Academic literature on the topic 'Medidas de Avaliação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Medidas de Avaliação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Medidas de Avaliação"

1

Capitani, Daniel Henrique Dario. "Avaliação dos Riscos de Preços no Setor Sucroenergético." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 9, no. 3 (September 20, 2016): 571. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2016v9n3p571-593.

Full text
Abstract:
O risco de preços é um importante elemento nas decisões dos agentes, sendo desejável a produtores e indústrias compreender suas dinâmicas de preços de mercado às magnitudes dos seus riscos, visando determinar otimamente a produção e comercialização. A análise do risco de preços é particularmente interessante no setor sucroenergético, em razão do portfólio de produtos originados da cana-de-açúcar, como o açúcar, etanol hidratado e etanol anidro. Neste sentido, o presente artigo objetiva mensurar, a partir de diferentes abordagens metodológicas, o nível de risco do setor considerando os preços de açúcar VHP e branco, etanol anidro e hidratado, além da própria cana-de-açúcar. O período de análise se dá ao longo de sete anos de safra. As medidas utilizadas para a mensuração do risco são focadas no risco de retornos indesejáveis (downside risk), como os limites parciais inferiores (LPM), valor em risco (VaR) e valor em risco condicional (CVaR). Cada medida considera os benchmarks de custo de produção e preço médio da safra anterior. Além disso, são calculadas medidas de dispersões tradicionais para comparação com as medidas de riscos propostas. Os resultados indicam diferenças entre o risco calculado por cada método. As medidas de dispersão exibem maior risco para o açúcar, enquanto as magnitudes do downside risk mostram maiores extremos de retornos negativos para o etanol anidro e cana-de-açúcar. Em geral, tais constatações permitem agregar elementos introdutórios na discussão acerca das decisões do setor para planejamento de produção, estoques e comercialização de seus produtos, sobretudo sob a temática do risco de preços.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Shublaq, Márcia, Marco Orsini, and Marzia Puccioni Sohler. "Medidas de Avaliação na Paraparesia Espástica Tropical." Revista Neurociências 18, no. 4 (March 31, 2001): 505–11. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2010.v18.8435.

Full text
Abstract:
Introdução. A paraparesia espástica tropical/mielopatia associada ao HTLV-1 (PET/MAH) é uma doença causada pelo retrovírus T linfotrópico humano tendo como manifestação principal a paraparesia espástica progressiva. Objetivo. Promover uma revisão de literatura sobre o uso de escalas funcionais para avaliação de indivíduos com PET/MAH, para melhor orientação dos profissionais envolvidos na reabilitação desses pacientes. Método. Neste estudo de revisão de literatura, foi realizada uma busca nas bases de dados Bireme, Scielo e Pubmed a respeito dos principais perfis, medidas e indicadores de avaliação utilizados em pacientes com injúrias neurológicas. Discussão. Diversas avaliações têm sido propostas no sentido de acompanhar indivíduos com disfunções neurológicas durante o percurso de suas vidas, entretanto, recomendações para a utilização destes instrumentos são pouco abordadas em pacientes com PET/MAH. Conclusão. A literatura não apresenta uniformidade nos métodos e procedimentos de pesquisa. A Medida de Independência Funcional (MIF) parece ser a mais indicada para avaliação de pacientes com PET/MAH, uma vez que é capaz de mensurar as modificações funcionais do paciente ao longo do curso da doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

CLOSS, Vera Elizabeth, Ana Maria Pandolfo FEOLI, and Carla Helena Augustin SCHWANKE. "Altura do joelho como medida alternativa confiável na avaliação nutricional de idosos." Revista de Nutrição 28, no. 5 (October 2015): 475–84. http://dx.doi.org/10.1590/1415-52732015000500002.

Full text
Abstract:
Objetivo:Avaliar o uso da altura do joelho como medida alternativa confiável na avaliação nutricional de idosos atendidos em um ambulatório de geriatria.Métodos:Estudo transversal com idosos atendidos em ambulatório de geriatria de um hospital universitário, entre novembro de 2009 e novembro de 2010. Variáveis investigadas: gênero, idade, peso, estatura, altura do joelho, estatura estimada através das equações de Chumlea, índice de massa corporal para as medidas de estatura aferida e estimada e classificado segundo Lipschitz, e dados sociodemográficos. Na análise descritiva dos dados foram usadas medidas de tendência central, dispersão e proporção; a homogeneidade entre as medidas foi verificada através do coeficiente de correlação intraclasse e do gráfico de Bland e Altman e a concordância entre a avaliação nutricional baseada no índice de massa corporal calculado a partir da estatura aferida e a avaliação nutricional baseada no índice de massa corporal calculado a partir da estatura estimada foi avaliada através do coeficiente Kappa ponderado com pesos quadráticos.Resultados:Foram avaliados 186 idosos com média de idade de 74,3±7,1 anos. A média do índice de massa corporal aferido e estimado foi 28,96±5,86 kg/m2e 27,95±5,47 kg/m2, respectivamente, e a prevalência de sobrepeso foi de 59,7% para o índice de massa corporal aferido e 53,2% para o estimado. Foi observada uma boa concordância (Kappa=0,79; p<0,001) entre as duas avaliações.Conclusão:Os resultados mostraram ser possível utilizar a altura do joelho na estimativa da estatura para cálculo do índice de massa corporal em idosos atendidos em ambulatório, alternativa útil para aqueles que apresentam limitações na aferição das medidas, sendo esta uma medida alternativa importante na avaliação nutricional de idosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Menezes, Gilberto Romeiro de Oliveira, Robledo de Almeida Torres, José Lindenberg Rocha Sarmento, Marcelo Teixeira Rodrigues, Ana Lúcia Puerro de Melo, Felipe Gomes da Silva, and Luiz Fernando Brito. "Avaliação de medidas da persistência da lactação de cabras da raça Saanen sob modelo de regressão aleatória." Revista Brasileira de Zootecnia 39, no. 8 (August 2010): 1691–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982010000800010.

Full text
Abstract:
Utilizaram-se 10.238 registros semanais de produção de leite no dia do controle, provenientes de 388 primeiras lactações de cabras da raça Saanen, na avaliação de seis medidas da persistência da lactação, a fim de verificar qual a mais adequada para o uso em avaliações genéticas para a característica. As seis medidas avaliadas são adaptações de medidas utilizadas em bovinos de leite, obtidas por substituir, nas fórmulas, os valores de referência de bovinos pelos de caprinos. Os valores usados nos cálculos foram obtidos de modelos de regressão aleatória. As estimativas de herdabilidade para as medidas de persistência variaram entre 0,03 e 0,09. As correlações genéticas entre medidas de persistência e produção de leite até 268 dias variaram entre -0,64 e 0,67. Por apresentar a menor correlação genética com produção aos 268 dias (0,14), a medida de persistência PS4, obtida pelo somatório dos valores do 41º ao 240º dia de lactação como desvios da produção aos 40 dias de lactação, é a mais indicada em avaliações genéticas para persistência da lactação em cabras da raça Saanen. Assim, a seleção de cabras de melhor persistência da lactação não altera a produção aos 268 dias. Em razão da baixa herdabilidade dessa medida (0,03), pequenas respostas à seleção são esperadas neste rebanho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Geloneze, Bruno, and Marcos Antonio Tambascia. "Avaliação laboratorial e diagnóstico da resistência insulínica." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 50, no. 2 (April 2006): 208–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302006000200007.

Full text
Abstract:
Em virtude da associação entre resistência à insulina (RI) e aterosclerose, existe interesse no desenvolvimento de técnicas para se avaliar a sensibilidade à insulina (SI) in vivo. Por ser uma medida de fácil utilização em grandes populações, a insulinemia de jejum tem sido usada para avaliar a SI e fornece uma boa avaliação da sensibilidade hepática, embora não da muscular. O HOMA é um modelo matemático que prediz a SI pelas simples medidas da glicemia e da insulina no jejum e tem boa correlação com o método do clamp euglicêmico hiperinsulinêmico, considerado padrão-ouro na medida da SI. Assim, mostra-se como valiosa alternativa às técnicas mais sofisticadas e trabalhosas na avaliação da RI em humanos, como o método descrito por Bergman. Em nosso meio, encontramos o valor de corte para o diagnóstico da RI quando o Homa-IR for maior que 2,71. O QUICKI é outro método simples, baseado também nas medidas da glicemia e da insulina no jejum, que apresenta boas correlações com marcadores da síndrome metabólica, conseguindo discriminar satisfatoriamente diferentes estados de RI, como graus de obesidade e tolerância à glicose. Métodos diretos de avaliação da SI incluem o teste de tolerância à insulina (K ITT), o teste de supressão de insulina e as técnicas de clamp hiperglicêmico e euglicêmico que são descritas neste artigo. A técnica do clamp euglicêmico e hiperinsulinêmico fornece a mais pura e reprodutível informação sobre a ação da insulina. Os custos envolvidos na sua realização, entretanto, limitam o seu uso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Matzenbacher, Liz, Paulo Sérgio Flores Campos, Nilson Pena, and Telma Martins de Araújo. "Avaliação de métodos radiográficos utilizados na localização vertical de sítios eleitos para instalação de mini-implantes." Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 13, no. 5 (October 2008): 95–106. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192008000500010.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: avaliar a efetividade de métodos de diagnóstico por imagem utilizados na localização vertical de sítios eleitos para inserção de mini-implantes. METODOLOGIA: a amostra foi composta de quatro pacientes, nos quais foram estabelecidos 32 sítios inter-radiculares, na região posterior, para instalação de mini-implantes, sítios estes representados por orifícios preenchidos com guta-percha em moldeiras de acetato (PCg - ponto de contato das coroas dentárias na moldeira de acetato; PIg - ponto de inserção do mini-implante na moldeira de acetato). Foram feitas radiografias periapicais, interproximais e tomografias computadorizadas de feixe cônico, com as moldeiras posicionadas em boca, sendo considerados os seguintes pontos: PC - imagem radiodensa do ponto PCg; PI - imagem radiodensa do ponto PIg; PCx - ponto de contato entre as coroas dentárias, determinado sobre a radiografia. Medidas verticais utilizadas: padrão-ouro - de PCg a PIg; medida 1 - de PC a PI; e medida 2 - de PCx a PI. As medidas foram comparadas através de análise descritiva e do teste t de Student. RESULTADOS: para a medida 1, foi observada diferença estatisticamente significante, em relação ao padrão-ouro, em 4,1%, 25% e 100% das medidas avaliadas nas tomografias computadorizadas, radiografias interproximais e periapicais, respectivamente. Para a medida 2, foi observada diferença estatisticamente significante, em relação ao padrão-ouro, em 4,1%, 56,2% e 100% das medidas avaliadas nas tomografias computadorizadas, radiografias interproximais e periapicais, respectivamente CONCLUSÕES: a tomografia computadorizada de feixe cônico foi o exame mais preciso na avaliação da posição vertical dos sítios eleitos para instalação de mini-implantes; a radiografia interproximal pode, com reserva, ser utilizada; a radiografia periapical apresentou resultados insatisfatórios, sendo contra-indicada para este fim.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mota, Yomara Lima, Luis Mochizuki, and Gustavo de Azevedo Carvalho. "Influência da resolução e da distância da câmera nas medidas feitas pelo software de avaliação postural (sapo)." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 17, no. 5 (October 2011): 334–38. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922011000500008.

Full text
Abstract:
O erro na medida de um sistema de avaliação da postura está relacionado com a digitalização, a resolução da câmera, a distância da câmera em relação ao voluntário estudado, entre outros. Estes erros somam-se no procedimento metodológico e muitos deles não são possíveis evitar, porém devem ser conhecidos e quantificados. OBJETIVO: Quantificar o erro na medida realizada pelo SAPO (Software para avaliação postural) em diferentes situações experimentais. MÉTODOS: Foram realizadas 16 fotos de um manequim de 1,40m articulado nos planos anterior, posterior, lateral direita e lateral esquerda com câmeras de 3,2 e 12,0 megapixels, posicionadas a 3,0m e a 5,0m de distância do manequim. Para a quantificação do erro, foram calculadas as diferenças das medidas obtidas por meio do SAPO com as medidas feitas diretamente no manequim. Apenas um avaliador realizou o registro das imagens, porém a digitalização no software dos pontos demarcados no manequim foi realizada por três digitalizadores, sendo dois inexperientes e um experiente. RESULTADOS: Os valores médios das medidas horizontais, verticais, angulares e de distância são próximos de zero, embora algumas variáveis angulares apresentem valores maiores, como nas medidas de ângulo Q direito e esquerdo. A câmera com resolução de 3,2 megapixels posicionada a 3m apresentou o menor erro. CONCLUSÃO: O SAPO é um método acurado para uso clínico; são necessários estudos para verificar a influência do plano de posicionamento do voluntário em relação à câmera, o efeito do reposicionamento e da palpação nas medidas oferecidas pelo software.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gastaldi, Ada Clarice, Getúlio Antonio de Freitas Filho, Ana Paula Manfio Pereira, and Janne Marques Silveira. "Quantas medidas de pressões respiratórias são necessárias para se obterem medidas máximas em pacientes com tetraplegia?" Coluna/Columna 9, no. 2 (June 2010): 138–44. http://dx.doi.org/10.1590/s1808-18512010000200009.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: pressões inspiratórias (PImax) ou expiratórias (PEmax) máximas constituem um método simples e não-invasivo para avaliação da força de músculos respiratórios e auxiliam na identificação de fraqueza dos músculos respiratórios, presente em diversas doenças e situações clínicas, como a tetraplegia. OBJETIVO: avaliar o número de manobras necessárias para atingir as pressões máximas em pacientes com tetraplegia. MÉTODOS: oito pacientes com tetraplegia (sete homens), média de idade de 37,8±11,96 anos, com diagnóstico de lesão raquimedular cervical completa realizaram 10 medidas de PImax e PEmax nas posições sentada e deitada, totalizando 320 medidas. Os dados foram comparados pelo teste de Wilcoxon (p<0,05). RESULTADOS: os valores obtidos na primeira e na décima medida de PImax na posição sentada variaram de 74,1±15,1 a 74,8±19,8 cmH2O e de PEmax de 32,4±6,8 a 32,4±9,0 cmH2O; na posição deitada, de 76,5±18,6 a 91,1±13,3 cmH2O (p<0,05) e de 32,5±5,8 a 32,9±5,1 cmH2O, respectivamente. Os resultados das 3 e 5 primeiras medidas com 10 medidas de PImax na posição sentada foram 81,1±19,5; 81,5±18,8 e 83,0±18,9 cmH2O e de PEmax 35,0±8,2; 35,3±7,9 e 36,8±8,0 cmH2O. A PImax na posição deitada foi 90,3±17,8; 94,6±16,0 e 97,4±17,8 cmH2O (p<0,05) e a PEmax 33,3±5,8; 35,6±5,4 e 36,9±4,9 cmH2O. O maior valor ocorreu a partir da 6ª medida em 40% dos testes. CONCLUSÕES: para obtenção de valores máximos de pressões respiratórias em pacientes com tetraplegia, é necessária a repetição de ao menos 10 medidas em cada avaliação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Soares, S. J., J. M. Calixto, and H. Chumbinho. "Avaliação "in loco" das perdas de protensão de cordoalhas engraxadas em lajes planas." Revista IBRACON de Estruturas e Materiais 1, no. 3 (September 2008): 237–60. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-41952008000300002.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre as perdas de protensão, medidas "in loco", de cordoalhas engraxadas em lajes planas. Essas lajes planas, com 17 centímetros de espessura e 350 m2 de área, fazem parte de um edifício para fins hoteleiros de 16 pavimentos. As forças de protensão foram medidas por células de carga colocadas nas proximidades da ancoragem ativa e da ancoragem passiva. As medidas de forças foram feitas desde a protensão até idades de 170 dias após esse instante. Os resultados revelam um coeficiente de atrito μ igual a 0,0528 bastante próximo ao valor apresentado pela norma brasileira NBR 6118: 0,05. Nas perdas pela acomodação da ancoragem os valores apurados foram bastante similares e em termos médios, essa perda correspondeu a 5,17% da força inicial de protensão. Os valores de força medidos mostram também que a perda de tensão na cordoalha, próximo à ancoragem passiva, é menor em relação à perda na ancoragem ativa. Até a idade de 170 dias, verificou-se uma perda média de 14% da força inicial de protensão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Diniz, Angélica Lemos Debs, Raphael Alves Ferreira Tomé, Cecília Lemos Debs, Renata Carraro, Leonardo Borges Roever, and Rogério de Melo Costa Pinto. "Avaliação da reprodutibilidade ultrassonográfica como método para medida da gordura abdominal e visceral." Radiologia Brasileira 42, no. 6 (December 2009): 353–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842009000600007.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: O objetivo deste estudo é avaliar a variabilidade interobservador do método ultrassonográfico para medida da gordura subcutânea, visceral e perirrenal por meio de técnica padronizada. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram avaliados 50 pacientes entre novembro de 2006 e janeiro de 2007. A medida da espessura subcutânea foi realizada com transdutor linear de 7,5 MHz posicionado transversalmente a 1 cm acima da cicatriz umbilical. Para a gordura visceral foi utilizado transdutor de 3,5 MHz posicionado 1 cm acima da cicatriz umbilical, considerando-se a medida entre a face interna do músculo reto abdominal e a parede posterior da aorta na linha média do abdome. A gordura perirrenal foi medida no terço médio do rim direito, com transdutor posicionado na linha axilar média. RESULTADOS: A reprodutibilidade interobservador foi analisada por meio do teste t de Student, com significância de 95%. Não houve diferença significativa entre as médias das medidas das gorduras subcutânea, visceral e perirrenal, com p = 0,7141, 0,7286 e 0,6368, respectivamente. As médias encontradas, com seus respectivos desvios-padrão, foram: 2,64 ± 1,37 para a espessura subcutânea, 6,84 ± 2,38 para a espessura visceral e 4,89 ± 2,6 para a espessura perirrenal. CONCLUSÃO: A ultrassonografia apresentou boa reprodutibilidade interobservador para avaliação da gordura abdominal por meio das medidas das espessuras subcutânea, visceral e perirrenal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Medidas de Avaliação"

1

Vieira, Heitor. "Avaliação de medidas de contenção de acidentes." Florianópolis, SC, 1999. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80839.

Full text
Abstract:
Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
Made available in DSpace on 2012-10-18T19:52:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 152178.pdf: 5998632 bytes, checksum: 2a130a26f52f1f489f046fac7de027c2 (MD5)
O presente trabalho consiste em realizar uma profunda revisão das principais medidas de contenção de acidentes de trânsito e da sua avaliação, desenvolvendo, com base nisso, um modelo para análise. Este pode ser aplicado em diferentes contextos, do âmbito mais global com os dados agregados, até o âmbito mais técnico ou restrito, utilizando, para tanto, as informações obtidas junto aos órgãos de trânsito, e dados inéditos mais detalhados, coletados diretamente, dos boletins de ocorrência. A questão do efeito confounding, provocado por variáveis externas aos tratamentos e que interferem nos resultados de avaliação, é abordada. As considerações a partir de então propiciaram uma série de resultados obtidos que permitiram situar o cenário - a rodovia BR-101 - dentro do contexto nacional/internacional, e também obter relações entre características de veículos, geometria e meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ribeiro, Pedro de Assunção Pimenta. "Avaliação das medidas de dispersão na pesquisa avícola." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10135/tde-28112014-134301/.

Full text
Abstract:
Há pouca literatura acerca dos valores de referência das medidas de dispersão na pesquisa avícola bem como a relação entre tais medidas e o número de aves por repetição e número de repetições e ainda os efeitos de fatores intrínsecos à pesquisa sobre a variabilidade experimental. Com isso, objetiva-se estabelecer faixas de classificação das medidas de dispersão, bem como a relação entre medidas e o número de aves por repetição, número de repetições por tratamento, número de aves abatidas para avaliação de carcaças, número de ovos coletados para análises de qualidade e os efeitos de fatores intrínsecos à pesquisa sobre a variabilidade experimental. Os dados foram obtidos nos trabalhos publicados nos periódicos com classificação Qualis/CAPES nos estratos A1, A2, B1, B2 e B3, na área de zootecnia. Para a determinação das faixas de classificação das medidas de dispersão. Os dados foram correlacionados através da correlação de Spearman, dados qualitativos foram comparados pelo teste de Kruskal-Wallis. As faixas de classificação de coeficientes de variação podem ser utilizadas como balizador da qualidade e confiabilidade dos dados de experimentos com poedeiras comerciais e frangos de corte. A fase de vida ou estágio produtivo de poedeiras e frangos de corte devem ser levados em consideração na comparação de resultados experimentais. O erro padrão da média varia bastante nos parâmetros produtivos de poedeiras e frangos de corte e parece não ser uma medida de dispersão indicada para se comparar a precisão de diferentes experimentos, as suas faixas de classificação servem como referencial da frequência com que se encontra resultados. Coeficientes de variação e erros padrão da média de parâmetros produtivos de frangos de corte e de poedeiras comerciais são menores quanto maior o número de repetições e de aves por repetição. As aves amostradas para o abate nas avaliações de carcaça de frangos de corte devem apresentar o peso médio da parcela. O número de aves amostradas não influencia a variabilidade experimental. Os dias de amostragem para análises de qualidade de ovos não influenciam a variação aleatória. O número ideal de ovos amostrados está entre quatro e cinco ovos por repetição. Em frangos de corte a variabilidade aleatória para variáveis de produção são maiores para aves da linhagem Ross do que para aves da linhagem Cobb. Lotes mistos de frangos de corte apresentam maior variação de ganho de peso do que lotes de machos na fase de criação de um a 21 dias de idade. O rendimento de carcaça e a porcentagem de gordura abdominal apresentam menor variabilidade aleatória em lotes mistos do que em lotes de frangos machos. Para frangos de corte não há efeitos aleatórios que possam aumentar a variabilidade experimental em função da área disponível por ave. Para poedeiras quanto maior o período experimental menor tende a ser a variação aleatória. Poedeiras brancas apresentam menor variação aleatória dos parâmetros produtivos do que poedeiras vermelhas. O coeficiente de variação de parâmetros produtivos de poedeiras comerciais aumenta com o aumento da área disponível por ave.
There is little literature on the reference values of spread measures in poultry research and the relationship between such measures and the number of birds per replicate and number of replicates and even the effects of intrinsic factors to research on experimental variability. The aim of this research is to establish ranges for the classification of spread measures, and the relationship between measurements and the number of birds per replicate, number of replicates per treatment, number of birds slaughtered for carcass evaluation, number of eggs collected for quality analysis and impact of research intrinsic factors on experimental variability. The data were obtained in papers published in journals with Qualis/CAPES classification in strata A1, A2, B1, B2 and B3, in the area of animal science. To determine the classification of the spread measures. The data were correlated by Spearman correlation, qualitative data were compared using the Kruskal-Wallis test. The classification ranges of coefficients of variation can be used as an indicator of the quality and reliability of data from experiments with laying hens and broilers. The age or production stage of laying hens and broilers should be considered in the comparison of experimental results. The standard error of means varies greatly in production parameters of laying hens and broilers and seems not to be a measure of dispersion indicated to compare the accuracy of different experiments, their classification ranges serve as a frequency reference which it is results. Coefficients of variation and standard error of means of production parameters of broilers and laying hens are smaller the greater the number of repetitions and birds per replicate. The birds sampled for slaughter in assessing carcass of broilers must present the average weight of the replicate. The number of birds sampled does not influence the experimental variability. The days of sampling for quality analysis of eggs did not influence the random variation. The ideal number of eggs sampled is between four and five eggs per replicate. In broilers random variability for production variables are higher for Ross than for Cobb broilers. Straight run broilers exhibit greater variation in weight gain than lots of males in the creation phase of 1 to 21 days old. The carcass yield and abdominal fat have less random variability in straight run broilers than in lots of male chickens. No random effects that can increase experimental variability depending on the available area per bird on broilers. The higher is experimental period the greater is the random variations. White hens have less random variation in production parameters than brown hens. The coefficient of variation of productive parameters of laying hens increases with increasing the available area per bird.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gomes, Samara dos Santos Rodrigues. "Reações comportamentais de crianças frente ao tratamento odontológico : relação entre medidas objetivas e medidas subjetivas." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/15045.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2013.
Submitted by Alaíde Gonçalves dos Santos (alaide@unb.br) on 2014-01-27T12:10:13Z No. of bitstreams: 1 2013_SamaradosSantosRodriguesGomes.pdf: 908080 bytes, checksum: b1e9ca22b0fdbb87203de539be052584 (MD5)
Approved for entry into archive by Patrícia Nunes da Silva(patricia@bce.unb.br) on 2014-01-28T14:54:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_SamaradosSantosRodriguesGomes.pdf: 908080 bytes, checksum: b1e9ca22b0fdbb87203de539be052584 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-01-28T14:54:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_SamaradosSantosRodriguesGomes.pdf: 908080 bytes, checksum: b1e9ca22b0fdbb87203de539be052584 (MD5)
Durante a infância, o ambiente e os procedimentos odontológicos podem ser fontes de ansiedade e estresse, influenciando de forma considerável o comportamento das crianças e representando uma barreira ao atendimento odontológico. Dessa forma, alterações de comportamento no ambiente odontológico têm sido estudadas extensivamente para possibilitar ao profissional adequações durante o atendimento que resultem em consultas mais amenas. Objetivo. Verificar as reações comportamentais da criança frente à primeira visita ao dentista, analisando e comparando as mudanças fisiológicas, por meio de medidas objetivas (nível de cortisol e alfa-amilase salivar, pressão arterial e frequência cardíaca) com as mudanças psicológicas, por meio de medidas subjetivas (escalas VPT modificada e DAS) e por meio do comportamento (Escala Comportamental de Frankl). Método. Foram selecionadas trinta e duas crianças consideradas saudáveis, sem manifestações clínicas de problemas buco-dentários que pela primeira vez iriam comparecer ao consultório odontológico. Todas as variáveis foram coletadas e avaliadas em quatro momentos: no domicilio da criança (na semana anterior ao atendimento), antes, imediatamente após e 20 minutos decorridos do procedimento odontológico (profilaxia dentaria). Os dados foram analisados por meio de analise de variância, teste Scott-Knott e teste qui-quadrado. Resultados. Os resultados mostraram que a pressão arterial sistólica (PAS) na primeira visita da criança ao dentista (102,7 mmHg), antes atendimento (AA), foi significativamente mais elevada do que a pressão arterial sistólica aferida em domicílio (92,1 mmHg). Na frequência cardíaca as médias avaliadas pela análise de variância, no domicilio (92 bpm), antes do primeiro atendimento (98 bpm) e depois (101 bpm) não diferiram estatisticamente entre si. Os níveis de cortisol antes da primeira consulta ao dentista (AA) (0,205 μg/dl; SD±0,167) foram significativamente maiores (p = 0,0001), do que depois (DA) (0,134 μg/dl; SD±0,071). Os níveis de alfa-amilase aumentaram gradativamente quando avaliados no domicilio, antes e depois do atendimento odontológico. Na avaliação da ansiedade utilizando-se a escala VPT, das 32 (100%) crianças do estudo, 17 (53%) se apresentaram sem ansiedade, 6 (19%) com baixo nível de ansiedade e 9 (28%) com moderado nível de ansiedade. Utilizando-se a escala DAS, dos 32 (100%) responsáveis avaliados, 9 (28%) apresentaram baixo nível de ansiedade, 14 (44%) Na comparação entre o nível de ansiedade das crianças, medido pela escala VPT e o nível de ansiedade dos responsáveis, medido pela escala DAS, os dados mostraram que o nível de ansiedade dos pais foi maior e estatisticamente significante (p=0,01), quando comparado ao nível de ansiedade das crianças. Na associação entre as medidas objetivas (cortisol e alfa-amilase) e a escala comportamental de Frankl, não houve diferença estatisticamente significante entre os níveis de cortisol salivar e de alfa-amilase das crianças classificadas em comportamento definitivamente negativo, negativo, positivo e definitivamente positivo, embora os níveis tenham diminuído progressivamente. Conclusão. De acordo com os resultados e as condições metodológicas ficou demonstrado que a primeira visita ao dentista pode gerar mudanças fisiológicas e que na comparação entre medidas objetivas e subjetivas resultados semelhantes, para um determinado comportamento da criança no ambiente odontológico, foram encontrados. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The environment and dental procedures during childhood can be sources of anxiety and stress, influencing considerably the behavior of children and represents a barrier to dental care. Thus behavioral changes in the dental environment have been studied extensively to enable the professional adjustments during the service that result in milder queries. Objective. Check the behavioral reactions of the child to face first visit to the dentist analyzing and comparing physiological changes, by means of objective measures (salivary cortisol and alpha- amylase, blood pressure and heart rate) with the psychological changes, through measures subjective (modified VPT and DAS scales) and through behavior (Frankl Behavior Scale). Method. Thirty-two children were selected to be healthy, with no clinical manifestations of bucco- dental problems that would first attend the dental office. All variables were recorded and evaluated at four time points: at the domicile of the child (in the week prior to attendance) before, immediately after and 20 minutes into the dental procedure (dental prophylaxis). Data were analyzed using analysis of variance, Scott - Knott test and chi - square test. Results. The results showed that systolic blood pressure (SBP) in the child's first visit to the dentist (102.7 mmHg ) before treatment (BT) was significantly higher than the systolic blood pressure measured at home (92.1 mmHg). Heart rate averages evaluated by variance analysis, in the household (92 bpm), before primary care (98 bpm) and after (101 bpm) did not differ statistically. Cortisol levels before your first visit to the dentist (BT) (0,205 mg / dl, SD ± 0.167) were significantly higher (p = 0.0001) than after (AT) (0.134 mg / dl, SD ± 0.071). The levels of alpha- amylase increased gradually when evaluated in the home before and after dental treatment. In assessing anxiety using the VPT scale of 32 (100 %) children in the study, 17 (53 %) presented without anxiety, 6 (9 %) with low levels of anxiety and 9 (28 %) with moderate level anxiety. Using the scale DAS of 32 (100 %) charge assessed, 9 (28 %) had low anxiety levels, 14 (44 %) in the comparison between the level of anxiety in children, as measured by VPT scale and level of anxiety those responsible, measured by the DAS scale, the data showed that the level of parental anxiety was higher and statistically significant (p = 0.01) compared to the level of anxiety in children. In the association between objective measures (cortisol and alpha-amylase) and the behavioral scale Frankl, no negative positive statistically significant difference between the levels of salivary cortisol and alpha- amylase of children classified as definitely negative behavior, and definitely positive, although levels have gradually decreased. Conclusion. According to the results and methodological conditions demonstrated that the first visit to the dentist can produce physiological changes and the comparison between objective and subjective measures similar results for a particular child's behavior in the dental environment were found.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cichelero, Mônica. "Medidas de desempenho das empresas e avaliação de pessoas : a contribuição da controladoria." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2004. http://hdl.handle.net/10183/6517.

Full text
Abstract:
A gestão atual das empresas tem se caracterizado pela introdução de modelos de gestão e planejamento estratégico que possibilitem a medição de desempenho da empresa. Estes modelos de gestão permitem a avaliação do andamento dos trabalhos através de informações palpáveis e de fácil obtenção. Para isso, criam-se modelos de acompanhamento dos planos operacionais e de planos estratégicos que estejam baseados em objetivos quantitativos e qualitativos, que possam ser medidos facilmente. Da mesma maneira, o avanço das relações pessoais, faz com que as empresas passem a utilizar avaliações subjetivas de seus profissionais, com um enfoque nas competências necessárias para os profissionais em cada um dos níveis da empresa. Neste ambiente, os profissionais que atuam na empresa são responsáveis pela realização das metas da empresa e são cobrados por isso, ao mesmo tempo em que são avaliados por suas competências. O que esta pesquisa pretende é demonstrar como é possível vincular os objetivos da empresa com as avaliações de competências das pessoas, de forma a melhorar a performance dos profissionais e o desempenho da empresa. Esta atividade de vinculação dos objetivos da empresa e das pessoas é executada na controladoria, área que por sua característica de aglutinação das informações e imparcialidade na empresa possui todas as informações e o conhecimento necessário para implantar e gerir este modelo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

TELES, Francisco de Assis Silva. "Avaliação de incerteza nas medidas de parâmetros fluidodinâmicos na UPF." Universidade Federal de Pernambuco, 2015. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16244.

Full text
Abstract:
Submitted by Isaac Francisco de Souza Dias (isaac.souzadias@ufpe.br) on 2016-03-31T17:05:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Tese.pdf: 2148277 bytes, checksum: 3892221944b4474f09bb1f1dbb1f22b0 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-03-31T17:05:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Tese.pdf: 2148277 bytes, checksum: 3892221944b4474f09bb1f1dbb1f22b0 (MD5) Previous issue date: 2015-03-13
Foi investigada a incerteza em modelos: discreto e continuo que descrevem a fluidodinâmica do riser na UPF - Unidade Piloto a Frio tipo FCC – Fluid Cracking Catalyst. O processo de refino de petróleo produz metade da gasolina consumida no mundo e se mantém competitivo com pesquisa e desenvolvimento em duas linhas básicas: a cinética e a fluidodinâmica. Na determinação dos parâmetros fluidodinâmicos a técnica da transmissão da radiação gama é competitiva por realizar medidas não intrusivas. Os sinais emitidos por fonte de radiação e detectados em sistema de aquisição são os utilizados para realizar a Tomografia Gama a mais confiável para analisar o processo de FCC. As medidas experimentais são requeridas para validar os modelos teóricos que simulam o escoamento do leito fluidizado bifásico. No processo de validação dos modelos fluidodinâmicos é necessário avaliar a incerteza dos dados experimentais. O método de avaliar incerteza baseado no GUM – Guide to the Expression of Uncertainty in Measurement, foi aplicado a um modelo discreto que descreve fração volumétrica de sólidos no riser, medida por meio da transmissão gama. Os resultados estão apresentados em gráficos e discutidos. A simulação estocástica para avaliação da incerteza, em modelo contínuo unidimensional que descreve o escoamento utilizando os parâmetros medidos experimentalmente, foi realizada e implementada em algoritmo computacional por meio de equações diferenciais estocásticas.
We investigated the uncertainty in models: discrete and continuous describing the fluid in the riser UPF - Unit Pilot Cold type FCC - Fluid Cracking Catalyst. The petroleum refining process produces half of the gasoline consumed in the world and remains competitive with research and development in two basic lines: the kinetics and fluid dynamics. In determining the fluid dynamic parameters of the transmission of gamma radiation technique is competitive to perform non-intrusive measures. The signals emitted by radiation source and detected in acquisition system are used to perform tomography range the most reliable to analyze the FCC process. The experimental measurements are required to validate the theoretical models that simulate the flow of two-phase fluidized bed. In the validation process of the fluid dynamic models is necessary to evaluate the uncertainty of the experimental data. The method of evaluating uncertainty based on GUM - Guide to the Expression of Uncertainty in Measurement, was applied to a discrete model that describes volume fraction of solids in the riser, measured by the transmission range. The results are shown in graphs and discussed. The stochastic simulation to evaluate the uncertainty in continuous one-dimensional model describing the flow using the experimentally measured parameters was carried out and implemented in computational algorithm using stochastic differential equations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rocha, Matheus Quinete. "Medidas de desempenho para hedge funds no Brasil com destaque para a medida Ômega." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2006. http://hdl.handle.net/10438/2247.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:51:08Z (GMT). No. of bitstreams: 3 154942.pdf.jpg: 18952 bytes, checksum: 23e574558dce7d0f2a386af838a81bbe (MD5) 154942.pdf: 506907 bytes, checksum: 04eae2214c9bdd57e0cbeb2bb4459728 (MD5) 154942.pdf.txt: 81444 bytes, checksum: 047630fc773c90c68757120835adddab (MD5) Previous issue date: 2006-02-15T00:00:00Z
Mutual funds performance evaluation is, traditionally, made using Sharpe Ratio that considers only the first and the second moments of the return distribution (mean and variance), but it requires assumptions on the normality of the returns distribution and on the investor’s utility function as quadratic. However, it is well known that a quadratic utility function is inconsistent with investor behavior and some funds, like hedge funds, have returns distributions far from a normal distribution Keating and Shadwick (2002a, 2002b) proposed a new measure called Omega that incorporates all the moments of the distribution, and has the advantage of requiring no assumptions on the returns distribution or on the utility function of a risk averse investor. The purpose of this work is to verify if this measure has a greater forecast power than other performance measures, like Sharpe and Sortino Ratios. The empiric study indicated that Omega measure makes a ranking, most of the time, different from the other measures. Despite the portfolios constructed with Omega have had an average return greater than the average return of the portfolios constructed using the other measures, in almost all the tests, this difference of averages of returns was significant only in some cases. In spite of this, there is a light indication that Omega measure is the most appropriate for the use of investors when is made the performance evaluation of mutual funds.
A avaliação de desempenho de fundos de investimentos é, tradicionalmente, realizada utilizando-se o Índice de Sharpe, que leva em consideração apenas os dois primeiros momentos da distribuição de retornos (média e variância), assumindo as premissas de normalidade da distribuição de retornos e função quadrática de utilidade do investidor. Entretanto, é sabido que uma função de utilidade quadrática é inconsistente com o comportamento do investidor e que as distribuições de retornos de determinados fundos, como os hedge funds, estão longe de serem uma distribuição normal. Keating e Shadwick (2002a, 2002b) introduziram uma nova medida denominada Ômega que incorpora todos os momentos da distribuição, e tem a vantagem de não ser necessário fazer premissas sobre a distribuição dos retornos nem da função de utilidade de um investidor avesso ao risco. O objetivo deste trabalho é verificar se esta medida Ômega tem um poder de previsibilidade maior que outras medidas de avaliação de desempenho, como o Índice de Sharpe e o Índice de Sortino. O estudo empírico indicou que a medida Ômega gera um ranqueamento, na maioria das vezes, relativamente diferente das outras medidas testadas. Apesar das carteiras formadas com base na medida Ômega terem gerado um retorno médio maior que o retorno médio das carteiras formadas pelas outras medidas em praticamente todos os testes, esta diferença entre as médias dos retornos só foi significativa em alguns casos. Mesmo assim, há uma leve indicação de que a medida Ômega é a mais apropriada para utilização do investidor ao fazer a avaliação de desempenho dos fundos de investimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ternes, Sonia. "Medidas de complexidade para avaliação de mudanças em sistemas de software." [s.n.], 1992. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/261540.

Full text
Abstract:
Orientadores: Mario Jino, Fuad Gattaz Sobrinho
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica
Made available in DSpace on 2018-07-24T11:53:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ternes_Sonia_M.pdf: 4855023 bytes, checksum: ff6dd907e8bb92d70f2977be4e324c02 (MD5) Previous issue date: 1992
Resumo: A atividade de evolução de software requer medidas que indiquem o esforço a ser aplicado em uma mudança qualquer no sistema de software. As Matrizes de Probabilidades de Mudanças (Pf e Pc) e as Matrizes de Esforços de Mudanças (Ef e Ec) enfocam a interface entre os módulos que compõem o sistema de software, possibilitando a análise quantitativa dos efeitos colaterais produzidos. Dessas matrizes são obtidas várias medidas de complexidade nos escopos modular e do software que podem indicar, por exemplo, os módulos problemáticos para a atividade de evolução do software. Baseado nessas medidas foram propostos critérios objetivos que podem indicar a necessidade de particíonamento de módulos, redesenho do sistema de software e reimplementacão de módulos ou até mesmo de todo o sistema de software. Esses critérios podem ser utilizados numa metodologia de gerência de um ambiente de desenvolvimento e evolução de software, como apresentado neste trabalho. Finalmente, idéias básicas de um processo de particionamento de software são propostas, tendo como objetivo discutir o processo de obtenção das medidas de complexidade sobre partições de software e reduzir o esforço computacional da atividade de obtenção de métricas. Ferramentas foram produzidas para automatizar o processo de obtenção dessas medidas e critérios
Abstract: Software evolution activities require measures for the prediction of the amount of effort to be applied in any software system change. Probability Matrices (Pf and Pc) and Effort Matrices (Ef and Ec) focus on the interface between modules in the software system and allow a quantitative analysis of the side effects produced by a change. From these matrices, complexity measures are obtained in the modules and system scopes which may indicate, for example, the most troublesome modules for software evolution activities. Criteria based on those measures were proposed to indicate the need of module partitioning, software system redesign and module or software system reimplementation. These criteria can be used in a management methodology of software development and evolution environment which is presented in this work. Finally, basic ideas of a software partition process are proposed with the purpose of examining the process of extracting complexity measures on software partitions and reducing the computational effort in the measures extraction activity. Tools were produced for automation of the process to obtain these measures and criteria
Mestrado
Mestre em Engenharia Elétrica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Leomar dos. "Modelo de avaliação de capital intangível baseado em medidas não financeiras." Florianópolis, SC, 2008. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91859.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
Made available in DSpace on 2012-10-24T03:16:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 254915.pdf: 3364686 bytes, checksum: 63ac556d6791b47f35a11ae9f4446943 (MD5)
Com as mudanças ocorridas no cenário organizacional nas últimas décadas, de ordem geográfica, demográfica e de capital, as organizações passaram a defrontar-se com um novo modelo de gestão de seus recursos. A economia baseada no conhecimento e as implicações do uso deste têm forçado alterações significativas nas organizações em seus meios de produção, sua lógica de inovação de produtos e serviços e acima de tudo, na valorização dos indivíduos detentores do conhecimento. Entende-se que o grande desafio para as organizações atuantes na economia baseada no conhecimento é gerenciar o capital intelectual - encontrar e estimular, armazenar e compartilhar - tornou-se a tarefa econômica mais importante dos indivíduos, das empresas e dos países. Há necessidade de se desenvolver instrumentos que possam suprir as organizações com meios, ferramentas, metodologias ou tecnologias que as auxiliem a gerenciar o capital intelectual, extraindo o máximo de suas potencialidades, para auxiliar as organizações no sentido de obterem sucesso numa economia baseada em conhecimento. Com evidência na necessidade de se desenvolver modelos que auxiliem as organizações a melhor identificar e gerenciar seu capital intelectual, neste trabalho, mais especificamente o capital intangível o objetivo geral foi de elaborar modelo de avaliação do capital intangível, baseado em medidas não financeiras de mensuração, e os objetivos específicos: analisar alguns dos modelos existentes para avaliar ativos intangíveis nas organizações; definir os critérios para avaliar o capital intangível, que serviram de base para a construção do modelo, nos níveis estratégico, tático e operacional; efetuar uma aplicação do modelo, com vistas a avaliar sua efetividade e aplicabilidade; avaliar os elementos do modelo proposto com a prática organizacional. A metodologia constitui-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa e a parte prática da pesquisa utilizou o método de estudo de caso que tem por premissa, que um caso estudado com profundidade, pode ser considerado representativo de muitos outros, sendo utilizados como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas. Conclui-se que o objetivo principal do estudo, elaborar um modelo de avaliação do capital intangível baseado em medidas não financeiras foi atingido, Conclui-se que a maioria dos modelos de avaliação visam essencialmente definir um padrão ou um valor ecônomico ao capital intagível, sem preocupar-se efetivamente com sua validade e aplicabilidade para o negócios, e em muitos casos não permitindo que a organização defina ações e políticas de obtenção, desenvolvimento e retenção do conhecimento, com vistas a sua adequação aos desafio organizacionais. O aprofundamento dos estudos voltados às teorias de construção do conhecimento organizacional permitiu a identificação das tipologias de conhecimento demandadas em cada nível organizacional, elementos fundamentais na concepção do modelo. Verificou-se na aplicação do modelo como estudo de caso da empresa Gestão Consultoria em Processos Administrativos, que o mesmo serviu ao que se propôs, ou seja, permitiu mensurar e avaliar os ativos intangíveis da organização, sem tomar como base a valoração financeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Scorsin, Luiz Alberto. "Proposição de medidas de avaliação da qualidade em cadastro técnico multifinalitário." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94546.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2010
Made available in DSpace on 2012-10-25T11:47:29Z (GMT). No. of bitstreams: 0
A importância da informação geográfica contida em cadastros técnicos multifinalitários - haja vista sua relevância para a implementação de empreendimentos e projetos públicos e privados - requer que a boa qualidade desta seja assegurada para, assim, torná-la apta para o uso por múltiplos usuários. A legislação oficial brasileira é muito limitada ao definir os requisitos de qualidade que o dado geográfico deve atingir quando de sua geração. Por esse motivo devem ser buscadas outras referências no estabelecimento de procedimentos de avaliação da qualidade, tais como as normas da ISO - International Organization for Standartization voltadas especificamente à qualidade da informação geográfica e outras normas ISO voltadas a outras áreas da economia, mas que podem ser adequadas para a produção geográfica. Tendo como referência o procedimento apregoado por normas ISO esta dissertação desenvolveu algumas medidas de avaliação de qualidade de dados geográficos, aplicáveis a serviço de cadastro técnico multifinalitário urbano, as quais podem contribuir para a melhoria da qualidade das informações contidas nos referidos levantamentos.
The importance of geographical information contained in Multipurpose Technical Cadastre - considering its relevance to the implementation of public and private projects - requires that good quality is assured for it, thus making it suitable for use by multiple users. The official Brazilian legislation is very limited in defining the quality requirements that geographic data would achieve when being generated. For this reason, other references concerned specifically to the quality of geographic information, such as quality standards of ISO - International Organization Standartization suitable for the production geographically, as much as others ISO standards focused on other areas of the economy must be searched. With reference to the procedure touted by ISO standards, this work has developed some measures to assess quality of spatial data, applicable to the registration service technician multipurpose urban, which may contribute to improving the quality of the information contained in those surveys.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

VITORINO, Paulo Augusto. "Avaliação das medidas faringométricas em pacientes com apneia obstrutiva do sono." Universidade Federal de Pernambuco, 2016. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20268.

Full text
Abstract:
Submitted by Fabio Sobreira Campos da Costa (fabio.sobreira@ufpe.br) on 2017-08-04T14:36:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertacao FINAL - Paulo Vitorino.pdf: 2187063 bytes, checksum: c2fe1eb8fae33ac15ace546071154809 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-08-04T14:36:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertacao FINAL - Paulo Vitorino.pdf: 2187063 bytes, checksum: c2fe1eb8fae33ac15ace546071154809 (MD5) Previous issue date: 2016-06-13
A apneia obstrutiva do sono (AOS) é definida como a presença de episódios recorrentes de obstrução das vias aéreas superiores durante o sono e apresenta-se como uma cessação (apneia) ou redução (hipopneia) do fluxo aéreo, apesar da manutenção dos esforços inspiratórios. Sua patogênese ainda é desconhecida, sendo descrita como multifatorial. Como forma de avaliação alternativa à polissonografia (PSG), o uso da faringometria acústica como diagnóstico complementar da apneia obstrutiva do sono tem sido proposto.A faringometria acústica tem por função verificar a geometria da cavidade orofaríngea, apresentando-se como um exame potencialmente útil para localização de possíveis pontos de obstrução das vias aéreas superiores nos casos de apneia obstrutiva do sono. O presente estudo teve como objetivo avaliar as curvas faringométricas em pacientes com AOS e correlacionar a gravidade e sintomas da doença com estas variáveis faringométricas. Foram avaliados vinte pacientes submetidos à polissonografia, classificados em sujeitos sem e com OSA leve (grupo 1) e com OSA moderado e grave (grupo 2). Os sujeitos foram triados do Ambulatório de Pneumologia do Hospital Otávio de Freitas. Foram obtidas informações sobre sexo, idade, peso, escala de ronco de Stanford e da polissonografia. Posteriormente, foram submetidos à faringometria acústica. Para testar a normalidade e homogeneidade dos dados, foram utilizados os testes de Shapiro-Wilk e Levene, respectivamente. Para comparação entre os grupos, foi utilizado o teste de Mann-Whitney. Para verificar a correlação entre as variáveis, foi usado o coeficiente de correlação de Spearman. Os resultados estão mostrados em mediana (valor mínimo - valor máximo) e diferenças significantes foram assumidas quando p<0,05. Foram encontrados valores menores da área média faríngea [1,9cm² (1,3-4,4 cm²) vs. 2,8cm² (2,4-4,9 cm²)] e da área laríngea [2,2cm² (1,42,8 cm²) vs. 3,1cm² (1,1-4,6 cm²)] no grupo 2 quando comparados com o grupo 1, respectivamente. Na correlação entre o índice de apneia e hipopneia e a área média da faringe (r=-0,607) e volume faríngeo (r=-0,523) foram observadas correlações negativas moderadas. De acordo com os resultados do presente trabalho, a gravidade da AOS parece induzir alterações na geometria da faringe, mais especificamente promovendo redução na área média e no volume da faringe.
Obstructive sleep apnea (OSA) is defined as the presence of recurrent episodes of obstruction of the upper airway during sleep and is presented as a cessation (apnea) or reduction (hypopnea) of airflow, despite continued inspiratory effort. Its pathogenesis is still unknown, being described as multifactorial. As an alternative assessment to polysomnography (PSG), the use of acoustic pharyngometry as complementary diagnosis of obstructive sleep apnea has been proposto.A acoustic pharyngometry has the function to check the geometry of the oropharyngeal cavity, presenting itself as a potentially useful test for location of possible points of obstruction of the upper airway in cases of obstructive sleep apnea. This study aimed to compare the faringométricas curves in different rates of apnea / hypopnea and correlate the severity of OSA with faringométricas variables. We evaluated twenty patients undergoing polysomnography, classified into subjects without and with mild OSA (group 1) and with moderate and severe OSA (group 2). The subjects were screened from the Clinic of Pneumology Hospital Otavio de Freitas. Sex information was obtained, age, weight, snoring scale of Stanford and polysomnography. Subsequently they underwent acoustic pharyngometry. To test the normality and homogeneity of the data, the Shapiro-Wilk and Levene tests were used, respectively. To compare the groups, the Mann-Whitney test. To verify the correlation between the variables, we used the Spearman correlation coefficient. The results are mostradoas median (minimum - maximum) and significant differences were assumed when p <0.05. They found lower values of the mean pharyngeal area [1,9cm² (1.3 to 4.4 cm²) vs. 2,8cm² (2.4 to 4.9 cm²)] and Laryngeal area [2,2cm² (1.4-2.8 cm²) vs. 3,1cm² (1.1 to 4.6 cm²)] in group 2 compared to group 1, respectively. The correlation between the apnea-hypopnea index and the average area of the pharynx (r = -0.607) and pharyngeal volume (r = -0.523) moderate negative correlations were observed. According to the results of this study, its severity appear to induce changes in the geometry of the pharynx, more specifically promoting a reduction in the average size and the volume of the pharynx.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Medidas de Avaliação"

1

Perista, Heloísa. Impacto em função do género: Avaliação de medidas de política. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, Presidência do Conselho de Ministros, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Marins, João José Neves, and Sérgio Rego. Educação médica: Gestão, cuidado, avaliação. São Paulo: Hucitec Editora, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Comissão Interinstitucional Nacional de Avaliação do Ensino Médico. Avaliação do ensino médico no Brasil: Relatório geral, 1991-1997. [Brazil]: Comissão Interinstitucional Nacional de Avaliação do Ensino Médico, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Seminário de Gestão Participativa (2nd 2004 Nova Iguaçu, Brazil). Saúde da família: Panorama, avaliação e desafios. Brasília, DF: Editora MS, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Benigna, Maria José Cariri, and Maria Amélia Amado Rivera. Avaliação de serviços: Um olhar na qualidade da gestão em saúde. Campina Grande, PB: EDUEP, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Dgedge, Martinho. Segunda avaliação conjunta do desempenho do sector da saúde em Moçambique durante 2002: Versão final. Maputo: MISAU, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Serapioni, Mauro. Qualidade do Programa Saúde da Família no Ceará: Uma avaliação multidimensional. Fortaleza: Ed. UECE, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Serapioni, Mauro. Qualidade do Programa Saúde da Família no Ceará: Uma avaliação multidimensional. Fortaleza: Ed. UECE, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Dantas, Rosa Amélia Andrade. Perícia médica: Estabelendo nexo, avaliando danos e constatando incapacidade. São Paulo, SP, Brasil: LTr Editora, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Djalma Agripino de Melo Filho, Ronice Franco de Sá, and Junko Chuma. Avaliação do capital social nas áreas de atuação do Projeto Municípios Saudáveis no Nordeste do Brasil: Barra de Guaratiba, Bonito, Camocim de São Félix, Sairé, São Joaquim do Monte. 2nd ed. Recife: [s.n.], 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Medidas de Avaliação"

1

Sampaio, Lílian Ramos, Maria da Conceição Monteiro da Silva, Tatiane Melo de Oliveira, and Christiane Ishikawa Ramos. "Técnicas de medidas antropométricas." In Avaliação nutricional, 89–101. EDUFBA, 2012. http://dx.doi.org/10.7476/9788523218744.0007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ribeiro, Luciano Vianelli. "Perícias psiquiátricas: avaliação da capacidade civil." In Medicina legal: perícias, conceitos e reflexões, 330–43. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências, 2021. http://dx.doi.org/10.20396/isbn9786587100074.cap17.

Full text
Abstract:
Avaliação da Capacidade Civil: “Toda medida de proteção a uma pessoa ou um grupo humano vulnerável exige que, primeiro, se discrimine quem é vulnerável. Assim, uma questão atual consiste em estabelecer se medidas de proteção a enfermos mentais são avanços da civilização ou, contrariamente, um abuso a mais cometido contra eles.” (Prof. Miguel Chalub).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Figueiredo Frizzo, Ana Claudia. "Aplicabilidade das Medidas Eletrofisiológicas para o Diagnóstico Fonoaudiológico." In Perspectivas multidisciplinares em Fonoaudiologia: da avaliação à intervenção, 233–52. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2013. http://dx.doi.org/10.36311/2013.978-85-7983-452-3.p233-252.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nascimento, Cleonilde Maria do, Carla Luiza Barros Bernardes Borja, Bruno Edberg Alves de Lira, Jabson Herber Profiro de Oliveira, Dijanah Cota Machado, and Milton Marcelino Filho. "METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE ESPECTROFOTÔMETROS:ANÁLISE DA DISPERSÃO DAS MEDIDAS." In Teorias e Métodos da Biofísica, 25–35. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8931914033.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

"Lista de acrônimos, abreviaturas e unidades de medidas." In Avaliação da OCDE sobre Telecomunicações e Radiodifusão no Brasil 2020. OECD, 2020. http://dx.doi.org/10.1787/278da8b6-pt.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Soares, Lays Ayara de Souza, Fernanda Benício Coelho de Araújo, Israel Lobato Rocha, Cleide Dias de Sousa, Márcio Cleto Soares de Moura, and Joselia Paes Ribeiro de Sousa. "AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS EM TRECHOS DE RIO ATRAVÉS DE UM PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA: PARTE II." In Pesquisas Multidisciplinares Aplicadas ao Meo Ambiente - Vol. II, 128–41. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060909.

Full text
Abstract:
Os cursos d’água têm sido alvo de várias intervenções ambientais que modificam suas características naturais. A mensuração da qualidade ambiental é amplamente realizada pelo emprego dos Protocolos de Avaliação rápida de Rios (PARs). Pelo presente estudo é realizada a avaliação dos impactos ambientais através de um protocolo de avaliação rápida no rio Corrente, localizado no município de Corrente, estado do Piauí, por se constituir na principal fonte utilizada no abastecimento do município. Os capítulos são constituídos em parte I e parte II visando a complementação das informações. Esta segunda parte trata das informações relativas aos materiais empregados, métodos, resultados e conclusões. O uso indiscriminado dos recursos naturais pelo homem causa uma crescente degradação ambiental. Os resultados obtidos através da aplicação do protocolo de Avaliação Rápida revelaram que o rio Corrente passa por fortes impactos advindos das ações antrópicas decorrentes do uso e ocupação da terra e esses impactos afetam diretamente a quantidade e a qualidade da água disponível nesse rio. O diagnóstico precoce impede a expansão desses impactos, pois ele permite detectar desde ambientes minimamente perturbados, até condições ambientais severamente afetadas. Diante dos resultados obtidos a parti da análise foi possível verificar a necessidade de adotar medidas que venham pelo menos minimizar os processos de degradação do rio Corrente, o que poderia ser feito por meio da regularização da ocupação da terra nas suas margens, com o apoio das autoridades competentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Soares, Lays Ayara de Souza, Fernanda Benício Coelho de Araújo, Israel Lobato Rocha, Cleide Dias de Sousa, Márcio Cleto Soares de Moura, and Joselia Paes Ribeiro de Sousa. "AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS EM TRECHOS DE RIO ATRAVÉS DE UM PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA: PARTE I." In Pesquisas Multidisciplinares Aplicadas ao Meo Ambiente - Vol. II, 116–27. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060908.

Full text
Abstract:
Os cursos d’água têm sido alvo de várias intervenções ambientais que modificam suas características naturais. A mensuração da qualidade ambiental é amplamente realizada pelo emprego dos Protocolos de Avaliação rápida de Rios (PARs). Pelo presente estudo é realizada a avaliação dos impactos ambientais através de um protocolo de avaliação rápida no rio Corrente, localizado no município de Corrente, estado do Piauí, por se constituir na principal fonte utilizada no abastecimento do município. Os capítulos são constituídos em parte I e parte II visando a complementação das informações. Esta primeira parte trata das informações relativas à fundamentação teórica úteis na apreciação da segunda parte. Os pontos avaliados do rio Corrente foram escolhidos com o propósito de avaliar o nível de impacto ambiental em cursos d’água inseridos na zona urbana e rural. Os resultados obtidos através da aplicação do protocolo de Avaliação Rápida revelaram que o rio Corrente passa por fortes impactos advindos das ações antrópicas decorrentes do uso e ocupação da terra e esses impactos afetam diretamente a quantidade e a qualidade da água disponível nesse rio. O diagnóstico precoce impede a expansão desses impactos, pois ele permite detectar desde ambientes minimamente perturbados, até condições ambientais severamente afetadas. Diante dos resultados obtidos a partir da análise foi possível verificar a necessidade de adotar medidas que venham pelo menos minimizar os processos de degradação do rio Corrente, o que poderia ser feito por meio da regularização da ocupação da terra nas suas margens, com o apoio das autoridades competentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rosa, Júlio César Fontana, and Luciano Vianelli Ribeiro. "Perícias psiquiátricas: avaliação da imputabilidade penal e periculosidade." In Medicina legal: perícias, conceitos e reflexões, 344–58. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências, 2021. http://dx.doi.org/10.20396/isbn9786587100074.cap18.

Full text
Abstract:
A Psiquiatria Forense Criminal se reveste de grande importância pela sua participação seja na criação, seja na aplicação das leis. Torna possível o entendimento da doença mental como fator, ou não, de modificação da responsabilidade penal. Deste modo permite a devida análise do agente (e circunstâncias) definindo, ou sua responsabilidade, ou uma condição de fator de transtorno mental determinante. Neste último caso, então com indicação de medidas de segurança (internações em casas de custódia) em face de possível periculosidade, bem como na avaliação dela quanto a cessação da mesma. Deste modo acompanhando todo o processo de atendimento do agente com sua juridicidade modificada pelo transtorno mental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Danielle Priscilla Sousa, Gabriela Oliveira Parentes da Costa, Ricardo Clayton Silva Janses, Ana Rayonara de Sousa Albuquerque, Felipe de Sousa Moreiras, Giuliane Parentes Riedel, Magald Cortez Veloso de Moura, et al. "AVALIAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL E DAS MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS DE ADOLESCENTES SECUNDARISTAS." In Políticas sociais e de atenção, promoção e gestão em enfermagem 3, 124–33. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.95521130815.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Costa, Ricardo Araújo, Sebastião Benício da Costa Neto, Ivone Felix de Sousa, Larissa Cole, and Virgínia Célia de Barros Oliveira. "AVALIAÇÃO DO BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE." In Coleção Gênesis: ciência e tecnologia, 47–52. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2019. http://dx.doi.org/10.18224/genesis.v1.2019.47-52.

Full text
Abstract:
O sofrimento psíquico pode ser considerado uma resultante da combinação de características pessoais, aspectos relacionais e condições ambientais que levam a uma condição de esgotamento psicofísico que tem sido compreendida por meio da Síndrome de Burnout - SB. Objetivo geral: avaliar a SB nos profissionais da área da saúde, com o intuito de detectar os principais indicadores de sua manifestação. Objetivos específicos: levantar o perfil sociodemográfico dos participantes; Avaliar os indicadores da SB em profissionais da área da saúde de instituição pública; e, Compreender os indicadores de exaustão emocional, desumanização e perda do sentido do trabalho. Método: trata-se de um estudo descritivo, exploratório e quantitativo. A coleta de dados deu-se em instituições públicas de saúde do Estado de Goiás. Os instrumentos de medidas utilizados foram o Maslach Burnout Inventory-General Survey (MBI-GS) e o Questionário Sociodemográfico. Os dados foram analisados por meio do Programa estatístico SPSS-20. Resultados: foi obtida uma amostra de 371 profissionais de instituições públicas do estado de Goiás. Grande parte dos profissionais tinha entre 31 e 40 anos, totalizando 39,7% da amostra. Dentre os participantes, 76,3% são do sexo feminino, 45,1% são casados e com nível de escolaridade predominante superior completo, compreendendo 46,8% da amostra. Conclusão: Embora os trabalhadores de saúde estejam expostos a SB, não foram observados elevados níveis da síndrome na amostra. Contudo, identificou-se que o cinismo e a ineficácia apresentam valores elevados, constituindo-se como alerta, já que, se não forem implementadas medidas preventivas, estes trabalhadores poderão vir a desenvolver o burnout.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Medidas de Avaliação"

1

Bezerra, Carla I. M., José Maria Monteiro, and Rossana M. C. Andrade. "Avaliação da Qualidade do Modelo de Features em Linhas de Produtos de Software Utilizando Medidas." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2013. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2013.15272.

Full text
Abstract:
Em Linhas de Produto de Software (LPS), a avaliação da qualidade é um fator crítico, pois um erro na linha pode se propagar para diversos produtos. Enquanto o modelo de features é um dos principais artefatos de uma LPS, uma das estratégias existentes para avaliar a qualidade consiste em utilizar medidas para essa avaliação. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo propor um conjunto de medidas para avaliação da qualidade do modelo de features de uma LPS. Inicialmente, as medidas são identificadas a partir de uma ampla revisão bibliográfica e, em seguida, uma especificação detalhada das mesmas é proposta. Essas medidas são então utilizadas para avaliar a qualidade do modelo de features do Mobiline, uma LPS voltada para aplicações móveis e sensíveis ao contexto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nakamura, Emilio, José Reynaldo Formigoni Filho, and Marcos Cesar Ide. "Metodologia de Avaliação de Riscos e Medidas de Segurança na Proteção de Dados Pessoais." In V Workshop de Regulação, Avaliação da Conformidade e Certificação de Segurança. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/wrac.2019.14032.

Full text
Abstract:
Este artigo trata de aspectos relacionados com a proteção de dados pessoais, da criação das leis gerais de proteção de dados, assim como quais são as alternativas que as empresas estão buscando para atender aos requisitos de segurança demandados por tais leis. Além disso, é apresentada uma metodologia de avaliação de risco e segurança para suportar as empresas no atendimento dos requisitos de segurança demandados pela Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil (LGPD).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nascimento, Cleonilde Maria do, Carla Luiza Barros Bernardes Borja, Bruno Edberg Alves de Lira, Jabson Herber Profiro de Oliveira, Dijanah Cota Machado, and Milton Marcelino Filho. "METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE ESPECTROFOTÔMETROS: ANÁLISE DA DISPERSÃO DAS MEDIDAS." In Encontro Anual da Biofísica 2018. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/biofisica2018-22.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lima, Clauciane, Altieris M. Peixoto, Luiz Gomes-Jr, Keiko V. O. Fonseca, and Ricardo Lüders. "Avaliação da Acessibilidade de Regiões Urbanas de Curitiba aos Serviços de Saúde Pública Baseada em Análise de Grafos e Georreferenciamento." In Escola Regional de Banco de Dados. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/erbd.2021.17249.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve uma abordagem baseada em análise de grafos e georreferenciamento para determinar medidas de acessibilidade de regiões urbanas às unidades de saúde, utilizando dados abertos de serviços de saúde e transporte públicos de Curitiba. Um bom atendimento primário de saúde pode evitar complicações e reduzir consequências das doenças, além de considerar questões sociais de atendimento da população. A acessibilidade foi medida para deslocamentos a pé e por transporte público. Estas medidas são agregadas em um modelo que considera fatores socioeconômicos para listar zonas de maior vulnerabilidade, as quais devem ser priorizadas em termos de investimento público ou ajustes na rede de transporte. Os resultados mostram que o modelo utilizado é efetivo na identificação de regiões vulneráveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bezerra, Carla I. M., Rossana M. C. Andrade, and José Maria Monteiro. "Medidas para Avaliação da Manutenibilidade do Modelo de Features de Linhas de Produto de Software Tradicionais e Dinâmicas." In XVI Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2017.15119.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo investigar a manutenibilidade e propor soluções para avaliar o modelo de features utilizando medidas. Para atingir esse objetivo, foi elaborado um catálogo de medidas de qualidade de manutenibilidade, e para apoiar o uso do catálogo, foi desenvolvida uma ferramenta, que permite a coleta automática de medições pertencentes a este catálogo. Para validação foi realizado um estudo exploratório que investiga o impacto da evolução dos modelos de features na manutenibilidade; um estudo de caso exploratório efetuado com o intuito de explorar os relacionamentos entre as medidas de manutenibilidade; e um estudo com o propósito de agregar medidas, relacionadas à LPSDs, por meio da utilização de lógica fuzzy. Os resultados desta tese sugerem que as medidas de qualidade podem ser efetivamente utilizadas para apoiar a avaliação da manutenibilidade de modelos de features
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferreira, Andressa Bezerra, Reinaldo Bezerra Braga, and Rossana Maria De Castro Andrade. "Medidas de Qualidade para a Avaliação da Confiança no Funcionamento em Sistemas Ubíquos." In XV Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2016.15134.

Full text
Abstract:
Sistemas ubíquos são, por princípio, autônomos e capazes de perceber o ambiente, e as atividades e necessidades do usuário. Entretanto, esta percepção e tomada de decisão de forma autônoma faz com que a aceitação e utilização desse tipo de sistema demande confiança no funcionamento por parte do usuário. Garantir essa confiança é uma tarefa difícil e ainda mais desafiadora nesses sistemas devido às suas peculiaridades (e.g., mobilidade, sensibilidade ao contexto). Uma das possíveis técnicas para a avaliação da confiança no funcionamento em sistemas ubíquos é o uso de medições e este artigo apresenta um conjunto de treze medidas de qualidade para essa avaliação bem como estudos de caso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ferreira, Andressa, Leonardo Piva, Reinaldo Braga, and Rossana Andrade. "Avaliação da Confiança no Funcionamento de Sistemas de Detecção e Alerta de Quedas." In VII Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2015. http://dx.doi.org/10.5753/sbcup.2015.10165.

Full text
Abstract:
Sistemas na área de detecção e alerta de quedas estão se tornando cada vez mais populares. Entretanto, é necessária uma alta precisão no serviço provido pelo sistema para que o usuário possa aceitá-lo e confiar no seu funcionamento. Para tanto, é importante que o sistema seja capaz de identificar comportamentos normais (i.e., sentar, deitar) e anormais (i.e., queda), sem causar qualquer prejuízo ou dano. Buscando contribuir para o alcance dessa confiança, este trabalho apresenta um conjunto de medidas de qualidade de software para a avaliação da confiança no funcionamento em sistemas de detecção e alerta de quedas. As medidas são coletadas em um sistema Android e os resultados obtidos são apresentados e analisados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barcellos, Monalessa Perini, and Ana Regina Cavalcanti da Rocha. "Avaliação de Bases de Medidas considerando sua Aplicabilidade ao Controle Estatístico de Processos de Software." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2008. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2008.15536.

Full text
Abstract:
As exigências cada vez maiores do mercado de software levam as empresas a necessitarem de processos de software maduros, capazes de atender às demandas de qualidade e produtividade. A aplicação do controle estatístico na análise de desempenho de processos utiliza dados coletados ao longo dos projetos para analisar o comportamento dos processos da organização, identificando as ações necessárias para a estabilização e melhoria desses processos. Um elemento essencial para a aplicação do controle estatístico de processos é a adequação das medidas utilizadas. Este artigo apresenta um instrumento para avaliação de bases de medidas considerando sua aplicabilidade ao controle estatístico de processos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Barcellos, Monalessa Perini, Ana Regina C. da Rocha, and Ricardo de A. Falbo. "IABM: Instrumento para Avaliação de Bases de Medidas para Controle Estatístico de Processos de Software." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2010. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2010.15425.

Full text
Abstract:
As organizações de software têm mostrado um crescente interesse por programas de melhoria de processos. Na alta maturidade, a melhoria de processos de software envolve a implementação do controle estatístico de processos, que requer que tenham sido definidas medidas e coletados dados úteis a esse contexto. No entanto, essa tem sido uma das principais dificuldades apontadas pela literatura para a realização bem sucedida do controle estatístico de processos. Considerando essa questão, este artigo apresenta um instrumento para avaliação de bases de medidas com o objetivo de auxiliar as organizações de software na preparação e implementação do controle estatístico de processos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Edilson, José Jr., and José Santos. "Avaliação de algoritmos de localização de alvos baseados apenas em medidas de marcação." In XXXIV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações. Sociedade Brasileira de Telecomunicações, 2016. http://dx.doi.org/10.14209/sbrt.2016.73.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography