Academic literature on the topic 'Modelagem 3D'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Modelagem 3D.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Modelagem 3D"

1

da Silva Costa, Talita, and Andrea Flávia Carneiro. "Modelagem de Cadastro 3D de Edifícios." Revista Brasileira de Cartografia 70, no. 4 (December 15, 2018): 1177–205. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv70n4-46138.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Dardon, Ulisses, Rodrigo Souza, Carla Terezinha Abranches, and Lílian Bergqvist. "Modelagem 3D e suas aplicações na pesquisa paleontológica." Gaea - Journal of Geoscience 6, no. 2 (December 31, 2010): 76–89. http://dx.doi.org/10.4013/gaea.2010.62.04.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Souza Xavier, Luis Gustavo de, Pedro Miguel Gomes Januário, Ronaldo De Sousa Araújo, Janine Fonseca Matos Xavier, and Rafaela Nogueira Miranda. "A MODELAGEM 3D PARA ARQUITETURA: UM ESTUDO APLICADO AO ENSINO DE PROJETO." Humanas & Sociais Aplicadas 9, no. 26 (December 19, 2019): 163–71. http://dx.doi.org/10.25242/887692620191891.

Full text
Abstract:
A modelagem tridimensional ajuda a visualização e interpretação do objeto projetado. Este artigo apresenta a experiência realizada em modelagem digital desenvolvida ao longo do ano de 2018 e 1º semestre de 2019. O objetivo principal da pesquisa foi desenvolver procedimentos metodológicos de modelagem digital em SketchUp como ferramenta auxiliar para estudos de criação arquitetônica tridimensional em ensino de projeto. Na metodologia de trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica para elaboração de conceitos de ensino de projeto na era digital e experimentação através de exercícios com grupos de alunos para observação do efeito da modelagem tridimensional sobre o aprendizado de projeto, no que tange as questões volumétricas e plásticas. Como resultado foi observada a ampliação da compreensão global das formas e composições com o aumento da visão tridimensional para criação de projeto de arquitetura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fenato, Thalmus Magnoni, Fernanda Aranha Saffaro, Maria Bernardete Barison, Luiz Fernando Mahlmann Heineck, and Sergio Scheer. "Método para elaboração de orçamento operacional utilizando um software de autoria BIM." Ambiente Construído 18, no. 4 (October 2018): 279–99. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212018000400305.

Full text
Abstract:
Resumo O orçamento operacional é uma ferramenta eficiente na gestão de custos, pois as atividades são segregadas de acordo com o processo de produção. Entretanto, essa característica torna a estrutura do orçamento extensa. O uso da modelagem da informação da construção (BIM) permite que informações de custos sejam inseridas no modelo, facilitando a extração automática dos quantitativos e o entendimento das considerações de orçamento por meio de visualização 3D. O objetivo desta pesquisa é propor um método para modelagem BIM de orçamento operacional que permita explicitar considerações de cálculo e automatizar a extração de quantitativos, com o uso do software REVIT. A condução dos estudos permitiu elaborar uma proposta do método de modelagem. A avaliação do método apontou: (a) falta de classes de objetos capazes de representar as atividades do orçamento operacional. Os objetos não possuem relacionamento entre si, acarretando que alterações de projeto demandem ajustes manuais; (b) a modelagem por parâmetros, embora não disponibilize visualização 3D, mostrou-se uma alternativa simples para extração de quantitativos com abordagem operacional. A deficiência do método estava associada à orientação para escolha do tipo de modelagem, o que demandou adaptações, incorporando diretrizes para auxiliar nessa escolha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bavaresco, Delair, Pétra Thalía De Toni, Rafael Jonatan Pertile, and Vicente Kinalski Junior. "Modelagem tridimensional de objetos conceituais de matemática." ScientiaTec 5, no. 1 (June 25, 2018): 03–19. http://dx.doi.org/10.35819/scientiatec.v5i1.2504.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta resultados de um processo investigatório voltado para a modelagem tridimensional de objetos conceituais de matemática e confecção por meio de uma impressora 3D. Imersa na atmosfera da quarta revolução industrial, a qual tem no uso de impressoras 3D uma de suas tendências, a pesquisa que resultou na produção desse trabalho ancora-se nos pressupostos teórico metodológicos de Pesquisa de Desenvolvimento em Projetos Experimentais e na ideia de aprendizagem significativa. Os objetivos centram-se na resolução de dois problemas: a modelagem e confecção de uma peça composta por três cilindros ortogonais e a definição de uma metodologia para confecção de superfícies quádrica com espessura uniforme de paredes. Isso tudo com aplicação de conceitos e conhecimentos matemáticos para o dimensionamento e posicionamento preciso. O desenvolvimento e os resultados obtidos mostram o processo de resolução dos problemas e a obtenção de modelos tridimensionais que atendem aos objetivos da pesquisa, bem como de peças com boa definição, bom acabamento e de acordo com os conceitos matemáticos explorados, mostrando que o conhecimento matemático constitui-se como base fundamental para a modelagem tridimensional precisa e de qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Funk, Suzana, and José Luís Farinatti Aymone. "Proposta de diretrizes para processo criativo para o design virtual de embalagens." Design e Tecnologia 1, no. 02 (December 31, 2010): 55. http://dx.doi.org/10.23972/det2010iss02pp55-68.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a sistematização do design virtual de embalagens, utilizando softwares de modelagem 3D como ferramentas de apoio à criação. Com os recursos tecnológicos disponíveis, a criação das embalagens normalmente é feita com o auxílio de softwares, mas com pouca ou sem sistematização do processo criativo. Em virtude disso, apresenta-se um estudo sobre os aspectos teóricos que abordam o processo criativo virtual de embalagens e uma pesquisa com profissionais que possuem experiência em modelagem 3D. É feita uma análise qualitativa e interligação destes dados e, em seguida, são propostas dez diretrizes, organizadas dentro de uma metodologia. O seu diferencial, em relação às demais, está nas fases Criar e Apresentar, que envolvem a criação e apresentação de embalagens utilizando as possibilidades de softwares de modelagem 3D. Para exemplificar a metodologia, faz-se o design de um frasco de perfume. O mesmo é apresentado com foco na geração de alternativas utilizando software. Pode-se observar que as diretrizes contribuem para conduzir as atividades, até a apresentação final do trabalho. A sistematização da criação, utilizando softwares 3D, pode potencializar o design de embalagens, diminuindo o tempo de criação e os custos com a criação de protótipos, além de aperfeiçoar a visualização final do produto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva Soares, Débora, Márcia Rodrigues Notare, and Matheus Faria de Moraes. "Explorando uma colmeia: uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3D." RENOTE 18, no. 2 (January 4, 2021): 151–60. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.110213.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é refletir sobre possibilidades de trabalho com um modelo matemático dinâmico em sala de aula e potencialidades do software GeoGebra nestes possíveis cenários. Para isso, consideramos um modelo matemático dinâmico para o problema de otimização da superfície do alvéolo de uma colmeia de abelhas. A discussão do potencial didático da proposta é realizada à luz de referencial teórico sobre modelagem matemática e sobre a utilização de tecnologias digitais, em especial a matemática dinâmica. Três possibilidades de trabalho com o modelo são abordadas: Aplicações, Análise de Modelos e Modelagem. Para cada uma delas, potencialidades do GeoGebra são elencadas, destacando-se aquelas relacionadas à visualização, dinamicidade e múltiplas representações do problema estudado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sousa, Luís Antônio Soares e., and Jorge Antônio Silva Centeno. "Modelagem Geométrica de Fachadas usando Nuvens de Pontos LiDAR." Revista Brasileira de Cartografia 73, no. 3 (July 8, 2021): 870–84. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv73n3-57808.

Full text
Abstract:
LiDAR se mostrou valioso na análise do meio urbano, pois permite a captura de informações tridimensionais para detectar e modelar edifícios. O desenvolvimento do LiDAR móvel terrestre abriu novas possibilidades para a modelagem 3D em áreas urbanas. Neste artigo é apresentada uma metodologia semiautomática que visa calcular modelos tridimensionais de edifícios a partir de nuvens de pontos obtidas com LiDAR terrestres móveis. Para tanto, a nuvem de pontos é segmentada em blocos de planos uniformes analisando a variação da densidade de pontos ao longo das principais direções da fachada. Isso permite segmentar a nuvem de pontos em regiões planas que posteriormente são combinadas para construir o modelo 3D, mesmo quando a fachada possui diferentes planos paralelos. O principal diferencial da metodologia é a utilização dos histogramas de frequência para segmentar a nuvem de pontos e detectar as bordas da fachada, garantindo economia de tempo em relação aos métodos tradicionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Almeida, Joyce Fernandes, and Keila Bossolani-Kiill. "MODELAGEM TRIDIMENSIONAL: REFLEXÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA INTERAÇÃO ENZIMA-SUBSTRATO." Investigações em Ensino de Ciências 24, no. 3 (December 30, 2019): 282. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p282.

Full text
Abstract:
No Ensino de Ciências, a participação de estudantes em atividades de modelagem tridimensional tem sido um tema ainda pouco explorado em termos de pesquisa. Neste contexto, a presente investigação teve como objetivo apresentar e discutir as reflexões de futuros professores de química sobre o processo de modelagem tridimensional como estratégia de ensino e aprendizagem da interação enzima-substrato. Para isso, quinze estudantes de uma turma do 7º período do curso de Licenciatura em Química realizaram uma sequência de etapas da modelagem científica propostas na literatura e adaptadas para a modelagem tridimensional. As informações foram geradas por meio de desenhos, entrevistas, relatos pessoais e diário de pesquisa, seguido da transcrição e análise temática. Os resultados apontam que a participação dos estudantes nas atividades de modelagem tridimensional possibilitou: (i) indícios de aprendizagem significativa da interação enzima-substrato; e (ii) contribuições para a formação docente. Isso no sentido de possibilitar a reflexão sobre as implicações do uso de modelos 3D impressos em suas futuras práticas de ensino. Os apontamentos deste estudo sugerem que o processo de modelagem tridimensional apresentado pode orientar professores e pesquisadores em atividades práticas de construção de conhecimento em sala de aula, sobretudo, podem contribuir para as discussões a respeito da participação de estudantes em atividades de modelagem tridimensional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Almeida, Joyce Fernandes, and Keila Bossolani Kiill. "Construção de Modelos 3D impressos como estratégia para a aprendizagem do conceito de interação enzima-substrato." Revista de Ensino de Bioquímica 17 (June 3, 2019): 74–93. http://dx.doi.org/10.16923/reb.v17i0.858.

Full text
Abstract:
No ensino de Bioquímica a compreensão da natureza tridimensional tem sido favorecida pelo uso de ferramentas de visualização e representação de conceitos e processos. Entre estas ferramentas encontram-se os modelos concretos, que permitem, além da aprendizagem conceitual, o desenvolvimento de habilidades visuais fundamentais para a transição entre o nível macroscópico e submicroscópico. Este trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições da construção e do uso de modelos 3D impressos para a aprendizagem do conceito de interação enzima-substrato, pelos licenciandos em Química matriculados na disciplina obrigatória de Bioquímica. Desenhos foram utilizados para investigar a ideia de “interação enzima-substrato”, no início e no final de uma sequência de atividades de modelagem 3D realizadas pelos licenciandos. A análise do uso dos modelos 3D impressos no processo de ensino e aprendizagem do conceito de interação enzima-substrato foi realizada comparando-se os elementos codificados nos desenhos antes e após a participação nas atividades de modelagem 3D. Os resultados apontam que a participação dos estudantes na construção dos modelos 3D impressos contribuiu para a percepção de aspectos químicos da interação enzima-substrato, no sentido de compreender a complexidade do fenômeno em questão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Modelagem 3D"

1

Fill, Guilherme Campos. "Modelagem hidrodinâmica 3D de escoamentos em vertedouros." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2012. http://hdl.handle.net/1884/25739.

Full text
Abstract:
Resumo: Esta pesquisa visa apresentar os resultados de um modelo numérico e comparar com os de um modelo reduzido em escoamentos turbulentos. Foi enfocado o escoamento sobre o vertedouro da UHE São Salvador e foram comparados os resultados (pressões, velocidades, vazão e linha de água) dos modelos numérico e físico. A aplicação de modelos numéricos como uma primeira análise de arranjos de estruturas hidráulicas pode ser de grande utilidade facilitando posteriores estudos em modelos reduzidos físicos. Também pode ser uma importante ferramenta quando questões econômicas ou de cronograma não permitem a utilização de um modelo físico reduzido. Foi utilizado o software FLOW-3D® que usa o método dos volumes finitos para a solução de diversos problemas de mecânica dos fluídos tanto em regime forçado como com superfície livre. Em termos gerais, o método dos volumes finitos utiliza uma malha retangular para resolver o balanço de massa e de quantidade de movimento em um elemento (volume) através da discretização das equações de Reynolds. São apresentados os resultados das simulações numéricas utilizando diferentes discretizações de malha e as diferenças em relação ao modelo físico. Verifica-se que os resultados numéricos dependem fortemente do tamanho da malha. Também foi feita uma análise de sensibilidade dos efeitos da variação da rugosidade mostrando a necessidade de calibração do modelo numérico. Em muitos casos de aplicação de modelos numéricos não se dispõem de medidas físicas para tal calibração, sendo necessário à adoção de valores apresentados na literatura. Também pôde ser onstatada a importância das condições de contorno e da abrangência do domínio de calculo nos resultados computacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Faoro, Vanessa. "Modelagem e simulação 3D de armazéns graneleiros com aeração." reponame:Repositório Institucional da UNIJUI, 2014. http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2162.

Full text
Abstract:
O Brasil é um país que se destaca na agricultura, devido aos investimentos realizados em pesquisas e tecnologia na produção agrícola. Com o avanço tecnológico na agricultura, a produção rural busca encontrar melhorias no armazenamento de grãos, sendo a aeração o principal processo empregado. A aeração consiste na passagem forçada do ar ambiente pela massa de grãos, feita através de ventiladores ou exaustores, acoplados a um sistema de ventilação na parte inferior dos armazéns. Com isso, a aeração modifica o microclima da massa de grãos, propiciando condições desfavoráveis ao crescimento de organismos prejudiciais ao grão. Para que o sistema de aeração seja adequado, o processo deve ser controlado, mantendo a uniformidade do fluxo de ar em todas as regiões do armazém, quando não controlados, pode ocasionar secagem excessiva em uma parte da massa de grãos e aeração ineficiente em outros domínios. Esta pesquisa propõe aprofundar o estudo sobre modelagem matemática e a simulação tridimensional de armazéns graneleiros com aeração, considerando a anisotropia e a não uniformidade da massa das sementes, visando desenvolver um modelo que busca um sistema de aeração eficaz. A avaliação do desempenho da aeração envolveu uma análise da distribuição de pressão estática de um armazém graneleiro com aeração central e lateral. Com a simulação detectou-se áreas de risco operacional do sistema de armazenamento investigado, com a necessidade de implementação de um sistema de aeração mais amplo. Para validar os resultados obtidos foram realizadas as medições de pressão estática em vários pontos de um sistema real de armazenagem. Realizando as comparações entre os resultados simulados e experimentais e analisando o coeficiente de determinação, foi atingida a validação do modelo matemático permitindo que o modelo seja aplicado para otimizar o desempenho de armazéns graneleiros, reduzindo os custos da engenharia de novos depósitos de grão.
83 f.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

SOUZA, Victor Cezar Tocantins de. "Modelagem numérica de dados MCSEM 3D usando computação paralela." Universidade Federal do Pará, 2007. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5673.

Full text
Abstract:
Submitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2014-05-29T15:23:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Tese_ModelagemNumericaDados.pdf: 4316537 bytes, checksum: 3772e7595f31591201efc321071a7b6d (MD5)
Rejected by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br), reason: Definir palavras-chave on 2014-08-06T16:18:17Z (GMT)
Submitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2014-08-27T13:35:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Tese_ModelagemNumericaDados.pdf: 4316537 bytes, checksum: 3772e7595f31591201efc321071a7b6d (MD5)
Approved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2014-09-10T16:36:08Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Tese_ModelagemNumericaDados.pdf: 4316537 bytes, checksum: 3772e7595f31591201efc321071a7b6d (MD5)
Made available in DSpace on 2014-09-10T16:36:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Tese_ModelagemNumericaDados.pdf: 4316537 bytes, checksum: 3772e7595f31591201efc321071a7b6d (MD5) Previous issue date: 2007
ANP - Agência Nacional do Petróleo
FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos
Desenvolvemos a modelagem numérica de dados sintéticos Marine Controlled Source Electromagnetic (MCSEM) usada na exploração de hidrocarbonetos para simples modelos tridimensionais usando computação paralela. Os modelos são constituidos de duas camadas estrati cadas: o mar e o sedimentos encaixantes de um delgado reservatório tridimensional, sobrepostas pelo semi-espaço correspondente ao ar. Neste Trabalho apresentamos uma abordagem tridimensional da técnica dos elementos nitos aplicada ao método MCSEM, usando a formulação da decomposição primária e secundária dos potenciais acoplados magnético e elétrico. Num pós-processamento, os campos eletromagnéticos são calculados a partir dos potenciais espalhados via diferenciação numérica. Exploramos o paralelismo dos dados MCSEM 3D em um levantamento multitransmissor, em que para cada posição do transmissor temos o mesmo processo de cálculos com dados diferentes. Para isso, usamos a biblioteca Message Passing Interface (MPI) e o modelo servidor cliente, onde o processador administrador envia os dados de entradas para os processadores clientes computar a modelagem. Os dados de entrada são formados pelos parâmetros da malha de elementos nitos, dos transmissores e do modelo geoelétrico do reservatório. Esse possui geometria prismática que representa lentes de reservatórios de hidrocarbonetos em águas profundas. Observamos que quando a largura e o comprimento horizontais desses reservatório têm a mesma ordem de grandeza, as resposta in-line são muito semelhantes e conseqüentemente o efeito tridimensional não é detectado. Por sua vez, quando a diferença nos tamanhos da largura e do comprimento do reservatório é signi cativa o efeito 3D é facilmente detectado em medidas in-line na maior dimensão horizontal do reservatório. Para medidas na menor dimensão esse efeito não é detectável, pois, nesse caso o modelo 3D se aproxima de um modelo bidimensional. O paralelismo dos dados é de rápida implementação e processamento. O tempo de execução para a modelagem multitransmissor em ambiente paralelo é equivalente ao tempo de processamento da modelagem para um único transmissor em uma máquina seqüêncial, com o acréscimo do tempo de latência na transmissão de dados entre os nós do cluster, o que justi ca o uso desta metodologia na modelagem e interpretação de dados MCSEM. Devido a reduzida memória (2 Gbytes) em cada processador do cluster do departamento de geofísica da UFPA, apenas modelos muito simples foram executados.
We developed the numerical modeling of Marine Controlled Source Electromagnetic (MCSEM) synthetic data used in hydrocarbon exploration for three-dimensional models using parallel computation. The models are formed of two strati ed layers: the sea and the host with a thin three-dimensional embedded reservoir overlapped by the air half-space. In this work we present a three-dimensional nite elements technique of MCSEM modeling using the primary and secondary decomposition of the magnetic and electric coupled potentials. The electromagnetic elds are calculated by numerical di erentiation of the scattered potentials. We explore the parallelism of the MCSEM 3D data in a multitransmitter survey, where as for each transmitter position we have the same forward model but with di erent data. For this, we use Message Passing Interface library (MPI) and the client server approach, where the server processor sends the input data to client processors to perform the calculation. The input data are formed by the parameters of the nite element mesh, together with informations about the transmitters and the geoeletric model of hydrocarbon reservoir with prismatic geometry. We observe that when the horizontal width and the length of the reservoir have the same order of magnitude, the in-line responses are very similar and the consequently the three-dimensional e ect is not detectable. On the other hand, when the di erence in the sizes of the horizontal width and the length of the reservoir is very large, the e ect 3D is easily detected in in-line along the biggest dimension of the reservoir. For measures done along the lesser dimension this e ect is not detectable, therefore, the model 3D approaches to a bidimensional model. The parallelism of multiple data has fast implementation and processing, and its time of execution is of the same order of the serial problem, with the addition of the latency time in the data transmission among the cluster nodes, which justifying this methodology in modeling and interpretation MCSEM data. Only simple 3D models were computed because of the reduced memory (2 Gbytes in each node) of the cluster of UFPA Departament of Geophysics.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

BARROS, Gutenberg Xavier da Silva. "Modelagem digital tridimensional para o desenvolvimento de prototipagem rápida: um enfoque sobre a modelagem orgânica." Universidade Federal de Pernambuco, 2012. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11470.

Full text
Abstract:
Submitted by Amanda Silva (amanda.osilva2@ufpe.br) on 2015-03-09T14:14:32Z No. of bitstreams: 2 dissertaçãoGutenberg7-final-ebook.pdf: 6877782 bytes, checksum: e4b2a344d999dde4803e526908399826 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-09T14:14:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 dissertaçãoGutenberg7-final-ebook.pdf: 6877782 bytes, checksum: e4b2a344d999dde4803e526908399826 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2012-02-28
Este estudo levanta dados sobre modelagem tridimensional virtual e sobre a prototipagem rápida. A partir de então, gera análises comparativas das dimensões, da contagem de elementos, dos erros detectados e do resultado da impressão de modelos tridimensionais gerados através de três métodos de modelagem tridimensional orgânica, o Poly Modeling, o Spline Modeling e o Nurbs dentro de dois dos mais utilizados softwares de modelagem 3D, o Autodesk 3ds Max e o Autodesk Maya. Durante o processo também é feita uma comparação entre as atuações dos comandos de construção nos métodos de modelagem tridimensional orgânica. Busca-se as ferramentas, os métodos e o software recomendado para obtenção dos melhores resultados na prototipagem rápida em termos de eficiência de construção, verossimilhança formal e proximidade dimensional entre o modelo virtual e a prototipagem obtida, além das diferenças entre as ferramentas existentes entre os dois softwares citados. A investigação se dá sobre peças construídas baseando-se no modelo feminino da metodologia de Rosa (2005) e impressas pelo processo de prototipagem por FDM. Os resultados elegem o 3ds Max como software ideal, entre outros motivos, pelo feedback em tempo real das configurações das suas ferramentas e pela facilidade e precisão da exportação do modelo para a prototipagem. Apresenta o Poly Modeling como método com maior flexibilidade de construção e fidelidade tanto formal quanto dimensional. Ainda são apresentados procedimentos alternativos de construção e de exportação para os três métodos e para os dois softwares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bassani, Neto Oswaldo. "Captura e modelagem 3D de mãos com rastreamento de movimentos." reponame:Repositório Institucional da UFABC, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Louro, Vinicius Hector Abud. "Procedimentos de análise em magnetometria: estimativa de magnetização remanente visando inversões para exploração mineral." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14132/tde-21062013-142824/.

Full text
Abstract:
Neste estudo é apresentado um procedimento de análise de dados magnéticos em casos de presença de magnetização remanente para, ao final do processo, a realização de uma inversão mais rápida e fiel ao comportamento do alvo em sub-superfície. O procedimento é composto por seis passos: (1) Delimitação lateral do alvo; (2) Estimativa de suas profundidades; (3) Estimativa das direções de inclinação e declinação aparentes de seu vetor de magnetização total; (4) Modelagem inicial com inferência de valores de susceptibilidades oriundos de estudos geológicos anteriores sobre o alvo e/ou sua região; (5) Inversão dos dados magnéticos utilizando o modelo inicial; e (6) atribuição das características magnéticas do passo (3) sobre o modelo de contraste de susceptibilidade magnética obtido com a inversão para a modelagem final do alvo, conhecendo-se seus vetores de magnetização induzida, total e, por subtração vetorial de ambos, remanente. Este procedimento foi aplicado a 108 casos sintéticos e a 8 casos reais pertencentes às províncias ígneas do Alto do Paranaíba e Rondoniana-San-Ignácio. Os resultados do uso deste procedimento indicaram uma recuperação das direções das componentes de magnetização com erro menor que 10%, em casos sintéticos, uma redução de mais de 20% no tempo de inversão com o uso de modelos iniciais, e qualitativamente, apresentaram modelos mais próximos dos originais (nos casos sintéticos) e geologicamente factíveis nos casos reais.
In this study, we present a procedure of analysis of magnetic data when remanence is present in order to, at the end of the process, obtain an inversion faster and more reliable inversion. The procedure is composed of six steps: (1) Estimation of the borders of the target; (2) Estimation of its depths; (3) A sweeping for the total apparent inclination and declination directions; (4) Initial modeling of a synthetic body, based on the recovered geometry and depth, on the directions of inclination and declination of the total magnetic field, and on previous analysis of the target and/or its region; (5) Inversion of magnetic data using the initial model; and (6) Attribution of the magnetic features of step (3) to the model recovered by the inversion for a final modeling of the target, estimating as well its remanent magnetization; the last through the vectorial resultant of the induction and total magnetization subtraction. This procedure was applied to 108 synthetic and to 8 real cases from the Alto do Paranaíba and Rondonian-San Ignacio Igneous Provinces. Their results pointed out that the error between the recovered directions of the magnetization components and the original values, in synthetic cases, was smaller than 10%; The inversions had their processing-time reduced in more than 20% and, qualitatively, presented models were more similar to the original (synthetic cases) and geologically feasible (real cases).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Viana, Matheus Palhares. "Caracterização e modelagem de redes biológicas geográficas." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/76/76132/tde-23052011-082033/.

Full text
Abstract:
Nesta tese apresentamos uma metodologia de mapeamento capaz de gerar representações em termos de grafos para sistemas biológicos de conectividade complexa. Tais sistemas são inicialmente armazenados na forma de imagens digitais e em seguida submetidos a um pré-processamento com objetivo de padronizar as imagens. As imagens pré-processadas são então utilizadas para gerar modelos tridimensionais dos sistemas de interesse. Um algoritmo de propagação de rótulos é utilizado para extrair os esqueletos dos modelos volumétricos e estes esqueletos são por fim, representados por um grafo, composto por vértices e arestas. Os vértices e arestas desse grafo armazenam propriedades do sistema original, como posição, comprimento e diâmetro, bem como as características topológicas de tais sistemas. Finalmente, os grafos resultantes são estudados através da teoria das redes complexas, dentro de um contexto específico para cada sistema. Nossos procedimentos foram aplicados com sucesso a diferentes sistemas biológicos, como artérias caríotidas, árvores arteriais, estruturas mitocondriais e poros em amostras de solo.
In the present work, we developed a mapping methodology able to build a graph representation for biological branched systems. Initially, such systems are stored as digital images and then they undergo a pre-processing in order to standardize the images. The pre-processed imagens are used to build tridimensional models of the interested systems. A label-propagation algorithm is used to extract the skeleton from the volumetric models and these skeletons are then represented by a graph, composed by nodes and edges. The nodes and edges of these graphs store properties of the original system, such as spatial position, lengths and diameter, as well as the topological features of such systems. Finally, the graphs are studied by using the complex networks theory within a specific context for each system. Our procedures were apllied sucefully to different biological systems, such as carotid artery, arterial trees, mitocondrial structure and pores in soil samples.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gomes, Leonardo. "Alinhamento automático de imagens de profundidade para modelagem 3D de objetos." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2011. http://hdl.handle.net/1884/26340.

Full text
Abstract:
Resumo: No processo de modelagem 3D de objetos a partir de imagens, o pré-alinhamento é a etapa responsável por determinar uma aproximação da transformação rígida que alinha, em um mesmo sistema de coordenadas, duas superfícies vistas do objeto, representadas por imagens de profundidade (range images). Na área de preservação digital de acervos naturais e culturais, foco deste trabalho, a delidade tanto da geometria quanto da textura do modelo 3D nal é o principal requisito. Entretanto, investir em um sistema prático e ágil para modelagem 3D também é importante para viabilizar sua aplicação sobre acervos com diferentes características. Neste sentido, o estudo e implementação de métodos de pré-alinhamento de imagens de profundidade mais efetivos podem contribuir signicativamente na construção de sistemas mais robustos e apropriados para a área. Este trabalho apresenta um estudo sobre os métodos estado da arte de pré-alinhamento e compara-os com uma nova abordagem esenvolvida, mais efetiva para o problema. A abordagem proposta é baseada em pontos aracterísticos, o que se mostrou bastante apropriado para o cenário avaliado. Dentre as principais contribuições do presente trabalho está a aplicação e substituição da etapa de pré-alinhamento manual utilizada no pipeline de modelagem 3D desenvolvido no grupo de pesquisa IMAGO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Guilherme Henrique Barros de [UNESP]. "Método de modelagem da parcela espacial para o cadastro tridimensional." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011. http://hdl.handle.net/11449/100792.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:31:01Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011-08-12Bitstream added on 2014-06-13T19:19:54Z : No. of bitstreams: 1 souza_ghb_dr_prud.pdf: 4869056 bytes, checksum: 99ab9e49b22849946b0c0bd2418d10f0 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Os processos de aquisição, armazenamento, processamento e representação dos dados espaciais passaram por grandes mudanças nas ultimas décadas, o que ocasionou novas possibilidades no uso da informação espacial, principalmente com a geração de modelos de objetos tridimensionais. A partir desses modelos é possível entender a dinâmica de alguns fenômenos, possibilitando a definição de estratégias de ação para possíveis intervenções. Nesse sentido, as informações do Cadastro também foram influenciadas por esse processo, o que tem motivado vários pesquisadores verificarem as demandas e impactos sobre o sistema cadastral do chamado Cadastro 3D. Há projetos iniciados na Holanda, Suécia, Noruega, Israel, China e Grécia, cada qual estudando propostas e modelos para adequar as estruturas dos seus sistemas cadastrais para incorporação do dado tridimensional. O objetivo deste trabalho é contribuir com procedimentos adequados para a incorporação da informação 3D ao Cadastro urbano, verificando a estrutura cadastral existente, sobretudo em locais onde não existe um modelo cadastral definido. É proposto um modelo de uso para a parcela espacial utilizando um cilindro e uma nuvem de pontos com atributos. Os experimentos realizados com o uso de dados obtidos a partir de sensores de varredura à LASER em plataforma aérea e terrestre para auxiliar na incorporação da informação tridimensional ao Cadastro mostraram-se satisfatórios, não apenas para uso da nuvem de pontos de atributos para o Cadastro, como da integração das nuvens de pontos de LASER aéreo e terrestre. Para viabilizar os estudos, foram escolhidas áreas teste em São Paulo e Curitiba. No desenvolvimento da tese...
The processes of acquisition, storage, processing and representation of spatial data had a lot of changes in recent decades, which led to new possibilities in the use of spatial information, especially with 3D models generation of objects. From these models is possible to understand the dynamics of some phenomena and to define action strategies for interventions. In this way, the cadastral information also was influenced by this process, which has led many researchers to verify the demands and impacts on the cadastral system of so-called 3D Cadastre. There are projects started in Netherlands, Sweden, Norway, Israel, China and Greece, each studying proposals and models for match the structures of their cadastral systems to incorporating the 3D data. This work aims to contribute to proper procedures for the incorporation of 3D information to the Urban Cadastre from the existing structure, especially in where there isn’t a cadastral model. It is proposed to use a model for the spatial parcel using a square cylinder of revolution and a cloud points with attributes. The experiments with data obtained from LASER scanning sensors (aerial and ground platforms) to assist in the incorporation of 3D information to Cadastre were satisfactory, not only for the use of cloud points... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Siqueira, Alexandre Guedes. "Modelagem em rede 3D do escoamento de fluidos particulados em meios porosos." [s.n.], 2000. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/264689.

Full text
Abstract:
Orientadores : Euclides Jose Bonet, Farid Salomão Shecaira
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica
Made available in DSpace on 2018-07-31T15:06:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Siqueira_AlexandreGuedes_M.pdf: 1456481 bytes, checksum: 9e789155eb8787387051ce176fb6a0c1 (MD5) Previous issue date: 2000
Mestrado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Modelagem 3D"

1

Solidworks 2003: Modelagem 3D. Visual Books, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

3d Studio Max 3.0: Modelagem, Materiais e Animação. Érica, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ilustração com 3D Studio Max R3: Modelagem Mapeamento Iluminação. Ciência Moderna, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Educação no Século XXI – Volume 12 – Artes & Design. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2019.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Modelagem 3D"

1

Leite, Gilles Pedroza. "MODELAGEM 3D REALISTA E IMERSÃO." In Games, Ludi & Ethos Considerações sobre a imersão em modelagens realistas 2017, 35–56. EDITORA BLUCHER, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/9788580392807-02.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Assunção, Tereza Beatriz Oliveira, Felipe Fernandes Neto, Giovanna Medeiros Camilo, Custódio Leolpodino de Brito Guerra Neto, Ângelo Roncalli Oliveira Guerra, Ana Karenina de Oliveira Paiva, Ricardo Anderson da Cruz, and Paulo Victor de Azevedo Guerra. "PROTÓTIPO DE SCANNER PARA MODELAGEM 3D VISANDO APLICAÇÃO BIOMÉDICA." In Prevenção e Promoção de Saúde 10, 144–54. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.42719181216.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Freitas, Giovani Augusto de Lima, Márcio Roberto Covacic, and Ruberlei Gaino. "MODELAGEM CINEMÁTICA E SIMULAÇÃO 3D DO MANIPULADOR INDUSTRIAL DENSO VP6242G." In Impactos das Tecnologias nas Engenharias 4, 81–102. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9471915039.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Faoro, Vanessa, Manuel Osório Binelo, Rodolfo França de Lima, and Ricardo Klein Lorenzoni. "MODELAGEM MATEMÁTICA E SIMULAÇÃO 3D DE GRÃOS AGRÍCOLAS NO PROCESSO DE ARMAZENAGEM." In Incompletudes e Contradições para os Avanços da Pesquisa em Matemática, 47–57. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4052027106.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Aguiar, Bárbara de Cássia Xavier Cassins, Giancarlo de França Aguiar, and Eduardo Augusto Goldbach. "MODELAGEM 3D E PROTOTIPAGEM RÁPIDA NA PRODUÇÃO DE JOIAS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS." In Engenharia Gráfica para Artes e Design: Interfaces e Aplicabilidades, 86–96. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.24120270710.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Garcia, Jean Rodrigo, Paulo José Rocha de Albuquerque, Osvaldo de Freitas Neto, and Rodrigo Álvares de Araújo Melo. "MODELAGEM EM ELEMENTOS FINITOS 3D DE RADIER ESTAQUEADO COMPOSTO POR ESTACAS EMBUTIDAS PARCIALMENTE EM ROCHA." In Enfoques e Possibilidades para a Engenharia Geotécnica, 130–43. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.46819061111.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Jorge, Camila Silva Pereira, Eduardo Manuel de Freitas Jorge, Marcio Luis Valença Araújo, and Aníbal de Freitas Santos Júnior. "Revolução da impressão 3D na educação e saúde: reflexos no ensino de ciências e no momento de pandemia da coronavirus disease 2019 (Covid-19)." In Construção do conhecimento em organizações na perspectiva da modelagem de sistemas cognitivos, 208–31. Pimenta Cultural, 2021. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2021.738.208-231.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Anderson Batista dos Santos, Marcelo, Matheus Vital Silva, and Yanne Pereira de Andrade. "UMA PERSPECTIVA SOBRE FERRAMENTAS DE MODELAGEM 3D PARA MUNDOS VIRTUAIS SOCIAIS: PRODUZINDO CONTEÚDO PARA UM AMBIENTE DE ENSINO A DISTÂNCIA." In A VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR NAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO CHÃO DA ESCOLA, 340–53. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2018. http://dx.doi.org/10.31692/978-85-85074-05-0.340-353.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vilela, Cesar Augusto da Cunha, and Ricardo Luiz Machado. "INTEGRAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA AO BIM PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL – PONTENCIALIDADES." In Coleção Gênesis: ciência e tecnologia, 295–311. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2019. http://dx.doi.org/10.18224/genesis.v1.2019.295-311.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos vários estudos têm apontado deficiências oriundas da coleta de dados sobre o andamento das obras do setor da construção. A necessidade de coleta e processamento sistemático de dados para gerar informações do progresso da obra em tempo real é cada vez mais importante. A modelagem da informação da construção (BIM) proporciona o benefício de agregar as informações sobre as obras em uma única plataforma 3D. Entretanto, o BIM pode limitar a participação de parte dos colaboradores do canteiro de obras em seu processo de gerenciamento. A realidade aumentada, por sua vez, surge para potencializar o BIM em relação à visualização da realidade do canteiro de obras, suprindo as lacunas de interoperatividade através do processamento e absorção automática das informações. Inserido nesse contexto, este trabalho tem por objetivo analisar o potencial da associação da tecnologia de realidade aumentada ao BIM. Através da adoção de uma abordagem metodológica baseada em revisão bibliográfica, são verificadas as tendências das pesquisas contemporâneas, categorizando os métodos de pesquisa aplicados, as áreas de atuação e as tecnologias de realidade aumentada utilizadas para captura automática de dados. Para isso, foram investigadas publicações científicas entre 2008 e 2018, presentes em 13 periódicos das áreas de arquitetura, engenharia e construção (AEC), indexados em 11 bases de dados. Foram encontrados 61 artigos considerando estritamente publicações associando a realidade aumentada ao BIM. Constatou-se que 41% das publicações encontradas utilizaram a abordagem de estudo de caso, 48% das pesquisas voltaram-se à área de inspeção do canteiro de obras e 4 tecnologias destacaram-se na captura automática de dados sobre o progresso da obra. Como conclusão da pesquisa, verificou-se que o desenvolvimento de tecnologias de informação tem produzido avanços no setor da construção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Modelagem 3D"

1

Guerreiro, Sérgio Cavalcante. "Uma equação integral para modelagem elétrica 3D." In Simpósio Brasileiro de Geofísica. Brazilian Geophysical Society, 2018. http://dx.doi.org/10.22564/8simbgf2018.062.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

de Souza, Danusa, Marcos Silva, and Victor Souza. "Método VME – resultado preliminar de modelagem 3D." In International Congress of the Brazilian Geophysical Society&Expogef. Brazilian Geophysical Society, 2019. http://dx.doi.org/10.22564/16cisbgf2019.119.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cezar Tocantins de Souza, Victor, and Luiz Rijo. "Modelagem de dados mCSEM 3D usando computação paralela." In 10th International Congress of the Brazilian Geophysical Society. European Association of Geoscientists & Engineers, 2007. http://dx.doi.org/10.3997/2214-4609-pdb.172.sbgf0027_07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

A. Thedy, Edgar, Silvia R. Malagutti, and Paulo L.B. Paraizo. "Uso Da Sísmica 3D Na Modelagem De Reservatórios." In 6th International Congress of the Brazilian Geophysical Society. European Association of Geoscientists & Engineers, 1999. http://dx.doi.org/10.3997/2214-4609-pdb.215.sbgf323.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

de Souza, Victor Cezar Tocantins, and Luiz Rijo. "Modelagem de dados mCSEM 3D usando computação paralela." In 10th International Congress of the Brazilian Geophysical Society & EXPOGEF 2007, Rio de Janeiro, Brazil, 19-23 November 2007. Society of Exploration Geophysicists and Brazilian Geophysical Society, 2007. http://dx.doi.org/10.1190/sbgf2007-028.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Hector Abud Louro, Vinicius, and Marta Silvia Maria Mantovani. "Modelagem 3D Da Anomalia Magnética De Pratinha I (Mg)." In IV Simpósio Brasileiro de Geofísica. European Association of Geoscientists & Engineers, 2010. http://dx.doi.org/10.3997/2214-4609-pdb.197.sbgf_2306.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Abud Louro, Vinicius Hector, and Marta Silvia Maria Mantovani. "Modelagem 3D da Anomalia Magnética de Pratinha I (MG)." In Simpósio Brasileiro de Geofísica. Sociedade Brasileira de Geofísica, 2010. http://dx.doi.org/10.22564/4simbgf2010.054.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Antonio Braga, Marco. "Modelagem numérica de dados tensoriais de aerogradiometria gravimétrica 3D." In 9th International Congress of the Brazilian Geophysical Society. European Association of Geoscientists & Engineers, 2005. http://dx.doi.org/10.3997/2214-4609-pdb.160.sbgf137.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Braga, Marco Antonio, and Jadir da Conceição da Silva. "Modelagem numérica de dados tensoriais de aerogradiometria gravimétrica 3D." In 9th International Congress of the Brazilian Geophysical Society & EXPOGEF, Salvador, Bahia, Brazil, 11-14 September 2005. Society of Exploration Geophysicists and Brazilian Geophysical Society, 2005. http://dx.doi.org/10.1190/sbgf2005-137.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Antonio Cetale Santos, Marco, Felipe Prado Loureiro, and Djalma Manoel Soares Filho. "Modelagem Sísmica 3D em Meios Anisotrópicos com Simetria Polar Local." In 10th International Congress of the Brazilian Geophysical Society. European Association of Geoscientists & Engineers, 2007. http://dx.doi.org/10.3997/2214-4609-pdb.172.sbgf0251_07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography