To see the other types of publications on this topic, follow the link: Melhoria contínua.

Journal articles on the topic 'Melhoria contínua'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Melhoria contínua.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Ramos, Maurício, Ana Laura Brandão, Leonardo Graever, and Carlos Eduardo Aguilera Campos. "Melhoria contínua da qualidade." Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 16, no. 43 (September 26, 2021): 2736. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc16(43)2736.

Full text
Abstract:
Introdução: A melhoria contínua da qualidade (MCQ) em saúde pode ser conceituada como um compromisso de melhorar continuamente a qualidade do cuidado, centrando-se nas preferências e necessidades das pessoas que usam os serviços. No Brasil, entre os anos de 2009 e 2016, houve grande incentivo à avaliação do desempenho e melhoria da qualidade das equipes de saúde da família (eSF), através do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). No município do Rio de Janeiro (MRJ), ocorreram os seminários de accountability, um processo organizado pela gestão municipal para apresentação e avaliação de resultados por avaliadores externos a partir de uma matriz de indicadores previamente definidos, e os seminários de avaliação e melhoria da qualidade, organizados em 2018, com a prerrogativa do uso de ferramentas de MCQ pelas eSF e gestão local. Objetivos: Analisar a experiência das equipes de APS do MRJ em utilizar ferramentas de MCQ no seu processo de trabalho. Métodos: Foram realizadas entrevistas semiestruturadas aos profissionais que compõe a coordenação técnica das unidades básicas de saúde, avaliando-se a percepção geral sobre o trabalho e a rede, a presença de planejamento estratégico e a compreensão sobre os seminários de avaliação e melhoria da qualidade, por meio de da análise do conteúdo das entrevistas. Resultados: Dos entrevistados, 54% avaliam seu trabalho como “regular” e 36 % como “ruim” e todos entrevistados levaram em consideração o atual cenário da APS do MRJ para autoavaliação. Dos participantes, 86% relataram que as reuniões de equipe não acontecem na periodicidade prevista, contudo apontam para a ênfase no planejamento dos processos de trabalho nas reuniões. Somente 10% informaram que utilizam indicadores em saúde para nortear as ações a serem discutidas em reunião. Apenas 14% conseguiram realizar o itinerário completo dos seminários de MCQ com apoio de toda a equipe. Conclusão: Evidenciou-se a importância da institucionalização da MCQ e da avaliação em saúde, a influência negativa de um cenário político adverso e seu impacto nos processos de MCQ.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mesquita, Melissa, and Dário Henrique Alliprandini. "Competências essenciais para melhoria contínua da produção: estudo de caso em empresas da indústria de autopeças." Gestão & Produção 10, no. 1 (April 2003): 17–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2003000100003.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa descritiva e exploratória realizada em três empresas da indústria de autopeças, certificadas com ISO 9000 e QS 9000, a fim de identificar competências essenciais para melhoria contínua da produção. As principais observações encontradas foram: as empresas há muito vêm estruturando uma sistemática e desenvolvendo o treinamento em técnicas e ferramentas necessárias, considerando-se, assim, habilitadas a executar atividades de melhoria. Entretanto, elas não estão conduzindo atividades de melhoria contínua visando ao aumento de seu nível de maturidade, com foco no desenvolvimento de competências. Este artigo apresenta uma discussão sobre a importância da condução da gestão da melhoria contínua com base na gestão de competências, visando garantir o amadurecimento contínuo das atividades de melhoria contínua na organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bresciani, Jorzimar Benhur, Fernanda Schwanke Bianchet, Micheli Zanetti, Josiane Maria Muneron de Mello, Marcelo Fabiano Costella, and Francieli Dalcanton. "O Kaizen como sistema de melhoria contínua: um estudo de caso em uma indústria de nutrição animal." Sistemas & Gestão 15, no. 3 (December 7, 2020): 213–22. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2020.v15n3.1609.

Full text
Abstract:
A demanda por alimentos destinados à nutrição animal tem aumentado com o passar dos anos, fazendo com que as indústrias invistam cada vez mais nos processos produtivos. Para melhorar a eficiência dos processos, a utilização do Kaizen é uma ferramenta viável para a implantação de melhorias contínuas. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi implantar o Kaizen em uma indústria de nutrição animal para obter diversas melhorias no processo produtivo desta empresa. O método de pesquisa consistiu em um estudo de caso com aplicação dos passos propostos pela ferramenta Kaizen, o qual iniciou com a definição do mapa de fluxo de valor e seguiu com planos de ações para as melhorias propostas. Dentre os resultados, foram implantadas dez medidas de melhoria nos diferentes setores da empresa, as quais permitiram uma melhoria na produção de produtos para a nutrição animal. A implicação prática é o método de aplicação do Kaizen como ferramenta de melhoria contínua com o auxílio do mapa de fluxo de valor em uma empresa do ramo alimentício.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rodrigues, Francisco Wescley Florencio, Joao Welliandre Carneiro Alexandre, Silvia Maria de Freitas, Fernando Ribeiro de Melo Nunes, Joao Batista Turrioni, and Maxwell Veras Rodrigues. "Identificação do relacionamento entre melhoria contínua e a aprendizagem organizacional na indústria de linha branca dos níveis 1º e 2º da cadeia produtiva." Revista Produção Online 16, no. 4 (December 15, 2016): 1349. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v16i4.2352.

Full text
Abstract:
O artigo objetiva identificar relações entre maturidade da melhoria contínua e aprendizagem organizacional na indústria. Analisa a contribuição desses fatores para a eliminação de barreiras que comprometam a qualidade dos processos e produtos em uma cadeia produtiva. A metodologia baseou-se em pesquisa qualitativa realizada em três empresas atuantes na cadeia de eletrodomésticos de linha branca, produtor, fornecedor e seu fornecedor. Aplicaram-se dois questionários nas três empresas pesquisadas, em funcionários com cargos de chefia nas áreas de produção, qualidade e engenharia. O questionário "Guia para Verificação da Melhoria Contínua na Organização", semiestruturado, contendo perguntas abertas e fechadas busca identificar habilidades organizacionais para melhoria contínua, caracterizando a organização quanto ao Sistema de Gestão da Qualidade, evidenciando os diferentes processos de aprendizagem organizacional. O questionário "Diagnóstico do Nível de Excelência Organizacional em Melhoria Contínua", estruturado, contendo perguntas fechadas, visa medir em qual dos 5 níveis de maturidade organizacional em melhoria contínua se encontra cada empresa, detalhando suas habilidades e comportamentos constitutivos. Concluiu-se que a maturidade em melhoria contínua está ligada positivamente à aprendizagem organizacional. As empresas que possuem boas práticas em aprendizagem organizacional se localizam nos melhores níveis de maturidade em melhoria continua.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Attadia, Lesley Carina do Lago, and Roberto Antonio Martins. "Medição de desempenho como base para evolução da melhoria contínua." Production 13, no. 2 (2003): 33–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132003000200004.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo apresentar uma discussão teórica sobre as formas pelas quais a medição de desempenho pode suportar o processo de melhoria contínua. O artigo parte do pressuposto de que o processo de melhoria contínua apresenta diferentes estágios de evolução e necessita de uma infra-estrutura para atingir os objetivos prometidos. A medição de desempenho é um desses elementos e precisa ter diferentes características em cada estágio de evolução da melhoria contínua. Dessa forma, a partir de um estudo teórico um modelo é proposto para que a medição de desempenho tenha as características necessárias para dar suporte a cada estágio de evolução do processo de melhoria contínua.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vivone, Marcus Vinicius, and Alvair Silveira Torres Junior. "Agentes internos de melhoria contínua: uma revisão bibliográfica." Gestão e Sociedade 11, no. 28 (December 28, 2016): 1611–36. http://dx.doi.org/10.21171/ges.v11i28.2124.

Full text
Abstract:
A implantação de um processo ou programa de melhoria contínua pode ser verificada amplamente no contexto organizacional. Para que produtos, processos e serviços sejam melhorados é necessário a realização de intervenções, usualmente denominadas projetos de melhoria. Os profissionais, membros da organização, devem estar aptos, disponíveis e engajados na identificação, seleção e condução de projetos de melhoria. O presente artigo visa identificar elementos relevantes para a transformação efetiva de profissionais, membros da organização, em agentes internos de melhoria. Foi realizada uma extensa revisão bibliográfica nas bases de dados Web of Sciene e Proquest. Os conceitos identificados como relevantes foram transformados em proposições teóricas. Recomendações a prática gerencial e a teoria acadêmica foram listadas, incluindo as limitações das conclusões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oprime, Pedro Carlos, Glauco Henrique de Sousa Mendes, and Márcio Lopes Pimenta. "Fatores críticos para a melhoria contínua em indústrias brasileiras." Production 21, no. 1 (February 18, 2011): 1–13. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132011005000008.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é identificar e analisar fatores críticos no desenvolvimento de atividades de melhoria contínua (MC) em empresas industriais brasileiras. Um modelo conceitual de relacionamento entre práticas e resultados foi testado por meio de um survey utilizando uma amostra de 46 empresas industriais. Fatores como: treinamento em ferramentas de solução de problemas, o incentivo a sugestões, a comunicação face a face, visitas ao chão de fábrica e adoção de sistemas de incentivos, se mostraram críticos para alcance de sucesso em atividades de MC. Identificaram pela análise fatorial dois constructos críticos relacionados ao processo de melhoria contínua: 1) a promoção das atividades de melhoria contínua por meio de políticas de incentivos; e 2) o suporte e liderança da alta administração e ativa participação da gerência. Observou-se que há relação estatisticamente significativa entre o uso de técnicas de solução de problemas e mecanismos de incentivos com o desempenho das empresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vasconcellos de Magalhaes Castro, Carlos Vinicius, and João Batista De Camargo Junior. "The benefits and challenges of a continuous improvement area in a manufacturing plant." Quaestum 1 (June 30, 2020): 1–6. http://dx.doi.org/10.22167/2675-441x-20200528.

Full text
Abstract:
A área de Melhoria Contínua é uma parte da empresa que busca suportar a implementação e execução de tarefasvoltadas às melhorias dos processos, o que pode vir a gerar maior valor agregado nas linhas produtivas. Nesse contexto, oobjetivo desse trabalho foi identificar os benefícios que a área de Melhoria Contínua fornece à produção da planta, bemcomo os principais desafios que enfrenta durante a aplicação do seu programa em todos os níveis de uma unidade de fabricaçãode bobinas de alumínio. A metodologia utilizada para atingir essa meta foi composta por entrevistas qualitativas com24 profissionais da empresa estudada, incluindo líderes de área, técnicos mecânicos, técnicos elétricos e líderes de primeira,segunda e terceira camadas, e da análise dos dados a partir do confronto com a literatura. Os principais resultados do trabalhoindicaram que os benefícios que a área de Melhoria Contínua fornece à produção da planta são compostos pela reduçãodos desperdícios, capacitação da força de trabalho e pelo desdobramento dos objetivos corporativos em objetivos tangíveispara a planta. Quanto aos principais desafios que enfrentaram durante a aplicação de seus programas, eles se relacionaramcom pessoas que não estão dispostas a mudar a forma que executam seus trabalhos e em encontrar a melhor forma de secomunicar com os envolvidos no programa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Henning, Elisa, Custodio da Cunha Alves, Sérgio Luis Wendt, and Camila Corrêa Ricardo. "Processo de automatização de uma fresadora: um estudo de melhoria contínua baseado na metodologia do ciclo PDCA." Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 6, no. 1 (August 6, 2013): 1–20. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v6i1.331.

Full text
Abstract:
As organizações atualmente estão enfrentando uma nova economia globalizada motivada por desafios cada vez mais exigentes. Hoje, seus concorrentes podem estar em qualquer lugar do planeta e a sobrevivência no mercado está condicionada a melhoria contínua da fabricação de seus produtos e prestação de serviços. Neste contexto de extrema concorrência, as organizações utilizam cada vez mais diferentes metodologias, abordagens e ferramentas estatísticas para melhoria contínua de seus processos. Este artigo utiliza a metodologia do ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA) no processo de automatização de uma fresadora numa indústria do setor metal mecânico da região norte do estado de Santa Catarina. Para aplicação correta desta metodologia as ferramentas de análise e de melhoria contínua são formatadas e adaptadas de acordo com a necessidade e demandas da equipe, através da coleta de dados, análise dos casos, implementação de ações e monitoramento de todo o processo de automatização. Os resultados decorrentes dessa metodologia contribuíram positivamente na melhoria contínua do processo de fresamento, algo que evidencia o melhor aproveitamento tecnológico da fresadora. Houve um aumento da qualidade deste processo, aliado a um maior bem estar dos operadores desta máquina, no ambiente trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gonzalez, Rodrigo Valio Dominguez, and Manoel Fernando Martins. "Melhoria contínua e aprendizagem organizacional: múltiplos casos em empresas do setor automobilístico." Gestão & Produção 18, no. 3 (2011): 473–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2011000300003.

Full text
Abstract:
A acirrada competição, ressaltada pela disputa globalizada, exige que as organizações estabeleçam inovações cada vez mais frequentes e rápidas a fim de atender às mudanças tecnológicas, econômicas e políticas que a sociedade atravessa. Neste contexto, a melhoria contínua dos produtos e processos produtivos é necessária para manter a empresa competitiva, entretanto, muitas destas iniciativas fracassam dentro das organizações. Com o objetivo de analisar como os mecanismos de aprendizagem sustentam as atividades de melhoria, é realizada uma pesquisa de campo, baseada no estudo de caso em três empresas do setor automobilístico. O artigo conclui que, além de implantar programas e ferramentas para resolução de problemas, as organizações precisam desenvolver ambientes que estimulem a aprendizagem e a cooperação entre seus indivíduos, trabalhando no desenvolvimento dos recursos humanos para que as iniciativas de melhoria sejam, de fato, contínuas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Gonzalez, Rodrigo Valio Dominguez, and Manoel Fernando Martins. "Melhoria contínua no ambiente ISO 9001:2000: estudo de caso em duas empresas do setor automobilístico." Production 17, no. 3 (December 2007): 592–603. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132007000300014.

Full text
Abstract:
Este artigo avalia como duas empresas certificadas pela norma ISO 9001:2000, fornecedoras do setor automobilístico, realizam atividades de melhoria contínua em seus sistemas produtivos. É evidente que diferentes empresas apresentam diferenças quanto à condução de programas de melhoria contínua, e ainda, a motivação para a certificação neste sistema da qualidade também influi na amplitude e constância da melhoria dos processos. Nesse sentido, o artigo analisa como as organizações pesquisadas desenvolvem e estruturam internamente a melhoria contínua, enfatizando a organização do setor produtivo, o modelo de gestão e os principais programas e ferramentas utilizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Búrigo, Renan Grijó, and Nério Amboni. "Inovação e melhoria contínua no laboratório de análises clínicas Búrigo." Sistemas & Gestão 11, no. 3 (November 3, 2016): 242–485. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2016.v11n3.723.

Full text
Abstract:
O artigo tem por objetivo analisar os impactos dos projetos Escalpe, SMS e Vacinas para pacientes, implantados pelos Grupos de Melhoria do Laboratório Búrigo nas dimensões de inovação (produtos, processos, marketing e organizacional), propostas pelo Manual de Oslo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (ODCE). Os fundamentos teóricos envolvem os temas qualidade e inovação nas organizações. Os dados e as informações são oriundos de pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevista e observação. Os resultados alcançados evidenciaram que os Grupos de Melhoria contribuem na inovação em produtos/serviços e nos processos do Laboratório Búrigo. Os achados também estão em sintonia com a classificação de Oslo e de que as inovações em serviços são muito mais incrementais do que radicais. Os Grupos de Melhoria representam uma estratégia da busca contínua da excelência em serviços e dos relacionamentos entre os stakeholders.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Gonzalez, Rodrigo Valio Dominguez, and Manoel Fernando Martins. "Competências habilitadoras da melhoria contínua: estudo de casos em empresas do setor automobilístico e de bens de capital." Gestão & Produção 22, no. 4 (October 9, 2015): 725–42. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x1017-13.

Full text
Abstract:
Resumo O estado atual da arte sobre melhoria contínua leva em consideração que as competências e comportamentos organizacionais são elementos mais importantes para a condução e sustentabilidade do que os aspectos de ordem técnica. Este conjunto de competências e comportamentos, inicialmente tratados por Bessant e Caffyn na década de 90, considera, essencialmente, que as organizações devem construir um ambiente voltado à aprendizagem contínua. Desta forma, este artigo tem como objetivo principal analisar o desenvolvimento das competências que sustentam os programas de melhoria contínua em dois ambientes produtivos distintos: setor automobilístico e de bens de capital sob encomenda. A partir de um referencial teórico sobre o tema, é levantado um conjunto de competências que é relacionado à prática da melhoria contínua e, por meio de uma abordagem qualitativa, são analisadas quatro empresas dos dois setores considerados, utilizando-se uma estratégia de estudo de casos. Os resultados da pesquisa sugerem que as empresas do setor automobilístico pesquisadas apresentam maior nível de envolvimento dos funcionários em relação aos programas de melhoria contínua, quando comparadas às empresas do setor de bens de capital, que se justifica pela estratégia adotada pelas organizações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

De Lima, Byanca Porto, Sérgio Ricardo Bastos De Mello, Paloma Medeiros De Souza, and Rafaela de Souza Lencastre. "Melhoria contínua aplicada ao Processo de Abastecimento de Água Potável." Cadernos UniFOA 11, no. 30 (April 10, 2016): 23–35. http://dx.doi.org/10.47385/cadunifoa.v11.n30.309.

Full text
Abstract:
A água é um recurso finito que representa a fonte principal de manutenção de vida. Partilhando desta concepção e reconhecendo a importância da preservação ambiental alinhada ao desenvolvimento econômico e social das organizações, os quais devem ser a cerne na atuação de um profissional de Engenharia de produção, o presente trabalho teve como objetivo analisar as perdas de água no sistema de abastecimento de uma empresa situada na região sul do Estado do Rio de Janeiro, que possui como atividade secundária a distribuição de água potável. O objeto de estudo foi uma das quatro vilas onde os funcionários da empresa residem. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa utilizou os dados referentes à distribuição de água, e ainda, baseou-se em outros estudos sobre a determinação dos indicadores de perdas. Os resultados evidenciam um alto índice de perdas, relacionado à deficiência operacional, bem como ausência de um setor específico que trabalhe na redução das perdas no sistema de distribuição. Com o objetivo de propor melhorias para os problemas encontrados, este trabalho utilizou o ciclo PDCA em conjunto com algumas ferramentas de qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Vieira, Ariana Martins, Edwin Vladimir Cardoza Galdamez, Fernando Bernardi de Souza, and Otávio José de Oliveira. "Diretrizes para desenvolvimento coletivo de melhoria contínua em arranjos produtivos locais." Gestão & Produção 20, no. 2 (June 2013): 469–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2013000200015.

Full text
Abstract:
Em um cenário dinâmico e competitivo como o atual, a melhoria contínua passou a ser um requisito básico da gestão que visa potencializar o desempenho de empresas e dos possíveis Arranjos Produtivos Locais em que estejam inseridas, sobretudo no caso daquelas de menor porte. O objetivo deste trabalho é apresentar diretrizes para desenvolvimento coletivo de melhoria contínua em Micro, Pequenas e Médias Empresas industriais que atuem neste tipo de arranjo. A proposta foi desenvolvida a partir do referencial teórico e validada por um estudo de caso. As diretrizes estão estruturadas em seis etapas principais: Preparação, Diagnóstico do Arranjo, Diagnóstico das empresas, Implantação, Auditoria e Avaliação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Godinho Filho, Moacir, and Reha Uzsoy. "Estudo do efeito de programas de melhoria contínua em variáveis do chão de fábrica na relação entre tamanho de lote de produção e lead time: lead time relationship." Gestão & Produção 17, no. 1 (2010): 137–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2010000100011.

Full text
Abstract:
No atual ambiente competitivo, a tomada de decisão tem se tornado uma tarefa cada vez mais complicada, envolvendo inúmeras variáveis, e suas relações, nem sempre claramente entendidas. Uma dessas relações, foco deste artigo, é a relação entre tamanho de lote de produção e lead time médio. Essa relação é amplamente conhecida na literatura específica sobre teoria de filas, porém o mesmo não acontece na prática em gestão de operações. Este artigo trata deste assunto, objetivando apresentar e comparar o efeito de seis programas de melhoria contínua em variáveis do chão de fábrica (variabilidade da chegada das ordens, variabilidade do processo, taxa de defeito, tempo até a falha, tempo de reparo e tempo de set up) na relação tamanho de lote × lead time em um ambiente de máquina única que fabrica múltiplos produtos. Isto é feito por meio de uma combinação das abordagens System Dynamics (Forrester, 1962) e Factory Physics (Hopp; Spearman, 2008). Dois conjuntos de experimentos são realizados: i) Uma melhoria de grandes proporções (50%) em cada uma das variáveis separadamente, como aquela que seria obtida por um grande investimento; ii) Uma pequena melhoria em todas as variáveis simultaneamente. Os resultados mostraram: (a) o efeito positivo de programas de melhoria contínua em variáveis do chão de fábrica no lead time; (b) a importância de se conhecer a curva tamanho de lote × lead time e o papel da redução de set up antes de se iniciarem programas de redução de tamanhos de lote; (c) que investir em pequenas melhorias em muitas variáveis de forma simultânea é uma política melhor, com relação ao lead time, do que realizar uma grande melhoria em somente uma variável; (d) algumas contribuições para um melhor entendimento de modernos paradigmas de gestão da produção, tais como Lean Manufaturing e Quick Response Manufacturing.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Castro, Tales Paschoalino de, and Angelita Moutin Segoria Gasparotto. "IMPLANTAÇÃO DE AUDITORIAS DE PROCESSOS COMO SUPORTE PARA A MELHORIA CONTÍNUA." Revista Interface Tecnológica 17, no. 2 (December 18, 2020): 956–66. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v17i2.895.

Full text
Abstract:
No panorama atual, onde o mercado é notadamente competitivo, cada vez mais as empresas necessitam buscar melhorias em seus processos, visando produzir com qualidade, suprir o esperado pelos clientes, reduzir custos e manter o negócio lucrativo. A utilização de auditorias de processos vai de encontro a este propósito, visto que o uso correto desta ferramenta permite verificar a eficácia e a eficiência dos processos produtivos, e conduzi-los a possíveis melhorias e a solução das não conformidades encontradas entre as especificações de processo, realização das tarefas, procedimentos operacionais, organização, 5S, treinamento operacional, entre outros. Esse artigo tem como objetivo mostrar, por meio de uma pesquisa descritiva apoiada em uma revisão bibliográfica, o modo de trabalho de uma empresa metalúrgica que começou a utilizar as auditorias de processos como ferramenta de apoio a melhoria contínua do processo de fundição. Os principais resultados obtidos comprovaram a eficácia desta ferramenta, colaborando para o desenvolvimento de uma cultura empresarial focada em qualidade, além de auxiliar na redução dos custos e contribuir para o alcance das metas de produção da empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Luís, Renata Oliveira, Hygor Aristides Vitor Rossoni, and Neimar Freitas Duarte. "Revisão Sistemática de Literatura sobre a Logística Reversa de Resíduos de Medicamentos." Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 10, no. 1 (March 3, 2021): 339–58. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2021v10i1.p339-358.

Full text
Abstract:
Compreender as melhores iniciativas de logística reserva de medicamentos (LRM) auxiliará no processo de decisão quanto à gestão dos resíduos farmacêuticos e na melhoria contínua de processos já implantados. Sendo assim, a presente revisão sistemática abrange a LRM desenvolvida pelos principais países. Para tanto, foi realizada coleta de dados referente às práticas realizadas, a serem aplicados no Brasil, onde a maioria desses resíduos ainda são descartados junto aos resíduos urbanos, e não há a exigência de implantação da LRM. Assim, pode-se verificar que os programas europeus têm práticas mais consolidadas e adotam as melhores alternativas: incineração e valoração energética. Entretanto, são necessários mais trabalhos com caráter científicos, focados na avaliação da eficácia de programas de LRM. Já que a falta de comprometimento dos atores envolvidos nesses sistemas pode se tornar um entrave à melhoria contínua da gestão ambiental dos resíduos farmacêuticos, bem como à preservação ambiental relacionadas ao seu descarte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Pinho, José Ocelo Maciel, Erico Veras Marques, and Francisco Vicente Sales Melo. "Melhoria contínua de processos terceirizados: a experiência de uma distribuidora de energia elétrica." Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 5, no. 1 (May 11, 2012): 224. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v5e12012224-252.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetiva analisar como a melhoria contínua é desenvolvida nos processos que são terceirizados em uma empresa de distribuição de energia elétrica. O estudo apresenta uma síntese da terceirização, destacando a complexidade e as dificuldades deste processo, ressaltando a importância da parceria entre o tomador e fornecedor de serviços. Os resultados obtidos indicam que para a melhoria contínua de processos terceirizados há fatores que são imprescindíveis e devem ser considerados, como: contratos com acordo de nível de serviço bem definidos, seleção dos prestadores de serviço com especialização na atividade, formação de parceria e avaliação sistematizada das empresas parceiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Elias Silva, Allan. "ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO FOCADA EM JUST IN TIME E MELHORIA CONTÍNUA." Colloquium Humanarum 11, no. 2 (December 20, 2014): 45–57. http://dx.doi.org/10.5747/ch.2014.v11.n2.h157.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Sousa, Clemente Neves. "Cuidar da pessoa com fístula arteriovenosa: modelo para a melhoria contínua." Revista Portuguesa de Saúde Pública 30, no. 1 (January 2012): 11–17. http://dx.doi.org/10.1016/j.rpsp.2011.11.001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Braga, Luís Pastorelli, Paulo Remi Guimarães Santos, and Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira. "ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA." Tecnologia em Metalurgia e Materiais 5, no. 1 (2008): 60–64. http://dx.doi.org/10.4322/tmm.00501012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Veronezi, Letícia, and Adriane Lopes. "Auditoria como ferramenta para a melhoria contínua da assistência de enfermagem." Nursing (São Paulo) 24, no. 283 (December 17, 2021): 6896–907. http://dx.doi.org/10.36489/nursing.2021v24i283p6896-6907.

Full text
Abstract:
Objetivo: investigar na literatura ferramentas de auditoria de enfermagem a fim de analisar a qualidade da assistênciade enfermagem. Método: Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa no período de janeiro de 2021. Para selecionar osmanuscritos foi realizada busca na Biblioteca Virtual em Saúde. Foram utilizados os descritores em saúde conforme padronizadosnos descritores em saúde, sendo manuscritos publicados entre 2015 a 2020. Resultados: Dos manuscritos selecionados, novesão de natureza metodológica, os quais utilizaram da implementação de software ou tecnologia para gestão de auditoria a fimde analisar os cuidados de enfermagem. Foi percebido que as ferramentas implementadas trouxeram aspectos positivos voltadospara o gerenciamento, cuidado de enfermagem e dimensionamento. Conclusão: pode perceber que a auditoria de enfermagemé um instrumento fundamental para avaliar de forma sistemática a assistência prestada ao cliente, bem como para apontarsoluções para as deficiências encontradas, além de medidas de caráter preventivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Lizarelli, Fabiane Letícia, and José Carlos de Toledo. "Práticas para a melhoria contínua do Processo de Desenvolvimento de Produtos: análise comparativa de múltiplos casos." Gestão & Produção 23, no. 3 (May 17, 2016): 535–55. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x2240-15.

Full text
Abstract:
Resumo A melhoria no desempenho dos processos de Inovação e de Desenvolvimento de Produtos é preocupação recorrente nas organizações. Os resultados desses processos são críticos para a competitividade e sobrevivência a longo prazo. Um meio para obter melhor desempenho nesses processos é o uso de abordagens de Melhoria Contínua (MC), comumente já aplicadas aos processos de manufatura, ao Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP). O objetivo deste artigo é identificar, por meio de revisão bibliográfica, as principais práticas para MC no PDP e investigar o nível de implantação destas práticas em quatro empresas brasileiras consideradas inovadoras, que realizam atividades de desenvolvimento de produto no país e que possuem programas estruturados de MC. Os resultados encontrados mostraram que ainda há dificuldade de implantação de algumas práticas de melhoria no PDP, principalmente aquelas relacionadas à identificação de barreiras para implantação da MC, organização de projetos de melhoria e incentivo a ações de melhoria no PDP. Apesar da dificuldade, a implantação de práticas para MC no PDP foi identificada como de alta importância para as empresas estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Galdámez, Edwin Vladimir Cardoza, Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti, and Mateus Cecílio Gerolamo. "Proposta de um sistema de avaliação do desempenho para arranjos produtivos locais." Gestão & Produção 16, no. 1 (March 2009): 133–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2009000100013.

Full text
Abstract:
Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são sistemas que podem ser utilizados para promover a cooperação empresarial, a inovação contínua e o desenvolvimento sustentável das Pequenas e Médias Empresas (PMEs). O processo de gestão de desempenho do APL é construído a partir do planejamento estratégico e com a implantação de ações coletivas de melhoria contínua. Também é necessário construir uma infraestrutura local e um ambiente que estimule a confiança e a cooperação dos membros do APL. A avaliação de desempenho é uma prática que fortalecerá a coordenação e execução das atividades de melhoria contínua do APL. Assim, o objetivo deste trabalho é propor um Sistema de Medição do Desempenho (SMD) que dê suporte ao processo de gestão de desempenho do APL. A proposta foi construída a partir das pesquisas de campo realizadas nos APLs de Ibitinga e Jaú. Os resultados demonstram que a medição de desempenho integrada a um processo sistemático de melhoria contínua promove a gestão colaborativa, aprimora o processo de tomada de decisão ou coordenação das ações planejadas pelas instituições, empresas e outros órgãos que fazem parte dos APLs. É um instrumento que pode ajudar a monitorar o desempenho das PMEs inseridas em uma rede de cooperação empresarial e direcionar as iniciativas coletivas ou ações de melhoria para as principais necessidades do APL.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Santos, Osmildo Sobral dos, Leandro Alves Correia, Marcio Magera Conceição, and Marcos de Oliveira Morais. "Processo de melhoria contínua: estudo de caso aplicado em uma empresa gráfica." Research, Society and Development 9, no. 9 (August 13, 2020): e101997204. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7204.

Full text
Abstract:
O mercado ao longo do tempo tem se mostrado cada vez mais polarizado, por conta disso para as empresas conquistarem e assegurarem sua fatia de mercado em meio a tantas outras organizações do mesmo seguimento, concorrência direta e concorrência indireta, ou até de nichos parecidos, as empresas devem se manter sempre atualizadas e competitivas, seja através da qualidade acima da média, preços mais atraente, responsabilidade socioambiental, ou até mesmo no atendimento diferenciado ao consumidor. No entanto, para que a produtividade seja alcançada, é necessário que haja um estudo minucioso, utilizar de métodos eficientes e contínuos, portanto, é a melhor opção, para que os dados obtidos sejam capazes de apresentar um mapeamento dos processos, identificar os desperdícios e movimentações que não têm valor agregado ao cliente, para que melhorias sejam frequentemente apresentadas. Esse artigo tem como objetivo analisar e descrever o processo de encadernamento que de forma imprecisa, ocasiona seus desperdícios de insumos, de forma que agride o meio ambiente e desacelera a produtividade da empresa pesquisada. Ao longo deste artigo será descrito o processo de implantação do sistema de melhoria contínua na empresa pesquisada conhecido como Kaizen e apresentado os impactos gerados, como diminuição de custos, de mão-de-obra e tempo de produção. Foi discorrido o antes e após à implementação do Kaizen, fundamentado não somente nos dados e relatórios operacionais de informações da empresa EJL, mas também em pesquisas bibliográficas em livros, artigos e sites referentes ao tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Milnitz, Diego, and Dalvio Ferrari Tubino. "Construção de uma escala para medir o nível dos colaboradores para a prática da Melhoria Contínua em uma organização por meio do modelo de resposta nominal da TRI." Production 26, no. 3 (October 27, 2015): 581–89. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6513.125513.

Full text
Abstract:
Resumo Esta pesquisa oferece uma discussão sobre a construção de uma escala para medir o nível dos colaboradores para a prática da Melhoria Contínua dentro de uma organização. O desenvolvimento desta foi possível por meio da utilização de um instrumento de medida constituído de 34 itens embasados no conceito de Melhoria Contínua e aplicados em uma amostra de 519 colaboradores pertencentes a uma organização industrial. A seguir os dados foram avaliados estatisticamente pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), mais precisamente por meio do modelo de resposta nominal. Como resultado, conseguiu-se a equalização entre os itens aplicados e os scores dos colaboradores pesquisados, permitindo o desenvolvimento de uma métrica com distintos níveis para a prática da Melhoria Contínua. As decorrências estratégicas derivadas deste resultado são muito importantes, pois na medida do traço latente a aplicação da TRI permitiu fazer uma avaliação do fenômeno em estudo com mais precisão e consistência, fornecendo assim, informações relevantes para a tomada de decisões dentro da organização pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Razzolini Filho, Edelvino, Egon Walter Wildauer, and José Simão Paulo Pinto. "PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL – simplificando o raciocínio lógico do planejamento com a abordagem do PMI." REBRAE 1, no. 3 (July 18, 2008): 343. http://dx.doi.org/10.7213/rebrae.v1i3.20951.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta o uso de técnicas de gestão, baseadas no processo do Project Management Institute – PMI, para facilitar o desenvolvimento do processo de planejamento de atividades que proporcionem continuidade da prestação de serviços e da oferta de produtos de uma organização ao mercado. Baseia-se no mérito dos elementos que compõem o raciocínio estratégico, tático e operacional, abordando fases seqüenciais, contínuas, sob visão de processos e da respectiva melhoria contínua das suas tarefas (ações). O gerenciamento dos processos é o elemento central, agregador de valor e que responde pela correta identificação da qualidade sugerida, mediante mecanismos de monitoramento. A partir de análise do processo de planejamento em uma empresa do ramo de distribuição de produtos farmacêuticos, em dois momentos distintos, foi possível perceber melhorias a partir da adoção de um modelo como o que se propõe neste trabalho. Os resultados alcançados caracterizam o uso do método por se tratar da busca da melhoria como ação agregadora dos processos, exigindo as inferências de comprometimento, compromisso e atitude do gestor. A garantia da melhoria dos processos e das metas alcançadas resulta muito no reflexo do comportamento e maturidade da gerência, dos fatores que influenciam as tomadas de decisões, tendo sempre o profissional a avaliação e resposta final da ação a ser executada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Gonçalves, Leandro Rogério, and Angelita Moutin Segoria Gasparotto. "UM ESTUDO SOBRE GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL NA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS." Revista Interface Tecnológica 16, no. 2 (December 26, 2019): 428–40. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v16i2.636.

Full text
Abstract:
No cenário econômico mundial, melhoria contínua é um assunto muito abordado e extremamente necessário, as empresas que produzem máquinas e equipamentos estão aumentando consideravelmente sua competitividade aplicando o conceito de qualidade total, onde atender as necessidades dos clientes é um fator muito importante na sobrevivência competitiva da empresa. Neste ambiente, a concorrência por melhorias vem alcançando padrões de eficiência muito elevados em relação às metodologias de qualidade. Uma organização que pretende permanecer no mercado, a qualidade total e melhoria contínua são necessidades cada vez mais cobradas quando se trata de concorrência industrial, há órgãos regulamentadores que auxilia e cobra adequações para que padrões e normas vigentes sejam respeitados, é imprescindível que as organizações sejam certificadas. Tais órgãos têm a competência de manter estes padrões, pois sugerem melhorias dos processos e produtos atendendo seus requisitos. O artigo mostra as etapas de implantação em uma indústria de maquinas e equipamentos, seus processos em meio à metodologia aplicada e seus desafios. Cabe salientar que os objetivos da Qualidade total seguem seus padrões em todo o fluxo operacional, desde o fornecimento de matérias primas até o produto acabado para os setores de expedição e logística.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Pasiani, Henrique, Rafael Rodrigo Escapa, Tulio de Oliveira, and Irene Rodrigues Freitas. "DIAGNÓSTICO DA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS DE MELHORIA CONTÍNUA EM CITRÍCOLAS DE LIMÕES." COLLOQUIUM EXACTARUM 8, Especial (December 20, 2016): 100–104. http://dx.doi.org/10.5747/ce.2016.v8.nesp.000110.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Fernandes, Lidiane Aparecida, Tércio Apolinário de Souza, João Roberto V. de Oliveira, Simara Regina de O. Ribeiro, and Guilherme Menezes Lage. "Aplicação da estimulação transcraniana por corrente contínua na melhoria do desempenho manual." Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 2017, S3A (2017): 13–24. http://dx.doi.org/10.5628/rpcd.17.s3a.13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Vahldick, Viviane, William Barbosa Vianna, Cezar Karpinsky, and Marli Dias de Souza Pinto. "Diagnóstico para melhoria contínua nas Bibliotecas Escolares do município de Indaial/SC." Biblioteca Escolar em Revista 5, no. 2 (March 30, 2017): 44. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2017.112937.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo é identificar elementos para um diagnóstico da realidade de oito (08) bibliotecas municipais objetos de estudo, aderentes a proposta, para subsidiar elaboração de um plano de melhoria baseado na proposta da IFLA e da lei 12.244/10. Justifica-se pela necessidade de avançar em práticas e políticas públicas que fomentam a qualidade da educação e pela existência de um estudo preliminar realizado em 2006. O estudo caracteriza-se como qualitativo, indutivo e utiliza como instrumentos de intervenção questionário e entrevistas semi-estruturados e observação. Resultou na identificação de pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Braz, Cíntia Cristina, Andressa Pacífico Franco Quevedo, and Hesler Piedade Caffé Filho. "Implementação de uma Ferramenta de Gerenciamento de Rotina e Produtividade." Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 10, no. 30 (July 3, 2016): 78. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v10i30.401.

Full text
Abstract:
A Gestão por Processos é uma abordagem focada na complexidade da estrutura gerencial para identificar e mapear seus processos e permitir um planejamento eficiente das atividades, a definição de responsabilidades e o uso eficaz dos recursos disponíveis levando a uma melhoria contínua do desempenho organizacional e dos resultados de negócios. Este artigo aborda o processo de implementação de uma ferramenta de gerenciamento de rotina e produtividade no Processo de Arrecadação do Escritório Local da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) em Paulo Afonso e tem como objetivo descrever o processo de implementação, bem como os benefícios agregados à gestão das atividades e seu reflexo na melhoria contínua dos resultados. A metodologia aplicada foi o Estudo de Caso com coleta de dados documental através de relatórios corporativos e análise descritiva. A Embasa, concessionária responsável pela prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de vários municípios da Bahia, identificou a necessidade de melhoria na gestão e, ao incorporar a Gestão por Processos, implementou ferramentas que proporcionaram a gestão e visibilidade das atividades dos processos, conseguindo elevar sua produtividade e obter melhores resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Gonzalez, Rodrigo Valio Dominguez, Manoel Fernando Martins, and José Carlos de Toledo. "Gestão do conhecimento em uma estrutura organizacional em rede." Ciência da Informação 38, no. 1 (April 2009): 57–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652009000100004.

Full text
Abstract:
As relações de parceria são cada vez mais comuns entre as organizações, criando estruturas de relações em rede. E uma importante tarefa que emerge nas empresas prestadoras de serviço é a gestão do conhecimento, visando a melhorar seus processos. O objetivo deste artigo é analisar como os aspectos organizacionais, de ordem técnica e social, de uma estrutura organizacional em rede facilitam a gestão do conhecimento a fim de promover atividades de melhoria contínua. A empresa pesquisada, uma prestadora de serviços industriais, implementou uma estrutura de sites full service, responsáveis por atividades de rotina e de melhoria, em tempo integral, nos clientes, além de centros de excelência, que promovem o processo de gestão do conhecimento (GC). Para alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, baseada em estudo de caso exploratório. O resultado da pesquisa aponta que o fluxo de conhecimento entre os indivíduos e entre os diversos sites é intensificado devido às interações em rede, aumentando o potencial da organização em promover melhorias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Silva, Marcos Meurer, Carlos Eduardo Soares Camparotti, Lorena Mazia Enami, Karoline Guedes, Beatriz Lavezo Reis, and Thiago De Souza Borges Ordeno. "Aplicação da metodologia seis sigma para melhoria contínua da qualidade em uma indústria alimentícia." Revista Produção Online 20, no. 2 (June 15, 2020): 546–74. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v20i2.3622.

Full text
Abstract:
A competitividade entre as empresas exige que busquem por alternativas não só na garantia por produtos melhores aos clientes, mas também no que se refere ao processo produtivo sem desperdícios e elevados custos. O presente trabalho apresenta a implementação da metodologia Seis Sigma como meio de obtenção de melhores resultados na qualidade do processo produtivo e como uma mudança organizacional para com a resolução de problemas. A pesquisa foi realizada através de um estudo de caso, na qual foram coletados dados e informações pertinentes para a proposição e implantação de melhorias. O modelo DMAIC foi utilizado para a coordenação das etapas, assim como a utilização de ferramentas da qualidade dentro de cada uma das etapas. Destaca-se a obtenção de resultados satisfatórios com relação a eliminação do problema do peso do presunto fora da especificação, a elevação do nível sigma de 1,16 para 3,24, bem como, o conhecimento fornecido a todos os colaboradores do setor sobre a importância de realizar melhorias, ficam como um primeiro passo para a mudança do setor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Silveira, Orlando Ferreira da, Claudia De Freitas Michelin, and Julio Cezar Mairesse Siluk. "Aplicação de uma proposta para a medição de desempenho de um sistema de gestão da qualidade." Revista de Administração da UFSM 10 (August 7, 2017): 92. http://dx.doi.org/10.5902/1983465924828.

Full text
Abstract:
Atualmente, o mundo corporativo é marcado pela rapidez com que se processam as mudanças, impulsionadas pelas frequentes inovações tecnológicas, pelo desempenho da economia e pela forte concorrência. Dessa forma, a busca incessante pela melhoria contínua nas organizações demanda a implementação de sistemas de gestão, sistêmicos e mensuráveis, como meio facilitador à redução da vulnerabilidade em relação ao impacto causado pelas forças competitivas. Diante disso, o presente trabalho, desenvolvido em duas empresas da indústria de alimentos, The Coca-Cola Company e Heineken Brasil, objetiva verificar a aplicação e as contribuições de uma proposta de medição de desempenho de um sistema de gestão da qualidade, visando facilitar e orientar a mensuração e análise do processo de melhoria contínua e a sustentabilidade do desempenho organizacional. Metodologicamente, foi realizado um mapeamento e diagnóstico para a realização de um estudo de caso. Desse modo, pode-se afirmar que a ferramenta desenvolvida e sua simulação contribuíram para a mensuração proativa, integrada e contínua do processo de análise da implementação, da melhoria e do desempenho do sistema de gestão da qualidade, tendo demonstrado o percentual de não conformidade de 1,01% para esse sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Silva Neto, José Moreira da, and Ricardo Plácido Ribeiro. "Gestão estratégica de recursos públicos: avaliação das variáveis restritivas à efetividade na execução do Programa de Saúde da Família." REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 18, no. 1 (April 2012): 191–210. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-23112012000100007.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo consiste na avaliação das variáveis restritivas à efetividade do Programa de Saúde da Família (PSF) e na proposição metodológica orientada para a mensuração do desempenho com perspectiva de melhoria contínua deste programa. Para avaliação das variáveis utilizou-se o método de análise de conteúdo, aplicado em 197 relatórios da Controladoria Geral da União (CGU), período 2005-2007, confrontados com os princípios de controle do United States Government Accountability Office (GAO) e da Nova Administração Pública (NAP). Sendo que, para a análise da perspectiva de melhoria contínua com propósito de erradicação da ocorrência de tais tipos de variáveis, a metodologia sugerida à adoção foi o Activity Based in Cost (ABC). A hipótese vislumbrada com esta metodologia consiste em: no orçamento se admite a meta máxima de efetividade a partir da demanda dos serviços do PSF, enquanto que, na mensuração do desempenho a meta é a melhoria contínua do programa a partir da demanda de recursos. A pesquisa evidenciou a existência de variáveis restritivas à efetividade do PSF em 91% dos municípios auditados pela CGU. A falha mais frequente se refere à ineficiência na gestão dos recursos do programa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Silva Filho, Julio Cesar Gomes da, Felipe Alves Calábria, Gisele Cristina Sena da Silva, and Denise Dumke de Medeiros. "Aplicação da Produção mais Limpa em uma empresa como ferramenta de melhoria contínua." Production 17, no. 1 (April 2007): 109–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132007000100008.

Full text
Abstract:
Este artigo visa apresentar o desenvolvimento de um programa ambiental na resolução dos problemas existentes em uma empresa fabricante de embalagens de papel localizada no Estado de Pernambuco. O estudo foi conduzido na empresa no período de novembro de 2001 a novembro de 2002, quando foram abordadas todas as fases referentes ao Programa de Produção mais Limpa. Os resultados alcançados superaram as expectativas iniciais, apesar de algumas oportunidades identificadas não terem sido introduzidas durante a pesquisa. O Programa enraizou alguns de seus princípios na mentalidade dos funcionários, que passaram a enxergar suas atividades de um outro ângulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Cruz, Manoela Rodrigues Pimentel, and José Ricardo Scareli Carrijo. "Aplicação de melhoria contínua em um processo interno de uma empresa metal-mecânica." Brazilian Journal of Business 2, no. 2 (2020): 1691–711. http://dx.doi.org/10.34140/bjbv2n2-053.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

De Oliveira, Caio Vinícius Mazaro, and Eduardo Guilherme Satolo. "Diagnóstico do desempenho de agroindústrias do segmento de curtume frente aos conceitos da LSCM." Exacta 17, no. 2 (May 24, 2019): 147–64. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v17n2.8305.

Full text
Abstract:
O segmento de couro tem valoroso papel na contribuição do desenvolvimento econômico de várias cidades brasileiras. Para tanto, é importante buscar uma gestão eficiente que contemple toda produção, visando o aumento do resultado financeiro, possibilitando a continuação da atividade. Diante da carência de estudos verificados, este artigo tem como objetivo diagnosticar por meio da Lean Supply Chain Management (LSCM) aspectos de melhoria na gestão do elo curtume da cadeia do couro do Oeste Paulista/SP. Para atingir o objetivo da pesquisa, utilizou-se como método de pesquisa o estudo de caso do tipo múltiplo, com a condução de visitas in loco e aplicação de formulário em cinco Unidades de Pesquisa. Destacam-se como resultados que os pilares da Gestão da Tecnologia de Informação, Gestão Logística e Melhoria Contínua são os que mais carecem de melhorias, necessitando empregar ações para melhoria em toda a cadeia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Salgado, Camila Cristina de Rodrigues, Renan Felinto de Farias Aires, Fábio Walter, and Afrânio Galdino de Araújo. "CONTRIBUIÇÕES À MELHORIA DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS: UMA AVALIAÇÃO EMPÍRICA SOB A PERSPECTIVA DE MAPEAMENTO DE PROCESSOS EM UMA UNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA." HOLOS 1 (March 17, 2013): 151. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2013.1034.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é identificar, a partir do mapeamento de processos críticos, possíveis melhorias para a gestão da Coordenação do Curso de Administração (CCA) da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, realizou-se um estudo de caráter exploratório, descritivo e aplicado, que descreve os processos críticos da unidade estudada e analisa-os visando a sua melhoria. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a entrevista semiestruturada, o questionário, a matriz GUT (Gravidade/Urgência/Tendência) e a observação simples. Como resultado, identificou-se que os processos de Matrícula e de Montagem das Blocagens eram os mais críticos, cujos principais problemas residiam na falha de comunicação entre a CCA e os departamentos acadêmicos, e a ausência de planejamento da oferta de disciplinas prevista. Assim, foi feita uma proposta de melhoria para o aperfeiçoamento dos processos organizacionais e foi constatada a importância do processo de mapeamento como ferramenta de melhoria contínua.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Silva, Elaine Patussi da, Verica Marconi Freitas de Paula, and Verônica Angélica Freitas de Paula. "Aplicação do Método PDCA para Redução do Risco de Explosão na Operação de Transporte de Grãos." Revista Inovação, Projetos e Tecnologias 7, no. 2 (July 1, 2019): 202–15. http://dx.doi.org/10.5585/iptec.v7i2.14504.

Full text
Abstract:
Este relato tecnológico descreve a experiência de um grupo de Melhoria Contínua (CCQ) de uma organização de transporte integrado para a redução de risco de explosão na planta operacional devido a alguns fatores como excesso de pó, poeira e baixa umidade. Com a aplicação do Método PDCA e de ferramentas de Qualidade, o grupo delineou duas propostas de ação. A proposta escolhida, de custo consideravelmente inferior, foi implementada - as metas estabelecidas foram superadas, proporcionando ainda melhorias em diferentes aspectos da operação da organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Maia, Marcos Felipe Gonçalves, and Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra. "Princípios avaliativos para biblioteca universitária." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 18 (June 8, 2020): e020013. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v18i0.8659641.

Full text
Abstract:
Este artigo trata da avaliação da biblioteca universitária no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Objetiva propor um modelo de princípios avaliativos para a biblioteca universitária que ultrapasse a simples verificação e atualização de acervos. Usa-se como metodologia pesquisa documental e bibliográfica com aportes de dados advindos de estudo de usuários e de relato de experiência da extensão universitária, realizados na Universidade Federal do Tocantins. Como resultado, apresenta-se um modelo de seis etapas: 1) visão global; 2) definição dos produtos e serviços; 3) identificação das necessidades dos interagentes; 4) avaliação contínua dos processos; 5) marketing; e 6) melhoria contínua. Conclui reforçando esse modelo para que as bibliotecas universitárias sejam avaliadas como da melhor qualidade e não como simples depósitos de livros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Almeida, Cleibson Aparecido de, Leonardo Derckan Rodrigues Silva, Elaine Cristina da Silva Schilipack, and Nivaldo Aparecido Minervi. "Melhoria na qualidade de dados com a aplicação de "data cleaning" na base de dados de acidentes aeronáuticos da aviação civil brasileira." AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento 5, no. 2 (January 9, 2017): 72. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v5i2.47303.

Full text
Abstract:
Introdução: Apresenta a aplicação de técnicas de data cleaning na base de dados de acidentes aeronáuticos da aviação civil brasileira com o objetivo de mensurar o grau de melhoria na qualidade dos dados. Método: inicialmente realizou-se uma revisão de literatura sobre os conceitos de data cleaning e qualidade de dados e, em seguida, aplicaram-se as técnicas de data cleaning em uma base de dados composta por 4601 registros, referentes aos acidentes aeronáuticos ocorridos entre os anos de 1979 e 2014 na aviação civil brasileira. A medição da melhoria na qualidade dos dados foi realizada por meio da métrica “percentual de melhoria dos dados”. Resultados: Observando-se o contexto geral todos os atributos da base de dados houve uma melhoria de 9% quanto à qualidade dos dados, com atributos, como por exemplo o peso, fabricante e modelo das aeronaves, que apresentaram um grau de melhoria acima de 55% após a aplicação da metodologia. Conclusão: A técnica de data cleaning pode ser utilizada para definir políticas para a melhoria contínua em bases de dados e melhorar os processos de decisão nas organizações que tratam sobre aviação, em especial na área de segurança de voo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Santos, Jadir Perpétuo, Isis Araujo Monte, Gabriel Farias Cunha Barreto, and Josimar Silveira Santos. "Proposta de melhoria de processos (kaizen) na gravação (hot stamping) de estojos e seu payback em linha ótica." Revista Produção Online 20, no. 3 (September 30, 2020): 884–902. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v20i3.3699.

Full text
Abstract:
As indústrias possuem a necessidade de acompanhar a evolução do comércio para garantir seu lugar no mercado. Para isso é necessário analisar os processos com estudos de tempo e movimentos visando sempre o que poderia melhorar a produtividade dos processos. Esse trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento e implementação de uma melhoria (Kaizen) na máquina termo impressora Hot Stamping para a diminuição de etapas e ampliação da capacidade de produção da linha de injetados e avaliar o payback, assim através de uma monografia (estudo de caso) com método hipotético-dedutivo, em um processo de produção de estojos da linha ótica realizou-se um estudo para melhoria de processo, visando sua viabilidade econômica para a empresa. Foram utilizados os métodos Delphi para definir qual máquina e processo deve ser melhorado e o 5W2H´s e Payback para comparação do antes e depois da melhoria e análise da viabilidade financeira e econômica da melhoria de processo, demonstrando que a melhoria produz impacto na redução de perdas de 83 hs mensais, com ganho monetário de R$ 13.284,00 ao ano em única máquina, além de influenciar os funcionários para a cultura de melhoria contÍnua.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Oliveira, Napoleão Dieb Holanda, and Cora Franklina do Carmo Furtado. "Gestão da Qualidade em um Órgão Público Auxiliar do Poder Legislativo Estadual." Revista Controle - Doutrina e Artigos 9, no. 2 (December 31, 2011): 367–98. http://dx.doi.org/10.32586/rcda.v9i2.151.

Full text
Abstract:
O presente artigo foi desenvolvido em um órgão da Administração Pública do Estado do Ceará, no qual fora implementado um Sistema de Gestão da Qualidade sob os requisitos da Norma ISO 9001:2000. O problema de pesquisa foi verificar quais as melhorias que o mencionado sistema proporcionou aos processos internos dessa organização. O objetivo geral foi investigar os impactos resultantes de sua implantação, e os objetivos específicos foram caracterizar o Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ com a apresentação de algumas ferramentas de apoio à gestão, mostrar a orientação da Norma ISO 9001 para inovação e melhoria do órgão em estudo e identificar as melhorias obtidas com a adoção da estratégia. A realização da revisão da literatura e de normas específicas e a conclusão dos trabalhos contribuíram para o avanço da ciência, do estudo acadêmico e para a melhoria contínua da organização em pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

RUBERT, C. K., N. A. S. SAMPAIO, J. G. M. BARROS, and A. H. A. JUNIOR. "APLICAÇÃO DO DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE NO DESENVOLVIMENTO E NA MELHORIA CONTÍNUA DE PRODUTOS." Revista SODEBRAS 15, no. 173 (May 2020): 57–65. http://dx.doi.org/10.29367/issn.1809-3957.15.2020.173.57.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Tanaka, Wilson, Jorge Muniz Júnior, and Antonio Faria Neto. "Fatores Críticos para Implantação de Projetos de Melhoria Contínua segundo Líderes e Consultores Industriais." Sistemas & Gestão 7, no. 1 (2012): 103–21. http://dx.doi.org/10.7177/sg.2012.v7.n1.a7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Junior, Marcelo Pompermayer, André Lima, and Wanderson Henrique Stoco. "Busca de Melhoria Contínua em Processo Produtivo: Aplicações das Ferramentas de Gestão da Qualidade." Brazilian Journal of Development 6, no. 3 (2020): 10621–34. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n3-078.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Rodrigues, Fernanda de Sales Silva, Isabel Cristina dos Santos, and Marilsa Sá Rodrigues Tadeucci. "OS LIMITES DA MELHORIA CONTÍNUA: A ANÁLISE DO DESEMPENHO OPERACIONAL ANTES E APÓS TREINAMENTO." Tecnologia em Metalurgia e Materiais 5, no. 2 (2008): 89–93. http://dx.doi.org/10.4322/tmm.00502005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography