Academic literature on the topic 'Medicina Desportiva'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Medicina Desportiva.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Medicina Desportiva"

1

Marinho, Beatriz, and João Paulo Degado. "III Jornadas de Medicina Desportiva e do Exercício (notícia)." Revista de Medicina Desportiva informa 12, no. 1 (January 1, 2021): 26. http://dx.doi.org/10.23911/jornadas_internos_2021_jan.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Costa, Ovídio, and Júlio Costa. "Resumos - Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva." Revista de Medicina Desportiva Informa 10, no. 5 (September 1, 2019): 27–31. http://dx.doi.org/10.23911/spmd_2019_9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ribeiro, Basil. "Homenagem ao Dr. J. Fonseca Esteves." Revista de Medicina Desportiva informa 12, no. 1 (January 1, 2021): 34–35. http://dx.doi.org/10.23911/homenagem_dr_jfe_2021_jan.

Full text
Abstract:
Dr. Joaquim Fonseca Esteves (6/04/1940 - 2/01/2021) O frio da aldeia de Gonçalo, no concelho da Guarda, endureceu-lhe o corpo e preparou-o para a longa de vida de dedicação a causas, a maior das quais foi a Medicina Desportiva (MD). Era assistente graduado em Medicina Interna, mas era a MD a sua especialidade de paixão. Lutou muito, muitos dos seus anos foram recheados de prazer a ver a MD evoluir e a crescer. Falava baixo, fazia-se ouvir longe. Era discreto na comunicação, mas transmitia bem a lição....
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Raposo, António. "Entrevista." revista de Medicina Desportiva Informa 12, no. 5 (September 1, 2021): 2. http://dx.doi.org/10.23911/entrevista_2021_set.

Full text
Abstract:
...A MD praticamente não existe nos Açores. Eu sou o único médico com a especialidade. Existem alguns colegas com o curso de pós-graduação, mas muitos deles nem sequer têm ligação aos clubes... Os Açores (9%) têm a mais alta taxa de participação desportiva federada a nível nacional (6%), no entanto falta ainda muito para termos uma sociedade ativa. O governo dos Açores tem um programa de incentivo da prática de atividade física não federada, assim como quase todas as Câmaras Municipais. Estamos muito melhor que há 30 anos, mas o incentivo à atividade física é um desafio constante... Gostaria que o Governo Regional criasse um Centro de Medicina Desportiva que servisse de apoio aos nossos jovens talentos regionais, às associações e aos diversos clubes de todas as modalidades....
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Liesen, Heinz. "Um programa de ginástica para coronariopatas." Revista Paulista de Educação Física 2, no. 3 (December 20, 1988): 31. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1988.138050.

Full text
Abstract:
Esse trabalho, baseado em principios da medicina desportiva, sugere uma série de exercícios, cuja combinação atende às necessidades de coronariopatas na reabilitação, e até mesmo, de outros indivíduos que iniciam um condicionamento físico de caráter preventivo. Não são discutidas aqui as bases científicas envolvidas, e que justificam essa prescrição, com intuito de preservar a finalidade prática dessa proposta. O conteúdo apontado oferece subsídios ao mé­ dico ou professor de Educação Física que irá acompanhar o coronariopata em sua reabilitação e pode ser útil, ao próprio paciente, no desenvolvimento da atividade física. Porque razão a atividade física é tão importante, principalmente para coronariopatas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mateo, Priscilla Pereira, and Pedro Paulo Teixeira Manus. "O contrato de trabalho desportivo e a responsabilidade civil do empregador pela contaminação por coronavírus no contrato especial de trabalho desportivo." Revista IBERC 4, no. 2 (July 27, 2021): 67–78. http://dx.doi.org/10.37963/iberc.v4i2.132.

Full text
Abstract:
O presente trabalho busca expor uma visão global dos efeitos do contrato de trabalho desportivo. Apesar de lhe ser aplicável as regras do direito do trabalho, o referido contrato possui especificidades que o diferenciam sendo tratado, pois, como relação sui generis. Assim, pretende-se abordar os princípios gerais das relações de trabalho desportivo e as regras que lhes são inerentes. Após, expor-se-á os direitos e deveres dos atletas e das entidades desportivas, com especial ênfase às suas hipóteses de extinção. Estabelecida essa visão global dos contratos desportivos, o texto trará reflexão a respeito da multiplicidade dos problemas que a COVID-19 faz surgir em sede de responsabilidade civil no contrato especial de trabalho desportivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Aquino Neto, Francisco Radler de. "O papel do atleta na sociedade e o controle de dopagem no esporte." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 7, no. 4 (August 2001): 138–48. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922001000400005.

Full text
Abstract:
A prática do doping e seu controle são abordados numa perspectiva histórica. As razões para sua prática pelos atletas e a responsabilidade da sociedade sobre esse comportamento são avaliadas. Em seguida, informações sobre a sofisticação atual das práticas de dopagem e a conseqüente evolução das técnicas de análise para seu controle são apresentadas. A situação do seu controle no país, com metodologia do Comitê Olímpico Internacional, é apresentada, bem como a sua complexidade e os custos envolvidos. Esse panorama da situação do controle do doping no Brasil pretende situar os profissionais da medicina desportiva e do desporto em geral nesse segmento importantíssimo para a preservação da integridade física e mental de nossos atletas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, António José, Daniel Marinho, Isabel Mourão-Carvalhal, Mário Durão, Victor Reis, André Carneiro, and Felipe Aidar. "Análise da evolução da carreira desportiva de nadadores do gênero feminino utilizando a modelação matemática." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 13, no. 3 (June 2007): 175–80. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922007000300009.

Full text
Abstract:
A performance desportiva em crianças e jovens deve sempre ter em consideração os processos de crescimento, maturação(1) e a influência na taxa de crescimento dos resultados desportivos. Nesse âmbito, com este estudo, procuramos estudar a taxa de crescimento dos resultados desportivos desde a formação até à etapa de alto nível desportivo em todas as provas do calendário olímpico, tentando estabelecer relações de associação com o crescimento, maturação e treino, para as nadadoras do sexo feminino. Foi utilizada uma amostra constituída pelas nadadoras presentes nos rankings portugueses de natação durante quatro anos (1998 a 2002), num total aproximado de 6.000 dados. A taxa de crescimento dos resultados desportivos foi calculada com base no seguinte algoritmo: (tempo inicial-tempo final)/tempo inicial*100. Pela análise dos resultados relativos às taxas de crescimento (TC) dos resultados, verificamos que se verifica: (i) tendência geral da TC dos resultados aumentar dos 11 para os 12 anos e dos 14 aos 15 anos em piscina de 25m; (ii) tendência similar à verificada em piscina de 25 para a piscina de 50m, mas com tendências de crescimento superiores, quer aos 10-11 anos e 14-15 anos. Com base na análise dos resultados, concluímos que a evolução dos resultados desportivos na natação está dependente, fortemente, para além de outros, do ritmo de crescimento, desenvolvimento e maturação das nadadoras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Alonso, Angélica Castilho. "Lesões musculoesqueléticas em atletas de elite da prova de salto em altura." Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício 10, no. 4 (December 10, 2011): 213. http://dx.doi.org/10.33233/rbfe.v10i4.3449.

Full text
Abstract:
Introdução: O atletismo é uma modalidade composta por quatro grupos de provas: arremessos, fundo, velocidade e saltos. A prova de salto em altura tem como objetivo ultrapassar o sarrafo, realizando mudanças de direções bruscas e movimentos repetitivos nos treinamentos e competições. No salto em altura ocorre um grande número de lesões em membros inferiores, afetando principalmente joelho e tornozelos. Objetivos: Este estudo tem como objetivos verificar as principais lesões que ocorrem nessa prova, o período de maior ocorrência, a localização anatômica, que fase do salto sofre com mais injurias e se homens ou mulheres são mais afetados. Métodos: Foram entrevistados 31 atletas, 54,84% do gênero masculino e 45,16% do feminino, que praticam exclusivamente a prova de salto em altura no atletismo brasileiro. Foi aplicado um questionário contendo questões de múltipla escolha e discursivas sobre dados pessoais, vida esportiva, esporte atual e lesões, o local anatômico mais afetado e o tempo de afastamento. Resultados: No total foram encontradas 82 lesões, destas 22% entorses, 21% lesões musculares, 16% tendinites e 12% lombalgias (59% em homens e 41% em mulheres). Conclusão: Os locais anatômicos mais afetados foram os membros inferiores em região da coxa, joelho e do tornozelo. O maior período de ocorrência foi a fase de treinamento e dentro deste a fase de impulso como o mecanismo que mais lesionou os atletas.Palavras-chave: esportes, medicina desportiva, lesões em atletas, fisioterapia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Paulo Roberto Santos. "O papel do fisiologista desportivo no futebol: para quê & por quê?" Revista Brasileira de Medicina do Esporte 6, no. 4 (August 2000): 165–69. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922000000400008.

Full text
Abstract:
A fisiologia desportiva ainda é considerada uma especialidade relativamente nova no futebol. A figura do fisiologista desportivo e, conseqüentemente, sua função e formação, é desconhecida pela grande maioria daqueles que estão envolvidos nesta modalidade, não sabendo caracterizar o papel desse profissional numa equipe de futebol. É importante ressaltar que o especialista desta área trabalha diretamente junto ao fisicultor, cabendo a ele funções como: 1) trabalho em equipe passando informações constantes à comissão técnica sobre as condições funcionais dos jogadores; 2) avaliação sistemática dos atletas; 3) acompanhamento longitudinal das adaptações funcionais em decorrência do treinamento dos atletas e 4) capacidade de investigação e reflexão sobre diversos aspectos do futebol. Sendo assim, o fisiologista desportivo requer amplo conhecimento de metodologias científicas de avaliação funcional e treinamento desportivo, bem como o domínio específico de conceitos bioenergéticos direcionados para o futebol. Isso permite identificar o tipo de esforço e selecionar métodos adequados para o desenvolvimento do programa de treinamento do futebolista. Concluindo, o fisiologista desportivo, em sua essência, é sobretudo um profissional de saúde que tem cada vez mais uma função educativa. Ele contribui para melhorar a informação científica que toda a comunidade esportiva deve ter sobre diversos aspectos de saúde do corpo humano e, em particular, quando submetido à realização de exercícios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Medicina Desportiva"

1

Cunha, Bruno Miguel da Fonseca Moreira Damas da. ""Medicina e Cirurgia de Animais Exóticos - A Medicina Desportiva em Columbofilia"." Dissertação, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, 2009. http://hdl.handle.net/10216/21756.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cunha, Bruno Miguel da Fonseca Moreira Damas da. ""Medicina e Cirurgia de Animais Exóticos - A Medicina Desportiva em Columbofilia"." Master's thesis, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, 2009. http://hdl.handle.net/10216/21756.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Elisabete Teresa Ferreira. "Medicina dentária desportiva: as disfunções temporomandibulares no mergulhador." Master's thesis, [s.n.], 2012. http://hdl.handle.net/10284/3411.

Full text
Abstract:
Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária
Os mergulhadores estão expostos a factores de risco próprios deste tipo de desporto, que os tornam susceptíveis ao desenvolvimento de disfunções temporomandibulares. O uso do bucal de mergulho, um equipamento insdispensável ao mergulhador, pode ser o responsável pelo aparecimento de disfunções temporomandibulares nestes indivíduos. O objectivo deste estudo foi determinar a prevalência de disfunções temporomandibulares nos mergulhadores e quais os factores, inerentes a este tipo de desporto, que podem estar associados. Foi feita uma revisão sistemática do tema e, posteriormente, foi feito um estudo científico numa amostra de mergulhadores pertencentes aos Bombeiros Voluntários do Porto e Vila do Conde, aos quais foi aplicado um questionário composto por 42 perguntas. Do estudo efectuado, verificou-se uma prevalência de disfunções temporomandibulares de 61%. Verificou-se ainda que factores como a idade, anos de prática de mergulho, stress e ansiedade, tipo de bucal e ausências dentárias, parecem ser factores importantes no aparecimento deste tipo de disfunções. Torna-se cada vez mais importante o médico dentista ter um conhecimento aprofundado de tais condições e estar apto para prevenir, diagnosticar e tratar as patologias inerentes a este desporto. Divers are exposed to risk factors in this kind of sport, which makes them susceptible to the development of temporomandibular disorders. The use of mouthpiece, which is necessary for a diver, may be the reason for the appearance of temporomandibular disorders in these individuals. The aim of this study was to determine the prevalence of temporomandibular disorders in divers and the factors for this type of sport, which may be associated. We conducted a systematic review of the topic, and later was made a scientific study on a sample of divers from the Volunteer Firemen of Porto and Vila do Conde, which was applied a questionnaire with 42 questions. The results showed that there was a prevalence of 61% of temporomandibular disorders. It was found that some factors such as: age, years of diving, stress and anxiety, mouthpiece and missing teeth, were relevant in the appearance of this disorders. It´s increasingly important for the dentist to have a deep knowledge of these conditions and be able to prevent, diagnose and treat this pathologies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lomba, Nuno Lopes da. "A dimensão psicológica no processo de reabilitação da lesão desportiva: uma perspectiva de profissionais de medicina desportiva." Bachelor's thesis, [s.n.], 2006. http://hdl.handle.net/10284/2266.

Full text
Abstract:
Monografia apresentada à Universidade Fernando Pessoa para obtenção do grau Licenciado em Motricidade Humana
A lesão desportiva representa uma ameaça diária ao atleta. A sua elevada incidência conduz a um necessário processo de reabilitação. Contudo, a lesão não se afigura apenas como um problema físico, constituindo a dimensão psicológica uma importante componente do tratamento. Embora se verifique um crescendo na investigação dos aspectos psicológicos da lesão desportiva e das intervenções psicológicas com os atletas lesionados, poucos estudos têm focado a perspectiva dos profissionais que lidam com estas problemáticas. Em Portugal a falta de investigação nesta área é notória e poderá ter repercussões nas práticas clínicas. Estudos (Cruz e Dias, 1997) demonstram que os atletas reconhecem o apoio da Equipa Médica e dos seus profissionais durante a sua recuperação. Todavia, e embora a medicina desportiva seja uma modalidade multidisciplinar, os estudos com profissionais de saúde têm incidido unicamente nos terapeutas. A presente investigação teve como objectivo descrever a percepção de vários PMD sobre a dimensão psicológica no processo de reabilitação da lesão desportiva. O Questionário sobre a Dimensão Psicológica na Reabilitação Desportiva (QDPRD) foi traduzido, validado e adaptado propositadamente para o estudo, através do The Physiotherapist and Sport Psychology Questionnaire (PSPQ). Os participantes com N=68 (29 Técnicos de Reabilitação, 16 Fisioterapeutas, 14 Médicos e 9 Enfermeiros), reconheceram que a lesão tem um impacto psicológico no atleta. O stress/ansiedade, a dependência do exercício e a revolta foram apontados como as respostas mais frequentes encontradas aquando da assistência aos atletas lesionados. A determinação, a sujeição ao tratamento, uma atitude positiva e a motivação foram identificadas pelos PMD como características associadas a atletas que enfrentam com sucesso a lesão. Por outro lado, a desmotivação e a depressão foram descritas como características relacionadas a um menor sucesso da recuperação. O tratamento da dimensão psicológica foi considerado indispensável para a reabilitação do atleta lesionado. Encorajar os pensamentos positivos, incentivar a autoconfiança, encorajar as técnicas de comunicação efetiva e diversificar os exercícios de reabilitação foram relatadas como as técnicas psicológicas mais utilizadas no tratamento. O acesso aos psicólogos do desporto ainda é restrito e a utilização de um sistema de referência não constitui uma realidade. O desejo de uma formação na área da medicina/reabilitação desportiva, sobretudo numa vertente mais prática, foi expresso pela grande maioria dos inquiridos. Aumentar a confiança a autoconfiança do atleta lesionado, incentivar pensamentos positivos e diversificar os exercícios de reabilitação foram as técnicas psicológicas pelas quais os PMD demonstraram um elevado interesse numa maior aprendizagem. Esta pesquisa aponta para a necessidade de enfatizar mais a dimensão psicológica na formação dos PMD e reafirma a indispensabilidade de serem realizados mais estudos de intervenção psicológica com atletas lesionados, de modo a poder demonstrar o seu potencial, tecer considerações e orientações de tratamento, promovendo uma intervenção cada vez mais eficaz no processo de reabilitação da lesão desportiva.
The injury represents a daily threat to the athlete. Its raised incidence leads to a necessary rehabilitation process. However, the injury is not only figured as a physical problem, constituting the psychological dimension as an important component of the treatment. Although, if it verifies one growing in the investigation of the psychological aspects of the sport injury and the psychological interventions with injured athletes, few studies have focus the perspective of the professionals who deal with this problematic. In Portugal the lack of research in this area is recognized and it may have repercussions in the practical clinics. Studies Cruz e Dias, 1997; Dias, 2001; Neto, 1996) had demonstrated that the athletes recognized the support of Medical Team and its professional during its recovery. Although, and even so the sports medicine is a multidisciplinary discipline, the studies with health care professionals have centre exclusively in the therapists. The present study had as objective to describe the perception of an amount of health care practitioners on the psychological dimension in the sport injury rehabilitation process. The Questionnaire of the Psychological Dimension in the Sport Rehabilitation (QDPRD) was translated, validated and adapted purposely for the study from The Physiotherapist and Sport Psychology Questionnaire (PSPQ). The participants, with N=68 (29 Rehabilitation techniques, 16 Physiotherapists, 14 Doctors and 9 Nurses), had recognized that the injury has a psychological impact in the athlete. Stress/anxiety, dependence and anger/revolt had been pointed as the answers more frequent found when assistance the injured athletes. Determination, compliance with the treatment, positive attitude and motivation had been identified by the professionals as characteristic associates the athlete who faces the injury successfully. On the other hand, poor motivation and depression were described as characteristic had been related to a lesser success of the recovery. The treatment of the psychological dimension was considered indispensable for the recovery of the injured athlete. Encourage the positive thoughts, stimulate the self-confidante, encourage the techniques of effective communication and diversify the rehabilitation exercises had been told as the most used psychological techniques in treatment. The access to sport psychologists still is restricted and the use of reference system does not constitute a reality. The desire of formation in the area of psychology of the sport medicine/rehabilitation, over all in a more practical source, was express for the great majority of the inquired. Increase the self-confidante of the injured athlete, stimulate positive thoughts and diversify the rehabilitation exercises had been the psychological techniques for which the PMD had demonstrated highest interest in a bigger learning. This research points to the necessity to emphasize more the psychological dimension in the formation of the health care practitioners and reaffirms the need to carried through more studies of psychological intervention with injured athletes, in order to be able to demonstrate is potential, to weave considerations and orientations to treatment, promoting and intervention each more efficient in the sport injury rehabilitation process.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fernandes, Helena Teresa Vaz Serra. "Antropometria, Maturidade Biológica e Posição no Campo em Futebolistas Adolescentes : Influência na Aptidão Física." Dissertação, Universidade do Porto. Reitoria, 2003. http://hdl.handle.net/10216/14343.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fernandes, Helena Teresa Vaz Serra. "Antropometria, Maturidade Biológica e Posição no Campo em Futebolistas Adolescentes : Influência na Aptidão Física." Master's thesis, Universidade do Porto. Reitoria, 2003. http://hdl.handle.net/10216/14343.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rodrigues, Patrícia Rosa Ramos. "Clínica e cirurgia de equinos." Master's thesis, Universidade de Évora, 2019. http://hdl.handle.net/10174/26367.

Full text
Abstract:
O presente relatório tem como objetivo descrever as atividades realizadas no âmbito do estágio curricular do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária da Universidade de Évora. Este, foi realizado em dois locais distintos, sendo a primeira parte em regime ambulatório sob orientação do Dr. Bruno Miranda na zona da Grande Lisboa, Ribatejo e Alentejo, e a segunda em regime hospitalar na Clínica Veterinária Militar de Equinos, em Mafra. Está dividido em duas partes. Na primeira é feita uma análise casuística da clínica mé-dica e cirúrgica desenvolvida em ambos os locais de estágio. Na segunda, é feita uma monogra-fia sobre casos de osteoartrite severa da extremidade distal, com enfoque na abordagem tera-pêutica médica e cirúrgica. Cada umas destas abordagens têm associado a descrição de um caso clínico, acompanhado durante o período de estágio: Abstract: Equine Clinical and Surgery This report aims to describe the activities undertaken in the curricular internship of the master's degree in Veterinary Medicine of the University of Évora. This was performed in two distinct places, the first in ambulatory regimen under the guidance of Dr. Bruno Miranda in the area of Lisbon, Ribatejo and Alentejo cities, and the second was in hospital in the Clínica Veter-inária Militar de Equinos, in Mafra. This essay is divided in two parts. In the first one, it’s made a casuistic analysis of the medical and surgical clinic developed in both places where the curricular internship was per-formed. In the second one, it is presented a monograph about cases of severe osteoarthritis of the distal limb, focusing on the medical and surgical therapeutic approach. Each of these thera-peutic approaches has associated the description of a clinical case, authenticated during the in-ternship period.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Serrão, Mariana Rafael Pedro. "Patologia e clínica de equinos." Master's thesis, Universidade de Évora, 2015. http://hdl.handle.net/10174/18045.

Full text
Abstract:
O presente relatório de conclusão do curso de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária da Universidade de Évora, refere-se ao período de estágio curricular obrigatório que decorreu na Clínica Equifort, em Fortaleza, Brasil, na área Patologia e Clínica de Equinos. Numa primeira fase é feita uma descrição das atividades desenvolvidas onde se apresenta a casuística acompanhada durante o estágio, que inclui atividades em diversas áreas como medicina desportiva, clínica médica, clínica reprodutiva, clínica cirúrgica e clínica hospitalar. Numa segunda fase desenvolve-se uma monografia onde se caracterizam as lesões radiográficas de membros anteriores de cavalos de desporto, e por fim são apresentados cinco casos clínicos; ABSTRACT: EQUINE PATHOLOGY AND CLINICAL The present report refers to curricular internship, integrated on the master degree in veterinary medicine at the University of Évora, that took place at the Clinic Equifort in Fortaleza, Brazil, in the área of Equine Pathology and Clinical. Initially a description of the activities accompanied during the internship is given which includes activities in areas such as sports medicine, internal medicine, reprodution and surgery. In a second part a monograph is developd with the characterization of radiographic injuries in forelimbs of sport’s horses, and finally five clinical cases are presented.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Carolina de Carvalho Figueiredo Cruz. "Clínica e cirurgia de equinos." Master's thesis, Universidade de Évora, 2016. http://hdl.handle.net/10174/19594.

Full text
Abstract:
O presente relatório de estágio, elaborado como etapa final do curso de Mestrado Integrado de Medicina Veterinária na Universidade de Évora, refere-se ao estágio curricular realizado na Clínica Equicare – Serviços Médico-Veterinários Lda., em Coimbra, Portugal, no âmbito da clínica e cirurgia de equinos. Este encontra-se dividido em três partes, onde, numa primeira fase se realiza uma descrição da casuística observada durante os seis meses de estágio, inseridas nas áreas de controlo e clínica reprodutiva, medicina preventiva e identificação equina, clínica médica e clínica cirúrgica. De seguida, realiza-se uma monografia sobre a doença degenerativa articular da extremidade distal de equinos e, por fim, uma apresentação de quatro casos clínicos onde se detetava a presença da mesma; EQUINE CLINICS AND SURGERY ABSTRACT: The present report was carried out as the final step of the Master of Science degree in Veterinary Medicine at the University of Évora and refers to the curricular externship held at the Equicare Clinic in Coimbra, Portugal, performed in Equine Clinics and Surgery. The report is divided in three parts, where initially takes place a casuistic analysis of the followed activities and clinical cases during the six month period of the externship, set in the areas of reproductive clinics, preventive medicine and equine identification, internal medicine and surgery. Afterwords a literature review about Degenerative Joint Disease of the distal limb in horses is performed and, finally, four clinical cases, about this same disease, are presented.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Martinó, Túlia Marques. "Luta contra a dopagem no desporto: o impacto dos programas educativos antidopagem das federações desportivas." Master's thesis, Universidade de Évora, 2018. http://hdl.handle.net/10174/22897.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar qual o impacto que as ações educativas antidopagem, têm no seio das federações desportivas, em Portugal e Espanha. Como estão os programas educativos contra o doping a ser implementados no seio das federações educativas, em ambos os países? Como estão estes a serem desenvolvidos e divulgados? Qual o seu sucesso? Metodologia: a amostra constituída por 15 federações desportivas Portuguesas e 15 federações desportivas Espanholas. O critério de escolha baseou se, nas federações desportivas Portuguesas com atletas federados no ano de 2014. Para as dimensões do estudo, baseámos no número de ações de formações e número de atletas federados, com resultados positivos de doping. Os procedimentos a serem utilizados foi por via de correio eletrónico, no âmbito de solicitar a todas as federações o número total de atletas federados e os resultados de doping positivos, como o número de ações de formação antidoping. Utilizou se como método, a análise às percentagens de resultados positivos de doping em função de número de formações, tal como os resultados positivos em função do ano e a comparação das federações. Resultados: (análise 1), os dados comprovam que existe relação positiva entre o número de formações antidoping e a diminuição de casos positivos. (análise 2), existe uma tendência para existir um maior número de casos positivos em anos pares, (análise 3), conclui-se que os desportos realçados têm comportamento semelhante. Conclusões: quanto maior o número de ações de formação antidopagem, menor o número de resultados positivos de doping; Anti-Doping in Sport: The Impact of Anti-Doping Educational Programs for Sports Federations Abstract: Objective: to analyse the impact that anti-doping education actions have on the sports federations in Portugal and Spain. How are the educational anti-doping programs to be implemented within educational federations in both countries? How are these to be developed and spreaded? What is your success? Methodology: the sample consists of 15 Portuguese sports federations and 15 Spanish sports federations. The criterion of choice was based on the Portuguese sports federations with more federated athletes in the year 2014. For the dimensions of the study, we based on the number of training actions and number of federated athletes, with positive doping results. The procedures to be used were by electronic mail, in the scope of requesting all federations the total number of federated athletes and positive doping results, such as the number of anti-doping training actions. The method used was the analysis of the percentages of positive doping results as a function of the number of formations, such as the positive results according to the year and the comparison of the federations. Results: (analysis 1), the data show that there is a positive relationship between the number of anti-doping formations and the decrease of positive cases. (analysis 2), there is a tendency to exist a greater number of positive cases in even years, (analysis 3), it is concluded that the sports highlighted have a similar behavior. Conclusions: The higher the number of anti-doping training actions, the lower the number of positive doping results.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography