To see the other types of publications on this topic, follow the link: Modelização do risco de crédito.

Journal articles on the topic 'Modelização do risco de crédito'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Modelização do risco de crédito.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Silva, Mygre Lopes da, Kelmara Mendes Vieira, Paulo Sérgio Ceretta, and Daniel Arruda Coronel. "Risco do crédito bancário brasileiro: uma análise multifatores." Revista Brasileira de Administração Científica 5, no. 3 (2014): 170–82. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-684x.2014.003.0010.

Full text
Abstract:
O sistema bancário atua como agente na concessão de poder de compra para antecipação do gasto e na criação de moeda ao conceder crédito. No mercado financeiro brasileiro, o crédito bancário é inferior em termos de volume se comparado aos demais países, além de apresentar elevado spread, o qual reflete o risco associado à concessão de crédito. Este risco pode estar relacionado com questões inerentes à organização bancária, com risco não sistemático, de perfil do cliente, bem como à situação do mercado, risco sistemático. Seguindo esta temática, este trabalho procura analisar como os fatores mac
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Azevedo, Stella Fernanda de, Rosiane Maria Lima Gonçalves, and Lucas Ribeiro. "Efeito do risco de crédito no desempenho financeiro das cooperativas de crédito de livre admissão brasileiras." Economia & Região 10, no. 1 (2022): 67. http://dx.doi.org/10.5433/2317-627x.2022v10n1p67.

Full text
Abstract:
As Cooperativas de Crédito têm se destacado no Sistema Financeiro Nacional pelo seu potencial de crescimento em momentos de crise e por terem se tornado um importante instrumento de desenvolvimento econômico devido à oferta de taxas de juros menores e à facilidade de acesso ao crédito. Porém, o aumento da concessão de crédito, consequentemente aumenta o risco de crédito da cooperativa. A relação risco de crédito e desempenho financeiro é um tema bastante estudado e ainda muito controverso perante aos diversos resultados obtidos pelos pesquisadores. Nesse sentido, utilizando uma amostra de 263
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Securato, José Roberto, and Rubens Famá. "Um procedimento para a decisão de crédito pelos bancos." Revista de Administração Contemporânea 1, no. 1 (1997): 101–19. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65551997000100006.

Full text
Abstract:
Analisando o procedimento da concessão de crédito pelos bancos, procuramos estabelecer de forma mais clara a avaliação do risco de crédito, captando os aspectos subjetivos existentes. Para tanto, estabelecemos uma distribuição de probabilidades em que consideramos como eventos os possíveis resultados da operação de crédito em análise na data de seu vencimento. A partir dessa distribuição obtém-se os elementos de risco da operação. Em seguida, apresentamos um critério para a decisão de crédito e formação do spread bancário, levando-se em conta a incidência do risco avaliado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bortolini, Leonardo Vieira, Bruno Pérez Ferreira, and Frank Magalhães de Pinho. "Perspectivas para o risco de crédito estadual no Brasil: uma análise da probabilidade de default." Revista de Contabilidade e Organizações 16 (October 7, 2022): e188194. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2022.188194.

Full text
Abstract:
Na medida em que o endividamento público alcança patamares recordes em 2021 e que crises econômicas ampliam a necessidade dos entes públicos pela tomada de crédito, o risco de crédito ganha destaque como métrica útil a potenciais credores e também aos próprios entes em termos de gerenciamento de sua carteira de passivos. Este trabalho avalia, visando ao curto prazo, as perspectivas para o risco de crédito estadual, com enfoque na probabilidade de default. Os métodos utilizados combinam projeções resultantes da aplicação de modelagem para dados em painel com simulações de Monte Carlo, tomando-s
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Almeida, Fernanda Dantas, and José Angelo Divino. "Risco de crédito e as políticas monetárias convencional e não convencional: o caso brasileiro." Economia Aplicada 23, no. 4 (2019): 27–52. http://dx.doi.org/10.11606/1980-5330/ea146034.

Full text
Abstract:
O crédito bancário é considerado umimportante canal de transmissão de choques monetários e financeiros para o lado real da economia. Este artigo investiga a relação entre risco de crédito e a políticamonetária, conduzida tanto de forma convencional quanto não-convencional, e analisa os efeitos e canais de transmissão de choques exógenos no risco de crédito, taxa nominal de juros e alíquota de compulsório sobre o ciclo econômico. O modelo de Gertler & Karadi (2011) é modificado para incorporar risco de crédito endógeno dado pela probabilidade de default em empréstimos bancários pela firma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mileo, Rafael, Herbert Kimura, and Eduardo Kazuo Kayo. "Análise do Modelo CreditRisk+ em uma amostra de portfólio de crédito." Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão 11, no. 1 (2013): 103–16. http://dx.doi.org/10.19094/contextus.v11i1.32160.

Full text
Abstract:
O artigo pretende analisar os fundamentos teóricos e o desempenho do Modelo CreditRisk+, uma das metodologias degestão de risco de crédito criadas por bancos, em uma amostra de portfólio de crédito. No estudo, o Modelo CreditRisk+foi aplicado em uma carteira de crédito com financiamentos concedidos entre 1986 e 2009, nos Estados Unidos. Doisprocedimentos de análise foram realizados: backtesting, para comparar as medidas de avaliação de risco de perdas dedeterminado ano aos dados de perda simulados para o ano posterior; teste de estresse, para verificar a sensibilidade doModelo a mudanças no ce
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Godoi, Alexandre Franco de, Alfredo Spalloni de Oliveira Junior, José Odálio dos Santos, and Marcelo Claudio Lema. "Nível de aderência de metodologias de risco de crédito em empresa do setor de educação." Revista Brasileira de Administração Científica 10, no. 3 (2019): 38–52. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-684x.2019.003.0004.

Full text
Abstract:
O risco de crédito está presente em todas as transações comerciais regidas pelo princípio de competência. É indispensável que os credores façam uma análise da capacidade de pagamento dos clientes. Para avaliar o risco de crédito, os credores podem utilizar metodologias variadas, como as destacadas nessa pesquisa, sendo elas: análise julgamental, análise discriminante (ADML) e análise estrutural. Com esse foco, o objetivo desta pesquisa é avaliar, por meio da realização de um estudo de caso, se a classificação de risco de crédito proposta pela metodologia discriminante de previsão de insolvênci
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gomes, Carlos Eduardo. "TORNEIRAS FECHADAS: O PARADIGMA RISCO X RETORNO." REVISTA FOCO 18, no. 5 (2025): e8428. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v18n5-006.

Full text
Abstract:
O caso aborda o cenário da empresa Banco do Brasil S.A. e tem seu dilema apresentado frente à concessão de crédito em tempos de crise e incertezas do mercado. Confrontando o paradigma entre risco de crédito e a necessidade de uma instituição financeira conceder créditos diversos, Esperança, diretora de crédito da empresa, busca encontrar o equilíbrio entre risco e retorno. A empresa, bem como seu mercado de atuação, são contextualizados com informações públicas, o que permitirá a comparação de dados não somente da empresa, mas também de seus principais concorrentes no intuito de fomentar infor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Almeida, Lucas Evangelista de, and Victor Akira Saito Santana. "Aplicação de seleção de variáveis em um modelo de risco de crédito de compras feitas a prazo." REVISTA DELOS 18, no. 65 (2025): e4446. https://doi.org/10.55905/rdelosv18.n65-094.

Full text
Abstract:
O crescente vínculo entre os setores financeiros e de tecnologia, impulsionado por crises financeiras e de saúde recentes, tem gerado grandes investimentos em dados e avanços no conhecimento do comportamento financeiro do cliente. O risco de crédito, definido como a probabilidade de perda potencial para instituições financeiras caso uma contraparte não cumpra suas obrigações, é um dos principais riscos enfrentados pelas empresas cujo produto financeiro é sua principal fonte de receita. As pesquisas têm se concentrado em novas aplicações, cálculos e abordagens para o risco de crédito. O uso de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Moraes, Wilian Vaz. "DETERMINANTES DO SCORE DE CRÉDITO: UMA ABORDAGEM ECONOMÉTRICA BASEADA EM FATORES COMPORTAMENTAIS E DEMOGRÁFICOS." Revista Contemporânea 5, no. 1 (2025): e7245. https://doi.org/10.56083/rcv5n1-046.

Full text
Abstract:
O risco de crédito é um dos principais desafios para instituições financeiras, representando a possibilidade de inadimplência por parte de devedores. Este estudo investiga os determinantes do score de crédito, com ênfase no impacto de variáveis demográficas e comportamentais. O objetivo é compreender como fatores como idade, saldo bancário, salário estimado, gênero, posse de cartão de crédito e status de membro ativo influenciam a pontuação de crédito dos clientes de um banco multiestadual. Utilizando uma base de dados com 10.000 clientes, foi adotada a abordagem econométrica, incluindo modelo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Bonelli, Matheus Fortes, Rafael Felipe Schiozer, and Lucas Nogueira Cabral De Vasconcelos. "Redução de risco no crédito com duplicatas." Brazilian Review of Finance 19, no. 2 (2021): 27–59. http://dx.doi.org/10.12660/rbfin.v19n2.2021.81983.

Full text
Abstract:
Esse estudo investiga o risco de crédito com duplicatas no Brasil. Usamos dados proprietários de uma central de registros de recebíveis que permitem a consulta de informações sobre o documento fiscal das transações comerciais junto às Secretarias de Fazenda estaduais. Analisamos 129 mil notas fiscais eletrônicas (NF-e) de 3.459 empresas, que realizaram operações com 240 agentes financeiros, no valor total de R$633 milhões. Usamos 10 tipos de eventos relativos às NF-e, seu valor e prazo de envio ao agente financeiro para identificar determinantes do posterior cancelamento dessas NF-e. Os result
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Oliveira, Míriam Aparecida Mesquita, and Maria Júlia Pantoja. "Teletrabalho e atitudes frente à mudança em organizações públicas brasileiras: experiências e desafios." Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review) 14, no. 3 (2023): 4095–116. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v14i3.1870.

Full text
Abstract:
As cooperativistas de crédito estão expostas ao risco de crédito como qualquer outra instituição financeira e este risco é definido como a possibilidade de o tomador não cumprir com suas obrigações junto a cooperativa, ou seja, de não honrar com o compromisso de pagar suas dívidas. Para mitigar este risco, as cooperativas realizam as provisões para crédito de liquidação duvidosa (PCLD), com a finalidade de cobrirem este tipo de risco que é inerente a suas operações. Temos que no início de 2020, uma forte crise de saúde pública, causada por uma pandemia seriamente contagiosa e com elevado grau
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Souza, Maique. "Governança Para Definição Do Score De Crédito: A Participação Social Como Instrumento De Adequação Do Sistema." e3 8, no. 1 (2022): 089–101. http://dx.doi.org/10.29073/e3.v8i1.617.

Full text
Abstract:
A adoção de sistemas de inteligência artificial para a definição do score do risco de crédito tornou-se situação cada vez mais comum. No entanto, a adoção de tais sistemas, preconiza que o sistema seja adequado à sociedade para a qual será utilizado. Dessa forma, a pesquisa reflete sobre a importância de se adotar equipes multidisciplinares para a construção de sistemas de inteligência artificial de análise de crédito a fim de prover tal adequação. O problema indagou se a adoção de profissionais de áreas diversificadas para a adequada implementação do sistema de inteligência artificial de anál
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Gonçalves, Rosiane Maria Lima, and Marcelo José Braga. "Determinantes de risco de liquidez em cooperativas de crédito: uma abordagem a partir do modelo logit multinomial." Revista de Administração Contemporânea 12, no. 4 (2008): 1019–41. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552008000400007.

Full text
Abstract:
O risco de liquidez nas instituições financeiras está associado ao desequilíbrio entre os ativos negociáveis e passivos exigíveis. Outros fatores também afetam a liquidez das cooperativas de crédito, como a maior utilização da cooperativa para empréstimos do que para depósitos e a incapacidade em promover a diversificação geográfica e de produtos. Nesse sentido, este estudo objetivou verificar, a partir de indicadores financeiros, qual é o risco de liquidez das cooperativas de economia e crédito mútuo de Minas Gerais e quais os determinantes desse risco. Foi utilizado o modelo de regressão log
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Moura, Heber José de. "UMA PROPOSTA PARA AVALIAÇÃO DO RISCO DE CRÉDITO EM FINANCIAMENTOS DE LONGO PRAZO." Revista Econômica do Nordeste 29, no. 1 (1998): 47–57. http://dx.doi.org/10.61673/ren.1998.2106.

Full text
Abstract:
Propõe um processo para quantificação do risco de crédito associado a financiamentos de longo prazo. A proposta baseia-se na obtenção dos fluxos de caixa representativos da capacidade de pagamento das empresas, realizando o desconto financeiro a partir de uma taxa que engloba os principais fatores de risco associados à operação. Mostra que a avaliação do risco em projetos de longo prazo tem como peculiaridade o elevado grau de dificuldade para realizar projeções a respeito dos fluxos de caixa futuros das empresas. Isto porque, entre o instante da análise e o efetivo reembolso das obrigações as
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

SANTOS, LUA SYRMA ZANIAH, VALÉRIA GAMA FULLY BRESSAN, VILMAR RODRIGUES MOREIRA, and ROMEU EUGÊNIO DE LIMA. "Risco de crédito e eficiência técnica nas cooperativas de crédito brasileiras." Cadernos EBAPE.BR 18, no. 4 (2020): 956–73. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395120200001.

Full text
Abstract:
Resumo Este estudo analisa a relação entre o risco de crédito e a eficiência das cooperativas de crédito brasileiras no período de 2008 a 2017. Utilizou-se o modelo de Data Envelopment Analysis em dois estágios para a obtenção dos escores de eficiência, com a análise de um modelo Tobit no segundo estágio. Foram consultados especialistas para a construção e a validação dos escores de eficiência, o que é uma contribuição desse estudo em relação aos demais. Constatou-se que, quanto maior o risco de crédito, menores os escores de eficiência. De igual modo, viu-se que as cooperativas de crédito que
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Brandalize, Thais, Leonardo Flach, and Jonatas Dutra Sallaberry. "Análise dos determinantes no grau de evidenciação do risco de crédito em centrais de cooperativas de crédito." Revista de Gestão e Organizações Cooperativas 8, no. 15 (2021): 01–34. http://dx.doi.org/10.5902/2359043242461.

Full text
Abstract:
A transparência dos dados contábeis e financeiros amplia a possibilidade do usuário tomar decisões mais corretivas, minimizando possíveis perdas. Diante disso, buscou-se analisar os determinantes que impactam no grau de evidenciação do gerenciamento de risco de crédito nas centrais cooperativas de crédito. A amostra é constituída pelas Centrais de Cooperativas de Crédito, sendo que o Disclosure do Risco de Crédito (DRC) foi coletado conforme método aplicado por Dantas et al. (2010), enquanto as variáveis financeiras do Banco Central do Brasil. Para análise foram formuladas hipóteses, analisado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Mar Barcelos, Boris, Tiago Pascoal Filomena, and Eduardo Horta. "Imunização de carteira de crédito." Brazilian Review of Finance 22, no. 3 (2024): 15–43. http://dx.doi.org/10.12660/rbfin.v22n3.2024.91331.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda a importância da proteção de ativos de carteiras de crédito bancárias contra a volatilidade do mercado, com foco no risco de mercado associado à curva de juros. A estratégia utilizada para mitigar esse risco é o Asset and Liability Management (ALM), com destaque para a imunização de carteiras, como forma de proteger contra oscilações nas taxas de juros. Propõe-se um modelo de otimização matemática para resolver o problema de imunização de carteiras de renda fixa, considerando restrições de liquidez e de contratos, além de avaliar a sua eficácia em diferentes cenários a parti
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Brito, Giovani Antonio Silva, and Alexandre Assaf Neto. "Modelo de classificação de risco de crédito de empresas." Revista Contabilidade & Finanças 19, no. 46 (2008): 18–29. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772008000100003.

Full text
Abstract:
O processo de gerenciamento de risco de crédito em instituições financeiras vem passando por uma revisão ao longo dos últimos anos. Nesse contexto, diversas novas técnicas de mensuração de risco de crédito e tomadores têm sido desenvolvidas e implementadas por grandes Bancos. O objetivo desta pesquisa é desenvolver um modelo de classificação de risco para avaliar o risco de crédito de empresas no mercado brasileiro. O modelo foi construído com base em uma amostra de empresas de capital aberto classificadas como solventes ou insolventes no período entre 1994 e 2004. A técnica estatística utiliz
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Do Nascimento, Fabio Capraro, and Luiz Alberton. "Características do risco das operações de crédito das instituições financeiras cooperativas durante a crise econômica desencadeada pela pandemia da Covid-19." Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review) 14, no. 3 (2023): 3769–87. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v14i3.1848.

Full text
Abstract:
As cooperativistas de crédito estão expostas ao risco de crédito como qualquer outra instituição financeira e este risco é definido como a possibilidade de o tomador não cumprir com suas obrigações junto a cooperativa, ou seja, de não honrar com o compromisso de pagar suas dívidas. Para mitigar este risco, as cooperativas realizam as provisões para crédito de liquidação duvidosa (PCLD), com a finalidade de cobrirem este tipo de risco que é inerente a suas operações. Temos que no início de 2020, uma forte crise de saúde pública, causada por uma pandemia seriamente contagiosa e com elevado grau
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Garcia, Evelini Lauri Morri, and Romildo De Oliveira Moraes. "Elementos subjacentes aos regulamentos e a divulgação do risco de crédito em fundos de investimento em direitos creditórios." Revista Contemporânea de Contabilidade 16, no. 40 (2019): 148–68. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2019v16n40p148.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo é analisar a influência de elementos subjacentes à regulação contábil na evidenciação do risco de crédito praticada pelos Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs). A amostra é composta por 148 FIDCs cujas notas explicativas de 2012 a 2014 foram analisadas quanto ao nível de atendimento das normas de evidenciação por meio de análise de conteúdo e testes estatísticos. Os resultados indicam que os FIDCs atendem parcialmente aos requisitos normativos de evidenciação do risco de crédito, que houve relativa melhoria no nível de divulgação ao longo do tempo, que o
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Huscher, Paulo Fabrício, Vilmar Rodrigues Moreira, and Rodrigo Alves Silva. "RATING PARA AVALIAÇÃO DE COOPERATIVAS DE CRÉDITO: UMA APLICAÇÃO DO MODELO PEARLS." Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade 10, no. 2 (2021): 22–38. http://dx.doi.org/10.18028/rgfc.v10i2.9534.

Full text
Abstract:
Para executar suas atividades as cooperativas de crédito, assim como outras organizações financeiras, realizam operações de empréstimo e intermediação, oferecendo risco de crédito aos demais agentes. Este artigo tem por objetivo apresentar um modelo de rating para avaliação de cooperativas de crédito. A pesquisa utilizou dados financeiros disponibilizados pelo sistema COSIF do Banco Central do Brasil, o modelo PEARLS de análise econômico-financeira de cooperativas de crédito e a metodologia de classificação do Fundo Garantidor (FGCOOP). O modelo de rating foi estimado por meio de regressão log
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Guimarães, Inácio Andruski, and Anselmo Chaves Neto. "Reconhecimento de padrões: motodologias estatísticas em crédito ao consumidor." RAE eletrônica 1, no. 2 (2002): 1–14. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-56482002000200006.

Full text
Abstract:
A inadimplência é um dos maiores problemas, senão o maior, enfrentado pelas administradoras de cartão de crédito. No estudo deste problema foi criado o conceito de risco, que é essencialmente a probabilidade de não recebimento dos créditos por parte das administradoras de cartões. Alguns autores, Caouette et al. (2000) e Silva (1988) referem-se às técnicas estatísticas multivariadas como ferramentas poderosas na administração do risco envolvido na concessão de crédito pessoal. Este trabalho apresenta a construção e avaliação de regras de reconhecimento de padrões baseadas em duas técnicas mult
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Santos, José Odálio dos, and Rubens Famá. "Avaliação de estratégias para a redução do risco de inadimplência em carteiras de crédito bancário rotativo de pessoas físicas." Revista Contabilidade & Finanças 17, no. 42 (2006): 92–103. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772006000300008.

Full text
Abstract:
Os principais Bancos Privados brasileiros vêm apresentando crescimento contínuo do número de clientes pessoas físicas em suas carteiras de crédito e, conseqüentemente, aumento do volume de negócios e receitas com as altas taxas de spread, ou retorno, cobradas em empréstimos rotativos (ex.: Limite de Cheque Especial). Como, paralelamente ao aumento da concessão de empréstimos, ocorre uma maior exposição ao risco de inadimplência, espera-se que os Bancos adotem ações preventivas e inibidoras ao não pagamento pontual de empréstimos. Visando contribuir nessa tarefa, este artigo, inicialmente, apre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Brito, Giovani Antonio Silva, Alexandre Assaf Neto, and Luiz João Corrar. "Sistema de classificação de risco de crédito: uma aplicação a companhias abertas no Brasil." Revista Contabilidade & Finanças 20, no. 51 (2009): 28–43. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772009000300003.

Full text
Abstract:
O artigo examina se eventos de default de companhias abertas no Brasil são previstos por um sistema de classificação de risco de crédito baseado em índices contábeis. O sistema de classificação proposto neste estudo utiliza a análise de conglomerados para classificar as empresas em oito classes de risco, das quais sete são destinadas a empresas solventes e uma para empresas insolventes (em default). A variável utilizada para atribuir as classificações de risco às empresas é a probabilidade de default estimada pelo modelo de risco de crédito desenvolvido por Brito e Assaf Neto (2008). O sistema
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Silveira, Heber, Celio Takahashi, and Ricardo Serra. "Análise de curto e longo prazo: uma alternativa às metodologias de rating de crédito convencionais no Brasil." Revista Gestão & Tecnologia 23, no. 1 (2023): 29–56. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2023.v23i1.2334.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar o efeito das variações momentâneas do risco de crédito, ignoradas pelas metodologias tradicionais das agências de rating, sobre o prêmio de risco no mercado secundário dos títulos de dívida emitidos por companhias brasileiras.Metodologia: Análise, via regressão em painel MQO com dados empilhados e por efeitos fixos e aleatórios, de uma amostra de 180 emissões de dívida corporativa no Brasil de 2015 a 2019.Originalidade/relevância: Proposição e emprego de uma variável com capacidade para capturar alterações de curtíssimo prazo no risco de crédito, o que pode ser utilizada pel
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Freitas, Maria Cristina Penido de. "Os efeitos da crise global no Brasil: aversão ao risco e preferência pela liquidez no mercado de crédito." Estudos Avançados 23, no. 66 (2009): 125–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142009000200011.

Full text
Abstract:
O artigo procura discutir os impactos da crise internacional na economia brasileira, com ênfase na virtual paralisia do mercado de crédito bancário doméstico a partir de setembro de 2008. Sustenta-se que a dinâmica concorrencial bancária conduziu à emergência de práticas de alto risco, cujo potencial desestabilizador veio à tona quando da reversão das expectativas ante o agravamento da crise financeira internacional e seus efeitos-contágio sobre as economias periferias, dentre as quais o Brasil. O conservadorismo dos bancos na fase de retração foi exacerbado, no caso brasileiro, pelo prazo rel
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Martins, Vanessa Maciel, and José Alves Dantas. "Evidenciação sobre Risco de Crédito pelos Bancos Brasileiros nas Demonstrações Financeiras em IFRS e Cosif." Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI 2, no. 1 (2014): 42. http://dx.doi.org/10.26694/2358.1735.2014.v1ed22083.

Full text
Abstract:
Um dos principais preceitos da contabilidade é o de assegurar a transparência das informações aos usuários das demonstrações financeiras. Associando esse preceito aos diversos riscos inerentes às atividades bancárias, é essencial a evidenciação da informação sobre esses riscos para garantir a confiabilidade e a estabilidade do sistema financeiro. O presente estudo teve por objetivo central identificar qual dos dois padrões de divulgação financeira adotados no Sistema Financeiro Nacional (SFN) – IFRS ou Cosif – melhor atende aos requisitos de evidenciação sobre risco de crédito previsto no Acor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Cordeiro, Fernanda, Valéria Gama Fully Bressan, Jose Roberto de Souza Francisco, Hudson Fernandes Amaral, and Niara Goncalves da Cruz. "Mensuração do risco operacional em cooperativas de crédito brasileiras." Revista Catarinense da Ciência Contábil 24 (January 24, 2025): e3536. https://doi.org/10.16930/2237-766220253536.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo é propor proxies observáveis para medir o risco operacional em cooperativas de crédito. Este trabalho é importante por várias razões: ele aumenta a transparência ao utilizar métricas acessíveis ao público, permite a comparação entre instituições, facilitando a identificação de melhores práticas e áreas de melhoria, e promove a estabilidade financeira ao avaliar o desempenho ao longo do tempo, contribuindo para uma gestão eficaz de riscos operacionais no setor cooperativo. Com base em um levantamento sistemático da literatura, os resultados mostram que é possível medir o
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Cordeiro, Fernanda, Valéria Gama Fully Bressan, Jose Roberto de Souza Francisco, Hudson Fernandes Amaral, and Niara Goncalves da Cruz. "Mensuração do risco operacional em cooperativas de crédito brasileiras." Revista Catarinense da Ciência Contábil 24 (January 24, 2025): e3536. https://doi.org/10.16930/2237-7662202535361.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo é propor proxies observáveis para medir o risco operacional em cooperativas de crédito. Este trabalho é importante por várias razões: ele aumenta a transparência ao utilizar métricas acessíveis ao público, permite a comparação entre instituições, facilitando a identificação de melhores práticas e áreas de melhoria, e promove a estabilidade financeira ao avaliar o desempenho ao longo do tempo, contribuindo para uma gestão eficaz de riscos operacionais no setor cooperativo. Com base em um levantamento sistemático da literatura, os resultados mostram que é possível medir o
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Oliveira, Rafael Xavier de, Nilton Oliveira da Silva, Rodrigo De Souza Gonçalves, and Jose Alves Dantas. "Ganhos Potenciais do Uso do Blockchain na Avaliação do Risco de Crédito." Sociedade, Contabilidade e Gestão 16, no. 1 (2021): 64–82. http://dx.doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.31176.

Full text
Abstract:
O presente estudo buscou apresentar os ganhos potenciais na mensuração do risco de crédito a partir da adoção da tecnologia blockchain. Para isso, foram analisadas as informações contábeis de três grandes empresas brasileiras no período de 2011 a 2018, simulando uma proxy de um novo ambiente informacional a partir do advento do blockchain, propiciando a chamada real-time accounting, com vistas ao monitoramento do risco de crédito. Assim, demonstrou-se como seria o efeito de se obter informações contábeis nesse ambiente (quase de simultaneidade), contrastando com informações trimestrais. Utiliz
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Nascimento, Marcos Aurélio. "Risco de crédito: governança corporativa como instrumento de garantia institucional." REVISTA DELOS 18, no. 63 (2025): e3563. https://doi.org/10.55905/rdelosv18.n63-073.

Full text
Abstract:
O presente estudo buscou identificar, por meio da modelagem de equações estruturais (SEM – Structural Equation Modeling), as relações entre governança corporativa endividamento e desempenho financeiro, impactando o risco de crédito das empresas listadas na bolsa de valores do Brasil (B3), com a inclusão de uma nova componente denominada garantia institucional. A base de dados foi composta por 4.200 observações de 7 indicadores financeiros para cada ano, de firmas dos diversos setores, sendo a amostra constituída por 200 empresas - 100 do segmento Tradicional – Bolsa e 100 do segmento Novo Merc
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Santolin, Roberto, and Fábio Gama. "Operações de crédito, desigualdade, inadimplência e crescimento da renda: uma avaliação para os estados brasileiros no período 2001-2014." Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 59, jul./set. 2021 59 (August 11, 2022): 105–35. http://dx.doi.org/10.38116/ppp59art4.

Full text
Abstract:
Este artigo discute as relações entre desigualdade de renda, inadimplência, disponibilidade de crédito e crescimento da renda nos estados brasileiros no período de 2001 a 2014. Mecanismos relacionados à seleção adversa, risco moral e falências bancárias podem acarretar relações endógenas entre renda e crédito. Este texto avaliou se os estados brasileiros com predominância da desigualdade de renda e acentuado crescimento da inadimplência bancária possuem restrições ao crédito ativas que podem impactar negativamente o crescimento econômico. Por meio de um modelo em painel dinâmico foi possível c
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Silva, Amanda Teixeira da, and Eliane Pinheiro de Sousa. "INFLUÊNCIA DA INFORMAÇÃO ASSIMÉTRICA NA OBTENÇÃO DE CRÉDITO EM EMPRESAS CALÇADISTAS EM JUAZEIRO DO NORTE, CE." Práticas de Administração Pública 1, no. 1 (2017): 100. http://dx.doi.org/10.5902/2526629225687.

Full text
Abstract:
Este estudo analisa a influência da assimetria de informação na obtenção de crédito para as micro e pequenas empresas calçadistas de Juazeiro do Norte, Ceará. Para isto, é feito um levantamento teórico acerca das características do mercado de crédito, informação assimétrica, e como esta interfere no funcionamento do mercado ocasionando o racionamento de crédito e dificultando seu acesso. Para a análise das evidências empíricas da assimetria de informação no mercado de crédito, foi realizada uma pesquisa de campo com gerentes das instituições financeiras do Banco do Nordeste, Banco do Brasil e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Perera, Luiz Carlos Jacob. "Quantificação e precificação de risco de crédito através do modelo de opções." Revista de Administração de Empresas 37, no. 3 (1997): 42–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75901997000300006.

Full text
Abstract:
O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, são desenvolvidos os conceitos fundamentais para o entendimento do modelo de Black e Scholes com exemplos de sua utilização. Na segunda, inicialmente discutese o conceito de risco das empresas. A seguir, através de uma aplicação, demonstra-se como uma empresa pode alterar favoravelmente o equilíbrio de risco e retorno: aceitando mais risco, aumentando seu débito ou pagando dividendos extras para os acionistas. Finalmente, mostra-se como os credores podem defender-se dessas manobras alterando adequadamente a taxa de juros, de forma a compens
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Oliveira, Fernando Nascimento de, and Renan Feuchard Pinto. "Determinantes do Bond Spread e do Credit Default Swap: Por que são diferentes? O caso da Petrobras." Revista Contabilidade & Finanças 27, no. 71 (2016): 185–201. http://dx.doi.org/10.1590/1808-057x201501840.

Full text
Abstract:
Neste artigo, estudamos os principais determinantes do risco de crédito da Petrobras, medido por meio dos asset swap spreads (ASW) e dos credit default swaps (CDS), replicando os principais trabalhos sobre o tema e analisando se os dois produtos apreçam risco de forma diferente. Nossos resultados permitem concluir que, curiosamente, variáveis específicas da empresa (microeconômicas) são pouco ou nada significativas para explicar a discrepância entre os mercados, e que grande parte da diferença entre eles (também conhecida como CDS-Bond Basis) pode ser explicada pela resposta de cada produto a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Oliveira, Rogerio De Deus, and Caio Ibsen Rodrgues de Almeida. "Alocação de Carteiras Sujeitas a Risco de Crédito." Brazilian Review of Finance 1, no. 2 (2003): 301. http://dx.doi.org/10.12660/rbfin.v1n2.2003.1132.

Full text
Abstract:
Credit Risk is an important dimension to be considered in the risk management procedures of financial institutions. Is a particularly useful in emerging markets where default rates on bank loan products are usually high. It is usually calculated through highly costly Monte Carlo simulations which consider different stochastic factors driving the uncertainly associated to the borrowers liabilities. In this paper, under some restrictions, we drive closed form formulas for the probability distributions of default rates of bank loans products involving a big number of clients. This allows us to qu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Ribeiro, Henrique César Melo. "Insolvência: perfil e comportamento no Brasil." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 17, no. 1 (2025): 21–50. https://doi.org/10.21680/2176-9036.2025v17n1id33562.

Full text
Abstract:
Objetivo: Investigar o perfil da produção científica e o comportamento das estruturas de formação das redes sociais das pesquisas acadêmicas publicadas sobre o tema insolvência no âmbito acadêmico brasileiro sob a perspectiva dos periódicos científicos indexados no SPELL. Metodologia: Utilizou-se das técnicas de investigação bibliométrica e sociométrica em 95 artigos identificados. Resultados: Disposição de crescimento do tema insolvência. Contabilidade Vista & Revista, RAUSP Management Journal, Revista Contemporânea de Contabilidade foram os periódicos mais proeminentes. Valéria Gama Full
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

SANTOS, LUA SYRMA ZANIAH, VALÉRIA GAMA FULLY BRESSAN, VILMAR RODRIGUES MOREIRA, and ROMEU EUGÊNIO DE LIMA. "Credit risk and technical efficiency in Brazilian credit unions." Cadernos EBAPE.BR 18, no. 4 (2020): 956–73. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395120200001x.

Full text
Abstract:
Resumo Este estudo analisa a relação entre o risco de crédito e a eficiência das cooperativas de crédito brasileiras no período de 2008 a 2017. Utilizou-se o modelo de Data Envelopment Analysis em dois estágios para a obtenção dos escores de eficiência, com a análise de um modelo Tobit no segundo estágio. Foram consultados especialistas para a construção e a validação dos escores de eficiência, o que é uma contribuição desse estudo em relação aos demais. Constatou-se que, quanto maior o risco de crédito, menores os escores de eficiência. De igual modo, viu-se que as cooperativas de crédito que
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Jorge, Ricardo Reolon, Julio F. B. Facó, and Alexandre Andrade Acácio. "A transmissão de risco de crédito em cadeia de suprimentos." Revista Gestão & Tecnologia 17, no. 2 (2017): 134–59. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2017.v17i2.1105.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo analisar a potencial transmissão de risco de crédito entre o comércio e a indústria na cadeia brasileira de calçados de couro. Para tal utilizaram-se as médias mensais da probabilidade de inadimplência de empresas do período de janeiro de 2008 a julho de 2013. Análises de séries temporais, testes de raiz unitária de Dickey Fuller Aumentado (ADF) e de Kwiatkowski, Phillips, Schmidt e Shin (KPSS), teste de cointegração de Johansen, modelo vetorial de correção de erros (VECM), causalidade de Granger, decomposição de erros da variância e função de resposta de imp
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Garcia, Alexandre Schwinden, and Roberto Meurer. "Abertura de capital e blindagem política: evidências para o Banrisul." Revista de Economia 44, no. 83 (2023): 33. http://dx.doi.org/10.5380/re.v44i83.81960.

Full text
Abstract:
Este artigo busca avaliar o comportamento de algumas variáveis bancárias do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) pré e pós abertura de capital, em especial das variáveis de risco, que podem refletir a possível utilização política do banco. Foram utilizados dados semestrais entre 2000 e 2019, e utilizados os testes de igualdade de médias e medianas (Mann-Whitney) para avaliar a existência de diferenças estatísticas nos valores pré e pós abertura. Os resultados indicam uma melhora substancial de algumas variáveis após a abertura tais como maior qualidade de sua carteira de crédito e s
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Assis, Alex Giovani de, and Sonia Rosa Arbues Decoster. "Gerenciamento de risco de crédito por meio da utilização de aprendizado de máquina." Revista Catarinense da Ciência Contábil 24 (February 18, 2025): e3526. https://doi.org/10.16930/2237-7662202535261.

Full text
Abstract:
O risco de crédito tem desempenhado um papel central em várias crises financeiras globais nas últimas três décadas. O cenário financeiro, cada vez mais complexo e interconectado, faz com que o gerenciamento de risco se torne fundamental para a estabilidade e o crescimento das instituições financeiras. Este estudo de caso tem como objetivo analisar a utilização de aprendizado de máquina, especificamente o algoritmo Gradient Boosting Decision Tree (GBDT), em um modelo preditivo, que combina variáveis financeiras e não financeiras significantes e utiliza as consultas aos bureaus de crédito na ges
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Assis, Alex Giovani de, and Sonia Rosa Arbues Decoster. "Gerenciamento de risco de crédito por meio da utilização de aprendizado de máquina." Revista Catarinense da Ciência Contábil 24 (February 18, 2025): e3526. https://doi.org/10.16930/2237-766220253526.

Full text
Abstract:
O risco de crédito tem desempenhado um papel central em várias crises financeiras globais nas últimas três décadas. O cenário financeiro, cada vez mais complexo e interconectado, faz com que o gerenciamento de risco se torne fundamental para a estabilidade e o crescimento das instituições financeiras. Este estudo de caso tem como objetivo analisar a utilização de aprendizado de máquina, especificamente o algoritmo Gradient Boosting Decision Tree (GBDT), em um modelo preditivo, que combina variáveis financeiras e não financeiras significantes e utiliza as consultas aos bureaus de crédito na ges
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Henschel, Daniely, Ricardo Guimarães De Queiroz, and Régio Marcio Toesca Gimenes. "Revisão sistemática sobre o crédito rural no Brasil, com destaque para a operação barter." Revista de Gestão e Secretariado 14, no. 12 (2023): 21104–23. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v14i12.2953.

Full text
Abstract:
O crédito rural é o grande impulsionador do setor agropecuário brasileiro, sendo a principal reivindicação do produtor rural para alavancar seu custeio e investimento dentro do estabelecimento rural. Não obstante, é notório o esgotamento desse modelo atual de crédito lastreado pelo governo federal, o que impõe a necessidade de novas fontes de crédito impulsionadas pela própria cadeia produtiva. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo bibliométrico de natureza descritiva com análise de conteúdo sobre o tema crédito rural no Brasil com destaque para a operação bart
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Steiner, Maria Teresinha Arns, Júlio Cesar Nievola, Nei Yoshihiro Soma, Tamio Shimizu, and Pedro José Steiner Neto. "Extração de regras de classificação a partir de redes neurais para auxílio à tomada de decisão na concessão de crédito bancário." Pesquisa Operacional 27, no. 3 (2007): 407–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-74382007000300002.

Full text
Abstract:
A avaliação de risco de crédito é um importante problema administrativo da área de análise financeira. As Redes Neurais têm recebido muita atenção pela sua alta taxa de acurácia preditiva, no entanto não é fácil compreender como elas alcançam as suas decisões. Neste artigo um conjunto de dados de crédito é analisado usando a técnica de extração de regras NeuroRule e o software WEKA para a extração de regras a partir de uma Rede Neural treinada. Os resultados foram considerados bastante satisfatórios alcançando mais de 80% de acurácia quanto à concessão (ou não) de crédito bancário em todas as
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Azevedo, Charles Marcelo de, and Pery Francisco Assis Shikida. "Assimetria de informação e o crédito agropecuário: o caso dos cooperados da Coamo-Toledo (PR)." Revista de Economia e Sociologia Rural 42, no. 2 (2004): 267–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20032004000200005.

Full text
Abstract:
Este estudo faz uma análise empírica de como a assimetria de informações afeta o mercado de crédito rural dos associados da Coamo (Toledo - PR). Verifica-se que a assimetria afeta tanto o lado da oferta quanto da demanda por crédito. No que diz respeito à oferta, o agente financeiro não pode conceder crédito a todo tomador interessado visto que, dada a falta de informações, poderá colocar em risco seu portfólio de empréstimos. Em se tratando da demanda, tomadores devem estar bem informados a respeito dos termos dos contratos ou diferentes documentos que estão assinando, caso contrário podem co
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Godói, André Cadime de, Joe Akira Yoshino, and Rogério de Deus Oliveira. "Risco de crédito e alocação ótima para uma carteira de debêntures." Estudos Econômicos (São Paulo) 38, no. 2 (2008): 349–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-41612008000200006.

Full text
Abstract:
A debênture vem se tornando um instrumento de captação cada vez mais importante para empresas não financeiras no mercado brasileiro e uma alternativa às elevadas taxas de juros cobradas pelos bancos comerciais em uma operação de financiamento. Um aspecto-chave para o desenvolvimento do mercado secundário deste instrumento é o correto tratamento do risco de crédito, que ocorre quando o emissor não cumpre suas obrigações contratuais. Este trabalho propõe e testa uma metodologia que determina a magnitude deste risco para uma carteira de debêntures de empresas emissoras brasileiras. A abordagem ut
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Luiz, Gilberto Venâncio, Neuza Maria da Silva, and Marcelo de Rezende Pinto. "Os significados do crédito para as famílias de baixa renda." RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia 20, no. 3 (2022): 453–76. http://dx.doi.org/10.18593/race.22099.

Full text
Abstract:
Esse artigo relata resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender os significados do crédito pelas famílias de baixa renda. Na pesquisa, com abordagem qualitativa e baseada na grounded theory, foram investigadas famílias de baixa renda de uma cidade do interior de Minas Gerais. O corpus da pesquisa foi de 13 entrevistas e os dados coletados foram examinados com base na Análise de Conteúdo e nos procedimentos de codificação propostos na grounded theory. Os resultados permitem afirmar que o crédito tem uma conotação positiva e outra negativa. As positivas envolvem os significados do cr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Rodrigues de Freitas, Rodrigo, Ronaldo Bernardo Junior, and Lansana Seydi. "Efeitos do crédito como variável da inadimplência, inflação e desemprego na economia brasileira." Revista Brasileira de Administração Científica 8, no. 1 (2017): 32–47. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-684x.2017.001.0003.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem o objetivo de analisar os efeitos da elevação da relação volume de crédito/PIB. Os dados analisados foram coletados de uma série temporal de 10 anos, e a escolha do período teve como critério englobar uma época na qual vigorou uma estabilidade econômica, tendo o cuidado de minimizar as mudanças de metodologias dos institutos de pesquisa considerados. Fazendo uso da literatura que enfatiza a qualidade da análise de crédito mediante as assimetrias de informação, seleção adversa e risco moral, buscou-se avaliar os efeitos da elevação do volume de crédito sobre a inadimplênci
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

GARCIA, MÁRCIO G. P. "O financiamento à infraestrutura e a retomada do crescimento econômico sustentado." Brazilian Journal of Political Economy 16, no. 3 (1996): 331–47. http://dx.doi.org/10.1590/0101-31571996-0910.

Full text
Abstract:
RESUMO Diferentemente dos ciclos de crescimento anteriores no Brasil, o novo que completará o plano de estabilização do Real não pode mais contar com o Estado como o principal financiador e responsável pelos investimentos em infraestrutura. Isso representa uma tendência mundial, que originou o financiamento do projeto, uma maneira de financiar pesados investimentos projetados para viabilizar a parceria público-privada. O financiamento do projeto separa o risco firme do risco comercial e projeta arranjos financeiros específicos para cada projeto de investimento. No Brasil, agora que a lei que r
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!