To see the other types of publications on this topic, follow the link: MELHORIA NO PROCESSO DE GESTÃO.

Journal articles on the topic 'MELHORIA NO PROCESSO DE GESTÃO'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'MELHORIA NO PROCESSO DE GESTÃO.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Braz, Cíntia Cristina, Andressa Pacífico Franco Quevedo, and Hesler Piedade Caffé Filho. "Implementação de uma Ferramenta de Gerenciamento de Rotina e Produtividade." Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 10, no. 30 (July 3, 2016): 78. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v10i30.401.

Full text
Abstract:
A Gestão por Processos é uma abordagem focada na complexidade da estrutura gerencial para identificar e mapear seus processos e permitir um planejamento eficiente das atividades, a definição de responsabilidades e o uso eficaz dos recursos disponíveis levando a uma melhoria contínua do desempenho organizacional e dos resultados de negócios. Este artigo aborda o processo de implementação de uma ferramenta de gerenciamento de rotina e produtividade no Processo de Arrecadação do Escritório Local da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) em Paulo Afonso e tem como objetivo descrever o processo de implementação, bem como os benefícios agregados à gestão das atividades e seu reflexo na melhoria contínua dos resultados. A metodologia aplicada foi o Estudo de Caso com coleta de dados documental através de relatórios corporativos e análise descritiva. A Embasa, concessionária responsável pela prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de vários municípios da Bahia, identificou a necessidade de melhoria na gestão e, ao incorporar a Gestão por Processos, implementou ferramentas que proporcionaram a gestão e visibilidade das atividades dos processos, conseguindo elevar sua produtividade e obter melhores resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ferenhof, Helio Aisenberg, Fernando Antonio Forcellini, and Gregório Varvakis. "Lições Aprendidas: Agregando Valor ao Gerenciamento de Projetos." Revista de Gestão e Projetos 4, no. 3 (December 1, 2013): 197–209. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v4i3.172.

Full text
Abstract:
O presente estudo visa abordar questões relacionadas ao processo de lições aprendidas em projetos, tendo como foco de análise a gestão do conhecimento. O ponto de partida constituiu da seguinte questão: Sob a ótica da gestão do conhecimento, o processo de gerar lições aprendidas pode agregar valor à gestão de projetos? A partir disso, iniciou-se a busca científica para responder esta indagação, por intermédio da busca sistemática de literatura. Assim, este estudo considerou 102 artigos publicados em revistas e journals científicos, que apresentam estudos empíricos em gestão de projetos, gestão do conhecimento e lições aprendidas, encontrados nas bases de dados Scopus. Este estudo aponta: o porque, o quando e o como o processo de lições aprendidas pode ajudar a mitigar os riscos associados a projetos; obter uma melhor compreensão das atividades envolvidas; melhorar os processos de gestão do conhecimento; ter o aumento sistemático das competências dos envolvidos e; identificar a causa raiz de sucessos e fracassos, ajudando a melhoria do processo.DOI:10.5585/gep.v4i3.172
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gonzalez, Rodrigo Valio Dominguez, Manoel Fernando Martins, and José Carlos de Toledo. "Gestão do conhecimento em uma estrutura organizacional em rede." Ciência da Informação 38, no. 1 (April 2009): 57–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652009000100004.

Full text
Abstract:
As relações de parceria são cada vez mais comuns entre as organizações, criando estruturas de relações em rede. E uma importante tarefa que emerge nas empresas prestadoras de serviço é a gestão do conhecimento, visando a melhorar seus processos. O objetivo deste artigo é analisar como os aspectos organizacionais, de ordem técnica e social, de uma estrutura organizacional em rede facilitam a gestão do conhecimento a fim de promover atividades de melhoria contínua. A empresa pesquisada, uma prestadora de serviços industriais, implementou uma estrutura de sites full service, responsáveis por atividades de rotina e de melhoria, em tempo integral, nos clientes, além de centros de excelência, que promovem o processo de gestão do conhecimento (GC). Para alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, baseada em estudo de caso exploratório. O resultado da pesquisa aponta que o fluxo de conhecimento entre os indivíduos e entre os diversos sites é intensificado devido às interações em rede, aumentando o potencial da organização em promover melhorias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Relim, Tiago Eny, Rômulo De Medeiros Palmeira, João Vicente Pereira, and Simone Borges Simão Monteiro. "Gestão do Processo de Cálculo do Capital para Risco de Crédito com Foco na Melhoria da Eficiência Operacional." Singular Engenharia, Tecnologia e Gestão 1, no. 2 (October 19, 2019): 27–32. http://dx.doi.org/10.33911/singular-etg.v1i2.60.

Full text
Abstract:
Este estudo apresenta uma abordagem prática para gestão do processo de cálculo do capital para risco de crédito em instituições financeiras. A metodologia utilizada foi a de estudo de caso. O processo contribui para a melhoria da eficiência operacional e confiabilidade do resultado do cálculo. Além disso, constitui ponto de partida para gestão de outros processos da organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gusberti, Tomoe Daniela Hamanaka, Márcia Elisa Soares Echeveste, Marcelo Hercílio Carvalho Moutinho Silva, and Ana Rita Facchini. "Gestão baseada em capacidades para novas empresas de base tecnológica: framework para Gestão do Processo de Conversão de Tecnologias." Gestão & Produção 22, no. 4 (October 9, 2015): 920–34. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x376-12.

Full text
Abstract:
Resumo A abordagem de implantação de melhores práticas para melhoria na Gestão do Desenvolvimento de Novos Produtos e para a Gestão da Tecnologia não é suficiente em contextos de um projeto de inovação radical ou de novas empresas de base tecnológica. Por esta razão, a abordagem de gestão de capacidades é discutida no panorama internacional como forma de prover melhorias em projetos de desenvolvimento de produtos inovadores. Especificamente, este trabalho conduz o desenvolvimento de um framework para um empreendimento originário de uma nova empresa de base tecnológica, propondo uma abordagem de Gestão baseada em Capacidades para o Processo de Conversão de Tecnologias em Processos, Produtos e Serviços (PCTPS). Com base em modelos referenciais existentes de Gestão do Processo de Desenvolvimento de Produtos, incorporaram-se conceitos, práticas, e princípios identificados na literatura referente às áreas de conhecimento: Evolução de Empresas (especificamente Visão Baseada em Capacidades), Desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica, Modelo de Negócios, Gestão Tecnológica e Engenharia de Sistemas. A unidade de análise é o empreendimento, não apenas de um departamento funcional ou de uma única empresa participante do empreendimento. Como resultado, o framework apresenta, além da gestão de processos, serviços e produtos, a evolução do modelo de negócios. A abordagem proposta permite tolerância à incerteza e a mudanças frequentes do ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Rafaela Carolina da, Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos, Ieda Pelógia Martins Damian, and Rosangela Formentini Caldas. "A hibridez como estratégia para potencializar a gestão da informação em bibliotecas públicas: um estudo aplicado." Palabra Clave (La Plata) 10, no. 1 (October 1, 2020): e110. http://dx.doi.org/10.24215/18539912e110.

Full text
Abstract:
Acredita-se que hibridez aplicada às bibliotecas públicas pode melhorar os processos de gestão da informação. Os problemas de pesquisa são: a gestão da informação pode ser influenciada pelo conceito de hibridez? Como a hibridez pode contribuir para a melhoria dos processos da gestão da informação em uma biblioteca pública? Diante disso, o objetivo é analisar como a hibridez pode contribuir para a melhoria dos processos de gestão da informação em uma biblioteca pública e, por meio dessa análise, propor diretrizes de uma gestão da informação pautada pela inovação e com características hibridas. Para tanto, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória e de cunho prático e teórico. Constatou-se que mais do que um processo voltado para identificar necessidades, mapear, coletar, organizar, armazenar, acessar e compartilhar informações, uma eficiente gestão da informação nas bibliotecas com base nas premissas da hibridez pode ser definida como uma filosofia gerencial que visa articular pessoas, ferramentas e ideias para criação de projetos que vão propiciar maior conforto e acesso à informação por parte dos usuários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cristofari Júnior, Carlos Alberto, Istefani Carísio de Paula, and Flávio Sanson Fogliatto. "Método de análise de maturidade e priorização de melhorias na gestão do Processo de Desenvolvimento de Produtos." Production 20, no. 3 (June 11, 2010): 359–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132010005000039.

Full text
Abstract:
O Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) é um procedimento de negócio cada vez mais decisivo nos resultados estratégicos das empresas que dele dependem. A tarefa de identificar oportunidades de melhoria na gestão deste processo complexo não é trivial e tem incentivado vários pesquisadores a propor abordagens para tornar mais racional o esforço de sofisticação da gestão do PDP (GPDP). Este artigo tem por objetivo apresentar um método gerencial aplicável ao diagnóstico da maturidade da GPDP e priorização de melhorias neste procedimento. O diagnóstico da maturidade proposto é realizado através do relacionamento entre a frequência da ocorrência de problemas típicos do PDP e dez áreas do conhecimento da GPDP. A partir deste relacionamento são identificadas as áreas de gestão em estado crítico e que merecem atenção gerencial. Estas áreas são desdobradas em melhores práticas, que se afiguram como oportunidades de melhoria, as quais são priorizadas utilizando-se uma matriz MAUT (Multiattribute Utility). O método foi aplicado em uma empresa de desenvolvimento de software, na forma de estudo de caso, e se mostrou adequado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Guimarães, Tomás de Aquino. "O modelo Organizações Sociais: lições e oportunidades de melhoria." Revista do Serviço Público 54, no. 1 (February 21, 2014): 99–117. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v54i1.264.

Full text
Abstract:
As Organizações Sociais (OS) são organizações sem fins lucrativos, “qualificadas” para absorver atividades executadas por organizações públicas, nos termos e condições estabelecidas em contratos de gestão firmados entre organizações e o governo. Este artigo relata os principais resultados do seminário “O modelo OS: lições e oportunidades de melhorias”, realizado em outubro de 2001, do qual participaram gestores e técnicos da Secretaria de Gestão (SEGES), de OS, de órgãos supervisores dessas organizações, de órgãos intervenientes, e especialistas em gestão pública. Com relação às OS analisadas, pode-se perceber que: a) há controvérsias e ambigüidades quanto à sua natureza jurídica e quanto ao processo de avaliação dessas organizações; b) a gestão de recursos humanos é afetada pela existência de grupos submetidos a distintos regimes de trabalho, isto é, Estatuto dos Funcionários Públicos e Consolidação das Leis do Trabalho; c) a gestão de recursos financeiros é marcada pela irregularidade no fluxo dos referidos recursos; e d) o controle dos bens públicos ocorre de forma frágil e o processo de compra está sendo realizado sem problemas. Com base nessas considerações, o documento propõe algumas sugestões de aperfeiçoamento do modelo OS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Luciano Pereira de, Antonio Faria Neto, and Jorge Muniz Jr. "Análise crítica do processo de auditoria de sistema de gestão da qualidade no setor aeroespacial." Gestão & Produção 19, no. 1 (2012): 31–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2012000100003.

Full text
Abstract:
A auditoria de sistema de gestão da qualidade é utilizada pelas organizações para melhorar o seu desempenho por meio de avaliações sistemáticas dos processos. Ao mesmo tempo, a atividade de auditoria vem sendo questionada quanto à sua capacidade de promover essa melhoria. Diante deste cenário, este artigo objetiva analisar fatores que afetam o processo de auditoria de certificação do sistema de gestão da qualidade, de modo a indicar oportunidades de melhoria das auditorias. A pesquisa é delimitada a auditorias no setor aeroespacial, que são orientadas pela NBR 15100. Foi realizada uma survey com auditores experientes nos anos de 2009 e 2010. São identificados fatores como comunicação, seleção da equipe, conhecimento do setor e os resultados mostram a existência de discrepâncias consideráveis entre o nível de "importância" e de "aplicação" desses fatores nas organizações auditadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barbalho, Sanderson César Macêdo, Maria Cristina Mozaner Nitzsche, and Ananda Silveira Dantas. "Melhoria de processos na gestão pública: uma pesquisa-ação com foco nas atividades administrativas de um programa de intercâmbio estudantil de uma universidade pública." Revista Produção Online 17, no. 2 (June 14, 2017): 406. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v17i2.2314.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta o estudo e proposição de melhorias dos processos administrativos de um programa de mobilidade estudantil em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Foi realizada uma pesquisa-ação através do mapeamento dos processos utilizando fluxograma de processo e foram identificados pontos de melhoria baseados em conceitos de produção enxuta. Os procedimentos metodológicos utilizados foram análise de documentos pertencentes ao Programa e análise do histórico dos documentos e ações desenvolvidos no setor por ele responsável. É realizado o desenho e descrição do macroprocesso. Posteriormente foi realizada análise dos desperdícios do processo atual e são propostas ações de melhoria com base em mapas de estado futuro. Propôs-se eliminar atividades que geravam desperdício e que não agregavam valor. Tais propostas foram validadas com os gestores do Programa e algumas iniciativas foram implementadas. Melhorias da ordem de 74% no fluxo de informações e 44% nos tempos de processamento foram conseguidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Nazaré, Tiago Bittencourt, Ana Carolina Cirino da Silva, Karolyne Aparecida Lopes, and Mariangele Marciano Pinto. "GESTÃO DE FILAS." Revista Mythos 10, no. 2 (September 13, 2019): 113–18. http://dx.doi.org/10.36674/mythos.v10i2.243.

Full text
Abstract:
No presente artigo foi realizado estudo de caso sobre o gerenciamento de filas em uma lanchonete de fast food, situada na cidade de Itamarati de Minas/MG. O artigo apresenta o quanto é importante uma gestão eficaz de filas em sistemas de lanchonetes, tanto para melhoria nos processos internos, quanto na qualidade em atendimento ao cliente. O mesmo utiliza técnicas de pesquisas operacionais como meio de tentar identificar possíveisgargalosnosprocessosdaempresa.Paraelaboraçãodoartigofoirealizadomonitoramentodotempo de espera entre a chegada dos pedidos e saída dos mesmos, com o intuito de encontrar melhores recursos para otimização deste tempo deesperadosclientes.Aempresasemosconhecimentosdasferramentasjásefazum escalonamento de filas como meio de filtrar os pedidos e buscar melhoria continua dos processos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Souza, Danielle Mandacaru, Bruna Fonseca Vasconcelos, Danuza Maria Silva Viana, Liliane da Consolação Campos Ribeiro, and Antônio Moacir De Jesus Lima. "Gestão de leitos em um hospital polo da região ampliada de saúde Jequitinhonha: aspectos organizacionais e operacionais do processo de trabalho." Journal of Health & Biological Sciences 8, no. 1 (July 6, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v8i1.2819.p1-5.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: descrever os aspectos organizacionais e operacionais do processo de trabalho da gestão de leitos de um hospital polo da Região Ampliada de Saúde Jequitinhonha Métodos: trata-se de um estudo de abordagem qualitativa por meio de entrevista semiestruturada gravada, realizada com 90 funcionários. Os dados foram categorizados e discutidos conforme análise de conteúdo. Resultados: emergiram seis categorias, sendo elas: organização dos processos de entrada e saída dos pacientes, comunicação, direcionamento dos pacientes para a clínica certa; hotelaria hospitalar; organização do serviço hospitalar e organização das cirurgias eletivas. Conclusões: este estudo evidenciou que, no hospital pesquisado, a gestão de leitos proporcionou melhoria nos aspectos organizacionais e operacionais do processo de trabalho, aumentou a rotatividade, a ocupação e diminuiu as taxas de permanência dos leitos, melhorou a comunicação entre os profissionais e garantiu uma melhor assistência aos pacientes internados, sem o aumento do número de leitos hospitalares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Chervinski, João Otávio Massari, Cristiano Tolfo, and Alisson Simonetti Milani. "Modelagem de processo aplicada à melhoria da gestão em um Escritório Modelo de Engenharia Civil." Research, Society and Development 8, no. 12 (October 15, 2019): e178121711. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i12.1711.

Full text
Abstract:
A visão por processos pode auxiliar na gestão de organizações de diferentes portes e de diversas áreas de atuação, principalmente pelo potencial de representação que e a modelagem de processos possui. Com base da visão por processos, este artigo apresenta uma proposta de melhoria de processos do Escritório Modelo de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pampa. Trata-se de uma pesquisa de estudo de caso natureza qualitativa em que foi utilizada a notação BPMN para modelar o estado atual dos processos do escritório objeto de estudo. Com isso, visou-se identificar pontos de melhorias, os quais, posteriormente, foram representados na modelagem do estado futuro dos processos. Como resultado verificou-se que os pontos de melhoria identificados nos processos estudados estão relacionados com soluções de gestão de projetos. Esses dados indicam a possibilidade do uso de um software de gerenciamento de projetos e a necessidade de capacitação em gestão de projetos. O estudo destaca que a modelagem de processos pode ser utilizada em processos relativamente simples e informais, de modo a contribuir para o aprimoramento da gestão de pequenas organizações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Carvalho, Crislaine, and Edicarlos Geraldo dos Santos Junior. "UM ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NO DESEMPENHO DO TRABALHADOR E NA MELHORIA DA QUALIDADE." Revista Univap 22, no. 40 (January 10, 2017): 265. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.696.

Full text
Abstract:
A qualidade é uma das principais preocupações presentes dentro das organizações, e estas estão sempre à procura de ferramentas que possam auxiliar nesse processo. A influência da gestão de pessoas no desempenho do trabalhador pode ser um diferencial para as empresas no mercado competitivo. Este trabalho tem a finalidade de apresentar o relacionamento entre a gestão de pessoas e a gestão da qualidade e seus reflexos no processo de melhoria contínua. Nesse contexto, foi feita uma revisão bibliográfica da evolução histórica da qualidade e os reflexos da gestão de pessoas nesse processo. Foi estudado também uma evolução do termo Gestão de Pessoas e suas diversas nomenclaturas adotadas ao longo do tempo, e as influências dessas nomenclaturas no relacionamento com os funcionários. Essa pesquisa trouxe resultados positivos a respeito da influência da gestão de pessoas na melhoria da qualidade, mostrando que os interesses da empresa e dos funcionários podem sim caminhar juntos, desde que ambos os lados estejam satisfeitos, o que confirmou a hipótese inicial desse trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Cardoso, Nicole Zacarão Zeferino, and Maria Aparecida da Silva Mello. "A GESTÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA DOS GESTORES DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE CRICIUMA – SC." Revista Saberes Pedagógicos 3, no. 2 (May 24, 2019): 328. http://dx.doi.org/10.18616/rsp.v3i2.5101.

Full text
Abstract:
Na óptica da educação democrática, a gestão escolar constitui-se a partir do processo de participação coletiva no sentido de promover melhorias nos processos pedagógicos da escola. A gestão democrática define-se pela participação efetiva da comunidade educativa, através de instâncias colegiadas e da elaboração, execução e avaliação do projeto político pedagógico e nos demais processos decisórios da escola. Foi partindo deste pressuposto que o presente trabalho de pesquisa foi realizado no contexto de três escolas da rede pública estadual da cidade de Criciúma, e tem como objetivo principal analisar o papel da gestão escolar na perspectiva da educação democrática. A pesquisa foi realizada por meio de abordagens qualitativas, através de entrevistas, em que foram pesquisados 03 (três) diretores, com vistas a responder ao seguinte problema de pesquisa: Qual o papel da gestão escolar na perspectiva da educação democrática? A metodologia utilizada neste estudo classifica a pesquisa como exploratória e descritiva de natureza qualitativa, favorecendo mais informações sobre o assunto de maneira a compreender melhor o tema. A análise das entrevistas foi categorizada da seguinte maneira: perfil acadêmico e profissional, gestão escolar, gestão democrática participativa; o papel do gestor escolar. Em decorrência das respostas obtidas por meio das entrevistas, constatou-se que os gestores em sua prática, assumem a concepção de gestão democrática e que a mesma se consolida na participação efetiva de todos os partícipes da comunidade educativa e cabe ao gestor trabalhar em conjunto com seus professores, com vistas a colaborar com a melhoria do processo ensino aprendizagem e dessa maneira qualificar os processos de gestão escolar.PALAVRAS CHAVE: Gestão escolar. Educação democrática. Perfil do gestor escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Carvalho, Elias De, and Valdes Roberto Bollela. "Agendamento eletrônico do paciente (AEP) como ferramenta de gestão dos ambulatórios de um serviço de referência terciária em saúde." Revista Eletronica Gestão & Saúde 6, no. 2 (March 16, 2015): 1446. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v6i2.22479.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar a funcionalidade e indicadores gerados pelo sistema de Agendamento Eletrônico do Paciente (AEP) na gestão da assistência e ensino nos ambulatórios de um hospital terciário de ensino descrevendo o processo e suas potencialidades e o potencial impacto destas informações no processo de gestão ambulatorial. Metodologia: Estudo descritivo e exploratório do AEP e seus indicadores, caracterizado como pesquisa-ação. Foram aplicados questionários semi-estruturados para avaliar a percepção dos usuários do sistema e realizado análise quali-quantitativa dos resultados obtidos. Resultados: Foi realizada a descrição do AEP e seu ganho quando comparado com o modelo tradicional de agendamento em papel. A implantação do AEP possibilitou acesso rápido aos dados e sua utilização como ferramenta para gestão e tomada de decisão em termos assistenciais e de ensino. Estas informações têm potencial para embasar a revisão e melhoria dos processos de atendimento em um ambulatório com mais de 200 consultórios.. Entretanto, muitos médicos assistentes e professores ainda não compreenderam o potencial desta ferramenta na gestão da assistência e ensino no hospital. Conclusão: O AEP é uma ferramenta importante para agilizar a revisão e melhoria dos processos de gestão do ambulatório, mas será preciso treinar as equipes de saúde visando ampliar seu uso no hospital. Palavras Chaves: Humanização da Assistência, Gestão Hospitalar, Gestão em Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Veronese, Giuliana Santos. "Métodos para Captura de Lições Aprendidas: Em Direção a Melhoria Contínua na Gestão de Projetos." Revista de Gestão e Projetos 5, no. 1 (September 12, 2014): 71–83. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v5i1.250.

Full text
Abstract:
Em um mercado competitivo e em constante evolução a gestão efetiva da informação e a transferência de conhecimento são aspectos estratégicos para as empresas. A fim de melhorar os processos de gestão de projetos, as empresas têm adotado metodologias e frameworks, como alternativas que permitam maximizar a taxa de sucesso no desenvolvimento dos projetos. Como uma extensão da gestão de projetos, o processo de captura e análise de lições aprendidas é um método eficiente e efetivo de gestão da informação e transferência de conhecimento, adquiridos durante a execução de um projeto, permitindo que a organização aprimore seus processos, reduza custos e gere valor ao negócio. Cada projeto executado fornece uma base de conhecimento importante que pode ser utilizada como diferencial competitivo pela empresa. Este artigo teórico apresenta uma revisita e análise dos principais métodos para captura de lições aprendidas em projetos propostos nas últimas décadas. A análise foi realizada a partir de critérios comuns a maior parte dos métodos. Os resultados incluem recomendações para promover o aprendizado sistemático em projetos e a implementação exitosa da gestão de lições aprendidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Ramos, Karoll Haussler Carneiro, Lana Montezano, Rogério Leal da Costa Júnior, and Ana Cláudia Alves de Medeiros Silva. "Dificuldades e benefícios da implantação da gestão de processos em organização pública federal sob a ótica dos servidores." Revista Gestão & Tecnologia 19, no. 4 (September 30, 2019): 188–213. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i4.1593.

Full text
Abstract:
Administração Pública utiliza a gestão de processos como premissa relevante para sua modernização e melhoria dos serviços prestados. Objetivou-se identificar a percepção de servidores federais do poder executivo acerca de possíveis dificuldades e benefícios com implantação da gestão de processos na organização. Trata-se de pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, por meio de aplicação de questionário (pergunta aberta) em 17 servidores, análise de conteúdo temática e triangulação de pesquisadores e teórica. Os resultados mostraram que já ocorreram ações relacionadas à gestão de processos na organização. As principais dificuldades identificadas foram a falta de alinhamento entre interesses estratégicos e operacionais, de engajamento ao processo e de integração no trabalho, além de resistência à mudança. Os possíveis ganhos identificados foram redução de retrabalho, melhoria na qualidade do produto, aumento da produtividade, subsídio à gestão de riscos. São apresentadas limitações e recomendações para futuras pesquisas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Razzolini Filho, Edelvino, Egon Walter Wildauer, and José Simão Paulo Pinto. "PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL – simplificando o raciocínio lógico do planejamento com a abordagem do PMI." REBRAE 1, no. 3 (July 18, 2008): 343. http://dx.doi.org/10.7213/rebrae.v1i3.20951.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta o uso de técnicas de gestão, baseadas no processo do Project Management Institute – PMI, para facilitar o desenvolvimento do processo de planejamento de atividades que proporcionem continuidade da prestação de serviços e da oferta de produtos de uma organização ao mercado. Baseia-se no mérito dos elementos que compõem o raciocínio estratégico, tático e operacional, abordando fases seqüenciais, contínuas, sob visão de processos e da respectiva melhoria contínua das suas tarefas (ações). O gerenciamento dos processos é o elemento central, agregador de valor e que responde pela correta identificação da qualidade sugerida, mediante mecanismos de monitoramento. A partir de análise do processo de planejamento em uma empresa do ramo de distribuição de produtos farmacêuticos, em dois momentos distintos, foi possível perceber melhorias a partir da adoção de um modelo como o que se propõe neste trabalho. Os resultados alcançados caracterizam o uso do método por se tratar da busca da melhoria como ação agregadora dos processos, exigindo as inferências de comprometimento, compromisso e atitude do gestor. A garantia da melhoria dos processos e das metas alcançadas resulta muito no reflexo do comportamento e maturidade da gerência, dos fatores que influenciam as tomadas de decisões, tendo sempre o profissional a avaliação e resposta final da ação a ser executada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Luís, Renata Oliveira, Hygor Aristides Vitor Rossoni, and Neimar Freitas Duarte. "Revisão Sistemática de Literatura sobre a Logística Reversa de Resíduos de Medicamentos." Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 10, no. 1 (March 3, 2021): 339–58. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2021v10i1.p339-358.

Full text
Abstract:
Compreender as melhores iniciativas de logística reserva de medicamentos (LRM) auxiliará no processo de decisão quanto à gestão dos resíduos farmacêuticos e na melhoria contínua de processos já implantados. Sendo assim, a presente revisão sistemática abrange a LRM desenvolvida pelos principais países. Para tanto, foi realizada coleta de dados referente às práticas realizadas, a serem aplicados no Brasil, onde a maioria desses resíduos ainda são descartados junto aos resíduos urbanos, e não há a exigência de implantação da LRM. Assim, pode-se verificar que os programas europeus têm práticas mais consolidadas e adotam as melhores alternativas: incineração e valoração energética. Entretanto, são necessários mais trabalhos com caráter científicos, focados na avaliação da eficácia de programas de LRM. Já que a falta de comprometimento dos atores envolvidos nesses sistemas pode se tornar um entrave à melhoria contínua da gestão ambiental dos resíduos farmacêuticos, bem como à preservação ambiental relacionadas ao seu descarte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

De Miranda, Silvânia Vieira. "A gestão da informação e a modelagem de processos." Revista do Serviço Público 61, no. 1 (January 27, 2014): 97–112. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v61i1.39.

Full text
Abstract:
O estudo trata da gestão da informação, utilizando a abordagem de níveis de maturidade como forma de obter melhorias na governança corporativa de uma organização do setor público. A gestão da informação é entendida como processo, e o mapeamento de processos é tratado como primeiro passo para gerar oportunidades de melhoria. Uma proposta de formato para modelar e descrever os processos de gestão da informação é apresentada, e um caso prático de mapeamento baseado na proposta é descrito. O mapeamento foi realizado em uma organização pública, em uma unidade organizacional responsável por gerir grande parte das informações corporativas da organização. Algumas fases do trabalho já foram cumpridas, e as fases seguintes fazem parte de um cronograma em andamento. Os resultados práticos observados indicam que a metodologia proposta pode ser interessante para atingir, paulatinamente, maiores níveis de conhecimento sobre como gerenciar adequadamente a informação.Palavras-chaves: Gestão da informação, governança corporativa, modelagem de processos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Salgado, Camila Cristina de Rodrigues, Renan Felinto de Farias Aires, Fábio Walter, and Afrânio Galdino de Araújo. "CONTRIBUIÇÕES À MELHORIA DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS: UMA AVALIAÇÃO EMPÍRICA SOB A PERSPECTIVA DE MAPEAMENTO DE PROCESSOS EM UMA UNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA." HOLOS 1 (March 17, 2013): 151. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2013.1034.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é identificar, a partir do mapeamento de processos críticos, possíveis melhorias para a gestão da Coordenação do Curso de Administração (CCA) da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, realizou-se um estudo de caráter exploratório, descritivo e aplicado, que descreve os processos críticos da unidade estudada e analisa-os visando a sua melhoria. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a entrevista semiestruturada, o questionário, a matriz GUT (Gravidade/Urgência/Tendência) e a observação simples. Como resultado, identificou-se que os processos de Matrícula e de Montagem das Blocagens eram os mais críticos, cujos principais problemas residiam na falha de comunicação entre a CCA e os departamentos acadêmicos, e a ausência de planejamento da oferta de disciplinas prevista. Assim, foi feita uma proposta de melhoria para o aperfeiçoamento dos processos organizacionais e foi constatada a importância do processo de mapeamento como ferramenta de melhoria contínua.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Barbosa de Freitas Galderice, Taiana. "Aplicação da metodologia lean seis sigma no desenvolvimento de um programa de gestão da inovação, no Hospital Santa Izabel." Revista Científica Hospital Santa Izabel 2, no. 1 (May 14, 2020): 52–59. http://dx.doi.org/10.35753/rchsi.v2i1.87.

Full text
Abstract:
Este artigo visa compreender os resultados da implementação de programa de gestão da inovação em um hospital filantrópico de grande porte, localizado na região Nordeste do Brasil, aplicando a ferramenta de gestão empresarial Lean Seis Sigma (LSS) no gerenciamento de projetos aplicados à dinâmica operacional administrativa e assistencial, excluindo fatores clínicos do paciente. Foi realizada uma pesquisa explicativa sobre a metodologia Lean Seis Sigma para melhoria do processo de gestão da inovação institucional, considerando ferramenta correspondente (DMAIC – Definir, Medir, Analisar, Implementar e Controlar) como forma de identificar, analisar e implementar soluções. Neste estudo verificou-se que as soluções de inovações aplicadas a partir de projetos LSS permitiram melhorias no processo de gestão hospitalar, constituindo um modelo que condiciona um pensamento e contribui com soluções inovadoras efetivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Teixeira, Ederson Da Silva, and Fabio Favaretto. "PROPOSTA DE MELHORIA DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS DE GESTÃO DA INFRAESTRUTURA PREDIAL DA UNIFEI." Práticas de Administração Pública 4, no. 3 (March 5, 2021): 89–106. http://dx.doi.org/10.5902/2526629248206.

Full text
Abstract:
Com um volume de atendimento da ordem de 3.500 demandas de manutenção por ano, a Diretoria de Obras e Infraestrutura (DOBI) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) realiza variados e complexos processos, que, quando não estão claramente definidos, causam problemas de gestão no setor, como retrabalhos, atrasos e até mesmo a não realização de uma atividade necessária. O objetivo deste trabalho é propor melhorias na qualidade de informações, para aumentar a eficiência dos processos de manutenção da infraestrutura da UNIFEI. Para isso, foram identificadas as principais dimensões da qualidade que interferem no processo de infraestrutura, em seguida, foi mapeado o processo para a manutenção predial na UNIFEI e feitas inferências para a sua melhoria. Constatou-se que a falta da Completude é o fator mais relevante para causar retrabalhos e aumentar o número de atendimentos no banco de dados da Diretoria de Obras e Infraestrutura (DOBI). Com a implementação realizada, criando a etapa de vistoria no fluxo do processo, espera-se que não aconteçam mais retrabalhos, e, por este fator, falta da Completude, pois, a vistoria dará condições para um levantamento adequado das informações para a execução do serviço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Prestes, Uilson Diego Gomes, Rogério Royer, and Ariane Ferreira Porto Rosa. "MAPEAMENTO DE PROCESSOS E ANÁLISE DE BENCHMARKING PARA EXPEDIÇÃO DE DIPLOMAS NA COORDENAÇÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)." SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis 24, no. 1 (April 22, 2020): 73–85. http://dx.doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v24n1-9478.

Full text
Abstract:
A gestão por processos vem sendo apontada como uma trajetória que as organizações devem seguir para tornarem-se eficazes. Processos bem documentados permitem que seus conteúdos sejam transmitidos facilmente para qualquer pessoa que precise entendê-los. No mapeamento de processos, conseguimos definir nitidamente as falhas de um processo, possibilitando maior facilidade em instituir a melhoria contínua, identificar os gargalos, determinar os responsáveis pelas etapas, atividade, processo, estimar os recursos necessários, e realizar os ajustes quando necessário. Uma vez documentados, os processos podem ser avaliados quanto a sua adequação aos propósitos da organização. Logo, entender, documentar e melhorar os seus processos de negócio são as atividades a que as organizações se lançam na busca da eficácia. Desta maneira, o estudo deste trabalho tem como propósito o mapeamento e análise de benchmarking do processo de expedição e registro de diplomas da coordenação de registros acadêmicos (CRA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), identificando, a partir deste mapeamento, os processos críticos, auxiliando na identificação de melhorias dos mesmos, servindo de suporte para a Instituição na busca por uma melhor performance. Desta forma, este trabalho apresenta, primeiramente, uma breve revisão teórica sobre alguns conceitos e definições relevantes para esta pesquisa, como: (i) Processos e Operações; (ii) Mapeamento de Processos; (iii) Fluxograma; e (iv) Benchmarking. A metodologia utilizada se classifica como sendo uma pesquisa exploratória, sendo o Estudo de Caso a modalidade de pesquisa escolhida. Os resultados do Estudo de Caso são apresentados conforme as quatro etapas da metodologia proposta, apresentando-se o (1º) estudo de identificação do estado atual do processo, (2º) a identificação da demanda atual, (3º) a análise de possíveis melhorias no processo, (4º) a elaboração de um plano de ação com propostas de melhorias. Na conclusão deste trabalho, observa-se que os objetivos principais delimitados foram atingidos, e a metodologia proporcionou a identificação de pontos fortes e fracos do processo de expedição e registros de diplomas da Universidade Federal de Pelotas. Uma nova proposta para o processo é descrita, assim como um conjunto de ações é apresentado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Cavalcante Machado, Andréa Sebastiana do Rosário, Rosângela Veiga Júlio Ferreira, and Daniel Eveling da Silva. "UMA REFLEXÃO DO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS EM QUATRO ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO AMAZONAS." Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas 1, no. 1 (January 31, 2018): 92. http://dx.doi.org/10.29280/rappge.v1i1.3707.

Full text
Abstract:
O texto em questão, baseado em uma pesquisa de mestrado profissional em Gestão e Políticas Públicas, discute a gestão de resultados em quatro escolas da rede estadual de ensino do município de Borba, no estado do Amazonas. O pano de fundo da discussão é o de que as avaliações em larga escala tornaram-se um importante instrumento para aferir a qualidade do ensino ofertado nas escolas, principalmente para auxiliar o direcionamento de políticas públicas de melhoria da qualidade educacional, o que implica uma reflexão em torno de processos de apropriação dessa política que gera outras políticas públicas de educação. Neste texto analisamos como a gestão conduz o processo de apropriação dos resultados das avaliações em larga escala entre a comunidade escolar e as estratégias utilizadas para promover a reflexão sobre o uso dos resultados e os desafios de melhoria da qualidade do ensino. Sob o aporte teórico da análise de conteúdo foram definidos gestores e professores de Língua Portuguesa e Matemática como sujeitos de pesquisa, entrevistados na perspectiva teórica da entrevista semiestruturada.Com base nos dados da pesquisa constata-se que os gestores se apropriam das informações geradas pelos indicadores, todavia, não é consensual entre os entrevistados que a política pública contribui para a promoção da melhoria da qualidade da educação pública. Verifica-se também que não há uma compreensão de especificidades que constituem o processo de avaliar em larga escala, mas identificam-se mudanças na organização escolar e no trabalho pedagógico docente, sob a justificativa de que é preciso melhorar os indicadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Fernandes, Valdir, Tadeu Fabrício Malheiros, Arlindo Philippi Jr, and Carlos Alberto Cioce Sampaio. "Metodologia de avaliação estratégica de processo de gestão ambiental municipal." Saúde e Sociedade 21, suppl 3 (December 2012): 128–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902012000700011.

Full text
Abstract:
Este artigo insere-se nos estudos de gestão ambiental municipal. Tem por objetivo elaborar e detalhar uma proposta de metodologia de avaliação de processo de gestão ambiental, avaliação estratégica contínua, aplicada a processos participativos. Trata-se de um registro de uma experiência realizada no município de Santo André (SP) que resultou em metodologia de avaliação. A finalidade desta experiência foi desenvolver um instrumento que favorecesse o feedback aos formuladores e tomadores de decisão sobre as suas políticas, propiciando um processo de melhoria contínua. Não obstante os avanços na formulação de políticas públicas ambientais, observa-se ainda lacunas nas práticas de monitoramento e avaliação de sua implementação, gerando obstáculos à efetivação de seus objetivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Souza, Helcimara Affonso, Sonia Vilela Bueno, Delaine Gibeli Viana, and André Alves Souza. "DESAFIOS NA GESTÃO DA EAD: PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DE POLOS MODELOS COMO UNIDADES GESTORAS." Revista Eletronica Gestão & Saúde 3, no. 1 (November 19, 2012): 1455. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v3i1.14063.

Full text
Abstract:
INTRODUÇAO: Este trabalho propõe apresentar um modelo de gestão da EAD baseada na concepção da gestão celular como unidades gestoras, levando-se em conta suas especificidades, sobretudo, possibilitar aos sujeitos envolvidos (estudante, tutor, coordenador), condições de evoluírem pedagógica e profissionalmente, rompendo as barreiras de tempo e espaço. OBJETIVO: Propor um modelo de gestão baseado na teoria de gestão celular, que minimize as lacunas geográficas entre sede e polo no dia-a-dia das ações didático-pedagógicas e administrativas desenvolvidas. Neste contexto objetivamos propor a criação do modelo de unidade gestora que terá como atribuição principal o eficaz gerenciamento de sua célula (grupos de polos), ficando sob sua responsabilidade o papel de gestor e multiplicador das estratégias estabelecidas pelo planejamento institucional. METODOLOGIA: trata-se de relato de experiência, com revisão literária de forma analítica e documental, de natureza qualitativa. RESULTADO: proposta de estruturação estratégica de Gestão Celular da EAD, visando melhorar a prática de gestão nos polos por meio de seus núcleos, desejosos que esta seja uma proposta que minimize as lacunas percebidas no cotidiano das relações da EAD, buscando inovar suas práticas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esperamos contribuir para a melhoria dos processos administrativos, das relações profissionais e sociais, da gestão estratégica participativa e acima de tudo, da melhoria das ações didático pedagógicas no processo de ensino aprendizagem à distância.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Pinto, Diego Henrique dos Santos, Kelly Cristina da Silva Cruz, Renata Andrea Fernandes Fantacini, and Karina De Melo Conte. "O PROCESSO SOCIOEDUCACIONAL DE ENSINO POR MEIO DOS PILARES EDUCACIONAIS." CAMINE: Caminhos da Educação = Camine: Ways of Education 10, no. 2 (May 10, 2019): 142. http://dx.doi.org/10.5016/camine.v10i2.2617.

Full text
Abstract:
O artigo abordou como são os seis pilares educacionais para a gestão educacional de modo que relatou como se obtém a integração para a melhoria da organização e funcionamento institucional, metodologias e aprimoramento do processo ensino e aprendizagem, se fazendo necessário a integração de todos os membros da escola e sociedade por meio de uma gestão democrática participativa. O presente estudo teve como justificativa abordar a gestão educacional e seus pilares como fatores em constantes desenvolvimentos e não como termos já concluídos dentro de cada instituição escolar. O objetivo geral deste estudo foi compreender a importância da integração entre os pilares da gestão educacional, buscando identificar melhorias em todos os pilares educacionais. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. Discutimos neste estudo a relevância e a importância do conhecimento dos seis pilares da gestão escolar juntamente com a atuação pedagógica envolvendo todos os membros da instituição escolar e sociedade por meio de uma gestão democrático participativa para que se possa identificar a gestão como um meio que se transforma e adapta conforme cada necessidade institucional e social. Consideramos relevante ressaltar que a gestão escolar possui seus seis pilares para serem utilizados em prol de melhorias em todo o processo administrativo, metodológico, pedagógico na qual se inclui todos os profissionais da instituição escolar e da sociedade com o proposito de se obter um ensino e aprendizagem com êxito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Galdámez, Edwin Vladimir Cardoza, Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti, and Mateus Cecílio Gerolamo. "Proposta de um sistema de avaliação do desempenho para arranjos produtivos locais." Gestão & Produção 16, no. 1 (March 2009): 133–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2009000100013.

Full text
Abstract:
Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são sistemas que podem ser utilizados para promover a cooperação empresarial, a inovação contínua e o desenvolvimento sustentável das Pequenas e Médias Empresas (PMEs). O processo de gestão de desempenho do APL é construído a partir do planejamento estratégico e com a implantação de ações coletivas de melhoria contínua. Também é necessário construir uma infraestrutura local e um ambiente que estimule a confiança e a cooperação dos membros do APL. A avaliação de desempenho é uma prática que fortalecerá a coordenação e execução das atividades de melhoria contínua do APL. Assim, o objetivo deste trabalho é propor um Sistema de Medição do Desempenho (SMD) que dê suporte ao processo de gestão de desempenho do APL. A proposta foi construída a partir das pesquisas de campo realizadas nos APLs de Ibitinga e Jaú. Os resultados demonstram que a medição de desempenho integrada a um processo sistemático de melhoria contínua promove a gestão colaborativa, aprimora o processo de tomada de decisão ou coordenação das ações planejadas pelas instituições, empresas e outros órgãos que fazem parte dos APLs. É um instrumento que pode ajudar a monitorar o desempenho das PMEs inseridas em uma rede de cooperação empresarial e direcionar as iniciativas coletivas ou ações de melhoria para as principais necessidades do APL.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Janfrone, Alexandre Spolaor, and Ronaldo Ribeiro de Campos. "GESTÃO DE ESTOQUE DE PEÇAS SOBRESSALENTES." Revista Interface Tecnológica 17, no. 1 (July 30, 2020): 613–24. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v17i1.765.

Full text
Abstract:
O avanço da tecnologia e a busca por processos de transformação do produto com qualidade e menor custo são assuntos em alta em todo âmbito industrial. O uso da tecnologia e gestão de melhoria para otimização dos resultados é um dos fatores que tem feito empresas manter-se competitivas no mercado, tendo um dos pontos chave o processo de gestão de estoque. Este processo pode se tornar um gerador de economia e atendimento dos prazos dos clientes, mas também pode reter recursos financeiros demasiados e sem grande utilização. Através de uma análise prática será possível relatar a viabilidade de investimento e impactos positivos nos resultados empresariais com base em dados. Dentro deste princípio, o estoque de peças sobressalentes é um fator determinante na área de manutenção industrial, sendo o objetivo do presente trabalho, demonstrando através de um estudo de caso sua efetividade em uma empresa de metalurgia do interior do Estado de São Paulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Siqueira, Rosicley Nicolao de, Dhaiany Ellen Alves Dos Santos, Cristiane Marafon, Daiane Alves Cardoso, and Andrey Sartori. "A APLICABILIDADE DOS 5 SENSOS COMO UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA DO LEAN MANUFACTURING – UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA TEXTIL – CUIABÁ/MT." Revista Estudos e Pesquisas em Administração 3, no. 1 (April 28, 2019): 71. http://dx.doi.org/10.30781/repad.v3i1.8169.

Full text
Abstract:
O Sistema Lean Manufacturing é um processo de melhoria continua composto de ferramentas estratégicas, onde através de sua implantação e execução, tem como resultado o baixo custo evitando o retrabalho, facilitando no desenvolvimento do processo, tornando-se uma gestão inovadora e agregando valores ao produto final. Diante disso, este artigo tem como objetivo apresentar a aplicabilidade dos 5 sensos em uma consultoria em Lean Manufacturing, realizado em dois setores: estoque de tecidos e processo de acabamento/expedição na linha de uniformes profissionais. Os objetivos específicos que direcionaram a construção do trabalho consistem em identificar os principais gargalos do processo, envolver as pessoas, aplicar a ferramenta nos setores problemáticos. Os resultados deste estudo apresentam a mudança do layout e adequações para melhoria da produtividade do setor de expedição e a organização do estoque. Essa implementação aconteceu de forma sistêmica, onde primeiramente identificaram-se as falhas no processo e onde era necessário um aprimoramento da execução das tarefas, em seguida fez-se a aplicação da ferramenta 5S. Com a aplicação da Ferramenta 5S nos setores envolvidos, implantaram-se as melhorias, possibilitando o levantamento quantitativo e qualitativo dos insumos e tecidos existentes proporcionado melhor otimização, reorganização e padronização das atividades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Rozzett, Késia, and Anderson Soares Batista. "ANÁLISE DA CADEIA LOGÍSTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS DO DISTRITO FEDERAL." Revista Eletronica Gestão & Saúde 4, no. 3 (December 8, 2014): 3362. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v4i3.13706.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é analisar a gestão da cadeia de suprimentos de resíduos sólidos recicláveis praticada no Distrito Federal, sob o ponto de vista das associações cooperativas de catadores. Foi realizada uma pesquisa de campo exploratória descritiva por meio de visitas e entrevistas às associações de catadores situadas no DF que atuam no setor de reciclagem e participam do programa de coleta seletiva do Governo do Distrito Federal (GDF) a fim de identificar os processos de gestão da cadeia de suprimentos e propor ações para a melhoria desses processos. Os resultados mostraram que o processo de coleta seletiva implantado no GDF ainda carece de investimentos e melhoria, principalmente no que diz respeito à conscientização do cidadão a respeito de resíduos sólidos, visto que o tipo de coleta realizado é altamente dependente do grau de organização e separação do lixo doméstico. Também é preciso melhoria na infraestrutura das associações e na concatenação das atividades dos envolvidos no processo, como os catadores autônomos. Este trabalho contribui para outros estudos na área e para a literatura de coleta seletiva, gerenciamento da cadeia logística, para o fortalecimento das organizações representativas de catadores de materiais recicláveis e conscientização popular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Carrazzoni, Rebeca Sá do Nascimento, Patrícia Lacerda Carvalho, João Víctor de Moura Rodrigues, and Antonio Deusany de Carvalho Junior. "Qualidade no serviço público: proposta de aplicação do Método MASP no Tribunal de Justiça da Paraíba." Revista Brasileira de Administração Científica 12, no. 2 (March 22, 2021): 212–23. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-684x.2021.002.0017.

Full text
Abstract:
Tratar o cidadão como cidadãos-clientes é uma perspectiva da Administração Pública que possui foco na inovação dos processos. A renovação, interação e precisão destes processos buscam alcançar o nível de excelência para os cidadãos. Nesta linha, esta pesquisa visa propor alternativas para o setor de Adiantamento do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) por meio do Método de Análise e Solução de Problemas (MASP). Os pesquisadores analisaram o processo principal do Setor de Adiantamento do TJPB, com base na gestão da qualidade, visando a melhoria contínua com sugestões para direcionamento focado no aprimoramento do processo. Com isso, a pesquisa pretende contribuir para a utilização da melhoria de processos em uma perspectiva voltada para a gestão pública, proporcionando, assim, uma visão sistêmica organizacional. Como a natureza desta pesquisa é aplicada, um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas foi aplicado ao público da pesquisa, além de uma entrevista inicial com os funcionários da gestão de 2017, com o intuito de diagnosticar a situação que serviria de base para aplicação do método MASP associado ao método Plan, Do, Check, Action (PDCA), bem como, planos de ação para o bloqueio das causas fundamentais encontradas. O problema prioritário (falhas no processo de adiantamento) foi identificado, no qual a sua fragmentação permitiu a análise das suas características. Com base nos resultados alcançados, verificou-se a necessidade da modernização da gestão pública neste setor, por meio de novas tecnologias e metodologias para otimização de processos e atividades, de modo que tal abordagem pode se estender também para outros setores similares. Com efeito, a razão para a perspectiva gerencial no serviço público deve ser o atendimento das necessidades dos cidadãos-clientes. Nesse contexto, a pesquisa também se propôs a contribuir para a ampliação da visão dos órgãos que ainda resistem à utilização de teorias para solucionar entraves organizacionais. A forma simplificada do MASP proporcionou identificação de problemas e apontamento de soluções sistemáticas para melhoria de processos de forma eficiente e prática, facilmente adaptável para outros casos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Ney, Márcia Silveira, Celia Regina Pierantoni, and Luís Velez Lapão. "Sistemas de avaliação profissional e contratualização da gestão na Atenção Primária à Saúde em Portugal." Saúde em Debate 39, no. 104 (March 2015): 43–55. http://dx.doi.org/10.1590/0103-110420151040266.

Full text
Abstract:
Apresenta-se um estudo de caso realizado em Portugal sobre sistemas de avaliação profissional para atenção primária. Os objetivos foram analisar a trajetória de implantação, a estrutura organizacional e as ferramentas de gestão utilizadas, bem como discutir sobre os processos que vêm sendo instituídos no Brasil com o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade. Trata-se de estudo descritivo, com investigação bibliográfica de abordagem qualitativa. Os resultados indicam uma estrutura de coordenação, com descentralização dos serviços, que requer maior autonomia dos gestores de saúde e regulamentação do processo avaliativo, contribuindo para a obtenção de melhores resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Sousa, Saymon Ricardo Oliveira, Luis Eduardo Corrêa Costa, Myrella De Souza Lacerda, Ícaro Romolo Sousa Agostino, and Ricardo Daher Oliveira. "Elaboração de um estudo de viabilidade para implantação de um sistema de informação no processo de gestão e embarque de líquidos inflamáveis: o caso da empresa Transrio." Exacta 15, no. 2 (July 13, 2017): 233–43. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v15n2.6893.

Full text
Abstract:
Para que as organizações possam manter-se competitivas em um mercado cada vez mais acirrado, são necessários investimentos em alternativas que otimizem os processos e meios que melhorem o atendimento ao cliente, a partir da aquisição de ferramentas que visam a melhorar a agilidade, a qualidade e a confiabilidade nos serviços prestados. Neste estudo, objetivou-se verificar a viabilidade econômica da implantação de um sistema de assinatura digital em um processo logístico de uma empresa de transporte de combustível. Efetuou-se uma pesquisa bibliográfica na literatura, e adotando-se a dedução como base da investigação, realizou-se um estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa, na empresa Transrio, localizada em São Luís, MA, objetivando auxiliar na tomada de decisão sobre o problema estudado. Verificou-se que a proposição de um sistema de informação para otimização do processo logístico, além de viável economicamente, traz benefícios para a organização, como a melhoria nos processos logísticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Campos, Vanessa Ribeiro, and Rogério de Medeiros Maia. "Modelagem organizacional na gestão de contratos de obras públicas: estudo de caso na Universidade Federal do Ceará." Sistemas & Gestão 13, no. 4 (December 12, 2018): 509–18. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2018.v13n4.1435.

Full text
Abstract:
Percebem-se, na administração pública, muitos problemas na contratação de obras e serviços, tais como: não cumprimento do objeto do contrato, atraso na entrega do produto e orçamentos executados superiores aos estimados. A pesquisa tem como objetivo apresentar uma modelagem organizacional para a gestão de contratos de obras públicas, aplicada na Universidade Federal do Ceará. O artigo apresenta como resultado os submodelos organizacionais: modelo de objetivos e regras de negócio, modelo de processo, modelo de atores e recursos desenvolvidos sob a luz da metodologia Enterprise Knowledge Development (EKD). A visão sistêmica, proporcionada pelos submodelos, possibilita a melhoria dos processos e a identificação clara sobre a gestão de contratos, indicando as oportunidades de melhorias. O estudo permite estabelecer estratégias que auxiliam na identificação dos entraves na contratação pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Nascimento, Iasmin Constantino Barbosa, and Luciana Bazante de Oliveira. "Implantação de Ferramentas da Qualidade na Melhoria do Processo Produtivo Em Uma Panificadora." Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada 5, no. 4 (August 11, 2020): 88–95. http://dx.doi.org/10.25286/repa.v5i4.1345.

Full text
Abstract:
A gestão da qualidade, ao decorrer da sua evolução, tem se tornado significativamente mais representativa e essencial à melhoria continua dos processos. Devido ao crescimento das panificadoras e a elevada normatização legal para tal segmento, tem cada vez mais aumentado a responsabilidade das empresas com a qualidade dos produtos. Este artigo foi desenvolvido para implementar soluções em uma empresa de panificação, com intuito de gerar melhorarias no processo de produção. A metodologia adotada possibilitou abordar os processos da organização, proporcionando o reconhecimento dos pontos que ocasionaram os problemas com maior relevância, gerando alternativas para obter soluções. Por meio de algumas ferramentas da qualidade: Fluxograma, Folha de Verificação, Diagrama de Ishikawa, Diagrama de Pareto e 5W2H, para melhor observar o processo, sistematizar os dados e analisar com maior clareza as principais falhas. Os dados obtidos mostraram que o principal problema eram os pães defeituosos, que foram devidamente analisado e sugerido ações de forma eficaz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Ottonicar, Selma Leticia Capinzaiki, Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos, and Isabela Santana de Moraes. "Aplicabilidade da Competência em Informação e da Organização do Conhecimento no processo de Gestão da Informação." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 15, no. 3 (July 25, 2017): 629. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v15i3.8649647.

Full text
Abstract:
No atual contexto de produção e acesso da informação, as organizações precisam saber tratar as informações obtidas, seja por meio digital ou analógico. A fim de tratar as informações, existe um processo conhecido como gestão da informação, responsável pela coleta, processamento, armazenagem e disseminação. Defende-se que as etapas desta gestão podem ser norteadas pela competência em informação e pela organização do conhecimento. Portanto apresentam-se os seguintes questionamentos: qual a importância da competência em informação e da organização do conhecimento na gestão da informação? Como as técnicas de organização do conhecimento e a competência em informação contribuem para gestão da informação? O objetivo é refletir sobre a importância da competência em informação e da gestão do conhecimento para o desenvolvimento da gestão da informação inteligente, que atenda as necessidades das organizações contemporâneas. Esse trabalho se justifica por inter-relacionar os temas organização do conhecimento, gestão da informação e competência em informação e sua contribuição para as organizações, caracterizando-se como tema interdisciplinar. As discussões apresentam a inter-relação entre organização do conhecimento, competência em informação e organização do conhecimento a fim de melhorar os processos organizacionais. Como considerações finais defende-se que os três temas propostos contribuem com a aplicação e melhoria da gestão da informação a fim de que os indivíduos construam conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Moura, Amanda Gomes de, Aline Pires Vieira de Vasconcelos, Simone Vasconcelos Silva, and Lorena Albino Soares da Silva. "Uma proposta de melhoria de processos de negócio para os Institutos Federais." Revista Gestão & Tecnologia 19, no. 4 (September 30, 2019): 239–70. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i4.1444.

Full text
Abstract:
Atualmente, os Institutos Federais representam uma parcela significativa da rede federal brasileira de Ensino. Há um forte incentivo do governo para que estas instituições melhorem seus processos, agregando mais valor para o discente. O objetivo deste trabalho é propor a priorização e melhoria dos processos de negócios dos Institutos Federais, utilizando BPM e gestão da qualidade. Foi utilizado o Instituto Federal Fluminense como estudo de caso. A metodologia baseou-se em aplicação de questionário, pesquisas documentais e em entrevistas com stakeholders envolvidos no processo, possibilitando ter como resultados o mapeamento, modelagem atual e futura de processos, detecção de problemas através do Ishikawa e a busca de soluções com o 5W1H, além de proposição de indicadores de desempenho. Conclui-se que foi possível identificar os processos finalísticos, além de priorizar os problemas e tratá-los.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Nascimento Júnior, Orlando Ramos do, Alexandre Piones da Silva, and Katia Jeane Alves Mota. "O uso do BSC como ferramenta gerencial no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas." Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento 3, no. 1 (November 16, 2015): 19. http://dx.doi.org/10.3895/rbpd.v3n1.3571.

Full text
Abstract:
Devido ao aumento da exigência da sociedade por serviços de qualidade e por transparência na aplicação dos recursos públicos, tornou-se essencial para a administração pública buscar novos modelos para modernizar a sua gestão. As organizações de serviços públicos procuram hoje orientar a sua gestão para resultados e melhorias de desempenho. O sucesso da gestão depende de uma estratégia clara e de qualidade, que mobilize todos os envolvidos, alinhando as ações operacionais com essa estratégia para alcançar a melhoria contínua dos níveis de desempenho. Nesse contexto, o Balanced Scorecard tem sido a ferramenta mais utilizada nos últimos anos para comunicar, monitorar e avaliar a execução da estratégia. O processo de melhoria tem envolvido também os serviços públicos brasileiros, todavia, apesar de existirem algumas experiências, verifica-se um déficit generalizado de desempenho, que está explícito na forma como a opinião pública se refere à falta de eficiência, rapidez e qualidade dos serviços.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Escrivão, Giovana, Marcelo Seido Nagano, and Edmundo Escrivão Filho. "A gestão do conhecimento na educação ambiental." Perspectivas em Ciência da Informação 16, no. 1 (March 2011): 92–110. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362011000100006.

Full text
Abstract:
A informação e o conhecimento são recursos da educação ambiental (EA) que podem ser desenvolvidos pela gestão do conhecimento (GC). O objetivo do artigo é propor medidas de criação do conhecimento (CC) na melhoria dos resultados da EA. Este estudo é baseado na pesquisa bibliográfica sem verificações empíricas, portanto, tem seus resultados limitados pelo recurso metodológico do ensaio teórico. No entanto, tal limite é o maior estímulo para pesquisas futuras que poderão investigar as aproximações da EA com a GC e o processo de criação do conhecimento (PCC) em investigações empíricas. Como resultados são apresentadas algumas sugestões de desenvolvimento dos requisitos do PCC aos programas de EA: como, a possibilidade do processo SECI desenvolver melhor vários aspectos da educação ambiental como o aprendizado social, as atividades de interação, o diálogo, a troca de experiências, informação e conhecimento, e das diferentes idéias e maneiras de agir, realizadas pela EA e; a possibilidade do Ba desenvolver um espaço propício para a criação de novos conhecimentos ambientais. O artigo traz contribuições acadêmicas à GC ao proporcionar maior discussão e entendimento sobre o PCC; à EA ao possibilitar uma visão diferente embasada no trabalho da informação e do conhecimento sobre os processos pedagógicos desta; sociais ao contribuir com os programas de EA, melhorando suas práticas e, conseqüentemente, contribuindo com um desenvolvimento econômico ecologicamente sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

De Andrade, José Henrique, André Luiz Romano, Josadak Astorino Marçola, Francisco Andrea Simões Braga, and Bruna Carvalho Nunes Rocha. "PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP): DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO PROCESSO DE ENVIO E RECEBIMENTO DE MATERIAIS PARA TERCEIROS." South American Development Society Journal 6, no. 17 (August 22, 2020): 338. http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v6i17p338-356.

Full text
Abstract:
A necessidade de controles robustos é crescente nas organizações, notadamente no que se refere à gestão de materiais, da qualidade e dos custos. Concomitantemente, tem crescido a adoção de terceiros para realização de atividades que até então eram desenvolvidas internamente nas organizações industriais. Alinhado a esse cenário, o presente trabalho tem como objetivo discutir desafios e oportunidades observados no processo de envio e recebimento de materiais para terceiros. Para atingir o objetivo proposto realizou-se uma revisão bibliográfica sobre os temas de interesse e um estudo múltiplo de casos em empresas industriais do interior do Estado de São Paulo. Como principais resultados observou-se a necessidade de melhoria nos controles internos das organizações envolvidas, melhor utilização de recursos e ferramentas já disponíveis nos sistemas integrados de gestão e melhoria no processo de avaliação de fornecedores, incorporando critérios que considerem as demandas do Planejamento e Controle da Produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Botelho, Natercio José. "A implantação do modelo de segurança de alimentos FSSC 22000 nos processos de uma refinaria de açúcar." Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada 4, no. 3 (April 29, 2019): 32–39. http://dx.doi.org/10.25286/repa.v4i3.984.

Full text
Abstract:
Para uma produção segura de alimentos, podem ser utilizadas ferramentas de qualidade no processo produtivo ou também atividades de controle de inspeção no produto final. No entanto, é importante que a empresa tenha não apenas ações pontuais de melhoria, mas um modelo de gestão que proporcione o cumprimento de procedimentos e proporcione a melhoria de forma sistemática. Este artigo tem por objetivo demonstrar a importância do esquema FSSC 22000(modelo para gestão de segurança de alimentos) para a garantia da segurança dos processos em uma indústria de refino de açúcar. Para essa finalidade, foi realizada uma revisão de literatura, com base em estudo de caso, por meio de pesquisa exploratória e visitas técnicas em uma refinaria de uma indústria sucroalcooleira, que já tem implantado o plano para análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC) e a norma ABNT NBR ISO 9001, mas optou pela certificação no modelo FSSC 22000. Foi possível observar a eficácia do modelo FSSC 22000 na garantia da segurança dos produtos da indústria sucroalcooleira, proporcionando melhores resultados ao sistema de gestão da organização, mesmo com as iniciativas de qualidade já existentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Morais, Marcos de Oliveira, Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto, Osmildo Sobral dos Santos, Marcio Magera Conceição, Jose Flavio Messias, Gabriel Alves Morais, and Antônio Sérgio Brejão. "O conhecimento aliado a inovação, elementos para a melhoria de processos produtivos: estudo de caso em uma fundição de alumínio sob pressão." Research, Society and Development 9, no. 9 (August 15, 2020): e172997419. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7419.

Full text
Abstract:
O conhecimento e a qualidade tornaram-se essenciais nas organizações para a obtenção de vantagens competitivas, essas ferramentas tornam o capital humano relevante, possibilitando realizar melhorias de processo e aumento da satisfação do cliente, seja ele interno ou externo, além de tornar a organização rentável. No presente artigo foi aplicado a metodologia de estudo de caso, juntamente com a proposta de disseminar o conhecimento e a inovação para a redução das não conformidades dentro da organização, através do levantamento das causas, acompanhando os indicadores e verificando a influência da utilização dos conceitos das ferramentas de gestão do conhecimento e da qualidade nos processos produtivos da organização. Resultados expressivos foram obtidos após a implementação da gestão do conhecimento e da gestão da qualidade dentro da organização, fidelização dos clientes e redução das não conformidades. Essa eficiência e eficácia auxiliam no gerenciamento e melhoria do desempenho da organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Freitas, Carmen Edith Feitosa, and Daniele Junqueira Rafael. "Otimize seu trabalho utilizando conceitos e ferramentas da qualidade." Sínteses: Revista Eletrônica do SIMTEC, no. 6 (October 27, 2016): 76. http://dx.doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8529.

Full text
Abstract:
Nos dias atuais é cada vez mais usual, dentro das instituições, o uso de conceitos e técnicas em Gestão da Qualidade, Melhoria de Processos, Gerenciamento de Projetos, entre outros temas. Observa-se também que os esforços em trazer e incorporar estes temas são pouco eficazes, proporcionando poucos resultados e nenhuma mudança a longo prazo. Acreditamos que, assim acontece, principalmente por existir pouco cuidado em orientar a equipe sobre formas de incorporar os novos métodos na sua rotina de trabalho. Assim, com o objetivo de desmistificar os conceitos da Gestão da Qualidade e promover seu uso na otimização de processos diários foi elaborado, submetido, aprovado e ministrado em maio/2016, um curso no Projeto Tope – EA2/Unicamp. O curso mostrou de forma simples: os principais conceitos da Gestão da Qualidade; os comportamentos a serem continuamente desenvolvidos para incorporar a Cultura da Qualidade; e como, na prática, seguindo o intitulado Processo de Transformação, é possível transformar os problemas em oportunidades de melhoria, iniciando o processo com a troca de ideias (brainstorming) durante a análise das causas dos problemas e em suas possíveis soluções, e finalizando com a definição de ações em períodos fixos de tempo, execução e avaliação. O curso atingiu seu objetivo envolvendo todos que participaram de forma plena e com uma excelente avaliação, tendo como principal sugestão de melhoria a criação de um curso de extensão com carga horária superior a dez horas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Silva Bastos, Cristiane, Keila Raquel Wenningkamp, and Ednilse Maria Willers. "Comunicação interna: uma análise do caso MCL Peças Agrícolas Ltda., de Palotina, PR." Secretariado Executivo em Revist@ 11 (August 26, 2016): 5. http://dx.doi.org/10.5335/ser.v11i0.5411.

Full text
Abstract:
Este estudo teve por objetivo levantar informações sobre o processo da comunicação interna da empresa MCL Peças Agrícolas a fim de propor ações para a melhoria dessas práticas na organização. Em termos metodológicos, tratou-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa. Como técnicas de coleta de dados, utilizou-se o questionário, aplicado aos colaboradores do setor administrativo da empresa e a entrevista, realizada com o sócio-administrador. Ambos aplicados com o intuito de melhor compreender o processo de comunicação interna e identificar possíveis dificuldades ou falhas existentes. Com base nos dados observados, desenvolveu-se algumas estratégias para melhorar o processo de comunicação interna, o que envolveu ações para a maior eficácia da comunicação entre os colaboradores e, também, entre colaboradores e superiores, buscando auxiliar na distribuição, clareza e objetividade das informações. Acredita-se que as estratégias de comunicação interna desenvolvidas possam aprimorar e promover mudanças significativas no ambiente interno da MCL Peças Agrícolas Ltda. e, dessa forma, favorecer a melhoria da gestão e dos procedimentos administrativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Pereira, Laura M. V., Alexandra C. Abramovicius, Andrea Q. Ungari, Heloisa B. D. Oliveira, Davi C. Aragon, Andre L. Costa, and Aldaisa C. Forster. "Description of hospital pharmacy management practice." Medicina (Ribeirao Preto. Online) 50, no. 1 (February 16, 2017): 66. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v50i1p66-75.

Full text
Abstract:
As instituições de saúde, especialmente hospitais, são caracterizadas como estruturas complexas que precisam de administradores com uma visão global da instituição e de suas relações com o ambiente externo. A farmácia hospitalar é uma unidade estratégica, que colabora com a administração institucional e integra a equipe multiprofissional no processo que tange a aquisição, provisão e controle de insumos essenciais para o processo do atendimento do paciente internado. Este estudo tem como objetivo demonstrar a aplicabilidade, no contexto da saúde hospitalar, de um sistema de medição de desempenho da farmácia. Método: Trata-se de um estudo descritivo, longitudinal, sobre a evolução do indicador chave Taxa de Falta de Medicamentos Padronizados na assistência do paciente internado, no período de março de 2004 a dezembro de 2013. Esse indicador foi empregado para monitoramento do impacto de mudanças que a Divisão de Farmácia vem implementando, como primeira etapa do ciclo de assistência farmacêutica dentro do modelo da abordagem de gestão por processos, em um hospital público universitário. Foram usados métodos de coleta de dados qualitativos, incluindo a observação e análise documental, bem como coleta de dados quantitativos. Resultados: Após a aplicação do modelo, um ponto de mudança no indicador chave de desempenho, foi detectado no 10º mês, quando o modelo de gestão baseado em processo foi implementado na farmácia. Conclusões: A abordagem de gestão baseada em processos foi eficaz para a farmácia hospitalar. A premissa adotada é que as mudanças administrativas (interferências), com foco na melhoria dos processos e seleção e acompanhamento de indicadores, têm influencia sobre os processos, reduzindo a variabilidade e melhoria da qualidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Silva, Kênia Lara, Diego Resende Martins, Emiza Rates, Thereza Senra, Caroline Almeida, and Rafael Mourão. "Desafios da acreditação em um hospital da rede FHEMIG." RAHIS 3, no. 7 (May 20, 2012): 72. http://dx.doi.org/10.21450/rahis.v3i7.1075.

Full text
Abstract:
A gestão de qualidade em instituições de saúde é imprescindível para a sustentabilidade das mesmas. A temática está presente no setor privado de saúde de forma intensa, determinada pela competição entre as empresas. Contudo, as instituições públicas também têm investido em melhoria de qualidade, em resposta a movimentos de racionalização de custos e, ao mesmo tempo, de ampliação da noção de segurança e direitos dos usuários. O objetivo deste trabalho é apresentar as potencialidades e dificuldades no processo de implantação e gestão do Sistema de Gestão da Qualidade de um hospital da Rede FHEMIG. Entre as potencialidades para a implantação do Sistema de qualidade nesta instituição pode-se citar o grande envolvimento da gerência administrativa e a democratização das relações hierárquicas permitindo a participação das diferentes gerências no processo. Cita-se também o apoio do nível central da FHEMIG e a consolidação do Escritório da Qualidade. Em relação aos desafios, podem ser apontados a dificuldade dos trabalhadores incorporaram o uso das ferramentas no seu cotidiano de trabalho e os processos específicos inerentes à uma instituição pública tais como a burocracia para mudanças estruturais. Conclui-se que a definição político-institucional assumida pela FHEMIG foi imprescindível para a melhoria da qualidade no Hospital e tem permitido a reorganização dos processos de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Sousa, Diego Camilo Ferreira, Calline Neves de Queiroz Claudino, and FAGNER JOSÉ COUTINHO MELO. "Aplicação da gestão da qualidade para melhoria da eficiência produtiva e de longo prazo em uma indústria de reciclagem." Exacta 14, no. 4 (December 21, 2016): 661–76. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v14n4.6594.

Full text
Abstract:
Atualmente, às organizações necessitam de vantagens competitivas que também promovam um desenvolvimento que possibilite a elas sustentação e segurança no mercado. Neste estudo, objetivou-se elaborar um plano de longo prazo de gestão da qualidade voltado à eficiência produtiva a partir da economia da qualidade, para garantir a longevidade de uma organização de remodelagem de pneus. Assim, utilizaram-se princípios da economia da qualidade, engenharia de métodos, técnicas de cronoanálise. Verificou-se que não há acompanhamento dos processos produtivos por parte dos gestores, bem como inexiste uma gestão da qualidade. Concluiu-se que as técnicas utilizadas foram eficientes para compor uma política de gestão adequada às necessidades de médio e longo prazo da empresa analisada e para manter sua competitividade e longevidade. Além disso, salienta-se que a gestão da qualidade é imprescindível como ferramenta de apoio à tomada de decisões e para que os gestores compreendam melhor os fatores que interferem no processo produtivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography