Academic literature on the topic 'Método gravimétrico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Método gravimétrico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Método gravimétrico"

1

Gonçalves, Fabricio Gomes, Roberto Carlos Costa Lelis, Alexandre Monteiro de Carvalho, and Mário Tomazello Filho. "DENSITOMETRIA DE RAIOS X NA AVALIAÇÃO DA DENSIDADE EM PAINÉIS DE PARTÍCULAS." Ciência Florestal 28, no. 3 (October 1, 2018): 1151. http://dx.doi.org/10.5902/1980509833382.

Full text
Abstract:
Objetivou-se neste trabalho determinar o perfil da densidade aparente em painel aglomerado confeccionado com partículas da madeira de Acacia mangium. Utilizou-se a técnica de microdensitometria de raios X correlacionada com a densidade gravimétrica. Foram utilizados os adesivos ureia formaldeído e tanino comercial de Acacia mearnsii aplicado na forma de pó diretamente nas partículas previamente encoladas. Os painéis foram fabricados com quatro razões de compactação (1,39; 1,55; 1,73; e, 2,00) combinadas a quatro proporções de tanino em pó (0, 10, 20 e 30%), totalizando 16 tratamentos (4 painéis por tratamento). Foram determinados, analisados e comparados o perfil da densidade aparente (densidade média, densidade máxima e densidade mínima) e a densidade gravimétrica dos aglomerados produzidos. O perfil da densidade é apresentado graficamente e interpretado por análise de variância e regressão linear múltipla. Os valores de densidade aparente média, máxima e mínima observados para os painéis aglomerados obtidos pela microdensitometria de raios X variaram de 357 a 697 kg/m3, 386 a 824 kg/m3 e 334 a 634 kg/m3, respectivamente, e pelo método gravimétrico de 369 a 742 kg/m3. A técnica mostrou-se eficiente na determinação de variações nos perfis de densidade aparente ao longo da espessura dos painéis em todos os tratamentos, bem como mostrou-se eficiente na obtenção direta da densidade aparente. Estas variações poderiam ser minimizadas se o tanino utilizado fosse anteriormente hidratado em água. Houve forte correlação entre as médias das densidades obtidas pelo método do microdensitômetro de raios X e pelo método gravimétrico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gonçalves, José R., Wellington A. Morais, Ana Cleide dos Santos, and Renata M. Gonçalves. "Método Gravimétrico de Determinação de Umidade Comparativo à Determinação por Infravermelho." Revista Processos Químicos 8, no. 16 (July 1, 2014): 61–64. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v8i16.222.

Full text
Abstract:
A validação de métodos analíticos é uma das formas de se comprovar a eficiência de uma metodologia aplicada em laboratórios de físico-química. Sendo o parâmetro “percentual de umidade e voláteis” de grande relevância em alimentos para animais, validou-se o método de determinação de umidade e voláteis por infravermelho, comparando-o com o método oficial descrito pela Portaria 108 - Métodos analíticos para controle de alimentos uso animal, de 1991- do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As matrizes foram: produtos e subprodutos de origem vegetal, animal, sais minerais, rações e concentrados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Calheiros, Carlos Brancildes Monte, and Elizageth Arndt. "Comparação de Métodos de Determinação da Umidade do Solo para fins de Irrigação." Revista Ciência Agrícola 1, no. 1 (July 28, 2010): 7. http://dx.doi.org/10.28998/rca.v1i1.48.

Full text
Abstract:
<p class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-size: 12.0pt;">No sentido de definir um método prático, rápido, simples e preciso para determinação do grau de umidade de solos para fins de irrigação, foram comparados entre si os métodos gravimétrico padrão de secamento em estufa, o das pesagens e o do álcool. Foram usadas amostras de dois solos-Latossolo Vermelho Amarelo, textura franco-arenosa, e Latossolo Vermelho Escuro, textura argilosa -; típicos do Município de Piracicaba-SP. Foi adotado o delineamento em blocos ao acaso, com parcelas subdivididas, tendo-se umidades na parcela e métodos na subparcela, repetidos quatro vezes. O teste de Tukey foi adotado para comparação dos valores médios dos graus de umidade obtidos pelos três métodos. Tais valores mostraram diferenças entre si. Estas diferenças foram mais acentuadas nos valores fornecidos pelo método do álcool. Não obstante os dados obtidos, o método das pesagens apresenta-se como bastante promissor no controle das irrigações, em substituição ao gravimétrico padrão de secamento em estufa.</span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Surdi, Paula Gabriella, Geraldo Bortoletto Jr., Vinicius Resende Castro, Rafael Farinassi Mendes, Natalie Ferreira de Almeida, and Mario Tomazello Filho. "Relação entre perfil de densidade e ligação interna de painéis OSB de Pinus spp." Floresta e Ambiente 21, no. 3 (August 1, 2014): 349–57. http://dx.doi.org/10.1590/2179-8087.063413.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve por objetivos determinar a densidade aparente de painéis OSB de Pinus taeda e Pinus elliottii var. elliottii × Pinus caribaea var. hondurensis pelo método gravimétrico e pela densitometria de raios X, obter os perfis densitométricos e verificar sua correlação com a propriedade mecânica de ligação interna. A densidade aparente dos painéis foi determinada pela densitometria de raios X e pelo método gravimétrico, utilizando três corpos de prova (50 × 50 mm) por tratamento. Após as determinações de densidade aparente, os 24 corpos de prova foram submetidos ao ensaio de ligação interna. O método gravimétrico aplicado na determinação da densidade aparente apresentou resultados significativamente maiores do que o método densitométrico. Verificou-se que a densidade mínima do painel, obtida pela densitometria de raios X, teve forte influência na densidade média do painel. Houve correlação entre os valores de densidade aparente dos painéis obtidos por atenuação de raios X e os resultados de ligação interna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ghelfi Filho, H. "Estudo comparativo do método das pesagens e o método gravimétrico padrão para a determinação do teor de umidade do solo." Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz 45 (1988): 99–108. http://dx.doi.org/10.1590/s0071-12761988000100007.

Full text
Abstract:
São comparados neste trabalho, o Método das Pesagens, no qual é utilizado um Erlenmeyer de 500ml de capacidade e uma balança com precisão de 0,lg, e o Método Gravimétrico Padrão, tido como comparador universal por ser o mais exato, no qual seca-se a amostra de solo em estufa a 105-110°C durante 18-24 horas. Para testar o método em questão, foram utilizados três solos, série Luiz de Queiroz, série Sertãozinho e série Monte Olimpo. Os dados obtidos foram tratados estatisticamente e os resultados obtidos pelos dois métodos foram semelhantes, com um índice de correlação de 0,9719, 0,9458 e 0,9489 respectivamente para os solos em questão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodrigues, T. S., S. F. Guimarães, R. G. Rodrigues-Das-Dôres, and J. V. Gabriel. "Métodos de secagem e rendimento dos extratos de folhas de Plectranthus barbatus (boldo-da-terra) e P. ornatus (boldo-miúdo)." Revista Brasileira de Plantas Medicinais 13, spe (2011): 587–90. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-05722011000500014.

Full text
Abstract:
Plectranthus sp. pertence à família Lamiaceae e inclui cerca de 300 espécies. Duas delas, P. barbatus (PB) e P. ornatus (PO) destacam-se pelo interesse medicinal. As principais substâncias encontradas em Plectranthus sp. são os diterpenóides, óleos essenciais e compostos fenólicos. A melhor forma de utilizar as folhas de PB e PO é a fresco; porém, na comercialização há necessidade de recorrer a processos de secagem. Entretanto, isto pode interferir no princípio ativo, desta forma, estudos para determinar o melhor método gravimétrico são importantes. O objetivo deste estudo foi avaliar qual o melhor método de secagem, onde haja maior perda de água possível, e calcular os rendimentos dos extratos visando avaliar se o método gravimétrico interfere na quantidade de extrato produzido. Desta forma, utilizou-se quatro métodos de secagem e após evaporação do solvente, fez-se o cálculo do rendimento dos extratos secos. O percentual de água foi superior em PB e PO (média geral de 90,12±8,22%). Dentre as secagens, em estufa de ventilação forçada (EVF) foi mais eficiente em PB (88,87%) e em estufa convencional (ECO) foi melhor em PO (95,13%). O maior rendimento do extrato seco em PB foi na secagem em camada delgada (CD) (20,96%), enquanto que em PO foi ECO (41,34%). Não houve correlação entre o método de secagem e o rendimento de extrato obtido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Raphael Di Carlo Silva dos. "Análise da modelagem 2D de dados gravimétricos da Província Alcalina de Goiás utilizando os interpoladores de mínima curvatura e IDW." Revista Sítio Novo 4, no. 4 (October 1, 2020): 7. http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i4.7-17p.

Full text
Abstract:
<p>Obter a delineação de corpos alcalinos é de extrema importância para o mapeamento geológico, pois auxilia futuros estudos de prospecção. Apresentamos neste trabalho uma interpretação da anomalia gravimétrica Registro do Araguaia, pertencente à Província Alcalina de Goiás, que é caracterizada por uma série de pequenas intrusões magmáticas alcalinas de características ultramáficas a félsicas. A gravimetria é um método geofísico que consegue delinear esses corpos devido aos altos contrastes de densidade entre as intrusões e as rochas encaixantes. Apliquei a modelagem direta em um perfil de cada mapa gravimétrico interpolado, um através da mínima curvatura e outro através do inverso da distância ponderada (IDW, da sigla em inglês). A interpretação gravimétrica do perfil interpolado pela mínima curvatura mostra dois corpos sendo um aflorante, enquanto que o perfil interpolado pelo IDW mostra um corpo com profundidade em relação à superfície de 16 m. O resultado referente ao IDW é o mais adequado, pois possui o menor erro médio quadrático do resíduo.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Marques, Éder Teixeira, William Rodrigo Dal Poz, and Gabriel Do Nascimento Guimarães. "GEOID MODELLING USING INTEGRATION AND FFT ASSOCIATED WITH DIFFERENT GRAVIMETRIC REDUCTION METHODS." Revista Brasileira de Geofísica 36, no. 1 (March 20, 2018): 81. http://dx.doi.org/10.22564/rbgf.v36i1.909.

Full text
Abstract:
ABSTRACT. A vertical reference system is characterized by a vertical datum and a set of scientific altitudes. In the case of orthometric altitudes, the geoid is used as a reference surface, equipotential surface of the gravity field of the Earth that better fits, in the sense of the Least Square Method, to the mean sea level. This study aimed to determine the geoid by applying two processes for calculation of residual ondulation, the integration and the Fast Fourier Transform. These techniques were applied to the values of the residual anomalies obtained from different methods of gravimetric reduction, the Helmert’s Second Method of Condensation, Bouguer and Rudzki. Two test areas were used. For area 1, the best gravimetric geoid was obtained by applying 1D planar FFT with the Helmert’s SecondMethod of Condensation. For area 2, the best gravimetric geoid was obtained through the application of integration and the Rudzki’s reduction. It can be concluded that the physical characteristics of both areas are relevant in the determination of the geoid and that additional procedures must be applied to improve the geoid determination, mainly, in area 2 whose physical characteristics are more heterogeneous than in area 1.Keywords: Geoid, GeoFis 1.0, Gravimetric Reduction, FFT, Stokes Integral. RESUMO. Um sistema vertical de referência é caracterizado por um datum vertical e pelo conjunto de altitudes científicas. No caso das altitudes científicas adotadas serem as ortométricas utiliza-se como superfície de referência o geoide, superfície equipotencial do campo da gravidade da Terra que melhor se ajusta, no sentido do método dos mínimos quadrados, ao nível médio do mar. O objetivo desse trabalho foi determinar o geoide aplicando dois processos de cálculo da ondulação residual, a integração e a Transformada Rápida de Fourier. Essas técnicas foram empregadas aos valores de anomalias residuais obtidas a partir de diferentes métodos de redução gravimétrica, Segundo Método de Condensação de Helmert, Bouguer e Rudzki. Foram utilizadas duas áreas de teste. Verificou-se que para a área 1 o melhor geoide gravimétrico foi obtido pela aplicação da FFT planar 1D juntamente com o Segundo Método de Condensação de Helmert. Para a área 2 o melhor geoide gravimétrico foi obtido pela aplicação da integração e da redução de Rudzki. Conclui-se que as características físicas das duas áreas são relevantes na determinação do geoide e que procedimentos complementares devem ser aplicados para melhorar a determinação do geoide, principalmente, na área 2 cujas características físicas são mais heterogêneas do que da área 1. Palavras-chave: Geoide, GeoFis 1.0, Redução gravimétrica, FFT, Integral de Stokes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gutiérrez G., Nelson, Asela Lloverá, Dolores Ortolá, and Amparo Chiralt. "Evaluación de recubrimientos céreos para cítricos." Ingeniería y Región 4 (December 30, 2006): 20–28. http://dx.doi.org/10.25054/22161325.839.

Full text
Abstract:
Para evaluar la permeabilidad de recubrimientos céreos que presentan dificultades para formar fims aislados de Características apropiadas para su evaluación, es necesario recurrir a materiales soporte altamente permeables. En este trabajo se ha implementado y puesto a punto dos métodos para determinar la permeabilidad de materiales soporte. Que posteriormente podrán ser utilizados para el análisis de la propiedad es barrera del propio recubrimiento. El primero de ellos se basa en el método gravimétrico ASTM E 86-DD para determinar permeabilidad al vapor de agua, se ha puesto a punto el método ligeramente modificado y se han determinado las propiedades de un material hidrofílico, la celulosa, estudiándose la influencia de la humedad relativa y la temperatura. El segundo método puesto a punto permite determinar la permeabilidad al CD2 mediante un método dinámico con análisis cromatográfico de las corrientes difundidas a través del film. La verificación del método se ha llevado a cabo determinando la permeabilidad al gas de un material hidrofóbico. polietileno de baja densidad (LDPE).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Guerra, Nonete Barbosa, Paulo Roberto de Barros Salomão David, Débora Dias de Melo, Adriana Barbosa Buarque Vasconcelos, and Mônica Rabelo Maciel Guerra. "Modificações do método gravimétrico não enzimático para determinar fibra alimentar solúvel e insolúvel em frutos." Revista de Nutrição 17, no. 1 (March 2004): 45–52. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732004000100005.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: Modificações do tratamento da amostra e da seqüência operacional do método gravimétrico não enzimático foram realizadas, com vistas a simplificá-lo e permitir a quantificação das frações solúvel e insolúvel da fibra alimentar total. MÉTODOS: A influência da liofilização foi inicialmente avaliada em amostras de goiaba e, posteriormente, em acerola, manga, pinha, sapoti e uva. As modificações inerentes à seqüência metodológica foram testadas nos referidos frutos e em abacaxi, caju, maracujá e morango. RESULTADOS: As médias de fibra alimentar total obtidas para goiaba liofilizada e não liofilizada: 10,47%±1,15 e 10,53 %±0,88, respectivamente, demonstram: boa reprodutibilidade do método e inexistência de diferenças significativas entre os tratamentos aplicados à goiaba e demais frutos. Diferentemente do constatado na determinação da Fibra Alimentar Insolúvel, cujo percentual variou de 99,6% para o caju a 54,0% para a acerola, os dados gerados para a fibra alimentar solúvel foram desconsiderados, dada a dispersibilidade apresentada. CONCLUSÃO: Estes resultados evidenciam que as amostras prescindem da liofilização e que a quantificação da Fibra Alimentar Solúvel requer ajustes na etapa de precipitação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Método gravimétrico"

1

Cargnelutti, Jocelaine. "FUNDAMENTOS CONCEITUAIS DA DETERMINAÇÃO DO GEÓIDE PELO MÉTODO GRAVIMÉTRICO." Universidade Federal de Santa Maria, 2007. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9596.

Full text
Abstract:
Fundamental concepts of gravimetric geoid determination with the objective to didatic methodology. It s described that the study of the real Earth have a large number of variable, what becomes impracticable the problem solution. It is studied then, the behavior of the real Earth by means of the parameter determinations of the normal Earth. Ellipsoid of revolution is used as surface mathematically defined and it represents better the real Earth. The geoid determination consists of the determination of the geoidal undulation N and the deflection of the vertical θ , that is decomposed in the meridian component ξ (also called north-south component) and in the component prime vertical η (also called east-west component). The geoid undulation is given by the Stokes integral in function of the gravity anomalies and as the deflection of the vertical components are determined by the Vening-Meinesz s formulas. It is deduced the Legendre s polynomials, that are functions for the solution of the Stokes integral. It is described the potential theory of the gravity. It is showed that the horizontal geodesic networks (reference points with latitude and longitude geodetic coordinates) and the vertical geodetic networks (reference points with heights) require, in its models, quantities from the geoid determination
Fundamentos conceituais da determinação do geóide pelo método gravimétrico com o objetivo de ordenação didática. Mostra-se que o estudo da Terra real possui um grande número de variáveis, o que torna a solução do problema inviável. Estuda-se então, o comportamento da Terra real por meio da determinação de parâmetros da Terra normal. Utiliza-se o elipsóide de revolução que é a superfície matematicamente definida e que melhor representa a Terra real. Mostra-se que a determinação do geóide consiste na determinação da ondulação geoidal N e a deflexão da vertical θ , decomposta na componente meridiana ξ (também denominada componente norte-sul) e na componente 1º vertical η (também denominada componente leste-oeste). Expõem como a ondulação do geóide é obtida pela integral de Stokes em função das anomalias da gravidade e como as componentes do desvio da vertical são determinadas pelas fórmulas de Vening- Meinesz. Deduz-se os polinômios de Legendre que são funções para a solução da integral de Stokes. Pormenoriza-se os fundamentos do potencial da gravidade. Mostra-se que as redes geodésicas horizontais (conjunto de pontos com coordenadas curvilíneas geodésicas latitude e longitude) e as redes geodésicas verticais (conjunto de pontos com altitudes) requerem, em seus modelos, grandezas que provêm da determinação do geóide
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Guerra, Hélder António Gonçalves. "Medição do volume por comparação entre o método gravimétrico e geométrico." Master's thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011. http://hdl.handle.net/10362/10437.

Full text
Abstract:
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica
O trabalho que se apresenta nesta dissertação teve como principal objectivo a comparação de métodos de calibração de instrumentos volumétricos. Foram utilizados dois métodos distintos; método gravimétrico normalmente utilizado neste tipo de calibrações e o método geométrico. O método gravimétrico tem como instrumento de medição a balança, pois este tem como base a pesagem dos instrumentos volumétricos a calibrar. Estes são pesados vazios e posteriormente cheios com líquido de calibração para se efectuar nova pesagem. Com a diferença das pesagens determina-se a mensuranda (volume). O método geométrico teve como instrumentos de medição: máquinas de medir coordenadas (MMC’s), paquímetros e um scanner 3D. Foram calibrados padrões de referência para elaboração de procedimentos de medição de forma a se poder aplicar este método a instrumentos volumétricos. Realizou-se um estudo das possíveis fontes de incerteza que influenciam os métodos aplicados no cálculo da mensuranda. Efectuou-se a comparação dos resultados obtidos pelos métodos em estudo. A análise da comparação foi feita utilizando o teste estatístico do “erro normalizado”, tendo como valores de referência os resultados obtidos pelo método gravimétrico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Zaid, Núñez Leyla Karem. "Estudio del biodeterioro en madera de Eucalyptus globulus Lab. por método gravimétrico." Tesis, Universidad de Chile, 2004. http://www.repositorio.uchile.cl/handle/2250/105048.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Machado, Edna Lobo. "Genotipagem, teor de óleo, otimização do método gravimétrico e desenvolvimento de marcadores microssatélite em ricinus communis L." reponame:Repositório Institucional da UFRB, 2011. http://www.repositorio.ufrb.edu.br/handle/123456789/554.

Full text
Abstract:
A mamoneira é uma oleaginosa de relevante importância econômica e social, de cujas sementes se extrai um óleo de excelentes propriedades e de largo uso como insumo industrial. Outra importância no uso do óleo de mamona é na produção de biocombustível. Este trabalho teve como objetivos o desenvolvimento de marcadores microssatélites (SSR), a genotipagem de população F2 e cultivares introduzidas e a otimização do método de gravimetria para a quantificação do teor de óleo na semente. Para o desenvolvimento de marcadores SSR foram desenhados e otimizados 30 pares de iniciadores. Desses, 29 (96,7%) foram validados. A genotipagem da população F2 foi realizada utilizando 27 pares de iniciadores SSR. Para o desempenho quanto ao teor de óleo na semente utilizou-se a técnica de Ressonância Magnética Nuclear (RMN). Um total de 11 locos foi polimórfico (49,7%) e o teor de óleo nas sementes variou entre 44,59% a 54,04%. A genotipagem de cultivares introduzidas de mamoneira foi realizada utilizando 58 iniciadores RAPD. Um total de 311 marcadores polimórficos (56,3%) foi identificado, com formação de cinco grupos. Para a otimização do método gravimétrico realizaram-se testes quanto ao número necessário de extrações com o solvente hexano e foi realizada a comparação entre os métodos soxthelet e gravimétrico. No método gravimétrico quatro extrações com o solvente hexano foram necessárias. Os resultados mostraram que não houve diferença entre os métodos comparados. Estes estudos servirão de base para a tomada de decisões dentro do programa de melhoramento da mamoneira da UFRB, que visa o desenvolvimento de cultivares com maior teor de óleo, mais produtivas, resistentes e bem adaptadas.
Tese submetida ao Colegiado de Curso de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia como requisito para obtenção do Grau de Doutora em Ciências Agrárias
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Vicente, Nuno Fernando Oliveira Barrocas. "Modelação versus medição do estado hídrico do solo. Estudo numa cultura de milho no Vale do Sorraia." Master's thesis, ISA/UL, 2018. http://hdl.handle.net/10400.5/17983.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Agronómica - Instituto Superior de Agronomia
A cultura do milho é hoje a cultura arvense de maior expressão em Portugal, tanto para a produção de silagem como de grão. No entanto, esta área tem vindo a diminuir e em 2016 era apenas de cerca de 120 mil hectares de área cultivada. A escassez de água, um problema que se tem vindo a agravar, torna importante tirar um melhor partido da rega, otimizando a quantidade água utlizada. Nesse sentido, é necessário dar mais atenção aos parâmetros da rega para saber com precisão adequada quando regar e qual a quantidade de água a utilizar. O objetivo deste trabalho foi estimar o teor de água no solo para a cultura do milho, com base num modelo simples do balanço hídrico, em que se determina a variação de armazenamento de água, comparando-o com as medições de teor de água do solo recorrendo ao método gravimétrico, para dessa forma ajuizar da adequação dos coeficientes usados na estimativa da evapotranspiração real, um dado de entrada no modelo. Essas medições foram realizadas na Estação Experimental António Teixeira no Vale do Sorraia, numa área regada por pivot. Também nesta Estação, estavam instaladas 4 sondas capacitivas, de empresas diferentes, que registavam o teor de água no solo e apresentavam a sua evolução sazonal, que foi possível analisar qualitativamente. O cálculo da evapotranspiração cultural foi feito com base na evapotranspiração de referência, obtida através da estação meteorológica do IPMA existente na estação experimental, e no coeficiente cultural, que se ajustou para o estudo em questão. Observou-se que a cultura não esteve em stress hídrico. Da comparação dos resultados pode-se concluir que existe um bom ajuste entre o estado hídrico do solo observado e o estimado pelo modelo
N/A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rocha, Lis Franco. "Inversão gravimétrica 3D e interpretação integrada dos métodos CSAMT, gravimétrico e magnetométrico no estudo do kimberlito Régis, MG, Brasil." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2013. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4892.

Full text
Abstract:
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Os diamantes são minerais raros e de alto valor econômico. Estes minerais se formam em condições mantélicas, numa profundidade aproximada de 150 a 200 km e ascendem à superfície englobada em magmas alcalinos e carbonatíticos, nos kimberlitos e lamproitos (depósitos primários). No presente trabalho objetivou-se o estudo da geometria do Kimberlito Régis, o qual pertence à província alcalina do Brasil Meridional, localizado no estado de Minas Gerais, na cidade de Carmo do Paranaíba. Para este estudo foi realizada uma inversão gravimétrica 3D e uma modelagem utilizando dados de gravimetria e os resultados dos estudos de magnetometria (Menezes e La Terra, 2011) e CSAMT (La Terra e Menezes, 2012). As anomalias Bouguer e magnética foram então modeladas a partir de um resultado CSAMT, apresentando como resultado um conduto vulcânico com cerca de 2800 metros de profundidade e 200 metros de largura. Já o resultado da inversão mapeou um corpo com forma de cone invertido, apresentando contrastes de densidade negativos. A metodologia de integração de métodos geofísicos mostrou-se eficiente para estudos exploratórios de kimberlitos, apresentando rapidez e baixo custo quando comparados com os métodos tradicionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

MARTINS, Saulo Siqueira. "Análise de feições geológicas na região de Tartarugalzinho, Amapá, através de métodos geofísicos." Universidade Federal do Pará, 2009. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5769.

Full text
Abstract:
Submitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2014-06-05T14:23:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_AnaliseFeicoesGeologicas.pdf: 5029424 bytes, checksum: cfb33f7546295339f257aa096789fa93 (MD5)
Rejected by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br), reason: Indexar os assuntos on 2014-08-07T16:06:54Z (GMT)
Submitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2014-09-09T16:19:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_AnaliseFeicoesGeologicas.pdf: 5029424 bytes, checksum: cfb33f7546295339f257aa096789fa93 (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Rosa Silva (arosa@ufpa.br) on 2014-09-18T14:28:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_AnaliseFeicoesGeologicas.pdf: 5029424 bytes, checksum: cfb33f7546295339f257aa096789fa93 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-09-18T14:28:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_AnaliseFeicoesGeologicas.pdf: 5029424 bytes, checksum: cfb33f7546295339f257aa096789fa93 (MD5) Previous issue date: 2009
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos
Dois métodos geofísicos foram aplicados para a detecção de estruturas geológicas na borda oriental do Escudo das Guianas. O método gravimétrico foi aplicado para encontrar falhas, discordâncias e descontinuidades no embasamento, associadas a cinturões de cisalhamento que possuem orientação NW-SE, e o posicionamento da profundidade com que o embasamento se encontra da superfície. Foram encontradas falhas no embasamento e também indicações de que a crosta apresenta um afinamento em certa região da borda. O método eletromagnético GPR foi utilizado para encontrar descontinuidades geológicas nas rochas sedimentares e averiguar se essas feições são o reflexo das falhas no embasamento e/ou reativação de algumas delas. O GPR localizou feições interpretadas como descontinuidades em rochas e paleoestruturas. O estudo teve o intuito de compreender como as descontinuidades do embasamento podem ter influenciado na formação de bacias sedimentares do Terciário e na formação de paleoestruturas rasas.
Two geophysical methods were applied to detect geologic structures on the oriental edge of the Guianas Shield. The gravimetric method was applied mainly to find faulting on the basement, associated to shear belts that have orientation NW-SE. It was found faulting on the basement as well as an indication that the crust suffered a thinning in some region of the edge. The GPR electromagnetic method was applied to find geologic discontinuities on the sediments and to check if they are reflex of structural faults on the basement and/or reactivation of some of them. The GPR showed places where discontinues and some paleostructures can be observed. The study was also applied to understand how the basement discontinuities can influence on the formation of Tertiary sedimentary basins and on the formation of shallow paleostructures.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barone, Marcelo Aiolfi. "Análise experimental sobre a utilização de sensores infravermelhos em provadores de vazão de fluidos claros." Universidade Federal do Espírito Santo, 2012. http://repositorio.ufes.br/handle/10/6231.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-12-23T14:08:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcelo Aiolfi Barone - cap 00 - 01 - 02 - 03 - 04.pdf: 1483841 bytes, checksum: f4e05e25d485e179dfceea82acfc06b7 (MD5) Previous issue date: 2012-10-29
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Este trabalho utiliza um protótipo de escala laboratorial do medidor primário pipe prover de modo a avaliar a sua conformidade com os requisitos estabelecidos por normas técnicas e examinar a incerteza da medição da vazão realizados, além de verificar a reprodutibilidade das medições, testes com esferas de diferentes diâmetros, a influência de parâmetros operacionais tais como a variação da pressão de operação e comparação com o teste gravimétrico. O protótipo é feito de tubos plástico com dimensões definidas estatisticamente. Dentro do tubo, uma esfera de elastômero interferente é impulsionada por um escoamento fornecido por uma bomba centrífuga. O sistema de detecção usa sensores de luz infravermelha capaz de detectar a passagem das esferas sem causar interferência ou bloqueio na tubulação. O sistema de aquisição de dados é automático e registra o tempo de trânsito da esfera através de cada pulso de sinal detectado bem como os pulsos gerados por um medidor calibrado tipo turbina, como comparação da avaliação das incertezas de processo utilizando o desempenho da técnica dos sensores infravermelhos
The work uses a laboratory scaled prototype of primary pipe prover flowmeter in order to assess conformity with the requirements established by technical standards and examine the uncertainties of flow measurement performed, besides to check the reproducibility of measurements, tests with spheres of different diameters, the influence of operating parameters such as operating pressure variation and comparison with gravimetric test. The prototype is plastic tubing and considering statically defined dimensions. Inside tubing, an interfering elastomer sphere is driven by flow provided by a centrifugal pump. The detection system uses infrared light sensors able to detect the spheres passage causing pipeline interference or blockage. The acquisition data system is automatic and records the sphere transit time through each pulse signal detected as well as the pulses generated by a calibrated turbine meter, as comparison of the evaluation of process uncertainties using the technique performance with infrared sensors
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Ilda de Oliveira. "Desenvolvimento de um sensor capacitivo para o monitoramento de umidade do solo." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2006. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18606.

Full text
Abstract:
SILVA, Ilda de Oliveira. Desenvolvimento de um sensor capacitivo para o monitoramento de umidade do solo. 2006. 85 f. Dissertação (Mestrado em engenharia agrícola)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2006.
Submitted by Elineudson Ribeiro (elineudsonr@gmail.com) on 2016-06-23T18:32:39Z No. of bitstreams: 1 2005_dis_iosilva.pdf: 1712264 bytes, checksum: e1beff224eef02111c7e1edfc0ea96fa (MD5)
Approved for entry into archive by José Jairo Viana de Sousa (jairo@ufc.br) on 2016-07-21T20:15:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2005_dis_iosilva.pdf: 1712264 bytes, checksum: e1beff224eef02111c7e1edfc0ea96fa (MD5)
Made available in DSpace on 2016-07-21T20:15:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2005_dis_iosilva.pdf: 1712264 bytes, checksum: e1beff224eef02111c7e1edfc0ea96fa (MD5) Previous issue date: 2006
The development of a capacitive sensor based on dielectric characteristics of soil was carried through this work. The sensor was designed as a probe. A fiberglass circuit board was chosen to simulate a parallel plate capacitor. To simulate a capacitor with characteristics similar to the ones commercially sold, within electrical isolation, the plates were isolated by varnish of the type used for isolation of car engines. A value of 106 W of the insulation was measured by a multimeter. The sensor was part of an oscillator RC provided by an integrated circuit to perform the oscillator, the 74LS122 a multivibrating oscillator which gave better responses. The RC circuit output was the input of a frequency divider. The IC TC4040 and HEF4040 both similar counters were used in order to verify the output wave forms. The second one provided a uniform and square waveform, although the first one provided an output waveform tending to triangular. The circuit was printed on the plate of the sensor in order to minimize the influence inherent wire capacitance. The data acquisition, monitoring and the probe calibration had been acquired daily, four times a day and with three readings for sixty three days. The temperature also was monitored this way for both systems. The first one installed in a 2" PVC pipe filled with air dry soil, the water drainage was monitored by weighting. In another system had been installed three sensors in a box full filled by humid soil. The calibration of the sensor was supplied by the strain gage. The time response was obtained using the PVC system, whose water was drained, the soil submitted to saturation again and data were acquired by a microprocessor-based system of data acquisition supplying an output of seconds. The factors that had influenced the sensor output had been evaluated, concluding that the temperature influences however not in so significant way as moistures. The moisture significance levels had been of up to 0,01 % contrasting with the ones of the temperature 7 %. This was valid for all the sensors and also strain gage. The statistical models that more fitted the sensors output were the multiple regression followed by the polynomial regression.
O objetivo do trabalho foi o desenvolvimento de um sensor capacitivo de umidade e a calibração do mesmo utilizando o método gravimétrico e a célula de carga. Para simular um capacitor com características próximas às dos comercialmente vendidos, isolaram-se as placas com verniz bi-componente, do tipo utilizado para isolamento de motores de carro. A isolação alcançada, medida pelo multímetro, foi da ordem de 106 W. O sensor fez parte de um oscilador RC implementado utilizando-se o circuito integrado (CI) 74LS122 como “multivibrador”. A saída do circuito RC foi inserida em um divisor de freqüência. Foi feito uso do contador de pulsos TC4040 e de um similar HEF4040, a fim de verificar as respectivas formas de onda de saída. O segundo apresentou uma resposta mais uniforme e a forma de onda quadrada, já o primeiro apresentou uma forma de onda de saída um pouco discrepante, tendendo para uma onda triangular, mas não uniformemente. O circuito foi instalado na placa do sensor com o intuito de minimizar a influência da capacitância inerente aos cabos. O monitoramento dos dados e a calibração do sensor foram efetuados durante sessenta e três dias, sendo verificados quatro vezes ao dia e com três leituras. A temperatura foi também monitorada dessa forma. Para tal, foram empregados dois sistemas. O primeiro foi instalado em um tubo de PVC de 2", contendo solo seco ao ar posteriormente saturado, e monitorou-se a drenagem de água por meio da pesagem em uma balança de precisão. No segundo sistema, foram instalados três sensores em uma caixa contendo solo úmido e a calibração do sensor foi obtida por intermédio da célula de carga. O tempo de resposta foi conseguido usando o sistema de PVC, cuja água foi drenada; efetuou-se novamente a saturação do sistema com água, e verificou-se com um sistema de aquisição de dados a resposta do sensor, que foi da ordem de segundos. Os fatores que influenciaram a resposta do sensor foram avaliados, concluindo-se que a temperatura influencia, porém não de maneira tão significativa quanto a umidade do solo. Os níveis de significância para a umidade foram de até 0,01 % contrastando com os da temperatura de somente 7 %. Válido para todos os sensores, inclusive a célula de carga. O modelo estatístico que mais se adequou à resposta dos sensores foi a regressão múltipla polinomial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

CARVALHO, João da Silva. "Aplicação dos métodos gravimétrico e magnetométrico para a definição do comportamento estrutural da faixa de dobramentos Araguaia." Universidade Federal do Pará, 1988. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5776.

Full text
Abstract:
Submitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2014-06-09T16:09:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_AplicacaoMetodosGravimetrico.pdf: 42461440 bytes, checksum: 2ac54993dbd7ec031c281d4702b98b8b (MD5)
Rejected by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br), reason: Definir palavras-chave on 2014-08-06T16:13:53Z (GMT)
Submitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2014-08-18T16:25:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_AplicacaoMetodosGravimetrico.pdf: 42461440 bytes, checksum: 2ac54993dbd7ec031c281d4702b98b8b (MD5)
Approved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2014-09-19T12:28:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_AplicacaoMetodosGravimetrico.pdf: 42461440 bytes, checksum: 2ac54993dbd7ec031c281d4702b98b8b (MD5)
Made available in DSpace on 2014-09-19T12:28:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_AplicacaoMetodosGravimetrico.pdf: 42461440 bytes, checksum: 2ac54993dbd7ec031c281d4702b98b8b (MD5) Previous issue date: 1988
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos
UFPA - Universidade Federal do Pará
O presente trabalho consiste na interpretação de informações gravimétricas e aeromagnetométricas (Projeto Geofísico Brasil-Canadá - PGBC) da região setentrional da Faixa de Dobramentos Araguaia, envolvendo uma área de aproximadamente 129.000km2, compreendida entre os meridianos 47°50’W e 50°30’W e paralelos 4°50'S e 9°00'S. Abrange porções sudeste do Estado do Pará, noroeste de Goiás e oeste do Maranhão. Os trabalhos de campo constaram de levantamentos gravimétrico e altimétrico, ao longo de rodovias que constituem a rede viária regional, e os resultados obtidos, após correções e reduções, foram então organizados de forma a constituírem um mapa de anomalias Bouguer, apresentado em escala 1:500.000. O padrão gravimétrico da faixa de dobramentos Araguaia se caracteriza por mostrar feições predominantemente longitudinais, com curvas isoanômalas de direções submeridianas, concordante com o comportamento litológico-estrutural conhecido para a área. Na porção centro-meridional desse mapa aparece uma zona de anomalia negativa, alongada e intensa (menos de -100mgal), a qual sofre duas importantes inflexões para NW, sendo uma correlacionável ao Lineamento Carajás, e a outra na altura do paralelo 5°30'S. Apresenta zonas de altos gravimétricos, notadamente na porção noroeste (domínio cratônico), relacionada à influência das metavulcânicas do Grupo Grão Pará, e na porção nordeste, devida a massas densas introduzidas na crosta. Destaca-se também o relativo alto gravimétrico acompanhando o flanco oriental do eixo de ocorrência das braquidobras, podendo ser devido a massas excedentes colocadas sob essa região, através de esforços tectônicos, produzindo elevações do nível de base da crosta e consequentemente do embasamento. De forma genérica o flanco oriental da faixa mostra um gradiente mais intenso que o ocidental, devido principalmente à configuração geométrica das estruturas nesse setor. Da mesma forma merece destaque o gradiente regional ascendente de sul para norte. A análise das cartas de intensidade magnética do PGBC fornecem condições à individualização de diversos domínios magnéticos, perfeitamente correlacionáveis litológico e estruturalmente com as unidades geotectônicas que compõem o arcabouço regional, assim como suas subunidades. A execução de modelamento simples, quer para as informações gravimétricas como magnetométricas, objetivaram fornecer subsídios semi-quantitativos à interpretação, de forma a auxiliar no estabelecimento do padrão geométrico do embasamento da faixa de dobramentos Araguaia, assim como das estruturas a ela impostas. Assim, por meio do processamento das informações gravimétricas, verificou-se um padrão geométrico na forma de fatias imbricadas, estabelecidas sobre o substrato. A grande anomalia negativa da porção centro-meridional da faixa pode estar relacionada a uma deficiência de massa profunda (depressão na base da crosta) ou ainda a uma associação entre contraste de densidade e espessamento do pacote de supracrustais, nessa porção. O baixo gravimétrico da porção sudeste da área, entre Guarai e Tupirama, é devido a uma depressão do embasamento, da mesma forma como a anomalia negativa associada ao Lineamento Carajás está relacionada a uma estrutura sinformal conhecida.
Interpretation of gravimetric and aeromagnetometric informations of the northern region on the Araguaia Orogenic Belt covering an area of aproximately 129.000km2 is presented in this thesis. The area lies between is 47º50’W and 50º30’W longitudes and between 4º50’S and 9º00’S latitudes, over southeast Pará State, north-northwest of Goiás State and west of Maranhão State. The gravimetric and altimetric measurements were carried out along highways and roads in the region. The gravity data, after corrections and reductions are presented in the form of Bouguer anomalies map on scale 1:500.000. The gravimetric pattern of Araguaia Orogenic Belt shows features principally of longitudinal extension, with approximately meridional direction. These features are correlated with the known lithological and structural units in the area. In the central-meridional portion of the map, appears an extended zone of intensive negative anomaly (less than -100mgal). This zone suffers two inflexios, one in the northwest (NW) which correlates to Carajás Lineament, and the other along latitude 5°30’S. The higher gravimetric values, notably in the northwest portion (cratonic domain), are related to the influence of the metavulcanics Grão Pará Group, and those in the northeast portion are attribuited to the denser mass intruded in the crust. Notable, also a gravimetric peak on the eastern flank of the brachyanticlines. This peak could be linked to a denser mass placed under this region tectonially, creating elevations in crust base-level and consequently of the basement. Generally, the eastern flank of orogenic belt show a gradient more intensive than the western, due to principally the geometric configuration of structures. In the similar way there is a notable ascendent regional gradient from south to north. Through the analysis of magnetic intensity maps, of the Projeto Geofísico Brasil-Canadá (PGBC), diferent individual domains were identified. These domains correlate lithologically and structuraly with the geotectonics units that constitute the regional framework and their subunits. Analytical gravity and magnetic modelling were carried out for semi-quantitative interpretation with the objective to establish the basement geometric pattern of the Araguaia Orogenic Belt, and the vinculated structures. On the basis of gravimetric informations, we could verify a geometric higher pattern in the form of imbricated slices over the substratum. The higher negative anomaly in the center-meridional portion of the orogenic belt could be related with the deficiency of deeper mass (a depression in the crust bottom), or due to the presence of a low density mass in the supercrustal layers, in that zone. The gravity depression in the southwest of the area, between Guarai and Tupirama, could be attribuited to a depression in the basement, and in the similar way the negative anomaly associated with Carajás Lineament is related to a sinformal structure.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Método gravimétrico"

1

MATHEUS KATRIEL DOS SANTOS, ARAÚJO, SUSZEK GRAZIELI, and ANDRADE WESLEY TESSARO. "MAPEAMENTO DA CONDUTIVIDADE ELÉTRICA APARENTE DO SOLO UTILIZANDO DISPOSITIVO DE BAIXO CUSTO NA REGIÃO DO VALE DO IVINHEMA - MS." In PERSPECTIVAS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS NA SOCIEDADE 5.0: EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E AMOR, 18–35. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-07-2.18-35.

Full text
Abstract:
A condutividade elétrica aparente (CEa) tem sido proposta como uma maneira alternativa de se avaliar a variabilidade espacial do solo, a partir dela podem ser definidas as unidades de gerenciamento em uma área agrícola. Além disso é um método prático, de fácil medição e podendo ser feita através de aparelhos simples e com alta eficiência operacional. O objetivo deste estudo foi o desenvolvimento de um sistema de baixo custo para mensuração da condutividade elétrica aparente do solo e, a partir desse valores realizar, o mapeamento do atributo e correlaciona-lo com a umidade e a fertilidade do solo através de técnicas de agricultura de precisão. Esse trabalho foi desenvolvido em área experimental pertencente ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - campus de Nova Andradina/MS. Na área experimental foram implantadas 72 mudas de maracujazeiro amarelo da variedade BRS Rubi do Cerrado, no espaçamento de 3x5 m e também elaborada uma malha amostral de 3x15 m com 24 pontos amostrais. Em cada ponto amostral foi realizada a amostragem química do solo, mensuração da CEa e coleta de solo para determinação da umidade pelo método gravimétrico. Os dados obtidos das análises foram submetidos à análise estatística descritiva, e para elaboração dos mapas utilizou-se o Software ArcGIS usando interpolação por Inverso do quadrado da distância (IQD). O dispositivo desenvolvido mostrou-se eficiente para mensuração da condutividade elétrica aparente do solo. Foi possível identificar variabilidade espacial na área experimental através da mensuração da condutividade elétrica aparente do solo e encontrar correlações significativas entre condutividade elétrica aparente com a umidade do solo e os atributos Ca, Mg, SB, V%, Zn, Cu e Mn ligados a fertilidade do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomes, Polyana Cristina Nogueira, Luciano Alves da Silva, Fabiana de Jesus Pereira, Gilmar Aires da Silva, and Fernando da Silva Marques. "ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MÉTODOS GRAVIMÉTRICO E TURBIDIMÉTRICO PARA A DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE SULFATO EM ÁGUAS INDUSTRIAIS." In Atividades de Ensino e de Pesquisa em Química, 278–90. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.73419111124.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Método gravimétrico"

1

Rocha, Lis, Emanuele La Terra, and Paulo de Tarso Menezes. "Inversão gravimétrica 3D e interpretação integrada dos métodos CSAMT, gravimétrico e magnetométrico no estudo do Kimberlito Régis, MG, Brasil." In 13th International Congress of the Brazilian Geophysical Society & EXPOGEF, Rio de Janeiro, Brazil, 26-29 August 2013. Society of Exploration Geophysicists and Brazilian Geophysical Society, 2013. http://dx.doi.org/10.1190/sbgf2013-083.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Batista, Leonardo M., Daniel E. Revelo, and Milton J. Porsani. "Inversão gravimétrica 2D empregando o método estocástico PSO." In Simpósio Brasileiro de Geofísica. Brazilian Geophysical Society, 2018. http://dx.doi.org/10.22564/8simbgf2018.069.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Varela Sánchez, Mauricio. "Modelos de geoide gravimétricos estáticos y dinámicos para Costa Rica." In I Congreso Internacional de Ciencias Exactas y Naturales. Universidad Nacional, 2019. http://dx.doi.org/10.15359/cicen.1.90.

Full text
Abstract:
En este trabajo se abordara el esquema de Stokes –Helmert para la obtención de diferentes modelos de geoide. Este esquema utiliza el segundo método de condensación de Helmert y la integral de Stokes, donde se define una nueva distribución de masas creando un nuevo modelo de Tierra, llamado espacio de Helmert. Se muestran 4 modelos de geoide para Costa Rica con una resolución espacial de 5’, donde para su cálculo se utilizó el modelo de terreno SAM3s_v2 y el modelo de mareas oceánicas DTU10 para completar y calcular las anomalías gravimétricas, junto con observaciones terrestres. Los modelos de geopotencial global GO_CONS_GCF_2_DIR_R5 y EIGEN6C4, aportaron las contribuciones de larga longitud de onda en el cálculo por medio de la técnica Remover – Restaurar, limitados hasta un cierto grado y orden. Por otra parte, es importante recalcar que la gravedad no permanece constante, varía con el tiempo en función de los cambios de masas debidos a diferentes eventos geofísicos que se pueden presentar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ribeiro, João Felipe de S., Joelson da Conceição Batista, and Alexandro G. Cerqueira. "Estimativa do campo regional e residual gravimétrico a partir da aplicação de filtragem conjunta a dados sintéticos usando os métodos SVD e PCA." In Simpósio Brasileiro de Geofísica. Brazilian Geophysical Society, 2018. http://dx.doi.org/10.22564/8simbgf2018.064.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography