To see the other types of publications on this topic, follow the link: Microestrutura e durabilidade.

Journal articles on the topic 'Microestrutura e durabilidade'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 15 journal articles for your research on the topic 'Microestrutura e durabilidade.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Mauri, J., D. P. Dias, G. C. Cordeiro, and A. A. Dias. "Argamassa geopolimérica: estudo da degradação por sulfato de sódio e ácido sulfúrico." Matéria (Rio de Janeiro) 14, no. 3 (2009): 1039–46. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762009000300015.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo avaliar a durabilidade de uma argamassa geopolimérica exposta a ambientes altamente agressivos compostos por sulfato de sódio e ácido sulfúrico em soluções com 10% e 5% de concentração, respectivamente. A argamassa foi constituída de metacaulim, cimento Portland, hidróxido de potássio e silicato de sódio alcalino. As propriedades avaliadas foram: resistência à compressão axial e características microestruturais. A microestrutura da pasta geopolimérica foi avaliada por microscopia eletrônica de varredura e por análise termodiferencial. Os resultados indicaram que o metacaulim utilizado não possuiu propriedades satisfatórias para fins de geopolimerização, comprometendo de sobremaneira a resistência mecânica da argamassa submetida aos dois ambientes agressivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Juliana Oliveira da, Sâmea Valensca Alves Barros, Gerbeson Carlos Batista Dantas, and Patrícia Mendonça Pimentel. "CARACTERIZAÇÃO DA CINZA DA CASCA DE ARROZ VISANDO APLICAÇÃO NA CONFECÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL." Revista de Ciências Ambientais 14, no. 1 (April 14, 2020): 17. http://dx.doi.org/10.18316/rca.v14i1.5296.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento de materiais alternativos a partir de resíduos vem ganhando destaque nas últimas décadas, devido à crescente preocupação com o meio ambiente e à necessidade de tornar a cadeia produtiva sustentável. A área da construção civil pode tornar-se aliada importante nesta ação, ao desenvolver técnicas que permitam caracterizar as cinzas de casca de arroz e conhecer o comportamento de sua microestrutura quando incorporados com outros tipos de resíduos e assim verificar a durabilidade destes materiais em relação aos convencionais. Partindo da premissa que a microestrutura dos componentes de um determinado material alternativo ou convencional influencia seu comportamento final o presente trabalho teve como objetivo realizar a caracterização física e químico-mineralógica da cinza obtida da casca de arroz oriunda de uma indústria de Caicó/RN. Esta cinza foi gerada a partir de dois processos: queima em olaria e queima em forno elétrico à temperatura de 600°C. Para caracterizar o material resultante foram empregadas as seguintes técnicas: granulometria de difração a laser, fluorescência de raios-x (FRX) e difração de raios-x (DRX). Os resultados obtidos mostraram que a cinza da casca de arroz apresentou características pozolânicas, o que permite sua utilização na confecção de vários materiais para uso na construção civil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Baldovino, Jair de Jesús Arrieta, Ronaldo Luis Dos Santos Izzo, Juliana Lundgren Rose, and Érico Rafael Da Silva. "Parâmetros de resistência e de durabilidade de um silte sedimentar cimentado para aplicação em pavimentação." TRANSPORTES 28, no. 5 (December 15, 2020): 117–35. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v28i5.2106.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta os parâmetros de resistência e de durabilidade de um silte sedimentar de Curitiba (Brasil) estabilizado com cimento para potencial uso em pavimentação. A resistência à tração por compressão diametral, a resistência à compressão simples e perda de massa devido a ciclos de molhagem e secagem (M/S) foram pesquisados em laboratório usando um silte de coloração cinza esverdeado (originário de um dos horizontes da Formação Guabirotuba - Paraná) e cimento de alta resistência inicial-ARI (CPV). Foram empregados teores de cimento (C) de 3, 5, 7 e 9%, pesos específicos secos de moldagem (γd) de 14, 15 e 16 kN/m3, tempos de cura (t) de 7, 14 e 28 dias, e um teor de umidade (ω) fixo de 23%. Os resultados demonstram que com o aumento do teor de cimento e do tempo de cura, há um ganho de resistência mecânica, melhoramento na microestrutura, e uma diminuição na perda acumulada de massa (PAM) e da porosidade inicial (η) das misturas compactadas. Empregou-se a relação porosidade/teor volumétrico de cimento (η/Civ) para determinar a quantidade de cimento mínima necessária para estabilizar o solo de acordo com os parâmetros de resistência e durabilidade. Finalmente, C=5%, em peso, é o teor mínimo que satisfaz os requerimentos para uso potencial do solo em sub-base.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Isaia, Geraldo Cechella, Raúl Luis Zerbino, Antonio Luiz Guerra Gastaldini, and Gemma Rodrigues Sensale. "Viabilidade do emprego de cinza de casca de arroz natural em concreto estrutural (parte II): durabilidade." Ambiente Construído 17, no. 2 (June 2017): 233–52. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212017000200155.

Full text
Abstract:
Resumo Os resíduos incorporados aos materiais de construção devem ser usados, se possível, sem processamentos, para evitar o aumento dos impactos ambientais e custos adicionais. A cinza de casca de arroz (CCA) é uma pozolana que deve ser previamente moída, para aumentar a finura e a reatividade com o cimento, quando empregada como material cimentício. Este trabalho estuda cinza de casca de arroz natural (CCAN) sem processamento em substituição parcial de 15% de cimento, em massa, para uso em concreto estrutural, cominuída por moagem conjunta com os agregados no tambor da betoneira. Na parte I desta pesquisa, já publicada, são apresentados os resultados de microestrutura, resistência mecânica e retração, também para o teor de 25%, e nesta parte II são mostrados os dados dos ensaios de durabilidade (carbonatação, penetração de cloretos, resistividade, absorção d'água, permeabilidade ao oxigênio, absorção capilar e reação álcali-sílica - RAS), comparados ao concreto referência com 100% de cimento e, ainda, com CCA moída previamente (CCAM). Os resultados mostram que 15% de CCAN é factível de ser empregado em concreto porque apresenta desempenho superior ao concreto referência, quando usado cimento com pozolanas e próximos ou até superiores às misturas de CCAM, para grande parte das variáveis estudadas. Conclui-se que 15% de CCAN para concreto estrutural é viável e traz maior sustentabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Albuquerque, Pedro Paulo Albuquerque Cavalcanti de, Marina Barreto Pereira Moreno, Alexander Cassandri Nishida, Ezequias Costa Rodrigues Junior, and Carlos Eduardo Francci. "Microhardness, Color Stability and Microstructural Analysis of Prefabricated Composite Resin Veneers." Journal of Health Sciences 21, no. 3 (September 24, 2019): 284. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2019v21n3p284-289.

Full text
Abstract:
AbstractThe aim of the work was to determine Knoop microhardness (KH), color stability (ΔE00) and microstructure of prefabricated composite resin veneers (PCRVs). Two PCRVs systems (Componeer Brilliant New Generation, Coltene, Altstätten, Switzerland; and Direct Veneer, Edelweiss, Wolfurt, Austria) were tested. KH was measured at the buccal surface of the PCRVs. Color analyze was evaluated by a spectrophotometer and ΔE00 calculated using CIEDE2000 formula. Microstructure of the PCRVs was characterized using scanning electron microscopy (SEM). Data of KH and ΔE00 were subjected to One-way ANOVA followed by Tukey post hoc test (α=0.05). Componeer (KH = 46) and Edelweiss (KH = 43) presented statistical similar hardness results (p>0.05). Componeer (ΔE00water= 0.1 and ΔE00coffee= 13.4) showed lower ΔE00 than Edelweiss (ΔE00water= 0.5 and ΔE00coffee= 18.7). SEM-images indicated similar microstructures of the PCRVs tested. Although PCRVs present similar microhardness and microstructure, Componeer showed higher color stability and lower extrinsic pigmentation to coffee in comparison to Edelweiss. Direct composite resin veneer treatment might be simplified with PCRVs. However, the high pigmentation observed in the PCRVs could generate aesthetic failures over the time.Keywords: Microscopy, Electron, Scanning. Color. Dental Veneers.ResumoO objetivo do trabalho foi determinar a microdureza Knoop (KH), estabilidade de cor (ΔE00) e a microestrutura de facetas de resina composta pré-fabricadas. Os sistemas de facetas Componeer e Edelweiss foram testados. Para cada sistema, a microdureza foi avaliada na superfície vestibular das facetas. A análise da estabilidade de cor foi feita mediante o emprego de um espectrofotômetro e a alteração de cor foi calculada seguindo a fórmula determinada pelo CIEDE2000. A microestrutura dos sistemas foi observada e caracterizada a partir de um microscópio eletrônico de varredura. Os resultados de microdureza e alteração de cor foram submetidos a análise de variância de um fator complementados pelo teste de Tukey (α=0,05). Os sistemas de facetas pré-fabricadas de resina composta apresentaram valores estatisticamente similares de microdureza (p>0,05). O grupo Componeer apresentou uma alteração de cor inferior em relação ao grupo Edelweiss. Os dois sistemas apresentaram uma elevada pigmentação após imersão em solução com café. A microestrutura dos sistemas se mostrou similar em função da avaliação das imagens em microscopia. Apesar dos sistemas apresentarem microdureza e microestrutura similares, o sistema Componeer gerou menor alteração de cor com menor pigmentação a bebida corante empregada em comparação ao sistema Edelweiss. A técnica de facetas dentárias pode ser simplificada utilizando um sistema de facetas pré-fabricadas de resina composta. Todavia, a elevada pigmentação observada no presente estudo deve ser levada em consideração já que o tratamento com esse tipo faceta tende a ser um procedimento estético com durabilidade elevada.Palavras-chaves: Microscopia Eletrônica de Varredura. Cor. Facetas Dentárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Castro, A. L. de, and V. C. Pandolfelli. "Revisão: conceitos de dispersão e empacotamento de partículas para a produção de concretos especiais aplicados na construção civil." Cerâmica 55, no. 333 (March 2009): 18–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132009000100003.

Full text
Abstract:
O concreto material de construção mais amplamente utilizado está constantemente evoluindo. Nos últimos anos, muitas pesquisas têm sido desenvolvidas e a busca por materiais com desempenho mecânico e de durabilidade cada vez maiores tem sido o alvo dos pesquisadores da tecnologia dos concretos. Tais materiais permitem que os projetistas e arquitetos o usem eficientemente em edifícios altos, além de serem esteticamente mais interessantes. Para tanto, concretos obtidos a partir da engenharia de microestrutura são necessários. Por serem compósitos constituídos de partículas com granulometria fina (tamanho máximo < 4750 μm) e uma baixa relação água/cimento, esses concretos apresentam matrizes densas obtidas a partir da otimização do empacotamento dos materiais granulares, enquanto a trabalhabilidade adequada é obtida com a dispersão das partículas promovida pela incorporação de aditivos químicos à mistura. Além disso, utilizam adições minerais que são, na grande maioria, subprodutos industriais, resultando em um grande benefício ambiental: reciclagem de resíduos industriais, redução de emissões poluidoras durante a produção do cimento, preservação de matérias-primas e economia de energia. Assim, no presente artigo, uma revisão sobre os conceitos de dispersão e empacotamento de partículas foi realizada, direcionando-se para os concretos especiais aplicados na construção civil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Xavier, G. C., F. Saboya, P. C. A. Maia, and J. Alexandre. "Análise de processos de degradação acelerada em laboratório para estudo da durabilidade de peças cerâmicas vermelhas incorporadas com resíduo de granito." Cerâmica 55, no. 333 (March 2009): 1–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132009000100001.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta resultados sobre durabilidade de artefatos cerâmicos vermelhos incorporados com resíduo de granito, produzidos no pólo cerâmico de Campos dos Goytacazes-RJ. Inicialmente, para avaliação e análise do desempenho dos cerâmicos, são apresentados resultados da caracterização da massa argilosa e do resíduo de granito e, também, os efeitos da degradação do cerâmico obtido com a adição do resíduo de granito na massa argilosa. A massa argilosa foi coletada numa Indústria Cerâmica da região de Campos dos Goytacazes, RJ, e o rejeito é oriundo da região de Cachoeiro de Itapemirim, ES. As misturas foram feitas adicionando-se 0%, 5% e 10% de rejeito, em peso, até homogeneização da massa argilosa para posterior obtenção de corpos de prova prismáticos. Os corpos de prova foram submetidos a secagem e queima a 500 °C, 700 °C e 900 °C. De um lote de amostras foram obtidas as propriedades tecnológicas. Em outro lote, as amostras foram levadas ao equipamento de degradação e a ciclos de umidade para promover a alteração do cerâmico. Foram consideradas até 1500 h de lixiviação contínua no equipamento, e 50 e 150 de ciclos de umidade. Através da microscopia eletrônica de varredura foram observadas as modificações na microestrutura do material antes e depois da degradação. Os resultados mostram que certa quantidade de incorporação de resíduo tem influência considerável na evolução da degradação. Além disto, são notadas maiores resistências à degradação no material incorporado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Castro, A. L. de, J. B. L. Liborio, and V. C. Pandolfelli. "Desempenho de concretos avançados para a construção civil, formulados a partir do método de dosagem computacional." Cerâmica 55, no. 335 (September 2009): 233–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132009000300002.

Full text
Abstract:
A busca por materiais com desempenho mecânico e durabilidade cada vez superiores tem sido o alvo dos pesquisadores da tecnologia dos concretos. Para tanto, concretos obtidos a partir da engenharia de microestrutura são necessários. Com base nos conceitos de empacotamento e dispersão de partículas é possível obter materiais com matrizes densas e trabalhabilidade adequada. Assim, as propriedades de concretos dosados com base nesses conceitos são apresentadas e comparadas àquelas de concretos de alto desempenho, adotados em pesquisas da construção civil. As propriedades no estado fresco foram avaliadas medindo-se o índice de fluidez e determinando-se o comportamento reológico do material. No estado endurecido, a resistência mecânica foi avaliada pelos ensaios de compressão uniaxial, tração por compressão diametral e flexão em 3 pontos, enquanto o módulo de elasticidade foi avaliado pelos métodos estático e dinâmico. Os concretos desenvolvidos se apresentaram trabalháveis por um período de tempo superior que o concreto de referência, sem a necessidade da incorporação de aditivos retardadores. Em termos de resistência mecânica, foi possível observar uma maior reprodutibilidade dos resultados obtidos para os concretos formulados por dosagem computacional. Além disso, os resultados possibilitaram estabelecer boas correlações entre as resistências medidas para esses concretos, bem como entre os módulos de elasticidade medidos por ambos os métodos de ensaio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Campos, Jackyel Venâncio Andrade, Elvys Dias Reis, Carlos José Dias, and Heron Freitas Resende. "Concreto em altas temperaturas: um estudo de caso sobre um incêndio em edifício residencial em Minas Gerais." Research, Society and Development 10, no. 9 (July 28, 2021): e53110918551. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18551.

Full text
Abstract:
Este artigo trata de um diagnóstico estrutural realizado no Edifício Residencial Afonso Alves, em Barbacena, Minas Gerais, após a ocorrência de um incêndio que danificou todas as estruturas de concreto armado. Primeiramente, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o comportamento do concreto quando submetido a altas temperaturas, explanando sobre os principais fenômenos físicos e químicos que ocorrem nessa condição e discorrendo sobre os efeitos observados desde a microestrutura do concreto até uma análise macroscópica. Além disso, discorreu-se sobre as reações que se desencadeiam quando o concreto armado endurecido está sofrendo o processo de aumento da temperatura, alcançando altas temperaturas e também quando ele sofre o processo de resfriamento. Na sequência foram apresentadas as principais patologias encontradas nas estruturas de concreto armado, suas principais causas, efeitos e formas de preveni-las, visando preservar a vida útil prevista na concepção do projeto. Destacou-se ainda a extrema importância do Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico (PPCI) nas edificações, sejam elas residenciais, comerciais ou industriais. Em seguida foi feita a descrição do edifício estudado, apresentando o diagnóstico estrutural de forma detalhada, indicando as principais estruturas afetadas pelo incêndio, as inspeções visuais em todas as estruturas visíveis e os resultados dos ensaios destrutivos e não destrutivos. Por fim, foram apontadas algumas medidas de recuperação que devem ser adotadas para tratar as patologias que estão comprometendo a estabilidade e durabilidade das estruturas de concreto armado, além de recomendar alguns reforços estruturais, a fim de garantir a segurança do edifício e de seus ocupantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Costa Junior, Milton Paulino, and Sayonara Maria Moraes Pinheiro. "Análise da durabilidade de concreto armado com fissuras induzidas por carregamento." Revista ALCONPAT 11, no. 2 (May 1, 2021): 17–37. http://dx.doi.org/10.21041/ra.v11i2.510.

Full text
Abstract:
O objetivo desse trabalho é verificar a relação entre a ação de carregamentos induzindo fissuras e a durabilidade do concreto armado. Foram produzidos corpos-de-prova prismáticos e durante o período de dois anos estas amostras foram submetidas à névoa salina artificial, estando sob a ação de carregamento central permanente, carregamento central de curta duração e sem carregamento (referência), sendo realizados ensaios de penetração de cloretos e análise microestrutural, além do mapeamento das fissuras. Verificou-se que o carregamento não influenciou nos resultados de penetração de cloretos, porém, nas micrografias e microanálises das amostras fissuradas observou-se a formação de produtos de deterioração e possíveis microorganismos, em comparação aos corpos-de-prova que não sofreram carregamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Pariona, M. M., and S. A. Pianaro. "Simulação da difusão do zinco e do oxigênio, e análise da durabilidade de varistor de ZnO utilizando o planejamento fatorial." Cerâmica 46, no. 299 (September 2000): 145–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132000000300005.

Full text
Abstract:
A durabilidade do varistor de ZnO está relacionada com suas características elétricas, microestruturais, térmicas e com o fenômeno de transporte de massa nos contornos de grão durante o processo de operação do varistor. O estado de polarização nos contornos de grão está relacionado com a difusão do zinco, do oxigênio e dos dopantes durante a aplicação do potencial elétrico e/ou da temperatura. Quando o potencial elétrico é retirado e o estado de polarização não recupera seu estado natural, significa que o dispositivo adquire os piores parâmetros e o varistor sofre degradação, comprometendo sua durabilidade. Neste trabalho, foi simulada a difusão do zinco intersticial e das vacâncias de oxigênio em ZnO. Foi também simulada a durabilidade do varistor, através do planejamento fatorial dos parâmetros elétricos, térmicos e geométricos que caracterizam o dispositivo. Através destes resultados, verificou-se que a difusão do zinco intersticial controla principalmente as propriedades elétricas. Observou-se, também, que quando aumenta a temperatura e a queda de tensão registrada em 0,5 mA/cm², a durabilidade do varistor fica comprometida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Fonsêca, Nayara Jhéssica Marques da, Jonatas Macêdo de Souza, Ricardo Eugênio Barbosa Ramos Filho, Jaquelígia Brito da Silva, Vamberto Monteiro da Silva, and Wilson Acchar. "Avaliação do potencial do resíduo cerâmico (RC) nas propriedades tecnológicas de tijolos de solo-aglomerante (s)." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 55 (May 24, 2021): 119. http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4304.

Full text
Abstract:
<p>O resíduo cerâmico (RC) oriundo das quebras no sistema construtivo tem sido utilizado em pesquisas com concretos, argamassas e tijolos. Neste trabalho, avaliaram-se as propriedades físicas, mecânicas e microestruturais de tijolos de solo-aglomerante em idades avançadas (90, 120, 150 e 365 dias), com utilização do RC como adição pozolânica. O cimento e a cal foram aplicados em teores de 6% e 12% e o RC adicionado no teor de 4%, ambos em relação à massa do solo. Os tijolos foram submetidos a ensaios de resistência à compressão, absorção de água, durabilidade e microscopia eletrônica de varredura. Quanto à resistência à compressão e durabilidade, as amostras atenderam às prescrições da NBR 13553, resistência acima de 1MPa para materiais utilizados em paredes de solo-cimento e perda de massa abaixo de 7%, para o tipo de solo empregado. No ensaio de absorção de água, a mistura de solo com 12% de cal foi a única com valor acima do limite (20%) recomendado pela NBR 8491. As micrografias mostram que a adição de RC na formulação com cal proporcionou uma maior formação de compostos semelhantes ao CSH e CAH. É possível concluir que o RC contribuiu para melhoria das propriedades tecnológicas das formulações analisadas.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Torres, Danilo dos Reis, Alessandra Lie Fujii, Roberto Cesar de Oliveira Romano, and Rafael Giuliano Pileggi. "Impacto da rota de incorporação de ar nas propriedades de materiais formulados com cimento Portland." Ambiente Construído 14, no. 2 (June 2014): 141–52. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212014000200010.

Full text
Abstract:
Este trabalho avalia o impacto da rota de incorporação de ar nas propriedades de materiais cimentícios. Para tanto, a distribuição granulométrica de um microconcreto foi mantida constante e o ar foi incorporado por meio de duas rotas de processamento: injeção de espuma aquosa e adição de incorporador de ar na formulação. Os ensaios no estado endurecido foram realizados 28 dias após as moldagens dos corpos de prova. Os resultados mostraram que a injeção de espuma aquosa pode gerar maior quantidade de ar incorporado no estado fresco com menor quantidade de aditivo. No estado endurecido não foram observadas significativas variações na porosidade total e na resistência mecânica dos microconcretos. Entretanto, a permeabilidade ao ar, propriedade intimamente ligada à durabilidade, foi maior nos microconcretos obtidos a partir da injeção de espuma aquosa devido às alterações microestruturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Almeida, Alessandra Etuko Feuzicana de Souza, Gustavo Henrique Denzin Tonoli, Sergio Francisco dos Santos, and Holmer Savastano Junior. "Carbonatação acelerada efetuada nas primeiras idades em compósitos cimentícios reforçados com polpas celulósicas." Ambiente Construído 10, no. 4 (December 2010): 233–46. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212010000400016.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito carbonatação acelerada nas propriedades físicas e desempenho mecânico de compósitos cimentícios reforçados com altos teores de polpas celulósicas. Os compósitos foram moldados em laboratório pelo processo de sucção a vácuo do excesso de água e posterior prensagem, e a carbonatação acelerada foi realizada em diferentes estágios de cura. O estudo das propriedades microestruturais foi realizado por microscopia eletrônica de varredura ambiental e difração de raios X. Os resultados obtidos mostraram que a carbonatação acelerada nos primeiros dias de cura resultou em maiores resultados de propriedades mecânicas e melhora na interface fibra-matriz. A carbonatação acelerada reduziu o conteúdo de portlandita [Ca(OH)2] e aumentou o teor de calcita [CaCO3] que é o principal composto resultante da carbonatação. Consequentemente, ocorreu a redução da alcalinidade na matriz cimentícia, o que pode favorecer a durabilidade das fibras celulósicas que se destacam como alternativas às fibras minerais e sintéticas, e podem contribuir para o desenvolvimento sustentável na tecnologia dos materiais de construção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Machado, Cleice Lins, Lucas Ribeiro de Sousa, Jefferson Santos da Silva, Heloysa Martins Carvalho Andrade, and Jardel Pereira Gonçalves. "Efeito do dióxido de carbono supercrítico em pastas de cimento contendo catalisador residual de FCC." Matéria (Rio de Janeiro) 25, no. 1 (2020). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620200001.0899.

Full text
Abstract:
RESUMO O catalisador residual (CR), oriundo do Craqueamento Catalítico Fluido (FCC) em refinarias de petróleo, tem sido estudado como pozolana em materiais cimentícios para avaliação do desenvolvimento de propriedades mecânicas e durabilidade. Contudo, estudos sobre a degradação destes materiais com dióxido de carbono supercrítico (scCO2) são recentes. Este artigo avalia a degradação de pastas endurecidas com substituição da massa do cimento por CR (0%, 15% e 30% de CR) expostas durante 7 h ao scCO2, na condição de temperatura e pressão estimada para 760 m de profundidade (53,55 °C/12,41 MPa). A densidade das pastas foi fixada em 1,89 g/cm3 e tempo de cura de 28 dias. A formulação das pastas e condição supercrítica visou simular a aplicação na estrutura de um poço onshore no nordeste do Brasil, considerando que o contato com scCO2 aconteça após ao enrijecimento das pastas. A microestrutura foi avaliada por Difratometria de Raios-X (DRX) e Análises Térmicas (TG/DTG e DTA), a rigidez mensurada por dureza superficial Rockwell (HR15T) e áreas carbonatadas calculadas após aspersão da solução indicadora de pH. As pastas com CR possuíram dureza superficial reduzida e maior teor de água livre, indicando maior porosidade em relação a pastas contendo somente cimento. As reações pozolânicas do CR causaram redução parcial do teor de hidróxido de cálcio [Ca(OH)2] e formação de compostos cimentícios [C-S-H, C-A-S-H, C-A-H e Af(t)]. Após a exposição ao scCO2, as pastas com CR possuíram área/profundidade de carbonatação maiores em relação à pasta 0% CR. A formação do CaCO3 acarretou acréscimo da dureza superficial principalmente nas pastas com CR. Devido as reações com scCO2, as pastas contendo CR tiveram compostos cimentícios parcialmente descalcificados, contudo, permanecendo com teores equivalentes ou superiores aos encontrados na pasta 0% CR cuja carbonatação causou redução parcial do Ca(OH)2.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography