To see the other types of publications on this topic, follow the link: Mecanismos de segurança alimentar.

Journal articles on the topic 'Mecanismos de segurança alimentar'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Mecanismos de segurança alimentar.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Simões, Elsa Barbosa, Vladmir Antero Delgado Silves Ferreira, and Gottlieb Basch. "Segurança Alimentar em Cabo Verde." Segurança Alimentar e Nutricional 27 (November 18, 2019): e020002. http://dx.doi.org/10.20396/san.v27i0.8651211.

Full text
Abstract:
No âmbito da palestra apresentada no 11º Encontro das Fundações da CPLP, sob o lema Segurança Alimentar: O papel das Fundações no Desenvolvimento de Politicas Públicas de Desenvolvimento, escolheu–se para fins deste trabalho, fazer uma análise comparativa, atravéz de entrevistas guiadas a quatro especialistas do sector publico, de ONG e de organismos internacionais de ajuda ao desenvolvimento com experiência na implementação de políticas públicas para que fizessem uma comparação entre a pratica e a teoria na implementação de politicas públicas para a segurança alimentar em Cabo Verde. Concluiu-se que as políticas de bem-estar social não estão de todo salvaguardas e que para dar esta resposta existe uma necessidade premente de se ter uma política efetiva de desenvolvimento sustentável da agricultura, melhorando o foco na qualidade de vida e em políticas económicas e sociais justas e sustentável do ponto de vista ambiental. Apesar de não haver impedimentos legais a organização de associações também não existe mecanismos que promovam a participação no processo de desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gonçalves, Ana Paula De Araujo, Fabrícia Do Carmo Lima, and Odisséia Carla Pires Gaspareto. "SEGURANÇA ALIMENTAR: CONSCIÊNCIA COMEÇA NA INFÂNCIA." HOLOS 5 (December 23, 2011): 136. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2011.717.

Full text
Abstract:
Atualmente, a segurança alimentar assume uma preocupação cada vez maior para todos aqueles envolvidos no setor alimentar, pois são diversos os perigos que podem estar contidos na origem de doenças transmitidas por alimentos. E é com essa preocupação que inúmeras entidades, tanto nacionais como internacionais, desenvolvem documentos regularizadores e ações que mobilizem mecanismos de controle. O bem-estar e a saúde associados à alimentação dependem da escolha de alimentos saudáveis e da prática e procedimentos de higiene que minimizem os riscos de contaminação. Tendo como base esses conceitos, este trabalho teve como objetivo levar aos alunos do 6º ano da Escola Estadual Capitão Mor Galvão no município de Currais Novos, noções de higiene e segurança alimentar com o intuito de desenvolver um trabalho de conscientização das crianças quanto à segurança alimentar, já que estas não têm ainda uma opinião formada, fazendo com que sejam disseminados esses novos conhecimentos. A educação de crianças quanto ao tema abordado desenvolverá uma nova percepção em relação ao alimento e a maneira de consumi-lo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ortega, Antonio César, and Michelle da Silva Borges. "Codex Alimentarius: a segurança alimentar sob a ótica da qualidade." Segurança Alimentar e Nutricional 19, no. 1 (February 10, 2015): 71. http://dx.doi.org/10.20396/san.v19i1.8634670.

Full text
Abstract:
As crises e escândalos alimentares, ocorridas principalmente a partir de meados de 1990, tiveram repercussões negativas no mercado mundial de alimentos, perturbando o fluxo de comércio e a confiança dos consumidores. Para que este mercado não entrasse em colapso foram acionados mecanismos que restabelecessem a dinâmica do ambiente institucional do mercado de alimentos, o qual engloba entre outros, o setor público, organismos não governamentais e consumidores. Assim, garantir a inocuidade dos alimentos passou a ser uma meta conjunta de todos os agentes econômicos envolvidos neste mercado. Entre esses mecanismos, destaca-se o Codex Alimentarius. O objetivo desse trabalho é analisar o papel e o funcionamento do Codex no mercado mundial de alimentos. Conclui-se que, ao fazer parte dos Acordos da Organização Mundial de Comércio (OMC), o Codex passou a integrar a agenda política internacional, fazendo parte de um poderoso arcabouço legal para regulamentação do mercado de alimentos. Os países desenvolvidos são os maiores beneficiários desses acordos, uma vez que possuem maior grau de organização, tanto no campo científico-tecnológico, quanto no jurídico, para seguir essas normas e cobrar suas aplicações. Entretanto, os países em desenvolvimento precisam definir políticas públicas e de aperfeiçoamento de seus sistemas de controle, prevenção e inspeção, cuja capacidade e custos vêm apresentando dificuldades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

De Mouras, Joana Tereza Vaz, and Milenna Nicoletti. "O Trânsito das Questões da Agenda Pública para a Governamental: a institucionalização da segurança alimentar nas políticas públicas." Baru 2, no. 2 (December 19, 2016): 176. http://dx.doi.org/10.18224/baru.v2i2.5271.

Full text
Abstract:
Resumo: este artigo discute a entrada da Segurança Alimentar na agenda governamental a partir de uma confluência das demandas dos movimentos sociais e entidades da sociedade civil, combinada a uma prerrogativa governamental, abordando o conceito de estruturas de oportunidades políticas e constrangimentos e oportunidades estabelecidos pela configuração político-institucional compreendidos pela perspectiva neoinstitucionalista. Neste ínterim, o artigo apresenta um resgate histórico da consolidação da Segurança Alimentar no Brasil, objetivando explorar a evolução paulatina conferida à temática impulsionada pelos movimentos sociais e pelas instituições como propiciadoras de oportunidades políticas. Por conseguinte, são criadas inovadoras estruturas decisórias mais descentralizadas e flexíveis, a exemplo dos conselhos e das conferências como importantes mecanismos de integração entre diferentes interesses, contribuindo, dessa forma, para que a pauta da segurança alimentar tenha se expandido e ocupado um importante espaço nas agendas políticas culminando em um conjunto de ações institucionais idealizadas e projetadas mediante diversas políticas de combate à insegurança alimentar.Palavras-chave: Segurança alimentar. Agenda governamental. Oportunidades políticas. Instituições. Políticas públicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Mayara Sanay da Silva. "Desigualdades de gênero e (in)segurança alimentar e nutricional: olhares a partir do conceito de justiça de gênero de Nancy Fraser." DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde 15 (July 1, 2020): e47218. http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2020.47218.

Full text
Abstract:
Introdução: diversos relatórios internacionais têm apresentado as mulheres e meninas como pessoas mais vulneráveis e que demandam justiça social e de gênero para promoção da segurança alimentar e nutricional (SAN). No Brasil, a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) e importantes programas de SAN apresentam foco prioritário nas mulheres. Este ensaio objetiva examinar a política de segurança alimentar e nutricional brasileira dentro das perspectivas de justiça de gênero de Nancy Fraser. Métodos: Analisamos a PNSAN a partir do conceito tridimensional de justiça de gênero de Nancy Fraser, detendo especial atenção nas mulheres como produtoras, consumidoras e gerentes-chave de alimentos em casa e na comunidade, as implicações de desigualdades no acesso aos alimentos, a política e aos programas públicos cujo intuito é superar os quadros de insegurança alimentar nas mulheres. Resultados: sugere-se que a PNSAN promove mecanismos para ampliar as condições de acesso aos alimentos, água, emprego e redistribuição de renda. Da mesma forma, visa preservar a autonomia e o respeito à dignidade das pessoas, sem discriminação de qualquer espécie; e a participação social na formulação, execução, acompanhamento, monitoramento e controle das políticas e dos planos de segurança alimentar e nutricional em todas as esferas de governo. Conclusão: a PNSAN apresenta uma sensibilidade ao gênero, considerando as mulheres um grupo vulnerável à insegurança alimentar e nutricional. Contudo, os programas e ações desenvolvidos apresentam limitações em considerar o gênero, pois, por vezes, apresentam argumentos parciais, apolíticos e sexistas dos problemas de segurança alimentar e nutricional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Panda, Aires Paulo Pedro. "CONSELHO ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL." Revista Tocantinense de Geografia 10, no. 20 (February 2, 2021): 65–83. http://dx.doi.org/10.20873/rtg.v10n20p65-83.

Full text
Abstract:
Este artigo busca analisar a gestão social e participação no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-TO), como mecanismo para auxiliar na construção de políticas públicas para o Tocantins. Para tanto, realizou-se o estudo no period de um ano, de setembro de 2017 a setembro de 2018. O referencial teórico foi delineado a partir da contextualização histórica, da gestão social e cidadania participativa. Optou-se por um estudo qualitativo de caráter exploratório. Os sujeitos da pesquisa foram os conselheiros do CONSEA –TO e a coleta de informações foi realizada através da análise das atas. Os resultados apontam que o conselho não conseguiu interferir de forma satisfatoria ainda. Há uma destinação de verbas públicas, mas é prematuro afirmar a participação, mais há uma busca pela prática da gestão social mais eficaz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Paulillo, Luiz Fernando, and Luiz Manoel Almeida. "Redes de segurança alimentar e agricultura familiar: a merenda escolar como instrumento de desenvolvimento local." Segurança Alimentar e Nutricional 12, no. 1 (February 3, 2015): 26–44. http://dx.doi.org/10.20396/san.v12i1.1837.

Full text
Abstract:
O trabalho apresenta um caso concreto de formação de uma rede de capital social em torno da temática da segurança alimentar local, abarcando não somente as condições de saúde das pessoas, de higiene dos alimentos e da autenticidade da produção, mas também a melhora das condições de renda e emprego de pequenos agricultores e trabalhadores rurais. Este trabalho mostra que num município paulista foi possível desenvolver um programa de segurança alimentar com essa amplitude, através da inclusão do suco de laranja natural pasteurizado na merenda escolar. Este caso, ocorrido no centro do cinturão citrícola brasileiro, mostra como mecanismos institucionais desenvolvidos por meio de políticas públicas participativas e organizações locais podem promover o desenvolvimento rural local com possibilidades de inclusão social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Raimundo Pires, and Helena Carvalho De Lorenzo. "Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional na dinâmica de estado: abrangência e limites da política social." Retratos de Assentamentos 20, no. 2 (July 6, 2017): 31. http://dx.doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2017.v20i2.280.

Full text
Abstract:
O artigo mostra que, do ponto de vista do desenho institucional, o arcabouço do SISAN inovou ao atribuir ao Estado à responsabilidade da questão alimentar no curso de ações de abastecimento alimentar, tendo quanto prioridade o atendimento à população em situação de Insegurança Alimentar, com resultados bastante expressivos, em termos qualitativos e quantitativos. Também aponta que a questão alimentar passou por ações de Estado, ou seja, atos de governo que determinaram o padrão de proteção social, e pela especificidade do público beneficiado e a abrangência da distribuição de bens e serviços públicos. Mostra ainda que a politica analisada buscou formular programas, projetos e ações institucionais que garantiram o direito das pessoas à alimentação adequada, com a constituição de mecanismos que as habilitassem ao acesso ao alimento de qualidade e de resolução do espectro da fome, bem como, da produção desse alimento. Contudo, apesar dos muitos avanços, ainda permaneceu um contingente de milhões de pessoas em situação de Insegurança Alimentar e em termos do fomento a agricultura familiar, somente foi abrangida uma parcela do contingente de produtores e não o todo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ribeiro, Silvana Maria, Cláudia Maria Bógus, and Jaqueline Dourado Lins. "1º plano municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo/SP (PLAMSAN)." Segurança Alimentar e Nutricional 26 (September 18, 2019): e019029. http://dx.doi.org/10.20396/san.v26i0.8655894.

Full text
Abstract:
A elaboração e publicação do 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo, o PLAMSAN 2016-2020, evidencia avanços da Segurança Alimentar e Nutricional no cenário municipal. O presente estudo apoiou-se na triangulação de métodos, envolvendo as seguintes técnicas: observação participante, entrevista com informante-chave, constructo de um modelo lógico. A metodologia regeu-se por critérios de validade da pesquisa participativa em saúde. Verificou-se que a participação social foi um dos mecanismos utilizados para envolver governo e população, a partir do estabelecimento de compromissos voltados à consolidação desta política pública, destacando os conselhos municipais como protagonistas do processo analisado. A intersetorialidade ocorreu devido à composição da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN Municipal), envolvendo sete secretarias municipais, e aos esforços de quem liderou o processo, como os conselheiros municipais. Conclui-se que a descentralização das ações permitiu que as propostas locais fossem contempladas no plano. A participação social e a intersetorialidade, princípios da Promoção da Saúde, foram esteio do processo contribuindo para o êxito da experiência, a qual demonstrou viabilidade para ser replicada em outros municípios de qualquer cidade no mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Valeriano, Melina Lys, Geoffroy Roger Pointer Malpass, Mônica Hitomi Okura, and Ana Claudia Granato Malpass. "Alergênicos alimentares: avaliação do cumprimento da legislação de rotulagem." Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação 5, no. 2 (February 26, 2021): 112. http://dx.doi.org/10.18554/rbcti.v5i2.3661.

Full text
Abstract:
: A prevalência de alergias alimentares tem aumentado nos últimos anos devido à modificação dos hábitos alimentares. Alergia alimentar é uma reação adversa que ocorre quando o organismo reconhece o alimento como uma entidade agressora ao organismo mediada por mecanismos imunológicos. A rotulagem é a principal ferramenta de informação entre o consumidor e o produto. O presente trabalho teve por objetivo avaliar se a RDC n. 26 de 02/07/2015 está sendo devidamente aplicada pelos fabricantes de alimentos. Para tanto utilizou-se uma pesquisa qualitativa sob o ponto de vista descritivo. Realizou-se visitas aos principais supermercados de Uberaba para avaliar os produtos quanto a legislação de rotulagem para alergênicos alimentares. Conclui-se que a informação no rótulo do alimento é muito importante, levando em conta que quem sofre com a alergia tem uma segurança maior quando a informação é clara, objetiva e legível, já que a prevenção é a única forma de proteção da alergia alimentar. A legislação brasileira de advertência de rotulagem de alergênicos alimentares mostrou-se comprometida, trazendo uma linguagem mais clara e de fácil acesso aos consumidores. O resulto foi satisfatório para a maioria dos itens analisados quanto ao cumprimento das diretrizes exigidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Soares, Simone Cesario, Clério Plein, and Marli Renate Von Borstel Roesler. "A busca pelo desenvolvimento humano na perspectiva da Segurança Alimentar e Nutricional." Research, Society and Development 10, no. 9 (July 28, 2021): e34410918186. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18186.

Full text
Abstract:
A sociedade atual precisa criar mecanismos de desenvolvimento global baseado no respeito à natureza, aos direitos humanos universais, por mais justiça econômica. A sustentabilidade vista a partir da conformidade entre a humanidade e a natureza, relacionando ao impacto das atividades econômicas no meio ambiente. Pensar a sustentabilidade é pensar em uma sociedade mais equitativa e igualitária. Desta forma a busca pelo desenvolvimento perpassa pelo aspecto da dignidade humana, naquilo que é essencial ao homem, à alimentação, a partir do direito de escolhas alimentícias mais saudáveis, bem como modos de vida mais dignos. Assim este artigo buscou compreender as várias dimensões do conceito de desenvolvimento, a partir da Segurança Alimentar e Nutricional, considerando que apesar de o Brasil ser um dos grandes produtores alimentícios mundiais, o acesso ao alimento saudável nem sempre é uma realidade. Para tanto foram utilizados dados de fontes bibliográficas, como artigos científicos, discussões acerca da temática, dados de órgãos de pesquisa como: IBGE, FAO e DIEESE entre outros. Desta forma pode-se perceber que uma das barreiras para se acessar alimentos principalmente alimentos saudáveis é o fator econômico, na medida em que muitas famílias não tem um rendimento mínimo, por fatores como desemprego ou inflacionários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Ramos, Flavia Pascoal, and Sandra Maria Chaves dos Santos. "Conferências nacionais de Segurança Alimentar e Nutricional e a conformação de uma arena de ação: a perspectiva de atores participantes." Research, Society and Development 9, no. 11 (December 10, 2020): e99991110686. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10686.

Full text
Abstract:
As Conferências Nacionais de Políticas Públicas são consideradas importantes mecanismos de participação social no Brasil. Considerando a realização periódica das Conferências Nacionais de Segurança Alimentar e Nutricional, o presente trabalho teve como objetivo investigar as contribuições dessas conferências para a formação de uma arena de ação em Segurança Alimentar Nutricional (SAN), a partir da fala de atores sociais que participaram da trajetória das conferências como integrantes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA). Foram entrevistados sete membros e ex-membros do CONSEA. As entrevistas foram realizadas, a partir de um roteiro semiestruturado, gravadas e posteriormente transcritas. A análise de dados baseou-se na análise temática de conteúdo e os resultados foram agrupados em quatro eixos: avaliação geral das conferências; conferências e democracia; capacidade das conferências de influenciar políticas e ações e desafios. Os participantes consideraram as conferências eventos democráticos bem-sucedidos, com contribuições para o exercício e para a qualificação da democracia no Brasil e com influência na elaboração de políticas públicas. Também foram relatados desafios, como tensões e discordâncias, em parte, devido às incompreensões relacionadas à própria complexidade da temática. Conclui-se que as conferências nacionais de SAN se constituíram em espaço social e político, na medida em que permitiram o reconhecimento de atores e interesses, consensos e dissensos, nessa área de intervenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Ribeiro, Milton Cosme, Alisson Martins Ramos, Vanessa Alves Ferreira, Joice Rodrigues da Cunha, and Camila Argenta Fante. "Tecnologias de rastreabilidade, segurança e controle de resíduos de agrotóxicos na cadeia produtiva de alimentos de origem vegetal: um estudo de revisão." Research, Society and Development 9, no. 12 (December 13, 2020): e5291210780. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.10780.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo consistiu em realizar uma revisão integrativa da literatura sobre os aspectos envolvidos e as principais tecnologias de rastreabilidade voltadas para a segurança e controle de resíduos de agrotóxicos em alimentos vegetais. A análise dos artigos ocorreu de forma descritiva, de maneira a apresentar seus aspectos mais relevantes e reunir conhecimentos produzidos sobre o tema. Para tanto, foram selecionados 67 artigos publicados nos últimos dez anos (2010 - 2020) em periódicos nacionais e internacionais. O estudo possibilitou observar que o desenvolvimento de tecnologias de rastreabilidade, apoiadas especialmente no uso da internet e da inteligência artificial, se apresenta como um importante reforço na garantia de precisão e fluxo seguro de informações na cadeia produtiva de alimentos. Além disso, a demanda dos consumidores por mais transparência e segurança na cadeia produtiva e o estabelecimento de mecanismos regulatórios internacionais de rastreabilidade sob commodities alimentares têm impulsionado o desenvolvimento dessas tecnologias. Entretanto, a maioria dos artigos revisados apontam que tais tecnologias ainda estão muito associadas a processos de logística, em detrimento a aspectos relacionados à segurança alimentar e ao controle sanitário sobre resíduos de agrotóxicos em alimentos vegetais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Guimaraes, Bruna Araujo, and Nivaldo Dos Santos. "A RELAÇÃO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL COM O DIREITO AGRÁRIO: BUSCA PELA SEGURANÇA ALIMENTAR E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL." Revista de Direito Agrário e Agroambiental 3, no. 2 (December 3, 2017): 42. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0081/2017.v3i2.2401.

Full text
Abstract:
O presente trabalho versa sobre a compatibilidade do desenvolvimento econômico rural com a proteção do meio ambiente, a fim de se garantir a segurança alimentar, tendo em vista a crescente crise ambiental e o descaso por mecanismos de reversão. Neste contexto, estuda-se a propriedade industrial voltada para o incentivo e registro de tecnologias verdes, ressaltando o programa Patentes Verdes desenvolvido pelo INPI com o apoio da OMPI, exemplificando as tecnologias já deferidas pela entidade. A metodologia utilizada partiu do dedutivo, compreendendo a revisão bibliográfica da literatura afeta ao tema, bem como o método qualitativo e dados colhidos em sites oficiais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Tecchio, Andréia, Ademir Antonio Cazella, Eric Pierre Sabourin, and Geneviève Cortes. "Estratégias Alimentares de Famílias Rurais Pobres na Região Oeste de Santa Catarina." Redes 24, no. 3 (September 3, 2019): 217–40. http://dx.doi.org/10.17058/redes.v24i3.14126.

Full text
Abstract:
A sociedade civil brasileira contribuiu na concepção da Segurança Alimentar e Nutricional e, a partir de 2003, na formulação e gestão de políticas públicas específicas. Essa noção defende o direito das pessoas ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, sem comprometer outras necessidades básicas. Com base nessa perspectiva, este artigo tem por objetivo analisar as estratégias alimentares de famílias rurais pobres. A análise fundamenta-se em pesquisas realizadas em dezesseis municípios com características rurais da região Oeste de Santa Catarina, junto a 67 famílias assistidas pelo Programa Bolsa Família entre 2011 e 2018. Os resultados indicam que as famílias pobres adotam diversas estratégias de aprovisionamento de alimentos, com destaque para quatro mecanismos: i) produção tanto em áreas rurais quanto no perímetro urbano; ii) aquisição em mercados que permitem o pagamento a prazo; iii) empréstimo, troca e doação junto a familiares e/ou vizinhos; e iv) doação de empregadores, igrejas e prefeituras. Nenhuma família estava passando fome, mas quase todas viviam em situação de insegurança alimentar, além de se privarem de outras necessidades básicas em prol da alimentação. O conjunto de políticas públicas melhorou a alimentação das famílias rurais pobres, todavia, não foi suficiente para assegurar o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e diversidade, uma vez que não removeu os principais condicionantes da pobreza, que é o acesso a terra e a mecanismos de inserção produtiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Medeiros, Laís Crislaine Duarte de, Dinara Leslye Macedo e. Silva Calazans, Nila Patrícia Freire Pequeno, Ursula Viana Bagni, Jean Pierre Tertuliano Câmara, and Amanda Patrícia Gomes da Silva. "O SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL COMO MECANISMO DE GOVERNANÇA NO ÂMBITO MUNICIPAL NO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL." Revista Ciência Plural 5, no. 2 (August 26, 2019): 111–28. http://dx.doi.org/10.21680/2446-7286.2019v5n2id17729.

Full text
Abstract:
Introdução: O SISAN – Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional representa a institucionalização de governança para atuar na Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) de forma articulada e intersetorial no Brasil. Objetivo: Este estudo objetiva compreender os desafios enfrentados pela gestão pública nos níveis municipais para implementação do SISAN no Rio Grande do Norte em relação às práticas de governança. Métodos: O estudo consiste em uma pesquisa-ação, no qual foi realizado um recorte das ações do projeto SISAN Universidades no RN. Este é um projeto de extensão envolvendo três universidades federais (UFPB, UFRPE, UFRN) desenvolvido para fortalecer e/ou implantar os componentes municipais do SISAN, a saber: o COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional) e a CAISAN (Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional) nesses estados (PB, PE e RN). Foram coletados dados de questionários estruturados aplicados aos gestores (n=68), documentos do projeto que incluíam atas, relatórios, fichas de avaliação e demais materiais. Incluídas observações realizadas durante as assessorias da equipe de articuladores aos municípios (n=45), nos encontros territoriais (n=10), oficinas regionais (n=03) e reuniões com lideranças sociais (associações, sindicatos, ONGs, Grupos populares, Povos e Comunidades Tradicionais, entre outros), profissionais e demais gestores públicos, resultando em um total de 651 pessoas consultadas. Resultados: Foi observada alta rotatividade e falta de qualificação de técnicos e gestores, logo, a perda de referências e informações relevantes sobre o SISAN; o desconhecimento sobre os recursos para ações e mobilizações em prol da operacionalização dos planos e ausência da mobilização dos demais atores para adesão do SISAN. Conclusões: Conclui-se, que o baixo número de municípios aderidos ao SISAN, as dificuldades durante os processos de formação de COMSEAs e CAISANs e a necessidade do fortalecimento das instâncias já estabelecidas visam um compromisso firme do governo junto à sociedade civil organizada para dar prosseguimento as ações de SAN.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Schottz, Vanessa. "A INCORPORAÇÃO DE PRINCÍPIOS DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL AO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR:." Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas 39, no. 1 (June 13, 2019): 80–98. http://dx.doi.org/10.37370/raizes.2019.v39.89.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda os esforços recentes de incorporação de princípios de Segurança Alimentar e Nutricionais (SAN) ao Programa Nacional de Alimentação Escolar e que resultaram na obrigatoriedade de aquisição de um percentual mínimo de 30% de produtos da agricultura familiar. Busca-se, a partir dos quadros analíticos das coalizões de causa (ACF) e da Instrumentação da Ação Pública (IAP), refletir acerca dos fatores que possibilitaram que organizações sociais pudessem influenciar, não apenas a aprovação da lei 11.947/2009, mas, também, o processo de regulamentação dos mecanismos de compra da agricultura familiar. Foram realizadas entrevistas com informantes-chave, observação participante e análise documental. A institucionalização da compra esteve fortemente associada à atuação de coalizões de atores articulados em torno da ideia de SAN e do fortalecimento da agricultura familiar em um ambiente político e institucional permeável às demandas da sociedade civil e caracterizado pela centralidade da política de SAN na agenda pública. Com as profundas mudanças ocorridas no contexto pós-impeachment, não se mantiveram as condições que favoreceram as inovações sociais produzidas no âmbito do programa, o que poderá comprometer o processo de compra de alimentos da agricultura familiar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Spers, E. E., D. Zylbersztajn, and S. G. Lazzarini. "Percepção do Consumidor sobre os Mecanismos de Qualidade e Segurança em Alimentos." Revista de Administração da Unimep 1, no. 1 (December 30, 2003): 57–80. http://dx.doi.org/10.15600/1679-5350/rau.v1n1p57-80.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Ultchak, Alessandra Alvissus de Melo Salles. "Organismos geneticamente modificados: a legalização no Brasil e o desenvolvimento sustentável." Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis 15, no. 2 (May 28, 2018): 125–42. http://dx.doi.org/10.5007/1807-1384.2018v15n2p125.

Full text
Abstract:
Análise da legalização dos alimentos transgênico no Brasil diante dos riscos e mecanismos de controle em relação à produção e comercialização dos Organismos Geneticamente Modificados (OGMs). Para tanto, realizou-se revisão bibliográfica. A Lei de Biossegurança nº 11.105 de 24 de março de 2005, legalizou a produção de OGMs no Brasil, inicialmente autorizando o plantio da soja geneticamente modificada; desde então, a norma vem sendo adaptada à necessidade de segurança da saúde humana e do meio ambiente. Serão abordadas as deficiências das pesquisas científicas para apuração da segurança do meio ambiente e dos consumidores, assim como a receptividade destes alimentos geneticamente modificados no mercado. Como o Estado Democrático de Direito é responsável pela tutela do meio ambiente e saúde dos seres humanos, será analisado o caminho percorrido sob a óptica da Bioética e Biodireito. Em suma, discute-se problemas referentes a insuficiência de pesquisas científicas quanto a produção de OGMs e segurança alimentar, os riscos de exposição do meio ambiente e do homem a um dano irreversível, a necessidade econômica e tutela do Estado em observância ao desenvolvimento sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Alves, Thammyres De Assis, Maikon Keoma da Cunha Henrique, and Rondinelle Giordane Costa. "MECANISMOS DE AÇÃO DO EXTRATO AQUOSO DE Piper amalago EM CÉLULAS MERISTEMÁTICAS DE Lactuca sativa." Revista Univap 22, no. 40 (January 23, 2017): 379. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.884.

Full text
Abstract:
Para manutenção da segurança alimentar o uso de agrotóxicos tem aumentado em todo o mundo, sendo o Brasil o seu maior consumidor desde 2009. Porém, os danos ambientais e à saúde humana, causados por essas substâncias sintéticas, tem provocado preocupações. Uma forma de amenizar o uso dos agrotóxicos é substituí-los totalmente ou em partes por compostos naturais, encontrados em plantas. Piper amalago é uma espécie que possui diferentes compostos químicos em sua constituição, tais como: alcaloides, amidos, terpenos e esteroides, o que determina nas suas diferentes atividades biológicas. Em virtude da sua constituição química, essa espécie é indicada para estudos de alelopatia. Assim, o presente trabalho objetivou avaliar o potencial mutagênico do extrato aquoso de P. amalago através de bioensaio em Lactuca sativa. Para isso, análises de fitotoxicidade e citotoxicidade foram realizadas. Os dados obtidos foram submetidos ao teste de Dunnett com 5% de significância. Os resultados demonstram o potencial mutagênico do extrato aquoso de P. amalago em L. sativa, bem como, seus mecanismos de ação: clastogênicos e aneugênicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Da Silva, Caroline Michely, and Daniela Resende Archanjo. "Despindo preconceitos: (re)conhecendo os movimentos sociais no Brasil através de suas lutas pela reforma agrária." Guaju 5, no. 1 (August 20, 2019): 15. http://dx.doi.org/10.5380/guaju.v5i1.65735.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda a histórica luta e resistência de movimentos sociais pela reforma agrária no Brasil e a recente renovação da luta por sistemas alimentares mais justos. Aponta a emergente necessidade de despir preconceitos, ampliar e fortalecer o debate sobre os conflitos e disputas de interesses no campo da segurança alimentar no Brasil, visto que a lógica colonizadora do sistema alimentar globalizado tem sido fundamentada, até mesmo legitimada, pela visão economicista de determinados grupos - que exercem poder e influência política na regulação da economia e das políticas públicas do Brasil. Através da pesquisa bibliográfica e de documentários, o trabalho discorre sobre a difusão tecnológica na agricultura; a dinâmica mercantil do agronegócio; e os diferentes mecanismos criados na relação de poder político-empresário, para dominação e repressão dos movimentos sociais. Assim, este ensaio analítico visa dar visibilidade ao tema, contribuindo para o (re)conhecimento e fortalecimento destes movimentos populares sob a perspectiva epistemológica da decolonialidade. Destacamos como “as novas/ velhas” formas de controle e dominação de caráter colonial mantém não só a estrutura fundiária, a repressão violenta aos que lutam; mas, também, a “imagem negativa” de alguns movimentos sociais perante o restante da sociedade – tendo o caso do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) como exemplo neste debate. E, enfim, apontamos a necessidade de conectar o que a ciência tem avançado sobre a agroecologia e a biotecnologia, com o conhecimento adquirido pela população através do tempo e de experiências atuais no campo da agricultura/alimentação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Silva, Sandro Pereira. "Processos Deliberativos em Políticas Sociais: Uma Análise da Efetividade Institucional de Conselhos Gestores a partir da Percepção de Seus Conselheiros." Mediações - Revista de Ciências Sociais 25, no. 2 (August 25, 2020): 427. http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2020v25n2p427.

Full text
Abstract:
Este trabalhou buscou situar as relações entre Estado e sociedade civil no contexto atual da democracia brasileira em termos da emergência de novas temáticas de política social na agenda governamental, com foco nos mecanismos instituídos para garantir a interface socioestatal nessas áreas. Analisou-se a percepção dos conselheiros que integram o Conselho Nacional de Segurança Alimentar, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e o Conselho Nacional de Economia Solidária sobre diferentes dimensões de seu funcionamento, no intuito de compreender sua dinâmica, estrutura e efetividade (interna e externa). A partir da sistematização das respostas, foi possível traçar as percepções desses representantes acerca da atuação, avaliação do funcionamento e influência dos conselhos abordados na estrutura decisória governamental. Os resultados permitem inferir que a sociedade civil valoriza e se empenha na consolidação de mecanismos de democracia participativa, como no caso dos conselhos de políticas públicas. No entanto, o caráter deliberativo desses conselhos e a falta de instrumentos normativos que garantam um maior poder de influência de suas deliberações nos processos decisórios são obstáculos reais que fragilizam o potencial de proposição e construção de projetos inovadores em cada área na qual estão vinculados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Rambo, José Roberto, Silvia Maria de Almeida Lima Costa, and Gilmar Laforga. "Aspectos inovativos presentes nas atuais políticas públicas de aquisição de alimentos da agricultura familiar brasileira." Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas 36, no. 2 (December 13, 2016): 118–32. http://dx.doi.org/10.37370/raizes.2016.v36.464.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é demonstrar o caráter inovativo das políticas públicas voltadas à aquisição de alimentos da agricultura familiar brasileira. Ao criar alternativas para melhorar duplamente os níveis de eficácia, seja na busca de segurança alimentar (de ordem quantitativa com foco na contenção da fome), seja no desenho de novos mecanismos de mercado intermediados por organizações públicas, o Brasil inova ao formatar um ambiente institucional efetivamente capaz de criar incentivos para captura de valor dos produtos alimentícios produzidos pela agricultura familiar, aliada com uma estratégia de combate à fome, o que não ocorreria nos equipamentos de comercialização dos canais tradicionais de distribuição. Utilizando-se de recorte teórico de abordagem Neo-Schumpteriana, são discutidos alguns condicionantes relativos ao alcance das políticas em tela, quais sejam: o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar – PAA, o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e o Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social – PPAIS (operante no Estado de São Paulo). As inovações de modelo de negócios geradas institucionalmente conferem maior alcance para o PAA e exigem maiores ajustes adaptativos para os outros dois programas no alcance dos objetivos expressos, remetendo à necessidade de revisões nos mecanismos de coordenação entre os atores sociais envolvidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Okano, Alexandre Hideki, Rafael Ayres Montenegro, Paulo de Tarso Veras Farinatti, Li Min Li, André Russowsky Brunoni, and Eduardo Bodnariuc Fontes. "Estimulação cerebral na promoção da saúde e melhoria do desempenho físico." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 27, no. 2 (June 2013): 315–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-55092013005000009.

Full text
Abstract:
O avanço tecnológico das últimas décadas tem proporcionado o uso eficaz de técnicas não-invasivas na neuromodulação cerebral. Atualmente, as principais técnicas de neuromodulação são a estimulação magnética transcraniana (EMT) e a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC). Por meio de revisão da literatura, o presente estudo aborda: a) história da estimulação cerebral; b) mecanismos de ação estudados através da neurofisiologia motora, farmacologia, neuroimagem e animais experimentais; c) perspectivas de aplicações da estimulação cerebral para promoção da saúde e melhoria do desempenho físico, incluindo o controle autonômico cardíaco e hipotensão pós-exercício, o controle de apetite e a modulação da fadiga e desempenho físico; e d) aspectos de segurança referentes ao uso da ETCC. Dessa forma, a ETCC parece ser uma técnica efetiva e segura para modular a função cerebral e podemos vislumbrar algumas perspectivas de aplicação no âmbito da ingestão alimentar, saúde cardiovascular e desempenho físico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Souza, Thamillys Rodrigues, and Camila Maranha Paes de Carvalho. "Refletindo sobre lobbies alimentares e outras ações corporativas." Revista Ingesta 1, no. 2 (November 30, 2019): 119–20. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p119-120.

Full text
Abstract:
Foi identificada na última década uma mudança no padrão de consumo alimentar da população brasileira, com substituição de alimentos menos processados pelos ultraprocessados, que contêm alta densidade energética, perfil nutricional desfavorável e que estão associados a comportamentos alimentares nocivos à saúde. Essa nova forma de classificação, proposta por Carlos Monteiro e colaboradores em 2010, se baseia no grau e propósito de processamento dos alimentos e foi pela primeira vez utilizada em uma política pública no Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014. Nasce, assim, forte crítica à grande indústria de alimentos ultraprocessados, com o setor produtivo se posicionando, desde o momento de formulação do Guia, contrário a esta classificação. Convergente com este movimento científico-político, diversos autores defendem que, por meio de mecanismos regulatórios, o Estado precisaria lidar com essas corporações, tanto por sua atuação em escala global, quanto por sua capacidade de interferir nos ambientes alimentares – cada vez mais obesogênicos – e, assim, ferir o direito à alimentação adequada e saudável em seu sentido mais amplo. Uma noção promissora a ser utilizada no enfrentamento dessas questões parece ser a dos regimes alimentares, que vêm caminhando em estreita relação com a trajetória da noção de segurança alimentar e nutricional. Desenvolvida por Harriet Friedman e Philip McMichael, essa abordagem visa estabelecer os elos entre a produção e o consumo alimentar e as formas de acumulação próprias aos diferentes períodos do capitalismo desde o fim do século XIX. Nesse sentido, Renato Maluf e Márcio Reis apontam que o segundo regime alimentar deixou como herança um maior distanciamento entre a regulação das atividades em nível nacional e a organização econômica transnacional. Assim, é necessário que novas regras e instituições características de um novo regime alimentar sejam construídas no contexto atual. O presente estudo visa, então, identificar e classificar as ações corporativas da indústria de alimentos frente ao Guia Alimentar para a População Brasileira de acordo com Amy Hillman e Michael Hitt, tendo como possíveis resultados a caracterização das ações corporativas das indústrias alimentícias em relação ao Guia e a identificação de potenciais estratégias contrárias a estas, que visem garantir a manutenção da cultura alimentar do país, respeitando suas características regionais, frente à massificação imposta pelas dietas baseadas em alimentos ultraprocessados. Como potencial contribuição teórica, tal como apontado por Elaine de Azevedo, embora altamente relevante, o tema dos lobbies alimentares e seus impactos à saúde coletiva ainda é pouco pesquisado no Brasil. Assim, torna-se importante um maior aprofundamento do tema, bem como dos movimentos contrários e de resistência a essa atuação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Burlandy, Luciene. "A construção da política de segurança alimentar e nutricional no Brasil: estratégias e desafios para a promoção da intersetorialidade no âmbito federal de governo." Ciência & Saúde Coletiva 14, no. 3 (June 2009): 851–60. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232009000300020.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa estratégias institucionais do governo federal brasileiro destinadas à promover a intersetorialidade no campo da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), com base em revisão bibliográfica e análise documental. Pressupõe que, embora a institucionalidade formal neste nível de governo não seja suficiente para promover a intersetorialidade, ela é importante para induzir o processo. Conclui-se que a conjugação de diferentes mecanismos institucionais favorece a intersetorialidade, tais como: a existência e localização de conselhos integrados por setores de governo e sociedade civil na presidência da república; o apoio político da presidência e inclusão do tema como estratégico na agenda governamental; conjugação de espaços institucionais que articulem os primeiros escalões de governo e que aproximem os níveis técnicos; programas que integrem produção, comercialização e consumo de alimentos. Os desafios referem-se à articulação com a política econômica e construção de um orçamento pactuado entre os setores, que seja integrado à gestão e ao monitoramento da política.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Haas, Jaqueline Mallmann, Anelise Graciele Rambo, and Jairo Alfredo Genz Bolter. "Os Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA) enquanto mecanismos de desenvolvimento regional: algumas considerações." COLÓQUIO 16, no. 2 (December 31, 2018): 185–205. http://dx.doi.org/10.26767/coloquio.v16i2.1222.

Full text
Abstract:
Cada vez mais, o mercado mundial de alimentos é marcado por um processo de oligopolização, no qual grandes corporações transnacionais produzem e ofertam alimentos padronizados. No Brasil, a criação de Núcleos de Agroecologia e Produção Orgânica (NEAs), via políticas federais e interação com Instituições de Ensino Superior, representa experiências que habilitam a construção de sistemas agroalimentares alternativos, que reconhecem saberes dos agricultores familiares, fortalecem relações mais sustentáveis com o ambiente e contribuem com a segurança e soberania alimentar. São atualmente mais de 150 iniciativas. Considerando esse contexto, realizam-se análises com base em uma revisão teórica sobre a trajetória e as repercussões territoriais dos NEAs no Brasil, passando ao caso específico do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Essa região, com histórica existência de produção agroecológica e orgânica, destaca-se pela dificuldade de comercialização in loco. Neste caso, investiga-se as repercussões territoriais da implementação do NEA Litoral Norte junto ao Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em especial, a organização de um grupo de consumidores, para a estruturação de compra direta dos produtores. Além disso, as ações no Núcleo abrangem reuniões e diálogos com atores sociais e políticos que atuam nos temas políticas públicas, agricultura familiar e agroecologia. Os resultados apontam que as experiências que perpassam os NEAs têm a potencialidade de constituir circuitos curtos de comercialização, mais sustentáveis do ponto de vista ambiental, econômico e cultural, contribuindo assim para a promoção do desenvolvimento regional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Temóteo, Camila Conceição Santos, Débora Cristina Leite Fontes, and Alessandro Santos Ferreira. "Riscos e benefícios dos diferentes métodos de introdução alimentar." Research, Society and Development 10, no. 4 (April 17, 2021): e44110414290. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14290.

Full text
Abstract:
Introdução: Os primeiros anos de vida de uma criança são caracterizados por rápida velocidade de crescimento e desenvolvimento digestório e neuropsicomotor, incluindo habilidades tais como: receber, mastigar e digerir outros alimentos além do leite materno. Objetivo: compreender se há dentre os diferentes métodos de alimentação complementar algum que ofereça maior risco ou benefícios para saúde, desenvolvimento e segurança do bebê. Metodologia: foram utilizados os descritores Complementary feeding AND Baby led weaning AND Infant nutrition. Segundo o mecanismo Medical Subject Headings (MeSH) e Descritores em Ciências em Saúde (DeCS), das três termologias apenas uma, Infant Nutrition, consta no vocabulário controlado. Dentre os 105 artigos encontrados, 71 da US National Library of Medicine (PubMed) e 34 da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), 23 estavam presentes em ambas as bases de dados, 21 artigos foram lidos de forma integral e 8 foram elegíveis para o presente trabalho Resultados e discussão: Foram analisados 8 trabalhos para presente revisão, dos quais 6 são ensaios clínicos randomizados, 1 estudo piloto realizado através de questionário e 1 estudo realizado através de questionário online. Além dos valores baseados na pesagem da dieta, aos 12 meses os bebes passaram por uma avaliação laboratorial através da coleta de sangue. Os valores para hemoglobina (g/dl) no grupo controle foi de 11,7 e no grupo BLISS 11,6. Conclusão: Está revisão não identificou diferenças significativas entres os diferentes métodos de introdução alimentar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Barros, Pedro Paulo da Silva, David Luciano Rosalen, Fernando Henrique Iost Filho, George Deroco Martins, and Néstor Di Leo. "Monitoramento Fitossanitário Utilizando Sensoriamento Remoto: Avanços e Desafios." Revista Brasileira de Cartografia 73, no. 2 (April 6, 2021): 489–515. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv73n2-56597.

Full text
Abstract:
Problemas fitossanitários, como doenças, pragas e plantas daninhas, que competem com as plantas cultivadas por recursos e, consequentemente, prejudicam seu pleno desenvolvimento, são responsáveis por perdas significativas no setor agrícola, ano após ano. Portanto, conhecer o status sanitário da lavoura é um fator crucial no planejamento de ações de manejo, além de embasar políticas públicas de investimento e de proteção, a serem adotadas, com o objetivo de prevenir perdas produtivas e de assegurar a segurança alimentar da nação. Quando expostas a esses problemas, as plantas ativam respostas de defesa, cujos mecanismos moleculares são muito complexos. Nos estágios iniciais de um ataque de pragas ou de uma doença, embora os sintomas ainda não sejam visíveis no dossel, as plantas reagem com diferentes mecanismos fisiológicos, tais como a redução da taxa de fotossíntese, que induz a um aumento da fluorescência e da emissão de calor. Dessa forma, plantas estressadas produzem uma assinatura espectral que difere da assinatura de uma planta saudável. Dentro do Sensoriamento Remoto, inúmeras pesquisas têm estudado a relação entre diferentes problemas fitossanitários com a resposta espectral registrada em sensores multi ou hiperespectrais (sejam imageadores ou não imageadores, ativos ou passivos e embarcados em plataformas terrestres, aéreas ou orbitais). Nesse contexto, o objetivo desta revisão é descrever o estado da arte da tecnologia de Sensoriamento Remoto aplicada a aspectos fitossanitários de lavouras, nos níveis de coleta de dados terrestre, aéreo e orbital, envolvendo diferentes modalidades de sensores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Siqueira, Priscilla Kohiyama de Matos Silva, Márcia Aparecida Andreazzi, Edison Schmdit Filho, Luciana Cristina Soto Herek Rezende, Alessandra De Castro Silva Pedrangelo, and Cleiltan Novais da Silva. "Diretivas de projeto e metodologia de implantação de um sistema aquapônico sustentável." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 9, no. 5 (September 24, 2018): 209–17. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2018.005.0019.

Full text
Abstract:
Com o crescimento populacional mundial, a busca por inovações tecnológicas que aumentem a produção de alimentos, sem comprometer o meio ambiente é imperativo e se constitui em temática importante discutida nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Neste cenário, a aquaponia, que associa a produção de vegetais à produção de peixes, se destaca, contribuindo com o desenvolvimento sustentável, pois melhora a produção de alimentos, promove a segurança alimentar, garante a disponibilidade e manejo sustentável da água e assegura padrões de produção sustentáveis. Contudo, a eficácia do sistema depende de bombas e mecanismos de aeração que consomem energia, se caracterizando em um entrave sustentável da técnica. O objetivo desta pesquisa foi elaborar diretivas e metodologias de implantação de um sistema de aquaponia sustentável para uma Instituição de Ensino Superior, buscando alternativas sustentáveis de manutenção energética. O projeto propõe a construção de um laboratório de aquaponia com 80 m², composto por um tanque para o cultivo de tilápias destinadas ao consumo e de carpas coloridas, cultivadas como peixe ornamental, calhas hidropônicas horizontais e em espiral para o cultivo de diferentes temperos, hortaliças e frutas, um tanque de filtro biológico alagado, contendo argila expandida e cultivo de papiro. Além de um sistema de bombeamento dos efluentes para as calhas hidropônicas, movido por energia fotovoltaica, um sistema de aeração, movido por turbina eólica; a água que alimentará o sistema será proveniente da cisterna de aproveitamento de águas pluviais da instituição. Espera-se, com esta proposta, referenciar a implantação de sistemas de aquaponia sustentáveis sob o ponto de vista energético.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Peretti, Ana Paula de Rezende, and Wilma Maria Coelho Araújo. "Abrangência do requisito segurança em certificados de qualidade da cadeia produtiva de alimentos no Brasil." Gestão & Produção 17, no. 1 (2010): 35–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2010000100004.

Full text
Abstract:
Os certificados ou selos de qualidade são utilizados em diversos países, inclusive no Brasil, com o intuito de diferenciar produtos ou unidades de produção de alimentos. São considerados mecanismos de regulação da qualidade, que podem ser concedidos por organismos governamentais, credenciados a eles ou ainda por organizações não governamentais. Os motivos para a certificação são os mais diversos possíveis, destacando-se: demanda de clientes internacionais, imagem dos produtos junto aos clientes, demanda de consumidores mais exigentes ou ainda agregar valor ao produto ou serviço. Os procedimentos para concessão dos certificados variam, especialmente considerando-se a esfera de concessão (âmbito governamental ou associações do setor produtivo). Este trabalho, de caráter exploratório, avaliou a abrangência do requisito segurança em 13 procedimentos de certificação da qualidade identificados na cadeia produtiva de alimentos no Brasil. Constatou-se a predominância da utilização das ferramentas Boas Práticas de Fabricação e Boas Práticas Agrícolas, sendo que o sistema APPCC, ferramenta reconhecida pelo Codex Alimentarius para o gerenciamento de perigos na produção de alimentos é utilizado apenas por apenas 3 dos 13 certificados avaliados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Siqueira, Alisson Amorim, Paulo Gustavo Serafim de Carvalho, Marianne Louise Marinho Mendes, and Ricardo Kenji Shiosaki. "MicroFit: um software gratuito para desenvolvimento e ajuste de modelos matemáticos de crescimento bacteriano." Brazilian Journal of Food Technology 17, no. 4 (December 2014): 329–39. http://dx.doi.org/10.1590/1981-6723.6414.

Full text
Abstract:
A conservação de alimentos é uma das práticas mais antigas apropriadas pela humanidade, entretanto as infecções alimentares ainda despontam como uma gravíssima questão de saúde pública em todo o mundo, levando a óbito milhares de pessoas todos os anos. Nesse contexto, os modelos de predição microbiológica surgem como uma importante ferramenta para aferição da segurança alimentar e avaliação do risco de contaminação de alimentos. Os parâmetros de predição do comportamento microbiano proporcionam um caminho rápido e relativamente econômico para obtenção de estimativas confiáveis sobre crescimento, inativação e sobrevivência durante a atividade de micro-organismos nos alimentos, de acordo com as condições de estocagem. Apesar da importância dos modelos de predição, as dificuldades de utilização e resolução dos mesmos, por consistirem de equações não lineares e sem solução analítica, impedem sua ampla utilização. A baixa disponibilidade de programas eletrônicos para análise de dados microbiológicos, bem como a falta de ferramentas que permitam a criação de modelos ou o ajuste de parâmetros de uma forma rápida e fácil são outros entraves ao uso dos modelos de crescimento microbiológico. Diante desse problema, esse artigo tem por objetivo descrever o processo de desenvolvimento de um software concebido para permitir o ajuste, criação e comparação de modelos microbiológicos de crescimento de bactérias. A partir do uso de ferramentas comumente empregadas nesse tipo de estudo e das necessidades não contempladas por elas, foi desenvolvido um programa autônomo, gratuito, dotado de uma interface objetiva e com mecanismos capazes de criar e avaliar facilmente modelos preditivos. Espera-se que o software desenvolvido neste trabalho possa facilitar a análise de dados do comportamento microbiano em alimentos e o controle de possíveis repercussões para o consumidor final.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Thies, Vanderlei Franck, Marcelo Antonio Conterato, Indaia Dias Lopes, and Volmir Ribeiro do Amaral. "A participação da agricultura familiar nas compras para a alimentação escolar do Rio Grande do Sul." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 10 (December 11, 2020): 1351–76. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v10i0.3162.

Full text
Abstract:
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Brasil é considerado uma referência internacional, por articular as políticas agrícolas e de segurança alimentar e nutricional. Isso decorre, em grande medida, das mudanças estabelecidas pela Lei nº 11.947/2009, especialmente através da determinação que, no mínimo, 30% dos recursos destinados ao programa sejam utilizados na aquisição de alimentos da agricultura familiar. O objetivo do artigo é analisar a existência de diferenças na participação da agricultura familiar no PNAE e no cumprimento desse mecanismo de compras mínimas nas diversas regiões do estado do Rio Grande do Sul (RS). As informações foram obtidas através de revisão de literatura e pesquisa documental. A principal fonte de dados quantitativos foi o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e referem-se à execução do PNAE pelas prefeituras, de 2011 a 2016. Constataram-se expressivas diferenças entre as regiões, tanto na participação da agricultura familiar no PNAE, como no atendimento do mecanismo de compras mínimas. Palavras-chave: PNAE. Agricultura Familiar. Mercados Institucionais. Desenvolvimento Regional. Rio Grande do Sul.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Carvalho, Maira Bueno de. "Conservação da agrobiodiversidade e desmatamento na Amazônia: os desafios da produção de farinha de mandioca na região de Cruzeiro do Sul, Acre." Cadernos de Campo (São Paulo, 1991) 25, no. 25 (October 2, 2017): 176. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v25i25p176-199.

Full text
Abstract:
A valorização econômica da farinha de mandioca em Cruzeiro do Sul, Acre, está ligada à conversão da economia local, antes baseada no extrativismo da borracha, em uma fundada na agricultura, com foco no plantio de mandioca. O fabrico da farinha, por sua vez, depende de um trabalhoso processo ligado à produção familiar e garante a segurança alimentar local, enquanto a comercialização da farinha é definida por aspectos políticos e econômicos. O aumento na produção de farinha de mandioca, porém, tem sido associado à ampliação do desmatamento da região. Ao mesmo tempo, existe a ideia de proteger a farinha com o mecanismo de indicação geográfica, o que coloca em debate a necessidade de se promover a conservação da agrobiodiversidade e dos processos que a geram. O presente artigo pretende demonstrar que a valorização da farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul impõe vários desafios ligados à sua produção
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Calbino, Daniel, Iran Borges, Luis Andrade, Caroline Abreu, and Fernanda Gonçalves. "Avanços e desafios das hortas comunitárias urbanas de base agroecológica: uma análise do município de Sete Lagoas." COLÓQUIO 14, no. 2 (January 31, 2018): 59. http://dx.doi.org/10.26767/coloquio.v14i2.718.

Full text
Abstract:
As hortas comunitárias urbanas têm alcançado significativo avanço no Brasil enquanto alternativas de desenvolvimento local. Um exemplo é a realidade das hortas de Sete Lagoas (MG), que possuem um histórico de aproximadamente 33 anos. Neste contexto, o trabalho propõe discutir os avanços e desafios das hortas de base agroecológica no município, por meio de um estudo de caso. Os resultados da pesquisa apontam para uma política pública que possibilita geração de renda para os produtores, aumento do abastecimento e segurança alimentar da região. Porém, destaca-se a necessidade de maior apoio para lidar com a limitação de conhecimentos técnicos dos produtores, bem como a importância de relações interpessoais mais solidárias. Apesar dos desafios lançados, sustenta-se que os resultados da pesquisa indicam que o fomento às políticas públicas de agricultura urbana, por meio de hortas comunitárias, apresenta-se hoje como um estratégico mecanismo de incentivo às economias locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Rodrigues, Rosiany, Érica dos Santos do Nascimento, Ana Célia de Sousa, Nathália Ravenna Costa Rodrigues Vieira, and Andrea Nunes Mendes de Brito. "A importância do conhecimento e a clareza das informações na rotulagem de alimentos para a população alérgica: uma revisão da literatura." Research, Society and Development 10, no. 11 (September 2, 2021): e324101119660. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19660.

Full text
Abstract:
Introdução: A importância do conhecimento e a clareza das informações na rotulagem de alimentos para indivíduos alérgicos. A finalidade deste estudo é contribuir para explicar os mecanismos fisiológicos que desencadeiam a AA e prevenir os alérgicos sobre informações de rotulagem na aquisição de alimentos, garantindo segurança alimentar e gerando conhecimentos a respeito das inadequações e riscos à saúde acerca da rotulagem de alimentos para alérgicos, muitas vezes causadas pela dificuldade de interpretar informações nutricionais contidas nos rótulos. O objetivo do estudo foi analisar o conhecimento e a clareza das informações na rotulagem de alimentos para a portadores de AA. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa, no qual foram incluídos estudos observacionais, coortes, realizado com pessoas de ambos os sexos e etnia, artigos publicados no período de 2016-2021. Cujos idiomas estavam na língua portuguesa ou inglesa com acesso ao texto completo. A busca ocorreu nas bases de dados PubMed, Science Direct e LILACS, no mês de maio a junho de 2021 com as combinações dos seguintes descritores: Alergia, Rotulagem de alimentos e Alimentos. Resultados: Foram identificados no site de busca da PubMed (182) artigos, no Science Direct (226) e no LILACS (3) artigos. Dos artigos encontrados apenas 17, relacionados a importância e o conhecimento na clareza de informações nas rotulagens de alimentos para alérgicos. Conclusão: Os resultados desta revisão integrativa verificam que há diversas falhas nas declarações para alérgicos ao mesmo tempo uma precaução na rotulagem de alergênicos e rótulos que não atendem a resolução.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Vasile, Maria, and Fabiana Thomé Da Cruz. "Identity-construction, mutual enskilment and political negotiation at the farmers’ market." Redes 24, no. 1 (January 3, 2019): 212–26. http://dx.doi.org/10.17058/redes.v24i1.13043.

Full text
Abstract:
Neste artigo, ao analizar a Feira Ecológica do Menino Deus, em Porto Alegre, Brasil, exploramos como são construídas narrativas contra-hegemônicas e formas de conhecimento em espaços como o estudado. Partindo de teorias sobre conhecimento prático e de debates teóricos relacionados à ética e política da alimentação, consideramos a feira como uma comunidade de prática, em que a aquisição de alimentos diretamente de agricultores diz respeito a uma relação social que implica construção de identidades, capacitação mútua e negociação política. A análise está fundamentada principalmente no trabalho de campo etnográfico realizado em Porto Alegre entre março e junho de 2016, incluindo observação participante e entrevistas semiestruturadas em profundidada realizadas na Feira do Menino Deus. O artigo explora as três dimensões acima mencionadas (construção de identidade, capacitação mútua e negociação política) como processos centrais e paralelos que ocorrem na feira, proporcionando arena frutífera para debates sobre padrões agroalimentares e sobre (re)defefinição e promoção da segurança alimentar e nutricional e justiça social. Destacamos vínculos entre experiências, visões e modos de produção dos agricultores e mecanismos de governança, processos de aprendizagem e outras atividades relacionadas a Feira. Nesse contexto, sugerimos que, na comunidade de prática estudada, aspectos técnicos dos processos de aquisição dos productos estão imersos no domínio social e se traduzem em novos estilos de vida e visões do futuro. Por fim, vale destacar que este artigo busca vincular reflexões sobre a feira, capacitação mútua e negociações coletivas a fim de contribuir para o debate sobre alimentos locais como um projeto emancipatório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Gomes, Nayara Resende, Melina Oliveira de Souza, and Camila Carvalho Menezes. "O subproduto do corante caramelo IV em alimentos pode causar toxicidade?" Research, Society and Development 10, no. 8 (July 16, 2021): e48210817537. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17537.

Full text
Abstract:
O corante caramelo tem sido amplamente utilizado em alimentos e bebidas e é regulamentado globalmente como aditivo químico. As quatro classes distintas do corante caramelo (caramelo simples (I), caramelo sulfito (II), caramelo de amônia (III) e caramelo sulfito-amônia (IV)) são bem caracterizadas e cada uma tem especificidades que variam com os tipos de processamento do composto, especialmente a adição de reagentes que podem dar origem a compostos de baixo peso molecular, como por exemplo, o 4-metilimidazol, subproduto do caramelo IV, que pode ter significativo efeito toxicológico. Tendo em vista o elevado consumo de alimentos industrializados e a potencial exposição em longo prazo desse composto, em diferentes faixas etárias, o objetivo desta revisão foi resumir os estudos mais relevantes disponíveis nos últimos 5 anos sobre os efeitos tóxicos do 4-metilimidazol, nas bases de dados PubMed, Science Direct e Lilacs. Os resultados dos estudos avaliados são divergentes e os mecanismos de toxicidade ainda não estão bem elucidados, apesar de alguns estudos terem encontrado efeitos negativos à saúde com a exposição ao 4-metilimidazol, tornando-se relevante novos estudos para esclarecer a sua real segurança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Millani, Elisabete, Tulio Konstantyner, and José Augusto de A. C. Taddei. "Efeitos da utilização de prebióticos (oligossacarídeos) na saúde da criança." Revista Paulista de Pediatria 27, no. 4 (December 2009): 436–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-05822009000400014.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar os efeitos da utilização de prebióticos (oligossacarídeos) na saúde da criança, suas aplicações e os possíveis mecanismos envolvidos. FONTES DE DADOS: Os artigos para esta revisão foram selecionados das bases de dados virtuais de saúde da Biblioteca Regional de Medicina (Bireme), que incluem Lilacs, Medline e SciELO. Foram pesquisados artigos entre 1998 e 2008, compreendendo a faixa etária até 12 anos. SÍNTESE DOS DADOS: Os oligossacarídeos prebióticos em produtos alimentares demonstraram efeitos benéficos quanto ao aumento do número total de bifidobactérias, redução do número de microorganismos patogênicos no intestino e melhora da consistência das fezes e frequência das evacuações. Tais efeitos sugerem a recomendação de seu uso em crianças constipadas. Foram verificados resultados benéficos em diversos estudos quanto ao menor desenvolvimento de alergias, infecções respiratórias, febre, irritabilidade, flatulência, diarreia, regurgitação, vômito, cólica e choro, menor uso de antibióticos e melhora nas características de fermentação de ácidos graxos e pH fecal. Entretanto, o número de artigos encontrados aponta para a necessidade de realizar mais investigações. Estudos sobre absorção de cálcio foram contraditórios, não permitindo conclusões definitivas. Quanto à tolerância, foi evidenciado o uso de quantidades diversas de suplemento em crianças de diferentes faixas etárias e características clínicas, impossibilitando identificar a segurança desses produtos. CONCLUSÕES: Apesar dos prebióticos parecerem promissores e oferecerem efeitos benéficos em determinadas situações, alguns aspectos duvidosos devem ser investigados de forma a avaliar o real efeito e segurança de sua utilização em curto e longo prazo, a fim de comprovar a ausência de consequências prejudiciais à saúde da criança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Castro, Fabiana Maria Campo Dall'orto Escobar, and Caroline de Oliveira Camargo. "Famílias e acesso à rede socioassistencial: uma abordagem do serviço social na enfermaria de pediatria-HC/UNICAMP." Sínteses: Revista Eletrônica do SIMTEC, no. 6 (October 27, 2016): 154. http://dx.doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8355.

Full text
Abstract:
A prática profissional do Serviço Social na área da Saúde tem como alguns de seus princípios norteadores a Integralidade e a Intersetorialidade. Tais princípios são de extrema relevância uma vez que a profissão pauta-se na perspectiva da totalidade social e a compreensão dos aspectos sociais que interferem no processo saúde-doença, na busca de estratégias para seu enfrentamento. O presente trabalho tem por objetivo apresentar dados coletados a partir da análise documental das entrevistas sociais com famílias dos pacientes internados e o número de contrarreferencias à rede realizados pelo Serviço Social no primeiro semestre de 2016. O Assistente Social atuante na Enfermaria de Pediatria do Hospital de Clínicas busca identificar situações que envolvam vulnerabilidade social, com intuito de garantir proteção e acesso a direitos sociais e, por meio de uma abordagem socioeducativa, orientar e encaminhar pacientes e seus familiares a programas, projetos e benefícios disponíveis na rede socioassistencial do território de referência. Diante do atual cenário de aprofundamento da desigualdade social em decorrência da recessão econômica e, por conseguinte, elevadas taxas de desemprego, foi observado durante os atendimentos o expressivo aumento de encaminhamentos à rede, sobretudo aos serviços da Política de Assistência Social, para inclusão de novos usuários em benefícios, programas de transferência de renda e segurança alimentar, sendo encaminhados 10 novos casos para inclusão em BPC e 24 agendamentos aos CRAS. Tais benefícios proporcionam inclusão e amparo em situações de vulnerabilidade socioeconômica e se mostram como um mecanismo de promoção da cidadania e redistribuição da riqueza socialmente produzida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Lacerda, Risia Cristina Coelho, Ana Paula Tiveron, and Severino Matias de Alencar. "Própolis e Segurança Alimentar." Segurança Alimentar e Nutricional 18, no. 2 (February 10, 2015): 99. http://dx.doi.org/10.20396/san.v18i2.8634682.

Full text
Abstract:
A própolis é um material resinoso coletado de plantas e cascas de árvores pelas abelhas Apis mellifera, é dotada de substâncias biologicamente ativas com propriedades antioxidantes, anti-inflamatória, antitumoral e antimicrobiana. O objetivo desse trabalho consistiu em avaliar a segurança alimentar do uso da própolis na prevenção e no tratamento de doenças. O levantamento da literatura estudada foi feito de modo a abordar a relevância das propriedades terapêuticas da própolis através dos vários estudos científicos bem como possíveis efeitos colaterais pelo uso indiscriminado, podendo resultar em reações alérgicas graves. Desta forma, se faz necessário a discussão do tema por corroborar com a saúde pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Souza, Jordanna Peliser Fachinello de, Romilda de Souza Lima, Rose Mary Helena Quint Silochi, and Emanuelle Panatto. "Segurança alimentar e nutricional." Segurança Alimentar e Nutricional 27 (August 18, 2020): e020027. http://dx.doi.org/10.20396/san.v27i0.8659750.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetiva discorrer sobre atividades realizadas em projeto de pesquisa e extensão realizado em parceria entre a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão, Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e Núcleo de Apoio à Saúde da Família. As ações fazem parte de objetivos de projeto aprovado em comitê de ética da instituição de ensino. O projeto atuou junto a mulheres atendidas pelo CRAS-norte, inseridas no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF. Dentre as atividades do PAIF, estão aquelas voltadas às ações comunitárias que envolvem palestras e outras atividades cujos temas de interesse são elencados pelo grupo. Saúde e educação alimentar foram temas escolhidos pelas participantes. Destacam-se, neste trabalho, as atividades relativas à segurança alimentar. São apresentados e discutidos os dados mais importantes obtidos pela aplicação da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar – EBIA. O projeto foi um espaço de reflexão, de troca e [res] significação da alimentação, não só para as mulheres participantes do projeto, mas também para a equipe técnica, que se propôs à troca e à construção compartilhada do conhecimento. Durante o projeto foi possível identificar algumas mudanças nos hábitos alimentares das mulheres, no entanto, compreende-se que as mudanças acontecem de forma gradual e que cada pessoa leva um tempo diferente para sentir-se preparada para mudar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Suzin, Querli Polo, and Joice Fassina. "Nanotecnologia e Segurança Alimentar." Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão 6, no. 2017 (December 1, 2017): 1–14. http://dx.doi.org/10.18226/35353535.v6.2017.81.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

NITZKE, Julio Alberto, Neidi Garcia PENNA, Lina Yamachita OLIVERAS, Sônia MARTINELLI, Alcilene FRITZ, Carlos Eugenio DAUDT, and Isa Beatriz NOLL. "Segurança alimentar – rompendo barreiras." BRAZILIAN JOURNAL OF FOOD TECHNOLOGY 13, EE01 (November 23, 2010): 2–9. http://dx.doi.org/10.4260/bjft20101304101.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Freixo, Marcelo. "Desintegração do sistema prisional, segurança pública e exclusão social." Ciência & Saúde Coletiva 21, no. 7 (July 2016): 2171–78. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015217.11752016.

Full text
Abstract:
Resumo A defesa dos direitos humanos, uma das mais importantes atribuções do legislativo, constitui um desafio considerável no dia a dia da vida parlementar. As opinões e as práticas dos representantes eleitos traduzem as preocupações securitárias e os medos da sociedade que alimentam um vasto processo de exclusão social. Nesse contexto, a defesa dos direitos à saúde das pessoas privadas de liberdade parece uma tarefa especialmente difícil, como mostra a entrevista de Marcelo Freixo, Deputado Estadual, Coordenador da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e criador do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Marano, Daniele, Caroline Maria Da Costa Morgado, Amanda Da Silva Franco, and Izabel Cristina Oliveira da Silva Joia. "Relato de Experiência: percurso e desafios para adesão municipal ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional." DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde 16 (March 16, 2021): e50901. http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2021.50901.

Full text
Abstract:
Introdução: O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional possibilita a gestão intersetorial e participativa, e a articulação entre os entes federados para a implementação das políticas promotoras de Segurança Alimentar e Nutricional. Objetivos: Relatar a experiência municipal de Duque de Caxias-RJ para adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e as principais perspectivas e desafios após essa conquista. Métodos e Resultados: No percurso para adesão ao sistema, os técnicos do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável realizaram ações para efetivação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional desde 2009, quando foi realizado o primeiro encontro com gestores municipais para mapear as ações, até 2015, quando foram publicadas a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional e a Lei do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do município de Duque de Caxias revisadas. Além disso, foi realizado um encontro com secretários municipais visando criar a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, instância responsável pela elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Após árduo trabalho, Duque de Caxias formalizou a criação da Câmara e instituiu os membros de dez secretarias afetas ao tema. Em 2016, após esse longo percurso, o município obteve a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional de forma pioneira no Estado do Rio de Janeiro. Alcançada essa etapa, as principais expectativas foram o fomento à participação social, o fortalecimento da intersetorialidade juntamente com debate sobre a alocação de recursos municipais, e o acesso aos recursos federais. Conclusão: O cenário nacional mudou o que se refletiu nos demais entes federados. Mesmo diante de tantos desafios, ter (e manter) todas as instâncias que compõem o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional em nível municipal é de extrema importância para a efetivação do Direito Humano à Alimentação Adequada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Silva, José Graziano da. "Segurança alimentar: uma agenda republicana." Estudos Avançados 17, no. 48 (August 2003): 45–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142003000200004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Viegas, Isabel Fernandes Pinto. "Comércio justo e segurança alimentar." Segurança Alimentar e Nutricional 17, no. 1 (February 9, 2015): 133. http://dx.doi.org/10.20396/san.v17i1.8634807.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é relacionar o conceito de Segurança Alimentar em áreas rurais à certificação de Comércio Justo (Fair Trade) e verificar se o Comércio Justo é um dos caminhos para se promover a melhoria das condições de Segurança Alimentar por intermédio da maior inserção de produtores agrícolas marginalizados. A metodologia adotada foi revisão bibliográfica relacionando segurança alimentar, desenvolvimento rural, tendências do comércio internacional com suas consequências e Comércio Justo, tratando possíveis interações e limitações. As tendências recentes têm acentuado as dificuldades das populações agrícolas de países subdesenvolvidos em relação à competitividade, acesso ao mercado e aumentado sua vulnerabilidade com relação ao acesso aos recursos que poderiam garantir-lhes Segurança Alimentar. O Comércio Justo é apresentado como uma alternativa de desenvolvimento agrícola. Os preços mais altos dos seus produtos são fundamentais para garantir a sobrevivência de produtores menos eficientes e competitivos do que os padrões estabelecidos em termos globais. Implica no reconhecimento pelo consumidor de aspectos sociais, ambientais e da qualidade do produto. Ao garantir a inclusão crescente de produtores agrícolas marginalizados, o Comércio Justo poderia ser efetivo em possibilitar maiores rendimentos e um maior acesso econômico à satisfação de suas necessidades básicas, inclusive à Segurança Alimentar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Hoffmann, Rodolfo. "Brasil, 2013: mais segurança alimentar." Segurança Alimentar e Nutricional 21, no. 2 (April 27, 2015): 422. http://dx.doi.org/10.20396/san.v21i2.8634472.

Full text
Abstract:
A divulgação, em 2014, dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2013, incluindo a pesquisa suplementar sobre segurança alimentar, permite atualizar as informações sobre esse tema relevante e analisar a evolução da segurança alimentar no País, comparando esses dados com os obtidos nas PNADs de 2004 e 2009. É clara a tendência de redução da insegurança alimentar. O ajuste de modelos de lógite para os dados de 2013 leva a reafirmar que os determinantes fundamentais da segurança alimentar de um domicílio são a renda domiciliar per capita, a escolaridade, a disponibilidade de água encanada, luz elétrica e esgoto apropriado e a estabilidade da renda (o emprego com carteira é mais favorável à segurança alimentar do que o emprego sem carteira ou o trabalho por conta própria). Modelos de lógite estimados agregando os dados de 2009 e 2013 permitem constatar que há parcela da redução da insegurança alimentar associada a mudanças que não foram apropriadamente captadas pelas variáveis explanatórias consideradas. Uma dessas mudanças favoráveis provavelmente é a redução na desigualdade da distribuição da renda. São, ainda, analisadas as frequências das respostas à pergunta sobre a atitude adotada quando faltou alimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Nitzke, Julio Alberto, Roberta Thys, Sônia Martinelli, Lina Yamachita Oliveiras, Walter Augusto-Ruiz, Neidi Garcia Penna, and Isa Beatriz Noll. "Segurança alimentar: retorno às origens?" Brazilian Journal of Food Technology 15, spe (November 30, 2012): 02–10. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-67232012005000044.

Full text
Abstract:
O questionamento sobre a tendência percebida no mercado alimentício de valorizar a alimentação da forma como era consumida no passado e sua congruência com o ritmo de vida e as tecnologias atuais foi a tônica das apresentações e discussões ocorridas durante o 4.º Simpósio de Segurança Alimentar, em Gramado. Os debates aconteceram ao redor dos cinco eixos temáticos: Tendências da alimentação, Comunicação e alimentos, Direito à alimentação, Sustentabilidade e produção de alimentos, e Garantia da qualidade. Em todos esses eixos, ficou muito claro que esta busca pelas origens - seja em seu conteúdo, seja na sua forma - já é mais do que uma tendência, vindo a impor-se como uma nova demanda social e de mercado. Por outro lado, também foi quase uma unanimidade a constatação de que esta acomodação entre antigos valores e novos modos de vida e tecnologia traz muitos desafios, que somente serão vencidos por meio de uma visão colaborativa de segurança alimentar e nutricional sustentável, que envolva os diversos atores por ela responsáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography