Academic literature on the topic 'METALURGIA DO PÓ (CONGRESSOS)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'METALURGIA DO PÓ (CONGRESSOS).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "METALURGIA DO PÓ (CONGRESSOS)"

1

De Oliveira, L. J., and M. Filgueira. "Pérolas diamantadas obtidas por metalurgia do pó: nacionalização da tecnologia." Matéria (Rio de Janeiro) 13, no. 1 (March 2008): 23–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762008000100004.

Full text
Abstract:
Os Fios Diamantados são ferramentas de corte aplicadas ao desmonte de rochas ornamentais, bem como a cortes de blocos de concreto, e podem ser utilizadas em substituição a serras em geral. Estas ferramentas são compostas de um fio alma (aço inoxidável), sobre o qual são dispostos segmentos anulares diamantados (pérolas diamantadas) igualmente espaçadas. Em geral, as pérolas de fios diamantados são processadas através das técnicas da Metalurgia do Pó, onde se produz compósitos tendo como partícula abrasiva o diamante, e normalmente um ligante metálico para aderir os diamantes. As pérolas diamantadas do presente trabalho foram produzidas via Metalurgia do Pó convencional, utilizando como matriz metálica ligante uma liga de Fe-20%pCu, com adição de 1% em peso de SiC. Foram feitas análises de retração/inchaço e microestrutural após a sinterização, testes de dureza Brinell, e foram medidas as resistências ao desgaste das pérolas aqui produzidas em confronto com as pérolas comerciais importadas. Os resultados mostram que conseguiu-se processar pérolas de mesmo desempenho das pérolas comerciais importadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Brito, F. Iran Gomes de, Katarine F. Medeiros, and Jorge Magner Lourenço. "UM ESTUDO TEÓRICO SOBRE A SINTERIZAÇÃO NA METALURGIA DO PÓ." HOLOS 3 (May 23, 2008): 204. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2007.139.

Full text
Abstract:
RESUMO Sinterização pode ser definida como um processo físico, termicamente ativado, que faz com que um conjunto de partículas de determinado material, inicialmente em contato mútuo, adquira resistência mecânica. Durante a sinterização, a porosidade da estrutura é fechada. Para isto, material deve ser deslocado para preencher os espaços vazios, a maneira que ocorre este processo identifica os mecanismos para acelerar a sinterização que são: a sinterização por fase sólida, fase líquida, sinterização ativada, sinterização reativa. Técnica de sinterização pode ser entendida como o método usado na prática para se obter a sinterização de um dado sistema. As técnicas de sinterização serão divididas aqui em técnicas tradicionais e técnicas inovadoras. Inovadoras no sentido que elas são recentes e, aparentemente, vêm acompanhadas de efeitos não vistos nas técnicas tradicionais. Como técnicas tradicionais, pode-se citar a sinterização em forno resistivo, que é, de longe, a mais empregada na rotina industrial e de pesquisa em laboratório; a sinterização com auxílio de pressão e a sinterização reativa. Como exemplos de técnicas aqui consideradas inovadoras, que têm dado resultados interessantes, pode-se citar a sinterização por microondas, a sinterização por laser e a sinterização por plasma, onde as mesmas serão descritas no presente trabalho. Palavras - Chave: Sinterização, Metalurgia do Pó, Técnicas e Mecanismos de Sinterização
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Braga, Neila de Almeida, Neidenêi Gomes Ferreira, and Carlos Alberto Alves Cairo. "Obtenção de titânio metálico com porosidade controlada por metalurgia do pó." Química Nova 30, no. 2 (April 2007): 450–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422007000200037.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Diego Armando. "ESTUDO DA VIABILIDADE DE PRODUÇÃO DE UMA PEÇA POR METALURGIA DO PÓ." Ensaios USF 3, no. 1 (December 19, 2019): 27–41. http://dx.doi.org/10.24933/eusf.v3i1.86.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo analisar e substituir uma engrenagem do impulsionador de partida, fabricada até então pelo processo de forjamento a frio. A engrenagem que substituirá a anterior será fabricada em aço (pós de aço), pelo processo de sinterização, com intuito de gerar resultados com base em estudos de caso, seus quantitativos e detalhes inerentes de sua densidade, esforços e resistência mecânica. Para isso, foram apresentadas as fundamentações teóricas para as definições e dimensões adequadas da engrenagem a ser construída assim como seu ciclo de vida, produtividade e tecnologia no processo de fabricação da metalurgia do pó.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lemos, Sérgio, Eleani Maria da Costa, Carlos Alexandre dos Santos, Cesar Edil da Costa, and Berenice Anina Dedavid. "Aplicação do processo de consolidação de pós metálicos por constrição radial (CCR) para a produção de pré-formas de ferro." Rem: Revista Escola de Minas 63, no. 3 (September 2010): 509–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672010000300013.

Full text
Abstract:
Consolidação por Constrição Radial (CCR) é uma técnica de metalurgia do pó que possibilita a obtenção de peças metálicas próximas da forma final, com alta densidade e de formas complexas, com custos de produção mais baixos que as tecnologias convencionais. CCR assemelha-se, em alguns aspectos, ao processo de compactação isostática a quente, sendo que as principais diferenças referem-se ao fato de que o processo CCR utiliza moldes cerâmicos fabricados a partir do processo de microfusão e usa um meio compressor secundário na forma de pó, ambos confinados em um container metálico. Nesse trabalho, desenvolveu-se um sistema experimental de CCR, visando à produção de pré-formas de ferro de alta densidade. Como meio compressor secundário, foi utilizado pó de argila calcinada. As pré-formas produzidas foram caracterizadas quanto à densidade, microestrutura e dureza. Observou-se que a configuração do container metálico/meio compressor secundário/molde cerâmico tem grande influência nas características de densidade e dimensionais das pré-formas. As pré-formas obtidas apresentaram consolidação satisfatória do pó como indicado pela microestrutura apresentada, alta densidade, elevada dureza, pouca formação de óxido e uma correlação direta entre os valores de dureza e densidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodrigues, Márcio Ferreira, Guerold Sergueevitch Bobrovnitchii, Ronaldo Quintanilha, Rodolfo Cândido, Gilbert Silva, and Marcello Filgueira. "Sinterização da liga WC/10Co por altas pressões." Matéria (Rio de Janeiro) 11, no. 3 (September 2006): 174–80. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762006000300002.

Full text
Abstract:
Ligas de metal duro (WC/Co) são geralmente processadas pelas técnicas da metalurgia do pó, que compreende mistura dos pós elementares, compactação e sinterização por fase líquida, com ou sem a posterior prensagem isostática a quente (HIP). Uma nova rota de processamento de metal duro é aqui apresentada, chamada de altas pressões e altas temperaturas (HPHT). Neste trabalho foi estudada a sinterização da liga WC/10% pesoCo a 5GPa, nas temperaturas de 1200, 1300, e 1400ºC, para os tempos de 1 e 2 minutos. Os melhores resultados obtidos foram: densidade =95,6%, dureza HV45 =10GPa e tenacidade à fratura K Ic=11MPa.m½.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Juliano L. Navarro, Leonardo A. Lopes, André P. Silva, Márcio J. Dias, Sérgio M. Brandão, and Rosemberg F. N. Rodrigues. "Revisão Sistemática sobre Alternativas de Reciclagem de Alumínio e suas Ligas." Revista Processos Químicos 14, no. 28 (April 24, 2021): 174–88. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v14i28.614.

Full text
Abstract:
O setor de produção de alumínio primário, no Brasil, apresenta um grande valor econômico. O objetivo deste foi desenvolver uma revisão bibliográfica sistemática, para relatar a viabilidade na utilização dos processos de moagem de alta energia e metalurgia do pó como uma alternativa de reciclagem de alumínio e suas ligas. Limitaram-se se as buscas em 20 anos, nas bases Science Direct e Web of Science, e por meio da ferramenta StArt foi dividido em 3 filtros. Determinou‑se a importância dos processos estudados em produzir materiais secundários com propriedades semelhantes às dos primários, tornando-se cadeias produtivas, econômicas e sustentáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Marques, C. M. F. G., G. S. Bobrovnitchii, and J. N. F. Holanda. "Análise de fases por difração de raios X de WC-10%Co dopado com terras-raras obtido sob alta pressão." Matéria (Rio de Janeiro) 18, no. 1 (2013): 10–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762013000100003.

Full text
Abstract:
O carbeto cementado WC-Co também denominado de metal duro é um material de grande importância tecnológica produzido por metalurgia do pó através de sinterização por fase líquida, partindo-se da mistura dos pós de carbeto de tungstênio (WC) e de cobalto (Co) em moinho convencional. Entretanto, para obtenção de metal duro com maior capacidade (produtividade, vida útil, etc.), uma nova rota alternativa de metalurgia do pó denominada de altas pressões e altas temperaturas vem sendo utilizada para produção destes materiais com resultados promissores. O presente trabalho tem como objetivo principal a análise de fases de WC-10Co dopado com terras-raras (La2O3, CeO2e Y2O3) preparadas sob condições de alta pressão. Esta liga de metal duro é um exemplo de material compósito largamente utilizado como ferramenta de corte e operações de usinagem em geral. Foram preparadas diversas misturas de WC-10Co contendo até 2 % em peso de terra-rara (La2O3, CeO2e Y2O3) da fase cobalto. Os pós previamente misturados foram compactados numa matriz cilíndrica (Φ = 7 mm) a uma pressão de 800 MPa e sinterizados a 1400 ºC durante 40 s sob alta pressão de 5,5 GPa. Os compósitos produzidos foram caracterizados por difração de raios X para identificação de fases cristalinas presentes. Além disso, foi feita análise comparativa entre o carbeto isento de terra-rara (amostras de referência) e carbetos dopados com elementos de terra-rara (La2O3, CeO2, e Y2O3). Para as condições estudadas os resultados mostraram que durante o processo de sinterização ocorreu à formação, mesmo que em pequenas quantidades, das fases Co3W3C2 e γ (carbeto tipo ε) nas peças de metal duro estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vieira, Débora Albuquerque, Maraiza Prescila Santos, Danielle Guedes Lima, Yuri Molina Rodriguez, Cleonilson Protásio Souza, and Tarcísio Oliveira Moraes Júnior. "PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE NÚCLEO DE FERRO PURO OBTIDO POR METALURGIA DO PÓ PARA APLICAÇÃO COMO CAPTADOR EM ENERGY HARVESTING." HOLOS 3 (July 24, 2015): 74. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.2655.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, o termo colheita de energia tem sido utilizado em uma grande classe de aplicações, cuja principal função é a recuperação da energia disponível a partir de fontes, por exemplo, mecânica, solar, térmica, entre outras, que de outro modo seria desperdiçada. O objetivo deste estudo é o desenvolvimento e caracterização de um núcleo de pó de ferro obtido por moagem de alta energia, bem como a utilização desse núcleo como captador em um processo de colheita de energia por indução no intuito de observar a sua capacidade de colher energia. O ferro foi caracterizado por difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura e realizados testes de bancada para avaliar a quantidade de energia colhida do captador desenvolvido. A análise estrutural mostrou que o pó obtido é monofásico, sem presença de impurezas. As micrografias apresentam característica homogênea, com pouca porosidade. As características magnéticas do material obtido o classificam como material ferromagnético mole, devido ao estreito laço de histerese. No testes para captação de energia, o núcleo apresentou resultados satisfatórios, pois foi capaz de fornecer um nível máximo de potência de 0.41mW quando submetido a uma corrente elétrica em seu enrolamento primário de 15 A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Filgueira, Marcello, and Daltro Garcia Pinatti. "Desenvolvimento de uma nova rota de processamento de ferramentas diamantadas: metalurgia do pó e forjamento rotativo." Matéria (Rio de Janeiro) 11, no. 3 (September 2006): 181–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762006000300003.

Full text
Abstract:
Este trabalho mostra a rota de processamento de um compósito diamantado à base de bronze 4% em peso diamante, para aplicação direta como fios diamantados, e serras lineares de desmonte e corte de rochas ornamentais. Esta rota consiste do emprego das técnicas de compactação da mistura pulverulenta, sinterização e forjamento rotativo. Ensaios de tração revelaram uma resistência de 230MPa para o compósito diamantado de 1,84mm de diâmetro. Microscopia eletrônica de varredura mostrou a distribuição dos cristais de diamantes ao longo do compósito durante a sua manufatura, assim como a adesão dos diamantes para com a matriz de bronze. Testes de corte feitos com fios do compósito bronze 4% em peso diamante, revelaram um desempenho da ordem de 4 vezes superior ao dos discos diamantados de corte, contudo, seu desempenho é cerca de 5 a 8 vezes inferior ao dos fios diamantados perolados, devido à baixa resistência à abrasão da matriz de bronze, baixa adesão entre o par bronze-diamante, devido ao uso de diamantes não metalizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "METALURGIA DO PÓ (CONGRESSOS)"

1

Silvestre, Marcus Nathan [UNESP]. "Obtenção da liga NiTi por metalurgia do pó." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016. http://hdl.handle.net/11449/143073.

Full text
Abstract:
Submitted by Marcus Nathan Silvestre null (silvestre.nathan@gmail.com) on 2016-08-15T19:33:33Z No. of bitstreams: 1 OBTENÇÃO DA LIGA NITI POR METALURGIA DO PÓ.pdf: 7180947 bytes, checksum: fb85ad122507b1a567ca667e4e2ee8fa (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Paula Grisoto (grisotoana@reitoria.unesp.br) on 2016-08-17T13:10:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 silvestre_mn_me_guara.pdf: 7180947 bytes, checksum: fb85ad122507b1a567ca667e4e2ee8fa (MD5)
Made available in DSpace on 2016-08-17T13:10:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 silvestre_mn_me_guara.pdf: 7180947 bytes, checksum: fb85ad122507b1a567ca667e4e2ee8fa (MD5) Previous issue date: 2016-07-29
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
O nitinol (NiTi) é uma das ligas mais empregadas entre aquelas que apresentam o efeito de memória de forma. A produção da liga por metalurgia do pó é uma alternativa às limitações das ligas fundidas, mas apresenta algumas limitações. O objetivo deste trabalho foi obter a liga NiTi via metalurgia do pó, combinando temperatura e tempo de sinterização para produzir uma liga com baixo volume de fases secundárias e óxidos e a martensita como fase principal à temperatura ambiente. Os pós de níquel e titânio foram pesados na proporção 50,5% Ni - 49,5% Ti (% at) e misturados mecanicamente por 2 horas. A mistura foi compactada uniaxialmente sob três tensões consecutivas: 1000, 750 e 500 MPa, relaxando o sistema em cada carga. Em seguida as amostras foram sinterizadas a 930°C, por períodos de 20, 30, 40 ou 50 horas. Após a determinação da melhor rota de sinterização, as amostras foram submetidas à deformação mecânica a quente, utilizando deformações reais de 31% ou 98%. As amostras foram submetidas a alguns tratamentos térmicos: o recozimento foi realizado a temperaturas de 500 °C e 700 °C e a solubilização a 930 °C. A caracterização das amostras foi realizada por microscopia óptica e MEV, difração de raios X, calorimetria exploratória diferencial e ensaio de microdureza. Em relação à rota de sinterização, o melhor resultado foi obtido utilizando-se tempo de sinterização de 50 horas, com a fase martensítica predominante e ausência de pó residual. As fases intermetálicas secundárias observadas foram Ni3Ti e Ni4Ti3. A densidade das amostras sinterizadas não variou significativamente com o tipo de compactação ou tempo de sinterização. A temperatura de transformação de fase martensítica foi satisfatória para o processo. Em relação à conformação mecânica, o valor de densidade aumentou significantemente, como o esperado. Com o recozimento das amostras, a microestrutura não foi alterada, entretanto os intermetálicos se formaram. Os valores de dureza nas amostras são consideravelmente altos para a composição utilizada e estão relacionados à contaminação por oxigênio, à precipitação da fase Ni4Ti3 e à presença de austenita.
Nitinol (NiTi) is one of the most used alloys that exhibit the shape memory effect and powder metallurgy is an alternative to overcome the casting limitations, but some details need to be checked. The aim of this work is to obtain NiTi by powder metallurgy, determining the best combination of sintering time and sintering temperature to produce an alloy with low volume fraction of secondary intermetallic phases and oxides and martensite as the main phase at room temperature. Ni and Ti elemental powders were weighted in order to get the 49.5% Ti – 50.5%Ni (% at) composition and mechanically mixed for 2 hours. The mixed powder was then uniaxially die compacted under the following condition: 1000 MPa, 750 MPa and 500 MPa. After every stress was applied, the system was relaxed. The sintering was performed under an argon atmosphere at 930°C for: 20, 30, 40 and 50 hours. After determining the best sintering route, hot rolling was applied to the samples, using real deformation of 31% and 98%. The samples were submitted to heat treatments: annealing was performed at 500 °C and 700 °C and solubilization was performed at 930 °C. The samples were characterized using optical microscopy, scanning electron microscope, x-ray diffraction and differential scanning calorimetry (DSC). The best route obtained was 50 hours of sintering time, which resulted in the lowest volume of secondary intermetallic phases and no unreacted powder. The intermetallic phases formed were Ni3Ti and Ni4Ti3. The density did not vary with the type of compacting or sintering time. The start temperature of martensite transformation was considered reasonable regarding the process used. After hot rolling, the microstructure did not change significantly. The phases detected after rolling were the same detected previously. About the heat treatments, after the aging the microstructure remained unchanged, but intermetallic phases precipitated. The hardness values obtained were considerably high for the composition used and were attributed to the oxygen contamination, Ni4Ti3 precipitation and the presence of austenite.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silvestre, Marcus Nathan. "Obtenção da liga NiTi por metalurgia do pó /." Guaratinguetá, 2016. http://hdl.handle.net/11449/143073.

Full text
Abstract:
Orientador: Peterson Luiz Ferrandini
Banca: Luiz Rogério de Oliveira Hein
Banca: Carlos Triveno Rios
Resumo: O nitinol (NiTi) é uma das ligas mais empregadas entre aquelas que apresentam o efeito de memória de forma. A produção da liga por metalurgia do pó é uma alternativa às limitações das ligas fundidas, mas apresenta algumas limitações. O objetivo deste trabalho foi obter a liga NiTi via metalurgia do pó, combinando temperatura e tempo de sinterização para produzir uma liga com baixo volume de fases secundárias e óxidos e a martensita como fase principal à temperatura ambiente. Os pós de níquel e titânio foram pesados na proporção 50,5% Ni - 49,5% Ti (% at) e misturados mecanicamente por 2 horas. A mistura foi compactada uniaxialmente sob três tensões consecutivas: 1000, 750 e 500 MPa, relaxando o sistema em cada carga. Em seguida as amostras foram sinterizadas a 930°C, por períodos de 20, 30, 40 ou 50 horas. Após a determinação da melhor rota de sinterização, as amostras foram submetidas à deformação mecânica a quente, utilizando deformações reais de 31% ou 98%. As amostras foram submetidas a alguns tratamentos térmicos: o recozimento foi realizado a temperaturas de 500 °C e 700 °C e a solubilização a 930 °C. A caracterização das amostras foi realizada por microscopia óptica e MEV, difração de raios X, calorimetria exploratória diferencial e ensaio de microdureza. Em relação à rota de sinterização, o melhor resultado foi obtido utilizando-se tempo de sinterização de 50 horas, com a fase martensítica predominante e ausência de pó residual. As fases intermetálicas secundárias obs... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Nitinol (NiTi) is one of the most used alloys that exhibit the shape memory effect and powder metallurgy is an alternative to overcome the casting limitations, but some details need to be checked. The aim of this work is to obtain NiTi by powder metallurgy, determining the best combination of sintering time and sintering temperature to produce an alloy with low volume fraction of secondary intermetallic phases and oxides and martensite as the main phase at room temperature. Ni and Ti elemental powders were weighted in order to get the 49.5% Ti - 50.5%Ni (% at) composition and mechanically mixed for 2 hours. The mixed powder was then uniaxially die compacted under the following condition: 1000 MPa, 750 MPa and 500 MPa. After every stress was applied, the system was relaxed. The sintering was performed under an argon atmosphere at 930°C for: 20, 30, 40 and 50 hours. After determining the best sintering route, hot rolling was applied to the samples, using real deformation of 31% and 98%. The samples were submitted to heat treatments: annealing was performed at 500 °C and 700 °C and solubilization was performed at 930 °C. The samples were characterized using optical microscopy, scanning electron microscope, x-ray diffraction and differential scanning calorimetry (DSC). The best route obtained was 50 hours of sintering time, which resulted in the lowest volume of secondary intermetallic phases and no unreacted powder. The intermetallic phases formed were Ni3Ti and Ni4Ti3. The dens... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Monteiro, Anderson Dias. "Obtenção do compósito Nb-Cu via metalurgia do pó." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/22467.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Programa de Pós-graduação em Integridade de Materiais da Engenharia, 2016.
Submitted by Fernanda Percia França (fernandafranca@bce.unb.br) on 2016-12-23T15:06:00Z No. of bitstreams: 1 2016_AndersonDiasMonteiro.pdf: 33676302 bytes, checksum: 226b42dc593cfbc51e37264c72a615cb (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2017-02-10T19:26:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_AndersonDiasMonteiro.pdf: 33676302 bytes, checksum: 226b42dc593cfbc51e37264c72a615cb (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-10T19:26:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_AndersonDiasMonteiro.pdf: 33676302 bytes, checksum: 226b42dc593cfbc51e37264c72a615cb (MD5)
O compósito Nb-Cu pode ser empregado na fabricação de contatos elétricos, resistências, eletrodos de solda, entre outros. Estes materiais devem apresentar elevadas condutividades elétrica e térmica e resistência ao calor. A produção desses compósitos pela tecnologia convencional é limitada, uma vez que envolvem elementos químicos que possuem pontos de fusão bastante diferentes. Uma alternativa é a adoção da metalurgia do pó. Desta forma, este trabalho tem como objetivo obter um compósito Nb-Cu via metalurgia do pó. Para isto, os pós de nióbio e cobre foram misturados nas proporções de 12,5% e 25%, respectivamente, em moinho planetário de bolas com base nos seguintes parâmetros: a razão bola/pó foi de 3:1; a velocidade de rotação, de 250 rpm; a atmosfera, vácuo; o agente controlador de processo, o estearato de zinco; e o tempo de moagem, de 2 horas e 8 horas. Em seguida, foram calculadas as densidades aparentes das misturas dos pós de nióbio e cobre. Em relação à compactação, esta foi feita em prensa universal, com aplicação de força de 3,2 x 104 N. Seguiu-se determinando a densidade dos compactados pelo método geométrico. Após a compactação, as amostras passaram por sinterização em forno tubular sob atmosfera de gás argônio a uma temperatura de 1000ºC para as amostras do lote 1 e 1100ºC para as amostras do lote 2, com isoterma de 1 hora em ambos os casos. A taxa de aquecimento e resfriamento foi de 5ºC/min. A densidade das amostras após a sinterização foi obtida através do método de Arquímedes. Os pós metálicos elementares, as misturas de pós metálicos moídos e os corpos sinterizados foram analisados via microscopia eletrônica de varredura e microscopia confocal. Medidas de DRX e microdureza (HV1) também foram realizadas. A partir destas análises, observou-se que o aumento do tempo de moagem torna as misturas de pós mais homogêneas e com partículas aglomeradas mais achatadas. Verificou-se, também, que as densidades aparentes das misturas de pós decrescem com o aumento do tempo de moagem, ao passo que os compactados à verde e os corpos de prova sinterizados têm suas densidades aumentadas com o aumento do tempo de moagem. Foi constatado, ainda, que a microdureza vickers têm seus valores aumentados tanto com o aumento do tempo de moagem quanto com o aumento da temperatura de sinterização.
The Nb-Cu composite can be used in the manufacture of electrical contacts, resistors, welding electrodes, among others. These materials should have high electrical and thermal conductivities and heat resistance. The production of these composites is limited by the conventional technology, as they involve chemicals that have very different melting points. An alternative is the use of powder metallurgy. Thus, this study aims to obtain a Nb-Cu composite via powder metallurgy. For this, the niobium powders and copper were mixed in the proportions of 12.5% and 25%, respectively, in a planetary ball mill using the following parameters: the ratio ball / powder was 3: 1; rotation speed of 250 rpm; atmosphere, vacuum; the agent process controller, zinc stearate; and the grinding time of 2 hours and 8 hours. Then, the apparent densities of the mixtures of niobium powders and copper were calculated. In relation to the compaction, it was done in the universal press with force applying 3.2 x 104 N. This was followed by determining the density of compressed by geometrical method. After compaction, the samples underwent sintering in a tubular furnace under an atmosphere of argon gas at a temperature of 1000 ° C for samples 1 and 1100ºC batch to batch of samples 2, with 1 minute isotherm in both cases. The heating and cooling rate was 5 ° C / min. The density of the samples after sintering was obtained by the Archimedes method. The elemental metal powders, metal powder mixtures milled and sintered bodies were analyzed via scanning electron microscopy and confocal microscopy. XRD measurements and hardness (HV1) were also performed. From these analyzes, it was observed that increasing milling time becomes more homogeneous mixtures of powders and agglomerated particles flatter. It was found also that the apparent density of the powder mixtures decreased with increased milling time while the green compacted and sintered specimens have their densities increased with increasing milling time. It has been found, furthermore, that the Vickers microhardness values both have their increased with increasing milling time and with increasing the sintering temperature.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ristow, Junior Waldyr. "Produção da liga ternaria ND-FE-B via redução-difusão." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1992. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157768.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnologico
Made available in DSpace on 2016-01-08T17:54:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 87105.pdf: 17232760 bytes, checksum: 58740011eff73b338c7fb9d41f5da204 (MD5) Previous issue date: 1992
No presente trabalho estudou-se o processo de obtenção da liga ternária Nd-Fe-B, via redução-difusão calciotérmica. Foram estudadas as variáveis-tempo, temperatura, excesso de cálcio e excesso de neodímio. Foi produzido pó dessa liga para obtenção de ímãs, via metalurgia do pó. As etapas envolvidas no processo foram: 1) produção da liga via R-D; 2)trituração da liga; 3) retirada dos resíduos do processo (lavagem do pó); 4)moagem. Também foi estudado um processo alternativo de retirada de resíduos da reação R-D. A caracterização da liga foi feita através de análise química, microestrutural e difração de raio-x. à análise química foi realizada utilizando-se um espectrômetro de energia dispersiva, analisando-se os elementos Ca, Nd e Fe. Também foram realizadas análises em um espectrômetro de comprimento de onda dispersiva para determinação do teor de oxigênio e boro. à análise microestrutural foi feita em microscópio ótico utilizando-se também o recurso de luz polarizada para análise da fase com domínios magnéticos. A difração de raio-x permitiu concluir sobre a cristalinidade da liga e principalmente verificar a presença da fase Nd2Fe14B, que é a fase principal na liga bem como a presença de ferrita (Fe-a) e óxidos remanescentes do processo da lavagem do pó.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bomfim, Pamela Karina dos Santos. "Desenvolvimento de implantes dentários por técnicas de metalurgia do pó." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85134/tde-22062015-141749/.

Full text
Abstract:
O interesse crescente no desenvolvimento de biomateriais com superfície porosa para aplicações dentárias decorre do suporte propicio ao crescimento do tecido ósseo, aumentando a adesão entre o tecido e material, favorecendo a osteointegração. O titânio pode ser considerado um ótimo material para implantes dentários, pela sua excelente biocompatibilidade, elevada resistência à corrosão e combinação de alta resistência com baixa densidade. Contudo, a alta reatividade do metal no estado líquido acaba dificultando a fabricação de implantes por fundição, sendo a metalurgia do pó composta por técnicas que permitem a obtenção de peças em temperaturas menores de processamento (estado sólido) e com módulo elástico próximo ao do tecido ósseo. O objetivo deste trabalho foi avaliar amostras porosas obtidas pela Metalurgia do Pó (MP) convencional. Inicialmente o pó de titânio comercialmente puro (Ti-cp) obtido pelo processo de hidretação-dehidretação (HDH), foi compactado em matriz uniaxial e sinterizado a vácuo em duas temperaturas,1100 e 1150°C/1h. As amostras sinterizadas foram caracterizadas quanto à densidade, porosidade, microestrutura ( microscopia óptica - MO e microscopia eletrônica de varredura - MEV), fases cristalinas (difração de raios - X - DRX), propriedades mecânicas (microdureza e ensaio de flexão em três pontos), comportamento eletroquímico (potencial de circuito aberto, espectroscopia de impedância eletroquímica e polarização anódica) e o ensaio de imersão foram empregados nas amostras obtidas por (MP) e no titânio fundido. Os resultados indicaram morfologia angular, distribuição granulométrica com média de 45 μm, além de densidade aparente e escoabilidade baixas. Foram obtidas amostras com porosidade de aproximadamente 33% e poros interligados dentro de uma faixa de tamanho de 110 140 μm. As análises por MEV e DRX das amostras sinterizadas indicaram a presença de fase α e poros. As amostras sinterizadas a 1150°C revelaram melhor comportamento mecânico em relação as amsotras sinterizadas a 1100°C. As análises eletroquímicas indicaram a elevada resistência a corrosão do titânio fundido, seguida pela amostra sinterizada 1100°C e finalmente das sinterizadas a 1150°C, quando imersas em solução da saliva artificial. O EDS foi executado para verificar a deposição de elementos na superfície. Testes de citotoxicidade demonstraram que o pó e as amostras sinterizadas não apresentaram qualquer efeito tóxico em culturas celulares. As amostras sinterizadas à 1100°C possuiam grau de porosidade e tamanho de poros que favoreceram o crescimento do tecido ósseo, além do módulo de elasticidade próximo ao tecido ósseo e foram mais resistentes a corrosão na solução simuladora.
The development of materials with a porous surface has been widely studied in the field of biomaterials, because the porous structure allows bone tissue growth, increasing the bonding since the tissue and the material, favoring osteointegration. Given the excellent biocompatibility, high corrosion resistance and combination of high strength with low density, titanium is one of the most suitable materials for dental implants. However, the high reactivity in liquid state ends up hindering their fusion. The technique of powder metallurgy (PM) is an alternative for cost reduction, allowing to obtain superior samples at lower temperatures, closer to the bone tissue in terms of elastic modulus. The objective of this study was to evaluate porous samples obtained by conventional PM. Initially the powder of commercially pure titanium (cp-Ti) was obtained by hydridedehydride (HDH) process, followed by uniaxial pressing and vacuum sintering at 1100 and 1150 °C/1h. The sintered samples were characterized - density, porosity, microstructure (SEM), crystalline phases (XRD), mechanical properties (microhardness and three point bending test), electrochemical behavior (open circuit potential, anodic polarization and electrochemical spectroscopy impedance and immersion essay) applied in porous samples and cast titanim The results indicated angular particle morphology, 45 μm average particle size distribution, low apparent density and flowability. The different processing temperatures enabled to obtain samples with approximately 33 % interconnected porosity and average pore size in 110-140μm range. SEM and XRD analysis of the sintered samples revealed the presence of α phase and pores. Samples sintered at 1150°C showed superior mechanical behavior. Electrochemical analysis (in artificial saliva solution) indicated higher corrosion resistance of cast titanium compared to porous samples . Cytotoxicity tests proved that the powder and sintered samples has no toxic effects on cell cultures. Samples sintered at 1100 °C excels in bone growth stimulation, elasticity modulus and corrosion resistance, due to superior porosity and pore size range properties, creating a material analogous to the bone.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

BOMFIM, PAMELA K. dos S. "Desenvolvimento de implantes dentários por técnicas de metalurgia do pó." reponame:Repositório Institucional do IPEN, 2014. http://repositorio.ipen.br:8080/xmlui/handle/123456789/23881.

Full text
Abstract:
Submitted by Claudinei Pracidelli (cpracide@ipen.br) on 2015-08-07T13:57:03Z No. of bitstreams: 0
Made available in DSpace on 2015-08-07T13:57:04Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear)
IPEN/D
Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Neves, Guilherme Oliveira. "Termodinâmica computacional aplicada a materiais produzidos via metalurgia do pó." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167856.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, Florianópolis, 2016.
Made available in DSpace on 2016-09-20T04:27:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 340632.pdf: 3486685 bytes, checksum: 9ecfbc5bec4ae66d1ce82f4518f5ea94 (MD5) Previous issue date: 2016
Materiais sinterizados estão se tornando cada vez mais importantes porque suas microestruturas podem ser facilmente controladas e adaptadas, possibilitando o desenvolvimento de materiais com propriedades particulares projetadas para cada aplicação específica. A microestrutura final pode ser alcançada através de reações ?in situ? durante a sinterização, que evoluem em direção ao equilíbrio termodinâmico. Portanto, conhecer o equilíbrio final e a cinética são imprescindíveis para predizer as reações que podem ocorrer durante a sinterização. Com a evolução computacional das últimas décadas, foram desenvolvidos os softwares comerciais Thermo-Calc® e DICTRA® que permitem simular condições de termodinâmica e de cinética e com isso reduzir o número de experimentos para se alcançar a microestrutura desejada. Este trabalho tem como objetivo avaliar a aplicação destes softwares para estudar reações durante a sinterização. Na primeira etapa foram desenvolvidos pares de difusão de Fe/Ni e Fe-3%Si/Ni produzidos por duas rotas, sendo a primeira por dupla compactação de dois pós metálicos seguida de co-sinterização (amostras co-sinterizadas) e a segunda pela união de dois materiais já sinterizados seguida de tratamento térmico (amostras de referência). Após os tratamentos térmicos as composições químicas nas zonas de interdifusão foram avaliadas e comparadas com as simulações do DICTRA® e Thermo-Calc®. Os resultados mostraram que as simulações e os resultados experimentais apresentaram as mesmas tendências. As espessuras das zonas de interdifusão foram maiores nas amostras co-sinterizadas devido a ativação de mecanismos de difusão típicos da metalurgia do pó. As curvas dos perfis de difusão das amostras de referência apresentaram melhor ajuste as simuladas, pois as características destas amostras se assemelham mais ao modelo utilizado pelo DICTRA®. Na segunda etapa, para estudar as reações que ocorreram nas zonas de interdifusão dos pares, foram produzidas novas amostras compostas pela mistura volumétrica dos pós seguidas de sinterização. Os resultados mostraram que durante a interdifusão dos elementos ocorre a geração de porosidade difusional devido a diferença dos coeficientes de difusão dos elementos, as fases formadas durante a sinterização foram as previstas pelo Thermo-Calc®. Os resultados mostraram que os softwares podem se tornar ferramentas valiosas para o desenvolvimento de materiais sinterizados.

Abstract: Sintered materials are becoming increasingly important because their microstructure can easily be controlled and tailored. Thus, materials with particular properties designed for each specific application can be developed. The final microstructure can be obtained through reactions "in-situ" during sintering, which occurs in the direction towards the thermodynamic equilibrium. Therefore, knowledge about the final equilibrium and kinetics are essential to predict reactions that may occur during sintering. Computational thermodynamics had a rapid evolution in the last two decades, the commercial software Thermo-Calc® and DICTRA® can simulate thermodynamic and kinetic conditions and thereby reduce the number of experiments required to achieve the desired microstructure. This study aims to evaluate the application of these software to study reactions during sintering. In the first step, the diffusion couple?s Fe/Ni and Fe-3%Si/Ni were produced by two different routes, the first route by double pressing metallic powders followed by co-sintering (co-sintered samples) and the second route by joining two materials already sintered followed by annealing (reference samples). After the heat treatments, the chemical compositions in the interdiffusion zones were assessed and compared with simulations. The results showed that simulations and experimental results presented the same tendencies. The interdiffusion zones were broader in co-sintered samples due to activation of diffusion mechanisms typical from powder metallurgy. The interdiffusion profiles of the reference samples showed better fitting with simulated ones because the characteristics of these samples are more similar to the model used by DICTRA®. In the second step, to study the reactions that occurred in the interdiffusion zones, new samples composed by volumetric mixture of the powders were prepared and sintered. The results showed that diffusional porosity were generated during sintering cause by the different diffusion coefficients of the elements. The phase formed during sintering was the same predicted by Thermo-Calc®. The results showed that both software can become a valuable tools for the development of sintered materials.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Grossi, Lara Jardim. "Estudo da influência do tempo de moagem na obtenção da liga Cu-13Al-4Ni via metalurgia do pó." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/22414.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2016.
Submitted by Camila Duarte (camiladias@bce.unb.br) on 2017-01-05T13:24:55Z No. of bitstreams: 1 2016_LaraJardimGrossi.pdf: 15490704 bytes, checksum: b1957340912d46f113d53dea8f6d8e7c (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2017-02-03T20:16:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_LaraJardimGrossi.pdf: 15490704 bytes, checksum: b1957340912d46f113d53dea8f6d8e7c (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-03T20:16:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_LaraJardimGrossi.pdf: 15490704 bytes, checksum: b1957340912d46f113d53dea8f6d8e7c (MD5)
O presente trabalho estuda a influência do tempo da moagem de alta energia nas características, como dureza e densidade, da liga Cu-13Al-4Ni obtida pelo processo de metalurgia do pó. O estudo desta liga vem tendo grande crescimento uma vez que, esta possui alta aplicabilidade na indústria e é passível do efeito memória de forma. Inicialmente, os pós elementares de cobre, alumínio e níquel foram caracterizados em relação à morfologia e a pureza, além da determinação da temperatura de fusão de cada um de forma individual. Observou-se que todos os pós caracterizados apresentaram pureza acima de 99,5% sendo adequados para a utilização na técnica de metalurgia do pó. Os componentes da liga, nas proporções adequadas, forma inseridos em um moinho de bolas planetário e submetidos à moagem por tempos de 2, 4, 8 e 16 horas ao vácuo obedecendo aos mesmos procedimentos e parâmetros evitando que variações na moagem interferissem no resultado final. As densidades aparentes dos pós já moídos foram calculadas e observou-se que o aumento do tempo de moagem diminui o valor desta densidade devido à deformação plástica dos elementos envolvidos. Os pós moídos foram compactados uniaxialmente a frio, utilizando a pressão específica de cada amostra que, foi determinada através da construção de curvas de compressibilidade. As densidades a verde foram calculadas e os resultados obtidos indicaram que o aumento do tempo de moagem provoca a diminuição do seu valor. Os compactados foram sinterizados a 1000 por uma hora e meia em atmosfera de argônio. As densidades e, consequentemente, as porosidades das amostras sinterizadas foram calculadas. As melhores densificações, em relação à densidade teórica, foram obtidas para os tempos de moagem de 4 e 8 horas, que apresentaram, respectivamente, a porcentagem de porosidade de 21,419% e 21,628%. Estudos de calorimetria diferencial de varredura confirmaram que nenhuma das ligas em estudo apresentou o efeito memória de forma sugerindo que são necessárias outras etapas para possibilitar o aparecimento desta característica. Os resultados de DRX confirmaram a presença das fases γ2, α e AlNi formadas após a sinterização. Além disso, o aumento do tempo de moagem favoreceu o surgimento das fases γ2 e AlNi. O valor mais elevado de microdureza, 237,080 HV/10 gf, foi obtido para as amostras que sofreram moagem de 4 horas. Desta forma, 4 horas de moagem foi o tempo ideal, em relação à densificação e microdureza, para a obtenção da liga CuAlNi considerando os parâmetros utilizados neste trabalho.
This work studies the influence of the high energy milling time in the manufacture of Cu-13Al-4Ni alloy by powder metallurgy process, as well as, the finals characteristics of the products. The study of this alloy has had growth since it has high applicability in the industry and is liable of shape memory. Firstly, the elementary powders of copper, aluminum and nickel were characterized in regarding of the morphology, purity and melting temperature of each individual element. All powders that were analyzed have showed purity over than 99,5%, suitable for the powder metallurgy technic. The components of alloy, in the correct proportions, were inserted in a Planetary Balls Mill and have been submitted to milling for 2, 4, 8 and 16 hours following the same procedures and parameters to prevent that variations interfere in the final result. The apparent densities of the milled powders were calculated and, the results have showed that the increasing the milling time decreases the value of this density, because of the plastic deformation in the involved elements. The milled powders were uniaxially cold compressed, using specific pressure for each sample which, were determined through the construction of compressibility curves for the four different milling times. The green densities were calculated and, the results have showed that the milling time increase causes the decrease of this density. The compressed were sintered at 1000 for 90 minutes in argon atmosphere. The densities, and consequently, the porosity were determined. The best densifications, in relation to theoretical density, were obtained for the milling time of 4 and 8 hours, which have showed, respectively, the percentage of porosity of 21,419% and 21,628%. Studies of Differential Scanning Calorimetry have confirmed that the alloys didn’t show the shape memory effect, suggesting that are necessary others steps to possibility the appearance of this characteristic. The DRX results have confirmed the presence of γ2, α e AlN i phases formed after the slow cooling at an oven. Furthermore, the increasing of the milling time has favored the appearance of γ2 and AlNi phases. The higher value of microhardness, 237,080 HV/10 gf, was obtained for the samples which have been milled for 4 hours. Thus, 4 hours was the ideal milling time, in relation to densification and microhardness for obtain the CuAlNi alloy considering the parameters used in this work.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bicudo, Ricardo de Oliveira. "Fabricação de eletrodos para tocha de plasma via metalurgia do pó." Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2015. http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3232.

Full text
Abstract:
Este trabalho consiste no estudo de processos de fabricação de eletrodos de tochas de plasmas via metalurgia do pó utilizando materiais que mesclam as características de metais refratários como o nióbio, háfnio e o molibdênio, com metais de alta condutividade térmica e elétrica como o cobre. Compostos metálicos imiscíveis como Cu-Hf, Cu-Nb e Cu-Mo foram produzidos pelo emprego do processo de moagem de alta energia e sinterização por fase sólida no intuito de sintetizar misturas metálicas com elevada homogeneidade e estreita distribuição de tamanho de partículas. Essa metodologia é de grande importância para a produção de eletrodos para tochas de plasma, cujas características térmicas e elétricas são afetadas pela moagem, compactação, distribuição, tamanho de grãos e matérias-primas utilizadas na manufatura dos catodos. Neste trabalho, a moagem foi realizada em ambiente inerte tendo como parâmetro o tempo de coleta em 16, 24, 32 e 40 horas. Os pós-compósitos foram compactados em matriz de ação uniaxial e sinterizados em ambiente de argônio em temperatura de 870C durante 30 minutos. Para simular a função de eletrodos, corpos de provas foram conformados e expostos a testes de erosão sob ação de arco elétrico em corrente de alimentação contínua de 70 A e potência média variando entre 3,8 KW e 5,8 KW. Nestas condições de ensaio o eletrodo de Cu-Nb apresentou uma perda de massa média de 42 % com uma taxa de erosão média de 2,9 . 10-2 g/s e o eletrodo de Cu-Mo uma perda de massa média de 32% com uma taxa de erosão máxima de 1,6 . 10-2 g/s. Os pós utilizados e materiais sinterizados foram caracterizados via MEV, EDS e DRX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Knewitz, Fábio Luis. "Estudo comparativo de amostras de NiTi produzidas por metalurgia do pó." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2009. http://hdl.handle.net/10183/17634.

Full text
Abstract:
Devido a suas propriedades, de resistência a corrosão, boa resistência à fadiga, memória de forma, superelasticidade e biocompatibilidade, a liga de NiTi através de seus subprodutos, é amplamente utilizada em diversas áreas médicas, com destaque na confecção de órteses endovasculares. Este trabalho tem como objetivo comparar propriedades de amostras produzidas via metalurgia do pó convencional na obtenção da liga NiTi, utilizando duas diferentes misturas preparadas em moinho atritor, uma fazendo uso de pó de titânio comercial e outra utilizando hidreto de titânio, com vista a aumentar a formação da fase NiTi. Essas amostras foram sinterizadas em forno resistivo a vácuo e em forno assistido a plasma. As amostras sinterizadas apresentaram majoritariamente as fases NiTi e NiTi2. As amostras que fizeram uso de hidreto de titânio tiveram uma quantidade de poros excessiva, levando a uma queda da dureza se comparada a amostra que fez uso de titânio metálico. A mistura de pós sinterizada no forno assistido a plasma sofreu síntese por combustão apresentando poros grandes na escala milimétrica, mas alta integridade na região metálica devido a formação de fase líquida.
Due to its properties like corrosion resistance, good fatigue strength, shape memory, superelasticity and biocompatibility, Nitinol is commonly used in different areas, especially in the manufacturing of stents. This work had as aim to compare properties of NiTi samples produced by conventional powder metallurgy in obtaining NiTi alloys. The different mixtures prepared in atritor mill, making use of commercial titanium powder and other using titanium hydride, to increase the NiTi phase formation were employed. These samples were sintered in a resistive furnace and plasma sintering reactor. The sintered samples showed the phases NiTi and NiTi2. Samples with titanium hydride had a greater quantity of pores, leading to a decreased hardness when compare to samples with titanium metal powder. The samples in the plasma sintering reactor were sintered by combustion synthesis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "METALURGIA DO PÓ (CONGRESSOS)"

1

International Latin-American Conference on Powder Technology (3rd 2001 Santa Catarina, Brazil). Advanced powder technology III: Proceedings of the 3rd International Latin-American Conference on Powder Technology, November 26-28, 2001, Santa Catarina, Brazil. Edited by Salgado Lucio and Ambrozio Filho Francisco. Uetikon-Zuerich: Trans Tech Publications, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

(Editor), Lucio Salgado, and Francisco Ambrozio Filho (Editor), eds. Advanced Powder Technology III (Materials Science Forum). Trans Tech Pubn, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "METALURGIA DO PÓ (CONGRESSOS)"

1

Silva, André Pereira da, Juliano de Lemos Navarro, Leonardo Almeida Lopes, Felipe Antônio Viana de Araújo, Gabriel Aires Honorato, and Sérgio Mateus Brandão. "MANUFATURA DE LIGA DE AL5%CU PELO PROCESSO DE METALURGIA DO PÓ." In Impactos das Tecnologias na Engenharia Mecânica 3, 69–84. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4871905049.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Enéas Carlos de Oliveira, Eduardo José Silva, Thiago Batista David, Moisés Euclides da Silva Junior, and Oscar Olimpio de Araujo Filho. "FABRICAÇÃO DA LIGA DE ALUMÍNIO AA7013 ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE METALURGIA DO PÓ." In Engenharia mecânica: A influência de máquinas, ferramentas e motores no cotidiano do homem 2, 60–77. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.1732118065.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Carlos Averú, Alima, Jorge Luis Braz Medeiros, Luciano Volcanoglo Biehl, and José de Souza. "Efeito da difusibilidade de uma liga de níquel inconel produzida por metalurgia do pó." In Engenharia: a máquina que constrói o futuro. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200601596.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Zarzar, Sandra Torres, Diogo Monteiro do Nascimento, José Endreo Baracho da Costa, Moisés Euclides da Silva Junior, and Oscar Olimpio de Araujo Filho. "FABRICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA LIGA DE ALUMÍNIO AA8011 ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE METALURGIA DO PÓ." In Engenharia mecânica: A influência de máquinas, ferramentas e motores no cotidiano do homem 2, 96–110. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.1732118067.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Enéas Carlos de Oliveira, Eduardo José Silva, Thiago Batista David, Moisés Euclides da Silva Junior, and Oscar Olimpio de Araujo Filho. "FABRICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA LIGA DE ALUMÍNIO AA7009 ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE METALURGIA DO PÓ." In Engenharia mecânica: A influência de máquinas, ferramentas e motores no cotidiano do homem 2, 78–95. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.1732118066.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Carvalho, Jorge Alberto de Medeiros, José Adilson Castro, and Alexandre Antunes Ribeiro. "PROCESSAMENTO DE LIGAS Mg-Zn-Ca PARA USO EM IMPLANTES CIRÚRGICOS UTILIZANDO A TÉCNICA DE METALURGIA DO PÓ." In A Aplicação do Conhecimento Científico nas Engenharias, 42–53. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4491904045.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, José Raelson Pereira de, Regina Bertília Dantas de Medeiros, and Mauricio Mhirdaui Peres. "CONSOLIDAÇÃO POR SINTERIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL DE ALUMÍNIO RECICLADO A PARTIR DE LATAS DE BEBIDA VIA METALURGIA DO PÓ." In Impactos das Tecnologias na Engenharia de Materiais e Metalúrgica, 97–112. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.23419020410.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "METALURGIA DO PÓ (CONGRESSOS)"

1

Souza, Bianca Nathália Andrade de, Elizeth Oliveira Alves, and Daniel Ricardo Araújo Amaro. "FABRICAÇÃO DE LIGAS DURALUMÍNIO VIA METALURGIA DO PÓ." In 74º Congresso Anual da ABM. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/2594-5327-33863.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Faria, Géssica Seara, Andreza Menezes Lima, Wagner Anacleto Pinheiro, Alexandre Antunes Ribeiro, and Luiz Paulo Mendonça Brandão. "COMPÓSITOS COBRE-GRAFENO PRODUZIDOS POR METALURGIA DO PÓ COM COMPACTAÇÃO A FRIO." In 72º Congresso Anual da ABM. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/1516-392x-30727.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Körbes, Arthur, Gilceu dos Santos Cardoso, Luana de Lucca de Costa, André Rosiak, Diego Pacheco Wermuth, Lirio Schaeffer, and Alexandre da Silva Rocha. "ESTUDO DO ALUMÍNIO OBTIDO POR METALURGIA DO PÓ VIA SINTERIZAÇÃO CONVENCIONAL E A PLASMA." In 74º Congresso Anual da ABM. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/2594-5327-33614.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Camargo Daroque, Gabriella, and WISLEI RIUPER RAMOS OSORIO. "Caracterizacão da microestrutura do compósito metal-metal Al/Cu produzido via metalurgia do pó." In XXV Congresso de Iniciação Cientifica da Unicamp. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2017-78466.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Lara Poliny Nogueira da, and Augusto Nobre Gonçalves. "Rochas sedimentares e a metalurgia do pó: A observação da diagênese durante a sinterização." In Anais do I Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Recife, Brasil: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/121206.1-6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Larissa, Bianca Rodrigues, Patrícia Medeiros, Tércio Machado, and Raimison de Assis. "UTILIZAÇÃO DE CAVACOS DE USINAGEM NA PRODUÇÃO DE FERRAMENTA DE CORTE VIA METALURGIA DO PÓ." In X Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. ABCM, 2018. http://dx.doi.org/10.26678/abcm.conem2018.con18-1575.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carvalho, Sheyla Santana de, Juliana do Nascimento Lunz, Laércio Rosignoli Guzela, Karla Patricia Macedo Licona, Tatiana Silva Barros, Alexandre Antunes Ribeiro, Luiz Carlos Pereira, Juan Garcia de Blas, Marize Varella de Oliveira, and Cássio Barbosa. "PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE TITÂNIO SUBMETIDO À METALURGIA DO PÓ E EXTRUSÃO ANGULAR EM CANAL." In 69° Congresso Anual da ABM - Internacional. São Paulo: Editora Blucher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/1516-392x-24330.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Riuper Ramos Osorio, Wislei, and Gabriela Azevedo Freire. "Caracterização microestrutural de compósito Al(c.p.)/Fe manufaturados pela metalurgia do pó para aplicação aeronáutica." In XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas - SP, Brazil: Galoá, 2015. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2015-37281.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Blas, Juan Garcia de, Juliana do Nascimento Lunz, Laercio Rosignoli Guzela, Alexandre Antunes Ribeiro, Luiz Carlos Pereira, Marize Varella de Oliveira, and Cássio Barbosa. "AVALIAÇÃO DA HOMOGENEIZAÇÃO DE LIGA Ti35Nb PROCESSADA POR METALURGIA DO PÓ E EXTRUSÃO ANGULAR EM CANAL." In 71º Congresso Anual da ABM. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/1516-392x-27738.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Kazmierczak, Kamila, Cesar Edil da Costa, Cristiano da Silva, and Jonas Fernandes Cherritte. "AVALIAÇÃO DE DUREZA POR TRATAMENTOS TÉRMICOS DO COMPÓSITO AA2014-5%TIO2 PRODUZIDO POR METALURGIA DO PÓ." In 69° Congresso Anual da ABM - Internacional. São Paulo: Editora Blucher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/1516-392x-24546.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography