Academic literature on the topic 'Mecanismos de segurança alimentar'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Mecanismos de segurança alimentar.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Mecanismos de segurança alimentar"

1

Simões, Elsa Barbosa, Vladmir Antero Delgado Silves Ferreira, and Gottlieb Basch. "Segurança Alimentar em Cabo Verde." Segurança Alimentar e Nutricional 27 (November 18, 2019): e020002. http://dx.doi.org/10.20396/san.v27i0.8651211.

Full text
Abstract:
No âmbito da palestra apresentada no 11º Encontro das Fundações da CPLP, sob o lema Segurança Alimentar: O papel das Fundações no Desenvolvimento de Politicas Públicas de Desenvolvimento, escolheu–se para fins deste trabalho, fazer uma análise comparativa, atravéz de entrevistas guiadas a quatro especialistas do sector publico, de ONG e de organismos internacionais de ajuda ao desenvolvimento com experiência na implementação de políticas públicas para que fizessem uma comparação entre a pratica e a teoria na implementação de politicas públicas para a segurança alimentar em Cabo Verde. Concluiu-se que as políticas de bem-estar social não estão de todo salvaguardas e que para dar esta resposta existe uma necessidade premente de se ter uma política efetiva de desenvolvimento sustentável da agricultura, melhorando o foco na qualidade de vida e em políticas económicas e sociais justas e sustentável do ponto de vista ambiental. Apesar de não haver impedimentos legais a organização de associações também não existe mecanismos que promovam a participação no processo de desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gonçalves, Ana Paula De Araujo, Fabrícia Do Carmo Lima, and Odisséia Carla Pires Gaspareto. "SEGURANÇA ALIMENTAR: CONSCIÊNCIA COMEÇA NA INFÂNCIA." HOLOS 5 (December 23, 2011): 136. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2011.717.

Full text
Abstract:
Atualmente, a segurança alimentar assume uma preocupação cada vez maior para todos aqueles envolvidos no setor alimentar, pois são diversos os perigos que podem estar contidos na origem de doenças transmitidas por alimentos. E é com essa preocupação que inúmeras entidades, tanto nacionais como internacionais, desenvolvem documentos regularizadores e ações que mobilizem mecanismos de controle. O bem-estar e a saúde associados à alimentação dependem da escolha de alimentos saudáveis e da prática e procedimentos de higiene que minimizem os riscos de contaminação. Tendo como base esses conceitos, este trabalho teve como objetivo levar aos alunos do 6º ano da Escola Estadual Capitão Mor Galvão no município de Currais Novos, noções de higiene e segurança alimentar com o intuito de desenvolver um trabalho de conscientização das crianças quanto à segurança alimentar, já que estas não têm ainda uma opinião formada, fazendo com que sejam disseminados esses novos conhecimentos. A educação de crianças quanto ao tema abordado desenvolverá uma nova percepção em relação ao alimento e a maneira de consumi-lo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ortega, Antonio César, and Michelle da Silva Borges. "Codex Alimentarius: a segurança alimentar sob a ótica da qualidade." Segurança Alimentar e Nutricional 19, no. 1 (February 10, 2015): 71. http://dx.doi.org/10.20396/san.v19i1.8634670.

Full text
Abstract:
As crises e escândalos alimentares, ocorridas principalmente a partir de meados de 1990, tiveram repercussões negativas no mercado mundial de alimentos, perturbando o fluxo de comércio e a confiança dos consumidores. Para que este mercado não entrasse em colapso foram acionados mecanismos que restabelecessem a dinâmica do ambiente institucional do mercado de alimentos, o qual engloba entre outros, o setor público, organismos não governamentais e consumidores. Assim, garantir a inocuidade dos alimentos passou a ser uma meta conjunta de todos os agentes econômicos envolvidos neste mercado. Entre esses mecanismos, destaca-se o Codex Alimentarius. O objetivo desse trabalho é analisar o papel e o funcionamento do Codex no mercado mundial de alimentos. Conclui-se que, ao fazer parte dos Acordos da Organização Mundial de Comércio (OMC), o Codex passou a integrar a agenda política internacional, fazendo parte de um poderoso arcabouço legal para regulamentação do mercado de alimentos. Os países desenvolvidos são os maiores beneficiários desses acordos, uma vez que possuem maior grau de organização, tanto no campo científico-tecnológico, quanto no jurídico, para seguir essas normas e cobrar suas aplicações. Entretanto, os países em desenvolvimento precisam definir políticas públicas e de aperfeiçoamento de seus sistemas de controle, prevenção e inspeção, cuja capacidade e custos vêm apresentando dificuldades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

De Mouras, Joana Tereza Vaz, and Milenna Nicoletti. "O Trânsito das Questões da Agenda Pública para a Governamental: a institucionalização da segurança alimentar nas políticas públicas." Baru 2, no. 2 (December 19, 2016): 176. http://dx.doi.org/10.18224/baru.v2i2.5271.

Full text
Abstract:
Resumo: este artigo discute a entrada da Segurança Alimentar na agenda governamental a partir de uma confluência das demandas dos movimentos sociais e entidades da sociedade civil, combinada a uma prerrogativa governamental, abordando o conceito de estruturas de oportunidades políticas e constrangimentos e oportunidades estabelecidos pela configuração político-institucional compreendidos pela perspectiva neoinstitucionalista. Neste ínterim, o artigo apresenta um resgate histórico da consolidação da Segurança Alimentar no Brasil, objetivando explorar a evolução paulatina conferida à temática impulsionada pelos movimentos sociais e pelas instituições como propiciadoras de oportunidades políticas. Por conseguinte, são criadas inovadoras estruturas decisórias mais descentralizadas e flexíveis, a exemplo dos conselhos e das conferências como importantes mecanismos de integração entre diferentes interesses, contribuindo, dessa forma, para que a pauta da segurança alimentar tenha se expandido e ocupado um importante espaço nas agendas políticas culminando em um conjunto de ações institucionais idealizadas e projetadas mediante diversas políticas de combate à insegurança alimentar.Palavras-chave: Segurança alimentar. Agenda governamental. Oportunidades políticas. Instituições. Políticas públicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Mayara Sanay da Silva. "Desigualdades de gênero e (in)segurança alimentar e nutricional: olhares a partir do conceito de justiça de gênero de Nancy Fraser." DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde 15 (July 1, 2020): e47218. http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2020.47218.

Full text
Abstract:
Introdução: diversos relatórios internacionais têm apresentado as mulheres e meninas como pessoas mais vulneráveis e que demandam justiça social e de gênero para promoção da segurança alimentar e nutricional (SAN). No Brasil, a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) e importantes programas de SAN apresentam foco prioritário nas mulheres. Este ensaio objetiva examinar a política de segurança alimentar e nutricional brasileira dentro das perspectivas de justiça de gênero de Nancy Fraser. Métodos: Analisamos a PNSAN a partir do conceito tridimensional de justiça de gênero de Nancy Fraser, detendo especial atenção nas mulheres como produtoras, consumidoras e gerentes-chave de alimentos em casa e na comunidade, as implicações de desigualdades no acesso aos alimentos, a política e aos programas públicos cujo intuito é superar os quadros de insegurança alimentar nas mulheres. Resultados: sugere-se que a PNSAN promove mecanismos para ampliar as condições de acesso aos alimentos, água, emprego e redistribuição de renda. Da mesma forma, visa preservar a autonomia e o respeito à dignidade das pessoas, sem discriminação de qualquer espécie; e a participação social na formulação, execução, acompanhamento, monitoramento e controle das políticas e dos planos de segurança alimentar e nutricional em todas as esferas de governo. Conclusão: a PNSAN apresenta uma sensibilidade ao gênero, considerando as mulheres um grupo vulnerável à insegurança alimentar e nutricional. Contudo, os programas e ações desenvolvidos apresentam limitações em considerar o gênero, pois, por vezes, apresentam argumentos parciais, apolíticos e sexistas dos problemas de segurança alimentar e nutricional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Panda, Aires Paulo Pedro. "CONSELHO ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL." Revista Tocantinense de Geografia 10, no. 20 (February 2, 2021): 65–83. http://dx.doi.org/10.20873/rtg.v10n20p65-83.

Full text
Abstract:
Este artigo busca analisar a gestão social e participação no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-TO), como mecanismo para auxiliar na construção de políticas públicas para o Tocantins. Para tanto, realizou-se o estudo no period de um ano, de setembro de 2017 a setembro de 2018. O referencial teórico foi delineado a partir da contextualização histórica, da gestão social e cidadania participativa. Optou-se por um estudo qualitativo de caráter exploratório. Os sujeitos da pesquisa foram os conselheiros do CONSEA –TO e a coleta de informações foi realizada através da análise das atas. Os resultados apontam que o conselho não conseguiu interferir de forma satisfatoria ainda. Há uma destinação de verbas públicas, mas é prematuro afirmar a participação, mais há uma busca pela prática da gestão social mais eficaz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Paulillo, Luiz Fernando, and Luiz Manoel Almeida. "Redes de segurança alimentar e agricultura familiar: a merenda escolar como instrumento de desenvolvimento local." Segurança Alimentar e Nutricional 12, no. 1 (February 3, 2015): 26–44. http://dx.doi.org/10.20396/san.v12i1.1837.

Full text
Abstract:
O trabalho apresenta um caso concreto de formação de uma rede de capital social em torno da temática da segurança alimentar local, abarcando não somente as condições de saúde das pessoas, de higiene dos alimentos e da autenticidade da produção, mas também a melhora das condições de renda e emprego de pequenos agricultores e trabalhadores rurais. Este trabalho mostra que num município paulista foi possível desenvolver um programa de segurança alimentar com essa amplitude, através da inclusão do suco de laranja natural pasteurizado na merenda escolar. Este caso, ocorrido no centro do cinturão citrícola brasileiro, mostra como mecanismos institucionais desenvolvidos por meio de políticas públicas participativas e organizações locais podem promover o desenvolvimento rural local com possibilidades de inclusão social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Raimundo Pires, and Helena Carvalho De Lorenzo. "Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional na dinâmica de estado: abrangência e limites da política social." Retratos de Assentamentos 20, no. 2 (July 6, 2017): 31. http://dx.doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2017.v20i2.280.

Full text
Abstract:
O artigo mostra que, do ponto de vista do desenho institucional, o arcabouço do SISAN inovou ao atribuir ao Estado à responsabilidade da questão alimentar no curso de ações de abastecimento alimentar, tendo quanto prioridade o atendimento à população em situação de Insegurança Alimentar, com resultados bastante expressivos, em termos qualitativos e quantitativos. Também aponta que a questão alimentar passou por ações de Estado, ou seja, atos de governo que determinaram o padrão de proteção social, e pela especificidade do público beneficiado e a abrangência da distribuição de bens e serviços públicos. Mostra ainda que a politica analisada buscou formular programas, projetos e ações institucionais que garantiram o direito das pessoas à alimentação adequada, com a constituição de mecanismos que as habilitassem ao acesso ao alimento de qualidade e de resolução do espectro da fome, bem como, da produção desse alimento. Contudo, apesar dos muitos avanços, ainda permaneceu um contingente de milhões de pessoas em situação de Insegurança Alimentar e em termos do fomento a agricultura familiar, somente foi abrangida uma parcela do contingente de produtores e não o todo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ribeiro, Silvana Maria, Cláudia Maria Bógus, and Jaqueline Dourado Lins. "1º plano municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo/SP (PLAMSAN)." Segurança Alimentar e Nutricional 26 (September 18, 2019): e019029. http://dx.doi.org/10.20396/san.v26i0.8655894.

Full text
Abstract:
A elaboração e publicação do 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo, o PLAMSAN 2016-2020, evidencia avanços da Segurança Alimentar e Nutricional no cenário municipal. O presente estudo apoiou-se na triangulação de métodos, envolvendo as seguintes técnicas: observação participante, entrevista com informante-chave, constructo de um modelo lógico. A metodologia regeu-se por critérios de validade da pesquisa participativa em saúde. Verificou-se que a participação social foi um dos mecanismos utilizados para envolver governo e população, a partir do estabelecimento de compromissos voltados à consolidação desta política pública, destacando os conselhos municipais como protagonistas do processo analisado. A intersetorialidade ocorreu devido à composição da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN Municipal), envolvendo sete secretarias municipais, e aos esforços de quem liderou o processo, como os conselheiros municipais. Conclui-se que a descentralização das ações permitiu que as propostas locais fossem contempladas no plano. A participação social e a intersetorialidade, princípios da Promoção da Saúde, foram esteio do processo contribuindo para o êxito da experiência, a qual demonstrou viabilidade para ser replicada em outros municípios de qualquer cidade no mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Valeriano, Melina Lys, Geoffroy Roger Pointer Malpass, Mônica Hitomi Okura, and Ana Claudia Granato Malpass. "Alergênicos alimentares: avaliação do cumprimento da legislação de rotulagem." Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação 5, no. 2 (February 26, 2021): 112. http://dx.doi.org/10.18554/rbcti.v5i2.3661.

Full text
Abstract:
: A prevalência de alergias alimentares tem aumentado nos últimos anos devido à modificação dos hábitos alimentares. Alergia alimentar é uma reação adversa que ocorre quando o organismo reconhece o alimento como uma entidade agressora ao organismo mediada por mecanismos imunológicos. A rotulagem é a principal ferramenta de informação entre o consumidor e o produto. O presente trabalho teve por objetivo avaliar se a RDC n. 26 de 02/07/2015 está sendo devidamente aplicada pelos fabricantes de alimentos. Para tanto utilizou-se uma pesquisa qualitativa sob o ponto de vista descritivo. Realizou-se visitas aos principais supermercados de Uberaba para avaliar os produtos quanto a legislação de rotulagem para alergênicos alimentares. Conclui-se que a informação no rótulo do alimento é muito importante, levando em conta que quem sofre com a alergia tem uma segurança maior quando a informação é clara, objetiva e legível, já que a prevenção é a única forma de proteção da alergia alimentar. A legislação brasileira de advertência de rotulagem de alergênicos alimentares mostrou-se comprometida, trazendo uma linguagem mais clara e de fácil acesso aos consumidores. O resulto foi satisfatório para a maioria dos itens analisados quanto ao cumprimento das diretrizes exigidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Mecanismos de segurança alimentar"

1

Spers, Eduardo Eugenio. "Mecanismos da regulação da qualidade e segurança em alimentos." Universidade de São Paulo, 2003. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-17032004-004201/.

Full text
Abstract:
Garantir a qualidade dos alimentos é um crescente objetivo dos governos, das companhias e dos agentes de padronização e certificação do comércio internacional. Seus esforços são direcionados a influenciar a percepção do consumidor quanto aos muitos atributos de um produto alimentar, com um cuidado particular em relação aos vinculados com a nutrição e segurança. A garantia da qualidade está ganhando em proeminência porque os atributos de qualidade estão sendo melhor monitorados por governantes, consumidores e companhias. Essa melhor avaliação sugere o aparecimento de garantias de qualidade voluntárias proporcionadas por companhias e de regulação pelo governo. Os mecanismos formais e informais têm sido analisados separadamente na literatura sobre regulação e marketing. A análise da interação dos mecanismos proporciona visões conflitantes e extremas como a reputação sendo substituída pela regulação, nos casos em que exclusivamente a ação do estado é defendida como suficiente, e outra, em que a atuação do estado é desnecessária devido à confiança do consumidor na reputação da marca ou organização. Uma terceira visão ocorre quando a regulação é complementada com o uso de estratégias privadas de reputação sobre o produto ou organização e vice versa. O objetivo geral do trabalho é analisar essa relação de complementaridade ou substituição entre os mecanismos formais e informais relacionados à segurança do alimento com base na percepção do consumidor de carne bovina. A pesquisa de campo foi conduzida com 591 consumidores do município de Piracicaba, Brasil, abordados em suas residências e nos estabelecimentos de comercialização de carne mais comuns, o açougue e o supermercado. Eles ordenaram os nove produtos hipotéticos em função de sua preferência por aqueles que proporcionam uma maior ou menor percepção de segurança e qualidade. O modelo de análise proposto foi gerado a partir do modelo hedônico e do ferramental da teoria dos jogos. Nove produtos hipotéticos foram gerados a partir de uma matriz ortogonal de um conjunto de vinte e sete combinações possíveis de três intensidades diferentes, baixa, média e alta, de conhecimento sobre a marca (mecanismo informal), intensidade de fiscalização (mecanismo formal) e preço. Pela técnica de análise conjunta, a importância dada pelo consumidor para a intensidade de fiscalização foi de 42,05% e para a intensidade de conhecimento sobre a marca foi de 28,9%. A ordem crescente de preferência para os níveis do atributo marca foi: “sem marca”, “marca desconhecida” e “marca conhecida”; e para a fiscalização: “ausência de fiscalização”, “fiscalização esporádica” e “fiscalização intensiva”. A importância atribuída ao preço foi de 29,66%. O nível médio foi o mais preferido (R$ 12,00), seguido pelo baixo (R$ 8,00) e alto (R$ 16,00). Essa menor preferência pelo nível de maior preço pode significar um trade-off a favor de um preço mais baixo e uma dissociação do atributo como elemento de percepção de alta qualidade. Apenas 7,1% dos entrevistados afirmam que o preço contribui para uma maior percepção da alta qualidade do produto, enquanto para a fiscalização intensiva a porcentagem foi de 73,6%. Não foi possível identificar segmentos de consumidores com comportamentos e preferências distintas. O modelo Ordered Probit e o modelo de regressão de Poisson foram utilizados para analisar a relação de complementaridade ou substituição. A análise de interação entre marca e fiscalização foi feita mantendo-se o preço constante. A percepção da qualidade do produto pelo consumidor é significativamente maior quando há um aumento concomitante da intensidade do conhecimento sobre a marca e da intensidade da fiscalização em relação a um aumento individual desses mecanismos. Também foi constatado que a complementaridade é significativamente maior de um nível baixo para um nível médio do que de um nível médio para um nível alto. No tocante à complementaridade entre preço e fiscalização, mantendo-se a intensidade de conhecimento sobre a marca constante, a complementaridade também foi constatada, embora sem significância no nível mais alto. Foram sugeridas ações públicas e privadas que, utilizadas em conjunto, elevam a percepção de qualidade do consumidor em relação à carne comercializada. Devido ao pequeno escopo geográfico dos dados coletados, estudos mais aprofundados, em outras localidades, podem comprovar a complementaridade desses mecanismos e captar diferenças regionais. Aplicações deste modelo a outros problemas que envolvam estratégias privadas e públicas conjuntas, como a questão ambiental, também podem ser úteis.
The guarantee of the good quality of food is a growing focus of governments, companies and the international standardization, certification and trade agents. Their efforts are addressed to influence the consumer's perception over the many attributes of a food product, with special attention to the nutrition and safety attributes. The warranty of quality is overcoming in prominence because the attributes of quality are being better appraised by governments, consumers and companies. This better evaluation suggests the emersion of more proportionate voluntary quality warranties by companies and more regulation by the government. The formal and informal mechanisms have been analyzed in general, separately on marketing and regulation literature. The analysis of the interaction among these mechanisms provides conflicting and extreme visions like the reputation being substituted by the regulation needs, in the cases where exclusively the action of the government is defended as enough, and other, where the performance of the state is unnecessary due to the consumer's trust in the reputation of the brand or organization. A third vision happens when the regulation is complemented with the use of private strategies of reputation on the product or organization and vice versa. The main goal of this study was to analyze the complementarity and substitution relationship between the formal and informal mechanisms related to food safety based on the bovine meat consumer's perception. The model proposed was generated from the framework of game theory and of the hedonic demand analysis of attributes. Nine hypothetical products were generated starting from an orthogonal matrix of a group of twenty-seven possible combinations of three different intensities of knowledge on the brand (informal mechanism), monitoring (formal mechanism) and price. The research was conducted with 591 consumers in the city of Piracicaba, Brazil. The consumers were interviewed in their residences and in the butchery and retail stores. They organized these hypothetical products in their order of preference on those that provide a higher or smaller perception of safety and quality. Using the technique of conjoint analysis, the importance given by the consumer for the intensity of monitoring was of 42.05% and for the brand knowledge intensity was 28.9%. The preference for the levels of these attributes was growing with their increase, the growing order preference was the levels “without brand”, “less known brand” and “well known brand” and for the monitoring the “absence of monitoring”, “eventual monitoring” and “intensive monitoring.” The importance attributed to the price was 29.66%. The medium level was the most favorite (R$ 12.00), followed by the lower (R$ 8,00) and the higher (R$ 16,00). That could mean a trade-off in favor of a lower price and a dissociation of these attribute as an element of a high quality perception. Only 7.1% of the interviewees affirm that the price contributed to a higher perception of the high product quality while for the intensive monitoring was 73.6%. It was not possible to identify consumers' segments with different behaviors and preferences. The Ordered Probit model and the Poisson regression model were used to analyze the complementarity and substitution relationship. Between brand and monitoring, maintaining the price constant, the perception of the product quality by the consumer is significantly higher when there is a concomitant increase of the intensity of knowledge on the brand and on the intensity of the monitoring in relation to an exclusive increase of each those mechanisms. It was also verified that complementarity is significantly higher from a low level to a medium level than from a medium level to a high level. Concerning complementarity between price and monitoring, maintaining the intensity of knowledge about the constant brand, the complementarity was also verified but in a smaller level of significance. Public policies and private strategies that improve the quality perception of the consumer's quality regarding meat consumption were suggested. Due to the small geographical scope of the data analyzed, other studies conducted in other places can prove the complementarity or not of those mechanisms, and capture regional differences. Applications of this model to other problems that involve private and public strategies combined, as the environmental issues, can be also useful.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Leonelli, Fabiana Cunha Viana. "Mecanismos de identificação de soja não geneticamente modificada no sistema agroindustrial da soja: um estudo multi-caso." Universidade Federal de São Carlos, 2001. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3516.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T19:51:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DissFCVL.pdf: 804823 bytes, checksum: 48e645ad54e3430addcbcd601ba1ef0c (MD5) Previous issue date: 2001-12-20
Financiadora de Estudos e Projetos
The present thesis investigated the role of coordination and management supply chain in face of identifies no-GM crops and the need to preserve the identity of grains. This change traverses the entire productive chain, from the seeds industry to the final consumer, ever more demanding in terms of issues related to food safety. A new arrangement in the system (Strictly Co-ordination) will be linked to the capacity of the various agents of the agroindustrial systems to coordinate and manage these relationships, mainly by means of the development of mechanisms of incentives and control, including efficient forms of identity preservation (IP), traceability and certification of the product throughout the chain. The latter will play a fundamental role in diminishing the information asymmetry between producers and consumers and valuated agri-food products. The theoretic framework utilized was Transaction Cost Economics, which allowed the foundation and systematization of the analysis, validated by case studies that involved situations of Identity Preservation in Brazil. Thus, four firms that work with non-GM soybeans and utilized segregation systems, incentives and monitoring of crops production were analyzed. It was verified that, indeed, the trend toward product segregation involves the need for adaptations and alteration in the predominating governance form. Identity preservation also involves increased costs, which permeate all phases of the productive chain. These costs are identifiable and have a strong relationship to the characteristics of the transactions and to the attributes of the product one wishes to segregate. The thesis also identified that incentive and monitoring strategies are fundamental for the success of the identity preserved (IP) system. The other relevant aspect was about reputation of the certificated entity.
O presente trabalho investigou o papel da coordenação e gerenciamento da cadeia de suprimentos em face à necessidade de identificação de não-GM e adoção de mecanismos de preservação de identidade para a exploração de oportunidades de mercado no sistema agroindustrial da soja. Devida à necessidade de garantir a credibilidade da informação, faz-se necessário gerenciar e controlar as relações entre diferentes agentes da cadeia produtiva, desde a indústria de sementes até o consumidor final. Para exercer tal controle, a adoção de um novo arranjo do sistema produtivo (SAGs estritamente coordenados), está vinculada à capacidade de coordenação da cadeia produtiva no desenvolvimento de mecanismos de incentivo e controle entre os elos da cadeia, incluindo a adoção de sistemas de preservação de identidade (PI), rastreabilidade e certificação ao longo da cadeia produtiva. O arcabouço teórico utilizado Economia de Custos de Transação (ECT) permitiu a fundamentação e sistematização da análise empírica, validada pela abordagem qualitativa de estudos de casos. Foram analisadas quatro empresas que exploram oportunidades comerciais advindas da soja não-GM e utilizam sistemas de identidade preservada, segregação de grãos, incentivos e monitoramento para a coordenação dos sistemas produtivos. Verificou-se que a exploração deste segmento de mercado implica adaptações de processo que alteram a forma de governança predominante no SAG genérico da soja, cuja adoção de sistemas de preservação de identidade (PI) corroboraram o pressuposto inicial da necessidade de um novo arranjo produtivo (SAGs estritamente coordenados). Além disso, foi constatado que a preservação de identidade também implica aumento nos custos, que permeiam todas as fases da cadeia produtiva. Esses custos são identificáveis e têm forte relação com as características das transações. Outro aspecto que se mostrou relevante diz respeito à reputação da entidade certificadora contratada para auditoria do processo produtivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Souza, Rodrigo Mendonça de. "Os incentivos fiscais como mecanismo de desenvolvimento das políticas agrícolas : a utilização dos benefícios fiscais no fomento à produção agropecuária e a garantia da segurança alimentar /." Franca, 2017. http://hdl.handle.net/11449/154267.

Full text
Abstract:
Orientador: Elisabete Maniglia
Banca: Jete Jane Fiorati
Banca: Valcir Gassen
Resumo: Neste trabalho analisamos a dinâmica que as políticas públicas possuem sobre a atividade produtiva no campo. Buscamos compreender o potencial que as medidas de fomento, sejam elas tributárias ou creditícias, têm no estímulo da produção agropecuária em nosso país. O Brasil possui extensa área agricultável e, desde a sua formação aproveitou-se de tais condições participando como protagonista em quase todos os grandes ciclos de commodities agrícolas ocorridos na história recente do mundo. Atualmente figura como grande exportador de diversos gêneros agrícolas, sendo por conseguinte peça chave na segurança alimentar global. Ocorre, porém, que, conforme discutido neste trabalho, o impulso em se tornar uma plataforma de exportações deve ser empreendido com planejamento, de modo que tal ímpeto não resulte em reduzir a disponibilidade de alimentos para o mercado interno. Ademais, é imprescindível que os responsáveis pelas políticas públicas estejam atentos ao desenvolvimento de políticas indutoras, de modo a resguardar o equilíbrio produtivo no campo, evitando os processos de substituição de culturas que vêm afetando os níveis de produção de alguns gêneros alimentícios no país. Procuramos descrever o nexo causal entre queda de áreas de cultivo e de disponibilidade per capta de alguns produtos e a evolução de seus preços ao consumidor, resultando por meio deste processo em uma significativa fonte de instabilidade econômica e social no país. Neste contexto de desafios, procuramos lançar... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: In this paper we analyze the dynamics that public policies have about productive activity in the countryside. We seek to understand the potential that the fomentation measures, be they taxes or credit, have in the stimulus of agricultural production in our country. Brazil has extensive arable land and since its formation has taken advantage of such conditions participating as protagonist in almost all major cycles of agricultural commodities occurred in the recent history of the world. Today it is a major exporter of various agricultural products and is therefore a key player in global food security. However, as discussed in this paper, the drive to become an export platform should be undertaken with planning, so that such momentum does not result in reducing the availability of food for the domestic market. In addition, it is imperative that those in charge of public policies be attentive to the development of inductive policies, in order to safeguard the productive balance in the field, avoiding the processes of substitution of cultures that are affecting the levels of production of some foodstuffs in the country. We attempt to describe the causal link between the decline in cultivation areas and the availability per capita of some products and the evolution of their prices to the consumer, resulting in this process as a significant source of economic and social instability in the country. In this context of challenges, we seek to shed light on the potential of tax policy i... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Souza, Rodrigo Mendonça de. "Os incentivos fiscais como mecanismo de desenvolvimento das políticas agrícolas: a utilização dos benefícios fiscais no fomento à produção agropecuária e a garantia da segurança alimentar." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018. http://hdl.handle.net/11449/154267.

Full text
Abstract:
Submitted by Rodrigo Mendonça De Souza (rmsouza.bsb@gmail.com) on 2018-06-15T15:14:24Z No. of bitstreams: 1 Os incentivos fiscais como mecanismo de desenvolvimento das políticas agrícolas - Rodrigo Mendonça de Souza.pdf: 1365006 bytes, checksum: bc2a5a7a56bb43de1186672319eccad9 (MD5)
Approved for entry into archive by Jacqueline de Almeida null (jacquie@franca.unesp.br) on 2018-06-15T19:09:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Souza _RM_me_fran.pdf: 1365006 bytes, checksum: bc2a5a7a56bb43de1186672319eccad9 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-06-15T19:09:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Souza _RM_me_fran.pdf: 1365006 bytes, checksum: bc2a5a7a56bb43de1186672319eccad9 (MD5) Previous issue date: 2018-09-21
Neste trabalho analisamos a dinâmica que as políticas públicas possuem sobre a atividade produtiva no campo. Buscamos compreender o potencial que as medidas de fomento, sejam elas tributárias ou creditícias, têm no estímulo da produção agropecuária em nosso país. O Brasil possui extensa área agricultável e, desde a sua formação aproveitou-se de tais condições participando como protagonista em quase todos os grandes ciclos de commodities agrícolas ocorridos na história recente do mundo. Atualmente figura como grande exportador de diversos gêneros agrícolas, sendo por conseguinte peça chave na segurança alimentar global. Ocorre, porém, que, conforme discutido neste trabalho, o impulso em se tornar uma plataforma de exportações deve ser empreendido com planejamento, de modo que tal ímpeto não resulte em reduzir a disponibilidade de alimentos para o mercado interno. Ademais, é imprescindível que os responsáveis pelas políticas públicas estejam atentos ao desenvolvimento de políticas indutoras, de modo a resguardar o equilíbrio produtivo no campo, evitando os processos de substituição de culturas que vêm afetando os níveis de produção de alguns gêneros alimentícios no país. Procuramos descrever o nexo causal entre queda de áreas de cultivo e de disponibilidade per capta de alguns produtos e a evolução de seus preços ao consumidor, resultando por meio deste processo em uma significativa fonte de instabilidade econômica e social no país. Neste contexto de desafios, procuramos lançar luz ao potencial que a política tributária possui no desenvolvimento de uma política agrícola progressista e alinhada aos interesses nacionais. Através da fundamentação de uma boa política agrícola seremos capazes de produzir alimentos em quantidade e qualidade suficientes para atender a demanda interna e, também, sermos capazes de atuar no mercado agrícola internacional, gerando empregos e renda no país.
In this paper we analyze the dynamics that public policies have about productive activity in the countryside. We seek to understand the potential that the fomentation measures, be they taxes or credit, have in the stimulus of agricultural production in our country. Brazil has extensive arable land and since its formation has taken advantage of such conditions participating as protagonist in almost all major cycles of agricultural commodities occurred in the recent history of the world. Today it is a major exporter of various agricultural products and is therefore a key player in global food security. However, as discussed in this paper, the drive to become an export platform should be undertaken with planning, so that such momentum does not result in reducing the availability of food for the domestic market. In addition, it is imperative that those in charge of public policies be attentive to the development of inductive policies, in order to safeguard the productive balance in the field, avoiding the processes of substitution of cultures that are affecting the levels of production of some foodstuffs in the country. We attempt to describe the causal link between the decline in cultivation areas and the availability per capita of some products and the evolution of their prices to the consumer, resulting in this process as a significant source of economic and social instability in the country. In this context of challenges, we seek to shed light on the potential of tax policy in the development of a progressive agricultural policy aligned with national interests. Through the foundation of a good agricultural policy we will be able to produce food in sufficient quantity and quality to meet domestic demand and also be able to act in the international agricultural market, generating jobs and income in the country.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mota, Demes Nunes da. "Da segurança alimentar à soberania energética-alimentar." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93908.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistema, Florianópolis, 2010
Made available in DSpace on 2012-10-25T04:34:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 289379.pdf: 2021226 bytes, checksum: c2d391d13ce287fba53ac5bb0a679d41 (MD5)
O café é um dos produtos mais tradicionais da agricultura brasileira. Possui uma relação direta com a nossa cultura e história, tendo sido observados momentos de opulência econômica e outros de depressão. A região sul é a maior produtora de café do estado de Minas Gerais que, por sua vez, é o maior produtor do Brasil. No município de Campo do Meio, onde localiza-se o Assentamento 1° do Sul, o café representa a principal atividade econômica agrícola. A cafeicultura tem relação com diversos indicadores socioeconômicos, incluindo questões de qualidade de vida e, por conseqüência, com a segurança alimentar das famílias camponesas. Por ser uma commodity, as oscilações de preços influenciam sobremaneira as condições de vida dos que a produzem, haja vista que essa produção se dá predominantemente em unidades familiares e interfere, portanto, no nível de pobreza e bem estar de comunidades produtoras. Este trabalho objetivou analisar a situação de (in)segurança alimentar, relacionando-a com a produção cafeeira e de autoconsumo, por ser principal atividade econômica agrícola no Assentamento 1° do Sul; objetivou-se também a proposição de novos desenhos produtivos, embasados na Agroecologia. Os resultados indicam que as produções de autoconsumo (horta, pomar, lavoura, criação de aves e suínos e cultivos intercalares) são relevantes na composição de renda das famílias e contribuem para a autonomia camponesa. Todavia essas produções carecem de regularidade durante o ano e variedade para atender melhor a alimentação. A produção e produtividade do café e a baixa freqüência na criação de gado tiveram associação significativa com a situação de insegurança alimentar. Como são as atividades de renda mais expressiva das famílias, constata-se uma fragilidade na composição da renda que contribui para a insegurança alimentar. Assim, propõe-se um caminho de reconversão para um sistema agroecológico, diminuindo dependências, diversificando as atividades e melhorando as relações no agroecossistema e no meio ambiente como um todo, melhorando as condições de vida, de alimentação e de saúde dos assentados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Hilário, Sara Elisabete Antunes. "Segurança alimentar em cantinas escolares." Master's thesis, ISA/UTL, 2011. http://hdl.handle.net/10400.5/4478.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Alimentar - Instituto Superior de Agronomia
To ensure food quality and prevent diseases transmitted by them, it is important to control the conditions of production and distribution, as well as, safety offered to children in schools. The aims of this study were the analysis of hygiene and safety processes regarding the preparation of meals in school canteens, as well as the development of a HACCP plan for use in these canteens. To help this analysis, a Checklist of 131 points was drawn up, grouped in 13 areas, from the reception of raw materials to distribution. It was applied in three different canteens with specific conditions. The development of the HACCP plan was made from scratch, considering the prerequisites for implementing the principles of the system, hazard analysis, the determination of measures and critical control points, and limits. The results obtained in the Checklist showed a compliance rate of 48.64 to 68.83% with a greater number of non-conformities related to facilities, cleanliness, hygiene, and cooking. It was concluded that in order to better guarantee the safety of cooked meals, it would be necessary to correct some non-conformities. Both the Checklist and the HACCP plan proposed here will enable the targeting of remedial actions in these institutions, contributing to provide healthy meals, with good quality at a particularly vulnerable group of population.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gomes, Eduardo Miguel da Silva Carvalho. "Segurança Alimentar: Pastelaria e o Consumidor." Dissertação, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, 2008. http://hdl.handle.net/10216/19377.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Albuquerque, Cristina Aparecida Bueno. "Segurança alimentar : um conceito em pratica?" [s.n.], 2007. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/313835.

Full text
Abstract:
Orientador: Ana Maria Segall Correa
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas
Made available in DSpace on 2018-08-11T22:13:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Albuquerque_CristinaAparecidaBueno_M.pdf: 1160430 bytes, checksum: de4b920f364ce2ca09a766d9a4a2f0ab (MD5) Previous issue date: 2007
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo entender as significações e a utilização do conceito de segurança alimentar e nutricional pelos profissionais de saúde que trabalham na atenção básica, em equipes de saúde da família, em um município de grande porte. E assim analisar como esse tema, que tem permeado as políticas públicas de assistência social e de saúde, tem sido aplicado no cotidiano das ações de promoção e assistência à saúde para a população. A abordagem escolhida para atingir estes objetivos foi uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semi-estruturadas, a membros de equipes de saúde da família que trabalham em áreas de maior vulnerabilidade social do município de Campinas. O método de análise utilizado foi análise de conteúdo dos depoimentos dos profissionais. Os resultados mostraram que apesar da notoriedade que esse conceito tem tido nas universidades e nos órgãos estatais, há desconhecimento e falta de entendimento por parte dos profissionais de saúde que assistem diretamente a população não entendendo a co-responsabilidade do setor saúde sobre esse tema. A valorização da alimentação como componente fundamental do projeto terapêutico dos indivíduos ainda está longe de transformar-se em prática cotidiana nos atendimentos das unidades básicas de saúde; e, quando acontecem, é de forma adicional, como coadjuvante ao tratamento, contribuindo precariamente para a garantia da segurança alimentar e nutricional das pessoas e da comunidade. Concluímos que a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional tem um árduo caminho para sua efetivação, que passa pela efetiva implementação das ações previstas na Política Nacional de Alimentação e Nutrição, para assim avançarmos na construção do SISAN. Os desafios estruturais no setor saúde passam pela formação dos profissionais e pela dificuldade em trabalhar de forma intersetorial, pois como demonstra Boog (1999a) a formação pregressa dos profissionais que atuam na atenção básica não fornece subsídios suficientes para a abordagem da questão alimentar da população, seja na prevenção, na manutenção ou na recuperação da saúde. Como observou Yasbek (2004), nos grupos de maior vulnerabilidade social, para os quais existe um maior risco de insegurança alimentar, as ações de saúde tornam-se mais complexas e necessitam de ações integradas com setores externos à saúde.
Abstract: The objective of this research was to investigate the meaning of food security for health professionals working in primary care teams of the Family Health Program in a large city, and how they apply this concept in their everyday work with the general population, but with poor people, in particular. A qualitative research approach was used, consisting of semi-structured interviews with the health professionals, which were audio-taped, transcribed, and analyzed using content analysis. The results show that the concept, which is currently an important theme in universities and government, is little known to the health professionals, and that food access and habits have been addressed in an incomplete and partial way. It is concluded that food and nutrition policies need to be implemented completely at the primary health care level in order to contribute to the implementation of the National Food Security Policy. It is recommended these themes be incorporated into university-level programs for health professionals, with an emphasis on the importance of collaborating with other sectors to assure food security.
Mestrado
Epidemiologia
Mestre em Saude Coletiva
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gomes, Eduardo Miguel da Silva Carvalho. "Segurança Alimentar: Pastelaria e o Consumidor." Master's thesis, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, 2008. http://hdl.handle.net/10216/19377.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Costa, Christiane Gasparini Araujo. "Segurança alimentar e nutricional: significados e apropriações." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-13102008-153858/.

Full text
Abstract:
RESUMO Diante do quadro de grandes transformações das duas últimas décadas e suas repercussões nos padrões de produção e consumo de alimentos, fortalece-se no Brasil a temática da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), fazendo referência às questões alimentares que dizem respeito ao conjunto da população, e não apenas aos segmentos mais vulneráveis, ao incluir, ao mesmo tempo, a dimensão nutricional, a disponibilidade (food security) e a segurança (food safety) dos alimentos: - Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis. - (II Conferência de SAN, Olinda/PE, 2004). Tem sido possível verificar uma crescente incorporação da noção de Segurança Alimentar e Nutricional pela área da Saúde, devido à sua interface com a temática da Saúde Pública, em documentos que mencionam explicitamente o tema da alimentação e nutrição, a saber: a) Política Nacional de Promoção da Saúde; b) Política Nacional de Alimentação e Nutrição; c) Estratégia Global da Organização Mundial da Saúde; d) Guia Alimentar para a População Brasileira; e) Documentos do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Dado que a construção da institucionalidade desta temática no país, por meio da aprovação da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN 11.346/06) instituindo o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) é resultado da interação entre Estado e Sociedade, a identificação dos significados da incorporação da noção de Segurança Alimentar e Nutricional nos documentos do governo requer, como contraponto, outra reflexão sobre os sentidos da apropriação deste enfoque por parte de entidades e movimentos sociais relacionados à temática. Os marcos históricos, relacionados à construção de uma agenda de segurança alimentar e nutricional no Brasil, nas duas últimas décadas, demonstram o vigor da participação social, não só no controle e monitoramento das ações do governo como na elaboração de propostas e execução de projetos e iniciativas locais /regionais. A fim de aprofundar esta reflexão, a presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar os diferentes significados da incorporação do enfoque de segurança alimentar e nutricional por parte dos movimentos e organizações da sociedade civil participante do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Nacional na gestão 2004/2007. Com a intenção de apreender a realidade dos sujeitos pesquisados, o estudo, de caráter exploratório e com base no método de pesquisa qualitativa, foi realizado por meio de questionário semi-estruturado e entrevistas em profundidade. Como resultado, verificou-se a apropriação do enfoque de Segurança Alimentar e Nutricional nas seguintes direções: a) favorecimento da interação entre campos temáticos das esferas da produção e do consumo; b) impulso à visão do alimento e da alimentação como um direito humano; c) objetivo ético do desenvolvimento e conseqüente construção de entornos físicos e sociais saudáveis; d) aquisição de perspectiva intra e intersetorial e e) processo educativo dialógico e emancipatório. Considerando-se que a criação de programas educativos combinada com a implantação do SISAN para a execução de políticas públicas constitui um dos grandes desafios para o país na atualidade, os significados identificados permitemnos apontar a relevância de se elaborar uma proposta pedagógica que contenha diretrizes para a abordagem de segurança alimentar e nutricional em programas educativos, promovendo a aquisição de uma aprendizagem mais cidadã da alimentação e que favoreça não só o direito de comer como também o direito de se informar e de se educar, numa perspectiva de empoderamento, condição essencial para a realização de escolhas positivas, saudáveis e conscientes.
By overlooking the major transformations of the past two decades and their impacts in the standards of production and consumption of food, in Brazil the theme over Food and Nutrition Safety has become stronger and stronger especially in regards to foodstuff matters involving the whole of population and not only the most vulnerable segments when it takes into account, at the same time, the nutritional dimwnaion and the availability of both Food Safety and Security. - Food and Nutritional Safety (SAN) happens to be the fulfilment of everyone´s right to the regular and permanent access to quality foodstuff, in sufficient amounts, without blocking the access to other essential needs, by taking as pratical feeding basis to foster health and to look up to the cultural diversity and that be socially, economically and environmentally sustainable. - (II SAN Conference, Olinda, Pe , 2004 ). It has been possible to check up on a growing incorporation of the Food an Nutrition Safety in the health area, owing to its interface with the Public Health Theme, in papers where they explictly mention the Food and Nutrition Safety theme, namely: a)National Policy on Health Promotion ; b) National Policy for Food and Nutrition Safety: c) Worldwide Strategy by the World Health Organization (WHO); d)Feeding Guidelines for the Brazilian Population; e) Papers by the National Council for Food and Nutrition Safety. The construction of this theme tilts towards non constitutional aspects, especially now after the approval of the Organic Law for Food and Nutritional Safety (LOSAN - 11.346/06), whereby the SISAN ( System of Food and Nutritional Safety ) is established, on the other hand, this approach is the result of the interaction between State and Society and the identification of the meanings of the incorporation of this notion on Food and Nutrition Safety in government papers calls for, as a counterpoint, another reflection over the appropriation of this focus by entities and social movements related to the theme. The historical backgrounds related to the construction of an agenda on Food and Nutritional Safety in Brazil in the last two decades demonstrate the strength of the social participation not only in the control and monitoring of government actions but also in the formulation of proposals and execution of projects and local and regional initiatives. In order to go deeper into this reflection, the current survey has been aimed at identifying and looking over different meanings of the incorporation of the focus on Food and Nutrition Safety by the movements and organizations of civil society who partook in the in the National Food and Nutrition Safety during the administrative period of 1004/2007. So as to learn about the reality of the individuals who have been interviewed, this survey was an exploratory tool based on quality research, and was carried out by means of a semi-structured questionnaire and in-depth interviews. As a result, one has come across the appropriation of the focus on Food and Nutritional Safety in the following directions: a) Favoring the interaction between the theme fields in the spheres of both production and consumption: b) Boosting the vision of both food and feeding as a human right; c)While an ethical goal on development and consequent construction of healthy physical and social vanities; d)As an acqusition of an intra and inter sector perspective and; e) As an educational and dialogic and emancipated process. So, by considering that the establishment of educational programs coupled with the implementation of SISAN for the execution of public policies has truned into a major challenge for the country today, the results achieved allow us to point out to the relevance of formulating a pedagogical proposal containing the guidelines for the approach on Food and Nutrition Safety in educational programs, paving the way for an acquisition of a citizen like learning on feeding and not only encourages the right to eat but also the right to be informed and educated in an empowerment outlook which is an essential condition for the achievement of positive, healty and concious choices.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Mecanismos de segurança alimentar"

1

Belik, Walter. Segurança alimentar: A contribuição das universidades. São Paulo: Instituto Ethos, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Belik, Walter. Segurança alimentar: A contribuição das universidades. São Paulo: Instituto Ethos, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Médecins sans frontières (Association). Consolidated Information System. Inquérito de segurança alimentar: Food security survey. Maputo: Médicos sem Fronteiras CIS, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ethos, Instituto. Segurança alimentar: A contribuição das entidades empresariais. São Paulo: Instituto Ethos, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Organização política e segurança alimentar na sociedade Krahô. Uberlândia: EDUFU, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Seminário Nacional Mesa Brasil SESC (2008 Brasília, Brazil). Segurança alimentar e nutricional: Desafios e estratégias : anais. Rio de Janeiro: Serviço Social do Comércio, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Segurança alimentar, 2004: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Rio de Janeiro: IBGE, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Schneider, Olivia Maria Ferreira. Segurança alimentar e nutricional: Tecendo a rede de saberes. Petrópolis, RJ, BR: DP et Alii, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Coordenação de Trabalho e Rendimento. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: Segurança alimentar, 2013. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Borghi, Jovelina Mortean, Ludmilla Ferraz Dias Vieira, Daniella Rocha Magalhães, and Davi Luiz Schmidt. Assistência social, comunicação social e segurança alimentar como direitos. Belo Horizonte, Brazil]: FAFICH, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minais Gerais, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Mecanismos de segurança alimentar"

1

Correia, Isabel Cristina, and Bárbara Braga Cavalcante. "BIODIVERSIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR." In Ciências humanas: o indivíduo como ponto de partida e chegada. Editora Conhecimento Livre, 2021. http://dx.doi.org/10.37423/210604375.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Souza, Lorrane Ribeiro de, Roze Anne Ferreira Lima, Otávio Cabral Neto, Laziane Milhomem de Sousa, Vitória Cloche do Vale Rocha, and Jessamine Barbosa Machado. "SEGURANÇA ALIMENTAR, DESENVOLVIMENTO E EQUIDADE." In Ciência e Tecnologia de Alimentos: pesquisa e práticas contemporâneas, 522–28. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210504595.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Boscolo, Odara Horta, and Joyce Alves Rocha. "Saberes tradicionais e a segurança alimentar." In Saberes tradicionais e locais: reflexões etnobiológicas, 50–71. EDUERJ, 2018. http://dx.doi.org/10.7476/9788575114858.0005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Hirai, Wanda Griep. "SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: A CULTURA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO QUILOMBOLA." In Políticas Públicas no Brasil: Exploração e Diagnóstico, 334–45. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.60519220130.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Penzo, Tauan de Almeida, and Adelmo Lima Bastos. "Perfil do uso das Plantas Alimentícias Não Convencionais em Comunidades com visão sustentável em Maceió/AL." In Soberania, Segurança Alimentar e Saberes Saudáveis, 26–42. Eduneal, 2021. http://dx.doi.org/10.48016/gt20enccultcap2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cano, Fernando Camillo Santos. "Alimento, espaço e sociedade: a historiografia do regime alimentar brasileiro." In Soberania, Segurança Alimentar e Saberes Saudáveis, 92–105. Eduneal, 2021. http://dx.doi.org/10.48016/gt20enccultcap7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, João Manoel da, Sheylla Patrícia Gomes do Nascimento, Romário Guimarães Verçosa de Araújo, Jessé Rafael Bento de Lima, and Clayton dos Santos Silva. "Caracterização social e percepção de consumidores em feiras livres de Maceió-AL sobre agricultura de base orgânica e agroecológica." In Soberania, Segurança Alimentar e Saberes Saudáveis, 71–83. Eduneal, 2021. http://dx.doi.org/10.48016/gt20enccultcap5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Corrêa, Rita de Cássia de Lima, and José Crisólogo de Sales Silva. "A importância da aprendizagem e sua efetivação em Alagoas." In Soberania, Segurança Alimentar e Saberes Saudáveis, 57–70. Eduneal, 2021. http://dx.doi.org/10.48016/gt20enccultcap4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cano, Fernando Camillo Santos. "Alimentação brasileira: das especificidades regionais à perda da identidade cultural." In Soberania, Segurança Alimentar e Saberes Saudáveis, 43–57. Eduneal, 2021. http://dx.doi.org/10.48016/gt20enccultcap3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Ludmilla Maria Lima, and Gerlane Ferreira da Silva. "O sabor das tradições: as farinhadas como processo cultural de preparo do alimento." In Soberania, Segurança Alimentar e Saberes Saudáveis, 13–25. Eduneal, 2021. http://dx.doi.org/10.48016/gt20enccultcap1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Mecanismos de segurança alimentar"

1

Ezz El Din Mostafa Habib, Mohamed, and Vanessa Ayumi Ueno. "Análise comparativa de feiras orgânicas e convencionais, no município de Campinas (SP), como mecanismo de fomento à agricultura familiar, à conservação da agrobiodiversidade e à segurança alimentar." In XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas - SP, Brazil: Galoá, 2015. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2015-37893.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Suzin, Querli Polo, and Joice Fassina. "Nanotecnologia e Segurança Alimentar." In Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Educs, 2017. http://dx.doi.org/10.18226/610001/mostraxvii.2017.80.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Aquino, Luana. "Segurança Alimentar e Nutricional em crises mundiais." In Segurança Alimentar e Nutricional em crises mundiais, chair Anderson Teodoro. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, 2020. http://dx.doi.org/10.9789/propgi-09.04.2020.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Denilson da Silva, José, Adair José da Silva, Anderson Lucas da Silva, and Ronaldo Alves de Oliveira Filho. "HORTAS COMUNITÁRIAS: FERRAMENTA PARA QUALIDADE DE VIDA E SEGURANÇA ALIMENTAR." In I Congresso Internacional das Ciências Agrárias. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2016. http://dx.doi.org/10.31692/2526-7701.icointerpdvagro.2016.00107.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

MUNIQUE APARECIDA GARDA, Carla, and JOSEANE PEREIRA. "IMPACTOS DA PANDEMIA NA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: UMA BREVE DISCUSSÃO." In 59º Congresso da SOBER e 6º EBPC 2021. ,: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/soberebpc2021.343806.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Maria Schlindwein, Madalena, and Claudia de Brito Quadros Gonçalves. "PRÁTICAS TRADICIONAIS INDÍGENAS, SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL, E O PAPEL DA MULHER." In 59º Congresso da SOBER e 6º EBPC 2021. ,: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/soberebpc2021.334066.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pinto, Flaydson, Edson Pontes, Mirele Gomes, Widemar da Silva, Nathália de Freitas Penaforte, and Rafael Lima. "Uso de Panc como Estratégia para Segurança Alimentar e Nutricional no Semiárido Pernambucano." In XXI I Congresso Brasileiro de Nutrologia. Thieme Revinter Publicações Ltda, 2018. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1675084.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

de Sousa Menezes, Micaela, Edivania Mayara Mizael da Silva, and Magno Wellington. "Segurança alimentar e nutricional e fortalecimento da agricultura familiar: uma revisão de literatura." In II Congresso Internacional de Saúde Única ( Interface Mundial). ,: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/icidsuim2020.303066.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Tomal Brondani dos Santos, Tatiana, and Ricardo Lobato Torres. "POLÍTICAS PÚBLICAS DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL E A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INCLUSIVO." In 59º Congresso da SOBER e 6º EBPC 2021. ,: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/soberebpc2021.341422.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Johnston, Fernanda, MICHELLE MARCIA VIANA MARTINS, and Thiago Fellipe Lima Silva Pereira. "PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA NO CONTEXTO DA SEGURANÇA ALIMENTAR: UMA ANÁLISE DE EQUILÍBRIO GERAL COMPUTÁVEL." In 59º Congresso da SOBER e 6º EBPC 2021. ,: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/soberebpc2021.341760.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Mecanismos de segurança alimentar"

1

Ferreiro, Maria de Fátima. Segurança alimentar e sustentabilidade: o caso do setor do arroz no Vale do Tejo e Sorraia: Perceção e práticas. DINAMIA'CET-IUL, Instituto Universitário de Lisboa, 2017. http://dx.doi.org/10.15847/dinamiacet-iul.wp.2017.03.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography