Academic literature on the topic 'Mieho teorie'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Mieho teorie.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Mieho teorie"

1

Rangel, Otacílio José Passos, Carlos Alberto Silva, Wagner Bettiol, and José Flávio Dynia. "Efeito de aplicações de lodos de esgoto sobre os teores de metais pesados em folhas e grãos de milho." Revista Brasileira de Ciência do Solo 30, no. 3 (June 2006): 583–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832006000300018.

Full text
Abstract:
O lodo de esgoto é uma fonte importante de nutrientes para as culturas; contudo, os teores de metais pesados em sua constituição podem limitar seu uso em solos agrícolas. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de doses de lodos de esgoto oriundos das Estações de Tratamento de Esgoto de Barueri (LB) e de Franca (LF), SP, sobre os teores de metais pesados em folhas e grãos de milho. O experimento foi realizado no Campo Experimental da Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna (SP), no período de 1999 a 2001. Foram realizados três cultivos sucessivos de milho, com os seguintes tratamentos: testemunha absoluta; adubação mineral (NPK) recomendada para a cultura do milho, lodo de esgoto com base no teor de N para fornecer uma, duas, quatro e oito vezes a dose de N da adubação mineral. Avaliaram-se os teores totais (digestão nítrico-perclórica) de Cu, Mn, Ni, Pb e Zn em folhas e grãos de milho. A aplicação sucessiva dos lodos de esgoto acarretou aumento nos teores de Mn e Zn em folhas e grãos de milho. Em relação ao tratamento testemunha, a aplicação da dose mais elevada do LB (8LB) promoveu um incremento de até 270 e 625 % e de 35 e 115 % nos teores de Mn e Zn, respectivamente, nas folhas e grãos de milho. As folhas apresentaram maiores teores de metais pesados do que os grãos, o que envolve maior possibilidade de transferência de metais para a cadeia alimentar, caso essa parte da planta seja consumida. Essa elevação nos teores de metais pesados em folhas e grãos de milho, até à terceira aplicação dos lodos, não foi suficiente para atingir os níveis considerados fitotóxicos para o milho, tampouco para inviabilizar o uso dos grãos para o consumo humano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Morais, Maria da Graça, Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, Luís Carlos Vinhas Ítavo, Davi José Bungenstab, Marcelo Aranda da Silva Coutinho, Caroline Bertholini Ribeiro, and Lincoln Bremm Oliveira. "Inoculação na ensilagem de parte aérea e espiga de milho, submetidas à geada." Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal 13, no. 3 (September 2012): 619–28. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-99402012000300003.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar a fermentação e a composição química de silagens da parte aérea e da espiga de milho, submetidas ou não à geada. Avaliou-se a inoculação microbiana, no experimento 1, da silagem de parte aérea de milho, e no experimento 2, da silagem de espiga de milho, submetidas ou não à geada, em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 2. Em silagens de parte aérea de milho, a inoculação não influenciou os teores de matéria seca (MS), matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB) e fibra em detergente neutro (FDN) e a digestibilidade in vitro da matéria seca (DIVMS), com média de 57,49%, e nitrogênio amoniacal (N-NH3) e perdas de MS, com médias iguais a 6,07%N total e 0,99%, respectivamente. A geada acarretou menor teor de MS, 23,05% vs 26,48%MS, respectivamente, e maior teor de PB das silagens, 7,13 vs 6,00%PB. As silagens de espiga de milho expostas à geada apresentaram maiores teores de MS e MO, sem influência nos teores de PB, 1,71%. A geada afetou a composição química das silagens da parte aérea de milho e da espiga de milho e todas apresentaram pH adequado. Constatou-se que a inoculação não influencia a fermentação e composição química das silagens de parte aérea de milho e de espiga de milho submetidas à geada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Leonel, Fernando de Paula, José Carlos Pereira, Marcone Geraldo Costa, Paulo De Marco Júnior, Luciano Aurélio Lara, and Augusto César de Queiroz. "Comportamento produtivo e características nutricionais do capim-braquiária cultivado em consórcio com milho." Revista Brasileira de Zootecnia 38, no. 1 (January 2009): 177–89. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982009000100022.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de estudar o comportamento produtivo do consórcio capim-braquiária e milho, foram avaliadas as características bromatológicas da planta inteira e das frações folha e colmo do capim-braquiária produzido de diferentes arranjos de semeadura. Avaliaram-se as produções de matéria seca (MS), proteína bruta (PB) e nutrientes digestíveis totais (NDT) por área e os teores de PB, proteína bruta digestível (PBD), proteína insolúvel em detergente neutro (PIDN), fibra em detergente neutro (FDN), lignina (LIG) carboidratos não-fibrosos (CNF) e NDT na MS da forrageira e a relação folha:colmo (F:C) em diferentes arranjos de semeadura e idades das culturas. Os arranjos de semeadura testados foram: duas fileiras do capim-braquiária nas entrelinhas do milho; semeadura a lanço do capim-braquiária nas entrelinhas do milho; uma fileira do capim-braquiária na mesma fileira do milho; uma fileira do capim-braquiária nas entrelinhas do milho; capim-braquiária em cultivo exclusivo e milho em cultivo exclusivo. O efeito da idade das culturas foi avaliado em amostras de plantas colhidas aos 128, 141, 174 e 199 dias após o plantio. As maiores produções de MS, PBD e de NDT por hectare foram obtidas com o capim-braquiária em cultivo exclusivo. Durante o período em que o sombreamento da cultura do milho sobre o dossel do capim-braquiária foi mais intenso, a relação folha:colmo do capim-braquiária em consórcio foi menor que a do capim cultivado na forma exclusiva. As forrageiras oriundas dos arranjos com maior sombreamento (capim-braquiária semeado a lanço nas entrelinhas do milho e uma fileira de capim-braquiária na mesma fileira do milho) foram menos produtivas e apresentaram maiores teores de PB na MS. Em média, a fração folha apresentou maiores teores de PB e menores teores de FDN e lignina em comparação à fração colmo, independentemente do arranjo de semeadura. O consórcio capim-braquiária e milho não influenciou os teores de lignina, carboidratos não-fibrosos e nutrientes digestíveis totais na matéria seca do capim-braquiária, no entanto, a idade teve efeito sobre essas variáveis. A produtividade do milho não foi afetada pelo consórcio em nenhum dos arranjos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fortes, Caio, Aildson Pereira Duarte, Sizuo Matsuoka, Hermann P. Hoffman, and Norberto Antônio Lavorenti. "Toxicidade de flúor em cultivares de milho em área próxima a uma indústria cerâmica, Araras (SP)." Bragantia 62, no. 2 (2003): 275–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052003000200013.

Full text
Abstract:
Indústrias que submetem material terroso a altas temperaturas como a de cerâmicas, emitem fluoretos para a atmosfera na forma de gás, particulado ou ácido fluorídrico. Em experimentos de milho (Zea mays L.), do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, Araras (SP), as plantas apresentaram sintomas que evoluíam de uma descoloração do limbo foliar até o secamento marginal das folhas. O objetivo deste trabalho foi avaliar os teores foliares de flúor (F) na cultura do milho com sintomas de toxicidade causados por fluoretos atmosféricos emitidos por uma indústria cerâmica vizinha, e possíveis diferenças entre as cultivares de milho quanto à severidade desses sintomas. Em um experimento atribuíram-se notas relativas ao grau de injúria das folhas de 22 cultivares e, em outro, foi feita determinação de F em três cultivares de milho semeadas a 350 e 1.000 metros de distância daquela indústria. Os teores foliares de F nas folhas de milho estavam altos nas duas distâncias. Para o milho "safrinha" os teores chegaram até quatro vezes acima do teor crítico, variando entre 126 e 160 mg.kg-1. Constataram-se diferenças entre as cultivares de milho quanto à severidade de sintomas, mas não foi possível estabelecer correlação com danos na produtividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Machado, Alan Soares, Marcos Barcellos Café, Marcelo Marcondes Godoy, Anderli Divina Ferreira Rios, Aldi Fernandes Souza França, Emizael Menezes Almeida, Douglas Dijkstra, Antônio Roberto Oliveira Júnior, Lidiane Oliveira Silva, and Fagner Machado Ribeiro. "Comportamento ingestivo de vacas lactantes alimentadas com diferentes teores de lipídeos na dieta." Medicina Veterinária (UFRPE) 13, no. 3 (April 23, 2019): 429. http://dx.doi.org/10.26605/medvet-v13n3-3305.

Full text
Abstract:
Objetivou-se, com este estudo, avaliar a inclusão do gérmen integral de milho (GIM) em substituição ao grão de milho moído na dieta de vacas lactantes, sobre o comportamento ingestivo, o tamanho médio das partículas e da fração não degradável. Foram utilizadas cinco vacas leiteiras, fistuladas no rúmen, multíparas, com aproximadamente 100 dias de lactação, com peso corporal médio de 490 kg. Os tratamentos foram: 0,0; 6,7; 13,5; 20,1 e 26,9% de GIM em substituição ao grão de milho moído. O delineamento experimental utilizado foi quadrado latino 5 x 5. Foram cinco períodos de 21 dias cada, sendo 13 dias de adaptação e oito dias de colheita de dados. O comportamento ingestivo foi avaliado no 14° e 15º dias, o tamanho médio das partículas no 17º dia, as frações não degradáveis da MS e FDN do feno de tifton 85 foram avaliadas do 18º ao 20º dia. Não foram encontrados efeitos para as variáveis analisadas. A inclusão de gérmen integral de milho substituindo o grão de milho em até 26,9% e com o nível de até 5,1% de lipídeos na dieta de vacas lactantes pode ocorrer sem afetar o comportamento desses animais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Faccin, Fabiane Cargnin, Marlene Estevão Marchetti, Ademar Pereira Serra, and Simone Cândido Ensinas. "Frações granulométricas da matéria orgânica do solo em consórcio de milho safrinha com capim-marandu sob fontes de nitrogênio." Pesquisa Agropecuária Brasileira 51, no. 12 (December 2016): 2000–2009. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2016001200011.

Full text
Abstract:
Resumo: O objetivo deste trabalho foi determinar o efeito do consórcio de milho safrinha com Urochloa brizantha 'Marandu' e de fontes de nitrogênio nas frações granulométricas da matéria orgânica do solo em sistema plantio direto. Os tratamentos foram dispostos em arranjo fatorial 2x4 - dois tipos de cultivo de milho (com ou sem pasto) e quatro fontes de nitrogênio (sem nitrogênio, ureia, sulfato de amônio+ureia e sulfato de amônio) -, em blocos ao acaso, com quatro repetições. O experimento foi conduzido de 2005 a 2013. As coletas do solo foram realizadas em 2013, após a colheita do milho no outono/inverno, em quatro profundidades: 0-5, 5-10, 10-20 e 20-40 cm. Foram determinados os teores de carbono orgânico total (COT), lábil (CL), particulado (COP) e mineral (COM). O consórcio de milho com U. brizantha 'Marandu' resulta em maior teor de COT, CL e COP do que o cultivo de milho solteiro no outono/inverno. O sulfato de amônio+ureia aumenta os teores de COT na camada de 0-5 cm, mas os diminui na de 20-40 cm, além de incrementar os teores de COM em todas as profundidades. Os maiores teores de carbono orgânico total, lábil e particulado são verificados nas profundidades de 0-5 e 5-10 cm.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bertipaglia, Liandra Maria Abaker, Gabriel Maurício Peruca de Melo, Atushi Sugohara, Wanderley José de Melo, and Letícia Abaker Bertipaglia. "Alterações bromatológicas em soja e milho processados por extrusão." Revista Brasileira de Zootecnia 37, no. 11 (November 2008): 2003–10. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982008001100016.

Full text
Abstract:
Avaliaram-se os efeitos da temperatura do processo de extrusão sobre as características das frações nitrogenadas e dos carboidratos, do extrato etéreo, da digestibilidade in vitro da proteína e do fator antitríptico da soja e do milho. O experimento foi conduzido em delineamento experimental inteiramente casualizado, com três repetições, em esquema fatorial 5 × 4, composto de cinco combinações de soja e milho (100% soja; 75% soja e 25% milho; 50% soja e 50% milho; 25% soja e 75% milho; 100% milho, com base na matéria seca) e quatro temperaturas de extrusão (sem extrusão; e extrusão a 80, 100 ou 120ºC). O processo de extrusão promoveu aumento na fração lipídica e redução nos teores de fibra em detergente neutro (FDN) e fibra em detergente ácido (FDA), que variaram de acordo com a proporção de milho e soja e com a temperatura de processamento, conseqüentemente, os teores de proteína insolúvel em detergente neutro (PIDN) e proteína insolúvel em detergente ácido (PIDA) sofreram redução. A mesma tendência foi observada nos teores de lignina, que foram menores nas misturas com até 50% de soja, processadas a 120ºC. A extrusão, independentemente da temperatura, promoveu aumento da fração A dos carboidratos, tanto no milho como na soja. Nas frações B2 e C diminuíram com a maior participação de soja na mistura. A extrusão reduziu as frações nitrogenadas A, B1 e C, fato observado nas misturas contendo soja. O processamento promoveu aumento da fração B2, exceto no milho a 100%. Alterações menos significativas foram observadas na fração B3. O processamento por extrusão não altera a digestibilidade in vitro da proteína de milho e soja, no entanto, reduz a quantidade de inibidor de tripsina quando as misturas desses grãos são processadas a 120ºC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

OLIVEIRA JÚNIOR, Luiz Fernando Ganassali de, Ricardo Enrique Bressan SMITH, Fabrício Oliveira REIS, Eliemar CAMPOSTRINI, and Messias Gonzaga PEREIRA. "DIFERENÇAS FISIOLÓGICAS ENTRE GENÓTIPOS DE MILHO DOCE (su-1) E MILHO COMUM DURANTE O DESENVOLVIMENTO." Scientia Agraria 8, no. 4 (December 6, 2007): 351. http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v8i4.9879.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de verificar a influência de parâmetros fisiológicos das plantas de milho doce (H43IN) e milho comum (UENF506-8), nos períodos de desenvolvimento, nos teores de carboidratos e na produtividade desta espécie, foram conduzidos experimentos sob condições de campo, no Colégio Agrícola Antonio Sarlo, em Campos dos Goytacazes-RJ. Os experimentos foram instalados nos meses de setembro a janeiro de 2004. Os parametros fisiológicos foram estudados em quatro períodos: período III de crescimento vegetativo, V e VII reprodutivo e IX senescência da planta. Os parâmetros fisiológicos (taxa fotossintética líquida, déficit de pressão de vapor entre a folha e o ar e condutância estomática), observados, nas diferentes fases fenológicas, demonstraram haver diferenças significativas entre os dois genótipos. Os teores de açúcares e amido determinados nos estádios V e VII também demonstram diferenças, como esperado e a produtividade demonstrou superioridade do milho comum em relação ao milho doce.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Leonel, Fernando de Paula, José Carlos Pereira, Marcone Geraldo Costa, Paulo De Marco Júnior, Cássio José da Silva, and Luciano Aurélio Lara. "Consórcio capim-braquiária e milho: comportamento produtivo das culturas e características nutricionais e qualitativas das silagens." Revista Brasileira de Zootecnia 38, no. 1 (January 2009): 166–76. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982009000100021.

Full text
Abstract:
Nesta pesquisa, o objetivo foi avaliar as diferenças entre silagens de culturas exclusivas ou do consórcio de milho e capim-braquiária, além de dois arranjos de semeadura do consórcio (duas fileiras de capim-braquiária nas entrelinhas do milho; e semeadura de capim-braquiária a lanço nas entrelinhas do milho). Avaliaram-se as produções de matéria seca (MS), proteína bruta (PB) e nutrientes digestíveis totais (NDT) por área e as características qualitativas das silagens (teores de PB, NDT, FDN, lignina e carboidratos não-fibrosos, nitrogênio amoniacal, ácidos butírico e lático e o pH). O milho em cultivo exclusivo, semeadura de duas fileiras do capim-braquiária nas entrelinhas do milho e semeadura do capim-braquiária a lanço nas entrelinhas do milho não diferiram com relação à produção de MS, PB e NDT, e nem com relação a variáveis qualitativas como teores de PB, NDT, FDN, lignina, pH, nitrogênio amoniacal, ácidos lático e butírico na MS das silagens, mostrando-se melhores desempenhos que o capim-braquiária em cultivo exclusivo quanto a essas variáveis. Porém, a recuperação do dossel forrageiro na área, após a colheita do material, foi mais rápida no arranjo com duas fileiras do capim-braquiária nas entrelinhas do milho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Almir Vieira, Odilon Gomes Pereira, Rasmo Garcia, Sebastião de Campos Valadares Filho, Paulo Roberto Cecon, and Célia Lúcia de Luces Fortes Ferreira. "Composição bromatológica e digestibilidade in vitro da matéria seca de silagens de milho e sorgo tratadas com inoculantes microbianos." Revista Brasileira de Zootecnia 34, no. 6 (December 2005): 1881–90. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982005000600011.

Full text
Abstract:
Avaliaram-se a composição bromatológica e a digestibilidade in vitro da matéria seca (DIVMS) de silagens de milho e sorgo, tratadas ou não com inoculantes microbianos, em diferentes períodos de fermentação. Utilizou-se um arranjo fatorial 6 x 2 x 3 (períodos de fermentação x silagens x inoculantes), em delineamento inteiramente casualizado, para avaliação dos teores de matéria seca (MS) e proteína bruta (PB), e um arranjo fatorial 4 x 2 x 3 para avaliação dos constituintes fibrosos e da DIVMS, ambos com três repetições. Observou-se os efeitos da interação período de fermentação <FONT FACE=Symbol>´</FONT> silagem <FONT FACE=Symbol>´</FONT> inoculante sobre os teores de MS e da interação inoculante <FONT FACE=Symbol>´</FONT> período, sobre os teores de PB das silagens. Constatou-se efeito da interação tríplice também sobre os teores de fibra em detergente neutro (FDN) e fibra em detergente ácido (FDA). Estimaram-se teores mínimos de FDN nas silagens de milho tratadas com os inoculantes Silobac e Maize-All, respectivamente, de 52,14 e 50,75%, aos 37,34 e 46,1 dias após a ensilagem. Quanto à celulose, verificou-se, entre as silagens de milho, menores valores nas silagens tratadas, mas não foi detectado efeito de inoculante nas silagens de sorgo. Os teores médios de hemicelulose foram influenciados por silagem, período e inoculante, registrando-se na silagem de milho (29,8%) valor maior que na de sorgo (28,4%). Houve efeito quadrático do período de fermentação sobre a DIVMS da silagem de milho tratada com os inoculantes Silobac e Maize-All, estimando-se valores máximos de 71,1 e 71,7%, aos 42,29 e 50,3 dias de ensilagem, respectivamente. As DIVMS das silagens de sorgo, no entanto, não foram influenciadas pelo período de fermentação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Mieho teorie"

1

Flajšmanová, Jana. "Měření extinkčních spekter opticky zachycených plazmonických nanočástic." Master's thesis, Vysoké učení technické v Brně. Fakulta strojního inženýrství, 2015. http://www.nusl.cz/ntk/nusl-232025.

Full text
Abstract:
This thesis deals with the dark-field imaging and the optical spectroscopy of optically trapped plasmonic nanoparticles. The optical trapping and the characterization of a single particle or multiple nanoparticles as well are demonstrated. The number of the optically trapped particles can be estimated from the dark-field scattering intensity. Experiments show the presence of the interparticle coupling among trapped metallic nanoparticles which has not been observed in case of dielectric particles. The scattering spectra of the plasmonic nanoparticles were compared with theoretical models based on the Mie theory and the Discrete dipole approximation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ferrarini, Hair. "Determinaçao de teores nutricionais de milho em grao por espectroscopia de reflectância no infravermelho e análise multivariada." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2004. http://hdl.handle.net/1884/34780.

Full text
Abstract:
Resumo: O milho, dentre os cereais, é o mais usado na nutrição animal e, para uma adequada formulação das rações é necessário conhecer o seu valor nutricional. Este trabalho tem como objetivo propor uma técnica rápida de análise, sem uso de reagentes químicos, para a determinação de valores nutricionais do milho em grão, substituindo os métodos tradicionais de análise, os quais são demorados e de alto custo. Neste trabalho foi utilizada a espectroscopia no infravermelho com Transformada de Fourier aplicando a técnica de refletância difusa cujos dados espectrais foram correlacionados aos valores nutricionais do milho através do método de regressão dos mínimos quadrados parciais (PLS). Para a construção de modelo de calibração foram utilizados os dados de referência de análises químicas dos valores de umidade (UM), proteína bruta (PB), fibra bruta (FB), extrato etéreo (EE), resíduo mineral (RM) e fósforo (P) bem como os espectros no infravermelho com diferentes pré-tratamentos matemáticos, de 132 amostras de milho em grão, de diferentes procedências e variedades. Destas amostras, 83 foram usadas para o modelo de calibração, 35 para validação e 14 foram consideradas anômalas. Para cada valor nutricional foram construídos modelos independentes e, também, um modelo simultâneo para PB, FB, EE e P. Os melhores modelos foram obtidos com pré-tratamento de alisamento e MSC para região no infravermelho médio e com alisamento e cálculo de primeira derivada para a região do infravermelho próximo. Dos parâmetros analisados, a previsão do valor de proteína bruta, na região do infravermelho médio, apresentou os melhores reSultados, com erro relativo médio de previsão de 7,91%. Na determinação simultânea de PB, FB, EE e P, na região do infravermelho próximo, os melhores reSultados foram obtidos para os modelos com pré-tratamento de alisamento e MSC, com dez variáveis latentes, com erro relativo médio de previsão de 8,06; 10,09; 10,89 e 11,48%, respectivamente. A técnica de análise por espectroscopia no infravermelho médio e próximo associada a metodologia de calibração multivariada mostrou-se viável satisfazendo as exigências do mercado com relação à este tipo de análise, que são: rapidez, segurança, menor custo e não poluente, com erro próximo aos métodos tradicionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Guiscem, Josiane Marlle [UNESP]. "Qualidade fisiológica de sementes de milho doce em função do teor de água na colheita e da temperatura de secagem." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2001. http://hdl.handle.net/11449/100036.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:30:26Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2001-09Bitstream added on 2014-06-13T19:40:05Z : No. of bitstreams: 1 guiscem_jm_dr_botfca.pdf: 338963 bytes, checksum: 321f29a3ec8184784a47f1c0abe613b2 (MD5)
O objetivo deste estudo foi analisar a qualidade fisiológica das sementes de milho doce em função do teor de água na colheita e da temperatura de secagem em espiga. Os experimentos foram conduzidos na área experimental da FCA/Unesp, Botucatu- SP, com materiais distintos de milho doce: BR 400 (bt) ‘Super doce’, BR 401 (su) ‘Doce-de-ouro’, BR 402 (su) ‘Doce-Cristal’. O delineamento experimental empregado foi o de blocos ao acaso com 6 repetições, constituindo os tratamentos as épocas de colheitas. Para que não ocorresse a contaminação genética entre cultivares, o experimento foi conduzido nas seguintes épocas de semeadura: em dezembro 1999 foram semeadas as cultivares BR 401 e BR 402 e no mês de janeiro de 2000, a BR 400. As colheitas das espigas foram iniciadas após a maturidade fisiológica, após despalhadas e divididas em duas porções, as espigas foram submetidas a secagem em estufas com circulação forçada com temperaturas de 30o C e 40o C. Os teores de água das sementes, inicial e após a secagem, de todas as colheitas foram determinados pelo método da estufa a 105 + 3oC, por 24 horas. Após... .
The purpose of the present research was to study physiological seed quality of sweet corn as a function of water content and drying temperatures of ears at harvesting time. Experiments were made in the Agriculture School of São Paulo State University located in Botucatu, São Paulo, Brazil. Ears of sweet corns cultivars, BR 400 Super Sweet (brittle), BR 401 Doce de Ouro (sugary) and BR 402 Doce Cristal (sugary), were harvested at different times, starting at physiological seed maturity, and submitted to different drying temperatures (30o C and 40o C) in an air circulation chamber. After drying, ears were shelled and seeds were stored in paper bags under laboratory environmental conditions. Field dried seeds, with 10.1% of moisture, were utilized as a control. Cultivars with different genes for sweetness were grown 30 days apart to prevent contamination among them. Initial water content of seed before and after drying was determined by drying at 105o + 3oC for 24 hours. Physiological seed quality for each harvesting date and drying temperature were analyzed before storage and six months after. The following characteristics... (Complete abstract, click electronic address below).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mangolim, Claudete Aparecida. "Mapeamento de QTLs associados com o teor de oleo em linhagens tropicais de milho (Zea mays L.)." [s.n.], 2002. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/316643.

Full text
Abstract:
Orientadores : Claudio Lopes de Souza Jr., Anete Pereira de Souza
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia
Made available in DSpace on 2018-08-01T00:04:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mangolim_ClaudeteAparecida_D.pdf: 6199340 bytes, checksum: 52437fb73a759e07bbef593d7408eff1 (MD5) Previous issue date: 2002
Doutorado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Guiscem, Josiane Marlle. "Qualidade fisiológica de sementes de milho doce em função do teor de água na colheita e da temperatura de secagem /." Botucatu : [s.n.], 2001. http://hdl.handle.net/11449/100036.

Full text
Abstract:
Orientador: João Nakagawa
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a qualidade fisiológica das sementes de milho doce em função do teor de água na colheita e da temperatura de secagem em espiga. Os experimentos foram conduzidos na área experimental da FCA/Unesp, Botucatu- SP, com materiais distintos de milho doce: BR 400 (bt) 'Super doce', BR 401 (su) 'Doce-de-ouro', BR 402 (su) 'Doce-Cristal'. O delineamento experimental empregado foi o de blocos ao acaso com 6 repetições, constituindo os tratamentos as épocas de colheitas. Para que não ocorresse a contaminação genética entre cultivares, o experimento foi conduzido nas seguintes épocas de semeadura: em dezembro 1999 foram semeadas as cultivares BR 401 e BR 402 e no mês de janeiro de 2000, a BR 400. As colheitas das espigas foram iniciadas após a maturidade fisiológica, após despalhadas e divididas em duas porções, as espigas foram submetidas a secagem em estufas com circulação forçada com temperaturas de 30o C e 40o C. Os teores de água das sementes, inicial e após a secagem, de todas as colheitas foram determinados pelo método da estufa a 105 + 3oC, por 24 horas. Após... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo).
Abstract: The purpose of the present research was to study physiological seed quality of sweet corn as a function of water content and drying temperatures of ears at harvesting time. Experiments were made in the Agriculture School of São Paulo State University located in Botucatu, São Paulo, Brazil. Ears of sweet corns cultivars, BR 400 Super Sweet (brittle), BR 401 Doce de Ouro (sugary) and BR 402 Doce Cristal (sugary), were harvested at different times, starting at physiological seed maturity, and submitted to different drying temperatures (30o C and 40o C) in an air circulation chamber. After drying, ears were shelled and seeds were stored in paper bags under laboratory environmental conditions. Field dried seeds, with 10.1% of moisture, were utilized as a control. Cultivars with different genes for sweetness were grown 30 days apart to prevent contamination among them. Initial water content of seed before and after drying was determined by drying at 105o + 3oC for 24 hours. Physiological seed quality for each harvesting date and drying temperature were analyzed before storage and six months after. The following characteristics... (Complete abstract, click electronic address below).
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pereira, Lívia de Matos [UNESP]. "Qualidade de sementes, teor de nitrogênio e expressão gênica em genótipos de milho inoculados com Azospirillum brasilense." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. http://hdl.handle.net/11449/110315.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-11-10T11:09:36Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-04-17Bitstream added on 2014-11-10T11:58:13Z : No. of bitstreams: 1 000794470.pdf: 828780 bytes, checksum: 2f18935a0f22dbcb62abeb6fb0334d95 (MD5)
O trabalho foi realizado com o objetivo de verificar em quatro genótipos de milho o efeito da inoculação com Azospirillum brasilense na resposta germinativa das sementes e crescimento de plântulas, no teor de nitrogênio e índice de conteúdo de clorofila foliar e, na expressão quantitativa relativa de ESTs chaves no metabolismo do nitrogênio. Em um primeiro ensaio avaliou-se a qualidade fisiológica de sementes de dois híbridos simples comerciais (AG7098 e 2B707) e duas variedades sintéticas experimentais (V2 e V4) inoculados com A. brasilense, por meio de testes de porcentagem de germinação e emergência, índice de velocidade de emergência, massa de matéria seca de parte aérea e raiz. O segundo ensaio foi conduzido em casa de vegetação onde foram cultivados os mesmos quatro genótipos sob diferentes formas de inoculação com A. brasilense e fornecimento de N sendo avaliados teor de nitrogênio e clorofila foliar e a expressão de duas ESTs que codificam enzimas chaves da rota metabólica do N, a nitrato redutase (ZmNR) e a glutamina sintetase (ZmGln1-3) por meio da técnica de PCR quantitativa em tempo real. Os genótipos diferem em relação à inoculação com A. brasilense. Os híbridos foram responsivos à inoculação com A. brasilense para massa de matéria seca de raiz. A variedade V2 apresentou comportamento inferior quanto à massa de matéria seca de raiz, mas respondeu positivamente a massa de matéria seca de parte aérea, e V4 não apresentou diferenças significativas quando inoculada. Os resultados de índice de conteúdo de clorofila não foram significativos. Para teor de nitrogênio foliar cada genótip respondeu de maneira particular. Em relação a expressão das ESTs verificou-se que a inoculação proporcionou incrementos na expressão de ZmNR para os híbridos AG7098 e 2B707. A variedade V2 não respondeu a inoculação e V4 apresentou maior nível de ...
The objective was to evaluate in maize genotypes the effect of inoculation with Azospirillum brasilense in seed germination response and seedling growth, the nitrogen and chlorophyll leaf content the relative quantitative expression of ESTs keys on nitrogen metabolism. In a first experiment was evaluated the physiological quality of seeds from two single cross hybrids (AG7098 and 2B707) and two synthetic varieties experimental (V2 and V4) inoculated with A. brasilense , by germination and emergence percentage, emergence rate tests, dry weight of shoot and root The second experiment was conducted in a greenhouse where the same genotypes were grown under different forms of inoculation with A. brasilense and supplying nitrogen being evaluated nitrogen and chlorophyll leaf content and the expression of two ESTs encoding key enzymes of metabolic pathway for N, nitrate reductase (ZmNR) and glutamine synthetase (ZmGln1-3) using the technique of quantitative real -time PCR. The genotypes differ with respect to inoculation with A. brasilense. Hybrids were responsive to inoculation with A. brasilense for dry root matter. The V2 variety showed lower performance as the dry weight of root, but responded positively to dry mass of shoots and V4 showed no significant differences when inoculated. The results of chlorophyll content were not significant. To the N content each genotype evaluated responded in a particular way. Regarding the expression of ESTs were found that inoculation promoted increases in expression ZmNR for AG7098 and 2B707 hybrids. A variety V2 did not respond to inoculation and V4 showed higher expression level when received only nitrogen application. In general, the varieties responded negatively or did not respond to inoculation with A. brasilense , when comparing the genotypes within treatments , and V2 showed lower expression values ZmRN for all forms of inoculation and fertilizer ...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pereira, Lívia de Matos. "Qualidade de sementes, teor de nitrogênio e expressão gênica em genótipos de milho inoculados com Azospirillum brasilense /." Jaboticabal, 2014. http://hdl.handle.net/11449/110315.

Full text
Abstract:
Orientador: Gustavo Vitti Môro
Coorientador: Sonia Marli Zingaretti
Banca: Rinaldo Cesar de Paula
Banca: Everlon Cid Rigobelo
Banca: Ivana Marino Bárbaro
Banca: Marcelo Marchi Costa
Resumo: O trabalho foi realizado com o objetivo de verificar em quatro genótipos de milho o efeito da inoculação com Azospirillum brasilense na resposta germinativa das sementes e crescimento de plântulas, no teor de nitrogênio e índice de conteúdo de clorofila foliar e, na expressão quantitativa relativa de ESTs chaves no metabolismo do nitrogênio. Em um primeiro ensaio avaliou-se a qualidade fisiológica de sementes de dois híbridos simples comerciais (AG7098 e 2B707) e duas variedades sintéticas experimentais (V2 e V4) inoculados com A. brasilense, por meio de testes de porcentagem de germinação e emergência, índice de velocidade de emergência, massa de matéria seca de parte aérea e raiz. O segundo ensaio foi conduzido em casa de vegetação onde foram cultivados os mesmos quatro genótipos sob diferentes formas de inoculação com A. brasilense e fornecimento de N sendo avaliados teor de nitrogênio e clorofila foliar e a expressão de duas ESTs que codificam enzimas chaves da rota metabólica do N, a nitrato redutase (ZmNR) e a glutamina sintetase (ZmGln1-3) por meio da técnica de PCR quantitativa em tempo real. Os genótipos diferem em relação à inoculação com A. brasilense. Os híbridos foram responsivos à inoculação com A. brasilense para massa de matéria seca de raiz. A variedade V2 apresentou comportamento inferior quanto à massa de matéria seca de raiz, mas respondeu positivamente a massa de matéria seca de parte aérea, e V4 não apresentou diferenças significativas quando inoculada. Os resultados de índice de conteúdo de clorofila não foram significativos. Para teor de nitrogênio foliar cada genótip respondeu de maneira particular. Em relação a expressão das ESTs verificou-se que a inoculação proporcionou incrementos na expressão de ZmNR para os híbridos AG7098 e 2B707. A variedade V2 não respondeu a inoculação e V4 apresentou maior nível de ...
Abstract: The objective was to evaluate in maize genotypes the effect of inoculation with Azospirillum brasilense in seed germination response and seedling growth, the nitrogen and chlorophyll leaf content the relative quantitative expression of ESTs keys on nitrogen metabolism. In a first experiment was evaluated the physiological quality of seeds from two single cross hybrids (AG7098 and 2B707) and two synthetic varieties experimental (V2 and V4) inoculated with A. brasilense , by germination and emergence percentage, emergence rate tests, dry weight of shoot and root The second experiment was conducted in a greenhouse where the same genotypes were grown under different forms of inoculation with A. brasilense and supplying nitrogen being evaluated nitrogen and chlorophyll leaf content and the expression of two ESTs encoding key enzymes of metabolic pathway for N, nitrate reductase (ZmNR) and glutamine synthetase (ZmGln1-3) using the technique of quantitative real -time PCR. The genotypes differ with respect to inoculation with A. brasilense. Hybrids were responsive to inoculation with A. brasilense for dry root matter. The V2 variety showed lower performance as the dry weight of root, but responded positively to dry mass of shoots and V4 showed no significant differences when inoculated. The results of chlorophyll content were not significant. To the N content each genotype evaluated responded in a particular way. Regarding the expression of ESTs were found that inoculation promoted increases in expression ZmNR for AG7098 and 2B707 hybrids. A variety V2 did not respond to inoculation and V4 showed higher expression level when received only nitrogen application. In general, the varieties responded negatively or did not respond to inoculation with A. brasilense , when comparing the genotypes within treatments , and V2 showed lower expression values ZmRN for all forms of inoculation and fertilizer ...
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Gustavo Hugo Ferreira. "Capacidade Combinatória e Correlação em Populações de Milho-Pipoca /." Jaboticabal, 2016. http://hdl.handle.net/11449/148633.

Full text
Abstract:
Orientador: Gustavo Vitti Môro
Banca: Maria Elisa Ayres Guidetti Zagatto Paterniani
Banca: Ivana Marino Bárbaro Torneli
Banca: Rinaldo César de Paula
Banca: Dilermando Perecin
Resumo: O milho-pipoca nacional apresenta baixa variabilidade genética e o desenvolvimento de linhagens avançadas e novas cultivares com alta produtividade de grãos (PG) e capacidade de expansão (CE) é dependente da determinação precisa de grupos heteróticos e do conhecimento das associações entre as principais características de importância para a cultura. O objetivo deste trabalho foi realizar análise dialélica e estimar a correlação entre as principais características em populações oriundas de linhagens S3 de milho-pipoca. Para avaliação da capacidade combinatória foram obtidos 36 híbridos e seus recíprocos, os quais foram avaliados em delineamento de blocos casualizados com 72 tratamentos e duas repetições em dois anos, sendo avaliada a PG e CE. Para avaliação da correlação entre as características foi utilizado 41 genótipos dentre os híbridos e recíprocos obtidos que foram avaliados em blocos casualizados para três amostras de 50 grãos de cada parcela de cada repetição: comprimento do grão (CG), espessura do grão (EG), largura do grão (LG), diâmetro do grão (DG) massa de 50 grãos (MG) e CE. Foram estimados a capacidade geral e especifica de combinação, o efeito recíproco e materno, o coeficiente de correlação de Pearson, foi realizada análise de trilha, modelos de regressão simples e redes bayesianas. Os efeitos não aditivos dos genes foram os mais importantes no controle genético tanto da PG como da CE, indicando situação favorável para a exploração de híbridos nos programas d... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The Brazilian popcorn has low genetic variability and the development of advanced lines and new cultivars with high grain yield (GY) and expansion volume (EV) is dependent on the accurate determination of heterotic groups and knowledge of associations between the main traits. The aim of this study was apply diallel analysis and correlation coefficient among the main traits from S3 lines populations of popcorn. The 36 hybrids and its reciprocals were evaluated in a randomized complete block design (RCBD) with 72 treatments and two replications in two years and GY and EV were evaluated. At the same time, from 41 hybrids of popcorn were evaluated in a RCBD design for three samples of 50 kernel from each plot: grain length (GL), grain thickness (GT), grain width (GW) of grain diameter (GD) mass of 50 grains (MG) and EV. It was estimated the general e specific combining ability, as well as the reciprocal and maternal effect, Pearson correlation coefficient, path analysis, simple regression models and Bayesian networks. The non-additive effects of genes were the most important in the genetic control of GY and EV indicating favorable situation to produce hybrids. The reciprocal effect is mainly due to non-maternal effects. The use of synthetic populations from S3 lines can be an alternative to increase the genetic variability for GY and EV in popcorn breeding programs. It was detected negative correlation between EV and the traits, except for GD, corroborating the regression models. Path analysis indicated that MG has direct and positive effect on the EV and the negative correlation observed is mainly due to the indirect effects by GW and GT. Bayesian networks detected no direct association between the kernel size and indicated that GT is the only measure that can influence the flake size of popcorn
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Zuffo, Leandro Tonello. "Avaliação de híbridos comerciais de milho para caracteres agronômicos e eficiência na utilização de nitrogênio." Universidade Federal de Viçosa, 2016. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/10087.

Full text
Abstract:
Submitted by Marco Antônio de Ramos Chagas (mchagas@ufv.br) on 2017-04-18T14:26:43Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 615119 bytes, checksum: f864ba329a911e6dba25d8e43db31a88 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-04-18T14:26:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 615119 bytes, checksum: f864ba329a911e6dba25d8e43db31a88 (MD5) Previous issue date: 2016-07-27
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
O milho é uma das principais culturas agrícolas do mundo. Dos 15,8 milhões de hectares plantados com milho no Brasil, estima-se que 98% dessa área sejam cultivados com híbridos. O nitrogênio (N) é o nutriente consumido em maior quantidade pela planta de milho. Assim, os objetivos desse trabalho foram: i) avaliar híbridos comerciais de milho tropical para eficiência de utilização e remobilização de N em contratantes doses de N; ii) avaliar híbridos comerciais de milho tropicais para caracteres agronômicos em condições contrastantes de N e; iii) estudar a influência de caracteres agronômicos na produtividade de grãos e nas eficiências de utilização e remobilização de N em híbridos comerciais de milho tropical. Para realização desse trabalho foram utilizados 87 híbridos comerciais de milho, sendo avaliados na Estação Experimental de Coimbra, Coimbra-MG, na safra 2015/2016. Foram realizados dois experimentos, um em baixa dose (18 kg ha -1 de N), e outro em alta dose de N (198 kg ha -1 de N). Cada experimento foi realizado em delineamento de blocos casualizados com três repetições. Cada parcela foi constituída de duas linhas de milho com quatro metros de comprimento, espaçadas em 0,80 m. Foram avaliados os seguintes caracteres: área foliar, altura de planta, diâmetro de colmo (DC), teor de clorofila (SPAD), comprimento de entrenó, número de fileiras, comprimento de espiga, profundidade de grão, massa hectolítrico (PHE), massa de 1000 grãos, biomassa no florescimento, colheita e total, concentração de N no florescimento, na colheita e nos grãos, conteúdo de N da biomassa no florescimento, colheita, grãos e total, absorção pós-antese (NPA), N remobilizado, eficiência de remobilização, eficiência na utilização de N (EUtN), índice de colheita de N (ICN) e produtividade de grãos. Comprovou-se variabilidade genética entre os híbridos comerciais de milho para caracteres relacionados à utilização de N. Houve efeito significativo para EUtN em ambos ambientes. Os híbridos mais produtivos em alto N foram BM709PRO2, P3456H e BM3063PRO2. Os híbridos mais produtivos em baixo N foram BM709PRO2, RB9004PRO e BM3061. Em geral, a diferença de dose de N no solo influenciou o desempenho dos caracteres, diminuindo as médias, mas, para PHE, EUtN, NPA e ICN observou-se maiores médias no ambiente de baixo N. Os caracteres DC e SPAD, podem ser considerados na seleção indireta de híbridos de milho mais eficientes na utilização e na remobilização de nitrogênio.
Corn is a major crop in the world. Of the 15.8 million hectares of maize in Brazil, it is estimated that 98% of this area is cultivated with hybrids. Nitrogen (N) is the nutrient consumed in greater quantities by the corn plant. The objectives of this study were: i) to evaluate tropical maize hybrids for commercial use efficiency and remobilization of N at contrasting doses of N; ii) evaluate commercial hybrids of tropical maize for agronomic traits in contrasting conditions of N and; iii) to study the influence of agronomic traits in grain yield and efficiencies and remobilization of N in commercial hybrids of tropical maize. To carry out this work were used 87 commercial corn hybrids were evaluated at the Experimental Station of Coimbra, Coimbra, MG, at harvest 2015/2016. Two experiments were conducted, one in low dose (18 kg N ha -1 ) , and one high dose of N (198 kg N ha -1 ) . Each experiment was conducted in a randomized block design with three replications. Each plot consisted of two rows of corn four meters long, spaced at 0.80 m. We evaluated the following characters: leaf area, plant height, stem diameter (SD), ear leaf chlorophyll concentration (SPAD), length of internodes, kernel rows, ear length, depth of grain, hectoliter weight, one thousand kernel weight, biomass in flowering, harvest and total, N concentration at flowering, harvesting and grain, N content of the biomass at flowering, harvest, grain and total, post-silking absorption, N remobilized, remobilization efficiency, N utilization efficiency (NUtE), N harvest index (NHI) and grain yield. Verified to be genetic variability among commercial corn hybrids for traits related to the use of N. There was a significant effect for NUtE in both environments. The most productive hybrids in high N were BM709PRO2, P3456H and BM3063PRO2. The most productive hybrids in low N were BM709PRO2, RB9004PRO and BM3061. In general, N rate influence the performance of the characters, reducing the average, but for PHE, NUtE, NPA and NHI observed higher average at low dose. The SD and SPAD characters can be considered in the indirect selection of more efficient maize hybrids in use and nitrogen remobilization.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Caetano, Mariana. "Efeito do processamento do milho e dos teores de fibra no desempenho de bovinos Nelore em terminação." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11139/tde-05072012-104948/.

Full text
Abstract:
Foi avaliado o efeito do processamento do milho (PRC) e de diferentes teores de fibra insolúvel em detergente neutro proveniente de forragem (FDNf) no desempenho de bovinos. Posteriormente, foi estudado o efeito do PRC e da inclusão de polpa cítrica (PCtr) em substituição ao milho. Foram utilizados em cada experimento 112 bovinos machos não castrados da raça Nelore, com peso inicial de 384,1 ± 29,5 kg e 378,3 ± 21,3 kg respectivamente. O delineamento foi o de blocos completos casualizados em esquema fatorial 2x4. No primeiro experimento os dois PRC foram grão úmido ensilado (GU) e grão seco moído fino (MM) e os teores de FDNf foram 3, 8, 13 e 18% na MS. No segundo experimento foram utilizados os mesmo PRC (GU ou MM) e quatro teores de PCtr (0, 7, 14 e 21% na MS). No primeiro experimento, verificou-se efeito quadrático de FDNf para ganho de peso (P=0,01), sendo o ganho ótimo com inclusão de 13,0% de FDNf. Houve interação de PRC e FDNf (P=0,05) para consumo de matéria seca (CMS) sendo que os maiores CMS foram obtidos com inclusões de 11,3 e 13,7% de FDNf para animais alimentados com MM e GU respectivamente. Em ambos os experimentos a eficiência alimentar (EA) foi melhor (P<0,01) para animais alimentados com GU em relação ao MM. Houve efeito quadrático de FDNf para peso de carcaça quente e fria (P=0,04), sendo as carcaças mais pesadas obtidas com 12,8% de FDNf na dieta. Foi observado efeito quadrático de FDNf para peso de gordura renal, pélvica e inguinal (P=0,04), sendo que a maior deposição ocorreu com inclusões de 12,5% de FDNf. Houve interação de PRC e FDNf para teor de amido fecal (AF; P<0,001). Animais alimentados com GU apresentaram teores médios de AF mais baixos (3% na MS) e independentes do teor de FDNf da dieta. Entretanto, animais recebendo dietas com MM apresentaram teores mais elevados de AF (13% na MS), que foi reduzido com o aumento do teor de FDNf. No segundo experimento, observou-se efeito de PRC (P<0,001) para CMS, que foi menor em animais alimentados com GU em relação aos MM. Houve efeito linear de PCtr no CMS (P<0,001), ocorrendo aumento no CMS com o aumento da inclusão de PCtr. Não houve efeito (P>0,05) de PRC e nem de PCtr para características de carcaça. O AF foi menor em animais alimentados com GU em relação ao MM (3,16 vs. 8,63% na MS, P<0,001). A exigência de FDNf para maior CMS foi dependente do método de PRC, sendo menor para o MM em relação ao GU (11,3 vs. 13,7% FDNf). A inclusão de aproximadamente 13% de FDNf parece ser adequada para maximizar o desempenho de bovinos Nelore em dietas contendo caroço de algodão. O GU melhora a EA e reduz as perdas fecais de amido.
The effect of corn processing (PRC) and different levels of neutral detergente fiber from forage (NDFf) on performance were evaluated in one experiment and the effects of PRC and different citrus pulp levels (PCtr) were evaluated in a second experiment. In each study 112 Nellore bulls were used with 384.1 ± 29.5 kg inicial body weight (iBW) for the first experiment and 378.3 ± 21.3 kg iBW for the second experiment. The animals were used in a randomized complete block design in a 2x4 factorial arrangement. The PRC methods evaluated were high moisture corn (HM) and finely ground corn (GC). The levels of NDFf evaluated were 3, 8, 13 e 18% in the DM. In the second trial the same two PRC (HM and GC) and four levels of PCtr were evaluated (0, 7, 14 and 21% in the DM). In the first experiment a quadratic effect of NDFf was observed (P=0.01) with peak gain at 13.0% of NDFf. There was an interaction between PRC and NDFf (P=0.05) for dry matter intake (DMI); peak DMI occurred with 11.3 and 13.7% NDFf for GC and HM respectively. In both experiments gain efficiency (GE) was better (P<0.01) for animals fed HM than GC. There was a quadratical effect of NDFf for hot and cold carcass weight (P=0.04), with maximum weights at 12.8% NDFf. A quadratical effect of NDFf for renal, pelvic and inguinal fat weight (P=0.04) was observed with the highest weights at 12.5% NDFf. There was an interaction between PRC and NDFf for fecal starch (FS; P<0.001). Animals fed HM diets presented no change in FS with different NDFf levels (3% in the DM). However, animals fed GC had higher average FS (13% in the DM), and there was a decrease in FS content with increasing NDFf percentage. In the second experiment, there was an effect of PRC (P<0.001) on DMI, with lower intakes for animals fed HM diets. There was a linear effect of PCtr (P<0.001) on DMI with increased intakes as a result of increasing PCtr in the diet. No effects were observed for PRC and PCtr for carcass traits. FS was lower in animals fed HM compared to GC (3.16 vs. 8.63% in the DM; P<0.001). The NDFf required to optimize DMI was dependent on method of PRC (maximum intake required 11.3 and 13.7% NDFf for GC and HM, respectively). The performance of Nellore bulls could be optimized with around 13% NDFf in diets with cottonseed. The high moisture corn improves gain efficiency and decreases starch fecal losses.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Mieho teorie"

1

Rayas Cervantes, Salvador, Dolores Guadalupe Álvarez Orozco, and Verónica Esperanza Ruiz Domínguez. "Desarrollo laboral, factores que lo determinan, investigación empírica desde la perspectiva de los jefes en México." In Tendencias en la Investigación Universitaria. Una Visión desde Latinoamérica. Volumen V, 85–100. Fondo Editorial Universitario Servando Garcés de la Universidad Politécnica Territorial de Falcón Alonso Gamero / Alianza de Investigadores Internacionales S.A.S., 2019. http://dx.doi.org/10.47212/tendencias_v_2019_6.

Full text
Abstract:
Esta investigación empírica tuvo el objetivo de comprender los elementos que potencializan el desarrollo laboral, se trabajó bajo un enfoque cualitativo, entrevistando a 26 supervisores de una empresa dedicada a la producción y venta de cosméticos a nivel internacional, se abordó bajo el marco referencial de teoría fundamentada, se diseñó una guía de entrevista avalada por tres expertos en el área de Recursos Humanos, se realizó una triangulación entre la teoría y los hallazgos. Como principales resultados se encontró que el miedo a ser despedido y el desconocimiento de técnicas para negociar un incremento de sueldo o un nuevo puesto son las principales causas por las cuales los colaboradores no gestionan el desarrollo laboral, por otra parte los supervisores argumentaron que para solicitar un nuevo puesto se requiere que las personas se capaciten, que muestren liderazgo y sepan vender su experiencia, pero sobre todo demostrar que los objetivos actuales que le fueron asignados, se cumplieron.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Medeiros, Renato Vieira, Antônio Germano Carpim Rocha, Dionísio Felício Vieira Neto, Alberto Leão de Lemos Barroso, Gustavo André Simon, Fábio Adriano Santos e. Silva, Josélia Quaresma da Silva, and Jaqueline Rosemeire Verzignassi. "FITOTOXIDADE DE HERBICIDAS NA CULTURA DO MILHO APLICADOS EM DIFERENTES TIPOS DE SOLO." In Ciência e desenvolvimento: teoria e prática. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200902670.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Claudete Rosa da, Daniel Vítor Mesquita da Costa, Eline Gomes Almeida, Crissogno Mesquita dos Santos, Leomara Pessoa Brito, Anna Thereza Santos Morais, Daylon Aires Fernandes, Gislayne Farias Valente, Tiago de Souza Santiago, and Kessy Jhonnes Soares da Silva. "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MILHO TRADICIONAL." In As vicissitudes da pesquisa e da teoria nas ciências agrárias, 199–210. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.52520041117.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Daiana Raniele Barbosa da, Letícia Thália da Silva Machado, Jorge Gonçalves Lopes Júnior, Wagner da Cunha Siqueira, Selma Alves Abrahão, and Edinei Canuto Paiva. "PROPRIEDADES FÍSICAS DOS GRÃOS DE MILHO EM DIFERENTES TEORES DE UMIDADE." In A produção do Conhecimento nas Ciências Agrárias e Ambientais 5, 29–35. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8831926045.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Barragán, Gabriela Madrigal, Dora Alicia Daza Ponce, and Bertha Guadalupe Rosas Echeverría. "EL MIEDO COMO OBSTÁCULO PARA APRENDER UNA SEGUNDA LENGUA." In Linguística, letras e artes: Teorias e práticas interdisciplinares em espaços educativos, 99–104. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.95221200911.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Almeida Júnior, Joaquim Júlio, Katya Bonfim Ataides Smiljanic, Alexandre Caetano Perozini, Armando Falcão Mendonça, Edson Lazarini, Gustavo André Simon, Suleiman Leiser Araújo, et al. "VALORES BIOMÉTRICOS NA MODALIDADE DE SEMEADURA EM CONSORCIAÇÃO DE MILHO COM FORRAGEIRAS E FEIJOEIRO EM SUCESSÃO." In As vicissitudes da pesquisa e da teoria nas ciências agrárias, 148–63. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.52520041113.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

"PREVENCIÓN DEL ABUSO SEXUAL Y EL MALTRATO INFANTIL UTILIZANDO UN MODELO VIRTUAL." In El prisma de la formación docente en Colombia. Teoría padagógica y experiencias didácticas, 229–54. Editorial Universidad Santiago de Cali, 2017. http://dx.doi.org/10.35985/9789588920702.11.

Full text
Abstract:
Esta investigación fue diseñada con el fin de desarrollar un modelo virtual encaminado a la prevención del abuso sexual y el maltrato infantil. En don-de se busca que los niños y niñas adquieran habilidades de autoprotección y autocuidado de su cuerpo, así como saber identificar distintas situaciones de riesgo y qué hacer en caso de encontrarse en una de ellas. Dicha herramienta virtual fue implementada y comparada con la manera tradicional en la que se viene trabajando en una institución educativa el proyecto transversal de educación sexual enfocado en la prevención del abuso sexual infantil, encontrándose así que mediante el uso de un modelo virtual se generó un mayor impacto en los niños participantes, dado que lograron identificar en su mayoría las situaciones de riesgo y de la misma manera, establecieron diferentes opciones de auto protección. De la misma manera la investigación permitió conocer aquellas cosas que los niños y niñas no cuentan por miedo a distintos factores.CAPÍTULO11
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Diana C. F., Francielly C. Albergaria, Pedro M. M. Murata, Anderson H. Venâncio, Jeferson G. Clementino, Maria E. S. Gomes, and Rilke T. F. Freitas. "CARACTERIZAÇÃO DOS ÁCIDOS GRAXOS EM PEIXES DE ÁGUA DOCE: UMA REVISÃO." In Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços. Agron Food Academy, 2021. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539626.33.

Full text
Abstract:
A composição de ácidos graxos em pescado está sendo intensamente pesquisado, principalmente devido as suas propriedades benéficas à saúde. Os ácidos graxos poli- insaturados da série ômega-3, são amplamente reconhecidos como sendo nutrientes essenciais para seres humanos, pois exercem uma variedade de benefícios para a saúde através da sua ação molecular, celular e fisiológica. Os peixes são a principal fonte de ácidos graxos, por isso é importante que se conheça a sua composição, bem como as principais fontes lipídicas utilizadas na sua incorporação, o perfil e os efeitos dessas fontes sobre a qualidade de carne. Objetivou-se com o presente estudo, compilar informações acerca do perfil de ácidos graxos em diferentes espécies de peixes de água doce, além de fontes alternativas ricas em ácidos graxos poli-insaturados para nutrição e a influência das fontes lipídicas sobre as características físicas, químicas e físico-químicas do pescado. Observou- se que, dentre a ampla gama de peixes conhecidos, os de água doce podem ser uma excelente fonte de ácidos graxos, com teores variados de espécie para espécie. Este conteúdo é influenciado fortemente pela alimentação, que, devido aos custos elevados do óleo de peixe, comumente utilizado nas rações comerciais, estão sendo buscados substitutos de fontes advindas de óleo vegetal, tal como os de linhaça, soja, canola e milho, os quais se mostraram como uma opção para a manutenção dos parâmetros de qualidade da carne de peixe, como a coloração, textura e composição nutricional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vasconcelos, Omar Machado de, Antônia Benedita Silva Bronze, Elessandra Laura Nogueira Lopes, Harleson Sidney Almeida Monteiro, Meirevalda do Socorro Ferreira Redig, Sinara de Nazaré Santana Brito, Deucirene de Nazare Figueiredo de Vasconcelos, Mariana Casari Parreira, Marcos Augusto de Souza Gonçalves, and Evaldo Morais da Silva. "CULTIVO PREDOMINANTE EM ÁREA DE AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO AJURU: MANDIOCA (MANIHOT ESCULENTA) CONSORCIADA COM MILHO (ZEA MAYS), OBSERVANDO A QUANTIDADE DE SEMENTES PLANTADAS E GERMINADAS POR COVA." In As Vicissitudes da Pesquisa e da Teoria nas Ciências Agrárias 5, 71–80. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3972123028.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Mieho teorie"

1

Silva, J. L. A., J. F. Medeiros, S. S. V. Alves, P. S. F. Linhares, and A. J. O. Targino. "Teores Foliares de Micronutrientes na Cultura do Milho Irrigado com Águas Salinas em Diferentes Tipos Solos." In II Inovagri International Meeting. Fortaleza, Ceará, Brasil: INOVAGRI/INCT-EI/INCTSal, 2014. http://dx.doi.org/10.12702/ii.inovagri.2014-a444.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carneiro, Rúben, Luís F. Silva, Eurico Seabra, Anabela Alves, and Mário Lima. "Application of the TRIZ Methodology in the Innovation of the FRICTORQ Test Equipment." In ASME 2014 International Mechanical Engineering Congress and Exposition. American Society of Mechanical Engineers, 2014. http://dx.doi.org/10.1115/imece2014-37666.

Full text
Abstract:
The TRIZ – ‘Teoria Rechenia Izobretatelskih Zadatchi’ (Russian acronym for ‘Theory of Inventive Problem Solving’ - TIPS) is a methodology applied for problem solving that aims to create a systematic and algorithmic way to find new design solutions and to enhance individual creativity. This methodology was created and developed by Genrikh Altshuller in the 40’s of the twentieth century in the former Soviet Union. Throughout the study of thousands of patents Altshuller discovered that independently of its field, all technologies follow the same defined principles, and that these principles could be used for solving new problems. This paper is intended to demonstrate how the TRIZ methodology can be used in the innovation of a testing device (named FRICTORQ) designed and developed at the Department of Mechanical Engineering at the University of Minho to measure the friction coefficient in flexible materials. Throughout the study of the patterns of technical evolution described in this methodology, the authors will search for new possible evolution phases for this device, which will stimulate new ideas and the design of innovative solutions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gonçalves Reis, Eduarda, Daniela Samara Abreu das Chagas, João Carlos dos Santos Duarte, Samara Thais da Costa Pinheiro, and Eder Silva de Oliveira. "ANÁLISE DOS TEORES DE CÁLCIO DISPONÍVEL NO SOLO EM ÁREA DE PASTAGEM, MILHO E AÇAÍ EM DIFERENTES PROFUNDIDADES NA AMAZÔNIA ORIENTAL." In II Congresso Internacional das Ciência Agrárias. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2017. http://dx.doi.org/10.31692/2526-7701.iicointerpdvagro.2017.00176.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography