mulheres), com média de idade de 25 ± 5 anos, média de altura de 167 ± 8 cm e média de peso de 65 ± 12 kg, pertencentes à comunidade de São Carlos, SP, e região. Para a avaliação da FMR foram realizadas as medidas de pressão inspiratória máxima (PI MÁX) e pressão expiratória máxima (PE MÁX) de acordo com
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!