Academic literature on the topic 'Moçambique - Política e governo - 1975-1990'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Moçambique - Política e governo - 1975-1990.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Moçambique - Política e governo - 1975-1990"

1

Kemer, Thaise, and Alexsandro Eugenio Pereira. "Da operação de manutenção de paz à cooperação técnica: as iniciativas brasileiras para a paz em Moçambique (1992-2010)." Estudos Internacionais: revista de relações internacionais da PUC Minas 6, no. 3 (2018): 47–65. http://dx.doi.org/10.5752/p.2317-773x.2018v6n3p47.

Full text
Abstract:
Esse artigo analisa a participação brasileira nas iniciativas das Nações Unidas no processo de paz de Moçambique e argumenta que o Brasil não adotou uma agenda de longo prazo para a paz associada ao desenvolvimento econômico e social nesse país. Para evidenciar esse argumento, o artigo examinou a participação do Brasil no contexto da Operação das Nações Unidas em Moçambique (ONUMUZ) e analisou os acordos de cooperação técnica entre Brasil e Moçambique entre 1990 e 2010. Com base nessa análise, evidenciou que não houve continuidade entre a participação do Brasil na ONUMOZ e os acordos bilaterais de cooperação técnica entre Brasil e Moçambique. Durante o governo Fernando Henrique Cardoso apenas cinco acordos de cooperação bilateral foram implementados. Esse número foi ampliado no governo Lula. Com base nesses números, evidencia-se que a promoção do desenvolvimento esteve mais associada a decisões específicas de cada governo do que a uma política externa brasileira orientada à construção da paz, a qual demandaria a intensificação desses acordos após o término da ONUMOZ como forma de oferecer condições estruturais para a paz aos moçambicanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barrios Diaz, Jose Alejandro Sebastian. "O Brasil e o acender das luzes das independências de Angola e Moçambique (1974-1975)." Carta Internacional 11, no. 3 (2016): 149. http://dx.doi.org/10.21530/ci.v11n3.2016.513.

Full text
Abstract:
O artigo explora o sentido do reconhecimento das independências de Angola e de Moçambique para a política externa brasileira. Em abordagem histórica, concentrando-se nos anos 1974 e 1975, esses processos são analisados à luz do cenário internacional e do Pragmatismo Responsável de 1974, que alterou o comando geral da diplomacia brasileira e almejou a universalização das relações internacionais do país. Fundamentado em pesquisa documental no Arquivo Histórico do Itamaraty em Brasília e no Centro de Pesquisa e Documentação Histórica do Brasil Contemporâneo, bem como na literatura especializada da área de política externa brasileira, o artigo coloca três questões intimamente vinculadas para compreender esse momento: " (i) Por quê o Brasil reconheceu essas independências? (i) De que modo foram as primeiras gestões do governo Geisel para tornar esse reconhecimento possível? (iii) Quais consequências políticas seguiram esses fatos?". Em síntese, o reconhecimento das independências não foi um fenômeno criado ex-nihilo, mas dominado por interesses de expansão da ação internacional do Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rocha, Júlia Tainá Monticeli. ""O FAROL QUE ILUMINA CAMINHOS DA REVOLUÇÃO MOÇABICANA": A IMAGEM DE JOSINA MUTHEMBA MACHEL COMO INSTRUMENTO POLÍTICO (1975-1986)." Revista TransVersos, no. 21 (April 20, 2021): 14–33. http://dx.doi.org/10.12957/transversos.2021.54072.

Full text
Abstract:
Durante o governo do primeiro presidente de Moçambique, Samora Moisés Machel, é possível perceber o desenvolvimento do imaginário popular sobre alguns importantes elementos da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) do período da luta anticolonial. Promovida pelas publicações oficiais do Partido da Frelimo através de coleções organizadas pelo Órgão de Informação e Propaganda e das publicações da revista Tempo no período após a independência. O próprio Samora Moisés Machel é conhecido atualmente como o “pai da nação”, assim como, o símbolo da emancipação feminina tem sua representação na figura de Josina M. Machel. Ou seja, não é apenas a construção de heróis nacionais homens em torno de mitos fundacionais que constituiu o imaginário popular moçambicano. É sobre essa emblemática mulher e a utilização política da imagem associada a ela que trataremos a seguir através da análise de materiais de 1975 a 1986.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sitoé, Selso Ananias, Andressa Ribeiro Contreira, Caio Rosas Moreira, Luciane Cristina Arantes da Costa, and Lenamar Fiorese. "História do esporte em Moçambique: um olhar dos profissionais de Educação Física." Motrivivência 32, no. 62 (2020): 01–20. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2020e66129.

Full text
Abstract:
Propomos com este escrito apresentar a evolução histórica da estrutura do esporte em Moçambique. Para tanto, foram selecionados três professores e quatro dirigentes que viveram a história e a evolução da área da Educação Física (EF) e esporte no país. Utilizamos documentos históricos e entrevista semiestruturada com os participantes. A análise de conteúdo foi utilizada para análise e interpretação dos materiais encontrados e das entrevistas. O contexto sociocultural da EF e esporte em Moçambique foram marcados por dois períodos históricos: a era colonial (1927-1974), na qual se estabeleceram as bases para a estruturação da EF vigente em Moçambique e a era pós-independência (1975-2016), caracterizada pela regulamentação, criação de políticas e formação de profissionais de EF e esporte visando a dinamização da área. Nesse processo, apesar das condições sociais e econômicas precárias vivenciadas no período colonial e pós-independência, o governo moçambicano desempenhou um papel mediador que contribuiu para o desenvolvimento da área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Acçolini, Graziele, and Mário Teixeira de Sá Júnior. "Tradição - Modernidade: a Associação de Médicos Tradicionais de Moçambique (Ametramo)." Mediações - Revista de Ciências Sociais 21, no. 2 (2016): 49. http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2016v21n2p49.

Full text
Abstract:
A Associação de Médicos Tradicionais de Moçambique (AMETRAMO) foi criadaem setembro de 1992, com a Guerra Civil em Moçambique (1977/1992), após oprocesso de separação de sua metrópole, Portugal, em 1975. A Associação seconstitui em um órgão regulamentado pelo governo e reúne os curandeiros querealizam atendimentos através de consultas com um oráculo ou recebimento deespíritos de antepassados e que, para atuarem, necessitam de uma carteira quecomprove sua filiação a AMETRAMO. Desde o nascimento até após a morte oscurandeiros interferem na vida da comunidade. Após um período de perseguiçãoàs manifestações, considerada pela FRELIMO (partido político de base marxistavencedor da Guerra Civil) como fruto da ignorância e do obscurantismo, ocorre oprocesso de reconhecimento e institucionalização de tais práticas. A proposta desseartigo é a de dar prosseguimento a discussão entre o binômio tradição-modernidadetendo por objeto a AMETRAMO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Schneider, Daniela Ribeiro, Cristiane Budde, Karla Castillo Flores, Rafael Pereira, and Eliane Regina Ternes Torres. "Politicas de saude mental em Santa Catarina nos anos 1970: vanguarda na psiquiatria brasileira?" História, Ciências, Saúde-Manguinhos 20, no. 2 (2013): 553–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702013000200011.

Full text
Abstract:
Discute as mudanças na assistência psiquiátrica, ressaltando o contexto social e econômico, entre 1971 e 1975, em Santa Catarina. Orientado por técnicos da Organização Pan-americana de Saúde, o governo estadual desenvolveu política de saúde mental com base nas experiências norte-americanas da psiquiatria preventiva e comunitária do governo Kennedy (1961-1963), alinhadas com as diretrizes da Divisão Nacional de Previdência Social, no Brasil. Fruto de pesquisa qualitativa, com entrevistas com profissionais envolvidos na construção dessas iniciativas nos anos 1970, o artigo discute o cenário dos antecedentes da reforma psiquiátrica dos anos 1980 e 1990 no Brasil e reflete sobre o papel histórico dessas iniciativas em Santa Catarina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Simione, Albino Alves. "DINÂMICAS DO CONTEXTO POLÍTICO E ADMINISTRATIVO NA CONSTRUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM MOÇAMBIQUE." Revista Foco 8, no. 2 (2016): 70. http://dx.doi.org/10.28950/1981-223x_revistafocoadm/2015.v8i2.154.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como finalidade analisar a trajetória recente da administração pública e compreender as transformações que visam a modernização dos processos de gestão em Moçambique. Está baseado na revisão de literatura sobre os modelos de administração pública e na análise de documentos que expressam as diferentes práticas de gestão implementadas no período de 1975 a 2011. Adotamos uma abordagem qualitativa com enfoque exploratório sobre o caso da administração pública moçambicana e, sustentamos nosso estudo na análise de conteúdo de documentos oficiais que retratam as condições estruturais e institucionais sobre o desenho político da organização do Estado e as opções de gestão realizadas ao longo do tempo. Após fazermos um balanço que percorre a administração pública burocrática, a administração pública na era da democracia e o projeto implementado pela estratégia de reforma administrativa do ano de 2001, os resultados da análise empreendida mostram-nos que, apesar da introdução de um número grande de iniciativas de mudanças no seio da administração pública moçambicana, persistem desafios no contexto da agenda de modernização com destaque para o arcabouço institucional vindo do período de maior centralização administrativa, o grau de indução da descentralização exercido pelos governos central e locais e as fragilidades organizacionais e estruturais da administração pública que limitam e condicionam os processos de reformas que têm sido desenvolvidos. This work aims to analyze the recent trend of public administration and understand the changes that seek to modernize the management process in Mozambique. It is based on literature review on the models of public administration and analysis of documents expressing different management practices implemented in the period 1975-2011. We adopted a qualitative approach with exploratory focus on the case of mozambican public administration and we maintain our study on the content analysis of official documents that depict the structural and institutional conditions on the political design of the State organization and management choices made over time. After doing a retrospective that runs bureaucratic public administration, public administration in the era of democracy and the project implemented by the administrative reform strategy of the year 2001, the results show us that despite the introduction of a large number of change initiatives within the mozambican public management, there are still challenges in the modernization agenda highlighting the institutional framework coming from greater administrative centralization period, the degree of induction of decentralization exercised by central and local governments and structural and organizational weaknesses of public administration that limit the processes of reforms that have been developed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Simione, Albino Alves, Fernanda Matos, and Ivan Beck Ckagnazaroff. "A História da Municipalização em Moçambique: Atores, Estratégias e Implicações para a Gestão Pública Local." Revista de Administração de Roraima - RARR 8, no. 2 (2018): 526. http://dx.doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v8i2.5049.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, realizamos uma retrospectiva sobre a implementação da descentralização do tipo municipalização em Moçambique. Discorremos inicialmente sobre os seus antecedentes e destacamos a configuração e caráter do Estado nacional depois da independência em 1975. Buscamos reconstituir a trajetória dos eventos políticos e identificamos as conjunturas críticas que tiveram papel relevante nas escolhas e decisões político-administrativas dos atores relativamente ao estabelecimento dos municípios, a seguir à democratização em 1990. Baseados em uma perspectiva teórica histórica, descortinamos os efeitos do modelo centralizador e seu legado na conformação do desenho institucional da política de descentralização adotada no país a partir de 1996. Por fim, apresentamos os desdobramentos recentes do processo de municipalização e destacamos existir no contexto em análise, a tendência de as regras introduzidas reproduzirem limitações no processo das políticas públicas e reforçarem as fragilidades estruturais da gestão pública local que podem comprometer o exercício efetivo da autonomia dos municípios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Seibert, Gerhard. "São Tomé and Príncipe 1975-2015: politics and economy in a former plantation colony." Estudos Ibero-Americanos 42, no. 3 (2016): 987. http://dx.doi.org/10.15448/1980-864x.2016.3.22842.

Full text
Abstract:
Após a independência em 1975, São Tomé e Príncipe tornou- se um Estado de partido único socialista. O regime nacionalizou as plantações de cacau e toda a economia. Como o país carecia de pessoas adequadamente formadas, dentro de poucos anos a economia local se arruinou. Devido ao fracasso económico, em 1990 o regime introduziu a democracia multipartidária e uma economia de mercado livre. Apesar da instabilidade política causada por mudanças consecutivas de governo, a democracia tem funcionado relativamente bem. Contudo, a economia continuou precária, visto que governos consecutivos não conseguiram recuperar o setor de cacau nem diversificar a economia. Perspectivas de se tornar um produtor de petróleo também não se realizaram, porque petróleo viável comercialmente não foi descoberto. Consequentemente, por muitos anos o pequeno país se tornou completamente dependente das ajudas internacionais. Este texto análises a política e a econo ia do arquipélago durante os últimos quarenta anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Matias-Pereira, José. "Políticas de defesa da concorrência e de regulação econômica: as deficiências do sistema brasileiro de defesa da concorrência." Revista de Administração Contemporânea 10, no. 2 (2006): 51–73. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552006000200004.

Full text
Abstract:
É essencial, numa economia de mercado como a brasileira, que o governo possa contar com dois importantes instrumentos - que interagem e se complementam -, para garantir o crescimento econômico: a legislação antitruste e a política de regulação econômica. Nesse sentido, este artigo - apoiado na denominada Nova Economia Institucional (Williamson, 1975, 1985, 1996; North, 1984, 1997; Olson, 1996; Stiglitz, 1990) -, tem o objetivo de retratar em linhas gerais a política e o sistema de defesa da concorrência no Brasil, bem como avaliar se as decisões do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), a partir da abertura da economia brasileira nos anos noventa, estão contribuindo para o fortalecimento institucional do sistema de defesa da concorrência no Brasil, com destaque para os atos de concentração examinados pós-1994. Concluímos que, o sistema de defesa da concorrência no Brasil necessita de maior celeridade na apreciação de determinados atos, e aperfeiçoar o mecanismo de coordenação dos órgãos do sistema, para consolidar-se institucionalmente no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Moçambique - Política e governo - 1975-1990"

1

MINDOSO, André Victorino. "A construção simbólica na nação nos livros escolares no Moçambique Pós-Colonial (1975-1990)." www.teses.ufc.br, 2012. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6407.

Full text
Abstract:
MINDOSO, André Victorino. A construção simbólica na nação nos livros escolares no Moçambique Pós-Colonial (1975-1990). 2012. 138f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2012.<br>Submitted by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2013-10-25T15:01:10Z No. of bitstreams: 1 2012-DIS-AVMINDOSO.pdf: 1156077 bytes, checksum: 7cd57ff77855633b89690686f050a70b (MD5)<br>Approved for entry into archive by Márcia Araújo(marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2013-10-25T17:23:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012-DIS-AVMINDOSO.pdf: 1156077 bytes, checksum: 7cd57ff77855633b89690686f050a70b (MD5)<br>Made available in DSpace on 2013-10-25T17:23:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012-DIS-AVMINDOSO.pdf: 1156077 bytes, checksum: 7cd57ff77855633b89690686f050a70b (MD5) Previous issue date: 2012<br>This dissertation aims at analyzing the Mozambican Nation’s construction process during the post-colonial period (1975-1990) by investigating as its empirical source school books produced and divulged at the time It is therefore in a very direct way an analysis of school books used in the first grades of public primary schools namely 2nd 3rd 4th 5th and 6th grades Keeping a distance from essentialist conceptions the investigation tackles the concept of nation as a symbolically-devised political community involving people that independently from empirical characteristics establish solidarity-based ties among themselves supported by a past rich of experiences which will weld them as a unique group that will step beyond anything to express its will – cultivated by an elite – of going on living together in a geographically-established supposedly-free space Following this trail the upshot suggests that during pre-colonial time the Mozambican state reveals a symbolic process of erection of a nation that was trying with all its strength to keep itself apart from a fanciful socially-inclined body of ideas that dominated colonial life in its traditional ways That road was taken by the dominating elite headed by the former military decolonization movement the FRELIMO which by using the monopoly that it held over the process of production and divulging of educational contents such as school books had the opportunity to use them as disseminating agents of its ideas and apprehension of the world With the books FRELIMO tried to legitimate itself as a “dignified” leader of the people by means of a strategy bound on a universal approach to its experiences and auto-images directed to all as if FRELIMO and the people was the same “unit” Following that discursive trail daily actions of decolonization struggles were seen as “mythical” reference instances that by attitudes and behavior should be considered an “ideal pattern” that should inspire the new generation of Mozambicans At the same time FRELIMO claimed to itself the privilege of symbolically defining what in its interpretation should characterize the Mozambicans namely that they cultivated the worker’s habitus the warrior’s disposition exaltation of collective life and a great disposition for discipline and obedience.<br>A presente Dissertação se propõe a analisar o processo de construção da nação moçambicana no período pós-colonial (1975-1990) tendo como material empírico os livros escolares produzidos e difundidos nesse período Trata-se concretamente de uma análise de conteúdo dos livros de leitura dos primeiros anos de escolaridade do ensino primário de gestão pública nomeadamente os da 2ª 3ª 4ª 5ª e 6ª classes Afastando-se das concepções essencialistas o estudo encara o conceito de nação como sendo uma comunidade política e simbolicamente imaginada de pessoas que independentemente de suas características empíricas estabelecem laços de solidariedade entre si suportados por um passado rico de experiências o que lhes torna um grupo peculiar, mas que acima de tudo tem vontade - cultivada por uma elite - de continuar vivendo conjuntamente num espaço geograficamente delimitado e que se pretende soberano. Nesta senda os seus resultados sugerem que no Moçambique pós-colonial verificou-se um processo simbólico de construção da nação que procurava a todo o custo distanciar-se do imaginário social que dominou o período colonial e as vivências do meio tradicional Tal foi feito pela elite dirigente encabeçada pelo ex-movimento militar de descolonização, a FRELIMO que fazendo uso do monopólio que detinha sobre o processo de produção e difusão dos conteúdos educativos, como os livros escolares teve a possibilidade de usá-los como difusores de suas visões de mundo A partir deles a FRELIMO procurou legitimar-se como “digno” guia do povo através da estratégia de universalização de suas experiências e auto-imagens para toda a população como se ela e o povo em geral fossem a mesma “unidade” Nessa estratégia discursiva, as vivências da luta de descolonização foram capitalizadas como sendo o ponto de referência “mítico” onde são destacados atitudes e comportamentos considerados “ideais” a partir dos quais a nova geração de moçambicanos se devia inspirar Ao mesmo tempo a FRELIMO chamou para si a prerrogativa de definir simbolicamente àquilo que em sua visão devia caracterizar os moçambicanos nomeadamente que cultivassem o habitus trabalhador o sentimento guerreiro a exaltação da vida em coletividade bem como uma grande predisposição para a disciplina e obediência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Manuel, Carlos. "Moçambique, o dilema da estruturação do estado face ao neopatrimonialismo (1974-1990)." reponame:Repositório Institucional do FGV, 1997. http://hdl.handle.net/10438/5170.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:17:04Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 1997-04-02T00:00:00Z<br>A proposta geral desta dissertação é tentar explicar porque o sistema revolucionário que se pretendia antítese dos sistemas tradicional e colonial que o precederam, acabou sendo a síntese dos dois. Especificamente, gostaríamos de evidenciar como se deu a acomodação de práticas típicas do sistema tradicional-patrimonialista no sistema revolucionário. Para a persecução do objetivo a que nos propusemos, tentaremos caracterizar os três sistemas que vigoraram no país (pré-colonial, colonial e revolucionário), buscando em cada um deles, identificar como as características de um sistema sobreviveram no outro. Explicada, no geral, a dinâmica dessa persistente sobrevivência das características de um sistema no outro, tentaremos descrever como ela ocorreu no sistema revolucionário, para, a partir daí, tentarmos configurar o dilema que se pode pôr à estruturação do Estado de Direito em curso no país, e tentarmos apresentar as nossas sugestões para superá-lo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barrios, Diaz José Alejandro Sebastian. "Jogo dos espelhos : rejeição e engajamento nas relações entre Brasil e Moçambique (1975-2015)." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/31659.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 2017.<br>Submitted by Raquel Almeida (raquel.df13@gmail.com) on 2018-03-29T19:08:46Z No. of bitstreams: 1 2017_JoséAlejandroSebastianBarriosDiaz.pdf: 17794652 bytes, checksum: c7306e65367488bbd092096dcaf7b23e (MD5)<br>Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2018-04-12T22:03:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_JoséAlejandroSebastianBarriosDiaz.pdf: 17794652 bytes, checksum: c7306e65367488bbd092096dcaf7b23e (MD5)<br>Made available in DSpace on 2018-04-12T22:03:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_JoséAlejandroSebastianBarriosDiaz.pdf: 17794652 bytes, checksum: c7306e65367488bbd092096dcaf7b23e (MD5) Previous issue date: 2018-04-12<br>Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).<br>As relações entre Brasil e Moçambique abrigam-se numa longa história que remonta aos tempos coloniais e ao tráfico de escravos. As relações oficiais, a nível de Estado, foram estabelecidas a 15 de novembro de 1975, no contexto da independência moçambicana e da mudança do apoio brasileiro colonialismo português que passa a reconhecer a soberania do novo governo de Maputo, impulsionado por um crescente interesse no continente africano. Antes das independências, as relações do Brasil com as colônias portuguesas em África passavam por Lisboa. O regime fascista do Estado Novo, por sua vez, operava na região da África Austral a partir de uma aliança com governos racistas da Rodésia e da África do Sul em tempos do apartheid, com o objetivo de preservar o projeto político contrário aos movimentos de libertação. O objetivo geral desta tese é analisar em perspectiva histórica as relações entre Brasil e Moçambique, de 1975 a 2015, e compreender os elementos de aproximação e distanciamento, sistematizando períodos que sustentem a análise vis-à-vis a evolução cronológica dos fatos. Esta investigação está estruturada e fundamentada em três blocos de problemas. Cada bloco diz respeito a um conjunto de problemas específicos, organizados em termos de: (a) origem do processo; (b) trajetória do relacionamento bilateral; e (c) rejeição da presença brasileira em Moçambique. As contradições são elementos transversais da pesquisa e se fazem presentes nos três blocos.<br>The relations between Brazil and Mozambique are sheltered in a long history that goes back to colonial times and slave traffic. The official relations were established in 15th November, 1975, in the context of the Mozambican independence and in the transformation of the Brazilian support to Portuguese colonialism, recognizing the sovereignty of the new government in Maputo, which was driven by a growing interest in the African continent. Before the independencies of the Portuguese colonies, the relations between them were centered in Lisbon. The fascist regime of the Estado Novo was operating in Southern Africa from an alliance with the apartheid governments of South Africa and Rhodesia in order to preserve the political project opposed to the region's liberation movements. The general objective is to study Brazil - Mozambique relations in a historical perspective from 1975 to 2015 and to understand the elements of rapprochement and distancing and systematizing periods that supports the analysis and the chronological evolution of the facts. The work is designed in three blocks of questions about (a) the origin of the process; (b) the trajectory of the bilateral agenda and (c) the rejection of the Brazilian presence in Mozambique. The contradictions are transversal elements of the research and are present in the three blocks.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nyakada, Vasco Pedro. "Lógica administrativa do Estado Moçambicano (1975-2006)." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2008. http://repositorio.unb.br/handle/10482/4872.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.<br>Submitted by Fernanda Weschenfelder (nandaweschenfelder@gmail.com) on 2009-09-22T18:58:01Z No. of bitstreams: 1 2008_VascoPedroNyakada.pdf: 866850 bytes, checksum: 22948b54df82a7de61fd2cf94bb0f4cf (MD5)<br>Approved for entry into archive by Gomes Neide(nagomes2005@gmail.com) on 2010-05-31T19:27:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2008_VascoPedroNyakada.pdf: 866850 bytes, checksum: 22948b54df82a7de61fd2cf94bb0f4cf (MD5)<br>Made available in DSpace on 2010-05-31T19:27:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008_VascoPedroNyakada.pdf: 866850 bytes, checksum: 22948b54df82a7de61fd2cf94bb0f4cf (MD5) Previous issue date: 2008<br>A presente pesquisa aborda questões relativas ao processo de mudanças institucionais sofridas pelo Estado moçambicano ao longo das últimas três décadas. O estudo objetivou identificar a lógica administrativa desse Estado através da análise do desenvolvimento sócio-histórico das suas instituições políticas. Na abordagem desse, privilegiam-se as relações sociais e políticas estabelecidas no decurso do processo histórico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva baseada em documentos institucionais. Durante a descrição do processo de mudança institucional, constatou-se que o aparato administrativo é configurado através da coabitação ou interconexão entre os modelos de administração pública patrimonial, burocrática e gerencial. No entanto, o ambiente institucional apresentou, na sua trajetória, um pendor burocrático em detrimento das restantes vertentes administrativas, que aparecem em segundo plano. Os valores conservadores e autocráticos convivem, de forma não anacrônica, com instituições democráticas, causando esse hibridismo político-institucional no aparato administrativo do Estado moçambicano. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT<br>This research addresses issues concerning the process of institutional changes made to the Mozambican state over the past three decades. The study aimed to identify the logic of that administrative rule by examining the socio-historical development of its political institutions. In this approach, focus is the social relationships and policies established during the historical process. This is a qualitative research based on descriptive nature of institutional documents. During the description of the process of institutional change, it was found that the administrative apparatus is configured through cohabitation or interconnection between the models of government property, bureaucratic and managerial. However, the institutional environment presented in its path, an incline bureaucracy at the expense of other administrative aspects, which appear in the background. The autocratic and conservative values coexist, but are not anachronistic, with democratic institutions, causing this political-institutional hybridism the administrative apparatus of the Mozambican state.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!