To see the other types of publications on this topic, follow the link: Mecanismos Não-Imunológicos.

Journal articles on the topic 'Mecanismos Não-Imunológicos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Mecanismos Não-Imunológicos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Cruz, Neto Manoel Samuel, Elisângela Claudia de Medeiros Moreira, Amanda Alves Fecury, et al. "Mecanismos de respostas imunológicas diante às infecções pelos Arbovírus." Núcleo do Conhecimento 02, no. 04 (2022): 19–30. https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/saude/infeccoes-pelos-arbovirus.

Full text
Abstract:
Os arbovírus e as arboviroses representam uma ameaça antiga a uma grande parte da humanidade. Esta ameaça consiste principalmente na facilidade que os vírus e seus vetores possuem de se adaptarem, também no fato de seu RNA possibilitar muitas mutações e recombinações gênicas. Ainda não existem vacinas efetivas para arboviroses como a Dengue, o Chikungunya e o Zika vírus, por conta disso, é de extrema importância a comunidade científica produzir trabalhos acerca das defesas do nosso corpo contra estas os arbovírus. A presente pesquisa que possui caráter qualitativo, descritivo e exploratório, t
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Balbino, Marcos, Gisele Silva, and Gabriela Cardoso Tostes Pimentel Correia. "Anafilaxia com convulsões após angiografia com fluoresceína em paciente ambulatorial." Einstein (São Paulo) 10, no. 3 (2012): 374–76. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-45082012000300021.

Full text
Abstract:
A fluoresceína endovenosa é associada a pequenos efeitos adversos durante a angiografia da retina, a maioria deles sem gravidade e não relacionada a mecanismos imunológicos. Entretanto, em raras ocasiões, pode ocorrer reação anafilactoide; fatalidades envolvendo o uso de fluoresceína têm sido descritas. Complicações graves após injeção endovenosa de fluoresceína requerem ação imediata da equipe envolvida, assim como treinamento regular para padronizar o tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ramos, Rhaíssa Evelyn Moraes, Nilza Rejane Sellaro Lyra, and Conceição Maria De Oliveira. "Alergia alimentar: reações e métodos diagnósticos." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 4, no. 2 (2013): 54–63. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v4i2.170.

Full text
Abstract:
Alergias alimentares são comuns e estão se tornando um problema de saúde por gerarem um impacto negativo na qualidade de vida. Caracterizam-se por um conjunto de manifestações clínicas consequentes de mecanismos imunológicos decorrentes do contato com determinado alimento. O presente estudo teve por objetivo apresentar uma revisão sobre a alergia alimentar e apontar os exames laboratoriais utilizados no diagnóstico. Esta revisão bibliográfica contou com 46 publicações entre 1990 a 2012, obtidos das bases Medline, Lilacs e SciELO. Os alimentos mais citados como causadores de alergia são: leite,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cardim, Edna da Silva, Juliana Souza Vieira Moraes, Marcia Pereira Barros, and Patrícia Laguna Miorin Argentino. "DIABETES MELLITUS TIPOS 1 E 2 E ASPECTOS IMUNOLÓGICOS." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 10, no. 10 (2024): 927–45. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v10i10.16003.

Full text
Abstract:
A diabetes mellitus caracteriza-se como uma doença crônico-degenerativa, tendo como principal sintoma um quadro permanente de hiperglicemia. É considerada uma epidemia mundial devido à crescente incidência e dificuldade de cura. A alta prevalência de diabetes e suas complicações indicam a necessidade de investimentos na prevenção e no controle da doença. Sendo assim, o objetivo do presente artigo é apresentar as principais características do diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2, assim como os mecanismos imunológicos envolvidos nessa doença, identificando as possíveis causas, tratamentos e formas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Motta, Antonio Abilio, and Pedro Giavina Bianchi. "Reações adversas a drogas (R.A.D.)." Revista de Medicina 84, no. 1 (2005): 10–17. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v84i1p10-17.

Full text
Abstract:
A conseqüência do rápido desenvolvimento de novas drogas para tratamentos e diagnósticos de doenças humanas tem levado a aumento na incidência de reações adversasa estas drogas, podendo acarretar um aumento de morbidade e até mortalidade. Sem dúvida,as drogas são responsáveis pela maioria das doenças iatrogênicas. Felizmente as maiorias das reações adversas não são graves, porém nem sempre é possível prever se uma droga pode causar algum dano ao paciente. Neste artigo os autores discutem a epidemiologia,classificação, sensibilização, características clínicas, mecanismos imunológicos envolvidos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Scarioli, João de Freitas Castro, Dante de Castro Muzzi, Matheus Martins Lanna, Laura Bragança Rabelo de Sousa, and Renata Ivanilde da Mata Borges. "EXPLORANDO A RELAÇÃO ENTRE DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS E O DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS REUMÁTICAS AUTOIMUNES." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 10, no. 6 (2024): 1943–52. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v10i6.14508.

Full text
Abstract:
Doenças inflamatórias intestinais (DII) e doenças reumáticas autoimunes (DRA) representam duas entidades clínicas distintas, mas há crescente evidência sugerindo uma interconexão entre elas. A inflamação crônica característica das DII, como a doença de Crohn e a colite ulcerativa, tem sido associada ao desenvolvimento subsequente de DRA, incluindo artrite reumatoide, espondiloartrite anquilosante e outras. Embora os mecanismos precisos dessa relação ainda não estejam completamente elucidados, fatores genéticos, imunológicos e ambientais desempenham papéis importantes nessa interação complexa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ivanski, Fernanda, Bárbara Luisa Fermino, Katiuscia de Oliveira Francisco Gabriel, Bárbara Mendes Paz Chao, David Livingstone Alves Figueiredo, and Emerson Carraro. "A COVID-19 E AS CITOCINAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA." Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR 27, no. 6 (2023): 2773–87. http://dx.doi.org/10.25110/arqsaude.v27i6.2023-040.

Full text
Abstract:
A COVID-19 surgiu em dezembro de 2019 na China, o contágio se espalhou rapidamente pelo mundo e já em março de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto como pandemia. A infecção causada por SARS-COV-2 mostrou-se com sintomatologia variada. Enquanto alguns infectados não tinham sintomas, outros apresentavam sinais que variam dos semelhantes a uma gripe, até uma possível evolução para síndrome do desconforto respiratório. Evidências indicam que, durante o curso da COVID-19 a rápida progressão e mortalidade pode ter sido associada à mecanismo hiperinflamatórios, com descontrole
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

PIMENTEL, MARIA LÚCIA VELLUTINI, SILVIA MARIA VIDAL ALVES, SÉRGIO A. PEREIRA NOVIS, RAFAEL ZANDANI BRANDÃO, and EPAMINONDAS BELO NETO. "Múltiplos tuberculomas intracerebrais na vigência de terapia específica para tuberculose pulmonar: a propósito de um caso." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 58, no. 2B (2000): 572–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2000000300028.

Full text
Abstract:
A forma clássica de apresentação da neurotuberculose é a meningite. Os tuberculomas cerebrais são formas raras de neurotuberculose e resultam da disseminação hematogênica de focos distantes de infecção pelo Mycobacterium tuberculosis. Aproximadamente 1% dos pacientes com tuberculose do sistema nervoso central desenvolve tuberculomas intracranianos, poucas semanas ou meses após o início da quimioterapia tuberculostática. A involução das lesões é lenta e não necessariamente significa resistência medicamentosa ou falta de aderência ao tratamento. Descrevemos o caso, diagnosticado e tratado na 25ª
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Coelho Júnior, Luilson Geraldo, Lorrane Caroline Braga Rodrigues, Gabrielly Borges Machado, et al. "COINFECÇÃO POR LEISHMANIOSE VISCERAL E VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA: UMA EVOLUÇÃO CLÍNICA DESFAVORÁVEL." Revista de Patologia Tropical 45, no. 2 (2016): 233. http://dx.doi.org/10.5216/rpt.v45i2.42014.

Full text
Abstract:
A leishmaniose visceral (LV) é uma zoonose endêmica na América Latina e 96% dos casos de LV são diagnosticados no Brasil. A coinfecção HIV-LV tem sido diagnosticada em áreas endêmicas e não endêmicas para LV. O aumento do número de casos de coinfecções em todo o mundo deve-se, em parte, à coincidência das áreas de circulação desses organismos. Deve-se ressaltar que a concomitância das duas infecções é potencialmente deletéria, portanto a associação dos dois patógenos constitui um desafio para o diagnóstico e controle da LV. A interação entre Leishmania e HIV é prejudicial, pois há o risco de p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barros, Dayane de Melo, Danielle Feijó De Moura, Zenaide Severina Do Monte, et al. "Alergia e intolerância alimentar: uma revisão de literatura." Brazilian Journal of Development 9, no. 4 (2023): 13273–83. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n4-046.

Full text
Abstract:
A alergia e a intolerância alimentar são consideradas condições fisiopatológicas diferentes. Por isso, o objetivo do estudo foi realizar uma revisão narrativa de literatura para caracterizar a alergia e a intolerância alimentar. Foram utilizadas para o estudo, as bases de dados Periódicos Capes e livros do período entre 2000 e 2022. Quanto aos resultados obtidos, verificou-se que, a alergia a alimentos consiste em uma resposta exacerbada do organismo a proteínas alimentares mediada por mecanismos imunológicos enquanto que, a intolerância alimentar é resultante de reações não imunológicas. Sobr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Amorim, Murilo Tavares, Gustavo Moraes Holanda, Karla Fabiane Lopes De Melo, et al. "Desregulação na expressão de genes de células progenitoras em infecção por Zika vírus." Revista Eletrônica Acervo Saúde 12, no. 12 (2020): e5204. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e5204.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever a infecção pelo Vírus Zika (VZIK) em células progenitoras e desordem em expressão gênica a partir de seus mediadores, os RNAs não-codificantes (ncRNAs). Métodos: Estudo observacional, de base transversal do tipo revisão integrativa. Foram selecionados artigos disponibilizados pelas plataformas: Nature, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), Science Direct e Repositório Digital do Instituto Evandro Chagas (Patuá), fundamentados pela busca de hipóteses relacionadas às alterações na expressão de ncRNAs, resultando em alterações fisiológicas em célul
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

De Almeida, Ana Paula Moura, Liana Moura De Almeida, and Maria Auxiliadora Peixoto Peçanha. "Lesões Cutâneas Malignas e Pré-Malignas Pós Transplante Renal: relato de caso e revisão da literatura." Revista Científica da Faculdade de Medicina de Campos 9, no. 1 (2014): 30–35. http://dx.doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.60.vol.9.n1.2014.

Full text
Abstract:
Em seu papel mediador do organismo com o ambiente, a pele, além da função de barreira, apresenta também mecanismos imunológicos de defesas. Nos transplantados renais, esses mecanismos de proteção estão prejudicados pelo uso de imunossupressores. Objetivo: Relatar um caso de múltiplos carcinomas espinocelulares e ceratoses actínicas, além de verrugas vulgares e poroceratose, em uma paciente após 8 anos de transplante renal. Descrição: Paciente feminina, 49 anos, branca, fototipo II, moradora de zona rural, transplantada renal há 15 anos, fez uso inicialmente de esquema tríplice de imunossupress
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Vytor Cardoso Nobre, Paulo, Ana Carolina Cansanção Melro, Laura Patriota Palhares, et al. "Perspectivas atuais sobre a associação entre Endometriose e doenças autoimunes: uma revisão sistemática." Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences 6, no. 12 (2024): 975–88. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n12p975-988.

Full text
Abstract:
Introdução: A endometriose é uma condição ginecológica crônica caracterizada pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina, causando sintomas como dor pélvica, infertilidade e alterações menstruais. Embora sua etiologia ainda não seja completamente compreendida, fatores genéticos, imunológicos e ambientais têm sido identificados como importantes na sua patogênese. Métodos: Consiste em uma revisão sistemática realizada através das bases Scopus, PubMed® e SciELO, utilizando os descritores cetamina, transtorno bipolar e tratamento. Foram incluídos estudos publicados nos últimos 18
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Nascimento, Maria Eduarda Bezerra do, Ana Beatriz Oliveira de Melo, Letícia Barbosa de Magalhães Mauricio, et al. "ENDOMETRIOSE E SEU IMPACTO NA INFERTILIDADE FEMININA." Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences 6, no. 3 (2024): 1617–26. http://dx.doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n3p1617-1626.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo destacar a relação entre endometriose e infertilidade, indicar os fatores relacionados à epidemia, os sintomas e o diagnóstico, focando nas possíveis causas da infertilidade infantil em mulheres acometidas por esta patologia. A coleta de dados foi realizada por meio da Base de Dados de Enfermagem (BDENF), da Biblioteca Eletrônica Científica Online (SCIELO), da PubMed e da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). A endometriose é uma doença inflamatória crónica que compromete a saúde e a fertilidade da mulher, aumenta o risco de depres
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Paula, Desirre Vernick Ferreira de, and Debora Mariana da Silva Marioto. "PSORÍASE E OS FATORES IMUNOLÓGICOS ASSOCIADOS À PREDISPOSIÇÃO E OCORRÊNCIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES: REVISÃO INTEGRATIVA." CERES - Health & Education Medical Journal 2, no. 3 (2024): e55. http://dx.doi.org/10.62234/ceresv2n3-002.

Full text
Abstract:
Introdução: A Psoríase é uma doença autoimune crônica não transmissível que se manifesta por meio de lesões epiteliais visíveis, com variações em suas características conforme o subtipo. Além de sua natureza dermatológica, tem o potencial de modular eventos inflamatórios e mecanismos fisiopatológicos, afetando a proliferação celular e processos metabólicos. Essas alterações podem contribuir para o surgimento de complicações cardiovasculares, como o aumento da angiogênese e a vasodilatação, fatores que favorecem o desenvolvimento de cardiopatias. Objetivo: Este estudo teve como objetivo realiza
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Marcos, Elaine Valim Camarinha, Fabiana Covolo de Souza, Elza Araújo Torres, José Roberto Pereira Lauris, and Diltor Vladimir de Araújo Opromolla. "Estudo de associação entre antígenos leucocitários humanos e doença de Jorge Lobo." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 38, no. 5 (2005): 399–401. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86822005000500007.

Full text
Abstract:
A doença de Jorge Lobo é uma micose cutânea/subcutânea de evolução crônica, causada pelo fungo Lacazia loboi. Devido às características epidemiológicas e poucos estudos relacionados aos aspectos imunológicos dessa doença, o objetivo do trabalho foi investigar uma possível associação das especificidades HLA de classe II em 21 pacientes portadores da doença de Jorge Lobo, comparando com indivíduos sadios de mesma etnia. As tipificações HLA foram realizadas pelo método de PCR-SSP. O resultado não revelou qualquer tipo de associação entre os antígenos HLA e doença de Jorge Lobo. Embora sem signifi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Utiyama, Shirley Ramos da Rosa, Iara José Taborda de Messias Reason, and Lorete Maria da Silva Kotze. "Aspectos genéticos e imunopatogênicos da doença celíaca: visão atual." Arquivos de Gastroenterologia 41, no. 2 (2004): 121–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-28032004000200010.

Full text
Abstract:
RACIONAL: A doença celíaca ou enteropatia por sensibilidade ao glúten, é uma forte condição hereditária. Embora a associação genética da doença celíaca com os haplótipos HLA-DQ2 e DQ8 seja conhecida há muito tempo, outros genes HLA e não-HLA também são importantes no desenvolvimento da afecção. A doença celíaca resulta de um efeito combinado de produtos de diferentes genes funcionantes normalmente. A lesão intestinal é imunologicamente mediada e múltiplos mecanismos efetores são responsáveis pela sua expressão. A interação entre fatores genéticos, imunológicos e ambientais explicam o amplo esp
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Baldrich-Romero, Nicolás, Beatriz Patiño-Quiroz, Martha Leonor Losada, and Cindy Fuentes-Villamil. "Imunologia do tumor venéreo transmissível canino: Revisão." Pubvet 15, no. 5 (2021): 1–14. http://dx.doi.org/10.31533/pubvet.v15n05a805.1-14.

Full text
Abstract:
O tumor venéreo transmissível canino é um dos poucos tipos de tumores contagiosos descritos em mamíferos. É transplantado como um aloenxerto de células viáveis na mucosa e/ou pele, onde desencadeia um processo imunológico que varia de acordo com o estágio de desenvolvimento. O TVT possui 4 fases; a fase de progressão (P) caracterizada pela evasão da barreira da histocompatibilidade e a resposta imune por mecanismos imunossupressores, seguida pela fase de estagnação (E) na qual ocorre um processo de estase entre o tumor e o sistema imunológico que permite a remodelação do tecido danificado, na
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

De Sousa Silva, Luis Guilherme, Ana Luíza Quevedo, Patrícia Pinto Saraiva, and Rosemeire Simone Dellacrode Giovanazzi. "Relação entre a vacinação contra a COVID-19 e o desenvolvimento da Síndrome de Guillain-Barré: uma revisão integrativa." Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences 7, no. 2 (2025): 1453–68. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2025v7n2p1453-1468.

Full text
Abstract:
A Síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma polirradiculoneuropatia inflamatória aguda associada a processos infecciosos e, em alguns casos, a imunizações. Com o avanço da vacinação contra a COVID-19, surgiram relatos sobre a possível relação entre a imunização e o desenvolvimento da SGB. Este estudo realizou uma revisão integrativa da literatura para analisar a incidência da SGB em indivíduos vacinados contra a COVID-19. Foram pesquisados artigos publicados entre 2020 e 2024 nas bases EMBASE, Medline/PubMed, Cochrane Library, Science Direct e Scielo, utilizando descritores relacionados à síndrom
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Oliveira, Mariana De Jesus, and Ana Cristina Doria dos Santos. "ANÁLISE DOS MECANISMOS IMUNOLÓGICOS MICROGLIAIS DURANTE A RESPOSTA INFLAMATÓRIA CONTRA EXPOSIÇÃO INFECCIOSA POR SARS-COV-2." Pensar Acadêmico 19, no. 3 (2021): 788. http://dx.doi.org/10.21576/pa.2021v19i3.2602.

Full text
Abstract:
Diante de um cenário de pandemia, manifestações neurológicas, apesar de não serem frequentes, têm sido observadas em pacientes acometidos pela COVID-19. Propôs-se, então, uma análise dos mecanismos imunológicos utilizados pela micróglia frente a um processo infeccioso causado pelo vírus SARS-CoV-2 a fim de encontrar pontos divergentes e convergentes entre os estudos sobre este tema. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, os dados foram coletados no período de 14 de junho a 01 de agosto de 2020 e, inicialmente, realizou-se uma busca no DecS server (Descritores em Ciências da Saúde D
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Santana, Fernanda de Castro Araujo, Silvio Vieira da Silva, Giovanna Maria Gomes Bandeira Pereira, Leonardo Neves Silva, and Eduarda Xavier Leite. "EVALUATION OF CHRONIC STRESS AS AN ETIOLOGY FOR DERMATOLOGICAL DISEASES." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 10, no. 3 (2024): 1508–18. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v10i3.13248.

Full text
Abstract:
O estresse crônico é um fenômeno amplamente reconhecido por seus efeitos adversos sobre a saúde física e mental. Embora seus efeitos tenham sido predominantemente associados a distúrbios psicológicos, evidências crescentes sugerem sua contribuição para o desenvolvimento de doenças dermatológicas. A pele, como o maior órgão do corpo humano, é altamente sensível a mudanças no estado emocional, refletindo o impacto do estresse crônico em sua função e integridade. Compreender a interação entre o estresse crônico e as doenças dermatológicas é crucial para uma abordagem holística no tratamento e pre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Leal, Raquel Franco, Maria de Lourdes Setsuko Ayrizono, Marciane Milanski, et al. "Processo inflamatório em mucosa de reservatórios ileais de doentes assintomáticos." Revista Brasileira de Coloproctologia 28, no. 4 (2008): 443–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-98802008000400006.

Full text
Abstract:
A inflamação inespecífica do reservatório ileal (RI) após retocolectomia total é a complicação pós-operatória mais comum nos doentes operados por retocolite ulcerativa inespecífica (RCUI). Os mecanismos imunológicos envolvidos na etiologia não são totalmente conhecidos. OBJETIVO: Avaliar a ativação de STAT-1 e a expressão da citocina INF-γ em mucosa de RI endoscópica e histologicamente normal, de doentes operados por RCUI e PAF, assintomáticos. CASUISTICA E MÉTODOS: Estudou-se 18 doentes submetidos à retocolectomia total com RI em "J", sendo nove com RCUI e nove com polipose adenomatosa famili
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Coura, Fernanda M., Andrey P. Lage, and Marcos B. Heinemann. "Patotipos de Escherichia coli causadores de diarreia em bezerros: uma atualização." Pesquisa Veterinária Brasileira 34, no. 9 (2014): 811–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2014000900001.

Full text
Abstract:
A diarreia é uma das doenças mais frequentes de bezerros com até 30 dias de idade e é uma importante causa de perdas econômicas. Sua etiologia é complexa e envolve a interação de diversos fatores infecciosos, nutricionais, imunológicos, gerenciais e ambientais. Os principais sinais clínicos são a diarreia, desidratação progressiva, acidose metabólica, desequilíbrio de eletrólitos e balanço energético negativo com ou sem hipoglicemia, que se não tratados, levam à morte do animal. Escherichia coli se destaca como um importante enteropatógeno envolvido na síndrome diarreica. Cepas de E. coli pato
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Sampaio, R. L., J. J. T. Ranzani, V. Rodrigues Júnior, M. S. Stacciarini, E. M. Braga, and C. Borrezzi. "Aspectos clínicos e imunopatológicos da ceratoplastia com membrana amniótica xenógena fresca e conservada em glicerina: estudo experimental em coelhos." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 58, no. 6 (2006): 1077–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352006000600016.

Full text
Abstract:
Avaliaram-se, por meio da análise clínica, histopatologia e imunoistoquímica, os efeitos da aplicação da membrana amniótica xenógena fresca e conservada em glicerina, sobre os mecanismos imunológicos da superfície ocular. Para tal, utilizaram-se 40 coelhos, distribuídos em dois grupos experimentais, os quais foram avaliados por 21 dias. A avaliação clínica revelou que a membrana amniótica xenógena conservada em glicerina estimulou uma resposta inflamatória aguda maior que a membrana aplicada fresca. A análise histopatológica indicou que ambas se comportaram de forma semelhante a partir da prim
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Valentini, Attilio, José A. C. Nery, Ana Maria Salles, Leila M. M. Vieira, and Euzenir N. Sarno. "Edema na hanseníase: aspectos clínicos e terapêuticos." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 32, no. 2 (1999): 131–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86821999000200003.

Full text
Abstract:
Durante o curso da hanseníase, o edema comumente descrito como um sintoma de estados reacionais, pode ocorrer. Tanto o diagnóstico como a terapêutica adequada são, freqüentemente, difíceis de conseguir e assim podem acarretar permanente dano aos membros inferiores. Em um ano de acompanhamento, pacientes hansenianos - 10 multibacilares e 1 paucibacilar -, que foram submetidos a um protocolo clínico para o diagnóstico e classificação histopatológica, apresentaram clinicamente edema, localizado ou sistêmico. Entre estes pacientes, cinco apresentaram simultaneamente outros sintomas de reação, 4 fo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Lima, Catharina Vilalba, Kimberlly Nava Flores, Karen Jacyara Campos, Andyhara Horácio Rayol, and Taís Aparecida Gomes Reis. "Complicações acerca da obesidade: Uma revisão narrativa da literatura." International Seven Journal of Multidisciplinary 3, no. 5 (2024): 1435–39. http://dx.doi.org/10.56238/isevmjv3n5-010.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar as Complicações acerca da obesidade. Revisão Bibliográfica: A Obesidade é a pandemia mundial do século XXI, é uma patologia crônica, caracterizada essencialmente pelo acúmulo do excesso de gordura corporal. Pesquisas tem mostrado que o quadro é preocupante, uma vez que as consequências da obesidade podem interferir diretamente na qualidade de vida da população, e segundo Faeh D,et al.(2011) está associada também às crescentes estatísticas de mortalidade. O aumento da gordura corporal é acompanhado de profundas alterações nas funções fisiológicas,podendo levar a efeitos adver
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Serpa, Jhenifer da Silva, Jairla Kelly Laurentino de Lima, Thais Fernandes do Monte, et al. "COMPLICAÇÕES ACERCA DA OBESIDADE: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA." Revista ft 29, no. 143 (2025): 31–32. https://doi.org/10.69849/revistaft/ar10202502261731.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar as Complicações acerca da obesidade. Revisão Bibliográfica: A obesidade é a pandemia mundial do século XXI, é uma patologia crônica, caracterizada essencialmente pelo acúmulo do excesso de gordura corporal. Pesquisas têm mostrado que o quadro é preocupante, uma vez que as consequências da obesidade podem interferir diretamente na qualidade de vida da população, e segundo Faeh D, et al. (2011) está associada também às crescentes estatísticas de mortalidade. O aumento da gordura corporal é acompanhado de profundas alterações nas funções fisiológicas, podendo levar a efeitos ad
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Fonseca, Frederico Rosa, Pâmela Carolini Thomas Pies, Nyara de Pinho Caldeira Mourão, et al. "Embolia por líquido amniótico." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, no. 10 (2024): e11677. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.10-212.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo analisar os mecanismos fisiopatológicos, fatores de risco e estratégias de manejo clínico da embolia por líquido amniótico (ELA). O estudo conduzido consistiu em uma revisão integrativa, realizada mediante um levantamento de dados, nas bases científicas: BVS e PUBMED. A discussão evidenciou que a embolia por líquido amniótico (ELA) é uma condição complexa, marcada por respostas inflamatórias agudas e coagulação intravascular disseminada (CID), que contribuem significativamente para a alta mortalidade associada. A literatura indica que fatores de risco como idad
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Leite, Letícia dos Anjos, Livia Vitória de Carvalho Paiva, Pablo Roberto Bezerra de Carvalho Saraiva, et al. "IMPACTO DA INFLAMAÇÃO CRÔNICA NA ATEROSCLEROSE EM PACIENTES COM DOENÇAS REUMÁTICAS AUTOIMUNES." Revista Contemporânea 4, no. 6 (2024): e4574. http://dx.doi.org/10.56083/rcv4n6-002.

Full text
Abstract:
A relação entre inflamação crônica e aterosclerose em pacientes com doenças reumáticas autoimunes (DRA) é um campo de estudo complexo e de crescente interesse. Neste estudo, exploramos o impacto dessa relação, abordando mecanismos patogênicos, implicações clínicas e estratégias terapêuticas potenciais. Introdução: As DRA, como a artrite reumatoide (AR), o lúpus eritematoso sistêmico (LES) e a espondilite anquilosante (EA), não apenas desencadeiam uma resposta autoimune que afeta as articulações e outros órgãos, mas também apresentam uma relação intrincada com o desenvolvimento de aterosclerose
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Brito, Jhônata Santos, Marks Passos Santos, Matheus Neres Batista, et al. "Aleitamento materno no período da pandemia pela Covid-19: uma revisão bibliográfica." Research, Society and Development 11, no. 12 (2022): e214111233303. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i12.33303.

Full text
Abstract:
Essa pesquisa estruturou-se com o objetivo de analisar na produção científica se na amamentação ocorre à transmissão do vírus SARS-CoV-2 e os cuidados durante a amamentação para evitar contaminação, acerca da atual pandemia da COVID-19. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura a partir de uma pesquisa bibliográfica realizada em fevereiro de 2021 nas respectivas fontes de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Oline (Medline) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). A possibilidade de transmissão do SARS-CoV-2 através do leite materno, entre mãe-filho, ainda é es
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Moreira, Mariana Luiza, Luize Lucas Miranda Ribeiro Vitório, Ana Vitória Scherner Mazzarollo, et al. "Endometriose: fisiopatologia e manejo terapêutico." Brazilian Journal of Development 8, no. 11 (2022): 74540–58. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n11-255.

Full text
Abstract:
A endometriose é definida como a presença anormal de tecido endometrial fora da cavidade uterina, manifestando-se como uma condição inflamatória crônica, benigna, estrogênio-dependente e grande causadora de dor e infertilidade. Essa afecção atinge cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva e afeta mais de 170 milhões de mulheres no mundo, apresentando seu pico de incidência entre 25 e 45 anos de idade e a sua prevalência aumenta em mulheres com dismenorreia, infertilidade e/ou dor pélvica. Os mecanismos dessa condição não são completamente conhecidos, mas entre eles, coexistem fatores etio
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Rossato, Rafaella Carvalho, Jéssica Cristina Pinto, Carlos Dailton Guedes de Oliveira Moraes, Jessica Tereza Guedes de Oliveira Moraes, Geisa Nogueira Salles, and Cristina Pacheco Soares. "EFEITOS NEUROPROTETORES DA HIDROCORTISONA EM LINHAGEM DE NEUROBLASTOMA DE MURINO (NEURO-2A) SOB ESTRESSE OXIDATIVO." Revista Univap 26, no. 52 (2020): 93. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v26i52.2460.

Full text
Abstract:
A Doença de Alzheimer é um tipo de demência que acomete milhões de pessoas, sendo responsável por 60% de todos os casos de doenças neurodegenerativas. Embora não tenha cura, diversas estratégias de estudo vêm sendo desenvolvidas a fim de elucidar os mecanismos da doença. Estudos recentes abordam os benefícios do cortisol em aspectos imunológicos, musculares, renais, respostas inflamatórias e até mesmo em patologias neurodegenerativas. A hidrocortisona é um medicamento sintético utilizado para simular o cortisol. Deste modo, o estudo explora os efeitos da hidrocortisona na senescência neural, o
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Mota, Carolinne Alves, Esther Alves Marinho, Gustavo Rocha Ramos, et al. "PROPRIEDADES BIOLÓGICAS DO PEQUIZEIRO DE INTERESSE PARA A SAÚDE HUMANA: UMA REVISÃO NARRATIVA." LUMEN ET VIRTUS 15, no. 43 (2024): 8639–54. https://doi.org/10.56238/levv15n43-078.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever os impactos imunológicos, anti-inflamatórios, analgésicos, antifúngicos, antibióticos e no controle de doenças decorrentes da utilização do Caryocar brasiliense nos campos da ciência e da medicina. Método: Estudo qualitativo de revisão narrativa realizado a partir de buscas em seis bases de indexação, tendo como período de referência os últimos 24 anos. Foram considerados estudos desenvolvidos em seres humanos, animais ou em cultura celular, publicados nos idiomas espanhol, inglês ou português. Foram encontrados 281 artigos e, após excluir trabalhos duplicados, triplicados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Silva, Bruna Gabrielle da, Carina Beatriz de Souza Moura, João Patrício da Silva Neto, et al. "Associação entre a infecção por SARS-COV-2 e o desenvolvimento da Síndrome de Guillain-Barré como sequela imunológica: uma revisão integrativa." Brazilian Journal of Health Review 7, no. 10 (2024): e74827. https://doi.org/10.34119/bjhrv7n10-012.

Full text
Abstract:
Objetivo: Investigar a associação entre a infecção por SARS-CoV-2 e o desenvolvimento da Síndrome de Guillain-Barré (SBG) como uma consequência imunológica. Métodos: Trata-se de um estudo de revisão integrativa a partir de uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados PubMed, BVS e Google Acadêmico, tendo como critérios de inclusão as produções em portuguêse e inglês, no período de 2020 a 2024, que abordassem os mecanismos imunológicos e as implicações clínicas na relação entre a SBG e a COVID-19. Resultados: 12 artigos foram submetidos à aplicação metodológica e apontaram um aumento de casos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Cavalcante Calheiros de Melo, Gabriel, Paulo Vytor Cardoso Nobre, Daniella Acioli Lima de França, et al. "Artrite reumatoide: perspectivas atuais da imunopatogênese e implicações terapêuticas." Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences 6, no. 5 (2024): 758–70. http://dx.doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n5p758-770.

Full text
Abstract:
Introdução: A artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune crônica, caracterizada por uma inflamação persistente das articulações sinoviais, que eventualmente leva à destruição do tecido articular e incapacidade funcional. Objetivo: Avaliar a imunopatogênese e implicações terapêuticas da artrite reumatoide. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica que incluiu artigos originais e revisões sistemáticas em inglês e português, que abordaram os aspectos imunopatogênicos e o manejo da AR, publicados entre 2011 e 2024, selecionados nas bases de dados PubMed, Scopus e SciELO. Após a seleçã
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Melo, Gláucia Jaccoud de Oliveira, Lívia de Sousa Oliveira Macedo, Marttem Costa de Santana, et al. "EFEITOS DA EXPOSIÇÃO AO BISFENOL A EM CRIANÇAS: UMA REVISÃO ABRANGENTE." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 10, no. 7 (2024): 867–75. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v10i7.13885.

Full text
Abstract:
A exposição ao bisfenol A (BPA) tem sido uma preocupação crescente devido aos seus potenciais efeitos adversos na saúde, especialmente em crianças. Esta revisão abrangente teve como objetivo avaliar os efeitos da exposição ao BPA em crianças, abordando aspectos biológicos, mecanismos de ação, vias de exposição, níveis de exposição populacional e estratégias de mitigação. A busca sistemática identificou 15 estudos relevantes, que abordaram uma variedade de desfechos relacionados aos efeitos do BPA em crianças. Os resultados indicaram que a exposição ao BPA está associada a uma série de efeitos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Bandeira, Alice, Talita Carneiro Pinto, Yngrid Souza Gonçalves, and Daniela Moura Parente. "Aspectos genéticos e imunológicos da síndrome de poliendocrinopatia autoimune tipo I: revisão de Literatura." Jornal Interdisciplinar de Biociências 1, no. 2 (2016): 40. http://dx.doi.org/10.26694/2448-0002.vl1iss2pp40-45.

Full text
Abstract:
A síndrome de poliendocrinopatia autoimune tipo 1 (APS-1), também conhecida como distrofia ectodérmica-candidíase-poliendocrinopatia autoimune (APECED), é um distúrbio autossômico recessivo raro causado por mutações no gene regulador autoimune (AIRE). Sendo assim, ela é imunologicamente caracterizada pelo ataque celular e/ou mediada por anticorpos que gera a destruição de órgãos-alvo. Além disso, é marcada pela tríade patognomônica: candidíase crônica, hipoparatireoidismo e doença de Addison, com várias outras manifestações endócrinas e não endócrinas. Logo, o diagnóstico é feito com base na p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Cossolosso, Arlindo Gabriel Mamede, Andrea Marques Vanderlei Fregadolli, Bruna Barbosa Fiuza Campelo, et al. "Fake news do aleitamento materno exclusivo: Mapeamento sistemático." Revista Sistemática 14, no. 5 (2024): 1281–94. http://dx.doi.org/10.56238/rcsv14n5-018.

Full text
Abstract:
Introdução: a instalação da pandemia do COVID-19 gerou incontáveis dúvidas acerca dos cuidados com recém-nascidos e lactentes em virtude da falta de evidências científicas acerca dos meios de transmissão e risco de desdobramentos clínicos graves em caso de infecção. Objetivo: investigar a influência das verdades e fake news publicadas em periódicos científicos sobre temáticas polêmicas no aleitamento materno durante a pandemia da covid -19. Metodologia: mapeamento sistemático da literatura disponível gratuitamente, entre 2020 e 2022, nas bases de dados Wiley, PubMed, Science Direct, Portal BVS
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

França Vale dos Anjos, Alana, Suellen da Silva Teixeira, Lígia Marcondes Rodrigues dos Santos, and Bárbara da Silva Soares Telles. "Alergia Alimentar: Uma Análise Conceitual, Clínica e Terapêutica." Revista Pró-UniverSUS 15, no. 3 (2024): 85–93. http://dx.doi.org/10.21727/rpu.v15i3.4831.

Full text
Abstract:
A alergia alimentar é caracterizada por uma resposta adversa exagerada a determinados alimentos, sendo normalmente desencadeada pelos seguintes: leite de vaca, ovo, soja, trigo, amendoim, castanha, peixes e crustáceos. Envolve mecanismos imunológicos e pode apresentar sintomas na pele, no trato gastrointestinal e no sistema respiratório. Atualmente, é considerada um problema de saúde pública, uma vez que sua incidência tem aumentado globalmente, causado um impacto significativo na vida dos pacientes alérgicos e de suas famílias. O presente estudo tem como objetivo revisar os conceitos relacion
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Sá, Veida da Silva, and Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur. "A RELAÇÃO ENTRE TABAGISMO E DOENÇAS DE PELE." Revista Intertox de Toxicologia, Risco Ambiental e Sociedade 13, no. 3 (2020): 42–51. http://dx.doi.org/10.22280/revintervol13ed3.481.

Full text
Abstract:
O tabagismo representa importante fator de adoecimento e agravamento de doenças em vários órgãos e sistemas orgânicos, podendo acarretar o acometimento de alterações dermatológicas. A presente pesquisa bibliográfica teve como objetivo verificar a relação entre tabagismo e desenvolvimento de doenças de pele, compilando informações sobre as relações positivas e negativas entre as dermatopatias e o tabagismo. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura composta pela análise de 19 artigos selecionados a partir das bases de dados MEDLINE e LILACS a partir da utilização dos seguintes descritores
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Nascimento, Maria Eduarda Bezerra do, Ana Beatriz Oliveira de Melo, Ana Luísa do Amaral Pereira Brandão, et al. "PREVENÇÃO DE DOENÇAS INFECCIOSAS EM CRIANÇAS: ESTRATÉGIAS DE VACINAÇÃO E DESAFIOS ATUAIS." Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences 6, no. 11 (2024): 4342–52. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n11p4342-4352.

Full text
Abstract:
Este texto abrangente oferece uma análise aprofundada das dimensões históricas, sociais e científicas dos programas de vacinação no Brasil, com ênfase na imunização infantil. O percurso traçado inicia-se no século XIX, período marcado pela urbanização acelerada e pela necessidade de controlar doenças infecciosas, o que impulsionou a implementação das primeiras práticas de vacinação no país. Nesse contexto, destaca-se o papel central do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que consolidou a oferta gratuita e obrigatória de vacinas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), fomentando uma cultu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Santos, Millena Cardoso Sales, Ester Borges De Paiva, Gabriela de Lima Elias Nogueira, Laura Silva e Sousa, Sara Luiza Costa Silva, and Hidelberto Matos Silva. "O papel do sistema imune no Lúpus Eritematoso Sistêmico: uma revisão integrativa de literatura." Brazilian Journal of Health Review 5, no. 5 (2022): 21498–507. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv5n5-291.

Full text
Abstract:
O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença crônica autoimune, de etiologia desconhecida e manifestações variadas. O LES é caracterizado pela perturbação da homeostase imunológica devido ao acometimento de múltiplos órgãos e sistemas, resultante da ação de diversos anticorpos auto-reativos e não órgão-específicos, formadores de imunocomplexos variados. Devido à uma intensa inflamação sistêmica, observam-se várias manifestações clínicas prejudiciais às articulações, à pele e ao sangue. O estudo teve como objetivo descrever e analisar, por meio de uma revisão integrativa, a atuação do siste
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Azevedo, M., J. Torres da Costa, P. Fontes, J. P. Moreira da Silva, and O. Araujo. "Effect of Terfenadine and Ipratropium Bromide on Ultrasonically Nebulized Distilled Water-Induced Asthma." Journal of International Medical Research 18, no. 1 (1990): 37–49. http://dx.doi.org/10.1177/030006059001800106.

Full text
Abstract:
Inhalation of ultrasonically nebulized distilled water was used to evaluate non-specific bronchial reactivity and to investigate non-immunologically mediated asthma. Release of histamine and other mediators from mast cells and stimulation of lung irritant receptors are mechanisms that may be involved in nebulized distilled water-induced bronchoconstriction. To investigate the contribution of these mechanisms the effect of terfenadine and ipratropium bromide on the bronchial response to this stimulus was assessed. A total of 30 asthmatics (mean 28.7 years) were submitted on three different days
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Iltemberg Sousa Silva, Gustavo. "Impacto da vacina Bacilo de Calmette - Guérin na redução de complicações por SARS-CoV-2 em crianças: uma revisão de literatura." Revista Saber Digital 18, no. 2 (2025): e20251808. https://doi.org/10.24859/saberdigital.2025v18n2.1618.

Full text
Abstract:
Introdução: A vacina Bacilo de Calmette-Guérin (BCG) é amplamente utilizada para prevenir formas graves de tuberculose. Recentemente, estudos têm investigado seu potencial efeito protetor contra outras infeções, incluindo o SARS-CoV-2 o vírus causador da COVID19, devido à sua capacidade de estimular o sistema imunológico inato. Objetivo: Este estudo visa avaliar o impacto da vacina BCG na redução da gravidade das complicações associadas à infecção por SARS-CoV-2 em crianças, com base em estudos e dados disponíveis na literatura científica existente, a testificar sua possível eficácia e os meca
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Nina, Larissa Neuza da Silva, Thayanne França Muniz, and Marcos Augusto Grigolim Grisotto. "CARACTERIZAÇÃO DE MARCADORES DE ATIVAÇÃO EM INDIVÍDUOS INFECTADOS PELO Plasmodium vivax." Revista Ceuma Perspectivas 30, no. 2 (2019): 49. http://dx.doi.org/10.24863/rccp.v30i2.151.

Full text
Abstract:
A malária é uma doença infecciosa aguda causada por protozoários do gênero Plasmodium e transmitida ao homem pela picada da fêmea do mosquito Anopheles. O P. vivax é uma das 5 espécies que infectam os seres humanos, sendo uma das mais prevalentes na região Amazônica. Este trabalho tem como objetivo analisar marcadores de ativação do sistema imune durante a infecção pelo Plasmodium vivax em infectados residentes na cidade de Cruzeiro do Sul (AC), uma área de transmissão ativa de malária, de modo a se verificar as mudanças que tal infecção provoca no sistema imune. O sangue periférico dos pacien
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Ribeiro, Gabriela Gonçalves, Pedro Henrique Ferreira Maia, Sofia Eduarda Falino Ayres, Letícia Paulo de Souza Cruz, and Silvia Andrade Lopes. "DOENÇA DE GRAVES: AVALIAÇÃO ENDOCRINOLÓGICA E MANIFESTAÇÕES OFTALMOLÓGICAS." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 9, no. 9 (2023): 887–900. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v9i9.11239.

Full text
Abstract:
A doença de Graves é uma doença autoimune que afeta a glândula tireóide, levando à produção excessiva de hormônios tireoidianos (hipertireoidismo). Essa condição pode causar diversas manifestações clínicas, sendo a mais comum a oftalmopatia de Graves, caracterizada pelo aumento do volume dos músculos e da gordura da órbita ocular, resultando em proptose (olhos saltados), edema e hiperemia palpebral, restrição da motilidade ocular, alterações visuais e, em casos graves, neuropatia óptica e cegueira. Objetivo: avaliar a literatura científica sobre a doença de Graves, com ênfase na avaliação endo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Navarro, Flávia R., Imna Yasmin M. Martins, Layza Roberta L. de Farias, Maria Eduarda M. Marcolino, and Marian Mascarenhas de Paula. "ALOPECIA NA INFÂNCIA: O QUE SABEMOS E O QUE PRECISAMOS SABER: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA." Revista ft 29, no. 145 (2025): 05–06. https://doi.org/10.69849/revistaft/cs10202504042105.

Full text
Abstract:
Contexto A alopecia areata (AA) é uma doença autoimune crônica caracterizada pela perda de cabelo em áreas localizadas, geralmente no couro cabeludo, mas também pode afetar outras regiões do corpo. A condição ocorre quando o sistema imunológico ataca os folículos pilosos, levando à queda repentina e em formas bem definidas. A etiologia da AA envolve fatores genéticos e ambientais, com uma predisposição hereditária e uma possível interação com infecções virais ou estresse como gatilhos. Objetivo O objetivo deste trabalho é investigar os mecanismos imunológicos e genéticos envolvidos na AA, a pa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Borges, Isabel Oliveira, João Vitor Cunha Oliveira , Raquel de Castro Pereira, and Daniel Dutra Romualdo da Silva. "Diabetes Mellitus tipo 1, uma breve revisão literária." Brazilian Journal of Health Review 7, no. 9 (2024): e75849. https://doi.org/10.34119/bjhrv7n9-373.

Full text
Abstract:
O diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é uma doença crônica não transmissível e está entre as mais comuns na infância. É ocasionada pela destruição das células beta pancreáticas produtoras de insulina, que é um hormônio anabólico essencial para a manutenção da homeostase de glicose no organismo. Em decorrência disso, o indivíduo passa a ter níveis altos de glicemia podendo ocasionar sinais e sintomas, sendo as manifestações clínicas polidipsia, poliúria e perda de peso com hiperglicemia e cetonemia até um quadro clássico de cetoacidose diabética (CAD). Em casos raros, a descoberta da doença também p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Tosi, Rafael Rabelo, Yan Gabriel Rosa Boneto, Pamera Silva Santos, and Charles Neris Moreira. "PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES INTERNADOS COM SEPSE EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA." Revista Contemporânea 4, no. 6 (2024): e4853. http://dx.doi.org/10.56083/rcv4n6-189.

Full text
Abstract:
A sepse, condição extremamente grave, emerge de profundas alterações nos mecanismos imunológicos e inflamatórios. Estima-se que, em todo o mundo, entre 47 e 50 milhões de indivíduos sejam acometidos por essa síndrome, a qual se configura como uma das mais preponderantes causas de óbito. A identificação precoce desta condição é vital para a transformação desse cenário. Este estudo se propõe a analisar o perfil clínico-epidemiológico de pacientes que evoluíram para sepse em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) situada no centro-sul da Bahia. Com abordagem quantitativa, foram coletados dados de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Zanoni, Rodrigo Daniel, Luiz Henrique Nacife Gomes, Pablo Carlos Bonfanti, et al. "Síndrome autoimune induzida por adjuvantes: Análise sistematica dos sintomas e manejo." LUMEN ET VIRTUS 15, no. 39 (2024): 3372–79. http://dx.doi.org/10.56238/levv15n39-139.

Full text
Abstract:
Introdução: A Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes (ASIA) é uma condição complexa e controversa que surge após a exposição a adjuvantes presentes em vacinas, medicamentos ou próteses. Caracteriza-se por uma resposta imune anormal em indivíduos predispostos geneticamente, levando ao desenvolvimento de sintomas autoimunes diversos. Embora algumas associações entre adjuvantes e manifestações autoimunes tenham sido sugeridas, a evidência científica ainda é limitada e requer investigação mais aprofundada. Materiais e Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura nas bases de da
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!