Academic literature on the topic 'Método não destrutivo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Método não destrutivo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Método não destrutivo"

1

Queiroga, Joel L., Euclides D. U. Romano, José R. P. Souza, and Édison Miglioranza. "Estimativa da área foliar do feijão-vagem (Phaseolus vulgaris L.) por meio da largura máxima do folíolo central." Horticultura Brasileira 21, no. 1 (2003): 64–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362003000100013.

Full text
Abstract:
O experimento objetivou estabelecer um modelo matemático para estimar a área foliar de feijão-vagem de crescimento determinado por meio da largura máxima do folíolo central. As medidas foram realizadas em seis plantas (método não-destrutivo) e em quatro plantas (método destrutivo) aos 21, 30, 37, 44 e 51 dias após a emergência. A área foliar real foi determinada por meio do medidor "Area Meter" (modelo LICOR LI-3000). Os modelos matemáticos obtidos por regressão foram aplicados aos métodos destrutivos e não destrutivos, e comparados à área foliar estimada e a real. O modelo de potência (AF = 0,1026*L1,6871, R²=0,98) estima a área foliar (AF) de plantas de feijão-vagem de crescimento determinado, portanto a largura máxima do folíolo central (L) pode ser usada para determinar a área foliar pelo método não-destrutivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Stefânia Lima, Rafael Farinassi Mendes, Lourival Marin Mendes, Carolina Rezende Pinto Narciso, and Débora Pereira Ribeiro. "Avaliação não destrutiva de painéis de partículas de média densidade pelo método Stress Wave Timer." Pesquisa Florestal Brasileira 37, no. 91 (2017): 243. http://dx.doi.org/10.4336/2017.pfb.37.91.1071.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi verificar a eficiência da avaliação não destrutiva de propriedades mecânicas de painéis de madeira, pelo método de emissão de ondas de tensão (stress wave timer). Foram avaliados painéis MDP industriais, sendo cinco de eucalipto e cinco de pinus, ambos provindos de empresas nacionais, e outros cinco painéis de bagaço de cana importados da China. Para a avaliação não destrutiva dos painéis, foi utilizado o equipamento Metriguard, que utiliza o método de emissão de ondas de tensão Stress Wave Timer. O módulo de elasticidade (MOEd) obtido pelo método de stress wave timer foi confrontado com os valores determinados por meio de ensaios convencionais destrutivos de MOE e módulo de ruptura (MOR) à flexão estática. Em cada painel foram realizadas leituras nas direções longitudinal e transversal dos painéis. O método não destrutivo stress wave timer apresentou eficiência apenas para a utilização em painéis de bagaço de cana, podendo ser utilizado para predição do MOE e MOR desse tipo de painel.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vanalli, Leandro, Camila Forigo, and Yuri Danilo Lopes. "DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO DO CONCRETO EXPOSTO A ALTAS TEMPERATURAS PELO MÉTODO DE VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DE ONDAS ULTRASSÔNICAS." HOLOS 7 (December 8, 2021): 1–20. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2020.9904.

Full text
Abstract:
Situações de incêndios nas edificações são consideradas ações excepcionais mas, quando acontecem, em qualquer fase da vida útil, causam inevitavelmente danos severos ou, no mínimo, redução nas propriedades mecânicas dos materiais estruturais como, por exemplo, na resistência à compressão do concreto. Neste contexto, as estruturas podem ser investigadas quanto a sua integridade pós-incêndio utilizando ensaios destrutivos ou não destrutivos. A primeira técnica, onde há a extração de corpo de prova da estrutura que já foi danificada devido as altas temperaturas, o método pode ser ainda mais prejudicial. Por esta razão, este trabalho tem como objetivo abordar a utilização de um método não destrutivo para a determinação da resistência do concreto, tema importante na área de diagnóstico estrutural, extraindo informações por meio da correlação dos resultados do método da velocidade de propagação de ondas ultrassônicas com os resultados de ensaios em prensa hidráulica de rompimento de corpos de prova de concreto. Para tanto, foram expostas amostras de concretos de diferentes classes, com idades de 7, 21 e 28 dias, a diversos patamares de temperatura, resfriados lentamente e bruscamente (submersos em água), para ensaio da velocidade de propagação das ondas ultrassônicas, com posterior ensaio destrutivo à compressão. Os resultados obtidos demonstram que o método não destrutivo é bastante adequado, permitindo sua utilização em situações de análise de resistência residual à compressão do concreto quanto exposto a situações de incêndio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Villa e Vila, Vinicius, Gustavo Soares Wenneck, Daniele De Souza Terassi, Roberto Rezende, and Reni Saath. "ÍNDICE SPAD COMO ESTIMATIVA INDIRETA DO CONTEÚDO DE CLOROFILA EM PLANTAS DE QUIABO." REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL 9, no. 2 (2022): e6787. http://dx.doi.org/10.32404/rean.v9i2.6787.

Full text
Abstract:
A clorofila, molécula responsável pela atividade fotossintética das plantas, pode ser quantificada por métodos diretos e indiretos. O objetivo do estudo foi relacionar os resultados do conteúdo de clorofila obtidos por diferentes métodos de determinação em folhas de quiabo. Foi estimado o conteúdo de clorofila através do índice SPAD (não-destrutivo) e da extração dos pigmentos foliares com acetona (destrutivo). As análises foram realizadas em folhas de quiabo (cultivar Santa Cruz 47) do terço médio de plantas no estágio reprodutivo com coloração variando de amarela a verde escuro, em condição de sequeiro. Determinações pelo método não destrutivo foram realizadas com equipamento SPAD-502 e as determinações por método destrutivo foram realizadas por espectrometria, utilizando acetona como extrator. Foi realizada análise descritiva, correlação e regressão nos dados. O índice SPAD variou de 20,93 a 49,03, e apresentou correlação linear com o conteúdo de pigmentos foliares. O índice SPAD apresentou correlação positiva com os teores de clorofila b e clorofila total, entretanto para o conteúdo de clorofila a foi observado relação negativa. A variação do conteúdo de carotenoides não apresentou relação direta com o índice SPAD. A estimativa do conteúdo de clorofila por método não destrutivo apresenta relação direta com o conteúdo absoluto em folhas de quiabo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Queiroz Castro, Aline, Gabriel Dos Santos Conceição, Gabriela Singulani de Brito, et al. "MÉTODO NÃO DESTRUTIVO PARA DETERMINAÇÃO DA ÁREA FOLIAR DE Turnera subulata." Revista Ifes Ciência 7, no. 1 (2021): 01–09. http://dx.doi.org/10.36524/ric.v7i1.1127.

Full text
Abstract:
Turnera subulata é uma planta medicinal que tem demostrado associação com o processo de cicatrização. A determinação da área foliar é importante parâmetro em estudos agronômicos, fisiológicos e morfológicos das diversas espécies vegetais. Essa determinação pode ser feita de forma destrutiva ou não destrutiva. Dentre os métodos não destrutivos se destaca a uso de equações matemáticas que relacionam a área foliar e as medidas lineares das folhas como o comprimento, largura e sua combinação. Desta forma, objetivou-se com este estudo ajustar e validar uma equação matemática que estima a área foliar de T. subulata de forma não destrutiva. Assim, com base em 350 folhas, foram ajustadas equações de modelo lineares de primeiro grau, quadrático e potência, em que a área foliar observada foi utilizada como variável dependente em função das medidas lineares do comprimento, largura e produto da multiplicação do comprimento com a largura. Todas as equações ajustadas foram validadas através de critérios apropriados a partir de uma amostra de 100 folhas separadas unicamente para esta finalidade. Desse modo, a equação de modelo quadrático obtida a partir do produto da multiplicação do comprimento com a largura é a mais adequada para estimar a área foliar de T. subulata de maneira simples e precisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sachet, Marcos Robson, Gener Augusto Penso, Rafael Henrique Pertille, Marieli Teresinha Guerrezi, and Idemir Citadin. "Estimativa da área foliar de pessegueiro por método não-destrutivo." Ciência Rural 45, no. 12 (2015): 2161–63. http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20140185.

Full text
Abstract:
RESUMO: A predição de valores de área foliar (AF) sem a destruição de plantas é de grande interesse nas pesquisas agronômicas. Neste trabalho, foram desenvolvidos e testados três modelos de predição de AF, utilizando-se a largura (L), o comprimento (C) ou em ambas as dimensões da folha de pessegueiro 'BRS Kampai'. Testou-se também um modelo genérico de DEMIRSOY et al. (2004), proposto para determinar AF em pessegueiro e desenvolvido nas condições de cultivo da Turquia. O uso de apenas uma dimensão, visando a reduzir a onerosidade nas avaliações, não permite predições adequadas e podem levar a erros estatísticos por alterar a variabilidade dos dados em relação às AF reais. O modelo não destrutivo proposto neste trabalho foi "AF=6,852+0,823L*C-0,691L2-1,614C/L", que pode ser indicado para estimar satisfatoriamente a AF em substituição à análise destrutiva e apresentou ganhos de estimação, quando comparado ao modelo genérico de DEMIRSOY et al. (2004).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Segundinho, Pedro Gutemberg de Alcântara, Adair José Regazzi, Franco Simões Poletti, Marcos Oliveira de Paula, Adriano Ribeiro de Mendonça, and Fabricio Gomes Gonçalves. "VARIAÇÃO DOS MÓDULOS DE ELASTICIDADE E RUPTURA EM MADEIRA DE CEDRO-AUSTRALIANO POR MEIO DE ENSAIOS NÃO DESTRUTIVO E DESTRUTIVO." Ciência Florestal 28, no. 3 (2018): 1163. http://dx.doi.org/10.5902/1980509833392.

Full text
Abstract:
O módulo de elasticidade é uma propriedade mecânica importante no dimensionamento de projetos de estruturas de madeira, logo, a obtenção por meio de diversos métodos necessita ser analisada. Diante disso, este trabalho teve como objetivo avaliar a utilização de técnicas não destrutiva e destrutiva para determinar o módulo de elasticidade longitudinal aparente, levando em conta a relação vão/altura (L/h), e verificar a influência do cisalhamento no módulo de elasticidade, por meio da comparação de ensaios não destrutivos com ensaios de flexão estática. A madeira utilizada no trabalho foi de Toona ciliata M. Roemer (cedro-australiano). Os ensaios não destrutivos foram realizados por meio das técnicas de vibração transversal livre e longitudinal. Concluiu-se que o ensaio de vibração longitudinal é o método mais adequado para obtenção do módulo de elasticidade longitudinal aparente (MOEa,l), pois os esforços cortantes que ocorrem devido às tensões de cisalhamento não influenciaram significativamente na obtenção do (MOEa,l), considerando a variação da relação L/h. Também foi possível concluir que, a relação L/h, atualmente igual a 21 na ABNT NBR 7190 (1997), pode ser reduzida para 20, quando da determinação dos módulos de elasticidade longitudinal aparente e módulo de ruptura por meio do ensaio de flexão estática e vibração transversal livre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Amarante, Cassandro Vidal Talamini do, Cristiano André Steffens, Odimar Zanuzo Zanardi, and Erlani de Oliveira Alves. "Quantificação de clorofilas em folhas de macieiras 'Royal Gala' e 'Fuji' com métodos ópticos não-destrutivos." Revista Brasileira de Fruticultura 30, no. 3 (2008): 590–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452008000300005.

Full text
Abstract:
O método-padrão para a quantificação de clorofilas em folhas é destrutivo e relativamente demorado. Com o advento dos medidores portáteis, a quantificação de clorofilas tornou-se fácil e rápida, podendo ser realizada de forma não-destrutiva a campo. Colorímetros também podem ser utilizados para a avaliação não-destrutiva da coloração de tecidos vegetais, e, portanto, para a quantificação de clorofilas em folhas. Este trabalho foi conduzido visando a avaliar a viabilidade de utilização de um colorímetro, como alternativa à utilização do medidor portátil de clorofila, para a quantificação não-destrutiva de clorofilas em folhas de macieiras 'Royal Gala' e 'Fuji'. Folhas de ambas as cultivares, com tonalidades variando de verde- amarelada (folha clorótica) a verde-escura, foram avaliadas individualmente, com um medidor de clorofila (Minolta SPAD-502) e um colorímetro (Minolta CR-400, no espaço de cores L, C e hº), seguido de quantificações destrutivas de clorofilas a, b e totais. Os valores das leituras do medidor de clorofila e da relação hº/(LxC) do colorímetro aumentaram com o incremento nos teores de clorofilas nas folhas em macieiras 'Royal Gala' e 'Fuji'. Os modelos ajustados entre os teores de clorofilas e as leituras do medidor de clorofila e da relação hº/(LxC) do colorímetro apresentaram valores similares de R², em ambas as cultivares. Os resultados obtidos demonstram que o colorímetro é uma alternativa viável na avaliação não-destrutiva do teor de clorofilas (µg.cm-2 de folha) em macieiras, especialmente de clorofilas a e totais. Para tanto, os valores da relação hº/(LxC) do colorímetro devem ser previamente calibrados com a extração de clorofilas das folhas da cultivar de interesse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Parente, Dênis Cardoso, Aurélio Pessoa Picanço, and Kenia Parente Lopes Mendonça. "COMPARATIVO DE CUSTO DE LIGAÇÕES DE ÁGUA PELOS MÉTODOS DESTRUTIVO (MD) E NÃO DESTRUTIVO (MND): ESTUDO PARA A CIDADE DE PALMAS – TO." Singular. Engenharia, Tecnologia e Gestão 1, no. 3 (2021): 12–16. http://dx.doi.org/10.33911/singular-etg.v1i3.108.

Full text
Abstract:
Contribuir para a tomada de decisão quanto aos métodos de execução dos serviços de engenharia tem sido o pensamento preeminente dos profissionais do trabalho. As obras de saneamento, em especial as instalações de potenciais ligações de água tratada no município de Palmas - TO, são o objeto de estudo desta pesquisa. Os trabalhos foram desenvolvidos com base no monitoramento das obras e na elaboração de planilhas orçamentárias com custos relacionados ao método convencional (método destrutivo) já difundido e ao método não destrutivo de implantação de ramais de ligações de água na cidade. Buscou-se identificar, dentre as práticas adotadas para o sistema de ligações de água, os serviços demandados pelos métodos praticados pela concessionária de abastecimento local, os mais relevantes técnica e financeiramente, bem como as condições de execução e execução das obras. Percebe-se que os custos das ligações estão diretamente relacionados ao comprimento do ramal e às condições dos pavimentos e calçadas, conforme dados coletados no local e plantas das redes de abastecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Estephan, Christofi Issa, Bernardo Santos Alves, Marcelo Tsuyoshi Haraguchi, Fernando Ernesto Ucker, and Pedro Daniel da Cunha Kemerich. "Método não destrutivo pelo processo de cravação de tubos na instalação de novas redes." Revista Monografias Ambientais 13, no. 4 (2014): 3756–60. http://dx.doi.org/10.5902/2236130813646.

Full text
Abstract:
O estudo de caso será aplicado através do método não destrutivo, na execução da rede coletora de esgoto do condomínio Terras Alphaville na BR-060 em Anápolis-GO. Tal método pode ser utilizado para a concepção de redes públicas de esgoto sanitário, água, gás, telecomunicações, ou outra tubulação que, devido às condições do local, o método tradicional se torne inviável. A travessia sob a BR-060 será executada por método não destrutivo, pelo processo de cravação de tubo, através de macacos hidráulicos, sem a retirada de solo, mantendo o maciço do solo inalterado, sem prejuízos significativos para o transito da rodovia em questão, em função da importância econômica e logística da rodovia e da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Método não destrutivo"

1

Santos, Adão Felipe dos. "Método não destrutivo para predição da maturação de amendoim (arachis hypogaea l.) utilizando sensoriamento remoto /." Jaboticabal, 2019. http://hdl.handle.net/11449/190827.

Full text
Abstract:
Orientador: Rouverson Pereira Silva<br>Resumo: A utilização de técnicas de sensoriamento remoto teve expressivo aumento na agricultura nos últimos anos para muitas culturas, contudo, ainda são escassos os trabalhos que envolvem a cultura de amendoim, principalmente os que visam solucionar um dos seus principais problemas, a predição da maturação. Dessa forma, foram desenvolvidos trabalhos no Brasil e nos EUA visando verificar o potencial uso do sensoriamento aéreo e orbital na predição da maturação de amendoim. No primeiro capítulo desta tese, encontra-se a revisão de literatura. No segundo, realizou-se uma análise de variabilidade utilizando cartas de controle para identificar diferenças no comportamento da reflectância espectral e dos índices de vegetação obtidos por imagens de drone e do satélite PlanetScope, em que se chegou à conclusão que as duas plataformas apresentam comportamento similares ao longo do tempo. No terceiro capítulo, foram utilizadas duas áreas comerciais nos EUA, irrigada e não irrigada, e as imagens foram obtidas por meio de drone. Observou-se que os índices de vegetação que tiveram comportamento similar nas duas áreas foram aqueles em que se modificou a equação original, substituindo a banda do red pelo red edge (NLI e MNLI). No quarto capítulo, utilizou-se uma área comercial no Brasil, sendo as imagens utilizadas para extrair a reflectância obtidas do satélite PlanetScope. Os melhores índices de vegetação, com menores erros na predição da maturação foram o NDVI e o SR. Por fim, no capítulo cinco,... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)<br>Abstract: The use of remote sensing techniques has had a significant increase in agriculture in recent years for many crops; however, the work involving peanut cultivation is still scarce, mainly to solve one of the main problems of the crop, the prediction of maturity. Thus, work was developed in Brazil and the USA to verify the potential use of aerial and orbital remote sensing in the prediction of peanut maturity. The first chapter of this thesis is the literature review. In the second, a variability analysis was performed using control charts to identify differences in reflectance response and vegetation indices obtained by drone images and PlanetScope satellite, in which it was concluded that the two platforms have similar responses over the period. In the third, two commercial areas were used in the USA, irrigated and non-irrigated, and the images were obtained by drone. It was observed that the vegetation indices that had similar responses in both areas were those in which the original equation was modified, replacing the red band by the red edge (NLI and MNLI). In the fourth chapter, a commercial area was used in Brazil, with the images used to extract the reflectance obtained from the PlanetScope satellite. The best vegetation indices, with the lowest errors in the prediction of maturity, were NDVI and SR. Finally, in chapter five, final considerations with some recommendations and the next steps of the research are stated.<br>Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Magro, Maicon. "Evolução da maturação de maçãs ‘Maxi Gala’ através de método não destrutivo de análise de frutos." Universidade do Estado de Santa Catarina, 2017. http://tede.udesc.br/handle/handle/2431.

Full text
Abstract:
Submitted by Claudia Rocha (claudia.rocha@udesc.br) on 2018-03-05T13:40:10Z No. of bitstreams: 1 PGPV17MA230.pdf: 1873838 bytes, checksum: cf15eef5bd40facfc5311103d4b7d6b3 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2018-03-05T13:40:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PGPV17MA230.pdf: 1873838 bytes, checksum: cf15eef5bd40facfc5311103d4b7d6b3 (MD5) Previous issue date: 2017-02-22<br>Capes<br>Keep up with the maturation behavior in apple orchards, to define harvest time it is normally made by destructive methods, collecting fruit samples on the field and analyzing them in laboratory, that process are slowly and expensive. The aim of use non destructive methods to keep up with fruit maturation behavior is to get possibility to do analysis at the orchard, giving speed to the process and fast results to make harvest decisions. The objective of this work is keep up with maturation of apple fruits, cultivar “Maxi Gala”, to obtain data that can show trend on maturation, grafted on different rootstocks, and late tested by mathematics regression equation, to develop models that will allow estimate maturation index in function of the absorbance difference measured by the portable equipment DA-meter, establishing correlation with usual methods (destructive). The Trial was realized at Vacaria-RS, and samples collected during six weeks before harvest, on seasons 2015 and 2016. The samples were harvested on 64 different points, weekly, with 15 fruits in each point of the orchard, and these ones evaluated by maturation with destructive methods (flesh firmness, starch index, sugar levels, acidity) and non destructive (DA-meter). It can be concluded that the evolution of the maturation of the fruits of 'Maxi Gala' was similar between the rootstocks M.9 and Marubakaido with filter of M.9. It was observed that when used within the same homogeneous area the DA-Meter can be used as a non-destructive method to assist in the maturation of 'Maxi Gala' apples<br>O acompanhamento da maturação dos frutos em pomares de maçã é realizado por métodos destrutivos, coletando-se amostras de frutos nos pomares e analisando em laboratório, tornando o processo lento e oneroso. O intuito de utilizar um método não destrutivo para o acompanhamento da maturação dos frutos é de possibilitar que a análise seja realizada no pomar podendo acelerar a obtenção de resultados e auxiliar na tomada de decisões para colheita. Sendo assim o objetivo deste trabalho foi acompanhar a maturação de frutos de macieira “Maxi Gala”, para obter dados que possam mostrar a tendência da maturação sobre diferentes porta-enxertos, e posteriormente serem testados com equações e regressão matemática, para confecção de modelos para a estimativa dos índice de maturação em função do índice de diferença de absorbância feito com o aparelho portátil DA-Meter, estabelecendo correlação com métodos usuais (destrutivos). O experimento foi realizado no munícipio de Vacaria-RS. as amostras foram coletadas durante as safras 2015 e 2016, no período de seis semanas antes da colheita. As amostras foram coletadas em 64 pontos, semanalmente. Foram colhidos 15 frutos em cada ponto distinto do pomar, e estes avaliados quanto sua maturação por métodos destrutivos (análise de firmeza de polpa, índice de amido, teor de sólidos solúveis totais, acidez titulável) e não destrutivo (DA-Meter). Pode-se concluir que a evolução da maturação dos frutos de ‘Maxi Gala’ foi semelhante entre os porta-enxertos M.9 e Marubakaido com filtro de M.9. Foi observado que quando utilizado dentro da mesma área homogênea o DA-Meter pode ser usado como método não destrutivo para auxiliar o acompanhamento da maturação de maçãs ‘Maxi Gala’
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mikos, Ana Paula. "Caracterização geotécnica de campo experimental para avaliação do método não destrutivo da resistência elétrica em solo grampeado." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2017. http://hdl.handle.net/1884/53003.

Full text
Abstract:
Orientador : Prof. Dr. Sidnei Helder Cardoso Teixeira<br>Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Construção Civil. Defesa: Curitiba, 17/02/2017<br>Inclui referências : f. 116-123<br>Resumo: Estruturas de contenção com solo grampeado são amplamente utilizadas ao longo de rodovias e ferrovias a fim de estabilizar taludes em corte e prover a segurança dos usuários. O acompanhamento periódico do estado de conservação dessas estruturas é essencial para garantir seu desempenho, no entanto, por serem elementos enterrados, são limitados a inspeções visuais. A utilização de métodos não destrutivos (MND) para avaliar a condição atual da contenção é uma prática que vem sendo estudada em âmbito nacional e internacional devido à simplicidade e facilidade de execução, evitando ensaios de arrancamento. O Método da Resistência Elétrica permite identificar diferentes comprimentos de barras e falhas no preenchimento da calda de cimento, e apresenta potencial de utilização por ser uma técnica comparativa entre a resistência de grampos próximos. O presente estudo compreende a caracterização geológica-geotécnica de uma área em que será executada uma contenção experimental com solo grampeado. Foram realizadas medições preliminares de resistência elétrica em campo e em laboratório para avaliação da metodologia. O campo experimental apresentou variação lateral de resistência elétrica provavelmente pela heterogeneidade do solo e presença de nível de lençol freático. A resistência e resistividade elétrica testada em laboratório reduziu com o aumento do teor de umidade, aumentou com maiores índices de vazios, e apresentou correlação com o limite de liquidez. Palavras-chave: Campo experimental. Solo grampeado. Métodos não destrutivos. Resistência elétrica.<br>Abstract: Retaining structures with soil nailing are commonly used along highways and railways, in order to stabilize slopes and provide safety to its users. Periodic monitoring of these structures state of conservation is essential to ensure their performance however, being buried elements are limited to visual inspections. The use of non-destructive methods for checking the quality of soil nailing is a practice that has been studied in the national and international scope due to its simplicity and facility of execution, avoiding pullout tests. The Electrical Resistance Method is a technique that allows evaluating the length of the nails and incomplete grouting, and presents potential of use by a comparative technique between resistances of close nails. The present study comprises a geological-geotechnical characterization of an area the experimental field. Preliminary electrical resistance measurements were performed in the field and in the laboratory to evaluate methodology. The experimental field showed lateral variation of electrical resistance due soil heterogeneity and presence of groundwater level. The electrical resistivity tested in the laboratory reduced with increasing umid content, increased with higher water content and correlated with the liquid limit. Key words: Experimental field. Soil nails. Nondestructive methods. Electrical resistance.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Suzuki, Alfredo Toshio. "Estudo e análise do estado de conservação das rochas, por método não destrutivo, do Palácio da Justiça de São Paulo." Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/44/44144/tde-06122018-150806/.

Full text
Abstract:
A crescente preocupação com a conservação e preservação dos bens do patrimônio histórico construído tem levado os diversos ramos do conhecimento a executarem estudos de diagnóstico e caracterização das edificações e monumentos, tanto quanto aos seus materiais constituintes quanto às questões de funcionalidade e finalidade no contexto da sociedade. No ramo da geologia, estudos da geodiversidade dos monumentos e edificações vêm sendo executados no centro velho da cidade de São Paulo e em diversos outros pontos da cidade, com a caracterização dos materiais pétreos que os constituem. Esses monumentos, de inestimável valor, tanto histórico quanto cultural, devem ser conservados para as futuras gerações prevenindo as alterações naturais devido ao intemperismo, seja físico ou químico, e às ações antrópicas, preservando esses bens com ações preventivas de conservação. A presente dissertação objetivou colaborar com essa linha de pesquisa, visando caracterizar os materiais pétreos do Palácio da Justiça, patrimônio histórico e cultural da cidade de São Paulo tombado em 1981, assim como o seu estado de alteração, e com isso contribuir para futuros trabalhos de restauro, quando necessários. Tratando-se de monumento tombado, foram utilizados métodos não destrutivos, isto é, com equipamentos que não alteram nem danificam as rochas analisadas e que podem ser feitas em situ. Foram utilizados o espectrofotômetro para medição da cor da superfície e o Martelo de Schmidt (esclerômetro) para medição da dureza superficial da rocha. Nos ensaios com o espectrofotômetro foi possível medir a cor atual da rocha, podendo ainda servir como padrão para futuros ensaios. Também foi possível comparar a rocha em diferentes usos e desgastes. No Palácio foi encontrado grande variedade de rochas ornamentais, tais como, Mármore Vermelho Real Belga, Mármore Carrara Branco, Mármore Nero Marquina com Fósseis, Calcário Lioz, Mármore Vermelho Bidasoa, Mármore Giallo Verona, Mármore Calacatta Oro, Mármore Botticino, variados Calcários Fossilíferos e Granito Rosa Itupeva. Dentre as rochas encontradas no Palácio, o Granito Rosa Itupeva, nome comercial desse granito, foi escolhido para os ensaios esclerométricos, por se apresentar em diferentes formas, como colunas, revestimento de paredes internas e externas, pisos e escadas. O índice esclerométrico variou de 30 em superfícies serradas a 42 a 48 em superfícies polidas. O Palácio passou por uma reforma geral, finalizada em 2017, sendo que as rochas aí presentes se apresentam em boas condições de conservação. Pela diversidade de rochas ornamentais encontradas no Palácio esse local constitui um local adequado para a prática de geoturismo no centro da capital paulista, visando a divulgação das geociências através da visitação ao Palácio da Justiça. Sugere-se que a caracterização das rochas que foram identificadas e caracterizadas nesta dissertação sejam incorporadas ao guia de visitação do Palácio apresentando aos visitantes as belíssimas rochas ali existentes.<br>The concern about conservation and preservation of historical heritage has led the various branches of knowledge to carry out studies on the diagnosis and characterization of buildings and monuments, as well as their constituent materials regarding the questions of functionality and purpose for society. In the field of geology, studies of the geodiversity of monuments and buildings have been carried out in the old center of the city of São Paulo and in several other points of the city, with the characterization of their stone materials. These monuments of inestimable value, both historical and cultural, must be preserved for future generations by preventing natural changes due to weathering, physical or chemical, and to anthropic actions, preserving the heritage with preventive conservation actions. This dissertation had the objective of collaborating with this line of research, aiming to characterize the stone materials of the Palace of Justice, historical and cultural heritage of the city of São Paulo protected by law since 1981, as well as its conservation condition, and of contributing to future restoration works. As the Palace of Justice is a monument protected by law, non-destructive methods, such as spectrophotometer and Schmidt hammer (sclerometer), were used because they do not alter or damage the analyzed stone and they can be applied in situ. With the spectrophotometer it was possible to measure the current color of the stone; therefore, the data should be used as a standard for future trials. It was also possible to compare the stone in different uses. A great variety of ornamental stones was found in the Palace, such as: Red Belgian Royal Marble, White Carrara Marble, Nero Marquina Marble with Fossils, Lioz Limestone, Red Bidasoa Marble, Giallo Verona Marble, Calacatta Oro Marble, Botticino Marble, Fossiliferous Limestones and Pink Itupeva Granite. Among the stones found in the Palace, Pink Itupeva Granite (commercial name of this granite) was chosen for the sclerometric tests because it occurs in different forms, such as columns, internal and external wall cladding, floors and stairs. The sclerometric index ranged from 30 on sawn surfaces to 42-48 on polished surfaces. The Palace underwent a general renovation completed in 2017. Because of that the stones present good conservation condition. Due to the diversity of ornamental stones found in this building, it is a suitable place for practicing geotourism in the center of the city of São Paulo, aiming at the dissemination of geosciences through the visitation to the Palace of Justice. It is suggested that the characterization of the stones identified in this dissertation should be added to the visitation guide of the Palace pointing out to the visitors the beautiful stones present there.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Smidarle, Bárbara Cristina. "Ferramenta de auxílio à tomada de decisão para aplicação de método não destrutivo na substituição de rede coletora de esgoto." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2017. http://hdl.handle.net/1884/44129.

Full text
Abstract:
Orientadora : Profª. Drª. Margarete Casagrande Lass Erbe<br>Coorientadora : Profª. Drª. Daniela Neuffer<br>Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e a Universität Stuttgart. Defesa: Curitiba, 09/07/2015<br>Inclui referências : f. 152-163<br>Área de concentração: Ciências ambientais<br>Resumo: Após acompanhar o procedimento de investigação até a tomada de decisão, entre os tipos de reabilitação na Rede Coletora de Esgoto (RCE) existente na cidade de Stuttgart na Alemanha e de Curitiba no Brasil, verificou-se que a escolha para substituição de redes, entre os possíveis métodos, Métodos Não Destrutivos (MND) e Método Destrutivo (MD), depende das características presentes no trecho em análise e da experiência do engenheiro que o avalia. Com base em entrevistas realizadas em empresas que atuam no mercado curitibano com tecnologias não destrutivas para saneamento, gerou-se uma ferramenta que auxilia a tomada de decisão para substituição de RCE nesta cidade. A ferramenta criada foi uma planilha no software Microsoft Excel®, a qual a partir de dados inseridos pelo usuário, que verifica se a vazão e a declividade atendem às condições impostas em norma, e ao final, origina um ranqueamento dos possíveis métodos de execução, levando em consideração os princípios da sustentabilidade (fatores econômicos, sociais e ambientais). Palavras-chave: investigação, esgoto, método não destrutivo, tecnologia não destrutiva, vala aberta, método destrutivo, tomada de decisão.<br>Abstract: After following the investigation procedure to make a decision, between the types of rehabilitation of existing sewage networks in the city of Stuttgart in Germany and Curitiba in Brazil, it was found that the choice for replacing the network among the possible methods, no-dig methods and dig method, depends on the characteristics present in the work place and the engineer's experience. Based on interviews conducted in companies that operates trenchless technologies in Curitiba’s sanitation market, it was generated a tool that helps to choose the best decision to replace sewage networks in this city. The created tool was a spreadsheet in the software Microsoft Excel®, which from data entered by the user, it checks if the flow and the slope meet the conditions imposed in standard, and in the end, it brings a ranking of the possible methods of execution, taking account the principles of sustainability (economic, social and environmental). Key-word: investigation, sewage, no-dig method, trenchless technology, open dig, dig method, decision make.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Figueroa, Fabiola Margoth Zambrano. "Avaliação de madeira de peroba-rosa por método não destrutivo utilizando emissão de ondas de ultrassom para peças estruturais do patrimônio histórico." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-19012011-110422/.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa é avaliar uma metodologia utilizando ondas de ultrassom para estimar a resistência de peças estruturais de madeira de peroba-rosa, Aspidosperma polyneuron Müll. Arg. A metodologia pode ser utilizada para orientar projetos de restauro de estruturas de madeira do patrimônio histórico, onde de acordo com os critérios da restauração, a avaliação por métodos destrutivos não são recomendados. A verificação foi realizada em três amostras retiradas de edificações construídas há 122 anos, 50 anos e peças sem uso de madeira da espécie perobarosa, que foram submetidas à sequência de ensaios não destrutivos e destrutivos. Os corpos-de-prova ensaiados tiveram suas dimensões definidas de acordo com os métodos de ensaio de resistência à compressão e à flexão da norma ABNT 7190:1997 e o teor de umidade estabilizado na condição padrão de referência a 12%. Os ensaios com o uso de equipamento de ultrassom com freqüência de 100 KHz e transdutores de ondas longitudinais e transversais foram utilizados para a determinação da velocidade ultrassônica nos três eixos da madeira (longitudinal, radial e tangencial). Em seguida, os mesmos corpos-de-prova foram submetidos aos ensaios de determinação da resistência e da rigidez à compressão e à flexão de acordo com a norma NBR 7190:1997. O resultados dos ensaios dinâmicos e estáticos foram correlacionados, tendo, portanto sido definido o coeficiente de correlação R²= 0,56 na direção do eixo longitudinal.<br>The objective of this research is to evaluate a methodology by making use of ultrasound waves to estimate the strength of structural timber of peroba-rosa, Aspidosperma polyneuron Müll. Arg. This methodology can be used to provide guidance in restoration projects of wooden structures of historical buildings, where the assessment by destructive methods is not recommended, according to the restoration criteria. The sequence of tests was performed by using both non destructive and destructive analysis methods on samples from three buildings constructed 122 years ago, 50 years ago and non used wood. The specimens tested had their dimensions defined according to the test methods of ABNT 7190:1997 for resistance to compression and bending and their moisture content was stabilized at 12%. The tests using ultrasound equipment with a frequency of 100 kHz transducers and longitudinal and transverse waves were used to determine the ultrasonic velocity in three axes of the wood (longitudinal, radial and tangential). Afterwards, the same specimens were tested to determine the strength and stiffness to compression and bending in accordance with NBR 7190:1997. The test results of dynamic and static modulus were correlated, obtaining thus the correlation coefficient of R²=0.54 in the longitudinal direction.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

OLIVEIRA, R. G. S. "Murcha-de-ceratocytis em Eucalipto: Método de Detecção Não Destrutivo e Precoce da Resistência e Aspectos Morfológicos e Anatômicos da Infecção." Universidade Federal do Espírito Santo, 2017. http://repositorio.ufes.br/handle/10/7858.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2018-08-01T22:57:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_10865_Tese Final Regina Gonçalves dos Santos Oliveira.pdf: 2438656 bytes, checksum: 1a44910911e6ae11970617af71cd9a34 (MD5) Previous issue date: 2017-02-24<br>Ceratocystis fimbriata Ellis & Halsted é um patógeno que causa murcha vascular em Eucalyptus, considerado de difícil controle devido ao seu caráter sistêmico e variabilidade genética dos isolados. O plantio de material resistente é a principal forma de controle. Sendo assim, no presente trabalho objetivou-se: 1) desenvolver um método de detecção fenotípica precoce e não destrutiva com discos foliares de clones (E. grandis x E. urophylla), quanto à resistência em eucalipto a infecção de C. fimbriata. 2) avaliar respostas morfofisiológicas e anatômicas a infecção de C. fimbriata em clones de eucalipto. Foram utilizados os clones AEC 1528, BA 7346, CO 1407 e BA 6021 (seis meses de idade). Primeiramente, foram inoculados 0,1 mL de esporos do fungo (2,5 X 106 mL-1), com seringa, no tecido foliar próximo a nervura, na face adaxial dos discos foliares (Ø2 cm) de cada clone e mantidos em câmara úmida e climatizada. A severidade foi avaliada após seis dias de inoculação. Para a comparação dessa metodologia, discos de meio de cultura MAEY (Ø5mm) com micélio do fungo, foram colocados em ferimentos (dois cm de comprimento) entre o lenho e a casca, no caule de 10 plantas por clone e mudas como controle (sem fungo). Para ambos os ensaios foi utilizado escala de frequência, sendo possível distinguir clones resistentes de suscetíveis. Ao término do segundo experimento foram feitas análises morfológicas, matéria seca das folhas e do caule, altura e diâmetro do caule dos clones infectados e não infectados e análises anatômicas no local da lesão e três cm antes e depois da lesão, para avaliação do crescimento do micélio de C. fimbriata nos vasos do xilema, antes e após 50 dias, da inoculação. Pode-se observar mecanismo de resistência: gomas ou géis, tecidos novos próximos à região de infecção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Marinho, Ludmila de Souza Varejão. "Modelo alométrico para estimativa da biomassa e estoque de carbono na Mata Atlântica : método não destrutivo com base em técnica de escalada." Niterói, 2016. https://app.uff.br/riuff/handle/1/1559.

Full text
Abstract:
Submitted by Biblioteca de Pós-Graduação em Geoquímica BGQ (bgq@ndc.uff.br) on 2016-03-23T18:42:17Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Ludmila Marinho - PDF.pdf: 724605 bytes, checksum: c95cd39ceabcc294dd3c22783b2ba10f (MD5)<br>Made available in DSpace on 2016-03-23T18:42:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Ludmila Marinho - PDF.pdf: 724605 bytes, checksum: c95cd39ceabcc294dd3c22783b2ba10f (MD5)<br>Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior<br>Universidade Federal Fluminense. Instituto de Química. Programa de Pós-Graduação em Geociências-Geoquímica. Niterói, RJ<br>O presente trabalho buscou estimar a biomassa viva acima do solo (BVAS) em um fragmento florestal da Mata Atlântica localizado no sopé da Pedra de Itaocaia, município de Maricá/RJ. Para ajustar uma equação alométrica para a área de estudos, 7 indivíduos arbóreos representativos da região foram escalados e um galho de cada árvore foi retirado. Este procedimento possibilitou a obtenção de medidas dos volumes dos diferentes compartimentos arbóreos (tronco, galhos grossos, galhos finos e folhas) e das respectivas densidades básica (média=0,52 g/cm3) e fresca (média = 0,94 g/cm3), medidas estas utilizadas para calcular os fatores de forma dos galhos (FFG) e arbóreo (FFA). De maneira geral, as contribuições dos galhos finos e folhas decrescem com o aumento do diâmetro da base do galho, já a porcentagem de galhos grossos cresce e o valor do FFG diminui com o aumento do diâmetro da base do galho. A contribuição dos compartimentos galhos grossos, finos e folhas somam 33% da BVAS total arbórea na região. O FFA = 0,65 foi o fator que melhor estimou a BVAS por meio da equação alométrica BVAS = FFA*Db*AB*H, onde Db é a densidade básica, AB é a área basal e H é a altura da árvore. As estimativas de BVAS e estoque de carbono foram de 100 t/ha e 50,5 tC/ha, respectivamente, sugerindo que o fragmento florestal da Pedra de Itaocaia está num estágio de regeneração intermediário e com período de abandono estimado em 40 anos<br>This study aimed to estimate aboveground biomass (AGB) in an Atlantic Forest fragment located at the Stone Itaocaia, Marica, Rio de Janeiro. To fit an allometric equation for the study area, seven trees were scaled and a branch of each tree was removed. This procedure enabled to obtain measurements of the volumes of different compartments of trees (trunk, branches and leaves) and their basic densities (mean = 0.52 g/cm3) and cool (mean = 0.94 g / cm3), measures used to calculate the form factors of the branches (FFG) and the tree (FFA). In general, the contributions of branches and leaves decrease with increasing the diameter of the base of the branch, percentage of thick branches grow and FFG value decreases with increasing the diameter of the base of the branch. The contribution of branches, and leaves add 33% of the total tree AGB in the region. The FFA = 0.65 was the factor that best predicted the AGB by the allometric equation AGB = FFA * H * AB * Db, where Db is the density, AB is the basal area and H is the height of the tree. Estimates of carbon stock and AGB were 100 t / ha and 50.5 tC / ha, respectively, suggesting that the fragment of Stone Itaocaia is an intermediate stage of regeneration and abandonment period estimated at 40 years.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Barros, Sámia Valéria dos Santos. "Avaliação da qualidade da madeira de árvores da Amazônia por método não destrutivo de propagação de onda: tomógrafo de impulso e stress wave timer." Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, 2016. http://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2472.

Full text
Abstract:
Submitted by Gizele Lima (gizele.lima@inpa.gov.br) on 2018-03-01T19:04:29Z No. of bitstreams: 2 Tese_versao final_Samia Barros.pdf: 5141369 bytes, checksum: b17c85b664676bdc4f71859c3cc10c80 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)<br>Made available in DSpace on 2018-03-01T19:04:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tese_versao final_Samia Barros.pdf: 5141369 bytes, checksum: b17c85b664676bdc4f71859c3cc10c80 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-09-12<br>Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM<br>In order to evaluate forest species as an alternative to the timber market and to indicate tools for sustainable forest management plans for the valuation of trees in loco, helping in the decision making during pre-exploratory process, the present work aimed to characterize Amazonian woods through non-destructive techniques , Evaluating its internal quality, physical properties and dynamic modulus of elasticity (MOEd). Fieldwork was conducted at the experimental silviculture station ZF2, owned by INPA, located in BR 174, Manaus / Boa Vista. Twenty - nine trees were randomly selected in 01 (one) hectare, the diameter being measured and botanical material collected to identify all trees. Afterwards, the stress wave timer was used to measure the time traveled by the voltage wave in the tree in three directions (longitudinal, diagonal and transversal). In the same place in the DAP, the impulse tomograph was used to capture tomographic images of the trees. The trees were felled and a disk of each tree was removed for determination of the apparent density, basic, retractability and moisture content, and unfolded in logs of 4 m in length and in boards. From the time obtained with stress wave timer was determined the speed and modulus of dynamic elasticity of trees and by-products. To analyze the data, we used descriptive statistics, Tukey's test, Cluster analysis (clustering). The non-destructive tests carried out in the three directions of the standing tree indicated that the diagonal direction was the best for the emission of stress waves due to the presence of more homogeneous data. In the non-destructive evaluation of the logs, it was found that the wood of the heartwood and sapwood in the logs presented similar MOEd values, contributing to the aggregation of value to the raw material. The MOEd values of the logs were equivalent to the boards. With the stress wave timer it was possible to form groups by variation class (velocity or dynamic modulus of elasticity). The wood presented basic density varying from medium to high. The anisotropy coefficient for all the trees was equal to 1, classifying the wood as stable, corroborating in the classification of wood quality for machining. The tomographic images obtained showed that, there is no difference in the images of the wood between heartwood and sapwood distinct or indistinct. The use of the impulse tomograph together with stress wave timer has confirmed that it is possible to predict the quality of the wood. It was concluded that, among the techniques presented, wave propagation by impulse tomography is the best by the amount of information obtained. In Cluster analysis, group 2 presented satisfactory characteristics from the determined variables, evidencing the species Micrandopsis scleroxylon and Eschweilera odora of great occurrence in the region, besides the species Pouteria guynensis, Inga paraensis, Inga sp., Protium tenuifolium, Manilkara amazonica and Byrsonima crispa. It was observed that the use of alternative technologies in the characterization of the species allowed to register a pattern of variation of the dynamic modulus of elasticity in the wood and to identify the internal quality of the wood. This result confirms that by means of a "quality inventory", there is a possibility of predicting wood quality in situ by wave propagation techniques, to assist in decision making, in the pre-exploratory stage of forest management, directing the Species or individual for the best use.<br>Buscando avaliar espécies florestais como alternativa ao mercado madeireiro e indicar ferramentas aos planos de manejo florestais sustentáveis para a valoração das árvores in loco, auxiliando na tomada de decisão durante processo pré-exploratório, o presente trabalho objetivou caracterizar madeiras da Amazônia através de técnicas não destrutivas, avaliando sua qualidade interna, propriedades físicas e o módulo de elasticidade dinâmico (MOEd). Os trabalhos de campo foram conduzidos na estação experimental de silvicultura tropical – ZF2 de propriedade do INPA, localizada na BR 174, Manaus/Boa Vista. Foram selecionadas aleatoriamente 19 árvores em 01 (um) hectare, sendo mensurado o diâmetro e coletado material botânico para identificação de todas as árvores. Posteriormente, utilizou-se o aparelho stress wave timer para medição do tempo percorrido pela onda de tensão na árvore, em três sentidos (longitudinal, diagonal e transversal). No mesmo local no DAP, utilizou-se o tomógrafo de impulso para captação de imagens tomográficas do lenho das árvores. As árvores foram derrubadas, sendo retirado um disco de cada árvore para determinação da densidade aparente, básica, retratibilidade e teor de umidade, e desdobradas em toras de 4 m de comprimento e em tábuas. A partir do tempo obtido com stress wave timer foi determinada a velocidade e módulo de elasticidade dinâmico das árvores e subprodutos. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva, teste de Tukey, análise de Cluster (agrupamento). As avaliações por ensaio não destrutivo realizadas nos três sentidos da árvore em pé indicaram que o sentido diagonal foi o melhor para emissão de ondas de tensão por stress wave timer, por apresentar dados mais homogêneos. Na avaliação não destrutiva das toras e tábuas, revelou que a madeira do cerne e alburno nas toras, apresentaram valores de MOEd semelhantes, contribuindo na agregação de valor à matéria-prima. Os valores de MOEd das toras foram equivalentes ás tábuas. Com o stress wave timer foi possível à formação de grupos por classe de variação (velocidade ou módulo de elasticidade dinâmico). As madeiras apresentaram densidade básica variando de média a alta. O coeficiente de anisotropia para todas as árvores foi igual a 1, classificando as madeiras como estáveis, corroborando na classificação da qualidade das madeiras para usinagem. As imagens tomográficas obtidas revelaram que, não há diferença nas imagens do lenho entre cerne e alburno distinto ou indistinto. A utilização em conjunto do tomógrafo de impulso com o stress wave timer confirmou que é possível predizer a qualidade da madeira. Concluiu-se que, entre as técnicas apresentadas, a propagação de onda por tomografia de impulso é a melhor pela quantidade de informações obtidas. Na análise de Cluster, o grupo 2 apresentou características satisfatórias a partir das variáveis determinadas, evidenciando as espécies Micrandopsis scleroxylon e Eschweilera odora de grande ocorrência na região, além das espécies Pouteria guynensis, Inga paraensis, Inga sp. , Protium tenuifolium, Manilkara amazonica e Byrsonima crispa. Constata-se que, o uso de tecnologias alternativas na caracterização das espécies permitiu registrar um padrão de variação do módulo de elasticidade dinâmico na madeira e identificar a qualidade interna do lenho. Esse resultado confirma que por meio de um “inventário de qualidade”, há possibilidade da predição da qualidade da madeira in situ por técnicas de propagação de onda, para auxiliar na tomada de decisão, na etapa pré-exploratória de um manejo florestal, direcionando a espécie ou indivíduo para o melhor uso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Castelo, Patricia Aparecida Rigatto. "Avaliação da qualidade da madeira de Pinus taeda em diferentes sítios de crescimento e espaçamentos, através do método não destrutivo de emissão de ondas de tensão." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2013. http://hdl.handle.net/1884/10090.

Full text
Abstract:
O presente trabalho analisa os efeitos de diferentes sítios de crescimento e espaçamentos na qualidade da madeira de Pinus taeda, alem de testar a técnica não destrutiva de aplicação de ondas de tensão para estimativa das características da madeira, verificando a viabilidade de utilização da mesma como ferramenta para seleção de arvores em pe e toras. Para o estudo de crescimento, foram analisados três sítios com arvores de 14, 16 e 18 anos de idade. Para a caracterização do sítio foram realizadas coletas de amostras em cinco horizontes, sendo coletadas amostras indeformadas e compostas; em cada sítio foram selecionadas cinco arvores, com estas ainda em pe, foram realizadas medições do tempo de propagação de ondas de tensão, através do aparelho "Stress Wave Timer", também foram medidos altura total e comercial, DAP (diâmetro a altura do peito) e retirados discos em cinco posições ao longo do fuste; posteriormente, nas toras recém abatidas, efetuaram-se novamente as medições do tempo de propagação das ondas de tensão; também foram coletadas acículas do terço médio da copa de cada arvore, para realização das analises de estado nutricional das plantas. Para o estudo dos espaçamentos, foram analisados nove espaçamentos com arvores de 21 anos de idade, o material utilizado neste estudo foi proveniente de plantio experimental, implantado dentro de um mesmo sítio, por esta razão, não houve necessidade de caracterização deste sítio; em cada espaçamento foram selecionadas cinco arvores e realizadas as mesmas medições e coletas do estudo relacionado aos sítios de crescimento. De maneira geral, as madeiras provenientes de sítios com ritmo de crescimento elevado, sítios com textura mais argilosa, apresentaram maiores valores para massa específica, fibras mais curtas, mais largas, com diâmetros maiores e paredes mais espessas e, conseqüentemente, maiores valores para Índice de Runkel e fração parede e menores valores para coeficiente de flexibilidade e Índice de enfeltramento. No que diz respeito aos espaçamentos, o aumento desta variável propiciou menores valores para massa específica, fibras menos largas, com menores diâmetros de lume e menores espessuras da parede e, conseqüentemente, maiores valores para Índice de enfeltramento. Correlações significativas entre o tempo e a propagação das ondas e as demais características avaliadas nas arvores em pe e toras foram detectadas, indicando que a técnica pode ser empregada para determinação indireta destas características, com precisão, eficiência e rapidez na obtenção dos resultados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Método não destrutivo"

1

Antoniolli, Lucimara Rogeria, Elenilson Godoy Alves, Daniela Dal Bosco, Leo Rufato, and Luciano Gebler. "Uso do DA-Meter como método não destrutivo no monitoramento da maturação de maçãs." In Agricultura de Precisão:. Editora Cubo, 2024. https://doi.org/10.4322/978-65-86819-38-0.1000027.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moraes, F. P., and A. C. Alexandrino. "USO DO INFRAVERMELHO PRÓXIMO (NIR) NO CONTROLE DE QUALIDADE DE FRUTAS: REVISÃO." In PESQUISAS E ATUALIZAÇÕES EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS. Agron Food Academy, 2022. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539657-46.

Full text
Abstract:
A elevação da comercialização e produção de alimentos é acompanhada pelo aumento de infecções, enfermidades e mortes reDiversas análises podem ser utilizadas para mensurar a qualidade dos frutos, como o teor de sólidos solúveis, pH, acidez, cor, teores de compostos bioativos, dentre outras. Essas análises podem ser utilizadas como parâmetros pré e/ou pós-colheita. Os métodos mais comuns utilizados na determinação desses parâmetros são chamados de convencionais e podem exigir equipe treinada, reagentes específicos, além de requerer certo tempo para a obtenção dos dados. A tecnologia do infravermelho próximo (NIR), captura espectros que carregam informações tanto do ponto de vista qualitativo quanto quantitativo, e pode ser realizada no alimento intacto, ou seja, é um método não destrutivo e obtém respostas rápidas. Portanto, o objetivo dessa revisão foi mostrar como a tecnologia NIR foi utilizada na análise dos parâmetros de qualidades de frutas. Este estudo buscou trabalhos que avaliaram os parâmetros de qualidade de algumas frutas através do NIR. Dentre os resultados obtidos percebeu-se que para alguns parâmetros o NIR se mostrou promissor, com alta capacidade preditiva podendo até substituir os métodos convencionais, enquanto que para outros parâmetros a capacidade preditiva não foi eficaz, podendo ser utilizada apenas para classificação de frutos. Portanto, o NIR é uma ferramenta prática e eficiente e o seu uso deve ser realizado de acordo com cada alimento e característica desejada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Juliana, and Viviane Fonseca do Nascimento. "INCIDÊNCIA DE SALMONELLA SP. NA ÁREA SUJA DO ABATE DE SUINOS." In Engenharia de Alimentos: tópicos físicos, químicos e biológicos - Volume 1. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240215798.

Full text
Abstract:
Objetivo: avaliar a contaminação de carcaças suínas por Salmonella sp. em cinco pontos específicos do processo de abate de suínos, devido ao histórico de ocorrências do microrganismo na planta frigorífica. Métodos: A pesquisa foi realizada em um frigorífico no Estado do Rio Grande do Sul, sob fiscalização federal, no período de maio e junho de 2023. As amostras foram coletadas por meio de esfregaços, usando a técnica pelo método não destrutivo, em quatro regiões anatômicas da superfície da pele da carcaça suína. Foram coletadas amostras de 15 carcaças, totalizando 75 amostras coletadas em todos os pontos. Resultados: Foi observado que antes do tanque de escaldagem, as carcaças suínas apresentaram 3 presenças de Salmonella sp., representando 20% das amostras analisadas. Em seguida, após o tanque de escaldagem, foram observadas 3 presenças de Salmonella sp., indicando que 20% das amostras estavam contaminadas pelo patógeno. Após a depiladeira foram observadas 7 presenças de Salmonella sp., representando 46,67% das amostras, onde observou-se que a maior contaminação foi nessa fase do abate (26,67%). Esse maior nível de contaminação se deve ao fato de os suínos passarem por rolos polidores dentro da depiladeira, e liberarem conteúdo gastrointestinal nessa operação, em consequência da pressão das cerdas polidoras. Após o chamuscamento não foi detectada presença de Salmonella sp, bem como, após os polidores. Constatou-se na pesquisa, que os resultados da presença de Salmonella sp. em carcaças suínas são baixos. É provável que a temperatura da água de escaldagem do estabelecimento avaliado, mantida a 60ºC, tenha evitado uma maior detecção de Salmonella sp. na coleta de amostras após o tanque de escaldagem. Conclusão: De acordo com os pontos avaliados, o frigorífico possui as condições higiênico sanitárias satisfatórias para o atendimento aos padrões estabelecidos pelo órgão fiscalizador, bem como, seus programas de autocontrole que favorecem as boas práticas de fabricação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pereira, Dyanna Rangel, André Dominghetti Ferreira, José Antônio Maior Bono, Denise Renata Pedrinho, and Luan Silva do Nascimento. "COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS NÃO DESTRUTIVOS DE ESTIMATIVA DA ÁREA FOLIAR EM CAFÉ ARÁBICA." In Impacto, Excelência e Produtividade das Ciências Agrárias no Brasil. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.7512002047.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nunes, Jéssica César, Karen de Castro Damasceno, Leonardo Amorim de Amaral, and Rachel Cristina Santos Pires. "Principais Métodos de Ensaios não Destrutivos para Análise de Pontes de Concreto Armado em Ambientes Marinhos." In Sociedade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas Futuras. EPITAYA, 2022. http://dx.doi.org/10.47879/ed.ep.2022434p226.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Simões, Rafaella Pinheiro, Larissa Farias Bulcão, Raquel Jucá de Moraes Sales, Debora Carla Barboza de Sousa, and Anderson Ruan Gomes de Almeida. "ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS MÉTODOS DE EXECUÇÃO DE SISTEMA CONVENCIONAL E NÃO DESTRUTIVO EM REDE COLETORA DE ESGOTO." In Soluções inovadoras em engenharia sanitária e ambiental. Atena Editora, 2023. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.17423031111.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Nunes, Jéssica César, Karen de Castro Damasceno, Leandro Reis dos Santos, and Rachel Cristina Santos Pires. "Principais Métodos de Ensaios Não Destrutivos Utilizados Para Análise de Pontes de Concreto Armado em Ambientes Marinhos." In Construção Civil: Engenharia e Inovação - Vol. 5. Epitaya, 2023. http://dx.doi.org/10.47879/ed.ep.2023724p214.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Soares, R. C., and A. C. ALBUQUERQUE. "CURVA DE CORRELAÇÃO ENTRE ÍNDICE ESCLEROMÉTRICO MÉDIO E RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO SIMPLES DE CONCRETOS PRODUZIDOS COM AGREGADOS NATURAIS DA REGIÃO DE CUIABÁ." In Tecnologia em Controle de Obras: 20 anos de contribuições do IFMT para construção civil. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230312304.

Full text
Abstract:
Algumas propriedades do concreto utilizado na fabricação de estruturas necessitam ser conhecidas e acompanhadas, visando assegurar condições específicas de resistência e durabilidade. Para isso, dispomos de ensaios não destrutivos, os quais propiciam informações que transmitem segurança aos construtores. Um método muito aplicado e de fácil execução e compreensão é o da esclerometria, que tem como principio medir a dureza superficial do concreto, possibilitando através desses dados, estimar a resistência à compressão em função da curva emitida pelo fabricante do esclerômetro. Entretanto, estudos já mostraram que essa relação pode gerar erros de até 25%, uma vez que a curva de correlação do índice esclerométrico do fabricante do equipamento é baseada em concretos produzidos em países que possuem agregados, aglomerantes e condições climáticas com características diferentes da região em que o esclerômetro é utilizado. Assim, este trabalho teve como objetivo desenvolver em laboratório uma curva de correlação a partir de concretos confeccionados com agregados, aglomerantes e metodologias de dosagens praticadas na região de Cuiabá, Mato Grosso. Inicialmente, os agregados e aglomerantes foram caracterizados por meio de ensaios normalizados pela ABNT. Em seguida, foram definidos em laboratório os parâmetros físicos e mecânicos do concreto. Por fim, de acordo com recomendações da NM 78:1996 foi elaborada a curva de correlação entre os índices esclerométricos e a resistência à compressão do concreto, obtendo parâmetros que servem de base científica para estudos e análises de estruturas da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Método não destrutivo"

1

CASTRO, BRUNO MARQUES DE, EMERSON APARECIDO DE ANHAIA, VICTOR LEANDRO CHAVES GARCIA, GIULIA ARAÚJO CARVALHO, and VICTOR HUGO DALOSTRO DE OLIVEIRA. "Análise da Malha Rodoviária Federal Brasileira Usando Parâmetros obtidos com o ensaio de FWD." In Anais da 49ª Reunião Anual de Pavimentação - RAPv. Even3, 2024. http://dx.doi.org/10.29327/1430212.49-5.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo avaliar a condição estrutural da malha rodoviária federal sob administração do DNIT, fazendo o uso apenas de parâmetros obtidos com o ensaio não destrutivo do levantamento deflectométrico do FWD. Foram avaliados os resultados dos levantamentos de pavimento flexível levantados nos anos de 2020, 2021 e 2022, compreendendo a uma extensão de 53.292,8 km, equivalente a 266.464 pontos de ensaios espaçados a cada 200 metros. O artigo propõe uma análise da malha utilizando a norma DNER PRO-11/79 e o método proposto por Horak (2008), permitindo-se classificar a condição estrutural das rodovias, fazendo-se uma análise geral, regional e por estado. Os resultados indicaram que o cálculo com Horak apresentou resultados semelhantes aos da norma DNER PRO-11/79, onde foi encontrado que aproximadamente 19% da malha total analisada está em um estado classificado como Severo. A análise regional mostrou que o Nordeste tem o melhor desempenho estrutural, com 47% da malha no estado Seguro, enquanto a região do Norte tem a pior classificação, possuindo cerca de 39% de sua malha em um estado Severo. A análise individual dos parâmetros revelou que as camadas inferiores do pavimento, como a base e o sub-leito, possuem resultados melhores de desempenho do que as camadas mais superiores, como a camada de revestimento. Conclui-se que a avaliação de desempenho de pavimentos é uma tarefa complexa e que requer a análise de muitos parâmetros, tornando importante a realização regular de avaliações para identificar possíveis problemas e implementar medidas preventivas de manutenção, garantindo a segurança dos usuários das rodovias e a eficiência do transporte rodoviário como um todo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lisboa, Érico Gaspar, Vivia Ramos da Silva, Gabriel Almeida Silva, Stefânia Lima Diocesano, and Elizeu Cordeiro de Souza Neto. "Avaliação da deterioração do concreto em estações elevatórias de água." In XX ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFAL, 2024. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v20i1.6322.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é avaliar a deterioração estrutural de Estações Elevatórias de Água construídas em concreto armado (EEA) que integram o patrimônio construído da companhia de abastecimento de água. Para tanto, desenvolveu-se uma metodologia em três etapas: (i) realiza-se ronda sensorial de inspeção estrutural com auxílio de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) a fim de diagnosticar, por fotos e vídeos de alta resolução, Elementos e Família de elementos Estruturais (EFE) que apresentem manifestações patológicas (aparentes ou sugestivas); (ii) pela RIEV, caso detectado alguma manifestação patológica que requeira avaliações mais detalhadas, realiza-se ensaios não-destrutivos; (iii) afere-se a deterioração de EFE pelo método GDE-UnB, enquadrando-os aos graus de prioridade de intervenção. Aplicado ao conjunto de EAA que integram o sistema de abastecimento de água da cidade de Belém/PA, identificou-se que das seis EEA inspecionadas, três enquadram-se no grau baixo de deterioração, uma enquadrara-se no grau médio de deterioração, apenas duas EEA apresentaram alto grau de deterioração estrutural, sendo requerido prioridade de intervenção em até 1 ano. Assim, além de mapear as EEA em concreto armado que requeiram prioridades de intervenções, pela proposta metodológica é possível estabelecer protocolos que satisfaçam a inspeção, diagnóstico, recuperação e proteção (IDRP), e proporcionar auxílio à manutenção e gestão patrimonial e financeira da companhia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Moura, Elidiani Melissa de, and Tiago Montanha Padilha. "Uma revisão sobre a utilização do ultrassom na caracterização das propriedades e defeitos da madeira." In XX ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFAL, 2024. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v20i1.6031.

Full text
Abstract:
A madeira é um material anisotrópico e por isso apresenta grande variabilidade em suas propriedades físicas e mecânicas. Por tanto, é necessário que sejam realizadas análises para classificação de peças quando essas forem utilizadas como material estrutural. Para isso, pode-se utilizar métodos não-destrutivos, como o ultrassom, a fim de preservar suas características iniciais. O objetivo desse artigo é verificar como os estudos atuais têm utilizado o ultrassom na madeira. Para isso, artigos de revistas e jornais científicos publicados em meio eletrônico foram analisados. Com esta revisão, foi possível identificar que o ensaio de ultrassom tem sido muito utilizado para determinar defeitos e as propriedades da madeira, visto que ele não afeta a qualidade do corpo de prova e possibilita que o mesmo seja usado posteriormente sem nenhum ônus. O módulo de elasticidade dinâmico foi o parâmetro mais estudado nesse tipo de ensaio. Para trabalhos futuros recomenda-se também o estudo de parâmetros como o fator anisotrópico, o módulo de cisalhamento, a resistência à tração e o Coeficiente de Poisson que foram pouco ou nada estudados nos trabalhos encontrados para essa revisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mikos, Ana Paula, and Vítor Pereira Faro. "Aplicação do Método Não Destrutivo Time Domain Reflectometry (TDR) em Solo Grampeado." In XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA. Editora Omnis Scientia, 2024. https://doi.org/10.47094/cobramseg2024/179.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gouveia Filho, Marcos Daniel, Ruy José Alves, and Enio Pontes de Deus. "AVALIAÇÃO DE POÇOS DE VISITA EM POLIETILENO PELO MÉTODO NÃO DESTRUTIVO DE EMISSÃO ACÚSTICA." In 13º ENEMET - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas. Editora Blucher, 2013. http://dx.doi.org/10.5151/2594-4711-23617.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lima, Mariana Gaudencio Barbosa, Clara Johanna Pacheco, Maria Cecília de Souza Nóbrega, and Gabriela Ribeiro Pereira. "RECUPERAÇÃO DE MARCAÇÕES ADULTERADAS EM CHAPAS METÁLICAS PELO MÉTODO NÃO DESTRUTIVO DE VISUALIZAÇÃO MAGNETO-ÓPTICA." In 72º Congresso Anual da ABM. Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/1516-392x-30576.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Paixão Frutuoso e Melo, Eduardo, Tetyana Gurova, Segen Estefen, and Anatoli Leontiev. "Análise de Integridade de Armadura de Risers Flexíveis por Método Não Destrutivo de Magnetostrição Inversa." In ANAIS DO 28º CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRANSPORTE AQUAVIáRIO, CONSTRUçãO NAVAL E OFFSHORE. Galoa, 2020. http://dx.doi.org/10.17648/sobena-2020-122864.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nunes, Sandra, Mário Pimentel, and Amin Abrishambaf. "Determinação da resistência à tração de camadas de UHPFRC com base em ensaio não-destrutivo." In HAC2018 - V Congreso Iberoamericano de Hormigón Autocompactable y Hormigones Especiales. Universitat Politècnica València, 2018. http://dx.doi.org/10.4995/hac2018.2018.5506.

Full text
Abstract:
No presente artigo apresenta-se um procedimento para estimar a resistência à tração de camadas de materiais cimentícios de ultra-elevado desempenho reforçados com fibras de aço (Ultra-High Performance Fibre-Reinforced cement Composites – UHPFRC na sigla em Inglês), aplicadas “in-situ”, recorrendo a um modelo mecânico simples proposto inicialmente por Naaman. Este procedimento baseia-se na aplicação de um método de ensaio não destrutivo (NDT), desenvolvido na FEUP, que permite avaliar a dosagem e um coeficiente de orientação das fibras; e em ensaios laboratoriais de tração para estimar a tensão de aderência fibra-matriz equivalente, assumindo um comportamento rigido-plástico. Foi desenvolvido um programa experimental que permitiu estabelecer a relação entre o coeficiente de orientação determinado pelo método NDT e os parâmetros de orientação determinados a partir de análise de imagem. Finalmente, seguindo o procedimento proposto, foi estimada a resistência à tração de diversos provetes, com uma gama variada de dosagens e orientação das fibras, e comparada com os resultados experimentais. A boa correlação encontrada demonstra o potencial do método NDT proposto para a implementação de procedimentos de controle de qualidade em aplicações com UHPFRC.DOI: http://dx.doi.org/10.4995/HAC2018.2018.5506
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pereira, Rodrigo, Luiz Antônio Naresi, Anne Karoline Fortunato do Carmo, and Vitor Araújo Martins. "ESTUDO DE CASO: Utilização do método não destrutivo (MND) do tipo Tunnel Liner para drenagem urbana no Município de Natal." In Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica. ABMS, 2020. http://dx.doi.org/10.4322/cobramseg.2022.0167.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Jarleson Andrião, Larissa Camporez, Ellen Valentim, and Rodrigo Machado. "Proposta de Túnel para Drenagem de Águas Pluviais pelo Método Não Destrutivo Tunnel Liner Plate: Estudo de Caso em um Talude." In XVIII Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica. Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica - ABMS, 2016. http://dx.doi.org/10.20906/cps/cb-03-0004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!