Academic literature on the topic 'Modelo de armadilha'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Modelo de armadilha.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Modelo de armadilha"

1

Dos Santos, Janaína Pereira, Everlan Fagundes, and Alexandre Carlos Menezes-Netto. "Custos de armadilhas adesivas artesanais para a captura de insetos-praga." Agropecuária Catarinense 34, no. 2 (August 20, 2021): 26–29. http://dx.doi.org/10.52945/rac.v34i2.1043.

Full text
Abstract:
Armadilhas adesivas coloridas podem ser usadas no monitoramento e no controle de insetos-praga em cultivos agrícolas e em áreas urbanas. Neste trabalho calcularam-se os custos de dois modelos de armadilhas adesivas artesanais feitas com cola entomológica artesanal e comercial, em comparação a um modelo de armadilha comercial. Verificou-se que os modelos de armadilhas artesanais são mais viáveis economicamente, sendo de 1,7 até 8,2 vezes mais baratos que o modelo comercial, proporcionando uma economia de até R$ 1.429,07 mensais/ha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Campos, Wellington G., Débora B. S. Pereira, and José H. Schoereder. "Comparação da eficiência de modelos de armadilhas de interceptação de vôo na amostragem de Hymenoptera e outros insetos." Anais da Sociedade Entomológica do Brasil 29, no. 3 (September 2000): 381–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0301-80592000000300001.

Full text
Abstract:
Armadilhas de interceptação de vôo para insetos propostas por Townes (1972) e Masner & Goulet (1981) foram modificadas. Os modelos originais e os modificados foram comparados entre si em sua eficiência na amostragem de ordens de Insecta e famílias de Hymenoptera. O uso de bandejas pintadas na cor amarela aumentou significativamente a eficiência de captura das armadilhas de Masner & Goulet. A união, em uma única armadilha, da bandeja amarela, típica do modelo de Masner & Goulet, com o pote, típico das armadilhas Malaise, não reduziu a eficiência individual dos dois sistemas. A associação desses sistemas de captura por interceptação de vôo, mais a atratividade da cor amarela, permitiu o funcionamento, num mesmo local e ao mesmo tempo, de três técnicas que geralmente têm sido empregadas isoladamente. O resultado foi o somatório de amostras padronizadas, sem perda de eficiência individual. Um menor esforço humano é possível, porque reduz a quantidade de armadilhas. O custo financeiro também é menor, devido à economia de tecido utilizado. Como uma técnica compensa a menor eficiência da outra na captura de determinados taxa, um modelo de armadilha que associa todas elas pode ser particularmente útil em levantamentos faunísticos abrangentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Carvalho, Acacio Geraldo de, and Henrique Trevisan. "Novo Modelo de Armadilha para Captura de Scolytinae e Platypodinae (Insecta, Coleoptera)." Floresta e Ambiente 22, no. 4 (December 2015): 575–78. http://dx.doi.org/10.1590/2179-8087.105114.

Full text
Abstract:
RESUMO O monitoramento de insetos é atividade relevante no processo de avaliação da sanidade de povoamentos florestais, bem como em estudos ecológicos. Dessa forma, geralmente, os levantamentos são realizados utilizando-se armadilhas de captura. Em especial para os grupos Scolytinae e Platypodinae, são empregadas armadilhas de impacto, iscadas com álcool 96 ºGL. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de descrever um novo modelo desse tipo de equipamento, denominado SEMIFUNIL. O projeto propõe o uso de materiais alternativos na fabricação da armadilha: garrafa PET de 2000 mL, mangueira plástica, prato plástico e arame, buscando com isso redução de custos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nascimento, Francisco Nairton, Danilo Henrique da Matta, Acácio Geraldo de Carvalho, and Abraham Damian Giraldo Zuniga. "Novo modelo de armadilha de impacto para captura de Scolytinae (Coleoptera) usando diferentes atrativos primários." Revista Sítio Novo 4, no. 2 (April 1, 2020): 40. http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i2.40-52p.

Full text
Abstract:
<p>Este estudo teve o objetivo de desenvolver um modelo alternativo de armadilha de interceptação de insetos voadores, visando o uso de diferentes substâncias atrativas, incluindo serragem de essências florais nativas, exóticas e etanol relacionados a levantamento de insetos da subfamília Scolytinae (Curculionidae) realizado em ecossistema de Cerrado. O modelo de armadilha denominado Bionorte foi confeccionado com materiais recicláveis: garrafa de polietileno (PET) de 2.500 ml, prato plástico, arame fino, tela de nylon, garrafa plástico de 500 ml, mangueira, fita adesiva, álcool 96% e serragens de diferentes essências florais usados como atrativos. Foram capturadas oito ordens de insetos com predominância para Coleoptera com 53,78% dos insetos. O número médio de Scolytinae coletados apresentou diferença significativa quando comparados pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade, com maior média de coletas associada ao atrativo etanol 96% + etanol 96% no frasco coletor, seguida por atrativo etanólico mais água e detergente no frasco coletor. Os insetos coletados com atrativos de essências vegetais apresentaram médias inferiores, não ocorrendo diferença significativa entre as diferentes serragens testadas. Armadilhas iscadas com etanol + etanol no frasco coletor apresentaram maior abrangência, capturando seis gêneros de escolitíneos, enquanto as armadilhas iscadas com serragem demonstraram maior especificidade na coleta de escolitíneos, variando de um a três gêneros capturados. <em>Xyleborus </em>spp. apresentou-se como gênero de hábito polífago, sendo capturado em todos os tratamentos avaliados. <em>Hypothenemus </em>spp. foi o gênero mais abundante, com 42,20% dos escolitíneos capturados, enquanto <em>Cnestus </em>sp. e <em>Premnobius </em>spp. foram os mais específicos, com ocorrência em apenas um dos tratamentos testados.</p><p><strong>Palavras-chave</strong>: Armadilha de interceptação. Atrativos florais. Insetos xilófagos.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pugedo, Hoover, Ricardo A. Barata, João Carlos França-Silva, Jaime C. Silva, and Edelberto S. Dias. "HP: um modelo aprimorado de armadilha luminosa de sucção para a captura de pequenos insetos." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 38, no. 1 (February 2005): 70–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86822005000100017.

Full text
Abstract:
Descreve-se um novo tipo de armadilha, resultado do aprimoramento de um modelo muito utilizado, conhecido como CDC. A nova armadilha, denominada HP, apresenta como vantagens alta eficiência, facilidade no manuseio e transporte, além de ser confeccionada quase que exclusivamente com material nacional, o que reduz consideravelmente seu custo final.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Guedes, Jerson Vanderlei Carús, Sônia Thereza Bastos Dequech, and Ana Lúcia de Paula Ribeiro. "Eficiência de armadilhas na captura da traça-do-tomateiro (Scrobipalpuloides absoluta (Meyrick, 1917)), com utilização de feromônio sexual, em estufa plástica." Ciência Rural 26, no. 1 (April 1996): 143–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781996000100026.

Full text
Abstract:
Foi conduzido um experimento com tomateiro cultivado em estufa plástica, em Jaguari, RS, no ano de 1995. Avaliou-se a eficiência de captura de três modelos de armadilha com feromônio sexual natural de Scrobipalpuloides absoluta. O modelo "SANTA MARIA " capturou 25% mais insetos que o modelo "CICA-R", sem diferir significativamente deste. Os modelos "SANTA MARIA " e "CICA-R "foram mais eficientes que o modelo "EMBRAPA ".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dionisio, Luiz Fernandes Silva, Antonio Cesar Silva Lima, Richarles Martins Izidório, Artur Vinícius Ferreira Dos Santos, Hipolito Murga Orrillo, and Greguy Looban Cavalcante de Lima. "Monitoramento de insetos e distribuição espacial de Sitophilus spp. (Coleoptera: Curculionidae) em unidade de beneficiamento e armazenamento de grãos." REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE 10, no. 3 (October 10, 2016): 253. http://dx.doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v10i3.3273.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi identificar as principais espécies de insetos de grãos armazenados, bem como determinar o padrão de distribuição espacial de Sitophilus spp. em estrutura de beneficiamento e armazenamento de grãos. O estudo foi realizado em uma unidade de armazenamento e beneficiamento de grãos no município de Boa Vista/RR, onde foram realizadas 20 amostragens no período de julho de 2013 a maio de 2014. Para coleta dos insetos, foram usadas armadilhas do tipo cápsula com atrativo alimentar, distribuídas na unidade armazenadora, sendo 8 armadilhas colocadas na área externa, no chão, junto às paredes do graneleiro, e 12 armadilhas distribuídas na parte interna junto às áreas de secagem, ensacamento dos grãos e moega. As coletas dos insetos foram realizadas mensalmente, retirando-se o atrativo da armadilha e levando-o ao laboratório de Proteção de Plantas, no Centro de Ciências Agrárias-CCA/UFRR, para contagem e identificação dos insetos. As análises da variabilidade e da dependência espacial foram feitas por meio de incorporação de procedimentos geoestatísticos baseados em técnicas de modelagem espacial por semivariogramas. Os mapas de krigagem foram gerados a partir dos dados de contagem de adultos de Sitophilus spp. presentes nas armadilhas. Foram coletados 60.913 insetos em onze meses. As espécies mais representativas foram: Oryzaephilus surinamensis (29,3%), Rhyzopertha dominica (28%), Sitophilus spp. (17%) e Cryptolestes spp. (15,7%). A distribuição espacial do Sitophilus spp. é agregada com dependência espacial descrita pelo modelo esférico. Observou-se maior infestação do Sitophilus spp. nas áreas próximas dos silos de armazenamento. Para elaboração de métodos seguros de amostragem de Sitophilus spp., recomenda-se distribuir uma armadilha a cada 21 m.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Leite, Vitor Gabriel de Oliveira, and Tatiane do Nascimento Lima. "Distribuição Livre Ideal da formiga-leão (Insecta, Neuroptera)." Entomology Beginners 2 (August 4, 2021): e014. http://dx.doi.org/10.12741/2675-9276.v2.e014.

Full text
Abstract:
As larvas de formiga-leão Myrmeleon brasiliensis são insetos que constroem armadilhas em solo seco e arenoso para a captura de suas presas. O objetivo deste trabalho foi observar como os instares larvais de M. brasiliensis distribuem-se dentro de um modelo de Distribuição Livre Ideal. Neste trabalho foi observado que M. brasiliensis ao serem expostas à uma situação que simula um micro-habitat com manchas que recebem alimento e manchas que não recebem alimento, as larvas de todos os instares ocuparam todo o espaço, independente da maior ou menor oferta de alimento. A ocorrência de canibalismo e construção de uma armadilha afastada das larvas vizinhas foram os fatores que guiaram a distribuição das larvas M. brasiliensis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Prévotaux, Julien. "A armadilha da Europa neoliberal." História (São Paulo) 25, no. 2 (2006): 228–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-90742006000200012.

Full text
Abstract:
Na França, a campanha do referendo, a obstinação das elites e das instituições comunitárias e, finalmente, a derrota do projeto de constituição européia revelaram todo o peso da ideologia europeísta, o fracasso e a renúncia da social-democracia, o caráter profundamente antidemocrático da construção européia. O projeto europeu está plenamente inserido no processo de mundialização, e busca, sobretudo, estabelecer uma integração transatlântica econômica e financeira em estreita parceria com os Estados Unidos. Essa Europa euro-americana reforça o modelo capitalista neoliberal anglo-saxão. Cerceando progressivamente os poderes dos Estados-nações europeus, a União Européia, desde sua origem, prepara o advento de um espaço de "governança", onde a democracia é esvaziada de sua substância, já que a tecnoestrutura institucional européia não organiza uma transfêrencia de soberania do Estado para um "super-Estado", mas dilui toda soberania na gestão racional dos homens e das coisas. Ao apoiar o avanço da globalização e a dominação da ideologia neoliberal mundialista, esse projeto europeu prossegue o desarmamento político e democrático de seus Estados-membros. Resgatar a modernidade do conceito de nação constitui, provavelmente, a alternativa para construir uma verdadeira Europa, entendida não como culto místico, mas como espaço de vida política.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gomes, Almério de Castro, Ernesto Xavier Rabello, and Délsio Natal. "Uma nova câmara coletora para armadilha CDC-miniatura." Revista de Saúde Pública 19, no. 2 (April 1985): 190–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101985000200009.

Full text
Abstract:
Foram feitas modificações no modelo original da armadilha CDC-miniatura, visando uma maior proteção do material coletado contra-chuvas. Essas alterações garantem o uso do aparalho em áreas de alta pluviosidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Modelo de armadilha"

1

Silva, Felipi Bruno da. "Uma análise de políticas fiscais: modelo DSGE novo-keynesiano com armadilha da liquidez." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2013. http://hdl.handle.net/10438/10989.

Full text
Abstract:
Submitted by Felipi Bruno da Silva (felipibs@fgvmail.br) on 2013-07-03T22:12:26Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Final.pdf: 811134 bytes, checksum: bee946cbb1cf76c4fd27965bfd8c365d (MD5)
Approved for entry into archive by Janete de Oliveira Feitosa (janete.feitosa@fgv.br) on 2013-07-16T12:57:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Final.pdf: 811134 bytes, checksum: bee946cbb1cf76c4fd27965bfd8c365d (MD5)
Approved for entry into archive by Marcia Bacha (marcia.bacha@fgv.br) on 2013-07-17T11:43:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Final.pdf: 811134 bytes, checksum: bee946cbb1cf76c4fd27965bfd8c365d (MD5)
Made available in DSpace on 2013-07-17T11:43:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Final.pdf: 811134 bytes, checksum: bee946cbb1cf76c4fd27965bfd8c365d (MD5) Previous issue date: 2013-06-19
Neste artigo, é analisado, por meio de um modelo DSGE novo-keynesiano, o efeito da redução do imposto sobre o consumo, tal como os impactos das elevações da tarifa incidente sobre a renda do trabalho e dos gastos do governo, sobre o produto e o déficit público em uma economia com armadilha da liquidez. Ao permitir que a duração da armadilha da liquidez seja determinada endogenamente é possível concluir que os efeitos marginais dependem da magnitude do choque dado e de quais instrumentos de política fiscal estão sendo usados. Desta forma, para avaliar o impacto desses instrumentos torna-se necessário observar os seus efeitos médios. Com base nessa medida e na economia em questão, uma política fiscal pode apresentar os maiores efeitos marginais para cada duração da armadilha da liquidez, mas não necessariamente será aquela que causará os maiores impactos sobre o produto e o déficit público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carvalho, José António Ferreira de. "Como resolver a armadilha do rendimento médio : a Coreia do Sul um modelo para Portugal." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/10731.

Full text
Abstract:
Mestrado em Economia e Políticas Públicas
A armadilha de rendimento médio constitui um sério entrave à evolução das economias do baixo para o elevado rendimento, podendo afectar todo o sistema económico ou só um sector, como no caso português a indústria. A Coreia do Sul, depois da Guerra com a Coreia do Norte, era considerada um caso perdido sem perspectivas de crescimento económico e dependente da ajuda externa. Mas graças ao forte investimento na industrialização do país apoiada em outras variáveis, a Coreia depressa se tornou uma das grandes potências mundiais. Segundo a teoria económica, dessas variáveis de apoio à industrialização e que permitem ultrapassar a armadilha de rendimento médio, as quatro principais são: recursos humanos, logística e infra-estruturas, indústrias de suporte e políticas industriais. Analisando a história da Coreia do Sul é possível concluir que este país é um bom exemplo em todas estas variáveis: com políticas fortemente interventivas o governo dotou o país com indústrias de suporte e infra-estruturas de qualidade que, aliados aos recursos humanos fortemente qualificados e aptos à realidade empresarial, conseguiram atrair empresas e manter a indústria coreana muito competitiva. Portugal possui problemas sobretudo a nível de produtividade, que cresce abaixo dos custos unitários de trabalho, da insuficiência de indústrias de suporte e quase inexistência de clusters industriais e a carência de políticas industriais mais pró-activas e eficientes. Apesar das melhorias verificadas nas últimas décadas, Portugal tem ainda um longo caminho a percorrer. Mesmo com as diferenças históricas, culturais e sociais, Portugal poderia aprender muito com a experiência coreana.
The middle-income trap is a serious obstacle to the development of the economies of low to high performance and can affect the entire system or just one economic sector, such as the industry in Portugal. South Korea, after the war with North Korea, was considered a goner with no prospects for economic growth and dependent on foreign aid. But thanks to strong investment in the industrialization of the country supported by other variables, Korea quickly became one of the major world powers. According to economic theory, from these variables to support the industrialization and to overcome the middle income trap, the top four are: human resources, logistics and infrastructure, supporting industries and industrial policies. Analyzing the history of South Korea is possible to conclude that this country is a good example of all these variables with heavily intervening policies the government endowed the country with support industries and infrastructure quality, which combined with highly qualified human resources able to business reality, companies were able to attract and maintain Korean industry very competitive. Portugal has problems especially in the fields of productivity, which grows below the unit labor costs, the lack of support industries and very low level of industrial clusters and shortage of industrial policies more pro-active and efficient. Despite the improvements in recent decades, Portugal still has a long way to go. Even with the historical, cultural and social differences, Portugal could learn a lot from the Korean experience.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

XAVIER, Morgana do Nascimento. "Avaliação do modelo adesivo da armadilha de oviposição BR-OVT para a coleta de culicídeos adultos." Universidade Federal de Pernambuco, 2013. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11756.

Full text
Abstract:
Submitted by Milena Dias (milena.dias@ufpe.br) on 2015-03-10T18:34:33Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Morgana Xavier.pdf: 1330523 bytes, checksum: 785a65e109b67c7b67b70aad4d5212e5 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-10T18:34:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Morgana Xavier.pdf: 1330523 bytes, checksum: 785a65e109b67c7b67b70aad4d5212e5 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2013
CAPES
O desenvolvimento de ferramentas para controle e monitoramento de culicídeos é relevante para vigilância entomológica, visto que seu emprego é importante em ações para interromper a transmissão de doenças e diminuir os incômodos. Com esse objetivo, o presente estudo se propôs a adaptar a armadilha de oviposição BR-OVT, para capturar mosquitos adultos. As modificações consistiram no aumento do recipiente interno e na adição de uma borda adesiva de polietileno na cor preta. Testes para avaliar o desempenho da armadilha BR-OVT (Ad) foram realizados nos bairros de Passarinho e Caixa d‘Água em Olinda-PE, no período de agosto/2011 a junho/2012. Foram instaladas quinze BR-OVT (Ad) em ambos os bairros; no mesmo período, em Passarinho, instalou-se no intradomicílio de 15 residências, a BR-OVT (Ad) e a BR-OVT, distantes de 1,5 m entre si, para comparar a eficiência destas armadilhas, quanto à coleta de ovos de C. quinquefasciatus; e testes para observar a capacidade da BR-OVT (Ad) em capturar Aedes aegypti no intradomicílio, com uma ovitrampa no peridomicilio da mesma residência, também foram realizados, em 15 residências de Caixa d‘água. Após 11 meses de observação, a BR-OVT (Ad) capturou cerca de 1.800 mosquitos, dos quais 79,5% foram identificados como C. quinquefasciatus e o restante, Aedes spp. Culicídeos de ambos os gêneros foram capturados nos dois bairros, entretanto, o número de Culex coletado em Passarinho foi significativamente menor. Quando comparada à BR-OVT, a BR-OVT (Ad) foi capaz de coletar 88 jangadas, enquanto a primeira retirou 232 jangadas do ambiente, entretanto, esta diferença não foi significativa. A BR-OVT (Ad) também se mostrou capaz em detectar Aedes spp. no intradomicílio, e quando pareada com uma ovitrampa, capturou mais de 100 mosquitos deste gênero. Dessa forma, a BR-OVT (Ad) foi capaz de coletar culicídeos adultos, mostrando sua sensibilidade à presença das espécies Culex e Aedes no intradomicílio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Monteiro, Teixeira Gustavo. "Larvas de peixes e invertebrados planctônicos coletados com um novo modelo de armadilha de luz: Bahia de Tamandaré - PE." Universidade Federal de Pernambuco, 2002. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8553.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T23:01:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo8126_1.pdf: 2218887 bytes, checksum: f6c8939f6b09099daa0e8ee726a6d364 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2002
Larvas de peixes e uma grande quantidade de outros organismos planctônicos, apresentam características de comportamento fotopositivo, o que possibilita a utilização de luzes artificiais para atraí-10s e capturá-los. O conceito de armadilhas de luz não é um conceito novo e tem sido utilizado há muito tempo por entomologistas e limnologistas, e fòi introduzido para estudos em ambientes recifais por Doherty em 1987. O equipamento aqui apresentado, constitui um novo modelo de armadilha de luz e apresenta características interessantes, como o baixo custo de produção, simplicidade de uso e manutenção, utilização de materiais recicláveis em sua montagem e eficiência satisfatória. Nossas coletas foram realizadas durante o verão de 2001, na Baía de Tamandaré - PE. Em vinte e nove noites de amostragem, durante os meses de janeiro a abril, foram coletadas 2 17 amostras, contendo 3 165 larvas e juvenis de peixes, 686 clupeídeos e engraulídeos predadores e 2650 larvas philossomas de lagostas, além de uma grande quantidade de outros animais planctônicos. Quinze famílias de larvas de peixe e quatro tipos de larvas de labroidei não identificados em nível de família foram encontrados nas amostras. Este estudo sugere, que a variabilidade das capturas com armadilhas de luz na Baía de Tamandaré está intimamente relacionada à periodicidade das fases lunares. e que associado a isso, as variações mensais e temporais das distribuições dos organismos são relativamente mais expressivas que as variações espaciais, ao menos nas escalas aqui utilizadas. Nenhuma relação entre a "Área Fechada" (exclusHo de pesca e turismo) e a variação espacial na abundância das larvas de peixe foi observada. Este equipamento constitui uma técnica viável, dos pontos de vista ecológico e econômico, para a análise da distribuição e abundância de larvas de peixes, lagostas e outros invertebrados e pode ser útil para a aquisição de informações aplicáveis ao suporte de ações de manejo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Costa, ângela Cecília Freire. "Entomofauna associada à fase de implantação de sistemas agroflorestais utilizando modelo Nelder." Universidade Federal de Sergipe, 2013. https://ri.ufs.br/handle/riufs/4438.

Full text
Abstract:
Insects are one of the important elements for the Agroforestry action and handling, once they can act as material decomposers, cultivations powerful pollinator and herbivorous. This work aimed to evaluate the Entomological Fauna which is associated to implementation period of Agroforestry Systems, using Nelder s pattern. The research was realized on Experimental Fields of Agroecological Studies belonging to Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, at Tabuleiros Costeiros region, in São Cristóvão SE city. The insects related to eight Agroforestry Systems: eucalyptus + corn (SEM), eucalyptus + beans (SEF), teak + beans (STF), teak + corn (STM), gliricidia + beans (SGF), gliricidia + corn (SGM), leucaena + corn (SLM ) and leucaena + beans (SLF). The monthly collects of insects were realized from February to September/2012, with pitfalls traps aids. In all evaluated systems, the insects that are from Hymenoptera line contrasted in the previous period to the implementation of Agroforestry Systems, while the partners of Diptera line were more expressive in the post period. Coleoptera was the order of the richest families in both periods. The family Formicidae was the most representative, independently of the collect period. The biggest number of insects was noted after the implementation of Agroforestry Systems. The SLF presented the hugest number of individuals, the SLM and SLF the hugest wealthy of families and the SEF, the hugest variety of insect families. The composition of insect families was highly similar among the evaluated Agroforestry Systems. The obtained results indicate that the rainy period, the available food offer, the variety of vegetal species, the distance among the systems and the collect method which were used, influenced in the Entomofauna levy associated to Agroforestry Systems.
Os insetos são um dos componentes importantes para o funcionamento e manejo dos Sistemas Agroflorestais, uma vez que podem atuar como decompositores de materiais, polinizadores e herbívoros potenciais das culturas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a fauna entomológica associada à fase de implantação de Sistemas Agroflorestais utilizando modelo Nelder. A pesquisa foi realizada no Campo Experimental de Estudos Agroecológicos, pertencente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, na região dos Tabuleiros Costeiros, no município de São Cristóvão-SE. Foram analisados os insetos associados a oito Sistemas Agroflorestais: eucalipto + milho (SEM), eucalipto + feijão (SEF), teca + feijão (STF), teca + milho (STM), glirícidia + feijão (SGF), gliricídia + milho (SGM), leucena + milho (SLM) e leucena + feijão (SLF). As coletas mensais de insetos foram realizadas de fevereiro a setembro/2012, com auxílio de armadilhas pitfalls. Em todos os sistemas avaliados, os insetos da ordem Hymenoptera destacaram-se no período anterior à implantação dos Sistemas Agroflorestais, enquanto que os representantes da ordem Diptera foram mais expressivos no período posterior. Coleoptera foi a ordem com maior riqueza de famílias em ambos os períodos. A família Formicidae foi a mais representativa independentemente do período de coleta. Maior abundância de insetos foi observada após implantação dos Sistemas Agroflorestais. O SLF apresentou maior abundância de indivíduos, o SLM e SLF maior riqueza de famílias e o SEF maior diversidade de famílias de insetos. A composição de famílias de insetos foi altamente similar entre os Sistemas Agroflorestais avaliados. Os resultados obtidos indicam que o período chuvoso, a oferta de alimento disponível, a diversidade de espécies vegetais, a distância entre os sistemas e o método de coleta utilizado, influenciaram no levantamento da entomofauna associada à fase de implantação dos Sistemas Agroflorestais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Serra, Gustavo Pereira. "Programas de transferência condicionada de renda em longo prazo: uma análise baseada na simulação computacional de um modelo teórico." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-07102016-161613/.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, evidenciou-se a adoção de Programas de Transferência Condicionada de Renda (PTCR) por diversos países como parte de um esforço para reduzir seus indicadores de pobreza extrema. Sua eficácia é comprovada por muitos estudos, sendo seus resultados positivos reconhecidos em áreas como saúde, educação, redução do trabalho infantil e da desigualdade de renda, entre outros. No entanto, é escassa a literatura que aborda os resultados desses Programas para alguns desses aspectos em longo prazo. Haja vista sua relevância, destacada nos últimos anos, no combate à pobreza, o estudo aprofundado de impactos de PTCR demonstra-se fundamental para a elaboração de políticas públicas que aumentem o bem-estar da população. A presente dissertação compreende uma avaliação sobre o tema a partir da elaboração de um modelo teórico de equilíbrio geral, baseado em contribuições relevantes da literatura sobre crescimento econômico, armadilha da pobreza e igualdade de oportunidade. Esse modelo é posteriormente calibrado para diferentes cenários, verificando-se as suas principais implicações de longo prazo. A partir desse exercício, obtiveram-se resultados positivos do PTCR para indicadores como frequência escolar, renda per capita e redução da desigualdade de renda. Todavia, a eficácia do Programa depende de como ele é formatado, visto que, em alguns cenários, os impactos econômicos registrados foram nulos ou negativos
Over the last years, many countries adopted Conditional Cash Transfer Programs (CCTP) as part of an effort to reduce their extreme poverty indicators. Its effectiveness is proven by several studies, and its positive results are known in areas such as health, education, child labour reduction, income inequality reduction, among others. However, the literature concerning CCTP results for many of those aspects in the long term is scarce. Considering its relevance for fighting poverty, highlighted over the last years, making a profound study of the CCTP impacts is essential to formulate public policies that enhance population welfare. This dissertation consists of an analysis of this subject, by the elaboration of a general equilibrium theoretical model, based on relevant contributions of the literature on economic growth, poverty trap and equality of opportunity. That model is then calibrated for different scenarios, in order to verify its main long term consequences. By doing that exercise, many positive results of the CCTP were verified for variables such as school attendance, income per capita and income inequality reduction. Nonetheless, the Program\'s effectiveness depends on how it is formulated, considering that the economic results were null or negative in some scenarios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Junior, Ronaldo Reis. "Desenvolvimento de um modelo para previsão de ocorrência de Ecdytolopha aurantiana (Lima, 1927) (Lepidoptera: Tortricidae) e um Sistema WEB Integrado de Apoio ao Citricultor." Universidade de São Paulo, 2004. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11146/tde-13072004-164505/.

Full text
Abstract:
Os frutos cítricos são uma das principais fontes de exportação do Brasil, sendo que São Paulo responde por cerca de 80% da produção total. Dentre os fatores que limitam a produção citrícola brasileira, especialmente no estado de São Paulo, vem se sobressaindo nos últimos anos, a clorose variegada dos citros (CVC), a podridão floral, o minador-dos-citros e o bicho-furão-dos-citros, Ecdytolopha aurantiana (Lima, 1927) (Lepidoptera: Tortricidae), além dos ácaros, moscas-das-frutas, pinta preta e mais recentemente a morte súbita. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um modelo para previsão de ocorrência de E. aurantiana, baseado em dados de monitoramento através de armadilhas de feromônio sexual e desenvolver um sistema computacional que possa utilizar este modelo para gerar as previsões de ocorrência, além de fornecer um local de troca de informações entre o citricultor e a comunidade científica. O tipo de solo, temperatura do local, variedade de citros, idade das plantas e uso de agroquímicos para controle de E. aurantiana, influenciaram na dinâmica populacional deste inseto. A maior influência sobre a flutuação do bicho-furão foi exercida pelo tipo de solo, seguido pela temperatura local, variedade de citros, idade das plantas e uso de agroquímicos para controle de E. aurantiana. A ocorrência de E. aurantiana em função da temperatura é diferente para cada combinação de tipo de solo, variedade de citros, idade das plantas e uso de agroquímicos. O modelo desenvolvido pode prever o potencial de ocorrência de E. aurantiana em função da temperatura ou dos meses do ano, levando-se em consideração o tipo de solo, variedade de citros, idade das plantas e aplicação de agroquímicos. O programa (BF) elaborado na linguagem R conta com equações para simular as diversas situações de ocorrência de E. aurantiana. O SIAC (Sistema Integrado de Apoio ao Citricultor) é um sistema que facilita o uso do modelo, sem a necessidade de conhecimento de R e fornece uma gama de recursos que visa facilitar o acesso do citricultor às informações e ao pesquisador aos problemas do citricultor, criando com isto uma maior interação de ambos. O modelo de previsão de ocorrência de bicho-furão pode ser aperfeiçoado com coleta de dados mais regulares e de forma contínua.
Citrus fruits are Brazil’s major exporting sources, and São Paulo is accountable for approximately 80% of the total production. Among the factors that limit the Brazilian citriculture, especially in the state of São Paulo, one points in the past few years the citrus variegated chlorosis (CVC), flower rot, citrus leaf miner and citrus fruit borer, Ecdytolopha aurantiana (Lima, 1927) (Lepidoptera: Tortricidae), in addition to mites, fruit flies, black spot, and more recently, sudden death. The goal of this work was to develop a model to predict the occurrence of E. aurantiana, based on monitoring data collected through sexual pheromone traps, and to develop a computer system capable of using such model to generate occurrence predictions and to provide a place for information exchange between citriculturists and the scientific community. Soil type, site temperature, citrus variety, age of plants and use of chemicals to control E. aurantiana influenced the population dynamics of the insect. The highest influence on the citrus fruit borer dynamics was exerted by the soil type, followed by site temperature, citrus variety, age of plants and use of chemicals for E. aurantiana control. The occurrence of E. aurantiana according to temperature is different for each combination of soil type, citrus variety, age of plants and use of chemicals. The model developed can predict the occurrence potential of E. aurantiana according to temperature or months of the year, taking into account soil type, citrus variety, age of plants and chemicals spraying. The elaborated software (BF), designed in R language, includes equations that simulate the various situations of E. aurantiana occurrence. SIAC (“Sistema Integrado de Apoio ao Citricultor”) is a system that simplifies the use of the model, does not require previous knowledge on R, and provides a wide range of resources to facilitates the access of citriculturists to information and that of researchers to citriculturists’ problems, thus creating a better interaction between them. The predicting model of citrus fruit borer occurrence can be improved with more frequent and continuous data collecting.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lima, Paulo Henrique de Souza. "Convergência de modelos de armadilhas no hipercubo." Universidade de São Paulo, 2007. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-18072012-191725/.

Full text
Abstract:
Derivamos resultados para o Modelo de Armadilhas de Bouchaud no hipercubo a baixa temperatura. Este é um passeio aleatório simples simétrico em tempo contínuo que espera um tempo exponencial com taxa aleatória com distribuição no domínio de atração de uma lei estável de expoente menor do que 1. Os resultados recaem sobre o processo limite chamado K-processo, basicamente, um processo markoviano em um espaço de estados enumerável que entra em qualquer conjunto finito com distribuição uniforme.
We derive results for the Bouchaud trap model in the hypercube at low temperature. This is a continuous-time simple symmetric random walk on hypercube that waits a exponetial time with a random rate with distribution in the domain of attraction of a stable law of exponent lower than 1. The results arise to a scaling limit called k-process, roughly, a Markov process in a denumerable state space which enters finite sets with uniform distribution.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gava, Renato Jacob. "Limite de escala do modelo de armadilhas numa árvore." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-24092014-224507/.

Full text
Abstract:
Nós apresentamos o processo K numa árvore, que é um processo de Markov com estados instantâneos e generaliza o processo K no grafo completo, como o limite do modelo de armadilha numa árvore, e aplicamos esse resultado para derivar um limite de escala para o modelo de armadilha do GREM.
We present the K process on a tree, which is a Markov process with instantaneous states and generalises the K process on the complete graph, as a limit of the trap model on a tree, and apply this result to derive a scaling limit to the GREM-like trap model.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Lucas Araújo. "Limites de escala em modelos de armadilhas." Universidade Federal da Paraíba, 2015. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/8043.

Full text
Abstract:
Submitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2016-03-28T13:00:07Z No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 809257 bytes, checksum: 7406ef37d18bbaf1d9cdd5649f5cff19 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-03-28T13:00:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 809257 bytes, checksum: 7406ef37d18bbaf1d9cdd5649f5cff19 (MD5) Previous issue date: 2015-12-11
Let X = fX 0;X0 = 0g be a mean zero -stable random walk on Z with inhomogeneous jump rates f 􀀀1 i ; i 2 Zg, with 2 (1; 2] and f i : i 2 Zg is a family of independent random walk variables with common marginal distribution in the basis of attraction of an -stable law with 2 (0; 2]. In this paper we derive results about the long time behavior of this process, we obtain the scaling limit. To this end, rst we will approach probability on metric spaces, speci cally treat the D space of the functions that are right-continuous and have left-hand limits. We will also expose some results dealing with stable laws that are directly related to the above problem.
Seja X = fX 0;X0 = 0g um passeio aleat orio de m edia zero -est avel sobre Z com taxas de saltos n~ao homog^eneas f 􀀀1 i ; i 2 Zg, com 2 (1; 2] e f i : i 2 Zg uma fam lia de vari aveis aleat orias independentes com distribui c~ao marginal comum na bacia de atra c~ao de uma lei -est avel com 2 (0; 2]. Neste trabalho, obtemos resultados sobre o comportamento a longo prazo deste processo obtendo seu limite de escala. Para isso, faremos previamente um estudo sobre probabilidade em espa cos m etricos, mais especi camente sobre o espa co D das fun coes cont nuas a direita com limite a esquerda. Tamb em iremos expor alguns resultados que tratam de leis est aveis que est~ao relacionadas diretamente ao problema supracitado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Modelo de armadilha"

1

Beusterien, John. Transoceanic Animals as Spectacle in Early Modern Spain. NL Amsterdam: Amsterdam University Press, 2020. http://dx.doi.org/10.5117/9789463720441.

Full text
Abstract:
Animal spectacles are vital to a holistic appreciation of Spanish culture. In Transoceanic Animals as Spectacle in Early Modern Spain, Beusterien christens five previously unnamed animals, each of which was a protagonist in a spectacle: Abada, the rhinoceros; Hawa’i, the elephant; Fuleco, the armadillo; Jarama, the bull; and Maghreb, the lion. In presenting and analyzing their stories, Beusterien enriches our understanding of the role of animals in the development of commercial theater in Spain and in the modern bullfight. He also contributes to growing scholarly conversations on the importance of Spain in the history of science by examining how animal spectacles had profound repercussions on the emergence of the modern zoo and natural history museum. Combining scholarly content analysis and pedagogical sagacity, the book has a broad appeal for scholars of the early modern Spanish Empire, animal studies scholars, and secondary and postsecondary instructors looking for engaging exercises and information for their Spanish language, culture, and history students.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Modelo de armadilha"

1

Xavier, Morgana do Nascimento, Rosângela Maria Rodrigues Barbosa, and Cláudia Maria Fontes de Oliveira. "BR-OVT, STICKY BR-OVT E DOUBLE BR-OVT: POUCAS ADAPTAÇÕES, MÚLTIPLAS FUNCIONALIDADES." In Pesquisa e Aplicação em Ciências Biológicas, 141–52. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060510.

Full text
Abstract:
Culex quinquefasciatus e Aedes aegypti (Diptera: Culicidae) são insetos de grande importância para a saúde pública, pois estão envolvidos na veiculação de diferentes patógenos. Embora existam vacinas comercialmente disponíveis para a febre amarela e a dengue, novos casos destas doenças vêm sendo registrados. Além disso, apesar de existir tratamento medicamentoso para a filariose linfática, esta doença ainda não foi eliminada no Brasil. Dessa forma, o controle de culicídeos assume uma importância fundamental na redução do contato entre o patógeno e o homem. Nesse sentido, apresentamos o desenvolvimento de três armadilhas, que têm a capacidade de coletar mosquitos em diferentes fases do seu ciclo de vida - BROVT, Sticky BR-OVT e Double BR-OVT - e que podem contribuir com ações de vigilância e controle de culicídeos vetores. A primeira é uma armadilha de oviposição desenvolvida para a coleta de ovos de C. quinquefasciatus. A Sticky BR-OVT é um modelo de armadilha proveniente de adaptações da BR-OVT e que além de retirar ovos de C. quinquefasciatus do ambiente, também aprisiona os mosquitos adultos. A Double BR-OVT é uma armadilha que tem capacidade para coletar concomitantemente ovos e mosquitos adultos de C. quinquefasciatus e Aedes spp., o que pode gerar um importante retorno social, visto que agrega no mesmo instrumento a captura de duas espécies entomológicas de importância médica, em diferentes fases de seu ciclo vida. Estas armadilhas apresentam pequenas modificações entre si. Contudo, são sensíveis e eficazes ao que se propõem e por isso, podem ser facilmente empregadas em estratégias de vigilância entomológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Beusterien, John. "Fuleco the Armadillo." In Transoceanic Animals as Spectacle in Early Modern Spain. Nieuwe Prinsengracht 89 1018 VR Amsterdam Nederland: Amsterdam University Press, 2020. http://dx.doi.org/10.5117/9789463720441_ch02.

Full text
Abstract:
Chapter 2 provides a biogeography of Fuleco the armadillo, beginning with his birth in South America. Gonzalo Argote de Molina placed Fuleco’s carapace in his collection in Seville and Nicolás Monardes visited Argote’s collection, thereafter publishing a woodcut image of Fuleco (1571 and 1574). Fuleco functioned as a specimen in a modern museum in the sense that Argote, following the model of other Renaissance curiosity cabinets, sought to create a theater of the world. Fuleco was an important collectible because his body was considered an American wonder in which nature fashioned a bard on the skin of an unusual horselike animal. By contrast, Fuleco as specimen symbolically enhanced the value of live horses and armor as collectibles in both Argote and King Philip II’s collection.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

"Fuleco the Armadillo." In Transoceanic Animals as Spectacle in Early Modern Spain, 115–72. Amsterdam University Press, 2020. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv15d7zth.7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

"2. Fuleco the Armadillo." In Transoceanic Animals as Spectacle in Early Modern Spain, 115–72. Amsterdam University Press, 2020. http://dx.doi.org/10.1515/9789048552252-005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Scollard, D. M., and R. W. Truman. "The Armadillo Leprosy Model with Particular Reference to Lepromatous Neuritis." In Handbook of Animal Models of Infection, 331–36. Elsevier, 1999. http://dx.doi.org/10.1016/b978-012775390-4/50176-7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Beusterien, John. "Introduction: Armored Beasts and the Elephant in the Room." In Transoceanic Animals as Spectacle in Early Modern Spain. Nieuwe Prinsengracht 89 1018 VR Amsterdam Nederland: Amsterdam University Press, 2020. http://dx.doi.org/10.5117/9789463720441_intro.

Full text
Abstract:
Animal spectacles are important for a holistic understanding of early modern Spanish culture. Influenced by Albrecht Dürer’s Rhinoceros, early modern Spain celebrated itself as a planetary world power through the spectacles of an exotic elephant, rhinoceros, armadillo, and lion. Also, partially due its role as a foil to the positing of animals as exotic, Spain created a spectacle of a homegrown bull. This chapter asserts the importance of deploying the methodology of a biogeography for one of each of these species, all of whom played a role as an animal protagonist in a spectacle. The writing of biogeographies takes the extinction of species in the Anthropocene into account and, in contrast to the negative impact of each animal’s role as an object in a spectacle, places an emphasis on an earth ethics that fosters healthy animal-human communities.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Modelo de armadilha"

1

Farias, Juliana Novais, and Raquel Perez Maluf. "AVALIAÇÃO DE DIFERENTES TIPOS DE NINHOS ARMADILHAS PARA COLETA DE VESPAS E ABELHAS NO CAMPUS DA UESB DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1251.

Full text
Abstract:
Introdução: Abelhas pela sua estreita relação de dependência com as plantas são modelos utilizados nos estudos de diversidade e monitoramento em diferentes paisagens naturais. Para sua captura, existem várias metodologias, entre elas está o uso de ninhos-armadilhas. Essa técnica consiste no oferecimento de cavidades artificiais de nidificação e foi desenvolvida baseada no comportamento de grupos de vespas e abelhas solitárias que usam galerias existentes em troncos de árvores, cupinzeiros para construção dos ninhos. Os ninhos fundados permitem a obtenção de dados importantes sobre os recursos explorados pelas espécies. Objetivo: O objetivo desse trabalho foi investigar a diversidade e biologia de abelhas e vespas no campus da UESB em Vitória da Conquista – BA. Material e Métodos: Quatro diferentes tipos de ninhos-armadilhas foram testados e instalados na borda de uma Floresta Estacional Semidecídua localizada no campus da UESB. O primeiro modelo foi confeccionado com bloco de madeira de cedro, com 98 furos, contendo dois diâmetros diferentes. No outro foi usado placas de isopor preenchidos com canudos de papel madeira com o mesmo comprimento e diâmetros. O terceiro foi feito com um cano PVC com 15 centímetros de comprimento e 5 centímetros de diâmetro, preenchidos também com canudos de papel madeira. O último foi formado por quatro bambus, sendo cada um com diâmetro diferente e preso entre si por uma borracha elástica, para que pudessem ficar firmes na cerca. Resultados: Dos quatro ninhos-armadilhas testados, apenas dois demostraram algum resultado. Na primeira armadilha, dois gêneros de abelhas foram encontrados, Megachile e Centris e no quarto ninho-armadilha que foi obtido um maior resultado, com destaque entre as vespas, que apresentaram 9 ninhos, sendo 7 deles de Isodontia, 1 de Trypoxylon e 1 de Eumenidae, e apenas um gênero de abelha foi identificado, o Megachile, o mesmo encontrado na primeira armadilha, o que pode demostrar que sua ocorrência naquela região é significativa. Conclusão: Acredita-se que devido a grande estiagem naquele ano e o longo período de altas temperaturas, o número de ninhos-armadilhas fecundados foi baixo, já que abelhas e vespas necessitam de um pouco de umidade para sua sobrevivência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Baldi, Alessandro M., Eduardo Zambon, Patrícia D. Costa, and Eduarda M. S. Montiel. "Simulação de Aplicação de Armadilhas no Combate ao Aedes aegypti." In XVII Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2017.3710.

Full text
Abstract:
O mosquito Aedes aegypti é o principal vetor das doenças Zika, Dengue, Chicungunha e Febre Amarela. Este artigo descreve a pesquisa em simulação computacional sobre o comportamento deste mosquito e sobre a eficácia de armadilhas em um certo cenário geográfico predefinido. A simulação computacional modela três aspectos fundamentais: (i) a reprodução dos mosquitos em focos, (ii) o crescimento da população de mosquitos, e (iii) o combate do vetor através de armadilhas. O objetivo principal desta simulação é a verificação dos locais mais adequados para a implantação de armadilhas com o propósito de combater os mosquitos, diminuindo as possibilidades de uma epidemia. Como resultado do trabalho foi desenvolvida uma ferramenta que contribui para o planejamento do combate ao vetor, melhorando a eficácia das ações de prevenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Viana, Eliza Vitória M., Emili F. Campachi, Jefferson Marcelo A. da Silva, Antônio Euzébio G. Santana, and Mônica Josene B. Pereira. "EFICIÊNCIA DE FORMULAÇÕES FEROMONAIS PARA O MANEJO DE Spodoptera frugiperda (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE) EM ALGODÃO NO MATO GROSSO." In I Congresso Brasileiro de Biotecnologia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/808.

Full text
Abstract:
Introdução: Spodoptera frugiperda é uma praga que ocasiona perdas significativas na produção do algodão, pois atacam as estruturas reprodutivas como botões florais e maçãs, elevando os custos de produção com o uso excessivo de inseticidas, geralmente não seletivos aos inimigos naturais, que favorecem a seleção de populações resistentes. Para minimizar o impacto destas pulverizações, faz-se necessário a busca de tecnologias sustentáveis, com ênfase para os feromônios sexuais, conceituados como substâncias voláteis que promovem a comunicação entre os insetos, que podem ser utilizados no monitoramento e controle de pragas. Objetivo: Avaliar a eficiência de formulações do feromônio sexual de S. frugiperda no algodão. Material e métodos: O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado, com 5 tratamentos e 5 repetições, sendo testadas três formulações do feromônio de S. frugiperda – F1, F2 e F3, como controle foram utilizados o solvente hexano e fêmeas virgens. Foram utilizadas armadilhas tipo Delta de cor branca, com septo de borracha impregnado com diferentes composições. Os tapetes adesivos das armadilhas foram trocados semanalmente. As armadilhas foram instaladas no período reprodutivo do algodão (safra 2019/2020) em Tangará da Serra - MT. Os dados foram submetidos à Análises de Desvio e ao Modelo Linear Generalizado (GLM). Resultados: Foram coletados 3.666 indivíduos, sendo 96,93% machos e 3,06% fêmeas. As formulações não diferiram entre si, mas diferiram das fêmeas e do hexano pelo GLM (p<0,05). Houve variação na abundância de indivíduos entre os tratamentos, as fêmeas coletaram 1.420 (38,79%), seguida pelas Formulações 3, 2 e 1 que acumularam 755 (20,62%), 690 (18,52%) e 647 (17,67%) respectivamente. O hexano coletou apenas 0,98%. Conclusão: As formulações avaliadas são promissoras para monitoramento e controle de S. frugiperda, no entanto, novos ajustes devem ser efetuados para otimizar a eficiência de coleta das referidas formulações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Betoni, Fabiane Rezende, Eliza Vitória M. Viana, Jefferson Marcelo A. da Silva, Antônio Euzébio G. Santana, and Mônica Josene B. Pereira. "FORMULAÇÃO MULTICOMPONENTE PARA MONITORAMENTO DE LEPIDÓPTEROS PRAGA EM ÁREAS DE SOJA NO MATO GROSSO." In I Congresso Brasileiro de Biotecnologia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/818.

Full text
Abstract:
Introdução: O complexo de lepidópteros-praga da soja, tem afetado diretamente a produção devido aos prejuízos pela destruição direta das vagens, além de reduzir a área fotossintética das plantas, pela desfolha. Com isso, faz-se necessário aplicações sucessivas de inseticidas, que impactam drasticamente o meio ambiente. Desta forma, uma alternativa sustentável para minimizar tais impactos, seria a utilização de feromônio sexual, que são sinais químicos emitidos pelos lepidópteros para o acasalamento. Estes feromônios podem conter compostos comuns atrativos a diferentes mariposas que conseguem ser usados para mais de uma espécie, ajudando assim o monitoramento nas lavouras de soja. Objetivo: Avaliar a eficiência de duas formulações multicomponentes no monitoramento de lepidópteros-praga da cultura da soja. Material e métodos: O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado em uma área de soja no município de Tangará da Serra – MT, onde foram utilizadas armadilhas do tipo delta, de cor branca, para a captura dos adultos. As armadilhas ficaram dispostas a 100m da bordadura, distanciadas uma da outra a 50m. Foram avaliadas duas formulações multicomponentes e como controle utilizou-se hexano. Foram efetuadas cinco repetições e os tratamentos foram distribuídos em armadilhas tipo delta para a captura dos adultos e as avaliações eram realizadas semanalmente. Os dados foram submetidos ao Modelo Linear Generalizado (GLM), analisando a diferença entre os tratamentos pelo teste Tukey. Resultados: Foram coletadas 673 mariposas, com predominância para os noctuideos Spodoptera frugiperda e Chrysodeixis includens e o piralídeo Elasmopalpus lignosellus. A formulação 2 capturou 280 mariposas e diferiu estatisticamente da formulação 1 que coletou 241 e do hexano que teve uma coleta de 152 (p<0,05). Conclusão: As formulações avaliadas foram eficientes no monitoramento lepidópterospraga da soja, sendo uma alternativa promissora para o monitoramento deste complexo na cultura da soja.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Godoy, Marcos Ficner, Jefferson Marcelo A. da Silva, Eliza Vitória M. Viana, Adeildo Junior Oliveira, and Mônica Josene B. Pereira. "FEROMÔNIO SEXUAL: UMA FERRAMENTA BIOTECNOLÓGICA PARA O MONITORAMENTO DE Chloridea virescens (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE) NA CULTURA DA SOJA." In I Congresso Brasileiro de Biotecnologia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/815.

Full text
Abstract:
Introdução: Chloridea virescens é uma praga que ocasiona perdas significativas na cultura da soja, danificando folhas, flores e vagens, elevando o custo de produção devido ao uso excessivo de inseticidas, na grande maioria não seletivos, que reduzem diretamente os inimigos naturais da praga, além de favorecer a seleção de populações resistentes aos principais grupos químicos utilizados no controle de C. virescens. Para minimizar os impactos gerados pelos agroquímicos, torna-se necessário, a busca por tecnologias sustentáveis, como os feromônios sexuais, que são altamente específicos e se destacam como uma ferramenta importante, no monitoramento e controle de pragas. Objetivo: Avaliar a eficiência de duas formulações de feromônio sexual para o monitoramento de C. virescens na soja. Material e métodos: O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado, com 3 tratamentos e 5 repetições, foram testadas 2 formulações de feromônio sexual de C. virescens – F1 e F2, como controle foi utilizado o solvente hexano. As armadilhas usadas foram do tipo Delta de cor branca, com septo de borracha impregnado com as diferentes formulações. Estas foram instaladas no campo no período reprodutivo da soja na safra 2020/2021 em Tangará da Serra – MT. Os tapetes adesivos das armadilhas foram trocados semanalmente. Os dados foram submetidos à Análise de Desvio e ao Modelo Linear Generalizado (GLM). Resultados: As formulações diferiram entre si (p<0,05), com a formulação 2 capturando 113 mariposas (83,70%), formulação 1 coletando 15 (11,11%) e o hexano coletando 7 (5,19%). Conclusão: Os resultados dessa pesquisa demonstram que a formulação 2 tem potencial para o manejo voltado para o monitoramento de C. virescens na cultura da soja em Mato Grosso, contudo novos estudos devem ser realizados para otimizar a formulação e melhorar a eficiência da captura de mariposas de C. virescens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Zanetti, Cediane, Karine Louise Dos Santos, Fernando Sujimoto, and Alexandre Ferreira Da Silva. "AVALIAÇÃO POPULACIONAL DE INIMIGOS NATURAIS EM DIFERENTES COMPOSIÇÕES VEGETAIS DE UM SISTEMA AGROFLORESTAL EM CURITIBANOS/SC." In I Congresso Brasileiro de Biodiversidade Virtual. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1080.

Full text
Abstract:
Introdução: Os insetos exercem papel importante para o equilíbrio ecológico, todavia, existem poucos estudos sobre os mesmos em Sistemas Agroflorestais. A entomofauna pode atuar prestando diversos serviços a exemplo do controle biológico, o que propicia a manutenção do ambiente em equilíbrio, reduzindo custos de produção, favorecendo a melhoria da qualidade do produto, garantindo uma produção de alimento de forma mais resiliente e com reduzidos impactos para o ambiente e para a saúde humana. Logo, para atrair e manter inimigos naturais no sistema podem ser empregadas técnicas de diversificação vegetal através de plantas floríferas que fornecem recursos essenciais para a vida dos insetos. Objetivo: Avaliar a entomofauna, por meio de analises faunísticas, associado aos diferentes arranjos de plantas constituintes do SAF e a hipótese central relacionada com a maior diversidade de insetos na área de mata nativa, devido a não sofrer nenhum tipo de intervenção humana. Material e métodos: Os insetos foram coletados com armadilhas elaboradas com garrafas tipo PET contendo água, açúcar e detergente neutro como líquido atrativo, as coletas aconteceram quinzenalmente entre maio de 2019 a fevereiro de 2020, para a análise dos dados utilizou-se o software ANAFAU. O Sistema Agroflorestal de estudo, possui uma área de 0,8 ha e é dividido em três arranjos: i) SAF – Frutíferas-Medicinais; ii) SAF – Bracatinga-Agrícolas; iii) SAF – Erva-Mate. Cada modelo possui três repetições e uma testemunha (mata nativa) que não apresentou alteração na sua composição, sendo um fragmento de sucessão florestal em estágio médio de regeneração, considerada importante para a manutenção de inimigos naturais. Resultados: Foram coletados 16 famílias de insetos com potencial para controle biológico. Algumas famílias dominantes comuns entre as áreas está: Syrphidae e Staphylinidae. Através de índices de diversidade, riqueza e uniformidade foi possível perceber que a área ii e a testemunha apresentaram os melhores resultados devido a presença de recursos vegetais que favoreceram a presença de inimigos naturais no local. Conclusão: Plantas com florada invernal e tardias de verão são importantes ferramentas para reduzir dispersão de inimigos naturais para outras áreas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography