To see the other types of publications on this topic, follow the link: Método misto de pesquisa.

Journal articles on the topic 'Método misto de pesquisa'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Método misto de pesquisa.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

De Farias Filho, José Rodrigues, Gustavo Guimarães Marchisotti, Karolina Muniz Freire Maggessi, and Hamilton Lopes De Miranda Junior. "Método de pesquisa misto para identificação do problema de pesquisa." Conhecimento & Diversidade 10, no. 22 (February 6, 2019): 88. http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v10i22.5155.

Full text
Abstract:
O presente artigo propõe um novo método hipotético-dedutivo de pesquisa, de abordagem mista, que propicia a identificação de um Problema de Pesquisa. A metodologia utilizada para a escolha das técnicas que compõem o método misto proposto foi a Pesquisa-ação. Este método possibilita ao pesquisador identificar seu problema de pesquisa, seja pelo viés das lacunas teóricas e/ou das práticas. Para tanto, fez-se uso de uma abordagem quantitativa – bibliometria -, bem como de uma abordagem qualitativa - Técnica do Incidente Crítico (TIC) e Análise de Conteúdo ou Teoria Fundamentada. Conclui-se que o método misto proposto é robusto, sendo aderente a qualquer área do conhecimento que busque resolver um problema ou construir uma teoria, a partir de lacunas teórico-práticas. No entanto, o método carece de uma maior utilização prática para as áreas do conhecimento onde os temas de pesquisa são mais abstratos ou subjetivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Izu, Marina, Zenith Rosa Silvino, Cláudio José de Souza, Fabiana Lopes Joaquim, and Alexandra de Oliveira Matias Ferreira. "Pragmatismo e o método misto." Research, Society and Development 9, no. 6 (April 21, 2020): e151963516. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3516.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi refletir sobre o pragmatismo nas vertentes dos filósofos Charles Sanders Peirce, William James e John Dewey como referencial filosófico do método misto de Creswell & Clark. O pragmatismo como visão de mundo surgiu de ações, situações e consequências, ao invés de condições antecedentes (como no pós-positivismo), tendo preocupação com aplicações (o que funciona) e soluções para os problemas. Os pesquisadores enfatizaram os problemas e usaram todas as abordagens disponíveis para entenderem o problema, ao invés de se concentrarem no método, tendo liberdade para escolher métodos, técnicas e procedimentos de pesquisa que melhor atendessem suas necessidades e finalidades, o que coadunou com o método misto, que combinou método qualitativo e quantitativo, possibilitando a complementação dos dados coletados e analisados, para obter informações mais abrangentes em relação à questão de investigação, permitindo rompimento das limitações metodológicas dessas abordagens. A partir da reflexão foi possível concluir que o método misto de múltiplos métodos, diferentes visões de mundo, e variadas suposições, bem como formas diversas de coleta de dados e análise, encontra-se filosoficamente conectado ao pragmatismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Antunes, Jeferson, Abigayl Fernandes da Silva, Ana Clarice Bezerra de Araújo Silva, and Zuleide Fernandes de Queiroz. "Diagnóstico rápido participativo como método de pesquisa em educação." Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 23, no. 3 (December 2018): 590–610. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000300002.

Full text
Abstract:
A pesquisa em educação dialoga com a epistemologia, a história da universidade pública e da democracia no Brasil, onde observamos a iminência dos métodos e técnicas qualitativas e quantitativas, os chamados métodos mistos. No entanto, as formações nos cursos de graduação não compreendem tal multiplicidade, cabendo a pesquisadores e grupos de pesquisa buscarem e divulgarem tais métodos e abordagens. Baseados nesta compreensão, propomos a utilização do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) como método misto para pesquisa educacional, este utiliza de vários métodos para apreensão da realidade local, através da mediação entre pesquisadores e participantes, em um processo ativo e reflexivo quanto a realidade. Nosso objetivo é compreender como o DRP pode ser utilizado para o diagnóstico na pesquisa em educação; ademais, desejamos descrever as etapas de construção e as possíveis ferramentas utilizadas no DRP em educação e discutimos como o DRP pode corresponder aos limites e possibilidades da pesquisa educacional. Assim, utilizamos pesquisa bibliográfica e análise narrativa visando compreender como surge a necessidade de utilização de métodos mistos e como o DRP pode contribuir. O DRP é uma metodologia flexível, auxiliando o contorno de possíveis problemas na pesquisa; possibilita triangulação de dados, contribuindo para aumentar a confiabilidade dos resultados; facilita a utilização de métodos mistos para a aquisição e interpretação dos dados através da reflexão participativa sobre possíveis ações que resultem na resolução dos problemas encontrados durante o processo da pesquisa e tem, tanto no processo, como no resultado esperado, uma forte contribuição social aos participantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, João Lucas Campos de, Ana Maria Müller de Magalhães, Juliana Aparecida Peixoto Nishiyama, Dagmar Willamowius Vituri, Sonia Silva Marcon, and Laura Misue Matsuda. "Pesquisa com métodos mistos na enfermagem: experiência na pós-graduação." Revista de Enfermagem da UFSM 9 (October 22, 2019): e2. http://dx.doi.org/10.5902/2179769238441.

Full text
Abstract:
Objetivo: relatar a experiência de planejamento e execução de uma pesquisa com métodos mistos na pós-graduação stricto senso em enfermagem. Método: relato de experiência de pesquisa vinculada a Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Paraná e grupo de estudos na área gestão em saúde e enfermagem. O processo de planejamento e execução da investigação ocorreu no período de março de 2015 a dezembro de 2017. Resultados: o estudo foi sistematizado pelo método misto na estratégia explanatória sequencial. A experiência, descrita em três momentos/etapas: Pré-concepção, na qual realizou-se aproximação primária com a vertente metodológica; Planejamento do projeto de pesquisa, fase em que houve intensa imersão ao delineamento de estudo e objeto, culminando ao desenho de pesquisa, e; Execução, onde os procedimentos e fases da investigação planejados foram operacionalizados. Considerações Finais: apesar de desafiadora, a experiência foi profícua porque se mostrou factível à robustez dos resultados de pesquisas na enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lorenzini, Elisiane. "Pesquisa de métodos mistos nas ciências da saúde." Revista CUIDARTE 8, no. 2 (May 1, 2017): 1549. http://dx.doi.org/10.15649/cuidarte.v8i2.406.

Full text
Abstract:
A pesquisa de métodos mistos oferece poderosas ferramentas para investigação de sistemas e processos complexos em saúde, educação e ciências sociais. Estas áreas vêm utilizando, de forma crescente, complexos delineamentos de pesquisa de métodos mistos1. Este método engloba o procedimento completo de pesquisa, incluindo assunções filosóficas, questões de pesquisa, desenho, coleta, análise, integração e estruturas de apresentação dos dados e resultados2. Cómo citar este artículo: Lorenzini E. Pesquisa de métodos mistos nas ciências da saúde. Rev Cuid. 2017; 8(2): 1549-60. http://dx.doi.org/10.15649/cuidarte.v8i2.406
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Macerata, Iacã, José Guilherme Neves Soares, and André Miranda de Oliveira. "A pesquisa-intervenção como pesquisa-apoio: o caso do POP RUA." Saúde e Sociedade 28, no. 4 (December 2019): 37–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902019190703.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo discute a produção de conhecimento no campo da saúde pública, desenvolvendo a ideia de pesquisa-apoio como uma modulação da pesquisa-intervenção participativa no campo da saúde. A pesquisa-intervenção participativa foi usada e aperfeiçoada pelo Grupo de Pesquisa Enativos, da Universidade Federal Fluminense, envolvendo a Gestão Autônoma da Medicação (GAM) no campo saúde mental. Nestas experiências os problemas do campo modularam as práticas de pesquisa, cujo sentido era produzir de autonomia e aumentar o grau de participação nas práticas de saúde. Esta pesquisa utilizou-se da mesma abordagem metodológica das pesquisas-intervenções na GAM, na interface entre atenção básica e saúde mental, em uma equipe de consultório na Rua do Rio de Janeiro, chamada POP RUA. Este artigo é um misto de relato e ensaio que analisa a transformação da pesquisa-intervenção em pesquisa-apoio com o POP RUA, propondo o apoio como método para produzir conhecimento nas pesquisas qualitativas, no escopo das pesquisas-intervenção. Tal transformação é possível pois são apoiados os processos de produção de saúde entendidos como inseparáveis de processos de produção de conhecimento e produção de cuidado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Nascimento da Silva, Carine, Camila Kuhn Vieira, Sirlei De Lurdes Lauxen, and Vaneza Cauduro Peranzoni. "A PRÁTICA DA SÉRIE DE CASO COMO MÉTODO ANALÍTICO NA ABORDAGEM MISTA." DI@LOGUS 9, no. 3 (December 24, 2020): 7–19. http://dx.doi.org/10.33053/dialogus.v19i3.19.

Full text
Abstract:
A pesquisa cientifica, geralmente se insere no contexto humano como uma curiosidade dos porquês dos acontecimentos e se destaca por ser um dos processos de construção de conhecimento rigoroso, que é muito válido e confiável, que gera a ciência. Essa pesquisa é complexa e minuciosa que contextualiza uma série de metodologias que podem ser aplicadas em três abordagens diferentes, a quantitativa, a qualitativa e a conjugação das duas que é a pesquisa mista. Portanto, este trabalho teve por objetivo realizar uma revisão bibliográfica a respeito do método de série de casos em sua prática analítica na abordagem mista e sua utilização no meio cientifico. Realizou-se uma revisão bibliográfica, nas bases de dados do Google Acadêmico, EBSCO, Medline e PubMEd entre os meses de maio a agosto de 2019, buscando os critérios da temática. A série de casos se mostrou uma ótima forma de alcançar o saber, principalmente quando se trata de buscas inovadoras e inexistentes. Além disso, ao utilizar múltiplas abordagens, como é característica da abordagem mista, consegue-se que haja uma contribuição mútua das potencialidades de cada uma delas, dispondo de respostas questionadas mais concretas aos problemas de pesquisa. Conclui-se assim, que os métodos mistos podem contribuir de forma significativa para futuras pesquisas cientificas, e através dessa abordagem, a série de casos é uma ótima tipo de pesquisa, para responder técnicas inovadoras de metodologia. Isso demostra a importância de realizar novas pesquisas de cunho bibliográfico e cientifico, sobre pratica de série de casos na abordagem mista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nascimento da Silva, Carine, Camila Kuhn Vieira, Sirlei De Lurdes Lauxen, and Vaneza Cauduro Peranzoni. "A PRÁTICA DA SÉRIE DE CASO COMO MÉTODO ANALÍTICO NA ABORDAGEM MISTA." DI@LOGUS 9, no. 3 (December 24, 2020): 7–19. http://dx.doi.org/10.33053/dialogus.v9i3.19.

Full text
Abstract:
A pesquisa cientifica, geralmente se insere no contexto humano como uma curiosidade dos porquês dos acontecimentos e se destaca por ser um dos processos de construção de conhecimento rigoroso, que é muito válido e confiável, que gera a ciência. Essa pesquisa é complexa e minuciosa que contextualiza uma série de metodologias que podem ser aplicadas em três abordagens diferentes, a quantitativa, a qualitativa e a conjugação das duas que é a pesquisa mista. Portanto, este trabalho teve por objetivo realizar uma revisão bibliográfica a respeito do método de série de casos em sua prática analítica na abordagem mista e sua utilização no meio cientifico. Realizou-se uma revisão bibliográfica, nas bases de dados do Google Acadêmico, EBSCO, Medline e PubMEd entre os meses de maio a agosto de 2019, buscando os critérios da temática. A série de casos se mostrou uma ótima forma de alcançar o saber, principalmente quando se trata de buscas inovadoras e inexistentes. Além disso, ao utilizar múltiplas abordagens, como é característica da abordagem mista, consegue-se que haja uma contribuição mútua das potencialidades de cada uma delas, dispondo de respostas questionadas mais concretas aos problemas de pesquisa. Conclui-se assim, que os métodos mistos podem contribuir de forma significativa para futuras pesquisas cientificas, e através dessa abordagem, a série de casos é uma ótima tipo de pesquisa, para responder técnicas inovadoras de metodologia. Isso demostra a importância de realizar novas pesquisas de cunho bibliográfico e cientifico, sobre pratica de série de casos na abordagem mista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Paetzold, Maira Gabriela, Ligiane De Lourdes Silva, and Márcia Regina Simões. "Métodos de rastreamento da ansiedade e depressão em estudantes universitários: revisão integrativa." Saúde Coletiva (Barueri) 11, no. 60 (January 5, 2021): 4686–95. http://dx.doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i60p4686-4695.

Full text
Abstract:
Objetivo: A presente pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura de instrumentos utilizados no rastreamento de depressão, ansiedade e misto (ambos) em amostras de estudantes de graduação. Método: a pesquisa ocorreu na base de dados PubMed, de 2009 até 2019. Resultados: Inicialmente foram encontrados 895 artigos, dos quais 345 foram incluídos após a leitura dos títulos e resumos; destes, 316 foram recuperados e posteriormente 176 foram excluídos após a leitura na íntegra, totalizando 140 artigos. Conclusão: Os instrumentos mais utilizados foram: a) Ansiedade: Beck Anxiety Inventory (BAI) (n=19) e State-Trait Anxiety Inventory (STAI) (n=17); b) Depressão: Beck Depression Inventory (BDI) (n=35); e c) Misto: Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21) (n=40) e Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS) (n=19). O curso mais avaliado foi Medicina e os países com mais produções de artigos foram China (n=24) e Estados Unidos (n=20). O Brasil publicou apenas 7 artigos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Katia Guerchi Gonzales, Katia Guerchi, Tatiani Garcia Neves, and Cintia Melo dos Santos. "Abordagens Metodológicas de Pesquisa: Algumas Notas." Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas 19, no. 2 (May 23, 2018): 217. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n2p217-226.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar algumas discussões sobre as abordagens de pesquisa qualitativa, quantitativa e do método misto que podem conduzir uma pesquisa na área educacional. Evidencia-se brevemente um estudo teórico das metodologias de pesquisas intituladas: Engenharia Didática (ED), Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) e História Oral (HO), como possibilidades metodológicas para pesquisas na Educação Matemática. Salienta-se que cada pesquisa possui a sua singularidade, e busca responder a problemática levantada, proveniente dos estudos de cada pesquisador.Palavras-chave: Metodologias de Pesquisa. Engenharia Didática. História Oral. Percurso de Estudos e PesquisasAbstract: This article aims to present some discussions about qualitative, quantitative and mixed method approaches that may lead to research in the educational area. A theoretical study will be briefly presented on the research methodologies entitled: Didactic Engineering (ED), Study and Research (PEP) and Oral History (HO), as methodological possibilities for research in Mathematics Education. It was emphasized that each research has its singularity, and seeks to respond to the problematic raised, coming from the studies of each researcher.Keywords: Research Methodologies. Didactic Engineering. Oral History. Research and Study Route
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Arruda, Pablo Luiz de, Grasiano Freitas da Silva, Théo Augustus Luz, Ivone Junges, and Clarissa Carneiro Mussi. "O USO DE ESTUDOS DE CASO NA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO: UM PANORAMA EM PERIÓDICOS NACIONAIS DE ALTO IMPACTO." Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 14, no. 1 (June 22, 2021): 227. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v14e12021227-259.

Full text
Abstract:
Este artigo identifica as características das pesquisas de administração que utilizaram o método de estudo de caso. Aplicou-se modo de investigação misto, estratégia de coleta de dados bibliográfica e objetivos exploratório e descritivo. Dentre os principais resultados, identificaram-se 277 publicações entre 2010 e 2020. O Brasil registrou 86,71% de participação. 97,47% das pesquisas foram empíricas e 80,14% qualitativas. Os casos mais estudados são de ‘estratégia em organizações’ nas ‘empresas’ privadas. Na coleta de dados, destacaram-se a técnica documental e entrevista semiestruturada. A análise de conteúdo evidenciou-se como método de análise de dados, e os softwares ATLAS.ti e NVivo se sobressaíram.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Pimentel, Danyelle Siqueira, and Patrícia Kozuchovski Daré. "Aproximações entre a classificação das constituições na ayurveda e na escola alemã da iridologia." Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares 3, no. 4 (June 6, 2014): 11. http://dx.doi.org/10.19177/cntc.v3e4201411-22.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi comparar as classificações da constituição psicofísica (Prakriti) da Medicina Tradicional Ayurveda com a teoria da biotipologia da escola alemã de Iridologia desenvolvida por Josef Deck. Participaram do estudo 87 pessoas 18 a 70 anos atendidos no Centro de Práticas Naturais da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL no ano de 2011/2. Os instrumentos utilizados foram um questionário de avaliação da constituição psicofísica (prakriti) para identificação do dosha e fotos da íris para verificar a biotipologia de acordo com a escola alemã de Iridologia. Os dados foram analisados considerando as relações entre os dados da população estudada, avaliadas por meio do método não-paramétrico de Kruskal-Wallis ou método de correlação de Pearson. Para diferença estatística significativa foi utilizado um valor p< 0,05. Observou-se que os gráficos de comparação das constituições dos doshas Vata e Pitta apresentaram correlações estatísticas com o biótipo misto biliar ferrocromatoso, o dosha Kapha com o biótipo misto biliar e seu subtipo ferrocromatoso e o dosha Vata/Pitta apresentou correlações estatísticas com o biótipo misto biliar ferrocromatoso. Entretanto evidenciaram-se nesta pesquisa pequenas relações diretas entre as constituições psicofísicas (prakriti) da Medicina Tradicional Ayurveda e as biotipologias da escola alemã de Iridologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Carvalho, Gregory dos Passos. "Desigualdades regionais e o papel dos recursos federais no SUS: fatores políticos condicionam a alocação de recursos?" Ciência & Saúde Coletiva 26, suppl 2 (2021): 3409–21. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232021269.2.31192019.

Full text
Abstract:
Resumo O presente trabalho apresenta como problema de pesquisa a discussão de fatores políticos enquanto condicionantes na alocação de recursos federais no SUS e seus efeitos nas desigualdades regionais. Tem como objetivo principal explorar a interveniência de fatores políticos como critérios na distribuição de recursos federais, considerando as desigualdades regionais no país. Utilizou-se método misto, por meio de coleta de dados quantitativos para se estudar a alocação dos recursos para as unidades da federação entre 2003 e 2017, em busca de casos emblemáticos (outliers) que demandem explicações mais profundas com base em métodos qualitativos. Aplicou-se o método fuzzy-set QCA na etapa qualitativa de pesquisa para identificação de condições técnicas e políticas, enquanto necessárias e/ou suficientes, para uma distribuição atípica de recursos de um ano para o outro. Como resultado, a análise quantitativa demonstrou a diminuição das desigualdades regionais na alocação de recursos de média e alta complexidade para estados das regiões Norte e Nordeste. Porém, ao estudar as condicionantes da distribuição dos recursos para os estados dessas regiões, a análise qualitativa demonstrou a influência de fatores políticos, e não somente fatores técnicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Pinheiro, Guilherme Emanuel Weiss, Angela Maria Pereira dos Santos, and Luciane Prado Kantorski. "Análise da produção de estudos com métodos mistos na avaliação de serviços de saúde mental." Revista de Enfermagem da UFSM 9 (December 2, 2019): e3. http://dx.doi.org/10.5902/2179769238739.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar os desenhos de pesquisa de métodos mistos produzidos sobre avaliação de serviços de saúde mental. Método: estudo de análise documental, realizado nos meses de abril a junho de 2019, o qual analisou os desenhos de pesquisas de métodos mistos de avaliação de serviços de saúde mental, realizadas entre 2006 e 2016, por um grupo de pesquisa em enfermagem. Resultados: são apresentados três estudos de métodos mistos de avaliação de serviços de saúde mental da região sul do Brasil, todos desenvolvem-se a partir de uma dinâmica de integração similar. São apresentadas as etapas de integração, os objetivos, a metodologia e os eixos analíticos. Considerações finais: a realização de estudos de métodos mistos possibilitou a identificação de pontos de integração e convergência entre as abordagens quantitativas e qualitativas. Ressalta-se o potencial da metodologia para estudos avaliativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Figueiredo, Sonner, and Edilson Araujo do Nascimento. "ANÁLISE DE ERROS MATEMÁTICOS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM QUESTÕES ENVOLVENDO OS NÚMEROS INTEIROS." Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática 6, no. 3 (July 20, 2021): 100–122. http://dx.doi.org/10.34179/revisem.v6i3.13616.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo analisar os erros cometidos por alunos do ensino fundamental em questões envolvendo os números inteiros e quais contribuições isso traz para o ensino aprendizagem. A pesquisa se desenvolveu em uma escola municipal do inteiro do estado de Mato Grosso do Sul com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Essa pesquisa é considerada de natureza quantitativa-qualitativa ou método misto e pesquisas de campo. Por meio da análise de erros foi possível identificar quais os erros cometidos pelos alunos nestes testes e classificá-los de acordo com a tipologia de erros de Brousseau. Os erros foram considerados obstáculos epistemológicos na aprendizagem e para este estudo utilizamos os conceitos de obstáculos na visão de Brousseau e Bachelard, tendo sido estes epistemólogos os precursores deste conceito. Com esse estudo foi possível identificar os erros mais comuns cometidos pelos alunos, dentre esses destacam as dificuldades na interpretação dos problemas e dificuldades com as operações fundamentais da matemática. Por fim, concluímos que a análise de erro é um instrumento que contribui para a aprendizagem, pois notamos nessa pesquisa que por meio desse instrumento os alunos conseguiram observar em suas produções seus erros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Mezzadri, Fernando Marinho, Marcelo Moraes e Silva, and Katiuscia Mello Figuerôa. "Desenvolvimento de um método para as pesquisas em políticas públicas de esporte no Brasil: uma abordagem de pesquisa mista." Motrivivência 27, no. 44 (May 4, 2015): 49. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p49.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Santos, José Luís Guedes dos, Shara Bianca De Pin, Maria Elena Echevarria Guanilo, Alexandre Pazetto Balsanelli, Alacoque Lorenzini Erdmann, and Ratchneewan Ross. "Liderança em enfermagem e qualidade do cuidado em ambiente hospitalar: pesquisa de métodos mistos." Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste 19 (April 10, 2018): 3289. http://dx.doi.org/10.15253/2175-6783.2018193289.

Full text
Abstract:
Objetivo: examinar e descrever a relação entre liderança em enfermagem e qualidade do cuidado no ambiente hospitalar. Métodos: estudo concomitante e convergente de métodos mistos que incorporou um delineamento correlacional transversal e teoria fundamentada. Os dados quantitativos foram coletados por meio da subescala Liderança do Brazilian Nursing Work Index-Revised, com 105 enfermeiros de um hospital e analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Os dados qualitativos foram coletados por meio de entrevistas com 64 participantes e analisados pelo método de Charmaz. Posteriormente, os achados foram integrados para gerar os resultados dos métodos mistos. Resultados: os resultados qualitativos apoiaram os quantitativos e mostraram que a liderança de enfermagem eficaz gerou qualidade de atendimento por meio de colaboração com a equipe de enfermagem, incentivo à advocacia do paciente e melhoria do atendimento. Conclusão: o uso de métodos mistos possibilita uma compreensão mais profunda do fenômeno. As implicações também são discutidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Alencar, Stéphanie Guedes de, Silene Ribeiro Miranda Barbosa, and Ione Batista Nunes Lacerda. "Demanda do enfermeiro na clínica médica de um hospital público do Distrito Federal." Comunicação em Ciências da Saúde 28, no. 03/04 (August 23, 2018): 419–28. http://dx.doi.org/10.51723/ccs.v28i03/04.284.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi identificar a demanda do enfermeiro em uma unidade de Clínicas Médicas do Hospital Regional de Taguatinga. Trata-se de um método misto do tipo exploratório-descritivo, com a realização de observação direta e sistematizada das atividades. Participaram da pesquisa seis enfermeiras assistenciais e três residentes de enfermagem. Como resultado identificou-se 1.905 atividades, sendo 64% atividades de cuidados diretos, 32% atividades de cuidados indiretos, 3% atividades relacionada à unidade e 11% atividades pessoais. É sugestivo um novo dimensionamento dos enfermeiros e a criação de protocolos para favorecer uma demanda de trabalho justa e igualitária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Seminotti, Nedio Antonio, Maria Lúcia Andreoli de Moraes, and Flávia Moises Rocha. "Pequenos grupos informais nas instituições: exercício da cidadania e da dimensão instituinte." Psico-USF 14, no. 3 (December 2009): 329–40. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-82712009000300009.

Full text
Abstract:
Este relatório de pesquisa apresenta um estudo desenvolvido na rede de grupos informais realizados no campus central da PUCRS. São considerados grupos informais os constituídos pelas necessidades, pelos desejos e/ou motivação de seus membros e não demandados pelas rotinas administrativas, de pesquisa ou do ensino da universidade. A pesquisa teve um delineamento misto. Participaram alguns coordenadores e componentes dos grupos. Os resultados indicam que são reconhecidos os grupos pela comunidade interna e externa à PUCRS como um método/caminho que acolhe, viabiliza e potencializa desejos, necessidades e metas dos participantes. Estes instituem uma organização que se articula com os organizadores formais da PUCRS, viabilizando a continuidade da vida coletiva. Os grupos são coordenados por líderes que o fazem com eficácia, sem um conhecimento teórico específico para tanto, e o significado do grupo é dar sentido à vida das pessoas que fazem parte dele.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Santos, José Luís Guedes dos, Greici Capellari Fabrizzio, Caroline Cechinel Peiter, Daiana De Mattia, Daniele Perin, and Elisiane Lorenzini. "Caracterização das pesquisas de métodos mistos em enfermagem publicadas no Journal of Mixed Methods Research." Revista de Enfermagem da UFSM 10 (April 7, 2020): e7. http://dx.doi.org/10.5902/2179769241298.

Full text
Abstract:
Objetivo: caracterizar a produção científica da área da enfermagem publicada no Journal of Mixed Methods Research. Método: estudo documental, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada de abril a maio de 2019, a partir do termo Nursing no campo de busca da página online do periódico, considerando o recorte temporal de 2007 a 2018. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: identificaram-se 37 artigos originais, publicados principalmente a partir de 2011 (70,2%), com destaque para os Estados Unidos (45,9%). A triangulação concomitante ou paralelo-convergente foi o principal desenho metodológico adotado pelos artigos (32,4%). Nas etapas qualitativa e quantitativa das pesquisas, predominaram estudos exploratório-descritivos (12,4%) e transversais (21,7%), respectivamente. Considerações finais: evidenciaram-se múltiplas possibilidades no emprego dos métodos mistos na pesquisa em enfermagem. Os resultados do estudo poderão auxiliar pesquisadores interessados na utilização de métodos mistos de pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Padilha, Katia Grillo, Ricardo Luis Barbosa, Elaine Machado de Oliveira, Rafaela Andolhe, Adriana Janzantte Ducci, and Silvia Regina Secoli. "Segurança do paciente em Unidades de Terapia Intensiva: desenvolvimento de um projeto de pesquisa." Revista da Escola de Enfermagem da USP 49, spe (December 2015): 157–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-623420150000700022.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo Relatar a experiência sobre os diferentes processos envolvidos no desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa em Segurança do Paciente em Unidades de Terapia Intensiva. Método Estudo com delineamento misto: coorte histórica para a coleta dos dados dos pacientes e eventos adversos/incidentes e transversal para a coleta dos dados da equipe de enfermagem. A coleta de dados ocorreu durante 90 dias, em 2012, no Instituto Central do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e o Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. Processos desenvolvidos A pesquisa envolveu diversas etapas para sua efetivação: implantação doNursing Activities Score (NAS) no Instituto Central do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, desenvolvimento de sistema de banco de dados, digitalização de prontuários, treinamento de monitores, extração e carga de dados dos pacientes e coleta de dados durante a passagem de plantão, prontuários. Considerações finais Treinamentos, comprometimento dos pesquisadores e parceria com profissionais da tecnologia da informação foram fundamentais para a qualidade dos resultados obtidos e da produção científica alcançada. Espera-se que esse relato de experiência possa orientar e encorajar os pesquisadores a realizar pesquisas complexas que contribuam para a construção do conhecimento na enfermagem e saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Santos, José Luís Guedes dos, Bruno de Campos Gobato, Fernando Henrique Antunes Menegon, Lenize Nunes Moura, Silviamar Camponogara, and Alacoque Lorenzini Erdmann. "Nurse’s work in the hospital environment: analysis of unfavorable characteristics / Trabalho do enfermeiro no ambiente hospitalar: análise de características desfavoráveis." Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online 13 (September 9, 2021): 1395–401. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9496.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar as características desfavoráveis do ambiente de trabalho do enfermeiro no contexto hospitalar. Método: trata-se de uma pesquisa de método misto, com estratégia paralelo-convergente. Os dados quantitativos foram coletados com 106 enfermeiros de um Hospital Universitário do Sul do Brasil, por meio da utilização do Brazilian Nursing Work Index Revised e analisados mediante estatística descritiva. Para coleta dos dados qualitativos, realizaram-se 25 entrevistas semiestruturadas, as quais foram submetidas à análise temática. Resultados: as características desfavoráveis do trabalho do enfermeiro no ambiente hospitalar estão relacionadas, principalmente, ao quantitativo insuficiente de profissionais e falta de suporte organizacional. Sobressaíram-se dificuldades relacionadas ao uso de diagnósticos de enfermagem e falta de suporte de serviços de apoio. Conclusão: as dificuldades evidenciadas interferem na prática profissional do enfermeiro e podem também afetar o atendimento eficiente e seguro aos pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Ferraz, Isabela Neves, and Jairo Simião Dornelas. "REPERTÓRIO COMPARTILHADO DE RECURSOS EM COMUNIDADES VIRTUAIS DE PRÁTICA: UM ESTUDO DOS MECANISMOS DE INTERAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE EM GRUPOS DE PESQUISA CIENTÍFICA." Organizações & Sociedade 22, no. 72 (March 2015): 99–122. http://dx.doi.org/10.1590/1984-9230725.

Full text
Abstract:
Comunidades de prática são grupos que se destacam pela informalidade das relações, participação, atuação em rede e autogestão. Uma classe dessas comunidades distingue-se das demais pelo forte uso dos recursos da tecnologia da informação: são as comunidades virtuais de prática. Cogitando a possibilidade dos grupos de pesquisa numa Universidade Federal serem equiparados a comunidades virtuais de prática, o objetivo desta pesquisa consistiu em inventariar e enquadrar tais grupos na condição de comunidades virtuais de prática e evidenciar-lhes os mecanismos de interação, organização e controle vigentes em seu conjunto de recursos, equiparáveis a um repertório compartilhado, bem como avaliar seus efeitos nas atividades dos grupos. O estudo utilizou método misto, empregando a estratégia survey e o estudo de caso. Espera-se que os resultados obtidos estimulem uma reflexão sobre a importância da tecnologia da informação e dos mecanismos analisados nas trocas de conhecimentos e na consolidação da identidade de grupos de pesquisa científica com atuação virtual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Andrade, Patrícia Maria Medeiros de. "Os desafios na capacitação pedagógica de tutores na modali-dade de ensino a distância." Revista Amor Mundi 2, no. 4 (July 30, 2021): 33–43. http://dx.doi.org/10.46550/amormundi.v2i4.105.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo principal investigar os desafios na capacitação pedagógica dos tutores na modalidade EaD. A proposta do trabalho consistiu em compreender o papel do tutor no processo de aprendizagem e como ele é adquirido. A metodologia baseou-se em uma pesquisa exploratória, documental e predominantemente qualitativa realizando pesquisa de campo, a pesquisa será de método misto (qualitativo e quantitativo). A população do estudo foi composta por um tutor do polo de ensino superior a distância localizada em Manaus e a coleta de dados foi realizada através de um questionário semiestruturado. Ao fim da investigação conclui-se que o ensino a distância é desafiador e que apresenta pontos positivos e negativos, cabendo ao tutor realizar o acompanhamento, orientar e estimular os educandos. Gerando e difundindo conhecimentos em alto grau com senso de responsabilidade, tanto para com o sistema ao qual se está vinculado, quanto para o enriquecimento (em amplo sentido) da instituição que se representa física ou virtualmente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Santos, José Luís Guedes dos, Fernando Henrique Antunes Menegon, Dulcinéia Ghizoni Schneider, Giovana Dorneles Callegaro Higashi, Fernanda Hannah da Silva Copelli, and Alacoque Lorenzini Erdmann. "Ambiente de trabalho do enfermeiro em unidades de clínica médica e cirúrgica." Revista de Enfermagem da UFSM 8, no. 1 (April 12, 2018): 72. http://dx.doi.org/10.5902/2179769229506.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar o ambiente de trabalho do enfermeiro em unidades de clínica médica e cirúrgica. Método: pesquisa de método misto, com estratégia triangulação concomitante de dados. Os dados quantitativos foram coletados com 27 enfermeiros de um Hospital Universitário do Sul do Brasil, por meio do Brazilian Nursing Work Index Revised (B-NWI-R) e submetidos à análise estatística descritiva. Os dados qualitativos foram obtidos a partir de 14 entrevistas e tratados mediante análise temática. Resultados: os enfermeiros possuem autonomia, têm um bom relacionamento com os médicos e suporte organizacional para o trabalho de enfermagem. No entanto, o controle sobre o ambiente é prejudicado pela falta de pessoal de enfermagem e suporte dos serviços de apoio. Conclusão: o estudo evidenciou aspectos que podem melhorar o ambiente de prática de enfermeiros de unidades de clínica médica-cirúrgica e contribuir para segurança e qualidade do cuidado de enfermagem
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Antunes Júnior, Estevão, Fernanda Ostermann, and Cláudio José de Holanda Cavalcanti. "A subvalorização da formação continuada de professores: dos orientadores à articulação do referencial teórico no contexto do mestrado nacional profissional em ensino de física." Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia 12, no. 2 (November 29, 2019): 267–91. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p267.

Full text
Abstract:
O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) surgiu como Mestrado Profissional em rede, focado muito mais no conteúdo de Física do que na formação pedagógica e/ou epistemológica. À luz do pensamento bakhtiniano, consideramos os mais de 200 trabalhos concluídos até a metade de 2017 como um conjunto de enunciados cujos aspectos verbais e não verbais, expressam diferentes vozes e que respondem e se direcionam a outras enunciações. A análise foi feita por meio de um método misto que integra o dispositivo analítico bakhtiniano de Veneu et al. (2015) à análise de correspondência fundamentada em Greenacre (2017). Ao analisar 208 trabalhos apresentados no contexto do MNPEF, encontramos que a articulação do referencial teórico no produto desenvolvido é dependente da formação e do histórico de pesquisa dos orientadores, e que trabalhos orientados por orientadores com formação ou histórico de pesquisa na área se afastam das diretrizes do programa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Rockembach, Moisés. "A web brasileira na Covid-19: arquivamento da web e preservação digital." Liinc em Revista 17, no. 1 (June 17, 2021): e5713. http://dx.doi.org/10.18617/liinc.v17i1.5713.

Full text
Abstract:
O artigo trata do arquivamento de páginas web referentes à COVID 19 no contexto brasileiro. Discorre sobre questões gerais da criação da web e seus objetivos iniciais, bem como do surgimento da necessidade de preservação da web. Foram analisadas iniciativas internacionais de preservação de conteúdos relativos à Covid 19, em destaque o IIPC (Consórcio Internacional de Preservação da Internet). O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso e de métodos mistos, qualitativo e quantitativo, revisão de literatura, pesquisas bibliográfica e documental. A pesquisa realizada coletou cerca de 16,4Gb de arquivos, até março de 2021 e pretendeu levantar a importância do arquivamento da web e da preservação de conteúdos sobre COVID 19 para acesso futuro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Silva, Luzia Wilma Santana, Fabiana Galvão Souza, Camila Fabiana Rossi Squacini, Jarede Souza Silva, Vilma Maria Gonçalves Oliveira, Valéria Santos Ribeiro, Déborah Ferreira Gonçalves, and Geíza Santos Araújo. "Resiliência: potencialidade às capacidades de proteção das pessoas sob-risco de neuropatia diabética." Revista Eletronica Gestão & Saúde 6, no. 2 (March 25, 2015): 1210. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v6i2.22464.

Full text
Abstract:
O estudo teve como objetivo conhecer as potencialidades humanas positivas de pessoas sob-risco de neuropatia diabética em ações interventivas de educação em saúde à promoção da capacidade de resiliência para o autocuidado. Pesquisa de método misto, com foco na abordagem pesquisa-ação, parte de uma pesquisa guarda-chuva, fundamentada nos saberes de resiliência, realizada no município de Jequié-Bahia, no período de maio-junho/2014 com 13 mulheres idosas. Os dados foram coletados por meio de uma pergunta em profundidade e Escala de Resiliência de Connor-Davidson e submetidos à análise de conteúdo e estatística descritiva às variáveis da Escala. Os resultados demonstraram alto nível de resiliência 77,61, ocorrendo variação expressiva nos escores, com mínimo de 51 e máximo de 95, dado com correlação positiva à única categoria emergida no estudo destacando bem-estar espiritual e sentir-se inseridas em grupos pelas participantes, imbricando os sentimentos de ser a família sua maior expressão de força enquanto sujeito existencial. Conclui-se ser a resiliência expressa pelas mulheres como um ‘energético’ interior do ser no sentido de vigorar suas potencialidades no cuidado de si.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Santesso, Caroline Antonelli, and Karin Maria Soares Chvatal. "Consumo energético de salas de escritório climatizadas de modo misto em São Paulo: considerações sobre o projeto." Ambiente Construído 18, no. 4 (October 2018): 119–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212018000400297.

Full text
Abstract:
Resumo Na literatura há poucos estudos sobre edifícios climatizados de modo misto (ou com ventilação híbrida) com estratégias simples de projeto. Dessa forma, esta pesquisa avalia o impacto de parâmetros arquitetônicos (formato da sala, tamanho e orientação das aberturas) e de uso (densidade de carga de equipamentos e temperatura de acionamento do ar-condicionado) no desempenho energético de salas de escritório de modo misto na cidade de São Paulo. O método consistiu em um levantamento de dados dessa tipologia de edifício, caracterizando os modelos de estudo, e simulações paramétricas no programa EnergyPlus. Verificou-se que o uso da ventilação híbrida proporcionou reduções de até 52% no consumo energético do ar-condicionado para resfriamento. Ao se adotar essa estratégia, é importante associar a forma da sala à área da janela. Menores consumos energéticos foram observados para as combinações de salas estreitas e profundas com janelas maiores ou de salas menos profundas e mais largas com janelas menores. Contudo, a diminuição da área efetiva para ventilação alterou essas conclusões, tendo sido obtido menor consumo de energia sempre com janelas menores. Este trabalho indica que a combinação adequada dos parâmetros estudados pode gerar projetos com menor consumo energético, o que auxilia na concepção dessa tipologia de edifício.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Kanvaria, Vinod Kumar, and Bharti Nagpal. "New B.ED. Programme in India: A Convergent Parallel Study on ICT-Integration." Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância 18, no. 1 (September 2, 2019): 24. http://dx.doi.org/10.17143/rbaad.v18i1.336.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa a explorar e compartilhar a integração das TICs e a sua condição no novo programa de dois anos de bacharelado em educação (B.Ed.), o qual foi implementado em 2015, na Índia, por meio de um órgão regulatório chamado Conselho Nacional para a Formação de Professores (NCTE). O projeto de pesquisa convergente de método misto paralelo foi utilizado nesse estudo, no qual os pesquisadores coletaram dados qualitativos e quantitativos simultaneamente e compararam ou convergem ambos os tipos de dados para obter um entendimento aprofundado relacionado ao problema de pesquisa. Amostragem aleatória estratificada, amostragem intencional, amostragem aleatória sistemática e técnicas de amostragem convencional foram usadas de acordo com a necessidade de vários grupos de amostras. O resultado principal do estudo foi descrever os processos e as práticas atuais bem como as recomendações futuras para a integração de TICs no novo programa de bacharelado implementado em 2015 na Índia. Os esclarecimentos resultados desse estudo podem ser implementados em outros países ao redor do mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Cruz, Ligia Abreu Gomes, and Fabio Iglesias. "Comunicação pró-ambiental: estratégias informacionais, comportamentais e de framing em cartazes." Psico 48, no. 4 (December 27, 2017): 306. http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2017.4.25589.

Full text
Abstract:
Usar cartazes para promover comportamentos pró-ambientais é um recurso popular e de baixo custo, mas geralmente baseado em senso comum. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um sistema de categorização para características persuasivas em cartazes pró-ambientais, baseado em um método misto qualitativo/quantitativo. A partir de uma amostra pública e critérios de saturação, foram selecionadas 75 peças publicitárias, identificando-se principalmente: estratégias persuasivas; tipo de ênfase sobre os impactos dos problemas ambientais; e tipo de comportamento. A maior parte dos cartazes enfatizavam consequências para a natureza, operacionalizavam comportamentos, apresentavam informações ou utilizavam framing positivo. Testes de associação mostraram que framings positivos foram associados à indicação de comportamento e ênfase na natureza. O oposto ocorreu com os framings negativos. Esses resultados são discutidos quanto às limitações na eficácia de cartazes pró-ambientais, assim como as vantagens de utilizar sistemas de categorização, como o aqui desenvolvido, para orientar pesquisa e intervenção na área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Lederer Kratz, Vivian Cristina, Viviana Furlanetto Manduca Schneider, Joice Cadore Sonego, and Tânia Rudnicki. "PROMOÇÃO DE SAÚDE DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS E CRENÇAS QUANTO AO ENVELHECER: PROJETO INTERGERACIONAL." Saúde e Pesquisa 11, no. 2 (August 30, 2018): 277. http://dx.doi.org/10.17765/1983-1870.2018v11n2p277-286.

Full text
Abstract:
Estudar qualitativamente, por meio de pesquisa empírica, método misto, delineamento quantitativo longitudinal-prospectivo e qualitativo analítico, com objetivo de verificar se uma intervenção intergeracional de troca de cartas influenciaria mudanças nos níveis de depressão em idosos institucionalizados, e modificaria crenças sobre a velhice em jovens adultos universitários. Os estudantes apresentaram redução das crenças negativas. Dos sete idosos participantes da pesquisa, cinco apresentavam sintomas depressivos antes da intervenção. Após, quatro melhoraram seu estado emocional. Os resultados indicam que a intervenção tem potencial capacidade de influenciar a modificação de crenças quanto ao envelhecer, e de reduzir os níveis de depressão em idosos moradores de ILPIs. A atividade foi ao encontro da promoção de saúde no contexto da institucionalização, promovendo reflexão, interação e preenchimento de tempo livre entre os idosos, valorizando experiências de vida. Entre os jovens, promoveram-se mudanças em concepções pré-estabelecidas e reproduzidas automaticamente, além de possibilitar reflexão a respeito desse processo, suas potencialidades e limitações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Ferreira, Jesuina Maria Pereira, Michelle De Souza Rocha, and Giselle Da Costa Jerônimo. "Comprometimento organizacional: estudo com recepcionistas de consultórios médicos de Belo Horizonte-MG." Revista Gestão em Análise 8, no. 1 (April 30, 2019): 87. http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v8i1.p87-103.2019.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa foi analisar o comprometimento organizacional por meio do modelo multidimensional de Meyer e Allen (1991), segundo a percepção de mulheres recepcionistas de consultórios médicos em Belo Horizonte-MG. Caracterizou-se esta pesquisa como de método misto (COLLIS; HUSSEY, 2006) e do tipo descritivo-exploratório (VERGARA, 2009). Utilizou-se para análise dos dados quantitativos o software Statistical Package for the Social Science (SPSS) e a análise de conteúdo (AC) (BARDIN, 2008) para apreciação das entrevistas. Na investigação quantitativa, constatou-se o predomínio da dimensão afetiva do comprometimento organizacional com média no nível moderado mais alto. Por outro lado, mesmo que nas análises qualitativas as dimensões afetiva e instrumental tenham sido predominantes nos relatos das mulheres entrevistadas, ao final, é por meio da dimensão afetiva que as recepcionistas permanecem na organização, significando que elas gostam e fazem seu trabalho por amor, valorizando o ambiente de trabalho e os relacionamentos interpessoais conquistados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Vieira da Silva Bastos, Karolina, Ivette Kafure Muñoz, and Patrícia Neves Raposo. "Desafios para as pessoas com deficiência visual no acesso à informação digital." Informação & Informação 25, no. 2 (July 2, 2020): 277. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p277.

Full text
Abstract:
Introdução: Este artigo apresenta estudo sobre a interação entre a pessoa com deficiência visual e a informação no ambiente digital.Objetivo: Identificar os desafios de acesso à informação enfrentados pelas pessoas com deficiência visual na interação com os ambientes informacionais digitais.Método: Estudo de natureza descritiva, utiliza como abordagem metodológica o método misto, por meio do método de pesquisa levantamento, com técnica de entrevista semiestruturada. A amostra da pesquisa é composta por 52 pessoas com deficiência visual, constituindo-se de alunos e funcionários do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais e usuários e funcionários da Biblioteca Braille Dorina Nowill.Resultados: Os resultados da pesquisa mostram que a inserção dos recursos digitais na vida da pessoa com deficiência visual possibilita ter acesso a mais informações, de maneira rápida e atualizada, com independência e autonomia. Todavia, dificuldades de acesso também são identificadas: dificuldades de acessibilidade nas páginas web, incompatibilidade entre softwares, desconhecimento e inexperiência dos usuários no uso dos recursos digitais e da Internet; e necessidade de conscientizar e encorajar os desenvolvedores no envolvimento e consideração aos usuários com deficiência ao implementar recursos de acessibilidade.Conclusões: Constata-se a importância do acesso à informação digital na vida da pessoa com deficiência visual, entretanto devido as diversas barreiras de acesso ainda impostas, demonstra-se a importância de se conhecer as suas especificidades e demandas antes de lhes oferecer tecnologias e serviços para que a informação no ambiente digital se torne cada vez mais acessível e inclusiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Reis, Daniela Castro, Selijane Lopes Silva, Janine Soares Távora, and Josilene Ferreira Mendes. "Percepção de professores sobre a violência no contexto escolar." Conhecimento & Diversidade 12, no. 27 (December 9, 2020): 127. http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v12i27.7490.

Full text
Abstract:
O presente trabalho é resultado de um estudo referente a violência no ambiente escolar, tema este que tem sido destaque em debates no mundo principalmente no meio educacional. Em busca de respostas, esta pesquisa teve como objetivo identificar os fatores que contribuem para a violência no ambiente escolar na percepção de professores. Utilizou-se o método de coleta misto que envolve dados qualitativos e quantitativos. Para a coleta de dados quantitativos foi utilizado o instrumento das características biosociodemográficas e para a coleta de dados qualitativos a entrevista com perguntas semiestruturadas. Os resultados identificaram como principais fatores os problemas relacionados com a violência na escola, omissão da família e o bullying. Percebeu-se nos relatos dos professores a angústia em conviver diariamente com a violência e a incapacidade e não se conseguir resolver satisfatoriamente estas situações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Bars Humes, Leonardo, and Otávio Bandeira de Lamônica Freire. "Como temos pesquisado a Airbnb? Características das pesquisas em periódicos científicos da Administração e do Turismo entre 2008 e 2018." PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review 9, no. 1 (June 19, 2020): 117–40. http://dx.doi.org/10.5585/podium.v9i1.15820.

Full text
Abstract:
Objetivo do estudo: O objetivo desta pesquisa é apresentar as características dos artigos que analisam a Airbnb publicados nos principais periódicos científicos internacionais e nos periódicos científicos nacionais pertencentes ao campo do Turismo e ao campo da Administração entre 2008 e 2018.Metodologia/abordagem: Este estudo fundamenta-se em uma abordagem de método misto, empregando uma revisão sistemática seguida uma análise bibliométrica realizada por meio de um estudo de co-citações a partir de uma análise fatorial exploratória.Originalidade/Relevância: Até o momento não foi identificada nenhuma revisão sistemática sobre a Airbnb que apresentasse as características das produções apontando as similaridades e diferenças entre a produção internacional publicada nos principais periódicos científicos e a produção científica nacional, nem uma análise bibliométrica que indicasse a constituição teórica que sustenta as investigações sobre Airbnb.Principais resultados: Os artigos da amostra concentram-se em alguns periódicos, apresentando um crescimento exponencial ao longo dos anos, sendo majoritariamente não baseados em teoria, utilizando abordagem quantitativa, empregando como principais técnicas estatísticas regressões e SEM, focando em efeitos econômicos e empregando como principal unidade de análise dados secundários. O autor com mais publicações é Daniel Guttentag. As citações feitas pela amostra fundamentam-se em três fatores, nomeados (1) ‘Pricing e Impacto Econômico’, (2) ‘Sustentáculo Teórico’ e (3) ‘Estado da Arte e Estudos Futuros’.Contribuições teóricas/metodológicas: Este artigo agrega a literatura sobre tema ao avançar os achados feitos por Humes e Freire (2018) e Dann, Teubner e Weinhardt (2019) por meio da realização de um estudo bibliométrico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Pupp Spinassé, Karen, and Daniele Blos Bolzan. "A percepção de jovens aprendizes de segunda língua em relação à prática de revisão por pares em produção escrita." Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies 69, no. 1 (January 26, 2016): 095. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n1p95.

Full text
Abstract:
<p>http://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n1p95</p><p>Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que propôs a prática de revisão por pares de produção escrita em inglês a um 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola com currículo bilíngue no sul do Brasil. A pesquisa investiga a atividade colaborativa em que os alunos se engajam quando revisam as produções de seus pares e o efeito que essas revisões tiveram na reescrita dos textos. O recorte apresentado neste artigo analisa as expectativas dos aprendizes antes, bem como sua avaliação depois da prática de revisão por pares.Os dados foram obtidos através de questionários e entrevistas, e o método utilizado foi o misto(análise qualitativa e quantitativa). Os resultados mostram a abertura dos participantes a essa prática pedagógica e ao trabalho colaborativo, e demonstram o seu otimismo em relação à possibilidade de melhoria dos seus textos após a revisão do colega. Os dados também trazem contribuições em relação ao papel do professor e ao uso da segunda língua na revisão por pares.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Almeida, Simone. "ESTRATÉGIAS DEFENSIVAS EMPREGADAS POR CHEFIAS INTERMEDIÁRIAS DE UM HOSPITAL PÚBLICO FEDERAL DE ENSINO." RAHIS- Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde 18, no. 1 (March 28, 2021): 13–29. http://dx.doi.org/10.21450/rahis.v18i1.6663.

Full text
Abstract:
RESUMO A pesquisa teve por objetivo analisar as estratégias defensivas empregadas por chefias intermediárias de um hospital público federal de ensino, utilizou-se a Psicodinâmica do Trabalho. Realizou-se uma pesquisa descritiva, de método misto por meio de estudo de caso. Estratégias defensivas individuais identificadas: conhecimento da instituição e sentimento de pertencimento; redimensionar a relevância dos problemas; estudar, fazer o que precisa ser feito; convívio familiar e atividade física; individualismo; servidão voluntária. Estratégias defensivas coletivas: conversa; motivação, apoio e oração em equipe; feedback; planejamento. Avaliação moderada a crítica para efeito da organização do trabalho e risco de adoecimento. Vivências de prazer: liberdade com a chefia para negociar e orgulho pelo trabalho exercido. Fatores de sofrimento: esgotamento emocional, estresse, sobrecarga. Danos físicos: alteração do sono, dores de cabeça, costas e corpo. Conclui-se que é preciso pensar em formas de minimizar os fatores de sofrimento uma vez que esses profissionais são o elo entre a direção as diversas categorias de trabalhadores e usuários. PALAVRAS-CHAVE OU DESCRITORES: Trabalho. Chefias intermediárias. Estratégias defensivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Oliveira, Lúcia Helena Soares de, Débora Regina Soares de Oliveira, Eraldo Gonçalves Rocha Cézar Junior, and Fabielly Santos Rodrigues. "A LUDICIDADE NO ENSINO DA GEOMETRIA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL." REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática 6, no. 3 (December 21, 2018): 14–23. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.a2019.v6.n3.p14-23.i7707.

Full text
Abstract:
O presente trabalho é resultado de pesquisa objetivando investigar qual método seria mais eficiente para a aprendizagem dos conceitos de espaço e forma no Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento da investigação e visando a articulação teórico-metodológica optou-se por trabalhar a pesquisa numa abordagem de métodos mistos em que houve uma triangulação concomitante dos dados. Os participantes foram 215 alunos e 06 professores do 5º ano de uma Escola Municipal localizada na cidade de Manaus no Estado do Amazonas. Encontrou-se, que o Método Lúdico conseguiu atingir os objetivos curriculares de ensino com o uso dos cinco jogos elaborados especificamente para este trabalho contribuindo significativamente no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de geometria indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN para o 5º ano do Ensino Fundamental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Castro, Nádile Juliane Costa de, Jéssica Bruna Gomes Teixeira, Juliana Pereira Pinto Cordeiro, and Dayanne de Nazaré dos Santos. "Reflexões acerca da assistência e ensino à saúde de populações tradicionais: inclusão e cenários." Revista Eletrônica Acervo Saúde 11, no. 6 (March 9, 2019): e556. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e556.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Este artigo identifica a inclusão de atividades de ensino para assistência à saúde de populações tradicionais, nos cursos de graduação em medicina de universidades e faculdades da região Norte do Brasil a fim de mediar reflexões acerca do tema. Métodos: Pesquisa realizada por método misto, longitudinal, com investigação de coleta de dados com abordagem de estudo de casos múltiplos, por meio de base de dados do Ministério de Educação e Cultura, ano base 2018. Para o constructo foram definidos descritores a serem pesquisados nas matrizes e ementas dos projetos políticos pedagógicos. O parâmetro base para inclusão dos dados se delimitou nos termos: populações tradicionais; populações amazônicas; saúde indígena; saúde de grupos étnicos e populações remanescentes de quilombo nos textos do projeto pedagógico (matrizes curriculares e ementas). Resultados: Foram identificados 20 cursos, sendo nove públicos e onze privados, deste apenas três apresentaram disciplinas dentro da característica investigada, sendo estas ministradas no estado do Amazonas e Acre. Conclusão: É notória a ausência de disciplinas curriculares sobre populações tradicionais nos currículos de Medicina. Os resultados possibilitam entender também que há um esvaziamento dos conteúdos sociais e humanísticos nas disciplinas de base na maioria dos currículos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Moraes Filho, Iel Marciano de, Luiza Monteiro de Moura, Alessandra Mateus Souza, Leidivan Santos Pereira, Luciana Clemente Nicácio Santos, Aline Aparecida Arantes, Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha, Gabriel Ilode Alsteen, Talita Vanderlei da Silva de Sousa, and Mayara Cândida Pereira. "A atuação da enfermagem na oficina terapêutica no contexto de um centro de atenção psicossocial." Revista Eletrônica Acervo Enfermagem 1 (October 2, 2019): e1452. http://dx.doi.org/10.25248/reaenf.e1452.2019.

Full text
Abstract:
Resumo: Esse artigo buscou relatar o funcionamento de uma oficina de arteterapia institucionalizada por uma enfermeira, e logo como a mesma, inserida dentro de um Centro de Atenção Psicossocial II, pode ser importante no tratamento das psicopatologias mentais, através da realização de trabalhos artesanais. O estudo foi conduzido em um Centro de Atenção Psicossocial II, de um município no entorno do Distrito Federal - DF. Adotou-se um método misto de pesquisa, mediante a combinação de abordagens quantitativa e qualitativa na investigação, caracterizando-se pelo desenho sequencial explanatório. A oficina resgata e incentiva os usuários a olharem para o mundo através de suas produções artísticas e proporciona troca de vivencias com os demais usuários do CAPS, demonstrando as suas emoções e seus sentimentos, antes contidos, e no momento, verbalizados para o grupo, abrangendo a criatividade nas pinturas, nas escolhas de cores e nas trocas de experiências. Sendo assim, os profissionais atuantes nos CAPS necessitam ampliar as suas interfaces de conhecimento para abarcar estes novos métodos que são de grande valia no cuidado a pessoa com transtorno mental, diminuindo a medicalização e proporcionando estratégias de enfrentamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Schwach, Ricardo Garrido, Celso Machado Junior, Raquel Da Silva Pereira, and Daielly Melina Nassif Mantovani Ribeiro. "Divulgação de indicadores de sustentabilidade pelas empresas com governança corporativa." Exacta 15, no. 3 (September 29, 2017): 457–70. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v15n3.6883.

Full text
Abstract:
A dimensão ambiental da sustentabilidade vem-se destacando à medida que a população e o consumo aumentam, demandando, por sua vez, maior participação no planejamento e na tomada de decisão pelas organizações. Neste contexto, emana o objetivo desta pesquisa de identificar o perfil de divulgação dos indicadores de sustentabilidade pelas empresas que possuem Governança Corporativa, sobretudo os relacionados com a questão ambiental. Utilizou-se um método misto de investigação, com o emprego das técnicas de análise documental e data mining. Os dados mostram que, de um universo de 217 organizações relacionadas pelo Valor Econômico, apenas 91 apresentaram relatórios com indicadores de sustentabilidade, segundo o modelo Global Reporting Initiative. As empresas do setor industrial se destacaram na divulgação de indicadores ambientais de sustentabilidade. Os indicadores ambientais mais frequentes foram: Emissões, Efluentes e Resíduos, Energia, Água e Biodiversidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Vestena, Rosemar de Fátima, Martha Silva Conceição, and Neiva Lilian Ferreira Ortiz. "HISTÓRIAS INFANTIS E ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ACESSAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS." Pedagogia em Foco 12, no. 8 (December 12, 2017): 167. http://dx.doi.org/10.29031/pedf.v12i8.304.

Full text
Abstract:
Nesta pesquisa de método misto, pretende-se investigar as potencialidades didáticas de uma história infantil para a alfabetização científica nos anos iniciais inclusa em uma proposta metodológica aplicada aos acadêmicos do curso de Pedagogia. Os acadêmicos, após participarem de uma aula que incluía uma sequência didática voltada à temática ambiental elencaram possíveis conteúdos e recursos didáticos que poderiam ser abordados nos anos iniciais a partir da exposição da história infantil apresentada. Os dados foram categorizados em: i) quanto aos conteúdos/temáticas evidenciados das áreas do conhecimento e ii) quanto aos recursos didáticos passíveis de serem utilizados nas aulas. Evidenciou-se que a sequência didática incluindo a história infantil cumpriu com o propósito de desafiar os acadêmicos do curso de Pedagogia para o planejamento de atividades didáticas desencadeadas por temáticas da área das ciências e, trabalhadas no currículo escolar, pelo princípio da interdisciplinaridade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Cacciari, Marcella Bastos, Valeschka Martins Guerra, Priscilla Oliveira Martins-Silva, Clarisse Lourenço Cintra, and Naiara Ferreira Vieira Castello. "Percepções de professores universitários brasileiros sobre as virtudes mais valorizadas no exercício da docência." Psicologia Escolar e Educacional 21, no. 2 (August 2017): 313–22. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201702121121.

Full text
Abstract:
Resumo Disseminam-se atualmente em todo o mundo artigos que colocam em pauta a forma com que os professores sentem e vivenciam a profissão. O presente estudo buscou investigar as virtudes necessárias para ser um bom professor e o quanto os participantes percebem que tais características os descrevem como profissionais. Para tanto, utilizou-se o método de pesquisa misto, de forma a contemplar aspectos quantitativos e qualitativos dos fenômenos investigados. Participaram deste estudo 214 professores universitários brasileiros, que responderam um questionário formado por questões sociodemográficas e duas perguntas abertas sobre as virtudes do bom professor. A análise textual foi realizada a partir do software IRAMUTEQ e representada graficamente pela análise de similitude. De acordo com os resultados obtidos, as virtudes mais valorizadas no exercício docente foramconhecimento, temperança, justiça e humanidade. Estes resultados ajudam a pensar nas habilidades e competências exigidas na vida acadêmica, assim como na avaliação das práticas docentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Guida, Hilka Flavia Saldanha, Marcelo Gonçalves Figueiredo, and Élida Azevedo Hennington. "Acidentes de trabalho fatais em empresa brasileira de petróleo e gás: análise da política de saúde e segurança dos trabalhadores." Ciência & Saúde Coletiva 25, no. 5 (May 2020): 1819–28. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020255.34942019.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo analisa e discute as alterações da política de saúde e segurança (PSS) de uma empresa de petróleo e gás brasileira, a partir da ocorrência de um acidente ampliado em 2001, buscando compreender as repercussões destas mudanças no dia a dia dos trabalhadores. Trata-se de pesquisa de método misto com triangulação de informações epidemiológicas, pesquisa documental e abordagem qualitativa. O acidente com a plataforma de petróleo em 2001(RJ) foi considerado marco no processo de mudanças na PSS dessa empresa. Inúmeras ações e programas foram implementados e os investimentos na área de saúde e segurança aumentaram substancialmente. Identificou-se que tais iniciativas tiveram limitada participação dos trabalhadores no seu planejamento e elaboração, não priorizaram os problemas mais críticos e a ênfase se deu na instituição de normativas e auditorias para avaliação do cumprimento do estabelecido na prescrição. Por fim, observou-se que a aprendizagem sobre os acidentes do trabalho graves ou fatais é incipiente e não estruturada e que o sistema de consequências acarreta aos trabalhadores medo e insegurança, culpabilizando, em geral, o acidentado pela ocorrência, sem considerar os múltiplos fatores que influenciam e condicionam o acidente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Tatagiba, Alessandro Borges. "CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; tradução Magda Lopes. – 3 ed. – Porto Alegre: ARTMED, 296 páginas, 2010." Cadernos de Linguagem e Sociedade 13, no. 1 (July 3, 2012): 205–8. http://dx.doi.org/10.26512/les.v13i1.11610.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Aniszewski, Ellen, José Henrique, Aldair José de Oliveira, Aline Alvernaz, and José Antônio Vianna. "A (Des)motivação nas aulas de Educação Física e a satisfação das necessidades de competência, autonomia e vínculos sociais." Journal of Physical Education 30, no. 1 (June 12, 2019): 3052. http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v30i1.3052.

Full text
Abstract:
O desinteresse nas aulas de educação física tem sido percebido nos anos finais do ensino fundamental. Os estudos sobre motivação na disciplina na última década reportam estreita relação entre a satisfação das necessidades psicológicas básicas e a participação nas aulas. A pesquisa investigou os aspectos motivacionais que conduzem ao afastamento dos alunos nas aulas de educação física, no nono ano do ensino fundamental. A pesquisa adotou o método misto sequencial. A análise quantitativa foi de natureza descritiva e a qualitativa de natureza interpretativa. A amostra na fase extensiva foi composta de 85 alunos de nono ano da rede Municipal do Rio de Janeiro, dentre os quais foram selecionados seis alunos para a fase intensiva. Para a recolha de dados na fase quantitativa, recorreu-se ao Questionário de Necessidades Psicológicas Básicas, adaptado para a língua portuguesa; e na qualitativa uma entrevista, realizada sob a técnica do Círculo Hermenêutico Dialético. Os resultados indicam que a falta de habilidade (competência), falta de diversificação dos conteúdos (competência/autonomia) e a falta de oportunidades de participação na tomada de decisão no desenvolvimento da disciplina (autonomia) estão entre os principais motivos que levam os alunos ao desinteresse pelas aulas de educação física no final do ensino fundamental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Pereira, Vinicius, and Ariadne Chloe Furnival. "Revistas científicas em acesso aberto brasileiras no DOAJ." Brazilian Journal of Information Science 14, no. 1 Jan.-Mar (March 27, 2020): 88–111. http://dx.doi.org/10.36311/1981-1640.2020.v14n1.05.p88.

Full text
Abstract:
No acesso aberto, é possível constatar uma grande variedade de modelos de negócio. O propósito desta pesquisa foi mapear os modelos de negócio das revistas científicas em acesso aberto brasileiras no Directory of Open Access Journals (DOAJ) com ênfase em sua sustentabilidade financeira. Como método de pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental, com coleta de dados, observando os existentes e possíveis tipos de modelo de negócio para as revistas em acesso aberto. Os dados foram classificados conforme campo do conhecimento coberto pela revista. A análise foi feita baseada no contexto da publicação científica no Brasil, na literatura e nas informações obtidas com os periódicos. Os resultados apontam a prevalência de três modelos de negócio no Brasil, relacionados às taxas de processamento dos artigos. Observou-se que a cobrança das taxas ainda é pouco utilizada no Brasil. Sobre os valores cobrados pelas APCs, observou-se grande variabilidade, apontando uma ausência de valores de referência. Conclui-se que a predominância do financiamento externo demonstra vulnerabilidade econômica dos periódicos. A adoção do modelo de negócio misto, de financiamento externo aliado à cobrança de taxas, mostrou-se como alternativa momentânea, mas o acesso aberto exige uma reformulação de seus modelos de negócio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Correa, Lais Duarte, and Tatiana Reidel. "PERFIL E CONDIÇÕES DE TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS GAÚCHOS/AS." Temporalis 21, no. 41 (July 1, 2021): 136–54. http://dx.doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n41p136-154.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva analisar, a partir do método marxista, o perfil e as condições de trabalho de Assistentes Sociais. Trata-se do resultado de uma pesquisa de caráter misto, realizada em 2019-2020, com Assistentes Sociais ativos das Seccionais do CRESS 10ª Região, para a qual realizou-se pesquisa bibliográfica, grupos focais e aplicação de questionário. Utilizou-se a análise de conteúdo e do tipo inferencial para o tratamento dos dados. Os resultados indicaram que o perfil de Assistentes Sociais é majoritariamente composto por mulheres (84,58%) brancas (74,86%), casadas (41,35%) ou em união estável (16,9%), formadas presencialmente (72,41%) e que estão trabalhando na área (81,68%). A maioria está inserida no âmbito das políticas sociais de seguridade social, 78% em Pelotas e 83% em Caxias do Sul, sendo a política de Assistência Social a de maior inserções, 58,79%. O vínculo estatutário em Caxias do Sul (51,26%) é maior que em Pelotas (49,33%). Identificamos outros vínculos como o temporário, o terceirizado e o intermitente que se intensificam durante a pandemia. Podemos concluir que as transformações do mundo do trabalho implementadas no Brasil vêm repercutindo na classe trabalhadora, e, portanto, no trabalho dos(as) Assistentes Sociais suscitando desafios que requerem estratégias coletivas para o seu enfrentamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

FERREIRA, Alex Luís Reis, Juan Eduardo Aldunate FERREIRA, and Cenira Júlia Fernandes Magalhaes TONON. "PERFIL PROFISSIONAL IDEAL E REAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS DE PORTO VELHO." RENEF 10, no. 15 (June 27, 2020): 25–41. http://dx.doi.org/10.46551/rn2020101500038.

Full text
Abstract:
O artigo teve como objetivo traçar o perfil profissional ideal e real dos professores de Educação Física do Ensino Médio que atuam em escolas da cidade de Porto Velho/RO. Foi realizada uma pesquisa de campo, descritiva, de cunho quantitativo e qualitativo, método dedutivo. A amostra foi de 10 professores que atuam especificamente no ensino médio. Foi aplicado um questionário misto com 11 perguntas. A pesquisa foi realizada nas escolas: Centro de Ensino Classe A, Colégio e Cursos Sapiens – Unidade Jardim América, Instituição adventista de Educação Noroeste Brasileira, Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Rondônia, E.E.E.M. Major Guapindaia, E.E.E.F.M. Prof. Daniel Neri da Silva, da cidade de Porto Velho, Rondônia. O perfil do professor de Educação Física do ensino médio é de um indivíduo que se preocupa com sua formação, tem prazer em atuar na docência de adolescentes, se propõe a resolver pequenas questões relacionadas ao convívio com os alunos, Concluiu-se que os professores pesquisados estão satisfeitos com suas condições atuais, sendo cientes de suas obrigações e responsabilidades como professores, todos possuem especialização, e a atuação em uma única escola é opção dos próprios professores que possuem atividades complementares que se divergem do âmbito escolar. Palavras-chave:Perfil profissional. Educação Física. Ensino médio. Professor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography