Academic literature on the topic 'Metsys, Quentin'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Metsys, Quentin.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Metsys, Quentin"

1

Eires, Erica, António João Cruz, and Carla Rego. "The theatre of ethics and memory: intervention problems in the "Triptych of Life of Christ", belonging to the church of Saint John, the Baptist, Tomar, attributed to the workshop of Quentin Metsys." Conservar Património 23 (2016): 79–88. http://dx.doi.org/10.14568/cp2015025.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Queiroz, Anderson Vergílio de, Márcio Teodoro Fernandes, Leonardo Martins da Silva, and Neil De Medeiros. "Análise Teórica e Numérica do Processamento Não-Isotérmico de Materiais Via A Técnica de Prensagem em Canais Equiangulares." Cadernos UniFOA 9, no. 26 (December 10, 2014): 5. http://dx.doi.org/10.47385/cadunifoa.v9i26.278.

Full text
Abstract:
A técnica de prensagem em canais equiangulares caracteriza-se por atribuir níveis elevados de deformação plástica, em condições de cisalhamento simples, aos materiais processados em razão de considerável refinamento microestrutural observado. Neste contexto, considerando-se as propriedades termomecânicas de uma liga de alumínio Al 7050, obtidas por compressão a quente e ajustadas pelo modelo de encruamento de Peirce, foram propostos modelos analíticos bidimensionais baseados no método do limite superior e combinados à equação do calor adiabático e soluções analíticas, foi proposto um modelo numérico de elementos finitos, aproximado à condição de deformação plana, por meio do programa comercial Ansys 14.0. Assim, foi possível concluir que os modelos analíticos e numérico propostos no presente trabalho capazes de reproduzir o comportamento termomecânico macroscópico de metais processados a quente por um único passe de prensagem, em especial a liga Al 7050.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sousa, E. de, C. R. Rambo, F. S. Ortega, A. P. N. de Oliveira, and V. C. Pandolfelli. "Espumas vítreas do sistema Li2O-ZrO2-SiO2-Al2O 3 produzidas pelo processo gelcasting." Cerâmica 55, no. 334 (June 2009): 157–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132009000200007.

Full text
Abstract:
Espumas vítreas do sistema Li2O-ZrO2-SiO2-Al2O 3 (LZSA) foram produzidas pelo processo gelcasting, associado à aeração de suspensões cerâmicas, sem controle atmosférico. Por meio da adição de diferentes concentrações de agente espumante (Fongraminox) foi possível obter espumas vítreas com densidade relativa variando entre uma estreita faixa (0,10-0,15). As espumas vítreas apresentaram resistência à compressão de 2,5-3,7 MPa, que correspondem a porosidade entre 85 e 89% e macroestrutra com poros aproximadamente esféricos e interconectados. Tais características tornam esses materiais atraentes para as seguintes aplicações tecnológicas: filtros para metais fundidos e gases quentes e, suportes catalíticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Salvini, V. R., M. D. M. Innocentini, and V. C. Pandolfelli. "Correlação entre permeabilidade e resistência mecânica de filtros cerâmicos no sistema Al2O3-SiC." Cerâmica 46, no. 298 (June 2000): 97–103. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132000000200008.

Full text
Abstract:
Tem sido crescente o uso de cerâmicas reticulares em processos de refino e purificação de metais fundidos, filtração de gases quentes e combustão catalítica. A aplicação depende da composição química e das propriedades físicas do material (número de poros por polegada linear (ppi), porosidade e diâmetro de poro). Há um consenso de que a melhoria das propriedades dos filamentos resulta em um melhor desempenho mecânico do filtro cerâmico. Entretanto, a análise dos valores de resistência mecânica não pode ser considerada isoladamente, uma vez que para filtros cerâmicos esta tem que estar associada à permeabilidade. Neste trabalho é feita uma análise entre as propriedades fluidodinâmicas e mecânicas de filtros cerâmicos no sistema Al2O3-SiC na faixa de 8 a 90 ppi. Os resultados obtidos permitem considerações tanto no aspecto do processamento cerâmico quanto no modelamento mecânico apresentado na literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Braga, Elaine Alves de Faria, and Alamir C. Batista Junior. "Modificação química de sílica gel obtida de areia e seu uso na remoção de Cu2+, Zn2+, Mn2+." Eclética Química Journal 41, no. 1 (October 5, 2017): 85. http://dx.doi.org/10.26850/1678-4618eqj.v41.1.2016.p85-93.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, foi obtida sílica gel a partir de uma fonte natural, a areia, modificada quimicamente com a incorporação em sua superfície de grupos básicos e aplicada na remoção de metais pesados do meio aquoso (Cu2+, Zn2+, Mn2+). A sílica foi sintetizada usando areia e carbonato de sódio. Essa mistura foi colocada em uma mufla a 850 °C, produzindo o Na2SiO3 que é solúvel a quente. Em seguida, o filtrado foi acidificado para a precipitação do SiO2, posteriormente foi feita a cloração da superfície da sílica e depois a incorporação dos grupos básicos (tetrametilguanidina). Esses materiais foram caracterizados por espectroscopia na região do infravermelho, difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura. A quantidade de metais adsorvida foi determinada em um espectrômetro de absorção atômica, e todas as amostras foram analisadas em triplicata. Os resultados de adsorção foram ajustados ao modelo de Langmuir. O valor máximo da capacidade de adsorção foi de 3,4 mg g-1 para o Cu2+, 2,7 mg g-1 para o Mn2+, 2,5 mg g-1 para o Zn2+. O material produzido apresentou uma boa capacidade de remoção de metais pesados do meio aquoso. Com isso, pretendemos tornar mais acessível e mais barato o tratamento dos mais variados ramos da indústria química, proporcionando uma remoção mais efetiva dos diversos tipos de contaminantes lançados ao meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Soeiro Junior, Jaime Casanova, David Bellentani Rocha, and Sérgio Duarte Brandi. "Uma breve revisão histórica do desenvolvimento da soldagem dos aços API para tubulações." Soldagem & Inspeção 18, no. 2 (June 2013): 176–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-92242013000200011.

Full text
Abstract:
Este trabalho enfoca o desenvolvimento dos aços API para tubulações desde o aço API 5L X42, desenvolvido em 1948, através de laminação a quente seguida de tratamento térmico. Desde então foram feitos diferentes desenvolvimentos visando aumentar a resistência mecânica e a tenacidade, além de melhorar a soldabilidade. Entre eles, a adição de elementos de liga, produzindo os aços ARBL e a utilização de rotas de processamento termomecânico durante a laminação. Inicialmente a rota utilizada era a laminação a quente controlada (TMCR), com utilização de elemento microligante como Nb para os aços X60 e o conjunto Nb e V para os aços X65 e X70, associado a uma redução do teor de carbono. Posteriormente foi implantada a rota de fabricação do aço por laminação controlada seguida de resfriamento controlado (TMCP), com redução de carbono e adição de Nb e Ti para os aços X80, e adições de Mo, Nb, Be Ti para os X100. A redução do carbono foi motivada também para melhorar a sua soldabilidade e, por este motivo, estes aços são soldados por diferentes processos de soldagem, como o eletrodo revestido. Desenvolvimentos recentes com raiz feita com MAG-TC e enchimento com arame tubular tem dado resultados animadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Vojciechovski Junior, Joélcio, Gabriela Fávero, and Diego Rodolfo Simões de Lima. "Desenvolvimento de Novo Método para Obtenção de Componente de Disco Artificial para Prótese de Coluna Vertebral." Caderno de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia 2, no. 2 (December 31, 2020): 145–55. http://dx.doi.org/10.21166/cpitt.v2i2.2041.

Full text
Abstract:
Dores na coluna lombar são as reclamações mais comuns em ortopedia, apresentando prevalência anual de 38% em todo o mundo. Dentre suas causas, destacam-se doenças ou traumas sobre os discos intervertebrais, como síndrome facetaria, hérnias de discos, espondilose e síndrome do disco degenerativo. Um dos possíveis tratamentos para esta enfermidade é a alocação cirúrgica de um disco artificial, composto por duas placas de metais biocompatíveis e um núcleo esponjoso. O uso de metal biocompatível diminui os riscos de rejeição pelo corpo humano, sendo a liga de Titânio Ti-6Al-4V um dos biomateriais mais utilizados neste tipo de aplicação. Ligas de titânio, contudo, possuem características de transformação mecânica peculiares, como alta resistência ao escoamento, à abrasão, e dureza elevada, tornando seus processos de fabricação mais complexos, desgastando ferramentas de usinagem rapidamente, tornando a remoção de material mais dispendiosa. Estudos sobre forjabilidade destas ligas configuram-se em área de interesse da engenharia. Assim, visando à diminuição nos custos de ferramental e aumento da produtividade, o presente estudo se propôs a avaliar a viabilidade do forjamento a quente da liga de titânio Ti-6Al-4V para produção de próteses de disco intervertebral. Escolheu-se uma das placas do disco intervertebral, sendo modelada em software de CAD, projetando-se e usinando-se matrizes para forjamento a quente voltadas a este processo, sendo beneficiadas com tratamento térmico de têmpera e revenimento. Resistências elétricas foram dimensionadas teoricamente e alocadas nas ferramentas para o aquecimento das matrizes. As próximas etapas serão os forjamentos planejados e as caracterizações mecânicas e metalúrgicas das peças obtidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Souza, Damião Rodrigues de, Eduarda Marques de Menezes Benedito, João Victor de Paula Sales, Lucas Zanotti da Silva, Natalia Souza Silva, Maira Akemi Casagrande Yamato, Sandro de Miranda Colombo, Alessandra Cristina Pedro, and Melina Aparecida Plastina Cardoso. "Avaliação do Potencial de Adsorção de Cromo (VI) através da semente da Moringa oleifera." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 21, 2021): e40610212591. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12591.

Full text
Abstract:
Atualmente, diversas indústrias, como mineradoras, galvanoplásticas, curtumes, manufaturas de produtos eletrônicos, entre outras, lançam efluentes contendo metais pesados nos corpos d’água, contaminando-os. Outro fator que contribui para a contaminação das águas são os pesticidas e fertilizantes lançados no solo, que acabam sendo arrastados pelas chuvas até os rios e lagos. A água potável, um recurso básico e indispensável à vida, acaba por ser minimizada por conta do despejo industrial que contém metais pesados como o cromo, o chumbo e o cádmio. A busca por novas opções de tratamento a esses rejeitos torna-se cada vez mais constante e a utilização da moringa oleífera, uma planta de origem indiana que pode ser utilizada como biossorvente, se destaca por suas propriedades coagulantes e floculantes, e por ser um material orgânico de fácil manuseio. O presente trabalho possui por objetivo avaliar o potencial de adsorção de cromo (VI) através da semente da moringa oleífera. Para isso, as sementes foram avaliadas após extração por solvente a quente por Soxhlet, com n-hexano e seca em estufa por 24 horas a 60°C, metodologia proposta por Costa et al. (2013). Foram preparadas soluções de K2Cr2O7 de concentração 0,01 mol.L-1. As soluções foram mantidas sob agitação magnética por 24 horas com 0,5 g do material adsorvente, foram filtradas e analisadas por espectrofotometria de UV/VIS, metodologia adaptada de Tavares et al. (2015). O teor médio de lipídios encontrado no pó da semente, semente e casca foi de 30,2%, 26,7% e 4,7%, respectivamente, já o teor médio de umidade foi de 7,1%, 6,0% e 6,8%. Com base no resultado de adsorção, o pó da semente demonstrou potencial para a remoção de 43% de cromo (VI), enquanto a semente triturada apresentou potencial de remoção de 7,4% e a casca 12,6%.Incluir o resumo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Aylson Costa, Thiago Taglialegna Salles, Bárbara Luísa Corradi Pereira, Angélica De Cássia Oliveira Carneiro, Camila Soares Braga, and Rosemeire Cristina Santos. "VIABILIDADE ECONÔMICA DA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL EM DOIS SISTEMAS PRODUTIVOS." FLORESTA 44, no. 1 (January 8, 2014): 143. http://dx.doi.org/10.5380/rf.v44i1.32043.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi analisar a viabilidade econômica da produção de carvão vegetal em dois sistemas produtivos: oito fornos de superfície acoplados a uma fornalha para queima de gases e dez fornos do tipo “rabo-quente” sem sistema de queima de gases. Para análise econômica, definiu-se uma produção anual média igual a 1.571 metros cúbicos de carvão (mdc) e horizonte de planejamento de 12 anos, sendo propostos 2 cenários. No primeiro cenário, após a colheita da madeira, realiza-se o plantio de uma nova floresta, permanecendo o custo da madeira constante em todo o planejamento; no segundo cenário, após a colheita, considerou-se a condução da brotação, reduzindo os custos na 2ª rotação e consequentemente os custos da madeira. A análise econômica foi realizada através da determinação dos seguintes indicadores: Valor Presente Líquido (VPL), Valor Anual Equivalente (VAE), Razão Benefício/Custo (B/C) e Lucratividade. Os indicadores calculados demonstraram a viabilidade dos dois sistemas produtivos avaliados em ambos os cenários propostos, porém o sistema fornos-fornalha apresentou melhores valores para os indicadores. Conclui-se que a produção de carvão vegetal nos sistemas avaliados foram viáveis economicamente, com o sistema fornos-fornalha gerando maior lucro ao produtor de carvão.Palavras-chave: Fornos de alvenaria; análise determinística; valor presente líquido. Abstract Economic viability of charcoal production in two production systems. The objective of this study was to analyze the economic viability of charcoal production in two conversion technologies: eight surface kilns coupled to a furnace for burning gases (kilns-furnace system) and ten "rabo-quente" or traditional charcoal kilns without burning gases system. An average annual production of 1571 cubic meters of charcoal (mdc) was used to perform the economic analysis. A planning horizon of 12 years and two scenarios were proposed. In the first scenario, after harvesting the wood, the planting of a new forest was performed, and the cost of wood remained constant throughout the planning horizon. In the second scenario, after the harvest, the conduction of shooting was considered, which reduced costs in the second rotation and consequently the cost of wood. The economic analysis was performed by determining the following indicators: Net Present Value (NPV), Equivalent Annual Value (EAV) and Benefit - Cost Reason (B/C). Calculated indicators demonstrated the viability of producing charcoal in the two production systems in both scenarios proposed, but kilns-furnace system presented better values. As conclusion, production of charcoal in the evaluated systems were economically viable. Kilns-furnace system was able to generate more profit to charcoal producer.Keywords: Kilns; deterministic analysis; net present value.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Almeida, Fabrício Alves de, José Henrique de Freitas Gomes, Guilherme Ferreira Gomes, Estevão Luiz Romão, and Pedro Paulo Balestrassi. "Análise das Causas de Variação Atribuídas a Diferentes Instrumentos Metrológicos para Verificação das Características Geométricas de um Processo de Soldagem por Pontos." Soldagem & Inspeção 23, no. 4 (December 2018): 485–504. http://dx.doi.org/10.1590/0104-9224/si2304.05.

Full text
Abstract:
Resumo Neste estudo, buscou-se analisar a variabilidade de instrumentos utilizados na indústria para avaliar as características geométricas de um ponto de solda. Para tal, inicialmente, utilizou-se da técnica de planejamento de experimentos para gerar um arranjo fatorial fracionado para as configurações dos parâmetros de soldagem em corpos de prova de aços galvanizados por imersão a quente, a fim de representar a amplitude real do processo de soldagem por pontos. Para as análises, utilizou-se o estudo de repetitividade e reprodutibilidade (GR&R), pelo método de análise de variância, para identificar os componentes de variação do sistema de medição avaliando três instrumentos distintos, comparando as medições realizadas por um analisador de imagens, a partir do ensaio metalográfico, e métricas de instrumentos convencionais de metrologia como o relógio apalpador e o paquímetro manual. Foram avaliadas duas características da qualidade, sendo elas: a profundidade de indentação e o diâmetro do ponto. A partir dos resultados foi possível verificar que o analisador de imagem apresentou uma menor variabilidade nas medições, caracterizando-se como a melhor escolha para as medições das respostas de qualidade do processo de solda por pontos apresentando um GR&R classificado como aceitável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Metsys, Quentin"

1

Duquénois, Philippe. "L'héritage augustinien dans la peinture flamande du Maître de Flémalle à Quentin Metsys : (1400-1550)." Bordeaux 3, 2009. http://www.theses.fr/2009BOR30001.

Full text
Abstract:
La présente thèse a pour but d'évaluer l'influence potentielle de Saint Augustin, et de la pensée augustinienne en général, dans la peinture flamande des années 1400 à 1550. Les thèmes et les particularismes de cette dernière : réalisme, utilisation et expression de la lumière, typologie, offrent de possible points de convergence avec la pensée de l'évêque d'Hippone, que ce soit du point de vue de l'exégèse, de la théologie, de la philosophie avec sa forte teinture néoplatonicienne. Chacune de ces trois composantes fondamentales de l'oeuvre de Saint Augustin forment les trois parties de la thèse et sont comparées directement, ou mises en parallèle, avec les oeuvres flamandes relevant de critères similaires
The purpose of the present dissertation is to evaluate the potential influence of saint Augustine, and augustinian thought in general, in Flemish painting from years 1400 till 1550. Flemish topics and perticularisms : realism, use and expression of light, typology, give possible points of convergence with the work of the Bishop of Hippo in three ways : exegesis, theology, and philosophy with its neoplatonic elements. Each of these three fundamental components of the work of Saint Augustine forms the three parts of the dissertation, and is directly compared, or put in parallel with Flemish works concerned with similar criterion
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pernambuco, Luiz Rodrigo Alegre [UNESP]. "Avaliação da usinabilidade de cilindros para laminação de tiras a quente." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. http://hdl.handle.net/11449/131908.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-12-10T14:22:30Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-12-19. Added 1 bitstream(s) on 2015-12-10T14:28:37Z : No. of bitstreams: 1 000852150_20160202.pdf: 256387 bytes, checksum: 4ef7991da4305b2ad879e52788744b73 (MD5) Bitstreams deleted on 2016-02-03T15:35:15Z: 000852150_20160202.pdf,. Added 1 bitstream(s) on 2016-02-03T15:35:55Z : No. of bitstreams: 1 000852150.pdf: 4573029 bytes, checksum: fb27ef52f4bb823b5d6820bb368b0d9d (MD5)
A utilização de ensaios de avaliação da usinabilidade dos materiais pode ser um fator determinante na viabilidade de processos de fabricação, contribuindo no planejamento dos custos, prazos e na busca pela qualidade do produto através de desenvolvimentos de estratégias e tecnologias de usinagem. Quando o produto usinado é um cilindro, que faz o papel de ferramenta no processo de laminação, a necessidade de tal desenvolvimento fica clara quando se analisa os requisitos para alta performance de cilindros de laminação e se identifica que eles são os mesmos requisitos para alta performance de insertos de usinagem: resistência ao desgaste, tenacidade e dureza. Assim esse trabalho propõe um ensaio de usinabilidade em laboratório para a avaliação de dois materiais de cilindros de laminação: o ferro fundido indefinido e o ferro fundido indefinido microligado. O ensaio foi executado através do fresamento com três arestas de metal duro em um centro de usinagem e a análise de usinabilidade foi feita pelo critério de fim de vida da ferramenta de usinagem. Foi constatado que a adição de elementos de liga na composição química dos cilindros influenciou diretamente na usinabilidade do ferro fundido indefinido microligado, pois a fração volumétrica de carbonetos VC aumentou em quase três vezes nesse material resultando em um desgaste abrasivo nas arestas das ferramentas de corte
The use of tests to evaluate the machinability of the material may be a determining factor in the viability of manufacturing processes, and contribute to planning the cost, time and in the search for the quality of the product through development of strategies and machining technologies. When the machined product is rolling mill roll, who played as a tool in the milling process the need for such development becomes clear when is examined the requirements for high performance rolling mill roll and identifies that they are the same requirements for high performance machining tools: wear resistance, toughness and hardness. So, this work proposes a machinability test in laboratory seeking the evaluation of two materials for rolling mill rolls: an indefinite chilled double poured cast iron and a microalloyed indefinite chilled double poured cast iron. The test was performed by milling with three edges of carbide on a machining center and the machinability analysis of this work was done by the criterion of end of life of the machining tool. The work found that the addition of alloying elements on the chemical composition of the rolling mill rolls directly influenced the machinability of microalloyed indefinite chilled double poured cast iron, because the volume fraction of carbides VC increased by almost three times in this material resulting in an abrasive wear on the edges of cutting tools
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pernambuco, Luiz Rodrigo Alegre. "Avaliação da usinabilidade de cilindros para laminação de tiras a quente /." Guaratinguetá, 2014. http://hdl.handle.net/11449/131908.

Full text
Abstract:
Orientador: Marcos Valério Ribeiro
Banca: Manoel Cleber de Sampaio Alves
Banca: Amauri Hassui
Resumo: A utilização de ensaios de avaliação da usinabilidade dos materiais pode ser um fator determinante na viabilidade de processos de fabricação, contribuindo no planejamento dos custos, prazos e na busca pela qualidade do produto através de desenvolvimentos de estratégias e tecnologias de usinagem. Quando o produto usinado é um cilindro, que faz o papel de ferramenta no processo de laminação, a necessidade de tal desenvolvimento fica clara quando se analisa os requisitos para alta performance de cilindros de laminação e se identifica que eles são os mesmos requisitos para alta performance de insertos de usinagem: resistência ao desgaste, tenacidade e dureza. Assim esse trabalho propõe um ensaio de usinabilidade em laboratório para a avaliação de dois materiais de cilindros de laminação: o ferro fundido indefinido e o ferro fundido indefinido microligado. O ensaio foi executado através do fresamento com três arestas de metal duro em um centro de usinagem e a análise de usinabilidade foi feita pelo critério de fim de vida da ferramenta de usinagem. Foi constatado que a adição de elementos de liga na composição química dos cilindros influenciou diretamente na usinabilidade do ferro fundido indefinido microligado, pois a fração volumétrica de carbonetos VC aumentou em quase três vezes nesse material resultando em um desgaste abrasivo nas arestas das ferramentas de corte
Abstract: The use of tests to evaluate the machinability of the material may be a determining factor in the viability of manufacturing processes, and contribute to planning the cost, time and in the search for the quality of the product through development of strategies and machining technologies. When the machined product is rolling mill roll, who played as a tool in the milling process the need for such development becomes clear when is examined the requirements for high performance rolling mill roll and identifies that they are the same requirements for high performance machining tools: wear resistance, toughness and hardness. So, this work proposes a machinability test in laboratory seeking the evaluation of two materials for rolling mill rolls: an indefinite chilled double poured cast iron and a microalloyed indefinite chilled double poured cast iron. The test was performed by milling with three edges of carbide on a machining center and the machinability analysis of this work was done by the criterion of end of life of the machining tool. The work found that the addition of alloying elements on the chemical composition of the rolling mill rolls directly influenced the machinability of microalloyed indefinite chilled double poured cast iron, because the volume fraction of carbides VC increased by almost three times in this material resulting in an abrasive wear on the edges of cutting tools
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Andrade, Carlos Eduardo Celestino de. "Desempenho em fadiga e corrosão-fadiga da liga Ti-35Nb-2,5Sn laminada a quente aplicada como biomaterial." Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, 2013. https://ri.ufs.br/handle/riufs/3494.

Full text
Abstract:
Metallic materials have considerable importance in biomedical tissue reconstruction structural failed. Currently, the production of new alloys, titanium has been encouraged for biomedical use so as to reduce limitations and elastic modulus of alloy marketed cytotoxicity, in particular Ti-6Al-4V. Alloys Ti-Nb-Sn are an alternative for this purpose. In the current study, alloy Ti-35Nb-2,5SN were obtained by melting the arc, solubilized at 1000 ° C for 12 hours, hot-rolled with 40% reduction in water and cooled. The content of nitrogen and oxygen was verified by melting in an atmosphere of inert gas. The microstructures were characterized by optical microscopy, scanning electron microscopy (SEM) and X-ray diffraction. The characteristics in fatigue and corrosion - fatigue alloy were determined according to the guidelines noted in ASTM E466. Specimens were machined and fatigue SN curves obtained in air and in an environment with 0.9% NaCl. The micromechanics of fracture were analyzed by scanning electron microscope (SEM). The results were compared with published data for beta stabilized alloys and discussed the potential application of new alloys.
Os materiais metálicos biomédicos apresentam notável importância na reconstrução de tecidos estruturais que falharam. Atualmente, a produção de novas ligas de titânio tem sido incentivada para uso biomédico a fim de reduzir as limitações quanto ao módulo de elasticidade e citotoxicidade das ligas comercializadas, em particular a liga Ti-6Al-4V. As ligas de Ti-Nb-Sn surgem como alternativa para esta finalidade. No estudo atual, ligas de Ti-35Nb-2,5Sn foram obtidas por fusão a arco voltaico, solubilizadas, laminadas a quente com 40 % de redução e resfriadas em água. O teor de nitrogênio e oxigênio foi verificado por fusão em ambiente de gás inerte. As microestruturas foram caracterizadas por microscopia ótica, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e difração de raios-X. Corpos de prova de fadiga foram usinados e submetidas a ensaio para obtenção de curvas S-N ao ar e em ambiente com 0,9 % de NaCl e baixa frequência. Os micromecanismos de fratura foram analisados em microscópio eletrônico de varredura (MEV). Os resultados foram comparados com os dados publicados na literatura para outras ligas beta estabilizadas e foram discutidos os potenciais de aplicação das novas ligas. Os resultados dos ensaios mostraram que o limite de fadiga tende a coincidir com a tensão limite para o início do movimento de discordâncias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Caporalli, Filho Angelo. "Sistema especialista para o forjamento a quente de precisão." [s.n.], 2003. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/264480.

Full text
Abstract:
Orientador: Sergio Tonini Button
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica
Made available in DSpace on 2018-08-03T15:44:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CaporalliFilho_Angelo_D.pdf: 7296702 bytes, checksum: d080042f5d4d615c8783e2960c279f86 (MD5) Previous issue date: 2003
Doutorado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cambiucci, Antonio Fernando. "Estudo da laminação a quente do aço rapido ABNT M2." [s.n.], 1996. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/263103.

Full text
Abstract:
Orientador: Paulo Roberto Mei
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica
Made available in DSpace on 2018-07-21T10:29:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cambiucci_AntonioFernando_M.pdf: 22676343 bytes, checksum: 219931524e5121689e62bc3bc4c13298 (MD5) Previous issue date: 1996
Resumo: Este trabalho estudou o comportamento do aço rápido M2 durante a laminação a quente. Para tanto foi efetuada a caracterização qualitativa e quantitativa dos carbonetos existentes antes e imediatamente após as deformações verdadeiras sofridas pelo material através da laminação a quente. Nesta caracterização foram empregadas técnicas de microscopia ótica e eletrônica de varredura, difração de raio-X e metalografia quantitativa. Também foram medidas as cargas de laminação correspondentes a cada ensaio e as tensões de escoamento foram calculadas usando o modelo de Sims. Foram, então determinadas as equações das curvas das tensões de escoamento versus deformação verdadeira para cada temperatura de ensaio, visando assim, facilitar o dimensionamento de equipamentos industriais e melhorar o desempenho do processo de laminação do aço rápido M2. Foram também correlacionados os aspectos dessas curvas com as microestruturas. Cada amostra laminada foi examinada procurando-se correlacionar os fenômenos de encruamento e amolecimento (representados pela curva tensão de escoamento versus deformação verdadeira) com a microestrutura da mesma
Abstract: In this work, the behaviour of M2 high speed steel during hot rolling, was studied. Both qualitative and quantitative characterization was undertaken of the carbides present before and immediatelyafter true strains sufferedby the material due to hot rolling. For this characterization the techniques of optical and scanning electron microscopy, X-ray diffraction and quantitative metallography were used. The loads corresponding to each test and the flow stresses were calculated using Sims model. Equations were derived from plots of flow stress versus true strain for each test temperature, with the aim of allowing projection of the dimensions of industrial equipment and to improve the design of the rolling of M2 high speed steel. The shapes of these curves were also correlated with the microstructure of the steel. Each sample was examined to allow correlation of the hardening and softening phenomena (represented by the curves offlow stress versus true strain) with its microstructure
Mestrado
Materiais e Processos de Fabricação
Mestre em Engenharia Mecânica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Spinelli, Júnior Adhemar José [UNESP]. "Análise do processo de torneamento a quente auxiliado por resistência elétrica de quartzo." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2004. http://hdl.handle.net/11449/90806.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:24:47Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2004-12-15Bitstream added on 2014-06-13T19:52:31Z : No. of bitstreams: 1 spinellijunior_aj_me_bauru_prot.pdf: 2793116 bytes, checksum: 2a5518c4628bc08924a0d2677ef48198 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Um dos principais objetivos da indústria metal-mecânica é o aumento da produtividade nos processos de usinagem, o que pode ser conseguido por meio de maiores taxas de remoção de material. Este requisito está associado ao desgaste da ferramenta de corte, uma vez que a redução de sua vida acarreta aumento dos custos de fabricação, não só pelo valor unitário da ferramenta, mas também pelo tempo consumido na indesejável interrupção da operação. Atualmente, um dos importantes caminhos para o aumento da vida da ferramenta aponta para o desenvolvimento de materiais mais resistentes ao desgaste, como as pastilhas de nitreto cúbico de boro policristalino (PCBN). No entanto, o custo unitário destas ferramentas é consideravelmente alto...
One of the main of the metalworking industry is the increase of productivity in machining processes, which can be obtained through larger material removal rates. This requirement is associated to be cutting tool wear evolution, since the reduction of tool life increases the production costs, not only for unitary value of the tool, but also for the time consumed in the undesirable interruption of the operation. Nowadays, an important way to increase tool life is the development of more wear resistant materials, such as polycrystalline cubic boron nitride (PCBN) cutting tools. However, the unitary cost of these tools is considerably high, about 10 to 20 times more expensive that coated carbide tools. In addition its best performance occurs at high-speed machining, that demands modern machine tools. Many researchers have been using the technique of heating a workpiece layer immediately before its removal by the cutting tool in order to reduce the shear stress and to improve... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Souza, Filho Valter de. "Estudo do comportamento microestrutural de aços forjados a quente em condições de alta taxa de deformação." [s.n.], 2008. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/264496.

Full text
Abstract:
Orientadores: Sergio Tonini Button, Mauro Moraes de Souza
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica
Made available in DSpace on 2018-08-11T13:19:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SouzaFilho_Valterde_M.pdf: 4133313 bytes, checksum: a0db5181ce553fa4a0c17b20db4a876b (MD5) Previous issue date: 2008
Resumo: A conformação a quente, especificamente em prensa horizontal, é um tema de pouco estudo no meio acadêmico, mas interessante pelo emprego da alta taxa de deformação que alcança 90s-1. A microestrutura resultante desse processo é influenciada por algumas variáveis como temperatura, taxa de deformação, tamanho de grão austenítico inicial e taxa de resfriamento. A proposta deste trabalho é prever o comportamento da microestrutura dos aços perante essa alta taxa de deformação com a utilização da simulação numérica. Para tanto, os materiais DIN 20NiCrMo8 MOD e DIN 16MnCr5 MOD foram ensaiados nessa taxa de deformação em um processo de conformação industrial. A comparação do tamanho de grão austenítico obtido da conformação industrial com o tamanho de grão austenítico obtido através da simulação numérica é demonstrada. A influência da taxa de resfriamento sobre a microestrutura para cada material também foi demonstrada. Concluiu-se que a previsão do tamanho de grão austenítico é adequada utilizando-se o software comercial MSC.Superform acrescido do cálculo para crescimento de grãos. A previsão do comportamento mecânico após o processo de conformação utilizando-se de equações da literatura foi insatisfatória, porém pode-se demonstrar a influência da variação da taxa de resfriamento na microestrutura das peças conformada a quente
Abstract: A conformação a quente, especificamente em prensa horizontal, é um tema de pouco estudo no meio acadêmico, mas interessante pelo emprego da alta taxa de deformação que alcança 90s-1. A microestrutura resultante desse processo é influenciada por algumas variáveis como temperatura, taxa de deformação, tamanho de grão austenítico inicial e taxa de resfriamento. A proposta deste trabalho é prever o comportamento da microestrutura dos aços perante essa alta taxa de deformação com a utilização da simulação numérica. Para tanto, os materiais DIN 20NiCrMo8 MOD e DIN 16MnCr5 MOD foram ensaiados nessa taxa de deformação em um processo de conformação industrial. A comparação do tamanho de grão austenítico obtido da conformação industrial com o tamanho de grão austenítico obtido através da simulação numérica é demonstrada. A influência da taxa de resfriamento sobre a microestrutura para cada material também foi demonstrada. Concluiu-se que a previsão do tamanho de grão austenítico é adequada utilizando-se o software comercial MSC.Superform acrescido do cálculo para crescimento de grãos. A previsão do comportamento mecânico após o processo de conformação utilizando-se de equações da literatura foi insatisfatória, porém pode-se demonstrar a influência da variação da taxa de resfriamento na microestrutura das peças conformada a quente
Mestrado
Materiais e Processos de Fabricação
Mestre em Engenharia Mecânica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Everaldo da. "Estudo da ductilidade de aços inoxidáveis duplex durante a conformação a quente por ensaios de torção." reponame:Repositório Institucional da UFOP, 2015. http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6390.

Full text
Abstract:
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Departamento de Engenharia Metalúrgica, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Submitted by giuliana silveira (giulianagphoto@gmail.com) on 2016-02-26T18:02:28Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_EstudoDuctibilidadeAços.pdf: 3052141 bytes, checksum: efad8dc17c7961d461ebff30d632846b (MD5)
Approved for entry into archive by Oliveira Flávia (flavia@sisbin.ufop.br) on 2016-04-13T14:18:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_EstudoDuctibilidadeAços.pdf: 3052141 bytes, checksum: efad8dc17c7961d461ebff30d632846b (MD5)
Made available in DSpace on 2016-04-13T14:18:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_EstudoDuctibilidadeAços.pdf: 3052141 bytes, checksum: efad8dc17c7961d461ebff30d632846b (MD5) Previous issue date: 2015
Os aços inoxidáveis duplex compõem uma classe de aços inoxidáveis que apresenta microestrutura bifásica constituída por frações aproximadamente iguais de ferrita e austenita. Essa proporção de fases austenita-ferrita confere aos aços inoxidáveis duplex elevada resistência mecânica e alta resistência a corrosão em relação aos aços inoxidáveis ferríticos e austeníticos. Entretanto, os aços inoxidáveis duplex apresentam fragilidade durante o trabalho a quente. Neste trabalho foi realizado o estudo da fragilidade durante o trabalho a quente de aços inoxidáveis duplex, utilizando-se ensaios de torção, análise microestrutural, e simulação no Thermo-Calc®. As simulações no Thermo-Calc® permitiram determinar as temperaturas de equilíbrio de fases e de tratamento térmico. Foram realizados ensaios em aços do tipo UNS S32304 e UNSS31803, em resfriamento contínuo a partir de 1200°C, e ensaios isotérmicos no intervalo de temperaturas de 1000 a 1150°C. Nos ensaios em resfriamento contínuo, observou-se maior ductilidade no aço UNS S31803 quando comparado com o UNS S32304. Nos ensaios isotérmicos, foi constatada diminuição da ductilidade com a redução da temperatura de ensaio para os dois aços. Após analise microestrutural, pode ser constatado que a diminuição da ductilidade está relacionada com o aumento da fração volumétrica de austenita nos aços. ____________________________________________________________________________________
ABSTRACT : Duplex Stainless Steels (DSS) are a type of stainless steels that present a two-phase microstructure constitute by approximately equal fractions of ferrite and austenite phases. This proportion of austenite-ferrite phases provides to these steels higher mechanical and corrosion resistance when compare to ferritic and austenitic stainless steels. However, the DSS present poor hot workability. The present work studied the hot workability of two DSS by of torsion tests, Thermo-calc® and microestructural analysis. Thermo-Calc® simulation allowed to determine the phase equilibrium and heat treatment temperatures. Torsion tests during continuous cooling were performed in UNS S32304 and UNSS31803 steels starting at 1200°C. Isothermal tests were also performed at the range temperature between 1000 and 1150°C. Results from the continuous cooling showed that the UNS S31803 has a higher ductility than the UNS S32304. Isothermal tests results showed a decrease in ductility with temperature for both steels. After microestructural analysis, it was possible to conclude that this decrease in ductility is related with the increase of the austenite fraction in the steels.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Magri, Mário Lopes. "Influência da topografia superficial na vida da matriz de forjamento a quente." [s.n.], 2011. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/264194.

Full text
Abstract:
Orientador: Anselmo Eduardo Diniz
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica
Made available in DSpace on 2018-08-19T01:58:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Magri_MarioLopes_M.pdf: 19076478 bytes, checksum: 62f43033b77432b5019d5a220f449830 (MD5) Previous issue date: 2011
Resumo: Vários produtos da indústria metalúrgica mundial são produzidos em regime de produção seriada, que utilizam matrizes em suas operações. Essas matrizes, por sua vez, contêm o perfil negativo do produto e, obviamente, é de interesse econômico que sua vida útil seja a maior possível. Porém, esta vida depende do ambiente ao qual o processo está inserido. No caso do forjamento a quente, que normalmente proporciona um ambiente excessivamente agressivo, as matrizes estão expostas a vários mecanismos de desgaste, como a abrasão, a adesão e a deformação plástica. Uma das variáveis do processo que torna o ambiente agressivo é a faixa de temperatura empregada no aquecimento dos tarugos, entre 900 a 1250°C. Deste modo, durante o tempo de contato, a superfície da matriz pode atingir temperaturas próximas ou mesmo superiores à utilizada para o revenimento do aço-ferramenta empregado na construção das matrizes. Na sequência do processo, após o contato da matriz com o tarugo aquecido ocorre o resfriamento da matriz, gerando um ciclo térmico prejudicial que reduz a dureza das matrizes e, conseqüentemente, a sua vida. Portanto, é de grande interesse conhecer profundamente o processo, bem como as variáveis fundamentais que podem influenciar sua vida. Uma destas variáveis é a topografia da superfície, ou seja, seu perfil de rugosidade. O estudo desta variável é o principal tema deste trabalho. Geralmente se associa a região da matriz ao mecanismo de desgaste característico, e o desgaste abrasivo é o mais agressivo dentre todos. Esse tipo de desgaste ocorre principalmente na região do patamar de rebarbas e, quando atinge certos níveis, compromete a geometria do produto, determinando o fim de vida das matrizes. Por este motivo, essa região foi a escolhida para o estudo dos efeitos da topografia na vida da matriz. Foram desenvolvidas quatro topografias diferentes nesta região, produzidas por fresamento de topo esférico, conforme a metodologia conhecida como "High Speed Machining (HSM)". Manteve-se a velocidade de corte igual para todas as topografias, pois estas foram obtidas apenas pela variação dos parâmetros fz e ae. Destas quatro topografias, duas são formadas por micro cavidades e duas são formadas por sulcos direcionais no sentido do avanço. O melhor desempenho tribológico foi alcançado pela topografia com geometria de micro-cavidades, formadas pela utilização dos maiores valores dos parâmetros fz e ae. Além do melhor desempenho tribológico verificado por esta topografia, esta superfície apresentou o menor tempo consumido na sua produção
Abstract: Several products from the worldwide metallurgical industry are produced in mass production system, which use forming dies in their operation. These dies, in turn, contains the negative profile of the product and, obviously, it is of economic interest keep their service life as long as possible. However, the life depends on the process environment in which dies are operating. In hot forging, which usually provides an overly aggressive environment, the dies are exposed to several wear mechanisms as abrasion, adhesion and plastic deformation. A process variable that contributes to the aggressive environment is the temperature range used in the heating of the billets, between 900 to 1250°C. Thus, during the contact time the die surface can reach temperatures close or even higher to the usual tempering temperature of the tool steel applied in the die construction. Following the process, after the contact between die and hot billet, the die cooling occurs what generates a harmful thermal cycle that reduces the die hardness and, consequently, the service life. Therefore, the entire knowledge of the process is desirable, as well as their key variables that can influence the die life. One of these variables is the surface topography, i.e., its roughness profile. The study of this variable is the main subject of this work. Usually, abrasive wear is the most aggressive among all mechanisms of wear. This kind of wear occurs mainly in the flash land, and when this wear reaches a level that compromises the product geometry, determines the die rejection. For this reason, this region was chosen for the study of the effects of surface topography in die service life. Four different topographies were developed on this region, produced by ball end milling in according to a methodology known as High Speed Machining (HSM). All topographies were made under the same cutting speed and they were obtained only by varying the fz and ae parameters. In these four topographies, two were formed by micro-cavities and two by grooves along the tool feed direction. The best tribological performance was achieved by micro-cavities topography, formed by the highest values for fz and ae parameters. In addition to the better tribological performance observed in this topography, its roughness profile presented the shortest time consumed in its production
Mestrado
Materiais e Processos de Fabricação
Mestre em Engenharia Mecânica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Metsys, Quentin"

1

Revel, Emmanuelle. Le Prêteur et sa femme de Quentin Metsys. Paris: Louvre, Service culturel action éducative, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Metsys, Quentin"

1

Dominici, Tamara. "Erasmus of Rotterdam and Quentin Metsys: a reassessment." In Arts, Portraits and Representation in the Reformation Era, 109–22. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 2019. http://dx.doi.org/10.13109/9783666552496.109.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barclay, Katie, and François Soyer. "Quentin Metsys (1543–1589), Christ as the Man of Sorrows." In Emotions in Europe 1517–1914, 297–98. London: Routledge, 2021. http://dx.doi.org/10.4324/9781003175384-54.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography