Academic literature on the topic 'Mobilidade - Europa'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Mobilidade - Europa.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Mobilidade - Europa"

1

Araújo, Emília, Denise Cogo, and Manuel Pinto. "Mobilidades, Media (ções) e Cultura." Comunicação e Sociedade 28 (December 28, 2015): 7–14. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.28(2015).2267.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Martins, Susana, Rosário Mauritti, Nuno Nunes, Ana Lúcia Romão, and António Firmino da Costa. "A educação ainda é importante para a mobilidade social? Uma perspetiva das desigualdades educacionais da Europa do Sul no contexto europeu." Revista Portuguesa de Educação 29, no. 2 (December 14, 2016): 261. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.7920.

Full text
Abstract:
Com a expansão generalizada das qualificações na Europa, algumas abordagens têm vindo a defender que a dimensão educativa se tem enfraquecido enquanto fator implicado na mobilidade social e como elemento estrutural nas desigualdades e oportunidades sociais. Este estudo perspetiva, quer nos seus posicionamentos teóricos quer na sua verificação empírica, as desigualdades educacionais e as suas implicações na mobilidade e nas desigualdades sociais entre países do sul, e entre este conjunto e a Europa no seu todo. Esta análise é, ainda, contextualizada através do reconhecimento de dinâmicas educacionais dos últimos 60 anos. O seu desenvolvimento visa, também, aprofundar a importância das origens educativas nos destinos educativos e socioprofissionais; e identificar padrões de fluidez educativa e de desigualdade educacional, contextualizando-os no quadro de transições educacionais diferenciadas em termos nacionais. O inquérito internacional European Social Survey (2012) é a referência empírica central.Palavras-chave: Desigualdades educativas; mobilidade social; Europa do Sul; contexto europeu ABSTRACT With the widespread expansion of educational processes in Europe, some approaches that have been proposed argue that the educational dimension has been weakened as a factor involved in social mobility processes and as a structural element in social opportunities and inequalities. This paper discusses these proposals, contradicting them through alternative theoretical positions and a solid empirical base. The developed analysis envisages educational inequalities and their impacts on social mobility and inequality in targeted manner in Southern Europe and in the European context. This perspective was also sustained by a comparison between countries and recognized over time (last 60 years). Some questions were developed, empirically sustained, particularly concerning the importance of socio-educational backgrounds in the socio-education and socio-occupational destinations and the identification of patterns of social fluidity and educational inequalities, drawing matches with different educational transitions in national terms. We used as central database the European Social Survey (2012).Keywords: Educational inequalities; social mobility; Southern Europe; European context
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Martins, Andrea Martinesco Coelho. "Questões sobre a integração de novos meios de mobilidade ao plano de mobilidade urbana e transporte de Curitiba." Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento 2, no. 1 (December 26, 2013): 111. http://dx.doi.org/10.3895/rbpd.v2n1.3090.

Full text
Abstract:
<div>A análise do Plano de Mobilidade Urbana e Transporte Integrado da Prefeitura Municipal de Curitiba </div><div>demonstra a grande preocupação dos agentes públicos com o desenvolvimento de Políticas Públicas </div><div>no campo da mobilidade urbana, envolvendo, para o que interessa no presente trabalho, o transporte </div><div>coletivo e o transporte comercial metropolitano. Nesse sentido, foi realizado estudo sobre os novos </div><div>usos relacionados aos serviços de mobilidade compartilhada desenvolvidos na Europa, em especial na </div><div>França, para identificação de alternativas viáveis aos problemas de saturação do sistema viário nas </div><div>áreas urbanas e suburbanas de Curitiba, visando ao transporte urbano sustentável. Serão apresentados </div><div>dois sistemas alternativos aos descritos no PlanMob Curitiba – covoiturage e autopartage –,</div><div>introduzidos na Europa desde a década de 1980. Serão estudadas as características de cada sistema e </div><div>avaliadas as estatísticas francesas. O resultado da pesquisa indicou que, naquele país, pela crescente </div><div>demanda por alternativas ao uso do petróleo, associada às mudanças climáticas, bem como à saturação </div><div>das redes de mobilidade, há um esforço multidisciplinar na formação e adoção de novos sistemas de </div><div>mobilidade eco-sustentáveis, que passa pelo desenvolvimento do veículo elétrico, também chamado de </div><div>carro verde (com emissão “zero” de carbono), a delegação da condução e a conectividade, que vão </div><div>além do proposto nesse trabalho. </div>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Aradau, Claudia, Jef Huysmans, and Vicki Squire. "Atos de cidadania europeia: uma sociologia política da mobilidade." Contexto Internacional 33, no. 1 (June 2011): 179–208. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-85292011000100008.

Full text
Abstract:
A cidadania europeia é marcada por uma tensão entre uma cidadania derivativa do Estado-nação e uma cidadania definida pela liberdade de movimento. Abordando essa tensão como sintomática de uma profunda contradição entre integração e mobilidade que é constitutiva das formações sociais modernas, este artigo desenvolve uma sociologia política da mobilidade que desafia as considerações territoriais e culturalistas sobre a cidadania europeia. Isso é feito explorando a representação política da cidadania europeia por parte de sujeitos marginalizados, cujo engajamento em relações de troca serve como lugar para atos de cidadania europeia que "mobilizam a mobilidade". Isso é ilustrado por uma análise da Declaração dos Direitos dos Trabalhadores Sexuais na Europa, de 2005.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sacramento, Octávio. "Conjugalidades Distendidas: Trânsitos, Projetos e Casais Transatlânticos." Dados 59, no. 4 (October 2016): 1207–40. http://dx.doi.org/10.1590/001152582016111.

Full text
Abstract:
RESUMO O artigo debate a constituição transatlântica de conjugalidades e mobilidades no quadro do encontro e aproximação passional de turistas europeus e mulheres brasileiras no bairro de Ponta Negra, principal destino turístico internacional da cidade de Natal, no Nordeste brasileiro. A análise assume dois propósitos centrais: (i) perceber como alguns dos vínculos de intimidade iniciados no contexto do turismo de massas vão sendo mantidos à distância e consolidados como projetos de casal depois do regresso dos turistas à Europa; (ii) compreender as estratégias de gestão da mobilidade e residência que a manutenção desses vínculos e o seu aprofundamento no sentido da aliança pressupõem. A partir de um trabalho de campo etnográfico itinerante e multissituado, realizado nas duas margens atlânticas, os dados empíricos que sustentam a análise mostram que as conjugalidades e as mobilidades euro-brasileiras aqui consideradas estão intrinsecamente associadas a vinculações distendidas e flexíveis de intimidade, residência e, inclusive, de cidadania.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bersani, Ana Elisa, and Handerson Joseph. "O Brasil e a diáspora haitiana." Tematicas 25, no. 49 (December 30, 2017): 9–16. http://dx.doi.org/10.20396/tematicas.v25i49/50.11126.

Full text
Abstract:
Desde o século XIX, os haitianos circulam entre diferentes espaços nacionais e transnacionais, notadamente no Caribe, na América do Norte, na América do Sul e na Europa, tradicionalmente em países que constituem a diáspora haitiana como os Estados Unidos, o Canadá, a França, a República Dominica e Cuba. Isto é evidência de que a mobilidade é um fenômeno antigo e estrutural no universo haitiano. Entretanto, a partir de 2010, após o terremoto no Haiti, teve início “um quarto grande fluxo da mobilidade internacional haitiana” (JOSEPH, 2015a, 2017a e 2017b) em direção ao Equador, ao Peru, ao Chile, à Argentina, e sobretudo, ao Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gomes, Catarina Barbosa Torres. "O efeito do capital escolar no acesso ao Programa Ciência sem Fronteiras." ETD - Educação Temática Digital 22, no. 2 (April 13, 2020): 336–53. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654654.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda possíveis efeitos do capital escolar no acesso à mobilidade acadêmica internacional ofertada pelo programa Ciência sem Fronteiras, e tem como objetivo analisar a influência tanto do passado escolar na determinação de um perfil ideal para a mobilidade acadêmica quanto do percurso escolar e de experiências de mobilidade nessa trajetória. Em síntese, a intenção é a de verificar a hipótese de estarmos diante de uma “elite escolar”, composta por sujeitos que passaram por um rigoroso processo de seleção escolar que, por meio de investimentos familiares e pessoais, tiveram as condições requeridas para o acesso a esse tipo de mobilidade. Tanto no contexto internacional, sobretudo na Europa, em função da amplitude do programa Erasmus, quanto no Brasil, o tema tem ganhado espaço, sobretudo após o advento do CsF, o que evidencia sua importância no cenário das políticas educacionais mundiais. A metodologia de análise fundamentou-se nos parâmetros da amostragem aleatória simples e análise de conteúdo. Os resultados comprovaram a hipótese de que o perfil do estudante considerado apto à mobilidade, sobretudo selecionado com as bolsas para instituições mais concorridas também tinham uma trajetória escolar sem percalços, até mesmo no contexto universitário. Muitos eram ligados às atividades de iniciação científica, monitoria e extensão universitária. Será designado como CsF nas próximas referências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Soares, Weber, Carlos Lobo, and Ralfo Matos. "MOBILIDADE ESPACIAL DOS IMIGRANTES ESTRANGEIROS NO BRASIL - 1991/2010." REMHU : Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana 23, no. 44 (June 2015): 191–205. http://dx.doi.org/10.1590/1980-85852503880004412.

Full text
Abstract:
Resumo Na formação do território brasileiro, os fluxos migratórios internacionais e internos desempenharam papel central. Se as correntes de imigrantes oriundas da África e da Europa fomentaram as atividades econômicas do passado, as novas ondas migratórias, a contar de meados do século XX, conformaram a dinâmica socioespacial brasileira mais recente. Ao lado de tradicionais destinos como o Japão e Estados Unidos, novos movimentos populacionais internos à América do Sul ganharam importância, incluindo os fluxos de entrada no território brasileiro. Em face dessa dinâmica migratória, constitui objetivo principal deste trabalho o levantamento das diferentes nacionalidades dos imigrantes estrangeiros residentes no Brasil e a análise das diferenças na mobilidade espacial interna desses mesmos estrangeiros. De acordo com dados extraídos dos censos demográficos de 1991, 2000 e 2010, nota-se uma expressiva expansão do número de estrangeiros naturais dos países latino-americanos em terras brasileiras, em especial dos vizinhos do cone sul, e um significativo nível de mobilidade espacial interna dos paraguaios e dos bolivianos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Teixeira, Rafael Tassi, and Denise Cogo. "Diáspora, interculturalidade e memória em En tierra extraña." Galáxia (São Paulo), no. 36 (December 2017): 72–84. http://dx.doi.org/10.1590/1982-2554232967.

Full text
Abstract:
Resumo O trabalho explora as relações entre os processos de mobilidade transnacional e a construção das subjetividades nas representações dos emigrantes no documentário En tierra extraña (BOLLAÍN, 2014), tendo como metodologia principal uma análise sociocrítica do filme articulada à contextualização da cinematografia espanhola no campo das migrações. Os deslocamentos humanos lidos com base nas imagens fílmicas dos emigrados espanhóis contemporâneos são tensionados na cinematografia espanhola mais recente, sobretudo, na intensificação da percepção social do fenômeno da mobilidade emigrante a partir da crise econômica de 2008, e a experienciação da memória, diáspora e interculturalidade são observadas no filme de Bollaín em relação às narrativas temporais subjacentes aos recentes deslocamentos de espanhóis na Europa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sousa, Luiz Penha, Carolina Alves Arrais da Silva, and Marina Leite de Barros Baltar. "MOBILIDADE CORPORATIVA - DESAFIOS PARA ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO NO BRASIL." Projectus 4, no. 3 (June 3, 2021): 13–35. http://dx.doi.org/10.15202/25254146.2019v4n3p13.

Full text
Abstract:
Os congestionamentos nas áreas urbanas durante os horários de pico estão diretamente relacionados aos deslocamentos por motivos de trabalho. Este fato revela as empresas como uma potencial fonte capaz de auxiliar os gestores públicos na gestão da demanda por viagens (GDV). Nesse sentido, surge o conceito de mobilidade corporativa, ainda pouco difundido e explorado no Brasil. Com base em experiências internacionais, os empregadores podem obter dados essenciais ao desenvolvimento de planos de transportes, como informações dos fluxos diários de origem-destino, geralmente obtidos por custosas pesquisas domiciliares. Os planos de mobilidade corporativa (PMC) mostram-se uma boa forma de GDV a ser aplicada em grandes cidades. Paralelamente, alguns países incentivam estas atitudes através de políticas públicas conhecidas como Trip Reduction Ordinances (TRO), existentes desde a década de 80 nos Estados Unidos. Este trabalho tem como objetivo pesquisar as melhores práticas de mobilidade corporativa encontradas em cidades dos Estados Unidos e de países da Europa, bem como a bibliografia dos autores mais relevantes neste tema. Foram identificadas as principais possibilidades de aplicação de PMCs e TROs em regiões metropolitanas brasileiras, bem como as barreiras que serão encontradas para a efetividade e eficácia dessas medidas. Destaca-se a necessidade de mais estudos relacionados à elaboração e implementação de políticas de mobilidade corporativa nas cidades brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Mobilidade - Europa"

1

Farinha, Cristina Celeste da Costa Oliveira Santos. "Bound to mobility : the building up of a performing arts community in the European Union." Tese, Porto : [Edição do Autor], 2012. http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000217276.

Full text
Abstract:
The EU promotes mobility as part of its mission to raise citizens' involvement in the integration process, in conjunction with single market growth and employment targets. Yet data shows that intra-EU mobility remains low. Administrative and legal barriers are assumed to hinder the freedom of movement of persons. Within the misfield, performing artists, in particular, have been commonly associated to mobility throughout times since their activities are less regulated within national and organisational frameworks thus more flexible and adaptable to different places and partners. However, even apparently best suited, performing artists face many obstacles when working across borders in addition to their already vulnerable social condition. This research proposes an exploration beyond legal-administrative obstacles to mobility for the case of performing artists in the EU. Within a qualitative postulate and grounded theory driven methodology it investigates mobility as the potential to work across different established categories be those of languages, countries, disciplines and cultures, consubstantiated in institutional and individual aspirations and competences. Through analysis of a set of semi-structured interviews to artists and other professionals working in the performing arts in the EU it assesses empirically how aspirations and competences for mobility shape artistic practices and profiles as well as contributes to develop communities of interests at EU level. The emerging and fragile sector's organisation and action responds to the intricate demands imposed by intensified mobility aspirations that turned into a feature of performing arts market. Yet access to mobility relies on resources held by individuals and their organisations but also on societies as a whole to constitute adequate environments for these resources to flourish.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Farinha, Cristina Celeste da Costa Oliveira Santos. "Bound to mobility : the building up of a performing arts community in the European Union." Doctoral thesis, Porto : [Edição do Autor], 2012. http://hdl.handle.net/10216/64538.

Full text
Abstract:
The EU promotes mobility as part of its mission to raise citizens' involvement in the integration process, in conjunction with single market growth and employment targets. Yet data shows that intra-EU mobility remains low. Administrative and legal barriers are assumed to hinder the freedom of movement of persons. Within the misfield, performing artists, in particular, have been commonly associated to mobility throughout times since their activities are less regulated within national and organisational frameworks thus more flexible and adaptable to different places and partners. However, even apparently best suited, performing artists face many obstacles when working across borders in addition to their already vulnerable social condition. This research proposes an exploration beyond legal-administrative obstacles to mobility for the case of performing artists in the EU. Within a qualitative postulate and grounded theory driven methodology it investigates mobility as the potential to work across different established categories be those of languages, countries, disciplines and cultures, consubstantiated in institutional and individual aspirations and competences. Through analysis of a set of semi-structured interviews to artists and other professionals working in the performing arts in the EU it assesses empirically how aspirations and competences for mobility shape artistic practices and profiles as well as contributes to develop communities of interests at EU level. The emerging and fragile sector's organisation and action responds to the intricate demands imposed by intensified mobility aspirations that turned into a feature of performing arts market. Yet access to mobility relies on resources held by individuals and their organisations but also on societies as a whole to constitute adequate environments for these resources to flourish.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Galeão, Joana. "O papel das redes sociais (off e online) nas dinâmicas quotidianas dos jovens em mobilidade: análise egocentrada." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2014. http://hdl.handle.net/10773/12781.

Full text
Abstract:
Mestrado em Comunicação Multimédia
Atualmente a Internet é uma das maiores presenças na vida dos jovens. Utilizando-a como forma de manterem contacto uns com os outros principalmente através das redes sociais online e dos softwares de mensagens instantâneas (IM’s). Através de uma análise egocentrada pretende-se compreender se a capital social dos estudantes do programa de mobilidade ERASMUS e estudantes naturais das regiões autónomas portuguesas da Universidade de Aveiro aumenta devido à interação que fazem nas comunidades virtuais aliado ao facto de estarem a residir em Aveiro. Se o facto de se encontrarem em processo de mobilidade, estando a residir num país e numa região com costumes e culturas diferentes, influenciou o modo como veem a Europa. Pretende-se desta forma contribuir para a compreensão do aumento do capital social através das redes sociais online e estas aumentam devido a contactos da rede social offline. Tendo sido possível concluir um aumento do capital social geral e uma transição dos contactos do offline para o online.
Nowadays the internet has an important role in young people's Lives. They use it as a way to keep in touch with each other mainly through online social networks and instant message softwars. Through an egocentric analysis we expected to understand if the social capital of ERASMUS students and students from the Portuguese autonomy regions, currently studying at university of Aveiro, has been increasing due to their interaction on virtual communities along with the fact that they are living in Aveiro. And if the fact that they are in a process of mobility, by living in a region or country with different customs and culture has influenced the way they see Europe. This way we aim to contribute to the understanding of the growth of social capital due to online social networks and if these have increase because of the offline social network. It was possible to conclude a growth of social capital, in capital, and a transfer from the offline contacts to the online social networks.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sheina, Olha. "Investigadores da Europa de Leste em Portugal : o caso do Instituto Superior Técnico." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/10414.

Full text
Abstract:
Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Vocacionado para os fluxos migratórios de grande dimensão, o estudo das migrações tem vindo a interessar-se a partir dos anos 60 em analisar os profissionais altamente qualificados, os destinos das suas deslocações e os motivos para migrarem (Peixoto, 1998). É neste sentido que o interesse destes estudos se tem vindo a cruzar cada vez mais com os domínios da sociologia e da economia da ciência e da tecnologia. A presente investigação tem como o objectivo analisar o fenómeno da imigração do leste europeu com origem na Rússia, Ucrânia e Bielorrússia - na comunidade científica portuguesa. O trabalho visa contribuir para um melhor conhecimento dos investigadores do Leste em Portugal problematizando por um lado a chamada "imigração do leste" e por outro, referindo-se os contornos dos processos da mobilidade científica desta comunidade. O estudo analisa as várias dimensões do tecido social dos entrevistados: desde as motivações pessoais - por exemplo, motivações de carreira - aos dispositivos sociais nos países de origem - por exemplo, conjuntura económica e opções de mobilidade, até às estratégias de inserção na comunidade científica portuguesa. Considerando que o fenómeno foi pouco explorado em estudos anteriores, adopta-se uma abordagem exploratória. A recolha de dados utilizados foi feita através do Curriculum Vitae (CV) de investigadores e essencialmente de entrevistas biográficas em profundidade. O estudo mostra os cientistas da Europa de Leste como os pontos nodais em redes transnacionais de transferência de conhecimento podendo-se falar de claro exemplo de "ganho dos cérebros" para ciência portuguesa.
Migration studies, especially interested in large dimension migrations, have become since the 60s more and more interested in analysing migrations of highly qualified professionals: their destinies and the reasons behind this decision (Peixoto, 1998). In this sense, the interest of these studies has come to meet domains such as sociology, science economy and technology. The present study aims to analyse the migration to the Portuguese scientific community of researchers from Russia, Ukraine and Belorussia. This work endeavours to contribute to advance knowledge about Eastern-Europe researchers in Portugal through an analysis of, from one side, the so-called "East immigration" and from the other, of the scientific mobility of this community. The research analyses various dimensions of participants' social fabric: since personal motivations (career motivations for instance), to societal dispositions in their home country (economic situation or mobility options, for instance) and personal strategies for integration in the Portuguese scientific community. An exploratory approach is adopted, given that this phenomenon has been little explored in previous studies. Data was collected manly through biographic interviews and their curriculum vitae. Results show that Eastern-Europe scientists clearly are a case of "brain gain" for the Portuguese science. Today these researchers also constitute main points of connection with research poles in Eastern Europe and in other countries, favouring knowledge transfer and circulation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Machado, Sadi Flôres. "A CONSTRUÇÃO JURÍDICA DA FORTALEZA EUROPA: DA COMUNITARIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS MIGRATÓRIAS À EMERGÊNCIA DO SISTEMA EUROPEU DE VIGILÂNCIA DAS FRONTEIRAS (EUROSUR)." Universidade Federal de Santa Maria, 2015. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6388.

Full text
Abstract:
The gradually communitisation of migration policies in the European Union (EU) coincides with the increase of human flows in the Schengen area, driven largely by the characteristics and economic demands of the global network society. In this process, the tension is deposited between the need for Community harmonization in the embryonic foundations of a principle of solidarity aimed at protecting humanana mobility ("Europe without borders") and the effective adoption of legal acts sustained by the security perception of migration ("Fortress Europe"). Under such assumptions, the research analyzes the communitarisation process of selective migration policies (refoulement of irregular immigrants and attracting highly skilled workers) and the emergence of immigration restriction techniques (technological surveillance of external borders and landless of migration control), with special Featured establishing a European Border Surveillance System (EUROSUR). We opted for the dialectical-inductive approach to the topic in order to suit the analysis of the intertwining of migration policies, normative acts and judicial decisions and their itineraries and contextual contradictions. As for the procedure, especially the monographic methods were used, historical, comparative and case study. It investigates how human mobility in Europe fall within the overall context of migration, through the analysis of normative sources devoted to ticket management and national residence of third countries in the EU, with the purpose of gauging how is the division of powers on migration. We analyze also the human rights guaranteed to migrants through the jurisprudence of the European Court of Human Rights (ECHR) and the Agency's reports of the European Union Fundamental Rights (EU). Community Directives were analyzed related to the co-optation of qualified immigrants and immigrant repulsion undocumented, featured reflections of the security obsession that marks the European migration strategies. Finally, it approaches the implementation of EUROSUR, relating to the consolidation of surveillance as an emerging paradigm in the global legal scenario. Finally, it is concluded that the regional management of migration under the logic of selectivity by giving a Community surveillance, accelerates economic crises in countries of origin, increasing the volume of mobility towards the destination countries.
A progressiva comunitarização das políticas migratórias no âmbito da União Europeia (UE) coincide com o aumento dos fluxos humanos no espaço Schengen, motivado, em larga medida, pelas características e demandas econômicas da sociedade global em rede. Nesse processo, sedimenta-se a tensão entre a necessidade de harmonização comunitária sobre os fundamentos embrionários de um princípio de solidariedade voltado à proteção da mobilidade humana ( Europa sem fronteiras ) e a efetiva adoção de atos jurídicos sustentados por uma percepção securitária das migrações ( fortaleza Europa ). Sob tais premissas, a pesquisa analisa o processo de comunitarização de políticas migratórias seletivas (repulsão de imigrantes irregulares e atração de trabalhadores altamente qualificados) e a emergência de técnicas de restrição migratória (vigilância tecnológica das fronteiras externas e desterritorialização do controle migratório), com especial destaque à criação do Sistema Europeu de Vigilância de Fronteiras (EUROSUR). Optou-se pela abordagem dialético-indutiva do tema, a fim de adequar a análise ao entrelaçamento entre políticas migratórias, atos normativos, decisões judiciais e seus respectivos itinerários e contradições contextuais. Já quanto ao procedimento, foram utilizados sobretudo os métodos monográfico, histórico, comparativo e estudos de caso. Investiga-se de que modo a mobilidade humana na Europa se insere no contexto global das migrações, através da análise das fontes normativas consagradas à gestão do ingresso e permanência de nacionais de países terceiros no território da UE, com o fim de aferir como se dá a repartição de competências em matéria migratória. Analisa-se, também, os direitos humanos garantidos aos migrantes através da jurisprudência da Corte Europeia de Direitos Humanos e dos relatórios da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia. Foram analisadas Diretivas comunitárias relacionadas à cooptação de imigrantes qualificados e repulsão de imigrantes em situação irregular, reflexos destacados da obssessão securitária que marca as estratégias migratórias europeias. Por fim, aborda-se a implementação do EUROSUR, relacionando-a à consolidação da vigilância como paradigma emergente no cenário jurídico global. Ao final, conclui-se que a gestão regional da migração sob a lógica da seletividade, através da comunitarização da vigilância, além de incompatível com as diretrizes do cosmopolitismo migratório, também acelera as crises econômicas nos países de origem, intensificando o volume da mobilidade rumo aos países de destino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Abrahão, Fernando Antonio. "Padrões de riqueza e mobilidade social na economia cafeeira: Campinas, 1870-1940." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8137/tde-01062015-150909/.

Full text
Abstract:
As origens da pujança econômica e da diversidade social e cultural de São Paulo são temas estudados por historiadores e economistas. Nesta tese, propõe-se um estudo da riqueza de Campinas durante a economia cafeeira, de 1870 a 1940, recorte temporal este que inicia com o auge da cafeicultura, chegando até aos primeiros desenvolvimentos de uma economia industrial e urbana. A excepcional expansão das exportações de café e a imigração de europeus, de meados do século XIX em diante, estimularam a diversidade dos mercados de trabalho e de consumo locais e tornou possível aos indivíduos comuns ascenderem socialmente em uma hierarquia dominada pela elite cafeeira. A principal fonte documental utilizada foi uma série de inventários post mortem, dos quais sistematizamos as informações pessoais dos inventariados e as propriedades declaradas e orçadas nas suas partilhas. Analisou-se, primeiramente, as origens nacionais e as ocupações econômicas dos inventariados. Na sequência, considerou-se o conjunto das riquezas líquidas dos processos e a composição das propriedades de cada indivíduo. Os dados demonstram ter havido uma extrema desigualdade na distribuição da riqueza em Campinas. Todavia, também encontramos casos de mobilidade ascendente, especialmente entre os imigrantes italianos, que foram maioria no conjunto das colônias estrangeiras do período.
The origins of São Paulos economic vigour and social diversity are topics broadly studied by historians and economists. In this thesis, we investigate the wealth accumulation in Campinas during the coffee economy from 1870 to 1940 a period that begins with the zenith of the coffee production, stretching itself to the first glimpses of a more industrial economy. The leading source used is a sample of post-mortem inventories, from which we codified the inventoried personal data and their declared and budgeted properties listed in their apportionments. The national origins and the economic occupations of the inventoried were primarily analysed. Further, the amount of net wealth of the processes and the composition of the properties of each individual were considered. The data suggest there had been an extreme inequality in the distribution of such wealth. Nevertheless, we found several cases of ascending mobility, especially amongst the Italian immigrants, who represented the majority among the immigrant families in the period.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Costa, Tomás Cabral Júdice da. "Os impostos e a escolha do meio de transporte na União Europeia." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2019. http://hdl.handle.net/10400.5/18567.

Full text
Abstract:
Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
A globalização e as alterações climáticas reforçaram o papel da mobilidade das pessoas, em geral, e dos transportes públicos, em particular. No entanto, o predomínio do transporte individual tem sido crescente ao longo dos anos na União Europeia. Este cenário requer políticas públicas que incentivem opções de deslocação ambientalmente mais suaves, sem sacrificar os ganhos de mobilidade e equidade já conquistados, tendo a fiscalidade uma função a desempenhar nesse aspecto. Este trabalho avalia de que forma os impostos indirectos se associam à utilização relativa de autocarro e modos ferroviários em 27 Estados-Membros entre 2004 e 2015, contribuindo para conhecer a relevância, nas escolhas do utilizador/passageiro, das políticas fiscais comunitárias e/ou nacionais de incentivo à mobilidade sustentável. Os resultados indicam que a tributação da compra de títulos de transporte não releva na escolha do meio de transporte. Ao invés, os impostos sobre os combustíveis relacionam-se com a utilização relativa de transportes colectivos terrestres: de forma positiva no caso do gasóleo; negativa quanto à gasolina sem chumbo, contrariando o esperado e sugerindo que a mobilidade em viaturas movidas a gasolina sem chumbo e em modos colectivos se complementam. Por fim, a proporção de receitas fiscais com tributos sobre a propriedade de veículos num dado ano associa-se favoravelmente ao uso relativo de transportes colectivos em períodos posteriores.
Globalisation and climate changes emphasised the relevance of personal mobility, in general, and public transportation, in particular. Nonetheless, private transportation has long dominated in the European Union. Within this framework, public policy is demanded to foster ridership in more environmental friendly modes of transport without sacrificing mobility and equity gains so far, where tax policy may play a role. This study analyses how indirect taxes and relative usage of buses and railways in 27 Member States from 2004 throughout 2015 are associated, then contributing to know the relevance in user/passenger choices of European and/or nation-wide tax policy boosting more sustainable mobility. Results show that taxation on acquisition of public transport tickets is not relevant to transport choices. Instead, taxation of fuel and relative usage of inland collective transport modes are associated: positively with respect to diesel; negatively concerning unleaded petrol, which goes against the expected and suggests that mobility in unleaded petrol-fuelled vehicles and in collective modes are complementary. Lastly, the proportion of vehicle ownership tax receipts in a given year is positively connected with the relative use of collective transport modes in the following periods.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Boa-Ventura, Ana Cecília de Oliveira Gândara. "O impacto da Comissão Europeia nas dinâmicas de mudança no ensino superior da UE." Master's thesis, FEUC, 2012. http://hdl.handle.net/10316/21374.

Full text
Abstract:
Em 2013 termina o programa PROALV que dará lugar a um novo programa global no âmbito do ensino superior: o “Erasmus for All”. A ser aprovado nos termos em que foi proposto, o programa originará uma profunda mudança na tradicional universidade humboldtiana e provavelmente uma viragem neoliberal definitiva. Esta é a altura de repensar o ensino superior europeu e decidir se o caminho passa pela adesão a um certo tipo de universidade, que vive para satisfazer os rankings e vender programas ou, se pelo contrário, o ensino superior europeu deve primar pela diferença e manter a prática da universidade como um “bem público”. A mudança de paradigma que se tem vindo a verificar no ensino superior - da cooperação para a competição - é não só resultado do panorama internacional e de uma crescente globalização que devemos considerar como inevitável mas também é promovida internamente na UE. Esta tese examina o papel da Comissão Europeia (CE) nessa mudança, especificando os instrumentos utilizados para a promover. A análise foi realizada sob o enquadramento teórico do Institucionalismo discursivo e a três níveis: institucional, político e de governação. Sempre que possível realizou-se a triangulação dos três níveis para compreender até que ponto a influência da CE foi importante no desenhar da universidade do século XXI. Para a concretização do objetivo proposto recorreu-se especialmente a fontes primárias, à aprendizagem decorrente da participação em quatro conferências sobre o tema e a três entrevistas realizadas: um funcionário da DG-Educação da CE, a um especialista em liderança no ensino superior e a um membro do Bologna Follow-Up Group (BFUG). Este estudo sugere o interesse de uma análise longitudinal da influência da CE sobre o ensino superior no período pós-Lisboa, com ênfase nas consequências das variações na governação que refletem essa influência e as flutuações no equilíbrio de poderes subnacional, nacional e supranacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Raposo, Fernando Manuel. "Contribuições para uma melhor compreensão do Ensino Superior das Artes Visuais, na União Europeia." Doctoral thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2010. http://hdl.handle.net/10362/5281.

Full text
Abstract:
Dissertação de Doutoramento em Teoria Curricular e Metodologias de Ensino.
O estudo que nos propomos realizar alicerça-se no quadro teórico enformado pela emergência de um novo modelo de racionalidade, em consequência do questionamento e rejeição do modelo de racionalidade positivista; pelo desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação, que intensificaram as relações sociais à escala mundial e pela assumpção dos princípios e objectivos enunciados na Declaração de Bolonha, quanto à criação do espaço europeu do ensino superior. Tendo em conta o objectivo do estudo, procurar-se-á identificar, a partir da análise dos planos de estudo dos cursos de Artes Plásticas e Design das instituições portuguesas e italianas objecto de estudo, quais as características a que deve obedecer a configuração de um currículo em Artes Visuais (Artes Plásticas e Design) para a pós-modernidade. No presente estudo ter-se-ão presentes a emergência do novo paradigma da educação, em que a valorização do contexto, do diálogo e do consenso se torna imperativo no processo de construção do conhecimento, bem como os enfoques curriculares que actualmente enformam o ensino das artes visuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Graça, Marta Maria Condeço. "A importância da internacionalização no quadro do ensino superior português: análise da mobilidade intra e extra-europeia da Universidade de Évora para o período 2010-2016." Master's thesis, Universidade de Évora, 2017. http://hdl.handle.net/10174/21758.

Full text
Abstract:
Partindo dos paradigmas da Teoria das Relações Internacionais, iremos desenvolver uma análise sobre a importância crescente da internacionalização no quadro do ensino superior português, utilizando como objeto de estudo a mobilidade intra e extra europeia para a Universidade de Évora no período de 2010 a 2016. A União Europeia tem vindo a reconhecer a importância da cooperação internacional e consequentemente do papel da mobilidade no incremento da internacionalização e no ultrapassar barreiras. A mobilidade estudantil torna-se, na conjetura atual, cada vez mais uma janela para um acesso a novas oportunidades. Com este estudo pretende-se chegar à conclusão de quais as tendências de mobilidade no período definido, para a Universidade de Évora, cruzando com as relações internacionais que os influenciaram, chegando à conclusão de quais os vetores estratégicos a seguir que poderão contribuir para o incremento da internacionalização e seu contributo para as instituições de ensino superior; Abstract: Starting from international relations theory models, we will develop an analysis about the increasing relevance of internationalisation in the Portuguese Higher Education context using, as study object, intra and extra European mobility to Universidade de Évora from 2010 to 2016. The European Union already recognizes the role of international cooperation and mobility in the growth of internationalisation and its importance on overcoming barriers. Nowadays, student mobility has become a window to new opportunities. The aim of this work is to present the mobility trends for Universidade de Évora in the defined period, which international relations influenced them, and highlight the strategic vetors that should be followed to increase internationalisation and its weight in higher education institutions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Mobilidade - Europa"

1

Apelido do autor, Primeiro nome do autor, and Isabel Maria Freitas Valente. Europa, Atântico e o Mundo: mobilidades, crises, dinâmicas culturais: pensar com Maria Manuela Tavares Ribeiro. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1336-9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Mobilidade - Europa"

1

Monteiro, João. "Transição para a cidade pós-carbónica: uma proposta de mobilidade sustentável para Vizela." In The Overarching Issues of the European Space = Grandes Problemáticas do Espaço Europeu : A strategic (re)positioning of environmental and socio-cultural problems? Um (re)posicionamento estratégico das questões ambientais e socioculturais?, 240–54. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2019. http://dx.doi.org/10.21747/9789898969149/tran.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Velasco, Suzana de Souza Lima. "A securitização da imigração na União Europeia: legislação e práticas de regulação do excesso de mobilidade." In Imigração na União Europeia: uma leitura crítica a partir do nexo entre securitização, cidadania e identidade transnacional, 65–107. EDUEPB, 2014. http://dx.doi.org/10.7476/9788578792817.0003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Mobilidade - Europa"

1

Achegas e recomendacións para unha cultura resiliente. Consello da Cultura Galega, May 2021. http://dx.doi.org/10.17075/arpucr.2021.

Full text
Abstract:
A crise sanitaria está a afectar de forma xeneralizada a todos os sectores sociais e económicos en Galicia. O Consello da Cultura Galega analizou os efectos que está a ter no ámbito cultural dende o comezo da aplicación das primeiras restricións. Os diferentes informes publicados dende marzo de 2020 indican un tecido produtivo especialmente vulnerable, sobre todo entre as actividades relacionadas cos espectáculos, unha contracción do consumo da maioría de produtos culturais e unha situación laboral incerta para os traballadores da cultura. A crise da COVID-19 impulsou uns programas de estímulo económico sen precedentes na maioría dos Estados. Dentro da Unión Europea puxéronse en marcha unha serie de medidas de grande alcance en forma de subvencións e préstamos co obxectivo de financiar os instrumentos para combater a pandemia e paliar os efectos económicos que as restricións á mobilidade están a ter en moitos sectores da economía.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography