To see the other types of publications on this topic, follow the link: Mecanismo sulcador.

Journal articles on the topic 'Mecanismo sulcador'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 27 journal articles for your research on the topic 'Mecanismo sulcador.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Milla, Felipe, Leandro Rampim, Pedro Henrique Harmatiuka, André Luiz Maziero Regiani, Marcelo Marques Lopes Muller, Vanessa de Oliveira Faria, Amanda Alvea Pacheco, Chaiane Olanik, and Pamela Estyse Campos Bini. "Efeito do mecanismo sulcador e densidade de plantas na cultura da canola, na resistência a penetração e na cultura da soja subsequente." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 14, 2020): e6919108679. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8679.

Full text
Abstract:
A canola (Brassica napus L.) se apresenta como cultura invernal economicamente e agronomicamente interessante para produtores sul brasileiros. Há questionamento sobre a tecnologia de implantação da cultura. Assim, o objetivo neste trabalho foi avaliar o sistema de sulcamento para distribuição de adubo e da população de plantas na implantação da canola, e seus efeitos na resistência do solo à penetração e na cultura da soja subsequente. Foram utilizadas duas populações de canola (20 e 40 plantas m-2) e dois sistemas sulcadores (facão e disco duplo) com seis repetições em blocos ao acaso. Semeou-se com uma semeadora pneumática de precisão com espaçamento de 50 cm entre linhas. Na canola as variáveis avaliadas foram: Número de plantas por metro linear (NP), Massa de mil sementes (MMS), Produtividade (P), Comprimento de raiz (CR), Volume de raiz (VR), Massa seca de parte aérea (MSPA), Massa seca de raiz (MSR) e resistência à penetração (RP). Na soja foi quantificado a Produtividade, a Massa de mil sementes e o Diâmetro de Caule (DC). A população de 40 plantas m-2 proporciona maior produtividade, independente do sistema de sulcamento. O sulcador em facão promoveu maior CR, e menores MSPA e MSR. Há menor RP na linha de semeadura ao utilizar haste sulcadora, após implantação da canola. O manejo da canola, nos quesitos população e sistema de sulcamento, não afetaram a soja implantada na sequência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rinaldi, Paula Cristina Natalino, Renan Zampiroli, Cleyton Batista de Alvarenga, Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis, and Haroldo Carlos Fernandes. "MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO LONGITUDINAL DE PLÂNTULAS NO ESTABELECIMENTO INICIAL DA CULTURA DO MILHO." Nativa 9, no. 2 (April 23, 2021): 157–62. http://dx.doi.org/10.31413/nativa.v9i2.10138.

Full text
Abstract:
A velocidade de trabalho é um dos fatores que pode influenciar a distribuição longitudinal de plântulas, o estande final e a produtividade da lavoura. Objetivou-se com este trabalho avaliar, em condições de campo, o desempenho de uma semeadora-adubadora no estabelecimento inicial da cultura do milho, em quatro velocidades de trabalho e dois mecanismos sulcadores por meio de dois métodos de medição entre plântulas. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições, combinando velocidades de trabalho e mecanismos sulcadores para deposição das sementes. A avaliação da distribuição longitudinal de plântulas se deu por dois métodos, manual e imagens captadas por aeronave remotamente pilotada. O aumento da velocidade de trabalho influenciou o percentual de espaçamento aceitáveis entre plântulas na velocidade de 6 km h-1 para a deposição da semente pelo sulcador de disco, método manual de avaliação. As variáveis relacionadas ao espaçamento entre plântulas não diferiram com o aumento da velocidade de trabalho do conjunto mecanizado e nem com a variação do sulcador pelo método de avaliação por imagem. A velocidade de trabalho não influenciou o índice de velocidade de emergência de plântulas, sendo este maior com o uso da haste. Palavras-chave: velocidade de trabalho; mecanismo sulcador; semeadora. Methods of evaluation longitudinal distribution of seedlings in the initial establishment of maize crops ABSTRACT: The working speed is one of the factors that can influence the longitudinal distribution of seedlings, the final stand and the productivity of the crop. The aim of the current study is to assess, under field conditions, the performance of a seed drill/fertilizer machine in the initial establishment of maize crops, according to four working speeds and two furrowing mechanism using two seedlings measurement methods. The experiment followed a randomized block design with four repetitions; it combined working speeds and furrowing mechanisms for seed deposition. The evaluation longitudinal distribution of seedlings of two methods, manual and images obtained with unmanned aerial vehicle. The increase in the working speed influenced the percentage of acceptable spacing between seedlings at the speed of 6 km h-1 for the deposition of the seed by the mismatched double disk-type furrow, manual method of evaluation. The variables related to spacing between seedlings did not differ with the increase in the working speed of the mechanized set without variation of the furrow by the image evaluation method. The working speed did not influence the seedling emergence speed index, being higher with furrow blade. Keywords: working speed; furrow mechanism; seeder.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Modolo, Alcir J., Marcia F. Franchin, Emerson Trogello, Paulo F. Adami, Marina Scarsi, and Ricardo Carnieletto. "Semeadura de milho com dois mecanismos sulcadores sob diferentes intensidades de pastejo." Engenharia Agrícola 33, no. 6 (December 2013): 1200–1209. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162013000600013.

Full text
Abstract:
A integração lavoura-pecuária pode ser definida como o sistema que integra duas atividades, visando a maximizar racionalmente o uso da terra e a minimizar os custos de produção. O trabalho teve como objetivo avaliar a semeadura de milho com dois mecanismos sulcadores, em área de pastagem submetida a diferentes manejos, no sistema de integração lavoura-pecuária. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições, e os tratamentos foram compostos pela combinação de quatro intensidades de pastejo (0,25-0,05; 0,30-0,10; 0,35-0,15 m e sem pastejo, para as alturas de entrada e saída dos animais dos piquetes, respectivamente) e dois mecanismos sulcadores (haste e disco duplo). Foram avaliadas a densidade e a macroporosidade do solo no pós-pastejo, bem como a profundidade de semeadura, a área de solo mobilizada, a população de plantas e a produtividade de grãos da cultura do milho. As áreas com maior intensidade de pastejo proporcionaram aumento significativo na densidade do solo. A área de solo mobilizada foi de 0,0071 e 0,0103 m² para o disco duplo e a haste, respectivamente, tendo a haste apresentado maior profundidade de semeadura. Para o mecanismo sulcador tipo disco, a produtividade diminuiu linearmente com o aumento das intensidades de pastejo, sendo que a mesma foi amenizada quando da utilização da haste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Brandelero, Evandro M., Augusto G. de Araujo, and Ricardo Ralisch. "Mobilização do solo e profundidade de semeadura por diferentes mecanismos para o manejo do sulco de semeadura em uma semeadora direta." Engenharia Agrícola 34, no. 2 (April 2014): 263–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162014000200008.

Full text
Abstract:
Na semeadura direta, é fundamental que a mobilização do solo no sulco de semeadura seja a menor possível, visando a reduzir o risco de erosão e de desenvolvimento de ervas infestantes. O objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho de diferentes mecanismos para o manejo do sulco de semeadura quanto à mobilização de solo e à profundidade de semeadura empregados em uma semeadora direta. O experimento foi conduzido em solo argiloso, em semeadura direta, com alto volume de palha de sorgo. Os tratamentos consistiam no emprego isolado de dois mecanismos rompedores à frente da haste sulcadora, compostos pelo disco de corte e rodas de varredura, e suas combinações com três mecanismos cobridores atrás do sulcador da semente, executados pelos discos cobridores, modelos vence-tudo, protótipo M1 e spider, sendo que a combinação disco de corte mais o modelo spider não foi avaliada devido à limitação de espaço físico. Após as análises dos resultados, constatou-se que o tratamento rodas de varredura operando isoladamente apresentou a maior área de solo mobilizada, com 105 cm², e a associação dos mecanismos disco de corte mais o protótipo M1 apresentaram os menores valores, com 35,3 cm². Avaliando-se no conjunto de dados, observam-se ganhos de empolamento quando se adicionaram mecanismos cobridores aos rompedores rodas de varredura e ao disco de corte de, no mínimo, 10% e 26%, respectivamentes, melhorando a profundidade das sementes de milho em até 0,013 e 0,011 metros, respectivamentes. Já o mecanismo rompedor disco de corte e suas associações com as cobridoras modelo vence-tudo e protótipo M1 foram os que obtiveram maior aprofundamento das sementes, bem como a menor mobilização de solo no interior do sulco e maiores retornos de solo pelos cobridores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Milagres, R. S., M. R. Furtado Júnior, A. C. Silva, and J. M. Fontes. "Desempenho de Um Conjunto Trator-Semeadora-Adubadora em Função do Mecanismo Sulcador e Velocidade de Deslocamento." Revista Engenharia na Agricultura - REVENG 23, no. 2 (April 30, 2015): 143–53. http://dx.doi.org/10.13083/1414-3984/reveng.v23n2p143-153.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santana Milagres, Raquel, Marconi Ribeiro Furtado Júnior, Anderson Candido da Silva, and Jefferson Machado Fontes. "DESEMPENHO DE UM CONJUNTO TRATOR-SEMEADORA-ADUBADORA EM FUNÇÃO DO MECANISMO SULCADOR E VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO - DOI: 10.13083/1414-3984/reveng.v23n2p143-153." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 23, no. 2 (April 30, 2015): 143–53. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v23i2.580.

Full text
Abstract:
Objetivou-se, com este trabalho, avaliar as variáveis velocidade de deslocamento, força, potência requerida para tração da semeadora-adubadora e patinagem das rodas motrizes do trator em função do mecanismo dosador e velocidade de deslocamento. Foram utilizadas cinco velocidades de deslocamento obtidas em função dos escalonamentos de marchas, das variações nas rotações do eixo do motor do trator e de duas configurações de montagem de linha de plantio. O experimento foi realizado no delineamento em blocos ao acaso com três repetições. Pode-se concluir que a variável força requerida para tração da semeadora-adubadora mostrou-se constante e independente da velocidade de deslocamento do conjunto mecanizado, já para demanda de potência, a configuração com discos defasados apresentou valores superiores ao mecanismo tipo facão em todas as velocidades e rotações do eixo do motor avaliadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Alves de Souza, Cristiano Márcio, Eduardo Leonel Bottega, Leidy Zulys Leyva Rafull, and Sálvio Napoleão Soares Arcoverde. "ESTIMATIVA DA DEMANDA ENERGÉTICA DE UMA SEMEADORA-ADUBADORA DE PRECISÃO EM SEMEADURA DIRETA DA SOJA." ENERGIA NA AGRICULTURA 35, no. 4 (May 21, 2021): 484–92. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2020v35n4p484-492.

Full text
Abstract:
ESTIMATIVA DA DEMANDA ENERGÉTICA DE UMA SEMEADORA-ADUBADORA DE PRECISÃO EM SEMEADURA DIRETA DA SOJA CRISTIANO MÁRCIO ALVES DE SOUZA1, EDUARDO LEONEL BOTTEGA2, LEIDY ZULYS LEYVA RAFULL1, SÁLVIO NAPOLEÃO SOARES ARCOVERDE1 1 Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Rodovia Dourados/Itahum, km 12, 79.804-970, Dourados, MS, Brasil, csouza@ufgd.edu.br, Leidyrafull@ufgd.edu.br, salvionapoleao@gmail.com 2Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Cachoeira do Sul, Rodovia Taufik Germano, 3013, 96503-205, Cachoeira do Sul, RS, Brasil, bottega.elb@gmail.com RESUMO: A otimização dos sistemas mecanizados é essencial visando a melhoria da demanda energética dos conjuntos nas operações agrícolas e, consequentemente, redução dos custos de produção. O objetivo do trabalho foi avaliar a demanda energética de um conjunto trator-semeadora-adubadora, em função de diferentes mecanismos sulcadores e teores de água no solo sob sistema de semeadura direta da soja. O experimento foi montado em esquema de parcelas subsubdivididas, em que as parcelas constituíram os teores de água no solo (0,258; 0,277 e 0,290 g g-1), as subparcelas o tipo de sulcador (haste e disco-duplo) e as subsubparcelas os níveis de cargas aplicadas (451, 685 e 893 N) na linha da semeadora-adubadora, no delineamento em blocos casualizados, com três repetições. O teor de água no solo influencia diferentemente a demanda energética do conjunto trator-semeadora-adubadora em função do tipo de sulcador. O uso da haste sulcadora aumenta a patinagem, a potência e força específicas de tração, sendo a força maior para a haste independentemente da profundidade de corte do solo. Houve aumento da força e potência específicas de tração com o aumento da profundidade de corte do solo para ambos os sulcadores, bem como do consumo específico de combustível quando utilizada a haste sulcadora. Palavras-chaves: haste sulcadora, patinagem, umidade do solo, potência. ESTIMATION OF PRECISION SEEDER-FERTILIZER ENERGETIC DEMAND IN SOYBEAN NO-TILL ABSTRACT: The optimization of mechanized systems is essential to improve the energy demand of the sets in agricultural operations and, consequently, reduce production costs. The work's objective was to evaluate a tractor-seeder-fertilizer system's energy demand due to different furrow openers and soil moisture under soybean's no-till. The experimental delineation adopted was the complete random blocks in a split-split-plot scheme in which the plots consisted of three soil moisture (0.258, 0.277 and 0.290 g g-1), the subplots of two mechanisms for furrow opening (hoe opener and double disk), and the sub-subplots of three applied loads (451, 685 and 893 N) in the seeder row on the soil, with three replications. The soil moisture influences the energy demand of the tractor-seeder-fertilizer system differently due to the furrow opener type. The hoe opener's use increases the wheel slippage, power demand, being the power greater for hoe opener regardless of the cutting depth. There was an increase in power demand with the rise of the cutting depth for both furrow openers, while the greater specific fuel consumption was using the hoe opener. Keywords: furrow opener, wheel slippage, soil moisture, power.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Giacomeli, Robson, Enio Marchesan, Gerson Meneghetti Sarzi Sartori, Gabriel Donato, Paulo Regis Ferreira da Silva, Douglas Rodrigo Kaiser, and Bruno Behenck Aramburu. "Escarificação do solo e sulcadores em semeadora para cultivo de milho em Planossolos." Pesquisa Agropecuária Brasileira 51, no. 3 (March 2016): 261–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2016000300008.

Full text
Abstract:
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a escarificação mecanizada do solo e diferentes sulcadores, em semeadora, para cultivo de milho em Planossolos. Dois experimentos foram realizados em campo, em dois locais: Santa Maria e Formigueiro, RS. Um delineamento experimental de blocos ao acaso foi utilizado, com quatro repetições e tratamentos de escarificação do solo (ESC) e semeadura direta, com os seguintes sulcadores: haste sulcadora (HS), haste sulcadora e mecanismo de acomodação do sulco (HAS), disco duplo desencontrado (DD) e disco ondulado (DO). Em Santa Maria, foi adicionado o tratamento semeadura em camalhão com haste (CA). Os seguintes parâmetros foram avaliados: densidade, porosidade e macroporosidade do solo; resistência do solo à penetração mecânica (RP); distribuição do sistema radicular; e produtividade de grãos. Em Formigueiro, os tratamentos ESC, HS e HAS resultaram em menor densidade e maior macroporosidade do solo, nas camadas de 0,05-0,10 e 0,10-0,20 m. A RP foi menor no tratamento ESC e no sulco da HS até 0,15 m, onde as raízes se desenvolveram melhor. A produtividade de grãos de milho em Planossolos é maior quando a semeadura é realizada sobre camalhão, solo escarificado ou semeadura direta, com haste sulcadora na semeadora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

MODOLO, ALCIR JOSÉ, ANDREI DANIEL ZDZARSKI, MAICON SGARBOSSA, FORTUNATO DE BORTOLI PAGNONCELLI JUNIOR, EMERSON TROGELLO, and RIVANILDO DALLACORT. "PLANTABILIDADE E PRODUTIVIDADE DE MILHO SOB PALHADA DE AVEIA PRETA DESSECADA EM DIFERENTES ÉPOCAS." Revista Brasileira de Milho e Sorgo 18, no. 3 (January 23, 2020): 340–49. http://dx.doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v18n3p340-349.

Full text
Abstract:
As épocas utilizadas nos manejos de plantas de cobertura podem prejudicar o desempenho das semeadoras e a produtividade de culturas subsequentes, uma vez que propiciam diferentes condições quali e quantitativas de palhada. Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi verificar a influência das épocas de dessecação da aveia preta e mecanismos sulcadores na plantabilidade, desenvolvimento e produtividade da cultura do milho. O experimento foi conduzido no delineamento de blocos ao acaso, em esquema fatorial 4 x 2, com 4 repetições. Os tratamentos foram constituídos de quatro épocas de dessecação da aveia, sendo elas 0, 15, 30 e 45 dias antes da semeadura do milho e dois mecanismos sulcadores (haste e disco duplo). A antecipação da dessecação da aveia preta melhora as condições de plantabilidade, mas não proporciona aumento na produtividade de grãos. Apesar de o sulcador tipo haste apresentar maior estande de plantas, ele mobiliza muito solo e não apresenta ganho na produtividade em relação ao disco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Farias, Marcelo Silveira de, José Fernando Schlosser, Leonardo Casali, Mateus Cassol Cella, and Alfran Tellechea Martini. "DEMANDA ENERGÉTICA NA SEMEADURA DA SOJA COM DIFERENTES CONFIGURAÇÕES DE SULCADORES." ENERGIA NA AGRICULTURA 35, no. 4 (May 21, 2021): 507–15. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2020v35n4p507-515.

Full text
Abstract:
DEMANDA ENERGÉTICA NA SEMEADURA DA SOJA COM DIFERENTES CONFIGURAÇÕES DE SULCADORES MARCELO SILVEIRA DE FARIAS1, JOSÉ FERNANDO SCHLOSSER2, LEONARDO CASALI2, MATEUS CASSOL CELLA3, ALFRAN TELLECHEA MARTINI4 1 Departamento de Ciências Agronômicas e Ambientais, Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Frederico Westphalen, Linha 7 de Setembro, s/n, BR 386, km 40, CEP 98400-000, Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil, silveira_farias@hotmail.com. 2 Departamento de Engenharia Rural, Universidade Federal de Santa Maria, Avenida Roraima n°1000, Bairro Camobi, CEP 97105-900, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, josefernandoschlosser@gmail.com; leonardo.casali@yahoo.com.br. 3 Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Santa Maria, Avenida Roraima n°1000, Bairro Camobi, CEP 97105-900, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, mateus996@gmail.com. 4 Coordenadoria Acadêmica, Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Cachoeira do Sul, Rua Ernesto Barros, n° 1345, Bairro Santo Antônio, CEP 96506-310, Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, alfrantm@gmail.com. RESUMO: O objetivo deste trabalho foi avaliar a demanda energética requerida por uma semeadora-adubadora para plantio direto, com diferentes configurações de sulcadores na implantação da cultura da soja, em áreas de várzea. O experimento foi conduzido em duas áreas agrícolas, tipicamente cultivadas com arroz irrigado, localizadas na região Central do estado do Rio Grande do Sul. Utilizou-se o delineamento de blocos aleatorizados, em arranjo bifatorial, sendo avaliadas quatro configurações de sulcadores (haste sulcadora, haste sulcadora com sistema tapa-sulco, disco ondulado e disco duplo), em duas áreas de características distintas (área agrícola 1 e área agrícola 2). As variáveis estudadas foram: força na barra de tração, velocidade real de trabalho, patinamento das rodas motrizes do trator e consumo específico de combustível. Com base nas análises dos resultados obtidos neste estudo pode-se afirmar que, os mecanismos sulcadores influenciam na demanda energética do conjunto mecanizado, independentemente da área agrícola. O consumo específico de combustível com o uso de hastes sulcadoras quando comparado aos discos foi 0,7 vezes menor, para ambas as áreas. Palavras-chave: mecanização agrícola, força de tração, consumo de combustível, eficiência. ENERGY DEMAND OF IN SOYBEAN SOWING WITH DIFFERENT FURROWER CONFIGURATIONS ABSTRACT: This research aimed to evaluate the energy demand required by a seeder-fertilizer for direct planting, with different configurations of furrowers in the implantation of soybean culture, in lowland areas. The experiment was conducted in two agricultural areas, typically cultivated with irrigated rice, located in the central region of the state of Rio Grande do Sul. A randomized block design was used, in a bifactorial arrangement, and four furrow configurations (shank, shank with furrow-groove system, corrugated disc and double disc) were evaluated in two areas with different characteristics (agricultural area 1 and agricultural area 2). The variables studied were drawbar pull, real travel speed, the slippage of the driving wheels of the tractor and specific fuel consumption. Based on the analysis of the results obtained in this study, it can be said that the furrow mechanisms influence the energy demand of the mechanized set, regardless of the agricultural area. Specific fuel consumption with the use of shanks instead of disks was 0.7 times lower, for both areas. Keywords: Agricultural mechanization, drawbar pull, fuel consumption, efficiency
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Trogello, Emerson, Alcir José Modolo, Marina Scarsi, and Rivanildo Dallacort. "Manejos de cobertura, mecanismos sulcadores e velocidades de operação sobre a semeadura direta da cultura do milho." Bragantia 72, no. 1 (April 19, 2013): 101–9. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052013005000016.

Full text
Abstract:
A palhada de cobertura residual representa o grande diferencial do sistema de semeadura direta, propiciando melhorias nas condições biológicas, químicas e físicas do solo, em contrapartida esta matéria seca residual pode implicar em dificuldades no processo de semeadura, necessitando por vezes de um manejo deste resíduo. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o desenvolvimento e produtividade da cultura do milho submetido a diferentes métodos de manejo de palhada, mecanismos sulcadores e velocidades de operação. Utilizou-se o delineamento em blocos ao acaso com parcelas subsubdivididas, composto por 16 tratamentos e quatro repetições, totalizando 64 unidades experimentais. Os tratamentos foram compostos pela combinação entre quatro manejos de palhada (palha gradeada, rolada, triturada e dessecada), dois mecanismos sulcadores (disco duplo e haste sulcadora) e duas velocidades de semeadura (4,5 e 7,0 km h-1). Avaliou-se a profundidade de deposição de sementes, área de solo mobilizada, uniformidade de distribuição de sementes, estande inicial de plantas, número de fileiras por espiga, número de grãos por fileira, massa de mil grãos e produtividade da cultura. Os dados obtidos foram submetidos às análises de variância e havendo diferenças significativas, as médias foram comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de significância. A velocidade de operação de 7,0 km h-1 apresentou valores de espaçamentos falhos e duplos mais elevados. Os tratamentos empregados não influenciaram os componentes de rendimento da cultura, bem como não se observou diferenças significativas para a produtividade média da cultura de milho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Camara, Rodrigo Kurylo, and Vilson Antonio Klein. "Propriedades físico-hídricas do solo sob plantio direto escarificado e rendimento da soja." Ciência Rural 35, no. 4 (August 2005): 813–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782005000400010.

Full text
Abstract:
O solo sob plantio direto (PD) sofre alterações ocasionados pela mínima mobilização e pelo tráfego de máquinas. O efeito dessas alterações sobre o desenvolvimento das plantas é dependente das condições climáticas. A escarificação esporádica do solo sob PD tem se apresentado como uma alternativa para minimizar os efeitos da compactação, especificamente em períodos de deficiência hídrica. O objetivo deste trabalho foi avaliar as alterações nas propriedades físico-hídricas de solo sob PD e plantio direto escarificado (PDE) bem como o desempenho da cultura da soja implantada em semeadura direta com dois mecanismos sulcadores na semeadora. O experimento foi instalado em área com seis anos sob PD, sendo que parte da área foi escarificada. Avaliou-se o teor de matéria orgânica, a densidade do solo, a máxima densidade e a densidade relativa, a resistência mecânica do solo à penetração, os componentes de rendimento e rendimento de grãos da cultura da soja. Os resultados indicaram que a escarificação do solo sob PD não afeta o teor de matéria orgânica do solo, diminui a densidade do solo, a densidade máxima, a densidade relativa e a resistência mecânica do solo à penetração. Os componentes de rendimento de grãos da cultura da soja não foram afetados pelos manejos de solo, tampouco pelos mecanismos sulcadores da semeadora. O rendimento de grãos da soja também não foi afetado pelos manejos, mas positivamente pela utilização do sulcador tipo guilhotina em PD.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Storck, Lindolfo, Alcir J. Modolo, Betania Brum, Emerson Trogello, Marcia F. Franchin, and Paulo F. Adami. "Medida de regularidade do espaçamento de plantas de milho em diferentes sistemas de manejo." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 19, no. 1 (January 2015): 39–44. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v19n1p39-44.

Full text
Abstract:
Objetivou-se, neste estudo, obter a medida de regularidade (MR) do espaçamento entre plantas de milho e o número ótimo de plantas em sequência para estimar a MR em diferentes sistemas de manejo. No primeiro estudo foram avaliados os efeitos de quatro manejos da palha em parcelas principais, dois mecanismos sulcadores (disco duplo e haste sulcadora) em subparcelas e duas velocidades da máquina (4,5 e 7,0 km h-1) em subsubparcelas e no segundo se avaliaram quatro intensidades de pastejo em parcelas principais além de dois mecanismos sulcadores, em subparcelas. Foram avaliadas a produção de grãos e a distância entre as 40 plantas consecutivas no primeiro estudo e 18 plantas no segundo. Em cada unidade experimental foi calculada a média da distância entre as plantas e a MR. Procedeu-se à análise de variância com vista à produção de grãos, à média das distâncias e à MR, segundo o modelo de cada estudo. Para estimar a MR é suficiente usar as medidas das distâncias entre 26 plantas de milho para estudo de manejo de palha e 16 plantas de milho para o estudo do pastejo. A estatística, chamada medida de regularidade, pode ser usada para avaliar a exatidão de distribuição das sementes ou plantas de milho, passível de ser aplicada nos casos de laudo técnico de funcionamento de semeadoras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Mion, Renildo Luiz, Sérgio Hugo Benez, Carlos Alberto Viliotti, João Batista Moreira, and Nilson Salvador. "Análise tridimensional de esforços em elementos rompedores de semeadoras de plantio direto." Ciência Rural 39, no. 5 (April 10, 2008): 1414–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782009005000067.

Full text
Abstract:
As informações da avaliação de mecanismos de abertura de sulco de semeadoras de plantio direto auxiliam as empresas no dimensionamento de ferramentas rompedoras do solo, que buscam menor requerimento energético. Este trabalho foi realizado num solo classificado como Latossolo Vermelho com o objetivo de avaliar tridimensionalmente os esforços dos mecanismos de abertura de sulco de semeadoras adubadoras de plantio direto. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso com cinco tratamentos, sendo cinco mecanismos de abertura de sulco (disco liso - DL, disco corrugado - DC, disco ondulado - DO, disco duplo - DD e haste sulcadora - H). Para mensurar os esforços dos mecanismos de abertura de sulco, foi utilizado um dinamômetro com sensibilidade nas direções horizontal, transversal e vertical e no momento fletor e torsor. A avaliação mostrou que a interação entre mecanismos de abertura de sulco e carga vertical não foi significativa, entretanto os fatores foram significativos quando analisados individualmente. O resultado individual dos mecanismos de abertura de sulco mostrou que o disco ondulado proporcionou maior área de mobilização do solo, a haste sulcadora apresentou o menor valor de força vertical e o disco duplo e a haste sulcadora obtiveram o menor esforço horizontal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Gimenez, Leandro Maria, and Lucas Cortinove. "Mecanismos sulcadores afetam a qualidade de semeadura de soja." Brazilian Journal of Development 6, no. 6 (2020): 37706–12. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n6-343.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

JASPER, Samir Paulo, and Paulo Roberto Arbex da SILVA. "ECONOMICAL COMPARISON OF DIFFERENT FURROW OPENERS IN NO-TILLAGE OF CORN." Nucleus 12, no. 1 (April 30, 2015): 181–88. http://dx.doi.org/10.3738/1982.2278.1185.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Trogello, Emerson, Alcir José Modolo, Ricardo Carnieletto, Evandro Marcos Kolling, Marina Scarsi, and Maicon Sgarbossa. "Desenvolvimento inicial e produtividade da cultura do milho no sistema de integração lavoura-pecuária." Revista Ceres 59, no. 2 (April 2012): 286–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-737x2012000200019.

Full text
Abstract:
A integração lavoura-pecuária pode ser definida como o sistema que integra duas atividades, visando a maximizar racionalmente o uso da terra e a minimizar os custos de produção. Objetivou-se, com este trabalho, avaliar os efeitos de diferentes alturas remanescentes de pastagem e de mecanismos sulcadores sobre o desenvolvimento inicial e a produtividade da cultura do milho semeado em sequência. Os tratamentos foram compostos pela combinação de quatro intensidades de pastagem (0,05; 0,15; 0,30 m e sem pastejo) e de dois mecanismos sulcadores (haste e disco), utilizados na semeadura pós-pastejo. Após a semeadura, foram avaliados a profundidade de deposição das sementes, o índice de velocidade de emergência de plântulas, o estande final de plantas, a altura inicial e de inserção de espigas e o rendimento de grãos. As diferentes intensidades de pastagem influenciaram significativamente a profundidade de deposição de sementes, a altura inicial de plantas e de inserção da primeira espiga e a produtividade, sendo que a altura de pasto remanescente de 0,05 m apresentou os menores valores de profundidade de deposição de sementes, quando comparada com os demais níveis. Os diferentes mecanismos sulcadores influenciaram apenas a profundidade de deposição de sementes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Pauletti, Volnei, Antonio Carlos Vargas Motta, Beatriz Monte Serrat, Nerilde Favaretto, and Adilson dos Anjos. "Atributos químicos de um latossolo bruno sob sistema plantio direto em função da estratégia de adubação e do método de amostragem de solo." Revista Brasileira de Ciência do Solo 33, no. 3 (June 2009): 581–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832009000300011.

Full text
Abstract:
Adubo em sulco de semeadura nem sempre aumenta a produtividade de culturas anuais, contudo aumenta a variabilidade química das áreas agrícolas, especialmente dos nutrientes P e K. Essa variabilidade é maior no sistema plantio direto por não haver homogeneização da camada superficial pelo preparo mecânico. Neste trabalho, avaliou-se, em um Latossolo Bruno, por longo período sob plantio direto, o efeito de estratégias de aplicação de adubo sobre a distribuição de alguns atributos químicos do solo em profundidade após três e seis anos do início do experimento e sobre a variação desses atributos em função de dois métodos de coleta de amostras de solo, com e sem inclusão da linha de semeadura. Foram feitos dez tratamentos, nove contemplando fontes de P (fosfato natural e superfosfato triplo - STP), mecanismos sulcadores (disco duplo e haste), formas (sulco e superfície) e épocas (inverno e verão) de aplicação de adubo de semeadura e um tratamento controle, sem adubação. Os atributos químicos do solo foram maiores nas camadas superficiais e sua distribuição em profundidade, com exceção do P, não foi alterada pelas estratégias de adubação. O teor de P foi menor na profundidade de 0-5 cm com o uso contínuo, por mais de três anos, do sulcador tipo haste e com a ausência de adubação. Com a inclusão da linha de semeadura na amostragem, foram observados maiores teores de K e Ca e maiores valores de CTC. Os métodos de coleta de amostras de solo, com e sem inclusão da linha de semeadura, e as profundidades de coleta 0-10 e 0-20 cm foram semelhantes quanto à interpretação dos resultados das análises para recomendação de adubação e calagem para áreas sob sistema plantio direto, por longo período.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Sartori, Gerson Meneghetti Sarzi, Enio Marchesan, Ricardo De David, Reimar Carlesso, Mirta Teresinha Petry, Gabriel Donato, Alberto Cargnelutti Filho, and Marília Ferreira da Silva. "Rendimento de grãos de soja em função de sistemas de plantio e irrigação por superfície em Planossolos." Pesquisa Agropecuária Brasileira 50, no. 12 (December 2015): 1139–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2015001200003.

Full text
Abstract:
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de sistemas de plantio e irrigação suplementar em faixas sobre o rendimento de grãos de soja, em áreas com presença de camada compactada próxima à superfície do solo. Dois experimentos foram realizados em blocos ao acaso, em faixas, com quatro repetições, no Estado do Rio Grande do Sul. O experimento 1 foi realizado em Santa Maria, correspondente às safras de 2013/2014 e 2014/2015; e o experimento 2, em Formigueiro, na safra 2013/2014. Os tratamentos consistiram dos fatores A e D. O fator A considerou os seguintes sistemas de plantio: A1, semeadura com discos duplos desencontrados; A2, semeadura com disco ondulado de 12 ondas; A3, semeadura com haste sulcadora; A4, semeadura com haste sulcadora e um mecanismo de acomodação do solo; A5, semeadura em microcamalhão; e A6, escarificação do solo e semeadura com disco duplo desencontrado. O fator D consistiu de tratamentos com ou sem irrigação. Na safra 2014/2015, alterou-se o fator A4 por haste desencontrada a 5 cm da linha de semeadura. O experimento 2 constituiu-se apenas do fator A do experimento 1, sem o tratamento microcamalhão. Os sistemas com escarificação do solo e haste sulcadora são os que proporcionam maior rendimento de grãos. A irrigação realizada em condições de umidade do solo abaixo de 60% da capacidade de campo aumenta o rendimento de grãos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Reis, Elton Fialho dos, Carlos Ernesto G. R. Schaefer, Haroldo Carlos Fernandes, João de Mendonça Naime, and Eduardo Fontes Araújo. "Densidade do solo no ambiente solo-semente e velocidade de emergência em sistema de semeadura de milho." Revista Brasileira de Ciência do Solo 30, no. 5 (October 2006): 777–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832006000500003.

Full text
Abstract:
O microambiente próximo à semente é influenciado diretamente pelo tipo de mecanismo de abertura do sulco e elemento compactador do solo. Nesse sentido, este trabalho objetivou avaliar a densidade do solo na região da semente, em sistema plantio direto, utilizando a tomografia computadorizada. O experimento foi montado em esquema de parcelas subsubdivididas, em que as parcelas foram constituídas de três teores de água do solo (0,22; 0,28; e 0,34 kg kg-1); as subparcelas, de dois mecanismos de abertura do sulco (haste sulcadora tipo facão e disco duplo); e as subsubparcelas, de dois tipos de elementos compactadores (borracha e lisa), com três repetições, no delineamento em blocos casualizados, na cultura do milho. Foram retiradas amostras indeformadas de solo sobre a linha de plantio, onde deveria conter a semente, para a obtenção de tomografias com resolução milimétrica, a fim de determinar sua densidade. Foram realizadas as determinações de densidades de solo (máxima, mínima e média), na posição onde se encontrava a semente no bloco indeformado. Os resultados mostraram que os tratamentos estudados não interferiram significativamente nos valores de índice de velocidade de emergência e densidade mínima medida pelo tomógrafo. O mecanismo tipo disco duplo proporcionou maiores valores de densidades (média e máxima), bem como menor percentagem de emergência; e o uso do elemento compactador de borracha proporcionou menor pressão aplicada sobre a semente, em decorrência da maior área de contato com o solo. O método da tomografia computadorizada mostrou-se adequado e eficiente na determinação da densidade do solo na região da semente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Mion, Renildo Luiz, and Sérgio Hugo Benez. "Esforços em ferramentas rompedoras de solo de semeadoras de plantio direto." Ciência e Agrotecnologia 32, no. 5 (October 2008): 1594–600. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542008000500036.

Full text
Abstract:
A avaliação individual de mecanismos de abertura de sulco de semeadoras de plantio direto auxilia as empresas no dimensionamento de ferramentas rompedoras do solo, que buscam menor requerimento energético e a diminuição da área de solo mobilizado. Portanto, objetivou-se, neste trabalho, avaliar os esforços de cinco diferentes mecanismos de abertura de sulco de semeadoras de plantio direto, variando a carga vertical. O experimento foi instalado num solo classificado como Nitossolo Vermelho Distroférrico. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, em esquema fatorial 5 x 4, constituídos dos seguintes fatores: cinco mecanismos de abertura de sulco (disco liso - DL, disco corrugado -DC, disco ondulado - DO, disco duplo - DD e haste sulcadora - F) e quatro cargas verticais (750, 1500, 2250 e 3000 N). Para mensurar as forças nos tratamentos estudados foi utilizado um dinamômetro com sensibilidade nas direções horizontal, lateral, vertical. A avaliação mostrou que a interação entre mecanismos de abertura de sulco e carga vertical não foi significativa, entretanto os fatores foram significativos quando analisados individualmente. A haste promoveu a maior mobilização do solo com menor requerimento de esforço horizontal, atingindo as maiores profundidades de trabalho. O trabalho mostrou que a carga vertical influenciou a profundidade de trabalho dos mecanismos de abertura de sulco. Os mecanismos de abertura de sulco do tipo disco necessitam de maior força vertical para penetrar no solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Francetto, Tiago Rodrigo, Airton Dos Santos Alonço, Mateus Potrich Bellé, André Augusto Veit, and Wagner Pires da Silva. "FORÇA DE TRAÇÃO E POTÊNCIA DEMANDADA POR MECANISMOS DE CORTE E SULCADORES DE SEMEADORA-ADUBADORA." ENERGIA NA AGRICULTURA 31, no. 1 (April 20, 2016): 17. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2016v31n1p17-23.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Machado, Antônio L. T., Amauri C. Espírito Santo, Vilson J. Batista, Ângelo V. dos Reis, Otoniel G. L. Ferreira, and André Oldoni. "Metodologia para avaliação do desgaste em ferramentas simétricas de mobilização do solo." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 13, no. 5 (October 2009): 645–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662009000500019.

Full text
Abstract:
A correta avaliação e previsão do tempo de vida útil dos mecanismos que atuam no rompimento do solo, são importantes na análise de equipamentos. O desgaste deste tipo de ferramenta (ponteiras sulcadoras de semeadoras, de escarificadores e de subsoladores) depende de vários fatores, entre eles as condições do solo e características geométricas e construtivas das ferramentas. A taxa de desgaste das ferramentas de mobilização do solo, normalmente é determinada através da sua perda de massa. O objetivo do trabalho foi desenvolver uma metodologia diferenciada, ágil e de fácil execução, para avaliação do desgaste de ferramentas simétricas que promovem a mobilização do solo. A análise da variação da configuração geométrica da ferramenta foi obtida por fotografia digital utilizando-se, posteriormente, um programa computacional para o seu desenho. Utilizaram-se ponteiras sulcadoras de adubo de semeadora de plantio direto como ferramenta de mobilização de solo. Os resultados possibilitaram verificar que o desgaste é melhor determinado pelo método da fotografia digital que pelo método tradicional (perda de massa). A vantagem do método proposto reside basicamente em sua agilidade e precisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Silva, Franciani Rodrigues da, Jackson Adriano Albuquerque, Diego Bortolini, André da Costa, and Sandra Mara Vieira Fontoura. "Semeadura direta com diferentes mecanismos sulcadores: alterações em propriedades de um Latossolo Bruno e produtividade das culturas." Revista de Ciências Agroveterinárias 17, no. 3 (October 11, 2018): 428–34. http://dx.doi.org/10.5965/223811711732018428.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Camara, Rodrigo Kurylo, and Vilson Antonio Klein. "Escarificação em plantio direto como técnica de conservação do solo e da água." Revista Brasileira de Ciência do Solo 29, no. 5 (October 2005): 789–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832005000500014.

Full text
Abstract:
O plantio direto (PD) é, comprovadamente, uma técnica de manejo do solo eficiente no controle à erosão, minimizando as perdas de solo. No entanto, o não-revolvimento do solo, aliado ao tráfego de máquinas, acarreta alterações na sua estrutura que, associada à reduzida rugosidade superficial, podem ser desfavoráveis à infiltração de água, modificando a sua dinâmica nesse sistema. O objetivo deste trabalho foi avaliar as alterações nas propriedades físico-hídricas do solo sob PD e plantio direto escarificado (PDE), após seis anos sob PD, e os efeitos de sulcadores de semeadoras-adubadoras no solo. Avaliaram-se a densidade do solo, a porosidade total, a macroporosidade e a infiltração da água no solo antes da semeadura da soja, a rugosidade superficial e o percentual da superfície do solo coberto com restos culturais antes e depois da semeadura e a condutividade hidráulica do solo saturado após 12 meses da escarificação. O PDE apresentou uma densidade do solo menor que o PD e uma maior infiltração de água, condutividade hidráulica do solo saturado e rugosidade superficial, demonstrando ser uma técnica eficaz para melhorar a conservação do solo e da água, apresentando efeito residual da escarificação transcorrido um ano da operação. A porosidade total e a macroporosidade não apresentaram diferença significativa entre os manejos. Nos dois manejos, a cobertura do solo apresentou-se similar antes da semeadura, isto é, após seis meses da escarificação. Durante a semeadura da soja, os mecanismos sulcadores de adubo apresentaram ação distinta, tendo o tipo guilhotina incorporado significativamente mais restos culturais do que o duplo disco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Bertollo, Altamir Mateus, and Renato Levien. "Compactação do solo em Sistema de Plantio Direto na palha." Pesquisa Agropecuária Gaúcha 25, no. 3 (December 4, 2019): 208–18. http://dx.doi.org/10.36812/pag.2019253208-218.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo desenvolver uma revisão bibliográfica de pesquisas que abordam as modificações na estrutura do solo e produção de grãos em áreas compactadas pela ação do tráfego de máquinas em Sistema de Plantio Direto na palha. Com base nos estudos analisados, considera-se que o solo é composto por frações minerais, orgânicas e pelo espaço de vazios. A organização dos componentes influencia na capacidade de condução e armazenamento de ar e água no sistema. As práticas de manejo alteram a estrutura do solo, seja pela ação de compactação imposta pelo tráfego ou pela ação de revolvimento resultante dos mecanismos sulcadores das semeadoras e, em condição de manejo intensivo do solo, pela aração/escarificação. Quando o crescimento do sistema radicular das plantas encontra restrição pela presença de camadas compactadas, seu desenvolvimento é prejudicado. A estrutura de poros do solo pode ser formada pela ação do sistema radicular das plantas sucessoras, fauna do solo e/ou de implementos mecanizados. Em condições de sistemas de uso conservacionistas, a rotação de culturas possibilita a formação de poros contínuos, importantes para a condutividade hidráulica e troca de gases com a atmosfera. Por fim, a rotação de culturas proporciona proteção da superfície do solo e possibilita melhores condições estruturais ao solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Farias, Marcelo Silveira de, and José Fernando Schlosser. "Níveis de ruído no posto de operação de um trator agrícola na operação de semeadura." Tecno-Lógica 24, no. 1 (January 13, 2020). http://dx.doi.org/10.17058/tecnolog.v24i1.12801.

Full text
Abstract:
A utilização de tratores agrícolas expõe os operadores a diferentes agentes que podem ser nocivos à saúde, dentre eles, o ruído, que dependendo da intensidade, leva à perda gradual da sensibilidade auditiva dos operadores. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo avaliar o nível de ruído que chega ao posto de operação em um trator agrícola tracionando uma semeadora-adubadora de precisão, equipada com dois tipos de mecanismos sulcadores de fertilizante, em quatro velocidades de trabalho e duas configurações do condicionador de ar; e comparar com os limites estabelecidos pela norma NR-15. Para a mensuração dos níveis de ruído foi utilizado um medidor de pressão sonora, posicionado a 0,15 m do ouvido do operador, com todas as aberturas do posto de operação fechadas. A intensidade sonora próxima ao ouvido do operador, em todos os tratamentos avaliados, foi inferior ao estabelecido pela norma, para uma exposição máxima de oito horas diárias. Há aumento significativo da pressão sonora quando se utiliza mecanismo sulcador de fertilizante do tipo haste em relação ao disco duplo e também, quando se utiliza o condicionador de ar. À medida que se aumenta a velocidade de trabalho do conjunto mecanizado ocorre um incremento linear na intensidade sonora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography