Academic literature on the topic 'Mecanismos Não-Imunológicos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Mecanismos Não-Imunológicos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Mecanismos Não-Imunológicos"

1

Cruz, Neto Manoel Samuel, Elisângela Claudia de Medeiros Moreira, Amanda Alves Fecury, et al. "Mecanismos de respostas imunológicas diante às infecções pelos Arbovírus." Núcleo do Conhecimento 02, no. 04 (2022): 19–30. https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/saude/infeccoes-pelos-arbovirus.

Full text
Abstract:
Os arbovírus e as arboviroses representam uma ameaça antiga a uma grande parte da humanidade. Esta ameaça consiste principalmente na facilidade que os vírus e seus vetores possuem de se adaptarem, também no fato de seu RNA possibilitar muitas mutações e recombinações gênicas. Ainda não existem vacinas efetivas para arboviroses como a Dengue, o Chikungunya e o Zika vírus, por conta disso, é de extrema importância a comunidade científica produzir trabalhos acerca das defesas do nosso corpo contra estas os arbovírus. A presente pesquisa que possui caráter qualitativo, descritivo e exploratório, t
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Balbino, Marcos, Gisele Silva, and Gabriela Cardoso Tostes Pimentel Correia. "Anafilaxia com convulsões após angiografia com fluoresceína em paciente ambulatorial." Einstein (São Paulo) 10, no. 3 (2012): 374–76. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-45082012000300021.

Full text
Abstract:
A fluoresceína endovenosa é associada a pequenos efeitos adversos durante a angiografia da retina, a maioria deles sem gravidade e não relacionada a mecanismos imunológicos. Entretanto, em raras ocasiões, pode ocorrer reação anafilactoide; fatalidades envolvendo o uso de fluoresceína têm sido descritas. Complicações graves após injeção endovenosa de fluoresceína requerem ação imediata da equipe envolvida, assim como treinamento regular para padronizar o tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ramos, Rhaíssa Evelyn Moraes, Nilza Rejane Sellaro Lyra, and Conceição Maria De Oliveira. "Alergia alimentar: reações e métodos diagnósticos." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 4, no. 2 (2013): 54–63. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v4i2.170.

Full text
Abstract:
Alergias alimentares são comuns e estão se tornando um problema de saúde por gerarem um impacto negativo na qualidade de vida. Caracterizam-se por um conjunto de manifestações clínicas consequentes de mecanismos imunológicos decorrentes do contato com determinado alimento. O presente estudo teve por objetivo apresentar uma revisão sobre a alergia alimentar e apontar os exames laboratoriais utilizados no diagnóstico. Esta revisão bibliográfica contou com 46 publicações entre 1990 a 2012, obtidos das bases Medline, Lilacs e SciELO. Os alimentos mais citados como causadores de alergia são: leite,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cardim, Edna da Silva, Juliana Souza Vieira Moraes, Marcia Pereira Barros, and Patrícia Laguna Miorin Argentino. "DIABETES MELLITUS TIPOS 1 E 2 E ASPECTOS IMUNOLÓGICOS." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 10, no. 10 (2024): 927–45. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v10i10.16003.

Full text
Abstract:
A diabetes mellitus caracteriza-se como uma doença crônico-degenerativa, tendo como principal sintoma um quadro permanente de hiperglicemia. É considerada uma epidemia mundial devido à crescente incidência e dificuldade de cura. A alta prevalência de diabetes e suas complicações indicam a necessidade de investimentos na prevenção e no controle da doença. Sendo assim, o objetivo do presente artigo é apresentar as principais características do diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2, assim como os mecanismos imunológicos envolvidos nessa doença, identificando as possíveis causas, tratamentos e formas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Motta, Antonio Abilio, and Pedro Giavina Bianchi. "Reações adversas a drogas (R.A.D.)." Revista de Medicina 84, no. 1 (2005): 10–17. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v84i1p10-17.

Full text
Abstract:
A conseqüência do rápido desenvolvimento de novas drogas para tratamentos e diagnósticos de doenças humanas tem levado a aumento na incidência de reações adversasa estas drogas, podendo acarretar um aumento de morbidade e até mortalidade. Sem dúvida,as drogas são responsáveis pela maioria das doenças iatrogênicas. Felizmente as maiorias das reações adversas não são graves, porém nem sempre é possível prever se uma droga pode causar algum dano ao paciente. Neste artigo os autores discutem a epidemiologia,classificação, sensibilização, características clínicas, mecanismos imunológicos envolvidos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Scarioli, João de Freitas Castro, Dante de Castro Muzzi, Matheus Martins Lanna, Laura Bragança Rabelo de Sousa, and Renata Ivanilde da Mata Borges. "EXPLORANDO A RELAÇÃO ENTRE DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS E O DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS REUMÁTICAS AUTOIMUNES." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 10, no. 6 (2024): 1943–52. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v10i6.14508.

Full text
Abstract:
Doenças inflamatórias intestinais (DII) e doenças reumáticas autoimunes (DRA) representam duas entidades clínicas distintas, mas há crescente evidência sugerindo uma interconexão entre elas. A inflamação crônica característica das DII, como a doença de Crohn e a colite ulcerativa, tem sido associada ao desenvolvimento subsequente de DRA, incluindo artrite reumatoide, espondiloartrite anquilosante e outras. Embora os mecanismos precisos dessa relação ainda não estejam completamente elucidados, fatores genéticos, imunológicos e ambientais desempenham papéis importantes nessa interação complexa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ivanski, Fernanda, Bárbara Luisa Fermino, Katiuscia de Oliveira Francisco Gabriel, Bárbara Mendes Paz Chao, David Livingstone Alves Figueiredo, and Emerson Carraro. "A COVID-19 E AS CITOCINAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA." Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR 27, no. 6 (2023): 2773–87. http://dx.doi.org/10.25110/arqsaude.v27i6.2023-040.

Full text
Abstract:
A COVID-19 surgiu em dezembro de 2019 na China, o contágio se espalhou rapidamente pelo mundo e já em março de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto como pandemia. A infecção causada por SARS-COV-2 mostrou-se com sintomatologia variada. Enquanto alguns infectados não tinham sintomas, outros apresentavam sinais que variam dos semelhantes a uma gripe, até uma possível evolução para síndrome do desconforto respiratório. Evidências indicam que, durante o curso da COVID-19 a rápida progressão e mortalidade pode ter sido associada à mecanismo hiperinflamatórios, com descontrole
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

PIMENTEL, MARIA LÚCIA VELLUTINI, SILVIA MARIA VIDAL ALVES, SÉRGIO A. PEREIRA NOVIS, RAFAEL ZANDANI BRANDÃO, and EPAMINONDAS BELO NETO. "Múltiplos tuberculomas intracerebrais na vigência de terapia específica para tuberculose pulmonar: a propósito de um caso." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 58, no. 2B (2000): 572–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2000000300028.

Full text
Abstract:
A forma clássica de apresentação da neurotuberculose é a meningite. Os tuberculomas cerebrais são formas raras de neurotuberculose e resultam da disseminação hematogênica de focos distantes de infecção pelo Mycobacterium tuberculosis. Aproximadamente 1% dos pacientes com tuberculose do sistema nervoso central desenvolve tuberculomas intracranianos, poucas semanas ou meses após o início da quimioterapia tuberculostática. A involução das lesões é lenta e não necessariamente significa resistência medicamentosa ou falta de aderência ao tratamento. Descrevemos o caso, diagnosticado e tratado na 25ª
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Coelho Júnior, Luilson Geraldo, Lorrane Caroline Braga Rodrigues, Gabrielly Borges Machado, et al. "COINFECÇÃO POR LEISHMANIOSE VISCERAL E VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA: UMA EVOLUÇÃO CLÍNICA DESFAVORÁVEL." Revista de Patologia Tropical 45, no. 2 (2016): 233. http://dx.doi.org/10.5216/rpt.v45i2.42014.

Full text
Abstract:
A leishmaniose visceral (LV) é uma zoonose endêmica na América Latina e 96% dos casos de LV são diagnosticados no Brasil. A coinfecção HIV-LV tem sido diagnosticada em áreas endêmicas e não endêmicas para LV. O aumento do número de casos de coinfecções em todo o mundo deve-se, em parte, à coincidência das áreas de circulação desses organismos. Deve-se ressaltar que a concomitância das duas infecções é potencialmente deletéria, portanto a associação dos dois patógenos constitui um desafio para o diagnóstico e controle da LV. A interação entre Leishmania e HIV é prejudicial, pois há o risco de p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barros, Dayane de Melo, Danielle Feijó De Moura, Zenaide Severina Do Monte, et al. "Alergia e intolerância alimentar: uma revisão de literatura." Brazilian Journal of Development 9, no. 4 (2023): 13273–83. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n4-046.

Full text
Abstract:
A alergia e a intolerância alimentar são consideradas condições fisiopatológicas diferentes. Por isso, o objetivo do estudo foi realizar uma revisão narrativa de literatura para caracterizar a alergia e a intolerância alimentar. Foram utilizadas para o estudo, as bases de dados Periódicos Capes e livros do período entre 2000 e 2022. Quanto aos resultados obtidos, verificou-se que, a alergia a alimentos consiste em uma resposta exacerbada do organismo a proteínas alimentares mediada por mecanismos imunológicos enquanto que, a intolerância alimentar é resultante de reações não imunológicas. Sobr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Mecanismos Não-Imunológicos"

1

Guimarães, Joana Raquel Dionísio Neves Silva. "Asma dos Padeiros: Particularidades Fisiopatogénicas." Master's thesis, 2018. http://hdl.handle.net/10316/82133.

Full text
Abstract:
Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina<br>Bakers’ asthma is considered one of the most common types of work-related asthma, affecting 4 to 25% of those working in panification industry, being classified as occupational when it is caused by allergens present at the work environment or when it gets substancially worse by the professional practice if there was already a previous asthma diagnosis.Different types of flours are the main allergic sources, espefically those of the wheat, rye, barley, oat and rice. Legume-based flours (for exemple, made wit
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Mecanismos Não-Imunológicos"

1

Teixeira, Nathália Melo, Ahias Silva Paiva, Arthur César Santos de Souza, et al. "IMUNOLOGIA DO LEITE MATERNO E AS SUAS REPERCUSSÕES PARA RECÉM- NASCIDOS DE BAIXO PESO NA PREVENÇÃO DA ENTEROCOLITE NECROTIZANTE." In SAÚDE DA MULHER E OBSTETRÍCIA: DO ENSINO À ASSISTÊNCIA, 11th ed. Editora Humanize, 2025. https://doi.org/10.29327/5558782.11-18.

Full text
Abstract:
Enterocolite Necrotizante é considerada uma das principais causas de morbidade e mortalidade entre bebês prematuros de baixo peso, sendo responsável por mais de 7.300 óbitos nos últimos dez anos. O uso do leite materno na dieta do recém-nascido é tipicamente considerado um dos métodos preventivos de destaque para a condição, pois contém uma variedade de componentes imunológicos capazes de proteger contra patógenos e permitir a colonização ideal da microbiota intestinal, ambos aspectos importantes devido à imaturidade do trato gastrointestinal do recém-nascido. Esses componentes atuam por meio
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Almeida Drummond, Heloíse Paranaíba, Paulo Adriano Ricardo Júnior, and Adriano Jander Ferreira. "ATUALIZAÇÃO SOBRE TREINAMENTO FÍSICO E CÂNCER DE MAMA." In Medicina do Exercício e do Esporte: evidências científicas para uma abordagem multiprofissional - Volume 2. Editora Científica Digital, 2022. http://dx.doi.org/10.37885/230212102.

Full text
Abstract:
Com o desenvolvimento tecnológico das sociedades, as doenças crônicas tornaram-se as principais causas de morte na população mundial. Dentre elas, o câncer, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a principal causa de morte prematura, sendo o câncer de mama o mais incidente nas mulheres na maioria dos países e possuindo uma alta taxa de mortalidade. Diante disso, há vários fatores de risco que predispõem a essa patologia, desde questões genéticas até questões ambientais. Quanto a essa última, diversos estudos apontam a importância da realização de atividades físicas não só pelos benefí
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Filho, Leonardo Neves, Natália Carvalho Gomes David, Vittor Augusto Carvalho Peres, et al. "A NICOTINA COMO FATOR PROTETOR DA RETOCOLITE ULCERATIVA." In Pesquisas em Clínica Médica. Editora Science, 2022. http://dx.doi.org/10.56001/22.9786500533422.11.

Full text
Abstract:
A colite ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal (DII), apresentando caráter crônico, caracterizada por apresentar lesões ulceradas e inflamadas na mucosa e submucosa, restrita ao cólon e reto. Os fatores que iniciam a doença não são totalmente desvendados, mas envolve fatores genéticos, imunológicos, ambientais e microbiológicos. Estudos sugerem uma associação inversa entre tabagismo e colite ulcerativa, levantando a hipótese do papel da nicotina na sua patogênese e potencial terapêutico. Uma revisão de literatura examinou o uso da nicotina transdérmica no tratamento, sugerindo seu pa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Mecanismos Não-Imunológicos"

1

Macedo, Pedro Rafael Bezerra, ANA CAROLINE RIBEIRO LIMA BORGES, VITOR SOARES MACHADO DE ANDRADE, MATHEUS DA SILVA WIZIACK, and LARISSA SOARES DE ANDRADE. "MECANISMOS IMUNOLÓGICOS DA ASBESTOSE." In II Congresso Brasileiro de Imunologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/ii-conbrai/5973.

Full text
Abstract:
Introdução: A asbestose é uma doença caracterizada por fibrose intersticial pulmonar causada por exposição ao asbesto/amianto e não há cura. Sua comercialização vem sendo proibida em vários países nos últimos anos, entretanto esse agravo ainda carrega notoriedade, já que a manifestação da doença ocorre geralmente 10 anos após a exposição, logo, deve-se esperar novos casos de asbestose nos próximos anos. Objetivo: Descrever os mecanismos imunológicos da asbestose. Metodologia: Trata-se de uma revisão em que foram selecionados artigos científicos publicados nas bases de dados PUBMED e BVS entre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gonçalves, Ana Isabel de Almeida, ANA LÍGIA TIEMI SOARES NISHIMURA, BRUNO AUGUSTO DA SILVA CORDEIRO, GUILHERME ALVES SILVA, and MONIELLI MURIBECA SILVA. "Mecanismos patológicos da doença de Crohn." In II Congresso Brasileiro de Imunologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/ii-conbrai/6701.

Full text
Abstract:
Introdução: A doença de Crohn (DC) é uma doença inflamatória crônica gastrointestinal, multifatorial de etiologia inconclusiva, resultando da interação entre genética, ambiente e microbiota intestinal alterada, desregulando a resposta imunológica. Essa doença afeta pessoas de várias idades, sexo e raça, com maior incidência em regiões urbanas. Objetivo: Analisar os aspectos imunológicos e fisiopatológicos ligados à DC. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, com revisão bibliográfica, com uma busca por periódicos publicados entre 2016 e 2022, nos bancos de dados: PUBMED, SCIELO e LILACS, c
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Soares, Diego Bezerra, Isabela Reis Manzoli, Lohraine Talia Domingues, and Gabriele Pereira Dos Reis. "RESPOSTA ALÉRGICA: ASPECTOS IMUNOLÓGICOS E BIOMOLECULARES." In II Congresso Brasileiro de Biologia Molecular On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/2317.

Full text
Abstract:
Introdução: Sabe-se que a alergia é caracterizada como uma reação inflamatória excessiva, desencadeada por uma substância alérgena que em situações normais não causam danos. No entanto, quando ocorre o primeiro contato do sistema de defesa com um determinado alérgeno sensível pode provocar o surgimento de interações moleculares e imunológicas estimulando uma reação de hipersensibilidade, que por conseguinte resulta em uma resposta alérgica acentuada nas células-alvos e nos tecidos. Objetivos: Destacar os aspectos pertinentes dos mecanismos de hipersensibilidade em um processo alérgico a partir
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Soares, Diego Bezerra, Isabela Reis Manzoli, Lohraine Talia Domingues, and Paulo Schumann Neto. "HANSENÍASE: ASPECTOS IMUNOLÓGICOS E PATOGÊNICOS." In I Congresso Brasileiro de Doenças Infectocontagiosas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/2239.

Full text
Abstract:
Introdução: A Hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae que acomete principalmente a pele e nervos periféricos. Ademais, a transmissão desse bacilo ocorre através do aparelho respiratório superior por meio de secreções nasais e de gotículas, no entanto, cerca de 5% dos indivíduos expostos são acometidos, por fatores genéticos. Outrossim, essa patologia caracteriza-se pelo comprometimento de áreas da pele com manchas avermelhadas ou brancas, perda da sensibilidade, dor e tato. Além disso, sabe-se que o Brasil é considerado o país com maior incidência da doenç
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Medeiros, Linda Maria Avelar, AUGUSTO ELEUTÉRIO PEREIRA, BIANCA SOUZA DA MATA, CARLOS FERREIRA FILHO, and RAPHAEL GHEDIN SERVIDE SANT'ANA. "DERMATITE ATÓPICA: ASPECTOS IMUNOLÓGICOS." In II Congresso Brasileiro de Imunologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/ii-conbrai/6745.

Full text
Abstract:
Introdução: A Dermatite Atópica é uma doença crônica de grande prevalência no Brasil e no mundo, que acomete principalmente a faixa etária pediátrica. Diante do grande impacto que causa à qualidade de vida dos afetados, o que diz respeito principalmente ao desconforto causado pelo prurido intenso da pele, torna-se de suma importância o seu estudo, englobando os fatores associados com destaque para as alterações imunológicas. Objetivos: Analisar as principais alterações imunológicas relacionadas a Dermatite Atópica visando melhores estratégias de tratamento e prevenção das exacerbações. Metodol
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodrigues, Maria Luíza Ferreira, Felipe Oliveira Fernandes De Souza, Kaendra Almeida Vale De Camargo, Lucas Fernandes Modesto, and Luiza Helena Gremski. "VACINAS CONTRA SARS-COV-2: ALVOS MOLECULARES E MECANISMOS DE AÇÃO." In I Congresso Nacional On-line de Biologia Celular e Estrutural. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1955.

Full text
Abstract:
Introdução: A pandemia do SARS-CoV-2 (Coronavírus 2, causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave) tornou-se um grande desafio na área da saúde, pela alta taxa de transmissão viral e letalidade significativa. Nesse contexto, o desenvolvimento de vacinas eficazes é essencial como abordagem decisiva para o controle da mortalidade e da própria pandemia. Assim, é necessário o entendimento de alguns princípios imunológicos, entre eles o mecanismo de ação e os alvos moleculares das vacinas, bem como o conhecimento do vírus e sua estrutura, principalmente suas proteínas “spike” (cuja função é mediar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pereira, Sthefany Alves, LAURA MARTINS PIRES, and MARIA PAULA OLIVEIRA SILVA. "ANÁLISES IMUNOCROMATOGRÁFICAS DA PRESENÇA DE GLÚTEN EM ALIMENTOS ROTULADOS COMO LIVRES DE GLÚTEN." In II Congresso Brasileiro de Imunologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/ii-conbrai/5063.

Full text
Abstract:
Introdução: O glúten é um complexo proteico, em que predominam as proteínas glutenina e gliadina, sendo que a gliadina é considerada como a fração tóxica do composto, pois quando é consumida por indivíduos predispostos geneticamente, é parcialmente digerida, mas não absorvida, desencadeando reações imunológicas como a intolerância, reação autoimune (doença celíaca) e reação de hipersensibilidade. Objetivos: O objetivo do trabalho foi realizar uma investigação laboratorial em produtos industrializados prontos para consumo que possuem o rótulo de “Não contém glúten”, e desenvolver uma discussão
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fernandes, Bruno Roberto Coman, DJALMA MARIANO VILELA, HENRIQUE FAGUNDES DOS ANJOS ARAÚJO, JOÃO VITOR FORTUNA LARANJEIRA, and OTÁVIO LIMA DOS REIS. "ASPECTOS IMUNOPATOLÓGICOS E CELULARES DA GRANULOMATOSE COM POLIANGEÍTE." In II Congresso Brasileiro de Imunologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/ii-conbrai/6177.

Full text
Abstract:
Introdução: A Granulomatose com Poliangeíte refere-se a um tipo de vasculite de caráter autoimune, capaz de promover danos severos aos pacientes acometidos. Essa patologia atinge, majoritariamente, os sistemas circulatório, respiratório e urinário. Tal enfermidade cursa com distúrbio inflamatório de etiologia ainda não completamente elucidada. A doença tende a evoluir com a presença de vasculite de pequenas e médias artérias, arteríolas e capilares, acompanhada de lesões granulomatosas necrotizantes que, quando presentes, configuram pior prognóstico sem o acompanhamento médico adequado. Objeti
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Freire, Isabela Franco, Beatriz Valadares Russo, Marcela Pinheiro de Alencar Vilar, Alexandre Saboia Augusto Borges Filho, and Silvia Fernandes Ribeiro da Silva. "O XENOTRANSPLANTE COMO POSSIBILIDADE DE MITIGAR A FILA DE ESPERA PARA TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS SÓLIDOS: UMA REVISÃO LITERÁRIA." In I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/2970.

Full text
Abstract:
Introdução: Transplante é um tratamento eficaz para a falência de órgãos em estágio terminal. No entanto, o desequilíbrio entre o fornecimento e a demanda de órgãos humanos é um empecilho para o transplante clínico. A baixa disponibilidade de órgãos aumenta a mortalidade de pacientes em lista de espera para realização de transplantes de coração e fígado. A realização do transplante interespécie ou xenotransplante configura uma solução promissora para a discrepância atual entre número de doadores e transplantes realizados no Brasil e no Mundo. Entretanto, sabe-se que as barreiras éticas e, prin
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

SANTANA, EUCIMAR DA SILVA, ANA CRISTINA FAVRE PAES BARRETO ALVES, ANNA BEATRIZ MACHADO LIMA, FELIPE TÂMARA SOUTO FRANCO, and IUKARY OLIVEIRA TAKENAMI. "IMPORTÂNCIA DAS CÉLULAS REGULATÓRIAS NA MODULAÇÃO DA RESPOSTA IMUNE DO HOSPEDEIRO EM PACIENTES COM HANSENÍASE VIRCHOWIANA." In II Congresso Brasileiro de Imunologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/ii-conbrai/5958.

Full text
Abstract:
Introdução: A infecção por Mycobacterium leprae promove diferentes formas clínicas da hanseníase, as quais se correlacionam com a resposta imune do hospedeiro. Pacientes com a forma mais grave da doença, conhecida como hanseníase virchowiana, apresentam uma resposta imune associada predominantemente ao perfil Th2 com elevada produção de anticorpos, o que favorece a persistência do bacilo. Contudo, nas últimas décadas, a identificação de marcadores moleculares para células regulatórias tem permitido um melhor conhecimento acerca dos mecanismos imunológicos que contribuem para o desenvolvimento
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!