To see the other types of publications on this topic, follow the link: Mensuração contábil.

Journal articles on the topic 'Mensuração contábil'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Mensuração contábil.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Graça, Phillemon Telêmaco da, Marta Cristina Pelucio Grecco, and George Andre Willrich Sales. "Reconhecimento contábil nas operações em florestas nativas: o Caso Agrocortex." Revista de Contabilidade e Organizações 13 (December 19, 2019): e162327. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2019.162327.

Full text
Abstract:
O objetivo desse artigo foi analisar e propor uma solução para o reconhecimento contábil de operações em florestas nativas com base no caso Agrocortex. A empresa Agrocortex explora uma floresta nativa na região amazônica e sua operação está fora do escopo das normas contábeis, por isso suas demonstrações contábeis foram elaboradas sem reconhecimento das florestas nativas. Diante disso foi construída uma proposta de solução, pautada no CPC 23 - Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro, com duas vertentes: (1) elaboração de uma política contábil para que seja procedido o reconhecimento contábil das operações em florestas nativas de maneira semelhante às florestas plantadas, em conformidade com o CPC 29, com mensuração ao valor justo; e (2) elaboração do reconhecimento contábil nas operações em florestas nativas, por meio de manejo florestal sustentável, nas demonstrações contábeis. A segunda vertente é uma sugestão aos normatizadores e entidades da classe contábil, para que analisem, com base no caso demonstrado, os aspectos teóricos do reconhecimento contábil nas operações em florestas nativas, por meio de manejo florestal sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Martucheli, Camila Teresa, and Antônio Dias Pereira Filho. "Os princípios subjacentes às IFRS e as bases de mensuração dos elementos integrantes das demonstrações financeiras." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 13, no. 1 (January 2, 2021): 21–38. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n1id19699.

Full text
Abstract:
Objetivo: Este ensaio teórico busca apresentar conceitos, argumentos e discussões acerca da adoção e utilização das IFRS, com foco em seus princípios subjacentes e bases de mensuração. Metodologia: Revisão da literatura com a apresentação e discussão de argumentos de autores que pesquisaram sobre a utilização das IFRS e seus princípios subjacentes e bases de mensuração. Resultados: Os padrões contábeis baseados em princípios são tidos, por uma corrente de autores, como uma possível solução para o problema da harmonização contábil. Porém, outra corrente de autores afirma que a padronização contábil baseada em princípios, embora possa resultar em relatórios financeiros com maior qualidade são menos assertivos, tendo em vista a existência de subjetividade no conteúdo das demonstrações financeiras. Tal fato leva à conclusão de que seria impossível a harmonização absoluta da normatização contábil. Contribuições do Estudo: O estudo propõe apontamentos a respeito da discussão sobre as IFRS, responsáveis por aumentar a qualidade das demonstrações financeiras, ao mesmo tempo em que diminui a confiabilidade das informações produzidas, tendo em vista as dificuldades inerentes à aplicação do conceito de valor justo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cardoso, Ricardo Lopes, and Natan Szuster. "Comunicações uma contribuição ao aprimoramento da informação contábil, no tocante à mensuração do resultado contábil da produtora cinematográfica." Revista Contabilidade & Finanças 14, no. 32 (August 2003): 111–20. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772003000200008.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma proposta de aprimoramento dos critérios de mensuração do resultado contábil de uma produtora cinematográfica que realiza suas atividades no mercado brasileiro. O interesse pelo assunto é motivado pela admiração ao cinema, em especial, o nacional. A necessidade de aprimoramento da informação foi constatada pela falta de normas de procedimentos contábeis a serem observados pelas produtoras nacionais. Neste trabalho foi desenvolvido um modelo contábil próprio considerando a produção de um filme como um contrato de longo prazo, sendo o resultado apurado de acordo com a geração efetiva de receitas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cavalheiro, Rafael Todescato, Régio Marcio Toesca Gimenes, and Erlaine Binotto. "As Escolhas Contábeis na Mensuração de Ativos Biológicos estão Associadas ao Perfil do Profissional Contábil?" Sociedade, Contabilidade e Gestão 14, no. 3 (August 12, 2019): 43–64. http://dx.doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.22029.

Full text
Abstract:
Com a entrada em vigor da IAS 41 no Brasil, a discricionariedade das escolhas contábeis relativas a mensuração de ativos biológicos se apresenta como um desafio para os profissionais contábeis e para as entidades que atuam no setor do agronegócio, sendo este, um enriquecido campo de pesquisa para a Contabilidade. Nesse sentido, esse estudo tem por objetivo identificar as escolhas contábeis no contexto da mensuração de ativos biológicos e verificar se tais escolhas estão associadas ao perfil dos profissionais que os mensuram. O levantamento das escolhas contábeis foi realizado mediante a aplicação de questionário enviado a uma amostra de empresas do setor sucroenergético brasileiro e a referida associação foi testada por meio do teste exato de Fisher com nível de significância fixado em 5%. Obteve-se 32 respostas válidas que permitem inferir uma associação significativa entre o tempo de experiência do profissional na mensuração de ativos biológicos e as escolhas contábeis relativas a avaliação desses ativos, especificamente quanto a definição do método de mensuração, da taxa de desconto, do horizonte de projeção dos fluxos de caixa, do coeficiente beta e da consideração ou não do risco país na definição do custo do capital próprio das empresas componentes da amostra. Essa associação contribui para o debate, no sentido de que, não só o background cultural individual dos profissionais, mas a experiência e o know-how, podem explicar as escolhas contábeis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Costa, Wemerson Pinheiro da, Deyvison De Lima Oliveira, Robinson Francino da Costa, and Ronie Peterson Silvestre. "SISTEMA DE PRODUÇÃO HIDROPÔNICO: PROPOSTA DE FLUXO CONTÁBIL DE ACORDO COM O CPC 29." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 10, no. 1 (January 9, 2018): 329. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2018v10n1id12329.

Full text
Abstract:
De acordo com o CPC 29, todo ativo biológico passa por transformações biológicas que compreendem o seu processo de crescimento, degeneração, produção e procriação, causando-lhe mudanças qualitativas e quantitativas. Estudos na área de Contabilidade do agronegócio dão ênfase à forma de mensuração e contabilização da valoração dos ativos biológicos, o que faz com que o estudo da aplicabilidade dos CPCs ao setor de horticultura hidropônica, aqui proposto, no tocante à mensuração do ativo biológico, detenha potencial de contribuições a área de conhecimento contábil. Esta pesquisa tem o objetivo de propor um modelo de fluxo contábil aplicável ao sistema de produção hidropônico, levando em consideração as suas peculiaridades. Para isso, o estudo de caso foi escolhido como procedimento metodológico. Foram aplicadas três fontes de evidência – entrevistas, observação direta e análise documental em um empreendimento na cidade de Vilhena, em Rondônia, cuja única atividade é a horticultura hidropônica. A partir dos dados obtidos, é apresentada uma proposta de fluxo contábil para a produção hidropônica, o que possibilita o uso de informações relevantes para o processo decisório, reduzindo distorções na mensuração dos ativos da entidade. As contribuições da pesquisa abrangem as perspectivas acadêmica e gerencial. Na primeira, a contribuição centra-se em uma proposta de mensuração do ativo biológico e de um fluxo contábil da formação de estoques na horticultura hidropônica, à luz da norma atual (CPC 29), considerando os escassos estudos feitos nessa área – até o presente momento. No campo gerencial, a proposta de mensuração e de fluxo contábil visa contribuir com o fornecimento de informações relacionadas à viabilidade de manutenção dos estoques no período de crescimento e com informações sobre a viabilidade do negócio como uma atividade produtiva.Palavras-chave: Ativos biológicos. Horticultura hidropônica. CPC 29. Fluxo contábil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pires, Charline Barbosa, Daniel Cerqueira Ribeiro, Jorge Katsumi Niyama, and José Matias-Pereira. "HERITAGE ASSETS: PROCEDIMENTOS PARA O RECONHECIMENTO E A MENSURAÇÃO ADOTADOS PELOS MUSEUS." RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia 14, no. 2 (August 12, 2015): 623. http://dx.doi.org/10.18593/race.v14i2.6789.

Full text
Abstract:
<p>Este artigo teve como objetivo principal efetuar a análise das demonstrações contábeis de museus localizados nos cinco continentes, visando identificar o tratamento contábil relacionado ao reconhecimento e à mensuração dos <em>heritage assets </em>(<em>HAs</em>). Para tanto, aborda as definições de <em>heritage assets</em>, bem como o tratamento contábil discutido na literatura e definido pelas normas aplicáveis aos museus dos países foco deste estudo. Trata-se de uma pesquisa aplicada, qualitativa, descritiva e documental, conduzida a partir da análise do conteúdo dos relatórios anuais, demonstrações contábeis e respectivas notas explicativas de nove museus localizados na Nova Zelândia, Austrália, Reino Unido, África do Sul, Brasil, Canadá, Peru, Argentina e Estados Unidos. A partir da análise dos documentos, verificaram-se práticas heterogêneas, sendo o <em>HA </em>evidenciado em apenas uma parcela dos Balanços Patrimoniais, com destaque para as entidades situadas na Nova Zelândia e na Austrália, as quais apresentam o detalhamento mais completo e robusto. Quanto aos critérios de mensuração adotados pelos museus, o custo histórico é adotado principalmente para o reconhecimento inicial, enquanto outros critérios (valor justo, valor de mercado, custo de reposição e julgamento de profissionais especializados) são utilizados na mensuração subsequente.</p><p>Palavras-chave:<strong> </strong>Museus.<em> Heritage assets</em>. Reconhecimento. Mensuração.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Martins, Eliseu. "Avaliação de empresas: da mensuração contábil à econômica." Caderno de Estudos, no. 24 (December 2000): 28–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-92512000000200002.

Full text
Abstract:
São várias as formas de se medir o patrimônio e o lucro de uma empresa; desde o Custo Histórico, com base nas transações ocorridas, passando pelo Custo Corrente, considerando a reposição dos fatores de produção sendo consumidos, avaliando cada ativo e passivo pelo seu Valor Líquido de Realização e chegando ao Valor Presente dos Fluxos de Caixa Futuros.Todas elas consideram, no fundo, um único objeto: o caixa; ora o caixa acontecido, o prestes a acontecer, o que aconteceria se ativos e passivos fossem vendidos, o caixa esperado por transações futuras etc., cada uma das informações válidas para uma finalidade diferente. Logo, não são modelos alternativos, que implicam, obrigatoriamente, a eliminação ou não adoção dos demais; podem simplesmente ser tratados como complementares. Os únicos fatores que, no longo prazo, podem fazer divergir a mensuração do lucro são: inflação e custo de oportunidade. E o não uso desses dois fatores continua sendo falha imperdoável de nós, Contadores. Para o primeiro, dispomos de metodologias simplificadas e complexas (modelo "societário" e correção integral, por exemplo). Já para o segundo, isto é, o custo de oportunidade, não temos sequer aplicado o Juro do Capital Próprio, e muito menos aquela parcela relativa ao risco, apontando realmente que a situação é mais complexa (mas não inviável - lembremo-nos do 'banal' EVA®). Em suma, todo o lucro é ou implica a figura do caixa; todas as formas de avaliação, ao final, chegam ao mesmo lucro e ao mesmo caixa, com o problema apenas da inflação e do custo de oportunidade. Os diferentes conceitos e princípios de avaliação patrimonial e, conseqüentemente, de lucro, são totalmente complementares; nenhum deles possui todas as informações, utilidade e qualidade desejadas pelos usuários. Devem ser tratados como um ajudando e complementando o outro, e não como mutuamente excludentes. Que tal devotarmos mais atenção e ação a esses aspectos? E em especial à inflação e ao custo de oportunidade?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Correia, Rogério Dias, and Fábio Moraes da Costa. "A SISTEMATIZAÇÃO DAS NORMAS CONTÁBEIS NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO." Revista de Contabilidade e Organizações 10, no. 27 (August 29, 2016): 46. http://dx.doi.org/10.11606/rco.v10i27.110553.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem por objeto a normatização contábil no ordenamento jurídico brasileiro. Busca-se apresentar os veículos introdutores de normas contábeis, os critérios de solução de conflitos e, principalmente, delinear os contornos do exercício da competência normativa pelos órgãos e entidades pertencentes à administração pública em matéria contábil. Trata-se de uma proposta de sistematização da complexa teia normativa que versa sobre temas contábeis, composta por normas constitucionais, legais e infralegais. Através da análise do arcabouço normativo, conclui-se pela necessidade de uma releitura do princípio da legalidade, sob o enfoque do princípio da eficiência, para reconhecer um amplo campo de competência normativa aos órgãos e entidades pertencentes à administração pública, para estabelecer normas que tenham como objeto a evidenciação, mensuração e registro das operações, eventos e fatos econômicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Martins, Orleans Siva, Antônio Maria Henri Beyle de Araújo, and Jorge Katsumi Niyama. "UMA DISCUSSÃO CONCEITUAL E CONTEMPORÂNEA SOBRE A TEORIA DA MENSURAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A CONTABILIDADE." Administração: Ensino e Pesquisa 12, no. 3 (September 30, 2011): 504. http://dx.doi.org/10.13058/raep.2011.v12n3.164.

Full text
Abstract:
<p>Este estudo, eminentemente teórico, tem o objetivo de realizar uma discussão conceitual acerca da Teoria da Mensuração e de sua relação com a Contabilidade. Em segundo plano, analisa o foco das principais pesquisas realizadas no Brasil, no que diz respeito à mensuração contábil e aos fundamentos dessa teoria. Para isso, foram utilizadas técnicas da revisão bibliográfica e da pesquisa documental, por meio das quais se levantou o estado da arte do tema investigado. Artigos sobre mensuração, publicados nas principais revistas científicas de Contabilidade do Brasil foram coletados, visando identificar se no foco desses trabalhos encontram-se os fundamentos da Teoria da Mensuração. Com isso, foi possível observar que, conforme esses fundamentos, os caminhos da mensuração contábil devem contemplar duas condições tidas como essenciais: (i) o conhecimento dos diferentes objetivos e necessidades dos usuários das demonstrações financeiras e (ii) a necessidade de investigação das suposições que esses usuários fazem quando usam os valores dessas demonstrações em suas diversas decisões. Assim, nota-se que as atuais discussões acerca dos métodos de mensuração, principalmente no processo de convergência internacional, precisam observar essas condições.<br /><br /></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Souza, Marcos Antonio de, Elisandra Collaziol, and Cláudio Damacena. "Mensuração e registro dos custos da qualidade: uma investigação das práticas e da percepção empresarial." RAM. Revista de Administração Mackenzie 11, no. 4 (August 2010): 66–97. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-69712010000400004.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo investigar a efetiva utilização de práticas de contabilidade direcionadas à mensuração e ao registro dos custos da qualidade (CQ), incluindo a avaliação da percepção dos gestores quanto à importância desse procedimento. A população é formada por empresas cadastradas no Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade da Grande Porto Alegre. Utilizou-se questionário para coleta de dados. Noventa e duas empresas foram pesquisadas. Para análise dos dados, foram utilizadas a estatística descritiva e a análise fatorial. Verificou-se a baixa adoção das práticas contábeis pelas empresas, as quais, em sua maioria, privilegiam o uso de indicadores físicos e não financeiros ou controle não contábil. Elas consideram que esses indicadores são suficientes para avaliar o impacto financeiro da qualidade. Os fatores psicográficos subjacentes formados pelos gestores sobre a mensuração e o registro dos CQ também não foram satisfatórios. Com base na vasta literatura que trata do tema, há ainda muito a ser melhorado nos procedimentos contábeis de mensuração e registro dos custos da qualidade. De forma geral, os resultados são corroborados por pesquisas internacionais similares sobre o tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Wasserman, Cláudio. "O lucro à luz do conceito de preservação da riqueza." Revista Contabilidade & Finanças 14, spe (October 2003): 30–38. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772003000400002.

Full text
Abstract:
As informações contábeis muitas vezes empregam uma terminologia complexa que se torna pouco acessível à maioria dos usuários. A Contabilidade pode utilizar mais intensamente conceitos econômicos para melhorar a comunicação com seus usuários. Este artigo, partindo da definição de lucro do economista inglês James Hicks, apresenta os vários conceitos de lucro em termos de preservação da riqueza, com o objetivo de tornar a informação contábil mais útil no processo de decisão. O lucro, mensurado a custo histórico, a preços correntes de entrada, pelo equivalente corrente de caixa, pelo cálculo do valor presente e pelo valor de mercado, tem uma formulação própria para cada tipo de mensuração. São apresentados exemplos numéricos no tópico que trata do lucro mensurado a valor presente. O lucro à luz do conceito de preservação da riqueza, apresentado neste artigo, é de grande relevância, porque recepcionado pela teoria econômica. O uso desse conceito pela Contabilidade pode ser de valiosa ajuda ao objetivo básico das demonstrações contábeis, que é o de prover informações úteis para a tomada de decisões econômicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Kruger, Silvana Dalmut, Catiane Ortolan, Elisandra Henn Diel, Fábio José Diel, and Sady Mazzioni. "Análise dos resultados da atividade leiteira: custo histórico versus valor justo dos ativos biológicos." Extensão Rural 22, no. 3 (October 31, 2015): 68–88. http://dx.doi.org/10.5902/2318179614369.

Full text
Abstract:
O estudo tem por objetivo evidenciar a mensuração contábil da atividade leiteira comparando os critérios de avaliação pelo custo histórico e valor justo. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso em uma propriedade rural do oeste de Santa Catarina, com análise de dados de cunho qualitativo. Por meio da elaboração e utilização do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício pode-se observar o resultado econômico da atividade leiteira, sendo a receita de R$ 1,05 por litro vendido, o custo de R$ 0,39 e o lucro por litro de R$ 0,66 no período observado. Verificou-se que o patrimônio total no Balanço Patrimonial é aproximadamente 14% maior quando utilizada a mensuração pelo valor justo em comparação com a mensuração com valores do custo histórico. Os resultados, de modo geral, evidenciam a importância da utilização da contabilidade no processo de análise dos custos das atividades desenvolvidas no meio rural, bem como, da importância da utilização do Pronunciamento Contábil CPC 29 como critério de avaliação e mensuração dos ativos biológicos, visando evidenciar adequadamente o patrimônio das entidades rurais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Lima, Diana Vaz de, and Waldyr Viegas. "Tratamento contábil e evidenciação das externalidades ecológicas." Revista Contabilidade & Finanças 13, no. 30 (December 2002): 46–53. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772002000300004.

Full text
Abstract:
A Contabilidade, na condição de ciência social, passou a ser questionada sobre o desempenho ecológico das empresas na sociedade, tendo, com isso, uma nova perspectiva acerca de seu papel. Entre os questionamentos, destacam-se valores até então desconsiderados nos resultados das empresas, cujos efeitos são absorvidos pela sociedade de forma difusa. Esses efeitos, chamados externalidades, apresentam peculiaridades que exigem conhecimentos multidisciplinares, em vista das dificuldades de identificação, mensuração e reconhecimento. Com o objetivo de fundamentar proposta de contabilização e evidenciação das externalidades ecológicas, foi realizada revisão bibliográfica acerca do tema, trazendo as discussões acadêmicas, e estudados os critérios utilizados nas empresas em que os fatos ecológicos já fazem parte da rotina operacional, com o encaminhamento de questionário às empresas brasileiras certificadas pela ISO. As conclusões demonstram que ainda não há consenso sobre a técnica mais adequada, em função, entre outros, da inexistência de critérios contábeis objetivos e da intangibilidade dos valores das externalidades. O presente artigo contribui com o desenvolvimento de critérios de mensuração e reconhecimento pautados nos Princípios Fundamentais de Contabilidade para que sejam proporcionadas informações mais confiáveis acerca do desempenho ecológico das empresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Costa, Thiago De Abreu, Adolfo Henrique Coutinho e. Silva, and Luiz Da Costa Laurencel. "ESCOLHA DE PRÁTICAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO SOBRE PROPRIEDADES PARA INVESTIMENTO EM EMPRESAS BRASILEIRAS NÃO FINANCEIRAS DE CAPITAL ABERTO." Revista de Contabilidade e Organizações 7, no. 18 (August 7, 2013): 25. http://dx.doi.org/10.11606/rco.v7i18.55429.

Full text
Abstract:
<p>O objetivo do artigo foi analisar os incentivos econômicos para seleção do método (custo ou valor justo) de mensuração contábil das propriedades para investimento por parte das empresas brasileiras não financeiras de capital aberto. Foi realizada uma análise quantitativa através de estatística univariada (teste de diferença de média <em>Mann-Whitney U</em> e teste de proporções) e multivariada (regressão logística) para análise de 36 empresas com propriedades para investimento. Os resultados demonstram que apenas 14 empresas (39%) optaram pelo método de valor justo para mensuração de suas propriedades para investimento. A análise univariada e multivariada dos dados permitem concluir que apenas a variável receita líquida foi estatisticamente significante para explicar o método de mensuração das propriedades para investimento escolhido pelas empresas. Em geral, as empresas com menor receita líquida apresentam maior probabilidade de utilizar o método de valor justo. O estudo é relevante por permite conhecer os tipos de escolhas de práticas contábeis realizadas pelos administrados no período pós implementação do IFRS.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Boscov, Camila Pereira, and Luiz Nelson Guedes de Carvalho. "Mudanças organizacionais observadas durante o processo de implementação das normas contábeis internacionais." Revista Contemporânea de Contabilidade 14, no. 33 (December 9, 2017): 03–32. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2017v14n33p3.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar as principais mudanças organizacionais ocorridas com o processo de implementação do IFRS, categorizando os impactos encontrados em relação aos elementos de mudanças descritos por Mintzberg e Westley (1992, pp.40-41): cultura, estrutura, sistemas e pessoas. A estratégia de pesquisa foi um estudo de caso múltiplo, em 2011, em três empresas. O IFRS trouxe integração da área contábil com áreas fornecedoras de informações financeiras; o conselho de administração envolveu-se nessas mudanças, a área contábil ficou mais próxima do investidor e passou a conduzir consultorias financeiras; no entanto, houve desgaste no relacionamento com clientes devido a tantas novas exigências de mensuração. Houve grandes mudanças em sistemas, observou-se um maior uso de informações gerenciais na confecção de demonstrações financeiras e mudanças em covenants em função de novos critérios contábeis. Foi possível perceber alterações no perfil profissional do contador e de áreas fornecedoras de informações financeiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Mazzioni, Sady, and Roberto Carlos Klann. "Determinantes da qualidade da informação contábil no contexto internacional." Revista Contemporânea de Contabilidade 13, no. 29 (August 26, 2016): 03. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2016v13n29p3.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo é analisar a influência do grau de internacionalização das empresas, em conjunto com as normas reguladoras e os incentivos empresariais, na qualidade das informações contábeis. Para tanto, foi realizada pesquisa descritiva, documental e quantitativa com 1.406 empresas localizadas em doze países. A amostra considerou empresas que divulgaram informações sobre suas receitas e ativos no exterior, além das demais informações necessárias para operacionalizar os atributos de qualidade dos accruals, persistência, previsibilidade e suavização dos resultados. Após a mensuração individual de cada atributo por empresa, elaborou-se um ranking da qualidade da informação contábil, com base no método de análise multicritério TOPSIS e da técnica da entropia. Os resultados indicaram que, ao se considerar o ambiente legal, o nível de percepção da corrupção e a origem legal dos países hospedeiros das empresas, a menor alavancagem financeira e a maior intensidade na internacionalização das empresas se mostraram fatores determinantes para o melhor posicionamento no ranking da qualidade da informação contábil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Costa Neto, Alindo Menezes da, Angélica Maria Constantino de Moura, Edna Maria Da Silva medeiros de Oliveira, and Aneide Oliveira de Araújo. "Avaliação Institucional: O Modelo Brasileiro e Seu Potencial de Mensuração das Metodologias Ativas." REVISTA ENIAC PESQUISA 9, no. 1 (January 29, 2020): 71. http://dx.doi.org/10.22567/rep.v9i1.636.

Full text
Abstract:
O presente trabalho se propôs a elaborar uma revisão bibliográfica sobre como o modelo brasileiro de avaliação institucional consegue lidar com as metodologias ativas, para tal, foi comparado aos modelos norte-americano e europeu de avaliação institucional, expondo os pontos similares entre eles e suas divergências. Partindo da formação, também foi observado como se dá a avaliação do profissional contábil, através das certificações que permitem o exercício da profissão do contador(a), buscando em tal observação reconhecer se as metodologias ativas poderiam refletir habilidades desejadas pelos participantes do mercado, podendo, portanto, servir como um indicador positivo para seu uso, enquanto que ao se observar como se dá o credenciamento também nos tornamos capazes de observar se os métodos avaliativos conseguem servir como indicadores das habilidades e competências resultantes das ações e métodos empregados pelas IES. Quanto à avaliação institucional, observa-se que o modelo brasileiro acaba por compartilhar similaridades com o modelo europeu e norte-americano. Já quanto ao credenciamento do profissional contábil, o modelo brasileiro, quando comparado ao norte-americano apresenta uma menor aderência às avaliações das habilidades desenvolvidas através do uso de metodologias ativas, o que acaba por gerar questões sobre as expectativas do mercado sobre o profissional contábil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Macedo, Marcelo Alvaro Da Silva, and Luiz João Corrar. "MENSURAÇÃO DO DESEMPENHO CONTÁBIL-FINANCEIRO: COMPARANDO METODOLOGIAS DE CONSOLIDAÇÃO DE ÍNDICES." Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão 10, no. 1 (August 12, 2012): 6. http://dx.doi.org/10.19094/contextus.v10i1.224.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo comparar o desempenho organizacional sob a perspectiva contábil-financeira, com base nos índices do ranking Melhores e Maiores (MM) da FIPECAFI/EXAME, da Análise Envoltória de Dados (DEA) e da Análise Hierárquica (AHP), como instrumentos de consolidação de vários vetores de desempenho em um único indicador de natureza multicriterial. Os resultados a priori mostram que, de maneira geral, os rankings apresentam diferenças, pois as empresas não obtêm as mesmas posições nas três metodologias. Somente em relação aos rankings MM e AHP é que se observa uma fraca correlação (aproximadamente 0,50), com significância bem próxima a 10%. Porém, com base na medida de concordância W de Kendall, observa-se que os três rankings possuem associação significativa. Com apoio nesses resultados, pode-se afirmar que as diferenças metodológicas, entre os rankings obtidos, foram fracamente capturadas pela análise de correlação, porém não foram significativas para a medida de concordância utilizada, que sugere uma convergência entre os rankings formados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Tinoco, João Eduardo Prudêncio. "Contribuição ao estudo da mensuração, avaliação e evidenciação de recursos humanos." Revista Contabilidade & Finanças 14, spe (October 2003): 66–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772003000400004.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva contribuir para o estudo da contabilidade estratégica de recursos humanos, especialmente no que tange aos aspectos de mensuração, avaliação e a divulgação, visando atender aos pressupostos dos stakeholders. Discute o papel desempenhado pelos recursos humanos, que as entidades usam de forma permanente e em continuidade, alargando o universo de informação e transparência demandada pelos usuários da informação contábil, econômica, financeira, social e ambiental. Parte da premissa de que a gestão de pessoas, combinada com a gestão de recursos físicos e tecnológicos, quando realizada com eficiência e eficácia, gera valor adicionado e, ademais, permite incrementar a produtividade, maximizar a rentabilidade e continuidade das organizações. Expõe que os recursos humanos são ativos, já que detentores de conhecimento, e este é a mola que impulsiona o crescimento e o desenvolvimento econômico das sociedades, todavia, não são, ainda, reconhecidos pela contabilidade tradicional. Explicita indicadores de desempenho, elaborados a partir do sistema de informação contábil gerencial, tais como: produção, produtividade, qualidade, valor adicionado, rentabilidade e gestão (operacionais) de pessoas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Oliveira, Joel Marques de, and Ilse Maria Beuren. "O tratamento contábil do capital intelectual em empresas com valor de mercado superior ao valor contábil." Revista Contabilidade & Finanças 14, no. 32 (August 2003): 81–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772003000200006.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo sintetizar o resultado da pesquisa sobre o tratamento contábil que é aplicado ao capital intelectual, sob a ótica do processo de gestão, representado pelos conceitos e técnicas que são utilizados e que dão suporte à ação da administração, em empresas com valor de mercado superior ao valor contábil. Para atingir este propósito, o artigo consubstancia-se em uma pesquisa realizada em duas empresas de capital aberto, de Santa Catarina, que apresentam valor de mercado, considerado o valor das ações superior ao seu valor contábil. Observou-se que, embora as empresas pesquisadas possuam todas as características das organizações voltadas ao conhecimento e domínio tecnológico, o tratamento contábil do capital intelectual é algo ainda muito incipiente, e que, os critérios utilizados para mensurar, registrar e evidenciar as informações referentes ao capital humano, capital estrutural e capital de clientes, com vistas ao processo de gestão, é algo que ainda carece de uma sistematização, para que se possa refletir, por meio das demonstrações contábeis, alguma posição nesse sentido. Concluiu-se que as empresas pesquisadas, mesmo não possuindo as informações sistematizadas sobre as iniciativas de mensuração do capital intelectual, têm consciência da sua importância. No entanto, para que os gestores desses empreendimentos possam, efetivamente, utilizá-las como um diferencial competitivo no processo de gestão, as informações sistematizadas sobre o capital intelectual devem fazer parte dos relatórios gerados para a tomada de decisões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Rodrigues, Carla Nunes, and Fernando Almeida Santos. "Capital Intelectual: os principais métodos para mensuração e a sua aplicabilidade." REVISTA ENIAC PESQUISA 1, no. 2 (June 30, 2012): 144. http://dx.doi.org/10.22567/rep.v1i2.75.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa consiste em estudo bibliográfico sobre as formas de análise e mensuração contábil do capital intelectual corporativo. O objetivo é descrever os principais métodos existentes na literatura pesquisada, além de demonstrar sua aplicabilidade e evidenciar as vantagens e desvantagens para as empresas. O artigo destaca que apesar de ser relevante a necessidade da contabilidade mensurar os ativos intangíveis de forma que represente o real valor da empresa, há muitos desafios devido a subjetividade. Os diversos modelos de mensuração apresentados e comentados neste artigo evidenciam as tentativas empreendidas no sentido do desenvolvimento de critérios que auxiliem na gestão, na mensuração e no acompanhamento do capital intelectual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Alvim Guedes Alcoforado, Eduardo Alvim, Kelly Aparecida Silva, and Lucimar Antônio Cabral De Ávila. "Gerenciamento de resultados no setor de locação imobiliária." Enfoque: Reflexão Contábil 38, no. 2 (September 17, 2019): 103–22. http://dx.doi.org/10.4025/enfoque.v38i2.41177.

Full text
Abstract:
As escolhas contábeis previstas no CPC 28 (IAS 40) podem afetar as demonstrações contábeis das empresas e consequentemente influenciar usuários externos que as utilizam para fins de tomada de decisão por apresentar mudança no procedimento contábil quanto a mensuração das propriedades para investimento: valor justo ou custo histórico. Uma vez que as atividades das empresas locadoras de imóveis estão voltadas para ativos de propriedades de investimento, pressupõe-se que estas são as principais interessadas nas escolhas contábeis previstas no CPC 28. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo mensurar os accruals discricionários das empresas brasileiras de locação de imóveis usando o modelo de Pae (2005). Para atingir o objetivo proposto, são utilizadas as principais informações contábeis presentes nas demonstrações anuais das empresas brasileiras de capital aberto, referente aos anos de 2010 a 2017, totalizando em uma amostra com 9 empresas com 7 períodos cada. Os resultados encontrados sugerem que empresas optantes pelo custo histórico tendem a apresentar accruals mais baixos que as optantes do valor justo. Além disso, são feitas análises comparando o nível do lucro líquido e o nível dos accruals discricionários retornados pelo modelo econométrico e essas comparações levantam a possibilidade de que as empresas optantes do valor justo possuem maior potencial de manipulação dos resultados do que as empresas optantes da mensuração pelo custo histórico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Bertolla, Fernando Luís, Alex Eckert, Eric Charles Henri Dorion, and Cristine Hermann Nodari. "Capital intelectual como recurso na retenção de clientes." Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 9, no. 3 (September 30, 2015): 155. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v9i3.542.

Full text
Abstract:
Este ensaio teórico explorou a possibilidade de relação teórica entre o capital intelectual e a retenção de clientes, com moldura teórica na perspectiva contábil da teoria baseada no conhecimento (knowledge based theory), dos ativos de conhecimento. Foram exploradas as relações entre os elementos e indicadores do capital intelectual: humano, estrutural e relacional, com a retenção de clientes segundo as tipologias das táticas vinculantes: sociais, financeiras e estruturais. Como resultados, apresentou-se um framework ressaltando as relações existentes com intuito, de incentivar a aplicabilidade empírica através da utilização de técnicas de análise multivariada de dados, propiciando, assim, um aperfeiçoamento nas pesquisas que lidam com a subjetividade desta mensuração, como observado nas mensurações contábeis tradicionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Manfiolli Figueira, Laís, and Maisa De Souza Ribeiro. "Análise da evidenciação sobre a mensuração de ativos biológicos: antes e depois do CPC 29." Revista Contemporânea de Contabilidade 12, no. 26 (February 24, 2016): 73. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2015v12n26p73.

Full text
Abstract:
<p>http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2015v12n26p73</p><p>Para verificar o comportamento da divulgação de informações contábeis a respeito de mensuração dos ativos biológicos, esta pesquisa analisou por meio de <em>check-list</em>, baseado nas orientações sobre evidenciação do CPC 29, as Demonstrações Financeiras, de 2008 a 2012, das trinta companhias de capital aberto da BM&amp;FBOVESPA que os possuíam. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva e baseada em análise documental. Após constatar que os ativos biológicos eram materiais em relação ao total de ativos, observou-se que o método do fluxo de caixa sobressaiu-se como alternativa para definição do valor justo pela inexistência de mercado ativo em várias fases de maturação desses itens, sendo também mais facilmente obtido. Empresas que formaram culturas próximo à data de encerramento declararam usar o custo histórico como equivalentes ao valor justo pela proximidade entre datas de formação e elaboração das demonstrações financeiras. Entretanto, a evolução verificada não ultrapassa os requisitos da norma contábil vigente.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Costa, Abimael De Jesus Barros, Mizael Vieira Nunes, and André Porfírio de Almeida. "A APLICAÇÃO DO MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADO AO SETOR PÚBLICO EM MUNICÍPIOS BRASILEIROS: O CASO DO MUNICÍPIO DE CRISTÓPOLIS NO ESTADO DA BAHIA." Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI 3, no. 2 (July 23, 2016): 3. http://dx.doi.org/10.26694/2358.1735.2016.v3ed24249.

Full text
Abstract:
Este artigo teve por objetivo verificar se a Prefeitura Municipal de Cristópolis na Bahia preparou-se para a implementação do Manual de Contabilidade (MCASP) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A metodologia do estudo contou com a aplicação de um check list ao Secretário de Controle Interno do Município. As demonstrações contábeis DFC e DMPL; a falta de um plano de contas único; a falta de tecnologia de informação; a falta de reconhecimento e mensuração da dívida ativa, dos ajustes para perdas, das provisões, da depreciação, da exaustão e da amortização dos bens móveis e imóveis, são pontos críticos da implementação. A efetivação de servidor com formação contábil e a busca de novas tecnologias foram ações do gestor municipal. Observou-se, ainda, que o gestor busca os meios para que o processo de implementação ocorra de forma efetiva até o final de 2015.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Aguiar, Beatriz Veras, and João Paulo Vasconcelos Rocha. "A demonstração do resultado econômico no contexto da avaliação das ações governamentais: estudo sobre as vantagens e dificuldades no processo de implementação desta ferramenta contábil." Revista Controle - Doutrina e Artigos 10, no. 1 (June 30, 2012): 315–28. http://dx.doi.org/10.32586/rcda.v10i1.202.

Full text
Abstract:
O presente artigo visa a comprovar a importância da Demonstração do Resultado Econômico (DRE) enquanto ferramenta de mensuração do desempenho das ações governamentais, considerando os dificultadores relacionados à aferição correta das receitas econômicas e dos respectivos custos e despesas correlacionadas. Foi realizada pesquisa bibliográfica de natureza exploratória junto a amplo material bibliográfico e a normas relacionadas ao tema, a fim de reforçar a essencialidade dessa peça contábil. Considerou-se que o resultado econômico evidenciado na DRE é parâmetro suficiente para medir o grau de desempenho alcançado pelos gestores na consecução das ações públicas, haja vista a metodologia científica utilizada na obtenção de tal resultado. Além disso, decidiu-se por averiguar os potenciais obstáculos inerentes ao cálculo do resultado econômico, como forma de contribuir para a otimização e efetiva implementação desse demonstrativo contábil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Batista, Fabiano Ferreira, and Edilson Paulo. "VALUE RELEVANCE DAS PROPRIEDADES PARA INVESTIMENTO NO SETOR DE EXPLORAÇÃO DE IMÓVEIS." REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade 7, no. 3 (December 22, 2017): 99–115. http://dx.doi.org/10.18696/reunir.v7i3.668.

Full text
Abstract:
A adoção do CPC 28 nas empresas que possuem ativos reconhecidos como Propriedades para investimento (PPIs) incorreu em novos procedimentos contábeis, tanto no sentido de reconhecer em separado esses ativos, quanto pela flexibilidade do método de mensuração, permitindo a escolha entre valor justo e custo histórico. Nesse sentido, esse trabalho se propôs a investigar, sob a perspectiva do value relevance, a relevância e a confiabilidade das mensurações das PPIs, avaliando se existe evidências de diferenças nesses atributos conforme o método de mensuração adotado, utilizando para tanto o modelo de Ohlson (1995) adaptado. Trabalhou-se com as empresas do setor de Exploração de Imóveis, listadas na BM&FBovespa, no período de 2010 a 2016. Verificou-se então que as PPIs apresentaram value relevance para todo o período analisado, independentemente se reconhecidas pelo valor justo ou custo histórico. No entanto, os resultados evidenciaram que as PPIs reconhecidas pelo valor justo apresentam baixa confiabilidade em comparação as PPIs reconhecidas pelo custo histórico e que o valor justo divulgado em notas explicativas das PPIs reconhecidas pelo custo se mostraram relevantes e melhoraram a associação dos números contábeis com o valor de mercado, embora também apresentem baixa confiabilidade, e que o resultado líquido afetado pela variação do valor justo não apresentou value relevance. Observou-se ainda que o valor justo resulta em informações mais relevantes, apesar da baixa confiabilidade, e que a variação ao valor justo reconhecidas no resultado impactam negativamente do value relevance do lucro contábil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Moreira, Rafael de Lacerda, Romualdo Douglas Colauto, and Hudson Fernandes Amaral. "Conservadorismo condicional: estudo a partir de variáveis econômicas." Revista Contabilidade & Finanças 21, no. 54 (December 2010): 64–84. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772010000300006.

Full text
Abstract:
A Contabilidade, na perspectiva da abordagem da informação, volta-se à utilidade da informação. O Conservadorismo Condicional está ligado à tendência de a Contabilidade exigir um maior grau de verificação das boas notícias para reconhecê-las no resultado em relação ao grau de verificação das más notícias. Em face das preocupações referentes à qualidade da informação contábil, o objetivo deste artigo consiste em analisar o reflexo do Conservadorismo Condicional no resultado contábil a partir de variáveis econômicas. O estudo utiliza o Modelo Reverso de Lucros Associados a Retornos (BASU, 1997) e o modelo proposto por Kahn e Watts (2009), que analisam a relação entre as variáveis lucro contábil e retorno econômico, utilizando os valores dos retornos positivos e negativos como proxy de boas e más notícias, e outras variáveis largamente aceitas na avaliação do conservadorismo. Para tanto, foram estimados os modelos estatísticos para uma amostra de 96 empresas para o período de 2005 a 2007 partindo de informações anuais disponíveis no Economática® e dados reportados em notas explicativas. Com o objetivo de selecionar um evento econômico que pode impactar no reconhecimento assimétrico do resultado econômico, decidiu-se comparar os resultados entre empresas listadas nos níveis de governança da Bovespa com as demais empresas. Os resultados obtidos confirmam a hipótese de utilização de conservadorismo condicional na mensuração do resultado das companhias da amostra. A diferenciação positiva quanto ao grau de conservadorismo para as empresas que aderiram aos níveis de governança não são conclusivas, visto que os modelos apresentaram resultados dispersos. As variáveis econômicas criam vantagens quando as más notícias não podem ser tão claramente visíveis nas Demonstrações Contábeis, podendo diminuir os resultados futuros esperados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Aquino, Carlos Elder Maciel de, Sérgio De Iudícibus, Fernando De Almeida Santos, and Antonio Saporito. "Receita de contrato com cliente (IFRS 15 / CPC 47): aspectos contábeis do segmento de medicina diagnóstica no Brasil." Revista Contemporânea de Contabilidade 16, no. 41 (December 31, 2019): 137–61. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2019v16n41p137.

Full text
Abstract:
Com a publicação da IFRS 15 - Revenue from Contracts with Customers as companhias passaram a reconhecer a receita de contrato com cliente numa base comum de princípios e orientações voltadas a determinar quando reconhecer receita e o valor que deve ser reconhecido. Este estudo verifica a aderência de empresas do segmento de medicina diagnóstica no Brasil à IFRS 15 / CPC 47. Não foram encontradas pesquisas que abordam o setor de saúde no Brasil. Esta pesquisa é caracterizada como exploratória, qualitativa e descritiva. Evidenciou-se que as empresas atendem aos requerimentos regulatórios para reconhecimento, mensuração e registro contábil, porém, não estão aderentes aos aspectos de uniformização, completude e transparência das informações divulgadas. Portanto, esta pesquisa contribui para a qualidade e padronização de registros, apresentação e divulgação contábil do ciclo de receita, permitindo avaliação de performance na gestão de recebíveis e melhor comparação entre empresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Barreto, Tayssa Vieira, and João José Anselmo dos Santos. "ESTUDO SOBRE O NÍVEL DE ENTENDIMENTO DOS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS DA CIDADE DE ICÓ/CE COM RELAÇÃO À RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA." Ciência e Sustentabilidade 2, no. 1 (August 16, 2016): 149. http://dx.doi.org/10.33809/2447-4606.212016149-169.

Full text
Abstract:
O presente trabalho almejou analisar o nível de entendimento dos profissionais contábeis com relação à Responsabilidade Social Corporativa (RSC) além de apresentar a Ciência Contábil em sua vertente social. Para a obtenção destes dados, foi-se realizada uma pesquisa de campo de natureza exploratória, com abordagem quantitativa, junto aos profissionais de escritórios contábeis da cidade de Icó/CE no período entre julho e outubro de 2014. O instrumento utilizado para a realização da pesquisa foi um questionário contendo 14 questões objetivas. Dentre os temas abordados foi realizado um embasamento teórico do contexto histórico da RSC, sua abordagem conceitual e as normas para a execução da mesma com enfoque nos princípios International Organization for Standardization (ISO) 26000 além do aspecto contábil. Averiguou-se que a maior parte dos investigados considera que a contabilidade vai além do campo econômico-financeiro e afirmaram convictos que exaltam a importância de apresentar demonstrativos que expressem a RSC das organizações. A ênfase também foi atribuída à contabilidade como ferramenta de mensuração e execução da responsabilidade socioambiental destacando o Balanço Social (BS) e a Demonstração do Valor Adicionado (DVA). Observou-se que a busca por atualizações ocorre de maneira gradativa, uma vez que durante o processo de formação dos profissionais não havia conhecimentos sobre RSC e os que haviam se davam de maneira superficial. Portanto, constatou-se que os profissionais consideram a contabilidade dinâmica e o contabilista, o profissional capacitado a exercer sua função social não somente como um cidadão preocupado, mas como um profissional eficaz na promoção do bem-estar social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Mendes, Carlos Jorge Fontaínhas, and Fátima De Souza Freire. "A Governança corporativa e manipulação de informação contábil: mensuração a valor justo nos bancos comerciais." Revista Contemporânea de Contabilidade 11, no. 23 (August 26, 2014): 53. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2014v11n23p53.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Guerreiro, Reinaldo. "Um modelo de sistema de informação contábil para mensuração do desempenho economico das atividades empresariais." Caderno de Estudos, no. 4 (March 1992): 01–19. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-92511992000100002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Firmeza Mota, Ariane, Isac De Freitas Brandão, and Vera Maria Rodrigues Ponte. "DISCLOSURE E MATERIALIDADE: EVIDÊNCIAS NOS ATIVOS INTANGÍVEIS DOS CLUBES BRASILEIROS DE FUTEBOL." RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia 15, no. 1 (March 30, 2016): 175. http://dx.doi.org/10.18593/race.v15i1.6326.

Full text
Abstract:
<p>O potencial transformador da adoção do <em>International Financial Reporting Standard </em>(<em>IFRS</em>) sobre os relatórios financeiros determinou exigências específicas de divulgação, com foco na relevância da informação contábil. Tais mudanças se destinaram, essencialmente, a aprimorar a qualidade da informação contábil, centrando-se na sua utilidade para o usuário da informação. A partir das exigências de divulgação dispostas no CPC 04(R1), desenvolveu-se métrica para mensuração do nível de <em>disclosure</em>, verificando-se a adesão das empresas às normas expedidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC); investigou-se a correlação entre a materialidade dos ativos intangíveis e os respectivos níveis de <em>disclosure</em> nos clubes participantes do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A no período de 2010 a 2012. Tornou-se imprescindível verificar a evidenciação desses ativos, dado o aumento da materialidade de seus valores, no que diz respeito à composição do patrimônio líquido das respectivas empresas. Em seguida, verificou-se a relação com a materialidade dos intangíveis, mensurada pela representatividade desses ativos no Ativo Total de cada clube. Os resultados indicam que a materialidade do ativo intangível e as variáveis de controle oportunidade de crescimento e desempenho em campo influenciam o seu nível de <em>disclosure</em>.</p><p>Palavras-chave: Ativo intangível. Materialidade. Clubes de futebol.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Araújo Vassalo, Roselaine, and Diana Vaz de Lima. "Enfrentando a cortina de fumaça: uma análise epistemológica sobre o uso da expressão “contabilidade criativa”." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 13, no. 1 (January 2, 2021): 284–301. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n1id19790.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar a percepção de estudantes e profissionais contábeis a respeito dos conceitos e usos dos termos associados à expressão “contabilidade criativa”. Os conceitos teóricos do estudo se baseiam no entendimento de que compreender epistemologicamente os métodos, sistematização e conceitos usados na área contábil contribui para aprimorar conceitos existentes. Metodologia: Para tratar a questão da pesquisa, foram identificados quatro conceitos associados à expressão “contabilidade criativa” – fraude, erro, gerenciamento e aprimoramento de resultados – e utilizados estudos de casos conhecidos na literatura. Na sequência, foram realizadas entrevistas com dois especialistas (um do setor público e um do setor privado), que aplicam esses conceitos no dia a dia na sua profissão, com o uso da técnica de entrevista aberta, e aplicado questionário estruturado para 158 estudantes e 36 profissionais para capturar as suas percepções sobre o tema. Resultados: Os achados do estudo mostram que ainda existe uma subjetividade inerente ao uso da expressão “contabilidade criativa” e de sua mensuração, reconhecimento e evidenciação. E que tanto entre os estudantes como entre os profissionais, os conceitos e aplicação dos termos “fraude” e “erro” estão melhor internalizados do que os termos “gerenciamento de resultado” e “aprimoramento de resultado”, mostrando as mesmas dificuldades e contradições observadas na literatura e revelando que ainda paira uma “cortina de fumaça” quando se trata da expressão “contabilidade criativa”. A preocupação é que essa dificuldade exponha os profissionais e coloque em dúvida a fidedignidade da informação contábil. Contribuições do Estudo: Enfrenta a discussão sobre o uso inadequado da expressão “contabilidade criativa”. Explica que o uso de práticas e técnicas contábeis alternativas possui conotação negativa apenas na medida em que está associada à má fé da pessoa que a utiliza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Mendes, Nara Cristina Ferreira, and José Matias-Pereira. "ABSENTEÍSMO E CONTABILIDADE PÚBLICA: UM ESTUDO TEÓRICO." Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 13 (May 8, 2020): 156. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v12e02019156-183.

Full text
Abstract:
O presente ensaio teórico apresenta uma discussão crítica que objetiva destacar o fenômeno do absenteísmo no ambiente organizacional. A literatura analisada apresentou contribuições ao longo dos anos, contudo, pouco se sabe ainda sobre o custo do absenteísmo nas organizações públicas. As principais contribuições deste estudo são evidenciar o estado da arte sobre o absenteísmo, bem como as variáveis adotadas para compreender esse fenômeno; e, abordar estudos relacionados às áreas econômico-financeira e contábil. Observou-se como lacuna de pesquisa a ausência de estudos voltados aos custos do absenteísmo nas organizações públicas, fato que requer pesquisas que contribuam com sua adequada mensuração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Souza, Flaida Êmine Alves de, and Sirlei Lemes. "A comparabilidade das escolhas contábeis na mensuração subsequente de ativos imobilizados, de ativos intangíveis e de propriedades para investimento em empresas da América do Sul." Revista Contabilidade & Finanças 27, no. 71 (May 20, 2016): 169–84. http://dx.doi.org/10.1590/1808-057x201501480.

Full text
Abstract:
A expertise em comparabilidade, escolhas contábeis e valor justo é um dos temas mais controvertidos e carentes de discussão no cenário contábil atual. As escolhas contábeis são necessárias para que seja garantida a representação fidedigna, ao mesmo tempo que seu uso discricionário pode diminuir a comparabilidade esperada pelo International Accounting Standards Board (IASB). Neste artigo, identificou-se o grau de comparabilidade das escolhas contábeis na mensuração subsequente de ativos imobilizados, de ativos intangíveis e de propriedades para investimento (PPI) de companhias abertas do Brasil, Chile e Peru, além de averiguar se determinadas características das entidades podem influenciar a escolha dos gestores pelo valor justo. A comparabilidade foi medida por meio do índice T e a identificação das variáveis explicativas foi feita por meio de regressões, no período 2009-2013. Constatou-se que, para os ativos imobilizados, as comparabilidades nacional e internacional aumentaram com a adoção das IFRS, sendo crescentes ao longo do tempo. Para os ativos intangíveis, não houve aumento substancial nas comparabilidades nacional e internacional. Para as PPI, as comparabilidades nacional e internacional não aumentaram com a adoção das IFRS, permanecendo com índices próximos a 0,50 (comparabilidade baixa) em praticamente todos os anos. Assim, a simples adoção das IFRS não garantiu a comparabilidade. Por meio da análise de regressão, identificou-se que as características setor de atuação, auditoria por big four, país, remuneração dos gestores, tamanho da entidade, endividamento, rentabilidade, relevância e tempo influenciaram as escolhas contábeis dos gestores, o que indica a possibilidade de ter havido uso das opções investigadas para a prática de gerenciamento de resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Schuh, Clari, Davi Simon, Clea Beatriz Macagnan, and Mariana Lanner de Araujo Simon. "A ADOÇÃO DOS IFRS E A EVASÃO FISCAL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS." Revista GESTO 6, no. 2 (December 20, 2018): 113. http://dx.doi.org/10.31512/gesto.v6i2.2913.

Full text
Abstract:
<p>O processo de convergência das normas contábeis aos padrões internacionais dos IFRS no Brasil causou mudanças na mensuração do resultado contábil, ponto de partida para a apuração dos tributos incidentes sobre o lucro. Este estudo teve por objetivo analisar se a adoção das normas formais estabelecidas pelos IFRS impactou na tributação efetiva sobre os lucros de companhias listadas na B3. Com uma amostra de 44 empresas, período de 2007 a 2014, totalizaram 352 observações. Desenvolveu-se analise de regressão linear múltipla, com dados em painel, com efeitos fixos. Os dados analisados foram coletados no banco de dados <em>Thomson One Banker</em>. Os resultados desta pesquisa permitem inferir que o tamanho e a rentabilidade do ativo (ROA) estão negativamente relacionadas a alíquota efetiva de tributação:<em> effective tax rate</em> (ETR). O que sugere que quanto maior é a companhia, maior sua capacidade de planejamento fiscal e de adoção às práticas contábeis que reduzem a sua ETR. Em contrapartida, a intensidade de estoque apresentou relação positiva com a ETR. A adoção dos IFRS demonstrou uma relação negativa e significativa com a ETR. Estes resultados sugerem que, considerando a amostra analisada, a adoção dos IFRS contribuiu para uma diminuição na tributação efetiva no Brasil.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Sousa, Lucas Marques, Lívia Arruda Castro, Dante Baiardo Cavalcante Viana Júnior, Sylvia Rejane Magalhães Domingos, and Vera Maria Rodrigues Ponte. "Conservadorismo condicional e adoção das IFRS: uma análise nas empresas brasileiras de capital aberto." Enfoque: Reflexão Contábil 37, no. 3 (September 6, 2018): 21. http://dx.doi.org/10.4025/enfoque.v37i3.35390.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar se a adoção das IFRS pelas companhias abertas brasileiras contribuiu para aumentar a qualidade da informação contábil, pela ótica do conservadorismo condicional. Embora confundido com a neutralidade, o conservadorismo na mensuração dos resultados é amplamente reconhecido como atributo de qualidade da informação contábil, já que implica a tendência de reconhecimento assimétrico entre boas e más notícias pelos preparadores da informação (BASU, 1997). Ou seja, os lucros refletem as más notícias (perdas) mais rapidamente que as boas notícias (ganhos), indicando menor probabilidade de manipulação dos resultados pelos gestores para maximizar seu desempenho financeiro. Para tanto, foi utilizado o modelo de Ball e Shivakumar (2005), em uma amostra de 164 empresas não financeiras de capital aberto listadas na BM&FBovespa durante o período de 2002 a 2015, abrangendo intervalos anterior e posterior à adoção, para se verificar se houve crescimento dos níveis de conservadorismo condicional que pudesse ser atribuído à adoção das IFRS. Os resultados evidenciaram que durante todo o período analisado foi identificada a presença do conservadorismo condicional, revelando um tratamento de antecipação de despesas e postergação de receitas pelos preparadores da informação contábil. Esses resultados, por si sós, implicam a presença de conservadorismo condicional em períodos anteriores e posteriores à adoção das IFRS. Entretanto, quando comparados os níveis de conservadorismo nas duas ocasiões, os resultados revelaram que o conservadorismo diminuiu após a adoção das IFRS. Assim,com base nos resultados deste estudo, pela óptica do conservadorismo condicional, rejeita-se a premissa de que as IFRS trouxeram mais qualidade para a contabilidade brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Santos, Edilene Santana, Joanília Neide Sales Cia, and Josilmar Cordenonssi Cia. "US GAAP x normas brasileiras: mensuração do impacto das diferenças de normas no lucro duplamente reportado pelas empresas brasileiras emissoras de ADRS na NYSE." RAM. Revista de Administração Mackenzie 12, no. 1 (February 2011): 082–111. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-69712011000100004.

Full text
Abstract:
A falta de um conjunto único de normas contábeis válido para todos os países pode conduzir a resultados conflitantes. Por exemplo, entre as emissoras brasileiras de ADRs (American Depositary Receipts) na NYSE (New York Stock Exchange), a CEMIG apresentou em 2002 um prejuízo de R$ 12 milhões conforme as normas americanas (US GAAP) e, sob as normas brasileiras, um prejuízo de R$ 1 bilhão (ou seja, 83 vezes maior). Também a CSN apresentou no mesmo ano um lucro de R$ 6 milhões conforme os US GAAP (United States Generally Accepted Accounting Principles), contra um prejuízo de R$ 218 milhões conforme as normas brasileiras (ou seja, 30 vezes maior). Este estudo objetiva verificar se diferenças entre as normas contábeis brasileira e norte-americana (US GAAP) geram impacto significativo no resultado duplamente reportado no Formulário 20F pelas 30 emissoras brasileiras de ADRs na NYSE. Para mensurar o efeito dessas diferenças normativas no resultado foi utilizado o "Índice de Conservadorismo" (IC) de Gray, que mede o quanto um sistema contábil nacional gera lucros menores ("é conservador") ou maiores ("é otimista") em relação aos US GAAP. A média e a mediana do IC no período 2001 a 2005 indicaram conservadorismo das normas brasileiras, não confirmado pelo teste t-Student, mas corroborado pelo teste de Wilcoxon a 10% de significância. Dividindo-se em dois subperíodos, obteve-se um IC médio de 1,2 para 2001-2002 (significativo a 3,3%) e de 0,86 para 2003-2005 (significativo a 3%), indicando uma disparidade de comportamento: a contabilidade brasileira mostra-se mais otimista que os US GAAP até 2002, passando a mais conservadora a partir de 2003 até 2005.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Zanolla, Ercilio, and Gustavo Amorim Antunes. "ANÁLISE DE EVIDÊNCIAS PRÓ VALOR JUSTO NA NOVA ESTRUTURA CONCEITUAL DA CONTABILIDADE." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 10, no. 1 (January 9, 2018): 88. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2018v10n1id11239.

Full text
Abstract:
Este estudo busca evidências pró valor justo e consequente informações mais úteis, principalmente aos investidores, da nova Estrutura Conceitual da Contabilidade – ECC que está em processo de revisão pelo Internacional Accounting Standard Board – IASB, Exposure Draft - ED/2015/3. O estudo, de abordagem qualitativa, e por meio de análise de conteúdo compara e descreve a nova ECC com as estruturas anteriores do FASB, IASB, Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC e Conselho Federal de Contabilidade – CFC. Os resultados indicam tendências pró valor justo, especialmente, na definição dos objetivos e usuários e na reestruturação e semântica das características qualitativas das informações. Nesse sentido, identificou-se quatro principais aspectos: i) ênfase no fluxo de caixa futuro; ii) foco ao mercado de capitais; iii) perda de status da verificabilidade; e iv) retirada do critério de ‘realização provável’ da definição de ativo e convertido em um aspecto de mensuração. No Brasil, o CPC substitui seu pronunciamento básico pela nova ECC e as Resoluções nº 750/1993 e nº 1.282/2010 foram revogadas pela NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL de 23/09/2016 do CFC por confrontar as novas concepções da ECC. Os achados do estudo contribuem para melhor compreender a ECC e suas finalidades.Palavras-chave: Convergência contábil. Estrutura conceitual. Valor justo. Teoria da contabilidade. Normas internacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Melo, Jefferson Ricardo do Amaral, Kleber Morais de Sousa, and Paulo Roberto Nóbrega Cavalcante. "Accruals discricionários e o erro de previsão do fluxo de caixa operacional nas empresas brasileiras de capital aberto." Revista Científica Hermes - FIPEN 21 (May 31, 2018): 250. http://dx.doi.org/10.21710/rch.v21i0.388.

Full text
Abstract:
Este estudo teve por objetivo investigar o efeito isolado dos accruals discricionários no erro de previsão do fluxo de caixa operacional das companhias brasileiras de capital aberto. A metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa obedeceu a três etapas: a) mensuração do erro de previsão do fluxo de caixa operacional por meio da série temporal autorregressiva em um período (AR1); b) mensuração dos accruals discricionários pelo modelo de Pae (2005); c) estimação dos efeitos das acumulações discricionárias e dos incentivos ao gerenciamento de resultado no erro de previsão do fluxo de caixa operacional. A amostra foi formada por 363 empresas brasileiras de capital aberto que possuíam dados disponíveis na base de dados do Economática entre o período de 2008 a 2015. Os resultados revelaram que os accruals discricionários oportunos têm influência positiva sobre o erro de previsão do fluxo de caixa operacional, sugerindo, que práticas oportunistas dos gestores podem prejudicar a capacidade informacional de parte dos accruals. Esse achado sugere que os usuários da informação contábil, especialmente, os analistas de mercado que emitem previsões de fluxo de caixa, devem levar em consideração o efeito isolado dos accruals discricionários frente às acumulações totais na margem de erro da previsão do fluxo de caixa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Martins, Vinícius Aversari, and Maria Elisabeth Moreira Carvalho Andrade. "A Regulação Contábil dos Contratos de Parcerias Público-Privada – PPP, como instrumento de transparência das entidades públicas e privadas." Revista Controle - Doutrina e Artigos 7, no. 1 (June 30, 2009): 235–56. http://dx.doi.org/10.32586/rcda.v7i1.291.

Full text
Abstract:
O artigo analisa brevemente a extensa normatização sobre os contratos de Parceria Público-Privada – PPP, especificamente quanto a contabilização destes contratos. Tais contratos geram fatos contábeis diversos, com características econômicas distintas, cujas explicações e interpretações dão-se à luz de teorias contábeis e econômicas específicas. É realizada revisão bibliográfica sobre riscos de contratos de PPP, revisão crítica dos normativos contábeis pertinentes e discussão sobre mensuração e evidenciação dos fatos econômicos atinentes aos contratos de PPP nos parceiros público e privado. Conclui-se que apesar da norma ter como objetivo dirimir os conflitos advindos dos eventos econômicos do contrato de PPP, ainda há espaço para aperfeiçoamento normativo com o objetivo de tentar fazer com que a contabilidade reflita com mais propriedade e transparência as complexidades econômicas desses arranjos. Ressalta-se também a importância do controle externo exercido pelos tribunais de contas neste contexto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Rocha, João Paulo Vasconcelos, and Vitor Gonçalves Pinho. "A Nova Contabilidade Pública e a Mensuração das Receitas Tributárias sob o Enfoque Patrimonial: Perspectivas para a Atuação dos Tribunais de Contas no Controle da Renúncia Fiscal." Revista Controle - Doutrina e Artigos 11, no. 2 (December 31, 2013): 63–79. http://dx.doi.org/10.32586/rcda.v11i2.229.

Full text
Abstract:
As novas normas de contabilidade aplicadas ao setor público foram concebidas para resgatar a função precípua de controle do patrimônio governamental. Este trabalho analisa a repercussão da nova metodologia de mensuração contábil das receitas públicas no mister fiscalizatório exercido constitucionalmente pelos Tribunais de Contas. A abordagem recai sobre o controle das Cortes de Contas sobre as renúncias fiscais concedidas pelo Poder Executivo. Isso porque tais benesses fiscais podem impactar, em desfavor do erário, o equilíbrio econômico-financeiro de contratos administrativos vigentes, pactuados anteriormente à desoneração tributária concedida aos contratados. A proposta é a de fomentar o debate acerca do papel assumido pelos Tribunais de Contas no resguardo do erário, atuação essa consubstanciada na possibilidade determinação do reequilíbrio da equação econômico-financeira contratual, ocasionando, destarte, economia de recursos para os cofres públicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Barreto, Amanda Adriane Rocha, Deyvison De Lima Oliveira, Sidiney Rodrigues, Joelson Agustinho de Pontes, and Wellington Silva Porto. "PISCICULTURA INTEGRADA À AGROINDÚSTRIA: UMA PROPOSTA DE FLUXO CONTÁBIL DE ACORDO COM OS CPCS 29 e 16." RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia 15, no. 3 (October 4, 2016): 915. http://dx.doi.org/10.18593/race.v15i3.9998.

Full text
Abstract:
<p>Determinadas condições internacionais colocam o Brasil como um dos principais produtores de alimentos de pescados, a indústria alimentícia que mais cresce no mundo. Os peixes são considerados, contabilmente, ativos biológicos consumíveis, e a sua mensuração ocorre pelo valor justo menos a despesa de venda reconhecida no momento inicial e final de cada período de competência. Igualmente, o produto agrícola advindo de ativo biológico deve ser mensurado pelo valor justo menos a despesa no momento em que é colhido. O valor atribuído ao produto é considerado seu custo no momento em que é incorporado à agroindústria, seja o custo de aquisição, seja de fabricação. Nesta pesquisa se visou propor um modelo de fluxo contábil para a piscicultura integrada – nas fases de transformação biológica do ativo e de processamento das carcaças – a partir da identificação das particularidades do manejo. Como abordagem metodológica, adotou-se o estudo de caso único. Para tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados permitiram uma proposta de contas para o grupo Estoques, visando à mensuração e à evidenciação do ativo biológico na piscicultura, possibilitando identificar os momentos em que o ativo é mensurado a valor justo e pelo custo histórico. Um fluxo contábil da formação de estoques integrado à agroindústria foi proposto. Adicionalmente, uma proposta de contas do grupo Imobilizado foi apresentada com base na integração produtiva. A contribuição teórico-empírica desta pesquisa e sugestões de pesquisas futuras são apresentadas nas considerações finais. <strong></strong></p><p>Palavras-chave: Ativos biológicos. Valor justo. Piscicultura. Piscicultura integrada. Agroindústria.</p><p align="center"><strong><em> </em></strong></p><p align="center"><strong><em>i</em></strong><strong><em>ntegrated fish farming to</em></strong><strong><em> the agroindustry: a proposal of accounting flow based on CPCs 29 and 16</em></strong><strong><em></em></strong></p><p class="Default" align="center"><em><br /></em></p><p class="Default" align="center"><em>Abstract</em></p><p class="Default" align="center"><em> </em></p><p class="Default"><em>Certain</em><em> international conditions put Brazil as one of the leading producers of fish food, the food industry with the highest growth in the world. Fish are considered, according to the accounting, consumable biological assets, and their measurement should be at fair value less costs to sell on initial recognition and end of each accrual period. Also, the biological assets arising from agricultural product shall be measured at fair value less cost at the time it is harvested. The value assigned to the product is considered cost when it is incorporated into the agricultural industry, either the cost of acquisition or initial manufacturing cost. This research aimed to propose an accounting flow model for integrated fish farming – the stages of biological asset transformation and processing of carcasses – based on the identification of the handling characteristics. As a methodological approach, the study of a single case of an agribusiness was adopted. For data analysis we used the content analysis. The results made possible a disclosure model for the Inventories group, with a view to the measurement and disclosure of biological assets in fish farming, enabling to identify periods when the asset is measured at fair value and historical cost.</em><em> </em><em>A flow</em><em> of inventory formation, integrated to agribusiness was proposed. In addition, we present a proposal of disclosure to the Property group was presented. The theoretical and empirical contribution of this research and future research suggestions are presented in the final considerations.</em></p><p class="Default"><em>Keywords:</em><em> Biological assets. Fair value. Pisciculture. Integrated fish farming. Agroindustry.</em><strong><em></em></strong></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Chacon Prata, Bruno, and Leonardo Flach. "Gerenciamento de resultados e governança corporativa: uma análise a partir da adoção das IFRS no Brasil." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 13, no. 2 (July 2, 2021): 41–62. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n2id20193.

Full text
Abstract:
Objetivo: O artigo tem por objetivo analisar se a adoção das International Financial Reporting Standards (IFRS) fortaleceu a relação negativa entre gerenciamento de resultados e boas práticas de governança corporativa, sendo elas: os níveis diferenciados de governança corporativa da B3, a presença de um conselho de administração independente e se a companhia é auditada por uma Big Four. Metodologia: Utilizou-se uma amostra de 92 empresas listadas na B3 no período de 2002-2007 para anteriormente as IFRS e 2010-2015 para o posteriormente as IFRS, sendo os dados coletados nas notas explicativas, formulário de referência e na base de dados Economática®. Para a mensuração da variável dependente gerenciamento de resultados, foi utilizado o modelo proposto por Dechow, Hutton, Kim e Sloan (2012). Resultados: Os resultados da pesquisa sugerem que quando há a presença de um comitê administrativo independente, os níveis de gerenciamento de resultados são menores, sendo essa relação impulsionada pela adoção das IFRS. Não podemos afirmar que as empresas nos níveis mais altos de governança corporativa e auditadas por uma Big Four possuem menor incidência de gerenciamento de resultados após a aplicação das IFRS. Contribuições do Estudo: O trabalho contribui para um melhor entendimento de como variáveis relacionadas com governança podem sim influenciar na qualidade da informação contábil-financeira. Também contribui para a literatura que investiga se as Normas Internacionais de Contabilidade influenciam ou não a qualidade da informação contábil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Nunes, Alexssander de Antonio, and José Augusto Veiga da Costa Marques. "Planos de incentivos baseados em opções de ações: uma exposição das distinções encontradas entre as demonstrações contábeis enviadas à CVM e à SEC." Revista Contabilidade & Finanças 16, no. 38 (August 2005): 57–73. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772005000200006.

Full text
Abstract:
Os planos de incentivos atrelados a opções de ações são uma forma de remuneração variável, na qual ao funcionário é dada a oportunidade de participar da empresa como acionista. Trata-se de um tipo de incentivo que pode apresentar vantagens para o funcionário e para a empresa. A Contabilidade trata da mensuração dos valores envolvidos e das formas de divulgação desses valores. Normas específicas constam no FASB e no IASB. No Brasil, a matéria é motivo de pareceres e recomendações da CVM e do IBRACON. Este artigo apresenta os fundamentos das opções de ações a funcionários e as normas existentes no tratamento contábil dos planos. No estudo empírico, foram selecionadas 14 companhias abertas nacionais e as informações coletadas demonstram que há diferenças entre o que é divulgado para os órgãos reguladores e o mercado de capitais brasileiro, em comparação à divulgação aos órgãos reguladores e ao mercado de capitais internacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Santos, Clydemberg Barbosa, and Karla Katiuscia Nóbrega Almeida. "ANÁLISE INTRODUTÓRIA DAS MUDANÇAS PROVOCADAS NA CONTABILIDADE PÚBLICA PELAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO." REUNIR: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade 2, no. 1 (December 15, 2015): 21. http://dx.doi.org/10.18696/reunir.v2i1.40.

Full text
Abstract:
<p>A Contabilidade, como ciência social aplicada, está em constante transformação, sendo notadamente influenciada pelo ambiente em que atua. Nestes últimos anos, como forma de aperfeiçoar a informação gerada para melhor tomada de decisões dos usuários, a Contabilidade Pública vem passando por mudanças decorrentes do processo de convergência dos padrões nacionais aos internacionais. Esta pesquisa foi desenvolvida objetivando relatar e analisar algumas dessas mudanças provocadas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCs TSP) aprovadas por resolução do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A partir disso, realizou-se uma pesquisa exploratória, documental e bibliográfica e de cunho qualitativo. Dentre as mudanças verificadas, destacam-se os procedimentos de avaliação e mensuração de componentes patrimoniais que deverão ser utilizados pela Contabilidade Pública, como a reavaliação, o valor justo, o valor recuperável e o método da equivalência patrimonial, e o registro contábil dos fatos com base na essência sobre a forma.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Vieira, Eloir Trindade Vasques, Luis Carlos Vinhas Itavo, and Jose Carlos Moura Aranha. "Ponto de equilíbrio contábil na pecuária leiteira de bubalinos: um estudo de caso da viabilidade econômico-financeira em uma propriedade do Estado de Mato Grosso do Sul." Revista Científica Hermes - FIPEN 21 (May 31, 2018): 364. http://dx.doi.org/10.21710/rch.v21i0.401.

Full text
Abstract:
Por meio de abordagem qualitativa, com base em pesquisa exploratória e bibliográfica, foi realizada um estudo de campo em uma propriedade rural localizada no município de Bandeirantes, interior do estado de Mato Grosso do Sul – MS que cria búfalas para produção leiteira. As análises realizadas por meio de entrevistas e de dados coletados possibilitaram conferir características da avaliação econômica da propriedade, apresentando as receitas, os custos e as despesas provenientes desse segmento no ano de 2015, o que até então a propriedade não possuía. Identificaram-se os custos de produção, o custo médio do leite e o ponto de equilíbrio de uma propriedade que trabalha especificamente com bubalinos, sendo um total de 98 matrizes das raças Murrah e Mediterrâneo. Os resultados destacaram a produção necessária em litros de leite de búfalas para se chegar ao ponto de equilíbrio. Sendo necessária a produção de 130.682 litros de leite por ano pelo custo histórico e 92.635 litros de leite/ano pelo valor justo. Por mês, 10.890 litros pelo custo histórico e 7.719 litros pelo valor justo. Por animal/vaca de 3,65 litros pelo custo histórico, e 2,59 litros pelo valor justo. Os valores de custos por litro de leite foram de R$ 1,67, considerando mensuração pelo custo histórico e, R$ 1,45 considerando o método de valor justo. Dessa maneira, os resultados por ambos os métodos apresentaram índices de lucratividade atrativos, superiores à rentabilidade e aos ativos financeiros no mercado financeiro, sendo de 15,12% pelo custo histórico e 26,43% pelo valor Justo, considerando que este último apresentou melhor taxa de atratividade. Com a mensuração apresentada o gestor tem real noção do que ocorre na empresa, inclusive sendo fator de auxílio à gestão futura, confirmando a viabilidade da atividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Iudícibus, Sérgio de, Eliseu Martins, and L. Nelson Carvalho. "Contabilidade: aspectos relevantes da epopéia de sua evolução." Revista Contabilidade & Finanças 16, no. 38 (August 2005): 7–19. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772005000200002.

Full text
Abstract:
Trata o presente ensaio, como objetivo principal, de aspectos relevantes da epopéia da evolução da Contabilidade, através das várias fases históricas de seu desenvolvimento, desde o estado de simples método de escrituração baseado nas partidas dobradas até sua maturação como ciência social aplicada de forte fundo econômico. Ao longo do trabalho são analisados os vários enfoques, abordagens e teorias, bem como circunstâncias históricas e outras que possam explicar a Contabilidade enquanto ciência genuinamente social. Na interpretação mais atualizada dessa disciplina, a cientificidade contábil deve ser procurada, preferencialmente, numa série de características como, por exemplo: no entendimento e mensuração aplicados aos elementos do patrimônio; na preponderância do valor econômico em lugar de simples custos ou preços; no caráter preditivo das demonstrações contábeis; na introdução do fator risco e do conceito do valor do dinheiro no tempo nas avaliações contábeis, bem como na consideração de custos imputados e de oportunidade etc. A Contabilidade pontifica pela observação das características anteriormente vistas e pela incorporação, em seu arcabouço conceitual, da premissa da prevalência da essência sobre a forma, no campo do conhecimento social aplicado, de natureza econômico-financeira, com ramificações nas áreas de produtividade, ambiental e social e com evidentes conotações quantitativas quanto à sua mecânica patrimonial. É claro que, para efeito de pesquisa e para realçar certas dimensões, a Contabilidade pode ser estudada sob as mais variadas ênfases, como a ética, a macroeconômica, a institucional e social, a comportamental, a sistêmica e a histórica, entre outras, só que a Contabilidade é muito mais que qualquer dessas suas abordagens individualmente tomadas. No fundo, um dos objetivos deste trabalho é, também, subsidiariamente, o de ajudar a responder, pelo menos em parte, à pergunta cuja resposta se apresenta quase como um enigma: afinal, o que é a Contabilidade?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Mendes, Johnny Silva, Olivan da Silva Rabêlo, Wilson Toshiro Nakamura, and Joelson Oliveira Sampaio. "RELAÇÃO ENTRE IFRS MANDATÓRIO E CRIAÇÃO DE VALOR." Contabilidade Vista & Revista 31, no. 1 (March 30, 2020): 58–84. http://dx.doi.org/10.22561/cvr.v31i1.4851.

Full text
Abstract:
Com o intuito de alcançar a convergência contábil, melhorar a comparabilidade e mensuração do valor econômico da firma, as normas IFRS - Internacional Financial Reporting Standards (Normas Internacionais de Informações Financeiras, em português), estabelecidas de forma mandatória no Brasil no ano de 2010, refletem menor custo de capital e consequente criação de valor para as firmas. O objetivo principal da pesquisa foi investigar empiricamente a relação entre IFRS mandatório e criação de valor das empresas de capital aberto não financeiras brasileiras. Foi utilizada uma amostra de empresas brasileiras regularmente negociadas na B3 (Brasil, Bolsa e Balcão) entre 2003 e 2014. O método econométrico utilizado foi diff-in-diff, que isola o efeito do IFRS por meio das características não observadas. Estimaram-se modelos com dados agrupados e painel com efeito aleatório. Para as métricas de criação de valor, foram encontrados efeitos positivos e significantes nas variáveis Q de Tobin e Market-to-Book. Os dados evidenciam que o IFRS mandatório impacta positivamente a criação de valor e mostram o aumento da qualidade nos demonstrativos financeiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography