To see the other types of publications on this topic, follow the link: Mercado de capitais - Angola.

Journal articles on the topic 'Mercado de capitais - Angola'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Mercado de capitais - Angola.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Perobelli, Fernanda F. C. "Mercado de capitais." GV-executivo 6, no. 1 (October 3, 2007): 25. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v6n1.2007.34317.

Full text
Abstract:
<p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt;"><span style="font-size: 7.5pt; font-family: Verdana, sans-serif;">O mercado de capitais &eacute; uma das formas que pode assumir a intermedia&ccedil;&atilde;o financeira, ou troca de recursos entre agentes no sistema capitalista. Sua finalidade &eacute; garantir a capitaliza&ccedil;&atilde;o das empresas, ao mesmo tempo em que proporciona retornos atraentes a seus investidores. Este artigo analisa o mercado de capitais brasileiro, apresentando e discutindo as raz&otilde;es de seu atual baixo dinamismo e formas de super&aacute;-lo.</span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

David, Alexandre Beçak, and Ivan Iais. "Integração via mercado de capitais." GV-executivo 9, no. 2 (May 22, 2010): 42. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v9n2.2010.23427.

Full text
Abstract:
Aproveitando o bom momento experimentado pelo mercado de capitais brasileiro, entidades do mercado direcionam seus esfor&ccedil;os para tornar o pa&iacute;s um polo de atra&ccedil;&atilde;o de investimentos para toda a Am&eacute;rica Latina
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, José Odálio dos, and José Augusto Rodrigues dos Santos. "Mercado de capitais: racionalidade versus emoção." Revista Contabilidade & Finanças 16, no. 37 (April 2005): 103–10. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772005000100008.

Full text
Abstract:
A flutuação dos preços de mercado dos ativos tem sido objeto de um embate entre duas correntes diferentes de pensamento: de um lado estão os que defendem que os preços se formam aleatoriamente com base em informações novas e que os investidores tomam decisões racionais, dentro dos pressupostos da Teoria de Eficiência de Mercado. De outro lado, há os que consideram que a realidade é muito mais complexa e que ninguém é capaz de levar em conta todas as variáveis na hora de investir e que parte dessa decisão tem também um componente humano ou emocional. Estes últimos são os defensores das teorias ligadas às finanças comportamentais. Este trabalho destaca as principais características de mercados eficientes e apresenta anomalias amplamente discutidas entre os pesquisadores para refutar a eficiência de mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

De Campos Silva, Allan Rodrigo. "Mobilidade do capital e imigração entre Brasil e Angola: dinâmicas territoriais no Sul global no início do século XXI." Tempos Históricos 24, no. 1 (October 23, 2020): 183–206. http://dx.doi.org/10.36449/rth.v24i1.24935.

Full text
Abstract:
Este artigo trata das dinâmicas territoriais entre Brasil e Angola produzidas no contexto da ascensão e estouro da bolha financeira das commodities durante as primeiras duas décadas dos anos 2000. Apresentamos as dinâmicas territoriais entre Brasil e Angola através dos circuitos de mobilidade do trabalho e de capitais entre os dois países a partir da emergência de um novo arranjo geoeconômico e geopolítico no Sul global, por meio de uma pesquisa bibliográfica e da realização de entrevistas. No âmbito da mobilidade dos capitais apresentamos a exportação de serviços brasileiros em empreiteiras do setor de construção civil, com centralidade para as operações da Odebrecht, responsável por um conjunto considerável de grandes obras em Luanda e no interior de Angola. Para a apresentar as dinâmicas da mobilidade do trabalho descrevemos as trajetórias de imigrantes angolanos submetidos ao Estatuto do Refugiado no Brasil, considerando as suas condições jurídicas e laborais. Como resultado, apresentamos um mapeamento das principais ações de modernização territorial promovida pela Odebrecht em território angolano e uma caracterização qualitativa da situação do imigrante angolano no Brasil contemporâneo. Consecutivamente, propomos um entendimento das dinâmicas territoriais contemporâneas entre Brasil e Angola como um parte de processo prenhe de contradições socio-espaciais e econômicas, cujo desenlace se insere na dinâmica de crise do capitalismo financeiro contemporâneo.Este artigo trata das dinâmicas territoriais entre Brasil e Angola produzidas no contexto da ascensão e estouro da bolha financeira das commodities durante as primeiras duas décadas dos anos 2000. Apresentamos as dinâmicas territoriais entre Brasil e Angola através dos circuitos de mobilidade do trabalho e de capitais entre os dois países a partir da emergência de um novo arranjo geoeconômico e geopolítico no Sul global, por meio de uma pesquisa bibliográfica e da realização de entrevistas. No âmbito da mobilidade dos capitais apresentamos a exportação de serviços brasileiros em empreiteiras do setor de construção civil, com centralidade para as operações da Odebrecht, responsável por um conjunto considerável de grandes obras em Luanda e no interior de Angola. Para a apresentar as dinâmicas da mobilidade do trabalho descrevemos as trajetórias de imigrantes angolanos submetidos ao Estatuto do Refugiado no Brasil, considerando as suas condições jurídicas e laborais. Como resultado, apresentamos um mapeamento das principais ações de modernização territorial promovida pela Odebrecht em território angolano e uma caracterização qualitativa da situação do imigrante angolano no Brasil contemporâneo. Consecutivamente, propomos um entendimento das dinâmicas territoriais contemporâneas entre Brasil e Angola como um parte de processo prenhe de contradições socio-espaciais e econômicas, cujo desenlace se insere na dinâmica de crise do capitalismo financeiro contemporâneo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Basto Lupi, André Lipp Pinto, Viviane Côelho De Séllos Knoerr, and Juliano Siqueira De Oliveira. "ANOTAÇÕES ACERCA DO SISTEMA FINANCEIRO BRASILEIRO, MERCADO DE CAPITAIS E A REGULAMENTAÇÃO DO INVESTED-BASED CROWDFUNDING NO BRASIL." Administração de Empresas em Revista 3, no. 17 (April 26, 2019): 99. http://dx.doi.org/10.21902/adminrev.2316-7548.v3i17.4043.

Full text
Abstract:
O presente artigo pretende analisar a regulamentação do crowdfunding de investimento, trazida pela Instrução CVM 588 de 14 de julho de 2017. Para tanto, trata dos parâmetros que regulam o sistema financeiro e sua segmentação em quatro grandes mercados para depois tratar do funcionamento do mercado de capitais. A partir deste ponto, aborda o papel da Comissão de Valores Mobiliários na condição de entidade supervisora do mercado de capitais, para que culminar com a análise técnico-jurídica da Instrução CVM 588/2017. Palavras-chave: Sistema financeiro. Mercados Financeiros. Mercado de Capitais. Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Crowdfunding de investimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Tarantin Junior, Wilson, and Maurício Ribeiro do Valle. "Estrutura de capital: o papel das fontes de financiamento nas quais companhias abertas brasileiras se baseiam." Revista Contabilidade & Finanças 26, no. 69 (November 10, 2015): 331–44. http://dx.doi.org/10.1590/1808-057x201512130.

Full text
Abstract:
Resumo Este estudo avaliou a estrutura de capital de companhias abertas brasileiras, no período de 2005 a 2012, verificando o papel das fontes de financiamento nas quais tais companhias se baseiam. Para tanto, foi avaliada a proporção das dívidas em 3 fontes distintas: as instituições financeiras, o mercado de capitais e as fontes com taxas de juros subsidiadas, estas últimas representando um fator institucional da economia brasileira. Foi utilizada uma amostra de 95 empresas, dentre as 150 maiores empresas com ações negociadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA). Por meio de modelos com dados em painel, os resultados mostram que as fontes de financiamento impactam a formação da estrutura de capital das empresas, exercendo influência tanto na alavancagem quanto na maturidade das dívidas. Em relação à alavancagem, empresas que têm maior proporção de seus recursos captados no mercado de capitais são mais alavancadas. O mesmo não acontece com as empresas que têm maior proporção de recursos subsidiados. Em relação à maturidade das dívidas, recursos de diferentes maturidades são captados em diferentes fontes: os recursos de menores maturidades são captados em instituições financeiras e os recursos de maiores maturidades são captados no mercado de capitais e nas fontes com taxas de juros subsidiadas - leia-se Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Comparando-se os recursos do mercado de capitais com os recursos subsidiados, verifica-se que os primeiros têm maior maturidade. Tal resultado pode ser justificado em virtude do crescimento do mercado de capitais brasileiro nos últimos anos, a partir de 2009, de modo que as companhias estão se baseando no mercado de capitais para seus financiamentos de maior maturidade e nos recursos subsidiados, do BNDES, para seus financiamentos de maturidades intermediárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

MOLLER, HORST DIETER, and ANTÔNIO ANDRÉ CUNHA CALLADO. "INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS EM CARTEIRAS DE AÇÕES, CRISES INTERNACIONAIS E IBOVESPA." RAM. Revista de Administração Mackenzie 8, no. 1 (January 2007): 133–55. http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712007/administracao.v8n1p133-155.

Full text
Abstract:
RESUMO Este trabalho analisou a relação entre o comportamento do mercado acionário brasileiro, representado pelo Ibovespa, e os fluxos de capitais estrangeiros direcionados para investimentos em carteira de ações, no período posterior à implantação do Plano Real. Ao longo desse período, foram observadas diversas crises financeiras no âmbito internacional que provocaram instabilidade e volatilidade nos fluxos de capitais estrangeiros. Este trabalho considera as influências sistemáticas dessas instabilidades sobre o Ibovespa, especialmente pela capitalização relativamente pequena do mercado brasileiro de ações. A hipótese de mercado eficiente supõe que os preços das ações, e com isso o Ibovespa, seguem um caminho aleatório e não devem estar sujeitos a influências sistemáticas de outros fatores. A hipótese geral do trabalho é que os fluxos de capitais estrangeiros direcionados para o mercado acionário brasileiro influenciam significativamente o Ibovespa. A hipótese especifica que crises internacionais e nacionais influenciam negativamente os fluxos de capitais estrangeiros nesse segmento e com isso o Ibovespa. A justificação para este trabalho é de que essas influências sistemáticas de crises sobre o Ibovespa são um fator sistemático que limita a hipótese de mercado acionário brasileiro eficiente. Foi realizada uma análise empírica com diferentes modelos mostrando que há evidências de influência sistemática dos fluxos de capital estrangeiro em carteira de ações sobre o Ibovespa. Esses achados limitam, de certa forma, a adequação da hipótese de mercado eficiente para o mercado brasileiro de ações. Essa influência sistemática dos fluxos de capital estrangeiro sobre o Ibovespa pode ser um fenômeno restrito no período analisado, refletindo a alta volatilidade dos fluxos de capitais estrangeiros por causa de crises externas e internas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

CARVALHO, FERNANDO J. CARDIM DE, and JOÃO SICSÚ. "Controvérsias Recentes sobre Controles de Capitais." Brazilian Journal of Political Economy 24, no. 2 (June 2004): 163–85. http://dx.doi.org/10.1590/0101-31572004-1620.

Full text
Abstract:
RESUMO A eficácia dos controles de capital tem sido objeto de interesse renovado, especialmente após a crise asiática de 1997. Em particular, o FMI, que havia decidido insistir na conversibilidade da conta de capital em 1997, passou por uma mudança de mentalidade, substituindo a preocupação com o correto sequenciamento das reformas liberalizantes para a tentativa de obter a liberalização imediata nos países em desenvolvimento. No artigo, mostra-se que o debate teórico em torno dos controles de capital é, de fato, o mesmo debate sobre a regulação financeira em geral, contrapondo-se à Hipótese do Mercado Eficiente a hipóteses de mercado imperfeitas. Demonstra-se também que os estudos empíricos mais recentes sobre os efeitos da liberalização da conta de capital (e, portanto, sobre os efeitos da manutenção dos controles de capital em vigor) não mostraram resultados positivos significativos em termos da maioria das variáveis macroeconômicas, como emprego, crescimento. A falta de resultados definitivos parece sugerir que os esforços de liberalização são em sua maioria prematuros, movidos por visões de mercado pró-livres ideologicamente fundamentadas e não por evidências empíricas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Galdi, Fernando Caio. "Comunicação financeira corporativa e o papel da atividade de Relações com Investidores no Brasil." Organicom 18, no. 35 (July 12, 2021): 61–71. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.183666.

Full text
Abstract:
Este artigo discute o papel e a relevância da comunicação financeira corporativa no mercado de capitais e da atividade de relações com investidores (“RI”) como sua executora. São apresentadas evidências empíricas do custo-benefício da área de RI para as empresas. Foco especial é dado para a atividade de RI no mercado de capitais brasileiro. Também são apresentados os desafios atuais para o desempenho da atividade de RI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Zortea, Chrystian Tresman, Fernando Caio Galdi, Danilo Soares Monte-mor, and Aziz Xavier Beiruth. "Eficiência do mercado de capitais após a adoção da IFRS no Brasil: aplicando o teste de Mishkin." Revista Contemporânea de Contabilidade 14, no. 32 (August 31, 2017): 141. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2017v14n32p141.

Full text
Abstract:
Este estudo investiga se a eficiência do mercado de capitais brasileiro com relação à incorporação das informações contábeis aos preços se alterou após a adoção das normas internacionais de contabilidade (IFRS). Para tanto, aplica-se o teste de Mishkin (1983) visando testar a hipótese de eficiência de mercado. Os resultados indicam que para o primeiro período de análise (pré-IFRS) as variáveis explicativas, componentes do lucro em t tiveram um alto poder em inferir sobre os resultados do lucro futuro em t+1. Entretanto, com os resultados obtidos no teste não foi possível afirmar sobre alguma mudança no cenário da eficiência do mercado acerca das informações contábeis no mercado de capitais após a adoção dos IFRS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Gonçalves Junior, Cleber. "História recontada." GV-executivo 6, no. 2 (October 3, 2007): 88. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v6n2.2007.34578.

Full text
Abstract:
<p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt;"><span style="font-family: Verdana, sans-serif; font-size: 8pt; text-align: justify;">Obra apresenta com detalhes a cria&ccedil;&atilde;o e evolu&ccedil;&atilde;o do mercado de capitais brasileiro nos &uacute;ltimos cinquenta anos. Em retrospectiva, o autor demonstra fatos passados que ajudam a explicar os reveses do mercado de capitais brasileiro na atualidade.</span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Vieira, Kelmara Mendes, and Jairo Laser Procianoy. "Reação dos investidores a bonificações e desdobramentos: o caso brasileiro." Revista de Administração Contemporânea 7, no. 2 (June 2003): 9–33. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552003000200002.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a reação do mercado de capitais ao evento de bonificações e de desdobramentos de ações nas ações de empresas negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Encontramos retornos positivos e significativos no entorno do primeiro dia de negociação ex-evento. Devido as características do mercado de capitais brasileiro e da economia, as hipóteses de sinalização, variação mínima de preços entre duas negociações e preço ótimo parecem não nos dar boas explicações e a hipótese de liquidez apresenta sinais ambíguos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Ribas, Felipe Santos, and Luiz Alberto Blanchet. "Os impactos da lei 13.303, de 30 de junho de 2016, no desempenho das empresas estatais junto ao mercado financeiro e de capitais. Uma análise sob a ótica da governança corporativa." Scientia Iuris 24, no. 1 (July 20, 2020): 10. http://dx.doi.org/10.5433/2178-8189.2020v24n1p10.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho é fazer uma análise em torno dos impactos que o sistema de governança previsto na Lei 13.303/2016 poderá gerar no desempenho das empresas estatais junto ao mercado financeiro e de capitais. Para tanto, será realizada uma revisão de literatura multidisciplinar visando demonstrar esses impactos, adiantando-se que os estudos confirmam que boas práticas de governança corporativa reduzem os conflitos de interesse contribuindo para uma melhor liquidez, menor volatilidade e o aumento dos preços das ações, além de facilitar o acesso ao crédito no mercado financeiro e de capitais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Belo, Neuza Maria, and Haroldo Guimarães Brasil. "Assimetria informacional e eficiência semiforte do mercado." Revista de Administração de Empresas 46, spe (December 2006): 48–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902006000500004.

Full text
Abstract:
O artigo investiga a assimetria informacional no mercado de capitais brasileiro quando da convocação para a Assembléia Geral Ordinária (AGO) ou para a Reunião do Conselho de Administração (RCA), desde que na pauta conste a intenção de aumentar o capital, via subscrição de ações, ou quando do anúncio da decisão de aumentar o capital, verificando-se a eficiência semiforte do mercado e a assimetria informacional. Os dados foram obtidos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do banco de dados da empresa de consultoria Lafis. Com base em pesquisa teórica e empírica, investiga-se a existência de retornos anormais quando do anúncio de novas subscrições, bem como de retornos anormais acumulados para um período anterior (-20 dias) e um período posterior (+20 dias) em relação à data do anúncio. Os resultados da pesquisa sugerem a existência de assimetria informacional no mercado de capitais brasileiro e a inexistência da eficiência semiforte do mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Silva, Cristian Kiefer da, and Telder Andrade Lage. "INSIDER TRADING: UMA REALIDADE À LUZ DO DIREITO BRASILEIRO E A RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL DO INSIDER." Revista Brasileira de Direito Empresarial 3, no. 2 (December 1, 2017): 40. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0235/2017.v3i2.2360.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo analisar o insider trading, expressão em inglês, utilizada em todo o mundo, para se referir ao fenômeno que o legislador brasileiro optou por chamar de “uso indevido de informação privilegiada”. Nesse sentido, quando se analisa a responsabilidade civil e criminal do insider, é preciso observar que tal prática traz uma sensação de insegurança ao mercado, e gera uma consequente diminuição dos investimentos realizados, o que sinaliza sérios prejuízos ao mercado de capitais, afetando toda a economia do país. Notadamente, é importante registrar que qualquer pessoa que faça uso de informações privilegiadas, visando auferir vantagem no mercado de capitais, poderá ser responsabilizada pela conduta, independentemente de saber ou não que a informação sobre a qual pautou a negociação é privilegiada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Gonzalez, Lauro. "Mercado de capitais e dívida pública: tributação, indexação, alongamento." Revista de Economia Política 27, no. 3 (September 2007): 499–501. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31572007000300012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Lopes, Elaine Cristina, and Marta Lígia Pomim Valentim. "Mediação da informação no âmbito do mercado de capitais." Informação & Informação 13, no. 1esp (December 15, 2008): 87. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2008v13n1espp87.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Coutinho Filho, Augusto. "Regulação ‘Sandbox’ como instrumento regulatório no mercado de capitais." Revista Digital de Direito Administrativo 5, no. 2 (August 7, 2018): 264–82. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v5i2p264-282.

Full text
Abstract:
As inovações tecnológicas no âmbito do mercado de capitais têm causado transformações substanciais nos tipos tradicionais de serviços financeiros prestados por participantes clássicos, como bancos comerciais, bancos de investimento, corretoras e gestoras de recursos. Essas mudanças têm im-pactado também as atividades dos reguladores financeiros, levando alguns deles a adotarem instrumen-tos de regulação inovadores – como a regulação “sandbox” – para dar respostas regulatórias mais eficientes no âmbito dessas rápidas transformações no mercado. Tal conceito ainda não foi aplicado pelos reguladores financeiros no Brasil. O trabalho se propõe a destrinchar os principais conceitos relaciona-dos à regulação sandbox e analisar como ela vem sendo aplicada pelos reguladores financeiros interna-cionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Gonçalves Junior, Walter, and William Eid Junior. "Determinantes do Investimento Estrangeiro no Mercado de Capitais Brasileiro." Brazilian Review of Finance 14, no. 2 (June 27, 2016): 189. http://dx.doi.org/10.12660/rbfin.v14n2.2016.56461.

Full text
Abstract:
The purpose of this paper is to identify determinants for foreign portfolio investment in the Brazilian stock market. From the viewpoint of the investors who have already allocated their resources in Brazilian Market, it was found that periods of greater local liquidity and lower correlation with developed markets promoted their activities (buys and sales); the Brazilian country risk (EMBI Br), domestic and external interest rates and recent past performance of the domestic market also showed as significant determinants for additional buys. For net inflows into the local stock market, as robust determinants were found the performance of developed markets and the domestic prime interest rate; the development of BM&F-Bovespa Stock Exchange, crisis environments, the recent Brazilian investment grade and the local diversification (in relation to a developed market) would be particularly relevant to the dynamics of foreign portfolio inflows in Brazil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Carvalho, Frederico Augusto Starling, and Wallacea Fabrício Paiva Souza. "O Regime Especial da Sociedade Anônima Simplificada e o Acesso ao Mercado de Capitais para as Pequenas e Médias Empresas." Revista Brasileira de Direito Empresarial 2, no. 1 (November 28, 2016): 73. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0235/2016.v2i1.991.

Full text
Abstract:
No Brasil cada vez mais há uma preocupação com mecanismos que permitem às pequenas e médias empresas o acesso ao mercado de capitais, considerando as inúmeras barreiras existentes. Está em debate, inclusive, o Projeto de Lei n. 4.303/2012, que cria o Regime Especial da Sociedade Anônima Simplificada. Mas será que seria eficiente? Importante, assim, estudar a dificuldade de acesso ao mercado de capitais das pequenas e médias empresas, como se daria a sociedade anônima simplificada e a sua experiência no direito estrangeiro. Para isso, utilizou-se o método exploratório, com livros, artigos científicos, legislação, e pesquisas sobre o tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Macarini, José Pedro. "Um aspecto da política econômica do "milagre brasileiro": a política de mercado de capitais e a bolha especulativa 1969-1971." Estudos Econômicos (São Paulo) 38, no. 1 (March 2008): 151–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-41612008000100007.

Full text
Abstract:
Este artigo busca contribuir para a literatura sobre a política de mercado de capitais desenvolvida pelo regime militar ocupando-se de um capítulo que permaneceu inexplorado, qual seja, as principais medidas e seus resultados observados no período 1968-1973. Nesses anos ocorreu um vigoroso ciclo de crescimento e, em 1969-1971, um exuberante processo especulativo na Bolsa (em uma fase inicial interpretado pelas autoridades como sinal de êxito da política econômica do regime). O fim da bolha especulativa foi seguido de uma prolongada estagnação da Bolsa, não obstante reiteradas tentativas da política econômica de revitalizar o mercado de capitais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Sachett, Ariana Inês, and Heron Sergio Moreira Begnis. "Regulação do Mercado de Capitais e Desenvolvimento Empresarial no Brasil." Desenvolvimento em Questão 17, no. 47 (May 22, 2019): 81–101. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.81-101.

Full text
Abstract:
Este ensaio tem por finalidade analisar como a evolução do ambiente institucional regulador do mercado de capitais tem influenciado o desenvolvimento empresarial no Brasil. Procurou-se compreender a formação histórica do mercado, assim como a construção de suas instituições e os efeitos da regulação sobre as estruturas de governança das empresas através do método histórico de investigação. A análise conduziu ao resultado de que as disposições impostas pelo ambiente institucional foram determinantes no desempenho do mercado ao longo do tempo. Em suas origens, as instituições representaram óbices à atividade econômica, culminando no atraso da consolidação da indústria acionária no país. Quando se desenhou o ambiente macroinstitucional do mercado, este passou a constituir uma alternativa às empresas para a economia de custos de transação. Assim, com a implantação da governança corporativa como mecanismo de transparência do sistema acionário, o aprimoramento da gestão se caracteriza como o desenvolvimento empresarial brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Silva, Alini Da, Taciana Rodrigues de Souza, and Roberto Carlos Klann. "A influência dos ativos intangíveis na relevância da informação contábil." Revista Contemporânea de Contabilidade 14, no. 31 (April 3, 2017): 26. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2017v14n31p26.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2017v14n31p26O objetivo do presente estudo foi analisar a influência dos ativos intangíveis na relevância da informação contábil. A metodologia utilizada caracterizou-se como descritiva, documental e quantitativa. A amostra do estudo constituiu-se de 164 empresas listadas na BM&FBOVESPA, no período de 2010 a 2013. A análise das informações foi realizada por meio de regressão de dados em painel, com a utilização dos softwares STATA e SPSS. Os resultados apontaram que lucro líquido, patrimônio líquido, ativo intangível, goodwill, patrimônio líquido ajustado e lucro líquido ajustado são informações relevantes para o mercado de capitais, as quais impactam no preço das ações até 6 (seis) meses depois de publicadas as demonstrações financeiras. Esses resultados revelam a importância para o mercado de capitais das informações contábeis ora apresentadas, tanto as tradicionais - como lucro líquido e patrimônio líquido - quanto as relacionadas aos ativos intangíveis. Tais informações contábeis demonstraram-se relevantes para os investidores decidirem na compra e venda de ações. Desta forma, infere-se a necessidade das empresas divulgarem seus ativos intangíveis, uma vez que tal prática pode contribuir para o aumento do preço de suas ações no mercado de capitais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Ribeiro, Kleber Avila, Jair Sampaio Soares Júnior, and Uine Ingrid De Oliveira Costa. "DEBÊNTURES." Revista Teoria e Evidência Econômica 25, no. 52 (February 9, 2021): 88–108. http://dx.doi.org/10.5335/rtee.v25i52.10246.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo mostrar como as debêntures podem cooperar para o financiamento de médio e longo prazo no momento de recessão econômica no Brasil, expondo a evolução e o alcance desse ativo dentro do mercado de crédito brasileiro. Em seguida, foram externados os impactos e contribuição da Instrução 476/09 da Comissão de Valores Mobiliários (ICVM 476/09). O trabalho procurou trazer uma alusão à lei Federal 12.431/11 que trata das “Debêntures Incentivadas”, e as medidas que o governo junto ao BNDES tem implementado para o desenvolvimento de infraestrutura do país através da participação privada, e quão isso tem repercutido positivamente no mercado de capitais. Por fim, a partir da apreciação dos dados foi visto que o mercado está em crescimento gradativo com relação a outras opções de investimento e que vem se tornando uma alternativa promissora no âmbito da captação de recursos e no financiamento do capital de giro. Palavras-chave: Debêntures; Mercado de capitais; BNDES; ICVM 476/09;
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Altmann, Sofia. "A Imputação de Direitos de Voto no Mercado de Capitais." Review of Business and Legal Sciences, no. 25 (August 1, 2017): 97. http://dx.doi.org/10.26537/rebules.v0i25.1039.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por base a seguinte temática: as ações, enquanto participação social, são bens que investem o seu titular num conjunto unitário e complexo de direitos e obrigações, entre os quais avulta o direito de voto ("voting right", "Stimmrecht", "droit de vote", "diritto di voto"), consagrado genericamente no art. 21.°, n.° 1, al. b) do CSC. Este reveste-se de particular relevância, na medida em que é através da emissão do voto que os acionistas de uma sociedade anónima participam no governo e influem na condução da vida da sociedade, seja diretamente (conformando o sentido das deliberações tomadas pela Assembleia Geral em matérias da competência desta), seja indiretamente (elegendo e destituindo os membros dos demais órgãos sociais e fiscalizando a respetiva atuação).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Gonzalez, Lauro. "Mercado de Capitais e Crescimento Econômico-lições internacionais, desafios brasileiros." Revista de Economia Política 26, no. 2 (June 2006): 317–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31572006000200009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Vaz Ferreira, Luciano, and Marcelo Leão Lucietto. "A Cooperação Transgovernamental Financeira na Regulação do Mercado de Capitais." Scientia Iuris 16, no. 1 (October 25, 2012): 161. http://dx.doi.org/10.5433/2178-8189.2012v16n1p161.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Moreira, Kleverson Dáliton Silva, Antonio Sergio Torres Penedo, Vinicius Silva Pereira, and Marcelo Augusto Ambrozini. "CRISES E PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS NO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO: OS CINCO FATORES DE FAMA & FRENCH." Revista Gestão Organizacional 14, no. 2 (March 1, 2021): 95–115. http://dx.doi.org/10.22277/rgo.v14i2.4893.

Full text
Abstract:
O mercado de capitais é importante para o desenvolvimento do país, remunerando aplicadores e possibilitando aplicação dos valores em atividades produtivas. Contudo, quebras estruturais, sejam estas locais em âmbito internacional, levam à alteração das relações dos fatores de risco relacionados ao retorno das ações ao longo do tempo, inviabilizando a utilização de técnicas de precificação de ativos. Desta maneira, este estudo tem o objetivo de identificar como instabilidades econômicas influenciam no comportamento dos Cinco Fatores de Fama & French em relação ao retorno das ações negociadas no mercado de capitais brasileiro, aplicando regressões com dados em painel utilizando os Cinco Fatores de Fama & French, considerando diferentes períodos macroeconômicos. Os resultados demonstram que os fatores são aplicáveis ao mercado brasileiro, sendo que todos apresentaram relações estatisticamente significantes. Além disto, foi possível observar que períodos de crise, afetam as relações verificadas, indicando maior sensibilidade ao risco por parte dos investidores, principalmente ao analisar as variáveis tamanho e nível de investimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Domingos, Anacleto Aníbal Xavier, Alexsandro Sousa Brito, and Ricardo Zimbrão Affonso Paula. "Mercado de trabalho em Angola: dinâmica contemporânea e informalidade." Brazilian Journal of Development 6, no. 3 (2020): 13827–37. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n3-301.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

ANDRADE RODRÍGUEZ, Bernabé, Ana del Pilar BANDA MORA, and Jaime Alberto GÓMEZ WALTEROS. "O MERCADO DE CAPITALES EN AMÉRICA LATINA 1990-2013." Revista Galega de Economía 24, no. 3 (December 14, 2015): 35–48. http://dx.doi.org/10.15304/rge.24.3.3004.

Full text
Abstract:
Neste ensaio analízase o mercado de capitais en América Latina e procúrase amosar aevolución que tivo ao longo do período abranguido entre 1990 e 2013, atopándose unhafeble evolución que se corresponde a un desenvolvemento vencellado principalmente aoproceso especulativo e non ao sector produtivo, o cal implica un baixo impacto sobre aprodución e o desenvolvemento económico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Camargos, Marcos Antônio de, and Francisco Vidal Barbosa. "Eficiência informacional do mercado de capitais brasileiro em anúncios de fusões e aquisições." Production 25, no. 3 (August 18, 2015): 571–84. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6513.0148t6.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar o comportamento dos preços de ações de companhias abertas brasileiras listadas na BM & FBovespa, nos dias próximos aos anúncios de fusões ou aquisições (F & As), visando aferir a eficiência informacional semiforte do mercado de capitais brasileiro. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo de evento no qual os retornos anormais diários foram calculados utilizando-se o Modelo de Retornos Ajustados ao Mercado. A amostra foi composta por 61 ações preferenciais e 27 ordinárias de companhias brasileiras que empreenderam processos de F & As entre janeiro de 1996 e dezembro de 2004. Conclui-se que: 1. O anúncio de uma F & A contém informação relevante para a precificação das ações no mercado; 2. Possivelmente ocorreu uso de informações privilegiadas (indícios); 3. O mercado comportou-se de maneira eficiente informacionalmente, tanto para as ações preferenciais quanto para as ordinárias, no que se refere à velocidade do ajuste ao anúncio; 4. O mercado reagiu de maneira diferenciada para ações preferenciais e ordinárias, com queda para as primeiras e elevação para essas últimas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Amorim, Klerton Andrade Freitas de, Greicy Kelly Farias Lucena, Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão, and Dimas Barrêto de Queiroz. "A influência da educação financeira na inserção dos investidores no mercado de capitais brasileiro: um estudo com discentes da área de negócios." RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia 17, no. 2 (August 28, 2018): 567–90. http://dx.doi.org/10.18593/race.v17i2.16834.

Full text
Abstract:
Resumo: A educação financeira e o entendimento do mercado de capitais abrem as portas de interação entre os agentes econômicos. Autores afirmam que o funcionamento do mercado de capitais no Brasil é conhecido por poucos, contudo, ressaltam que apesar desses aspectos, parece existir uma preocupação recente em atrair os investidores com credibilidade e sustentabilidade. Nesse sentido, no presente estudo investigou-se o nível de educação financeira de discentes da área de negócios de uma universidade pública e a sua relação com a participação no mercado de capitais. Para tal fim, definiu-se a hipótese de que a educação financeira dos investidores influencia positivamente a probabilidade de participação no mercado de capitais brasileiro. Para a elaboração do indicador de educação financeira, coletaram-se os dados necessários baseados nos quesitos utilizados por Atkinson e Messy (2012), publicados na Organization for Economic Cooperation and Development (OECD). O método utilizado foi a regressão logística múltipla, cujo principal escopo foi investigar a possibilidade de ocorrência de um determinado evento. Os resultados encontrados demonstraram, a partir do efeito marginal, uma probabilidade de inserção no mercado de capitais de 6% para a amostra utilizada. Para tanto, verificou-se que o aumento de pontuações adquiridas nas questões de conhecimento financeiro refletiram em uma maior probabilidade de inserção nesse mercado. Com base nos resultados apresentados, a hipótese do estudo não é rejeitada, entretanto, destaca-se que os investimentos em educação financeira no País precisam ser aprimorados, visto que os conhecimentos financeiros dos brasileiros se apresentaram em 1,2% abaixo da média internacional, de acordo com o relatório da Organization for Economic Cooperation and Development (2016).Palavras-chave: Educação financeira. Capital humano. Mercado de capitais. The influence of financial education in integration of investors in Brazil's capitals market: a study with students of the business area Abstract: Financial education and understanding of the capital markets open the doors of interaction between economic agents. The authors claim that the functioning of the capital market in Brazil is known by few, however, point out that despite these aspects, there seems to be a concern recently in attracting investors with credibility and sustainability. In this sense, the present study investigated the level of financial education of students of the business area of a public University and your relationship with the participation in the capital market. To that end, it was defined that there is no positive relationship between financial education of investors and your participation in the Brazilian capital market. For preparation of financial education, collected the data needed based on items used by Atkinson and Messy (2012), published on Organization for Economic Cooperation and Development (OECD). The method used was the multiple logistic regression, whose main scope was to investigate the possibility of occurrence of a specific event. The results demonstrated from the marginal effect insertion probability on the capital market of 6% for the sample used. For both, it was found that the increase in scores on financial knowledge acquired, reflected in a higher probability of entering this market. Based on the findings, the study's hypothesis is not rejected, however, that investments in financial education in the Country need to be enhanced, since the financial knowledge of Brazilians were at 1.2% below the international average, according to the report Organization for Economic Cooperation and Development (2016).Keywords: Education. Human capital. Financial capital market.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Feltes, Taise, Ernesto Fernando Rodrigues Vicente, and Alex Mussoi Ribeiro. "Relevância do goodwill e períodos de recessão: evidências no mercado de capitais brasileiro." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 13, no. 2 (July 2, 2021): 63–79. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n2id20386.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar a relevância do Goodwill para o mercado de capitais brasileiro e verificar possíveis diferenças em períodos de recessão econômica. Metodologia: Utilizou-se dados econômico-financeiros de companhias que negociam ações na Brasil, Bolsa e Balcão (B3) em períodos trimestrais no intervalo de 2011 a 2018. Para medir a relevância do Goodwill, adotou-se o modelo de avaliação por valor residual que possui alicerce nos estudos de Ohlson (1989) e Ohlson (1995). Para análise dos dados, optou-se pela regressão quantílica, nos quantis 0,10; 0,25; 0,50; 0,75 e 0,90. Resultados: O mercado reage positivamente ao aumento do Goodwill em todos os níveis (0,10; 0,25; 0,50; 0,75; 0,90) das empresas analisadas, o que sugere que o aumento do seu valor em relação ao ativo implica em aumento do valor de mercado, não apenas em média, mas para todas as empresas, o que converge com os achados de Hartwig (2018) e Faleiro & Souza (2018). Em períodos de recessão econômica, percebe-se que as empresas alocadas nos quantis 0,25, 0,50 e 0,90 são sensíveis a diminuição do valor de mercado, o que demonstra que a crise tem implicações para estas companhias. Além disso, não há diferença significativa da relevância do Goodwill em momentos de crise econômica e dos períodos da inexistência da crise econômica. Contribuições do Estudo: Como contribuição teórica destaca-se a coleta dos dados de forma mais tempestiva, em que a variável Valor de Mercado foi coletada na data da publicação dos relatórios e o uso da regressão quantílica, uma abordagem diferente, em que pode-se observar em qual faixa a variação do Goodwill é mais relevante para o mercado. Ainda, aponta-se que os resultados do estudo são importantes para os usuários externos, ainda mais ao considerar a discussão que ocorre no IASB acerca do Goodwill.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Costa, Yngrid Cabral Lima da, and Orleans Silva Martins. "CEO duality e desempenho organizacional: evidências no mercado brasileiro de capitais." Revista de Administração da UFSM 12, no. 3 (July 30, 2019): 403. http://dx.doi.org/10.5902/1983465919515.

Full text
Abstract:
CEO duality is the practice in which the Chief Executive Officer (CEO) has both the presidency of the company as the chairman of its Board of Directors. The literature so far shows the positive and negative impact on organizational performance when this happens. The approach of the Agency theory suggests that these two functions should be exercised by different people. Therefore, this study aimed to verify the relationship between CEO duality and the corporate performance of companies listed on the Brazil Index (IBrX100) in the 2008 to 2013 period. The sample comprised 70 companies, totaling 420 observations in a balanced panel data. To investigate the relationship proposed by this study, two statistical strategies were used: the method of Ordinary Least Squares and Probit. The results showed that the duality did not affect the organizational performance when compared to the other explanatory variables. However, the performance was affected by the boar size and by the share concentration, as they were the only significant variables, meeting the findings of Daily and Dalton (1997) and Moscu (2013). This result confirms the premise that when duality exists, decisions generally tend to be centralized to avoid loss of control by managers.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Costa, Roberto Teixeira da. "Crise mundial e as instituições financeiras e do mercado de capitais." Revista USP, no. 85 (May 1, 2010): 70. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i85p70-81.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Marinho, Sarah M. Matos. "Explorando os laços do capitalismo no Brasil: a forma e o conteúdo das estratégias de governança corporativa da BNDESPAR." Revista Direito GV 14, no. 3 (September 2018): 847–85. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6172201832.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo investiga as estratégias societárias utilizadas pela BNDESPAR para atuar como acionista nas companhias abertas brasileiras. A literatura de Direito e Desenvolvimento divide suas análises em três momentos: aquele em que o protagonismo estatal no processo de desenvolvimento econômico era consenso; o período subsequente, em que as transações de mercado foram priorizadas na formulação de política; e o atual momento, que comporta um ambiente de coordenação entre ferramentas públicas e privadas para o desenvolvimento e questiona a instrumentalidade do Direito. Embora a regulação voltada ao mercado de capitais no Brasil seja constante objeto de crítica, inúmeras reformas pró-acionista minoritário foram verificadas. A análise das participações realizadas pela BNDESPAR em período recente mostra que a subsidiária consegue fazer uso de ferramentas societárias típicas das transações de mercado para manter nas mãos do Estado potencial decisório em companhias abertas. Além de contribuir para a literatura crítica da regulação do mercado de capitais, sugerindo que a regulação societária no Brasil tem um viés pró-acionista minoritário, este artigo contribui para a literatura de Direito e Desenvolvimento. A descrição empírica minuciosa de um mecanismo de intervenção do Estado na economia para viabilizar projetos de desenvolvimento é oferecida, mecanismo anteriormente estudado de modo parcial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Nunes, Alexssander de Antonio, and José Augusto Veiga da Costa Marques. "Planos de incentivos baseados em opções de ações: uma exposição das distinções encontradas entre as demonstrações contábeis enviadas à CVM e à SEC." Revista Contabilidade & Finanças 16, no. 38 (August 2005): 57–73. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772005000200006.

Full text
Abstract:
Os planos de incentivos atrelados a opções de ações são uma forma de remuneração variável, na qual ao funcionário é dada a oportunidade de participar da empresa como acionista. Trata-se de um tipo de incentivo que pode apresentar vantagens para o funcionário e para a empresa. A Contabilidade trata da mensuração dos valores envolvidos e das formas de divulgação desses valores. Normas específicas constam no FASB e no IASB. No Brasil, a matéria é motivo de pareceres e recomendações da CVM e do IBRACON. Este artigo apresenta os fundamentos das opções de ações a funcionários e as normas existentes no tratamento contábil dos planos. No estudo empírico, foram selecionadas 14 companhias abertas nacionais e as informações coletadas demonstram que há diferenças entre o que é divulgado para os órgãos reguladores e o mercado de capitais brasileiro, em comparação à divulgação aos órgãos reguladores e ao mercado de capitais internacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Prazeres, Rodrigo Vicente, Juliana Gonçalves De Araújo, and Umbelina Cravo Teixeira Lagioia. "Suavização de dividendos no Brasil: Uma verificação dos efeitos resultado e substituição." Enfoque: Reflexão Contábil 40, no. 1 (November 19, 2020): 49–65. http://dx.doi.org/10.4025/enfoque.v40i1.48808.

Full text
Abstract:
Este estudo teve por objetivo identificar e compreender o padrão de suavização de dividendos praticado pelas companhias brasileiras listadas na Bolsa, Brasil e Balcão (B3). Assim, considerando as especificidades do estágio de desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro e as características institucionais derivadas do regime jurídico code law, a suavização de dividendos foi investigada a luz dos efeitos resultado e substituição. A metodologia foi conduzida por meio da estimação do modelo de ajustamento parcial de Lintner (1956) utilizando o método de análise de regressão com dados em painel de efeitos fixos. Como resultados, este estudo oferece evidências de que, no Brasil, há uma menor propensão de suavização de dividendos e que esta observação pode estar relacionada com o estágio de desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro e com as deficiências do ambiente de governança corporativa derivadas do regime jurídico code law, o que implica na aceitação do efeito resultado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Magalhães-Timotio, João Guilherme, and Francisco Vidal Barbosa. "A produção científica brasileira no campo de finanças." Revista de Ciências da Administração 22, no. 58 (April 30, 2021): 39–53. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2020.e67279.

Full text
Abstract:
Assumiu-se um triplo objetivo neste trabalho: (i) identificar os aspectos mais influentes da produção científica brasileira no campo de Finanças; (ii) identificar as principais correntes de pesquisa seguidas pelos pesquisadores brasileiros; (iii) propor algumas questões para trabalhos futuros. Partiu-se de uma abordagem quali-quantitativa, utilizando-se métodos: “análise bibliométrica”, “operações mineração de texto com base em aprendizado de máquina” e “revisão sistemática de literatura”. Os resultados mostram 2.197 artigos no nosso portfólio bibliográfico, entre os anos de 1977 e 2018, distribuídos em 406 periódicos. Os pesquisadores brasileiros que se relacionam de alguma forma estão inseridos em 20 clusters, e são influenciados, sobretudo, pela Moderna Teoria de Finanças. Identificou-se três correntes de pesquisa principais: “Macrofinanças”, “Finanças Comportamentais” e “Mercado de Capitais”. Questões relacionadas à “Alfabetização Financeira” e “Efeitos de Notícias no Mercado de Capitais” foram propostas como temas emergentes para pesquisas futuras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Chemane, Vasco Alberto. "Parceria Moçambique-China: cruzamento de estratégias seeking em contexto de globalização financeira (um olhar aos resultados do período 2001-2016)." Conjuntura Austral 10, no. 49 (April 4, 2019): 62. http://dx.doi.org/10.22456/2178-8839.87743.

Full text
Abstract:
A cooperação Moçambique-China, à semelhança do que tem estado a acontecer por toda a África, tem registado avanços significativos, induzindo ao envolvimento quer de entidades Estatais, quer de capitais privados, com Moçambique assumindo o papel de fornecedor de “raw materials” com destaque para a madeira e outros recursos naturais, recebendo em contra partida, fluxo de capitais na forma de IDE ou CID, usados como instrumentos de acesso das empresas chinesas ao mercado moçambicano, na prossecução dos objectivos da China, de acesso a mercados mundiais e de um papel de maior relevância na cena política internacional, relação que à luz das estratégias e táticas usadas, tem sido desviada da cooperação sul-sul, assumindo as características típicas da cooperação norte-sul, conforme as peculiaridades e resultados descritos no presente texto.A cooperação Moçambique _ China, à semelhança do que tem estado a acontecer por toda a África, tem registado avanços significativos, induzindo ao envolvimento quer de entidades Estatais, quer de capitais privados, com Moçambique assumindo o papel de fornecedor de “raw materials” com destaque para a madeira e outros recursos naturais, recebendo em contra partida, fluxo de capitais na forma de IDE ou CID, usados como instrumentos de acesso das empresas chinesas ao mercado moçambicano, na prossecução dos objectivos da China, de acesso a mercados mundiais e de um papel de maior relevância na cena política internacional, relação que à luz das estratégias e táticas usadas, tem sido desviada da cooperação sul-sul, assumindo as características típicas da cooperação norte-sul, conforme as peculiaridades e resultados descritos no presente texto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Silveira, Arthur Garcia, David Ferreira Lopes Santos, and Santiago Valcacer Rodrigues. "Análise do desempenho das ações do setor do agronegócio na BM&FBOVESPA." Revista de Administração IMED 7, no. 1 (August 10, 2017): 158. http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v7n1p158-179.

Full text
Abstract:
O mercado de capitais tem papel chave na economia de um país, através dele é possível financiar investimentos em ativos produtivos e aumentar as oportunidades de alocação de recursos, além de estimular a liquidez, transparência e profissionalização das empresas. Identificar opções de investimento no mercado de capitais, assim como, conduzir estratégias empresariais que criam valor perpassam necessariamente pela análise do desempenho de ativos financeiros. No presente trabalho foi possível analisar o retorno e o risco de 23 empresas do principal setor econômico do Brasil (agronegócio) com ações listadas na BM&FBOVESPA entre os anos de 2010 a 2015. Os métodos utilizados foram os Índices de Sharpe e Treynor, a partir dos resultados de retorno, risco e beta. Foi possível identificar que a Excelsior e a Le Lis Blanc foram as que possuíram maiores retornos atrelados aos maiores riscos. Por outro lado, notou-se que as empresas com menores riscos sistemáticos apresentaram os maiores retornos e, com efeito, os melhores desempenhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Ono, Fábio Hideki, Guilherme Jonas Costa da Silva, José Luis Oreiro, and Luiz Fernando de Paula. "Conversibilidade da conta de capital, taxa de juros e crescimento econômico: uma avaliação empírica da proposta de plena conversibilidade do real." Revista de Economia Contemporânea 9, no. 2 (August 2005): 231–61. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-98482005000200001.

Full text
Abstract:
Recentemente, alguns economistas brasileiros, notadamente Arida e Bacha, têm defendido que os controles de capitais poderiam desajustar o mercado cambial, aumentar a taxa de juros e comprometer a performance macroeconômica do país. Este trabalho tem por objetivo analisar a validade empírica dos argumentos levantados pelos autores. Para tanto, realizam-se alguns testes econométricos a fim de captar as possíveis implicações dos regimes da conta de capital sobre a economia. Os resultados encontrados não dão sustentação empírica à tese anteriormente defendida; ao contrário, a ausência de controles de capitais mais severos pode ter sido um dos fatores responsáveis pela excessiva volatilidade da taxa de câmbio e por a taxa de juros estar em patamares tão elevados. Além disso, a análise de painel realizada para diversos países não comprovou a hipótese de uma relação positiva entre conversibilidade da conta de capitais e crescimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Damasceno, Aderbal Oliveira. "Padrão dos fluxos de capitais: teoria, evidência e puzzle." Economia e Sociedade 23, no. 1 (April 2014): 63–105. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-06182014000100003.

Full text
Abstract:
Este trabalho desenvolve uma análise teórica e empírica sobre o padrão de longo prazo dos fluxos de capitais. Com uma amostra de 105 países e dados para o período 1980-2004, a metodologia econométrica abrange modelos para cross-section e para dados em painel. Os resultados apresentados sugerem: i) incoerência entre as previsões do modelo neoclássico e o padrão observado dos fluxos de capitais, o que caracteriza o puzzle ; ii) no âmbito da abordagem convencional, as explicações para o puzzle são diferenças de fundamentos entre países e imperfeições no mercado financeiro; iii) não há evidências de que diferenças entre os países relativas ao ambiente institucional, estoque de capital humano, integração financeira, política macroeconòmica e desenvolvimento financeiro expliquem o puzzle. Considerando os resultados apresentados, esboça-se uma explicação alternativa de inspiração heterodoxa para o padrão dos fluxos de capitais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Macêdo, Tania. "Luanda, a cidade de Luandino Vieira." Revista Mulemba 7, no. 12 (June 7, 2015): 136–46. http://dx.doi.org/10.35520/mulemba.2015.v7n12a5031.

Full text
Abstract:
Luanda, uma das mais importantes capitais das ex-colônias do antigo Império Português em África, desde sua fundação no século XVI, constituiu o centro da escrita de Angola, tornando-se a cidade literária angolana por excelência. Ao longo de sua história, vários foram os autores que tomaram Luanda como espaço privilegiado de seus textos. Sem dúvida, as obras de José Luandino Vieira ganharam realce, quer pela qualidade de sua escrita, quer pela sua adesão afetiva a Luanda, que é o cenário da grande maioria de seus contos e romances.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Galdi, Fernando Caio, Aridelmo José Campanharo Teixeira, and Alexsandro Broedel Lopes. "Análise empírica de modelos de valuation no ambiente brasileiro: fluxo de caixa descontado versus modelo de Ohlson (RIV)." Revista Contabilidade & Finanças 19, no. 47 (August 2008): 31–43. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772008000200004.

Full text
Abstract:
Dentro do contexto controverso de comparações entre modelos de valuation, o presente trabalho investiga, baseado nas projeções dos analistas de mercado de capitais para empresas brasileiras, se existem diferenças entre os valores de uma empresa estimados pelo modelo de fluxo de caixa descontado (DCF) e pelo modelo de Ohlson (modelo de lucros residuais - RIV). Essa abordagem é inovadora à medida que trabalhos já realizados visando à comparação entre esses modelos consideram o valor da empresa calculado com base nas informações publicadas/divulgadas pela empresa e não com base na expectativa dos agentes de mercado (como por exemplo, o analista de mercado de capitais). Entretanto, a correta implementação dos modelos em análise deve ser realizada considerando-se as expectativas dos agentes de mercado. Adicionalmente, são realizadas regressões para verificar qual dos modelos (DCF ou OHLSON) explica melhor a relação preço/valor patrimonial (P/B) de uma empresa em períodos futuros. As conclusões obtidas foram: i) existem diferenças estatisticamente significantes para o valor estimado das empresas pelo fluxo de caixa descontado e pelo modelo de Ohlson (RIV) e ii) os índices P/B, calculados a partir das estimativas dos analistas (que utilizam o DCF), apresentam maior poder explicativo dos índices P/B futuros da empresa do que as estimativas do índice P/B feitas pelo modelo de Ohlson (RIV).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Famá, Rubens, Patrícia Leite de Moraes Cioffi, and Paula Augusta Rodrigues Coelho. "Contexto das Finanças Comportamentais: anomalias e eficiência do Mercado de Capitais Brasileiro." Revista de Gestão 15, no. 2 (2008): 65–78. http://dx.doi.org/10.5700/rege331.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

de Sousa Santana, Fernando, Wellerson David Viana, Juliana Rodrigues Ferreira, and Carlos Antônio L Bittencourt. "REAÇÃO DO MERCADO DE CAPITAIS FACE À DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS RELEVANTES." REINPEC 1, no. 2 (December 10, 2015): 1–17. http://dx.doi.org/10.20951/2446-6778/v1n2a1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Alves Gonçalves, Ketlyn, Lorena Conegliam, and Carlos Henrique Silva do Carmo. "Value Relevance Das Propriedades Para Investimento: Evidências Do Mercado De Capitais Brasileiro." Contabilidade, Gestão e Governança 20, no. 1 (April 20, 2017): 2–19. http://dx.doi.org/10.21714/1984-3925_2017v20n1a1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Pimentel, Renê Coppe. "Lucros Inesperados, Retorno das Ações e Risco no Mercado de Capitais Brasileiro." Revista Contabilidade & Finanças 26, no. 69 (December 2015): 290–303. http://dx.doi.org/10.1590/1808-057x201501270.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo analisa o papel do risco no coeficiente de resposta ao lucro (ERC) no mercado de capitais brasileiro. Como "risco" pode ser mensurado de diversas formas e variar sistematicamente de acordo com as condições analisadas, estudos empíricos têm relatado evidências conflitantes sobre o papel do risco no ERC. Este estudo empírico é baseado em dados anuais de uma amostra de 212 empresas listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA), no período de 1995 a 2013. A análise considera dados longitudinais e diferentes mensurações de lucros inesperados, risco e diversas variáveis de controle. Os resultados sugerem que a relação lucro-retorno é afetada negativamente pelo risco total e por efeitos não lineares dos lucros inesperados e é afetada positivamente pela persistência dos lucros. A análise não indicou qualquer associação significativa entre o ERC e o risco sistemático e não encontrou evidências de que a adoção completa das International Financial Reporting Standards (IFRS), em 2010, afetou a forma como o mercado reage às surpresas na divulgação dos lucros contábeis. Para fins de análise da relação lucro-retorno, a classificação das empresas pelo ranking do risco total mostrou melhores resultados para discriminar empresas de maior e menor risco. Este artigo contribui com a literatura contábil em mercados emergentes ao relatar que o controle da relação lucro-retorno por meio do risco total, dos efeitos não lineares e da persistência dos lucros pode aperfeiçoar a análise financeira e o processo de avaliação das empresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Azevedo, João De, Maria Palmira Carlos Alves, and Elisa Henning. "Mercado de capitais em currículos de cursos de engenharia: proposta de análise." Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, no. 12 (December 17, 2017): 75. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.12.3044.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography