To see the other types of publications on this topic, follow the link: Modelagem 3D.

Journal articles on the topic 'Modelagem 3D'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Modelagem 3D.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

da Silva Costa, Talita, and Andrea Flávia Carneiro. "Modelagem de Cadastro 3D de Edifícios." Revista Brasileira de Cartografia 70, no. 4 (December 15, 2018): 1177–205. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv70n4-46138.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Dardon, Ulisses, Rodrigo Souza, Carla Terezinha Abranches, and Lílian Bergqvist. "Modelagem 3D e suas aplicações na pesquisa paleontológica." Gaea - Journal of Geoscience 6, no. 2 (December 31, 2010): 76–89. http://dx.doi.org/10.4013/gaea.2010.62.04.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Souza Xavier, Luis Gustavo de, Pedro Miguel Gomes Januário, Ronaldo De Sousa Araújo, Janine Fonseca Matos Xavier, and Rafaela Nogueira Miranda. "A MODELAGEM 3D PARA ARQUITETURA: UM ESTUDO APLICADO AO ENSINO DE PROJETO." Humanas & Sociais Aplicadas 9, no. 26 (December 19, 2019): 163–71. http://dx.doi.org/10.25242/887692620191891.

Full text
Abstract:
A modelagem tridimensional ajuda a visualização e interpretação do objeto projetado. Este artigo apresenta a experiência realizada em modelagem digital desenvolvida ao longo do ano de 2018 e 1º semestre de 2019. O objetivo principal da pesquisa foi desenvolver procedimentos metodológicos de modelagem digital em SketchUp como ferramenta auxiliar para estudos de criação arquitetônica tridimensional em ensino de projeto. Na metodologia de trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica para elaboração de conceitos de ensino de projeto na era digital e experimentação através de exercícios com grupos de alunos para observação do efeito da modelagem tridimensional sobre o aprendizado de projeto, no que tange as questões volumétricas e plásticas. Como resultado foi observada a ampliação da compreensão global das formas e composições com o aumento da visão tridimensional para criação de projeto de arquitetura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fenato, Thalmus Magnoni, Fernanda Aranha Saffaro, Maria Bernardete Barison, Luiz Fernando Mahlmann Heineck, and Sergio Scheer. "Método para elaboração de orçamento operacional utilizando um software de autoria BIM." Ambiente Construído 18, no. 4 (October 2018): 279–99. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212018000400305.

Full text
Abstract:
Resumo O orçamento operacional é uma ferramenta eficiente na gestão de custos, pois as atividades são segregadas de acordo com o processo de produção. Entretanto, essa característica torna a estrutura do orçamento extensa. O uso da modelagem da informação da construção (BIM) permite que informações de custos sejam inseridas no modelo, facilitando a extração automática dos quantitativos e o entendimento das considerações de orçamento por meio de visualização 3D. O objetivo desta pesquisa é propor um método para modelagem BIM de orçamento operacional que permita explicitar considerações de cálculo e automatizar a extração de quantitativos, com o uso do software REVIT. A condução dos estudos permitiu elaborar uma proposta do método de modelagem. A avaliação do método apontou: (a) falta de classes de objetos capazes de representar as atividades do orçamento operacional. Os objetos não possuem relacionamento entre si, acarretando que alterações de projeto demandem ajustes manuais; (b) a modelagem por parâmetros, embora não disponibilize visualização 3D, mostrou-se uma alternativa simples para extração de quantitativos com abordagem operacional. A deficiência do método estava associada à orientação para escolha do tipo de modelagem, o que demandou adaptações, incorporando diretrizes para auxiliar nessa escolha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bavaresco, Delair, Pétra Thalía De Toni, Rafael Jonatan Pertile, and Vicente Kinalski Junior. "Modelagem tridimensional de objetos conceituais de matemática." ScientiaTec 5, no. 1 (June 25, 2018): 03–19. http://dx.doi.org/10.35819/scientiatec.v5i1.2504.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta resultados de um processo investigatório voltado para a modelagem tridimensional de objetos conceituais de matemática e confecção por meio de uma impressora 3D. Imersa na atmosfera da quarta revolução industrial, a qual tem no uso de impressoras 3D uma de suas tendências, a pesquisa que resultou na produção desse trabalho ancora-se nos pressupostos teórico metodológicos de Pesquisa de Desenvolvimento em Projetos Experimentais e na ideia de aprendizagem significativa. Os objetivos centram-se na resolução de dois problemas: a modelagem e confecção de uma peça composta por três cilindros ortogonais e a definição de uma metodologia para confecção de superfícies quádrica com espessura uniforme de paredes. Isso tudo com aplicação de conceitos e conhecimentos matemáticos para o dimensionamento e posicionamento preciso. O desenvolvimento e os resultados obtidos mostram o processo de resolução dos problemas e a obtenção de modelos tridimensionais que atendem aos objetivos da pesquisa, bem como de peças com boa definição, bom acabamento e de acordo com os conceitos matemáticos explorados, mostrando que o conhecimento matemático constitui-se como base fundamental para a modelagem tridimensional precisa e de qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Funk, Suzana, and José Luís Farinatti Aymone. "Proposta de diretrizes para processo criativo para o design virtual de embalagens." Design e Tecnologia 1, no. 02 (December 31, 2010): 55. http://dx.doi.org/10.23972/det2010iss02pp55-68.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a sistematização do design virtual de embalagens, utilizando softwares de modelagem 3D como ferramentas de apoio à criação. Com os recursos tecnológicos disponíveis, a criação das embalagens normalmente é feita com o auxílio de softwares, mas com pouca ou sem sistematização do processo criativo. Em virtude disso, apresenta-se um estudo sobre os aspectos teóricos que abordam o processo criativo virtual de embalagens e uma pesquisa com profissionais que possuem experiência em modelagem 3D. É feita uma análise qualitativa e interligação destes dados e, em seguida, são propostas dez diretrizes, organizadas dentro de uma metodologia. O seu diferencial, em relação às demais, está nas fases Criar e Apresentar, que envolvem a criação e apresentação de embalagens utilizando as possibilidades de softwares de modelagem 3D. Para exemplificar a metodologia, faz-se o design de um frasco de perfume. O mesmo é apresentado com foco na geração de alternativas utilizando software. Pode-se observar que as diretrizes contribuem para conduzir as atividades, até a apresentação final do trabalho. A sistematização da criação, utilizando softwares 3D, pode potencializar o design de embalagens, diminuindo o tempo de criação e os custos com a criação de protótipos, além de aperfeiçoar a visualização final do produto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva Soares, Débora, Márcia Rodrigues Notare, and Matheus Faria de Moraes. "Explorando uma colmeia: uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3D." RENOTE 18, no. 2 (January 4, 2021): 151–60. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.110213.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é refletir sobre possibilidades de trabalho com um modelo matemático dinâmico em sala de aula e potencialidades do software GeoGebra nestes possíveis cenários. Para isso, consideramos um modelo matemático dinâmico para o problema de otimização da superfície do alvéolo de uma colmeia de abelhas. A discussão do potencial didático da proposta é realizada à luz de referencial teórico sobre modelagem matemática e sobre a utilização de tecnologias digitais, em especial a matemática dinâmica. Três possibilidades de trabalho com o modelo são abordadas: Aplicações, Análise de Modelos e Modelagem. Para cada uma delas, potencialidades do GeoGebra são elencadas, destacando-se aquelas relacionadas à visualização, dinamicidade e múltiplas representações do problema estudado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sousa, Luís Antônio Soares e., and Jorge Antônio Silva Centeno. "Modelagem Geométrica de Fachadas usando Nuvens de Pontos LiDAR." Revista Brasileira de Cartografia 73, no. 3 (July 8, 2021): 870–84. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv73n3-57808.

Full text
Abstract:
LiDAR se mostrou valioso na análise do meio urbano, pois permite a captura de informações tridimensionais para detectar e modelar edifícios. O desenvolvimento do LiDAR móvel terrestre abriu novas possibilidades para a modelagem 3D em áreas urbanas. Neste artigo é apresentada uma metodologia semiautomática que visa calcular modelos tridimensionais de edifícios a partir de nuvens de pontos obtidas com LiDAR terrestres móveis. Para tanto, a nuvem de pontos é segmentada em blocos de planos uniformes analisando a variação da densidade de pontos ao longo das principais direções da fachada. Isso permite segmentar a nuvem de pontos em regiões planas que posteriormente são combinadas para construir o modelo 3D, mesmo quando a fachada possui diferentes planos paralelos. O principal diferencial da metodologia é a utilização dos histogramas de frequência para segmentar a nuvem de pontos e detectar as bordas da fachada, garantindo economia de tempo em relação aos métodos tradicionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Almeida, Joyce Fernandes, and Keila Bossolani-Kiill. "MODELAGEM TRIDIMENSIONAL: REFLEXÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA INTERAÇÃO ENZIMA-SUBSTRATO." Investigações em Ensino de Ciências 24, no. 3 (December 30, 2019): 282. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p282.

Full text
Abstract:
No Ensino de Ciências, a participação de estudantes em atividades de modelagem tridimensional tem sido um tema ainda pouco explorado em termos de pesquisa. Neste contexto, a presente investigação teve como objetivo apresentar e discutir as reflexões de futuros professores de química sobre o processo de modelagem tridimensional como estratégia de ensino e aprendizagem da interação enzima-substrato. Para isso, quinze estudantes de uma turma do 7º período do curso de Licenciatura em Química realizaram uma sequência de etapas da modelagem científica propostas na literatura e adaptadas para a modelagem tridimensional. As informações foram geradas por meio de desenhos, entrevistas, relatos pessoais e diário de pesquisa, seguido da transcrição e análise temática. Os resultados apontam que a participação dos estudantes nas atividades de modelagem tridimensional possibilitou: (i) indícios de aprendizagem significativa da interação enzima-substrato; e (ii) contribuições para a formação docente. Isso no sentido de possibilitar a reflexão sobre as implicações do uso de modelos 3D impressos em suas futuras práticas de ensino. Os apontamentos deste estudo sugerem que o processo de modelagem tridimensional apresentado pode orientar professores e pesquisadores em atividades práticas de construção de conhecimento em sala de aula, sobretudo, podem contribuir para as discussões a respeito da participação de estudantes em atividades de modelagem tridimensional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Almeida, Joyce Fernandes, and Keila Bossolani Kiill. "Construção de Modelos 3D impressos como estratégia para a aprendizagem do conceito de interação enzima-substrato." Revista de Ensino de Bioquímica 17 (June 3, 2019): 74–93. http://dx.doi.org/10.16923/reb.v17i0.858.

Full text
Abstract:
No ensino de Bioquímica a compreensão da natureza tridimensional tem sido favorecida pelo uso de ferramentas de visualização e representação de conceitos e processos. Entre estas ferramentas encontram-se os modelos concretos, que permitem, além da aprendizagem conceitual, o desenvolvimento de habilidades visuais fundamentais para a transição entre o nível macroscópico e submicroscópico. Este trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições da construção e do uso de modelos 3D impressos para a aprendizagem do conceito de interação enzima-substrato, pelos licenciandos em Química matriculados na disciplina obrigatória de Bioquímica. Desenhos foram utilizados para investigar a ideia de “interação enzima-substrato”, no início e no final de uma sequência de atividades de modelagem 3D realizadas pelos licenciandos. A análise do uso dos modelos 3D impressos no processo de ensino e aprendizagem do conceito de interação enzima-substrato foi realizada comparando-se os elementos codificados nos desenhos antes e após a participação nas atividades de modelagem 3D. Os resultados apontam que a participação dos estudantes na construção dos modelos 3D impressos contribuiu para a percepção de aspectos químicos da interação enzima-substrato, no sentido de compreender a complexidade do fenômeno em questão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Bononi, Wanda Terezinha, and Ricardo Dias Silva. "Modelagem geométrica no inventário dos bens patrimoniais." Gestão & Tecnologia de Projetos 15, no. 1 (January 17, 2020): 67–82. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v15i1.152812.

Full text
Abstract:
Considerando que os bens patrimoniais são o suporte da memória e podem ser capazes de consolidar ou de construir a identidade de uma sociedade, este artigo tem por objetivo apresentar o inventário 3D da capela Imaculada Conceição, localizada no município de Cruzeiro do Oeste - PR, construção testemunha do período da expansão colonial no território paranaense e representante da cultura daquela sociedade e de sua técnica construtiva singular de construções dos templos religiosos na região. Para tanto, foi preciso desenvolver um protocolo de inventário para edifícios religiosos construídos em madeira, visto que os modelos existentes não atendem, de forma satisfatória, às especificidades desses bens, que necessitam de reparação e substituição de suas peças. A modelagem geométrica tem a capacidade de representar e analisar objetos históricos, produzindo réplicas digitais que possibilitam registro e gerenciamento do patrimônio histórico mais preciso, tornando-se uma ferramenta fundamental para o processo de documentação e valorização do bem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Silva, Victor de Albuquerque, David Lopes deo Castro, Anderson de Medeiros Souza, Lucila Mont Egito, João Andrade dos Reis Júnior, and Francisco Pinheiro Lima-Filho. "Imageamento digital e modelagem virtual 3D de um bloco de rocha travertina." Geologia USP. Série Científica 14, no. 3 (September 1, 2014): 75–96. http://dx.doi.org/10.5327/z1519-874x201400030006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Santos, Gilmário Barbosa, Clésio Luiz Tozzi, and Maria Cristina Tavares. "Snake-3D na Modelagem Tridimensional e Medição do Comprimento de Arcos Elétricos." Revista de Informática Teórica e Aplicada 18, no. 1 (April 30, 2011): 58. http://dx.doi.org/10.22456/2175-2745.12327.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Braga, Marco Antonio da Silva. "Modelagem numérica e validação de dados tensoriais de aerogradiometria gravimétrica 3D-FTG." Anuário do Instituto de Geociências 29, no. 2 (January 1, 2006): 278. http://dx.doi.org/10.11137/2006_2_278-278.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

De Paula, Bruno Henrique, and Gustavo Henrique Del Vechio. "IMPRESSÃO 3D COMO TECNOLOGIA EMERGENTE." Revista Interface Tecnológica 17, no. 1 (July 30, 2020): 107–17. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v17i1.767.

Full text
Abstract:
A impressão 3D é uma tecnologia empregada em diversas áreas, seja para a produção de brinquedos ou equipamentos industriais, até o desenvolvimento de próteses e órteses complexas. Este estudo procura compreender melhor as bases dessa tecnologia, assim como apresenta especificações de hardware e software para seu uso (modelagem e impressão). Em seguida, o estudo demonstra como a impressão 3D é utilizada na prática em procedimentos modernos, relatando, como exemplo, um caso raro de uma cirurgia para separação de crânios de duas irmãs siamesas, realizada no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto-SP, em que modelos tridimensionais foram essenciais no sucesso dos procedimentos médicos. O que se verifica, a partir deste estudo, é que a impressão 3D é uma tecnologia emergente para a produção de objetos físicos (como brinquedos, ferramentas e até membros para o corpo), bem como pode servir até mesmo de auxílio no sucesso de operações complexas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Vidal, Alexandre Campane, Sérgio Sacani Sancevero, Armando Zaupa Remacre, and Caetano Pontes Costanzo. "Modelagem geoestatística 3D da impedância acústica para a caracterização do campo de namorado." Revista Brasileira de Geofísica 25, no. 3 (September 2007): 295–305. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-261x2007000300006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Salvador, Jonas Roberty Borges, and José Asdrubal. "AUTOMAÇÃO DE PROJETOS DE ENGENHARIA COM CREO PARAMETRIC® UTILIZANDO O Pro/PROGRAM™." Revista Univap 22, no. 40 (January 9, 2017): 254. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.681.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve a possibilidade de automação de engenharia na elaboração de desenhos e modelos 3D através da utilização de programação com o Pro/PROGRAM™ no software Creo Parametric®. A implantação de sistema de geração automática de desenhos e modelos 3D aumenta a eficiência dos engenheiros e projetistas e diminui a possibilidade de erros. Ao longo deste documento será apresentado um pouco da teoria de modelagem paramétrica e programação. O artigo também mostra a aplicação desse sistema em uma indústria de equipamentos elétricos do sul de minas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Luengas Contreras, Lely Adriana, Esperanza Camargo Casallas, and Daniel Guardiola. "Modelagem e simulação da marcha protética usando modelo em 3D de uma prótese transtibial." Revista Ciencias de la Salud 16, no. 1 (January 31, 2018): 82. http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/revsalud/a.6492.

Full text
Abstract:
El número de amputados en el mundo, incluida Colombia, es de más de diez millones de personas, siendo la amputación por debajo de rodilla, o amputación transtibial, bastante recurrente. Debido a los cambios fisiológicos que se presentan en los amputados transtibiales, la mecánica de la marcha se ve alterada y puede llegar a afectar significativamente la movilidad del sujeto. Con el fin de conocer el comportamiento dinámico de los amputados transtibiales, y generar conocimiento para entender la conducta biomecánica de ellos y así ayudar en el proceso de rehabilitación física de estos sujetos, se propuso estudiar la marcha protésica desde simulaciones generadas de un modelo computacional. Para ello se construyó un modelo de la marcha humana haciendo uso del intercambio de energía que se presenta en este movimiento, empleando el análisis de Lagrange. También se obtuvo el modelado matemático (diagrama de bloques) de una prótesis transtibial activa a partir del diseño en 3D realizado en el software Solidworks®; este modelo se procesó en Matlab® con el fin de emular el uso de la prótesis. En el modelo de la marcha normal obtenido se reemplazó una de las piernas por el modelo de la prótesis para observar la marcha protésica. Los resultados del modelo tanto en valores de los rangos articulares como en parámetros espacio-temporales se encuentran acordes con lo observado en otros estudios. El análisis cinemático del comportamiento del modelo muestra que la prótesis proporciona soporte al cuerpo y permite la marcha en ausencia del segmento corporal, ya que los datos arrojados por el modelo del patrón de la marcha obtenido concuerdan con los datos existentes en literatura. Esta propuesta de simulación es una ayuda para asegurar el aprendizaje del estudiante y del médico respecto al comportamiento biomecánico de la marcha protésica, puesto que en los últimos años se ha visto y comprobado la utilidad del uso generalizado de simulaciones en el ámbito médico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Grillo, Orlando, Pedro Romano, and Marcos Monnerat. "Comments on the paper "Modelagem 3D e suas aplicações na pesquisa paleontológica (3D Modeling and its application in paleontological research)"." Gaea - Journal of Geoscience 7, no. 1 (September 14, 2011): 77–81. http://dx.doi.org/10.4013/gaea.2011.71.06.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Nascimento Martins, Ketinlly Yasmyne, Rodolfo Ramos Castelo Branco, Katiuska Duarte De Andrade, Josivânia Bezerra Da Silva, and Maria de Lourdes Fernandes De Oliveira. "DESENVOLVIMENTO DE UM EDUCADOR VAGINAL ATRAVÉS DO PROCESSO DE MANUFATURA ADITIVA (IMPRESSÃO 3D)." Revista Pesquisa em Fisioterapia 7, no. 1 (February 21, 2017): 20. http://dx.doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i1.1239.

Full text
Abstract:
Introdução: A utilização de educadores vaginais é uma das formas de uso da cinesioterapia para tratamento do assoalho pélvico, trabalhando a musculatura de forma ativa aumentando a resistência muscular. Dessa forma, estes dispositivos tem demonstrado grande importância no treinamento da musculatura do assoalho pélvico por permitir o acompanhamento dos movimentos das paredes internas da vagina fornecendo feedback ao profissional e ao próprio paciente. O acesso a este tipo de dispositivo é reduzido e por este motivo buscou-se uma maneira de desenvolver um dispositivo diferenciado e de fácil acesso através do processo de manufatura aditiva (Impressão 3D) o qual permite criar objetos precisos, em menor tempo e com baixo custo. Objetivo: Desenvolvimento de um educador vaginal através do processo de Manufatura Aditiva (MA). Metodologia: O dispositivo será desenvolvido a partir de modelagem em software CAD e impresso através processo de MA em impressora 3D que utiliza como matéria prima o poliácido lático (PLA). Resultados: A concepção deste disposto será feita a partir de estudos em um modelo de educador vaginal já existente. Portanto, será desenvolvido um novo designer de educador vaginal, visando um melhor acoplamento deste na vagina, para assim fornecer uma resposta sensorial da região perineal da paciente. Após modelagem, o dispositivo será encaminhado para estação de impressão 3D e impresso com precisão como prevê a tecnologia de MA. Conclusão: A criação deste dispositivo através do processo de Manufatura Aditiva dá uma nova perspectiva aos tratamentos de disfunções do assoalho pélvico, uma vez que este pode ser produzido com designer inovador, em pequenas escalas, de forma imediata e com custo reduzido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Negrão, Ana Gomes, Edna Moura Pinto, and Lucineide Balbino da Silva. "Material compósito de fibra da folha do abacaxizeiro (Ananas comosus) para uso no ambiente construído." Ambiente Construído 20, no. 3 (July 2020): 627–45. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212020000300459.

Full text
Abstract:
Resumo Observa-se o crescente interesse pela sustentabilidade dos recursos naturais de nosso planeta. A arquitetura, imersa em um dos setores industriais responsáveis por grandes transformações do ambiente construído, mostra-se um canal para a incorporação racional de materiais com viés ecológico. Este artigo aborda pesquisa cujo objetivo foi o desenvolvimento de painéis compósitos de fibra da folha do abacaxizeiro e resina vegetal. O texto contempla a descrição dos procedimentos experimentais adotados e discute os resultados das caracterizações físicas - massa específica, teor de umidade e absorção de água - e mecânicas - resistências à flexão e à tração, e módulo de elasticidade em tração. O compósito foi desenvolvido com a adoção de diferentes teores de fibras, empregadas no sentido longitudinal. A fim de recomendar usos para os compósitos confeccionados, realizou-se comparação com o ANSI A208.1 - American National Standard Institute (ANSI, 2016), procedendo-se à simulação computacional, por meio da modelagem paramétrica via Rhinoceros 3D 5.12, Grasshopper 0.9.0076 e Karamba 3D 1.3.0. Os resultados experimentais indicaram um material com valores médios de massa específica entre 610 kg/m3 e 760 kg/m3, e resistência à tração entre 56,27 MPa e 81,58 MPa, direcionando sua classificação como painel compósito de partícula. A modelagem paramétrica reforçou as aplicações do produto no ambiente construído.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Graça, Alan José Salomão, Juliana Moulin Fosse, Luís Augusto Koenig Veiga, and Mosar Faria Botelho. "A Impressão 3D no Âmbito das Representações Cartográficas." Revista Brasileira de Cartografia 73, no. 3 (July 8, 2021): 809–26. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv73n3-56659.

Full text
Abstract:
A tecnologia de impressão 3D vem revolucionando muitas práticas de projeto com a possibilidade de geração de protótipos ou peças perfeitamente funcionais nas mais diversas áreas do conhecimento, tal como a Cartografia. Diferentes tipos de produtos cartográficos confeccionados por esses métodos produtivos podem ser encontrados na literatura. Todavia, ainda pouco é explorada a questão científica de como é este processo de produção cartográfica 3D, tampouco discutida sobre esta nova forma de abordagem de produtos cartográficos tangíveis. Neste sentido, o presente artigo apresenta os conceitos de impressão 3D aplicados à Cartografia e exemplos teórico-conceituais sobre o emprego da modelagem tridimensional aliada à manufatura aditiva na geração de produtos cartográficos. São apresentadas as vantagens da impressão 3D, tais como a visualização, o tempo de produção, uso de diferentes materiais para variados produtos, que antes eram de difícil produção, além da possibilidade de geração de novas formas de representação. São destacados elementos que ainda necessitam de maiores pesquisas, tais como a simbolização, a generalização aplicada aos modelos geométricos tridimensionais, o uso de cores na impressão 3D e de textos e toponímias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Maia, Ivana Marcia, Yasmin Sousa Silva, and Yasmin Serra Silva. "Desenvolvimento de gráficos táteis de azulejos coloniais para a inclusão cultural." Interação 21, no. 2 (June 30, 2021): 280–92. http://dx.doi.org/10.53660/inter-182-s315.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento desse estudo envolve a criação de gráficos táteis de azulejos coloniais, visando preservar, resgatar e tornar acessível a cultura para pessoas com cegueira ou de baixa visão. O estudo ou apreciação de obras de arte é um direito quase sempre inacessível para uma parcela considerável das pessoas com deficiência visual. No Brasil, ao longo dos anos tem sido instaurado um conjunto de normativas legais voltadas às pessoas com deficiências, almejando expandir as garantias de proteção e promoção social, como o Decreto nº 6.949/2009, que confere status de emenda constitucional à Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (BRASIL, 2011). Aproximadamente 23,9% da população do país declara ter algum tipo de deficiência, dentre elas: mental, motora, visual ou auditiva. Referente à deficiência visual, esta atinge 3,5% da população declaram ter (IBGE, 2010). Nesse contexto, a modelagem tridimensional, pode proporcionar a esta parcela da população brasileira o exercício de alguns dos seus direitos. A modelagem tridimensional, ou modelagem 3D, trabalha na construção de um objeto ou modelo tridimensional em um ambiente virtual, ou seja, com auxílio do computador. Esta tecnologia é crucial para a realização desta pesquisa na questão de proporcionar a apreciação dos azulejos presentes no centro histórico de São Luís, através da exploração tátil, também conhecida como “leitura com as mãos”. Assim, a pesquisa apresenta o desenvolvimento de azulejos tridimensionais no formato de gráficos táteis, utilizando a modelagem virtual e a impressão tridimensional dessas peças, permitindo a construção de uma imagem mental do ambiente ao qual fazem parte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Paiva, Pedro Mello, Alexandre Nunes Barreto, Jader Lugon Junior, and Leticia Ferraço De Campos. "Modelagem computacional 3D do blowout de poço de petróleo: revisão sobre requisitos ambientais e metodologia." Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego 10, no. 1 (December 30, 2016): 51. http://dx.doi.org/10.19180/2177-4560.v10n12016p51-71.

Full text
Abstract:
Este artigo de revisão bibliográfica tem por finalidade apresentar as diferentes metodologias utilizadas na modelagem tridimensional da dispersão dos hidrocarbonetos originados do blowout de um poço de petróleo. São considerados os conceitos de sensibilidade e vulnerabilidade ambiental da costa, a importância destes para a priorização de áreas mais vulneráveis em casos de contingência, e a legislação pertinente. São levantados os questionamentos sobre a metodologia atualmente utilizada nos estudos ambientais de deriva do óleo, que considera a simplificação do vazamento em superfície, mesmo nos cenários de blowout de poços. Os esforços para o melhor entendimento do comportamento do óleo e do gás na coluna d’água e da modelagem tridimensional da trajetória ganharam força após o vazamento da Deepwater Horizon em 2010 no Golfo do México. Os dados coletados e observações realizadas durante o acidente foram amplamente utilizados para ajuste dos modelos, que buscaram incorporar os diversos fatores referentes às forçantes hidrodinâmicas e aos processos de intemperismo aos quais os hidrocarbonetos são submetidos em vazamentos de subsuperfície tais como: evaporação, dispersão, emulsificação, dissolução, oxidação, sedimentação e biodegradação. As dificuldades se apresentam ainda mais desafiadoras para o caso de blowouts em águas profundas, onde as incertezas são ainda maiores. Os estudos abordaram diferentes variáveis para realizar os ajustes dos modelos de dispersão do óleo e do gás ao longo da trajetória de subida, e, dentre os fatores que exercem forte influência, destacam-se: a velocidade das correntes de subsuperfície; a separação do gás da pluma principal; a formação de hidrato, a dissolução das gotículas de óleo e gás; as variações no diâmetro das gotículas; a intrusão das gotículas em profundidades intermediárias; a biodegradação; e a parametrização adequada dos perfis de densidade, salinidade e temperatura da água ao longo da coluna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Sibiryakov, Boris P., Lourenildo W. B. Leite, and Wildney W. S. Vieira. "BEHAVIOR OF STRESSES AND HYDRODYNAMICS FROM MULTICOMPONENT SEISMIC DATA." Revista Brasileira de Geofísica 33, no. 1 (November 19, 2015): 57. http://dx.doi.org/10.22564/rbgf.v33i1.601.

Full text
Abstract:
ABSTRACT. A method for fluid-stress modeling of 3D seismic, and drilling data, provided new information on the stress conditions, and on the hydrodynamics of the U11 layer of the Upper Jurassic sandstone reservoir in the Arigol field, Western Siberia, Russia. It is proposed to detect and outline oil fields, and divide them into isolated traps, marked by low sedimentary overburden pressure, and fluid-trapping properties based on correlation between the structural pattern and mapped stress. A different systematic approach was adopted, considering: the use of 3D component seismic data of Vp and Vs velocities; the density ρ, and the stress models of the reservoirs to detect the areas of low overburden pressure P(x, y, z); and the vertical inclination of fractures (faults), ϕ(x, y, z), caused by the non-hydrostatic behavior of stress.Keywords: seismic structured media, porous media, fractured media.RESUMO. Um novo método para a modelagem de tensão e fluidos em sísmica 3D, além de dados de perfuração, forneceram nova informação para as condições de tensão e para a hidrodinâmica da camada U11 do arenito reservatório do Jurássico Superior no Campo Arigol, Oeste da Sibéria, Rússia. São propostos métodos para a detecção e delimitação de campos de petróleo, e segmentá-los em trapas isoladas, marcadas por baixa pressão da sobrecarga sedimentar, e por propriedades de trapeamento de fluidos baseado na correlação entre os padrões estruturais e o mapeamento de tensões. Uma metodologia alternativa e sistemática foi adotada, considerando-se o uso de: dados sísmicos das componentes 3D para as velocidades Vp e Vs; a densidade ρ, e a modelagem dos reservatórios para detectar as áreas de baixa pressão da sobrecarga P(x, y, z); e a inclinação vertical de fraturas (falhas), ϕ(x, y, z), causadas pelo comportamento não-hidrostático das tensões.Palavras-chave: meios sísmicos estruturados, meios porosos, meios fraturados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Florio, Wilson, and Ana Tagliari. "Modelagem e animação para análise de espaços em projetos não construídos." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 7, no. 2 (June 30, 2016): 61. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v7i1.8643565.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa, realizada entre os anos de 2012 e 2015, investigou doze projetos não construídos do arquiteto Vilanova Artigas por meio de modelagem paramétrica e animação. A análise a partir da animação permitiu visualizar a conexão espacial entre diferentes ambientes durante o percurso virtual. Neste texto o foco reside nos procedimentos metodológicos adotados para a análise dos espaços dos projetos selecionados. O artigo está estruturado em três tópicos. O primeiro pormenoriza o critério de seleção dos projetos, assim como os procedimentos metodológicos relativos à modelagem geométrica e paramétrica, com o auxílio do Rhinoceros e do Grasshopper. No segundo tópico são explicitados os conceitos sobre os tipos de simulações, as subetapas do processo de simulação de espaços internos no programa 3D Max, bem como a produção das animações. No terceiro tópico é realizada uma discussão sobre as dificuldades e descobertas inesperadas ocorridas durante a investigação, e os resultados obtidos. A contribuição original do artigo reside na investigação de projetos pouco estudados, assim como os procedimentos metodológicos de análise de espaços internos, que envolvem a interpretação por desenhos e simulações amparados pelas novas tecnologias digitais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Florez, Bárbara Martins, Guilherme Wolf Lebrão, and Susana Marraccini Giampietri Lebrão. "APRENDIZAGEM ATIVA COM USO DE IMPRESSÃO TRIDIMENSIONAL NO CURSO DE ENGENHARIA." International Journal on Active Learning 2, no. 1 (July 11, 2018): 79–85. http://dx.doi.org/10.15202/25262254.2017v2n1p79.

Full text
Abstract:
O presente artigo se propõe a abordar o uso da impressão tridimensional, como recurso de ensino na aprendizagem ativa. Analisou-se a impressão tridimensional como um mecanismo de apoio na aprendizagem e como pode ser aplicada, como material complementar, produzindo modelos impressos em aulas e, consequentemente, auxiliando no desenvolvimento de modelagem e pensamento crítico, a partir da criação direta dos alunos. Os participantes do estudo foram alunos regulares do curso de engenharia, com ou sem conhecimento prévio em modelagem, e design que tiveram a oportunidade de produzir modelos impressos na aula experimental. A coleta de dados para interpretação de resultados foi feita a partir de um questionário, “Uso de Impressão 3D no Ensino”, entregue para aos professores solicitando que fossem respondidos logo após a aula. O questionário continha perguntas referentes ao modelo, à didática e a visão do professor. Observou-se que, na visão dos professores obteve-se um resultado positivo na compreensão, visualização de modelos e principalmente na aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Gomes, Rafael Rocha, Helosman Valente De Figueiredo, Alessandro Corrêa Mendes, and Marcio Tadeu de Assis Honorato Muella. "ANÁLISE, MODELAGEM E IMPRESSÃO 3D DE UM FRAME PARA VANTs DO TIPO QUADRÍCOPTEROS PARA VOOS EM AMBIENTE INDOOR." Revista Univap 22, no. 40 (January 25, 2017): 414. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.944.

Full text
Abstract:
O foco do projeto de pesquisa foi analisar, modelar e construir utilizando uma impressora 3D, um frame de um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) para voos em ambiente indoor. Esta aeronave será usada para experimentos laboratoriais, que exijam características especiais para ambientes indoor e de pesquisa, tais como, ser compacto, leve e uma estrutura que minimize os riscos aos operadores, pois dividirá espaço com pessoas. A motivação desta pesquisa se deu pelo fato dos frames disponíveis no mercado serem voltados para voos outdoor, como por exemplo, os utilizados para monitoramento. Com o intuito de proporcionar uma solução de aeronave para espaço laboratorial indoor, a proposta deste trabalho foi de modelar e imprimir em 3D um protótipo de frame que atenda todos os requisitos necessários para este tipo de voo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Serra, Mayanne Camara, André Leonardo Demaison Medeiros Maia, Patrício Moreira de Araújo Filho, and Eduardo Mendonça Pinheiro. "Prototipagem rápida no desenvolvimento de produtos: construção do protótipo de um adaptador para escrita." Projetica 11, no. 1 (April 8, 2020): 108. http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n1p108.

Full text
Abstract:
Neste artigo, esclarece-se sobre a tecnologia Fused Filament Fabrication e são descritas, com auxílio de fotografias, a concepção e construção do protótipo de um adaptador de escrita para crianças com restrições motoras nas mãos. Houve o mesmo processo de modelagem em CAD e impressão 3D com uma máquina Ultimaker 2 para dois modelos, em que o segundo resultou da correção de não conformidades do primeiro. Ademais, realça-se que o adaptador resultou da integração entre as áreas de Terapia Ocupacional, Design e Engenharia do Produto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Gregori, Alessandro Mortaio, Maria Isabel D. ’Agostino Fleming, and Alex da Silva Martire. "Herculano Interativa – Ciberarqueologia e Educação no desenvolvimento do jogo O Último Banquete em Herculano." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 35 (December 21, 2020): 36–43. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2020.161611.

Full text
Abstract:
O artigo tem por objetivo apresentar o processo de desenvolvimento do primeiro jogo eletrônico produzido pelo Laboratório de Arqueologia Romana Provincial (LARP-MAE-USP) denominado “O Último Banquete em Herculano”. Em um primeiro momento, serão discutidos os aspectos técnicos da produção, elencando os processos de coleta de material, escrita de roteiro, modelagem 3D e programação. Após, será pormenorizado o aspecto do jogo aplicado à Educação, calcado na elaboração de um Guia Didático para Professores com roteiros de aulas e usos do jogo em salas de aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Silva, Paula Heloisa da, Julianna Crippa, and Sergio Scheer. "BIM 4D no planejamento de obras: detalhamento, benefícios e dificuldades." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 10 (February 26, 2019): e019010. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v10i0.8650258.

Full text
Abstract:
Os processos de Planejamento e Controle de Obras (PCO) subsidiam o cumprimento do custo, prazo e qualidade esperado da obra. Estes apresentam influência direta sob a produtividade obtida no canteiro de obras, pois as informações falhas provenientes da documentação gerada são interpretadas como os principais fatores de causa-efeito associados à baixa produtividade, desperdícios de materiais e mão de obra, resultando em baixa qualidade do produto final. O uso da Modelagem da Informação da Construção na construção civil vem sendo proposto como uma solução tecnológica para tais problemas. Quando BIM é associado ao PCO é recorrente utilizar o termo BIM 4D ou modelagem 4D. Desta forma, este artigo busca esclarecer como desenvolver o uso do BIM 4D para PCO e quais os benefícios e dificuldades provenientes. A questão foi abordada por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura. Identificou-se o sequenciamento de atividades para o desenvolvimento do PCO baseado em BIM e ferramental associado. As dificuldades principais encontradas foram associadas ao processo de implementação e ao processo trabalhoso e intenso da modelagem 3D requerida e da integração disciplinada com o cronograma da obra. Entretanto, o BIM 4D para o PCO mostra-se viável apontando benefícios no provimento de diretrizes de otimização do processo tradicional de PCO, trazendo soluções para grande parte dos problemas inerentes ao método convencional, além de contribuir para a redução de retrabalhos por meio da interoperabilidade, integração de sistemas de comunicação e simulação do processo construtivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Cogima, Camila Kimi, Rodrigo Vinicius De Carvalho Nascimento, Pedro Victor Vieira De Paiva, Marco Antonio Garcia de Carvalho, and Eloisa Dezen-Kempter. "Scan-to-HBIM aplicado à igreja da Pampulha de Oscar Niemeyer." Gestão & Tecnologia de Projetos 15, no. 1 (January 17, 2020): 117–34. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v15i1.152828.

Full text
Abstract:
Este artigo relata a aplicação de técnicas de varredura digital 3D e Modelagem da Informação da Construção (BIM) para a preservação do patrimônio histórico. Na última década difundiu-se uma nova perspectiva de aplicação da tecnologia BIM para a documentação e gestão do patrimônio histórico, o denominado HBIM, que apesar da relevância para a interpretação e caracterização do estado de conservação do objeto histórico, ainda não alcançou o mesmo impacto que a modelagem inteligente aplicada a edificações novas. O artigo foca na criação de um modelo digital inteligente para uma obra singular da arquitetura moderna brasileira, a Igreja de São Francisco de Assis, na lagoa da Pampulha, a partir da utilização de duas técnicas de varredura digital. O modelo de nuvem de pontos obtido por dois sistemas de varredura (fotogrametria aérea e escaneamento a laser) fornece uma descrição detalhada da complexidade e irregularidade geométrica do edifício e é a base do modelo paramétrico preciso criado com ferramentas BIM. Neste artigo são abordados o manuseio de dois programas de processamento de dados, gerados pelos sensores, e os processos de manipulação da nuvem de pontos para otimizar a modelagem das formas complexas da igreja. São comparados o aspecto visual, os formatos de importação e exportação e o índice de sobreposição das nuvens de pontos. Este estudo demonstrou o potencial do levantamento digital, incluindo sensores de baixo custo, e o HBIM para a documentação e valorização do patrimônio construído.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Medina, Liosber, M. M. Farias, C. M. Recarey, and Marcus V. R. Souza. "Estudo numérico das propriedades viscoelásticas no domínio do tempo em misturas asfálticas do tipo CPA." Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia 5, no. 1 (February 6, 2019): 148–57. http://dx.doi.org/10.26512/ripe.v5i1.19140.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta as simulações numéricas do ensaio de fluência estática (Creep Compliance) para várias misturas asfálticas tipo CPA (camada porosa de atrito). Os ensaios de fluência estática foram realizados a 25°C e resultam nos parâmetros constitutivos representados pela série de Prony. Os parâmetros constitutivos viscoelásticos são obtidos a partir das relações entre as funções no domínio do tempo: a função fluência e o modulo de Relaxação. Para a modelagem numérica foi utilizado o método dos elementos finitos e são modelados em 3D corpos de prova com dimensões aproximadas de 66 a 62 mm de altura e 102 mm de diâmetro. Para realizar a modelagem numérica foi utilizado o elemento finito C3D20R, com integração reduzida, já que baseado em estudos de convergência anteriores mostrou resultados mais acurados para analises de problemas similares. Foram determinadas dois conjuntos de parâmetros e comparados os resultados de simulações numéricas em várias misturas asfálticas. Os resultados mostram que para as misturas estudadas a escolha do método para determinar os parâmetros constitutivos tem pouca influência nos resultados numéricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Wen, Chao Lung. "Homem Virtual (Ser Humano Virtual 3D): A Integração da Computação Gráfica, Impressão 3D e Realidade Virtual para Aprendizado de Anatomia, Fisiologia e Fisiopatologia." Revista de Graduação USP 1, no. 1 (July 18, 2016): 7. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-376x.v1i1p7-15.

Full text
Abstract:
O projeto Homem Virtual promove a integração entre o aprendizado da anatomia topográfica e estrutural humana, da fisiologia, da fisiopatologia e de métodos de diagnósticos por imagens por meio do uso de objetos de aprendizagem interativos a partir da utilização de mídias digitais, impressoras 3D, tablets e smartphones. Existem três aspectos de destaque nesta iniciativa: a construção (modelagem de objetos digitais) das estruturas em computação gráfica 3D, utilização de recursos dinâmicos (animações) para explicar o funcionamento dos processos fisiológicos e fisiopatológicos de maneira objetiva e clara e a coordenação educacional para a organização didática dos conteúdos. De um modo geral, os recursos provenientes do projeto Homem Virtual abrem possibilidades inovadoras para aprendizagem uma vez que o seu acervo 3D estimula o estudante a observar e analisar vídeos específicos, a associar imagens com textos de referência, a identificar detalhes significativos nos conteúdos transmitidos, a personalizar objetos anatômicos e, até mesmo, a gerar objetos físicos de peças anatômicas em três dimensões com qualidade realística, por meio de impressoras 3D. E com a popularização destas, pela primeira vez na história do Brasil, é possível difundir conhecimentos científicos por meio da internet que podem ser produzidos localmente pelos usuários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Pereira, Ana Karla Olimpio, and Paulo Yassuhide Fujioka. "A residência do arquiteto: uma análise gráfica das casas de Vilanova Artigas." Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (Online), no. 21 (September 30, 2016): 36. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i21p36-59.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma abordagem sobre a questão particular na já largamente estudada arquitetura de Vilanova Artigas: as casas foram projetadas para si. A pequena escala desses projetos nos permite compreender o universo projetual do arquiteto no momento histórico de sua concepção. Estas casas foram estudados por meio de um método específico para análise gráfica de arquitetura, baseado na obra de Geoffrey Baker, Simon Unwin, Roger Clark, Michael Pause, etc.; explorando não só diagramas em 2 dimensões, mas a modelagem 3D também, a fim de entender melhor os conceitos de design do arquiteto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Xenofonte Araujo, Manoel Deisson, and Deborah Macêdo Dos Santos. "Fotografia Tátil: Desenvolvimento de modelos táteis a partir de fotografias com a utilização de impressora 3d." InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação 12, no. 1 (August 24, 2015): 62–76. http://dx.doi.org/10.51358/id.v12i1.311.

Full text
Abstract:
As discussões a respeito da acessibilidade para os deficientes visuais têm cada vez mais focado em formas de inclusão nas esferas culturais. Essas questões tornam-se mais delicadas quando tem-se a percepção de que a linguagem visual ainda é a forma de comunicação predominante nas estratégias de comunicação de exposições de pinturas ou fotografias. Dessa maneira, pretende-se com o presente trabalho desenvolver modelos táteis a partir de fotografias de cunho artístico para facilitar a acessibilidade dos deficientes visuais a este campo. Para tanto utilizamos de trabalhos da fotógrafa cearense e deficiente visual Jaquelina Rolim, as quais foram reproduzidas em software de modelagem tridimensional e posteriormente impressas em impressora 3d.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Souza, Bruna Dos Santos, Phelype Haron Oleinik, Caroline Barbosa Monteiro, and Wiliam Correa Marques. "Modelagem e simulação de derrames de dois tipos de petróleo baseado na experiência de Tramandaí/RS." Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia 5, no. 1 (January 29, 2019): 96–107. http://dx.doi.org/10.26512/ripe.v5i1.19242.

Full text
Abstract:
Tendo em vista a dependência global do petróleo e os riscos ambientais iminentes do manuseio e transporte de óleo no mar, o presente trabalho tem como objetivo reproduzir o incidente de vazamento de óleo na monoboia de Tramandaí – RS do dia 26 de Janeiro de 2012, e analisar a ação do intemperismo em dois tipos diferentes de óleo sujeitos às condições ambientais no dia do acidente. Este trabalho utilizou de dois diferentes softwares, o modelo de derrame de óleo ECOS acoplado ao modelo hidrodinâmico TELEMAC-3D. Devido ao histórico de vazamentos na região de Tramandaí, delimitou-se essa área como área de estudo a fim de estudar o comportamento do óleo. Com a pesquisa foi possível reproduzir as condições hidrodinâmicas do dia do incidente utilizando o TELEMAC-3D. Os processos de intemperismo implementados não influenciaram no tamanho da mancha de óleo. A influência do processo de emulsificação se mostrou importante na massa específica do óleo. O coeficiente implementado no modelo tende a estabilizar a emulsificação em 70 % para óleos crus e óleos pesados, mas que na realidade deveria variar de acordo com a massa específica de cada óleo. Assim, o resultado de emulsificação foi o mesmo para as duas simulações, não condizendo com o que poderia acontecer em condições reais. A evaporação se mostrou bem implementada no modelo, variando de acordo com cada massa específica do óleo. Os valores obtidos foram de 4 % de evaporação para a simulação A, 19,5 % para a simulação B.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Pires, Julio Cesar, and Branca Freitas Oliveira. "Modelagem e simulação virtual de pá para rotor eólico de pequeno porte." Design e Tecnologia 1, no. 02 (December 31, 2010): 69. http://dx.doi.org/10.23972/det2010iss02pp69-76.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um estudo para aerogerador de pequeno porte projetado para uso residencial. A ênfase está na modelagem e simulação virtual da estrutura das pás em compósito de fibra de vidro. A modelagem foi feita com software para desenho assistido por computador (CAD 3D). Para o projeto, foi escolhido o perfil MH110 que apresenta boa relação entre coeficiente de sustentação e coeficiente de arrasto e facilidade de fabricação. Os parâmetros como o diâmetro do rotor, a corda e a torção da pá, as relações entre velocidades e a aplicação de cargas na estrutura do material utilizado foram definidos segundo bibliografia específica, software para análise de perfil aerodinâmico e simulações pelo método dos elementos finitos. Procurou-se buscar sempre a maior eficiência, segurança e economia. O material foi projetado para resistir às tensões decorrentes de operação em condições consideradas normais e para rajadas de vento. A simulação pelo método dos elementos finitos foi conduzida com ferramenta computacional e levou em conta os limites de falha do material utilizado. A geometria foi simulada sem reforço interno e apresentou baixo deslocamento quando submetida às cargas aerodinâmicas de empuxo e rotacional. Ao realizar simulação com critério de falha, foi possível determinar a espessura mais adequada para o material compósito e verificar seu comportamento de acordo com diferentes velocidades de vento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Monteiro, Marko. "Representações digitais e interação incorporada: um estudo etnográfico de práticas científicas de modelagem computacional." Mana 15, no. 2 (October 2009): 529–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-93132009000200008.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é discutir como objetos virtuais participam interativamente da produção do conhecimento na prática científica. O artigo baseia-se numa observação etnográfica de uma equipe interdisciplinar de cientistas, cujo trabalho envolve modelagem computacional de transferência de calor na próstata humana. A etnografia constatou que, embora visualizações científicas sejam pensadas como uma forma de "simplificar" a apreensão de dados, há um intenso trabalho interpretativo necessário para alcançar sentidos compartilhados a respeito das imagens. Tais sentidos são construídos a partir de comunicação oral e de interações incorporadas com objetos virtuais no decorrer das interações entre os cientistas. Uma melhor compreensão dessas práticas interpretativas é importante na medida em que o uso de visualizações digitais em 3D e de modelos computacionais ganha importância na ciência contemporânea. Tais técnicas são crescentemente utilizadas não somente para descrever verdades sobre a natureza, mas como ferramentas poderosas de intervenção no mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Paiva, Paulo Farias, Liliane Santos Machado, and Tâmela Costa. "Modelagem do Comportamento Hemodinâmico de um Paciente Virtual Cirúrgico baseado em Sistema Especialista Fuzzy." Tempus Actas de Saúde Coletiva 10, no. 2 (July 7, 2016): 187. http://dx.doi.org/10.18569/tempus.v10i2.1651.

Full text
Abstract:
A Realidade Virtual (RV) permite aos seus usuários experimentarem uma sensação de estarem imersos em cenários 3D sintéticos gerados por computação gráfica. Os chamados Ambientes Virtuais (AVs) de RV, quando aplicados à educação médica, possibilitam: treino repetitivo e o desenvolvimento de habilidades psicomotoras em procedimentos cirúrgicos sem o comprometimento de pacientes reais. Os simuladores cirúrgicos que apresentam Pacientes Virtuais (PVs), isto é, que apresentam sensibilidade fisiológica às intervenções e decisões médicas tomadas ao longo do treinamento, são mais requisitados pela possibilidade de variação de casos clínicos gerados, aumentando portanto o grau de realismo. Este trabalho tem por objetivo principal, discutir importantes aspectos sobre a modelagem do comportamento hemodinâmico de um PV cirúrgico, especificamente das variáveis de Pressão Arterial Sistólica (PAS) e Diastólica (PAD) em momentos distintos da indução anestésica. Como objetivo específico têm-se a proposta de um PV, que é modelado baseado no conceito dos sistemas especialistas que se utilizam da lógica fuzzy.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Pereira, Iane Silva, and Juliana Moulin Fosse. "Avaliação de Digitalizadores Tridimensionais de Baixo Custo para Reprodução de Produtos Cartográficos." Revista Brasileira de Cartografia 72, no. 3 (September 22, 2020): 415–27. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv72n3-53867.

Full text
Abstract:
Com o intuito de tornar a modelagem tridimensional mais acessível no âmbito da Cartografia e incentivar a sua prática, este trabalho abordou o uso de digitalizadores tridimensionais portáteis e de baixo custo para a geração de produtos cartográficos, para fins de documentação, reprodução ou representação de modelos virtuais. Como esta prática ainda é pouco explorada no Brasil, este trabalho apresenta uma metodologia específica para avaliar o digitalizador tridimensional de melhor custo-benefício. Foram avaliados três digitalizadores tridimensionais: o 3D Scanner Pro 1.0, o Scanner 3D Sense e o MakerBot Digitizer Desktop 3D Scanner. Foram modelados seis corpos de prova, que foram impressos por uma impressora 3D e digitalizados pelos três digitalizadores tridimensionais. Foram definidos três parâmetros de avaliação: as especificações técnicas, a experiência do usuário e a análise estatística. Para avaliar as especificações técnicas foram abordadas três variáveis: resolução, mobilidade e custo. Para avaliar a experiência do usuário foram consideradas: facilidade de uso e o tempo de digitalização. E para avaliar a análise estatística foram usadas as medidas das peças digitalizadas, comparadas com suas medidas originais. Os resultados obtidos mostraram um resultado semelhante entre o 3D Scanner Pro 1.0 e o MakerBot Digitizer Desktop 3D Scanner. Devido ao 3D Scanner Pro 1.0 ter um custo mais baixo do que o MakerBot Digitizer Desktop 3D Scanner, o mesmo foi escolhido como o digitalizador de melhor custo-benefício. Para complementar o trabalho e verificar a potencialidade prática dessa tecnologia, duas novas feições foram escolhidas, digitalizadas, com o digitalizador escolhido, e impressas, pela impressora 3D. Os resultados se mostraram satisfatório e incentiva o uso dessa tecnologia como meio de geração de produtos cartográficos 3D.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Dezen-Kempter, Eloisa, Lucio Soibelman, Meida Chen, and Alexandre Victor Müller Filho. "ESCANEAMENTO 3D A LASER, FOTOGRAMETRIA E MODELAGEM DA INFORMAÇÃO DA CONSTRUÇÃO PARA GESTÃO E OPERAÇÃO DE EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS." Gestão & Tecnologia de Projetos 10, no. 2 (November 6, 2015): 113. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v10i2.102710.

Full text
Abstract:
<p class="Resumo">Este artigo apresenta os resultados de integração de tecnologias de levantamento híbridas (escaneamento 3D a laser, fotogrametria) para a captura do estado real de uma edificação histórica do Campus da University of Southern California em Los Angeles visando a sua modelagem BIM. O estudo de caso é um edifício de dois andares, construído em 1964 em linguagem modernista, com estrutura metálica aparente, considerado patrimônio histórico recentemente. A escolha da abordagem híbrida pautou-se em critérios como: precisão dos dados levantados; nível de detalhe requerido para cada elemento do edifício; esforço para aquisição e pós-processamento dos dados; e acessibilidade ao elemento a ser capturado. Levando-se em conta os resultados obtidos, apresentamos a avaliação das ferramentas e estratégias empregadas para aquisição dos dados espaciais do edifício, em função dos seguintes critérios: escala, complexidade e alcance dos equipamentos. O modelo tridimensional em forma de nuvens de pontos gerado pela captura constitui a base para a criação de um modelo de informações de construção semanticamente orientado, ferramenta potencial para produzir um inventário abrangente que considere os requisitos de manutenção peculiares de edificações históricas. Esse artigo pretende contribuir para ampliar a discussão sobre a adoção de BIM na área de patrimônio histórico.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Papadopoulos, Nicolas Alexandros, Elisa Dominguez Sotelino, Luiz Fernando Martha, Daniel Luiz Mattos Nascimento, and Pedro Saieg Faria. "Avaliação da integração entre uma plataforma BIM e uma ferramenta de análise estrutural." Sistemas & Gestão 12, no. 1 (July 24, 2017): 108–16. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2017.v12n1.1203.

Full text
Abstract:
Atualmente, o processo que envolve a construção de um empreendimento é baseado em documentos impressos e desconexos. Há uma tendência global de que um mesmo projeto seja elaborado por diversas empresas e diferentes equipes, porém, as ferramentas computacionais que são utilizadas ainda são as mesmas de décadas atrás. Devido a essa mudança de paradigma, a metodologia conhecida como modelagem da informação da construção, BIM, vem aos poucos ganhando aceitação na área de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção). Motivado por esse processo de transição, este trabalho tem como objetivo estudar e avaliar a integração entre uma plataforma de modelagem BIM e uma ferramenta de análise estrutural. Para isso, utilizou-se um projeto estrutural de um empreendimento real que foi feito utilizando a metodologia tradicional, isto é, baseado em documentos 2D independentes. O projeto foi modelado em 3D com uma base de dados integrada de acordo com a metodologia BIM utilizando o software Autodesk Revit Structure 2012. Esse modelo foi então exportado para o software de análise estrutural Autodesk Robot 2012. Estratégias de integração são testadas e as melhores práticas são descritas em detalhe. Os resultados obtidos sugerem que o uso da metodologia em relação à análise estrutural é promissor e sua implementação deve ser seriamente considerada no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Müller, Ana Luiza, and Fernanda Aranha Saffaro. "A prototipagem virtual para o detalhamento de projetos na construção civil." Ambiente Construído 11, no. 1 (March 2011): 105–21. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212011000100008.

Full text
Abstract:
Apesar da importância da etapa de projeto no desenvolvimento de produtos, com freqüência falhas de projeto têm impactam negativamente o processo de produção. Muitas destas falhas decorrem do emprego de apenas duas dimensões para representação do produto. Uma das alternativas para vencer este problema é a modelagem do produto em 3D. Este artigo apresenta os resultados de um estudo cujo objetivo foi explorar as contribuições da prototipagem virtual para integrar as etapas de projeto e produção. A pesquisa foi conduzida a partir da modelagem virtual para detalhamento dos acabamentos de banheiros. Também foi acompanhada a prototipagem física com a intenção de verificar a conformidade da execução em relação às soluções adotadas na prototipagem virtual e identificar os requisitos para que aumentasse o grau de conformidade. As principais contribuições foram: (a) definição e análise de soluções para o detalhamento voltado a orientar a produção; e (b) antecipação de situações não previstas no projeto 2D que poderiam resultar em interferências na produção. Como requisitos foram apontados: (a) controle de qualidade dos materiais e serviços executados para minimizar as variações dimensionais; (b) emprego de tecnologias mais avançadas, menos sujeitas a variações dimensionais; e (c) necessidade de incorporação do conhecimento técnico a respeito do processo de produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Lopes, Tiago Rocha. "Modelagem de Informação da Cidade (CIM) e suas potencialidades para gestão da manutenção urbana de Curitiba." arq.urb, no. 25 (May 25, 2019): 1–18. http://dx.doi.org/10.37916/arq.urb.vi25.18.

Full text
Abstract:
Tecnologias de maior eficiência para planejamento e gestão urbana são de grande interesse para instituições e órgãos públicos. Diante desta tendência a Modelagem de Informação da Cidade (CIM) surge como sofisticada plataforma de trabalho, permitindo que profissionais colaborem em projetos e informações da cidade atraves de um modelo 3D paramétrico. Neste conceito definiu-se por uma pesquisa bibliográfica qualitativa, visando explorar a ferramenta, suas especificidades e os inovadores conceitos de parametrização, com foco nas potencialidades de aplicação no planejamento e gestão urbana de Curitiba. Verificou-se o potencial prático do CIM, através da estruturação de um modelo tridimensional organizado, alimentado em camadas e de forma colaborativa podendo se tornar agente centralizador de informações. O artigo contribui para o entendimento da tecnologia e suas possibilidades, que poderiam agregar ao planejamento de ações de intervenção urbana, o acesso a informações técnicas auxiliandoem melhores análises quanto a potencialidadese interferências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Guzelci, Orkan Zeynel, Sema Alaçam, and Saadet Zeynep Bacınoğlu. "THREE-STEP EXPERIMENTATION ON EMBEDDING CURVATURE TO RIGID PLANAR MATERIALS THROUGH CUT PATTERNS." Gestão & Tecnologia de Projetos 12, no. 3 (November 22, 2017): 93. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v12i3.134543.

Full text
Abstract:
Este estudo apresenta resultados e descobertas de uma experimentação de três passos para integrar técnicas de modelagem e design analógico e digital, com especial atenção para o aumento do rendimento do comportamento de curvatura e curvilinearidade dos materiais de superfície planar rígidos. No âmbito do processo de experimentação, o papelão foi utilizado como material, as ações de corte e flexão foram utilizadas como técnicas e o corte a laser e o ambiente de script visual foram envolvidos como ferramentas. São examinados os potenciais de técnicas de materiais subtraíveis, tais como operações de corte, curvatura, incisão. A experimentação abrange a geração de padrão, incorporação de padrões de corte ao material plano 2D e remapeamento de padrões 2D em superfícies 3D, com base nos conhecimentos adquiridos na fase anterior e na exploração de novas superfícies de forma livre em 3D tanto em ambientes físicos como digitais. O modelo de experimentação de três passos apresentado tem potenciais para contribuir com os estudos pedagógicos focados nas abordagens exploratórias e criativas para a formação e fabricação de projetos integrativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Rodrigues Júnior, Jorge Lopes, Larissa Maria de Souza Cruz, and Ana Paula Santos Sarmanho. "Impressora 3D no desenvolvimento das pesquisas com próteses / 3D Printer in the development of researches with prosthesis." Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO 2, no. 2 (April 30, 2018): 398–413. http://dx.doi.org/10.47222/2526-3544.rbto15022.

Full text
Abstract:
A Tecnologia Assistiva (TA) é uma área que desenvolve capacidades funcionais das pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, auxiliando na qualidade de vida e inclusão social. A impressora 3D prove novas confecções de dispositivos de TA, confeccionados por terapeutas ocupacionais, auxiliando no desempenho ocupacional de usuários. Esta pesquisa apresenta como objetivo geral refletir sobre o desenvolvimento de pesquisas com próteses na impressora 3D no LABTA. Após a observação da dinâmica do laboratório, aplicou-se questionário aberto a quatro membros, a fim de conhecer e identificar a rotina de funcionamentos e processos da Impressora 3D na confecção de próteses no LABTA. Observou-se que a impressora 3D é um recurso inovador e atual, que proporciona grande contribuição na confecção de próteses, peças de Tecnologia Assistiva, confeccionadas com baixo custo, de forma rápida e extremamente personalizada, trazendo cada dia novas possibilidades de atuações clínicas na terapia ocupacional e formas de reabilitar e ressignificar a vida do cliente desde a modelagem de sua peça ao treino com as próteses e utensílios. AbstractAssistive Technology (AT) is an area that develops the functional capacities of people with disabilities, disabilities or reduced mobility, helping quality of life and social inclusion. The 3D printer proves new confections of TA devices, made by occupational therapists, aiding in the occupational performance of users. This research presents as general objective to reflect on the development of researches with prosthetics in the 3D printer in LABTA. After observing the dynamics of the laboratory, an open questionnaire was applied to four members in order to know and identify the work routine and processes of the 3D Printer in the manufacture of prosthesis in LABTA. It has been observed that the 3D printer is an innovative and current resource, which provides great contribution in the manufacture of prostheses, pieces of Assistive Technology, made with low cost, in a fast and extremely personalized way, bringing every day new possibilities of clinical performances in the therapy occupational and ways of rehabilitating and re-meaning the life of the client from the modeling of his piece to the training with the prostheses and utensils.Keywords: 3D printer; LABTA; Assistive technology; Occupational therapy.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Oliveira, Pedro Henrique Sousa Marques, Fabio Luiz Albarici, Henrique Candido de Olvieira, and João Carlos Brandão Reberte. "Utilização da técnica SLAM associada ao mapeamento por luz estruturada para registro e virtualização de interiores de patrimônios históricos." Research, Society and Development 10, no. 10 (August 5, 2021): e73101018624. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18624.

Full text
Abstract:
A representação e documentação do patrimônio cultural e registro de edificações históricas, reconstrução ou reforma são de inestimável valor para manutenção da originalidade de tais estruturas. Atualmente, a solução adotada é a documentação 3D, utilizando-se da técnica de varredura a LASER, onde tem-se como principal vantagem a alta densidade de pontos e informações radiométricas. Neste trabalho apresenta-se uma metodologia que aplica a técnica SLAM associada ao sistema de varredura por luz estruturada, que além de permitir o mapeamento interno de edificações históricas, possibilita a realização de tour virtual por todo o ambiente mapeado. O objetivo deste tralho é realizar o mapeamento interno de uma igreja, verificar sua precisão e gerar um modelo 3D permitindo que o usuário interaja com o ambiente virtual e seja capaz de ter acesso online ao interior da igreja. Assim, o usuário poderá utilizar as ferramentas de medições e informações sobre as obras presentes na edificação. A fim de avaliar os resultados das feições mapeadas, fez-se testes numéricos que checam as medidas do mapeamento 3D com as medidas reais obtidas por um equipamento topográfico (estação total). Os resultados indicam que as análises realizadas apresentam uma discrepância máxima de 1,5 cm entre o mapeamento 3D via SLAM e o real. Dessa forma, pode-se afirmar que a metodologia aplicada é confiável e acurada para diversas áreas do conhecimento que se beneficiem de modelagem tridimensional e banco de dados para realizar tour virtual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Ponte, Flávia Braz, Francisco Fábio de Araújo Ponte, Adalberto Silva, and Alberto Garcia Figueiredo Jr. "COMPARING TWO MULTIVARIATE GEOSTATISTICS TOOLS FOR PORE PRESSURE PREDICTIVE MODELLING." Brazilian Journal of Geophysics 37, no. 4 (December 1, 2019): 471. http://dx.doi.org/10.22564/rbgf.v37i4.2027.

Full text
Abstract:
ABSTRACT. Pore pressure prediction has been an increasing concern during well designing due to the numerous accidents recorded because of mistaken estimations of high pressure fields. This paper depicts a predictive modelling of pore pressure using multivariate geostatistics tools called LVM and collocated cokriging. The resulting maps of LVM and collocated cokriging were compared. Geostatistics were used to estimate pore pressure distribution in unsampled places considering the two different scales and spatial variation from well measurements (pore pressure) and 3D seismic velocity data. When pore pressure gradients recorded in the wells have been defined and the seismic interval velocity analyzed, pore pressure estimation can be done by using the geostatistics approaches. This is a method for estimating the geopressure field distribution at basin or reservoir level that offers the advantage of the possibility of extracting pore pressure information at any place.Keywords: geostatistics approaches, LVM, collocated cokriging, high pressure fields.RESUMO. Devido aos numerosos acidentes registrados por estimativas equivocadas de campos de alta pressão, a preocupação com a previsão de pressão de poros tem aumentado durante projetos de poços. Este artigo descreve uma modelagem para previsão de pressão de poros usando duas ferramentas da geoestatística multivariada, a LVM e a cokrigagem colocada. Neste estudo, essas duas metodologias foram comparadas. A geoestatística foi utilizada para estimar a distribuição de pressão de poros em locais não amostrados, permitindo a integração dos dados das duas variáveis, velocidade sísmica e dados de poço, em diferentes escalas e variação espacial. Quando os gradientes de pressão de poros, registrados em poços, são definidos e a velocidade intervalar da sísmica é analisada, existindo correlação entre eles, a previsão de pressão de poros pode ser feita utilizando a abordagem geoestatística. A vantagem de uma modelagem geoestatística 3D de gradiente pressão de poros é a possibilidade de extração de informação de pressão em qualquer local dentro da área modelada.Palavras-chave: abordagem geoestatística, LVM, cokrigagem colocada, campos de alta pressão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Dias, David Passos Barbosa. "Planejamento em BIM 4D comparado ao planejamento tradicional." Engineering Sciences 8, no. 2 (June 1, 2020): 26–44. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2318-3055.2020.002.0004.

Full text
Abstract:
Uma das dimensões da metodologia BIM, o planejamento BIM 4D vem como um pujante diferencial quando comparado ao tratamento convencional de longos anos dado a este tema na construção civil. De maneira a tornar esta comparação vista no ambiente prático, este trabalho realizou um planejamento de uma construção de uma casa popular, com apenas um pavimento térreo, adicionando a simulação visual do cronograma em formato gráfico de Gantt/PERT-CPM no software Navisworks, o que é a nova ideia do planejamento em BIM 4D, e elencou as vantagens em relação ao processo tradicional. Com isso, o presente artigo, pelo fato de ser um pontapé inicial, busca atrair olhares de um extenso público-alvo, que vai desde estudantes de engenharia civil interessados na área do planejamento, a profissionais atuantes que almejam ingressar neste novo mundo da dimensão BIM 4D, acompanhados também do interesse dos donos de empresas construtoras, os quais buscam sempre pelo melhor controle do planejamento, gerenciamento e, consequentemente, dos custos de suas obras. No entanto, para se chegar ao objetivo final, passos prévios foram tomados, como a modelagem BIM 3D, no Revit, da disciplina de arquitetura, com a posterior vinculação desta com a de estrutura, de modo a servir como auxílio para a modelagem desta última; extração dos quantitativos de ambas as áreas no mesmo software para, depois, criar a planilha de orçamentação dos serviços. Além disso, concebeu-se o cronograma do projeto proposto no software MS Project e, com o intuito de estimar a duração em dias de cada atividade, elaborou-se o quadro de duração de atividades e de recursos. Posteriormente, exportaram-se os modelos 3D e o cronograma de barras para o Navisworks e, com as configurações necessárias neste, a simulação gráfica tornou-se possível. Por fim, o respectivo projeto atingiu o seu objetivo, evidenciando-se importantes vantagens em relação ao planejamento convencional, e pode-se dizer que contribui para a realização de mais pesquisas dentro da área BIM 4D, além de congregar outras dimensões, como 4D (tempo) e 5D (custo), para novos estudos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography