Academic literature on the topic 'Melhoria contínua'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Melhoria contínua.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Melhoria contínua"

1

Ramos, Maurício, Ana Laura Brandão, Leonardo Graever, and Carlos Eduardo Aguilera Campos. "Melhoria contínua da qualidade." Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 16, no. 43 (September 26, 2021): 2736. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc16(43)2736.

Full text
Abstract:
Introdução: A melhoria contínua da qualidade (MCQ) em saúde pode ser conceituada como um compromisso de melhorar continuamente a qualidade do cuidado, centrando-se nas preferências e necessidades das pessoas que usam os serviços. No Brasil, entre os anos de 2009 e 2016, houve grande incentivo à avaliação do desempenho e melhoria da qualidade das equipes de saúde da família (eSF), através do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). No município do Rio de Janeiro (MRJ), ocorreram os seminários de accountability, um processo organizado pela gestão municipal para apresentação e avaliação de resultados por avaliadores externos a partir de uma matriz de indicadores previamente definidos, e os seminários de avaliação e melhoria da qualidade, organizados em 2018, com a prerrogativa do uso de ferramentas de MCQ pelas eSF e gestão local. Objetivos: Analisar a experiência das equipes de APS do MRJ em utilizar ferramentas de MCQ no seu processo de trabalho. Métodos: Foram realizadas entrevistas semiestruturadas aos profissionais que compõe a coordenação técnica das unidades básicas de saúde, avaliando-se a percepção geral sobre o trabalho e a rede, a presença de planejamento estratégico e a compreensão sobre os seminários de avaliação e melhoria da qualidade, por meio de da análise do conteúdo das entrevistas. Resultados: Dos entrevistados, 54% avaliam seu trabalho como “regular” e 36 % como “ruim” e todos entrevistados levaram em consideração o atual cenário da APS do MRJ para autoavaliação. Dos participantes, 86% relataram que as reuniões de equipe não acontecem na periodicidade prevista, contudo apontam para a ênfase no planejamento dos processos de trabalho nas reuniões. Somente 10% informaram que utilizam indicadores em saúde para nortear as ações a serem discutidas em reunião. Apenas 14% conseguiram realizar o itinerário completo dos seminários de MCQ com apoio de toda a equipe. Conclusão: Evidenciou-se a importância da institucionalização da MCQ e da avaliação em saúde, a influência negativa de um cenário político adverso e seu impacto nos processos de MCQ.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mesquita, Melissa, and Dário Henrique Alliprandini. "Competências essenciais para melhoria contínua da produção: estudo de caso em empresas da indústria de autopeças." Gestão & Produção 10, no. 1 (April 2003): 17–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2003000100003.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa descritiva e exploratória realizada em três empresas da indústria de autopeças, certificadas com ISO 9000 e QS 9000, a fim de identificar competências essenciais para melhoria contínua da produção. As principais observações encontradas foram: as empresas há muito vêm estruturando uma sistemática e desenvolvendo o treinamento em técnicas e ferramentas necessárias, considerando-se, assim, habilitadas a executar atividades de melhoria. Entretanto, elas não estão conduzindo atividades de melhoria contínua visando ao aumento de seu nível de maturidade, com foco no desenvolvimento de competências. Este artigo apresenta uma discussão sobre a importância da condução da gestão da melhoria contínua com base na gestão de competências, visando garantir o amadurecimento contínuo das atividades de melhoria contínua na organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bresciani, Jorzimar Benhur, Fernanda Schwanke Bianchet, Micheli Zanetti, Josiane Maria Muneron de Mello, Marcelo Fabiano Costella, and Francieli Dalcanton. "O Kaizen como sistema de melhoria contínua: um estudo de caso em uma indústria de nutrição animal." Sistemas & Gestão 15, no. 3 (December 7, 2020): 213–22. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2020.v15n3.1609.

Full text
Abstract:
A demanda por alimentos destinados à nutrição animal tem aumentado com o passar dos anos, fazendo com que as indústrias invistam cada vez mais nos processos produtivos. Para melhorar a eficiência dos processos, a utilização do Kaizen é uma ferramenta viável para a implantação de melhorias contínuas. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi implantar o Kaizen em uma indústria de nutrição animal para obter diversas melhorias no processo produtivo desta empresa. O método de pesquisa consistiu em um estudo de caso com aplicação dos passos propostos pela ferramenta Kaizen, o qual iniciou com a definição do mapa de fluxo de valor e seguiu com planos de ações para as melhorias propostas. Dentre os resultados, foram implantadas dez medidas de melhoria nos diferentes setores da empresa, as quais permitiram uma melhoria na produção de produtos para a nutrição animal. A implicação prática é o método de aplicação do Kaizen como ferramenta de melhoria contínua com o auxílio do mapa de fluxo de valor em uma empresa do ramo alimentício.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rodrigues, Francisco Wescley Florencio, Joao Welliandre Carneiro Alexandre, Silvia Maria de Freitas, Fernando Ribeiro de Melo Nunes, Joao Batista Turrioni, and Maxwell Veras Rodrigues. "Identificação do relacionamento entre melhoria contínua e a aprendizagem organizacional na indústria de linha branca dos níveis 1º e 2º da cadeia produtiva." Revista Produção Online 16, no. 4 (December 15, 2016): 1349. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v16i4.2352.

Full text
Abstract:
O artigo objetiva identificar relações entre maturidade da melhoria contínua e aprendizagem organizacional na indústria. Analisa a contribuição desses fatores para a eliminação de barreiras que comprometam a qualidade dos processos e produtos em uma cadeia produtiva. A metodologia baseou-se em pesquisa qualitativa realizada em três empresas atuantes na cadeia de eletrodomésticos de linha branca, produtor, fornecedor e seu fornecedor. Aplicaram-se dois questionários nas três empresas pesquisadas, em funcionários com cargos de chefia nas áreas de produção, qualidade e engenharia. O questionário "Guia para Verificação da Melhoria Contínua na Organização", semiestruturado, contendo perguntas abertas e fechadas busca identificar habilidades organizacionais para melhoria contínua, caracterizando a organização quanto ao Sistema de Gestão da Qualidade, evidenciando os diferentes processos de aprendizagem organizacional. O questionário "Diagnóstico do Nível de Excelência Organizacional em Melhoria Contínua", estruturado, contendo perguntas fechadas, visa medir em qual dos 5 níveis de maturidade organizacional em melhoria contínua se encontra cada empresa, detalhando suas habilidades e comportamentos constitutivos. Concluiu-se que a maturidade em melhoria contínua está ligada positivamente à aprendizagem organizacional. As empresas que possuem boas práticas em aprendizagem organizacional se localizam nos melhores níveis de maturidade em melhoria continua.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Attadia, Lesley Carina do Lago, and Roberto Antonio Martins. "Medição de desempenho como base para evolução da melhoria contínua." Production 13, no. 2 (2003): 33–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132003000200004.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo apresentar uma discussão teórica sobre as formas pelas quais a medição de desempenho pode suportar o processo de melhoria contínua. O artigo parte do pressuposto de que o processo de melhoria contínua apresenta diferentes estágios de evolução e necessita de uma infra-estrutura para atingir os objetivos prometidos. A medição de desempenho é um desses elementos e precisa ter diferentes características em cada estágio de evolução da melhoria contínua. Dessa forma, a partir de um estudo teórico um modelo é proposto para que a medição de desempenho tenha as características necessárias para dar suporte a cada estágio de evolução do processo de melhoria contínua.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vivone, Marcus Vinicius, and Alvair Silveira Torres Junior. "Agentes internos de melhoria contínua: uma revisão bibliográfica." Gestão e Sociedade 11, no. 28 (December 28, 2016): 1611–36. http://dx.doi.org/10.21171/ges.v11i28.2124.

Full text
Abstract:
A implantação de um processo ou programa de melhoria contínua pode ser verificada amplamente no contexto organizacional. Para que produtos, processos e serviços sejam melhorados é necessário a realização de intervenções, usualmente denominadas projetos de melhoria. Os profissionais, membros da organização, devem estar aptos, disponíveis e engajados na identificação, seleção e condução de projetos de melhoria. O presente artigo visa identificar elementos relevantes para a transformação efetiva de profissionais, membros da organização, em agentes internos de melhoria. Foi realizada uma extensa revisão bibliográfica nas bases de dados Web of Sciene e Proquest. Os conceitos identificados como relevantes foram transformados em proposições teóricas. Recomendações a prática gerencial e a teoria acadêmica foram listadas, incluindo as limitações das conclusões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oprime, Pedro Carlos, Glauco Henrique de Sousa Mendes, and Márcio Lopes Pimenta. "Fatores críticos para a melhoria contínua em indústrias brasileiras." Production 21, no. 1 (February 18, 2011): 1–13. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132011005000008.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é identificar e analisar fatores críticos no desenvolvimento de atividades de melhoria contínua (MC) em empresas industriais brasileiras. Um modelo conceitual de relacionamento entre práticas e resultados foi testado por meio de um survey utilizando uma amostra de 46 empresas industriais. Fatores como: treinamento em ferramentas de solução de problemas, o incentivo a sugestões, a comunicação face a face, visitas ao chão de fábrica e adoção de sistemas de incentivos, se mostraram críticos para alcance de sucesso em atividades de MC. Identificaram pela análise fatorial dois constructos críticos relacionados ao processo de melhoria contínua: 1) a promoção das atividades de melhoria contínua por meio de políticas de incentivos; e 2) o suporte e liderança da alta administração e ativa participação da gerência. Observou-se que há relação estatisticamente significativa entre o uso de técnicas de solução de problemas e mecanismos de incentivos com o desempenho das empresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vasconcellos de Magalhaes Castro, Carlos Vinicius, and João Batista De Camargo Junior. "The benefits and challenges of a continuous improvement area in a manufacturing plant." Quaestum 1 (June 30, 2020): 1–6. http://dx.doi.org/10.22167/2675-441x-20200528.

Full text
Abstract:
A área de Melhoria Contínua é uma parte da empresa que busca suportar a implementação e execução de tarefasvoltadas às melhorias dos processos, o que pode vir a gerar maior valor agregado nas linhas produtivas. Nesse contexto, oobjetivo desse trabalho foi identificar os benefícios que a área de Melhoria Contínua fornece à produção da planta, bemcomo os principais desafios que enfrenta durante a aplicação do seu programa em todos os níveis de uma unidade de fabricaçãode bobinas de alumínio. A metodologia utilizada para atingir essa meta foi composta por entrevistas qualitativas com24 profissionais da empresa estudada, incluindo líderes de área, técnicos mecânicos, técnicos elétricos e líderes de primeira,segunda e terceira camadas, e da análise dos dados a partir do confronto com a literatura. Os principais resultados do trabalhoindicaram que os benefícios que a área de Melhoria Contínua fornece à produção da planta são compostos pela reduçãodos desperdícios, capacitação da força de trabalho e pelo desdobramento dos objetivos corporativos em objetivos tangíveispara a planta. Quanto aos principais desafios que enfrentaram durante a aplicação de seus programas, eles se relacionaramcom pessoas que não estão dispostas a mudar a forma que executam seus trabalhos e em encontrar a melhor forma de secomunicar com os envolvidos no programa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Henning, Elisa, Custodio da Cunha Alves, Sérgio Luis Wendt, and Camila Corrêa Ricardo. "Processo de automatização de uma fresadora: um estudo de melhoria contínua baseado na metodologia do ciclo PDCA." Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 6, no. 1 (August 6, 2013): 1–20. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v6i1.331.

Full text
Abstract:
As organizações atualmente estão enfrentando uma nova economia globalizada motivada por desafios cada vez mais exigentes. Hoje, seus concorrentes podem estar em qualquer lugar do planeta e a sobrevivência no mercado está condicionada a melhoria contínua da fabricação de seus produtos e prestação de serviços. Neste contexto de extrema concorrência, as organizações utilizam cada vez mais diferentes metodologias, abordagens e ferramentas estatísticas para melhoria contínua de seus processos. Este artigo utiliza a metodologia do ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA) no processo de automatização de uma fresadora numa indústria do setor metal mecânico da região norte do estado de Santa Catarina. Para aplicação correta desta metodologia as ferramentas de análise e de melhoria contínua são formatadas e adaptadas de acordo com a necessidade e demandas da equipe, através da coleta de dados, análise dos casos, implementação de ações e monitoramento de todo o processo de automatização. Os resultados decorrentes dessa metodologia contribuíram positivamente na melhoria contínua do processo de fresamento, algo que evidencia o melhor aproveitamento tecnológico da fresadora. Houve um aumento da qualidade deste processo, aliado a um maior bem estar dos operadores desta máquina, no ambiente trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gonzalez, Rodrigo Valio Dominguez, and Manoel Fernando Martins. "Melhoria contínua e aprendizagem organizacional: múltiplos casos em empresas do setor automobilístico." Gestão & Produção 18, no. 3 (2011): 473–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2011000300003.

Full text
Abstract:
A acirrada competição, ressaltada pela disputa globalizada, exige que as organizações estabeleçam inovações cada vez mais frequentes e rápidas a fim de atender às mudanças tecnológicas, econômicas e políticas que a sociedade atravessa. Neste contexto, a melhoria contínua dos produtos e processos produtivos é necessária para manter a empresa competitiva, entretanto, muitas destas iniciativas fracassam dentro das organizações. Com o objetivo de analisar como os mecanismos de aprendizagem sustentam as atividades de melhoria, é realizada uma pesquisa de campo, baseada no estudo de caso em três empresas do setor automobilístico. O artigo conclui que, além de implantar programas e ferramentas para resolução de problemas, as organizações precisam desenvolver ambientes que estimulem a aprendizagem e a cooperação entre seus indivíduos, trabalhando no desenvolvimento dos recursos humanos para que as iniciativas de melhoria sejam, de fato, contínuas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Melhoria contínua"

1

Neto, Eliseu Samuel Barros. "Melhoria contínua na Inforlândia." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1742.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
O presente trabalho resulta do estágio curricular desenvolvido na empresa Inforlândia – Sistemas e Serviços de Informática, Lda. Teve como objectivos principais o estudo da satisfação dos clientes desta empresa, recorrendo ao envio, recepção e posterior análise dos inquéritos enviados para os três tipos de clientes existentes nesta empresa: Clientes Finais; Revenda; e Empresariais. Outro dos objectivos presentes neste trabalho foi o estudo e análise das características de um computador portátil INSYS segundo o modelo de Kano. Por fim apresenta-se o estudo efectuado às não conformidades registadas durante o processo produtivo da empresa, apresentando as acções de melhoria implementadas e respectivos resultados pós implementação das referidas acções. Todas as vertentes objecto de estudo no presente trabalho, têm em conta a melhoria contínua dos processos, a satisfação dos clientes e a eficácia e eficiência dos processos de uma determinada organização. Estes pontos referidos têm em conta, também, as exigências da Norma NP EN ISO 9001:2008. ABSTRACT: This present work is result of a curriculum internship developed at the company Inforlândia – Systems and Servicer for computers, Ltd. One of the main goals was to study the customer satisfaction of the company, through the dispatch, reception and later analysis of the surveys sent to three types of existing clients in this company: Final Clients; Resale Clients; and Business Clients. Another one of the goals present in the work was the study and analysis of the characteristics of an INSYS laptop computer according to the Kano model. Finally, it is presented the study on the non conformities records during the productive process of the company, presenting the continuous improvements actions and their results after the implementation of these last mentioned actions. All of the study object strands in this present work, the efficacy and efficiency of the processes in a determined organization. These referred points also have in mind, the demands of the Norm NP EN ISO 9001:2008.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Poço, José Luís da Costa. "Melhoria contínua na indústria automóvel." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2008. http://hdl.handle.net/10773/1593.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
No cenário cada vez mais competitivo, empresas do sector automóvel vêm continuamente procurando mecanismos que permitam a optimização dos resultados, a redução nos custos industriais, a redução nos prazos de entrega, a eliminação de desperdícios, alcançando assim, um aumento real de lucros e consequente rentabilidade. Adiciona-se a importância que se tem dado à questão da implementação das acções estratégicas nas empresas na procura contínua da melhoria dos seus processos. Para tratar esta questão, neste trabalho realizou-se um projecto de aplicação de técnicas de melhoria contínua numa empresa da indústria automóvel, onde se pode observar os aspectos positivos associados a essas técnicas na melhoria dos processos. Nomeadamente, observou-se um aumento do running time de alguns equipamentos e uma redução do sobre-consumo e desperdício de materiais. Os resultados apresentados neste relatório permitem concluir que foi bastante positiva a decisão por parte da empresa da implementação do conceito de melhoria contínua e reforçam a importância e o potencial da filosofia de melhoria contínua. ABSTRACT: In the current competitive market environment, companies from the automotive industry are continuously seeking for mechanisms to optimize their results, reduce their production costs, reduce lead times and eliminate waste, in order to increase their profitability. Also, these companies have been giving particular attention to the implementation of strategic actions related to the continuous improvement of the processes. To handle this issue, a project aiming at applying continuous improvement techniques to the production process of a company from the automotive industry was developed. The results of the project show a significant improvement of the production process, namely, in the increasing of the running time of some equipments and on the reduction of over-consumption and waste, which reinforces the importance and potential of the continuous improvement philosophy.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Marques, Ana Teresa Duarte. "Melhoria contínua na cadeia logística." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2017. http://hdl.handle.net/10773/23500.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
O presente relatório surge no âmbito da necessidade que a empresa PrimeLux tem pela melhoria no seu processo de encomendas, com o objetivo de melhorar todo esse processo, mais propriamente a atividade de picking. Esta apresentava sinais de necessidade de melhoria, uma vez que a sua realização cada vez mais se tornava confusa. Posto isto, a PrimeLux sentiu a necessidade de reformular todo o seu layout para que esta atividade voltasse ao seu curso normal. Para isso, foram adotados diversos princípios com o intuito de se obter a melhor solução possível.
This report is based on the need for the PrimeLux company to improve it’s ordering process, with the aim of improving the whole process, more precisely the picking activity. It showed signs of need for improvement as it’s realization became increasingly confusing. That said, PrimeLux felt the need to reshape it’s entire layout so that this activity would return to it’s normal curse. For this, several principles were adopted in order to obtain the best possible solution.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Breda, Luís Gabriel Lemos. "Melhoria contínua aplicada à manutenção industrial." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2011. http://hdl.handle.net/10773/7785.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
A melhoria contínua há muito que é percepcionada como uma das formas mais eficazes para melhorar o desempenho e a qualidade das organizações, não se podendo ignorar a sua importância na antecipação dos cenários de mudança. Este projecto avalia a implementação da melhoria contínua nos processos de manutenção aplicada à gestão da manutenção na Saint-Gobain Mondego, em âmbito de estágio curricular pela Universidade de Aveiro. A gestão do processo de manutenção fornece um contributo significativo para o aumento da competitividade das organizações, quer ao nível dos custos quer ao nível da imagem e excelência da organização. A metodologia utilizada foi o Ciclo PDCA, através de ferramentas de análise e de melhoria contínua, que foram formatadas e adaptadas de acordo com a realidade organizacional, através da recolha de dados, análise dos casos, implementação de acções e monitorização de todo o processo. Os resultados permitiram retirar algumas conclusões, nomeadamente a nível comportamental, com a alteração dos comportamentos dos colaboradores.
Continuous improvement is perceptioned as one of the most effective ways to improve the performance and quality of the organizations, and its importance in the antecipation of the scenario change cannot be ignored. This report analyses the implementation of the continuous improvement in the maintenance processes of a Project at Saint-Gobain Mondego, framed in curricular internship by Universidade de Aveiro. The management of maintenance in Maintenance field may provide a meaningful contribution to attaining competitive edge, both in termo f costs and image and excelence of the organization. The methodology used was the PDCA Cycle, through quality and continuous improvement tools, that were formated and adapted to organizational reality, through data collection, case analisys, action implementation and monotoring of the whole process. The results allowed to draw some conclusions, including the level of change employees'behaviors.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Semião, Rui Miguel Santos Coelho. "Desenvolvimento de um indicador de melhoria contínua." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2008. http://hdl.handle.net/10773/1617.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
O presente relatório resulta do desenvolvimento de um projecto de estágio efectuado, ao longo de nove meses, na empresa Bosch Termotecnologia SA. O objectivo deste trabalho é a definição da forma de cálculo de um indicador, que permitirá avaliar a frequência com que é produzido um grupo específico de produtos da empresa. O cálculo periódico deste indicador e, consequentemente, o seu acompanhamento irão permitir uma maior transparência no processo de planeamento de produção, assim como uma maior estabilidade para a cadeia de valor da empresa, contribuindo deste modo para a optimização do processo de fabrico. ABSTRACT: The following report results from the development of a project carried out over nine months, in the company Bosch Termotecnologia SA. The aim of this study is to define the method for calculating an indicator, which will allow to evaluate the frequency with which some company’s products are produced. The periodic calculation of this indicator and consequently its monitoring will grant a greater transparency in the process of production’s planning as well as greater stability for the company's value-chain, contributing to the optimization of the manufacturing process.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Matos, Tiago Silva. "Melhoria contínua em uma mineradora de ferro." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2011. http://hdl.handle.net/10773/7921.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
A melhoria contínua está presente em empresas bem estruturadas, que têm como objetivo uma melhor colocação frente às concorrentes. A vantagem de apostar na aplicação de metodologia de melhoria contínua, é que as mesmas podem ser empregues em quaisquer áreas administrativas e/ou operacionais. O Grupo CSN que atua no ramo siderúrgico está sempre preocupado com o crescimento interno. Por esse motivo a melhoria contínua é peça chave para esse efeito. Em 2007 o grupo CSN deu mais um passo, dessa vez rumo à exportação de minério de ferro para o mundo. Para isso criaram a CSN/NAMISA Europe voltada para exportação. Um escritório em Portugal centrado em todas as atividades contratuais, financeiras, comerciais e técnicas. Mantendo a característica de buscar uma melhor qualificação decidiu-se empregar mais uma vez o conceito de melhoria contínua, dessa vez fora do Brasil. Esse estudo está focado na área técnica com o objetivo de melhorar o tratamento de eventuais reclamações dos potenciais clientes para que possa refletir num melhor relacionamento entre cliente e fornecedor. Para que isso fosse possível, fez-se uso de ferramentas da qualidade e um estudo estatístico cauteloso e sistemático que se refletiu numa melhor satisfação do cliente que era o objetivo.
Continuous improvement is a principle underlying the work of the well-structured companies, the ones looking for a better competition. Continuous improvement can be helpful in all administrative and operational areas. The CSN group works in the steel production area and has always been concerned about its self-growing. Because of that, continuous improvement is the main key to attain this goal. In 2007, the CSN group went one step further in its will to grow as a company, deciding to start exportation of iron ore to different countries in the world. CSN/NAMISA Europe then created a new office in Portugal that is responsible for commercial, financial, administrative and technical activities. In order to be a key player in a worldwide competitive market, the company decided once again to apply a continuous improvement methodology with the goal to improve the treatment of customers complaints, contributing to increase customers satisfaction with the company. The methodology applied included the use of quality tools and statistical analysis. A better flow in the complaints treatment methodology was achieved and customers got more satisfied with the company, as expected.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Coutinho, Joana Carina de Matos. "Melhoria contínua numa empresa do ramo automóvel." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2013. http://hdl.handle.net/10773/11554.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
O ambiente económico atual impulsiona a adoção de iniciativas estratégicas. A melhoria contínua da empresa é um aspeto essencial para assegurar a sua performance e satisfazer todas as partes interessadas. Para isso, a gestão deve promover o envolvimento das pessoas na procura ativa de oportunidades de melhoria de desempenho dos processos, das atividades e dos produtos. De forma a obter o melhor dos recursos disponíveis, eliminar custos de produção desnecessários e aumentar os seus outputs. O projeto apresentado foi elaborado numa empresa do ramo automóvel sediada em São João da Madeira. O objetivo principal deste trabalho foi o de melhorar, o nível de qualidade dos produtos da empresa, a partir da redução do desperdício – sucata produzida. Para tal, selecionou-se a linha a que correspondem maiores custos de não qualidade. No trabalho, a metodologia aplicada foi o ciclo PDCA em conjunto com as ferramentas da qualidade, para solucionar os problemas identificados. Numa primeira fase, recolheu-se a informação e identificaram-se as causas do problema, para posteriormente definir ações de melhoria. Após a implementação das mesmas, analisou-se a sua eficácia através dos resultados obtidos. Com esta análise confirmou-se que a linha em estudo possuía problemas de produtividade relevantes, bem como custos de qualidade significativos. A metodologia utilizada evidenciou que é possível reduzir os problemas identificados Porém, os problemas não foram totalmente erradicados, o que requer uma maior disciplina na mão-de-obra para suportar as melhorias implementadas e futuras.
The today´s economic environment drives to the adoption of strategic initiatives. The continuous improvement of the company is an essential feature to ensure its performance and to satisfy all stakeholders. For this, the management must promote the involvement of people in the continuous search of opportunities to improve the processes, activities and products performance. In order to survive, companies need to get the most and the best out of the available resources. It is a continuous struggle to eliminate unnecessary production costs and increase their outputs. The presented project was made in an automotive company headquartered in São João da Madeira. The main objective of this work was to improve the quality level of the company's products, based on the waste reduction - scrap produced. To this end, we selected the line to which higher costs of non-quality correspond. At work, the methodology applied was the PDCA cycle in conjunction with quality tools to solve the problems identified. Initially, the information was collected and the causes of the problem were identified, in order define improvement actions. After their application, its effectiveness according to the obtained results was analyzed. With this analysis it was confirmed that the line under study had major productivity problems as well as significant quality costs. The methodology used revealed that it is possible to reduce the identified problems. However, they were not totally eliminated and that will require greater discipline on workmanship to support the implemented enhancements and future ones.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Graça, Maria Manuel Marques da. "Estratégias de comunicação ao serviço da melhoria contínua." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12511.

Full text
Abstract:
Mestrado em Línguas e Relações Empresariais
Na conjuntura atual, as empresas têm de ser cada vez mais competitivas e eficientes, e, para isso, necessitam de melhorar continuamente os seus processos. Seguindo o imperativo de melhoria contínua e as exigências da conjuntura atual, a Bosch implementou uma nova abordagem de melhoria contínua – o LeaderCIP. O objetivo do LeaderCIP é trabalhar diariamente em busca da excelência, devendo ser sempre suportado e guiado pelo líder (chefia). Este projeto tem assim como principal objetivo desenvolver estratégias de comunicação e ação, que permitam mobilizar os colaboradores do Departamento de Logística a participarem de forma ativa no processo de melhoria contínua, bem como tornar o processo de LeaderCIP claro, normalizado e enraizado no departamento. As estratégias implementadas revelaram-se eficazes e são exemplo de sucesso, de maior envolvimento, motivação e empenho no processo de melhoria contínua, bem como da melhoria do nível de maturidade LeaderCIP, no seu todo.
Nowadays companies have to be more and more efficient and competitive in order to overcome current challenges. Thus, there is the need to improve their processes continuously. Following this need for continuous improvement and the current demands of worldwide competition, Bosch has implemented a new approach to continuous improvement – LeaderCIP. The main target of LeaderCIP is the continuous improvement of processes on a daily basis, driven and supported by the leader. As its main target, this project has to develop and implement strategies to enhance LeaderCIP process in the Logistics Department so that it may become more familiar to the associates, leading to a more effective commitment and participation in the CIP activities. The implemented strategies led to overall positive results, higher commitment, increased motivation and a better participation of associates. Besides that, they contributed to the improvement of the process as a whole as well as to attaining its maturity level.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rego, Rafael Pinheiro do. "Melhoria contínua numa linha de montagem de caldeiras." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2016. http://hdl.handle.net/10773/21231.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
Este projeto tem como principal objetivo a implementação de ferramentas de melhoria contínua numa empresa produtora de esquentadores e caldeiras. Pretende-se a eliminação de desperdícios de uma linha de montagem de caldeiras através da implementação de ferramentas Poka-Yoke e sistemas Jidoka, que garantam a qualidade da montagem dessas caldeiras. Com estas ferramentas espera-se que o controlo de qualidade seja efetuado no posto e que a execução adequada das tarefas seja validada pelo sistema automático da linha.
The goal of this project is the implementation of continuous improvement tools on a factory that produces boilers and water heaters. It’s intended to eliminate waste in a boiler assembly line through the implementation of Poka-Yoke tools and Jidoka systems that ensure the quality of the boilers components and assembly process. With these tools it’s expected that the quality control is guaranteed on the workstation and that the correct execution of the tasks is validated by the line’s automatic system.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

REZENDE, Diego Dutra. "Melhoria Contínua: Implementação de um modelo para melhoria de indicadores de desempenho fabril." reponame:Repositório Institucional da UNIFEI, 2018. http://repositorio.unifei.edu.br/xmlui/handle/123456789/1557.

Full text
Abstract:
Submitted by repositorio repositorio (repositorio@unifei.edu.br) on 2018-08-17T20:02:44Z No. of bitstreams: 1 dissertacao_2018109.pdf: 1497740 bytes, checksum: f72e55930dce2f286bc1740849f6a1c6 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-08-17T20:02:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_2018109.pdf: 1497740 bytes, checksum: f72e55930dce2f286bc1740849f6a1c6 (MD5) Previous issue date: 2018-07
A Melhoria Contínua (MC) de produtos e processos é um diferencial que gera vantagem competitiva para as organizações, em relação aos concorrentes, seja em relação ao custo ou à diferenciação, tendo que ser gerenciada de forma a assegurar no longo prazo, os resultados desejados. Este trabalho apresenta o estudo da implementação de uma ferramenta de MC denominada estação de verificação, cujo objetivo é melhorar os indicadores de desempenho fabril através do registro das oportunidades reais ou potenciais pelos colaboradores da organização, no momento em que as mesmas acontecem, ou seja, em tempo real. Esta ferramenta foi desenvolvida a partir da combinação das ferramentas de gestão visual, diagrama de causa e efeito com adição de cartões (CEDAC) e ferramentas estatísticas, sendo que a ocorrência da prática nas empresas é dependente da interação e colaboração entre pessoas ligadas à MC, gestão do conhecimento e estrutura organizacional. O registro das oportunidades reais ou potenciais em tempo real visa permitir a implementação de ações corretivas e/ou preventivas necessárias para a manutenção e o aperfeiçoamento do sistema de produção. Por meio de um estudo de caso, em uma empresa do setor automotivo, a verificação da adequação da ferramenta proposta pela pesquisa mostrou que houve uma melhora significativa no indicador de refugos. A pesquisa permitiu concluir que a ferramenta proposta propicia uma maior participação dos colaboradores na melhoria do processo e que a mesma contempla as características de um instrumento de comunicação baseado em gestão visual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Melhoria contínua"

1

Caderno de Campo das Equipes de Melhoria Contínua. 3rd ed. INDG, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fernando Martins, Carlos. O MODELO LEAN DE MELHORIA CONTÍNUA: uma crônica de transformação enxuta em um ambiente administrativo. EDITORA CRV, 2015. http://dx.doi.org/10.24824/978854440616.8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

JORGE, Maria Salete Bessa, Clarice Maria Araújo Chagas VERGARA, and Mardenia Gomes Ferreira VASCONCELOS. GESTÃO, TECNOLOGIAS E PLANEJAMENTO EM SAÚDE: experiências, desafos e estratégias para melhoria contínua do cuidado. EDITORA CRV, 2021. http://dx.doi.org/10.24824/978652511131.5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Costa, Alex Fernando, Alzira Ramalho Pinheiro de Assumpção, Andresa Deoclídia Soares Côrtes, Antonio Henriques de Araújo Junior, Beatriz Maryane de Farias Gambarra, Bernardo Bastos da Fonseca, Elaine Ferreira Tôrres, et al. Estudos de caso sobre melhoria contínua para o ensino de engenharia de produção - Volume 2. Edited by Maria da Glória Diniz de Almeida and José Glenio Medeiros de Barros. UERJ/FAT, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/557017.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

As funções essenciais de saúde pública nas Américas - uma renovação para o século 21. Marco conceitual e descrição. Pan American Health Organization, 2022. http://dx.doi.org/10.37774/9789275722657.

Full text
Abstract:
Este documento apresenta um marco conceitual renovado das funções essenciais de saúde pública (FESP) para a Região das Américas, com o qual se pretende dar maior clareza conceitual e operacionalidade ao novo campo de atuação da saúde pública e preencher uma lacuna nas propostas conceituais sobre o fortalecimento dos sistemas de saúde. O marco proposto apresenta um novo paradigma para a saúde pública, baseado em quatro pilares orientados para a ação: a necessidade de incorporar a abordagem dos direitos humanos às políticas públicas de saúde; a necessidade de a saúde pública ampliar seu enfoque para ter uma abordagem mais ampla dos determinantes sociais da saúde; o papel da saúde pública para garantir de forma integral e integrada o acesso a intervenções de base populacional e atenção individual de qualidade; e a necessidade de as autoridades de saúde atuarem em colaboração com outros setores e com a sociedade civil no desempenho das funções de saúde pública. São propostas e descritas 11 FESP apropriadas para a Região das Américas, contextualizadas como um conjunto de capacidades que fazem parte de um ciclo integrado de políticas em quatro etapas: avaliação, formulação de políticas, alocação de recursos e acesso. Esse modelo orienta o desenvolvimento de políticas integradas de saúde públicas por meio da colaboração intersetorial nas quatro etapas do ciclo. A proposta culmina em uma série de recomendações para a aplicação da abordagem integrada das FESP. Essas recomendações destacam a necessidade de vincular as FESP a exercícios nacionais de avaliação e melhoria contínua de capacidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fina, Bruna Gardenal, and Camila Aoki. Extensão universitária: um caminho de integração e aprendizagem. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.euc573.1121-021-0.

Full text
Abstract:
As atividades de Extensão pressupõem a troca de saberes e um maior entrosamento entre seus pares. Estimula a ação conjunta e ao mesmo tempo o protagonismo de seus participantes. O Projeto “Aquidauana: um rio de saberes desaguando no Pantanal” oportunizou aos alunos e professores da Educação Básica e também aos acadêmicos de graduação, diversas ações que vieram a contribuir com seu aperfeiçoamento estudantil/profissional. Aos alunos da Educação básica foi proporcionado intenso contato com o método científico, desmistificando o pedestal em que os cientistas são imaginados e permitindo que os mesmos realizassem diversos experimentos, estimulando o método pesquisa-ação, tanto em atividades externas (ambientes alternativos) como em laboratórios. Houve contato frequente dos alunos com os acadêmicos, pós-graduandos, professores e pesquisadores da UFMS/CPAQ, estabelecendo sempre o diálogo e sanando as dúvidas/curiosidades dos mesmos. As atividades externas estimularam a integração entre os participantes, proporcionoulhes maior autonomia, o desenvolvimento de atividades coletivas e a reflexão sobre a responsabilidade de cada um com sua própria aprendizagem. Os temas abordados ganharam significância para os alunos e houve muitos relatos de melhoria do comportamento nas escolas, refletindo também em suas avaliações/notas e para além, em suas posturas de vida, tornandose pessoas mais críticas, tanto em relação ao seu processo educacional como também como cidadãos. Para os professores da Educação básica o Projeto representou uma oportunidade de repensar as metodologias de ensino adotadas e as novas abordagens possíveis e exequíveis, além de proporcionar intensa troca de informações e novas aprendizagens. Proporcionou atualização de conteúdos e foi enfatizada a importância das ações cotidianas como forma de integração e estímulo à uma aprendizagem significativa e prazerosa, além da necessidade contínua de capacitação aos profissionais da Educação Básica. Alunos e professores da Educação Básica participaram de inúmeras atividades de divulgação dos conteúdos desenvolvidos no Projeto e puderam sentir a responsabilidade e a sensação prazerosa do dever cumprido. Para os acadêmicos da graduação o Projeto de Extensão proporcionou o contato cotidiano com a escola, permitindo um observar e fazer diferenciado, além da compreensão da dimensão pedagógica e suas abordagens. Muitos hoje são professores e atuam na Educação Básica, aplicando um pouco do que puderam vivenciar durante o Projeto em seu dia-a-dia. O contato com os pós-graduandos serviu de estímulo para a busca contínua da aprendizagem, e muitos desses acadêmicos, hoje já são Especialistas, Mestres e/ou doutorandos em diferentes áreas de atuação. Enquanto vinculados ao Projeto também lhes foi proporcionado a participação em diferentes Eventos Científicos para divulgação dos resultados alcançados em suas atividades como monitores, o que certamente contribuiu para o compartilhamento de ideias e ampliação de seus conhecimentos. Algumas das atividades desenvolvidas estão descritas nos capítulos e esperamos que sirvam de estímulo para o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem, podendo ser replicadas ou até mesmo subsidiar novos Projetos de Extensão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

França-Carvalho, Antonia Dalva, and Zilda Tizziana Santos Araújo. Formação de professores a distância e início de carreira: Significando as aprendizagens da docência. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-86854-89-3.

Full text
Abstract:
Se formar professores é uma tarefa desafiadora, aprender a ser professor consiste em um luta diária de um processo formativo, continuum, daqueles que iniciam a carreira. Quando esta formação ocorre à distância o desafio pode ser maior, dadas as condições conjunturais e estruturais desta modalidade de ensino, cuja demanda é cada vez maior em nossa sociedade. Aprender a ser professor é uma ação pautada em movimentos contínuos de aquisição, equilibração, modificação e reorganização dos saberes e fazeres profissionais, que constroem a identidade docente. Por isso tornar-se professor é um caminho longo, delicado, por vezes desgastante e solitário, requerendo o comprometimento daqueles que se propõem ao ofício de ensinar. Contudo, é, também, tempo e espaço para descobertas, encantamento, desenvolvimento do sentimento de pertencimento à profissão e ressignificação dos modos de ser, viver e ver a docência. Este livro traz as reflexões acerca das aprendizagens vividas na formação de professores na EaD e no início da carreira docente. Especificamente promove a reflexividade em cada um dos tempos e espaços formativos. E, de modo geral, ratifica a defesa de articulação entre universidade e o chão da escola, principais pilares de aquisição dos saberes professorais e devem ser analisadas em suas práticas formativas, de acolhimento e orientação. Os diálogos aqui promovidos são valiosos para quem deseja conhecer melhor sobre o professor iniciante e suas experiências ao longo do seu processo formativo durante a entrada na carreira docente. Sua leitura certamente aguçará a curiosidade epistemológica da comunidade preocupada com o campo da formação e da prática formativa de modo geral, considerando suas especificidades e singularidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Leite, Maria José de Holanda. Características funcionais de árvores em floresta tropical úmida. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.cfa436.1121-0.

Full text
Abstract:
Em ecossistemas florestais, a área basal é um dos primeiros parâmetros a se recuperar após qualquer tipo de perturbação na comunidade (GILMAN et al., 2016) e que há alteração dos valores das características funcionais das espécies arbóreas (FORTUNEL et al., 2012). Sabe-se ainda que essas características podem ser bons indicadores da ecologia das espécies, ajudando a compreender as respostas a diferentes ambientes ou regimes de perturbação (MENDÉZALONZO et al., 2012). Entretanto, a relação entre área basal, luz e a variação das características funcionais ainda é uma questão pouco explorada, especialmente em florestas tropicais com diferentes regimes de perturbação, como os fragmentos urbanos (CARREÑO-ROCABADO et al., 2012). Em um conceito contemporâneo da sucessão, sabe-se que em paisagens urbanas e periurbanas a sucessão é especialmente singular, pois a proximidade do meio urbano aumenta a probabilidade de perturbações antrópicas contínuas, as quais alteram continuamente o caminho da sucessão (MEINERS et al., 2015). Tais perturbações podem incluir: efeito de borda, poluição da água e do ar, caça, incêndios, deposição de lixo, ruído, retirada de madeira, crescimento das cidades, construção de ruas e mineração, impactando a estrutura e composição da floresta (AMLIN et al., 2012). Essas perturbações alteram as propriedades das plantas, com mudanças nos padrões de sobrevivência e consequentemente os valores das características funcionais. No caso das florestas, onde a luz é o principal recurso, sabe-se que no início da sucessão há maior luminosidade e menores valores de área basal (BOUKILI; CHADZON, 2017). Nesse ambiente tendem a ocorrer espécies com altos valores de área foliar, área foliar específica e conteúdo de clorofila (PÉREZ-HARGUINDEGUY et al., 2013), baixa densidade de madeira do caule e raiz, alto conteúdo de água no caule e raiz, o que aponta para estratégias ligadas à aquisição de recursos (CHADZON, 2007). À medida que a sucessão avança, as copas vão se fechando, o que faz com que mude a quantidade de luz que chega no chão da floresta, levando a maior sobrevivência de plantas com características mais ligadas à conservação do recurso luz (DONOVAN et al., 2011). A avaliação das características funcionais (sensu Violle et al. 2007) no conjunto de plantas de uma determinada área pode ser utilizada para entender as mudanças da vegetação sob diferentes pressões ambientais (LAVOREL; GARNIER, 2002). Em ambientes florestais, ao longo do processo de sucessão, as espécies lidam com variações nos níveis de luminosidade, recurso considerado importante para a regeneração e crescimento de plantas em florestas tropicais úmidas (CHEVIN; HOFFMANN, 2017). As plantas respondem às variações ambientais por meio de ajustes (resposta ecológica) ou adaptações (resposta evolutiva). A variabilidade dentro das populações é reflexo do ajustamento do valor de uma dada característica proveniente de um único genótipo, de acordo com mudanças no ambiente no tempo de vida do indivíduo (VALLADARES et al., 2014). Por outro lado, as adaptações resultam das variações da pressão seletiva ao longo do tempo evolutivo, capazes de produzir diferenças hereditárias entre espécies, pelo processo de evolução (RAMIREZ-VALIENTE et al., 2015). Sabe-se que dos diferentes órgãos da planta, sem dúvida a folha é o que mais se ajusta às variações de luz, especialmente no início da sucessão onde há maior incidência de luz (LAURANS et al., 2012). Conhecer essas características ajudar a entender melhor o funcionamento das florestas tropicas úmidas e planejar uma possível restauração desses fragmentos, caso seja necessário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Desafios da educação na contemporaneidade: discursos emergentes e concepções de ensino. Editora Amplla, 2020. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.dec139.1120-0.

Full text
Abstract:
Pensar a Educação no século XXI é um desafio intrigante. Já se fala em Educação 4.0, nomenclatura proveniente do desenvolvimento rápido e contínuo das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e da internet que tem, cada vez mais, invadido o cotidiano das escolas e das salas de aula. Enquanto se teoriza uma Educação que, supostamente, é 4.0 e tem acompanhado as tendências digitais, ousamos problematizar que os problemas e desafios que envolvem os espaços educativos ainda são da geração 1.0. O termo Educação 1.0, do final do século XVIII, conceitua um enfoque tradicional de educação, o professor é o protagonista e o processo de ensino e aprendizagem individualizado, reservado as elites. A educação 2.0 surgiu com o intuito de preparar o homem para trabalhar nas fábricas durante o século XIX, os processos eram pautados na repetição e memorização. Em meados do século XX, a partir da 3° Revolução Industrial, surgiu a educação 3.0 que, de maneira inovadora, incorporou as novas tecnologias aos processos de ensino e aprendizagem, tratando os alunos como protagonistas da sua aprendizagem, democratização do saber. Já a educação 4.0 aparece como consequência da quarta revolução industrial, buscando atender as supostas emergências e necessidades do século, informações mais acessíveis, digitalização dos processos e diversas possibilidades de inovação1 . A obra "Desafios da educação na contemporaneidade: discursos emergentes e concepções de ensino" contém artigos que levam a pensar nesses desafios, compreendendo que eles envolvem as tecnologias digitais, mas vão bem além delas. Há desafios emergentes nos processos de ensino e aprendizagem que por ora são silenciados em detrimento de outros. Esta obra é uma das aberturas das cortinas das escolas e salas de aula visando trazer à tona temáticas que, na maioria das vezes, ainda são invisibilizadas. Tais temáticas, abordadas ao longo dos capítulos, enfocam desafios das mais diversas ordens, tais como: Formação de professores, prática docente, educação e diretos humanos, projeto político pedagógico, educação e tecnologias, educação na 1 LENGEL, J. G. A evolução da educação: 1-2-3. In: Carvalho, M. T. (Org.). Educação 3.0: novas perspectivas para o ensino. Unisinos. São Leopoldo, RS: 2017. pandemia, ensino remoto, educação a distância, educação e cultura, relações étnicoraciais, educação inclusiva, estágio docente, dentre outras. A partir das temáticas abordadas pelos autores e pelas autoras, percebemos que ao falar dos desafios da educação na contemporaneidade e ao analisar esses desafios visando desnudar o chão dos espaços educativos, as discussões têm como objetivo central o encontro de possíveis caminhos que colaborem e motivem não apenas os profissionais da educação, mas também seus alunos e alunas. Enquanto os desafios se desenham como vielas aparentemente sem saída, caminhos bifurcados ou como o tão conhecido fundo do poço, o debate sobre eles aqui proposto tendem por ressignificálos à medida que transformam os desafios em molas propulsoras de esperança e de novas possibilidades. Problematizar e refletir sobre a educação contemporânea e seus desafios é uma forma de ser sensível ao que vivem os profissionais da educação espalhados por esse país em seu trabalho cotidiano com os alunos e as alunas. Essa sensibilidade é ainda mais urgente quando, além dos já conhecidos inúmeros desafios que assolam a educação brasileira, passamos a viver, de repente, um contexto de pandemia, a saber, a pandemia do novo coronavírus (COVID 19). Nesse contexto, as questões discutidas pelos autores, de maneira envolvente e interdisciplinar a partir de abordagens teórico-metodológicas, funcionam ainda como materiais de apoio, de colaboração e de esperança para os profissionais da educação. Falar sobre os desafios não significa esbarrar neles e estagnar. É preciso fazer, sem romantizar, o que os profissionais da educação desse país sabem fazer de melhor: Ousar, criar, redesenhar, esperançar, amar... Mesmo diante do caos. Que os desafios aqui discutidos sejam possibilidades de pensar além.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Melhoria contínua"

1

Stein, Janaína Régis da Fonseca, Flavio Mazocco, Ana Manuela Gamito Capaes, Diana Delsa Barduco Henrique, Luciana Jorgetto Thomaz, and Pedro Rosa Bastos. "MELHORIA CONTÍNUA." In Desafios, Limites e Potencialidade da Engenharia de Produção no Brasil, 80–88. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5382031088.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Paranzini, Marcelo, and Roberto Kanaane. "MELHORIA CONTÍNUA: IMPLEMENTANDO UM MÉTODO E REDUZINDO CUSTOS." In Tendências contemporâneas das ciências sociais aplicadas 2, 134–43. Brazilian Journals Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.0000111.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Paranzini, Marcelo, Roberto Kanaane, and Jadir Perpétuo dos Santos. "Melhoria contínua: Implementando um método e reduzindo custos." In Gestão da Produção em Foco – Volume 49. Editora Poisson, 2021. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-080-4.cap.07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carvalho, Anna Cristina Barbosa Dias de, and Elaine Cristine de Souza Luiz. "PROJETO DE MELHORIA CONTÍNUA EM UM CURSO DE TECNOLOGIA." In Engenharia: a máquina que constrói o futuro. Editora Conhecimento Livre, 2021. http://dx.doi.org/10.37423/210303663.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferreira, Hilvanir Alves. "CRIAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DE MELHORIA CONTÍNUA (LEAN)." In Administração: Organização, direção e controle da atividade organizacional 4, 1–16. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3092109071.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Costa, Luis Guilherme Palmeira da, and Fabiana Rocha Pinto. "PLANEJAMENTO DE MELHORIA CONTÍNUA COM A APLICAÇÃO DO MÉTODO PDCA." In Engenharia na Amazônia: Conceitos, ferramentas e práticas, 180–84. Editora Amazônia Et. Al., 2022. http://dx.doi.org/10.29327/556309.1-35.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bonamigo, Andrei, Mauricio Rodrigues de Magalhães, and Carlos Manuel Taboada Rodriguez. "O CONCEITO KATA COMO ALTERNATIVA DE MELHORIA CONTÍNUA NA LOGÍSTICA DO VAREJO." In Engenharia de Produção: produtividade e competitividade. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/201002994.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Alice Pizetta de. "Implantação do programa 5S em uma pequena empresa sob aspectos da melhoria contínua." In Gestão da Produção em Foco – Volume 45. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-016-3.cap.08.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Alice Pizetta de. "Implantação do programa 5S em uma pequena empresa sob aspectos da melhoria contínua." In Gestão da Produção em Foco – Volume 45. Editora Poisson, 2021. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-016-3.cap.08.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ariente Neto, Rafael, and André Eduardo Staedele. "As relações sistêmicas para a sustentação dos projetos de melhoria contínua (Kaizen) nas empresas." In Engenharia de Produção: produtividade e competitividade. Editora Conhecimento Livre, 2022. http://dx.doi.org/10.37423/220105219.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Melhoria contínua"

1

MONARO, DANIEL LUIS GARRIDO, and RAFAELA DA SILVA PINTO. "Aplicação de ferramentas de melhoria contínua para melhoria dos serviços em um restaurante." In ENEGEP 2021 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2021 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2021. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2021_tn_sto_357_1841_42692.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Kosloski, Ricardo Ajax Dias, and Káthia Marçal de Oliveira. "Melhoria Contínua de Estimativa de Esforço para o Desenvolvimento de Software." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2005. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2005.16156.

Full text
Abstract:
Buscar a melhoria contínua da precisão das estimativas de esforço pode direcionar a organização a melhorar a sua capacidade de cumprir com os seus compromissos, entregando seus produtos de software dentro dos prazos previstos e, portanto, obter vantagens competitivas. Acreditamos que definir adequadamente as características que causam impactos nas produtividades de projetos de software pode melhorar comparações entre projetos realizados e novos projetos a terem seus esforços estimados. Este artigo apresenta uma abordagem de melhoria para as estimativas de esforço, e sua aplicação numa organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Kosloski, Ricardo Ajax Dias, and Káthia Marçal de Oliveira. "Melhoria Contínua de Estimativa de Esforço para o Desenvolvimento de Software." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2006. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2006.15628.

Full text
Abstract:
Buscar a melhoria contínua da precisão das estimativas de esforço pode direcionar a organização a melhorar a sua capacidade de cumprir com os seus compromissos, entregando seus produtos dentro dos prazos previstos e, portanto, obter vantagens competitivas. Acreditamos que definir adequadamente as características que causam impactos nas produtividades de projetos de software pode melhorar comparações entre projetos realizados e novos projetos a terem seus esforços estimados. Este artigo apresenta uma abordagem de melhoria para as estimativas de esforço, e sua aplicação numa organização, baseada na idéia de Fábricas de Experiências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

GIMENES MIRON, BRUNA, Pedro Henrique Pires França, Felipe Chagas Rodrigues de Souza, and Leonardo Rosa Ribeiro da Silva. "GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO: MELHORIA CONTÍNUA NOS RESULTADOS OPERACIONAIS." In XXVI Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica. ABCM, 2019. http://dx.doi.org/10.26678/abcm.creem2019.cre2019-0095.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lara, Alexandre. "DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA DE MELHORIA CONTÍNUA - PMC." In 11ª Conferência Internacional da LARES. Latin American Real Estate Society, 2011. http://dx.doi.org/10.15396/lares-2011-591-739-1-sp.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fernanda dos Santos Ferreira, Bruna, Marilia Macorin de Azevedo, and José Manoel Souza das Neves. "Fatores organizacionais apoiadores de melhoria contínua em Instituição Pública." In III SENGI - Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação. Recife, Brazil: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/sengi2020.271176.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Salviano, Clênio F., and Mario Jino. "Uma Proposta Orientada a Perfis de Capacidade de Processo para Evolução da Melhoria de Processo de Software." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2006. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2006.15627.

Full text
Abstract:
Melhoria de processo de software baseada nos níveis de maturidade fixos da arquitetura estagiada dos modelos SW-CMM e CMMI não atendem à diversidade de contextos e objetivos estratégicos das organizações intensivas em software. Esta pesquisa evoluí a área de melhoria de processo com a utilização da flexibilidade da arquitetura contínua da ISO/IEC 15504 para um melhor alinhamento da melhoria com o contexto e objetivos estratégicos específicos de cada organização, principalmente as micro e pequenas. São identificadas três gerações de arquiteturas de modelos de capacidade de processo (estagiada fixa, contínua fechada e contínua aberta). É proposta uma engenharia de processo, de software e de qualquer outro trabalho humano intensivo em conhecimento, dirigida por perfis de capacidade de processo. É desenvolvida uma abordagem exemplo dessa engenharia com um conjunto de propriedades, um modelo unificado, um ciclo de melhoria e um conjunto de medições, bem como um método para o estabelecimento de perfis de capacidade de processo. As propostas são validadas com análises, aplicações práticas e uma agenda de pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

ARRUDA, PEDRO HENRIQUE DO NASCIMENTO, and Paola Mundim de SOUZA. "A ESSÊNCIA DA MELHORIA CONTÍNUA APONTADA PARA ERGONOMIA E SEGURANÇA." In Anais do VII Simpósio de Engenharia de Produção - SIMEP. Recife, Brasil: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/15085.7-3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Costa, Thiago, Ana Regina C. Rocha, and Gleison Santos. "Melhoria Contínua de Processo de Software Utilizando a Teoria das Restrições." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2013. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2013.15279.

Full text
Abstract:
O processo de desenvolvimento de software é composto por elementos que, ao interagirem para produzir os produtos intermediários e finais, ocasionam efeitos que podem influenciar de maneira desejável ou indesejável o seu desempenho. A abordagem proposta para melhoria contínua de processo de software sistematiza a investigação de fatores que causam efeitos indesejáveis, a fim de identificar e remover o fator que mais influencia o desempenho do processo de maneira indesejada. Para isso, são aplicados os conceitos dos Processos de Raciocínio da Teoria das Restrições. Um estudo experimental foi executado, aplicando a abordagem em um cenário específico na indústria, resultando em uma proposta de melhoria para esse processo. Indícios de adequabilidade e viabilidade foram observados neste estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Malheiros, Viviane, Fábio Rilston Paim, Henrique Guzzo, and Manoel G. de Mendonça Neto. "Uma Abordagem para Melhoria Contínua do Processo de Desenvolvimento de Software." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2006. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2006.15611.

Full text
Abstract:
Processos de software para grandes empresas são reconhecidos como de difícil definição. Todavia, o processo de evolução contínua que sucede sua implantação pode ainda exceder em complexidade a etapa inicial de definição. Este artigo descreve a abordagem do SERPRO para superar gargalos inerentes a essa evolução e assegurar a melhoria contínua de seu processo padrão, baseada no uso de uma ferramenta para a gestão do fluxo de propostas de melhoria. A ferramenta é apresentada tendo-se os processos organizacionais que lhes dão suporte como pano de fundo, enquanto discute-se a contribuição da ferramenta para a melhoria efetiva do processo, por meio de análises extraídas a partir de sua base de dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography