Academic literature on the topic 'Mídia cinema'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Mídia cinema.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Mídia cinema"

1

Cielo, Fernanda, and Valeska Fortes De Oliveira. "Educação e Cinema / Education and Cinema." Revista Pedagógica 15, no. 30 (August 21, 2013): 615. http://dx.doi.org/10.22196/rp.v15i30.1584.

Full text
Abstract:
Rosália Duarte é professora do Departamento de Educação edo Programa de Pós-Graduação em Educação, da PUC do Rio deJaneiro. É graduada em Psicologia, mestre e doutora em Educação,pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Fundação GetúlioVargas, respectivamente. Atualmente coordena o Grupo dePesquisa Educação e Mídia na PUC/Rio de Janeiro, trabalhandotemas como cinema, mídias, televisão na educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tufte, Birgitte, and Ole Christensen. "Mídia-Educação – entre a teoria e a prática." Perspectiva 27, no. 1 (April 30, 2010): 97–118. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2009v27n1p97.

Full text
Abstract:
O artigo inicia focando as discussões atuais sobre a definição de mídia-educação, referindo-se a uma recente conferência internacional. Hoje contamos com perspectivas interessantes em relação às mídias e às crianças. As tecnologias de mídia mudam rapidamente, assim como o uso que as crianças fazem delas, o que lhes traz habilidades que a geração anterior não tinha. Isto desafia a forma e o conteúdo da mídia-educação, bem como todo o currículo escolar. O artigo discute uma abordagem educacional ampla, teórico-prática, ao tema das mídias e da informação. Parte das experiências de cooperação dos autores com professores do sistema escolar dinamarquês, sendo apresentados dois modelos: o primeiro, que tem sido usado há muitos anos em relação aos meios de comunicação tradicionais, como a imprensa, a TV e o vídeo – o chamado modelo em zig-zag. E o segundo, voltado ao ensino no novo contexto multimídia. O primeiro projeto descreve como ensinar sobre cinema em classes do primeiro ao terceiro ano do ensino primário, e o segundo descreve o desenvolvimento de uma ferramenta de cinema para professores, incluindo o que os autores chamam de “modelo tufão”, uma segunda versão do modelo em zig-zag. O artigo conclui com uma discussão sobre o futuro da mídia-educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gonçalo, Pablo. "A arqueologia das mídias e uma nova agenda para os estudos de cinema." Revista FAMECOS 27 (December 17, 2020): e37720. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2020.1.37720.

Full text
Abstract:
Resenha do livro Cinema como Arqueologia das Mídias, de Thomas Elsaesser, lançado em 2018. Trata-se de uma obra importante para a atual agenda dos estudos de cinema. Com um argumento consistente, Elsaesser sugere uma compreensão do impacto da tecnologia digital no cinema a partir de uma perspectiva arqueológica, a qual possui a descontinuidade histórica como um dos seus primados. Dessa forma, o autor revisita conceitos e metodologias essenciais dos estudos de cinema, tais como dispositivo, linguagem e narrativa, origem do cinema, pesquisas com espectadores e, até mesmo, o impacto do chamado “cinema de atrações”, no período do “primeiro cinema”. A cada revisão desses conceitos, Elsaesser aponta que o estudo de descontinuidades pode gerar um profundo impacto nos estudos de cinema contemporâneos. O autor alemão também apresenta o conceito de poética da obsolescência, ressaltando cineastas e artistas visuais com projetos estéticos afins à arqueologia da mídia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Figueiredo, Camila Augusta Pires de. "A articulação de imagens em quadrinhos e em filmes." Revista Memorare 6, no. 2 (December 20, 2019): 4. http://dx.doi.org/10.19177/memorare.v6e220194-17.

Full text
Abstract:
O presente estudo se propõe a analisar a potencialidade da mídia dos quadrinhos em comparação com a mídia do cinema, no que se refere ao layout de página/tela. Examinaremos os processos de elaboração e articulação de imagens nas páginas dos quadrinhos e na tela de cinema de acordo com categorização do teórico Thierry Groensteen, um aspecto de extrema importância quando se analisa adaptações de quadrinhos para o cinema. Para isso, apontaremos algumas das possibilidades estéticas no layout da página, bem como alguns dos princípios que os diretores devem ter em mente ao decidir como transpor os quadrinhos para o cinema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mello, Cecília. "A reinvenção intermidiática do cinema." Significação: Revista de Cultura Audiovisual 48, no. 56 (July 18, 2021): 285–92. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.186245.

Full text
Abstract:
O livro de Ágnes Pethő Cinema and intermediality: the passion for the in-between encara a questão da intermidialidade no cinema com surpreendente profundidade e erudição e, como tal, ilumina e abre novos caminhos na teoria do cinema e da mídia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

De Wallau, Vanessa Luiza, and Cleber Da Silva Luz. "Adaptação ecfrástica: sobre a presença da pintura no cinema." Travessias 15, no. 2 (August 31, 2021): 229–47. http://dx.doi.org/10.48075/rt.v15i2.27773.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é refletir sobre a relação que se estabelece entre a adaptação e a écfrase no campo dos estudos em intermidialidades, propondo cunhar o termo adaptação ecfrástica e pensar sobre seus possíveis efeitos de sentido. Buscamos, em primeiro momento, discutir sobre a conceituação de écfrase defendida por Clüver (2017; 2017a), que exclui as mídias cinéticas, cotejando-a com as discussões de Elleström (2014; 2017) sobre écfrase e adaptação, e seus potenciais de representação e transmidiação; e Bugno-Narecka e Vieira (2020), que indicam a possibilidade de leitura em se relacionando écfrase e cinema. Em um segundo momento, propomos o entendimento da écfrase enquanto representação verbo-visual de uma representação verbo-voco-visual, ancorados sobretudo nas discussões de Hansen (2006) para, posteriormente, defendermos o que denominamos por adaptação ecfrástica. Para tanto, analisamos a interação adaptação-écfrase a partir de um exemplo da obra fílmica Filhos da esperança (2006), focalizando o processo de adaptação que se valeu do recurso da écfrase. Justificamos esta pesquisa pela necessidade de abertura dos referenciais teóricos, tanto da adaptação quanto da écfrase, aventando relações abertas para o estudo de ambas. Em síntese, percebemos que a écfrase quando compreendida enquanto representação verbal ou visual, pode incorporar mídias cinéticas, como o cinema, valendo-se de um processo de adaptação ecfrástica, cujos sentidos produzidos levam em conta tanto a écfrase na mídia de partida, quando na mídia de chegada, como constituinte e em conjunto ao procedimento de adaptação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Domingos, Hêlena Paula, and Denise Rosana Da silva Moraes. "Práticas Interdisciplinares em Mídia e Educação: o cinema desvelando fronteiras no espaço escolar." Revista EDaPECI 15, no. 3 (December 20, 2015): 500–516. http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.33776.500-516.

Full text
Abstract:
A leitura contemporânea da realidade social está mais do que nunca mediada pelas mídias que comunicam de diferentes formas, e isto contribui para ampliar a necessidade de inseri-la efetivamente à educação. Ou seja, a tecnologia remete hoje, não a alguns aparelhos, mas, sim, a novos modos de percepção e de linguagens, a novas sensibilidades e escritas. Neste contexto, este artigo objetiva a reflexão interdisciplinar acerca do caráter pedagógico das produções cinematográficas, e compreende a mídia audiovisual como uma expressiva imagem do nosso tempo. Assim, tendo como referência o filme “1984”, oriundo da obra literária homônima de George Orwell (1903-1950), pretende pautar o debate entre a educação e o cinema. Essa obra literária tem a relevância de perpassar os diferentes campos do saber numa perspectiva interdisciplinar. Com a premissa de que os produtos da mídia são registros históricos de uma época, e, portanto, passíveis de serem vistos como reveladores de valores e significados culturais, que contribuem para desvelar a realidade. Assim, indaga: A mídia cinematográfica contribui pedagogicamente para compreender a realidade criticamente? Por essa senda a dialética da palavra e da imagem configura-se numa constante estrutura dos signos que uma cultura reúne à sua volta, de maneira que a trama urdida no papel possa traduzir-se intersemioticamente em cores, sons, imagens, luz e sombra. O aporte teórico deste artigo tem por base axiológica os Estudos Culturais, que enfatiza objetos das margens, como o cinema adentrando o espaço educacional e da sala de aula, e a literatura em si, como objeto da cultura preconizador do conhecimento e da educação. Embasada metodologicamente nas bases da pesquisa bibliográfica e análise fílmica, tem como pressuposto pautar essa aproximação entre a mídia cinema e a educação. Como resultado, problematiza questões humanas, que na roupagem das alegorias ficcionais, tendem a descortinar o mundo real, com vistas a transformá-lo. Palavras-chave: Formação de Professores. Mídia Cinematográfica. Interdisciplinaridade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bona, Rafael Jose. "Antropofagia, influxos de mídia e consumo:." INTERIN 25, no. 2 (June 22, 2020): 205–21. http://dx.doi.org/10.35168/1980-5276.utp.interin.2020.vol25.n2.pp205-221.

Full text
Abstract:
O antigo quarteto formado por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, conhecido por Os Trapalhões, teve importante trajetória na mídia brasileira ao estar presente, principalmente, na televisão, no cinema e nos quadrinhos. O objetivo deste artigo é fazer um percurso histórico acerca da franquia cinematográfica de Os Trapalhões, iniciada com o filme Na onda do iê-iê-iê (1965, Aurélio Teixeira) até a última produção, Os saltimbancos Trapalhões: rumo a Hollywood (2017, João Daniel Tikhomiroff). No presente trabalho são identificadas todas as produções cinematográficas do grupo e seus respectivos diretores de 1965 a 2017; e são atualizadas as ordenações temáticas dos filmes do quarteto, propostas por Ramos (1995, 2004) e Lunardelli (1996). Como principal resultado se constata que as narrativas, de quase todos os filmes da franquia do grupo, são alicerçadas a partir de questões antropofágicas, assim como possuem forte influxo midiático oriundo das obras televisivas nacionais e do cinema estadunidense, que despertam para o consumo destas referências e das demais obras de Os Trapalhões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cristina Vermelho, Sonia, and Ana Paula Machado Velho. "Mídia-Educação: uma experiência de cinema na educação." Revista Thema 12, no. 2 (April 12, 2016): 68–81. http://dx.doi.org/10.15536/thema.12.2015.68-81.273.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Paiva, Cláudio Cardoso de. "Os jornalistas, a televisão e outras mídias no cinema." Revista FAMECOS 14, no. 32 (April 14, 2008): 89. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2007.32.3420.

Full text
Abstract:
Miramos o poder de influência dos profissionais de imprensa e principalmente, a maneira como usam e abusam dessa influência na trama das suas relações sociais. Logo, nos situamos no campo de interface entre a Ética e a Comunicação. E propomos uma investigação da maneira como os profissionais de mídia, atuam no exercício do poder de informação. Todavia convém admitir, os jornalistas são apenas alguns dos componentes de um campo muito mais complexo, que abrange o rádio, a televisão e as outras mídias. Assim, buscamos atualizar um enfoque das formas diversas de comunicação sob as lentes do cinema, desde a comunicação epistolar até o rá- dio, a fotografia, o telefone, a televisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Mídia cinema"

1

Fantin, Monica. "Crianças, cinema e mídia-educação." Florianópolis, SC, 2006. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88793.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
Made available in DSpace on 2012-10-22T13:46:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 223085.pdf: 3703185 bytes, checksum: 1a707c078c550aa12c0f579ff6e32ee9 (MD5)
O trabalho procura analisar a relação das crianças com o cinema na escola, entendida como possibilidade de experiência de significação. Considerando a importância da mediação escolar no processo de apropriação, o trabalho incluiu uma pesquisa de recepção do filme O Mágico de Oz (V. Fleming, 1939), realizada com crianças de diferentes contextos sócio-culturais em duas escolas públicas de Florianópolis/SC e em uma escola pública de Treviglio, na Itália. A partir de uma concepção de mídia-educação que envolve educar com, sobre e através dos meios, foi desenvolvido um percurso para a educação cinematográfica na escola com a produção de um audiovisual para intercâmbio entre as crianças brasileiras e as italianas. Observadas as diferenças de contexto sócio-cultural e as semelhanças relativas à especificidade do "ser criança" na leitura dos filmes, algumas fronteiras foram ultrapassadas, demonstrando os diversos níveis de apropriação necessários à passagem da vivência à experiência fílmica. Nesse processo, a tríplice mediação - filme, crianças e professor(a) - na fruição, análise, compreensão criativa e produção de mídias em contextos educativos pode contribuir para que a poesia do cinema se manifeste na participação estética das crianças, na sua cultura e na experiência coletiva de significação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Alessandra Collaço da. "Arte, mídia e cinema na escola." Florianópolis, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100936.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-06-26T00:03:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 310993.pdf: 1483529 bytes, checksum: a84be20fad4ff17c9f0bdfe6bf52a933 (MD5)
O presente trabalho procura refletir sobre a relação entre arte, mídia e cinema na escola e tem como objetivo identificar pistas de uma possível proposta de ensino sobre cinema na escola incluindo o uso das tecnologias e da produção audiovisual na perspectiva da mídia-educação. Configurando-se como uma pesquisa qualitativa com estudo de caso, o problema de pesquisa diz respeito à pergunta #Como usar o cinema em sala de aula?# e, para tal, analisa quatro propostas sobre cinema e educação a escola e discute uma experiência singular, visando a traçar características comuns entre si e revelando traços de um ensinar que também (nos) ensina. O trabalho possui referências nos estudos de mídia-educação (David Buckingham, Pier Cesare Rivoltella e Mônica Fantin), nos estudos de cinema como escrita do movimento (Arlindo Machado, Ismail Xavier e Alain Bergala), nos estudos da arte (Jorge Coli e Tom Wolfe) e nos trabalhos de Henry Jenkins e Adriana Fresquet. Ao final, apresenta uma proposta de ensino, a Oficina de Cinema, como possibilidade de inserção curricular para trabalhar o cinema e sua articulação com a arte e a mídia em sala de aula.
The aim of this study is to reflect on the relation between art, media and cinema in schools seeking to identify a potential proposal for the teaching of cinema in schools, including the use of technologies and audiovisual production from the media education perspective. Configured as qualitative research with a case study, the issue addressed deals with the question: #How can cinema be used in the classroom?# To this aim, four proposals related to cinema and education in schools are analyzed and a particular experience is discussed in order to determine common characteristics between them and reveal the outline of a strategy to teach others while also teaching ourselves. This research is based on media education studies (David Buckingham, Pier Cesare Rivoltella and Mônica Fantin), the study of cinema as writing in motion (Arlindo Machado, Ismail Xavier and Alain Bergala), art studies (Jorge Coli and Tom Wolfe) and the work of Henry Jenkins and Adriana Fresquet. Finally, a teaching strategy - Cinema Workshop - is proposed, which could be incorporated into the school curriculum in order to work with cinema and its articulation with art and media in the classroom.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Marques, Sílvia Cristina Aguetoni. "O cinema da paixão: cultura espanhola na mídia." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5183.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-26T18:17:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silvia Cristina Aguetoni Marques.pdf: 2436050 bytes, checksum: 979721afa7ddcb9aa5f4d6d53a4c9224 (MD5) Previous issue date: 2009-03-23
The current research has as main objective to uncover combinations between religious / Christian European elements and eroticized / flamenco Arabian elements that started to take shape in Spain from the 8th century on and keep being reelaborated nowadays in a constant process of tense coexistence. In order to achieve this objective, some movies by relevant film directors for the subject matter (such as Luis Buñuel, Pedro Almodóvar, Carlos Saura, and Bigas Luna) will be used, establishing the hybrid and baroque Spanish culture through the movies. Despite the fact that these moviemakers belong to different provinces and times and that they have distinctive styles, the four of them exhaustively work or have worked with great icons from Spanish culture: bullfights, typical dishes, such as paella and tortilla, flamenco dance and music, terrorist attacks after Franco s era. The thesis was developed based on examples from movie scenes. Analyzed together with screenwriters and the theory of mestizaje, these examples make explicit the tense combination of different elements of Spanish culture
A atual pesquisa tem como objetivo principal desnudar as combinações entre elementos religiosos/ cristãos-europeus com erotizados/flamencos-arabizantes que começaram a se formar na Espanha a partir do século VIII e continuam sendo reelaborados nos dias de hoje , num constante processo de convivência em tensão. Para tanto serão utilizados alguns filmes de cineastas relevantes no tema em questão ( Luis Buñuel, Pedro Almodóvar, Carlos Saura e Bigas Luna), que estabelecerão uma trajetória da cultura espanhola , mestiça e barroca , por meio do cinema. Apesar de pertencerem a províncias e épocas diferentes e de possuírem estilos distintos, os quatro cineastas trabalham ou trabalharam exaustivamente com os grandes ícones da cultura espanhola: as touradas , os pratos típicos como a paella e a tortilla , a dança e a música flamenca , os ataques terroristas do pós-franquismo. A tese foi desenvolvida a partir de exemplos de cenas fílmicas que, analisadas juntamente com autores do cinema e da teoria da mestiçagem, explicitam a combinação em tensão de elementos variados da cultura espanhola
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Dell'Orto, Pedro Marques. "Arqueologia da mídia na era pós-mídia: o ‘nascimento’ e a ‘morte’ do cinema." Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), 2016. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19296.

Full text
Abstract:
Submitted by Pedro Dell'Orto (pedro.dellorto@gmail.com) on 2016-05-23T18:04:04Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_pedrodellorto_web.pdf: 11222459 bytes, checksum: 61568f5de592352c3ab0195fafb750fe (MD5)
Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva (sivalda@ufba.br) on 2016-05-25T20:03:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_pedrodellorto_web.pdf: 11222459 bytes, checksum: 61568f5de592352c3ab0195fafb750fe (MD5)
Made available in DSpace on 2016-05-25T20:03:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_pedrodellorto_web.pdf: 11222459 bytes, checksum: 61568f5de592352c3ab0195fafb750fe (MD5)
FAPESB
A partir dos debates sobre a extinção - ou expansão - das técnicas tradicionais do filme, o conceito de cinema foi exposto à uma profunda revisão com o objetivo de inserir a estética dos dispositivos audiovisuais pós-celuloide no repertório da cinematografia. Sobretudo, a televisão, o vídeo e a cibernética. Uma vez que a película deixou de ser considerada o único suporte de impressão de imagens em movimento, o suposto nascimento oficial da cinematografia – relativo à invenção dos irmãos Lumière – demonstra que a história do cinema oculta fascinantes mídias ancestrais capazes de iludir os sentidos para gerar projeções de imagens em movimento: desde os pintores paleolíticos, que, através da luz do fogo, projetaram narrativas audiovisuais nas imensas paredes de pedras em locais escuros das cavernas, até o final do século XIX - quando os Lumières e Thomas Edison entraram em cena. Neste vasto período histórico, anterior à industrialização do cinema, a criação dos suportes cinematográficos era uma atividade abundante e dispersa, portanto, possuía um caráter experimental e era realizada por inventores autônomos. Este modo ancestral de produção de mídias é oposto ao atual modelo industrial, imposto pelas oligarquias midiáticas, que operam no sentido da padronização técnica e da obsolescência programada. Entretanto, a necessidade comercial de desestruturar a rígida convenção canônica da sétima arte fortaleceu o surgimento de teorias que dilataram o conceito de “cinema” ao ponto de inserir as tecnologias orgânicas no repertório das mídias cinematográficas. Nesta perspectiva, o corpo(mídia) é o proto-cinema, já que se constitui como um suporte técnico de transmissão e armazenamento de dados, por onde todas as mensagens fotossensíveis atravessam e são traduzidas a partir dos sinais físico-químicos. Ou seja, o cinema se refere à uma sensação, um efeito estético e não à um dispositivo de comunicação emissor que é apenas potência sem o leitor. Neste contexto, esta pesquisa reflete acerca do ‘nascimento’ e da ‘morte’ do cinema, sob a ótica dos estudos de arqueologia da mídia e da proposta estética pós-mídia. Tal abordagem teórica, permite realizar uma análise diacrônica sincrônica, que compreende o tempo de forma mágica, na qual o passado é considerado um conjunto de possibilidades para o futuro e não uma série de artefatos obsoletos. Neste sentido, a análise arqueológica do cinema considera a coexistência dos diferentes tempos e verifica o funcionamento técnico e estético das tecnologias contemporâneas em constante diálogo com as variadas escritas cinemáticas dos fascinantes mundos de mídias ancestrais em busca dos futuros esquecidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pereira, Luiz Otávio Vieira. "Mumblecore: perspectivas dialógicas para o cinema em mídia digital." Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2017. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4572.

Full text
Abstract:
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2017-05-18T13:40:06Z No. of bitstreams: 1 luizotaviovieirapereira.pdf: 1746620 bytes, checksum: 4ec65ab91fdfdf100544800ab72b6bb8 (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2017-05-18T14:08:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 luizotaviovieirapereira.pdf: 1746620 bytes, checksum: 4ec65ab91fdfdf100544800ab72b6bb8 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-18T14:08:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 luizotaviovieirapereira.pdf: 1746620 bytes, checksum: 4ec65ab91fdfdf100544800ab72b6bb8 (MD5) Previous issue date: 2017-02-16
O objetivo do estudo é o de realizar uma análise sobre as transformações da narrativa cinematográfica, sobretudo a partir da chegada da tecnologia digital, resultando em um hibridismo que democratiza o sistema de produção ao mesmo tempo em que valoriza novas formas de significação. O trabalho tem como recorte o movimento mumblecore nos Estados Unidos. Caracterizados pela legitimação do discurso tecnológico como novidade, esses filmes se apropriam das facilidades maquínicas ao mesmo tempo em que radicalizam os processos híbridos das mídias. Nesse sentido, a proposta é analisar as particularidades da mise-en-scène construída por essa geração de cineastas a fim de compreender a desconstrução narrativa que valoriza o fragmento em detrimento de qualquer hierarquia representacional.
The aim of the study is to analyze the transformations of the cinematographic narrative, especially since the arrival of digital technology, resulting in a hybridism that democratizes the production system while valuing new forms of meaning. The object of study is the mumblecore movement in the United States. Characterized by the legitimacy of technological discourse as novelty, these films appropriated the machinic facilities at the same time as they radicalize the hybrid processes of the media. In this sense, the proposal is to analyze the peculiarities of the mise-en-scène constructed by this generation of filmmakers in order to understand the narrative deconstruction that values the fragment to the detriment of any representational hierarchy.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Melo, Anderson. "Poesia e movimento no cinema de Federico Fellini : ensaio sobre arte, mídia e espetáculo." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2010. http://repositorio.unb.br/handle/10482/13746.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2010.
Submitted by Alaíde Gonçalves dos Santos (alaide@unb.br) on 2013-07-24T15:09:35Z No. of bitstreams: 1 2010_AndersonMelo (2).pdf: 726884 bytes, checksum: 89acc09c5b0c0d0a2ab9171b6305bb2d (MD5)
Approved for entry into archive by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2013-07-29T15:02:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_AndersonMelo (2).pdf: 726884 bytes, checksum: 89acc09c5b0c0d0a2ab9171b6305bb2d (MD5)
Made available in DSpace on 2013-07-29T15:02:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_AndersonMelo (2).pdf: 726884 bytes, checksum: 89acc09c5b0c0d0a2ab9171b6305bb2d (MD5)
O presente trabalho aborda a poesia do cinema do diretor italiano Federico Fellini como elogio da superficialidade , de modo a discutir e demonstrar como sua obra, predominantemente dissonante, se vale da materialidade e das linhas de força dos dispositivos midiáticos do espetáculo para construir um movimento de carnavalização do mundo, reprogramando os dispositivos do sistema de produção industrial que a viabilizam. Buscamos demonstrar, por um caminho diferente da análise fílmica, que a potência do cinema de Fellini não está na clássica abordagem formalista hermenêutica, mas na perspectiva da crítica cultural contemporânea que enfatiza a performance em contraponto à mímese, discutindo potência em vez de poder, singularidade em vez de identidade. A poesia cinematográfica de Fellini celebra a vida como campo de imanência cujas linhas de forças estão abertas para o devir. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This present research addresses the poetry of cinema Italian director Federico Fellini as praise of superficiality, to discuss and demonstrate how his artwork takes advantage of materiality of media devices of the spectacle to build a movement of carnivalization the world, causing the reprogramation of devices of the industrial production system that enable it. We seek to demonstrate, through a different path of film analysis, that the power of Fellini´s cinema is not in classic formalist approach or hermeneutics, but from the perspective of contemporary cultural criticism that emphasizes performance in contrast to mimesis, arguing potential rather than power, the uniqueness rather than identity. The Fellini's cinematic poetry celebrates life as a field of immanence whose lines force are open to becoming.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Manz, Nordan. "Metáforas políticas no gênero Tokusatsu: a metamorfose dos signos na mídia japonesa." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2013. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4562.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-26T18:13:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nordan Manz.pdf: 3130822 bytes, checksum: 8cddf0ff577addef073739df280c4017 (MD5) Previous issue date: 2013-10-21
This dissertation presents tokusatsu examples, a genre that is part of the Japanese cinema and television, identifying how, since World War II, some of the most prominent characters and political metaphors aroused. After the emergence of the so called pop culture, many of these metaphors were deconstructed and depoliticized. The goal is to analyze the evolutional process of these productions, focusing on the epistemological changes, whose main symptom is, precisely, the trivialization of the issues that defined genre landmarks. The theoretical grounding rises from the works from Yoshikuni Igarashi (2011) who analyzed the birth of monstrous bodies in several Japanese media (TV, movies, Manga, etc.), as well as war and post-war symbolic representations. Beyond that, we depart from George Lakoff e Mark Johnson (2002) theories surrounding on cognitive metaphors and another specific bibliography relative to the Japanese cinema. As the research corpus four cinema and television series launched between 1954 and 1985 were analyzed: Godzilla (1954) by Ishiro Honda, first movie to present a giant monster; Ultraman (1966) by Eiji Tsuburaya, which presented discussions with ecological scope; the P-Production series, Spectremen (1971) which also questioned ecological themes and bodies control; and, finally, The fantastic Jaspion, produced by Toei Company during the 1980 decade, which received great disclosure in Brazil. We hope to contribute with a critical bibliography almost unknown in Brazil, which analyzes media tensions in Japanese political productions that, gradually, seemed to become only entertainment and consume object, widely disseminated by JPOP culture
Esta dissertação apresenta exemplificações do tokusatsu, gênero que faz parte do cinema e televisão japoneses, identificando como, a partir da 2ª Guerra Mundial, surgiram alguns dos mais importantes personagens e suas metáforas políticas. Após a emergência da chamada cultura pop, muitas destas metáforas foram descontruídas e despolitizadas. O objetivo do trabalho é analisar o processo evolutivo destas produções, focando nas mudanças epistemológicas, cujo principal sintoma é, justamente, a banalização das questões que marcaram o início do movimento. A fundamentação teórica parte da obra de Yoshikuni Igarashi (2011) que analisou o nascimento dos corpos monstruosos em diversas mídias japonesas (TV, cinema, mangá, etc.), assim como as representações simbólicas da guerra e do pós-guerra. Além disso, partimos das teorias de George Lakoff e Mark Johnson (2002) acerca das metáforas cognitivas e outras bibliografias específicas referentes ao cinema japonês. Como corpus da pesquisa foram analisadas quatro séries japonesas de cinema e televisão lançadas entre 1954 e 1985: Godzilla (1954) de Ishiro Honda, primeiro filme a apresentar um monstro gigante; Ultraman (1966) de Eiji Tsuburaya, que apresenta discussões de cunho ecológico; a série de P-Production, Spectreman (1971) que também problematiza temas ecológicos e doutrinação dos corpos; e, finalmente, O Fantástico Jaspion produzido pela Toei Company, durante a década de 1980 e teve ampla divulgação no Brasil. Espera-se contribuir com uma bibliografia crítica pouco conhecida no Brasil e que analisa as tensões entre produções midiáticas japonesas de cunho político que, gradativamente, parecem tornar-se mero entretenimento e objeto de consumo, amplamente disseminadas pela cultura JPOP
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Carlos, Gustavo Colares Melo. "Situação de mídia: os meios de comunicação na filmografia de Pedro Almodóvar." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2010. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/702.

Full text
Abstract:
CARLOS, Gustavo Colares Melo; LUCAS, Meize Regina de Lucena. Situação de mídia: os meios de comunicação na filmografia de Pedro Almodóvar. 2010. 170f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Fortaleza-CE, 2010.
Submitted by Maria Josineide Góis (josineide@ufc.br) on 2011-08-29T11:56:20Z No. of bitstreams: 1 2010_Dis_GCMCARLOS.pdf: 10744823 bytes, checksum: e9681a8b5a0a5f38871bc8fd0b63ef3e (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Josineide Góis(josineide@ufc.br) on 2011-08-29T11:57:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_Dis_GCMCARLOS.pdf: 10744823 bytes, checksum: e9681a8b5a0a5f38871bc8fd0b63ef3e (MD5)
Made available in DSpace on 2011-08-29T11:57:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_Dis_GCMCARLOS.pdf: 10744823 bytes, checksum: e9681a8b5a0a5f38871bc8fd0b63ef3e (MD5) Previous issue date: 2010
Presenting as theme the filmography of 17 commercials full-length films of Spanish director Pedro Almodóvar, from “Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón”, 1980, to “Abraços partidos”, 2009, this paper intends to investigate how film sequences here nominated media situations assist the filmmaker in the narrative development of his productions. When identifying the frequency that the filmmaker approaches the mass media universe during his cinematographic trajectory, the intention is to understand in which way these media situations can interfere in the characters construction and generation of events in the films, as a narrative device. For this, the present research related theoretical studies on the media and the social communication to Almodovar's filmography, as the occurrence of fait divers in the press, analyzed by Barthes (1977), and Luhmann's systems theory (2005).
Apresentando como tema a filmografia de 17 longas-metragens comerciais do diretor espanhol Pedro Almodóvar, de “Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón”, de 1980, a “Abraços partidos”, de 2009, esta dissertação procura investigar de que forma sequências fílmicas aqui nomeadas de situações de mídia auxiliam o cineasta no desenvolvimento da narrativa de suas produções. Ao identificar a recorrência com que o cineasta aborda o universo dos meios de comunicação de massa em sua trajetória cinematográfica, pretendese compreender como essas situações de mídia podem interferir na construção de personagens e na geração de acontecimentos nos filmes, como um dispositivo narrativo. Para isso, buscou-se relacionar estudos teóricos sobre a mídia e a comunicação social com a filmografia almodovariana, a exemplo da ocorrência de fait divers na imprensa, analisada por Barthes (1977), e da teoria dos sistemas de Luhmann (2005).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Fabrício Cordeiro dos. "A cinefilia no cinema de Quentin Tarantino." Universidade Federal de Goiás, 2013. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3115.

Full text
Abstract:
Submitted by Jaqueline Silva (jtas29@gmail.com) on 2014-09-22T17:22:31Z No. of bitstreams: 2 Santos, Fabrício Cordeiro-2013-dissertação.pdf: 3235906 bytes, checksum: 8467e0e05ccaf4b70549da7b0e388498 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Approved for entry into archive by Jaqueline Silva (jtas29@gmail.com) on 2014-09-22T18:50:46Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Santos, Fabrício Cordeiro-2013-dissertação.pdf: 3235906 bytes, checksum: 8467e0e05ccaf4b70549da7b0e388498 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-09-22T18:50:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Santos, Fabrício Cordeiro-2013-dissertação.pdf: 3235906 bytes, checksum: 8467e0e05ccaf4b70549da7b0e388498 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2013-08-28
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Cinephilia founds its place during the 1950s from the Heirs of Bazinian critical approach. The interest of young cinephiles as François Truffaut and Jean-Luc Godard in living a life around movies ended up in the creation of a new culture, which led to a special study of cinema, a policy of legitimizing movies and auteurs and a closer look at the mise en scène. Moreover, the importance of collective view and sociability to the flourishing cinephile, just like the presence of a certain fetish and practices and habits around the theater. Based on the concepts of cinephilia and its historical overview presented by the critic and researcher Antoine de Baecque, this work has as one of its objectives to look for distinctions between what is meant by cinephile for over fifty years and what is meant by cinephile today. Nowadays, media and communication amplify and make even more complex the relationship of the viewer with images, now subjected to a whole range of devices which are perfect for the mastery of the spectacle. Now films have to compete with the “all-image”, a term used by the media in the 1970s. Secondly, this work observes, through filmic analysis, manifestations of cinephilia in Quentin Tarantino’s last films, as well as its relationship with the “all-image”.
A cinefilia encontrou seu lugar no cinema a partir dos anos 1950. Herdeiros do olhar crítico baziniano, o interesse de jovens como François Truffaut e Jean-Luc Godard em se entregar a uma vida em torno dos filmes acabou por plantar uma nova cultura. Desenvolveu-se uma erudição própria do cinema, uma política de legitimação de filmes e autores, um olhar atento para a mise en scène, além de um certo fetiche e práticas e hábitos em torno da sala de cinema, do ver coletivo, a sociabilidade tão importante para o florescimento cinéfilo. Partindo dos conceitos de cinefilia e de seu apanhado histórico apresentado pelo crítico e pesquisador Antoine de Baecque, este trabalho tem como um de seus objetivos apontar distinções entre o que se entendia por cinéfilo há mais de cinquenta anos e o que se entende por cinéfilo hoje, tempo em que a mídia e a comunicação ampliam e problematizam a relação do espectador com as imagens, agora submetidas a todo um conjunto de aparatos ideal para a manifestação e domínio do espetáculo, fazendo com que o cinema dispute lugar com o que as mídias setentistas passaram a se referir como “tudo-imagem”. Num segundo momento, pretende observar, por meio da análise fílmica, as manifestações da(s) cinefilia(s) no cinema de Quentin Tarantino, cineasta autoral contemporâneo, assim como sua relação com o “tudoimagem”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Prioste, Marcelo Vieira. "O design e o cinema documentário contemporâneo : Tarnation." Universidade Anhembi Morumbi, 2008. http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1548.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-08-18T17:47:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcelo Vieira Prioste.pdf: 1824434 bytes, checksum: 714b96d73a4694c280bac24c44a34d95 (MD5) Previous issue date: 2008-04-29
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Este estudo tem por objetivo entender os diálogos entre design e cinema, particularmente dentro do gênero documentário, classificado por seis modos de representação da realidade: o expositivo, o poético, o observacional, o participativo, o performático e reflexivo, segundo o teórico Bill Nichols. Os modos performático e reflexivo, ao questionarem mais intensamente os limites da linguagem documentária, têm maior destaque nesta pesquisa. São características encontradas nos antidocumentários de Arthur Omar (Congo, 1972 e Tesouros da Juventude, 1977) e em Di-Glauber (1977) de Glauber Rocha, produções que, nos anos 1970, trouxeram novos contornos ao gênero, em uma linguagem visual arrojada e híbrida. Nos atuais meios digitais, as novas mídias, a hibridização de linguagens é recorrente. Filmes como o de Jonathan Caouette, Tarnation (EUA, 2004), totalmente produzido em suporte digital com imagens de arquivo do próprio diretor, apresenta-se portanto, como terreno fértil para as ações projetivas do design no trato com a linguagem cinematográfica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Mídia cinema"

1

Aparecida, Jacks Nilda, and Souza, Maria Carmem Jacob de., eds. Mídia e recepção: Televisão, cinema e publicidade. Salvador: EDUFBA, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Aparecida, Jacks Nilda, and Souza, Maria Carmem Jacob de., eds. Mídia e recepção: Televisão, cinema e publicidade. Salvador: EDUFBA, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cultura da Mídia na Escola: Ensaios Sobre Cinema e Educação, A. Annablume, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Paulo Custódio de, ed. Literatura e cinema: malhas da imagem. Editora da UFGD, 2020. http://dx.doi.org/10.30612/9786599049743.

Full text
Abstract:
Em tempos mais recentes, o estudo da relação entre Literatura e Cinema tem sido colocado sob a égide do termo intermidialidade. As pesquisas de renomados críticos da relação da Literatura com outras mídias traz, sem dúvida alguma, numerosas contribuições às reflexões já consolidadas pela intersemioticidade. A distinção parte de um fenômeno muito interessante de tecnicização da sociedade, levado bem ao gosto dos norte-americanos e ao arrepio dos europeus. Os textos que compõem esse livro respeitam a intermidialidade, que se preocupa com o sistema de transporte de um sentido, mesmo reconhecendo a questão da interferência desse suporte no processo de significação que ele veicula, eles ressentem-se da preocupação com a construção de uma subjetividade por meio de um processo de comparação, um diálogo que jamais abandonou a textura do pensamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Mídia cinema"

1

Carneiro, Cristine Gerk Pinto. "JORNALISMO NA ERA DOS TESTEMUNHOS: UMA CHANCE DE APRENDER COM O CINEMA." In Bibliografia: História da Mídia e da Imprensa, 132–44. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.05819030912.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

PAULA VALLE PEREIRA, ANA, and SHAULA MAÍRA VICENTINI DE SAMPAIO. "OLHARES SOBRE O FILME ‘O MENINO E O MUNDO’ (2013): ATRAVESSAMENTOS ENTRE CINEMA E EDUCAÇÕES AMBIENTAIS." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.424.

Full text
Abstract:
O CINEMA É UMA IMPORTANTE MÍDIA AUDIOVISUAL EM NOSSO TEMPO PRESENTE, PRINCIPALMENTE NA FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS EM NOSSA SOCIEDADE, FORMAÇÃO ESTA QUE REFLETE NA ESCOLA. QUEREMOS EXPLORAR, PENSAR E EVIDENCIAR A EXPERIÊNCIA ÉTICO-ESTÉTICA DO CINEMA. PENSANDO TAMBÉM EM COMO A EXPERIÊNCIA DO CINEMA MULTIPLICA NARRATIVAS SOBRE A QUESTÃO AMBIENTAL E AS SUAS POSSIBILIDADES PARA AS EDUCAÇÕES AMBIENTAIS. PARTIMOS DESTA FORMA, PARA UMA BREVE ANÁLISE DO FILME BRASILEIRO DE ANIMAÇÃO ‘O MENINO E O MUNDO’ (2013). FILME QUE CONTA A HISTÓRIA DE UM MENINO EM QUE SEU PAI MIGRA DA SUA TERRA PARA A CIDADE EM BUSCA DE EMPREGO. ATRAVÉS DE SEUS OLHOS DE CRIANÇA, O MENINO SEGUE A PROCURA DO PAI E SE AVENTURA POR ENTRE PLANTAÇÕES, CIDADES E MÚSICAS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Bárbara dos Santos, Crislene Susane Fernandes Moreira, and Alexandre Bruno Gouveia Costa. "O CINEMA E O DUPLO: ANÁLISE MIMÉTICA DO FILME MARINA." In Comunicação, Mídias e Educação 2, 262–72. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.95919091023.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Matos, Marcelo dos Santos. "PRODUÇÃO IMAGÉTICA NO CINEMA: CONVERGÊNCIAS REPRESENTATIVAS ENTRE AS PRODUÇÕES DE JEAN-LUC GODARD E LARS VON TRIER." In Comunicação, Mídias e Educação 2, 306–15. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.95919091027.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rodrigues, Dulce Miriam Zorzenon, and Rita de Lourdes Carnevale Santos. "Projeto Cineclube-Bullying: uma experiência do cinema em uma escola integral da Prefeitura Municipal de Campinas." In Tecnologias e mídias digitais na educação: conceitos práticos e teóricos, 170–79. Uniedusul Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.51324/86010978.16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Mídia cinema"

1

Eduardo Albuquerque Miranda, Carlos, and Lucas Antonio Rodrigues Da Silva. "Dublado ou legendado? Estudo do espectador de cinema em relação à mídia." In XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas - SP, Brazil: Galoá, 2015. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2015-37535.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SILVA, BRENER NEVES, ANA PAULA VIEIRA DE ABREU, and CAROENE NEVES SILVA. "O USO DAS MÍDIAS AUDIOVISUAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM." In Brazilian Congress. brazco, 2020. http://dx.doi.org/10.51162/brc.dev2020-00037.

Full text
Abstract:
As tecnologias da informacao e comunicacao (TIC) estao cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, desde elementos rotineiros aos ambientes academicos na transmissao de informacoes visuais, como o cinema e o audiovisual, que participam da construcao de multiplos sentidos diarios na vida em sociedade, especialmente em espacos educativos que vao desde a educacao basica ate o ensino superior. E fato que o audiovisual possui um papel fundamental na construcao de novos conhecimentos e pode aproximar professores e alunos de um senso critico cognitivo, tendo o discente a capacidade de associar criticamente as diversas realidades, meios de convivio ou grupos sociais as imagens pedagogicamente trabalhadas dentro da sala de aula. No entanto, apesar das vantagens que esse recurso oportuniza, faz-se necessario que o professor saiba claramente seus objetivos quanto ao seu uso. Portanto, objetiva-se compreender o processo de dinamizacao que o cinema e o video podem trazer para o processo de ensino e aprendizagem nos espacos educativos, os desafios e perspectivas e, a partir disso, refletir a importancia das TICs em sala de aula no mundo atual.,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography