To see the other types of publications on this topic, follow the link: Método de dimensionamento.

Journal articles on the topic 'Método de dimensionamento'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Método de dimensionamento.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Sousa, Lilian Masetti Lobo Soares de, Waldyr Lopes de Oliveira Filho, and Hernani Mota de Lima. "Dimensionamento estrutural de estradas de mina a céu aberto." Rem: Revista Escola de Minas 65, no. 2 (June 2012): 279–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672012000200018.

Full text
Abstract:
Uma estrada de mina foi dimensionada com materiais típicos ocorrentes em mineração de minério de ferro no Brasil, utilizando-se os métodos empíricos CBR e DNER. Através do programa de dimensionamento estrutural mecanístico-empírico ELSYM5, compararam-se os resultados obtidos pelos métodos anteriores e propôs-se a otimização do dimensionamento feito pelo método DNER. Os resultados mostram que a espessura total do pavimento calculada pelos dois métodos é, basicamente, a mesma, sendo que a espessura da camada de base pelo método DNER é superior à obtida pelo CBR, enquanto o oposto ocorre com a sub-base. Ambos os dimensionamentos mostram, através da aplicação do software ELSYM5, que não são os mais apropriados, visto que a deformação de algumas camadas, principalmente no caso CBR, está acima do limite aceitável de 2000 µε. Através da variação da espessura das camadas, obteve-se um dimensionamento adequado, que levou à redução da espessura da camada total do pavimento de 1,97 m para 1,40 m. A redução da deformação das camadas, em que se variou o módulo de elasticidade, demonstra a importância da realização de ensaios de caracterização física dos materiais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Larissa Macário da, and Rafaella Oliveira Guimarães Santos. "Estudo comparativo: método empírico do DNIT e mecanístico-empírico (Medina) no dimensionamento de pavimentos flexíveis." Engineering Sciences 9, no. 1 (April 20, 2021): 114–24. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2318-3055.2021.001.0012.

Full text
Abstract:
O presente estudo de pesquisa fez uso do novo programa de dimensionamento de pavimentos flexíveis o Método de Dimensionamento Nacional – Medina programa totalmente Brasileiro, desenvolvido por meio de parcerias entre entidades brasileiras. Como objetivo realizou-se uma análise comparativa entre os métodos de dimensionamento de pavimentos, o empírico atualmente empregado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e o método mecanístico-empírico de Dimensionamento Nacional de Pavimentos (MEDINA), a fim de elucidar o uso do método mecanístico-empírico. Com a finalidade de comparar o dimensionamento das camadas de base e sub-base de pavimentos flexíveis, por meio dos diferentes métodos, sendo adotado o método empírico que tem como fundamento os dados de CBR, empregado pelo DNIT e o mecanístico-emprírico (Medina) com base em conceitos da teoria da elasticidade. Para cálculo das espessuras das camadas do pavimento flexível, foram propostos dois volumes de tráfego diferentes. Os dados dos materiais que foram utilizados nas camadas de base e sub-base foram obtidos a partir de estudos bibliográficos prévios. Na sequência foi realizado o dimensionamento do pavimento com os dois métodos propostos. Dentre os resultados obtidos, observa-se que Medina permite maiores análises e variações de materiais de revestimento, com base nas propriedades dos materiais. Para as possibilidades analisadas, destaca-se o tipo de material utilizado na camada do revestimento influenciando consideravelmente em sua espessura, fator relacionado ao módulo resiliente desses materiais, ou seja, para os casos propostos a espessura da camada de revestimento foi menor quanto maior foi o MR do revestimento adotado. O resultado que mais se destacou foi no caso 2.2 em que o revestimento foi de concretos betuminoso com 7,5cm de espessura no método empírico e pelo método mecanístico-empírico concreto asfáltico de classe 4 com 9,4cm manifestou melhores resultados para as camadas de revestimento, atendendo aos padrões de dimensionamento do programa. Ressalta-se que o dimensionamento efetuado pelo novo método colabora com a viabilidade a longo prazo e o pavimento tende a alcançar seu tempo de vida útil com maior segurança e economicidade, comparado ao método empírico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Miranda, Eugenio Paceli de, and Gilbenes Bezerra Rosal. "Comparação entre o Método Trecho-a-Trecho e o Método de Múltiplas Saídas no dimensionamento de uma linha lateral de um sistema de irrigação por aspersão." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 5, no. 10 (2018): 919–33. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas.051110.

Full text
Abstract:
O dimensionamento de sistemas de irrigação é imprescindível para o seu bom funcionamento e tem uma relação direta com o consumo de energia elétrica pelo conjunto motobomba. O objetivo desse trabalho foi comparar o Método de Dimensionamento Trecho-a-Trecho com o método de múltiplas saídas, com a perda de carga contínua determinada pela Equação de Darcy-Weisbach. Foram feitas simulações de dimensionamento utilizando três tipos de aspersores, variando o número de aspersor por lateral e a pressão de serviço. Em todas as simulações o dimensionamento pelo método de múltiplas saídas apresentou valores superiores ao método trecho-a-trecho, a maior diferença entre os dois métodos chegou a 9,69% e a menor diferença foi de 0,15%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bezerra da Silva, Eduardo Felipe, and Marcos Araujo Braz de Oliveira. "ANÁLISE DA ARMADURA PASSIVA EM LAJES LISAS DE PROTENSÃO NÃO ADERENTE." Projectus 3, no. 1 (July 21, 2020): 80–105. http://dx.doi.org/10.15202/25254146.2018v3n1p80.

Full text
Abstract:
O presente estudo busca explanar as possibilidades de dimensionamento das armadurascomplementares passivas em estruturas de lajes lisas em concreto protendido comcordoalhas engraxadas e plastificadas pós-tracionadas, onde existe uma direção decabos distribuída e outra concentrada. Desta forma, tentar trazer uma comparaçãoentre métodos de dimensionamento de tais estruturas. Para chegar as conclusõesdeste estudo se valeu de revisões bibliográficas e testes em uma estrutura hipotéticautilizando um software específico, este emprega o método das grelhas e o método dascargas balanceadas. Por fim será demonstrada a diferença de quantitativos de armadurapassiva a depender do método escolhido e será também avaliada a validade da utilizaçãode cada método.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Carvalho, Fernanda Santos de, and Eduardo Gouveia Santiago Lage. "Método de análise e dimensionamento do sistema fotovoltaico ongrid." Technology Sciences 1, no. 2 (November 18, 2019): 24–36. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2674-6425.2019.002.0004.

Full text
Abstract:
A procura pela multiplicidade da fonte energética brasileira, tem se tornado cada vez mais essencial por conta de dois principais fatores. Primeiramente pelo atual cenário energético, em que, com a diminuição das chuvas e conseguintemente redução da energia gerada por hidrelétricas, aumentou-se, significativamente, o preço da energia. E ainda, pela necessidade de explorar recursos renováveis que trazem flexibilidade e sustentabilidade na sua utilização, isso faz com que a energia fotovoltaica seja uma opção para a sociedade. Diante deste cenário, as planilhas têm sido presentes nos projetos de sistema solar como um recurso ágil e prático de análise e dimensionamento dessas estruturas. A pesquisa consistiu em desenvolver uma ferramenta de dimensionamento e análise da viabilidade para projetos fotovoltaicos ongrid através de planilhas, relacionando métodos utilizados para dimensionamento das placas solares, produzindo uma ferramenta para dimensionamento de sistemas fotovoltaicos e identificando o ponto ótimo de investimento baseado no prazo de retorno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Simonelli, George, Luiz Carlos Lobato dos Santos, and Suelem Sá Dela Fonte. "DIMENSIONAMENTO DO BOMBEIO MECÂNICO COM HASTES EM EXCEL®." HOLOS 7 (December 21, 2017): 17. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2017.4612.

Full text
Abstract:
Os métodos de elevação artificial são utilizados quando a energia oriunda do reservatório não é suficiente para elevar os fluidos à superfície. A elevação artificial proporciona energia ao fluido presente no fundo do poço, através da implementação de diversos equipamentos. Entre os métodos de elevação, o bombeio mecânico é o mais utilizado em poços onshore. Nesse método, o movimento rotativo de um motor situado na superfície é transformado em movimento alternativo da coluna de hastes. Para implementar o bombeio mecânico em um poço de petróleo é fundamental a realização do dimensionamento. O dimensionamento é responsável por determinar os parâmetros operacionais, e colaborar na seleção dos equipamentos de superfície e de subsuperfície. Neste trabalho foi apresentado o procedimento do cálculo necessário para o dimensionamento da unidade de bombeio. Nos cálculos foram utilizadas as equações do método convencional de projeto. O método apresenta equações simples e é aplicável a poços rasos ou com profundidade média (até 2500 m). Este trabalho resultou na elaboração de uma planilha eletrônica em Excel® que, utilizando as equações contidas na literatura, calcula de forma rápida e prática as variáveis requeridas para o dimensionamento da unidade de bombeio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, V. P. "Dimensionamento de pilares de concreto armado em situação de incêndio: uma alternativa ao método tabular da nbr 15200:2004." Revista IBRACON de Estruturas e Materiais 1, no. 4 (December 2008): 379–92. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-41952008000400003.

Full text
Abstract:
A ABNT NBR 15200:2004 "Projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio" apresenta um método tabular de dimensionamento de pilares em situação de incêndio. O método associa o nível do carregamento e as dimensões mínimas da seção transversal e da posição da armadura na seção, ao tempo requerido de resistência ao fogo (TRRF). Neste trabalho, é apresentada a base teórica que permitiu a construção dessas tabelas e um estudo para contribuir com a futura revisão da NBR 15200. Um dimensionamento estrutural mais otimizado, mais preciso e econômico, se comparado ao método tabular da norma brasileira, pode ser obtido com o uso de métodos alternativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Alves, Elcio Cassimiro, and Paula Mayer Dos Santos Souza. "Dimensionamento Otimizado De Pilares-Parede." Revista Sul-americana de Engenharia Estrutural 17, no. 1 (October 13, 2020): 1–21. http://dx.doi.org/10.5335/rsaee.v17i1.9087.

Full text
Abstract:
A estabilidade global de uma edificação alta é usualmente garantida por estruturas de contraventamento, tais como pilares-parede retangulares ou em “U”. Dessa forma, este artigo objetiva realizar o dimensionamento otimizado de pilares-parede a partir das solicitações existentes e em acordo com as prescrições normativas. Será utilizado um programa computacional desenvolvido na plataforma Matlab para obtenção da solução otimizada, a qual é calculada por meio do Método dos Pontos Interiores. Serão analisados dois exemplos, um referente à seção retangular e outro à seção em “U”. O dimensionamento de ambos envolverá dois métodos, o tradicional e o da decomposição em faixas, de modo a comparar as áreas de aço otimizadas. Em seguida, pretende-se otimizar a resistência característica do concreto à compressão ( ) de cada uma das seções a fim de verificar a economia resultante dessa otimização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fonseca, Vitor Luís Amorim, and Frederico Carlos Martins de Menezes Filho. "Estudo comparativo entre métodos de dimensionamento para reservatórios de sistemas de aproveitamento de águas pluviais." Holos Environment 19, no. 2 (July 29, 2019): 287. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v19i2.12326.

Full text
Abstract:
O desequilíbrio entre a demanda crescente por água nas diversas atividades humanas e a escassez pronunciada perfazem o panorama de uma crise hídrica nacional. Ações como a captação e o aproveitamento das águas pluviais mostram-se como uma alternativa para a escassez. Todavia, o dimensionamento do reservatório que compõe um Sistema de Aproveitamento de Águas Pluviais (SAAP), compreende uma etapa complexa, visto a existência de diversos métodos que resultam em volumes diferenciados entre si, consoante a NBR 15527 (ABNT, 2007), a saber: método de Rippl, método da simulação, método Azevedo Neto, método prático alemão, prático inglês e prático australiano. Desse modo, este trabalho objetiva comparar, para uma residência unifamiliar hipotética, os volumes calculados pelos métodos dispostos na referida norma e, também, pelo método apresentado por Dornelles (2012), para três capitais brasileiras: Belo Horizonte, Goiânia e Porto Alegre. De um modo geral, quanto aos métodos práticos e de Rippl, observa-se a discrepância entre os valores observados para os volumes calculados de reservatórios, variando de 4,89 m³ a 39,00 m³, para Belo Horizonte, por exemplo. O que, de fato, pode confundir a tomada de decisão pelo projetista, ressaltando, ainda, a limitação de tais métodos quanto ao desempenho do SAAP em seu tempo de uso. O método da simulação forneceu, para 15,00 m³, a eficiência de 80,87%, 80,81% e 98,37% para Belo Horizonte, Goiânia e Porto Alegre, respectivamente. Já utilizando o método proposto por Dornelles, em Belo Horizonte, o mesmo volume experimentará a eficiência de 87,80%; para Goiânia a eficiência de 87,00% e; da mesma forma para Porto Alegre, 99,70%. Comparando os dois últimos métodos, nota-se que não há grande diferença, podendo ser utilizados com segurança. Desse modo, os métodos da simulação e de Dornelles (2012) propiciaram valores mais seguros fornecendo os dados para análise dos índices de desempenho do SAAP no transcorrer dos anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Miranda, Eugenio Paceli de, Gilbenes Bezerra Rosal, and Francisco Uchoa de Lima. "Diferenças entre o Método Trecho-a-Trecho e o Método de Múltiplas Saídas na determinação das perdas de cargas em uma linha lateral de um sistema de irrigação localizada." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 5, no. 10 (2018): 911–18. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas.051109.

Full text
Abstract:
A perda de carga é o parâmetro fundamental para o dimensionamento dos sistemas de irrigação. Sua determinação correta tem relação com os custos dos materiais e com o consumo de energia. Este trabalho teve como objetivo comparar a determinação das perdas de cargas em uma linha lateral de um sistema de irrigação localizada por microaspersão, usando o método de múltiplas saídas e o método trecho-a-trecho. No dimensionamento alterou-se o comprimento da linha lateral, aumentando consequentemente o número de aspersores e a vazão da linha lateral e a pressão de serviço, aumentando com isso a vazão da linha lateral e mantendo o mesmo comprimento e número de microaspersores por lateral. Tanto para o aumento do comprimento da linha lateral como para o aumento da pressão de serviço, a perda de carga determinada pelo método trecho-a-trecho foi maior que o método de múltiplas saídas, a maior diferença observada foi de 8,8%. A diferença entre os dois métodos aumentou a medida que o comprimento da linha lateral aumentou. O contrário aconteceu com o aumento da pressão de serviço, que provocou uma redução nas diferenças entre os dois métodos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Pruski, F. F., N. P. Griebeler, and D. D. Silva. "Comparação entre dois métodos para a determinação do volume de escoamento superficial." Revista Brasileira de Ciência do Solo 25, no. 2 (June 2001): 403–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832001000200016.

Full text
Abstract:
A determinação do volume máximo de escoamento superficial é fundamental para o dimensionamento de diversos tipos de obras hidráulicas, constituindo o parâmetro de maior importância no projeto de sistemas de terraceamento em nível. A determinação incorreta do volume escoado superficialmente gera imprecisões no dimensionamento destes sistemas que, quando superdimensionados, apresentam elevado custo de instalação. Tendo em vista esses aspectos, o presente trabalho teve por objetivo comparar os valores de volume máximo de escoamento superficial, obtidos por meio do método empírico do número da curva, desenvolvido pelo Serviço de Conservação de Solos dos Estados Unidos, com aqueles obtidos por meio do método desenvolvido por Pruski e colaboradores, baseado em princípios consagrados na hidrologia. O desempenho dos dois métodos foi analisado com base nas condições pluviométricas correspondentes a Belo Horizonte e Uberlândia, para período de retorno de 10 anos. Evidenciaram-se grandes diferenças entre os valores de volume de escoamento superficial obtidos pelos dois métodos, as quais se mostraram mais acentuadas para maiores velocidades de infiltração de água no solo, tendo o método proposto por Pruski e colaboradores apresentado comportamento mais condizente com a realidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Miranda, Jarbas H. de, Sergio N. Duarte, Késia O. da Silva, Quirijn de J. van Lier, and Nilson A. Villa Nova. "Dimensionamento de terraços de infiltração pelo método do balanço volumétrico." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 8, no. 2-3 (December 2004): 169–74. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662004000200001.

Full text
Abstract:
As práticas de conservação de solo permitem o controle de perdas de solo e água em áreas agriculturáveis, objetivando assim a maximização do lucro sem provocar a redução da capacidade produtiva. Ante essa importância, há necessidade de se adotar procedimentos técnicos para o dimensionamento de estruturas conservacionistas. Assim, objetivou-se, com o presente trabalho, o desenvolvimento de um modelo computacional em linguagem Visual Basic 6.0, para dimensionamento de terraços em nível. O modelo foi aplicado para 3 localidades do Estado de São Paulo (Araçatuba, Piracicaba e Natividade da Serra). Pelos resultados obtidos, os valores da largura da seção parabólica de canais de terraço em nível de 0,5 m de profundidade para as 3 localidades, com período de retorno de 5 anos, foram de 3,30, 3,34 e 3,80 m, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Schlickmann, Ronei De Lima, and Álvaro José Back. "Avaliação de métodos de estimativa de vazão máxima para dimensionamento de bueiros." Revista Técnico-Científica de Engenharia Civil Unesc - CIVILTEC 3, no. 1 (November 11, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.18616/civiltec.v3i1.5729.

Full text
Abstract:
Para determinação da vazão de cheia numa bacia hidrográfica se faz necessário um estudo minucioso com base em metodologias de estimativa da vazão máxima. Neste estudo foram comparados diferentes métodos de estimativa de vazão máxima para quatro pontos de um projeto de rodovia. Os dados necessários para a realização deste artigo foram obtidos do Projeto Básico e Executivo de Engenharia para Implantação de Pavimentação da Rodovia BR-285, em Timbé do Sul/SC, utilizando dados pluviométricos de quatro projetos de bueiros. As metodologias utilizadas foram os métodos Racional, Racional Corrigido, I-Pai-Wu, Ven Te Chow e McMath. Para o tempo de concentração utilizou-se as formulas de Kirpich, Ven Te Chow, Picking, Kerby-Hathaway e DNOS. Os resultados evidenciaram que o método Racional tende a apresentar valores de vazão maiores para as bacias com áreas superiores a 2 km². O método Ven Te Chow se mostrou muito sensível ao parâmetro CN, e os altos valores de vazão obtidos possivelmente indicam um inadequado coeficiente CN atribuído as bacias. Os métodos Racional modificado, I-Pai-Wu e McMath apresentam valores semelhantes, sendo que o método McMath pela simplicidade da estimava e facilidade de obtenção dos parâmetros mostrou-se adequado para todas as condições estudadas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Rupp, Ricardo Formagiarini, Ulisses Munarim, and Enedir Ghisi. "Comparação de métodos para dimensionamento de reservatórios de água pluvial." Ambiente Construído 11, no. 4 (December 2011): 47–64. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212011000400005.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é comparar com o programa computacional objetivo deste artigo é comparar com o programa computacional Netuno os diversos métodos para o dimensionamento do reservatório de água pluvial sugeridos na norma brasileira NBR 15527. Foram calculados os volumes de reservatório para residências em três cidades no Brasil, Santos, Palhoça e Santana do Ipanema, escolhidas por apresentarem características distintas de precipitação. Na aplicação dos métodos, variou-se a área de captação, a demanda de água potável e a demanda de água pluvial, o que resultou em diversos casos analisados. Os mesmos casos foram simulados no Netuno, que fornece os potenciais de economia de água potável para cada volume de reservatório. Os volumes de reservatório obtidos por meio dos outros métodos também foram simulados no Netuno para se obterem os respectivos potenciais de economia de água potável. Dessa forma, foi possível comparar a capacidade dos reservatórios, o potencial de economia de água potável obtido com cada método e a aplicabilidade de cada um dos métodos para diferentes condições de precipitação. Observou-se que alguns métodos não são adequados para algumas condições de precipitação, pois resultam sempre no mesmo volume de reservatório, independentemente da demanda de água pluvial ou do regime de precipitação, podendo levar à instalação de reservatórios subdimensionado ou superdimensionados. Com o Netuno, foi possível dimensionar o reservatório para todas as situações simuladas. Trata-se do único método cujo dimensionamento ajustou-se de modo mais racional quando comparado aos demais métodos da NBR 15527, em função da demanda de água pluvial de todos os casos e dos regimes de precipitação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Alves de Souza, Rafael, and Dionísio Palharini Junior. "Análise e dimensionamento de vigas de seção “L” de concreto pré-moldado utilizando o Método das Bielas." Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, no. 27 (May 8, 2020): 1–17. http://dx.doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n27.2020.01.

Full text
Abstract:
Dentre os elementos presentes nas estruturas de concreto pré-moldado estão as vigas de seção “L”, largamente utilizadas no perímetro (bordas e fachadas) das edificações. A geometria tridimensional e as cargas externas aplicadas excentricamente na aba lateral fazem com que este tipo de viga esteja submetido simultaneamente a tensões normais e tensões de cisalhamento, gerando assim um complexo estado tensional. O fato das ligações com os apoios também estarem submetidas a torção torna o projeto estrutural das vigas de seção “L” um dos mais complexos entre os elementos da indústria de concreto pré-moldado por particularidades que não ocorrem nos modelos de vigas convencionais. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo apresentar a análise e dimensionamento de vigas de seção “L” utilizando o Método das Bielas. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso com auxílio do software CAST contemplando todas as etapas de dimensionamento e respeitando os parâmetros recomendados pela ABNT NBR 6118:2014. Por fim a metodologia apresentada foi validada através de diferentes métodos analíticos alternativos presentes na literatura internacional, demonstrando que o Método das Bielas é uma ferramenta bastante atrativa para o dimensionamento de vigas de seção “L” de concreto pré-moldado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Basso, Raviel Eurico, Daniel Gustavo Allasia, and Rutinéia Tassi. "Vazão de projeto na microdrenagem em locais sem dados de precipitação: estudo para o Rio Grande do Sul." Ambiente Construído 19, no. 3 (September 2019): 233–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212019000300335.

Full text
Abstract:
Resumo O dimensionamento de estruturas da drenagem pluvial urbana é realizado, normalmente, a partir de dados de chuvas intensas. Essas informações comumente são obtidas por meio das relações intensidade-duração-frequência (IDF), ou na indisponibilidade destas, mediante metodologias simplificadas, tais como as relações entre durações, isozonas de chuvas, ou métodos sintéticos tais como os propostos por Bell (1969) e Chen (1983). Neste artigo é apresentada uma análise da aplicabilidade do método sugerido por Bell, com uma modificação (BACK, 2009), para estimativa de chuvas intensas no Estado do Rio Grande do Sul a partir de informações de chuva diárias, e o uso destas para a determinação de vazões utilizadas no dimensionamento de obras de microdrenagem. Os resultados mostraram que a metodologia de Bell e a modificada segundo Back (2009) estimaram corretamente as chuvas intensas e as vazões de microdrenagem (por sua vez estimadas a partir do método racional) para durações inferiores a 2 horas, quando comparada com informações obtidas diretamente de equações IDFs, em que as variações médias ficaram próximas a 10%. As exceções foram em Espumoso e em Santa Vitória do Palmar, onde superaram os 15% de variação, o que a torna uma opção adequada para o dimensionamento de estruturas da microdrenagem pluvial, quando as relações IDF não estiverem disponíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Gouveia, Beatriz Chagas Silva, Jorge Barbosa Soares, Francisco Thiago Sacramento Aragão, and Luciano Pivoto Specht. "Previsão do módulo dinâmico de misturas asfálticas brasileiras." TRANSPORTES 26, no. 4 (December 28, 2018): 16–29. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v26i4.1388.

Full text
Abstract:
O módulo dinâmico |E*| é a propriedade de rigidez de misturas asfálticas mais utilizada como parâmetro de entrada no dimensionamento mecanístico-empírico de estruturas de pavimentos asfálticos. Apesar de bem estabelecido internacionalmente, ainda não há, no Brasil, normatização de ensaio para sua determinação, e ele não é considerado no método vigente de dimensionamento. Embora as metodologias de ensaio sejam bem consolidadas internacionalmente, diversos modelos de previsão de |E*| são reportados na literatura internacional, objetivando reduzir tempo e custos de sua obtenção experimental. No presente estudo, foram avaliados modelos de previsão de módulo dinâmico da literatura internacional, com dados de ensaios laboratoriais de 24 misturas asfálticas nacionais. Avaliados os modelos existentes, foi proposta a calibração daquele que se mostrou mais eficiente, resultando em uma equação simplificada e bem ajustada aos dados analisados. Espera-se que modelos calibrados como o aqui proposto possam ser facilitadores da aplicação, no Brasil, de métodos mecanístico-empíricos de dimensionamento de pavimentos. Esses métodos possibilitam considerar o comportamento viscoelástico dos materiais asfálticos, ou seja, levar em conta os efeitos da temperatura e da velocidade dos veículos no projeto de pavimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Monteiro, Pablo Rhuan Ataide, and Thiago Augusto Mendes. "Avaliação e diagnóstico de sistema de drenagem urbana consolidado." Research, Society and Development 9, no. 8 (August 3, 2020): e961986516. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6516.

Full text
Abstract:
Falhas nos sistemas de drenagem urbana são problemas corriqueiramente encontrados no cenário brasileiro. Problemas estes relacionados com a intensa antropização dos centros urbanos, falhas na concepção de projetos e deficiências das diretrizes normativas que orientam ocupação e uso do solo. Neste contexto, o presente artigo objetiva apresentar método para avaliação e diagnóstico de sistemas de drenagem urbana consolidados (GAPs), de forma a subsidiar possíveis ações corretivas para o adequado funcionamento do importante eixo do saneamento básico que é o manejo de águas pluviais. A elaboração do método é complementada com a aplicação da metodologia à área de estudo (setor Serra Dourada, 3ª etapa), sendo discriminados os métodos para verificação do dimensionamento e obtenção de dados que os subsidiam. Os resultados da verificação do dimensionamento indicaram insuficiência da quantidade de bocas de lobo e subdimensionamento das GAPs para drenagem da vazão total, conduzindo ao redimensionamento do sistema e apresentação das especificidades necessárias para que os equipamentos atendam à realidade local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Ferreira, Armando Traini, and Kelly Carolina Alves da Silva. "COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS DE DIMENSIONAMENTO DE RESERVATÓRIO PROPOSTOS PELA ABNT NBR 15527:2007 PARA SISTEMAS DE APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS EM RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR – CARAPICUÍBA - SP." REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil 15, no. 2 (June 4, 2020): 273–86. http://dx.doi.org/10.5216/reec.v15i2.60660.

Full text
Abstract:
As técnicas de aproveitamento de água pluvial são soluções sustentáveis que colaboram para uso racional da água, viabilizando a conservação dos recursos hídricos para as futuras gerações. O presente trabalho objetivou realizar uma comparação entre os métodos de dimensionamento de reservatórios apresentados pela ABNT NBR 15527:2007 para um sistema de aproveitamento de água pluvial em uma residência unifamiliar no município de Carapicuíba, SP. Por meio de um levantamento de usos finais de água não potável na edificação, pode-se estimar o volume de água necessário para suprir essa demanda em atividades de consumo não nobres como: lavagem de automóveis, lavagem de quintal, lavagem de calçadas e irrigação de jardins. Foi imprescindível ao estudo o levantamento de dados pluviométricos e verificação da área de captação de água pluvial do local estudado. Posteriormente à coleta dos dados citados, dimensionou-se o reservatório de água pluvial por meio de seis diferentes métodos, e fez-se uma comparação entre eles, onde foi constatado que a escolha do método ideal de dimensionamento será de acordo com os interesses finais de implantação de um sistema de aproveitamento de água pluvial e também em função da região de implantação. Sendo, no caso estudado, escolhidos como métodos que atingiram um valor mais apropriado para o reservatório aderente à demanda (volume de 3m³), o método australiano e o método da simulação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Santos, Rafael Carvalho de Oliveira, Olavo Barbosa Filho, and Gandhi Giordano. "Proposta de um método racional para o dimensionamento de reatores de tratamento de esgotos por lodos ativados em bateladas para remoção de carga orgânica." Engenharia Sanitaria e Ambiental 11, no. 2 (June 2006): 153–61. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522006000200008.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma metodologia para o dimensionamento racional de reatores biológicos para tratamento de esgoto pelo processo de lodos ativados com operação em bateladas, visando à remoção de carga orgânica. O método de cálculo desenvolvido equaciona todos os parâmetros simultaneamente envolvidos no processo, modelando a interação (decorrente do emprego de um mesmo tanque, alternadamente, como reator biológico e decantador final) dos fatores determinantes do desempenho da unidade de tratamento. O trabalho contém breve revisão da literatura concernente ao assunto estudado, seguida da dedução do modelo matemático proposto, de um roteiro de dimensionamento sugerido e de um exemplo de aplicação do método elaborado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Dos Santos Carvalho, Desirée, Elisabet Pereira Lelo Nascimento, and Gislene Henrique De Souza. "Desafios do dimensionamento da força de trabalho para a conformação da rede de atenção à saúde." Saúde Coletiva (Barueri) 11, no. 61 (February 1, 2021): 4818–27. http://dx.doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i61p4818-4827.

Full text
Abstract:
Objetivo: Este artigo visa identificar e analisar os desafios postos ao dimensionamento da força de trabalho para a conformação da Rede de Atenção à Saúde (RAS), na perspectiva dos arranjos organizativos produzidos no Sistema Único de Saúde (SUS), ao longo dos anos no Brasil. Método: Trata-se de ensaio teórico, sustentado por análise documental e revisão não sistemática da literatura, as normativas e publicações do Ministério da Saúde, materiais acadêmicos e científicos. Resultado: Revela que diversas formas de identificação das necessidades de força de trabalho estão descritas, no entanto, não foi identificado um método que considere a composição da RAS e/ou indicadores regionais como parâmetros nos cálculos de dimensionamento da força de trabalho. Conclusão: É imperativo ampliar pesquisas, divulgar mais experiências práticas sobre o tema e desenvolver metodologias de dimensionamento da força de trabalho que considerem a integração sistêmica dos serviços da RAS, as necessidades de saúde e o território.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Lima, Herlander Mata, Evaristo Santos Silva, and Cristina Raminhos. "Bacias de retenção para gestão do escoamento: métodos de dimensionamento e instalação." Rem: Revista Escola de Minas 59, no. 1 (March 2006): 97–109. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672006000100013.

Full text
Abstract:
Esse trabalho apresenta uma metodologia integrada para gerir o excesso do escoamento através de bacias de retenção. Partindo de modelos hidrológicos de estimação de caudais de escoamento, nas bacias de drenagem, combinam-se os métodos expeditos (empíricos) e numérico, num procedimento integrado para o dimensionamento de bacias de retenção, incluindo as estruturas hidráulicas associadas (e.g. descarregador de orifício, descarregador de soleira espessa).A abordagem que se apresenta engloba, também, as recomendações relacionadas aos critérios de implantação da bacia de retenção, tais como, o declive dos taludes e a profundidade.A metodologia é aplicada a um estudo de caso sintético, tendo-se realçado a importância da aplicação dos métodos expeditos para obtenção de resultados preliminares, bem como a necessidade de aplicação do método numérico de Level Pool Routing, para o dimensionamento final da bacia de retenção e simulação do comportamento dinâmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Barbosa Guedes, Saul,
Roberto Quental Coutinho, and
António Viana da Fonseca. "Design method for road surface thickness of earth roads." Geotecnia 131 (July 2014): 113–34. http://dx.doi.org/10.24849/j.geot.2014.131.07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Pelisson, Nayara Donelli, José Leomar Fernandes Júnior, Carlos Alberto P. Silva Júnior, and Heliana Barbosa Fontenele. "Avaliação de desempenho pelo MEPDG: o efeito da variação de espessuras de pavimentos flexíveis." Journal of Transport Literature 9, no. 1 (January 2015): 20–24. http://dx.doi.org/10.1590/2238-1031.jtl.v9n1a4.

Full text
Abstract:
O dimensionamento de pavimentos tem sido realizado em bases empíricas, que apresentam limitações, pois seus resultados são válidos apenas para os mesmos, ou muito similares, fatores intervenientes que prevaleciam quando do seu desenvolvimento. Dessa forma, a AASHTO propôs um novo método para o projeto de pavimentos, cuja base é empírico-mecanística. Tal método, conhecido inicialmente como AASHTO 2002, utiliza para o dimensionamento e previsão do desempenho os espectros de carga por eixo dos veículos comerciais de carga, além de informações detalhadas sobre o clima e materiais das camadas. Neste trabalho foi realizada uma análise de sensibilidade para investigar o efeito que a variação das espessuras do revestimento, da base e da sub-base acarreta nas respostas estruturais do pavimento flexível, bem como na previsão do seu desempenho. Foram feitas simulações com o programa computacional MEPDG utilizando-se espectros de carga desenvolvidos por Fontenele (2011). Os resultados quantificaram a magnitude dos efeitos causados pelos fatores selecionados e suas interações sobre o desempenho final do pavimento; podendo, portanto, contribuir para melhorias no dimensionamento de pavimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Mendes, Gabrielle Visgueira Soares, Silvana Santiago Da Rocha, Jaqueline Carvalho Silva Sales, Olivia Dias de Araújo, and Liana De Oliveira Araújo. "Kangoroo Care Method at Neonatal Intensive Care Unit / Método Canguru na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional / Unidad de Cuidados Canguro en el convencional Neonatal de Cuidados Intermedios." Revista de Enfermagem da UFPI 4, no. 4 (December 1, 2015): 68. http://dx.doi.org/10.26694/reufpi.v4i4.4958.

Full text
Abstract:
O­bjetivo: analisar o cuidado da equipe de enfermagem na primeira etapa do método canguru e discutir as precauções a serem tomadas com vistas a se evitar falhas no alcance dos objetivos do referido método. Método: Trata-se de um estudo qualitativo descritivo, realizado com 10 profissionais da área da enfermagem, enfermeiros e técnicos efetivos de uma maternidade na cidade de Teresina, Piauí. Os dados foram coletados no mês de dezembro de 2014, após aprovação do Comitê de Ética, por meio de entrevista, segundo os critérios da Resolução do Conselho Nacional de Saúde 466/12 e submetidos à análise de conteúdo. Resultados: evidenciaram duas categorias: “Conscientização das mães para o Método Canguru” através de orientações e as dificuldades encontradas pela equipe durante essa abordagem e as “Medidas preventivas para o sucesso no Método Canguru”, orientações que podem ser realizada de forma gradativa, com a parceria de outros profissionais, dimensionamento e capacitação pessoal para uma orientação efetiva e empatia com as mães desses neonatos internados na Unidade de Cuidados Intermediários. Conclusão: a carência de informação a respeito do método, a falta de treinamentos recorrentes para profissionais, o dimensionamento adequado e uma estrutura física satisfatória são lacunas que evidenciam que são necessárias mudanças na implementação no Método Canguru na maternidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Brandão, João Luiz Boccia, and Priscila Marcon. "Análise dos métodos de dimensionamento de reservatórios de águas pluviais sugeridos pela NBR 15527/07 com base na simulação diária." Engenharia Sanitaria e Ambiental 23, no. 6 (December 2018): 1031–41. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522018129228.

Full text
Abstract:
RESUMO A fim de superar o problema de disponibilidade de água e preservar os recursos hídricos, têm sido buscadas fontes alternativas de água para satisfazer as atividades humanas. Entre as soluções encontradas, está a captação da água de chuva. Essa técnica é possível através da captação da precipitação em áreas impermeáveis e de seu armazenamento em reservatórios para viabilizar seu uso. O reservatório é, em geral, a parte mais dispendiosa da implantação desse sistema. O dimensionamento dessa estrutura pode ser realizado através de diferentes métodos, por isso, é necessário avaliar qual deles é o mais adequado. Para tanto, este trabalho analisou os métodos de dimensionamento de reservatórios sugeridos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), apresentados na norma NBR 15527/07, em relação aos seus desempenhos. A análise foi feita com base nos níveis de garantia de abastecimento alcançados de acordo com o método utilizado. A partir dos resultados obtidos, foi constatado que os métodos Rippl Diário e Mensal se destacam por gerarem reservatórios associados a garantias de abastecimento elevadas (entre 98 e 100%).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Carvalho, Erick Phellipe Rodrigues, and Flávio Vieira da Silva Júnior. "Estudo de caso: estrutura de pavimento com aplicação de revestimento flexível na Quadra 407 Sul do município de Palmas (TO)." Engineering Sciences 7, no. 1 (June 20, 2019): 30–38. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2318-3055.2019.001.0004.

Full text
Abstract:
Os pavimentos são caracterizados como estruturas constituídas por diversas camadas de materiais, sobrepostas e distintas, sobre o subleito destinado a resistir e distribuir para o subleito esforços horizontais e verticais, melhorando as condições de tráfego quanto à comodidade e à segurança para o usuário. No entanto, para a escolha do melhor método de execução do pavimento, devem-se conhecer as vantagens e desvantagens de cada processo executivo. Para que isso se torne possível, há a necessidade de projetos compatíveis com o clima e tráfego da região, com a finalidade de analisar as vantagens técnicas, ecológicas, econômicas e sociais, e assim optar pelo projeto mais adequado. O objetivo principal deste trabalho é realizar uma análise de um trecho da pavimentação da Quadra 407 Sul do Município de Palmas (TO) através do método mecanístico. Nesse trabalho, foi utilizada a nova ferramenta disponibilizada pelo DNIT para dimensionamento de pavimentos: MeDiNa® - Método de Dimensionamento Nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

GOMES, WELLINGTON LACERDA. "MÉTODO PARA SIMULAÇÃO DE MOAGEM EM MOINHO DE BOLAS." HOLOS 3 (July 3, 2014): 133. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2014.1782.

Full text
Abstract:
O método de Bond para dimensionamento de moinho de bolas tem sido utilizado nos últimos 60 anos. Baseado no ensaio de WI este método é aplicável principalmente em circuitos tradicionais, os quais incluem estágios de britagem seguidos por moagem em moinhos de barras e bolas. Apesar da grande aplicação, este método apresenta algumas limitações. Por outro lado, a simulação é uma técnica reconhecida e aplicada para modelagem e simulação de circuitos de cominuição e classificação. Embora ambos os métodos sejam complementares, não há uma integração efetiva entre ambos. Este trabalho apresenta uma técnica que permite através da modelagem e simulação estimar e melhorar o desempenho de moagem em moinhos de bolas. O trabalho tem por base amostragem em circuitos industriais de moagem, bem como o desenvolvimento de ensaios de moagem em laboratório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Luz, José Aurélio Medeiros da, and Simão Célio de Carvalho. "Modelamento matemático de peneiramento vibratório (Parte 1): dimensionamento clássico." Rem: Revista Escola de Minas 58, no. 1 (March 2005): 57–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672005000100010.

Full text
Abstract:
A partição do fluxo em peneira é fortemente dependente da distribuição de probabilidade de passagem de partículas por suas aberturas. Essa probabilidade é influenciada pelas condições de operação e pela relação entre o tamanho de partícula e abertura. Desenvolveu-se um sistema (SimPeneira) para dimensionar peneiras, utilizando o método clássico de dimensionamento (adequadamente modificado), e simular diversos cenários de peneiramento industrial, quantificando o impacto de parâmetros operacionais. Esse artigo descreve a primeira parte de tal sistema, abordando o dimensionamento clássico de peneiras vibratórias e revolventes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Monteiro, Jorge Leandro do Souto, Mario Roberto Dal Poz, Gabriel Antonio Meireles, Viviane Saraiva de Almeida, Marilda Andrade, Danielle Lemos Querido, Marialda Moreira Christoffel, and Ana Paula Silva Antunes Figueiredo. "Análise dos métodos de avaliação da carga de trabalho de recursos humanos em saúde: revisão integrativa da literatura." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 20, 2021): e39010212400. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12400.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetivou caracterizar os métodos de avaliação de carga de trabalho direcionados ao dimensionamento de recursos humanos em saúde. Trata-se de revisão integrativa da literatura, realizada através de busca avançada na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, com inclusão de estudos da PubMed Central e SciELO. Foram utilizados os descritores, carga de trabalho, recursos humanos em saúde, avaliação em saúde e mecanismos de avaliação dos cuidados de saúde, nos idiomas, Português, Inglês e Espanhol. O recorte temporal foi de 2015 a 2019, e os dados foram analisados a partir dos métodos de avaliação de carga de trabalho apresentados nos estudos. Foram identificados nas bases de dados 268 estudos, que após empregar a estratégia PRISMA, 13 foram incluídos. Estes foram avaliados quanto ao nível de evidência, baseados na definição do Oxford Centre Evidence Based Medicine, onde 9 (69%) foram classificados no nível 2c, 3 no nível 5 e 1 no nível 2b. Com relação aos métodos de avaliação da carga de trabalho e dimensionamento de pessoal, prevaleceram o Nursing Activies Score e o Workload Indicators of Staffing Needs, respectivamente, contemplados em 3 (26%) estudos cada. Definir um método e/ou ferramenta de avaliação da carga de trabalho em saúde, demonstrou uma estratégia importantíssima para o dimensionamento de recursos humanos, apesar da diversidade. Essa diversidade foi demonstrada nos estudos incluídos nesta RI, onde não foi observado um padrão para avaliação da carga de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Teixeira Rosa, Nataly, Verusk Arruda Mimura, and Eliane Cristina Pereira Borges. "Carga de trabalho e dimensionamento dos profissionais de enfermagem no centro de material de esterilização." Nursing (São Paulo) 22, no. 250 (March 1, 2019): 2775–82. http://dx.doi.org/10.36489/nursing.2019v22i250p2775-2782.

Full text
Abstract:
O estudo teve como objetivo identificar a carga de trabalho dos profissionais de enfermagem no centro de material de esterilização (CME) e aplicar o método de dimensionamento, conforme Resolução do COFEN n.º 543/2017. Estudo de caráterdescritivo, com abordagem quantitativa, realizado em um hospital privado no interior do estado de São Paulo, no período deagosto/2017 a julho/2018. Foram analisadas 5 áreas e 15 subprocessos, obtendo um total anual de 603.165 artigos odonto-médicohospitalares produzidos/reprocessados e 944,3 horas de enfermagem, gerando um dimensionamento com déficit de 5 profissionais de nível superior e quantitativo adequado da equipe de nível médio. Identificou-se um número restrito de pesquisas voltadas à temática de dimensionamento de enfermagem em CME, tornando o estudo relevante para subsidiar os gestores de enfermagem e impulsionar a realização de novos estudos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Gomes, Heber, and Klebber Formiga. "PNL2000 ? Método Prático de Dimensionamento Econômico de Redes Malhadas de Abastecimento de Água." Revista Brasileira de Recursos Hídricos 6, no. 4 (2001): 91–108. http://dx.doi.org/10.21168/rbrh.v6n4.p91-108.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Moreno, Alfredo, Douglas Alem, and Deisemara Ferreira. "Localização de centros de auxílio e distribuição de suprimentos em operações de resposta a desastres." TRANSPORTES 25, no. 2 (August 31, 2017): 118. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v25i2.1168.

Full text
Abstract:
A localização de centros de auxílio para o atendimento das vítimas e a distribuição de suprimentos essências à sobrevivência são operações chaves em situações de desastre. Embora muitos trabalhos da literatura tenham desenvolvidos modelos matemáticos para auxiliar em alguma dessas decisões, poucos autores se preocuparam em integrar ambas as decisões com o dimensionamento da frota na tentativa de gerar soluções mais eficientes. Nesse artigo são desenvolvidos dois modelos teóricos de programação estocástica inteira mista para apoiar as decisões de localização, distribuição e dimensionamento da frota de forma integrada minimizando o custo total esperado. Para resolver os modelos, foram exploradas variações de métodos híbridos que combinam métodos exatos e heurísticos implementados no solver CPLEX. Os modelos matemáticos foram analisados com base nas informações do megadesastre da região Serrana do Rio de Janeiro de 2011. Os resultados indicam que a configuração adequada do método híbrido pode retornar soluções com até 34% de melhoria em relação à opção padrão. Os modelos mostraram ser potencialmente úteis para o apoio às decisões dos órgãos encarregados das ações de resposta a desastres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Normando, David, Marco Antonio de Oliveira Almeida, and Cátia Cardoso Abdo Quintão. "Análise do emprego do cálculo amostral e do erro do método em pesquisas científicas publicadas na literatura ortodôntica nacional e internacional." Dental Press Journal of Orthodontics 16, no. 6 (December 2011): 33–35. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-94512011000600006.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: o dimensionamento adequado da amostra estudada e a análise apropriada do erro do método são passos importantes na validação dos dados obtidos em determinado estudo científico, além das questões éticas e econômicas. OBJETIVO: esta investigação tem o objetivo de avaliar, quantitativamente, com que frequência os pesquisadores da ciência ortodôntica têm empregado o cálculo amostral e a análise do erro do método em pesquisas publicadas no Brasil e nos Estados Unidos. MÉTODOS: dois importantes periódicos, de acordo com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), foram analisados, a Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial (Dental Press) e o American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics (AJO-DO). Apenas artigos publicados entre os anos de 2005 e 2008 foram analisados. RESULTADOS: a maioria das pesquisas publicadas em ambas as revistas emprega alguma forma de análise do erro do método, quando essa metodologia pode ser aplicada. Porém, apenas um número muito pequeno dos artigos publicados nesses periódicos apresenta qualquer descrição de como foram dimensionadas as amostras estudadas. Essa proporção, já pequena (21,1%) na revista editada nos Estados Unidos (AJO-DO), é significativamente menor (p=0,008) na revista editada no Brasil (Dental Press) (3,9%). CONCLUSÃO: os pesquisadores e o corpo editorial, de ambas as revistas, deveriam dedicar uma maior atenção ao exame dos erros inerentes à ausência de tais análises na pesquisa científica, em especial aos erros inerentes a um dimensionamento inadequado das amostras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Fernandes, Wagner Dambros, Luciano Pivoto Specht, Deividi Da Silva Pereira, and Lélio Antônio Teixeira Brito. "Comparativo de Projeto de Pavimentos Flexíveis através Métodos de Dimensionamento do Brasil e da AASHTO." Revista de Engenharia Civil IMED 5, no. 2 (December 10, 2018): 99. http://dx.doi.org/10.18256/2358-6508.2018.v5i2.2234.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivos fazer a análise de pavimentos dimensionado por meio do método oficial do DNIT confrontando com do uso do software SisPavBR desenvolvido na UFRJ e também o software AASHTOWare Pavement, que carrega consigo o método de dimensionamento proposto pelo AASHTO ME, NCHRP 1-37A. Para isto, foi então feito uso da contagem de veículos realizados para BR116/RS; no entanto, foi necessário criar bandas de volume de tráfego (N), devido o método do DNIT não considerar o arranjo dos eixos como o SisPavBR e AASHTOWare fazem em suas avaliações. Foi realizado também o levantamento do custo executivo do km de pavimento dimensionado por cada método. Desta maneira, verificou-se que enquanto um pavimento dimensionado pelo DNIT necessita de uma espessura de revestimento de 12,5 cm, no SisPavBR a camada necessária é de 19,5 cm e a conforme a AASHTO 40 cm. Da mesma forma, o custo do pavimento foi mais elevado para o dimensionamento da AASHTO e do SisPavBR, em relação ao método oficial. Adicionalmente foi realizada a análise da vida de projeto do pavimento dimensionado pelo DNIT, o qual ficou bem abaixo do esperado em ambas as análises, chegando em um caso a durar apenas 2 meses. Fica patente a necessidade de discutir a evolução do método oficial para uma abordagem mais moderna e em sintonia com a Mecânica de Pavimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Gonçalves de Sousa, Maria Da Glória Costa, and Mayco Murilo Pinheiro. "A Estruturação e o Papel dos Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos: A Experiência do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão." Revista de Formas Consensuais de Solução de Conflitos 2, no. 2 (December 1, 2016): 41. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9679/2016.v2i2.1569.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetiva analisar a estruturação dos Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos a partir das determinações estabelecidas na Resolução CNJ n° 125/2010, que trata da política judiciária de tratamento adequado dos conflitos de interesses. Utilizou-se o método de abordagem indutivo visando analisar a relação existente entre as diretrizes estabelecidas pelo CNJ e a forma como ocorreu à instituição e o dimensionamento do papel funcional desenvolvido pelo Núcleo Permanente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, que atua como protagonista na implantação da política judiciária no âmbito estadual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Leite, Matheus Batista, and Wanderlei Malaquias Pereira Júnior. "UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE OTIMIZAÇÃO NO DIMENSIONAMENTO DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO." HOLOS 3 (December 23, 2019): 1–18. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2019.6282.

Full text
Abstract:
Com um mercado cada vez mais competitivo e empresas buscando a livre concorrência, uma preocupação que está sempre presente é a redução de custos. Essa preocupação, atualmente, também está relacionada com o meio ambiente, sendo necessário pensar em uma redução do uso dos recursos naturais. Dessa forma, sistemas estruturais devem ser projetados para que expectativas como essas possam ser atendidas, desde que respeitem os critérios estabelecidos pelas normas de dimensionamento vigentes. O presente trabalho tem como foco aplicar conceitos de otimização no dimensionamento de vigas de concreto armado em seção retangular. O presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre o dimensionamento de vigas como também os conceitos gerais de otimização. Portanto propõe-se a aplicação do método clássico de Newton com penalidade exterior para a minimização de uma função objetivo (FO) de custo. A FO é restrita pelos critérios de dimensionamento informados na NBR 6118 (ABNT, 2014). Assim foi verificado a validade da rotina de cálculo proposta (WJM_otimiza) e também verificou-se a aplicação da mesma em problemas reais. Para os casos analisados o custo da viga variou entre R$ 86,63 a R$ 453,24.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Calixto, J. M., G. Brendolan, and R. Pimenta. "Estudo comparativo dos critérios de dimensionamento ao cisalhamento longitudinal em lajes mistas de aço e concreto." Revista IBRACON de Estruturas e Materiais 2, no. 2 (June 2009): 124–41. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-41952009000200002.

Full text
Abstract:
A ABNT NBR 8800 (2008) permite dois critérios para avaliação da força cortante longitudinal resistente última em lajes mistas de aço e concreto: método m-k e método da interação parcial. O método m-k é o método considerado internacionalmente como padrão para o cálculo dessa força cortante longitudinal resistente. Neste método, a resistência das lajes é obtida por regressão linear dos resultados de ensaios realizados com fôrma de uma mesma espessura. O método da interação parcial, por outro lado, surge como alternativa ao método m-k, para melhor explorar o comportamento dúctil dos perfis de fôrma de aço disponíveis no mercado, os projetos de mossas mais bem elaborados e a utilização de vãos maiores. Dentro deste cenário, o objetivo deste trabalho é fazer uma análise comparativa entre estes dois critérios. Para atingir este objetivo, lajes mistas, em escala natural e com diferentes dimensões de vãos e altura total, foram construídas e testadas, na condição de simplesmente apoiadas. A fôrma de aço incorporada utilizada foi o steel-deck MF 50 fabricado pela METFORM. A análise dos resultados revela valores similares da força cortante longitudinal resistente última entre os dois critérios para a fôrma de aço incorporada utilizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Molina, Flavio, Reinaldo Morabito, and Silvio Alexandre de Araujo. "Modelos matemáticos para problemas de dimensionamento de lotes com restrições de capacidade e custos de transporte." Gestão & Produção 20, no. 3 (2013): 573–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2013000300006.

Full text
Abstract:
Neste trabalho estudam-se problemas de dimensionamento de lotes em que as decisões clássicas do dimensionamento dos lotes de produção são tomadas considerando também os custos do transporte dos produtos fabricados. Estes custos estão associados ao número de paletes ou caminhões necessários para empacotar e/ou transportar os produtos produzidos desde a fábrica até o depósito. São consideradas três extensões de um modelo de programação inteira mista, apresentado na literatura, representando casos mais gerais que ocorrem na prática. Estes modelos são testados e avaliados usando um pacote de otimização. Também é apresentado um método heurístico de resolução, baseado em relaxação Lagrangiana, para uma das extensões propostas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Bernardes, Eduardo Delcides, Silvio Alexandre de Araujo, and Socorro Rangel. "Reformulação para um problema integrado de dimensionamento e sequenciamento de lotes." Pesquisa Operacional 30, no. 3 (December 2010): 637–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-74382010000300008.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, são apresentadas algumas novas restrições e uma formulação estendida para um Modelo Integrado de Dimensionamento e Sequenciamento de Lotes da literatura. Considera-se um processo produtivo em que é necessária a produção de determinado material que é transformado em itens finais. As decisões de sequenciamento estão relacionadas com a ordem de produção dos materiais e o dimensionamento de lotes está relacionado aos itens finais. O modelo matemático considera custos e tempos de preparação dependentes da sequência. Resultados dos testes computacionais realizados usando o pacote computacional Cplex 10.0 mostraram que o desempenho do método branch-and-cut pode ser melhorado com a reformulação a priori proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Medeiros, Lariana Têka Barra de, and Aline Maria Meiguins de Lima. "Método de dimensionamento espacial aplicado para vazamentos hipotéticos de depósitos de rejeitos de mineração." Research, Society and Development 10, no. 9 (July 22, 2021): e11210917606. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.17606.

Full text
Abstract:
O setor mineral apresenta grande importância na economia brasileira, entretanto pode ser visto como um vilão na área ambiental, sobretudo devido aos impactos negativos ocasionados pela disposição dos rejeitos oriundos das atividades minerais. Com o intuito de auxiliar no planejamento de ações de gestão riscos, este estudo testou um modelo simplificado adaptado para geração de cenários de vazamento hipotético de um depósito de rejeitos de alumina, localizado no município de Barcarena-PA. As simulações foram realizadas com base no método LNEC com adaptações para análise do depósito de rejeitos, para isso foram feitos testes para definir os intervalos de descargas capazes de gerar manchas com diferentes graus de risco à inundação (alto, médio e baixo) ao longo do Igarapé Murucupi. Os resultados indicaram o risco à inundação das localidades de Vila dos Cabanos, Itupanema e Laranjal. Conclui-se que o método LNEC com ajustes pode ser utilizado na geração da mancha de inundação de depósitos de rejeito para identificação de zonas de risco e indicação de áreas prioritárias para ações do poder público, sendo, portanto, um importante instrumento de gestão de risco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

De Sousa Meneses Filho, Anísio, Lucas Florêncio da Cunha Teixeira, and Gustavo Siebra Lopes. "Dimensionamento de Reservatório de Detenção partindo da Relação IDF regente no Município de Fortaleza (CE)." Revista Internacional de Ciências 10, no. 3 (December 15, 2020): 13–31. http://dx.doi.org/10.12957/ric.2020.50701.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetiva propor um critério simples para a estimativa no dimensionamento de volume para reservatório de detenção considerando diferentes períodos de retorno e cenários ocupacionais, partindo da relação IDF do município de Fortaleza, com a apresentação de formulações matemáticas de regressão que relacionam essas variáveis. Para tanto, é feita uma fundamentação teórica embasando os problemas relacionados à urbanização no ciclo hidrológico natural, além de relacionar as variáveis que são necessárias para o cálculo deste trabalho. Após isso, faz-se um maior detalhamento acerca de reservatório de detenção, expondo suas características, locais onde pode ser aplicado e seu pré-dimensionamento. A partir desse ponto, é exposta a metodologia, em que é adotado o método da “curva envelope” para estimar o volume excedente que será utilizado para o dimensionamento do reservatório de detenção. Utiliza-se o software MATLAB® para resolver a equação resultante do método, obtendo-se 60 tempos de concentração e 60 alturas de lâmina d’água, realizando a combinação de 10 taxas ocupacionais e 6 períodos de retorno. Este trabalho se mostra potencialmente útil para a fase de planejamento dos projetos de drenagem urbana em diversas áreas de Fortaleza, variando-se a taxa ocupacional e o período de retorno conforme desejado pelo projetista, podendo ser adaptada para outras localidades desde que disponha de suas respectivas relações IDF.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Almeida, Diego Henrique de, and Antonio Alves Dias. "Resistência da madeira ao embutimento perpendicular às fibras: comparação de métodos de ensaio." Ambiente Construído 19, no. 4 (December 2019): 175–81. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212019000400349.

Full text
Abstract:
Resumo As ligações em estruturas de madeira são os pontos com maiores concentrações de tensões. Para o dimensionamento de ligações por pinos metálicos, dois parâmetros são utilizados: a resistência ao escoamento do aço e a resistência da madeira ao embutimento. O objetivo deste trabalho foi comparar métodos de ensaio e critérios de dimensionamento de documentos normativos (NBR 7190, EN 383, ASTM D-5764, EUROCODE 5 e NDS) para a determinação da resistência da madeira ao embutimento na direção perpendicular às fibras. Foram utilizadas seis espécies de madeira(Schizolobium amazonicum, Pinus elliottii var. elliottii, Pinus oocarpa Shiede, Hymenaea sp, Lyptus (Eucalyptus grandis/Eucalyptus urophylla) e Goupia glabra) e quatro diâmetros (8 mm, 10 mm, 12 mm e 16 mm) para os pinos metálicos nos testes. Em todos os casos observaram-se maiores valores médios da resistência da madeira ao embutimento determinados pelo método EN 383, sendo que em nenhum dos ensaios realizados, de acordo com essa norma, foi atingido o limite de 5 mm de deslocamento entre o pino metálico e a peça de madeira. Os resultados experimentais obtidos nesse caso tiveram boa concordância com os valores calculados pelos critérios da NBR 7190. Não foi possível realizar os testes usando o método de ensaio da norma NBR 7190, devido à dificuldade de obter as dimensões requeridas para os corpos de prova na direção perpendicular às fibras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Gaidzinski, Raquel Rapone, Fernanda Maria Togeiro Fugulin, Heloisa Helena Ciqueto Peres, Valéria Castilho, Maria Cristina Komatsu Braga Massarollo, Vera Lucia Mira, Irene Mari Pereira, and Rosângela Tsukamoto. "Dimensionamento informatizado de profissionais de enfermagem: inovação tecnológica." Revista da Escola de Enfermagem da USP 43, spe2 (December 2009): 1314–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342009000600029.

Full text
Abstract:
Esse estudo, de produção tecnológica, teve como objetivo desenvolver um programa aplicativo para dimensionar o quadro de profissionais de enfermagem em unidades de internação hospitalar. O método seguiu as fases de concepção, detalhamento e construção e prototipagem do sistema de forma iterativa e cíclica. O programa computacional, denominado de Dimensionamento de Profissionais de Enfermagem - DIPE, é uma ferramenta que operacionaliza o dimensionamento, fundamentado na carga de trabalho da unidade, para a adequada relação profissionais/pacientes, segundo os tipos de cuidado; no Índice de Segurança Técnica (IST) para cobertura das ausências previstas (folgas e férias) e não previstas (faltas e licenças) e no tempo despendido na jornada de trabalho para as pausas dos profissionais. O sistema está disponível no site da Escola de Enfermagem da USP: http://www.ee.usp.br/dipe. A incorporação desse avanço tecnológico constitui importante estratégia gerencial para a melhoria da qualidade da atenção à saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Delalibera, R. G., and J. S. Giongo. "Influência das dimensões da seção transversal do pilar e da excentricidade da força de compressão no comportamento estrutural de blocos sobre duas estacas." Revista IBRACON de Estruturas e Materiais 2, no. 4 (December 2009): 306–25. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-41952009000400002.

Full text
Abstract:
Para o dimensionamento de blocos sobre estacas utilizam-se geralmente os modelos baseados na analogia de escoras (bielas) e tirantes e teoria de flexão. O modelo de Blévot e Frémy [1] é um dos modelos de cálculo utilizado para o dimensionamento de blocos sobre estacas. Outro método para o dimensionamento de blocos sobre estacas é o modelo de viga que utiliza a teoria geral de flexão. No modelo dos pesquisadores franceses a seção transversal do pilar é proporcional à seção transversal da escora junto ao pilar. Para verificar a influência da seção transversal do pilar no comportamento estrutural dos blocos, realizaram-se ensaios experimentais de blocos sobre duas estacas, variando-se as dimensões da seção transversal do pilar e as alturas dos blocos. Análise comparativa dos resultados experimentais com relação aos resultados encontrados pelo modelo de Blévot e Frémy [1] foi realizada. Observou-se que o aumento da seção transversal do pilar conferiu aos blocos maiores capacidades resistentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Matos, Siméia Corrêa de, Sandra Maria de Mello Cardoso, Narciso Vieira Soares, and Marcos Barragan da Silva. "SIZING OF NURSING STAFF IN A CLINICAL UNIT." Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online 4, no. 4 (November 8, 2012): 3052–59. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i4.3052-3059.

Full text
Abstract:
Objetivo: Realizar o dimensionamento do pessoal de enfermagem segundo o grau de dependência de pacientes de unidade clinica. Método: Pesquisa quantitativa descritiva realizada em uma unidade clínica de um hospital geral de médio porte localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, em 2009. Aplicou-se nos pacientes internados o Sistema de Classificação de Pacientes, após foi realizado o cálculo para dimensionamento de pessoal. Respeitaram-se os aspectos éticos. Resultados: Predominaram 60,48 % pacientes em cuidado mínimo, seguido de 25% intermediários, 13,71% semi-intensivos e 0,81% intensivos. O dimensionamento apontou que o número de enfermeiros é insuficiente e o número de técnicos de enfermagem supera discretamente o preconizado. Conclusão: A aplicação do Sistema de Classificação de Pacientes permitiu identificar o perfil assistencial do pacientes internados na unidade clínica. Faz-se necessário o aumento do número de profissionais de acordo com as categorias de cuidado identificadas. Descritores: Serviços de Enfermagem. Determinação de Necessidades de Cuidados de Saúde, Assistência de enfermagem, Recursos Humanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Terra Rodrigues Serafim, Clarita, Gabrielle Maria Rodrigues, Raquel Rondina Pupo da Silveira, Meire Cristina Novelli e Castro, Magda Cristina Queiroz Dell’Acqua, and Silvana Andrea Molina Lima. "NURSING ACTIVITIES SCORE COMO INSTRUMENTO GERENCIAL EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL." Revista Renome 9, no. 2 (March 5, 2021): 90–97. http://dx.doi.org/10.46551/rnm23173092202090209.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar o uso do Nursing Activities Score como instrumento gerencial frente ao dimensionamento de pessoal de enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Método: Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, desenvolvido em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal no período de um ano. Foram realizadas estatísticas descritivas e estimados intervalos de confiança para os índices calculados, considerando p<0,05. Resultados: A amostra constituiu-se de 349 recém-nascidos. O Nursing Activities Score foi aplicado 3.703 vezes, revelando a carga de trabalho da equipe de enfermagem (774,4 pontos). O dimensionamento de pessoal calculado a partir do Nursing Activities Score apresentou-se acima do real e entre os valores preconizados pela legislação brasileira atual. Conclusão: O estudo permitiu concluir que o Nursing Activities Score é um instrumento válido e capaz de estimar a carga de trabalho da equipe de enfermagem bem como nortear o dimensionamento de pessoal em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Covolan, João Pedro Mucheroni, and Márcia A. Zanoli Meira e. Silva. "Comparação entre métodos numéricos para sistemas lineares na aplicação do método primal dual barreira logarítmica para dimensionamento de biodigestores rurais." Iniciação Científica 17, no. IC (February 2020): 12–23. http://dx.doi.org/10.21167/cqdvol17ermacic202023169664jpmcmazms1223.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Machado, Thiago Fávero de Oliveira, Geraldo Luciano De Oliveira Marques, and Marcos Lamha Rocha. "Projeto de reforço para o pavimento flexível do anel viário da UFJF baseado no novo método de dimensionamento mecanístico-empírico nacional." TRANSPORTES 28, no. 1 (April 30, 2020): 202–14. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v28i1.2144.

Full text
Abstract:
O presente trabalho de pesquisa utiliza o novo programa de dimensionamento de pavimentos flexíveis no Brasil (MeDiNa), para o cálculo de reforço do pavimento do anel viário da Universidade Federal de Juiz de Fora visando o restabelecimento de propriedades funcionais. Esse pavimento é avaliado funcionalmente através de Levantamento Visual Contínuo Informatizado (LVCI) e ensaio de irregularidade longitudinal, e estruturalmente por meio de levantamento de deflexões realizado por equipamento FWD e abertura de poço de sondagem. Com os dados coletados na avaliação estrutural, é realizada a segmentação homogênea do trecho e uma retroanálise de dados para obtenção de parâmetros necessários ao referido cálculo. Após o devido dimensionamento chegou-se à conclusão de que a melhor solução de reforço é o recapeamento de toda sua extensão com a mistura asfáltica de projeto em espessura única de 5,0 cm, observando a aplicação de uma camada antirreflexão de trincas em alguns trechos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Bernardes, Heitor Cardoso. "Aplicação de Análise Probabilística ao Cálculo de Capacidade de Carga de Estacas Hélice Contínua." Revista de Engenharia Civil IMED 8, no. 1 (September 21, 2021): 53. http://dx.doi.org/10.18256/2358-6508.2021.v8i1.3459.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo verificar a aplicação de métodos semi-empíricos para o cálculo de capacidade de carga de estacas hélice contínua da fundação de uma obra de construção civil em Goiânia-GO, considerando uma abordagem probabilística. Para a verificação proposta, foram utilizados os métodos semi-empíricos desenvolvidos por Aoki e Velloso (1975), Décourt e Quaresma (1978) e Antunes e Cabral (1996), bem como o método probabilístico Monte Carlo (METROPOLIS; ULAM, 1949). A variabilidade do solo foi considerada através dos resultados de sondagens à percussão do tipo SPT. Os resultados foram comparados com provas de carga estáticas realizadas no local, permitindo a verificação da probabilidade de ruptura da estrutura de fundação para cada método semi-empírico avaliado. Dentre os métodos analisados, o proposto por Décourt e Quaresma (1978) foi o que apresentou uma distribuição de probabilidade mais próxima da verificada para as provas de carga, o que indica sua maior aptidão para o dimensionamento geotécnico de estacas hélice contínua sob as condições locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography