To see the other types of publications on this topic, follow the link: Modelo de armadilha.

Journal articles on the topic 'Modelo de armadilha'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Modelo de armadilha.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Dos Santos, Janaína Pereira, Everlan Fagundes, and Alexandre Carlos Menezes-Netto. "Custos de armadilhas adesivas artesanais para a captura de insetos-praga." Agropecuária Catarinense 34, no. 2 (August 20, 2021): 26–29. http://dx.doi.org/10.52945/rac.v34i2.1043.

Full text
Abstract:
Armadilhas adesivas coloridas podem ser usadas no monitoramento e no controle de insetos-praga em cultivos agrícolas e em áreas urbanas. Neste trabalho calcularam-se os custos de dois modelos de armadilhas adesivas artesanais feitas com cola entomológica artesanal e comercial, em comparação a um modelo de armadilha comercial. Verificou-se que os modelos de armadilhas artesanais são mais viáveis economicamente, sendo de 1,7 até 8,2 vezes mais baratos que o modelo comercial, proporcionando uma economia de até R$ 1.429,07 mensais/ha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Campos, Wellington G., Débora B. S. Pereira, and José H. Schoereder. "Comparação da eficiência de modelos de armadilhas de interceptação de vôo na amostragem de Hymenoptera e outros insetos." Anais da Sociedade Entomológica do Brasil 29, no. 3 (September 2000): 381–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0301-80592000000300001.

Full text
Abstract:
Armadilhas de interceptação de vôo para insetos propostas por Townes (1972) e Masner & Goulet (1981) foram modificadas. Os modelos originais e os modificados foram comparados entre si em sua eficiência na amostragem de ordens de Insecta e famílias de Hymenoptera. O uso de bandejas pintadas na cor amarela aumentou significativamente a eficiência de captura das armadilhas de Masner & Goulet. A união, em uma única armadilha, da bandeja amarela, típica do modelo de Masner & Goulet, com o pote, típico das armadilhas Malaise, não reduziu a eficiência individual dos dois sistemas. A associação desses sistemas de captura por interceptação de vôo, mais a atratividade da cor amarela, permitiu o funcionamento, num mesmo local e ao mesmo tempo, de três técnicas que geralmente têm sido empregadas isoladamente. O resultado foi o somatório de amostras padronizadas, sem perda de eficiência individual. Um menor esforço humano é possível, porque reduz a quantidade de armadilhas. O custo financeiro também é menor, devido à economia de tecido utilizado. Como uma técnica compensa a menor eficiência da outra na captura de determinados taxa, um modelo de armadilha que associa todas elas pode ser particularmente útil em levantamentos faunísticos abrangentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Carvalho, Acacio Geraldo de, and Henrique Trevisan. "Novo Modelo de Armadilha para Captura de Scolytinae e Platypodinae (Insecta, Coleoptera)." Floresta e Ambiente 22, no. 4 (December 2015): 575–78. http://dx.doi.org/10.1590/2179-8087.105114.

Full text
Abstract:
RESUMO O monitoramento de insetos é atividade relevante no processo de avaliação da sanidade de povoamentos florestais, bem como em estudos ecológicos. Dessa forma, geralmente, os levantamentos são realizados utilizando-se armadilhas de captura. Em especial para os grupos Scolytinae e Platypodinae, são empregadas armadilhas de impacto, iscadas com álcool 96 ºGL. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de descrever um novo modelo desse tipo de equipamento, denominado SEMIFUNIL. O projeto propõe o uso de materiais alternativos na fabricação da armadilha: garrafa PET de 2000 mL, mangueira plástica, prato plástico e arame, buscando com isso redução de custos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nascimento, Francisco Nairton, Danilo Henrique da Matta, Acácio Geraldo de Carvalho, and Abraham Damian Giraldo Zuniga. "Novo modelo de armadilha de impacto para captura de Scolytinae (Coleoptera) usando diferentes atrativos primários." Revista Sítio Novo 4, no. 2 (April 1, 2020): 40. http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i2.40-52p.

Full text
Abstract:
<p>Este estudo teve o objetivo de desenvolver um modelo alternativo de armadilha de interceptação de insetos voadores, visando o uso de diferentes substâncias atrativas, incluindo serragem de essências florais nativas, exóticas e etanol relacionados a levantamento de insetos da subfamília Scolytinae (Curculionidae) realizado em ecossistema de Cerrado. O modelo de armadilha denominado Bionorte foi confeccionado com materiais recicláveis: garrafa de polietileno (PET) de 2.500 ml, prato plástico, arame fino, tela de nylon, garrafa plástico de 500 ml, mangueira, fita adesiva, álcool 96% e serragens de diferentes essências florais usados como atrativos. Foram capturadas oito ordens de insetos com predominância para Coleoptera com 53,78% dos insetos. O número médio de Scolytinae coletados apresentou diferença significativa quando comparados pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade, com maior média de coletas associada ao atrativo etanol 96% + etanol 96% no frasco coletor, seguida por atrativo etanólico mais água e detergente no frasco coletor. Os insetos coletados com atrativos de essências vegetais apresentaram médias inferiores, não ocorrendo diferença significativa entre as diferentes serragens testadas. Armadilhas iscadas com etanol + etanol no frasco coletor apresentaram maior abrangência, capturando seis gêneros de escolitíneos, enquanto as armadilhas iscadas com serragem demonstraram maior especificidade na coleta de escolitíneos, variando de um a três gêneros capturados. <em>Xyleborus </em>spp. apresentou-se como gênero de hábito polífago, sendo capturado em todos os tratamentos avaliados. <em>Hypothenemus </em>spp. foi o gênero mais abundante, com 42,20% dos escolitíneos capturados, enquanto <em>Cnestus </em>sp. e <em>Premnobius </em>spp. foram os mais específicos, com ocorrência em apenas um dos tratamentos testados.</p><p><strong>Palavras-chave</strong>: Armadilha de interceptação. Atrativos florais. Insetos xilófagos.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pugedo, Hoover, Ricardo A. Barata, João Carlos França-Silva, Jaime C. Silva, and Edelberto S. Dias. "HP: um modelo aprimorado de armadilha luminosa de sucção para a captura de pequenos insetos." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 38, no. 1 (February 2005): 70–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86822005000100017.

Full text
Abstract:
Descreve-se um novo tipo de armadilha, resultado do aprimoramento de um modelo muito utilizado, conhecido como CDC. A nova armadilha, denominada HP, apresenta como vantagens alta eficiência, facilidade no manuseio e transporte, além de ser confeccionada quase que exclusivamente com material nacional, o que reduz consideravelmente seu custo final.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Guedes, Jerson Vanderlei Carús, Sônia Thereza Bastos Dequech, and Ana Lúcia de Paula Ribeiro. "Eficiência de armadilhas na captura da traça-do-tomateiro (Scrobipalpuloides absoluta (Meyrick, 1917)), com utilização de feromônio sexual, em estufa plástica." Ciência Rural 26, no. 1 (April 1996): 143–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781996000100026.

Full text
Abstract:
Foi conduzido um experimento com tomateiro cultivado em estufa plástica, em Jaguari, RS, no ano de 1995. Avaliou-se a eficiência de captura de três modelos de armadilha com feromônio sexual natural de Scrobipalpuloides absoluta. O modelo "SANTA MARIA " capturou 25% mais insetos que o modelo "CICA-R", sem diferir significativamente deste. Os modelos "SANTA MARIA " e "CICA-R "foram mais eficientes que o modelo "EMBRAPA ".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dionisio, Luiz Fernandes Silva, Antonio Cesar Silva Lima, Richarles Martins Izidório, Artur Vinícius Ferreira Dos Santos, Hipolito Murga Orrillo, and Greguy Looban Cavalcante de Lima. "Monitoramento de insetos e distribuição espacial de Sitophilus spp. (Coleoptera: Curculionidae) em unidade de beneficiamento e armazenamento de grãos." REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE 10, no. 3 (October 10, 2016): 253. http://dx.doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v10i3.3273.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi identificar as principais espécies de insetos de grãos armazenados, bem como determinar o padrão de distribuição espacial de Sitophilus spp. em estrutura de beneficiamento e armazenamento de grãos. O estudo foi realizado em uma unidade de armazenamento e beneficiamento de grãos no município de Boa Vista/RR, onde foram realizadas 20 amostragens no período de julho de 2013 a maio de 2014. Para coleta dos insetos, foram usadas armadilhas do tipo cápsula com atrativo alimentar, distribuídas na unidade armazenadora, sendo 8 armadilhas colocadas na área externa, no chão, junto às paredes do graneleiro, e 12 armadilhas distribuídas na parte interna junto às áreas de secagem, ensacamento dos grãos e moega. As coletas dos insetos foram realizadas mensalmente, retirando-se o atrativo da armadilha e levando-o ao laboratório de Proteção de Plantas, no Centro de Ciências Agrárias-CCA/UFRR, para contagem e identificação dos insetos. As análises da variabilidade e da dependência espacial foram feitas por meio de incorporação de procedimentos geoestatísticos baseados em técnicas de modelagem espacial por semivariogramas. Os mapas de krigagem foram gerados a partir dos dados de contagem de adultos de Sitophilus spp. presentes nas armadilhas. Foram coletados 60.913 insetos em onze meses. As espécies mais representativas foram: Oryzaephilus surinamensis (29,3%), Rhyzopertha dominica (28%), Sitophilus spp. (17%) e Cryptolestes spp. (15,7%). A distribuição espacial do Sitophilus spp. é agregada com dependência espacial descrita pelo modelo esférico. Observou-se maior infestação do Sitophilus spp. nas áreas próximas dos silos de armazenamento. Para elaboração de métodos seguros de amostragem de Sitophilus spp., recomenda-se distribuir uma armadilha a cada 21 m.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Leite, Vitor Gabriel de Oliveira, and Tatiane do Nascimento Lima. "Distribuição Livre Ideal da formiga-leão (Insecta, Neuroptera)." Entomology Beginners 2 (August 4, 2021): e014. http://dx.doi.org/10.12741/2675-9276.v2.e014.

Full text
Abstract:
As larvas de formiga-leão Myrmeleon brasiliensis são insetos que constroem armadilhas em solo seco e arenoso para a captura de suas presas. O objetivo deste trabalho foi observar como os instares larvais de M. brasiliensis distribuem-se dentro de um modelo de Distribuição Livre Ideal. Neste trabalho foi observado que M. brasiliensis ao serem expostas à uma situação que simula um micro-habitat com manchas que recebem alimento e manchas que não recebem alimento, as larvas de todos os instares ocuparam todo o espaço, independente da maior ou menor oferta de alimento. A ocorrência de canibalismo e construção de uma armadilha afastada das larvas vizinhas foram os fatores que guiaram a distribuição das larvas M. brasiliensis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Prévotaux, Julien. "A armadilha da Europa neoliberal." História (São Paulo) 25, no. 2 (2006): 228–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-90742006000200012.

Full text
Abstract:
Na França, a campanha do referendo, a obstinação das elites e das instituições comunitárias e, finalmente, a derrota do projeto de constituição européia revelaram todo o peso da ideologia europeísta, o fracasso e a renúncia da social-democracia, o caráter profundamente antidemocrático da construção européia. O projeto europeu está plenamente inserido no processo de mundialização, e busca, sobretudo, estabelecer uma integração transatlântica econômica e financeira em estreita parceria com os Estados Unidos. Essa Europa euro-americana reforça o modelo capitalista neoliberal anglo-saxão. Cerceando progressivamente os poderes dos Estados-nações europeus, a União Européia, desde sua origem, prepara o advento de um espaço de "governança", onde a democracia é esvaziada de sua substância, já que a tecnoestrutura institucional européia não organiza uma transfêrencia de soberania do Estado para um "super-Estado", mas dilui toda soberania na gestão racional dos homens e das coisas. Ao apoiar o avanço da globalização e a dominação da ideologia neoliberal mundialista, esse projeto europeu prossegue o desarmamento político e democrático de seus Estados-membros. Resgatar a modernidade do conceito de nação constitui, provavelmente, a alternativa para construir uma verdadeira Europa, entendida não como culto místico, mas como espaço de vida política.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gomes, Almério de Castro, Ernesto Xavier Rabello, and Délsio Natal. "Uma nova câmara coletora para armadilha CDC-miniatura." Revista de Saúde Pública 19, no. 2 (April 1985): 190–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101985000200009.

Full text
Abstract:
Foram feitas modificações no modelo original da armadilha CDC-miniatura, visando uma maior proteção do material coletado contra-chuvas. Essas alterações garantem o uso do aparalho em áreas de alta pluviosidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Silva Dionisio, Luiz Fernandes, Antonio Cesar Silva Lima, Elisangela Gomes Fidelis de Morais, Ruy Guilherme Correia, Artur Vinícius Ferreira dos Santos, and Carla Klis Dos Santos Ximenes. "Distribuição espacial de Metamasius hemipterus (Coleoptera: Curculionidae) em plantio de dendê (Elaeis guineensis Jacq) em Roraima." REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE 9, no. 3 (October 7, 2015): 327. http://dx.doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v9i3.2517.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com o presente trabalho avaliar o padrão de distribuição espacial, bem como o raio de agregação de Metamasius hemipterus em plantio de dendê (Elaeis guineensis), no estado de Roraima. A área experimental está localizada no município de São João da Baliza, RR, onde foram realizadas 24 amostragens no período de setembro de 2013 a agosto de 2014. O perímetro da área foi demarcado com receptor de sistema de posicionamento global, e os grides de amostragem tiveram dimensão de 45 x 45 m. A distribuição espacial foi determinada colocando-se uma armadilha do tipo balde com atrativo alimentar (cana-de-açúcar), em cada ponto amostral, no qual obteve-se o valor da variável (número de insetos/armadilha) e as coordenadas (latitude e longitude). As análises da variabilidade e da dependência espacial foram feitas através de incorporação de procedimentos geoestatísticos baseados em técnicas de modelagem espacial por semivariogramas. Já os mapas de krigagem foram gerados a partir dos dados de contagem de adultos de M. hemipterus em campo. Os grides de amostragem foram apropriados para caracterizar a distribuição espacial do M. hemipterus em campo. Observou-se que a distribuição espacial de M. hemipterus é agregada com dependência espacial descrita pelo modelo esférico, formando “reboleiras” de 78 a 199 m (alcance do modelo). Por meio dos mapas de krigagem, foi observado que a infestação se dá inicialmente nas bordas do plantio, com posterior disseminação para toda a área. Os resultados sugerem que as armadilhas sejam colocadas nas bordas do plantio, para coleta e controle destes insetos-pragas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Joia, Luiz Antonio. "Medindo o capital intelectual." Revista de Administração de Empresas 41, no. 2 (June 2001): 54–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902001000200006.

Full text
Abstract:
Pesquisas vêm sendo conduzidas a fim de definir um caminho confiável e factível para avaliarem-se os ativos intangíveis de uma empresa. Vários modelos foram desenvolvidos, embora ainda haja problemas a resolver. Neste artigo, apresenta-se um modelo heurístico que considera o vínculo entre o Capital Intelectual e a Estratégia Empresarial, de modo que se avaliem os ativos intangíveis de empresas, ao longo do tempo, segundo a estratégia de negócios implantada. Como estudo de caso, o modelo é aplicado a uma empresa atuante na indústria de magnésio. Expõe-se, também, a "Armadilha da Defasagem de Tempo", mostrando-se os erros de concepção que surgem numa abordagem estática, ao invés de dinâmica, para valoração dos ativos intangíveis. Tendências futuras e algumas conclusões importantes nessa área são relatadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Gomes, Almério de Castro, Nilza Nunes da Silva, Regina Tomie Ivata Bernal, André de Souza Leandro, Natal Jataí de Camargo, Allan Martins da Silva, Adão Celestino Ferreira, Luis Carlos Ogura, Sebastião José de Oliveira, and Silvestre Marques de Moura. "Especificidade da armadilha Adultrap para capturar fêmeas de Aedes aegypti (Diptera: Culicidae)." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 40, no. 2 (April 2007): 216–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86822007000200014.

Full text
Abstract:
A Adultrap é uma nova armadilha feita para capturar fêmeas de Aedes aegypti. Foram realizados testes para avaliar sua especificidade tendo como referência a técnica da aspiração da espécie em abrigos artificiais. A Adultrap ficou exposta por 24 horas no intradomicílio e peridomicílio de 120 casas sorteadas em dois bairros da Cidade de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná. O teste estatístico foi o modelo log-linear de Poisson. O resultado foi a captura de 726 mosquitos Culicidae, dos quais 80 eram Aedes aegypti. A Adultrap capturou apenas fêmeas desta espécie, enquanto o aspirador os dois sexos de Aedes aegypti e mais cinco outras espécies. A Adultrap capturou Aedes aegypti dentro e fora das casas, mas a análise indicou que no peridomicílio a armadilha capturou significantemente mais fêmeas do que a aspiração. Também, ficou evidenciada a sensibilidade da Adultrap para detectar Aedes aegypti em situação de baixa freqüência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Murari, Augusto Bolson, Ervandil Corrêa Costa, Jardel Boscardin, and Juliana Garlet. "Modelo de armadilha etanólica de interceptação de voo para captura de escolitíneos (Curculionidae: Scolytinae)." Pesquisa Florestal Brasileira 32, no. 69 (March 30, 2012): 115–18. http://dx.doi.org/10.4336/2012.pfb.32.69.115.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Campos, Ricardo I., Cauê T. Lopes, Wagner C. S. Magalhães, and Heraldo L. Vasconcelos. "Estratificação vertical de formigas em cerrado strictu sensu no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, Goiás, Brasil." Iheringia. Série Zoologia 98, no. 3 (September 2008): 311–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0073-47212008000300004.

Full text
Abstract:
Formicidae é um grupo abundante no solo e também largamente distribuído em todos os estratos da vegetação, constituindo-se em um bom modelo biológico para estudos de estratificação vertical. O objetivo geral do trabalho foi determinar os padrões de estratificação da assembléia de formigas em três estratos verticais (solo, estrato arbustivo e estrato arbóreo). Os dados foram coletados no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, em uma área de cerrado strictu sensu. A coleta de formigas foi realizada utilizando-se armadilhas do tipo pitfall. Foram instaladas 11 armadilhas no solo, 17 em plantas do estrato arbustivo e 23 em plantas do estrato arbóreo (uma armadilha por planta). Foi coletado um total de 49 espécies de formigas, pertencentes a 15 gêneros e cinco subfamílias. Através de curvas de acumulação de espécies, pôde-se verificar que existem 37,5% a mais de espécies no solo do que nas árvores e 35% a mais de espécies nas árvores do que nos arbustos. Uma análise de agrupamento indicou uma similaridade mediana entre as espécies de formigas do solo e vegetação (estrato arbustivo e arbóreo). Uma análise de aninhamento demonstrou que as espécies presentes no solo são um subconjunto das espécies presentes nos dois estratos de vegetação. Mesmo sem uma estratificação vertical muito clara, a alta diversidade de formigas encontrada no cerrado pode ser explicada em parte pelo fato de algumas espécies serem especializadas em forragear e/ou nidificar no solo e outras na vegetação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Prata, Pedro Reginaldo. "Desenvolvimento econômico, desigualdade e saúde." Cadernos de Saúde Pública 10, no. 3 (September 1994): 387–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1994000300018.

Full text
Abstract:
O autor se refere a dimensão socioeconômica, individual e coletiva do fenômeno saúde-doença. Refere-se também ao fato das populações estarem sobre a influência desigual de fatores de risco e de proteção à saúde. Discute as desigualdades no desenvolvimento e a relação entre desenvolvimento, riqueza, saúde e justiça social. Questiona as teorias de desenvolvimento econômico, diferenciando desenvolvimento de crescimento. Cunha os conceitos de armadilha do desenvolvimento e refugiados sociais. Define uma comunidade saudável. Propõe a necessidade de mudança no modelo de desenvolvimento. Baliza o papel e as limitações do setor saúde no que diz respeito a iniqüidade social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Ronqui, Daniele C., and José Lopes. "Composição e diversidade de Scarabaeoidea (Coleoptera) atraídos por armadilha de luz em área rural no norte do Paraná, Brasil." Iheringia. Série Zoologia 96, no. 1 (March 2006): 103–8. http://dx.doi.org/10.1590/s0073-47212006000100018.

Full text
Abstract:
No Estado do Paraná, as áreas mais devastadas são aquelas com potencial agrícola e as ações de inferência no meio raramente são precedidas do estudo faunístico que permitam avaliar a diversidade e abundância dos animais das áreas atingidas. Este trabalho objetivou catalogar a escarabeoideofauna atraída por armadilha de luz na área rural do município de Tamarana, Paraná e contribuir com o conhecimento ecológico de espécies deste grupo. As coletas foram realizadas em duas propriedades, utilizando armadilha de luz modelo Luiz de Queiroz modificada. Estas tiveram periodicidade quinzenal de março de 2002 a abril de 2001. Foram capturados 2.447 espécimens, distribuídos em 10 famílias, 24 gêneros e 67 espécies. As três espécies mais abundantes também foram as mais freqüentes: Aphodius lividus (Olivier, 1789), Melolonthidae sp. 1 e Ataenius sp. 5. A maior abundância de A. lividus ocorreu no outono, durante o mês de abril, enquanto que Melolonthidae sp. 1 e Ataeucus sp. 5 foram mais abundantes em outubro e novembro. A maioria das espécies foram representadas por poucos indivíduos (H'=1,74) e as espécies apareceram de maneira uniforme (J'=0,95; S=0,20). Ocorreu um maior número de famílias que estavam representadas por poucos indivíduos. Houve predominância das famílias que apresentam hábitos alimentares detritívoros - Aphodiidae, Scarabaeidae, Hybosoridae e fitófagos - Melolonthidae, Dynastidae e Rutelidae. Para os grupos de hábito detritívoro, foram coletados 25 espécies, num total de 1.422 espécimes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Vieira, Daniele Lavra, Angelo Luiz Tadeu Ottati, Raimunda Nonata Santos de Lemos, Gislane da Silva Lopes, and José Ribamar Gusmão Araujo. "Flutuação populacional e dependência espacial de Aleurocanthus woglumi Ashby, 1915 (Hemiptera: Aleyrodidae) em Citrus latifolia." Revista Brasileira de Fruticultura 36, no. 4 (December 2014): 862–71. http://dx.doi.org/10.1590/0100-2945-415/13.

Full text
Abstract:
A mosca-negra-dos-citros, Aleurocanthus woglumi, apresenta elevada capacidade de dispersão e adaptação a diversas condições climáticas, além de grande potencial reprodutivo. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a flutuação populacional e caracterizar o padrão de dependência espacial de A. woglumi em um pomar de lima- ácida Tahiti (Citrus latifolia, Tanaka), no município de São José de Ribamar, Estado do Maranhão. Um sistema de posicionamento global (GPS) e um sistema de informação geográfica (SIG) foram usados para localizar os pontos das amostras, caracterizar o padrão de distribuição, calcular a área de agregação e elaborar mapas de distribuição dos adultos de mosca-negra-dos-citros dentro do pomar. O número médio total de moscas negras foi maior durante a estação chuvosa e observaram-se correlações significativas entre as variáveis precipitação pluvial, umidade relativa do ar e número total de adultos. A distribuição espacial A. woglumi no pomar é agregada, ajustando-se os variogramas calculados ao modelo esférico nas estações seca e chuvosa. Os insetos mostraram uma área de agregação média de 162.092 m² na estação chuvosa e de 9.615 m² na estação seca. Para se obter uma estimativa confiável de populações de mosca-negra-dos-citros, pelo menos uma armadilha deve ser usada a cada 17 hectares na estação chuvosa e uma armadilha por hectare na estação seca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Sousa, Rafael Turibio Moraes de, Izabela Costa Laurentino, and Gilberto Corso. "COVO RECICLADO: NOVO MODELO DE ARMADILHA DE PESCA PARA MINIMIZAR OS CONFLITOS ENTRE A LONTRA E OS PESCADORES." HOLOS 7 (December 31, 2020): 1–14. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2020.9353.

Full text
Abstract:
São várias as espécies de mustelídeos que interagem com populações pesqueiras por todo o mundo, porém, são poucos os estudos que abordam o tema no Brasil. Este é o segundo estudo que enfoca os conflitos entre a Lontra longicaudis (Olfers, 1818 - Ordem: Carnivora; Família: Mustelidae; Subfamília: Lutrinae) com a população pesqueira da APA Bonfim Guaraira, localizada no Estado do Rio Grande do Norte. Foram entrevistadas cinco comunidades que ainda realizam a atividade de pesca com covos artesanais em diferentes municípios. A principal preocupação apontada pelos pescadores foi o interesse da L. longicaudis sobre os covos utilizados para pesca de camarão de rio Macrobrachium sp. (Ordem: Decapoda; Família: Palaemonidae) que estão periodicamente sendo quebrados pela lontra, ademais os covos são confeccionados com materiais oriundos da vegetação in locu. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar uma solução para melhorar os apetrechos (covos) dos pescadores, através da reciclagem com canos de PVC. O covo produzido foi um sucesso para a pesca artesanal e também gerou subsídios para conservação da L. longicaudis. Apesar da constante perseguição na região, é possível constatar que a grande maioria dos pescadores pensam de maneira diferente, compreendendo que as lontras, assim como eles, também dependem do camarão, do peixe e do rio para sobreviver, neste processo novas ideias foram estimuladas entre os demais pescadores para diminuir este conflito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Giovanini, Adilson, Marcelo Arend, and Felício Oliveira Pinto. "A CONTRIBUIÇÃO DA MERITOCRACIA PARA O CRESCIMENTO DA COMPLEXIDADE ECONÔMICA." Revista de Economia e Agronegócio 17, no. 2 (December 14, 2019): 362–88. http://dx.doi.org/10.25070/rea.v17i2.7896.

Full text
Abstract:
A literatura de complexidade econômica mostra que alguns produtos possuem capacitações em comum e tendem a ser fabricados em conjunto, enquanto outros possuem capacitações específicas, o que dificulta a sua fabricação conjunta. As firmas que fabricam produtos que possuem poucas capacitações em comum possuem menor meritocracia e ficam presas na armadilha da acomodação, não possuindo incentivo a migrar para novos produtos. A análise fatorial e um modelo em painel para dados de 42 países no período 2006-2014 são utilizados para testar qual a contribuição da meritocracia nas firmas para o aumento da complexidade. Os resultados encontrados indicam que os países que possuem maior Índice de Complexidade Econômica apresentam maior meritocracia nas empresas e esta consegue estimular a aquisição de novas capacitações e o aumento da complexidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Cordeiro Pires, Marcos, and Luís Antonio Paulino. "A China e as novas rotas da seda e o desenvolvimento pacífico: Reflexões sobre hegemonia e o papel da China no contexto internacional." Relaciones Internacionales 26, no. 53 (December 1, 2017): 206. http://dx.doi.org/10.24215/23142766e019.

Full text
Abstract:
A iniciativa conhecida como “Cinturão e Rota”, proposta pela China em 2013, é um ousado projeto econômico e geopolítico com o propósito de ampliar e fortalecer a cooperação regional no contexto eurasiático e nas bacias dos Oceanos Pacífico e Índico. O projeto possui dois braços: terrestre e marítimo, respectivamente o cinturão econômico da Rota da Seda e a Rota da Seda Marítima no século XXI. Esta Iniciativa oferece uma oportunidade para se analisar o contexto da política externa chinesa e as estratégias estabelecidas para atingir seus objetivos de longo prazo, como o seu “desenvolvimento pacífico”, a criação de uma ordem mundial multipolar e a reafirmação dos “Cinco Princípios da Coexistência Pacífica”, meios com os quais busca construir um novo modelo de relacionamento entre grandes potências que ajude a superar uma suposta inevitabilidade da “Armadilha de Tucídides”. Para tanto, este artigo está dividido em três partes, além da Introdução e das Considerações Finais. Em primeiro lugar buscaremos levantar elementos sobre os fundamentos históricos que embasam a formulação atual da política externa da China. Na segunda seção, discutiremos a evolução da política externa chinesa por meio da análise dos documentos e declarações de seus líderes desde 1978, quando se inicia o processo de “Reforma e Abertura”. Por fim, iremos analisar a Iniciativa “Cinturão e Rota” como um exemplo de como na prática a China busca criar os meios para reafirmar as suas intenções pacifistas e inclusivas num contexto geopolítico bastante conturbado. Palavras-Chave: China; hegemonia; Armadilha de Tucídides; Iniciativa Cinturão e Rota
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Carolo Junior, Silvio, Evandro Vagner Tambarussi, Daniele Ukan, and Susete Do Rocio Chiarello Penteado. "Modelos para estimativas de ataque de Sirex noctilio (Fabricius) em povoamentos de Pinus taeda L." Ciência Florestal 30, no. 4 (December 1, 2020): 1201–16. http://dx.doi.org/10.5902/1980509843305.

Full text
Abstract:
Uma das principais pragas dos plantios florestais de Pinus spp. é Sirex noctilio (Fabricius), conhecida popularmente como vespa-da-madeira. Este trabalho tem por objetivo desenvolver um modelo matemático para estimar o número de árvores atacadas por Sirex noctilio em povoamentos de Pinus taeda L. baseado nos métodos de monitoramento e nas características dendrométricas do reflorestamento. Selecionaram-se, para a coleta de dados, cinco áreas localizadas no município de Palmas - PR. Foram utilizadas como variáveis independentes do modelo a serem selecionadas pelo método Stepwise a amostragem sequencial, número de indivíduos da parcela, árvores-armadilha, diâmetro a altura do peito (DAP) médio, altura média, volume médio individual, volume da parcela, idade, espaçamento, sítio, área basal da parcela, área transversal média, diâmetro médio quadrático e o DAP estratificado em três classes de diâmetro. A maior influência sobre a estimativa de ataque (Y) foi exercida pelas variáveis número de árvores atacadas detectadas na amostragem sequencial (AS) (p-valor 0,001) e o número de indivíduos da parcela (n) (p-valor 0,05). O modelo mais adequado para a obtenção da variável resposta foi δ = β0 + β1AS+β2n + ε, o qual apresentou coeficiente de determinação ajustado (R²adj) de 0,965 e erro padrão de estimativa (Syx%) de 18,65% obtendo o melhor desempenho na análise gráfica dos resíduos. O modelo pode ser utilizado pelos gestores florestais como uma ferramenta na tomada de decisões quanto ao manejo do povoamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Alencar, Ronildo Baiatone. "Emergência de flebotomíneos (Diptera: Psychodidae) em chão de floresta de terra firme na Amazônia Central do Brasil: uso de um modelo modificado de armadilha de emergência." Acta Amazonica 37, no. 2 (June 2007): 287–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672007000200016.

Full text
Abstract:
Informações acerca de potenciais criadouros naturais de flebotomíneos sempre foram de fundamental interesse epidemiológico. Contudo, são poucas as informações advindas dos diversos estudos realizados até o momento. Isto se deve principalmente às dificuldades de localização e extração dos imaturos que se desenvolvem no solo e matéria orgânica do chão de florestas. No presente estudo o modelo modificado de armadilha de emergência foi testado na Vila do Pitinga, município de Presidente Figueiredo, Estado do Amazonas, a fim de localizar potenciais criadouros naturais. Vinte e sete indivíduos de nove espécies (Lutzomyia umbratilis,L. monstruosa,L. ayrozai,L. anduzei,L. trichopyga,L. davisi,L. geniculata,L. georgii e L. saulensis) foram coletados. Lutzomyia umbratilis foi a espécie com maior número de indivíduos, 10, representando 37,1% do total. A produção de flebotomíneos foi estimada em 2,2 flebotomíneos por 100 m² por dia. Em setembro, mês com maior número de indivíduos, esta produção foi de 5,8.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Santos, Rodrigo Souza, Valmir Antonio Costa, and Fernando da Silva Fonseca. "Novos modelos de armadilhas de emergência para captura de parasitoides de ovos endofíticos." Ciência Rural 39, no. 7 (August 14, 2009): 2195–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782009005000159.

Full text
Abstract:
Para estudos de seleção de linhagens de inimigos naturais provenientes do campo, de comportamento ou mesmo de taxonomia, a captura de insetos vivos é de grande importância. Uma das alternativas para obtenção de parasitoides (Hymenoptera) adultos é a utilização de armadilhas de emergência. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi propor dois modelos de armadilhas de emergência (armadilhas do tipo "caixa" e "garrafa"), para obtenção de parasitoides vivos de ovos endofíticos. Os dois modelos de armadilhas propostas foram eficientes na captura de parasitoides vivos. Entretanto, foi observada uma maior captura de espécimes na armadilha do tipo "caixa" em relação à do tipo "garrafa", decorrente de uma maior armazenagem de folíolos no interior desta. A utilização de cada um dos modelos dependerá do tipo de pesquisa a ser realizada, do custo/benefício da sua confecção e da quantidade de parasitoides necessários para realização do estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

MICHEREFF, MIRIAN FERNANDES FURTADO, EVALDO FERREIRA VILELA, MIGUEL MICHEREFF FILHO, and AGENOR MAFRA-NETO. "Uso do feromônio sexual sintético para captura de machos da traça-das-crucíferas." Pesquisa Agropecuária Brasileira 35, no. 10 (October 2000): 1919–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2000001000002.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo estudar a atração dos machos da traça-das-crucíferas (Plutella xylostella L., Lepidoptera: Yponomeutidae) por diferentes formulações do feromônio sexual sintético. Os tratamentos consistiram em: 1) formulação comercial; 2) Z11,16:Ald; 3) Z11,16:Ac; 4) mistura 7:3 de 2+3; 5) mistura 5:5 de 2+3; 6) septos de borracha com hexano (testemunha); e 7) cinco fêmeas virgens. A formulação comercial do feromônio sexual sintético propiciou maior captura de machos, não diferindo significativamente de fêmeas virgens e da mistura 5:5 utilizadas como isca. Os componentes isoladamente foram pouco atrativos aos machos. Foram testados cinco modelos de armadilhas. A armadilha Pherocon 1 CP (33,2 machos/armadilha/noite) foi a mais eficiente na captura de machos, seguida pelas armadilhas Cilíndrica Aberta, Cilíndrica Fechada, Delta e Redonda Aberta. Três alturas de instalação da armadilha foram avaliadas. Ocorreu significativamente maior captura de machos na altura do ápice das plantas (30 cm do solo). As alturas de 5 e 60 cm não diferiram entre si.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Lobo, Heros Augusto Santos. "Circulação microclimática entre superfície, grandes dolinas e cavernas no carste de São Desidério, Bahia." Sociedade & Natureza 25, no. 1 (April 2013): 163–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132013000100013.

Full text
Abstract:
Os estudos de microclima, especificamente em cavernas, são recentes no Brasil, tendo sido desenvolvidos de forma mais sistemática nas últimas três décadas, com predominância em cavernas turísticas. O presente estudo se insere em uma linha já estabelecida mundialmente do estudo do espeleoclima, mas ainda pouco desenvolvida no Brasil, a classificação dos padrões de circulação atmosférica em dolinas e cavernas. Para tanto, foi realizado um monitoramento higrotérmico durante o inverno, que buscou detalhar a dinâmica de troca gasosa entre o microclima de superfície, grandes dolinas e cavernas em seu interior, em São Desidério, Bahia. Para a pesquisa de campo, foram selecionadas duas dolinas, com cavidades de tamanhos distintos em seu interior, para verificação de possíveis padrões, semelhanças e singularidades. Os resultados demonstraram que as dolinas e suas respectivas cavernas correspondem ao modelo de circulação atmosférica de cavernas conhecido como armadilha para a captura do ar frio, conservando a temperatura em seu interior relativamente mais fria e o ar mais úmido que o microclima quente e seco da região de São Desidério, mesmo na época de estiagem. As conclusões apontam necessidades de estudos complementares no período do verão, bem como considerações sobre o potencial favorável de uso turístico das cavernas no fundo das dolinas, sob a ótica do espeleoclima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Harzheim, Erno, and Carlos Álvarez-Dardet. "Armadilha das pirâmides." Cadernos de Saúde Pública 17, no. 4 (August 2001): 1009–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2001000400035.

Full text
Abstract:
Neste artigo, abordamos as repercussões do processo de globalização sobre a prática de saúde pública. A supremacia do neoliberalismo vem causando crescente interdependência entre os países e aumento das desigualdades, exigindo transformação da prática sanitária. A globalização de riscos e a dependência dos determinantes de saúde locais a fatores externos, impedem a busca de soluções nacionais/locais de maior eficácia frente a problemas de origem global. Neste contexto, as instituições atuais de saúde pública, historicamente piramidais e dependentes do poder político estatal, centradas na análise e ação distrital, carecem das características necessárias para estimular essa transformação. Assim, sugerimos a adoção de uma nova prática embasada no uso das novas tecnologias de informação. Uma rede internacional de profissionais de saúde, horizontalizada, mais independente frente ao poder político estatal, que possibilite a troca de informações e modelos de boa prática, socializando o conhecimento e "glocalizando" soluções. Ao favorecer o trabalho entre pares permitirá estratégias conjuntas e fortalecimento das demandas políticas, possibilitando, talvez, a construção de um mundo com mais eqüidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Barreto, Marliton Rocha, and Julielen Miras Porfiro. "Espécies de Carineta (Hemiptera: Cicadidae) no Estado de Mato Grosso, Brasil." EntomoBrasilis 8, no. 3 (December 21, 2015): 246–48. http://dx.doi.org/10.12741/ebrasilis.v8i3.523.

Full text
Abstract:
Resumo: As cigarras são insetos facilmente reconhecidos pelo seu grande tamanho e pelo som emitido pelos machos. Suas ninfas são consideradas pragas de algumas culturas por se alimentarem da seiva das raízes das plantas. Carineta é um gênero neotropical que inclui aproximadamente 70 espécies, sendo pelo menos 20 mencionadas para o Brasil. Esse trabalho teve como objetivo registrar a primeira ocorrência de Carineta gemella Boulard, Carineta matura Distant e Carineta spoliata Walker para o Estado de Mato Grosso, Brasil. Os insetos foram capturados em Dezembro de 2010 em Cotriguaçu, MT (09°52’24”S, 58°13’17”W), com uso de armadilha luminosa modelo Luiz de Queiroz. C. matura e C. spoliata são conhecidas como pragas do café, sendo associadas até o momento apenas a essa planta hospedeira. Referente a C. gemella, ainda não é conhecida uma planta hospedeira para essa espécie. Estudos futuros serão necessários para determinar quais espécies florestais são hospedeiras das espécies de Carineta aqui reportadas, bem como os prejuízos causados pelas mesmas. Deste modo fica explícita a importância de estudos de distribuição, pois possibilitam o conhecimento da fauna regional assim como a elaboração de estratégias conservacionistas.Carineta species (Hemiptera: Cicadidae) in state of Mato Grosso, BrazilAbstract: Cicadas are insects easily recognized by its large size and the sound emitted by males. Their nymphs are considered pests of some crops by feeding on the sap of plant roots. Carineta is a neotropical genus comprising about 70 species, at least 20 mentioned for Brazil. This study aimed to register the first occurrence of Carineta gemella Boulard, Carineta matura Distant and Carineta Spoliata Walker for the state of Mato Grosso, Brazil. The insects were captured in December 2010 in Cotriguaçu, MT (09°52'24"S, 58°13'17"W), using light trap model Luiz de Queiroz. C. matura and C. spoliata are known as coffee pests, being associated so far only this host plant. Regarding C. gemella, it is not yet known a host plant for this species. Future studies are needed to determine which tree species are host species Carineta here reported, as well as the damage caused by them. Thus is explicit the importance of distribution studies, as they allow the knowledge of the regional fauna as well as the development of conservation strategies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Castro, Cibele Kotsubo da Cunha e., Alberto Dorval, Otávio Peres Filho, Alex Lima da Silva, Édila Cristina de Souza, and Wilian de Oliveira Rocha. "Distribuição Sazonal de Heterotermes Tenuis (Hagen) em Povoamentos de Eucalyptus spp." Floresta e Ambiente 22, no. 4 (October 23, 2015): 524–31. http://dx.doi.org/10.1590/2179-8087.0045.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve por objetivo estudar a distribuição sazonal de Heterotermes tenuis (Hagen), utilizando armadilhas celulósicas instaladas ao nível do solo, 50, 100 e 150 cm de profundidades. As coletas ocorreram quinzenalmente por um período de 12 meses no município de Cuiabá-MT, em plantios de Eucalyptus spp. Os dados foram analisados por meio do modelo estatístico de Modelo Inflacionados de Zeros (ZIP). No total foram coletados 266.918 indivíduos, sendo que a maior média obtida foi nas armadilhas instaladas a 100 cm de profundidade. Analisando os ambientes amostrados, o clone MG1277 e a espécie Eucalyptus camaldulensis apresentaram maior e menor quantidade de térmites coletados nas armadilhas, respectivamente. O aumento da quantidade de indivíduos está relacionado ao fator precipitação pluviométrica, porém foi registrado um maior número de indivíduos durante o período de estiagem devido às condições favoráveis oferecidas dentro das armadilhas celulósicas, tais como alimento, temperatura e umidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Camargo Jr., Kenneth Rochel de. "As armadilhas da "concepção positiva de saúde"." Physis: Revista de Saúde Coletiva 17, no. 1 (April 2007): 63–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312007000100005.

Full text
Abstract:
Uma das linhas mais estruturadas de crítica ao modelo biomédico, em geral, e em particular da aplicação do mesmo a intervenções coletivas no bojo da tradicional saúde pública, centra seu foco nas distorções induzidas pela centralidade da categoria doença neste modelo, o que levaria a uma série de conseqüências indesejáveis. Como contraponto, cresce cada vez mais o clamor pela promoção da saúde, baseada numa "concepção positiva" desta, que, visando a extrapolar o empobrecimento da simples evitação das doenças, restaura em toda sua plenitude os valores mais amplos da vida. Este artigo apresenta dois contrapontos, um à crítica e outro às proposições dela decorrentes. Em primeiro lugar, o problema não consiste exatamente na categoria doença, mas na sua reificação, isto é: doença pode ser entendida como um artefato teórico e heurístico, que organiza o conhecimento disponível e delimita uma classe de problemas em que a intervenção técnica é não apenas justificada como eticamente mandatória, circunscreve a esfera de atuação dos profissionais de saúde e cria, ao menos em princípio, uma barreira à medicalização da vida. Em segundo lugar, o risco da ênfase excessiva numa suposta "definição positiva" da saúde como orientadora da atuação dos serviços de saúde está em estender a esfera de atuação do chamado "setor saúde" à totalidade da vida, da experiência humana, numa medicalização mais radical do que a denunciada pelos pioneiros do campo há quatro décadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Alves, Luis Henrique Soares, Jorge Antonio de Lima Forny, Paulo Cesar Rodrigues Cassino, Maria Cristina Affonso Lorenzon, Francisco Racca-Filho, and Pedro Telles Ramos. "Nota sobre abelhas Lestrimelitta rufipes (Freise) (Hymenoptera, Meliponina), atraídas por armadilhas com iscas odoríferas, na região Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro." Biota Neotropica 11, no. 1 (March 2011): 427–29. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032011000100040.

Full text
Abstract:
O estudo foi realizado bimestralmente entre agosto de 2006 e maio de 2007 na Região Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. As armadilhas, modelo Carvalho-47, foram adaptadas e posteriormente montadas às 9 horas e retiradas 48 horas depois. Em cada ponto de coleta foram montadas 4 armadilhas, totalizando 20 armadilhas em toda a trilha. Durante o experimento, oito operárias de Lestrimelitta rufipes (Friese) foram capturadas, sendo sete atraídas por salicilato de metila e uma por cineole. Além dessas essências, foram utilizadas mais duas essências, eugenol e vanilina, porém essas duas essências não atraíram nenhum indivíduo. Todas as abelhas foram coletadas ao longo de novembro de 2006. Mesmo com ampla distribuição geográfica, L. rufipes não havia sido registrada na região Sul Fluminense, sendo também o primeiro registro de coletas dessa espécie através de armadilhas com iscas odoríferas. Não foi possível identificar o porquê da atração das operárias de L. rufipes ao salicilato de metila e cineole, uma vez que essas abelhas não visitam flores nem ninhos que poderiam conter tais fragrâncias. O método de coleta através de armadilhas com iscas odoríferas poderá ser empregado com diversos objetivos, entre eles, o de conhecer a riqueza e a distribuição desse gênero em diversas áreas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Pai, L. M., S. Orsulic, A. Bejsovec, and M. Peifer. "Negative regulation of Armadillo, a Wingless effector in Drosophila." Development 124, no. 11 (June 1, 1997): 2255–66. http://dx.doi.org/10.1242/dev.124.11.2255.

Full text
Abstract:
Drosophila Armadillo and its vertebrate homolog beta-catenin play essential roles both in the transduction of Wingless/Wnt cell-cell signals and in the function of cell-cell adherens junctions. Wingless and Wnts direct numerous cell fate choices during development. We generated a mutant protein, Armadillo(S10), with a 54 amino acid deletion in its N-terminal domain. This mutant is constitutively active in Wingless signaling; its activity is independent of both Wingless signal and endogenous wild-type Armadillo. Armadillo's role in signal transduction is normally negatively regulated by Zeste-white 3 kinase, which modulates Armadillo protein stability. Armadillo(S10) is more stable than wild-type Armadillo, suggesting that it is less rapidly targeted for degradation. We show that Armadillo(S10) has escaped from negative regulation by Zeste white-3 kinase, and thus accumulates outside junctions even in the absence of Wingless signal. Finally, we present data implicating kinases in addition to Zeste white-3 in Armadillo phosphorylation. We discuss two models for the negative regulation of Armadillo in normal development and discuss how escape from this regulation contributes to tumorigenesis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Medeiros, Cleide Farias de. "Modelos mentais e metáforas na resolução de problemas matemáticos verbais." Ciência & Educação (Bauru) 7, no. 2 (2001): 209–34. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132001000200006.

Full text
Abstract:
Neste presente trabalho é feita, inicialmente, uma breve retrospectiva sobre os focos mais comuns dos estudos no campo da resolução de problemas matemáticos. É defendido que há algo mais a ser considerado nessa tarefa. Adotando a concepção de que o ser humano produz "modelos" ou "metáforas" na resolução de problemas matemáticos verbais inseridos em contextos reais é, primeiro, apontada a necessidade de entendimento do significado de modelo mental como sendo uma representação mental de um "todo" em que uma "teia" cognitiva que envolve significados acerca das suas "partes" encontram-se estrutural e coerentemente interligados. Em seguida é explorada a complexidade cognitiva envolvida na resolução de uma situação problemática idealizada na esfera de um modelo mental (ou metáfora) combinatorial. Algumas formas de soluções são exibidas apresentando as "armadilhas" do próprio problema, os aspectos culturais e a subjetividade do resolvedor como três elementos que parecem interferir na produção de um modelo mental bem-sucedido. São apresentadas sugestões para outros estudos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Iavaronni, A. H., E. A. L. Henn, E. R. F. Ramos, J. A. Seman, T. Amthor, and V. S. Bagnato. "Evaporação em armadilhas atômicas e as temperaturas mais baixas do Universo." Revista Brasileira de Ensino de Física 29, no. 2 (2007): 209–14. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172007000200005.

Full text
Abstract:
Neste trabalho apresentamos um modelo simples de resfriamento evaporativo para átomos ultrafrios aprisionados. Este processo objetiva a diminuição da temperatura da amostra gasosa a partir da retirada dos átomos mais quentes desta e conseqüente retermalização dos remanescentes em uma temperatura mais baixa. O modelo parte da distribuição de Maxwell-Boltzmann de velocidades para a amostra atômica e permite o cálculo da temperatura e número de átomos remanescentes nesta após a retirada dos átomos mais quentes e retermalização. A partir dessas expressões simulamos o processo de resfriamento evaporativo realizado usualmente em experimentos, onde são retirados átomos cada vez mais frios após cada retermalização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Castro, Cibele Kotsubo da Cunha e., Alberto Dorval, Otávio Peres Filho, Alex Lima da Silva, Édila Cristina De Souza, and Eli Nunes Marques. "FORRAGEAMENTO DE Heterotermes tenuis (HAGEN) EM DIFERENTES PROFUNDIDADES NO SOLO EM POVOAMENTOS DE Eucalyptus spp. NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ-MT." BRAZILIAN JOURNAL OF AGRICULTURE - Revista de Agricultura 87, no. 2 (August 19, 2013): 122. http://dx.doi.org/10.37856/bja.v87i2.25.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo estudar o comportamento de forrageamento de Heterotermes tenuis (Hagen), em diferentes profundidades no solo através de iscas celulósicas. A pesquisa foi realizada de junho de 2009 a maio de 2010 em plantios de Eucalyptus spp., no município de Cuiabá, Estado de Mato Grosso. As coletas foram mensais. Na análise dos dados foi utilizado o modelo de Poisson Inflacionado de Zeros (PIZ). A médias de indivíduos coletados nas armadilhas instaladas a 100cm de profundidade foi significativamente diferente das médias das armadilhas instaladas nas demais profundidades testadas. O talhão plantado do clone Urocam MG1277 mostrou ser o mais susceptível à ocorrência de Heterotermes tenuis e o talhão de Eucalyptus camaldulensis mostrou ser o menos preferido por esta espécie de térmita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Silva, Maria Claudete, and Laura Silva Campos Lessa. "APRISIONAMENTO PSÍQUICO NAS ORGANIZAÇÕES: DO MITO À REALIDADE." Lex Cult: Revista do CCJF 1, no. 1 (December 19, 2017): 72. http://dx.doi.org/10.30749/2594-8261.v1n1p72-92.

Full text
Abstract:
Esse artigo busca explicitar um modelo de defesa que trabalhadores utilizam para permanecerem por muitos anos em uma organização partindo da categoria do mito Golem Laborio, proposto por Thiry-Cherques (2004). Esse modelo representa uma forma de adesão total dos trabalhadores ao sistema, onde vida e sistema se confundem. Buscou-se uma abordagem qualitativa, a partir de estudo de casos múltiplos com oito profissionais em cargo de gestão que trabalham no contexto pesquisado há mais de 15 anos. Os dados foram coletados com entrevistas semiestruturadas, técnicas projetivas e observação direta, o que tornou possível a identificação e classificação dos casos estudados de acordo com o modelo proposto. Os resultados evidenciaram que o trabalho tem uma importância vital na vida das pessoas, que elas não são livres e ficam aprisionadas psiquicamente dentro das próprias armadilhas que criam para se manterem nas suas atividades laborais, pois ficar sem emprego é perder o sentido da vida. Como forma de garantir a subsistência material e sobreviver às pressões impostas no dia a dia, as pessoas acabam desenvolvendo, de forma inconsciente, modelos de defesa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Gagnon, Alain-G., and François Boucher. "O Estado Quebequense Diante dos Desafios da Diversidade Etnocultural." Interfaces Brasil/Canadá 17, no. 2 (August 23, 2017): 75. http://dx.doi.org/10.15210/interfaces.v17i2.10850.

Full text
Abstract:
O presente texto retraça, à luz do contexto internacional, a trajetória quebequense em matéria de integração e de gestão da diversidade. Destacando as diferentes tendências que marcaram a evolução das políticas e iniciativas do Estado do Quebec desde meados dos anos 1960, Alain-G. Gagnon e François Boucher se concentram em examinar os fundamentos de uma abordagem cujo enfoque principal é a participação de todos em uma sociedade francófona e plural. A implantação deste programa é situada, inicialmente, no contexto mais amplo da instauração de regimes pluralistas nas democracias liberais e, então, do refluxo que estas sociedades registraram contra o reconhecimento do pluralismo cultural e religioso na virada dos anos 2000. Os autores apresentam, em seguida, as grandes etapas do desenvolvimento do modelo quebequense de gestão da diversidade, desde a redefinição da maioria de origem canadense-francesa como pilar de uma sociedade francófona de acolhida, até a formulação progressiva de um âmbito decididamente cívico de coabitação. Evitando, até o presente momento, a armadilha do retorno ao assimilacionismo, como é o caso em várias sociedades europeias, este âmbito será tanto mais promissor quanto ele continuar a apostar na inclusão, na luta contra a discriminação e no intercâmbio sustentado entre cidadãos de diferentes origens. Assim, o desenvolvimento da abordagem quebequense em matéria de integração deve, hoje, passar pelo aprofundamento das práticas que favoreçam o diálogo entre os diferentes componentes da sociedade quebequense, a luta pela justiça social e a busca de uma maior igualdade cidadã. Palavras chaves: Quebec. Diversidade Etnocultural. Laicidade. Interculturalismo. Imigração.Abstract: The current text retraces, in the light of the international context, the québécois path in terms of integration and management of diversity. Highlighting the different tendencies that marked the evolution of the politics and initiatives of the State of Quebec since the mid 1960’, Alain-G. Gagnon and François Boucher reconsiders the main foundations of an approach whose mainly focus is to ensure the participation of all in a francophone and plural society. The implementation of this program is placed, initially, in the larger context of the deployment of pluralists regimes in the liberal democracies and, later, in the blacklash against the recognition of the cultural and religious pluralism that those societies registered in the early 2000’. The authors present, then, the major phases of the development of the Quebec model on the management of diversity, from the redefinition of the majority sharing a French-Canadian heritage as a pillar of a francophone host society, up to the progressive formulation of a framework deliberately civilian of cohabitation. Avoiding until now the pitfalls of a return to the policies of assimilation, as we can see in some European societies, this framework will be more promising if it will be able to continue to invest in the inclusion, the struggle against discrimination and solid exchanges between citizens from different backgrounds. Thereby, the development of a Québécois approach to integration must focus nowadays in enhance the practices favouring the dialog between different components of Quebec’s society, the pursuit social justice and the quest of a greater citizenship equality. Keywords: Québec. Ethnocultural diversity. Secularism. Interculturalism. Immigration.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Haddad, Lenira. "Políticas integradas de educação e cuidado infantil: desafios, armadilhas e possibilidades." Cadernos de Pesquisa 36, no. 129 (December 2006): 519–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742006000300002.

Full text
Abstract:
Este artigo é uma síntese de pesquisa realizada no âmbito da OCDE e da Unesco em 2001 sobre o desenvolvimento e implementação de serviços integrados ou coordenados de educação e cuidado infantil em uma perspectiva sistêmica, sublinhando aspectos pertinentes a países desenvolvidos e em desenvolvimento. O tema central da discussão é a proposta de um novo modelo de sistema integrado, em que a responsabilidade pela educação e cuidado infantil deixa de ser exclusiva da família para ser compartilhada por toda a sociedade. Essa mudança de paradigma pressupõe a legitimação da socialização infantil extrafamiliar, tornando a educação da criança pequena uma questão ao mesmo tempo pública e privada. A pesquisa aponta as implicações desse modelo para o desenvolvimento de políticas e práticas e identifica tendências convergentes e divergentes entre os países analisados, assim como os principais desafios e armadilhas que se apresentam no caminho rumo a uma política de integração consistente e coerente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Srbek-Araujo, Ana C., and Adriano G. Chiarello. "Armadilhas fotográficas na amostragem de mamíferos: considerações metodológias e comparação de equipamentos." Revista Brasileira de Zoologia 24, no. 3 (2007): 647–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752007000300016.

Full text
Abstract:
A utilização de armadilhas fotográficas em estudos desenvolvidos no Brasil é recente. O alto custo dos equipamentos e os constantes gastos com material de consumo podem, em alguns casos, limitar o número de unidades e o tempo de amostragem. O presente estudo objetivou discutir questões metodológicas visando otimizar a utilização do equipamento no inventário de mamíferos, além de comparar dois modelos de armadilhas fotográficas. O estudo foi desenvolvido na Estação Biológica de Santa Lúcia, no centro-norte do estado do Espírito Santo entre janeiro de 2002 e novembro de 2003, utilizando três Wildlife Pro Camera© (WPC) e quatro DeerCam©. Constatou-se a importância da realização de amostragens em diferentes fitofisionomias, tendo sido observadas variações na composição da comunidade registrada em cada ambiente. Foi detectada uma correlação significativa entre número de espécies registradas e esforço de amostragem empregado em cada trilha, ressaltando o registro de 60% ou mais dos táxons amostrados em trilhas com esforço > 250 armadilhas-dia. Houve predomínio de registros noturnos (67%), embora o número de espécies registradas durante a noite tenha sido semelhante ao obtido ao longo do dia. Quando as armadilhas foram colocadas em pares, apenas 27% das fotografias foram simultâneas. Os equipamentos utilizados apresentaram diferenças significativas na durabilidade e eficiência na amostragem de mamíferos, tanto dentro como entre as marcas testadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Haywood, Carly J., Clayton K. Nielsen, and F. Agustín Jiménez. "Potential Distribution of Colonizing Nine-Banded Armadillos at Their Northern Range Edge." Diversity 13, no. 6 (June 13, 2021): 266. http://dx.doi.org/10.3390/d13060266.

Full text
Abstract:
The nine-banded armadillo (Dasypus novemcinctus) has become a recent addition to the local fauna of Illinois as a response to habitat alteration and climate change. This range expansion has resulted in the presence of armadillos in areas not predicted by earlier models. Although these models have been revised, armadillos continue to move north and have reached areas of heavy agricultural use. We identified conditions that favor the presence of armadillos and potential corridors for dispersal. Identifying the distribution of the armadillo in Illinois is a vital step in anticipating their arrival in areas containing potentially sensitive wildlife populations and habitats. Armadillo locations (n = 37) collected during 2016–2020 were used to develop a map of the potential distribution of armadillos in southern Illinois. Environmental data layers included in the model were land cover type, distance to water, distance to forest edge, human modification, and climactic variables. Land cover type was the most important contributing variable to the model. Our results are consistent with the tenet that armadillo activity and dispersal corridors are centered around riparian areas, and that forested cover may provide corridors an agricultural mosaic.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Pinto Terceiro, Moisés Laert. "Cartas de Antônio Vieira e as armadilhas da leitura anacrônica." Revista do Sell 10, no. 1 (July 22, 2021): 119. http://dx.doi.org/10.18554/rs.v10i1.5528.

Full text
Abstract:
Este artigo buscou analisar uma carta escrita pelo padre jesuíta Antônio Vieira (1608-1697), e remetida ao rei D.João IV (1604-1656), datada de 06 de abril de 1654. A avaliação da carta partiu da tentativa de compreender determinados padrões a partir dos quais a epístola se produziu, levando em consideração seu modelo histórico. A análise busca, ainda, demonstrar prováveis choques de leitura ocorridos entre tempo de produção e tempo de recepção, a partir da problematização da leitura anacrônica. Para isso, foram trazidas à discussão posições teóricas divergentes, tanto favoráveis à tentativa de se eliminar leituras anacrônicas quanto contrárias ao uso do conceito anacronismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Toledo, Francisco Ricardo de, José Carlos Barbosa, and Pedro Takao Yamamoto. "Distribuição espacial de Toxoptera citricida (Kirkaldy) (Hemiptera: Aphididae) na cultura de citros." Revista Brasileira de Fruticultura 28, no. 2 (August 2006): 194–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452006000200009.

Full text
Abstract:
O estudo da distribuição espacial de pragas é fundamental para elaboração de planos de amostragem para o uso do manejo integrado de pragas. Para o afídeo Toxoptera citricida (Kirkaldy), estudou-se a distribuição espacial em talhões de pomares de citros comerciais de laranja-doce [Citrus sinensis (L.) Osbeck] da variedade Pêra, com 5; 9 e 15 anos de idade, durante o período de setembro de 2004 a abril de 2005. Foram realizadas 14 amostragens de número de T. citricida em intervalos aproximados de 15 dias entre as mesmas, utilizando-se de armadilhas adesivas de cor amarela (0,11 x 0,11 m) fixadas à planta, a 1,5 m de altura aproximadamente. As armadilhas foram distribuídas na área, a cada cinco plantas na linha, em linhas alternadas, totalizando 137 armadilhas no talhão com 5 anos, 140 no talhão com 9 anos e 80 no talhão com 15 anos. Os índices de dispersão utilizados foram: razão variância média (I), índice de Morisita (Idelta), coeficiente de Green (Cx) e expoente k da distribuição Binomial Negativa. O índice que melhor representou a agregação do pulgão foi o expoente k da distribuição Binomial Negativa, e a distribuição binomial negativa foi o modelo que melhor se ajustou aos dados. Através destas análises, verificou-se que a maioria das amostragens apresentou uma distribuição agregada da população de T. citricida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva, Carlos Fernando Ferreira da, Henrique Trevisan, Acacio Geraldo de Carvalho, and Thiago Sampaio de Souza. "Análise da ocorrência de coleópteros em fragmento de Mata Atlântica e em dois povoamentos de Eucalyptus urophylla (S. T. Blake), com e sem ação de fogo." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 14, no. 3 (June 28, 2021): 1–11. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2021v14n3e8415.

Full text
Abstract:
O estudo da ocorrência da entomofauna pode ser indicativo da qualidade ambiental de um ecossistema podendo, inclusive, prever surtos populacionais de insetos nocivos ou mesmo condições de estresse vegetal. Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar a flutuação de coleópteros deterioradores de madeira em fragmento de Mata Atlântica em dois povoamentos de Eucalyptus urophylla S. T. Blake, com e sem ação de fogo. O experimento foi conduzido na Floresta Nacional Mário Xavier, em Seropédica, Rio de Janeiro, durante o período de agosto/2011 a agosto/2012. Foram usadas armadilhas de impacto modelo Carvalho-47, a 1,20 m do solo e uma distância de 50 metros uma da outra, sendo três armadilhas em cada área, totalizando nove armadilhas. As coletas foram realizadas semanalmente, seguidas por identificação em nível de família em laboratório e subfamília para alguns grupos. No povoamento de E. urophylla sob ação de queimada, o número de insetos capturados nas primeiras coletas foi inferior aos demais ambientes avaliados, mas após sete meses da ocorrência da queimada, registrou-se um número superior de insetos, nesta área, em relação às demais, principalmente para a subfamília Scolytinae. No povoamento de E. urophylla que não sofreu ação do fogo, desde as primeiras coletas foi observado um número superior de indivíduos, principalmente da subfamília Scolytinae. O fogo afeta a população de coleobrocas, alterando sua ocorrência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Dorval, Alberto, Otávio Peres Filho, and Eli Nunes Marques. "Levantamento de Scolytidae (Coleoptera) em plantações de Eucalyptus spp. em Cuiabá, estado de Mato Grosso." Ciência Florestal 14, no. 1 (March 30, 2005): 47. http://dx.doi.org/10.5902/198050981780.

Full text
Abstract:
Realizou-se um levantamento populacional de espécies da família Scolytidae em plantios de Eucalyptus camaldulensis Dehnh. Dehnh. Dehnh., Eucalyptus citriodora Hook. f., Eucalyptus pellita F. Muell. e Eucalyptus urophylla S.T. Blake, com auxílio de armadilhas etanólicas, modelo escolitídeo-Curitiba, no município de Cuiabá, estado de Mato Grosso, de março de 1998 a fevereiro de 1999. Foram utilizadas 24 armadilhas, sendo seis por talhão/espécie de Eucalyptus. As coletas foram quinzenais e divididas em dois períodos: seco (maio-outubro) e chuva (novembro-abril). Foram coletados um total de 19.153 indivíduos, distribuídos em 11 gêneros e 42 espécies. Nos períodos seco e chuvoso foram coletados 9.865 e 9.288 indivíduos respectivamente. Nos talhões de Eucalyptus pellita e de Eucalyptus urophylla, foram coletados as maiores quantidades de indivíduos em ambos os períodos analisados. Cryptocarenus diademantus Eggers, 1937; Cryptocarenus seriatus Eggers, 1933; Cryptocarenus heveae (Hagedorni, 1912); Hypothenemus obscurus (Fabricius, 1801) e Xyleborus spinosulus (Schedl, 1934) foram, quantitativamente, as espécies mais importantes nos plantios das quatro espécies de Eucalyptus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Rios, Tatiana Helena Carvalho, and Claudia Maria Xatara. "O estudo contrastivo português-espanhol dos idiomatismos e os falsos cognatos idiomáticos." Tradterm 14 (April 18, 2008): 221. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2008.46459.

Full text
Abstract:
<p>Na análise de 1230 expressões idiomáticas da língua portuguesa do Brasil e de seus equivalentes idiomáticos para o espanhol peninsular observamos que vários idiomatismos podem remeter à mesma imagem e ter uma carga semântico-cultural diferente. Tais unidades léxicas, que denominamos falsos cognatos idiomáticos, podem constituir-se em armadilhas para um leitor desavisado ou mesmo experiente. Apresentamos, pois, alguns exemplos que revelam essa dificuldade e propomos um modelo de descrição lexicográfica desse fenômeno lingüístico.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Hickel, Eduardo Rodrigues, and Débora Dal Zotto. "Altura de voo de insetos-pragas do arroz irrigado." Agropecuária Catarinense 33, no. 2 (September 1, 2020): 71–75. http://dx.doi.org/10.52945/rac.v33i2.796.

Full text
Abstract:
Dentre as pragas do arroz irrigado em Santa Catarina estão a bicheira-da-raiz, Oryzophagus oryzae (Costa Lima) e Helodytes sp. (ambas Coleoptera: Curculionidae), a lagarta-boiadeira, Nymphula spp. e a noiva-do-arroz, Rupela albinella Cramer (ambas Lepidoptera: Pyralidae), o percevejo-do-grão, Oebalus spp. (Hemiptera: Pentatomidae) e o cascudo-preto, Euetheola humilis (Burmeister) (Coleoptera: Scarabaeidae). A dispersão desses insetos no ambiente é ampla, porém se desconhece a capacidade dos mesmos transporem obstáculos verticais na rota de voo. Assim, foi objetivo desta pesquisa verificar a altura de voo dos insetos-pragas do arroz irrigado. Duas armadilhas luminosas, modelo “Luiz de Queiroz” foram instaladas em uma lavoura de arroz irrigado em Itajaí, SC, sendo uma delas ao nível superior das plantas e a outra a seis metros de altura do solo. No período de setembro de 2014 a dezembro de 2015, as armadilhas foram ligadas diariamente das 16:00 às 9:00h, exceto de maio a agosto de 2015, quando permaneceram desligadas. Todas as espécies citadas alcançaram a altura de voo de 6m e, portanto, são capazes de ultrapassar obstáculos até essa altura. Contudo, apenas O. oryzae e E. humilis voam habitualmente por esse estrato.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Maciel, Tatiane Tagliatti, Bruno Corrêa Barbosa, Helba Helena Santos-Prezoto, and Fábio Prezoto. "Mariposas Frugívoras Capturadas por Armadilhas Atrativas em Fragmento Urbano." EntomoBrasilis 8, no. 2 (August 23, 2015): 91–95. http://dx.doi.org/10.12741/ebrasilis.v8i2.480.

Full text
Abstract:
Lepidópteros frugívoros, em geral, apresentam grande importância ecológica, sendo frequentemente utilizados como bioindicadores em estudos de avaliação ambiental. Contudo, as metodologias propostas para a captura de mariposas requerem grande esforço em campo para instalação e monitoramento das armadilhas, além de apresentarem alto custo. Com isso, iscas atrativas têm sido avaliadas para auxiliar os trabalhos de detecção e monitoramento de mariposas. O objetivo do presente estudo foi, portanto, registrar a diversidade da família Noctuidae capturada por armadilhas com atrativos alimentares e avaliar o desempenho desse modelo metodológico para sua utilização em futuros trabalhos com noctuídeos. O estudo foi realizado em área de Fragmento urbano de Floresta Estacional Semidecidual onde foram utilizados três tipos de isca: “Abacaxi com Caldo de Cana”, “Banana com Caldo de Cana” e “Banana com Água” e coletados 49 indivíduos da família Noctuidae distribuídos por seis gêneros e onze espécies. A isca “Abacaxi com caldo de cana” foi a que apresentou o maior índice de diversidade, contudo a isca que apresentou maior riqueza e maior dominância foi “Banana com água”, já a isca “Banana com caldo de cana” foi a que apresentou o maior índice de equitabilidade. A partir dos resultados, pode-se inferir que o uso de armadilhas com atrativos alimentares, em especial “Banana com água”, pode ser uma alternativa vantajosa em Avaliação Ecológica Rápida ou determinação da presença de alguns grupos como Noctuidae em determinada área, explicitando a necessidade do aprimoramento das armadilhas e testes de iscas para se obter melhor resposta das mariposas à essa metodologia.Frugivorous Moths Captured by Attractive Traps in Urban FragmentAbstract. Generally, frugivorous lepidopteran, have great ecological importance and are often used as bioindicator in environmental assessment studies. However, the proposed methodologies for capturing moths require great effort on the field for installation and monitoring of traps, in addition to their high cost. Thereat attractive baits have been evaluated to assist the work of detection and monitoring of moths. The aim of this study was, therefore, to record the diversity of the Noctuidae family captured by traps with food attractions evaluate the performance of this methodology model for its use in future work with cutworms. The study was conducted in urban semideciduous seasonal forest fragment in which three types of bait were used: pineapple with sugarcane juice, banana with sugarcane juice, and banana with water and collected 49 individuals of the Noctuidae family spread over six genera and eleven species. The bait of pineapple with sugarcane juice was the one with the highest diversity index, but the bait that showed greater wealth and greater dominance was banana with water as bait banana with sugarcane juice showed the highest equitability. From the results, it can be inferred that the use of attractive traps can be an advantageous alternative for Rapid Ecological Assessment or determining the presence of some groups as Noctuidae in a given area, explaining the need for the improvement of traps and bait tests to obtain best response of moths to this methodology.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Santos, Jocélio Teles dos. "De armadilhas, convicções e dissensões: as relações raciais como efeito Orloff." Estudos Afro-Asiáticos 24, no. 1 (2002): 167–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-546x2002000100007.

Full text
Abstract:
O objetivo do texto é argumentar que um dos principais problemas da interpretação dos autores em questão - Bourdieu e Wacquant - é o fato de eles não terem tomado como referência a produção brasileira sobre relações raciais, limitando-se a poucos trabalhos produzidos, exclusivamente, pela academia norte-americana. Nesse sentido, o texto destaca alguns dos importantes aspectos desconsiderados por essa escolha. Em primeiro lugar, não há um consenso na própria literatura das relações raciais no Brasil, que produziu dois modelos excludentes - por um lado, enfatizam-se as desigualdades sociais e, de outro, assevera-se a cultura - demonstrando a impossibilidade de uma imposição americana no debate. O texto demonstra ainda que, embora tenha ocorrido uma influência advinda do movimento dos direitos civis dos Estados Unidos e que as medidas de "americanização" no debate ou nas ações do período governamental atual (com o início da implementação do sistema de cotas) sejam mais visíveis, há uma política identitária anterior a uma "influência" vinda exclusivamente de fundações e intelectuais norte-americanos, como demonstram diversos estudos sobre a "viabilização da nação" nas primeiras décadas do século XX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Oliveira, Magda Estrela, and Fernando César Alves da Silva. "A importância da estratigrafia mecânica no desenvolvimento de falhas e juntas em contexto de bacias sedimentares: contribuição de modelos experimentais." Geologia USP. Série Científica 16, no. 3 (October 19, 2016): 39. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v16i3p39-55.

Full text
Abstract:
A modelagem física analógica é atualmente uma ferramenta cada vez mais utilizada para melhorar o entendimento da formação e desenvolvimento das estruturas geológicas. O impulso dado na utilização dessa ferramenta deve-se, principalmente (mas não exclusivamente), à indústria do petróleo, onde a análise estrutural é importante para a definição da geometria das estruturas que possam constituir armadilhas para o hidrocarboneto. O presente trabalho analisa a nucleação de falhas e juntas, em função do contraste reológico de materiais analógicos, durante um evento distensional em bacias sedimentares. Influência de outros fatores, como espessura das camadas e seu posicionamento na estratigrafia, também foram analisados. Os materiais utilizados para simular uma estratigrafia mecânica foram pó de gesso (sulfato de cálcio semi-hidratado), microesferas de vidro e areia quartzosa. O monitoramento dos experimentos foi feito utilizando-se o PIV (Particle Image Velocimetry), instrumento que mostra a movimentação das partículas a cada instante deformacional. Como resultados, observaram-se diferenças na nucleação e desenvolvimento das falhas nas camadas de diferente comportamento reológico. As camadas de pó de gesso comportam-se de modo mais competente, permitindo a geração de um número maior de juntas, e as falhas apresentam mergulho mais elevado do que quando atravessam as camadas menos competentes de areia quartzosa. De forma geral, os experimentos podem ser interpretados como análogos da deformação frágil em rochas carbonáticas intercaladas em sequências siliciclásticas ou ricas em argilominerais, gerando armadilhas estruturais capazes de influenciar na migração e/ou armazenamento de fluidos, tais como hidrocarbonetos ou mesmo água subterrânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Lemes, Josiel Araújo, José Elias Flosino Sousa, Kamila Siqueira Pereira, Bruno Francisco Cardoso Lacerda, Kamyla Cristina Barbosa Araújo, Josana de Castro Peixoto, Lucimar Pinheiro Rosseto, Hamilton Barbosa Napolitano, and Bruno Junior Neves. "Desenvolvimento de Modelos Computacionais para Avaliação Preditiva de Ecotoxicidade em Abelhas: Desafios Atuais." Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 8, no. 2 (May 1, 2019): 132–46. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2019v8i2.p132-146.

Full text
Abstract:
Os produtos químicos perigosos, especialmente os agrotóxicos e produtos químicos industriais, vem sendo considerados responsáveis por uma queda dramática no número das abelhas. Consequentemente, a avaliação de risco ecológico de novos produtos químicos é vital e necessária. Uma vez que os ensaios experimentais em abelhas são caros, demorados e apresentam um problema ético, existe uma necessidade muito urgente de desenvolver métodos alternativos para avaliar a ecotoxicidade em abelhas. Na presente revisão, nós apresentamos os principais avanços tecnológicos utilizados para identificar e filtrar com segurança, compostos potencialmente tóxicos para abelhas. Em seguida, nós destacamos os principais esforços e armadilhas na integração, preparo e padronização de dados necessários para construção de modelos computacionais e sugerimos roteiros que possam contribuir para otimizar os resultados da pesquisa e conduzir a construção de modelos computacionais mais eficientes e preditivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography