To see the other types of publications on this topic, follow the link: Mercado brasileiro de música.

Journal articles on the topic 'Mercado brasileiro de música'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Mercado brasileiro de música.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Visconti, Eduardo de Lima, and Gustavo Alves Alonso Ferreira. "Apresentação do Dossiê “Música popular nordestina e mercado (1950-2010)”." Música Popular em Revista 6, no. 2 (2019): 5–12. http://dx.doi.org/10.20396/muspop.v6i2.13158.

Full text
Abstract:
Não são poucos os livros ou pesquisas acadêmicas que abordam personagens, lugares, práticas musicais e outros aspectos que pretendem apreender as múltiplas matizes capazes de ordenar uma ideia do que seria “a” música nordestina. Em tais empreitadas, os trabalhos que conseguem problematizar ou mesmo abordar criticamente a região Nordeste como reservatório identitário brasileiro se encontram em menor proporção. Ainda persiste a ideia mítica de uma cultura nordestina homogênea, especificamente ao enquadrar suas músicas como referenciais de autenticidade, onde supostamente residiria uma essência b
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Almeida de Abreu, Ricardo, and João Luiz de Figueiredo. "A CONSOLIDAÇÃO DA SOM LIVRE COMO UMA DAS EMPRESAS LÍDERES DA INDÚSTRIA DA MÚSICA BRASILEIRA POR MEIO DE SUA ADAPTAÇÃO FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES DIGITAIS PÓS 2000." Brazilian Creative Industries Journal 1, no. 1 (2021): 123–47. http://dx.doi.org/10.25112/bcij.v1i1.2675.

Full text
Abstract:
O artigo analisa as transformações na indústria da música brasileira com o objetivo de compreender como a Som Livre assumiu a posição de liderança no mercado fonográfico brasileiro a partir de sua reestruturação no contexto de transição do mercado físico para o digital. Partimos de uma análise sobre as mudanças na organização da indústria da música, discutindo como as tecnologias digitais afetaram seus os diferentes agentes produtivos, especialmente as gravadoras. Na sequência, realizamos um estudo de caso da Som Livre que, no contexto de reestruturação da indústria fonográfica, se tornou a ma
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Eduardo Vicente. "Música e Fé: A cena religiosa no mercado fonográfico brasileiro." Latin American Music Review 29, no. 1 (2008): 29–42. http://dx.doi.org/10.1353/lat.0.0009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Barreto, Mariana. "Majors e hegemonia no mercado fonográfico brasileiro." Tematicas 21, no. 41 (2013): 127–56. http://dx.doi.org/10.20396/tematicas.v21i41.11453.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa o funcionamento das gravadoras de discos transnacionais que operam no mercado fonográfico brasileiro, a partir do estabelecimento do disco compacto como suporte padrão para a reprodução e comercialização de música gravada. Partindo da hipótese de que em tempos de globalização da economia e mundialização da cultura, este mercado se comporta e se modula de modo diverso, investiga-se quais são as características estruturais de tais transformações e como agem os diferentes agentes sociais que disputam este espaço. Considerando a configuração destas gravadoras enquanto majors, e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Vilela, Ivan. "Uma proposta para o uso da música no segmento do turismo rural." Estudos Avançados 27, no. 79 (2013): 207–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142013000300015.

Full text
Abstract:
O presente ensaio sugere propostas de uso da música no segmento do Turismo Rural, além de questionar as práticas atuais de imposição cultural efetivadas pelos mass media. Através de um breve levantamento histórico-cultural do povo brasileiro, questionamos o porquê de não utilizarmos elementos das culturas locais do Brasil no referido segmento. Sugerimos também alternativas de inclusão das potencialidades musicais locais brasileiras como forma de diferenciação dessas instituições voltadas ao turismo rural dentro do mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vieira, Marcelo Milano Falcão, Leonardo Vasconcelos Cavalier Darbilly, and Denise Franca Barros. "O fenômeno da empresarização e a busca por alternativas na produção, comercialização e distribuição da música no Brasil como formas de resistência." Organizações & Sociedade 19, no. 61 (2012): 333–55. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92302012000200009.

Full text
Abstract:
Com o presente artigo, objetiva-se analisar novas formas possíveis de produção, comercialização e distribuição da música como possibilidades de resistência às práticas hegemônicas, tradicionalmente, exercidas pelas grandes gravadoras, tendo como pano de fundo algumas experiências existentes no âmbito do mercado fonográfico brasileiro. A crise que o mercado fonográfico enfrenta desde o final da década de 90 e que está, intimamente, ligada a mudanças de ordem tecnológicas, possibilitou novas alternativas de produzir e comercializar a música as quais fogem ao modelo dominante estabelecido pelas o
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Groppo, Luís Antonio. "Gênese do rock dos anos 80 no Brasil." Música Popular em Revista 1, no. 2 (2013): 172–96. http://dx.doi.org/10.20396/muspop.v1i2.12888.

Full text
Abstract:
O artigo investiga as origens do chamado rock brasileiro dos anos 80 por meio de revisão bibliográfica. Inicia analisando alguns estilos e movimentos musicais que poderiam ter dado origem a uma música juvenil de mercado, mas não o conseguiram, como a vanguarda paulista, o movimento punk e os darks. Em seguida, trata da new wave carioca que, no início dos anos 1980, deu origem ao primeiro ciclo do rock dos anos 80. Enfim, analisa o segundo ciclo do rock dos anos 80, que teve no eixo paulista-brasiliense a sua sustentação. Destaca-se neste histórico, por um lado, a indústria cultural, que deseja
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Pedro Perfeito da, and Leandro Valiati. "Digitalização e cadeia global de valor da música: uma abordagem evolucionária para emergência dos agregadores no mercado brasileiro." Sociedade e Estado 34, no. 1 (2019): 85–105. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-6992-201934010004.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo analisa os impactos da digitalização sobre a cadeia global de valor da música, com foco no mercado brasileiro. Nesse sentido, observa-se a crise das gravadoras majors e a emergência dos agregadores digitais nessa cadeia de valor. Com o objetivo principal analisar os impactos da digitalização sobre a estrutura de governança do setor da música, principalmente, no Brasil, adapta-se o conceito de governança da abordagem da cadeira global de valor ao contexto das indústrias criativas, de acordo com o referencial teórico da economia evolucionária, combinando a microeconomia veblenian
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Geron Gonçalves Dias, Arthur, Eliane Cristine Francisco Maffezzolli, and Marcelo Aparecido Pinheiro. "A Influência da Saliência da Música na Memória de Curto Prazo e na Atitude à Marca e ao Anúncio." Revista Brasileira de Marketing 15, no. 4 (2016): 540–53. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v15i4.3413.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo verificar a influncia da salincia da msica, em primeiro ou segundo plano, sobre a atitude marca, ao anncio e memria de curto prazo. Foram escolhidas duas marcas reais para o estudo que no possuem forte atuao no mercado brasileiro para evitar o conhecimento prvio da marca. As marcas so de diferentes categorias de mercado: Chicken Treat (fast food) e Mazda (automvel). O estudo experimental utilizou a salincia da msica em background e foreground como variveis independentes, alm de duas categorias de produto para comparar os resultados. Foram utilizados dois anncios audiovi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

(UFRGS), Leonardo Oliveira de Almeida. "Música positiva católica: confusão como estratégia e o caso da banda Rosa de Saron." Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB 16, no. 1 (2019): 338–69. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2019v16n1.42217.

Full text
Abstract:
Em um contexto marcado por controvérsias, o grupo musical católico Rosa de Saron é frequentemente questionado sobre o teor ambíguo ou confuso de suas músicas. Tal fato, que para os membros do grupo pode ser compreendida a partir de uma noção positiva de ambiguidade ou maleabilidade, surge também como elemento estratégico, pautado em uma prática musical e artística que busca legitimar-se como parte de uma das etapas do processo de evangelização, o primeiro anúncio ou querigma. Apostando no potencial de circulação dessas músicas e na multiplicidade de experiências por elas mediadas, religiosas o
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Mendes, Kássio Alves, Lívia Maria Dutra, and Denise Perdigão Pereira. "Relação entre o estudo formal e a média salarial do músico: um estudo com músicos brasileiros." Per Musi, no. 32 (December 2015): 296–322. http://dx.doi.org/10.1590/permusi2015b3211.

Full text
Abstract:
Resumo:O artigo tem como objetivo avaliar o mercado de trabalho relativo à Música, através da observância de vetores tais como: idade de iniciação musical, média salarial e grau de instrução formal dos mesmos. Trata-se de uma pesquisa quantitativa usando-se a técnica de coleta de dados, os quais foram obtidos por meio de um questionário estruturado respondido por 291 músicos brasileiros. A análise dos aspectos aqui tratados pode contribuir para o estabelecimento de uma projeção custo-benefício baseada na maior ou menor formação acadêmica, e atuação efetiva na área da música.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Zan, José Roberto. "Música popular brasileira, indústria cultural e identidade." EccoS – Revista Científica 3, no. 1 (2008): 105–22. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.v3i1.249.

Full text
Abstract:
Este texto contém uma abordagem panorâmica da formação da música popular brasileira relacionada com o desenvolvimento da indústria e do mercado fonográficos no país. Está presente neste trabalho uma proposta de periodização da história da nossa música popular com bjetivo de contribuir para a compreensão das diferentes formas pelas quais os elementos simbólicos relacionados com a questão da identida-dade foram traduzidos e reproduzidos por essa manifestação cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Garson, Marcelo. "Imprensa de nicho e música jovem no Brasil: O Mundo é do Brotos e Revista do Rock (1960-1965)." Antíteses 10, no. 19 (2017): 185. http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2017v10n19p185.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é mostrar como, entre 1960 e 1965, a imprensa foi fundamental para dar corpo e substancia à ideia de música jovem no Brasil. Veículos como A Revista do Rádio – em especial a sessão O mundo é dos Brotos, de Carlos Imperial – e também de publicações especializadas, como A Revista do Rock, ajudaram a definir os códigos sonoros, visuais e morais que nortearam um novo nicho profissional de música popular que congregou cantores estreantes, empresários e audiência. Através de diversas estratégias, esse tipo de mídia, portanto, conformou não só simbólica, como também materialme
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Souza, André Ricardo de. "A renovação popularizadora católica." Plural (São Paulo. Online) 9 (March 6, 2002): 89. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2002.75766.

Full text
Abstract:
Na década de 1990, a Igreja Católica teve intensificada a concorrência no mercado religioso brasileiro. Isso provocou primeiro o fortalecimento da Renovação Carismática Católica (RCC) e depois a valorização da música, da dança, das "missas-espetáculo", num processo de <em>renovação popularizadora. </em>Diferente da RCC, a renovação popularizadora não é um movimento orgânico de leigos, mas uma nova forma de reação católica ao mercado religioso, centrada nos chamados padres cantores. Padre Marcelo Rossi é a figura central dessa outra renovação em curso na Igreja Católica, que também
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Oliveira, Acauam Silvério de. "Caminhos e desafios do rap brasileiro contemporâneo." Anuário de Literatura 25, no. 2 (2020): 65–77. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7917.2020v25n2p65.

Full text
Abstract:
Um dos aspectos mais radicais do rap brasileiro ao longo de sua trajetória foi a crescente regulação de sua dimensão estética por um conjunto de parâmetros éticos fundamentais construídos coletivamente junto à comunidade periférica. Em termos objetivos, isso significa que a qualidade ou o sucesso do gênero no interior do mercado musical não poderia ser avaliado apenas esteticamente. Em seus momentos de maior radicalidade o rap não pretendia ser interpretado apenas enquanto música, mas como o partilhar de formas de sabedoria popular e coletiva integrada à vivência dos sujeitos periféricos, com
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Dantas, Marcelo. "A JUVENTUDE COMO PROTAGONISTA NO CONSUMO DE PRODUTOS CULTURAIS: 50 ANOS DA JOVEM GUARDA." Interfaces Científicas - Humanas e Sociais 4, no. 2 (2015): 109–20. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3801.2015v4n2p109-120.

Full text
Abstract:
O movimento musical Jovem Guarda, que surgiu no Brasil nos anos 1960, marcou profundamente sua época, causando um grande impacto no mercado da música, estendendo sua influência para a TV, o cinema, as revistas, a moda e, principalmente, deflagrando uma verdadeira revolução dos costumes. Esse estudo pretende analisar histórica e sociologicamente esse movimento, inicialmente influenciado pelo pop rock internacional, mas que conseguiu criar sua própria estética, expressando os novos valores urbanos de uma sociedade em acelerado processo de desenvolvimento, modernizando o mercado musical brasileir
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Amaral, Adriana Da Rosa, and Rafael Do Nascimento Grohmann. "You Better Work: O trabalho nos Estudos de Comunicação e Música no Brasil." Revista ECO-Pós 23, no. 3 (2020): 339–59. http://dx.doi.org/10.29146/eco-pos.v23i3.27493.

Full text
Abstract:
O artigo investiga o lugar do mundo do trabalho, enquanto uma dimensão material, nos estudos de música no Brasil a partir de uma metapesquisa. O corpus é formado por artigos do Encontro Nacional da Compós (2015 a 2019) e do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (2012 a 2019), considerando o primeiro ano de existência dos grupos de trabalho sobre música, totalizando 178 textos. Os parâmetros de análise são: se a questão do trabalho aparece na pesquisa, ainda que não nesses termos; quais palavras são associadas ao mundo do trabalho; quais os sentidos de trabalho na área de música são e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Freire, Guilherme Araujo. "A produção artística de Tom Zé na década de 1970: considerações sobre o projeto da música “operária” e o disco Estudando o samba." Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, no. 68 (December 13, 2017): 122. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901x.v0i68p122-144.

Full text
Abstract:
Este artigo trata da produção artística do compositor Tom Zé realizada durante o seu período de ostracismo e procura compreender melhor as especificidades de sua atuação e inserção no mercado musical brasileiro. Com base em discursos presentes em matérias publicadas em periódicos, pesquisamos o sentido da ação do compositor baiano ao desenvolver um projeto que designou como “música operária”: uma pesquisa experimental com ferramentas, máquinas de oficina e sons oriundos da execução de fitas magnéticas. Considerando que, na década de 1970, o gênero samba passava por uma fase de revitalização e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Ribeiro, Mariângela. "Música em cena." Tematicas 19, no. 37 (2011): 183–204. http://dx.doi.org/10.20396/tematicas.v19i37/38.13678.

Full text
Abstract:
A canção de protesto dominou a cena cultural brasileira entre o período que vai do início dos anos 60, com os movimentos por reformas de base, até 1968, quando foi decretado o AI-5. Esteve presente nos Festivais da TV, nas peças de teatro, nas trilhas do cinema. A proposta é observar esse processo a partir da análise da utilização da canção popular nas peças do Grupo Opinião (1964-1965). Por um lado, estudiosos vêem tais espetáculos como continuidade daquele projeto cultural-político do CPC (Centro Popular de Cultura) da UNE no pré-64, o qual buscava no “popular” elementos para a construção de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Wainer, Daniel Ferreira. "Entre música e tecnologia: condições de existência e funcionamento da indústria fonográfica brasileira no século XXI." Comunicação e Sociedade 31 (June 29, 2017): 311–26. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.31(2017).2620.

Full text
Abstract:
Este artigo se propõe a discutir, por meio de material bibliográfico, documental e empírico – este último baseado em trabalho de campo e entrevistas pessoais realizadas entre julho de 2014 e junho de 2015 –, o processo de digitalização da indústria fonográfica brasileira. Para cumprir este objetivo, busca-se: observar as condições que marcam o advento da era digital; analisar a história de desenvolvimento das mídias, dispositivos e equipamentos que teriam levado a essa inflexão do mercado de discos; investigar as possibilidades de produção e distribuição musical no contexto brasileiro; percorr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Requião, Luciana. "Música nas escolas: mercadoria ou formação humana?" EDUCAÇÃO: Teoria e Prática 23, no. 43 (2013): 169. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.vol23.n43.p169-181.

Full text
Abstract:
O ensaio propõe uma reflexão sobre o encaminhamento da regulamentação da Lei 11.769/2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música como componente curricular obrigatório da disciplina artes nas escolas brasileiras de educação básica. Um breve histórico da Educação Musical no Brasil é levantado com o propósito de demonstrar a contradição entre as discussões e documentos, como os Parâmetros Curriculares Nacional, que observam a importância da formação do professor de música e o veto ao artigo 2° da Lei 11.769/2008 que previa a necessidade de formação específica para o professor de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Nakano, Davi. "A produção independente e a desverticalização da cadeia produtiva da música." Gestão & Produção 17, no. 3 (2010): 627–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2010000300015.

Full text
Abstract:
Desde o anos 1950, a indústria fonográfica vem passando por transformações sucessivas, comandadas pelo desenvolvimento tecnológico. De um setor dominado por grandes empresas verticalizadas, com pequena diversidade de produtos, ela passou a ser uma indústria na qual pequenas e médias empresas desempenham papel importante na prospecção de tendências e lançamento de produtos. Nela, as atividades de manufatura e distribuição são executadas por fornecedores especializados, e o mercado é compartilhado entre as grandes e as pequenas e médias empresas. A Cadeia de Produção Musical vem passando atualme
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Mendes, Daniel. "Mensagens de amor e ódio: uma análise sobre os comentários dos leitores na seção de cartas da revista Rolling Stone Brasil." Revista Sítio Novo 5, no. 1 (2020): 65. http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i1.65-84p.

Full text
Abstract:
Este artigo<strong> </strong>foi elaborado a partir de um capítulo da minha dissertação de mestrado, desenvolvida entre os anos de 2018 e 2020 na Universidade Federal da Bahia (UFBA).<strong> </strong>O objetivo é apresentar os resultados mais relevantes obtidos neste recorte específico da pesquisa. A proposta metodológica adotada estabelece um diálogo interdisciplinar entre<strong> </strong>a análise de conteúdo (BARDIN, 2011), sobre os comentários dos leitores na seção de cartas (<em>Mensagens de Amor e Ódio</em>) da revista <em>Rolling S
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Ávila, Jackson Gil, and Jussara Bittencourt de Sá. "MADE IN BRAZIL: ENTRE OS LAÇOS DAS MIGRAÇÕES NA IDENTIDADE DA MÚSICA BRASILEIRA DOS ANOS 1970." Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação 10, no. 2 (2016): 336. http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n2p336-352.

Full text
Abstract:
O presente artigo procuramos refletir sobre as migrações na identidade musical brasileira dos anos 1970. Nossa pesquisa focaliza artistas que fizeram parte do movimento Made in Brazil e das associações que foram estabelecidas com o mercado fonográfico e com a televisão, mais especificamente as novelas e suas trilhas sonoras. Como recorte para estudar o movimento Made in Brazil, elegemos os cantores Fábio Júnior (Mark Davis e Uncle Jack), Chrystian e Michael Sullivan, além do grupo musical Pholhas. O objetivo é analisar como se construiu a identidade musical estrangeira de cada artista e quais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Orlandi, Ana Paula. "Na contramão do mercado fonográfico: a trajetória da gravadora Festa." Novos Olhares 9, no. 2 (2020): 116–28. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.166766.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda a trajetória da gravadora Festa, criada na década de 1950, no Rio de Janeiro, por Irineu Garcia (1920-1984). Entre 1955 e 1971, tendo à frente Garcia, o selo fonográfico gravou dezenas de discos de literatura (poesia, prosa, teatro) e de música erudita e popular, sobretudo de autores brasileiros. Apesar das dificuldades enfrentadas por Festa no sentido de viabilizar sua produção, principalmente na década de 1960, essa iniciativa contribuiu para sinalizar a existência de um nicho fonográfico no país voltado para produções ditas refinadas do ponto de vista cultural e ajudou a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Cavalcanti, Rodrigo. "A trajetória da reconfiguração digital na indústria nacional de música." Desenvolve Revista de Gestão do Unilasalle 7, no. 3 (2018): 27. http://dx.doi.org/10.18316/desenv.v7i3.4808.

Full text
Abstract:
As configurações de produção e consumo são mutantes e orientadas por ações de diversos agentes em busca de seus objetivos mercadológicos. Isto acontece também nas indústrias criativas. O foco desta revisão teórica é traçar um panorama da indústria fonográfica brasileira diante de múltiplas inovações e estratégias que influenciaram o modo de operar de todo o mercado. A discussão se dá em três partes. Na primeira, são mostradas as características dessa indústria no Brasil no fim do século XX. Em um segundo momento, são apresentadas as mudanças advindas de inovações tecnológicas que apontam para
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

COSTA, ANTÔNIO MAURÍCIO DIAS DA. "Cantores paraenses e mercado musical brasileiro: rádio, memórias, carreiras e performances, 1940 a 1970 * Paraense singers and Brazilian music business: radio, memories, careers and performances, 1950 to 1970." História e Cultura 2, no. 2 (2013): 55. http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v2i2.1074.

Full text
Abstract:
<p><strong>Resumo:</strong> O artigo analisa a produção de memórias em torno das carreiras e performances de três cantores populares com trajetórias iniciadas em emissoras de rádio paraenses em meados do século XX. A pesquisa se concentrou no levantamento da história de vida dos cantores abordados. Buscou-se, com isso, avaliar o desenvolvimento de carreiras e performances como ajustes a padrões de profissionalização no mercado musical. Sucesso e/ou insucesso de inserção no mercado da música são analisados como aprendizado sociocultural, reavaliado continuamente pela memória.&
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Alvim, Bruno Canongia Baeta, Suzane Strehlau, and Charles Kirschbaum. "Downloads legais versus ilegais: como aumentar a legalidade no consumo de música?" REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 19, no. 2 (2013): 330–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-23112013000200003.

Full text
Abstract:
Um grande problema da indústria fonográfica é lidar com os consumidores que fazem download de músicas pela internet de modo considerado ilegal sem pagar direitos autorais. O objetivo deste artigo é explorar quais fatores levariam ao consumidor universitário a aumentar a legalidade dos seus downloads de música. Descarregar música da internet sem pagar direitos autorais é considerado um desrespeito à propriedade intelectual, fora do léxico jurídico a denominação usual para este tipo de ato é pirataria ou falsificação. Diversos artigos na literatura acadêmica tentam compreender melhor este consum
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Leão, Andréa Borges, and Mariana Mont’Alverne Barreto Lima. "Cultura nacional-popular e circulação transnacional. Brasil e Angola no Projeto Kalunga." Revista Pós Ciências Sociais 14, no. 28 (2017): 131. http://dx.doi.org/10.18764/2236-9473.v14n28p131-150.

Full text
Abstract:
Este artigo organiza uma discussão sobre a experiência de contato entre dois campos nacionais de produção musical, o brasileiro e o angolano. Sob o enfoque do Projeto Kalunga, que desloca uma caravana de músicos e produtores para o país africano, em 1980, o artigo estuda o modo como se organiza um espaço transnacional de circulação entre culturas nacionais-populares. Com este propósito, lança um olhar retrospectivo sobre os caminhos das medições técnicas estrangeiras no longo processo de consolidação do mercado de bens simbólicos. Uma das conclusões é a de que a experiência do Projeto Kalunga
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Mello, Cláudio José de Almeida. "O legado de Paulo Leminski e seu lugar na tradição literária brasileira." O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira 23, no. 1 (2014): 97–113. http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.23.1.97-113.

Full text
Abstract:
Atento às possibilidades das linguagens de seu tempo, o autor multifacetado Paulo Leminski reelabora materiais verbais e não verbais de fontes diversas em prol de uma nova expressão, adequada a uma nova visão de mundo. Como mostra a sua própria condição de vida, o autor pagou o preço até de uma sobrevivência difícil por não aderir ao mercado; talvez por isso, ele pôde elaborar sua obra com uma radicalidade estética que o coloca entre os maiores autores da literatura brasileira contemporânea. Mais de 20 anos após sua morte, ainda estamos em débito com ele, cuja produção – que inclui poesia, pro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Barreto, Mariana. "Por uma sociologia do artista popular." Política & Sociedade 17, no. 39 (2018): 169–94. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2017v17n39p169.

Full text
Abstract:
Este artigo parte da premissa de que existe uma recorrência na forma como se estruturam as carreiras dos artistas populares oriundos das classes populares. Na sociedade brasileira, marcada pela força de um mercado de bens simbólicos consolidado no seio de um conservador processo de modernização, as desigualdades sociais produzidas encontram correspondência na forma como se desenvolveram as trajetórias profissionais e pessoais desses criadores. Processos de diferenciação observados na constituição da música popular brasileira produziram efeitos específicos, tangíveis, quando grupos de intelectu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

SOUZA, LUCAS MARCELO TOMAZ DE. "Raul Seixas e o cenário musical brasileiro na década de 1970 * Raul Seixas and the Brazilian music scene in the 1970s." História e Cultura 2, no. 1 (2013): 99. http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v2i1.941.

Full text
Abstract:
<p><strong>Resumo:</strong> Este trabalho possui dois objetivos distintos, porém complementares. O primeiro visa pensar a estruturação do mercado fonográfico brasileiro durante a década de 1970, focando a inserção do cantor e compositor Raul Seixas no mesmo. O segundo objetivo é o de analisar o LP Krig-ha Bandolo! de Raul Seixas, lançado em 1973, pela Philips, como forma de compreendermos as possíveis relações existentes entre a sua produção musical e as demandas comercias e simbólicas que sobre ele recaiam.</p><p><strong>Palavras-chave:</strong> Raul
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

De Santana Silva, Marilda Santanna. "O AFRONTAMENTO DE TÁSSIA REIS : NÃO TOLERAMOS MAIS O SEU XIU." Interfaces Científicas - Humanas e Sociais 8, no. 3 (2020): 93–100. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3801.2020v8n3p93-100.

Full text
Abstract:
O protagonismo da mulher negra na arte é algo ainda a ser estudo e questionado. A música é uma linguagem artística que nos oferece subsídios para um estudo desta natureza que pode fazer a diferença. Neste artigo se pretende destacar esta voz autoral carregada de subjetividade que ousa se insurgir numa Música popular brasileira plural, mas, nunca, democrática. Em especial, neste estudo, selecionamos uma artista jovem, negra e periférica, Tássia Reis. Com uma trajetória recente, mas, de bastante fôlego, a artista, nascida na periferia de São Paulo; além de cantautora e dona da marca de roupas “X
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Napolitano, Marcos. "ENTRE O IMPERATIVO DA RESISTÊNCIA E A CONSCIÊNCIA DA DERROTA: A LITERATURA BRASILEIRA DURANTE O REGIME MILITAR." Literatura e Sociedade, no. 23 (July 18, 2017): 230. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i23p230-243.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe uma cartografia geral para situar a literatura brasileira (prosa e poesia) dentro do campo mais amplo da chamada “resistência cultural” ao regime militar implantado em 1964. No plano da memória social, a literatura é pouco lembrada dentro do campo das artes, se compararmos aos papeis ocupados pelo teatro, música popular e cinema na constituição da identidade de oposição ao regime. Entretanto, a literatura deve ser analisada a partir de sua capacidade de adensamento das relações entre a linguagem reflexiva e a matéria histórica, menos comprometida com imposições de mercado ou
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Gurgel, Dani. "Música brasileira no Japão." Novos Olhares 7, no. 2 (2018): 112–22. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2018.131501.

Full text
Abstract:
Este estudo aborda o espaço para a música brasileira no Japão, em especial quanto a estilos de nicho, como música instrumental e de canções que não têm espaço na programação das rádios nacionais. O trabalho surgiu da necessidade de melhor compreender as observações empíricas de turnês anuais realizadas ao país desde 2013 pela autora, todas na posição dupla de artista e empresária musical do grupo Dani & Debora Gurgel Quarteto. Pela união de dados de pesquisas sobre a indústria musical e entrevistas com jornalistas japoneses e artistas, empresário e diplomata brasileiros, é tecida uma análi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Paula, Maria de Fátima de. "Cartografia da educação superior no município de Niterói." Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 13, no. 1 (2008): 63–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772008000100004.

Full text
Abstract:
Este artigo é fruto da pesquisa realizada em parceria entre o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Universidade Federal Fluminense e a Secretaria Municipal de Educação de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, tendo como objetivos: a) traçar um perfil das instituições de educação superior (IES) do Município de Niterói, coletando dados acerca da sua história e da sua inserção nos cenários local, regional e nacional; b) mapear a oferta de ensino, pesquisa e extensão nestas instituições; c) subsidiar as ações da Secretaria Municipal de Educação na área educacional, contribuindo para
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Amorim Neto, Humberto. "“A carne mais barata do mercado é a carne negra”: comércio e fuga de escravos músicos nas primeiras décadas do Brasil oitocentista (1808-1830)." OPUS 23, no. 2 (2017): 89. http://dx.doi.org/10.20504/opus2017b2304.

Full text
Abstract:
Partindo de um panorama histórico das atividades musicais desempenhadas por negros na América portuguesa, o artigo objetiva pautar e discutir o comércio e o ciclo de fuga-captura-punição de escravos com habilidades musicais entre os anos de 1808-1830, avaliando em que medida tal mercado alcançou as principais aglomerações urbanas e rurais no Brasil Colônia e Imperial. Para tanto, levanta dezenas de incidências em 10 periódicos de cinco diferentes províncias: Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, São Paulo e Minas Gerais. Os dados são conectados aos apontamentos de importantes pesquisas musicológi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Paranhos, Adalberto. "A CRUZADA DA PURIFICAÇÃO NACIONAL CONTRA A BOSSA NOVA: ECOS DE UM DEBATE." Revista de Estudos de Cultura 4, no. 1 (2018): 19–36. http://dx.doi.org/10.32748/revec.v4i1.9507.

Full text
Abstract:
Tempos atrás, Elomar, o cantador das caatingas, exprimiu toda a sua insatisfação em relação à Bossa Nova, um caso explícito, segundo ele, de “puxa-saquismo cultural” de quem resolveu “jazzar o samba” para entrar no mercado norte-americano. Este artigo procura evidenciar que ouvir Elomar falar equivale a comprar um bilhete para uma viagem sem volta rumo ao passado, pois suas palavras representam, sob vários aspectos, um eco tardio de argumentos esgrimidos por nacionalistas ferrenhos, a exemplo do pesquisador e jornalista José Ramos Tinhorão e outros mais. No rastro do sucesso da Bossa Nova, ent
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Soares, Thiago, and Pedro Alves. "Performance e nostalgia na música brega." Lumina 15, no. 2 (2021): 37–54. http://dx.doi.org/10.34019/1981-4070.2021.v15.33682.

Full text
Abstract:
Performances nostálgicas são centrais para o entendimento das construções valorativas nas músicas populares periféricas brasileiras. O artigo busca analisar como a nostalgia é performatizada na música brega de Pernambuco, a partir de um debate que incide em reconhecer roteiros perfomáticos (TAYLOR, 2013) e acionamentos nostálgicos (BOYM, 2001) como forma de reinserção de artistas “esquecidos” no contexto de intensa jovialização do gênero musical. Centra-se o olhar sobre a banda Amigas do Brega, projeto que visa a reinserção de artistas “das antigas” nos mercados musicais local e nacional inten
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Machado, Igor José de Renó. ""Cárcere público"." Tematicas 10, no. 19 (2002): 75–104. http://dx.doi.org/10.20396/tematicas.v10i19/20.10962.

Full text
Abstract:
O trabalho tem como objetivo entender o papel dos estereótipos na vida dos brasileiros no Porto. A principal ideia defendida é a de que os esteriótipos sobre brasileiros vigentes em Portugal atuam como uma prisão para a ação e que, constantemente submetidos as representações comuns em Portugal, os imigrantes brazucas acabam por performar papéis preestabelecidos. Estes papéis são marcados pela venda do exótico, de uma imagem mercantilizada da suposta essência brasileira. Assim, imigrantes brasileiros especializam-se na venda da "alegria" no mercado de trabalho português: trabalham como garçons
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Minardi, Andrea, Antonio Zoratto Sanvicente, and Rogério Monteiro. "Mercado acionário brasileiro." GV-executivo 6, no. 4 (2007): 25. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v6n4.2007.34621.

Full text
Abstract:
<p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt; text-align: justify;"><span style="font-size: 8.0pt; font-family: "Verdana","sans-serif";">O mercado acionário brasileiro cresceu expressivamente nos últimos anos. As razões para esse crescimento estão ligadas à progressiva melhoria das práticas de governança corporativa, melhorias no ambiente institucional interno do país e abundância de liquidez no mercado mundial. Contudo, o artigo mostra que, q
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Oliveira, Sidney Lino de, Matheus Gomes Braga, and Vitor Vilela Carvalho Ferreira. "MERCADO AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIRO." Percurso Acadêmico 10, no. 20 (2021): 33–56. http://dx.doi.org/10.5752/p.2236-0603.2020v10n20p33-56.

Full text
Abstract:
O mercado de veículos SUV vem crescendo constantemente no Brasil. Ao longo dos últimos anos, diversas montadoras adotaram diferentes estratégias de posicionamento dos seus veículos para obter destaque no segmento. Com a entrada de novos modelos, esse mercado cresceu e alcançou maior relevância no cenário nacional.
 Ao longo dos anos de 2010 a 2019, foram levantadas as quantidades de emplacamentos de SUVs no ano e seu preço de entrada, com base nas tabelas Fenabrave e FIPE. Os veículos foram selecionados seguindo o critério de participação superior a 10% do total de emplacamentos do veícul
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Volpe, Maria Alice. "Período Romântico Brasileiro: Alguns Aspectos da Produção Camerística." Revista Música 5, no. 2 (1994): 133. http://dx.doi.org/10.11606/rm.v5i2.55078.

Full text
Abstract:
O século XIX foi um período importante no desenvolvimento da música no Brasil. Até então fomentada muito especialmente pela Igreja, a música conquistou, a partir daí, novos ambientes de cultivo. Desenvolveu-se toda uma rede de atividades correlacionadas à presença da música na vida urbana: o ensino, os clubes musicais, os teatros, as salas de concerto, os periódicos especializados, a crítica musical, as obras teóricas, o movimento editorial e a importação e fabricação de instrumentos musicais. Esse processo de secularização da música no Brasil, que se iniciou com a ópera, dentre outros gêneros
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Mion, Luciana, and Reinaldo Pacheco. "Filhos da Música." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 19, no. 1 (2016): 144–76. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1198.

Full text
Abstract:
A produção e consumo musicais são compreendidos como resultantes de aspectos histórico-sociais e sobre os quais pesam fatores de aptidão e facilidade cognitiva tanto na criação quanto na fruição. Também são reflexo de questões interiores e da identidade do compositor, constituído e constituinte do meio social. A música é uma expressão cultural submetida às forças de mercado e sua dinâmica é de categorização vaga que vai do entretenimento à arte. O artigo aborda o processo do consumo à criação, influenciado pelos hábitos de consumo musical no tempo livre e seus fatores sociais bem como as força
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Valentim, Marta Ligia Pomim. "O mercado de informação brasileiro." Informação & Informação 5, no. 1 (2000): 35. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2000v5n1p35.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Lima, Francisco Renato. "‘A carga mais pesada do mercado é a carga docente’: sobre (des)valorização, (des/re)conhecimento e (des)respeito a figura do professor em tempos de crise." Revista Educação e Emancipação 14, no. 1 (2021): 389. http://dx.doi.org/10.18764/2358-4319.v14n1p389-424.

Full text
Abstract:
A natureza do trabalho docente é, por si só, complexa e marcada por desafios que têm sido, nos últimos anos, objeto de reflexão das mais variadas abordagens epistemológicas no campo dos estudos educacionais. Na esteira dessas pesquisas, o presente estudo objetiva refletir sobre o papel do docente no contexto atual, apontando para sua excessiva sobrecarga horária de trabalho profissional e, ao mesmo tempo, sobre o enfrentamento às situações de desvalorização, falta de reconhecimento e desrespeito ao trabalho docente na sociedade. A costura das ideias apresentadas parte de um estudo bibliográfic
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

De Freitas, Thiago Fonseca. "Plano de Empreendimento: CASA DE MÚSICA." Cadernos de Gestão e Empreendedorismo 5, no. 1 (2017): 50. http://dx.doi.org/10.32888/cge.v5i1.12704.

Full text
Abstract:
A Casa de Música se propõe a ser uma produtora musical com infraestrutura completa de estúdio, escritórios e ambiente multiuso utilizado como restaurante e espaço para eventos. Com essa infraestrutura diferenciada, pretende atender às necessidades dos clientes, que sentem falta de conveniências agregadas aos serviços musicais nos principais estúdios e produtoras do mercado. O mercado musical vem apresentando crescimento nos últimos anos, e é atualmente caracterizado por mudanças de comportamento dos produtores e consumidores de música, em decorrência de novas tecnologias. Pela diversificação d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Alves, Roberto. "Ritmo Imposto. A música popular no romance brasileiro." Teresa, no. 4-5 (December 8, 2003): 351. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-8997.teresa.2003.116392.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Santana, Geórgia Cynara Coelho de Souza. "A Música de André Abujamra no Cinema Brasileiro." Novos Olhares 3, no. 2 (2014): 175. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90213.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Mendonça, Mário Jorge, and Adolfo Sachsida. "Existe Bolha no Mercado Imobiliário Brasileiro?" MISES: Interdisciplinary Journal of Philosophy, Law and Economics 2, no. 1 (2014): 109–38. http://dx.doi.org/10.30800/mises.2014.v2.585.

Full text
Abstract:
Este estudo tem por objetivo avaliar a possibilidade de existência de “bolha” especulativa no mercado imobiliário brasileiro. Para tanto, estudou-se e se empregou diversas metodologias, tanto no nível microeconômico quanto no macroeconômico. De maneira geral, os resultados apontam para a possibilidade concreta de existência de uma bolha no mercado de imóveis no Brasil. De maneira objetiva, a Teoria Austríaca dos Ciclos Econômicos, reforçada por técnicas estatísticas, fornece uma base teórica sólida para apontar o governo federal, por meio de suas políticas fiscais e de estímulo ao crédito, com
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!