Academic literature on the topic 'Mercado de capitais - Angola'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Mercado de capitais - Angola.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Mercado de capitais - Angola"

1

Perobelli, Fernanda F. C. "Mercado de capitais." GV-executivo 6, no. 1 (October 3, 2007): 25. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v6n1.2007.34317.

Full text
Abstract:
<p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt;"><span style="font-size: 7.5pt; font-family: Verdana, sans-serif;">O mercado de capitais &eacute; uma das formas que pode assumir a intermedia&ccedil;&atilde;o financeira, ou troca de recursos entre agentes no sistema capitalista. Sua finalidade &eacute; garantir a capitaliza&ccedil;&atilde;o das empresas, ao mesmo tempo em que proporciona retornos atraentes a seus investidores. Este artigo analisa o mercado de capitais brasileiro, apresentando e discutindo as raz&otilde;es de seu atual baixo dinamismo e formas de super&aacute;-lo.</span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

David, Alexandre Beçak, and Ivan Iais. "Integração via mercado de capitais." GV-executivo 9, no. 2 (May 22, 2010): 42. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v9n2.2010.23427.

Full text
Abstract:
Aproveitando o bom momento experimentado pelo mercado de capitais brasileiro, entidades do mercado direcionam seus esfor&ccedil;os para tornar o pa&iacute;s um polo de atra&ccedil;&atilde;o de investimentos para toda a Am&eacute;rica Latina
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, José Odálio dos, and José Augusto Rodrigues dos Santos. "Mercado de capitais: racionalidade versus emoção." Revista Contabilidade & Finanças 16, no. 37 (April 2005): 103–10. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772005000100008.

Full text
Abstract:
A flutuação dos preços de mercado dos ativos tem sido objeto de um embate entre duas correntes diferentes de pensamento: de um lado estão os que defendem que os preços se formam aleatoriamente com base em informações novas e que os investidores tomam decisões racionais, dentro dos pressupostos da Teoria de Eficiência de Mercado. De outro lado, há os que consideram que a realidade é muito mais complexa e que ninguém é capaz de levar em conta todas as variáveis na hora de investir e que parte dessa decisão tem também um componente humano ou emocional. Estes últimos são os defensores das teorias ligadas às finanças comportamentais. Este trabalho destaca as principais características de mercados eficientes e apresenta anomalias amplamente discutidas entre os pesquisadores para refutar a eficiência de mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

De Campos Silva, Allan Rodrigo. "Mobilidade do capital e imigração entre Brasil e Angola: dinâmicas territoriais no Sul global no início do século XXI." Tempos Históricos 24, no. 1 (October 23, 2020): 183–206. http://dx.doi.org/10.36449/rth.v24i1.24935.

Full text
Abstract:
Este artigo trata das dinâmicas territoriais entre Brasil e Angola produzidas no contexto da ascensão e estouro da bolha financeira das commodities durante as primeiras duas décadas dos anos 2000. Apresentamos as dinâmicas territoriais entre Brasil e Angola através dos circuitos de mobilidade do trabalho e de capitais entre os dois países a partir da emergência de um novo arranjo geoeconômico e geopolítico no Sul global, por meio de uma pesquisa bibliográfica e da realização de entrevistas. No âmbito da mobilidade dos capitais apresentamos a exportação de serviços brasileiros em empreiteiras do setor de construção civil, com centralidade para as operações da Odebrecht, responsável por um conjunto considerável de grandes obras em Luanda e no interior de Angola. Para a apresentar as dinâmicas da mobilidade do trabalho descrevemos as trajetórias de imigrantes angolanos submetidos ao Estatuto do Refugiado no Brasil, considerando as suas condições jurídicas e laborais. Como resultado, apresentamos um mapeamento das principais ações de modernização territorial promovida pela Odebrecht em território angolano e uma caracterização qualitativa da situação do imigrante angolano no Brasil contemporâneo. Consecutivamente, propomos um entendimento das dinâmicas territoriais contemporâneas entre Brasil e Angola como um parte de processo prenhe de contradições socio-espaciais e econômicas, cujo desenlace se insere na dinâmica de crise do capitalismo financeiro contemporâneo.Este artigo trata das dinâmicas territoriais entre Brasil e Angola produzidas no contexto da ascensão e estouro da bolha financeira das commodities durante as primeiras duas décadas dos anos 2000. Apresentamos as dinâmicas territoriais entre Brasil e Angola através dos circuitos de mobilidade do trabalho e de capitais entre os dois países a partir da emergência de um novo arranjo geoeconômico e geopolítico no Sul global, por meio de uma pesquisa bibliográfica e da realização de entrevistas. No âmbito da mobilidade dos capitais apresentamos a exportação de serviços brasileiros em empreiteiras do setor de construção civil, com centralidade para as operações da Odebrecht, responsável por um conjunto considerável de grandes obras em Luanda e no interior de Angola. Para a apresentar as dinâmicas da mobilidade do trabalho descrevemos as trajetórias de imigrantes angolanos submetidos ao Estatuto do Refugiado no Brasil, considerando as suas condições jurídicas e laborais. Como resultado, apresentamos um mapeamento das principais ações de modernização territorial promovida pela Odebrecht em território angolano e uma caracterização qualitativa da situação do imigrante angolano no Brasil contemporâneo. Consecutivamente, propomos um entendimento das dinâmicas territoriais contemporâneas entre Brasil e Angola como um parte de processo prenhe de contradições socio-espaciais e econômicas, cujo desenlace se insere na dinâmica de crise do capitalismo financeiro contemporâneo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Basto Lupi, André Lipp Pinto, Viviane Côelho De Séllos Knoerr, and Juliano Siqueira De Oliveira. "ANOTAÇÕES ACERCA DO SISTEMA FINANCEIRO BRASILEIRO, MERCADO DE CAPITAIS E A REGULAMENTAÇÃO DO INVESTED-BASED CROWDFUNDING NO BRASIL." Administração de Empresas em Revista 3, no. 17 (April 26, 2019): 99. http://dx.doi.org/10.21902/adminrev.2316-7548.v3i17.4043.

Full text
Abstract:
O presente artigo pretende analisar a regulamentação do crowdfunding de investimento, trazida pela Instrução CVM 588 de 14 de julho de 2017. Para tanto, trata dos parâmetros que regulam o sistema financeiro e sua segmentação em quatro grandes mercados para depois tratar do funcionamento do mercado de capitais. A partir deste ponto, aborda o papel da Comissão de Valores Mobiliários na condição de entidade supervisora do mercado de capitais, para que culminar com a análise técnico-jurídica da Instrução CVM 588/2017. Palavras-chave: Sistema financeiro. Mercados Financeiros. Mercado de Capitais. Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Crowdfunding de investimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Tarantin Junior, Wilson, and Maurício Ribeiro do Valle. "Estrutura de capital: o papel das fontes de financiamento nas quais companhias abertas brasileiras se baseiam." Revista Contabilidade & Finanças 26, no. 69 (November 10, 2015): 331–44. http://dx.doi.org/10.1590/1808-057x201512130.

Full text
Abstract:
Resumo Este estudo avaliou a estrutura de capital de companhias abertas brasileiras, no período de 2005 a 2012, verificando o papel das fontes de financiamento nas quais tais companhias se baseiam. Para tanto, foi avaliada a proporção das dívidas em 3 fontes distintas: as instituições financeiras, o mercado de capitais e as fontes com taxas de juros subsidiadas, estas últimas representando um fator institucional da economia brasileira. Foi utilizada uma amostra de 95 empresas, dentre as 150 maiores empresas com ações negociadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA). Por meio de modelos com dados em painel, os resultados mostram que as fontes de financiamento impactam a formação da estrutura de capital das empresas, exercendo influência tanto na alavancagem quanto na maturidade das dívidas. Em relação à alavancagem, empresas que têm maior proporção de seus recursos captados no mercado de capitais são mais alavancadas. O mesmo não acontece com as empresas que têm maior proporção de recursos subsidiados. Em relação à maturidade das dívidas, recursos de diferentes maturidades são captados em diferentes fontes: os recursos de menores maturidades são captados em instituições financeiras e os recursos de maiores maturidades são captados no mercado de capitais e nas fontes com taxas de juros subsidiadas - leia-se Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Comparando-se os recursos do mercado de capitais com os recursos subsidiados, verifica-se que os primeiros têm maior maturidade. Tal resultado pode ser justificado em virtude do crescimento do mercado de capitais brasileiro nos últimos anos, a partir de 2009, de modo que as companhias estão se baseando no mercado de capitais para seus financiamentos de maior maturidade e nos recursos subsidiados, do BNDES, para seus financiamentos de maturidades intermediárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

MOLLER, HORST DIETER, and ANTÔNIO ANDRÉ CUNHA CALLADO. "INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS EM CARTEIRAS DE AÇÕES, CRISES INTERNACIONAIS E IBOVESPA." RAM. Revista de Administração Mackenzie 8, no. 1 (January 2007): 133–55. http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712007/administracao.v8n1p133-155.

Full text
Abstract:
RESUMO Este trabalho analisou a relação entre o comportamento do mercado acionário brasileiro, representado pelo Ibovespa, e os fluxos de capitais estrangeiros direcionados para investimentos em carteira de ações, no período posterior à implantação do Plano Real. Ao longo desse período, foram observadas diversas crises financeiras no âmbito internacional que provocaram instabilidade e volatilidade nos fluxos de capitais estrangeiros. Este trabalho considera as influências sistemáticas dessas instabilidades sobre o Ibovespa, especialmente pela capitalização relativamente pequena do mercado brasileiro de ações. A hipótese de mercado eficiente supõe que os preços das ações, e com isso o Ibovespa, seguem um caminho aleatório e não devem estar sujeitos a influências sistemáticas de outros fatores. A hipótese geral do trabalho é que os fluxos de capitais estrangeiros direcionados para o mercado acionário brasileiro influenciam significativamente o Ibovespa. A hipótese especifica que crises internacionais e nacionais influenciam negativamente os fluxos de capitais estrangeiros nesse segmento e com isso o Ibovespa. A justificação para este trabalho é de que essas influências sistemáticas de crises sobre o Ibovespa são um fator sistemático que limita a hipótese de mercado acionário brasileiro eficiente. Foi realizada uma análise empírica com diferentes modelos mostrando que há evidências de influência sistemática dos fluxos de capital estrangeiro em carteira de ações sobre o Ibovespa. Esses achados limitam, de certa forma, a adequação da hipótese de mercado eficiente para o mercado brasileiro de ações. Essa influência sistemática dos fluxos de capital estrangeiro sobre o Ibovespa pode ser um fenômeno restrito no período analisado, refletindo a alta volatilidade dos fluxos de capitais estrangeiros por causa de crises externas e internas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

CARVALHO, FERNANDO J. CARDIM DE, and JOÃO SICSÚ. "Controvérsias Recentes sobre Controles de Capitais." Brazilian Journal of Political Economy 24, no. 2 (June 2004): 163–85. http://dx.doi.org/10.1590/0101-31572004-1620.

Full text
Abstract:
RESUMO A eficácia dos controles de capital tem sido objeto de interesse renovado, especialmente após a crise asiática de 1997. Em particular, o FMI, que havia decidido insistir na conversibilidade da conta de capital em 1997, passou por uma mudança de mentalidade, substituindo a preocupação com o correto sequenciamento das reformas liberalizantes para a tentativa de obter a liberalização imediata nos países em desenvolvimento. No artigo, mostra-se que o debate teórico em torno dos controles de capital é, de fato, o mesmo debate sobre a regulação financeira em geral, contrapondo-se à Hipótese do Mercado Eficiente a hipóteses de mercado imperfeitas. Demonstra-se também que os estudos empíricos mais recentes sobre os efeitos da liberalização da conta de capital (e, portanto, sobre os efeitos da manutenção dos controles de capital em vigor) não mostraram resultados positivos significativos em termos da maioria das variáveis macroeconômicas, como emprego, crescimento. A falta de resultados definitivos parece sugerir que os esforços de liberalização são em sua maioria prematuros, movidos por visões de mercado pró-livres ideologicamente fundamentadas e não por evidências empíricas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Galdi, Fernando Caio. "Comunicação financeira corporativa e o papel da atividade de Relações com Investidores no Brasil." Organicom 18, no. 35 (July 12, 2021): 61–71. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.183666.

Full text
Abstract:
Este artigo discute o papel e a relevância da comunicação financeira corporativa no mercado de capitais e da atividade de relações com investidores (“RI”) como sua executora. São apresentadas evidências empíricas do custo-benefício da área de RI para as empresas. Foco especial é dado para a atividade de RI no mercado de capitais brasileiro. Também são apresentados os desafios atuais para o desempenho da atividade de RI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Zortea, Chrystian Tresman, Fernando Caio Galdi, Danilo Soares Monte-mor, and Aziz Xavier Beiruth. "Eficiência do mercado de capitais após a adoção da IFRS no Brasil: aplicando o teste de Mishkin." Revista Contemporânea de Contabilidade 14, no. 32 (August 31, 2017): 141. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2017v14n32p141.

Full text
Abstract:
Este estudo investiga se a eficiência do mercado de capitais brasileiro com relação à incorporação das informações contábeis aos preços se alterou após a adoção das normas internacionais de contabilidade (IFRS). Para tanto, aplica-se o teste de Mishkin (1983) visando testar a hipótese de eficiência de mercado. Os resultados indicam que para o primeiro período de análise (pré-IFRS) as variáveis explicativas, componentes do lucro em t tiveram um alto poder em inferir sobre os resultados do lucro futuro em t+1. Entretanto, com os resultados obtidos no teste não foi possível afirmar sobre alguma mudança no cenário da eficiência do mercado acerca das informações contábeis no mercado de capitais após a adoção dos IFRS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Mercado de capitais - Angola"

1

Cumba, Maria José. "Perceção da importância do mercado de capitais em Angola." Master's thesis, Universidade de Évora, 2013. http://hdl.handle.net/10174/16127.

Full text
Abstract:
O trabalho tem como objetivo principal conhecer a perceção da importância do mercado de capitais no desenvolvimento e crescimento económico de Angola, a partir da opinião de alguns dos principais intervenientes no mesmo. Constituem ainda objetivos específicos da investigação, conhecer a forma como o mercado de capitais é entendido atualmente, identificar as formas de cooperação entre atores do mercado de capitias, seu papel e reações a alterações no mercado, identificar o público-alvo mais importante para o mercado de capitais e o envolvimento do setor bancário e, reconhecer os desafios futuros do mercado de capitais em Angola, as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Foi adotada uma metodologia de investigação de tipo qualitativo por se considerar a mais adequada às características e particularidades do estudo e aos objetivos da investigação. Os resultados encontrados permitem obter informação sobre a perceção da importância do mercado de capitais em Angola, o papel dos governo e dos atores institucionais, o público-alvo, as expetativas futuras e as principais forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. Conclui-se evidenciando o fraco estado de desenvolvimento do mercado de capitais em Angola que ainda não detêm alguns dos atributos considerados essenciais à sua organização e desenvolvimento, acesso fácil e rápido à informação, custos de transação baixos, liquidez e eficiência informal; ABSTRACT:The work aims at study the perception of the importance of capital markets in development and economic growth in Angola, from the perspective of its main actors. The specific research objectives are to know how the capital markets is currently understood, identify the forms of cooperation between actors, their role and reactions to changes, identify the target audience and the banking sector involvement and, recognize the future challenges on capital markets in Angola and the strengths, weaknesses, opportunities and threats. According to the characteristics, specificities and research objectives, the study adopted a qualitative research methodology. The results provide information about the perception of the importance of the capital markets in Angola, the role of government and institutional actors, the audience, the future expectations and key strengths, weaknesses, opportunities and threats. Highlighting the weak state of development of the capital markets in Angola, we conclude that this market does not yet hold some of the attributes considered essential to its organization and development, fast and easy access to information, low transaction costs, liquidity and efficiency informal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nteka, Eduardo Álvaro Calangui. "Importância do mercado de capitais para o desenvolvimento da economia angolana." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2011. http://hdl.handle.net/10400.5/10182.

Full text
Abstract:
Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
O presente estudo tem por objectivo dar a conhecer, o processo de institucionalização do mercado de capitais em Angola, a luz do processo de reestruturação e modernização do Sistema Financeiro Nacional (SFN), permitindo assim identificar os principais factores e os grandes eixos que afectarão a evolução e desenvolvimento do sistema financeiro angolano, é sem dúvida, um passo significativo para o funcionamento regular e eficiente do mercado de capitais em Angola. No entanto, o eficiente funcionamento do mercado de capitais angolano dependerá da qualidade e autenticidade da informação difundida, pois, não será possível promover e desenvolver adequadamente o mercado de capitais angolano sem ter em conta estes aspectos de extrema importância.
The present study aims to raise awareness about the process of institutionalization of capital markets in Angola, the light of the restructuring and modernization process of the National Financial System (SFN), thus allowing to identify the main factors and the great axles at will affect the evolution and development of the Angolan financial system; it is, undoubtedly, a significant step towards the regular and efficient operation of the capital markets in Angola. However, the efficient operation of the Angolan capital market will depend on the quality and authenticity of the information disseminated, as it won?t be possible to adequately promote and develop the Angolan capital market without taking into account these aspects of the utmost importance.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Garcia, Maria Teresa Medeiros. "Eficiência do mercado de capitais." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 1992. http://hdl.handle.net/10400.5/19652.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Alonso, Leonardo. "Crimes contra o mercado de capitais." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2136/tde-07052010-075537/.

Full text
Abstract:
A necessidade de tutela eficiente do Mercado de Capitais é, atualmente, indiscutível. O advento de novas tecnologias e o tráfego internacional de capital cada vez maior; tornam o Mercado de Capitais, contemporaneamente, sujeito a amplos riscos e danos. Nesse contexto, o legislador tem respondido com a incriminação de condutas ofensivas ao mercado, contudo a formulação de tipos penais nem sempre se mostra adequada. Dessa forma, questiona-se qual o bem juridicamente tutelado pelos crimes contra o Mercado de Capitais, referente material necessário à intervenção penal do Estado; bem como quais os critérios adequados para verificação da legitimidade de tal intervenção. A dissertação está dividida em quatro capítulos. No primeiro capítulo tem lugar a análise dos dilemas do direito penal clássico frente aos novos riscos decorrentes da sociedade pós-moderna, com especial destaque à expansão dos Mercados de Capitais em uma sociedade globalizada; bem como os efeitos da chamada Globalização no direito penal e o incremento do direito penal econômico. O segundo capítulo destina-se a uma verificação das bases jurídicas e legais da regulação do Mercado de Capitais fundamentais para uma melhor compreensão de sua tutela penal , nomeadamente quanto ao seu controle no âmbito administrativo. Cumpre, ainda, no segundo capítulo, uma delimitação dos critérios científicos, externos ao bem jurídico, capazes de possibilitar um juízo de legitimidade da tutela penal do Mercado de Capitais. O terceiro capítulo trata do processo de criminalização da tutela dos Mercados de Capitais, passando por uma análise crítica acerca da utilização simbólica do direito penal e de sua internacionalização desprovida de critérios dogmáticos; e se encerra com um panorama acerca do tratamento penal dado aos Mercados de Capitais nos Estados Unidos da América e Europa Continental. Por fim, o capítulo quarto versa acerca da tutela penal do Mercado de Capitais no Brasil. Nesse contexto, partindo-se da Teoria pessoal do bem jurídico desenvolvida por Hassemer, foram identificados os interesses patrimoniais do público investidor como referente material limitador da intervenção penal do Estado. Uma vez identificado o bem jurídico tutelado, é realizada uma análise dos tipos penais relativos às operações do Mercado de Capitais, notadamente, a manipulação de mercado e o uso indevido de informação privilegiada; bem como acerca da utilização de tipos penais excessivamente abertos e crimes de perigo abstrato. Nesse capítulo também é apresentada uma proposta de adequação típica aos crimes de manipulação de mercado e uso indevido de informação privilegiada. Ao final, são expostas as conclusões do trabalho.
The need for efficient protection in the current Capital Market cannot be disregarded. The advent of new technologies and increasing international capital movements have rendered the contemporary Capital Market subject to extensive risks and damages. In this context, legislators have responded by criminalizing offensive conducts to the market, albeit through the establishment of criminal types that are not always adequate. Therefore, this thesis questions which legal good is legally protected by crimes against the Capital Market, in relation to the necessary State criminal intervention, and which are the adequate criteria for the verification of the legitimacy of such intervention. The thesis is divided into four chapters. The first chapter refers to the assessment of the dilemmas in classic criminal law in relation to the new risks arising out of post-modern society, especially regarding the expansion of the Capital Markets in a globalized society, in addition to the effects of the phenomenon referred to as Globalization in criminal law, and in economic criminal law. The second chapter focuses on the verification of the legal and judicial grounds for Capital Market regulation essential for the better understanding of its criminal protection specifically in relation to its control within the administrative scope. Furthermore, this chapter discusses the scientific criteria, external to the legal good, capable of providing for a legitimacy judgment of criminal protection of Capital Markets. The third chapter refers to the criminalization process of protection in Capital Markets, including a critical assessment of the symbolic use of criminal law and its internationalization without any dogmatic criteria. The chapter ends with the panorama on the criminal treatment given to Capital Markets in the United States of America and Continental Europe. Finally, the fourth chapter assesses criminal protection of the Capital Market in Brazil. In this context, beginning with the theory of the legal good developed by Hassemer, the asset interests of the investing public were identified as limiting material reference for the States criminal intervention. Once the protected legal good has been identified, an assessment on the criminal types in relation to the Capital Market is carried out, especially in reference to market manipulation and insider trading, as well as in regard to the use of excessively open criminal types and abstract danger crimes. This chapter also shows a proposal for the adequate typifying of market manipulation crimes and insider trading. Conclusions on the subject are drawn at the end.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sousa, Ana Rita de Castro. "Decisões da estrutura de capital: empresas portuguesas em Angola." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2011. http://hdl.handle.net/10773/7920.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão
Objectivo: o presente estudo consiste na observação dos factores determinantes da estrutura de capital das empresas que detêm investimento directo em Angola. Metodologia: dados em painel, pois a amostra é bastante reduzida e os dados são não equilibrados. Resultados: Crescimento das Vendas provoca um crescimento de 2.89 valores monetários do Debt to Equity Ratio; a Liquidez fomenta um aumento de 2.76 unidades monetários no Debt to Equity Ratio; a Rentabilidade das Vendas estimula um aumento de 8.27 valores monetários do Debt to Equity Ratio; a Rentabilidade das Vendas provoca uma diminuição de 67.40 valores monetários no Debt to Equity Ratio; o valor unitário do preço das acções fomenta um aumento de 5.99 unidades monetárias no Debt to Equity Ratio; a Estrutura de Activos provoca um aumento de 0.55 unidades monetárias no Endividamento; os Activos Intangíveis estimulam um aumento de 0.00000000056 unidades monetárias no endividamento; a Rentabilidade do Capital Próprio fomenta um aumento de 0.0087 unidades monetárias no Endividamento; a Poupança não Fiscal Associada ao Endividamento provoca uma diminuição de 0.0044 unidades monetárias no Endividamento; a Tangibilidade fomenta uma diminuição 0.53 valores monetários no Endividamento. Conclusões: Neste estudo foi testado quais os factores que influenciavam a escolha da estrutura de capitais nas empresas com investimento em Angola e dos resultados obtidos, é de salientar que neste estudo os factores que influenciam o Debt to Equity Ratio diferem dos factores que influenciam o Endividamento, menos a Rentabilidade do Capital Próprio que influencia ambas as variáveis. Relativamente ao factor Crescimento das Vendas verifica-se que este obteve um impacto positivo no Debt to Equity Ratio. A Estrutura de Activos tem um impacto positivo no Endividamento, no entanto a Liquidez obteve um impacto positivo sobre o Debt to Equity Ratio. O factor Activos Intangíveis obteve um impacto positivo sobre o Endividamento. Relativamente ao factor Rentabilidade, este foi dividido em Rentabilidade das Vendas e Rentabilidade do Capital Próprio, por isso os resultado obtidos variam pela forma como estas foram definidas. Contudo, neste estudo a Rentabilidade das vendas detém um impacto positivo no Debt to Equity Ratio, mas a Rentabilidade do Capital Próprio detém um impacto negativo no Debt to Equity Ratio e um impacto positivo no Endividamento.
Objective: This study is to understand the determinants of capital structure of companies that have direct investment in Angola. Results: Sales growth causes a growth of 2.89 monetary values of the Debt to Equity Ratio; the Liquidity promotes an increase of 2.76 monetary values of the Debt to Equity Ratio; the Profitability of Sales stimulates an increase of 8.27 monetary values of the Debt to Equity Ratio; the Profitability of Sales cause a decrease of 67.40 monetary values in Debt to Equity Ratio; the unit value of the share price encourages an increase of 5.99 currencies in Debt to Equity Ratio; the Structure of Assets causes an increase of 0.55 currencies in Indebtedness; the Intangible Assets stimulates an increase of 0.00000000056 currencies in Indebtedness; the Return on Equity promotes an growth of 0.0087 currencies of Indebtedness; the Tax Savings Associated with the Debt causes a decrease of 0.0044 units in Indebtedness; the Tangibility promotes a decreases 0.53 monetary values in Indebtedness. Conclusions: In this study was tested what factors influenced the choice of capital structure in companies with investment in Angola and of the results obtained, it should be noted that in this study the factors influencing the Debt to Equity Ratio differ from the factors that influence the Indebtedness, less Return on Equity that influences both variables. With regard to the sales growth factor there is that this has a positive impact on the Debt to Equity Ratio. For the Sales Growth factor verifies that this has obtained a positive impact on Debt to Equity Ratio. The Structure of Assets has a positive impact on Indebtedness; however the Liquidity obtained a positive impact on the Debt to Equity Ratio. The Intangible Assets factor obtained a positive impact on Indebtedness. About the Profitability factor, this was divided into Profitability of Sales and Return on Equity, so the result obtained vary by how these have been defined. However, in this study the Profitability of Sales has a positive impact on Debt to Equity Ratio, but the Return on Equity contains a negative impact on the Debt to Equity Ratio and a positive impact on the Indebtedness.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Gustavo Travassos Pereira da [UNESP]. "Esforço de modernidade do mercado de capitais no Brasil: o novo mercado." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2006. http://hdl.handle.net/11449/99148.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:29:50Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2006-08Bitstream added on 2014-06-13T20:27:08Z : No. of bitstreams: 1 silva_gtp_me_arafcl.pdf: 586589 bytes, checksum: cb3373fc13737cea0537525e7742cd59 (MD5)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
O presente trabalho tem por objetivo investigar como pode ser diferente o padrão financeiro e de financiamento entre empresas quando um ambiente com maior proteção ao investidor resultante de melhor proteção legal e melhores práticas de governança por parte das empresas passa a existir. É essa a nova perspectiva que foi instaurada no Brasil a partir de 2000, denominado de Novo Mercado contrapondo-se ao mercado tradicional de capitais, representado pelo IBOVESPA. A comparação que propomos é entre duas amostras através de índices econômicofinanceiros, na qual a primeira amostra possui firmas do Novo Mercado enquanto a segunda possui firmas do IBOVESPA. Observaremos a experiência de três países emergentes (México, Polônia e Chile) no desenvolvimento de seus mercados de capitais. Tais evidências sugerem que um ambiente de liberalização financeira e de boas práticas de governança corporativa, são capazes de influenciar positivamente o desenvolvimento e o crescimento das firmas. Para criar o contexto da análise nos dedicamos a explorar como a estrutura financeira torna-se relevante à análise econômica e como o sistema financeiro é capaz de fomentar o desenvolvimento econômico através de intermediários mais eficientes.
This work has the purpose of investigating how different the financial and funding pattern can be among firms when exists an environment with more investor protection resulting from better legal protection and corporate governance practices at firms. That is the new perspective in Brazil since 2000, with Novo Mercado becoming the counterpart of traditional capital markets, represented by IBOVESPA. We propose a comparison using economic-financial indexes for two samples, the first one is formed with Novo Mercado companies, and the second one with IBOVESPA companies. We also will observe three emerging countries (Mexico, Poland and Chile) in their capital markets development. There is evidence that an environment with financial liberalization and good corporate governance practices are capable of influentiating positively the development and growth of firms. To create the analysis context, we dedicate to explore how the financial structure became relevant in the economic analysis and how the financial system can foment economic development through more efficient intermediaries.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Gustavo Travassos Pereira da. "Esforço de modernidade do mercado de capitais no Brasil : o novo mercado /." Araraquara : [s.n.], 2006. http://hdl.handle.net/11449/99148.

Full text
Abstract:
Orientador: Elton Eustáquio Casagrande
Banca: Alexandre Sartoris Neto
Banca: Patrícia Helena Fernandes Cunha
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar como pode ser diferente o padrão financeiro e de financiamento entre empresas quando um ambiente com maior proteção ao investidor resultante de melhor proteção legal e melhores práticas de governança por parte das empresas passa a existir. É essa a nova perspectiva que foi instaurada no Brasil a partir de 2000, denominado de Novo Mercado contrapondo-se ao mercado tradicional de capitais, representado pelo IBOVESPA. A comparação que propomos é entre duas amostras através de índices econômicofinanceiros, na qual a primeira amostra possui firmas do Novo Mercado enquanto a segunda possui firmas do IBOVESPA. Observaremos a experiência de três países emergentes (México, Polônia e Chile) no desenvolvimento de seus mercados de capitais. Tais evidências sugerem que um ambiente de liberalização financeira e de boas práticas de governança corporativa, são capazes de influenciar positivamente o desenvolvimento e o crescimento das firmas. Para criar o contexto da análise nos dedicamos a explorar como a estrutura financeira torna-se relevante à análise econômica e como o sistema financeiro é capaz de fomentar o desenvolvimento econômico através de intermediários mais eficientes.
Abstract: This work has the purpose of investigating how different the financial and funding pattern can be among firms when exists an environment with more investor protection resulting from better legal protection and corporate governance practices at firms. That is the new perspective in Brazil since 2000, with Novo Mercado becoming the counterpart of traditional capital markets, represented by IBOVESPA. We propose a comparison using economic-financial indexes for two samples, the first one is formed with Novo Mercado companies, and the second one with IBOVESPA companies. We also will observe three emerging countries (Mexico, Poland and Chile) in their capital markets development. There is evidence that an environment with financial liberalization and good corporate governance practices are capable of influentiating positively the development and growth of firms. To create the analysis context, we dedicate to explore how the financial structure became relevant in the economic analysis and how the financial system can foment economic development through more efficient intermediaries.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Tanji, Márcia. "Mercado de capitais: formas de atuação do Estado." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2132/tde-25112016-092621/.

Full text
Abstract:
A observação do mercado de capitais brasileiro revela a constante presença do Estado: autoridade reguladora; acionista controlador de companhia aberta; sociedade de economia mista emissora de valores mobiliários; originador de ativos subjacentes a valores mobiliários; integrante do sistema de distribuição de valores mobiliários, por exemplo, bancos de investimento e corretoras sob controle estatal; cotista de fundo de investimento; entidade patrocinadora de fundos de pensão, os quais são relevantes investidores institucionais neste mercado. Os estudos sobre mercado de capitais focam a função regulatória estatal. Porém, outro aspecto merece ser abordado: o Estado não prescinde do mercado de capitais na implementação das políticas públicas. A atuação do Estado no processo econômico encontra fundamentos e limites na Constituição da República Federativa do Brasil. A exposição sistemática das formas de atuação do Estado pode contribuir para o controle que a sociedade deve realizar sobre a correção da atividade estatal e sobre a implementação das políticas públicas. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é sistematizar as diversas formas de atuação do Estado no mercado de capitais à luz de seus fundamentos constitucionais e legais e analisar de forma crítica as contradições, imprecisões, perspectivas e os desafios advindos da interação dinâmica entre as formas de atuação estatal.
An analysis of the Brazilian capital markets reveals the constant presence of the State in numerous capacities: regulatory authority; controlling shareholder of public companies; mixed-capital issuer of securities; originator of underlying assets for securities; participant in the security distribution system, such as through investment banks and brokers under state control; shareholder in investment funds; and sponsor of pension funds that are significant institutional investors in this market. Studies regarding the capital makets focus on the State\'s regulatory function. Another aspect, however, deserves to be addressed: the State does not leave aside the capital markets in the implementation of public policy. The actions of the State in the economic process has foundations and limits in the Constitution of the Federative Republic of Brazil. The systematic exposure of the forms of State action can contribute to the control that society should wield to correct State action and the implementation of public policy. In this sense, the objective of this work is to examine the various forms of State action in the capital markets in light of constitutional and legal foundations and analyze the contradictions, faults, perspectives and challenges arising from the dynamic interaction of such forms of action.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rachman, Nora Matilde. "Caminhos da cooperação regulatória no mercado de capitais." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/101/101131/tde-12112013-105022/.

Full text
Abstract:
A recente crise financeira global trouxe para o centro do debate internacional o tema da regulação dos mercados de capitais e, com ela, suas diversas qualificações como um fator responsável pela crise. O trabalho tem como foco entender o papel da cooperação internacional em matéria regulatória e, particularmente, a existência de incentivos, preferências, ideias e instituições inerentes à cooperação entre estados. Para tanto, realiza uma análise sistêmica de iniciativas regulatórias tomadas por quatro países entre 2007 e 2011, com o fim de verificar a existência de padrões, modalidades específicas e os caminhos da cooperação na regulação do mercado de capitais. Tendo como gatilho a eclosão da crise financeira global, os principais resultados apontam para um efetivo escrutínio doméstico das recomendações internacionais editadas e, em consequência, uma ampliação do conceito de cooperação regulatória. O que se verifica é que, além das atividades de supervisão e enforcement, emergem iniciativas regulatórias com diversos elementos e formatos comuns, que levam em conta a interação dos determinantes políticos e consequências econômicas advindos desse momentum.
The recent global financial crisis brought to the center of international discussion the debate concerning the regulation of capital markets, including its many variances, as a factor responsible for the crisis. The focus of this work is on the role of international cooperation in regard to regulation, with specific attention given to particular aspects such as the existence of incentives, preferences, ideas, and institutions inherent to cooperation between states. As such, this dissertation will provide a systematic analysis of regulatory initiatives taken by four countries between the years 2007 and 2011. The goal was to verify the existence of patterns, specific models, as well as pathways to cooperation in the regulation of capital markets. The principle results suggest an effective domestic scrutiny of international recommendations driven mostly by the outbreak of the global financial crisis, and as a result a broader concept of what is understood as regulatory cooperation. Besides new measures of supervision and enforcement, the work verified the emergence of regulatory initiatives, with both common elements and formats that take into consideration the interaction of political determinants and economic consequences arising from this momentum.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Timbó, Ivo Cordeiro Pinho. "Regime jurídico da informação no mercado de capitais." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2007. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1093.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:34:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 (Ivo Cordeiro Pinho .pdf: 1368947 bytes, checksum: 40ba1a65fe1f8c8445c4db73e1ae5c81 (MD5) Previous issue date: 2007-02-08
Information is an asset of great value in the capital market, as so it must be regulated for the purpose of promoting the market s credibility and guaranteeing the investor s trust. Therefore, this research was conceived with the objective of studying the juridical regimen of the information in the stock market, being the subject analyzed from a double perspective: the right of the shareholder s to the information and, especially, the right of the market to the information. Related to this latter aspect, the adoption of the full and fair disclosure principle, that consists in the wide and honest revelation of information, as the market regulation philosophy, in the United States and in the whole world, must me examined. Moreover, regarding to the theme, it is necessary to consider the repression to the insider trading and the manipulation of the market as a consequence of the disclosure system. At last, it is important to detach the new instruments of information control, mainly those related to corporate governance and the new rules imposed by the Sarbanes-Oxley Act.
A informação é um bem de grande valor no mercado de capitais, devendo ser regulada com vistas a promover a credibilidade do mercado e de garantir a confiança dos investidores. Essa pesquisa foi, então, idealizada com o objetivo de se estudar o regime jurídico da informação no mercado acionário, analisando-se a matéria a partir de uma dupla perspectiva: o direito do acionista à informação e, principalmente, o direito do mercado à informação. Quanto a este último aspecto, cabe examinar a adoção do princípio do full and fair disclosure, consistente na divulgação ampla e honesta das informações relevantes, como filosofia de regulação do próprio mercado, nos Estados Unidos e em todo o mundo. Mais que isso, cabe, ainda, estudar a repressão ao insider trading e à manipulação do mercado, como corolários do sistema de disclosure. Por fim, é importante destacar os novos instrumentos de controle da informação, em especial aqueles relativos à governança corporativa e às novas regras impostas pelo Sarbanes-Oxley Act.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Mercado de capitais - Angola"

1

Rudge, Luiz Fernando. Mercado de capitais. Belo Horizonte, MG: Comissão Nacional de Bolsas de Valores, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Brazil. Legislação sobre mercado de capitais. Rio de Janeiro-RJ: Comissão Nacional de Bolsas de Valores, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mercado de capitais: Regime jurídico. 3rd ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Brazil. Legislação sobre mercado de capitais. Rio de Janeiro, RJ: Comissão Nacional de Bolsas de Valores, 1990.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Butrón, Guilhermo Tomás Málaga. Mercado de capitais e desenvolvimento. [São Paulo, Brazil]: Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas, Núcleo de Pesquisas e Publicações, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Brazil. Legislação sobre mercado de capitais. 9th ed. Belo Horizonte, MG: Comissão Nacional de Bolsas de Valores, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sistema financeiro e mercado de capitais. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, 1985.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Eizirik, Nelson Laks. Mercado de capitais e S.A.: Jurisprudência. Rio de Janeiro, RJ: Comissão Nacional de Bolsa de Valores, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Abreu, José. O último imbecil do mercado de capitais. Salvador, BA: Editoração, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mercado financeiro & de capitais: Regulação e tributação. São Paulo: Editora Quartier Latin do Brasil, 2015.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Mercado de capitais - Angola"

1

ROCCA, CARLOS ANTONIO. "Plano Diretor do Mercado de Capitais 2008 (PDMC 2008)." In O Novo Plano Diretor Do Mercado De Capitais, 15–50. Elsevier, 2009. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-3535-7.50005-8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

"Front Matter." In O Novo Plano Diretor Do Mercado De Capitais, ii—iii. Elsevier, 2009. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-3535-7.50001-0.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

"Copyright." In O Novo Plano Diretor Do Mercado De Capitais, iv. Elsevier, 2009. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-3535-7.50002-2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

PAULO, JOÃO, and REIS VELLOSO. "INTRODUÇÃO: Os Planos Diretores e a Revolução no Mercado de Capitais." In O Novo Plano Diretor Do Mercado De Capitais, 1–4. Elsevier, 2009. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-3535-7.50003-4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

MIFANO, GILBERTO. "O Novo Plano Diretor e o Mercado de Capitais Brasileiro." In O Novo Plano Diretor Do Mercado De Capitais, 5–14. Elsevier, 2009. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-3535-7.50004-6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

"Entidades participantes do Comitê Executivo do Plano Diretor." In O Novo Plano Diretor Do Mercado De Capitais, 51–53. Elsevier, 2009. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-3535-7.50006-x.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

"GT Plano Diretor 2008 – Participantes1414Representantes que participaram de reuniões do GT, indicados pelas entidades do Comitê Executivo do Plano Diretor." In O Novo Plano Diretor Do Mercado De Capitais, 55–57. Elsevier, 2009. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-3535-7.50007-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

"Especialistas consultados." In O Novo Plano Diretor Do Mercado De Capitais, 59–61. Elsevier, 2009. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-3535-7.50008-3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

"Principais atos de regulação e autorregulação desde o Plano Diretor do Mercado de Capitais 2002 até 31/3/20081515Trabalho realizado por Interlink Consultoria, a pedido do IBMEC; destacam-se as medidas adotadas em 2007 e 2008." In O Novo Plano Diretor Do Mercado De Capitais, 63–111. Elsevier, 2009. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-3535-7.50009-5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rocca, Carlos Antonio. "Agradecimentos." In O Novo Plano Diretor Do Mercado De Capitais, 113–17. Elsevier, 2009. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-3535-7.50010-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Mercado de capitais - Angola"

1

ARAUJO VIEIRA, GUILHERME, Felipe Fortuna, Carlos Francisco Simões Gomes, and MARCOS DOS SANTOS. "ANÁLISE PROSPECTIVA DO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO PÓS-COVID19: UMA VISÃO MACROECONÔMICA." In IV Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação. Recife: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/sengi2021.349121.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Soares, Edilaine Rodrigues. "Integração entre pequenas e médias empresas de TI e o mercado de capitais." In 14th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. TECSI, 2017. http://dx.doi.org/10.5748/9788599693131-14contecsi/ms-4597.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cohen, Eric David. "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SERVIÇOS DE MERCADO DE CAPITAIS DE UMA GRANDE INSTITUIÇÃO FINANCEIRA BRASILEIRA." In 12th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. TECSI, 2015. http://dx.doi.org/10.5748/9788599693117-12contecsi/ps-2796.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

de Britto, Daniel Pitelli. "A INFLUÊNCIA DO MERCADO DE CAPITAIS NO SETOR DE REAL ESTATE BRASILEIRO: GERAÇÃO OU DESTRUIÇÃO DE VALOR?" In 11ª Conferência Internacional da LARES. Latin American Real Estate Society, 2011. http://dx.doi.org/10.15396/lares-2011-559-798-1-rv.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Carvalho, Matheus de Souza, Willian Felipe Assis de Oliveira, Marco Antônio de Andrade Luciano, and JAMILE NEME DE QUEIROZ. "Inserção de Pequenas e Médias Empresas no Mercado de Capitais: Um estudo do impacto econômico após o IPO." In Anais do XII CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Recife, Brasil: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/113653.12-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vergini, Danielle Paná, Salete Turra, Itzhak David Simão Kaveski, and Nelson Hein. "ENTROPIA DA INFORMAÇÃO EM INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS E DE MERCADO DE CAPITAIS DAS EMPRESAS PERTENCENTES AO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA BM&FBOVESPA." In 12th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. TECSI, 2015. http://dx.doi.org/10.5748/9788599693117-12contecsi/rf-1974.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Wisniewski, Marina Luiza Gaspar. "AS EMPRESAS SUSTENTÁVEIS E O MERCADO DE CAPITAIS: UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INTERNALIZAÇÃO DA CULTURA DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA ESTRATÉGIA DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS DE CAPITAL ABERTO." In 14th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. TECSI, 2017. http://dx.doi.org/10.5748/9788599693131-14contecsi/ps-5105.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

MOTA, PATRICK LUAN TATAGIBA, PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS, and JOAO CARLOS FELIX SOUZA. "A INFLUÊNCIA DOS PERÍODOS DE ELEIÇÃO PRESIDENCIAL ENTRE 2006 E 2014 SOBRE O PREÇO DAS AÇÕES NO MERCADO DE CAPITAIS DE BANCOS BRASILEIROS NO ÂMBITO DA BM&FBOVESPA: UM ESTUDO DE EVENTOS." In ENEGEP 2017 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2017 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2017. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2017_tn_sto_240_393_33568.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography