To see the other types of publications on this topic, follow the link: Medicina popular brasileira.

Journal articles on the topic 'Medicina popular brasileira'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Medicina popular brasileira.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Fenner, Raquel, Andresa Heemann Betti, Lilian Auler Mentz, and Stela Maris Kuze Rates. "Plantas utilizadas na medicina popular brasileira com potencial atividade antifúngica." Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas 42, no. 3 (2006): 369–94. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-93322006000300007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Guimarães, Maria Regina Cotrim. "Chernoviz e os manuais de medicina popular no Império." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 12, no. 2 (2005): 501–14. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702005000200017.

Full text
Abstract:
Os manuais de medicina popular do dr. Chernoviz foram essenciais na difusão de saberes e práticas aprovados pelas instituições médicas oficiais para regiões rurais do Brasil imperial. Graças à carência de médicos nas áreas por onde se dispersava a maioria da população brasileira, esses livros foram uma presença mais evidente do que o contato com os médicos, que, em sua maioria, viviam nos principais núcleos urbanos. Assim, contribuíram para a instrução acadêmica de inúmeros praticantes leigos da medicina: senhores e senhoras de escravos, curandeiros, boticários e toda sorte de gente que os méd
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Falcão, M. P. M. M., T. K. B. Oliveira, N. P. R. do Ó, D. A. Sarmento, and N. C. Gadelha. "Schinus terebinthifolius Raddi (Aroeira) e suas propriedades na Medicina Popular." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 10, no. 2 (2015): 23. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v10i5.3455.

Full text
Abstract:
<em><em></em></em><p><span>A <em>Schinus terebinthifolius </em>Raddi popularmente conhecida como “aroeira” é amplamente utilizada na medicina popular, sendo seu uso relacionado, por exemplo, aos variados polifenóis distribuídos desigualmente em suas estruturas, como folhas, cascas, frutos, flores e sementes. Esta planta atua no tratamento de afecções como diarreias, gastrites e dispepsias; tem ação adstringente, tônico, estimulante e anti-neurágico. Utilizada por via oral ou tópica para cura de várias doenças, com efeitos diversos, incluindo açõe
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rodrigues, Antônio Greco. "Buscando raízes." Horizontes Antropológicos 7, no. 16 (2001): 131–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832001000200007.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo discutir a origem do conhecimento que forma a base da medicina popular brasileira. Procuramos mostrar como esse conhecimento chegou até nosso povo e como foi aceito por ele. A discussão está centrada na forma pela qual elementos da medicina hipocrática são encontrados em noções expressas aqui, tais como os de natureza do corpo, das doenças ou dos alimentos e, principalmente, no conceito de reima e reimoso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Machado, Marcelle, Karen Bruno, Mayara Mello, and Marcia Kiyomi Koike. "Fitoterapia brasileira: análise dos efeitos biológicos da sucupira (Bowdichia virgilioides e Pterodon emarginatus)." Brazilian Journal of Natural Sciences 1, no. 2 (2018): 7. http://dx.doi.org/10.31415/bjns.v1i2.10.

Full text
Abstract:
A Sucupira é uma planta nativa utilizada como medicamentos nas tradições populares para a cura de feridas, para o tratamento de diabetes, de reumatismo, de artrite, de doenças de pele, de faringites, de amidalites, de bronquites e para dores na coluna. A Sucupira é comumente utilizada em garrafadas, como componente de energéticos, juntamente com plantas como catuaba e muirapuama. Apesar de muitas plantas serem utilizadas comumente no tratamento e prevenção de diversas doenças, não há garantia da segurança e eficácia para a grande maioria dos produtos comercializados produzidos a partir destas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Barbosa, Lana Rodrigues, SIMONE AGUIAR, Pedro Nassar, Andreia Neves Sant´Anna, and Fernando Porto. "The Culture of Afro-Brazilian Care: Barber-Bleeder of Imperial Brazil and the Legacy for the Nursing Profession / Cultura dos Cuidados Afro-Brasileiros: Barbeiro-Sangrador do Brasil Imperial e Legado para Enfermagem." Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online 10, no. 3 (2018): 632. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i3.632-639.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever, analiticamente, e comentar as práticas de cuidado do barbeiro-sangrador, na diáspora Brasil imperial, como elementos para a construção dos saberes no campo da saúde. Método: Pesquisa na abordagem da história cultural com ênfase na trajetória dos povos negros. Descrição e análise realizaram-se no livro “História Geral da Medicina Brasileira”, relacionando-o com as obras de Debret, sobre os cuidados exercidos por negros. Resultados: Foram encontradas descrições do ofício do barbeiro- sangrador, quando relatado na execução do cuidado, mais o instrumental que utilizava e qual
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

RBMFC, Revista Brasileira de Medicina de Família e. Comunidade. "Instrução aos autores da Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade." Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 2, no. 6 (2006): 151–59. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc2(6)40.

Full text
Abstract:
A Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (RBMFC) é uma publicação trimestral da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, que tem por finalidades: sensibilizar profissionais e autoridades da área de saúde sobre a área de interesse da Medicina de Família e Comunidade; estimular e divulgar temas e pesquisas em Atenção Primária à Saúde (APS); possibilitar o intercâmbio entre academia, serviço e movimentos sociais organizados; promover a divulgação da abordagem interdisciplinar e servir como veículo de educação continuada e permanente no campo da Medicina de Família
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Deivisson Vianna Dantas dos, Rosana Onocko-Campos, Daniele Basegio, and Sabrina Stefanello. "Da prescrição à escuta: efeitos da gestão autônoma da medicação em trabalhadores da saúde." Saúde e Sociedade 28, no. 2 (2019): 261–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902019180860.

Full text
Abstract:
Resumo O uso de psicotrópicos e os direitos relacionados à escolha dos tratamentos prescritos vêm ganhando espaço na literatura. Este artigo deriva de uma pesquisa qualitativa na qual se interveio em 10 serviços de saúde (Atenção Primária e Secundária) de dois municípios (Campinas e Amparo, SP). Seguindo os princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira de incluir os usuários nas decisões dos seus tratamentos, utilizou-se a gestão autônoma da medicação (GAM) como estratégia de intervenção; ela é originária do Canadá, e propõe “empoderar” usuários quanto ao uso de medicamentos em seus projetos t
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Leal, Ana Edileia Barbosa Pereira, Raimundo Gonçalves de Oliveira-Junior, Ana Paula De Oliveira, Jackson Roberto Guedes da Silva Almeida, and Julianeli Tolentino de Lima. "ATIVIDADE ANSIOLÍTICA E SEDATIVA DE ESPÉCIES DO GÊNERO PASSIFLORA – UM MAPEAMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO." Cadernos de Prospecção 9, no. 3 (2016): 323. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v9i3.16424.

Full text
Abstract:
Os transtornos de ansiedade, atualmente, são altamente prevalentes na população. Estas perturbações do sistema nervoso central tendem a seguir um curso crônico e interferem significativamente no desempenho diário do indivíduo. Folhas de diversas espécies de Passiflora são amplamente empregadas na medicina popular brasileira como ansiolítico e sedativo. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi realizar uma prospecção científica e tecnológica sobre o uso de espécies de Passiflora com essas propriedades terapêuticas, através do mapeamento da produção científica, bem como registro de patentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Weiler, Caroline Borges, Janaina Kieling Fröhlich, Aline Augusti Boligon, Vanessa Janovik, and Margareth Linde Athayde. "Potencial antioxidante in vitro das folhas de ipomoea cairica l. sweet." Saúde (Santa Maria) 36, no. 2 (2011): 55. http://dx.doi.org/10.5902/223658342527.

Full text
Abstract:
O presente trabalho descreve a avaliação da atividade antioxidante e o doseamento de polifenóis totais das frações acetato de etila (AcOEt) e diclorometano (CH2Cl2) das folhas de Ipomoea cairica L. Sweet, uma planta pertencente à família Convolvulaceae. Essa espécie é conhecida popularmente como corda-de-viola e é utilizada na medicina popular brasileira, como anti-inflamatório e antirreumático. A atividade antioxidante foi determinada pelo método do DPPH e cada fração teve o IC50 calculado. O IC50 apresentou valores de 43,06 μg/mL para a fração CH2Cl2 e de 45,43μg/mL para a fração AcOEt. O co
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Alves, Iasmine Andreza Basilio dos Santos, Henrique Marcelino Miranda, Antenor Pereira Barbosa, Karina Perreli Randau, and Luiz Alberto Lira Soares. "DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE METODOLOGIA ANALÍTICA POR ESPECTROFOTOMETRIA NO VISÍVEL PARA QUANTIFICAÇÃO DE TANINOS TOTAIS NA CASCA DO CAULE DE Simarouba amara Aubl." Revista Árvore 39, no. 1 (2015): 37–47. http://dx.doi.org/10.1590/0100-67622015000100004.

Full text
Abstract:
As cascas do caule de Simarouba amara Aubl., Simaroubaceae, são amplamente utilizadas pela medicina popular brasileira e de vários países das Américas Central e do Sul para o tratamento de malária, parasitas intestinais, diarreia, anemia e febre. Apesar de os quassinoides serem considerados os marcadores quimiotaxonômicos da espécie, a indisponibilidade de padrões para comercialização tem sido um dos grandes obstáculos à realização de seu controle de qualidade. Diante disso, o propósito deste estudo foi o desenvolvimento e validação de metodologia analítica por espectrofotometria para a quanti
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Sá, Rafaela Damasceno, Felipe Ribeiro da Silva, and Karina Perrelli Randau. "Caracterização farmacobotânica de Bidens pilosa L." Journal of Environmental Analysis and Progress 2, no. 3 (2017): 349–57. http://dx.doi.org/10.24221/jeap.2.3.2017.1375.349-357.

Full text
Abstract:
Bidens pilosa L., popularmente conhecida como picão ou picão-preto, é uma erva muito utilizada na medicina popular brasileira. É indicada como anti-inflamatória, depurativa, diurética, para o tratamento de diabetes, hepatite e malária. No intuito de contribuir com o conhecimento sobre as plantas medicinais de interesse ao Sistema Único de Saúde do Brasil, este trabalho tem como objetivo realizar a caracterização anatômica e histoquímica de B. pilosa. Secções transversais foram obtidas, a mão livre, para análise em microscopia óptica de raiz, caule, pecíolo e lâmina foliar; para a lâmina foliar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Pereira, Tácio Fragoso, Maura Vieira dos Santos Sousa, and Itamara Farias Leite. "Caryocar brasiliense do Cerrado brasileiro ao tratamento de feridas - Revisão integrativa." Research, Society and Development 10, no. 6 (2021): e29710616404. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.16404.

Full text
Abstract:
Diariamente inúmeras pessoas no Brasil e no mundo são acometidas com lesões teciduais causadas por diversos fatores que podem gerar significativas perdas na pele. O próprio organismo após uma injúria tecidual começa o processo de reparação, porém quando realizado sem intervenção farmacêutica, o processo é demorado e muitas vezes essa cicatrização não é eficiente e deixa sequelas. Visando contornar esse problema, uma alternativa promissora para este fim, tem sido o uso do pequi, fruta típica do cerrado brasileiro, rico em ácidos graxos insaturados que vem sendo usado na medicina popular por seu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Tognon, G. B., and C. Petry. "Estaquia de Ipomoea cairica (L.) Sweet." Revista Brasileira de Plantas Medicinais 14, no. 3 (2012): 470–75. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-05722012000300008.

Full text
Abstract:
A Ipomoea cairica (L.) Sweet é uma trepadeira herbácea nativa, amplamente utilizada na medicina popular brasileira e inexistem informações sobre a propagação vegetativa. Em vista disso, objetivou-se avaliar a presença de folhas nas estacas, o substrato e a dose de reguladores vegetais mais adequados para a propagação por estaquia. Foram conduzidos dois experimentos, no primeiro, foram avaliados dois tipos de estacas (com e sem folhas) e quatro substratos (areia, casca de arroz carbonizada, latossolo vermelho distrófico + matéria orgânica - 1:1, latossolo vermelho distrófico + matéria orgânica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Hamann, Bruna, Elisa Mara dos Santos Winter, Diogo Alexandre Silbert, et al. "Caracterização dos compostos fenólicos, avaliação da toxicidade e análise da qualidade de amostras de chá de Miconia albicans." Revista Fitos 14, no. 4 (2020): 450–61. http://dx.doi.org/10.32712/2446-4775.2020.1055.

Full text
Abstract:
O uso de plantas medicinais como alternativa terapêutica é crescente na medicina popular. A espécie Miconia albicans, popularmente conhecida como canela de velho, está sendo consumida em várias regiões do país, por apresentar ação anti-inflamatória. Este trabalho avaliou os constituintes fenólicos e a qualidade de cinco amostras de chás de M. albicans, adquiridos em ambientes comerciais da cidade de Jaraguá do Sul. Comparou-se informações de seus rótulos e determinou-se a presença de matérias estranhas, de microrganismos, o teor de umidade e de cinzas totais. A caracterização de compostos fenó
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Hamann, Bruna, Elisa Mara dos Santos Winter, Diogo Alexandre Silbert, et al. "Caracterização dos compostos fenólicos, avaliação da toxicidade e análise da qualidade de amostras de chá de Miconia albicans." Revista Fitos 14, no. 4 (2020): 450–61. http://dx.doi.org/10.32712/2446-4775.2020.1055.

Full text
Abstract:
O uso de plantas medicinais como alternativa terapêutica é crescente na medicina popular. A espécie Miconia albicans, popularmente conhecida como canela de velho, está sendo consumida em várias regiões do país, por apresentar ação anti-inflamatória. Este trabalho avaliou os constituintes fenólicos e a qualidade de cinco amostras de chás de M. albicans, adquiridos em ambientes comerciais da cidade de Jaraguá do Sul. Comparou-se informações de seus rótulos e determinou-se a presença de matérias estranhas, de microrganismos, o teor de umidade e de cinzas totais. A caracterização de compostos fenó
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Sá, Rafaela Damasceno, Asaph Santos Cabral de Oliveira Santana, and Karina Perrelli Randau. "Caracterização anatômica e histoquímica das folhas de Eugenia uniflora L." Journal of Environmental Analysis and Progress 1, no. 1 (2016): 96–105. http://dx.doi.org/10.24221/jeap.1.1.2016.1001.96-105.

Full text
Abstract:
Eugenia uniflora L., popularmente conhecida como pitangueira, é uma importante frutífera muito utilizada na medicina tradicional brasileira para o tratamento de diarreia e disenteria, gripe, parasitas intestinais, febre, hipertensão e como calmante e diurético. Devido ao seu amplo interesse popular e com o intuito de ampliar as informações farmacobotânicas da espécie, este trabalho tem como objetivo realizar a caracterização anatômica e histoquímica das folhas de E. uniflora. Foram confeccionadas e analisadas em microscópico de luz lâminas semipermanentes contendo secções transversais de pecío
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Maynard, Lorena Oliveira Dantas, Isabel Maria Sampaio Oliveira Lima, Yara Oyram Ramos Lima, and Ediná Alves Costa. "OS CONFLITOS DO CONSENTIMENTO ACERCA DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS POST MORTEM NO BRASIL." Revista de Direito Sanitário 16, no. 3 (2015): 122. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v16i3p122-144.

Full text
Abstract:
Com o refinamento das técnicas de cirurgias e imunogenética pela medicina nas últimas décadas e com os avanços na farmacoterapia, o transplante de órgãos e tecidos tornou-se uma possibilidade real e uma alternativa essencial ao prolongamento e à qualidade da vida humana. Este estudo objetivou analisar o consentimento para remoção de órgãos e tecidos post mortem na legislação brasileira, na perspectiva da autorização da família. Adotou-se, para tanto, estratégia metodológica qualitativa através de revisão de literatura e revisão legislativa, que permitem um aprofundamento no universo dos signif
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Rosa, Reginaldo Cruz Alves, Lília Rosário Ribeiro, Amanda Maria Gondim Souza, and Tânia Aparecida Fonseca. "Triagem fitoquímica dos extratos aquosos de Bauhinia candicans, Foeniculum vulgare, Mentha pulegium e Morus nigra." Conexão Ciência (Online) 11, no. 1 (2016): 44–51. http://dx.doi.org/10.24862/cco.v11i1.381.

Full text
Abstract:
Bauhinia candicans, Foeniculum vulgare, Mentha pulegium e Morus nigra são espécies vegetais amplamente utilizadas na medicina popular brasileira para o tratamento de diversas patologias. Essas espécies também fazem parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS) por apresentarem potencial em derivar fitoterápicos, contudo, ainda carecem de pesquisas que validem sua utilização terapêutica. Nesse contexto, estudos fitoquímicos são de grande utilidade, por indicarem a presença dos diferentes compostos originados do metabolismo secundário dos vegetais, que por sua vez
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

ZEM, Luciele Milani, Katia Christina ZUFFELLATO-RIBAS, and Henrique Soares KOEHLER. "ENRAIZAMENTO DE ESTACAS SEMILENHOSAS DE PERESKIA ACULEATA NAS QUATRO ESTAÇÕES DO ANO EM DIFERENTES SUBSTRATOS." Revista Eletrônica Científica da UERGS 2, no. 3 (2016): 227. http://dx.doi.org/10.21674/2448-0479.23.227-233.

Full text
Abstract:
<p><em>Pereskia aculeata </em>Mill. é uma espécie pertencente à família Cactaceae, popularmente conhecida como ora-pro-nobis. Possui valor na medicina popular brasileira, sendo utilizada como emoliente, além de possuir minerais, vitaminas e elevado teor proteico. Por ser uma espécie recalcitrante, é considerada de difícil multiplicação via sementes. Assim, objetivou-se estudar a propagação vegetativa por meio da indução do enraizamento de estacas semilenhosas, coletadas de plantas matrizes adultas, submetidas a diferentes tipos de substratos, coletadas nas quatro estações do
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Alves, R. B. N., B. W. Bertoni, R. F. Vieira, S. C. França, L. C. Ming, and Am S. Pereira. "Influência de diferentes meios de cultura sobre o crescimento de Pfaffia glomerata (Spreng.) Pedersen (Amaranthaceae) para conservação in vitro." Revista Brasileira de Plantas Medicinais 12, no. 4 (2010): 510–15. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-05722010000400016.

Full text
Abstract:
Pfaffia glomerata ocorre em vários estados do Brasil e países limítrofes da região Sul às margens de rios e nas orlas das matas de galerias, é espécie hidrófita e heliófita. As raízes de espécies do gênero Pfaffia são usadas na medicina popular brasileira, especialmente como tônico, afrodisíaco e no controle do diabete. O objetivo deste trabalho foi estabelecer um banco de germoplasma in vitro de Pfaffia glomerata. O experimento em delineamento inteiramente casualizado foi conduzido com seis tratamentos: 1) MS + 2% de sacarose + 4% de sorbitol; 2) MS/2 + 2% de sacarose + 4% de sorbitol; 3) MS
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Novaes, Thiago Emanuel Rodrigues, Ana Selia Rodrigues Novaes, Lissandra Glusczak, and Lucianne Braga Oliveira Vilarinho. "Potenciais medicinais da faveleira (Cnidoscolus quercifolius) e seus usos na saúde humana: uma breve revisão." Research, Society and Development 10, no. 2 (2021): e43910212845. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12845.

Full text
Abstract:
A Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, abriga grande biodiversidade e potenciais medicinais em algumas espécies vegetais benéficas para a saúde humana, como a Cnidoscolus quercifolius, planta nativa desse bioma, popularmente conhecida como favela ou faveleira, que é bastante usada na medicina popular do sertão nordestino do Brasil. Nessa perspectiva, o presente estudo objetivou discorrer acerca dos usos medicinais da faveleira (C. quercifolius) na medicina popular nordestina. Trata-se de um estudo transversal descritivo, do tipo revisão de literatura, desenvolvido a partir de análises em
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Coutinho, Itágores Hoffman I. Lopes Sousa, Orlando Jorge Martins Torres, Jorge Eduardo F. Matias, et al. "Efeito do extrato hidroalcoólico de Aroeira (Schinus terebinthifolius Raddi) na cicatrização de anastomoses colônicas: estudo experimental em ratos." Acta Cirurgica Brasileira 21, suppl 3 (2006): 49–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-86502006000900008.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A cicatrização é evento biológico complexo envolvendo inflamação, quimiotaxia, proliferação celular, diferenciação e remodelação. Na medicina popular brasileira, utiliza-se a Aroeira para tratar as mais diversas situações patológicas No Estado do Maranhão - Brasil, a Aroeira é extensivamente utilizada no tratamento de afecções do aparelho respiratório, digestivo e ginecológico. As anastomoses intestinais sempre foram motivo de preocupação para cirurgiões e constituem, até hoje assunto polêmico e repleto de controvérsias. Entre as causas de insucesso da anastomose intestinal destaca
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Ferreira, Ermelinda Maria Araújo. "Os males do Brasil são: a doença como elemento distintivo da condição de ser brasileiro." Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, no. 43 (June 2014): 193–212. http://dx.doi.org/10.1590/s2316-40182014000100011.

Full text
Abstract:
Este ensaio nasceu da intenção de comparar as recolhas de dados sobre a medicina empírico-tradicional em Portugal e no Brasil, por iniciativa de Michel Giacometti, naturalizado português, cujo acervo, recentemente descoberto, foi reunido no volume Artes de Cura e Espanta-Males (2009), e do brasileiro Mário de Andrade, autor do livro Namoros com a Medicina (1937). A similaridade desses trabalhos aponta para o interesse desses pesquisadores sobre a cultura popular - em particular aquela relacionada ao entendimento espontâneo do povo luso-brasileiro sobre os males do corpo e da alma, e de suas in
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Moura, Flávia de Barros Prado, and José Geraldo Wanderley Marques. "Zooterapia popular na Chapada Diamantina: uma medicina incidental?" Ciência & Saúde Coletiva 13, suppl 2 (2008): 2179–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232008000900023.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa o sistema zooterápico tradicional de uma população afrodescendente na Chapada Diamantina, Bahia. A pesquisa foi conduzida ao longo de oito meses de trabalho nos quais foram realizadas entrevistas livres e semi-estruturadas, registro fotográfico e identificação de espécies. Busca-se, além da apresentação de uma lista de produtos oriundos de animais e seus respectivos usos, iniciar uma discussão sobre as possíveis razões para crença no potencial terapêutico ou profilático das frações e produtos animais amplamente utilizados na medicina tradicional de populações brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Madaleno, Isabel Maria. "Plantas da medicina popular de São Luís, Brasil." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 6, no. 2 (2011): 273–86. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-81222011000200002.

Full text
Abstract:
O saber medicinal tradicional é essencial para resolver problemas de saúde e para mitigar dores, nos países da América Latina. Há mais de uma década, o Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT), em Portugal, vem pesquisando espécies vegetais usadas por cidadãos de baixa renda, assim como por adeptos da fitoterapia. Em 2010, extraiu-se uma amostra na cidade de São Luís, no Brasil. O principal objetivo do trabalho de campo era o de estabelecer comparações entre os gêneros usados pelos informantes brasileiros, assim como entre os povos latino-americanos, sob a hipótese de que a sua loc
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Marinho, Joana Rita. "Um Estágio em Medicina da Família e Comunidade no País Irmão." Revista ADSO 7, no. 11 (2020): 38–45. http://dx.doi.org/10.35323/revadso.7112019153.

Full text
Abstract:
Introdução: Atualmente, vivemos num mundo globali-zado. A migração populacional é cada vez maior, compredomínio do fluxo de pessoas de países desfavore-cidos, para países com maior estabilidade socioeconó-mica. Nos últimos anos, a população migrante oriundado Brasil tem aumentado em Portugal, particularmenteem Lisboa. Na minha prática diária, tenho-me depara-do frequentemente com emigrantes brasileiros, com assuas particularidades clínicas, crenças e cultura, quetêm impacto na sua saúde individual. Assim, senti ne-cessidade de conhecer melhor a realidade do Brasil,em termos dos cuidados de saú
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Veridiano Maia dos Santos. "Literatura de cordel: uma possibilidade pedagógica na prática do cotidiano curricular e cultural da educação de jovens e adultos." Revista Confluências Culturais 2, no. 2 (2013): 17–26. http://dx.doi.org/10.21726/rcc.v2i2.549.

Full text
Abstract:
O projeto Literatura de Cordel na Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi desenvolvido entre 2008 e 2009 durante as aulas de Arte em turmas de nível III na Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, em Natal (RN). Os objetivos foram levar o aluno a apreciar e conhecer a linguagem da poesia popular de cordel como elemento significativo na formação cultural do povo brasileiro, especialmente da Região Nordeste, e mediar a criação e construção de histórias em formato de cordel pelos alunos da EJA como forma de propiciar a criatividade, mediante metodologias pedagógicas que articulassem maior envolvi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

SANTOS, A. C. B., T. S. NUNES, T. S. COUTINHO, and M. A. P. SILVA. "Uso popular de espécies medicinais da família Verbenaceae no Brasil." Revista Brasileira de Plantas Medicinais 17, no. 4 suppl 2 (2015): 980–91. http://dx.doi.org/10.1590/1983-084x/14_083.

Full text
Abstract:
RESUMO Com o presente trabalho objetivou-se realizar um levantamento bibliográfico acerca das espécies da família Verbenaceae utilizadas na medicina popular nas diversas regiões do Brasil. Os trabalhos acadêmicos utilizados para elaboração desta pesquisa foram extraídos de revistas indexadas junto ao Scielo publicadas no período de 2000 a 2012, sendo também realizada busca no Google acadêmico. Os dados foram compilados e organizados em ordem alfabética por espécies, seguidas do nome popular, forma de uso, parte usada, indicações e área de estudo. Foram encontrados um total de 85 publicações in
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Pieretti, Eduardo Reis, André Malina, and Maria Gabriela Guillén Carias. "EXPRESSÕES DA CONTRARREVOLUÇÃO BURGUESA NO BRASIL DO SÉCULO XXI E A CONTRIBUIÇÃO DE FLORESTAN FERNANDES À CRÍTICA DO CAPITALISMO DEPENDENTE." Revista Desenvolvimento & Civilização 2, no. 1 (2021): 30–56. http://dx.doi.org/10.12957/rdciv.2021.55769.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta a recuperação de elementos do conceito de capitalismo dependente em Florestan Fernandes para a interpretação de aspectos recentes da história no Brasil. Concentra-se no modo como a especificidade capitalista brasileira vincula-se a um processo de contrarrevolução burguesa de longo alcance, com fluxos e refluxos, consolidado com o regime autocrático-burguês de 1964 e que ganha expressão no capitalismo contemporâneo. Apresenta-se aqui um panorama pelo modo como o sociólogo paulista formula o conceito de capitalismo dependente e como as categorias a ele vinculadas ofer
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Veras, Flavia Ribeiro. "Trajetória Híbrida: as contribuições de Oduvaldo Vianna para a inserção brasileira no circuito do mercado de entretenimento Latino-Americano (1923 – 1946)." Revista de História, no. 180 (May 26, 2021): 1–24. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2021.169176.

Full text
Abstract:
Oduvaldo Vianna é uma personalidade surpreendentemente pouco estudada. No entanto, ele foi um importante inovador nas artes, com produções muito influentes no teatro, no cinema e no rádio brasileiro. Seu trabalho foi fundamental para a introdução de inovações no mercado do entretenimento no Brasil, prezando pela qualidade das produções e por um papel educativo das artes. É um nome importante na conexão da produção brasileira com o circuito artístico popular latino-americano. O presente artigo tem a intenção de analisar o trabalho de Oduvaldo Vianna como interlocutor da produção artística e, ta
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Moreira, Ildeu de Castro, and Luisa Massarani. "(En)canto científico: temas de ciência em letras da música popular brasileira." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 13, suppl (2006): 291–307. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702006000500018.

Full text
Abstract:
As relações entre ciência e música são muito profundas e têm suas raízes no próprio surgimento da ciência moderna. A música tem uma base física importante: são os sons afinados pela cultura que a constituem. Por outro lado, ela foi utilizada muitas vezes como metáfora e como inspiração para interpretar o mundo físico, em particular nos modelos cosmológicos. Este artigo explora, de forma preliminar, como surgem e se expressam temas e visões sobre a ciência, a tecnologia e seus impactos na vida moderna nas letras de canções da música popular brasileira. O objetivo primordial do trabalho - que co
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Italo Melo Dantas, Janilo, and Maria Gisely Barbosa Oliveira. "Versatilidade no uso medicinal de mandacaru (Cereus jamacaru) Cactaceae." Diversitas Journal 4, no. 2 (2019): 384–92. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i2.737.

Full text
Abstract:
O Cereus jamacaru, conhecido popularmente como mandacaru, é uma espécie vegetal nativa do bioma caatinga, que possui um importante valor cultural, econômico e ambiental. Assim como outros tipos de espécies vegetais, o mandacaru passou a ser fortemente utilizado como estratégia para curar determinadas doenças em várias populações locais. Sua forte utilização como estratégia medicinal, passou a apresentar uma grande versatilidade, podendo-se perceber nas descrições de alguns estudos etnobotânicos já realizados frequentemente em várias populações locais. Diante deste contexto, este estudo teve co
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Nascimento, Monica Pinchemel, and Paulo Cezar Borges Martins. "ALTERNATIVAS POPULARES À MEDICINA OFICIAL: ASSISTÊNCIA À SAÚDE E RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA." Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas 29, no. 4 (2020): 697. http://dx.doi.org/10.18224/frag.v29i4.7778.

Full text
Abstract:
Entre tantos outros atos baixados por Dom João VI, ao ensejo de sua vinda à frente da família real para esta sua colônia americana, no ano de 1808, resolveu o monarca português criar a Escola de Cirurgia da Bahia, na cidade do Salvador, primeiro curso de medicina em território brasileiro. Durante, portanto, longos 300 anos, a busca por assistência à saúde, diante da inexistência de profissionais com formação científica, levava a população necessitada a buscar serviços assistenciais então dispensados seja por benzedeiras, seja por raizeiros e curandeiros, seja por religiosos, nos locais de cult
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Rios, David Ramos da Silva, and Maria Constantina Caputo. "Para Além da Formação Tradicional em Saúde: Experiência de Educação Popular em Saúde na Formação Médica." Revista Brasileira de Educação Médica 43, no. 3 (2019): 184–95. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v43n3rb20180199.

Full text
Abstract:
RESUMO Nos últimos anos, a formação médica tem estado no cerne de diferentes discussões e políticas no campo da saúde. Embora o ensino médico brasileiro venha evoluindo, seja em aspectos curriculares ou metodológicos, ainda há importantes lacunas a preencher para se garantir uma formação integral e humanista. Não basta transformar as metodologias e a grade curricular; é fundamental inserir os estudantes em espaços de prática e reflexão, capazes de afetar positivamente seus “mundos existenciais”. Uma possível ferramenta de construção desses espaços seria a extensão universitária, entendida como
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Santos, Dyane Brito Reis. "CURSO DE BRANCO: UMA ABORDAGEM SOBRE ACESSO E PERMANÊNCIA ENTRE ESTUDANTES DE ORIGEM POPULAR NOS CURSOS DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)." Revista Contemporânea de Educação 12, no. 23 (2017): 31. http://dx.doi.org/10.20500/rce.v12i23.3229.

Full text
Abstract:
<p>As Universidades brasileiras tradicionalmente tiveram entre os seus cursos aqueles chamados de “cursos de elite” ou cursos de alto prestígio, entre estes estavam o Direito, a Medicina e as Engenharias, trata-se de cursos superiores em que a entrada de pretos e pobres era <em>estatisticamente improvável</em>. Há pouco mais de uma década, as Políticas de Ações Afirmativas trouxeram ao ensino superior uma parcela significativa de jovens, antes excluídos da Universidade e que passaram a frequentar os cursos da “elite”. No caso da UFRB, encravada no Recôncavo Baiano, região mar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Flores, R., V. Cezarotto, D. Brondani, S. R. Giacomelli та F. T. Nicoloso. "Análise de β-ecdisona em plantas in vivo e in vitro de Pfaffia glomerata (Spreng.) Pedersen, através da Cromatografia em Camada Delgada". Revista Brasileira de Plantas Medicinais 11, № 4 (2009): 368–71. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-05722009000400003.

Full text
Abstract:
Pfaffia glomerata (Spreng.) Pedersen, conhecida como ginseng brasileiro, é uma planta extensivamente usada na medicina popular em decorrência de possuir propriedades fitoterápicas. O objetivo deste trabalho foi verificar a presença de β-ecdisona nas raízes e partes aéreas de plantas in vivo e in vitro provenientes de dois acessos (BRA e JB-UFSM) de Pfaffia glomerata através da cromatografia em camada delgada (CCD). Nas plantas in vivo, as manchas cromatográficas demonstraram que a β-ecdisona está presente na raiz e na parte aérea. Os acessos não apresentaram diferenças em relação ao perfil de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Santos, R. L., G. P. Guimaraes, M. S. C. Nobre, and A. S. Portela. "Análise sobre a fitoterapia como prática integrativa no Sistema Único de Saúde." Revista Brasileira de Plantas Medicinais 13, no. 4 (2011): 486–91. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-05722011000400014.

Full text
Abstract:
É notável o crescente uso da fitoterapia como prática médica integrativa em diversos países. A utilização de plantas medicinais no Brasil tem como facilitadores a grande diversidade vegetal e o baixo custo associado à terapêutica, o que vem despertando a atenção dos programas de assistência à saúde e profissionais. O Ministério da Saúde, com a finalidade de evitar o uso inadequado desta prática medicinal, tem demonstrado interesse por meio do incentivo de pesquisas relacionadas ao assunto, favorecendo a implantação de programas de saúde visando à distribuição e utilização destes medicamentos d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Tesser, Charles Dalcanale. "Cuidado(!) na prevenção do câncer: ética, danos e equívocos." Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 9, no. 31 (2013): 180–82. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc9(31)859.

Full text
Abstract:
O artigo Principios Éticos y Prevención Cuaternaria: ¿es posible no proteger el ejercicio del principio de autonomía? é preciso em criticar a medicalização social que tem avançado na direção da prevenção. A prevenção é uma ideia apelativa, popular e medicamente defensável. O envelhecimento populacional, o sedentarismo progressivo, a epidemia de obesidade e a proliferação de doenças crônicas, bem como as limitações terapêuticas da biomedicina do século XX e XXI, reforçam essa ideia. Quase todos preferem ou apoiam o dito popular “antes prevenir que remediar”.O problema é que tal senso comum é pe
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Mandu, Edir Nei Teixeira, and Graciette Borges da Silva. "Recursos e estratégias em saúde: saberes e práticas de mulheres dos segmentos populares." Revista Latino-Americana de Enfermagem 8, no. 4 (2000): 15–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11692000000400003.

Full text
Abstract:
Neste artigo, refletimos sobre os recursos e estratégias em saúde, paralelos à prática médica "oficial", utilizados por um segmento de mulheres pobres brasileiras, que vive em uma dada realidade. Na investigação, de cunho qualitativo, utilizamos as representações sociais como categoria central de análise, entendidas como parte das relações sociais contraditórias e da história coletiva dos grupos. Focalizamos o modo particular com que mulheres consumidoras dos serviços públicos de saúde reafirmam e, ao mesmo tempo, negam seu próprio saber/fazer, em contraponto à prática médica dominante, a part
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Queiroz, Marcos de Souza, and Ana Maria Canesqui. "Contribuições da antropologia à medicina: uma revisão de estudos no Brasil." Revista de Saúde Pública 20, no. 2 (1986): 141–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101986000200005.

Full text
Abstract:
Foi feita revisão e análise, sob um ponto de vista antropológico, da literatura mais representativa sobre saúde e doença e práticas de cura no Brasil. Nessa literatura, em primeiro lugar, houve a preocupação de coletar documentos sobre as tradições regionais do mundo rural, expressando uma ampla variedade de pontos de vista. Em geral, "medicina popular" era vista como um conjunto de práticas e idéias rudes e imitativas, provenientes tanto da medicina erudita do passado como das tradições étnicas brasileiras. Em segundo lugar, as ciências sociais exerceram uma grande influência neste tipo de es
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Costa Neto, Eraldo Medeiros. "A zooterapia popular no Estado da Bahia: registro de novas espécies animais utilizadas como recursos medicinais." Ciência & Saúde Coletiva 16, suppl 1 (2011): 1639–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232011000700100.

Full text
Abstract:
Este artigo discute o uso de animais como recursos medicinais no Estado da Bahia, nordeste brasileiro. Os dados resultam de uma avaliação processual de desempenho acadêmico, uma vez que se tratou de um exercício requerido pelo professor da disciplina Etnobiologia (semestre 2007.2) aos estudantes do curso de Formação de Professores do Estado da Bahia da Universidade Estadual de Feira de Santana, quando lhes foi solicitado que fizessem um breve registro, em suas respectivas cidades, sobre o uso de animais medicinais. Participaram 41 estudantes, provenientes de 21 cidades do interior do estado. F
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva, Frankleudo Luan de Lima, Paulo Cesar Zambroni de Souza, Anísio José da Silva Araújo, and Francinaldo do Monte Pinto. "Estigmatização e Riscos no Trabalho dos Necrotomistas." Psicologia: Teoria e Pesquisa 32, no. 1 (2016): 133–41. http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722016012302133141.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo objetivou compreender de que maneira a estigmatização é vivenciada por necrotomistas e a relação que eles desenvolvem com os riscos de sua atividade. Quanto à teoria, utilizaram-se os conceitos de estigma e risco, articulando-os com elementos da Psicodinâmica do Trabalho. Metodologicamente, combinaram-se entrevistas semiestruturadas individuais e observações na sala de necropsias. Para a análise dos dados, a opção foi pela análise de conteúdo temática. Participaram deste estudo os necrotomistas do Departamento de Medicina Legal de uma capital do Nordeste brasileiro. Evidenci
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

MORAIS, N. R. L., F. B. OLIVEIRA NETO, A. R. MELO, L. M. BERTINI, F. F. M. SILVA, and L. A. ALVES. "Prospecção fitoquímica e avaliação do potencial antioxidante de Cnidoscolus phyllacanthus (müll. Arg.) Pax & k.hoffm. Oriundo de apodi – RN." Revista Brasileira de Plantas Medicinais 18, no. 1 (2016): 180–85. http://dx.doi.org/10.1590/1983-084x/15_058.

Full text
Abstract:
RESUMO As principais propriedades encontradas nas plantas com benefícios a saúde são, muitas vezes, resultados dos metabólitos secundários encontrados em seus extratos. A espécie Cnidoscolus phyllacanthus, popularmente conhecida como faveleira ou favela, conta com diversos relatos na medicina popular, tais como: cicatrizante, analgésico, anti-inflamatório, antibiótico e diurético. O objetivo deste trabalho foi avaliar de forma qualitativa e quantitativa os metabólitos secundários presentes nos extratos da espécie C. phyllacanthus oriunda do Nordeste Brasileiro bem como avaliar a atividade anti
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Rodrigues, Patrícia Siqueira de Melo, and Aparecido Osdimir Bertolin. "Avaliação da atividade antibacteriana dos extratos etanólicos da casca e folhas da Terminalia fagifolia Mart. et Zucc (Combretaceae) frente às cepas de Staphylococcus aureus Rosenbach, 1884." Revista de Biologia Neotropical / Journal of Neotropical Biology 16, no. 1 (2019): 42–49. http://dx.doi.org/10.5216/rbn.v16i1.40954.

Full text
Abstract:
Terminalia fagifolia Mart. et Zucc é uma espécie encontrada no Cerrado brasileiro, empregada na medicina popular para tratar aftas e tumores e utilizada pela comunidade tradicional Mumbuca/Jalapão – TO. Objetivou-se com esse estudo avaliar a ação antibacteriana dos extratos brutos etanólicos da casca e das folhas da T. fagifolia sobre Staphylococcus aureus. Determinou-se a atividade antibacteriana através da difusão em ágar, método dos poços, e pela técnica da Concentração Inibitória Mínima (CIM). Na técnica de difusão em ágar o extrato da casca apresentou melhor atividade antibacteriana que o
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Hartwig, Bianca Rezende, Domingos Sávio Rodrigues, and Clovis Jose Fernandes Oliveira Junior. "ERVA-BALEEIRA, UMA POSSIBILIDADE REAL DA SOCIOBIODIVERSIDADE PARA MODELOS SUSTENTÁVEIS DE PRODUÇÃO." HOLOS 3 (May 15, 2020): 1–21. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2020.9409.

Full text
Abstract:
A Biodiversidade brasileira é de extrema riqueza e alto potencial para uso econômico, incluindo espécies medicinais. É também uma importante estratégia para o desenvolvimento rural sustentável. Os estudos sobre fitotecnia e produção envolvendo as plantas nativas ainda são escassos perante o universo de possibilidades. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão da cadeia produtiva da erva-baleeira (Cordia curassavica), como modelo de medicamento fitoterápico originado na flora nativa. A pesquisa foi realizada por meio de revisão da literatura científica, as publicações foram analisadas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Mariz, Cecília Loreto. "CEBs e Pentecostalismo." Revista Eclesiástica Brasileira 51, no. 203 (1991): 599–611. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v51i203.2952.

Full text
Abstract:
No presente artigo proponho algumas explicações para a diferença entre o poder de atração dos Pentecostais e das CEBs. Relaciono poder de atração com a diferença entre o tipo de mudança na religiosidade popular proposto pelas CEBs e pentecostalismo. Inspirada por Burke (1989), chamei essas propostas de mudanças de reforma. Para compreender essa diferença comparo os pressupostos cognitivos normativos das visões religiosas desses grupos com a visão do catolicismo tradicional e a de grupos sincréticos afro-brasileiros, a que chamei aqui genericamente de religião popular. Essa comparação baseou-se
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Arruda, J. R. P., M. A. Camargos, R. M. Ribeiro, S. L. Toledo, and T. A. Silveira. "Movimento popular em Saúde Coletiva: saúde como prática de liberdade." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 7, no. 1 (2017): 92. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.418.

Full text
Abstract:
O olhar amplo, considerando-se a complexidade do indivíduo, pautando-se a Determinação Social do Processo Saúde-Doença (DSPSD) a partir do recorte de classe, cor da pele, gênero e orientação sexual, nos auxilia a compreender a saúde e o adoecer, assim como guia a prática profissional em saúde. O Movimento Popular em Saúde Coletiva (MOPSC) encara a saúde por essa perspectiva, indo de encontro ao que ainda é expresso na maioria das Universidades tradicionais. O MOPSC surgiu por iniciativa de participantes de variados cursos do VER-SUS Edição Verão BH/2016, no dia 01/03/2016. O Movimento constrói
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Santos, João Víctor De Andrade dos, Geilson Rodrigues da Silva, Lucas Pereira Gandra, Angela Kwiatkowski, and Aline Dos Santos Garcia Gomes. "Propriedades da cana-de-açúcar e qualidade da bebida brasileira caldo de cana." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 56 (2021): 238. http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4793.

Full text
Abstract:
<p class="Normal1"><span>Além de ser matéria-prima para o açúcar, a cana é considerada uma alternativa para o setor de biocombustíveis e outras bioenergias são produzidas a partir da queima do seu bagaço. A cana também é utilizada in natura sob a forma de forragem, e também como alimentação animal ou como matéria-prima para a fabricação de cachaça, caldo de cana, rapadura e melado. O caldo de cana é uma bebida obtida pela extração do caldo pela moagem (esmagamento) do colmo da cana-de-açúcar. O alto teor de sacarose em sua composição química, confere ao colmo o sabor doce devido. A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Guedes, Roberta Sales, and Edna Ursulino Alves. "Substratos e temperaturas para o teste de germinação de sementes de Chorisia glaziovii (O. Kuntze)." CERNE 17, no. 4 (2011): 525–31. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-77602011000400011.

Full text
Abstract:
Chorisia glaziovii O. Kuntze é uma espécie nativa do Nordeste brasileiro, pertencente à família Bombacaceae que apresenta usos diversificados na medicina popular, na recomposição de áreas degradadas e na indústria de estofados. Com este trabalho, objetivou-se indicar substratos e temperaturas adequados para condução do teste de germinação das sementes de C. glaziovii. O experimento foi realizado no Laboratório de Análise de Sementes (CCA - UFPB), Areia - PB, em delineamento inteiramente ao acaso, com os tratamentos distribuídos em esquema fatorial 4 x 4 (temperaturas 25, 30, 35 e 20-30ºC e sub
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!