To see the other types of publications on this topic, follow the link: Membrana Cerâmica.

Journal articles on the topic 'Membrana Cerâmica'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 38 journal articles for your research on the topic 'Membrana Cerâmica.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Silva, M. C. da, H. de Lucena Lira, and N. L. de Freitas. "Membrana cerâmica assimétrica à base de argila para aplicação em processos de microfiltração: influência do tempo de deposição." Cerâmica 60, no. 355 (September 2014): 436–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132014000300017.

Full text
Abstract:
A tecnologia de membranas vem sendo disseminada pelo mundo, em diversos setores onde existe a necessidade de separação de substancias, em diferentes escalas de dimensões e condições de temperatura e pressão. Neste sentido, as membranas cerâmicas vêm sendo exploradas para atuarem em ambientes onde as membranas poliméricas teriam restrições, como por exemplo, na presença de solventes orgânicos, altas pressões e temperaturas, etc. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo a obtenção de membrana cerâmica assimétrica formada por uma camada filtrante à base de argila depositada sobre suporte poroso obtido com alumina comercial e bentonita. A camada ativa foi depositada por colagem em tempos de 10, 20 e 30 s para obtenção da membrana assimétrica. As massas cerâmicas para confecção do suporte e para obtenção da membrana foram caracerizadas por distrubuição granulométrica e microscopia eletrônica de varredura. O suporte poroso e a membrana assimétrica foram caracterizados por microscopia eletrônica de varredura, porosimetria por intrusão de mercúrio e foram realizadas análises de fluxo com água. Os resultados mostraram um suporte com diâmetro médio de 0,99 µm e porosidade de 39,25%. A membrana assimétrica foi obtida com sucesso, isenta de defeitos para tempo de colagem de 10 s, atingindo uma espessura de camada depositada de 104 µm, diâmetro médio de poro de 0,25 µm e porosidade de 35%, sendo classificada, portanto, para aplicações em processos de microfiltração, com fluxo permeado estabilizado com água destilada em torno de 100 L/h.m².
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva do Carmo, Edilania, Ana Beatriz de França Silva Araújo, and Meiry Glaucia freire Rodrigues. "Preparação de membrana cerâmica a base de argila chocobofe e resíduos industriais." Conjecturas 22, no. 13 (September 29, 2022): 765–79. http://dx.doi.org/10.53660/conj-1700-2h07.

Full text
Abstract:
Os processos de separação que envolvem as membranas cerâmicas têm apresentado elevado potencial de aplicações em diversos setores industriais. Atualmente, a principal preocupação no desenvolvimento das mesmas é a minimização dos custos e a obtenção de processos de produção mais eficientes. Neste trabalho foram produzidas membranas cerâmicas via compactação a seco uniaxial utilizando matéria-prima de baixo custo e baixa temperatura de sinterização (650 oC) com o objetivo de reduzir o custo de preparação. As membranas foram preparadas a partir da argila chocobofe, concentrado de magnesita e resíduo de granito. As matérias primas foram caracterizadas por difração de raios X, Espectrofotometria de Raios X, Energia Dispersiva e análise termogravimétrica. Foram realizados testes de resistência mecânica, porosidade, além da caracterização por DRX das membranas cerâmicas de baixo custo. O comportamento da membrana foi avaliado por medidas de fluxo de água pura em sistema de escala de bancada, utilizando um módulo de aço inox nas seguintes condições: Pressão 1, 2 e 3 bar, Temperatura de 25 °C e tempo de 60 minutos. As imagens obtidas por MEV da membrana mostraram que o método utilizado para a síntese da membrana de baixo custo foi eficaz, uma vez que mostrou a formação de uma superfície homogênea sem fissuras ou defeitos na superfície da membrana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

ZANINI, MARCIA, Marlova Pagnoncelli, and Camila Baldasso. "CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA E PARÂMETROS FUNCIONAIS DE MEMBRANA CERÂMICA MULTITUBULAR." Engevista 19, no. 3 (July 27, 2017): 699. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v19i3.890.

Full text
Abstract:
O desempenho de um processo de microfiltração está diretamente relacionado com a escolha adequada da membrana a ser utilizada. A caracterização da membrana possibilita o conhecimento necessário para sua aplicação a nível industrial. Além disso, prevê a forma de utilização ideal no processo de microfiltração, indica preliminarmente o comportamento da membrana em relação à solução da alimentação possibilitando a interpretação de quais partículas serão retidas e quais serão permeáveis. Neste trabalho foram avaliadas as características de natureza funcional e morfológica de uma membrana cerâmica multicanais de microfiltração. A membrana, caracterizada por microscopia eletrônica por varredura (MEV), apresentou três estruturas com tamanhos diferentes de partículas. A permeabilidade hidráulica mostrou forte relação com o fluxo de permeado de água destilada em diferentes pressões. Conforme aumenta a pressão, o fluxo de permeado também aumenta, sendo que a representação gráfica mostra uma função linear. No ensaio de retenção percebe-se que quanto maior o tamanho molecular das partículas na solução menor o fluxo, e quanto maior a pressão transmembrana aplicada maior o fluxo. Palavras-chaves: membrana, cerâmica, caracterização morfológica e funcional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Leonardo Romero Brito, Francisco Alex de Sousa Silva, Tellys Lins Almeida Barbosa, and Meiry Gláucia Freire Rodrigues. "Membrana cerâmica de baixo custo para tratamento de efluentes oleosos." Research, Society and Development 10, no. 13 (October 11, 2021): e253101321071. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i13.21071.

Full text
Abstract:
A poluição das águas é um dos grandes desafios da sociedade. Dentre os contaminantes, a grande quantidade de atividades industriais responsáveis pela geração de efluentes oleosos destaca-se pelos seus impactos causados ao meio ambiente, afetando, por exemplo, a manutenção da vida marinha e a produtividade de solos. Entre as técnicas de tratamento, o uso de membranas cerâmicas destaca-se pela alta eficiência no tratamento de efluentes oleosos, principalmente emulsões óleo-água. Em linha com o desenvolvimento da química verde, associada com o baixo custo, este trabalho tem como objetivo preparar membranas cerâmicas com uso da argila brasgel, abundante do território paraibano. A argila foi caracterizada com uso das técnicas de Difração de raios X, Espectroscopia de Fluorescência de raios X por Energia Dispersiva, Espectroscopia na região do infravermelho, Adsorção Física de Nitrogênio e Análises térmicas. A membrana foi obtida através da técnica de compactação a seco uniaxial e sinterizada a 650 oC, sendo realizados fluxo de água e fluxo permeado para obtenção do coeficiente de rejeição da membrana. Os resultados obtidos indicam que a argila brasgel apresenta todas as características correspondentes a esmectita, e a membrana de baixo custo apresentou elevada capacidade de rejeição, 100.00 %, o que a torna viável para tratamento de emulsões óleo água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Freitas, N. L. de, M. G. Maniero, and J. R. Coury. "Filtração de aerossóis em altas temperaturas utilizando filtros cerâmicos de dupla camada: influência do diâmetro de partícula na eficiência de coleta." Cerâmica 50, no. 316 (December 2004): 355–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132004000400011.

Full text
Abstract:
Neste trabalho foram utilizados filtros cerâmicos para filtração de aerossóis, constituídos por dupla camada, onde a primeira camada é formada por um suporte celular de elevada porosidade com diâmetro de poro controlado e a segunda formada por uma película filtrante. A camada suporte foi obtida pela técnica de replicação cerâmica de espuma poliuretânica, por meio da impregnação de uma suspensão aquosa de Al2O3. Foram utilizados suportes de 45 e 75 poros/polegada. A membrana filtrante (Al2O3 e argila) foi a mesma para ambos os suportes, sendo composta por uma massa granular cerâmica de baixa porosidade. Os experimentos de filtração foram realizados em temperaturas de 25 a 700 ºC onde mediu-se a capacidade dos filtros de limpar um aerossol de partículas finas polidispersas (diâmetro mediano de 4,6 µm) e calculou-se a eficiência de coleta para diâmetros de partícula entre 0,4 e 8,5 µm. Os resultados mostraram que a eficiência diminuiu com o aumento da temperatura e aumentou com o diâmetro da partícula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Marques, Felipe Augusto Rodrigues, Rodrigo Vieira Alves, and Kepler Borges França. "Uso de membrana cerâmica para remoção de cor, turbidez e indicadores de microrganismos em águas subterrâneas." Engevista 18, no. 2 (December 14, 2016): 402. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v18i2.753.

Full text
Abstract:
Existem aquíferos que apresentam elevadas quantidades de água, sendo que se encontram impróprias para consumo humano, devido a composição geológica do solo no semiárido ser constituído de rochas cristalinas. Com isso faz-se necessário buscar novas tecnologias para purificar a água. O objetivo deste trabalho é estudar a eficiência de membrana cerâmica tubular, na remoção de cor, turbidez e indicadores de microrganismos. As fontes hídricas, escolhidas para o desenvolvimento desta pesquisa, são de origem subterrânea. O sistema de bancada foi construído no Laboratório de Referencia em Dessalinização (LABDES). O uso da membrana cerâmica demonstrou ser a mais eficaz quando aplicada ao sistema com a água do poço 1, que obteve taxa de remoção de 78,76 % para turbidez e 100% para a cor, com fluxo estável de(183 L.h-1. m-2). Em função da concentração dos componentes físicos do poço 2 ser superior ao do poço 1 houve uma redução do fluxo para 78 L.h-1. m-2, entretanto a taxa de remoção foi elevada alcançando os valores de 99, 61% para turbidez e 93,75 para a cor. A membrana MP0225 demonstrou ser mais eficiente em termos de fluxo, quando aplicada ao poço 1.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Mirele Costa da, Hélio de Lucena Lira, Francisco Nilsom da Silva, and Normanda Lino de Freitas. "Utilização de Matéria-prima Natural de Baixo Custo na Obtenção de Membrana Cerâmica Assimétrica Tubular para Aplicação em Processos de Microfiltração." Cerâmica Industrial 19, no. 4 (2014): 39–45. http://dx.doi.org/10.4322/cerind.2014.084.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Alves, Helton Gomes, Hortência Luma Fernandes Magalhães, Veruska do Nascimento Simões, Wanessa Raphaella Gomes Dos Santos, Danielle Alves Ribeiro da Silva, Antônio Gilson Barbosa de Lima, and Severino Rodrigues De Farias Neto. "Estudo numérico do processo de tratamento de água oleosa via membrana cerâmica proveniente da indústria petroquímica / Numerical study of the process of oily water treatment via ceramic membrane from the petrochemical industry." Brazilian Journal of Development 7, no. 4 (April 18, 2021): 39975–85. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n4-455.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Chaves, A. C., H. L. Lira, G. A. Neves, F. A. Silva, R. C. O. Lima, and K. B. França. "Obtenção e caracterização de membranas cerâmicas tubulares a partir de massas incorporadas com argila, caulim e quartzo." Cerâmica 59, no. 349 (March 2013): 192–97. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132013000100024.

Full text
Abstract:
A tecnologia que envolve a utilização de membranas cerâmicas tem nas ultimas décadas se transformado numa importante técnica de separação. Os principais motivos no avanço dessa tecnologia estão relacionados ao fato de que trabalham sem a adição de agentes químicos, baixo consumo de energia, facilidade de processamento e arranjos físicos compactos. Hoje a principal preocupação no desenvolvimento dessas membranas é minimização dos custos e a obtenção de processos de produção mais eficientes. Diante disto, a utilização de matérias-primas naturais vem como uma alternativa para obtenção de membranas cerâmicas, utilizando como método de produção a extrusão. Visando contribuir com a pesquisa tecnológica, o presente trabalho teve como objetivo a utilização de matérias-primas naturais, tais como argila, quartzo e caulim na confecção em escala laboratorial de membranas cerâmicas tubulares utilizando como processo de produção a extrusão. A massa cerâmica foi submetida às caracterizações: física e mineralógica através de ensaios de análise granulométrica, termogravimétrica, difração de raios X e análise química por fluorescência de raios X. As amostras foram sinterizadas a 800, 900, 1000 e 1100 ºC com o objetivo de verificar a influência nas características das membranas. As membranas cerâmicas obtidas foram caracterizadas por microscopia eletrônica de varredura e porosimetria por intrusão de mercúrio, sendo possível verificar a ausência de defeitos e trincas em sua estrutura. Com relação à análise de porosimetria, foram observados poros na faixa de ultrafiltração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bertotto, R., J. Duarte, V. dos Santos, M. Zeni, and C. P. Bergmann. "Análise do comportamento de membranas cerâmicas de α-alumina/Pd para separação de gases a temperatura ambiente e baixas pressões." Cerâmica 64, no. 372 (December 2018): 477–84. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132018643722338.

Full text
Abstract:
Resumo Membranas de compósitos Pd/α-Al2O3 com uma e duas camadas de Pd foram preparadas pelo processo electroless plating sobre tubos cerâmicos porosos. A análise de espectroscopia por dispersão de energia confirmou a composição química do suporte cerâmico (Al e O) e da membrana com Pd (Al, O e Pd), bem como a espessura da camada de Pd de 0,8 μm (uma camada) e 1,3 μm (duas camadas). As imagens de microscopia eletrônica de varredura mostraram que a superfície da membrana foi mais uniforme com uma camada do que duas camadas de Pd. O difratograma de raios X registrou picos referentes à fase α-alumina. A porosimetria por intrusão de mercúrio apresentou diâmetro de poro em torno de 5 nm e volume máximo de Hg intrudado de 0,0081 cm3.g-1. Os testes de permeabilidade aos gases mostraram que as membranas possuem seletividade α de 3,79 para o par H2/CO2 com um camada de Pd e de α=3,43 para o par H2/CH4 com duas camadas de Pd.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Belo, Horácio D’Aguiar Silva, André Luiz Marinho Falcão Gondim, Flávio Domingues das Neves, Andréia Aparecida Traina, Marta Gonzalez Riesco, Katia Arduini Frata, Luis Ferreira de Almeida Neto, Karolina Pires Marcelino, and Ivete Aparecida de Mattias Sartori. "Aplicabilidade do desenvolvimento tecnológico nas reabilitações orais: relato de caso." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 31, 2021): e57010112158. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.12158.

Full text
Abstract:
A odontologia reabilitadora está passando por uma grande evolução em todas as áreas de conhecimento, sejam pelas pesquisas cientificas, desenvolvimento das técnicas cirúrgicas e desenvolvimento de materiais. Com o surgimento de novas tecnologias, mais recursos vem sendo adregados na clínica diária, já que materiais e técnicas auxiliam desde o diagnóstico até a confecção das próteses sobre implantes. Objetiva-se, neste relato de caso clínico, demonstrar a importância da associação de várias áreas do conhecimento na reabilitação implantossuportada, valorizando os benefícios da utilização das tomografias computadorizadas cone beam, do sistema CAD/CAM, dos scaners intraorais e das técnicas adesivas nas reabilitações. Paciente com 54 anos procurou tratamento na Fundecto-USP (Fundação Faculdade de Odontologia conveniada à FOUSP) com queixa de ausência dentária na região dos elementos 14 e 15, além de queixas referentes à estética na região anterior. Foi realizado o diagnóstico através de montagem em articulador semi-ajustável, fotografias e enceramento diagnóstico. Apesar da ausência de dois elementos, foi planejada a reabilitação com implante apenas do elemento 15 e aumento dos elementos 16 e 13. A tomografia computadorizada cone beam, permitiu identificar ausência de altura óssea suficiente para instalação de implante na região do 15, então foi planejado a instalação do implante com levantamento da membrana do seio maxilar de forma simultânea. Através de escaneamento intraoral, tecnologia CAD/CAM e informações clínicas, foi realizado o projeto do enceramento virtual das futuras coroas. Após aprovação foi realizada a impressão dos modelos, fresagem das coroas em cera, prova das coroas em cera e fresagem em cerâmica das coroas. Com base na experiência vivenciada parece lícito concluir que os desenvolvimentos tecnológicos têm tornado as reabilitações odontológicas complexas mais rápidas, mais efetivas e previsíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Rocha, R. M., M. Scheffler, P. Greil, J. C. Bressiani, and A. H. A. Bressiani. "Obtenção de substratos cerâmicos no sistema Si-Al-O-N-C empregando polissiloxanos e carga de Si e Al2O3." Cerâmica 51, no. 317 (March 2005): 42–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132005000100009.

Full text
Abstract:
A técnica de processamento de colagem por fita (tape casting) tem sido amplamente utilizada na obtenção de cerâmicas para diferentes aplicações: substratos cerâmicos e estruturas planares em multicamadas para circuitos integrados e capacitores; eletrólitos sólidos para células a combustível e sensores; cerâmicas piezoelétricas para atuadores e transdutores; membranas de separação para micro-filtragem; compósitos estruturais e trocadores de calor. Neste trabalho, a técnica convencional de colagem por fita foi adaptada com a utilização do processo de pirólise controlada de misturas de polímeros e carga, empregando-se polissiloxanos e cargas de silício e alumina nas suspensões. Foram preparadas suspensões com 60% vol. de fase polimérica (polissiloxanos e metil-trietoxi-silano) e 40% vol. de carga (Si e Al2O3), com diferentes concentrações dos polímeros e das cargas. As amostras na forma de substratos foram pirolisadas em atmosfera de nitrogênio a 1400 °C/2 h e 1500 °C/2 h, sendo convertidas em materiais cerâmicos no sistema Si-Al-O-N-C. O processo de pirólise foi caracterizado até a temperatura de 1000 ºC por análise termogravimétrica. As cerâmicas foram caracterizadas quanto às fases formadas, microestrutura, massa específica aparente e condutividade térmica. Os substratos cerâmicos apresentaram porosidade relativamente alta (entre 12 e 22%) e baixa condutividade térmica (entre 3 e 8 W/m.K), sendo constituídos por fases cristalinas de beta-SiC, Si2ON2, O'-SiAlON, Al2O3, mulita e fase amorfa de SiOC; o Si foi observado nas amostras pirolisadas a 1400 ºC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Bou-Issa, R. A., R. L. Loiola, and J. N. F. Holanda. "Reuso de resíduo de lama de papel na produção de suporte cerâmico poroso de baixo custo." Cerâmica 66, no. 378 (June 2020): 106–13. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132020663782754.

Full text
Abstract:
Resumo A indústria de papel gera enorme volume de resíduo de lama de papel. Neste trabalho foi desenvolvido um novo suporte cerâmico poroso usando resíduo de lama de papel como matéria-prima alternativa. Os suportes cerâmicos foram produzidos por prensagem e sinterizados entre 1000 e 1200 ºC. A influência da incorporação do resíduo de lama de papel nas propriedades físicas e microestrutura sinterizada foi investigada. Os resultados indicaram que o resíduo de lama de papel atua como um agente formador de poro. Os suportes cerâmicos produzidos apresentaram massa específica aparente de 1,16 a 2,01 g/cm3, porosidade aparente de 14,6% a 46,7% e tensão de ruptura à flexão de 15,4 a 39,9 MPa. Análise microestrutural indicou que os suportes cerâmicos apresentaram estrutura morfológica altamente porosa. Tais resultados indicaram que suportes cerâmicos contendo até 30% em massa de resíduo de lama de papel têm potencial para serem empregados na fabricação de membranas de filtração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Calasans-Maia, Monica Diuana, Carlos Fernando de Almeida Barros Mourão, Rodrigo Figueiredo de Brito Resende, Jhonathan Raphaell Barros Nascimento, Alexandre Malta Rossi, and José Mauro Granjeiro. "Avaliação clínica de compósito constituidos por fosfato de cálcio nanoestruturado e biopolímero associado à células osteoprogenitoras como alternativa à biocerâmica para a uso na rede SUS na regeneração óssea." Comunicação em Ciências da Saúde 28, no. 01 (February 9, 2018): 79–84. http://dx.doi.org/10.51723/ccs.v28i01.123.

Full text
Abstract:
Os biomateriais nanoestruturados têm se destacado como elementosestratégicos para a medicina regenerativa devido à sua grande áreaespecífica, a sua característica de atuar como veículo portador e liberadorde fatores de crescimento, células e pela sua mobilidade no plasma,no meio extra e intra-celular. Nos últimos anos, a equipe executora desteestudo, constituída por pesquisadores do CBPF, UFF, UFRJ e INMETROtêm concentrado seus esforços no desenvolvimento de novos fosfatos decálcio na forma nanoestruturada e com substituições iônicas para uso clínico.Estas características potencializam a bioabsorção do material e suaeficiência na regeneração tecidual, bem como seu uso como nanocarreadorde biomoléculas (proteínas, peptídeos, fatores de crescimento e fármacos).Neste estudo foi produzido e avaliado clinicamente um novo biomaterialpara a regeneração óssea, seguindo o princípio de “quality by desing”,visando aumentar sua eficiência em procedimentos clínicos específicostais como o tratamento do edentulismo. Considerando o enxerto autógenocomo referência, foram realizadas mudanças profundas no desenhodos enxertos de fosfato de cálcio convencionais no sentido de processaro biomaterial na forma de uma matriz microporos não cerâmica constituídapor compósito nanoestruturado de hidroxiapatita carbonatada e obiopolímero alginato de sódio – associado ao concentrado de fatores decrescimento. Este projeto objetivou avaliar clinicamente o ganho ósseo naelevação da membrana sinusal após implantação de microesferas de hidroxiapatitacarbonatada nanoestruturada associadas ao concentrado defatores de crescimento em fase líquida, obtido do sangue periférico autógeno.O levantamento do assoalho do seio maxilar utilizando microesferasde hidroxiapatita carbonatada nanoestruturada asssociada ou não aosfatores de crescimento não identificou o efeito sinérgico no aumento dotecido ósseo quando o biomaterial era associado aos fatores de crescimentona fase líquida. Foi observada uma formação óssea equivalente em ambosos lados operados após seis meses do procedimento de elevação sinusal.Com este estudo concluímos que as microesfears de hidroxiapatita carbonatadananoestruturada é segura e eficaz para uso humano e pode seruma alternativa segura para uso na Rede SUS em procedimentos de regeneração óssea com custo muito inferior ao biomaterial sintético disponívelno Mercado nacional. Estudos futuros multicêntricos com um númeromaior de participantes devem ser realizados (Fase 3 da Pesquisa Clínica).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Silva, F. A., H. L. Lira, A. C. Chaves, G. A. Neves, and K. B. França. "Preparação e caracterização de membranas cerâmicas tubulares de mulita." Cerâmica 59, no. 351 (September 2013): 481–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132013000300020.

Full text
Abstract:
Os produtos cerâmicos são extremamente interessantes no campo das membranas por causa de sua resistência mecânica, inércia química, tempo de vida útil longa e estabilidade térmica. Atualmente as pesquisas estão sendo direcionadas para exploração destes materiais de baixo custo. Este trabalho consiste na preparação de membranas tubulares, obtidas a partir de composição contendo argila, caulim e óxido de alumínio, conformadas pelo processo de extrusão, utilizando diferentes temperaturas na etapa de sinterização para uso em microfiltração. Foi feita caracterização nas massas cerâmicas antes da sinterização, através dos ensaios de análise granulométrica, análise termogravimétrica, análise química e difração de raios X. A análise química mostrou altos teores de SiO2 e de Al2O3 e o ensaio de difração de raios X mostrou a presença de caulinita, quartzo e óxido de alumínio. Foi realizado ensaio de difração de raios X na massa após as sinterizações e os resultados mostraram a presença de mulita, óxido de alumínio e quartzo em todas as sinterizações efetuadas. Com relação ao tamanho e a distribuição destes poros nas membranas, os resultados da micrografia e de porosimetria por intrusão de mercúrio ilustraram a presença de poros em todas as temperaturas de sinterização, com dimensões na faixa de microfiltração. O ensaio de fluxo com escoamento tangencial utilizando água destilada mostrou que a membrana sinterizada a 1300 ºC obteve o maior valor, seguida da de 1250, 1200 e 1150 ºC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Assis, O. B. G., and E. R. Silva. "O uso de técnica eletroquímica para a descontaminação de estruturas cerâmicas vítreas porosas." Cerâmica 56, no. 340 (December 2010): 355–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132010000400007.

Full text
Abstract:
Apresentamos neste trabalho os resultados de ensaios preliminares para avaliar o uso de técnica de eletro-osmose para a remoção de contaminantes orgânicos em estruturas porosas cerâmicas, como filtros ou similares. A técnica consiste em forçar a migração de contaminantes retidos na estrutura interna ou na superfície dos poros por meio da aplicação de tensão controlada em célula eletroquímica projetada para este fim. As moléculas absorvidas na superfície cerâmica estarão sujeitas as ações cisalhantes de uma camada aquosa difusa móvel, e uma vez na condição iônica, migram na direção do campo de carga oposta, sendo posteriormente removidas. Nos ensaios de avaliação da técnica, escolhemos o fenol como contaminante padrão e os testes realizados em membranas vítreas microporosas imersas em solução aquosa. Os dados foram obtidos em função do tempo de aplicação da carga por medidas de densidade ótica e concentração de hidrogenação. Os resultados indicam remoções proporcionais a 70% do contaminante em estado diluído após 120 min de aplicação de carga.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Silva, Mirele Costa da, Daniel Silveira Lira, Normanda Lino de Freitas, and Helio Lucena Lira. "Membranas cerâmicas assimétricas tubulares: influência do tempo de deposição da camada filtrante na morfologia das membranas." Matéria (Rio de Janeiro) 20, no. 2 (June 2015): 335–43. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620150002.0034.

Full text
Abstract:
Esse trabalho tem como objetivo obter membranas cerâmicas assimétricas para aplicação em processos de microfiltração e avaliar a influência do tempo de deposição (5 e 10 s) de uma dispersão de argila sobre um suporte tubular de alumina comercial e bentonita. O suporte tubular foi caracterizado por microscopia ótica e eletrônica de varredura e por porosimetria. A membrana assimétrica foi caracterizada por microscopia eletrônica de varredura e por porosimetria. Os resultados mostraram suportes porosos com espessura de 1092µm, diâmetro médio de poro de 0,99 e porosidade de 39%. A membrana assimétrica foi obtida com sucesso para os tempos de deposição avaliados, sendo classificada para aplicações em processos de microfiltração atingindo diâmetro médio de poro de 0,25 µm e porosidade de 35%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Silva, F. A., and H. L. Lira. "Preparação e caracterização de membranas cerâmicas de cordierita." Cerâmica 52, no. 324 (December 2006): 276–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132006000400011.

Full text
Abstract:
As membranas cerâmicas encontram larga aplicação, principalmente em processos cujas temperaturas de trabalho são superiores a 250 ºC, como também na separação de soluções em que o pH é extremamente ácido, ou mesmo quando há solventes orgânicos no sistema. Em contrapartida, as membranas cerâmicas apresentam a desvantagem de apresentar um alto custo de fabricação, principalmente em relação às matérias-primas que são geralmente sintéticas (zirconia, alumina, titânia e sílica). Atualmente, o principal foco de preocupação no desenvolvimento destas membranas é otimizar os custos de produção, encontrando matérias-primas naturais a preços mais competitivos, além de processos de produção mais eficientes, como a extrusão. A produção de membranas por extrusão permite sua utilização em processos de fluxo tangencial, possibilitando a sua aplicação em microfiltração. Este trabalho consistiu na confecção de membranas tubulares de cordierita obtidas a partir de matérias-primas naturais, tais como argilas e talco, e pelo processo de extrusão. Foram utilizadas quatro temperaturas de sinterização (1150, 1200, 1250 e 1280 ºC), objetivando mostrar a influência destas temperaturas nas características das membranas. Foi feito o ensaio de difração de raios X na massa após a sinterização, e o resultado mostrou a formação da cordierita nas quatro sinterizações efetuadas. Com relação às dimensões e a distribuição dos poros das membranas, os resultados de microscopia eletrônica de varredura e de porosimetria através de intrusão de mercúrio mostraram poros com tamanhos de 1,4, 2,2, 3,3 e 4,1 µm e porosidade de 28,7, 29,1, 27,7 e 24,3%, para as temperaturas de sinterização 1150, 1200, 1250 e 1280 ºC, respectivamente, caracterizando-as como membranas para microfiltração. Os ensaios de permeabilidade através de aplicação de fluxo tangencial com água destilada mostraram que as membranas sinterizadas a 1280 ºC obtiveram maior permeabilidade, seguindo-se das de 1250 ºC, 1200 ºC e as de 1150 ºC. Os valores médios dos fluxos encontrados nas membranas sinterizadas nas temperaturas de 1150, 1200, 1250 e 1280 ºC foram de aproximadamente 68, 143, 378 e 587 kg/h.m², respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Costa, A. C. F. M., M. A. Vilar, H. L. Lira, R. H. G. A. Kiminami, and L. Gama. "Síntese e caracterização de nanopartículas de TiO2." Cerâmica 52, no. 324 (December 2006): 255–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132006000400007.

Full text
Abstract:
Vários métodos de síntese química têm sido desenvolvidos e utilizados na obtenção de pós para fabricação de membranas cerâmicas. Dentre os métodos alternativos utilizados em escala de laboratório, o método Pechini tem sido empregado com sucesso para a obtenção de diversos tipos de materiais. Este trabalho tem como objetivo sintetizar e caracterizar nanopós de TiO2 obtidos por este método, visando à preparação de membranas cerâmicas de ultrafiltração. Os pós resultantes foram caracterizados por análise térmica gravimétrica e diferencial, difração de raios X, espectrofotometria de absorção no infravermelho, adsorção de nitrogênio e microscopia eletrônica de varredura. A análise de difração de raios X do pó mostrou a presença da fase cristalina anatásio, com tamanho de cristalito 15 nm. O tamanho de partículas calculado a partir da área superficial pelo método BET foi 19 nm e a morfologia apresentou-se constituída de nanopartículas e presença de aglomerados moles. Os resultados evidenciam que o método Pechini é promissor para produção de TiO2 nanométrico, adequado para a preparação de membranas cerâmicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Vasconcelos, Wander L. "Descrição da Permeabilidade em Cerâmicas Porosas." Cerâmica 43, no. 281-282 (August 1997): 120–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69131997000300004.

Full text
Abstract:
As cerâmicas porosas constituem um importante grupo de materiais que apresenta aplicações em áreas como membranas para separação, matrizes para dopagem, matrizes para retenção de resíduos, matrizes para fabricação de compósitos, materiais com funções especiais (térmicas, químicas, mecânicas, etc.), etc. Um dos parâmetros mais utilizados para descrever o comportamento de um material poroso é a sua permeabilidade. No entanto, as expressões comumente utilizadas para descrever a permeabilidade utilizam apenas os parâmetros métricos fração volumétrica de poros (V V) e diâmetro médio de poros (D). Neste trabalho, é feita uma análise da permeabilidade de cerâmicas porosas obtidas pelo método sol-gel e é apresentada uma expressão para descrever o fator geométrico de permeabilidade, considerando o conceito de conectividade (ou genus, G) da estrutura de poros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Lenza, Rúbia Francisca Silva, and Wander Luiz Vasconcelos. "Síntese de membranas cerâmicas via método sol-gel utilizando TEOS e N,N-dimetilformamida." Química Nova 25, no. 6a (November 2002): 893–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422002000600002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Souza, D. F., E. H. M. Nunes, D. C. L. Vasconcelos, and W. L. Vasconcelos. "Preparação e caracterização estrutural de materiais cerâmicos obtidos via processo freeze-casting." Cerâmica 62, no. 364 (December 2016): 351–57. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132016623642054.

Full text
Abstract:
Resumo Cerâmicas com porosidade controlada apresentam elevado potencial de aplicação como membranas para separação gasosa e processos de dessalinização. As propriedades e o desempenho desses materiais estão diretamente relacionados ao seu processo de fabricação. Assim, é de vital importância que as variáveis do processo utilizado sejam conhecidas e controladas. Neste trabalho, cerâmicas porosas à base de alumina foram obtidas por meio do processo freeze-casting. Foram utilizados terc-butanol como solvente e ácido cítrico como dispersante. As amostras foram fabricadas a partir de suspensões com concentrações de alumina variando entre 15 e 30% em volume. Elas apresentaram redução linear da porosidade total (entre 48 e 73%) e porosidade fechada inferior a 2%. A resistência à flexão desses materiais variou entre 3,6 ± 0,7 e 21,9 ± 0,6 MPa. Ensaios de microscopia eletrônica de varredura e microtomografia de raios X revelaram que as amostras apresentaram elevada conectividade de poros e orientação preferencial de poros. As alterações nas condições de processamento resultaram em materiais com estruturas porosas distintas, demonstrando a versatilidade do processo freeze-casting.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Lira, Hércules de Lucena, Maria Cristina Delgado da Silva, Maria Raphaella dos Santos Vasconcelos, Helio de Lucena Lira, and Ana Maria Queijeiro Lopez. "Microfiltração do soro de leite de búfala utilizando membranas cerâmicas como alternativa ao processo de pasteurização." Ciência e Tecnologia de Alimentos 29, no. 1 (March 2009): 33–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-20612009000100006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Del Colle, R., R. N. Haneda, E. Longo, M. J. Godinho, and S. R. Fontes. "Método de impregnação química aplicado em tubos microporosos e membranas tubulares para a microfiltração de emulsões e suspensões de bactérias." Cerâmica 54, no. 329 (March 2008): 21–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132008000100004.

Full text
Abstract:
Uma técnica de impregnação química via solução de precursor foi desenvolvida para formação de filmes finos em tubos microporosos e membranas tubulares. O desempenho desta técnica foi analisado no processo de microfiltração de emulsões (óleo vegetal/água) e de suspensões de bactérias (Escherichia coli) do soro residual do processamento de queijo. Os tubos microporosos (tamanho nominal 0,5 µm) foram impregnados com solução precursora de zircônia (e calcinados a 600 e 900 ºC) afim de influenciar na melhora do processo de desemulsificação e as membranas cerâmicas (tamanho nominal entre 0,8 µm e 1,2 µm) foram impregnadas com precursor (e calcinadas a 600 °C) para formação de prata metálica, para agir como bactericida na suspensão residuária de bactérias da indústria de queijo. O meio poroso impregnado foi caracterizado por meio de microscopia eletrônica de varredura. Os resultados da análise do permeado para valores do teor orgânico de carbono são respectivos ao tratamento de emulsões; o valor da contagem de bactérias via análise de plaqueamento é respectivo ao tratamento de suspensão de bactérias. Os resultados foram analisados e discutidos em função do desempenho e da influência da impregnação quanto à presença de zircônia ou prata para cada aplicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Castro-Silva, Igor Iuco, Lana Karine Araújo, Francisco Fábio Pereira de Souza, José Sandro Ponte, Efigênia Maria de Sousa, Haydee Gina Quispe Jiménez, Francisco Valdicélio Ferreira, et al. "Pesquisa odontológica brasileira em regeneração óssea guiada: um estudo bibliométrico de quatro décadas." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 14, 2021): e25510212504. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12504.

Full text
Abstract:
Indicadores cienciométricos são úteis para dimensionar a produtividade acadêmica e seu impacto temporo-espacial. O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento retrospectivo sobre pesquisas odontológicas brasileiras com biomateriais para regeneração óssea guiada. Resumos temáticos originais foram recuperados nos anais da SBPqO das últimas quatro décadas, perfazendo uma amostra de 1310 trabalhos, distribuídos nas categorias de aplicação, origem e composição do biomaterial, tipo de estudo, regionalidade e financiamento. A quantidade de pesquisas cresceu significativamente a partir da década de 1990 e se manteve estável até a década de 2010. Foi evidente a prevalência de pesquisa in vivo sobre clínica, estrutural e in vitro e a diminuição de outras formas de aplicação alternada com o incremento de enxerto ósseo, membrana e hemoderivado. A origem autógena foi a maior na década de 1980, xenógena nas décadas de 1990 e 2000 e aloplástica na década de 2010. Embora compósitos fossem mais prevalentes ao longo de todo o período estudado, a partir da década de 1990 polímeros foram mais frequentes do que cerâmicas e biovidros. A região Sudeste liderou pesquisas e fomentos ao longo de todas as décadas analisadas, apesar das regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste crescerem significativamente na temática e a região Norte não exibir produção. O estudo do escopo de biomateriais para a regeneração óssea guiada indica sua gradativa evolução técnico-científica e reforça sua relevância histórica para a pesquisa odontológica brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Gama, Aliciane Cíntia Maia, Angélica Belchior Vital, André Luís Lopes Moriyama, and Carlson Pereira de Souza. "Estudo de obtenção da membrana cerâmica densa BaCeO3." Matéria (Rio de Janeiro) 24, no. 1 (2019). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620190001.0655.

Full text
Abstract:
RESUMO Nos últimos anos, pós cerâmicos à base de óxidos de estrutura do tipo perovskita ganharam atenção considerável devido às suas aplicações tecnológicas na área de membranas permeáveis de oxigênio. O óxido misto BaCeO3 apesenta-se como um material amplamente estudado em uma grande diversidade de aplicações, seja como materiais eletrolíticos em células a combustível, ou mesmo como catalisadores nas reações de catálise. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo sintetizar a fase BaCeO3, pelo método de coprecipitação em meio oxalato, verificando o efeito da sinterização com diferentes aglutinantes na estabilidade térmica e densificação da membrana. A técnica de coprecipitação em meio oxalato mostrouse eficaz na obtenção da perovskita BaCeO3. As amostras obtidas durante as sínteses foram caracterizadas por difração de raios-x, observando-se a formação da fase ortorrômbica da perovskita BaCeO3. Para determinar o tamanho médio de cristalito foi utilizada a equação de Scherrer e de Williamson Hall, chegando-se a um valor próximo a de 107 nm. Conforme a literatura [1,2] e diante dos resultados apresentados definiu-se como condições favoráveis para formação de material com o menor tamanho de cristalito e maior pureza da fase formada, a amostra de pH 13 e de temperatura de calcinação de 1000 ºC. Através da microscopia eletrônica de varredura (MEV) pode-se observar a formação de cristais homogêneos. Por fim, foi possível observar que a sinterização na presença dos aglutinantes parafina e álcool polivinílico a 1300 ºC com patamar de 5 h, permitiu a obtenção de pastilhas densas com bons níveis de retração, possuindo estabilidade térmica ideal para serem utilizadas como membranas permeáveis de oxigênio e como eletrólito de células a combustível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Ströher, Ana Paula, Maraísa Lopes de Menezes, Franciele Pereira Camacho, and Nehemias Curvelo Pereira. "TRATAMENTO DE EFLUENTE TÊXTIL POR ULTRAFILTRAÇÃO EM MEMBRANA CERÂMICA." e-xacta 5, no. 1 (July 23, 2012). http://dx.doi.org/10.18674/exacta.v5i1.767.

Full text
Abstract:
<p align = "justify">A indústria têxtil utiliza grandes volumes de água e gera efluentes com composição extremamente heterogênea e uma grande quantidade de material tóxico e recalcitrante. Em alguns casos torna-se importante o uso de técnicas mais modernas como os processos de separação por membranas que estão evoluindo como uma solução promissora para muitos problemas associados aos efluentes aquosos têxteis. Os objetivos propostos para o desenvolvimento deste trabalho visam contribuir com informações para a minimização dos problemas ambientais, promovendo a avaliação dos sistemas de remoção de corante de efluentes têxteis. Para tanto, primeiramente caracterizou-se o efluente determinando: pH, cor, turbidez, DQO, DBO, sólidos em suspensão e sólidos totais. Em seguida foram realizados ensaios de filtração em membrana cerâmica de porosidade 0,01 µm fixando a pressão de trabalho em 3 bar. O efluente foi caracterizado novamente após o tratamento proposto a fim de avaliar a eficiência do processo. Para os parâmetros DBO e DQO, obteve-se uma redução de 80,10 e 73,97%, respectivamente. Analisando a quantidade de sólidos totais, a redução foi de 65,30%. Para os parâmetros cor e turbidez houve redução de 70,94% e 92,87%, respectivamente. Além disso, uma análise de varredura mostrou a total eliminação do corante presente no efluente.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Oliveira, Ricardo Cardoso de, Elisabete Scolin Mendes, and Sueli Teresa Davantel de Barros. "Estudo reológico do vinho branco clarificado por membrana cerâmica." Acta Scientiarum. Technology 28, no. 2 (March 20, 2006). http://dx.doi.org/10.4025/actascitechnol.v28i2.1190.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Rodríguez Alicieo, Tatiana Valesca, Elisabete Scolin Mendes, Nehemias Curvelo Pereira, Sueli Teresa Davantel de Barros, Delboni Innocenti, and João Adriano Alves. "Análise do uso da membrana cerâmica de 0,2 μm na clarificação de cerveja." Acta Scientiarum. Technology 30, no. 2 (October 20, 2008). http://dx.doi.org/10.4025/actascitechnol.v30i2.5489.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Silva, Adriano Lima da, Alexsandra Cristina Chaves, Carlos Bruno Barreto Luna, Gelmires de Araújo Neves, and Hélio de Lucena Lira. "Avaliação das composições de massas argilosas a partir da incorporação de resíduo da indústria de cerâmica vermelha na obtenção de membranas cerâmicas tubulares." Matéria (Rio de Janeiro) 22, no. 1 (2017). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620170001.0127.

Full text
Abstract:
RESUMO O descarte inapropriado de resíduos das indústrias da cerâmica vermelha é bastante elevado. Um dos maiores desafios da atualidade é a investigação de processos para a obtenção de materiais alternativos, que permitam o emprego destes resíduos na fabricação de novos materiais. Este trabalho tem como objetivo estudar composições de massas argilosas a partir da incorporação de resíduo da indústria de cerâmica vermelha para uso em membranas cerâmicas tubulares. Foram estabelecidas duas composições de massa cerâmica; composição A (50% de resíduo) e composição B (70% de resíduo). As análises granulométricas das massas cerâmicas apresentaram um tamanho médio de partículas que prever membranas na escala de microfiltração. Outro fator observado está relacionado ao aumento da quantidade de resíduo, o mesmo, favoreceu a diminuição da plasticidade na massa cerâmica. Observou-se também um aumento na porosidade aparente, provavelmente pelo possível crescimento do número de poros maiores, decorrentes da temperatura elevada de sinterização e do próprio aumento da quantidade de resíduo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Ströher, Ana Paula, Maraisa Lopes de Menezes, Leila Denise Fiorentin, and Nehemias Curvelo Pereira. "UTILIZAÇÃO DO BAGAÇO DE LARANJA NO TRATAMENTO DE EFLUENTE PROVENIENTE DA LAVAGEM DE JEANS." e-xacta 5, no. 1 (July 23, 2012). http://dx.doi.org/10.18674/exacta.v5i1.766.

Full text
Abstract:
<p align = "justify">Neste trabalho avaliou-se a eficiência do processo de adsorção em bagaço de laranja de um efluente têxtil, combinado com um pré-tratamento de ultrafiltração. Esta etapa de pré-tratamento foi necessária, uma vez que não ocorreu o processo de adsorção no efluente bruto. Foi realizada a caracterização do efluente antes e após cada etapa de tratamento, determinando-se pH, cor, turbidez, sólidos suspensos e voláteis, DQO e DBO. Além disso, foi realizada a caracterização da superfície do bagaço (área superficial específica, volume e diâmetro médio de poros) a partir das isotermas de adsorção física de N2 (77 K). O pré-tratamento foi realizado com membrana cerâmica de 0,01 µm, com pressão de 3 bar e temperatura de 30°C. A etapa de adsorção foi em batelada, com tamanho de partícula 0,5 mm e o pH do efluente ajustado em 3, o qual apresentou maior remoção de compostos poluentes. O tempo de equilíbrio determinado foi de 50 horas, um tempo relativamente alto, e o melhor ajuste para as isotermas foi o modelo de Freundlich. Essa etapa reduziu significativamente cor e turbidez, entretanto aumentou os parâmetros de DQO, DBO e sólidos em relação à etapa anterior por se tratar de um adsorvente com matéria orgânica e alta degradabilidade. Porém, ao final da combinação das etapas e comparando com o efluente bruto, foi obtida redução de todos os parâmetros em estudo.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Santos, Shirleny Fontes, Gilberto Jorge Peçanha, and Florêncio Gomes de Ramos Filho. "ESTUDO DO USO DE AGENTE SECANTE NA OBTENÇÃO DE VIDROS VIA MÉTODO SOL-GEL." Acta Scientiae et Technicae 8, no. 2 (January 18, 2021). http://dx.doi.org/10.17648/uezo-ast-v8i2.259.

Full text
Abstract:
Materiais cerâmicos vítreos obtidos na forma de membranas podem ser utilizados como meios filtrantes, entre outras aplicações. A aplicabilidade desses materiais depende, entre outras coisas, do tamanho e quantidade dos poros e da resistência mecânica. O método sol-gel tem sido estudado como alternativa promissora para a obtenção de materiais com morfologia uniforme sem a presença de trincas e rachaduras. Sob esta perspectiva, foram preparadas membranas cerâmicas vítreas com base em sílica (SiO2) pelo método sol-gel, utilizando o precursor Tetraetilortossilicato (TEOS) e com uso de N,N-dimetilformamida (DMF) como agente de controle da secagem. As amostras obtidas foram caracterizadas por difração de raios-X, que evidenciou a presença de estrutura amorfa. As análises térmicas (TG/DSC) indicaram que a presença do DMF diminui ligeiramente as temperaturas nos quais os eventos térmicos da membrana ocorrem. A medida de porosidade pelo Método de Arquimedes indicou que os monolitos obtidos com uso de DMF apresentaram em seu estado pré-calcinado cerca de 65% de porosidade. Palavras-chaves: Sol-gel, membrana vítrea, DMF.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Silva, Vitor Renan da, and Agnes De Paula Scheer. "Estudo do processamento por microfiltração de soluções aquosas de pectina em membranas cerâmicas." Acta Scientiarum. Technology 33, no. 2 (April 20, 2011). http://dx.doi.org/10.4025/actascitechnol.v33i2.7000.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Gomes, Maria Carolina Sérgi, Mariza Zanon Ferreira, Vinícius Passador Tonelli, Sueli Teresa Devantel de Barros, and Nehemias Curvelo Pereira. "Aplicação de microfiltração com membranas cerâmicas no processo de separação de biodiesel e glicerina." Acta Scientiarum. Technology 33, no. 4 (September 20, 2011). http://dx.doi.org/10.4025/actascitechnol.v33i4.8252.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Dos Santos de Miranda, Janaina, Gabriela Lela da Igreja, Gredson Keiff Souza, Nehemias Curvelo Pereira, and Maria Carolina Sérgi Gomes. "ANÁLISE DO TEOR DE GLICEROL NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL ETÍLICO DE ÓLEO DE SOJA POR ULTRAFILTRAÇÃO COM MEMBRANAS CERÂMICAS." Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista 9, no. 1 (November 10, 2013). http://dx.doi.org/10.17271/19800827912013606.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

SOARES, MARINALDA DA SILVA, ANA PAULA BADAN RIBEIRO, LIRENY APARECIDA GUARALDO GONÇALVES, GABRIELA B. FERNADES, and HELENA MARIA ANDRÉ BOLINI. "ACEITAÇÃO SENSORIAL DO ÓLEO DE SOJA DEGOMADO POR ULTRAFILTRAÇÃO E DESODORIZADO." Boletim do Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos 22, no. 2 (December 31, 2004). http://dx.doi.org/10.5380/cep.v22i2.1195.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo verificar se existe diferença sensorial significativa ao nível de consumidor quanto à aceitação dos atributos aroma e sabor entre o óleo de soja degomado por ultrafiltração e desodorizado e óleo de soja refinado comercial, obtido tradicionalmente. Amostras com 20 litros de miscela do óleo de soja bruto foram ultrafiltradas em membranas cerâmicas de 19 e 37 canais (comprimento de 1 m e 0,01 µm de diâmetro de poro) e desodorizadas sob nitrogênio a 230 ºC, após separação do solvente. Os óleos desodorizados obtidos mostraram coloração mais intensa com preservação de carotenóides e, em média, 0,25% de ácidos graxos livres, enquadrando-se na faixa estabelecida pela legislação brasileira (valores inferiores a 0,3% em ácido oléico). O índice de peróxido também atendeu às exigências para óleo desodorizado para fins comestíveis. As amostras obtidas não diferiram significativamente (p ≤ 0,05) entre si e nem do óleo de soja refinado disponível comercialmente. SENSORY ACCEPTANCE OF SOYBEAN OIL DEODORIZED AND DEGUMMED BY ULTRAFILTRATION Abstract This work had as objective to verify if it exists significant sensorial difference at consumers level of soybean oil degummed by ultrafiltration and comercial refined, traditionally obtained soybean oil in relation to aroma and flavor attributes. Samples with 20 L of miscella of crude soybean oil were ultrafiltrated in ceramic membranes of 19 and 37 channels (1 m lenght and 0.01 mm of pore diameter) and deodorized with nitrogen at 230ºC after solvent separation. The deodorized oils obtained showed more intense pigmentation with preservation of carotenoids and, in average, 0.25% of free fatty acids, within the range established by the Brazilian legislation (values inferior to 0.3% in oleic acid). The peroxide indice also attended the exigences for edible deodorized oils. The samples obtained didn’t differ significantly (p ≤ 0.05) among each other neither with the refined commercially available soybean oil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Souza, Renata Silva Cabral de, Renata Valeriano Tonon, Marília Penteado Stephan, Caroline Mellinger Silva, Ana Lúcia Penteado, Lourdes Maria Corrêa Cabral, and Louise Emy Kurozawa. "Avaliação do potencial antioxidante de proteínas do soro de leite concentradas por ultrafiltração e hidrolisadas por diferentes proteases comerciais." Brazilian Journal of Food Technology 22 (2019). http://dx.doi.org/10.1590/1981-6723.02118.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo do trabalho foi avaliar as atividades antioxidante e antimicrobiana de hidrolisados proteicos de soro de leite obtidos por diferentes proteases (Alcalase e Flavourzyme) e sua mistura (proporção 50:50). Previamente à hidrólise enzimática, o soro de leite foi concentrado por ultrafiltração com membranas cerâmicas tubulares. A reação enzimática foi realizada de acordo com o método pH-stat, sendo coletadas alíquotas com diferentes graus de hidrólise ( GH), ao longo de cada hidrólise proteica. Os hidrolisados foram analisados quanto a estimativa do teor de peptídeos, atividade antioxidante pelos métodos de captura do radical livre ABTS+ e do radical peroxila (Oxygen radical antioxidant capacity - ORAC), eletroforese e atividade antimicrobiana. Os máximos GH alcançados foram 15%, 52% e 63%, para Flavourzyme, mistura das enzimas e Alcalase, respectivamente. A atividade antioxidante aumentou com o GH. Os hidrolisados proteicos obtidos pela Alcalase apresentaram maiores atividades antioxidantes que os outros hidrolisados. Entretanto, nenhum hidrolisado proteico apresentou atividade antimicrobiana contra as cepas de Salmonella choleraesuis subsp. Enteritidis (ATCC 13076) e Listeria monocytogenes (ATCC 9117).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

LARSON, Rafaela, Sahara LITTIERI, and André ZÉTOLA. "O AVANÇO DA BIOLOGIA MOLECULAR EM CASOS DE SEVERA ATROFIA DOS MAXILARES UTILIZANDO A rhBMP-2." DENS 17, no. 2 (December 31, 2009). http://dx.doi.org/10.5380/rd.v17i2.15368.

Full text
Abstract:
Atualmente a utilização da proteína morfogenética recombinante sintética do tipo 2 (rhBMP-2) esta sendo indicada em casos onde o defeito ósseo necessita de enxertia, como em maxilares atróficos, substituindo materiais como crista ilíaca, calota craniana e banco de ossos. O caso a ser relatado demonstra a utilização da rhBMP-2 associada a esponja de colágeno (ACS) a qual induz por si própria a formação óssea[BOYNE et al,2007]. Aqui, a proteína foi utilizada em conjunto com outros materiais como osso cerâmico e membranas de colágeno, possibilitando a neoformaçao óssea na pré-maxila. A reabilitação com implantes foi realizada posteriormente, alguns de carga imediata e então a instalação de uma prótese tipo overdenture. O método utilizado neste estudo demonstrou capacidade de induzir a formação de osso em um sítio ectópico, apresentando resultados satisfatórios em casos de reconstruções maiores[AROSARENA, 2005]. Assim como qualquer material utilizado para enxertia, a BMP deve ser utilizada em um leito receptor bem preparado, vascularizado, com ausência de drenagem e secreção purulenta. Não foram observados quaisquer efeitos tóxicos ou de caráter carcinogênico e imunogenico na utilização da rhBMP-2.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography